Dentre os psicanalistas brasileiros que eu tanto admiro e procuro aprender a refletir com eles, tais como Dunker, Safatle, Vera Iaconelli, Maria Rita Kehl, Calligaris, Maria Homem é o meu crush dos crushes... quando, algum dia, conseguir libertar-me da minha estupidez, quero ser tão psicanaliticamente iluminado quanto ela!
A vergonha poderia ser um atenuador da estupidez. Digo poderia pois a vergonha desapareceu, literalmente. Durante um longo período chequei a considerar que fosse implicância minha, contudo, hoje tenho a certeza de que as pessoas perderam completamente a vergonha e que este terrível sentimento sucumbiu a estupidez.
Cliquei no vídeo na expectativa de levar uma pedrada por uma discussão sobre o medo da estupidez e do que pode estar por trás do incômodo que se sente com pessoas estúpidas, mas acabou me atingindo justamente por mencionar a busca da estupidez, que às vezes vem, ironicamente, como escudo para nossa insegurança intelectual, aí vamos para o conteúdo despretencioso, do meme, do "it's not that serious/deep", do "vamos nos levar menos a sério", do "celebro lisinho engual peito de frango", "meus dois neurônios". Ela acaba dando mais ênfase a grupos anti-intelectuais, negacionistas, mas acabou batendo forte(mente) em mim por isso.
Não tem um vídeo seu que não tenho uma epifania! Amo o conteúdo, me ajuda muito, até levo alguns temas pra minha terapia. Só queria parabenizar e agradecer mesmo!
Maria homem é meu "corticóide bom" que por alguns minutos desinflama minha mente. Me permite parar, respirar e sentir a minha consciência. Olhar de fora da lama, ainda que preso nela. Porque isso é o mínimo. Se vc se afogar no horror, na revolta, no irracional, na gritaria, vc se perde ao ponto de não perceber que podemos facilmente nos tornar parte desse horror. A estratégia e o exercício da consciência é vital. Vigie. Obrigado Maria.
Pensar, sentir e principalmente ter a profunda consciência da nossa impermanência e transitoriedade não são o néctar dos fracos. Precisa ter coragem para não se alienar. Esse DESAMPARO E essa SOLIDÃO DOEM MUITO.
Sim!! Há palavras que são como facas, e esse vídeo, em especial, é muito revelador das dinâmicas sociais da atualidade, por isso mesmo, cortante como deve ser. Estamos imersos na estupidez, porque pensar dói e não aguentamos a vulnerabilidade de nossa condição humana. Pensar, nesse cenário, é - antes de tudo-, um ato de coragem. Obrigada pela primorosa reflexão, prof. Maria Homem.
Me identifiquei bastante com seu vídeo, me sinto estúpido ou minha vida que é muito idiota. Não fumo, não bebo, não danço, não saio, não congrego, não suporto beijinhos e abraços (sensível a toques, peles, cheiros, texturas) nunca compreendi esses espíritos das celebrações, nunca captei bem a alegria de uma festa, ou missas e novenas que era obrigado a frequentar, essas coisas nunca me fizeram sentido algum, morria de tédio. Deslocado quando criança, me sentia meio extraterrestre e tentava criar exclusividade ou alguma estima nisso, não sei se fiquei velho muito antes ou era só a neurose de uma família de neuróticos. Sempre senti um peso, uma espécie de sabotagem familiar generalizada sobre minha sexualidade, lutava muito pra exercer meu auto-cuidado corporal. Percebia desde criança uma dificuldade da família em tocar ou ver meu corpo, isso atrasou meu autoconhecimento em décadas. Acredito que a falta de autoconhecimento é o prospector de todos os estúpidos e idiotas.
Essa descrição do Rei dos idiotas e otarios descrevendo um movimento humano que se opõe a encarar os problemas reais é ótima !!!! Chuva de likes ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
3 роки тому+39
A página inicial do youtube anda bem essa ''farofa de estupidez'', embora canais como o seu existam também. São raros os vídeos de pessoas falando com essa voz calma, sem gritos, vinhetas e etc...
pois é, elogiei isso também, essa ausência de um apelo e espetacularização é o melhor convite, ao menos para mim, para o desenvolvimento de uma reflexão filosófica plena, por isso esse canal é um achado. Filosofia requer um estado de perplexidade e hesitação para ocorrer do contrário a inclinação mental vai pro prático a doutrinação a função, enfim não toca a essência dos temas e o potencial reflexivo... é ótimo ver isso neste canal
Como sempre Maria Homem é espetacular, não obstante, durante a explanação não pude deixar de refletir sobre aquelas pessoas "estúpidas", ou "idiotas", que não o fazem por querer. Me refiro a marginalização de certos segmentos sociais por uma classe dominante, afastando-os da "polis", do saber, do próprio debate racionalizado.
