Eu visitei o porta aviões São Paulo, o brasil tinha corado a pouco tempo, eu era adolescente e fazia um curso no centro do Rio de Janeiro, um belo dia não teve curso, eu já estava no centro e resolvi ir até a praça 15 onde ficava um navio museu (não sei se ainda está por lá), por alguma razão (sorte demais) não havia só o navio museu, havia um outro navio moderno e um submarino no local, e o melhor de tudo, era que naquele dia nem a taxa de visitação do museu estava sendo cobrada, entrei no navio conversei com tripulantes, também visitei o submarino, dei uma volta pela baia guanabara numa barca, e quando sai uma pessoa perguntou, quem iria pegar o ônibus para ir ao porta aviões, perguntei se era pago e ele disse que não, então eu entrei no ônibus e fui, até hoje nunca entrei num avião nem fiz nenhum cruzeiro, então até hoje o porta aviões São paulo é o maior objeto (se é que posso chamar assim) que eu já vi de perto, a medida que ia me aproximando ficava cada vez mais chocado com suas dimensões e até com a ponte que tinha que atravessar para entrar nele, entrando nele havia caminhos, carros e um helicóptero, na parte de dentro dele mesmo, não estávamos no convés, naquela época bem cara de pau,e fui perguntar a um homem com o maior números de 'adereços' que encontrei, para perguntar sobre o navio, e sobre ele , quanto tempo ele estava na marinha e quem ele era, ele responde que era o comandante do navio, a serie de perguntas continuou e não lembro de nada além de que ele tinha mais de 20 anos de marinha, perguntei se poderíamos ir ao convés, ele achou engraçado e disse que já iríamos, uma coisa que me chamou atenção foi o piso do elevador, que era feito de asfalto (depois vi que o chão do convés tb), no convés foi aquilo, surpresa medo e varias outras coisas, haviam uns 8 helicopteros no convés de diferentes modelos, entrei em alguns , foi uma experiência única que lembro até hoje com muito carinho, e pensar que esse dia aconteceu por mero acaso. assistindo o video voltei no tempo rsrs Obrigado Lito
Lito, o atlântico está aqui em São Sebastião, cumprindo missão humanitária, foram criados leitos para receber vítimas da tragédia das fortes chuvas. Muito legal o conteúdo parabéns
meu pai trabalhou no são paulo quando ele era da marinha, eu tinha acabado de nascer, ele me contou do amianto e ele tinha um boné escrito A12 que ele me deu. Eu via ele na bahia de guanabara quando eu passava pela ponte e sempre quis visita-lo, obrigado por contar a historia dele Litão
Fiz duas missões no A-11 Minas Gerais, que era o melhor navio da esquadra para a tropa de Fuzileiros Navais viajar. Do navio saíamos de helicóptero SH-3 em direção ao litoral. Recordei esses momentos vendo seu vídeo. ADSUMUS
Que bacana. Trabalhei 23 anos numa empresa no Rio de Janeiro chamada Infranav. O dono dela, Comandante Arieira, foi quem fez o primeiro pouso de um brasileiro no Minas Gerais. Na sala dele, havia essa foto memorável, o avião preso pelo cabo e com as 3 rodas ainda no ar. A cabine aberta, mostrava ele, bem novinho of course.
Me lembro quando saiu reportagem do porta aviões quando chegou no Brasil , eu já dizia que essa lata velha não precisava nem de radares para localização dele , de tanta fumaça que ele soltava , e finalmente depois de décadas alguma força armada fez algo de bom para a população , menos um gasto público com máquina ultrapassadas !
Fui buscar o Nae São Paulo A12 na França, inclusive, fomos de "Sucatão" da FAB, uma das melhores viagens de avião que já fiz. Saímos do Rio, fizemos uma escala em Recife e depois atravessamos o Atlântico até a Espanha onde fizemos outra escala e em seguida pousamos em Brest na França, época boa.
Meu pai era oficial de Marinha e participou da reforma do Minas. Morei um ano na Holanda naquela época. Em 1975 casei com um oficial de Marinha que serviu no Minas. Tinha muito carinho pelo Minas e fiquei arrasada quando foi desativado. Tenho boas lembranças do Minas.
Sou morador de santos, e tive o privilegio de visitar o minas gerais em 2000, visitei 2 vezes o São Paulo e visitei uma vez o PHM atlantico, infelizmente a segunda vez que o phm veio a santos não pude visitar. Sou fanatico por porta avioes e ate jogo world of warships por causa dos porta avioes.
O Minas deixou saudade, um porta aviões que atendia as necessidades do Brasil com segurança. O São Paulo veio com muitos problemas, apresentou diversos defeitos que custariam muito para serem solucionados, ficou mais parado do que navegando e quando navegou era com muita dificuldade e risco, não deixará saudade, o Atlantico apesar de imponente é limitado em suas funcões, se fossemos um país sério estariamos buscando um novo PA
Prezado Jean, você parece ter amplo conhecimento do tema porque a marinha nao aceitou a participação da funcadacao sampa Foch, teria sido maravilhoso um navio museu de atrações? ou isso apanas uma ideia fantasiosa?
@@jairoguarezifilho5240 . Porta Aviões é parte de um sistema de armas muito complexo, que para ser operado com eficiência precisa de navios de escolta, escolta aérea e muita proteção eletrônica, Tudo muito caro para um país que não projeta influência militar. Tem um porta avioes para ficar parado ou para ser atingido nos primeiros dias de uma guerra não resolve nada e custa caro. Deveríamos ter na marinha diversas embarcações parecidas com as da Guarda Costeira Americana para patrulha, policiamento e combate de superfície, e vários submarinos nucleares ou não para termos chance num eventual conflito naval.
@@jairoguarezifilho5240 antes do afundamenro teve grupos com intenção na conversão de musel com restaurante, mas infelizmente não foi possivel mesmo. Apesar de antigo eu achava o porta avioes lindo.
Nossa! O Brasil adora uma sucata. “Você tem que pensar em coisas grandes, enquanto você está fazendo coisas pequenas, de modo que todas as pequenas coisas caminhem na direção certa.” Alvin Toffler Seremos eternamente pequenos em um mundo que caminha para frente!
Porta avioes minas gerais nunca foi sucata, pois foi todo modernizado antes de operar pela marinha do Brasil e nunca deu problema o contrário do sao paulo só ficava no estaleiro
Infelizmente Brasil só sabe produzir banana...nem manufatur completamente nosso minério de ferro fazemos... Enquanto não voltarmos ou criarmos uma cultura de incentivo à produção industrial e tecnológica, não iremos evoluir...!
Por falar em porta-aviões: há uns 40 anos (!!) acabei servindo, por acaso, de intérprete entre a tripulação do USS America e militares brasileiros, em visita ao navio. Na ocasião os americanos elogiaram muito os pilotos brasileiros, que durante exercícios em conjunto com o Brasil, em geral acertavam o primeiro dos vários cabos de desaceleração do convés do navio.
