nesse livro que mostrado no vídeo é dito que ela espalhou 4 tipos de dores no multiverso, porque ela não tem um coração. os tipos de dores são agonia, angústia, miséria e desespero. e isso faz dela a fonta de toda a dor no multiverso.
Gostaria de destacar, já que pouca gente sabe, que "raven" também pode ser verbo em inglês, significando "devorar", "pilhar", "saquear", "comer vorazmente" ou, daí a tradução ora escolhida, "rapinar", "ir atrás da presa". Pode ainda ser um adjetivo, significando "negro lustroso", muito utilizado para falar de cor de cabelo (creio que seja o negro descrito pelo José de Alencar para os cabelos de Iracema). Enfim. Ótimo vídeo!!! Parabéns, Lina e Tchelo!
E a parada de roubar, pilhar e devorar também tem bastante haver com ela mandar seus servos atrás de sonhos e memorias alegres e felizes para entregar a ela em seu Palácio das Memorias.
Eu jogo RPG presencial com 19 jogadores, são três mestres narrando a mesma campanha, sempre tendo interação entre as mesas. fazemos isso a anos, nesse tempo longe da galera estou preparando minha próxima campanha e o canal de vocês me ajuda muito a absorver ideias para o o cenário que eu estou construindo, muito obrigado... E por favor, façam logo a playlist dos cenários...
@@angelluszarchai5923 são 3 mestres, nós montamos a campanha juntos seja ela no cenário que for e cada um mestra pra um grupo contando uma mesma história só que de pontos de vista diferentes. Entre uma sessão e outra ocasionalmente as mesas se encontram, sejam como aliadas ou sejam como inimigas, um ou outro troca de lado e então separamos as mesas e damos continuidade a aventura... O espaço que jogamos é enorme então agente sempre joga no mesmo dia e no mesmo lugar uma vez por semana. Já fazemos isso a anos e sempre deu certo.
Nossa, Lord Soth é um personagem com a história tão legal, a história dele parece muito com aquelas histórias medievais estilo As Lendas de Rei Arthur, fiquei triste dele ter perdido
Ele é irado, mas realmente n tinha como vencer os outros da lista q sao mt mais conhecidos e memoráveis. Mas acho q Lord Soth tem potencial pra vencer a serie B.
É verdade. Claro q os mais legais variam pra cada pessoa, mas de uma forma geral sim. Fiquei surpreso quando vi q Elminster quase caiu, ele é um dos magos mais importantes em D&D sem duvidas. Mas eu ainda acho o Lord Soth o menos foda entre os q tavam na lista.
nunca vou me cansar de assistir vocês, ja maratonei umas 15 vezes e cada vez que eu assisto eu aprendendo mais, e como sou DM o tchelo cada vez me ensina mais truques kkkkkkkk é noiz, parabéns pelo ótimo conteúdo
Tem detalhes a mais sobre Sirgil existe alguns portais que você pode entrar em um dos mundos de D&D (ou ate outros cenarios de RPG) mas você não pode sair de lá e voltar par Sirgil normalmente (exemplo você pode ir de Sirgil para o mundo de Darksun mas não pode sair de lá e voltar para Sirgil pois lá é um mundo de pouca magia) e aqui vai um gancho de aventura que aconteceu um acidente e um Dabul foi para nesse cenário e ele pede ajuda de alguma forma aos aventureiros pois ele sabe como sair de lá e voltar para Sirgil e lá os personagens podem pegar um item de graça e se quiserem podem ir para outro plano. Outro detalhe é uma raça de construtos chamado Moldron realizam uma macha pontualmente cruzando Sirgil e todos os planos existentes (não se importando em atropelar quem está no caminho) e esse foi o cenário de uma aventura.
Se eu não me engano, canonicamente não tem como ir pra dark sun com portais, ele não é ligado ao multiverso do d&d se eu eu na me engano. Mas imagino que tu usou só de exemplo
RPG Planet não é somente o melhor canal de RPG do Brasil. Não. É mais que isso. É inspirador! Eu assisto todos seus vídeos e estou escrevendo meu próprio cenário de RPG por me sentir inspirado. Quando eu terminar eu vou enviar uma cópia para o RPG Planet. Tchelo, Lina, vocês inspiram nossa comunidade de jogadores de RPG!
Jogamos uma campanha de Planescape em Sigil,e aproveitando o cenário jogamos como criaturas (um deva,um nótico,uma fuinha,uma dríade e um kobold) e em determinado momento tivemos que ir para dentro desse labirinto.O jeito que encontramos de ir pra lá foi justamente louvando a Dama da Dor para ''irrita-la''.Foi muito massa.
Assim que tu falou da senhora das 7 dores de maria, meu a ideia de o labirinto, ser uma provação para os aventureiros, que eles terão que enfrentar as 7 dores diferentes do labirinto.
Saudações amigos. Iniciei em 2019 um projeto de aventura épica sem precedentes, a fim testar a mecânica do sistema do D&D 3.5 em limites estonteantes. A campanha foi especialmente planejada para abranger do 40° ao 50° níveis de personagem. Atualmente os aventureiros estão no 44º níveis de personagem. A aventura é sediada no cenário de Planescape e o QG de toda a história referentes aos personagens jogadores é Sigil, onde todos os quatro heróis são sub-prócers de uma das facções políticas da Cidadela das Portas (Sigil). Eles estão em uma missão que envolve um contexto abrangente, algo que ameaça a Lady of Pain (Senhora da Dor). Eles devem indiretamente encontrar uma maneira de manter o equilíbrio planar, pois um dos três selos de Sigil foi rompido, preservar a manutenção e o poder da donzela da dor em Sigil, para que um Poder maligno não se aposse do centro planar e crie o caos, desestabilizando o equilíbrio entre bem e mal no multiverso, utilizando os milhares de portais de Sigil para fins imprensáveis. Enfim a campanha está de vento em popa, os aventureiros já passaram pelas Cavernas do Pensamento, e estão agora no Plano Astral, especificamente em Tunarath, em uma missão lendária, épica! De todo modo esse local é sem igual, Planescape é realmente incrível para um DM atento. Abraços 🧙♂️🎲👍🏻
Absorvi tanto conhecimento neste vídeo de 30 minutos que meu cérebro está expandindo rapidamente tanto que terei que fazer uma cirurgia craniana aqui em water deep um médico com cara de polvo diz que faria a cirurgia de graça generoso esse cara eihn .