Parece que alguém viu não olhe pra cima kkkkkk brincadeira, que bom viver em um tempo que posso conhecer pessoas interessantes nem que seja só pela tela, obrigado sec 21...
"Vitória da estupidez e massificação do otário"... Me parece um dos rótulos mais justos da sociedade atual... Algo similar ao que foi tratado, por exemplo, no filme "Don't look for up".. O sentimento de "sentir-se só", no mundo atual, é uma constante aos que se atrevem a ter coragem de pensá-lo...
Me conheço, o que é dito de autoconhecimento. Vivo consciente, no aqui e agora, vivo o agora, o hoje. Sinto compaixão dos irmãos e irmãs, que ainda vivem na estupidez. Peço a Deus que abençoe a vida deles. Shalon.
Estou assistindo ao vídeo em dezembro, 11 meses após a produção em janeiro. Aposto que Maria se inspirou no BBB que domina o verão dos boçais. Eu me recuso a assistir e me surpreendo com o sucesso desse programa televisivo há décadas.
Acho que é relativo ao grau de consciência de cada um, infelizmente a grande maioria pelo visto, o esse mau está cada dia em mais evidência. Não estamos imune, sim, pq as vezes me pego sendo idiota.
Ao meu ver a pessoa que estagna na vida, aquela que espera que os outros resolvam seus problemas, tudo acha difícil, não gosta de aprender(acredite existe isso), nada questiona, evita debates intensos, nada faz para resolver mas critica os outros por fazerem, sem raciocínio lógico complica ainda mais a situação de convívio com o indivíduo.
Amamos você, principalmente sua franqueza e seu despertar pra real realidade,real mundo em que vivemos, porque não sei você,mas parece que minha realidade e meu mundo são uma mentira que apenas estamos dormindo num sono profundo e precisamos acordo.!!!
Excelente vídeo, ótimas reflexões com grande crítica social, lembrou um filme chamado "Idiocracia", bastante pertinente na sociedade hipócrita em que vivemos.
admiro demais seu trabalho e conteúdo, obrigado por todos os ensinamentos repassados, você é incrível! comecei a acompanhar no início do ano passado e foi uma experiência incrível descobrir você ❤
Esse vídeo conversou tanto comigo! Obrigada Maria! Me ajudou a entender meus próprios comportamentos, entre estes dois mundos, ou dentro destes dois mundos, mas sempre tão seduzida pelo estupido... Por mais conversas dissecando este assunto!
Que conteúdo maravilhoso. Estou aqui ouvindo isso após um longo e cansativo dia de trabalho, feliz por ter pessoas como a Maria para falar de temas tão atuais como esse.
Talvez a arrogância intelectual também seja uma defesa astuciosa contra a finitude, a vulnerabilidade, a banalidade e a angústia… parece-me que o desafio que se apresenta nestes tempos tão bizarros é precisamente não cair na tentação (ou na mania) de dividir os seres humanos em inferiores e superiores, idiotas e racionais, ou arriscamo-nos a acabar por ter as mesmas atitudes que tão veementemente condenamos, apenas com maior articulação e eloquência o que deveria servir, sobretudo, para procurar superar posições polarizadas, não para as acentuar.
@@matheusmiller3082 kkkkkkk...Se todo mundo é, no mínimo, um pouco idiota e um pouco estúpido então os mais idiotas e mais estúpidos são aqueles que nunca as vêem em si mesmo.
"Aja tão bem quanto puder e tão mal quanto for necessário, e tenha consciência dos limites de erro de seus atos! Seria já meio caminho andado para um modo de vida promissor." Página 62 🥰
Obrigada Maria por me ajudar a enxergar minha propria mediocridade et estupidez. Preciso te ouvir mais pra melhorar um pouquinho. Poxa, cansa pensar. Obrigada.
