"O Olho do Fotógrafo" dele é bem bacana mesmo, o "A Mente do Fotógrafo" já achei mais fraco pois foi meio repetitivo com o anterior, mas ele tem livros bacanas sim.
Mister Vernaglia, eu ainda não tenho alguns favoritos, pois penso que arte fotográfica é muito mais ampla que o estilo deste ou daquele, ou seja, já li sobre alguns desta sua lista bem como alguns nem conhecia, portanto eis a razão de eu admirar todos e cada qual em sua individualidade, pois certamente todos contribuíram para que chegássemos onde estamos na fotografia. Grato por mais este vídeo show, educativo, e principalmente que faz pensar, que , não somos tudo quanto imaginamos olhando para trás, mas podemos ser melhores pensando adiante. Valeu mesmo! 👏👏👏👏👍 👍👍😮
Parabéns pelo vídeo Verrnaglia, tenho alguns livros também de grandes mestres do passado e quando começo a foliar alguns, vejo o quão não sei nada sobre a fotografia.... Realmente é um soco na cara pra aprender cada dia mais essa arte. Abrxxxx
Sou iniciante, e minha profissão é outra, mas sempre gostei de fotografia (ver e fotografar), e sempre quero melhorar... Enfim, o tempo é curto para estudar a obra de tanto fotógrafo genial, mas até hoje o que mais me impressionou foi Josef Sudek, tanto pelas fotos quanto pela sua história... A propósito, parabéns Armando! Excelentes vídeos, excelente conteúdo, e excelente ser humano! Abs!
Cara, tão importante esse vídeo! Tem muito fotógrafo que deixa os estudos e grandes referências de lado e acho que isso tem, de certa forma empobrecido muito a produção que temos acompanhado. É só técnica, sem referência, sem estudo de arte, nada. E o pior é seguirem supostas "referências" de hoje em dia, incluindo alguns "picaretas de Instagram" que acham que ensinam tudo. Obrigado Vernaglia!
Muito pertinente, me identifico muito com o trabalho da Vivan Mayer, trabalho e história. Tenho uma NIkon F90 e quando possivel compro filme e faço fotos com ela, depois que se acostuma com a digital a primeira vez que fiz as fotos com ela, um trabalho em P&B é um assombro o quanto ficamos dependentes de algumas ferramentas, e olha que a F90 é eletrônica e tem fotometro.
Só não faça como ela que acumulou fotos a vida toda quase sem mostrar para ninguém, foto tem que ir pro mundo e ser vista, foto na gaveta não cumpre com a missão comunicacional dela. :)
Cara, minha mãe sempre curtiu fotografia, tinha câmera de filme, e eu nem me interessava pela fotografia, achava dificílimo fotografar sem saber se a foto iria ficar boa ou não, e ainda tinha que esperar para revelar. Só me interessei de fato pela fotografia qdo minha mãe comprou uma yashica digital e me emprestou para uma viagem que fiz para a Disney. Se as câmeras digitais e celulares acabassem, eu ficaria totalmente inseguro para fazer meus clicks. De todos os citados no vídeo eu já tinha estudado o Ansel Adams e o Sebastião Salgado, e pretendo estudar tb Araquém Alcântara, Dorothea Lang e Henry Cartier Bresson que conheci através de outros vídeos em seu canal. Vou compartilhar esse vídeo com meus amigos. Essa porrada que a gente toma qdo pensa nos grandes mestres é muito bem vinda, uma verdadeira aula de humildade. Mais uma vez parabéns pelo vídeo e pelas reflexões que vieram dele. 👏🏽👏🏽👏🏽
Obrigado pelo relato, interessante que no digital, como a imagem sai na hora, você acabou se encontrando, em filme pelo jeito te dava uma certa angústia de não saber o resultado. É isso, repertório e referências a gente vai acumulando ao longo da vida e isso vai construindo quem somos na fotografia, então bora pesquisar.
Conheço pouquíssimo dos nomes citados. Isso tbm me faz sentir insignificante.... mas estou só no início da minha jornada fotográfica e teu canal tem me ajudado bastante =)
Vai dar tudo certo, nada que um pouco de tempo no Google e na Wikipedia não resolva, guarda o vídeo para ir consultando e uma ou duas vezes por semana pega um nome desses para estudar, importante é estudar, pesquisar, todos nós estamos na mesma estrada, e ao longo do caminho vamos aprendendo coisas, entendendo coisas, e ver o trabalho de gente boa é parte disso.
Obrigado. Sobre a Vivian Maier, ela fez um trabalho muito interessante, muito mesmo, pena que guardou, acumulou, não mostrou, não viveu a própria fotografia de forma mais completa, não colocou sua visão para a sociedade e não recebeu da sociedade o retorno dessa troca, acabou descoberta por puro acaso e não usufruiu de um único fruto de sua obra, acho a história triste, as fotos são verdadeiramente interessantes, mas a história é triste em minha opinião, artista sem público não existe, fica nas sombras, ser descoberta apenas pelo acaso e após a morte acho triste. Já pensei em fazer um vídeo sobre isso.
@@ArmandoVernagliaJunior Obrigado! pelo trabalho que vc disponibiliza gratuitamente com a gente. E obrigado pela atenção, eu sou fã de mais do trabalho dela. Acho que ela usava a fotografia mais como ritual, e sem dúvidas, caso tivesse exposto as suas fotos, teria o reconhecimento devido. Grato pela atenção.
Que vídeo! Parabéns! Esse é um daqueles que não termina, faz a gente ficar refletindo, refletindo, refletindo... E confesso que eu fiquei rindo, porque veio a minha cabeça a frase "essa câmera com ISO acima de 1600 dá muito ruido", sendo essa a maior preocupação de muitos que discutem fotografia kkkkkkkk E sobre um deus do olimpo fotográfico, eu que gosto bastante de natureza, vida selvagem, é o Araquém. O cara faz umas fotos que me choca.
Obrigado. :) Sobre plataformas, não poderei fazer pois envolve muito trabalho, eu não faria um vídeo apenas falando das que existem sem as testar, e para testar todas seria um volume de trabalho que não tenho como abraçar neste momento, só de ouvir falar conheço uns dez sites diferentes então seria muita coisa.
Desculpa a palavra feia mas realmente não achei nada pra expressar o q senti vendo esse vídeo: Que video foda!!!!!! Aquela rasteira que você toma no momento que você olha para o seu equipamento e acha que já extraiu tudo dele. Obrigado Vernaglia, sempre afiado nos insights! Valeu também pela lista para pesquisa, muita coisa ainda pra ser vista e estudada!