A melhor ambientação já feita. Uma obra de arte.... As ideias, filosofias, facções, viagens... Tenho meu grupo cativo de Planescape... "This is Sigil, berk!"... Parabéns.
Na atual história da 5e, a Raven Queen virou a Deusa que é hoje por que tentou impedir a luta entre os Deuses Élficos Corellon e Loth (isso lá no começo da raça ainda) ela tinha uma postura mais neutra e tentou atingir a divindade para mediar esse ódio mútuo entre os dois... só que o ritual dela pra ascender deu errado, aparentemente ela foi traída, os 2 Deuses descobriram os planos dela e ambos se sentiram "traídos" e em uma das coisas mais raras, Loth e Corellon concordaram e amaldiçoaram ela juntos, agora se eles descobriram e sabotaram o ritual dela, ou só descobriram depois de ele dar errado não é especificado. Mas voltando ao ponto, por ela ter tido essa conduta mais neutra, ela pode ter essa afinidade com a senhora da dor, ah e por ela também estar em perpétuo sofrimento/luto desde que o ritual dela deu errado.
Eu fui apresentado a sigil e todo o universo que gira em torno por um amigo que mestrou algumas seções em Sigil. Infelizmente este amigo n está mais entre nós, mas toda vez que eu vejo alguma coisa relacionada eu me lembro destas seções e de como d&d e esta ambientação é magnifica. Ótimo video. Eu tinha lido a um tempo atras que Sigil tinha alguma coisa a ver com Eberron ou algo do tipo, de que era uma citadela dos Quoris..
Adorei o vídeo, minha campanha está chegando a niveis epicos e...minha party é bem ''Neutral'' mas abrange bastante o Law e Chaos, gostei muito do gancho da Lina e vou cogitar usar em niveis epicos, minha campanha se situa numa guerra quase cosmica e conspiração dos planos inferiores de Dominar o Plano material, mas apos a party vencer o mal vem os niveis mais épicos....e to pensando de usar o plot da Lina posteriormente mas justamente o contrario, não deixar a Tirania desse Deus Lawfull and Good permear todo o multiverso, pois se não, sem a referencia do mal...o bem não existe, e party poderia se juntar a Lady of Pain, como se esse paladino fosse um ''Vecna'' Invertido :D Inclusive o paladino da minha party é o da Vingança, Chaotic e Neutral de Morringan, to pensando em fazer um paralelo e sincretismo dela com a Raven Queen, ficaria bem amarrado, não sei Queria parabenizar o video deve ter sido dificil fazer sobre essa lenda de dnd e mais uma vez a qualidade altissima muito obrigado eu adorei
O livro de Planescape é um dos melhores que eu já li em relação a D&D. Quanto aos labirintos, uma curiosidade é que a Senhora da Dor pega um determinado trecho da cidade em que a pessoa estava e clona ele infinitamente e em padrões aleatórios, formando um demiplano em que a pessoa é jogada. Além do local ser infinito, de tempos em tempos a Senhora da Dor coloca comida no lugar pra pessoa não morrer de fome, prolongando seu tormento (e a pessoa vai comer, devido ao instinto de preservação).
Usei a cidade de Sigil em uma campanha épica muito divertida que narrei para minha esposa, em que ela tinha uma taverna famosa em Sigil mas estava perdendo os clientes para uma franquia de tavernas que estava crescendo e ganhando poder, então para reverter isso ela foi atrás dos melhores ingredientes de todos os planos para fazer a melhor cerveja do Multiverso. Campanha divertida e muito engraçada.
Eu gostei do plano da Lina, mas mudaria uma coisa. Em vez do grupo ajudar esse paladino bondoso a espalhar o bem, seria o grupo a ajudar a Lady of Pain igual fizeram com Vecna. Seria tipo um Die Pelor Die! Pq a neutralidade e o equilibrio do multiverso deve ser respeitado, não importa o alinhamento :v
Em relação a Raven Queen ser uns dos Antigos irmã da Senhora da Dor na quinta edição isso já não é bem possível pois a origem dela é explicada no Tome of Foes como sendo uma deusa elfica da mesma época e grau de poder de Lolth e Corelon. Mas um gancho interessante é que no livro Tome of Foes fala que Vecna adquiriu obsessão pelo poder da Rainha Corvo e seu Palacio das Memorias e quer usurpá-los dela oque é uma conexão interessante com A Senhora da Dor que já se estrepou com Vecna.
@@gabrielmauricio4665 Bem os Shada Kay são uma raça elfica, os deuses elficos como Corelon e Lolth são seres tão antigos quanto a primeira planta no multiverso, em si um deus primordial tem idade equivalente a um antigo então a falta de informações sobre ela ainda é justificada como sendo um deus elfico antigo além de existirem os Nagpas que por descrição da criatura no livro Tome of Foes são elfos que trairão a rainha corvo na passado então existem vários pontos que fortalecem uma origem elfica.