Excelente! Mas eu acho que esse medo do saber, de racionalizar, vem também de nossa configuração cultural atual, com a ciência, a técnica e o capitalismo em níveis avançados, esse último quase que em extasia. A ignorância sempre existiu, isso é fato, mas a estupidez só foi potencializada quando, nessa configuração atual, ela representa um modelo válido de vida. Viver do espetáculo, da imagem, dos corpos que performam o tempo todo sem precisar de significado, nunca foi tão "válido". E até mesmo os que sabem disso e "desprezam", quando a coisa aperta (a vida aperta), optam por utilizar em doses pequenas ou não, essas performances de estupidez como droga de escape.
Afff ... é tão isso tudo! Rssss Obrigada pela explanação! Nem que seja á passos de formiga, tô tentando! ...valeu! Obrigada! Vc faz a diferença no mundo!
esse canal é um achado, adorei seu discurso e "perplexidade" genuína diante dos temas. é um discurso que soa franco e desarmado, seu ritmo e tom tornam a experiência de "diálogo" com o espectador bem agradável e plena. Enfim a ausência de qualquer expressão de imposição e certeza diante do tema de fato desperta o olhar reflexivo, Obrigado!
Mais uma vez obrigada Maria. Você fala de forma genial o que na minha visão tem realmente ocorrido: não é fácil nos manter fortes, com a constatação da nossa ignorância, por isso a maioria prefere as "certezas", para nelas se refugiar.
Obrigada por trazer essa reflexão, Maria. Que ela se espalhe como um rastilho de pólvora. Acredito que o pensamento e a coragem para pensar seja para TODOS, mas as midias sociais estão adestrando a massa para estupidez, pois só assim um grupo muito pequeno consegue ter o domínio das massas.
Muito obrigada, uma luz pra entender como a estupidez veio à tona de maneira tão violenta, se impondo a tudo o que o bom senso prega. É inacreditável o tamanho que a estupidez tomou.
Gosto muito do KYBALION quando diz que "toda verdade são apenas meias verdades, existe dois lados em tudo". De que lado se está enxergando a REALIDADE? E o que é realidade. As leis universais estão acima das leis criadas pelos homens e são aquelas que definem a REALIDADE. A vida tem um fluxo determinado pelas leis universais , o problema é que o ser humano cria barreiras para forçar os fatos a se resolverem do seu modo, a enquadrar os fatos de acordo com suas crenças, tornando-se uma fábrica de sofrimentos. Se fizessemos uma analogia com uma floresta, por exemplo, onde a diversidade é enorme mas cada ser vivo consegue se encaixar no todo de forma harmoniosa. A humanidade seria uma floresta tenebrosa, dificílimo de encontrar o nosso espaço e permanecer nele. Hoje em dia com a política do cancelamento, as pessoas não podem nem pensar diferente.
Parabéns pela reflexão e muito obrigado por compartilhar conosco sua visão sobre este tema que é cada vez mais repetido na sociedade através de pensamentos/comportamentos e menos discutido a fundo, como bem mencionou.
Que vídeo maravilhoso!! Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco. Essa crueza da consciência; os escapes do real; a estupidez se juntando ao falso; e o pacto/aliança de quem não consegue sustentar a verdade e não tem a capacidade de pensar nem a coragem de aprender; aliados ao medo de se deparar com as verdades insofismáveis da humanidade (o aleatório e a finitude) podem também ser vistos nos fanáticos religiosos? Também não seria uma estupidez?
O conteúdo deste vídeo apresenta todas as ferramentas para que possamos nos desamarrar. Nos soltamos à nos mesmos das bizarrices sem sentido. Afinal, sem tempo irmão ! Gratidão
Não sei se ela verá isso, mas a Maria é um exemplo de mulher pra mim, gostaria muuuuito de conhecer ela um dia, sou muito grata por ela dividir seu conhecimento e intelecto com a gente.