Caro Vernaglia, primeiramente obrigado pela indicação. Segundamente, uma das minhas principais inquietações como gerador de conteúdo na internet é não dar tanta atenção ao equipamento, mas sim à "qüestão" artística e técnica. Até hoje, só aconteceu 2 vezes de me pedirem indicações de livros para aprender, e não câmera ou lente para começar . E terceiramente, se escanear o livro pq alguém te deu 1mi, me manda o pdf. Grande abraço!
Obrigado pelo comentário meu caro. Sabe que aqui já tenho uma estatística, toda vez que falo de arte ou livros os vídeos tem metade do alcance das vezes que falo de câmeras, e os vídeos de técnicas ficam mais perto dos de câmeras, acho isso triste por que a galera gastaria menos grana com câmeras se estudasse mais técnicas e comprasse mais livros.... mas cada um com suas prioridades financeiras afinal. :D A gente segue tentando...
Muito bom o vídeo. Adoro visitar fotógrafos antigos. Fiquei feliz de ver que você incluiu Vivian Maier dentre os mestres. Ela está entre os meus favoritos, além de Brassaï, Andre Kertsz, Bresson, Doisneau, Araquém Alcântara, Thomas Farkas, Mascaro etc etc etc Eu os visito há anos... Muito obrigada por falar sobre um tema tão importante.
Obrigado. Sobre a Vivian Maier, ela fez um trabalho muito interessante, muito mesmo, pena que guardou, acumulou, não mostrou, não viveu a própria fotografia de forma mais completa, não colocou sua visão para a sociedade e não recebeu da sociedade o retorno dessa troca, acabou descoberta por puro acaso e não usufruiu de um único fruto de sua obra, acho a história triste, as fotos são verdadeiramente interessantes, mas a história é triste em minha opinião, artista sem público não existe, fica nas sombras, ser descoberta apenas pelo acaso e após a morte acho triste. Já pensei em fazer um vídeo sobre isso.
É sempre construtivo um bom tapa na cara, sobre o que nós somos e fazemos se comparado o que já foi feito na história, realmente só reforça a nossa responsabilidade de sermos melhores e irmos além. Sobre deuses e deusas do Olimpo da fotografia queria acrescentar o grande Luciano candisane, Gui yudlz acho que se escreve assim.rs ela é embaixadora da Fujifilm na Turquia (é um doce de pessoa muito simpática.) Ami Vitale ela é incrível, gosto muito do Luiz Garrido na área de retratos um verdadeiro mestre. E muitos dos meus preferidos vc citou no vídeo.Valeuw por essa importante lição. ✌️😁
Quando o vídeo termina sem grandes respostas, é aí que a gente sabe que a análise foi boa! Muito legal o vídeo, Vernaglia. Obrigado pela citação! "Pergher" se pronuncia com som de "P" mesmo.
Fala meu caro, obrigado pelo comentário. Foi um erro de memória meu, deve ser a idade. :D :D Eu não lembrava se escrevia Pergher ou Pherger e gravei com a dúvida por isso falei o que falei, mas já na edição adicionei um texto ali na tela esclarecendo pois fui conferir no teu canal. :D
Armando quero te agradecer por todo o conteúdo desenvolvido por você. Sou novo na área da filmagem. Seus vídeos me ajudam muito. Muito obrigado professor. Um abração
O caso da Vivian Maier é complexo, uns a colocam mais como uma acumuladora do que como uma fotógrafa e isso tem lá um fundo de verdade pelo que podemos saber até aqui, eu tenho uma outra visão sobre isso, que é a de que sabemos bem pouco da vida dela, talvez ela mostrasse as fotos para amigos e estivesse feliz com isso, sei que ela mostrou materiais para algum editor certa vez, e acho que ela simplesmente nunca teve a vontade de se enfiar nisso como uma carreira, talvez a vida que ela levava a satisfazia e fazer as imagens para ela própria fosse suficiente... hoje vivemos um tempo em que todos nós compartilhamos de tudo, mas aquele era outro tempo e talvez ela tivesse outras prioridades. Gosto das fotos dela, mas entendo se ela não quis viver a fotografia, é uma carreira co certas dores de cabeça que eu entendo quem não quer.
Armando, fiquei feliz quando vc mostrou uma fotografia feita pelo André Carneiro! Ele nasceu e passou quase toda a vida em Atibaia, cidade em que resido. Sou amigo do Márcio Zago, artista local responsável por recuperar e trazer de volta à vida a memória do André. Um nome tão importante para a fotografia modernista, cinema, literatura de ficção científica e psicanálise, não poderia ficar esquecido! Aliás, está ocorrendo a 7ª Semana André Carneiro (online), então fica aqui o convite a vc! Abraço!
Muito interessante a semana André Carneiro, vi neste link - www.semanaandrecarneiro.com.br/ - e achei um projeto de resgate muito importante, a foto que mostrei no vídeo é genial e pesquisando na internet fui conhecer pouco mais do trabalho dele, legal saber dessa semana. :)
Muito bom este vídeo Vernaglia. Parabéns. Tem pessoas que me perguntam, quais fotógrafos bons para seguir no instagram, eu respondo: Muitos excelentes fotógrafos não estão no instagram e muitos já faleceram, então eu recomendo que a pessoa pesquise no google e cito alguns nomes, muitos dos quais você descreveu aqui , outros diferentes, mas enfim, é muito bom fazer essa pesquisa de tempos em tempos e ir até mais atrás, estudando história da arte, que sei que você leciona muito bem e tem vários vídeos sobre o tema também. Abraços
Obrigado meu caro! :) De fato tem muita coisa no Instagram, mas tem mais coisas fora dele e que não podemos deixar escapar, a lista de grandes nomes nesses quase 200 anos de fotografia tende ao infinito, o que é bom, sempre podemos nos surpreender descobrindo algo que não conhecíamos.
É realmente impressionante ver o quanto muito deles puderam fazer com a tecnologia da época. Vejo uns vídeos no UA-cam que chega dá vergonha alheia kkkkkk O pessoal condenando fotos e câmeras por detalhes minúsculos e esquecendo do que realmente é a fotografia
É verdade, galera fala mal de modelo X ou Y de câmera sendo que hoje a câmera mais simples no mercado, tipo uma Canon T100, já tem muito, mas muito mais recursos do que existia no passado...
Ela fez um trabalho muito interessante, pena que guardou, não mostrou, não viveu a própria fotografia de forma mais completa, acabou descoberta por puro acaso e não usufruiu de um único fruto de sua obra, acho a história triste, as fotos são verdadeiramente interessantes, mas a história é triste em minha opinião, artista sem público não existe, fica nas sombras, ser descoberta apenas pelo acaso e após a morte acho triste.
Armando, parabéns pelo canal. Comecei a acompanhar somente agora, há poucos dias, e estou gostando muito das suas orientações, não só à técnica em si, mas sempre enfatizando o aspecto da arte, que não pode ser deixada de lado... Só queria fazer mais um comentário, eu tento entrar no teu site, www.vernaglia.com.br, mas o Norton antivírus alerta que o site é potencialmente perigoso(?). Não sei se isso é do seu conhecimento. Será que é excesso de precaução do antivírus? Obrigado.