Eu tenho o problema com a 5e ter tudo em Toril, especificamente na região ocidental e a maioria dos planos e histórias icônicas como Plane Scape, Dark sun, Dragon lance entre outras que são bem ricas e bastante bem feita. A lady of pain é uma Power e no AD&D 2e tinha as classificações de magia Humana, de avatar, semi-Deus, Deus menor, Deus maior e Power onde uma magia de um humano não funcionava em um avatar e assim por diante. Não tem uma funcionalidade, apenas jogaram tudo em FH é isso que tem e se quiser algo diferente tem Eberron.
@@slowdancer2188 Entendo mas a questão aqui agora nem é Toril (que no caso agente tava falando da origem dela) porque tipo ela é full outra dimensão e até onde foi dito e me é lembrado ela nunca veio pro plano terreno e Sigil por mais que esteja ligada a todas as dimensões não tem uma conexão mais intima com nenhuma.
@@marcosantonio-hj7vp toda a história tá lá nas box de Plane Scape e na 5e você só tem um lugar que empuram pra você jogar e jogaram um monte de coisa sem muito ligar, o livro que falou mais sobre a lore foi o Sword Coast que demorou muito pra sair e as campanha que são muito centradas em certos pontos
vcs são fodas, jogo d&d semanalmente a pelo menos 4 anos. Atualmente mestro uma mesa etc. A loor oficial é muito extensa dificil de acompanhar, acompanho já faz pelo menos dois anos pelo canal de vocês. Vi todos os videos dos monstros em seu lançamento semanalmente, descobri vários detalhes que lendo apenas os livros dos monstros em geral não se obtem. Sou muito grato a vocês dois, dão vida as mesas da Galera
Como é maravilhoso ver um vídeo sobre o único mundo de ADeD que eu mestro. Amo planescape de paixão. Minha primeira tatuagem foi o brasão da Free League
AAAA meu deus eu gostei tanto do video, vou mandar pra todos os meus amigos mestres e não mestres, espero que eles não vejam meu outro comentario sobre a campanha kkkkkk. Mais uma vez serio o video ta perfeito a edição ta ótima a narrativa e adoro escutar/ver RPG Planet vocês tiram 20 em todo vídeo!! mal lança e eu ja corro pra ver
eu ja teorizei que Jazirian e Ahriman que são o mesmo deus de lados opostos estão em tudo, acredito que na separação deles veio os planos, e Ahriman veio a ser depois a serpente Dendar que viro em varios aspectos diferentes, o inferno de baator apenas é a casca do seu corpo pós derrota para Jazirian qual depois ficou em monte celestia, e asmodeus é apenas uma ilusão criada de Ahriman para o multiverso.
Rpg planet, ja existe alguma "entidade" ou "representação" de cada alinhamento, eu to bolando um cenário onde cada alinhamento tem uma entidade representantes, por exemplo: Neutro e Bom, a vida Leal e mau, a ordem e tals. Enfim ja existe algo nessa vibe ?
Ideia de personagem: Um Clérigo ou Bruxo vinculado a Sra da Dor. Suas táticas de combate seriam vinculadas ao uso de lâminas (danos cortantes) e suas rotinas de adoração resultariam em cortes e dores pelo corpo do personagem que poderia esconder as marcas com bandagens. Todos os dias seus cortes se cicatrizariam ao final do dia mas retornariam no inicio do dia durante sua veneração diária.
Cara tenho uma teoria do porque ela não lutou contra Vecnar, como vocês disseram talvez o poder dos anciãos anulem um ao outro etendo isso em mente provavelmente ela não lutou contra Vecnar por esse motivo, mesmo que fosse só uma parcela do poder dela que fosse bloqueado provavelmente seria uma luta extremamente perigosa para ela, então ela teria de pedir ajuda a outros seres extremamente poderosos para derrotar Vecnar.
Minha teoria.... Sobre sigil e a laid of pain.... Sigil não é apenas uma cidade.... Ou um plano… Por estar no centro do mutiverso e ser um plano com ligação entre os planos.... Ele é a única entrada e saída para o núcleo do mutiverso e o núcleo onde habita os Elders gods, deuses dos deuses, os seres que criam mutiveros… E para evitar que outra deidade, entrasse dentro desse local , eles deram a um ser desse plano poder total sobre isso.... Para servir de guardiã dos deuses antigos. E impedir que qualquer deus chegasse ao núcleo do cosmuns.... Por isso os deuses, não tem poder em sigil e a sr. Da dor. É neutra sobre tudo.... Ela não está lá para confrontar ngm apenas impedir que outros deuses entrem no núcleo do mutiverso. E se torne um elder god.
A senhora da dor é a mãe dos anciões da ordem e do caos, a dor dela vem do conflito, ela não foi banida, ela sofre por amar os dois lados e que se originaram do útero dela...e permanece em silêncio fora da criação...
Minha ideia com a senhora da dor é ela teleportar um amigo do aventureiro NPC do mestre que esteja com um item sintonizado com o aventureiro e ele pode usar essa conexão para ir até esse semi plano e tentar resgatar o amigo ou apenas tentar voltar com vida desse lugar isso baseado na frequência do semi plano
Sobre a senhora da dor: Ela poderia ficar, sequindo a teoria do Tchelo, pela nessecidade de que se ouvesse um neutralidade hegemônica por todo multi-verso, então, não haveria neutralidade, visto que uma neutralidade concréta só pode existir a partir de dois ou mais contra-pontos.
Ela me lembra Janus, o Deus de duas faces opostas, que trazia o fim e o início de um ciclo solar, ou Ano, se preferirem. E q dá nome ao mês de Janeiro.