Primo da minha mãe foi comandante do Minas Gerais, tive a oportunidade de conhecê-lo quando ainda estava em operação e fui visitá-lo, há muito tempo. Esse meu primo acabou sendo o primeiro comandante do porta aviões São Paulo, foi o responsável por trazê-lo da França.
Eu tive a honra de servir como marinheiro no Navio Aeródromo Ligeiro Minas Gerais (A11) de janeiro de 1993 a janeiro de 1996. Eu estava nessa operação onde o avião argentino pousou acidentalmente no convés do Minas Gerais. Também presenciei um momento triste em 1995, quando um P-16, ao fazer a manobra de pouso, caiu no mar.
A compra do São Paulo pela marinha é tipo comprar um Peugeot ( a França mantendo a tradição), um problema atrás do outro e no final vc prefere tocar fogo do que vender no ferro velho. Kkkkkkkk
Eu tive a oportunidade de ver os 2 porta-aviões, Minas e São Paulo lá no Rio em 2001. Estavam lado a lado. Quando o Minas tava aposentando e o São Paulo começando a operar. Coisa linda os 2. O São Paulo era bem maior.
Agora sim heim Lito, um Episódio que realmente enche seus olhos e também o nosso, sobre Navios! Eu tive a oportunidade de conhecer o Minas Gerais e o São Paulo, quando ia para a casa da minha falecida tia que morava na Rua Comendador Alfaia Rodrigues ao lado do antigo do Supermercado Peralta, hoje Extra, em Santos! OBRIGADO PELA MARAVILHOSA HISTÓRIA E...ATÉ O PRÓXIMO VOOU!
A qualidade de informações históricas e a profundidade que você traz nos temas é admirável. Eu acompanhava você há alguns anos por conta de algumas breves curiosidades aeronáuticas mas não sabia que seu canal havia alcançado tamanha qualidade editorial. Lito parabéns!!! Mais um feliz inscrito .
No começo da década de 90, não me lembro ao certo o ano, visitei o NAel Minas Gerais no porto de Santos, pois ele estava ancorado lá e aberto a visitações, fui com meu pai e passamos uma tarde maravilhosa! Conhecemos tudo, alojamento, refeitório, ponte, etc. Mas a "cereja do bolo", sem dúvida, foi conhecer o convés de vôo, onde lá estavam alguns Grumman P-16. Foi fantástico!
Рік тому+4
Gratidão por mencionar nosso Instituto e receber meu sobrinho em sua residência.
Grande amigo, fiquei muito mais feliz em ver a atenção que o mestre Lito deu a historia do nosso "barquinho" do que uma certa emissora deu a essa espetacular embarcação
Рік тому+1
@@emilsonsilva4444 Quando a existência imparcialidade, o resultado é muito melhor. 👏🏻
Reparem que esse enormes e super caros Porta avioes Brasileiros , ficam boa parte do seu tempo em manutençao e treinando ! O porta avioes Sao Paulo chegou a passar a maior parte de seu tempo em consertos que nunca o deixaram 100% operacional e nunca teve caças modernos e poderosos , sempre operaram caças ja defasados ! Para quem nao sabe a funçao de um Porta Avioes e projetar poder de combate longe da costa de seu pais de origem e que ele sem uma escolta de varios outros navios e submarinos , se torna um alvo grande e facil de localizar e afundar ! Eo Brasil nunca teve essa escolta necessaria , e nunca usou ele para oque ele foi feito , em resumo um enorme gasto inclusive em capacitaçao de marinheiros e pilotos por nada , uma que o Brasil nao participa de grandes alianças militares entao nunca iria ser mandado para a guerra , ja que o Brasil e um pais neutro e pacifico ! A marinha rasgando dinheiro comprando sucatas de outros paises , em vez de adquirir capacidade e produzir fragatas , corvetas e submarinos mais modernos e mais uteis para a defesa da enorme costa Brasileira !
O Porta Aviões atingiu o seu apogeu na Guerra do Vietnam. Actualmente e perante o inimigo Chinês tenho a certeza de que será muito vulnerável a ataques de saturação com mísseis supersónicos. Nem precisam de ser hipersónicos embora isso seja vantajoso; precisam de ser tantos em tão pouco tempo que a escolta não consiga abater todos. Isso não é difícil de conseguir do lado Chinês, e o primeiro missil a atingir um CVN vai sem dúvida deixá-lo incapaz de lançar e recuperar aviões, com fogo e explosões secundárias a bordo, e sem corrente elétrica. Sem corrente elétrica não há bombas e o navio alaga. Foi o que aconteceu com muitas das Fragatas Britânicas nas Falkland após ataques com mísseis e bombas de aviação. Contra a China será muitíssimo mais demolidor. Penso que à porta fechada a USN já compreendeu isso muito bem...
As cagadas que fazem usando o nosso dinheiro é uma regra de todos os setores do nosso governo, sempre foi e não há nenhuma esperança, que um dia possa mudar....
Mandei está história para meus amigos da Marinha do Brasil. Alguns estavam no NAeL Minas Gerais quando o Super Etendard argentino pousou no convoo. Me mandaram fotos tiradas no dia.
🤔🤔🤔 Eu me lembro que na Época da compra do Francês Foch; a outra opção era o Americano USS Saratoga da Classe Forrestal; construído em 1955 e descomissionado em 1994. Tinha 324 m de comprimento e 35 nós de velocidade máxima. Tem fotos na Internet com o triste destino do Minas Gerais desmantelado na Índia. Excelente Vídeo!👏👏👏!!
Me lembro quando víamos o Minas Gerais parado no Rio quando chegávamos de Electra, vindo de São Paulo. Também lembro da música do Juca Chaves "Brasil já vai à guerra, comprou porta-aviões, um viva para a Inglaterra, 82 milhões, mas que ladrões. É meu diz a marinha, é meu diz a aviação. Ha ha, revolução"
Eu fui militar da Marinha do Brasil e servi no Nael Minas Gerais (A-11) na década de 80. Grandes lembranças! Adorei este vídeo! Tenho muita saudade desta época.
Esse fim do porta-avioes São Paulo, demonstra como as forças armadas brasileiras são despreparadas. Precisamos de investimentos em tudo, inclusive em capacidade bélica. Temos que ser capazes de proteger nosso território e não somos.
Marinha falida e despreparada. Recusar 30 milhões e afunda o porta avioes cheio de tóxico na nossa costa foi triste. Acho que nem um estagiário faria isso.
Saindo um pouco do tema do vídeo, o lito já contou a história da Boeing e de seus avião, a história da Airbus e também da Embraer, mas tá faltando a história da Douglas e de seus trijatos...
essa do tubo de vapor, quando eu era da marinha, ouvi do pessoal mais antigo que esse tubo ao se romper cortou um militar ao meio apenas com a pressao do vapor. Eu acredito porque dentro do navio, nada machuca pouco, qualquer acidente ou voce se machuca muito ou voce morre
Visitei um estaleiro que construía navios petroleiros. O comentário que ouvi foi exatamente esse, que não há pequenos acidentes. qualquer "pecinha" do navio pesa centenas de kg ou muito mais, o perigo é constante.