Obrigado. Cada anti vírus tem uma maluquice diferente, aqui o McAfee e o Kasperski abrem normalmente meu site sem qualquer mensagem, geralmente os anti virus tem uma forma de cadastrar sites que você quer que ele deixe passar, por que meu site não tem nada de mais, não pesca dados de ninguém nem nada... então como testei com dois anti virus diferentes em 4 computadores e nunca nenhum deu qualquer mensagem, acho que é só alguma doideira do Norton nesse caso mesmo...
Vídeo para refletirmos, muito bom. Curioso que, comecei a fazer um curso de fotografia EAD que foi disponibilizado grátis devido a pandemia, e a primeira coisa a ser estudada, são fotógrafos do passado. Certamente não é a toa.
Obrigado. Mas qual quebra clima? Foi só uma piadinha. :) É que sempre recomendo esse livro e sei que não tem mais para comprar, quem sabe de tanto eu falar dele alguém volta a publicar o dito cujo...
@@ArmandoVernagliaJunior Brincadeira, é q eu estava realmente viajando na filosofia e pensando em tudo q estava falando. Daí veio a piada e vc mesmo brincou q quebrou o clima. Parece q eu pousei na hora. _Quem sabe as pessoas não começam a fazer pedidos e esse livro volte a aparecer...
Armando, parabéns pelo conteúdo desse vídeo. Valorizando o que foi mais complicado de fazer como Arte. Suas indicações são excelente, acabei de ler o livro do André Rouillé que vc indicou. 👏👏👏
Legal que gostou do livro, é um dos livros mais interessantes que já li sobre fotografia, e ele tem um paralelo com este vídeo, ou seja, muita informação que fica como índice de busca pois temos que ir pesquisando as imagens enquanto lemos o livro. :)
São muitos, o negócio é não ter pressa, pesquisar com calma, voltar nesse vídeo de vez em quando, pegar mais uns 3 ou 4 nomes, e ir assim... :) Isso é para ser uma pesquisa de vida, então não precisa ter pressa, mas precisa buscar sempre.
Desde que eu comecei a me interessar por fotografia, eu já ouvi alguns fotógrafos sugerirem para NÃO pedir para que pessoas avalie suas fotos. Que a pessoa deveria estudar estudar estudar...Como eu vou saber se aquilo que eu estou produzindo tem qualidade se eu não devo pedir para uma pessoa avaliar minha foto? Como um aluno que está estudando redação para o vestibular pode saber se a sua redação está bacana, se um professor não ler a redação dele?
Tudo depende. Uma coisa é transferir para terceiros toda a construção de repertório e senso crítico, é um erro, outra é tentar fazer tudo sozinho, talvez outro erro. Entre uma ponta e outra existe algo que é onde é saudável, trilhar certo caminho de auto crítica e em certos momentos pedir ajudas, mas tem que ser direcionado, não adianta jogar fotos no grupo do facebook ou do whats por exemplo, crítica se dá melhor dentro da sala de aula, crítica se dá melhor numa reunião de curadoria numa galeria, por que a crítica jogada de redes sociais, salvo raros grupos melhor direcionados, não ser de muita coisa. Alguns foto clubes são interessantes, tem reuniões e debates, são ambientes de troca interessante.
Os meus favoritos e favoritas: Brasileiros: André Carneiro, Araquém Alcântara, Bob Wolfenson, Evandro Teixeira, Geraldo de Barros, German Lorca e Marco de Bari; Estrangeiros: Ami Vitale, Annie Leibovitz, Bob Holmes, David duChemin, Dorothea Lange, Henri Cartier-Bresson, Karl Taylor, Michael Freeman, Robert Frank, Steve McCurry e Tim Wallace. Não passo um dia sem ver e analisar o trabalho de ao menos um desses nomes.
Somos poeira das estrelas, e nosso planeta todo é no máximo um grão de areia no cosmos... e mesmo com essa insignificância toda até que fazemos coisas interessantes aqui. :D
Cheiro de preguiça... E teve gente pedindo a lista de nomes na descrição do vídeo... Sinal que não entendeu 90% do que o professou tentou passar pra gente nesse vídeo aqui!!! Por uma fotografia com mais pessoas como você professor, e menos gente preguiçosa e cheia de desculpas pra tudo...
Admito que ficava mais fácil ter postado nos comentários ou na descrição, certamente facilitaria, mas se eu não colocasse na tela e só falasse para galera ver nos comentários, um monte de gente não iria, então eu iria perder de toda forma e como o tempo não me permitiu ter os dois trabalhos, coloquei na tela pois já tinha quase tudo pronto ara inserir os nomes e assim foi, e vamos que vamos, quem tem curiosidade vai dar um jeitinho e pesquisar todo mundo, acho que dá uns dez dias de boa pesquisa só nesses nomes... e quem sabe galera se empolga e compra uns livros, quem sabe. :)
@@ArmandoVernagliaJunior preciso tomar vergonha e ler os que já tenho aqui... mas certamente pesquisarei.. e sim... a meta é ler mais... me cobro isso diariamente.
Complicado endeusar esses fotógrafos quando o estilos deles não me agrada mesmo tendo fotos boas .A maioria aí é Importante para época e contexto mas não digo que eles são superiores ou deuses, a maioria nem gosto da fotografia. Prefiro o atual cenário da fotografia comercial de pessoas .
Tenho uma opinião parecida. Concordo com o que o professor disse no vídeo, mas nem todas essas fotografias mostradas acho "geniais", mesmo entendendo o contexto. É tipo arte abstrata sabe? Quem não gosta, na visão de quem gosta é porque "não entende". Isso é muito relativo. Mas fico fascinado com cada coisa incrível que essas pessoas faziam com recursos técnicos limitadíssimos. E eu reclamando da minha T6(E tem fotógrafo por ai que diz que isso nem é câmera, eu não chego a tanto kkk). Vale muito apena estudar o passado, e na fotografia não poderia ser diferente.
Não é questão de necessariamente gostar, mas de estudar e entender, o mundo não pode estar delimitado apenas pelo nosso gostar ou não gostar. Tem fotos de moda que a Toni Frissel fez no passado que são atuais hoje, tem coisas que um John French fez no passado que são válidas no Instagram de hoje, e tem outras que caducaram com o tempo, o que não tira qualquer importância, não tira a necessidade de estudo. Uma Julia Cameron fez no passado retratos que hoje iriam muito bem em perfis pessoais no Insta, e fizeram o que fizeram sem 1% do que recurso que temos, se não soubermos valorizar isso, entender isso, então estamos perdendo um entendimento importante sobre nossa história. Nós não existiríamos sem os que vieram antes de nós, esse é o ponto, o que existe hoje só é o que está aí pois existiu o antes, sabe, que prefiro muita banda atual a muita banda antiga, mas sei que só existe uma banda hoje por que outra veio antes pavimentando a estrada do rock, assim eu prefiro ouvir Metallica a Beatles, mas sem Beatles não haveria Metallica, assim estudar a fonte é importante.
