I DISCOVERED THE COMPOSER AND OTHER INFORMATION ABOUT PODE ACREDITAR FROM GRUPO NATUREZA

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 жов 2024
  • No vídeo de hoje, trarei uma atualização sobre a lost wave mais misteriosa e obscura do Brasil: Pode Acreditar do Grupo Natureza.
    Há 9 meses atrás eu apresentei essa história aqui no canal, mas hoje trago novas informações sobre essa canção.
    Não deixe de assistir até o final, deixar o like e se inscrever no canal!

КОМЕНТАРІ • 46

  • @projvts
    @projvts Рік тому +27

    Ver esse vídeo me deixou com uma sensação agridoce, porque era TÃO óbvio que a música era do Sergio Natureza, e eu ouvi o cara a vida inteira e sequer cogitei ser dele!
    E quanto aos músicos de estúdio: está tão óbvio que os produtores foram Robson Jorge e Lincoln Olivetti que eu não duvido que na verdade o arranjo seja de Cesar Camargo Mariano ou Michael Sullivan...

  • @Nostal_Gi
    @Nostal_Gi Рік тому +28

    Parabéns Lucas!!!
    É muito legal essa sensação de achar uma Lost wave/media né??? 😁
    Também achei o vocal parecidissimo com o da Jane. Aliás, a Jane gravou uma música no LP do rá Tim bum, por lá que eu conheci ela. Um dos primeiros trabalhos dela, que eu tinha em k7 e hoje tenho no PC em algum lugar kkkkk, foi cantando cantigas de roda brasileiras.
    Por conta disso mesmo eu ainda acredito na possibilidade de ser ela. Na época ela tinha um considerável sucesso sim, mas ela também fazia alguns trabalhos menores.

    •  Рік тому

      Nostal_Gi, que massa ver você aqui!!! Eu tenho este disco da Jane Duboc - na época, ela ainda assinava como Jane Vacquer. O nome dele é "Acalantos Brasileiros" e foi lançado pela Discos Marcus Pereira em 1977. A versão que eu possuo veio junto com o 3x1 Sharp SG-220 que meu pai comprou em 1980 (ainda tenho o aparelho também) e recebeu o nome de "Sharp apresenta O Som Colorido das Crianças". Junto da Jane Duboc tem outro cantor, cujo nome eu me esqueci.

    •  Рік тому +1

      E ainda completando com seu último parágrafo: Jane Duboc era uma ilustre desconhecida do grande público até 1980, quando ela estourou no MPB 80 com "Saudade", de Nato Gomes. No ano anterior, aqui em Salvador, ela ficou conhecida como a "voz do motel Le Royale". Explico: o tal motel (que ainda existe, por sinal) lançou um jingle feito pela DM9, a agência do Duda Mendonça, chamado "Cheiro de Amor". Havia inclusive uma promoção de Dia dos Namorados, onde o casal que fosse ao motel ganharia o compacto da música - produzido justamente pela Tapecar, que já pertencia a Somlivre. A música acabou chegando aos ouvidos da Maria Bethânia, que pediu que aumentasse a letra criando uma segunda parte e a lançando no disco "Mel", gravado em setembro daquele ano de 1979. Acabou que a versão de Maria Bethânia fez imenso sucesso, ocultando a versão da Jane Duboc.

    • @Lucasnauta
      @Lucasnauta  Рік тому +2

      Obrigado!!!
      É uma sensação boa demais hehehe espero que aconteça mais vezes.
      Sobre a Jane Duboc, eu também conheci pelo LP do Rá Tim Bum, que é um dos meus álbuns nacionais favoritos. E pensando agora, por mais que ela já estivesse fazendo sucesso, em 1981 ela ainda estava bem no início de carreira, então realmente faria sentido ela topar um trabalho pontual desse né.
      To morrendo de vontade de ir atrás dela para tentar tirar a prova dos 09 kkkkkk