Eu pensei numa personificação de uma entidade/uma lei natural. Como com os deuses no Xintoismo, que representam a natureza e as leis naturais, a Senhora da Dor representa a neutralidade pura. Isso puxando com o que o Tchelo falou de que é como se ela fosse constantemente puxada por todas as forças e filosofias. Ela não sente dor, quando tudo está em equilíbrio. Já que todas as forças que a puxam, a torturam, se anulam (pela perspectiva de vetores). Quando há um desequilíbrio, um lado ou mais a "puxam" menos e outros, mais. E isso a faz sair da "inércia de dor". Ela sente essa dor e retribui com todo vigor e furia, como a furia da natureza, como um animal. Ao mesmo tempo, é como se ela sentisse também uma dor em conotação de tristeza, de negatividade, como uma "mãe que chora" quando acontece o desequilíbrio no multiverso. Fazendo esse paralelo bíblico de Maria, ou "Maria das Dores". Inclusive orar por essa figura parece ser um desrespeito ao equilíbrio, à neutralidade, a fere, a danifica, e por isso ela também retribui brutalmente. Assim a pessoa para de adora-la ou, através das dores, do castigo, aprende a entender, mesmo que vagamente, o que isso tudo representa.
Joguei RPG presencial com os amigos da escola por muitos anos, mas infelizmente paramos. Agora com a quarentena, quase 15 anos depois, voltamos a nos encontrar de forma virtual. E devemos isso ao RPG Planet. Pq não fazem vídeos sobre os cenários de D&D?
Meu personagem caótico bom se apaixonou por ela, e ela corrompeu seu coração e o abandonou, ele se tornou neutro mau, mas dos de alguns níveis de necromancer, se assustou com a transformação corporal e voltou a ser bom, mas ainda sim neutro e amargo
Uma campanha de alto nível na qual os personagem embarcam navio Gith e acabam por ter que atracar em Sidios para fugir de uma criatura cósmica que está atrás de um item que está no navio (os personagens não sabem) e a senhora da dor não quer esse item na cidade. #SóTreta
Sua teoria sobre a Senhora da dor como ela foi para na cidade dos portais, de todas no meu entendimento e muito mais plausível do que as outras apresentada.
A propósito, do jeito que o Tchelo descreveu a "Dolorosa" sendo puxada por todos os lados ao mesmo tempo etc ela até pareceu um Cenobita, tipo o Pinhead kk. PS: há a história não muito difundida da contraparte de jaziriam, que atualmente estaria disfarçado como Asmodeus, enquanto tenta recuperar suas forças e trazer o Armagedon pro multiverso
"... cuidam da infraestrutura da cidade..." Imaginei um Dabuu trocando um cano KKKKKKK
Nossa kkkkkk
Mas é isso mesmo. Cuidam das tubulações, esgotos, removem lixo, cortam grama. É isso aí mesmo :)
Dabuu asfaltando a rua
Com o coletinho amarelo-marca-texto
Um Dabuu com o coletinho amarelo multando uma carruagem
Se ninguém nunca saiu do labirinto, como alguém sabe dos labirintos?
nesse livro que mostrado no vídeo é dito que ela espalhou 4 tipos de dores no multiverso, porque ela não tem um coração. os tipos de dores são agonia, angústia, miséria e desespero. e isso faz dela a fonta de toda a dor no multiverso.
VOCÊ ESCREVEU FONTE ERRADO(FONTA)
@@joaocarlosmoreirabueno5557 nem tinha reparado kkkk. valeu man!!
Mago: essa é a senhora da dor...cuidado grupo não façam nada que desagrade ela.
Bárbaro: eu ataco!!!
(Coffin dance meme)
Quando você é o tipo de mestre que torce pro time, é difícil manter os Bárbaros vivos kkk
@@ichikuraii Legal tem dois bárbaros na minha campanha e nenhum mago!
vc pego a referencia do nerd nerd? e que tem um guereiro que sempre fala eu ataco!
Gostaria de destacar, já que pouca gente sabe, que "raven" também pode ser verbo em inglês, significando "devorar", "pilhar", "saquear", "comer vorazmente" ou, daí a tradução ora escolhida, "rapinar", "ir atrás da presa". Pode ainda ser um adjetivo, significando "negro lustroso", muito utilizado para falar de cor de cabelo (creio que seja o negro descrito pelo José de Alencar para os cabelos de Iracema). Enfim. Ótimo vídeo!!! Parabéns, Lina e Tchelo!
E a parada de roubar, pilhar e devorar também tem bastante haver com ela mandar seus servos atrás de sonhos e memorias alegres e felizes para entregar a ela em seu Palácio das Memorias.
Me lembra um emaranhado de teias da deusa lolth
Eu jogo RPG presencial com 19 jogadores, são três mestres narrando a mesma campanha, sempre tendo interação entre as mesas.
fazemos isso a anos, nesse tempo longe da galera estou preparando minha próxima campanha e o canal de vocês me ajuda muito a absorver ideias para o o cenário que eu estou construindo, muito obrigado...
E por favor, façam logo a playlist dos cenários...
19 pessoas véi, como isso ?
Também fiquei curioso... Se não houver uma sincronia épica, vira uma zona daquelas!
@@angelluszarchai5923 são 3 mestres, nós montamos a campanha juntos seja ela no cenário que for e cada um mestra pra um grupo contando uma mesma história só que de pontos de vista diferentes.
Entre uma sessão e outra ocasionalmente as mesas se encontram, sejam como aliadas ou sejam como inimigas, um ou outro troca de lado e então separamos as mesas e damos continuidade a aventura...
O espaço que jogamos é enorme então agente sempre joga no mesmo dia e no mesmo lugar uma vez por semana.
Já fazemos isso a anos e sempre deu certo.
Legal👍
@@angelluszarchai5923 também queria saber já que o RPG é recomendado o grupo ser de no máximo 5 jogadores, mesmo com 3 mestres ia passar do limite...