Diego, o ponto é o seguinte, se eu olhar com olhos de hoje para o passado corro o risco de subestimar o tamanho das coisas, se eu olho os retratos feitos por Felix Nadar com olhos de hoje posso perder a perspectiva de que estou falando do cara que foi o primeiro grande retratista da história da fotografia, e que paralelamente inventou fotografia aérea e fotografia com flash... só para ficar num exemplo, então é genial sim, pois sem ele teríamos um outro mundo na fotografia que não é o que temos, cada elo retirado na longa corrente faz ter outra corrente, mas não a que temos. Esse é o ponto.
@@ArmandoVernagliaJunior Perfeito, e não discordo em nada. Inclusive já fiz um estudo mais aprofundado hoje mesmo de algumas sugestões. Eu só quis dizer que embora eu reconheça tudo isso, nem teria porque não reconhecer, seria insensato, eu só não vou achar "Belo" sempre. Só que os ser bom não precisa que eu goste, tem muito mais coisas envolvidas.
Costumo brincar que a história da fotografia não tem 200 anos, mas 20.000, de Lascaux, Altamira ou da Serra da Capivara para hoje, milênios do ser humano colocando num suporte da melhor forma que podia aquilo que vi e que importava.
Mas a vida tem dessas, se coloco no vídeo, pedem na descrição, se coloco na descrição, pedem no vídeo... 🤣 mas obrigado pela sugestão, só não tive como operacionalizar isso em termos de tempo, mas está aqui anotada a sugestão e num próximo semelhante tento fazer dos dois jeitos. 👍👍👍
só acho que pecou em dizer que o Rock tem/teve uma grande importância social no meio da música. Pode até ter tido em determinado momento, mas não tanto quanto o Rap/Soul.
Existe uma tristeza obscura no meu coração em saber que temos conteúdo e criadores de conteúdos com carga cultural e intelectual, mas a sociedade em si despreza, para satisfazer suas vulgaridades e insanidades mentais.
Obrigado pelo comentário. Acho que o mundo (no sentido das pessoas, da sociedade como um todo, humanidade) busca alguma leveza para equilibrar a dureza do dia a dia, e nessa hora muita gente procura na internet um entretenimento fácil, mesmo que bobo, pois o dia a dia já é pesado e triste, canais educacionais, no mundo todo, possuem pouco alcance, infelizmente, por que educacional exige pensar, pesquisar, estudar, é menos entretenimento e mais trabalho, aí entendo quando muita gente acaba fugindo dessa ideia, mesmo criadores de conteúdo, pois sem entretenimento fica difícil ter audiência, eu optei pelo caminho educacional pois não acho que eu seja um "entertainer" então nunca busquei esse caminho.
Com o perdão da palavra, que vídeo PHODA, Professor! Brilhante! Muito obrigado!!
Dos melhores vídeos que vi até hoje, muito obrigado
Obrigado. :)
Muito bom! Parabéns Vernaglia!
Obrigado. :)
Isso aqui é raridade , parabéns pelo Conteúdo
Obrigado 👍
Bela reflexão. Parabéns Mestre.
Obrigado. :)
Esse país, que as vezes dá um enorme cansaço na gente, tb produz pessoas como vc... Que vídeo... Um dia que se ganha!
Obrigado. :)
Possivelmente, um dos melhores vídeos desse canal!
Muito obrigado. :)
Obrigada por esse vídeo, por esse canal. De loooooonge o melhor canal sobre fotografia.
Obrigado. :) Fico feliz que o conteúdo seja útil.
Sensacional Vernaglia.
Michael Freeman também tem ótimos livros.
"O Olho do Fotógrafo" dele é bem bacana mesmo, o "A Mente do Fotógrafo" já achei mais fraco pois foi meio repetitivo com o anterior, mas ele tem livros bacanas sim.
Mister Vernaglia, eu ainda não tenho alguns favoritos, pois penso que arte fotográfica é muito mais ampla que o estilo deste ou daquele, ou seja, já li sobre alguns desta sua lista bem como alguns nem conhecia, portanto eis a razão de eu admirar todos e cada qual em sua individualidade, pois certamente todos contribuíram para que chegássemos onde estamos na fotografia. Grato por mais este vídeo show, educativo, e principalmente que faz pensar, que , não somos tudo quanto imaginamos olhando para trás, mas podemos ser melhores pensando adiante. Valeu mesmo! 👏👏👏👏👍 👍👍😮
Obrigado. :)
Parabéns pelo vídeo Verrnaglia, tenho alguns livros também de grandes mestres do passado e quando começo a foliar alguns, vejo o quão não sei nada sobre a fotografia....
Realmente é um soco na cara pra aprender cada dia mais essa arte.
Abrxxxx
Estudar os grandes da história é uma lição de humildade para nós, nos faz querer estudar mais, trabalhar mais etc. É sempre importante. :)
Sou iniciante, e minha profissão é outra, mas sempre gostei de fotografia (ver e fotografar), e sempre quero melhorar...
Enfim, o tempo é curto para estudar a obra de tanto fotógrafo genial, mas até hoje o que mais me impressionou foi Josef Sudek, tanto pelas fotos quanto pela sua história...
A propósito, parabéns Armando! Excelentes vídeos, excelente conteúdo, e excelente ser humano!
Abs!
Josef Sudek é realmente interessante. :) Obrigado.
Seremos sempre aprendizes.
Certamente.
Baita reflexão Armando. Ainda não sou fotógrafo e vou refletir sobre isso. Abraço
Obrigado. :)
Cara, tão importante esse vídeo! Tem muito fotógrafo que deixa os estudos e grandes referências de lado e acho que isso tem, de certa forma empobrecido muito a produção que temos acompanhado. É só técnica, sem referência, sem estudo de arte, nada. E o pior é seguirem supostas "referências" de hoje em dia, incluindo alguns "picaretas de Instagram" que acham que ensinam tudo. Obrigado Vernaglia!
Obrigado. :)
Muito pertinente, me identifico muito com o trabalho da Vivan Mayer, trabalho e história. Tenho uma NIkon F90 e quando possivel compro filme e faço fotos com ela, depois que se acostuma com a digital a primeira vez que fiz as fotos com ela, um trabalho em P&B é um assombro o quanto ficamos dependentes de algumas ferramentas, e olha que a F90 é eletrônica e tem fotometro.