Excelente! 👏👏👏Precisamos falar sobre a estupidez. O psicanalista Mauro Dias do Instituto VOX escreveu um livro que chama "O DISCURSO DA ESTUPIDEZ" . Além do livro ele disponiliza várias lives sobre o tema no canal do UA-cam (Vox) . 😻🐾
Muito admirável esse vídeo. Me fez pensar em muitas coisas inclusive nessa polarização cada vez mais crescente. Muito se deve ao fator algoritmo, as informações consumidas nas redes sociais e por consequência as sugestões. Isso faz com que pessoas fiquem cada uma nas suas bolhas e se alinhando a outros do mesmo patamar. A alguns anos atrás eu nem conhecia a Maria Homem, mas me foi apresentado vídeos dela e por consequente outros similares aparecem no meu feed. Assim como o que acontece com os ditos idiotas ou negacionista ou qualquer adjetivo que diferencia o meu modo de pensar, por exemplo. Cada um na sua bolha ou nas bolhas em comum….. Mas só de podermos conversar, trocar ideias sobre essas questões, considero um grande avanço a não sermos idiotas como bem falado Maria Homem citou.
Obrigada, Maria ✨ Enfrentar o real gera tanta angústia. É preciso coragem e autenticidade para não se deixar levar pela alienação das massas.
O que essa madame sabe sobre o mundo real?
@@wilton-m8r Diferente de mim ela sabe ignorar a sua inépcia. 🤭😁
@@s3tsk8 quanto a essa tua postura tu mereces pouco reconhecimento.
Dentre os psicanalistas brasileiros que eu tanto admiro e procuro aprender a refletir com eles, tais como Dunker, Safatle, Vera Iaconelli, Maria Rita Kehl, Calligaris, Maria Homem é o meu crush dos crushes... quando, algum dia, conseguir libertar-me da minha estupidez, quero ser tão psicanaliticamente iluminado quanto ela!
Gostei do "psicanaliticamente iluminado", peço licença para tomar o termo emprestado de agora em diante. :)
Oi Jonas...
@@andreamartinezdellamonica9040 Olá, Andrea... tudo bem?!
@@acasamysteriosa Olá, Mônica! Tudo bem?! Sim, autorizo ... rsrs use e abuse da expressão!
Psicanálise é a terra plana socialmente aceita
Eu gosto tanto de escutar essa mulher. É tão lógica, sensível, cirúrgica e sagaz. Me faz pensar de outro jeito, sempre!
A vergonha poderia ser um atenuador da estupidez. Digo poderia pois a vergonha desapareceu, literalmente. Durante um longo período chequei a considerar que fosse implicância minha, contudo, hoje tenho a certeza de que as pessoas perderam completamente a vergonha e que este terrível sentimento sucumbiu a estupidez.
Cliquei no vídeo na expectativa de levar uma pedrada por uma discussão sobre o medo da estupidez e do que pode estar por trás do incômodo que se sente com pessoas estúpidas, mas acabou me atingindo justamente por mencionar a busca da estupidez, que às vezes vem, ironicamente, como escudo para nossa insegurança intelectual, aí vamos para o conteúdo despretencioso, do meme, do "it's not that serious/deep", do "vamos nos levar menos a sério", do "celebro lisinho engual peito de frango", "meus dois neurônios". Ela acaba dando mais ênfase a grupos anti-intelectuais, negacionistas, mas acabou batendo forte(mente) em mim por isso.
Não tem um vídeo seu que não tenho uma epifania!
Amo o conteúdo, me ajuda muito, até levo alguns temas pra minha terapia. Só queria parabenizar e agradecer mesmo!
Eu fico embasbacada com o conhecimento que a Maria deixa fluir de si, dessa forma, ao mesmo tempo suave e caudalosa. Essa mulher é encantadora!
Também já levei alguns pra minha hahaha a fala dela é de uma potência surreal e só tem a contribuir na travessia da análise.
Maria homem é meu "corticóide bom" que por alguns minutos desinflama minha mente. Me permite parar, respirar e sentir a minha consciência. Olhar de fora da lama, ainda que preso nela. Porque isso é o mínimo. Se vc se afogar no horror, na revolta, no irracional, na gritaria, vc se perde ao ponto de não perceber que podemos facilmente nos tornar parte desse horror. A estratégia e o exercício da consciência é vital. Vigie. Obrigado Maria.
Comentário maravilhoso.
Pensar, sentir e principalmente ter a profunda consciência da nossa impermanência e transitoriedade não são o néctar dos fracos. Precisa ter coragem para não se alienar. Esse DESAMPARO E essa SOLIDÃO DOEM MUITO.
Nossa, como doe!!!!!
@@geanelucena4999 É uma tristeza infinda!