Nossa, Lord Soth é um personagem com a história tão legal, a história dele parece muito com aquelas histórias medievais estilo As Lendas de Rei Arthur, fiquei triste dele ter perdido
Eu tmb, tinja votado nele... to tisti ainda mais que o BBEG da campanha que mestro é um Cavaleiro da Morte
Eu também fiquei triste
Ele é irado, mas realmente n tinha como vencer os outros da lista q sao mt mais conhecidos e memoráveis. Mas acho q Lord Soth tem potencial pra vencer a serie B.
@@jmartinbuzios Realmente, o problema é que a maioria das votações quem vence são os mais famosos, não necessariamente os mais legais
É verdade. Claro q os mais legais variam pra cada pessoa, mas de uma forma geral sim. Fiquei surpreso quando vi q Elminster quase caiu, ele é um dos magos mais importantes em D&D sem duvidas. Mas eu ainda acho o Lord Soth o menos foda entre os q tavam na lista.
nunca vou me cansar de assistir vocês, ja maratonei umas 15 vezes e cada vez que eu assisto eu aprendendo mais, e como sou DM o tchelo cada vez me ensina mais truques kkkkkkkk é noiz, parabéns pelo ótimo conteúdo
Tem detalhes a mais sobre Sirgil existe alguns portais que você pode entrar em um dos mundos de D&D (ou ate outros cenarios de RPG) mas você não pode sair de lá e voltar par Sirgil normalmente (exemplo você pode ir de Sirgil para o mundo de Darksun mas não pode sair de lá e voltar para Sirgil pois lá é um mundo de pouca magia) e aqui vai um gancho de aventura que aconteceu um acidente e um Dabul foi para nesse cenário e ele pede ajuda de alguma forma aos aventureiros pois ele sabe como sair de lá e voltar para Sirgil e lá os personagens podem pegar um item de graça e se quiserem podem ir para outro plano.
Outro detalhe é uma raça de construtos chamado Moldron realizam uma macha pontualmente cruzando Sirgil e todos os planos existentes (não se importando em atropelar quem está no caminho) e esse foi o cenário de uma aventura.
Se eu não me engano, canonicamente não tem como ir pra dark sun com portais, ele não é ligado ao multiverso do d&d se eu eu na me engano.
Mas imagino que tu usou só de exemplo
Massa, eu assisti o vídeo falando sobre plane scape mas não lembrava da Sra. da Dor, imediatamente me senti inspirado a criar uma história sobre ela.
RPG Planet é um dos melhores canais que eu conheci esses tempos, por conta deles descobri o meu amor pelo RPG
VOCÊS são d+ adoro seus videos cada vez mais imersivos! continuem assim! Abraço sucesso!
RPG Planet não é somente o melhor canal de RPG do Brasil. Não. É mais que isso. É inspirador!
Eu assisto todos seus vídeos e estou escrevendo meu próprio cenário de RPG por me sentir inspirado. Quando eu terminar eu vou enviar uma cópia para o RPG Planet.
Tchelo, Lina, vocês inspiram nossa comunidade de jogadores de RPG!
Eu costumava jogar 3D&T mais vendo vcs começei a me intereçar por D&D e agora estou lendo o livro do mestre 5 edição.
Vlw
Mais uma vez vocês produzindo um excelente material para nós amantes do RPG.
Parabéns e muito obrigado por todas essas contribuições
Jogamos uma campanha de Planescape em Sigil,e aproveitando o cenário jogamos como criaturas (um deva,um nótico,uma fuinha,uma dríade e um kobold) e em determinado momento tivemos que ir para dentro desse labirinto.O jeito que encontramos de ir pra lá foi justamente louvando a Dama da Dor para ''irrita-la''.Foi muito massa.
Assim que tu falou da senhora das 7 dores de maria, meu a ideia de o labirinto, ser uma provação para os aventureiros, que eles terão que enfrentar as 7 dores diferentes do labirinto.
Saudações amigos.
Iniciei em 2019 um projeto de aventura épica sem precedentes, a fim testar a mecânica do sistema do D&D 3.5 em limites estonteantes. A campanha foi especialmente planejada para abranger do 40° ao 50° níveis de personagem. Atualmente os aventureiros estão no 44º níveis de personagem. A aventura é sediada no cenário de Planescape e o QG de toda a história referentes aos personagens jogadores é Sigil, onde todos os quatro heróis são sub-prócers de uma das facções políticas da Cidadela das Portas (Sigil). Eles estão em uma missão que envolve um contexto abrangente, algo que ameaça a Lady of Pain (Senhora da Dor). Eles devem indiretamente encontrar uma maneira de manter o equilíbrio planar, pois um dos três selos de Sigil foi rompido, preservar a manutenção e o poder da donzela da dor em Sigil, para que um Poder maligno não se aposse do centro planar e crie o caos, desestabilizando o equilíbrio entre bem e mal no multiverso, utilizando os milhares de portais de Sigil para fins imprensáveis. Enfim a campanha está de vento em popa, os aventureiros já passaram pelas Cavernas do Pensamento, e estão agora no Plano Astral, especificamente em Tunarath, em uma missão lendária, épica! De todo modo esse local é sem igual, Planescape é realmente incrível para um DM atento. Abraços 🧙♂️🎲👍🏻
Esse canal é uma fonte inspiração para as minhas mesas. Obrigado pelo trabalho primoroso xD
Algo que tenha o nome feiticeiro, aaaaaaaa te amo Tchelo
Vocês são demais, foram vocês aí que me ensinaram tudo sobre rpg !
Muito obrigado
Absorvi tanto conhecimento neste vídeo de 30 minutos que meu cérebro está expandindo rapidamente tanto que terei que fazer uma cirurgia craniana aqui em water deep um médico com cara de polvo diz que faria a cirurgia de graça generoso esse cara eihn .