Só não faça como ela que acumulou fotos a vida toda quase sem mostrar para ninguém, foto tem que ir pro mundo e ser vista, foto na gaveta não cumpre com a missão comunicacional dela. :)
@@ArmandoVernagliaJunior Com certeza, foram reveladas, como escrevo poesias também pretendo montar um livro com fotos e poesias inspiradas nelas.
Adorei sua aula! Me deixou mais motivado a estudar na fonte dos deuses. Obrigado!
Obrigado. :)
Fotografia com alma. Parabéns mestre
Obrigado :)
Cara, minha mãe sempre curtiu fotografia, tinha câmera de filme, e eu nem me interessava pela fotografia, achava dificílimo fotografar sem saber se a foto iria ficar boa ou não, e ainda tinha que esperar para revelar. Só me interessei de fato pela fotografia qdo minha mãe comprou uma yashica digital e me emprestou para uma viagem que fiz para a Disney. Se as câmeras digitais e celulares acabassem, eu ficaria totalmente inseguro para fazer meus clicks.
De todos os citados no vídeo eu já tinha estudado o Ansel Adams e o Sebastião Salgado, e pretendo estudar tb Araquém Alcântara, Dorothea Lang e Henry Cartier Bresson que conheci através de outros vídeos em seu canal. Vou compartilhar esse vídeo com meus amigos. Essa porrada que a gente toma qdo pensa nos grandes mestres é muito bem vinda, uma verdadeira aula de humildade. Mais uma vez parabéns pelo vídeo e pelas reflexões que vieram dele. 👏🏽👏🏽👏🏽
Obrigado pelo relato, interessante que no digital, como a imagem sai na hora, você acabou se encontrando, em filme pelo jeito te dava uma certa angústia de não saber o resultado. É isso, repertório e referências a gente vai acumulando ao longo da vida e isso vai construindo quem somos na fotografia, então bora pesquisar.
Excelentes reflexões! Vi e gostei de alguns vídeos seus falando sobre assuntos mais técnicos, mas esse foi o que mais me tocou! Abs!
Obrigado. :)
Conheço pouquíssimo dos nomes citados. Isso tbm me faz sentir insignificante.... mas estou só no início da minha jornada fotográfica e teu canal tem me ajudado bastante =)
Vai dar tudo certo, nada que um pouco de tempo no Google e na Wikipedia não resolva, guarda o vídeo para ir consultando e uma ou duas vezes por semana pega um nome desses para estudar, importante é estudar, pesquisar, todos nós estamos na mesma estrada, e ao longo do caminho vamos aprendendo coisas, entendendo coisas, e ver o trabalho de gente boa é parte disso.
@@ArmandoVernagliaJunior anotado, mestre!
Gostei de ver a Vivian Meier. Seus vídeos sempre são bons.
Obrigado. Sobre a Vivian Maier, ela fez um trabalho muito interessante, muito mesmo, pena que guardou, acumulou, não mostrou, não viveu a própria fotografia de forma mais completa, não colocou sua visão para a sociedade e não recebeu da sociedade o retorno dessa troca, acabou descoberta por puro acaso e não usufruiu de um único fruto de sua obra, acho a história triste, as fotos são verdadeiramente interessantes, mas a história é triste em minha opinião, artista sem público não existe, fica nas sombras, ser descoberta apenas pelo acaso e após a morte acho triste. Já pensei em fazer um vídeo sobre isso.
@@ArmandoVernagliaJunior
Obrigado! pelo trabalho que vc disponibiliza gratuitamente com a gente. E obrigado pela atenção, eu sou fã de mais do trabalho dela. Acho que ela usava a fotografia mais como ritual, e sem dúvidas, caso tivesse exposto as suas fotos, teria o reconhecimento devido. Grato pela atenção.
Valeu!
Muito obrigado. ☕😊👍
@@ArmandoVernagliaJunior Prometo que o próximo será no Starbucks kkk
Avançar e buscar conhecimento isso nos ajuda ahahaaa
Certamente ajuda. :)
Deixei o like pelo rock!
Já é um bom motivo. :)
Vídeo genial. Que cara bacana e generoso é você, Armando. Obrigada por se doar para nós. 👏🏽
Obrigado. :)
Olá Vernaglia, sou iniciante na fotografia e o vídeo tá muito legal com as referências fotográficas. Obrigado e muito sucesso.🙏👏👏👏
Obrigado. :)
Que vídeo! Parabéns! Esse é um daqueles que não termina, faz a gente ficar refletindo, refletindo, refletindo...
E confesso que eu fiquei rindo, porque veio a minha cabeça a frase "essa câmera com ISO acima de 1600 dá muito ruido", sendo essa a maior preocupação de muitos que discutem fotografia kkkkkkkk
E sobre um deus do olimpo fotográfico, eu que gosto bastante de natureza, vida selvagem, é o Araquém. O cara faz umas fotos que me choca.
Araquém é grande mestre, está sobre uma coluna bem alta no Olimpo Fotográfico
Armando, você, nos da um soco no estômago e um soco forte, duro e gratificante, soco que nos faz voltamos para o prumo rápido.
Obrigado, mas não foi um soco, foi só uma lembrança. :)
Tenho essa da Fotografia Moderna no Brasil, é excelente.
Indico o livro Fotografia do Século XX - Museum Ludwing de Colonia .
Abraços.
Obrigado pela dica. :)
Excelente vídeo como de costume. Será que pode fazer um vídeo sobre plataformas fine art online? Para podermos vender as nossas fotografias?
Obrigado. :) Sobre plataformas, não poderei fazer pois envolve muito trabalho, eu não faria um vídeo apenas falando das que existem sem as testar, e para testar todas seria um volume de trabalho que não tenho como abraçar neste momento, só de ouvir falar conheço uns dez sites diferentes então seria muita coisa.
Armando, isto foi do melhor que já vi obrigado pelo conteúdo.
Obrigado. :)
Cara, que vídeo incrível! Já está na minha lista pra assistir pelo menos uma vez ao mês.
Obrigado. :)
Desculpa a palavra feia mas realmente não achei nada pra expressar o q senti vendo esse vídeo: Que video foda!!!!!! Aquela rasteira que você toma no momento que você olha para o seu equipamento e acha que já extraiu tudo dele. Obrigado Vernaglia, sempre afiado nos insights! Valeu também pela lista para pesquisa, muita coisa ainda pra ser vista e estudada!
Obrigado. :D
Genial essa serie sobre as artes das imagens! Fundamental! Abs.
Obrigado. :)
Caro Vernaglia, primeiramente obrigado pela indicação.
Segundamente, uma das minhas principais inquietações como gerador de conteúdo na internet é não dar tanta atenção ao equipamento, mas sim à "qüestão" artística e técnica. Até hoje, só aconteceu 2 vezes de me pedirem indicações de livros para aprender, e não câmera ou lente para começar .