MUITO,,,,,Mas voce aguenta
Sim!! Há palavras que são como facas, e esse vídeo, em especial, é muito revelador das dinâmicas sociais da atualidade, por isso mesmo, cortante como deve ser. Estamos imersos na estupidez, porque pensar dói e não aguentamos a vulnerabilidade de nossa condição humana. Pensar, nesse cenário, é - antes de tudo-, um ato de coragem. Obrigada pela primorosa reflexão, prof. Maria Homem.
👏🏽👏🏽👏🏽
A mais pura, nua e crua realidade da humanidade nos últimos tempos, traduzida nesse vídeo de forma clara e assustadora!
Me identifiquei bastante com seu vídeo, me sinto estúpido ou minha vida que é muito idiota.
Não fumo, não bebo, não danço, não saio, não congrego, não suporto beijinhos e abraços (sensível a toques, peles, cheiros, texturas) nunca compreendi esses espíritos das celebrações, nunca captei bem a alegria de uma festa, ou missas e novenas que era obrigado a frequentar, essas coisas nunca me fizeram sentido algum, morria de tédio.
Deslocado quando criança, me sentia meio extraterrestre e tentava criar exclusividade ou alguma estima nisso, não sei se fiquei velho muito antes ou era só a neurose de uma família de neuróticos. Sempre senti um peso, uma espécie de sabotagem familiar generalizada sobre minha sexualidade, lutava muito pra exercer meu auto-cuidado corporal. Percebia desde criança uma dificuldade da família em tocar ou ver meu corpo, isso atrasou meu autoconhecimento em décadas. Acredito que a falta de autoconhecimento é o prospector de todos os estúpidos e idiotas.
Essa descrição do Rei dos idiotas e otarios descrevendo um movimento humano que se opõe a encarar os problemas reais é ótima !!!! Chuva de likes ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
A página inicial do youtube anda bem essa ''farofa de estupidez'', embora canais como o seu existam também. São raros os vídeos de pessoas falando com essa voz calma, sem gritos, vinhetas e etc...
pois é, elogiei isso também, essa ausência de um apelo e espetacularização é o melhor convite, ao menos para mim, para o desenvolvimento de uma reflexão filosófica plena, por isso esse canal é um achado. Filosofia requer um estado de perplexidade e hesitação para ocorrer do contrário a inclinação mental vai pro prático a doutrinação a função, enfim não toca a essência dos temas e o potencial reflexivo...
é ótimo ver isso neste canal
Como sempre Maria Homem é espetacular, não obstante, durante a explanação não pude deixar de refletir sobre aquelas pessoas "estúpidas", ou "idiotas", que não o fazem por querer. Me refiro a marginalização de certos segmentos sociais por uma classe dominante, afastando-os da "polis", do saber, do próprio debate racionalizado.
Boa colocação
Se bem entendi, esses são os ignorantes de quem ela fala. Entendi que os estupidos acabam atraindo os ignorantes para o “clubinho”.
Parece que alguém viu não olhe pra cima kkkkkk brincadeira, que bom viver em um tempo que posso conhecer pessoas interessantes nem que seja só pela tela, obrigado sec 21...
Os vídeos da Maria Homem são as únicas coisas que fazem eu ficar mais de 15 minutos prestando atenção na mesma coisa e sem mexer no celular.
um sopro de lucidez, em meio a toda essa loucura que estamos vivendo.
Profundo igual um cu
Excelente! " Tudo e igual, nada é verdadeiro, o saber sufoca " Nietzsche. "Eu não sou o que eu sei". Desconhecido.
Mas também sou.
eu vejo esse vídeo uma vez por mês para entender como chegamos aqui. Quando ele foi lançado parecia um fenômeno local.
tirando o esquema de piramide gerador de salário, só sobra o jogo do recuo. Witt não pegou essa.
"Vitória da estupidez e massificação do otário"... Me parece um dos rótulos mais justos da sociedade atual... Algo similar ao que foi tratado, por exemplo, no filme "Don't look for up"..
O sentimento de "sentir-se só", no mundo atual, é uma constante aos que se atrevem a ter coragem de pensá-lo...
Que a gente se livre dos estúpidos e otários!! Continue nos alertando, Maria !!! Obrigada.
ase a genrt se livrar ndos etupidos, nao tem maisjogo
Me conheço, o que é dito de autoconhecimento. Vivo consciente, no aqui e agora, vivo o agora, o hoje. Sinto compaixão dos irmãos e irmãs, que ainda vivem na estupidez. Peço a Deus que abençoe a vida deles. Shalon.