Visitei o Porta-aviões São Paulo quando criança. Eu fazia parte dos Aventureiros, um grupo parecido com os Escoteiros, ligado à Igreja Adventista do Sétimo Dia. Um membro da igreja era militar da Marinha e servia na embarcação e levou nosso grupo para o passeio. Foi inesquecível! Muito bom!
Vi o Foch com o convés cheio de Super Etendards lá no Cais do Porto. Ele ficou pouco depois da área destinada para os transatlânticos. Uma visão impressionante para a época.
Uma pena esse navio ter um histórico tão triste. Só que o que se fala na imprensa aqui em Recife durante esse tempo sem saber o que iam realmente fazer com o destino do mesmo.
Lito, tenho 72 anos de idade, e procuro me manter interessada e atualizada sobre diversos assuntos para exercitar o cérebro e ter assunto para conversar com as pessoas. Se possível, gostaria de sugerir um vídeo sobre os procedimentos técnicos que ocorrem no hangar de um porta-aviões. Não sei como chamá-los apropriadamente, mas chama atenção os malabarismos ou sinais realizados pelo pessoal responsável pela liberação dos jatos. Muito obrigada pela atenção.
Ainda recém formado em engenharia elétrica, a empresa da qual era funcionário entregou a Marinha do Brasil em 1978 dois retificadores para apresto (partida) de aeronaves para o porta aviões Minas Gerais: um para os jatos e outro para os helicópteros. Ao longo dos anos 80 participei de comissão do COBATA (São José dos Campos/SP) para elaboração da Norma Brasileira das GPUs. Finalidade: Aeroporto de Confins deveria ter as GPUs em habitáculo sob a pista, para alimentação das aeronaves em solo em vez do trator multi uso.
Saudações aeronáuticas! Obrigado por mais uma grande história! Infelizmente perdemos uma peça histórica que seria incrível se fosse usado como museu. Isso fora o risco ecológico de se afundar esse navio...
Matou gente construindo, operando pela França e pelo Brasil. É um navio problemático, que para flutuar já estava custando muito e sem garantias. Virar museu não era uma opção barata.
Muito Bom! Eu já visitei o porta-aviões de Minas Gerais com um amigo, ele era marinheiro e fomos levar uma carta para outro amigo que servia neste navio e tenho um outro amigo que serviu no porta-aviões de São Paulo e até alguns anos atrás eu tinha algumas fotos dele em operação com suas aeronaves.
Tive a oportunidade de ver o São Paulo atracado na baía de Guanabara em 2017, enquanto passeava pela praça mauá! Encontro totalmente ao acaso, mas inesquecível!
O Lito nunca escondeu sua adoração por navios e nesse caso tem tudo a ver com aviação, já que é um porta aviões a função é justo ser um aeroporto em mar aberto
Lito , sou apaixonado pela Marinha , sempre soube através de Profissionais da Marinha ligados a Inspeções e Liberações que a Real função e " Propósito " do São Paulo seria engenharia reversa , sendo assim em posse do Navio a possibilidade de poder estudar e evoluir toda linha de Pressão ( Todo sistema nativo já suportaria adequações para Evolução Nuclear , assim eu Soube antes da Compra ) , pra época exelente aqsicao , ciente que toda essa tecnologia já estaria preparada para o uso de propulsão através de Energia Nuclear e caldeiras , estando em posse desse conhecimento no futuro seria usado e aplicado em outros Navios e Submarinos , caso convinhesse a carência do Momento .Abs e sucesso .
Tive o privilegio de ver o video completo do afundamento do São Paulo, levei no uber um oficial da marinha, aqui em Porto Alegre, e comentei com o mesmo que não existe videos ou fotos no you tube do afundamento, então ele me disse. -Bom eu tenho o video, encosta que te mostro, Enfim, uma pequena e unica exploção na proa, apenas alargando mais uma fussura já existente.
Lito, excelente narrativa dos porta-aviões brasileiros. Faço uma ressalva, para que o local de desmonte do porta-aviões francês Clemenceau, irmão do Foch, foi feito em estaleiro de Hartlepool de Able, no Reino Unido, e não na França.
Eu lembro uma vez, quando criança na casa da minha tia em Vicente de Carvalho, escutei um barulho alto de motor a reação, sai correndo pra fora da casa e não consegui avistar. Provavelmente era um P-16 desse pousando na base aérea.
Lito, O NAM Atlântico não permite voo de aeronaves VTOL como disse, pelo menos não de caças como o Harrier e o F-35, pois para tanto seria necessário um grande reforço estrutural na pista do NAM e a construção de um Ski-Jump no mesmo - seria uma grande obra e mais um grande esforço para quem sabe operar poucas unidades de F-35 (já que os Harrier não compensaria comprar mais). O que o NAM permitirá é a operação de alguns drones que voem de forma convencional e quem sabe operar aviões Bell/Boeing V22 Osprey e o V-280 Valor.
Lito, no filme "Atrás das Linhas Inimigas", o piloto intepretado por Owen Wilson decola do Foch, durante a Guerra da Bósnia. O navio aparece várias vezes, inclusive um dos "vilões" é o Almirante Piquet (kkkk), comandante do Foch no filme, interpretado pelo português Joaquim de Almeida
Obrigado pelo vídeo e pela forma clara sobre o que foi feito e como foi feito, com o porta aviões, ficou muito fácil para que cada um tire sua própria conclusão sobre o que foi feito.
Brasil não precisa de porta aviões para defesa da sua costa marítima e sim investir em submarinos de propulsão nuclear, pelo menos uns 10. Como aprendizagem para operar este tipo de navio valeu muito. Legal e interessante a história deles .
Visitei o São Paulo quando estava na doca seca, por volta de 2003. Era sensacional, grande. Também me lembro de ver o Minas Gerais ancorado. Uma pena que as duas embarcações não foram transformadas em museus ou usadas para outras aplicações.
Eu visitei o FOCH em 1983, quando ele aportou em Lisboa e ficou fundeado a meio do Tejo. Não havia visitas públicas mas eu e os meus amigos conhecemos alguns oficiais que obtiveram permissão para nos facultarem essa visita. Era um navio imenso... Só ao visionar esse vídeo é que soube do seu triste fim. Penso que as falhas ocorridas resultaram da longa idade do navio. O Franceses não o venderam por acaso, sabiam que estaria perto do fim de vida. É como os carros - chega a uma idade em que por mais manutenção e upgrade que se faça haverá sempre um ponto fraco que compromete o funcionamento. Nos carros, ao fim de 15 ou 20 anos, quando o isolamento dos cabos do sistema eléctrico fica ressequido e parte, já não há nada a fazer. A alternativa seria re-eletrificar completamente o carro o que não é de todo viável nem tecnicamente nem economicamente.