E terceiramente, se escanear o livro pq alguém te deu 1mi, me manda o pdf.
Grande abraço!
Obrigado pelo comentário meu caro. Sabe que aqui já tenho uma estatística, toda vez que falo de arte ou livros os vídeos tem metade do alcance das vezes que falo de câmeras, e os vídeos de técnicas ficam mais perto dos de câmeras, acho isso triste por que a galera gastaria menos grana com câmeras se estudasse mais técnicas e comprasse mais livros.... mas cada um com suas prioridades financeiras afinal. :D A gente segue tentando...
Muito bom o vídeo. Adoro visitar fotógrafos antigos. Fiquei feliz de ver que você incluiu Vivian Maier dentre os mestres. Ela está entre os meus favoritos, além de Brassaï, Andre Kertsz, Bresson, Doisneau, Araquém Alcântara, Thomas Farkas, Mascaro etc etc etc Eu os visito há anos... Muito obrigada por falar sobre um tema tão importante.
Obrigado. Sobre a Vivian Maier, ela fez um trabalho muito interessante, muito mesmo, pena que guardou, acumulou, não mostrou, não viveu a própria fotografia de forma mais completa, não colocou sua visão para a sociedade e não recebeu da sociedade o retorno dessa troca, acabou descoberta por puro acaso e não usufruiu de um único fruto de sua obra, acho a história triste, as fotos são verdadeiramente interessantes, mas a história é triste em minha opinião, artista sem público não existe, fica nas sombras, ser descoberta apenas pelo acaso e após a morte acho triste. Já pensei em fazer um vídeo sobre isso.
Já dou like antes de ver o vídeo.
Conteúdo sempre de primeira!
Obrigado. :)
É sempre construtivo um bom tapa na cara, sobre o que nós somos e fazemos se comparado o que já foi feito na história, realmente só reforça a nossa responsabilidade de sermos melhores e irmos além. Sobre deuses e deusas do Olimpo da fotografia queria acrescentar o grande Luciano candisane, Gui yudlz acho que se escreve assim.rs ela é embaixadora da Fujifilm na Turquia (é um doce de pessoa muito simpática.) Ami Vitale ela é incrível, gosto muito do Luiz Garrido na área de retratos um verdadeiro mestre. E muitos dos meus preferidos vc citou no vídeo.Valeuw por essa importante lição. ✌️😁
Obrigado. Boas sugestões de nomes. :)
Quando o vídeo termina sem grandes respostas, é aí que a gente sabe que a análise foi boa! Muito legal o vídeo, Vernaglia. Obrigado pela citação! "Pergher" se pronuncia com som de "P" mesmo.
Tenho assistido ao seus vídeos também.
Fala meu caro, obrigado pelo comentário. Foi um erro de memória meu, deve ser a idade. :D :D Eu não lembrava se escrevia Pergher ou Pherger e gravei com a dúvida por isso falei o que falei, mas já na edição adicionei um texto ali na tela esclarecendo pois fui conferir no teu canal. :D
Gosto muito do Ansel Adams.
Belíssimas paisagens.
Armando quero te agradecer por todo o conteúdo desenvolvido por você. Sou novo na área da filmagem. Seus vídeos me ajudam muito. Muito obrigado professor. Um abração
Obrigado. :)
Gosto muito de Vivian Maier. Queria muito entender o porquê de ela não ter exibido toda aquela obra espetacular.🤔
O caso da Vivian Maier é complexo, uns a colocam mais como uma acumuladora do que como uma fotógrafa e isso tem lá um fundo de verdade pelo que podemos saber até aqui, eu tenho uma outra visão sobre isso, que é a de que sabemos bem pouco da vida dela, talvez ela mostrasse as fotos para amigos e estivesse feliz com isso, sei que ela mostrou materiais para algum editor certa vez, e acho que ela simplesmente nunca teve a vontade de se enfiar nisso como uma carreira, talvez a vida que ela levava a satisfazia e fazer as imagens para ela própria fosse suficiente... hoje vivemos um tempo em que todos nós compartilhamos de tudo, mas aquele era outro tempo e talvez ela tivesse outras prioridades. Gosto das fotos dela, mas entendo se ela não quis viver a fotografia, é uma carreira co certas dores de cabeça que eu entendo quem não quer.
Fui ali me autoflagelar e já volto! Obrigado pela sacudida Professor!!!
Não bate com força, só de leve para dar uma ardida e volta para as pesquisas. :D :D :D
Vernaglia, voce podia ter continuado citando...ia ser muito util saber tambem os nomes dos bons diretores de fotografia no cinema ...otimo video
Cabe um vídeo inteiro só para isso. :)
@@ArmandoVernagliaJunior por favor faça! todos nós agradecemos!!!
Armando, que série é essa de livros de fotografia que você mostrou no começo?
Coleção Photo Poche.
@@ArmandoVernagliaJunior obrigadaaa
Armando, fiquei feliz quando vc mostrou uma fotografia feita pelo André Carneiro! Ele nasceu e passou quase toda a vida em Atibaia, cidade em que resido. Sou amigo do Márcio Zago, artista local responsável por recuperar e trazer de volta à vida a memória do André. Um nome tão importante para a fotografia modernista, cinema, literatura de ficção científica e psicanálise, não poderia ficar esquecido! Aliás, está ocorrendo a 7ª Semana André Carneiro (online), então fica aqui o convite a vc! Abraço!
Muito interessante a semana André Carneiro, vi neste link - www.semanaandrecarneiro.com.br/ - e achei um projeto de resgate muito importante, a foto que mostrei no vídeo é genial e pesquisando na internet fui conhecer pouco mais do trabalho dele, legal saber dessa semana. :)
Muito bom este vídeo Vernaglia. Parabéns. Tem pessoas que me perguntam, quais fotógrafos bons para seguir no instagram, eu respondo: Muitos excelentes fotógrafos não estão no instagram e muitos já faleceram, então eu recomendo que a pessoa pesquise no google e cito alguns nomes, muitos dos quais você descreveu aqui , outros diferentes, mas enfim, é muito bom fazer essa pesquisa de tempos em tempos e ir até mais atrás, estudando história da arte, que sei que você leciona muito bem e tem vários vídeos sobre o tema também. Abraços
Obrigado meu caro! :) De fato tem muita coisa no Instagram, mas tem mais coisas fora dele e que não podemos deixar escapar, a lista de grandes nomes nesses quase 200 anos de fotografia tende ao infinito, o que é bom, sempre podemos nos surpreender descobrindo algo que não conhecíamos.