  • @AleatorioCanal.
    @AleatorioCanal. Рік тому +23

    Só pelas 12 horas de antecedência já mostram o quão incrível será esse vídeo

  •  Рік тому +20

    Tive que soltar o comentário anterior antes de terminar de ver o vídeo, mas tudo que apareceu confirma algumas ideias que eu tinha: que a música foi feita como uma espécie de jingle (ainda que não fosse um jingle), agregando várias citações de músicas da época e com bases musicais bastante conhecidas. A explicação sobre a censura faz muito sentido, pois era comum, na época, os militares pressionarem o órgão quando este era "enganado" a convencerem os compositores a fazerem versões musicais de acordo com o gosto dos milicos. Para citar alguns exemplos:
    - Em 1971, Elis Regina foi obrigada a participar a Olimpíada do Exército (o evento era transmitido até na televisão) por conta de ter sido chamada de subversiva por gravar artistas como Caetano, Gil e outros mal vistos pelos militares. Isto gerou um caos na sua carreira, a ponto de mudar de empresário e fazer uma verdadeira mudança no tom dos seus discos, como se percebe no álbum de 1972 e nos discos subsequentes;
    - O próprio Caetano Veloso só conseguiu o perdão e direito definitivo de voltar ao Brasil após os milicos pedirem a ele que gravasse um disco homenageando a Transamazônica, que era o megalomaníaco projeto da Ditadura Militar (e que virou uma estrada 80% de barro). Caetano, que não é burro nem nada, disse que faria do seu jeito e gravou "Transa", o que acabava por dar ideia de ser uma redução do nome "Transamazônica", mas também trazia o sentido de "transar", que na época significava "negociação". Detalhe, o disco é quase todo em inglês com citações de poetas e outros compositores brasileiros;
    - Chico Buarque também recebeu "conselhos" para fazer uma música amigável aos militares para ter liberada a sua peça "Calabar", mas ele simplesmente disse "não". O resultado foi a interrupção da execução da sua música "Cálice" no evento Phono 73, promovido pela Phonogram, e a gravação do disco "Sinal Fechado - Chico Canta", onde ele até lançou músicas suas, mas com o pseudônimo de Julinho da Adelaide. Os militares só descobriram isso em 1975.
    Sobre Jane Duboc, se você ouvir o vocalize feminino na parte do "Tudo que eu sei, tudo que eu sou" e pegar qualquer música dela na época ("Saudade", "Cor, Palavra e Som" e "Mistérios"), vai sacar que é exatamente a mesma voz! Além dela, tenho quase certeza que a Sônia Burnier e a Vivian Costa Manso (uma das Harmony Cats) estavam envolvidos na gravação. Outro nome que eu suponho é o do Jessé fazendo parte do corinho, mas aí é mais difícil comprovar porque as vozes são predominantemente femininas, embora o Jessé fosse um médio tenor e sua voz tinha um tom meio feminino. Se quiser comprovar isso, procure a versão de "Flying" gravada por um tal Roger Shapiro - que nada mais é que o Jessé, que também gravava com o nome de Tony Stevens.
    Com as informações soltadas pelo seu Nilton, já dá pra sacar que eles aproveitaram bases musicais já existentes. Coincidência ou não, "Tudo vai mudar" de Tim Maia, salvo engano, foi gravada nos Estúdios Somlivre e teve o Lincoln Olivetti por trás. Faz sentido o João Araújo estar por trás da procura pelo funcionário, pois era ele quem respondia os "chabus" da Somlivre, inclusive com os militares. Ele deve ter recebido algum "informe" (leia-se ameaça) e, na época, pipocavam atentados promovidos por grupos de ultradireita tentando trazer de volta o lado mais duro do período militar. Então, ele deve ter ficado com medo e disse "é, vou fazer um evento, prensar uns mil compactos com a música e dizer que vou lançar no mercado". Como os militares eram estúpidos e só enxergavam o que estava na frente deles, pediu ao Sérgio Natureza uma letra meio doida com a frase-problema sendo questionada. Daí o recorte de citações da época, que ele deve ter pensado em colocar justamente para enganar os militares e a censura. No dia, entregaram os disquinhos aos participantes e colocaram alguns compactos em lojas estratégicas, mas sem divulgação nenhuma. Assim, os militares nem desconfiariam que o disco era um embuste e, ao mesmo tempo, evitava que as ameaças fossem executadas pelos terroristas de ultradireita.
    Enfim, é um achismo, mas se você analisar bem o contexto da época, faz muito sentido. Sugiro que vocês procurem as músicas e cantores que eu citei aqui e tentem identificá-los na gravação e vão perceber que a identidade musical deles é muito viva. E, como diria o Forrest Gump, e eu não tenho mais nada a dizer sobre isso!

    • @Lucasnauta
      @Lucasnauta  Рік тому +2

      excelente comentário!

    • @marciomatos3478
      @marciomatos3478 5 місяців тому

      Profundo seu comentário irmão! Parabéns👏🏽

  • @mwendler
    @mwendler Рік тому +3

    Os arranjos são da dupla Lincoln Olivetti e Robson Jorge. O estilo é 110% deles para o que faziam naquele período. Não há dúvida quanto a isso. O selo Mr. Bongo relançou esse compacto e está disponível no site deles.

  • @jeferson44060
    @jeferson44060 Рік тому +9

    Lucasnauta, o herói sem capa. Só acredito vendo.