Hahahaha
Nossa amo seis vídeos, sério vcs são demais!!!! Me inspiro bastante e pesquiso muito no seu canal... to até criando um rpg rsrsrs ADORO SEUS VÍDEOS
O canal de vocês tá cada dia melhor. Parabéns!!! E que venha mais conteúdo pra gente :)
Como é bom achar coisas novas no UA-cam. Vcs são ótimos.
A melhor ambientação já feita. Uma obra de arte.... As ideias, filosofias, facções, viagens... Tenho meu grupo cativo de Planescape... "This is Sigil, berk!"... Parabéns.
Na atual história da 5e, a Raven Queen virou a Deusa que é hoje por que tentou impedir a luta entre os Deuses Élficos Corellon e Loth (isso lá no começo da raça ainda) ela tinha uma postura mais neutra e tentou atingir a divindade para mediar esse ódio mútuo entre os dois... só que o ritual dela pra ascender deu errado, aparentemente ela foi traída, os 2 Deuses descobriram os planos dela e ambos se sentiram "traídos" e em uma das coisas mais raras, Loth e Corellon concordaram e amaldiçoaram ela juntos, agora se eles descobriram e sabotaram o ritual dela, ou só descobriram depois de ele dar errado não é especificado.
Mas voltando ao ponto, por ela ter tido essa conduta mais neutra, ela pode ter essa afinidade com a senhora da dor, ah e por ela também estar em perpétuo sofrimento/luto desde que o ritual dela deu errado.
O canal de vocês tá melhorando muito, parabéns.
Eu fui apresentado a sigil e todo o universo que gira em torno por um amigo que mestrou algumas seções em Sigil. Infelizmente este amigo n está mais entre nós, mas toda vez que eu vejo alguma coisa relacionada eu me lembro destas seções e de como d&d e esta ambientação é magnifica. Ótimo video. Eu tinha lido a um tempo atras que Sigil tinha alguma coisa a ver com Eberron ou algo do tipo, de que era uma citadela dos Quoris..
Show de bolaaaaaa!
Ainda estou esperando o pessoal votar no Drizzt Do'Urden
Adorei o vídeo, minha campanha está chegando a niveis epicos e...minha party é bem ''Neutral'' mas abrange bastante o Law e Chaos, gostei muito do gancho da Lina e vou cogitar usar em niveis epicos, minha campanha se situa numa guerra quase cosmica e conspiração dos planos inferiores de Dominar o Plano material, mas apos a party vencer o mal vem os niveis mais épicos....e to pensando de usar o plot da Lina posteriormente mas justamente o contrario, não deixar a Tirania desse Deus Lawfull and Good permear todo o multiverso, pois se não, sem a referencia do mal...o bem não existe, e party poderia se juntar a Lady of Pain, como se esse paladino fosse um ''Vecna'' Invertido :D
Inclusive o paladino da minha party é o da Vingança, Chaotic e Neutral de Morringan, to pensando em fazer um paralelo e sincretismo dela com a Raven Queen, ficaria bem amarrado, não sei
Queria parabenizar o video deve ter sido dificil fazer sobre essa lenda de dnd e mais uma vez a qualidade altissima muito obrigado eu adorei
Na hora que colocam o busto da Senhora da Dor ficou certinho no lugar da cabeça do Dragão na mesa 😅😅
A tempo, ela seria uma cenobita?
Melhor canal sobre RPG, é isto! (Apesar dos doppelgangers) #TeamDrizzt
Também quero ver ele já deixei deixei meu voto pra ele
O livro de Planescape é um dos melhores que eu já li em relação a D&D.
Quanto aos labirintos, uma curiosidade é que a Senhora da Dor pega um determinado trecho da cidade em que a pessoa estava e clona ele infinitamente e em padrões aleatórios, formando um demiplano em que a pessoa é jogada. Além do local ser infinito, de tempos em tempos a Senhora da Dor coloca comida no lugar pra pessoa não morrer de fome, prolongando seu tormento (e a pessoa vai comer, devido ao instinto de preservação).
Algo que eu acredito é que se tu destruir a cidade ou tu mata ela automaticamente ou é liberta
Melhor canal de RPG do YT
Obrigado pelo video!! Estou mestrando um jogo e me deu uma boa ideia HIHIHIHI
Usei a cidade de Sigil em uma campanha épica muito divertida que narrei para minha esposa, em que ela tinha uma taverna famosa em Sigil mas estava perdendo os clientes para uma franquia de tavernas que estava crescendo e ganhando poder, então para reverter isso ela foi atrás dos melhores ingredientes de todos os planos para fazer a melhor cerveja do Multiverso. Campanha divertida e muito engraçada.
Vou pegar essa ideia pra narrar pra minha esposa kkkk obrigado
Eu gostei do plano da Lina, mas mudaria uma coisa. Em vez do grupo ajudar esse paladino bondoso a espalhar o bem, seria o grupo a ajudar a Lady of Pain igual fizeram com Vecna. Seria tipo um Die Pelor Die! Pq a neutralidade e o equilibrio do multiverso deve ser respeitado, não importa o alinhamento :v
Sim! melhorou. Ou, quem sabe um grupo maligno precisa de aliados neutros para conter essa "ameaça bondosa"
Finalmente, vídeo de RPG pra alegrar o dia
Lina vira Italiana, 1498 DR, colorizado 13:21
Em relação a Raven Queen ser uns dos Antigos irmã da Senhora da Dor na quinta edição isso já não é bem possível pois a origem dela é explicada no Tome of Foes como sendo uma deusa elfica da mesma época e grau de poder de Lolth e Corelon.