Visitei várias vezes o porta aviões,minas gerais, bons tempos, que infelizmente não voltam mais . Hoje sou plastimodelista, e montei um P-16 Tracker pra relembrar os velhos tempos
Podiam ter transformado num navio-museu ou mesmo gasto uma grana no desmanche correto mas não, por que não afundamos ele com toneladas de materiais tóxicos?! Só espero que esteja fundo o suficiente e longe para não contaminar os peixes que depois iremos comer! Isso é Brasil mesmo, vixee!! Ótima história como sempre, Lito, abração pra você, Mila e super equipe e até mais! :))
As compras do Minas Gerais e do São Paulo sempre foram polêmicas, mas, no caso do HMS Ocean, nosso atual NAM Atlântico, eu acredito que foi uma ótima compra de oportunidade. Um navio bastante novo, que passou por uma profunda modernização, que conta com um radar absurdamente capaz e que, aparentemente, é mais útil para o Brasil do que porta aviões tradicionais. De vez em quando o Brasil tem que acertar rsrs.
Curioso é que tivemos outro navio de mesmo nome e gigantesco para a época (poderoso encouraçado São Paulo, construído no início dos anos de 1900), e que teve um final nada glorioso, acabou sendo vendido e afundou durante a travessia do Atlântico quando era puxado por rebocadores...
Bom dia. No minuto 6:56, vc diz q o NAeL Minas Gerais, após manutenção iniciada na década de 70, só voltaria a navegar no final da década de 80. Não foi isso, pois embarquei nele em 1982 e tive que aguardar ele chegar de uma comissão, e, após embarque, poucos dias depois viajamos pra Salvador-BA. Aliás, nessa década, ele viajou muito, tanto que, de julho de 82 (quando eu tinha embarcado) a agosto de 84 (mes/ano em que desembarquei), fiz 24 comissões nesse navio. E só pra ilustrar, agente dizia que se largasse as espias do NAeL Minas Gerais, ele iria parar em Santos, pois fazíamos muita comissão pra lá. Valeu? Forte abraço!
Nossa, super vídeo, maravilhoso, *só não entendi* porque a negativa da marinha na participação da fundação São Paulo Foch do leilão? Caso ganhasse os planos eram espetaculares, um navio museu com atrações etc. ancorado em Ilha Bela por exemplo ou ate viajando pela costa Brasileira, que fenômeno para escolas e publico em geral, (acho que estou sonhando me mais RSS.) Também porque preferir afunda-lo sem sequer responder a oferta dos sauditas? Una pergunta pra quem puder e quiser responder, como e que faz o reboque transoceânico de um navio desse porte, rebocadores? Obgdo. pelo excepcional episódio.
Eu visitei o porta aviões São Paulo, o brasil tinha corado a pouco tempo, eu era adolescente e fazia um curso no centro do Rio de Janeiro, um belo dia não teve curso, eu já estava no centro e resolvi ir até a praça 15 onde ficava um navio museu (não sei se ainda está por lá), por alguma razão (sorte demais) não havia só o navio museu, havia um outro navio moderno e um submarino no local, e o melhor de tudo, era que naquele dia nem a taxa de visitação do museu estava sendo cobrada, entrei no navio conversei com tripulantes, também visitei o submarino, dei uma volta pela baia guanabara numa barca, e quando sai uma pessoa perguntou, quem iria pegar o ônibus para ir ao porta aviões, perguntei se era pago e ele disse que não, então eu entrei no ônibus e fui, até hoje nunca entrei num avião nem fiz nenhum cruzeiro, então até hoje o porta aviões São paulo é o maior objeto (se é que posso chamar assim) que eu já vi de perto, a medida que ia me aproximando ficava cada vez mais chocado com suas dimensões e até com a ponte que tinha que atravessar para entrar nele, entrando nele havia caminhos, carros e um helicóptero, na parte de dentro dele mesmo, não estávamos no convés, naquela época bem cara de pau,e fui perguntar a um homem com o maior números de 'adereços' que encontrei, para perguntar sobre o navio, e sobre ele , quanto tempo ele estava na marinha e quem ele era, ele responde que era o comandante do navio, a serie de perguntas continuou e não lembro de nada além de que ele tinha mais de 20 anos de marinha, perguntei se poderíamos ir ao convés, ele achou engraçado e disse que já iríamos, uma coisa que me chamou atenção foi o piso do elevador, que era feito de asfalto (depois vi que o chão do convés tb), no convés foi aquilo, surpresa medo e varias outras coisas, haviam uns 8 helicopteros no convés de diferentes modelos, entrei em alguns , foi uma experiência única que lembro até hoje com muito carinho, e pensar que esse dia aconteceu por mero acaso.
assistindo o video voltei no tempo rsrs
Obrigado Lito
Leonardo sua experiência realmente deve ter sido sensacional .
@@eduardoribeiro7203 muito, me marcou demais.
Alow... Naldo....
Acho que o navio museu que você fala deve ser o CTE Bauru, que fica no ECM (Espaço Cultural da Marinha)
Lito, o atlântico está aqui em São Sebastião, cumprindo missão humanitária, foram criados leitos para receber vítimas da tragédia das fortes chuvas. Muito legal o conteúdo parabéns
meu pai trabalhou no são paulo quando ele era da marinha, eu tinha acabado de nascer, ele me contou do amianto e ele tinha um boné escrito A12 que ele me deu. Eu via ele na bahia de guanabara quando eu passava pela ponte e sempre quis visita-lo, obrigado por contar a historia dele Litão
Fiz duas missões no A-11 Minas Gerais, que era o melhor navio da esquadra para a tropa de Fuzileiros Navais viajar. Do navio saíamos de helicóptero SH-3 em direção ao litoral. Recordei esses momentos vendo seu vídeo. ADSUMUS
Que bacana. Trabalhei 23 anos numa empresa no Rio de Janeiro chamada Infranav. O dono dela, Comandante Arieira, foi quem fez o primeiro pouso de um brasileiro no Minas Gerais. Na sala dele, havia essa foto memorável, o avião preso pelo cabo e com as 3 rodas ainda no ar. A cabine aberta, mostrava ele, bem novinho of course.
Que bacana!
@@dmpramos670 , Sim. O outro sócio, também tinha uma história na aviação muiiito bacana!!!
Inclusive o Atlântico tá sendo usado nas missões de resgate no litoral norte de SP, em consequência das fortes chuvas
Me lembro quando saiu reportagem do porta aviões quando chegou no Brasil , eu já dizia que essa lata velha não precisava nem de radares para localização dele , de tanta fumaça que ele soltava , e finalmente depois de décadas alguma força armada fez algo de bom para a população , menos um gasto público com máquina ultrapassadas !
A feema órgão ambiental tentou entrar na Marinha por causa da fumaça e só liberaram a entrada quando o navio zarpou.