Que post necessário Maria! Obrigada por compartilhar tua lucidez aliás, adorei o título “Farofa”!
Estou assistindo ao vídeo em dezembro, 11 meses após a produção em janeiro. Aposto que Maria se inspirou no BBB que domina o verão dos boçais.
Eu me recuso a assistir e me surpreendo com o sucesso desse programa televisivo há décadas.
Acho que é relativo ao grau de consciência de cada um, infelizmente a grande maioria pelo visto, o esse mau está cada dia em mais evidência. Não estamos imune, sim, pq as vezes me pego sendo idiota.
Ao meu ver a pessoa que estagna na vida, aquela que espera que os outros resolvam seus problemas, tudo acha difícil, não gosta de aprender(acredite existe isso), nada questiona, evita debates intensos, nada faz para resolver mas critica os outros por fazerem, sem raciocínio lógico complica ainda mais a situação de convívio com o indivíduo.
Admitir a estupidez pode ser um passo interessante.
Realmente, Maria, pensar exige coragem para enfrentar a consciência.
Grata por nos ajudar a compreender tantas baboseiras por aí. Valeu!
Baboseira foi o que ela falou
E não compactuar com a moda da estupidez produz na gente um desconforto, que a luz dessa conversa ilumina e desfaz. Obrigado, Maria!
A estupidez é um mecanismo de defesa da mente pra nos proteger da angústia
Amamos você, principalmente sua franqueza e seu despertar pra real realidade,real mundo em que vivemos, porque não sei você,mas parece que minha realidade e meu mundo são uma mentira que apenas estamos dormindo num sono profundo e precisamos acordo.!!!
10:07 "High all the time to keep you off my mind..."
"massificação do otário" .
Maria, obrigada, muito obrigada por tanto aprendizado.
De ITU SP
Excelente vídeo, ótimas reflexões com grande crítica social, lembrou um filme chamado "Idiocracia", bastante pertinente na sociedade hipócrita em que vivemos.
Vc é uma luz em meio a tanta escuridão nesse país Maria!
Profundo igual um cool
admiro demais seu trabalho e conteúdo, obrigado por todos os ensinamentos repassados, você é incrível! comecei a acompanhar no início do ano passado e foi uma experiência incrível descobrir você ❤
1
Esse vídeo conversou tanto comigo! Obrigada Maria! Me ajudou a entender meus próprios comportamentos, entre estes dois mundos, ou dentro destes dois mundos, mas sempre tão seduzida pelo estupido... Por mais conversas dissecando este assunto!
Que conteúdo maravilhoso. Estou aqui ouvindo isso após um longo e cansativo dia de trabalho, feliz por ter pessoas como a Maria para falar de temas tão atuais como esse.
....ler, refletir, dialogar, indagar, duvidar, e também nos olharmos .. "a lupa da alma" nos dá muitos elementos para nos desvearmos..❤🙏🍃
O que é o real?
Talvez a arrogância intelectual também seja uma defesa astuciosa contra a finitude, a vulnerabilidade, a banalidade e a angústia… parece-me que o desafio que se apresenta nestes tempos tão bizarros é precisamente não cair na tentação (ou na mania) de dividir os seres humanos em inferiores e superiores, idiotas e racionais, ou arriscamo-nos a acabar por ter as mesmas atitudes que tão veementemente condenamos, apenas com maior articulação e eloquência o que deveria servir, sobretudo, para procurar superar posições polarizadas, não para as acentuar.
@@matheusmiller3082 kkkkkkk...Se todo mundo é, no mínimo, um pouco idiota e um pouco estúpido então os mais idiotas e mais estúpidos são aqueles que nunca as vêem em si mesmo.
Maria você é maravilhosa com sua sabedoria parabéns !!
"Aja tão bem quanto puder e tão mal quanto for necessário, e tenha consciência dos limites de erro de seus atos! Seria já meio caminho andado para um modo de vida promissor." Página 62 🥰
Maria você é tão necessária! Muito obrigada por me ajudar a pensar e questionar! Esse vídeo é uma preciosidade 🌻
Obrigada Maria por me ajudar a enxergar minha propria mediocridade et estupidez. Preciso te ouvir mais pra melhorar um pouquinho. Poxa, cansa pensar. Obrigada.