Mas um gancho interessante é que no livro Tome of Foes fala que Vecna adquiriu obsessão pelo poder da Rainha Corvo e seu Palacio das Memorias e quer usurpá-los dela oque é uma conexão interessante com A Senhora da Dor que já se estrepou com Vecna.
Bem, a história dela é uma especulação, ela pode ser um antigo mesmo antes dela ganhar o "titulo" de Raven Queen
@@gabrielmauricio4665 Bem os Shada Kay são uma raça elfica, os deuses elficos como Corelon e Lolth são seres tão antigos quanto a primeira planta no multiverso, em si um deus primordial tem idade equivalente a um antigo então a falta de informações sobre ela ainda é justificada como sendo um deus elfico antigo além de existirem os Nagpas que por descrição da criatura no livro Tome of Foes são elfos que trairão a rainha corvo na passado então existem vários pontos que fortalecem uma origem elfica.
Eu tenho o problema com a 5e ter tudo em Toril, especificamente na região ocidental e a maioria dos planos e histórias icônicas como Plane Scape, Dark sun, Dragon lance entre outras que são bem ricas e bastante bem feita. A lady of pain é uma Power e no AD&D 2e tinha as classificações de magia Humana, de avatar, semi-Deus, Deus menor, Deus maior e Power onde uma magia de um humano não funcionava em um avatar e assim por diante. Não tem uma funcionalidade, apenas jogaram tudo em FH é isso que tem e se quiser algo diferente tem Eberron.
@@slowdancer2188 Entendo mas a questão aqui agora nem é Toril (que no caso agente tava falando da origem dela) porque tipo ela é full outra dimensão e até onde foi dito e me é lembrado ela nunca veio pro plano terreno e Sigil por mais que esteja ligada a todas as dimensões não tem uma conexão mais intima com nenhuma.
@@marcosantonio-hj7vp toda a história tá lá nas box de Plane Scape e na 5e você só tem um lugar que empuram pra você jogar e jogaram um monte de coisa sem muito ligar, o livro que falou mais sobre a lore foi o Sword Coast que demorou muito pra sair e as campanha que são muito centradas em certos pontos
vcs são fodas, jogo d&d semanalmente a pelo menos 4 anos. Atualmente mestro uma mesa etc. A loor oficial é muito extensa dificil de acompanhar, acompanho já faz pelo menos dois anos pelo canal de vocês. Vi todos os videos dos monstros em seu lançamento semanalmente, descobri vários detalhes que lendo apenas os livros dos monstros em geral não se obtem. Sou muito grato a vocês dois, dão vida as mesas da Galera
Como é maravilhoso ver um vídeo sobre o único mundo de ADeD que eu mestro. Amo planescape de paixão. Minha primeira tatuagem foi o brasão da Free League
Interpretação foda de vocês. Peguei pra mim rs
Essa é a melhor série do canal na minha opinião
Nossa o Youbug motivou que milagre
Mano,amo seus vídeos
Mais um excelente vídeo 👍👍
Adoro esses vídeos de ícones. Muito bons.
Obrigado! ❤
ja melhorou meu dia
AAAA meu deus eu gostei tanto do video, vou mandar pra todos os meus amigos mestres e não mestres, espero que eles não vejam meu outro comentario sobre a campanha kkkkkk.
Mais uma vez serio o video ta perfeito a edição ta ótima a narrativa e adoro escutar/ver RPG Planet vocês tiram 20 em todo vídeo!! mal lança e eu ja corro pra ver
Curto de mais esse canal
Saudades de Plane Scape lá em AD&D, você viajando pelos planos e encontrando o Deus dos elfos maluco num labirinto.
Gostei muito! Parabéns! Vídeo muito bom! Sugiro colocar o Velsharoon ou o Mellifleur nos icones de D&D!
to amando esse canal sou novo aqui vim pela jogatina rpg postado a pouco ♥like♥
Opaa finalmente saiu!!!
eu ja teorizei que Jazirian e Ahriman que são o mesmo deus de lados opostos estão em tudo, acredito que na separação deles veio os planos, e Ahriman veio a ser depois a serpente Dendar que viro em varios aspectos diferentes, o inferno de baator apenas é a casca do seu corpo pós derrota para Jazirian qual depois ficou em monte celestia, e asmodeus é apenas uma ilusão criada de Ahriman para o multiverso.
Depois de assistirem o filme A chegada, ouçam o nerdcast sobre ele. Ótima experiência.
Dolores, Filha de Poseidon.
Amo esse canal e esses dois
cara, tem que fazer um vídeo sobre o Chopin, ele é basicamente uma criatura de rpg só que irl
Ele é o lorde demônio mais fofo do mundo
Que droga, Lorde Soth é um dos maiores personagens, um dos maiores vilões 😭
Amooo o trabalho de vcs... Parabéns s2 ... Se possível vcs poderiam falar do Manshoon o/
Rpg planet, ja existe alguma "entidade" ou "representação" de cada alinhamento, eu to bolando um cenário onde cada alinhamento tem uma entidade representantes, por exemplo: Neutro e Bom, a vida
Leal e mau, a ordem e tals.
Enfim ja existe algo nessa vibe ?
Acho q da pra fazer isso a partir da roda dos planos, pegando um deus principal de cada, talvez
@@caiosergio5775 de fato seria bem interessante mas agora ja fiz, uma entidade que rege cada alinhamento
@@dmtiltado8780 mas fácil você mesmo criar, fica mais divertido
Ideia de personagem:
Um Clérigo ou Bruxo vinculado a Sra da Dor. Suas táticas de combate seriam vinculadas ao uso de lâminas (danos cortantes) e suas rotinas de adoração resultariam em cortes e dores pelo corpo do personagem que poderia esconder as marcas com bandagens. Todos os dias seus cortes se cicatrizariam ao final do dia mas retornariam no inicio do dia durante sua veneração diária.
esse cachorro é chaotic evil.