Fui buscar o Nae São Paulo A12 na França, inclusive, fomos de "Sucatão" da FAB, uma das melhores viagens de avião que já fiz. Saímos do Rio, fizemos uma escala em Recife e depois atravessamos o Atlântico até a Espanha onde fizemos outra escala e em seguida pousamos em Brest na França, época boa.
E conseguiu chegar no Brasil, milagre. Péssima escolha pra época, uma sucata da década de 50 que vitimou 4 militares, Lamentável Sr. FHC .
Meu pai era oficial de Marinha e participou da reforma do Minas. Morei um ano na Holanda naquela época. Em 1975 casei com um oficial de Marinha que serviu no Minas. Tinha muito carinho pelo Minas e fiquei arrasada quando foi desativado. Tenho boas lembranças do Minas.
Sou morador de santos, e tive o privilegio de visitar o minas gerais em 2000, visitei 2 vezes o São Paulo e visitei uma vez o PHM atlantico, infelizmente a segunda vez que o phm veio a santos não pude visitar. Sou fanatico por porta avioes e ate jogo world of warships por causa dos porta avioes.
O Minas deixou saudade, um porta aviões que atendia as necessidades do Brasil com segurança. O São Paulo veio com muitos problemas, apresentou diversos defeitos que custariam muito para serem solucionados, ficou mais parado do que navegando e quando navegou era com muita dificuldade e risco, não deixará saudade, o Atlantico apesar de imponente é limitado em suas funcões, se fossemos um país sério estariamos buscando um novo PA
@@jairoguarezifilho5240Que triste que o sampa não tenha vingado, mais ainda que o tenham afundado.
Prezado Jean, você parece ter amplo conhecimento do tema porque a marinha nao aceitou a participação da funcadacao sampa Foch, teria sido maravilhoso um navio museu de atrações? ou isso apanas uma ideia fantasiosa?
@@jairoguarezifilho5240 . Porta Aviões é parte de um sistema de armas muito complexo, que para ser operado com eficiência precisa de navios de escolta, escolta aérea e muita proteção eletrônica, Tudo muito caro para um país que não projeta influência militar. Tem um porta avioes para ficar parado ou para ser atingido nos primeiros dias de uma guerra não resolve nada e custa caro. Deveríamos ter na marinha diversas embarcações parecidas com as da Guarda Costeira Americana para patrulha, policiamento e combate de superfície, e vários submarinos nucleares ou não para termos chance num eventual conflito naval.
@@jairoguarezifilho5240 antes do afundamenro teve grupos com intenção na conversão de musel com restaurante, mas infelizmente não foi possivel mesmo. Apesar de antigo eu achava o porta avioes lindo.
Nossa! O Brasil adora uma sucata.
“Você tem que pensar em coisas grandes, enquanto você está fazendo coisas pequenas, de modo que todas as pequenas coisas caminhem na direção certa.”
Alvin Toffler
Seremos eternamente pequenos em um mundo que caminha para frente!
Porta avioes minas gerais nunca foi sucata, pois foi todo modernizado antes de operar pela marinha do Brasil e nunca deu problema o contrário do sao paulo só ficava no estaleiro
Infelizmente Brasil só sabe produzir banana...nem manufatur completamente nosso minério de ferro fazemos...
Enquanto não voltarmos ou criarmos uma cultura de incentivo à produção industrial e tecnológica, não iremos evoluir...!
Por falar em porta-aviões: há uns 40 anos (!!) acabei servindo, por acaso, de intérprete entre a tripulação do USS America e militares brasileiros, em visita ao navio. Na ocasião os americanos elogiaram muito os pilotos brasileiros, que durante exercícios em conjunto com o Brasil, em geral acertavam o primeiro dos vários cabos de desaceleração do convés do navio.
Primo da minha mãe foi comandante do Minas Gerais, tive a oportunidade de conhecê-lo quando ainda estava em operação e fui visitá-lo, há muito tempo. Esse meu primo acabou sendo o primeiro comandante do porta aviões São Paulo, foi o responsável por trazê-lo da França.
Eu tive a honra de servir como marinheiro no Navio Aeródromo Ligeiro Minas Gerais (A11) de janeiro de 1993 a janeiro de 1996. Eu estava nessa operação onde o avião argentino pousou acidentalmente no convés do Minas Gerais. Também presenciei um momento triste em 1995, quando um P-16, ao fazer a manobra de pouso, caiu no mar.
A compra do São Paulo pela marinha é tipo comprar um Peugeot ( a França mantendo a tradição), um problema atrás do outro e no final vc prefere tocar fogo do que vender no ferro velho. Kkkkkkkk
Kkkkkkkk Peugeot kkkkkkkkk falou tudo
Até hoje um dos meus sonhos de consumo é comprar um peugeot conversível - acho que o modelo 206. 😅😢
Aqui na Europa os Peugeots são muito bem quistos e vendem demais. A wagon 308 e 508 são sonho de consumo...
Rapaz, rsrsrs não é pra tanto, os Peugeot não dão tanto problema assim. Mas o Foch..... Foi fuck!
@@joaovictorbatistapaulino4847 kkkkkkk foi fuck....essa foi boa...kkkkkkk
Cara, até nisso, o Brasil se ferra.
Eu visitei o Submarino Bahia e o Porta Aviões Minas Gerais aqui no Porto de Salvador. Uma experiência Maravilhosa para um infante. 📯🇧🇷
Eu tive a oportunidade de ver os 2 porta-aviões, Minas e São Paulo lá no Rio em 2001. Estavam lado a lado. Quando o Minas tava aposentando e o São Paulo começando a operar. Coisa linda os 2. O São Paulo era bem maior.
Agora sim heim Lito, um Episódio que realmente enche seus olhos e também o nosso, sobre Navios! Eu tive a oportunidade de conhecer o Minas Gerais e o São Paulo, quando ia para a casa da minha falecida tia que morava na Rua Comendador Alfaia Rodrigues ao lado do antigo do Supermercado Peralta, hoje Extra, em Santos! OBRIGADO PELA MARAVILHOSA HISTÓRIA E...ATÉ O PRÓXIMO VOOU!
A qualidade de informações históricas e a profundidade que você traz nos temas é admirável. Eu acompanhava você há alguns anos por conta de algumas breves curiosidades aeronáuticas mas não sabia que seu canal havia alcançado tamanha qualidade editorial. Lito parabéns!!! Mais um feliz inscrito .
No começo da década de 90, não me lembro ao certo o ano, visitei o NAel Minas Gerais no porto de Santos, pois ele estava ancorado lá e aberto a visitações, fui com meu pai e passamos uma tarde maravilhosa! Conhecemos tudo, alojamento, refeitório, ponte, etc. Mas a "cereja do bolo", sem dúvida, foi conhecer o convés de vôo, onde lá estavam alguns Grumman P-16. Foi fantástico!
Gratidão por mencionar nosso Instituto e receber meu sobrinho em sua residência.