É realmente impressionante ver o quanto muito deles puderam fazer com a tecnologia da época. Vejo uns vídeos no UA-cam que chega dá vergonha alheia kkkkkk O pessoal condenando fotos e câmeras por detalhes minúsculos e esquecendo do que realmente é a fotografia
É verdade, galera fala mal de modelo X ou Y de câmera sendo que hoje a câmera mais simples no mercado, tipo uma Canon T100, já tem muito, mas muito mais recursos do que existia no passado...
Vivian Maier, uma das deusas supremas da fotografia de rua! (na minha opinião)
Ela fez um trabalho muito interessante, pena que guardou, não mostrou, não viveu a própria fotografia de forma mais completa, acabou descoberta por puro acaso e não usufruiu de um único fruto de sua obra, acho a história triste, as fotos são verdadeiramente interessantes, mas a história é triste em minha opinião, artista sem público não existe, fica nas sombras, ser descoberta apenas pelo acaso e após a morte acho triste.
"Não podemos ser menos que o que já foi feito". Anotei aqui :)
Precisamos, no mínimo, tentar ser mais. Se tentarmos muito, podemos conseguir.
Concordo plenamente!!! 👏👏👏
Armando, parabéns pelo canal. Comecei a acompanhar somente agora, há poucos dias, e estou gostando muito das suas orientações, não só à técnica em si, mas sempre enfatizando o aspecto da arte, que não pode ser deixada de lado...
Só queria fazer mais um comentário, eu tento entrar no teu site, www.vernaglia.com.br, mas o Norton antivírus alerta que o site é potencialmente perigoso(?). Não sei se isso é do seu conhecimento. Será que é excesso de precaução do antivírus? Obrigado.
Obrigado. Cada anti vírus tem uma maluquice diferente, aqui o McAfee e o Kasperski abrem normalmente meu site sem qualquer mensagem, geralmente os anti virus tem uma forma de cadastrar sites que você quer que ele deixe passar, por que meu site não tem nada de mais, não pesca dados de ninguém nem nada... então como testei com dois anti virus diferentes em 4 computadores e nunca nenhum deu qualquer mensagem, acho que é só alguma doideira do Norton nesse caso mesmo...
Muito obrigado pelos esclarecimentos, não vou me preocupar mais com isso.
Vídeo para refletirmos, muito bom. Curioso que, comecei a fazer um curso de fotografia EAD que foi disponibilizado grátis devido a pandemia, e a primeira coisa a ser estudada, são fotógrafos do passado. Certamente não é a toa.
Nós somos parte da história, é sempre bom saber o que veio antes, o que é feito hoje e assim que sabe poderemos fazer algo de valor daqui para frente.
Josef Sudek , Brassai, Robert Doisneau, Araquem Alcântara
Entre milhares de outras e outros. :)
Uau, q reflexão! Mesmo com a quebra de clima no final 😂
Obrigado. Mas qual quebra clima? Foi só uma piadinha. :) É que sempre recomendo esse livro e sei que não tem mais para comprar, quem sabe de tanto eu falar dele alguém volta a publicar o dito cujo...
@@ArmandoVernagliaJunior Brincadeira, é q eu estava realmente viajando na filosofia e pensando em tudo q estava falando. Daí veio a piada e vc mesmo brincou q quebrou o clima. Parece q eu pousei na hora.
_Quem sabe as pessoas não começam a fazer pedidos e esse livro volte a aparecer...
Sempre um excelente conteúdo! Me ajuda bastante nessa minha caminhada fotográfica. Obrigado 😊
Obrigado. :)
Vou ali e já volto para estudar mais as referências (rs).
Boa, aproveitar o tempo e pesquisar. :)
Armando, parabéns pelo conteúdo desse vídeo. Valorizando o que foi mais complicado de fazer como Arte. Suas indicações são excelente, acabei de ler o livro do André Rouillé que vc indicou. 👏👏👏
Legal que gostou do livro, é um dos livros mais interessantes que já li sobre fotografia, e ele tem um paralelo com este vídeo, ou seja, muita informação que fica como índice de busca pois temos que ir pesquisando as imagens enquanto lemos o livro. :)
@@ArmandoVernagliaJunior Realmente tudo haver com o conteúdo desse vídeo. Gostaria de ver mais trabalhos como esse. Parabéns !
Alguém fez a lista completa dos nomes q apareceram no video?
São muitos, o negócio é não ter pressa, pesquisar com calma, voltar nesse vídeo de vez em quando, pegar mais uns 3 ou 4 nomes, e ir assim... :) Isso é para ser uma pesquisa de vida, então não precisa ter pressa, mas precisa buscar sempre.
Desde que eu comecei a me interessar por fotografia, eu já ouvi alguns fotógrafos sugerirem para NÃO pedir para que pessoas avalie suas fotos. Que a pessoa deveria estudar estudar estudar...Como eu vou saber se aquilo que eu estou produzindo tem qualidade se eu não devo pedir para uma pessoa avaliar minha foto? Como um aluno que está estudando redação para o vestibular pode saber se a sua redação está bacana, se um professor não ler a redação dele?
Tudo depende. Uma coisa é transferir para terceiros toda a construção de repertório e senso crítico, é um erro, outra é tentar fazer tudo sozinho, talvez outro erro. Entre uma ponta e outra existe algo que é onde é saudável, trilhar certo caminho de auto crítica e em certos momentos pedir ajudas, mas tem que ser direcionado, não adianta jogar fotos no grupo do facebook ou do whats por exemplo, crítica se dá melhor dentro da sala de aula, crítica se dá melhor numa reunião de curadoria numa galeria, por que a crítica jogada de redes sociais, salvo raros grupos melhor direcionados, não ser de muita coisa. Alguns foto clubes são interessantes, tem reuniões e debates, são ambientes de troca interessante.
Tiveram coragem de dar deslike nesse vídeo? Poxa vida...
Já estou acostumado, faz parte. :)
faltou colocar a francesca woodman... maravilhosa
Esses livros são de alguma coleção? os que tu mostrou que tem a capa preta?
Coleção Photo Poche, acho que cheguei a mencionar, não? Não lembro agora, mas é a PhotoPoche, excelente.
Os meus favoritos e favoritas:
Brasileiros: André Carneiro, Araquém Alcântara, Bob Wolfenson, Evandro Teixeira, Geraldo de Barros, German Lorca e Marco de Bari;
Estrangeiros: Ami Vitale, Annie Leibovitz, Bob Holmes, David duChemin, Dorothea Lange, Henri Cartier-Bresson, Karl Taylor, Michael Freeman, Robert Frank, Steve McCurry e Tim Wallace.
Não passo um dia sem ver e analisar o trabalho de ao menos um desses nomes.