Excelente! Mas eu acho que esse medo do saber, de racionalizar, vem também de nossa configuração cultural atual, com a ciência, a técnica e o capitalismo em níveis avançados, esse último quase que em extasia. A ignorância sempre existiu, isso é fato, mas a estupidez só foi potencializada quando, nessa configuração atual, ela representa um modelo válido de vida. Viver do espetáculo, da imagem, dos corpos que performam o tempo todo sem precisar de significado, nunca foi tão "válido". E até mesmo os que sabem disso e "desprezam", quando a coisa aperta (a vida aperta), optam por utilizar em doses pequenas ou não, essas performances de estupidez como droga de escape.
Afff ... é tão isso tudo! Rssss
Obrigada pela explanação! Nem que seja á passos de formiga, tô tentando! ...valeu! Obrigada! Vc faz a diferença no mundo!
Assisto este vídeo várias vezes ao longo do dia, porque o que foi dito traduz os muitos momentos em torno. Estupidez indo para mediocridade.
Já chego dando o like, Maria não erra!
A coragem de pensar são para poucos mesmo !!!
esse canal é um achado, adorei seu discurso e "perplexidade" genuína diante dos temas. é um discurso que soa franco e desarmado, seu ritmo e tom tornam a experiência de "diálogo" com o espectador bem agradável e plena. Enfim a ausência de qualquer expressão de imposição e certeza diante do tema de fato desperta o olhar reflexivo, Obrigado!
o colar com cadeado e chave... muito filosófico!! Claro que as palavras e ideias são importantíssimas! Valeu Maria!
Esse conteúdo é muito relevante, muito necessário, maravilhoso!
Mais uma vez obrigada Maria. Você fala de forma genial o que na minha visão tem realmente ocorrido: não é fácil nos manter fortes, com a constatação da nossa ignorância, por isso a maioria prefere as "certezas", para nelas se refugiar.
A pessoa se sente sequestrada. O sono forçado. O esvaziamento da mente. Ausência de forças para conseguir superar.
E quem "não consegue" ser estúpido, se faz pela mesma razão?
Esse é vídeo mais forte que já assisti na minha vida. Quanta profundidade. Maria Homem, você está pagando a cortina da ignorância.
Reflexão mais que urgente.
Conteúdo super necessário, principalmente no atual momento! 🙏🏼
Obrigada por trazer essa reflexão, Maria. Que ela se espalhe como um rastilho de pólvora. Acredito que o pensamento e a coragem para pensar seja para TODOS, mas as midias sociais estão adestrando a massa para estupidez, pois só assim um grupo muito pequeno consegue ter o domínio das massas.
A ignorância é a maior benção da humanidade. Obrigado dona Maria
Muito obrigada, uma luz pra entender como a estupidez veio à tona de maneira tão violenta, se impondo a tudo o que o bom senso prega. É inacreditável o tamanho que a estupidez tomou.
Muito obrigada pela bela dose de sabedoria no meio de tanta estupidez
Esperava a muito tempo por um vídeo como esse se tratando desse assunto. Vídeo extremamente necessário, vou compartilhar muito
Gosto muito do KYBALION quando diz que "toda verdade são apenas meias verdades, existe dois lados em tudo". De que lado se está enxergando a REALIDADE? E o que é realidade. As leis universais estão acima das leis criadas pelos homens e são aquelas que definem a REALIDADE. A vida tem um fluxo determinado pelas leis universais , o problema é que o ser humano cria barreiras para forçar os fatos a se resolverem do seu modo, a enquadrar os fatos de acordo com suas crenças, tornando-se uma fábrica de sofrimentos. Se fizessemos uma analogia com uma floresta, por exemplo, onde a diversidade é enorme mas cada ser vivo consegue se encaixar no todo de forma harmoniosa. A humanidade seria uma floresta tenebrosa, dificílimo de encontrar o nosso espaço e permanecer nele. Hoje em dia com a política do cancelamento, as pessoas não podem nem pensar diferente.
Maria Homem, é contundente nas observações que faz sobre nossa maneira de lidar com nossos medos, nossas sombras, nossa e do outro...
A estupidez mais sensata creio ser aquela usada como defesa e quebra de gelo num relacionamento interpessoal de dois ou mais parceiros.
Parabéns pela reflexão e muito obrigado por compartilhar conosco sua visão sobre este tema que é cada vez mais repetido na sociedade através de pensamentos/comportamentos e menos discutido a fundo, como bem mencionou.