Grande amigo, fiquei muito mais feliz em ver a atenção que o mestre Lito deu a historia do nosso "barquinho" do que uma certa emissora deu a essa espetacular embarcação
@@emilsonsilva4444 Quando a existência imparcialidade, o resultado é muito melhor. 👏🏻
Meu avô estava entre os que buscaram o Minas Gerais na Holanda, Abelardo José de Sant'Anna.
Reparem que esse enormes e super caros Porta avioes Brasileiros , ficam boa parte do seu tempo em manutençao e treinando ! O porta avioes Sao Paulo chegou a passar a maior parte de seu tempo em consertos que nunca o deixaram 100% operacional e nunca teve caças modernos e poderosos , sempre operaram caças ja defasados ! Para quem nao sabe a funçao de um Porta Avioes e projetar poder de combate longe da costa de seu pais de origem e que ele sem uma escolta de varios outros navios e submarinos , se torna um alvo grande e facil de localizar e afundar ! Eo Brasil nunca teve essa escolta necessaria , e nunca usou ele para oque ele foi feito , em resumo um enorme gasto inclusive em capacitaçao de marinheiros e pilotos por nada , uma que o Brasil nao participa de grandes alianças militares entao nunca iria ser mandado para a guerra , ja que o Brasil e um pais neutro e pacifico ! A marinha rasgando dinheiro comprando sucatas de outros paises , em vez de adquirir capacidade e produzir fragatas , corvetas e submarinos mais modernos e mais uteis para a defesa da enorme costa Brasileira !
O Porta Aviões atingiu o seu apogeu na Guerra do Vietnam. Actualmente e perante o inimigo Chinês tenho a certeza de que será muito vulnerável a ataques de saturação com mísseis supersónicos. Nem precisam de ser hipersónicos embora isso seja vantajoso; precisam de ser tantos em tão pouco tempo que a escolta não consiga abater todos. Isso não é difícil de conseguir do lado Chinês, e o primeiro missil a atingir um CVN vai sem dúvida deixá-lo incapaz de lançar e recuperar aviões, com fogo e explosões secundárias a bordo, e sem corrente elétrica. Sem corrente elétrica não há bombas e o navio alaga. Foi o que aconteceu com muitas das Fragatas Britânicas nas Falkland após ataques com mísseis e bombas de aviação. Contra a China será muitíssimo mais demolidor.
Penso que à porta fechada a USN já compreendeu isso muito bem...
Porta avioes minas gerais sempre foi ativo nunca deu problema o contrario do sao paulo
As cagadas que fazem usando o nosso dinheiro é uma regra de todos os setores do nosso governo, sempre foi e não há nenhuma esperança, que um dia possa mudar....
Muito bom seu comentário, torrar dinheiro do povo esta no DNA dos nossos gestores.
Pq não veio o projeto dele. A ideia era ser reformando antes da entrega só Brasil
Mandei está história para meus amigos da Marinha do Brasil. Alguns estavam no NAeL Minas Gerais quando o Super Etendard argentino pousou no convoo. Me mandaram fotos tiradas no dia.
Muito show. História narrada com riqueza de detalhes e sempre que houve oportunidade um "dedinho a mais" de cultura geral. Parabéns 👏👏👏
🤔🤔🤔 Eu me lembro que na Época da compra do Francês Foch; a outra opção era o Americano USS Saratoga da Classe Forrestal; construído em 1955 e descomissionado em 1994. Tinha 324 m de comprimento e 35 nós de velocidade máxima. Tem fotos na Internet com o triste destino do Minas Gerais desmantelado na Índia. Excelente Vídeo!👏👏👏!!
Me lembro quando víamos o Minas Gerais parado no Rio quando chegávamos de Electra, vindo de São Paulo.
Também lembro da música do Juca Chaves "Brasil já vai à guerra, comprou porta-aviões, um viva para a Inglaterra, 82 milhões, mas que ladrões. É meu diz a marinha, é meu diz a aviação. Ha ha, revolução"
Ouvir falar sobre aviões é música para meus ouvidos!
É impressionante o quanto o Brasil é gigante e tem suas forças armadas sucateadas. Com esse papo que somos um país pacífico.
Eu fui militar da Marinha do Brasil e servi no Nael Minas Gerais (A-11) na década de 80.
Grandes lembranças!
Adorei este vídeo!
Tenho muita saudade desta época.
Esse fim do porta-avioes São Paulo, demonstra como as forças armadas brasileiras são despreparadas. Precisamos de investimentos em tudo, inclusive em capacidade bélica. Temos que ser capazes de proteger nosso território e não somos.
Marinha falida e despreparada. Recusar 30 milhões e afunda o porta avioes cheio de tóxico na nossa costa foi triste. Acho que nem um estagiário faria isso.
Visitei o Minas Gerais três vezes, como sou de Santos, quase toda vez que a frota suportava em Santos e abria para visitação, eu estava por lá.
NESTE EPISODIO O LITO DEVE ESTA MUITO FELIZ,POIS, PODE INTERCALAR AS SUAS DUAS PAIXOES AVIOES E NAVIOS.
Aviões, navios de guerra, drones e helicópteros... E um pouco de música. Que vídeo gostoso 🤩
Lito você poderia fazer um vídeo contando a história da força área Brasileira desde a criação até os aviões que passaram por lá.
Ja tem esse vídeo
Já tem esse vídeo
18:00 kkk leu minha mente, porque eu estava pensando na minha antiga caixa d água de amianto que usamos por 20 anos
Mais de 50% dos lares no Brasil ainda utilizam.
Afinal, amianto é quase que "MADE IN BRAZIL".
Que vídeo, meu amigo! O Lito sabe contar essas histórias pra gente como ninguém. Muito bom!
6:37 na minha infância, assisti um P-16 decolando do aeroporto Afonso Pena, São José dos Pinhais/PR. Os motores radiais eram muuuuto ruidosos.
Saindo um pouco do tema do vídeo, o lito já contou a história da Boeing e de seus avião, a história da Airbus e também da Embraer, mas tá faltando a história da Douglas e de seus trijatos...
Nossas forças prezando pela quantidade ao invés da qualidade em todos aspectos e essa história é emblemática dessa característica.
essa do tubo de vapor, quando eu era da marinha, ouvi do pessoal mais antigo que esse tubo ao se romper cortou um militar ao meio apenas com a pressao do vapor. Eu acredito porque dentro do navio, nada machuca pouco, qualquer acidente ou voce se machuca muito ou voce morre
Visitei um estaleiro que construía navios petroleiros. O comentário que ouvi foi exatamente esse, que não há pequenos acidentes. qualquer "pecinha" do navio pesa centenas de kg ou muito mais, o perigo é constante.
@@coriscotupi é como ser entalado por uma vaca de encontro a uma parede! 🤯
A pressão é absurda mesmo, só de produzir milhares de cavalos para deslocar o navio e lançar um avião na catapulta da pra ter uma noção
Visitei o Porta-aviões São Paulo quando criança. Eu fazia parte dos Aventureiros, um grupo parecido com os Escoteiros, ligado à Igreja Adventista do Sétimo Dia. Um membro da igreja era militar da Marinha e servia na embarcação e levou nosso grupo para o passeio. Foi inesquecível! Muito bom!
