25 de Abril em Vendas Novas - Arquivo da Memória
Вставка
- Опубліковано 9 лют 2025
- Vendas Novas desempenhou um papel importante na Revolução de 25 de Abril de 1974. Através dos insurgentes da Escola Prática de Artilharia (EPA) foi possível controlar uma posição estratégica (Cristo-Rei em Almada) que dava simultaneamente cobertura aos revoltosos que procuravam tomar o Terreiro do Paço e os Ministérios aí instalados e a entrada do Tejo para evitar que a Marinha pudesse impedir essa movimentação.
Este conjunto de fotografias, que fazem parte do Arquivo da Memória e foram gentilmente cedidas pelo Sr. Joaquim Luís Silva e Sr. António J. Pires, retratam o dia 25 de Abril de 1974.
Nelas podemos observar os pontos de defesa da então Vila, a viagem dos soldados que regressavam do Cristo-Rei e a recepção e euforia que se seguiu a essa mesma chegada.
Nunca esqueçam o estratega o sonhador de um mundo novo.não mordam a mão que nos libertou sem esquecer Salgueiro Maia e todos até ao mais pequenino que contribui para a Grande vitória da Liberdade sem esquecer os cantores das senhas que deram o grande alerta porque esperei e lutei tanto tempo e o Maio de 68.Viva a Liberdade viva o 25 de Abril e o 1 de Maio. Com muito orgulho M.Carla Glória Jones
Obrigada a todos os nossos soldados sem distinção 🙏❤por nos terem dado vontade de sourrir de novo😘
Nobre povo, nação valente e imortal. Parabéns a todos nós portugueses, por termos na nossa História um exemplo de honra e coragem dos nossos militares e civis. Viva Portugal. Lino rio de janeiro Brasil.
Os capitães de Abril, crimes mil, cuspiram no estrofe da letra do Hino nacional que refere..., ou nem isto percebeu?
Parabéns Portugual!
O berço de nossos ancestrais do Nordeste do Brasil.
Uma esplendorosa Unidade que foi a1º a entrar no 25 de Abril 74, às 22h 55' do dia 24, á senha e depois do Adeus de Paulo de Carvalho, senha e hora exactas, através, do assalto ao gabinete do comandante por uma equipa que chefiei constituída pelos tenentes Henrique Pedro e Sales Grade, este, que por minha decisão ( decisão CRUCIAL ) substituiu outro que à hora certa não estava no seu posto de combate...coisas...VENCEMOS COM E PARA O POVO DE PORTUGAL!
As fotos divulgadas não são todas de autoria de Joaquim Silva. Algumas são de minha autoria -tenente José Duarte- que por gentileza as cedi ao Município.
@@dianinhaification Aquele abraço caro camarada Bem_Haja"
Bem disse Camóes:..traidores sempre os houve entre iguais! Se tivesse consideração pelos milhões de pessoas que morreram na tragédia que se seguiu à descolonização, estaria calado!
25 de Abril sempre fascismo nunca mais. 🇵🇹✌