Maria Homem ! Prazer ! Muito prazer em te conhecer !
Tapa na cara no final 👏
Genial. Adorei o tacape na razão e na ciência. Risos
Graças a você me apaixonei por psicanálise, comprei alguns livros! Seguirei todas suas recomendações de livros também! Obrigado!
Psicanálise é a terra plana socialmente aceita
@@wilton-m8r e daí?
@Erika Ferreira só livro inútil
essa mulher abre minha mente
Mulher admirável!
Maria, essa farofa de estupidez, fanatismo, idiotia e fascismo... tem volta?! Tenho achado que não... infelizmente.
Deprimente essa condição humana hoje. Socorro!
"por favor, eu preciso beber alguma coisa rapidamente...o sinal, vai abrir..."
Que vídeo maravilhoso!! Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco. Essa crueza da consciência; os escapes do real; a estupidez se juntando ao falso; e o pacto/aliança de quem não consegue sustentar a verdade e não tem a capacidade de pensar nem a coragem de aprender; aliados ao medo de se deparar com as verdades insofismáveis da humanidade (o aleatório e a finitude) podem também ser vistos nos fanáticos religiosos? Também não seria uma estupidez?
O conteúdo deste vídeo apresenta todas as ferramentas para que possamos nos desamarrar.
Nos soltamos à nos mesmos das bizarrices sem sentido. Afinal, sem tempo irmão ! Gratidão
Sou agradecido por você me dar socos no estômago
Obrigada, Maria Homem, pelos esclarecimentos.
Agradeço pela boa dose de lucidez que acabei de tomar. Parabéns pelo trabalho, Maria Homem!
Ótima análise, muito coerente com os dias de hoje Que bom que tem gente inteligente no Brasil
Te escutar me enobrece. Obrigado Maria
Olavo de Carvalho e Jair Bolsonaro foram citados implicitamente em 100% do vídeo.
Aham
normal ,ela e maconhera 😅😅
Sim sim sim
😂😂😂😂😂😂
Impressionante como esses dois conseguiram enganar tanta gente por tanto tempo.
Adoro dormir escutando Maria Homem
Um olhar que faz pensar sobre nossa realidade.
Só consigo pensar em mim ao ver esse video! E minhas constantes fugas da realidade
Vc vai pra Nárnia?
@@wilton-m8rvc costuma ir pra P Q P?
Incrível a fluidez da sua fala....
Não sei se ela verá isso, mas a Maria é um exemplo de mulher pra mim, gostaria muuuuito de conhecer ela um dia, sou muito grata por ela dividir seu conhecimento e intelecto com a gente.
Precisando de ti ... nós precisamos!!!
quantalz você suporta ? quanto tempo voc aguenta SER FELIZ????
QUANTA LUZ ?????
Maria estou com crush em vc definitivamente, e a cada fala sua, penso que te amo mesmo. 💜
Maria!! Inteligentemente certeira!
Excelente! 👏👏👏Precisamos falar sobre a estupidez. O psicanalista Mauro Dias do Instituto VOX escreveu um livro que chama "O DISCURSO DA ESTUPIDEZ" . Além do livro ele disponiliza várias lives sobre o tema no canal do UA-cam (Vox) . 😻🐾
Como ser conivente com a estupidez? É que no fundo todos somos estúpidos, é sobre identificação.
Maria Homem, Maria Humanidade. Que prazer em conhecê-la hoje.
Simplesmente Maravilhosa Maria....amo ❤️
Gratissima sempre Maria !
Muito admirável esse vídeo. Me fez pensar em muitas coisas inclusive nessa polarização cada vez mais crescente. Muito se deve ao fator algoritmo, as informações consumidas nas redes sociais e por consequência as sugestões. Isso faz com que pessoas fiquem cada uma nas suas bolhas e se alinhando a outros do mesmo patamar.
A alguns anos atrás eu nem conhecia a Maria Homem, mas me foi apresentado vídeos dela e por consequente outros similares aparecem no meu feed. Assim como o que acontece com os ditos idiotas ou negacionista ou qualquer adjetivo que diferencia o meu modo de pensar, por exemplo. Cada um na sua bolha ou nas bolhas em comum….. Mas só de podermos conversar, trocar ideias sobre essas questões, considero um grande avanço a não sermos idiotas como bem falado Maria Homem citou.