O melhor dos 2 mundo para o Lito, aviões e navio. ótimo!!
Quando o NAeSP, quando docou a primeira vez no AMRJ, eu estava estagiando lá (2003).
Algumas atividades do estágio foram nele.
Muito bacana.
Chama-se versatilidade, colocar aviões e navios no mesmo vídeo 👏🏽👏🏽👏🏽
Vi o Foch com o convés cheio de Super Etendards lá no Cais do Porto. Ele ficou pouco depois da área destinada para os transatlânticos. Uma visão impressionante para a época.
Simplesmente o “senta que lá vem a história “ do entretenimento rsrrss
Quando eu era criança visitei o Minas Gerais em Santos, quando o São Paulo veio a Santos levei meu filho para conhecê-lo. Uma pena ter sido afundado.
Sensacional Lito! Muito obrigado por compartilhar conosco mais essa parte tão importante da nossa história!
Uma pena esse navio ter um histórico tão triste. Só que o que se fala na imprensa aqui em Recife durante esse tempo sem saber o que iam realmente fazer com o destino do mesmo.
Lito, tenho 72 anos de idade, e procuro me manter interessada e atualizada sobre diversos assuntos para exercitar o cérebro e ter assunto para conversar com as pessoas. Se possível, gostaria de sugerir um vídeo sobre os procedimentos técnicos que ocorrem no hangar de um porta-aviões. Não sei como chamá-los apropriadamente, mas chama atenção os malabarismos ou sinais realizados pelo pessoal responsável pela liberação dos jatos. Muito obrigada pela atenção.
Ainda recém formado em engenharia elétrica, a empresa da qual era funcionário entregou a Marinha do Brasil em 1978 dois retificadores para apresto (partida) de aeronaves para o porta aviões Minas Gerais: um para os jatos e outro para os helicópteros.
Ao longo dos anos 80 participei de comissão do COBATA (São José dos Campos/SP) para elaboração da Norma Brasileira das GPUs. Finalidade: Aeroporto de Confins deveria ter as GPUs em habitáculo sob a pista, para alimentação das aeronaves em solo em vez do trator multi uso.
A França vendeu um trambolho velho pro Brasil, se livrou de um problema ambiental e ainda ganhou uns trocados com isso.
De vez em quando vinham uns P-16 a Salvador. Lembro do barulho dos motores radiais deles passando baixo aqui. Muito massa.
Saudações aeronáuticas! Obrigado por mais uma grande história! Infelizmente perdemos uma peça histórica que seria incrível se fosse usado como museu. Isso fora o risco ecológico de se afundar esse navio...
Peça história de desperdício de dinheiro público e morte de marinheiros
Matou gente construindo, operando pela França e pelo Brasil. É um navio problemático, que para flutuar já estava custando muito e sem garantias. Virar museu não era uma opção barata.
Uma pena é não ter preservado o Minas Gerais, um navio que operou 40 anos no Brasil
Eu visitei esse navio Atlântico esse ano de 2024 qdo ele esteve atracado no porto paraibano de Cabedelo. Um belo navio.
Muito Bom!
Eu já visitei o porta-aviões de Minas Gerais com um amigo, ele era marinheiro e fomos levar uma carta para outro amigo que servia neste navio e tenho um outro amigo que serviu no porta-aviões de São Paulo e até alguns anos atrás eu tinha algumas fotos dele em operação com suas aeronaves.
Tive a oportunidade de ver o São Paulo atracado na baía de Guanabara em 2017, enquanto passeava pela praça mauá! Encontro totalmente ao acaso, mas inesquecível!
Eu servir a marinha, de 1993 à 2000 e tive a honra de estar no porta-aviões Minas Gerais
Simplesmente inacreditável a quantidade de foras da Marinha do Brasil!
10:00 "Onde Morrem os (Naviões) Navios"
Meu pai era da turma que ficou na Holanda reformando o NAEL A11. Eles trouxeram p Brasil e anos depois ele foi servir nele de novo.
Novo nome do canal: Aviões, Navios e Músicas😂
Acho que faltou assunto dessa vez para nosso amigo....🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@@nuno5181 Será mesmo?
Nada haver, será que falta inteligência a vcs? "Porta-Aviao" qual foi a parte sobre aviação que vcs não entenderam?
O Lito nunca escondeu sua adoração por navios e nesse caso tem tudo a ver com aviação, já que é um porta aviões a função é justo ser um aeroporto em mar aberto
Boa kk
Lito , sou apaixonado pela Marinha , sempre soube através de Profissionais da Marinha ligados a Inspeções e Liberações que a Real função e " Propósito " do São Paulo seria engenharia reversa , sendo assim em posse do Navio a possibilidade de poder estudar e evoluir toda linha de Pressão ( Todo sistema nativo já suportaria adequações para Evolução Nuclear , assim eu Soube antes da Compra ) , pra época exelente aqsicao , ciente que toda essa tecnologia já estaria preparada para o uso de propulsão através de Energia Nuclear e caldeiras , estando em posse desse conhecimento no futuro seria usado e aplicado em outros Navios e Submarinos , caso convinhesse a carência do Momento .Abs e sucesso .
Além disso, na época era o único porta aviões a venda e o valor pago foi bem baixo,esses são os principais motivos da compra
Tive o privilegio de ver o video completo do afundamento do São Paulo, levei no uber um oficial da marinha, aqui em Porto Alegre, e comentei com o mesmo que não existe videos ou fotos no you tube do afundamento, então ele me disse.
-Bom eu tenho o video, encosta que te mostro, Enfim, uma pequena e unica exploção na proa, apenas alargando mais uma fussura já existente.
Quando SP teve em Salvador, visitei-o! Lembra que a pintura era grosseira nas entradas dos decks. Achei também os aviões pequenos.
Caros amigos, bem vindos ao hoje no mundo aeronáutico, no episódio de hoje falaremos sobre os porta aviões decorativos da Marinha do Brasil.
Lito, excelente narrativa dos porta-aviões brasileiros. Faço uma ressalva, para que o local de desmonte do porta-aviões francês Clemenceau, irmão do Foch, foi feito em estaleiro de Hartlepool de Able, no Reino Unido, e não na França.
Incrível nenhum comentário sobre o que os defensores do meio ambiente disseram sobre o ocorrido!
Achei muita falta de criticidade do lito....
Além da incapacidade da Marinha desde a compra de um "sucatão" até o seu desfecho ambientalmente trágico.
Parabéns pelo vídeo! Muito interessante.
A incompetência da MB na compra e manutenção do São Paulo foi exponencial.
Lito, deveria falar mais sobre a profissão de mecânico de aeronave .
Meu pai serviu no Minas Gerais! Tem muitas fotos do fim da década de 70 e início de 80.
Lito falando de aviões já é maravilhoso; juntando com porta aviões... esplêndido, perfeito!!! Parabéns!!!!