Muita gente boa nesse comentário, e de estilos variados. :)
Só olhar para a tua camiseta e lembro do gênio Carl Sagan: "Pálido Ponto Azul"
Somos poeira das estrelas, e nosso planeta todo é no máximo um grão de areia no cosmos... e mesmo com essa insignificância toda até que fazemos coisas interessantes aqui. :D
Belos Livros Pra Estudar á Fotografia, aonde eu encontro esses Livros ?, e adorei a Camisa, Obrigado!
Os livros você acha em variadas livrarias e sebos online como Estante Virtual, Amazon etc. A camiseta é a "praticamente inofensiva" da Chico Rei.
Cheiro de preguiça... E teve gente pedindo a lista de nomes na descrição do vídeo... Sinal que não entendeu 90% do que o professou tentou passar pra gente nesse vídeo aqui!!! Por uma fotografia com mais pessoas como você professor, e menos gente preguiçosa e cheia de desculpas pra tudo...
Admito que ficava mais fácil ter postado nos comentários ou na descrição, certamente facilitaria, mas se eu não colocasse na tela e só falasse para galera ver nos comentários, um monte de gente não iria, então eu iria perder de toda forma e como o tempo não me permitiu ter os dois trabalhos, coloquei na tela pois já tinha quase tudo pronto ara inserir os nomes e assim foi, e vamos que vamos, quem tem curiosidade vai dar um jeitinho e pesquisar todo mundo, acho que dá uns dez dias de boa pesquisa só nesses nomes... e quem sabe galera se empolga e compra uns livros, quem sabe. :)
@@ArmandoVernagliaJunior preciso tomar vergonha e ler os que já tenho aqui... mas certamente pesquisarei.. e sim... a meta é ler mais... me cobro isso diariamente.
Reais não, EUROS ou DOLARES.... menos q isso never....kkkkkkk
:D :D :D
Complicado endeusar esses fotógrafos quando o estilos deles não me agrada mesmo tendo fotos boas .A maioria aí é Importante para época e contexto mas não digo que eles são superiores ou deuses, a maioria nem gosto da fotografia.
Prefiro o atual cenário da fotografia comercial de pessoas .
Tenho uma opinião parecida. Concordo com o que o professor disse no vídeo, mas nem todas essas fotografias mostradas acho "geniais", mesmo entendendo o contexto. É tipo arte abstrata sabe? Quem não gosta, na visão de quem gosta é porque "não entende". Isso é muito relativo. Mas fico fascinado com cada coisa incrível que essas pessoas faziam com recursos técnicos limitadíssimos. E eu reclamando da minha T6(E tem fotógrafo por ai que diz que isso nem é câmera, eu não chego a tanto kkk). Vale muito apena estudar o passado, e na fotografia não poderia ser diferente.
Não é questão de necessariamente gostar, mas de estudar e entender, o mundo não pode estar delimitado apenas pelo nosso gostar ou não gostar. Tem fotos de moda que a Toni Frissel fez no passado que são atuais hoje, tem coisas que um John French fez no passado que são válidas no Instagram de hoje, e tem outras que caducaram com o tempo, o que não tira qualquer importância, não tira a necessidade de estudo. Uma Julia Cameron fez no passado retratos que hoje iriam muito bem em perfis pessoais no Insta, e fizeram o que fizeram sem 1% do que recurso que temos, se não soubermos valorizar isso, entender isso, então estamos perdendo um entendimento importante sobre nossa história. Nós não existiríamos sem os que vieram antes de nós, esse é o ponto, o que existe hoje só é o que está aí pois existiu o antes, sabe, que prefiro muita banda atual a muita banda antiga, mas sei que só existe uma banda hoje por que outra veio antes pavimentando a estrada do rock, assim eu prefiro ouvir Metallica a Beatles, mas sem Beatles não haveria Metallica, assim estudar a fonte é importante.
Diego, o ponto é o seguinte, se eu olhar com olhos de hoje para o passado corro o risco de subestimar o tamanho das coisas, se eu olho os retratos feitos por Felix Nadar com olhos de hoje posso perder a perspectiva de que estou falando do cara que foi o primeiro grande retratista da história da fotografia, e que paralelamente inventou fotografia aérea e fotografia com flash... só para ficar num exemplo, então é genial sim, pois sem ele teríamos um outro mundo na fotografia que não é o que temos, cada elo retirado na longa corrente faz ter outra corrente, mas não a que temos. Esse é o ponto.
@@ArmandoVernagliaJunior Perfeito, e não discordo em nada. Inclusive já fiz um estudo mais aprofundado hoje mesmo de algumas sugestões. Eu só quis dizer que embora eu reconheça tudo isso, nem teria porque não reconhecer, seria insensato, eu só não vou achar "Belo" sempre. Só que os ser bom não precisa que eu goste, tem muito mais coisas envolvidas.
1º
Agora veja o vídeo meu caro! :D :D :D
Armando Vernaglia Jr não comentei antes de ver até após a piada filosófica. Vou ocupar muito bem meu isolamento social.Obrigado mais uma vez.
foda mesmo era o homem da caverna, que so tinha carvão e barro pra pintar as paredes
Costumo brincar que a história da fotografia não tem 200 anos, mas 20.000, de Lascaux, Altamira ou da Serra da Capivara para hoje, milênios do ser humano colocando num suporte da melhor forma que podia aquilo que vi e que importava.
Seria mais prático a lista de fotógrafo(a)s na descrição :(
Mas a vida tem dessas, se coloco no vídeo, pedem na descrição, se coloco na descrição, pedem no vídeo... 🤣 mas obrigado pela sugestão, só não tive como operacionalizar isso em termos de tempo, mas está aqui anotada a sugestão e num próximo semelhante tento fazer dos dois jeitos. 👍👍👍
@@ArmandoVernagliaJunior no meu caso, me fico distraído e não presto atenção no vídeo :(
só acho que pecou em dizer que o Rock tem/teve uma grande importância social no meio da música.
Pode até ter tido em determinado momento, mas não tanto quanto o Rap/Soul.
Existe uma tristeza obscura no meu coração em saber que temos conteúdo e criadores de conteúdos com carga cultural e intelectual, mas a sociedade em si despreza, para satisfazer suas vulgaridades e insanidades mentais.
Obrigado pelo comentário. Acho que o mundo (no sentido das pessoas, da sociedade como um todo, humanidade) busca alguma leveza para equilibrar a dureza do dia a dia, e nessa hora muita gente procura na internet um entretenimento fácil, mesmo que bobo, pois o dia a dia já é pesado e triste, canais educacionais, no mundo todo, possuem pouco alcance, infelizmente, por que educacional exige pensar, pesquisar, estudar, é menos entretenimento e mais trabalho, aí entendo quando muita gente acaba fugindo dessa ideia, mesmo criadores de conteúdo, pois sem entretenimento fica difícil ter audiência, eu optei pelo caminho educacional pois não acho que eu seja um "entertainer" então nunca busquei esse caminho.