  • @samucatheplays2777
    @samucatheplays2777 Рік тому +3

    Na minha opinião um dos melhores vídeos de 2023

  • @notivaga4402
    @notivaga4402 6 місяців тому +1

    Conhecia jane duboc da banda Bacamarte, da qual sou muito fa, e eu sabia dessa midia perdida e fiquei muito feliz em sabee que ela era que cantava aí! Muito louco vee como as coisas se encaixam

  • @failman_hf
    @failman_hf Рік тому +9

    Incrível
    Absolutamente fenomenal

  • @motoo_
    @motoo_ Рік тому +3

    Finalmente
    Valeu a pena a espera
    Foi interessante saber que foi Sergio Natureza o compositor da música

  • @rafaeldasilva28
    @rafaeldasilva28 Рік тому +4

    2023 ta sendo o ano das descobertas.

  • @marciomaidame
    @marciomaidame 8 місяців тому +1

    Parece muito a música Palco, do Gilberto Gil!!!

    • @Lucasnauta
      @Lucasnauta  8 місяців тому

      Sim, menciono isso no primeiro vídeo sobre o assunto!!!!

  • @raquel4301
    @raquel4301 Рік тому +1

    Que bom que descobriu algumas informações sobre essa musica,ja q essa musica é música boa

  • @srmiojao6674
    @srmiojao6674 Рік тому +3

    Cara você pode falar sobre o Club Disney??? Eu me lembro de assistir os episódios repetidos e tava nem aí kkk, mas cara isso fez parte da minha infância, tinha desenho como, Ok Mundongo Da Disney, Buzz, Homem Aranha, Hulk, Art Attack.

  • @MrGX200
    @MrGX200 Рік тому +2

    Ótimo trabalho, Lucas!👏

  • @FackytorZero
    @FackytorZero Рік тому +1

    Não tô acreditando, esse vídeo tá realmente impressionante 😱

  • @thiferroni1476
    @thiferroni1476 Рік тому +1

    Um próximo passo na continuação desaa jornada seria conseguir uma entrevista com a grande Jane Duboc 😊 (não sei se seria uma tarefa fácil, maas)

  • @staticpiratex
    @staticpiratex Рік тому +2

    Ótimo vídeo!

  • @night8053
    @night8053 Рік тому +2

    Vídeo maravilhoso como sempre! 🥰♥️

  • @fabricio4794
    @fabricio4794 Рік тому +1

    Estou Adorando o seu canal de lost Media porque não apela pro sensacionalismo continue assim..

  • @willale905
    @willale905 7 місяців тому

    Muito o conteudo, bem narrado, e que sonzera essa faixa, parabens!

  • @thiferroni1476
    @thiferroni1476 Рік тому

    Parabéns pelo trabalho, Lucas 🤩🤩 Excelentee

  • @LeonTolstoiBrazuka
    @LeonTolstoiBrazuka Рік тому

    Lucasnauta Holmes, detetive investigador de lost mídias em geral. Que muitas outras descobertas venham no futuro, sobre musicas e demais mídias perdidas

  • @EdHenriqueProjeto
    @EdHenriqueProjeto Рік тому

    Confesso q fiquei curioso pela historia e otimo esclarecimento 👏👏👏

  • @danielfurtado3489
    @danielfurtado3489 Рік тому +1

    Nossa Lucasnauta que coincidência, eu assisti hoje de madrugada aquele video de 9 meses atras sobre Lost wave que você citou essa musica, e de repende você lança esse vídeo novo kkkkk

  • @evertonlopesdasilva2226
    @evertonlopesdasilva2226 Рік тому +1

    Que você se torne um youtuber de muito sucesso, meu nobre, continue com seus ótimos vídeos!
    Nem eu acreditava que isso era possível.
    Quem queria que lostwave entrasse no dicionário

  • @ChuckPigman_1212
    @ChuckPigman_1212 Рік тому +1

    Essa musica voltou(:

  •  Рік тому +1

    Caralho! Eu sabia que a Jane Duboc devia estar envolvida! Ele não afirmou, mas eu agora tenho certeza!

  • @jhosue3021
    @jhosue3021 Рік тому +1

    Simbora

  • @Filipi
    @Filipi Рік тому +1

    Essa música da medo.

    • @QuaixiAnimations
      @QuaixiAnimations 3 місяці тому +1

      Pra mim ela é uma obra prima.
      Ela dá um pouco de medo sim, pois antigamente o compositor era desconhecido.
      Agora que sabemos quem é, a música entraria facilmente numa playlist de hits brasileiros!

  • @AnimalisVitae
    @AnimalisVitae Місяць тому

    E ele explicou o motivo de não querer se revelar?

  • @jorgejunior7599
    @jorgejunior7599 Рік тому

    12:29
    Quando? Onde? Quem?

  • @alx_zero_um
    @alx_zero_um Рік тому

    Tô por fora, o que descobriram sobre a música Nostalgia ?

    • @Guto0412
      @Guto0412 Рік тому +3

      Nome do compositor e da música

    • @rodrigogoncalves8032
      @rodrigogoncalves8032 Рік тому +4

      "Nostalgia" na verdade se chama Fotos e é interpretada por Paulinho Camargo.