Faz um vídeo sobre o USS Forrestal (CVA-59, e o pq o Brasil não o quis comprar.
Eu odiava estudar história na escola, hj eu amo estudar história, principalmente a 2°GM, tudo isso por causa da paixão pela aviação
Eu lembro uma vez, quando criança na casa da minha tia em Vicente de Carvalho, escutei um barulho alto de motor a reação, sai correndo pra fora da casa e não consegui avistar. Provavelmente era um P-16 desse pousando na base aérea.
Quanto custa a manutenção mensal de um porta aviões ? Quanto custa uma viagem ? E de um caça ? Quanto custa uma voo de um caça ? Fica sugestão.
Lito,
O NAM Atlântico não permite voo de aeronaves VTOL como disse, pelo menos não de caças como o Harrier e o F-35, pois para tanto seria necessário um grande reforço estrutural na pista do NAM e a construção de um Ski-Jump no mesmo - seria uma grande obra e mais um grande esforço para quem sabe operar poucas unidades de F-35 (já que os Harrier não compensaria comprar mais). O que o NAM permitirá é a operação de alguns drones que voem de forma convencional e quem sabe operar aviões Bell/Boeing V22 Osprey e o V-280 Valor.
Eu estava na amostra de desarmamento do Minas. Embarquei em dezembro de 1999 e desembarquei em meados 2001. Zero saudades. 🤣
Tive a oportunidade de servir no Nael Minas Gerais, A11 no departamento de aviação nos anos de 84 e 85.
Lito, no filme "Atrás das Linhas Inimigas", o piloto intepretado por Owen Wilson decola do Foch, durante a Guerra da Bósnia. O navio aparece várias vezes, inclusive um dos "vilões" é o Almirante Piquet (kkkk), comandante do Foch no filme, interpretado pelo português Joaquim de Almeida
Obrigado pelo vídeo e pela forma clara sobre o que foi feito e como foi feito, com o porta aviões, ficou muito fácil para que cada um tire sua própria conclusão sobre o que foi feito.
Brasil não precisa de porta aviões para defesa da sua costa marítima e sim investir em submarinos de propulsão nuclear, pelo menos uns 10. Como aprendizagem para operar este tipo de navio valeu muito. Legal e interessante a história deles .
Imaginando o trabalho de pesquisa para passar tanta informação. Obrigado 👏👏
Visitei o São Paulo quando estava na doca seca, por volta de 2003. Era sensacional, grande. Também me lembro de ver o Minas Gerais ancorado. Uma pena que as duas embarcações não foram transformadas em museus ou usadas para outras aplicações.
Eu lembro quando o Foch visitou o Rio de Janeiro... Na saída do porto deixou uma enorme coluna de fumaça negra!
Eu visitei o FOCH em 1983, quando ele aportou em Lisboa e ficou fundeado a meio do Tejo. Não havia visitas públicas mas eu e os meus amigos conhecemos alguns oficiais que obtiveram permissão para nos facultarem essa visita. Era um navio imenso... Só ao visionar esse vídeo é que soube do seu triste fim. Penso que as falhas ocorridas resultaram da longa idade do navio. O Franceses não o venderam por acaso, sabiam que estaria perto do fim de vida. É como os carros - chega a uma idade em que por mais manutenção e upgrade que se faça haverá sempre um ponto fraco que compromete o funcionamento. Nos carros, ao fim de 15 ou 20 anos, quando o isolamento dos cabos do sistema eléctrico fica ressequido e parte, já não há nada a fazer. A alternativa seria re-eletrificar completamente o carro o que não é de todo viável nem tecnicamente nem economicamente.
Canal muito bom pra quem gosta de viver informado
Visitei várias vezes o porta aviões,minas gerais, bons tempos, que infelizmente não voltam mais . Hoje sou plastimodelista, e montei um P-16 Tracker pra relembrar os velhos tempos
Podiam ter transformado num navio-museu ou mesmo gasto uma grana no desmanche correto mas não, por que não afundamos ele com toneladas de materiais tóxicos?! Só espero que esteja fundo o suficiente e longe para não contaminar os peixes que depois iremos comer! Isso é Brasil mesmo, vixee!! Ótima história como sempre, Lito, abração pra você, Mila e super equipe e até mais! :))
Saudacoes grande Lito. Muito show seu canal.... Abrazo. Edesio desde Metepec - México
Interessante por coincidência fui assistir um filme antigo, Maré vermelha e o Foch aparece logo no início...
A Marinha dos EUA não colaborou com a produção por discordar do roteiro que praticamente tratava de um motim.
As compras do Minas Gerais e do São Paulo sempre foram polêmicas, mas, no caso do HMS Ocean, nosso atual NAM Atlântico, eu acredito que foi uma ótima compra de oportunidade. Um navio bastante novo, que passou por uma profunda modernização, que conta com um radar absurdamente capaz e que, aparentemente, é mais útil para o Brasil do que porta aviões tradicionais. De vez em quando o Brasil tem que acertar rsrs.
Minas gerais foi comprado com 15 anos de idade e operou mais de 40 anos com uma disponibilidade excelente.
Curioso é que tivemos outro navio de mesmo nome e gigantesco para a época (poderoso encouraçado São Paulo, construído no início dos anos de 1900), e que teve um final nada glorioso, acabou sendo vendido e afundou durante a travessia do Atlântico quando era puxado por rebocadores...
Meu avô serviu no Minas e na fragata Indepencia, ele estava abordo na última viagem operacional dele
O grau de rigor e testes segue grande 👏🏽, a história de São Paulo é um novela a parte
Bom dia. No minuto 6:56, vc diz q o NAeL Minas Gerais, após manutenção iniciada na década de 70, só voltaria a navegar no final da década de 80. Não foi isso, pois embarquei nele em 1982 e tive que aguardar ele chegar de uma comissão, e, após embarque, poucos dias depois viajamos pra Salvador-BA. Aliás, nessa década, ele viajou muito, tanto que, de julho de 82 (quando eu tinha embarcado) a agosto de 84 (mes/ano em que desembarquei), fiz 24 comissões nesse navio. E só pra ilustrar, agente dizia que se largasse as espias do NAeL Minas Gerais, ele iria parar em Santos, pois fazíamos muita comissão pra lá. Valeu? Forte abraço!
Um absurdo o que aconteceu!
Nossa, super vídeo, maravilhoso, *só não entendi* porque a negativa da marinha na participação da fundação São Paulo Foch do leilão? Caso ganhasse os planos eram espetaculares, um navio museu com atrações etc. ancorado em Ilha Bela por exemplo ou ate viajando pela costa Brasileira, que fenômeno para escolas e publico em geral, (acho que estou sonhando me mais RSS.) Também porque preferir afunda-lo sem sequer responder a oferta dos sauditas?
Una pergunta pra quem puder e quiser responder, como e que faz o reboque transoceânico de um navio desse porte, rebocadores?
Obgdo. pelo excepcional episódio.