Cara tenho uma teoria do porque ela não lutou contra Vecnar, como vocês disseram talvez o poder dos anciãos anulem um ao outro etendo isso em mente provavelmente ela não lutou contra Vecnar por esse motivo, mesmo que fosse só uma parcela do poder dela que fosse bloqueado provavelmente seria uma luta extremamente perigosa para ela, então ela teria de pedir ajuda a outros seres extremamente poderosos para derrotar Vecnar.
Eh o casal mais fofo do UA-cam kkkkkk ❤️❤️❤️❤️
Que sincronismo o lançamento do vídeo, Planescape: Torment está em promoção na steam, 18,49 até 11-05.
Acho que no GoG tá mais barato
TOP demais o canal !
O Tchelo olhando pra Lina nos créditos é ótimo! Kkkkkkk
Tchelo criando teorias me deram várias ideias,muahahaha
Minha teoria.... Sobre sigil e a laid of pain....
Sigil não é apenas uma cidade.... Ou um plano… Por estar no centro do mutiverso e ser um plano com ligação entre os planos....
Ele é a única entrada e saída para o núcleo do mutiverso e o núcleo onde habita os Elders gods, deuses dos deuses, os seres que criam mutiveros… E para evitar que outra deidade, entrasse dentro desse local , eles deram a um ser desse plano poder total sobre isso.... Para servir de guardiã dos deuses antigos. E impedir que qualquer deus chegasse ao núcleo do cosmuns.... Por isso os deuses, não tem poder em sigil e a sr. Da dor. É neutra sobre tudo.... Ela não está lá para confrontar ngm apenas impedir que outros deuses entrem no núcleo do mutiverso. E se torne um elder god.
*-* sou apaixonado pelo canal de vocês primeiro da fila!
A senhora da dor é a mãe dos anciões da ordem e do caos, a dor dela vem do conflito, ela não foi banida, ela sofre por amar os dois lados e que se originaram do útero dela...e permanece em silêncio fora da criação...
Minha ideia com a senhora da dor é ela teleportar um amigo do aventureiro NPC do mestre que esteja com um item sintonizado com o aventureiro e ele pode usar essa conexão para ir até esse semi plano e tentar resgatar o amigo ou apenas tentar voltar com vida desse lugar isso baseado na frequência do semi plano
Vídeos sobre os planos, falando sobre cada um deles
Já temos uma série completa sobre os planos :)
Sobre a senhora da dor:
Ela poderia ficar, sequindo a teoria do Tchelo, pela nessecidade de que se ouvesse um neutralidade hegemônica
por todo multi-verso, então, não haveria neutralidade, visto que uma neutralidade concréta só pode existir a partir
de dois ou mais contra-pontos.
Ela me lembra Janus, o Deus de duas faces opostas, que trazia o fim e o início de um ciclo solar, ou Ano, se preferirem. E q dá nome ao mês de Janeiro.
Gostaria que tivesse um quadro falando das classes de D&D5E (podendo até incluir as de materiais complementares como homebrew)
To no aguardo do vídeo dos sladd
Asgorath pode aparecer também no Ícones de D&D
O Tchelo tomou um ADO do doguinho kkkk, jurei que era o Taz Mania.
Poxa isso mideixa com muita saudade de jogar o Velho RPG nesa quarentena ta edifício vio kkkkkk
O Tchelo parece o Hopper do Stranger Things kkkk
Eu amooo o vídeo de vcs
Top
Eu pensei numa personificação de uma entidade/uma lei natural. Como com os deuses no Xintoismo, que representam a natureza e as leis naturais, a Senhora da Dor representa a neutralidade pura. Isso puxando com o que o Tchelo falou de que é como se ela fosse constantemente puxada por todas as forças e filosofias.
Ela não sente dor, quando tudo está em equilíbrio. Já que todas as forças que a puxam, a torturam, se anulam (pela perspectiva de vetores). Quando há um desequilíbrio, um lado ou mais a "puxam" menos e outros, mais. E isso a faz sair da "inércia de dor". Ela sente essa dor e retribui com todo vigor e furia, como a furia da natureza, como um animal.
Ao mesmo tempo, é como se ela sentisse também uma dor em conotação de tristeza, de negatividade, como uma "mãe que chora" quando acontece o desequilíbrio no multiverso. Fazendo esse paralelo bíblico de Maria, ou "Maria das Dores". Inclusive orar por essa figura parece ser um desrespeito ao equilíbrio, à neutralidade, a fere, a danifica, e por isso ela também retribui brutalmente.
Assim a pessoa para de adora-la ou, através das dores, do castigo, aprende a entender, mesmo que vagamente, o que isso tudo representa.
Análise sensacional! Obrigado
Joguei RPG presencial com os amigos da escola por muitos anos, mas infelizmente paramos. Agora com a quarentena, quase 15 anos depois, voltamos a nos encontrar de forma virtual. E devemos isso ao RPG Planet. Pq não fazem vídeos sobre os cenários de D&D?
Só rola campanha épica pra esse cenário
O melhor exemplo de Sigil é o filme Elisium.
sim!
Meu personagem caótico bom se apaixonou por ela, e ela corrompeu seu coração e o abandonou, ele se tornou neutro mau, mas dos de alguns níveis de necromancer, se assustou com a transformação corporal e voltou a ser bom, mas ainda sim neutro e amargo
Pain morreu supera agora acabou a dor
Uma campanha de alto nível na qual os personagem embarcam navio Gith e acabam por ter que atracar em Sidios para fugir de uma criatura cósmica que está atrás de um item que está no navio (os personagens não sabem) e a senhora da dor não quer esse item na cidade. #SóTreta
Vamos nos unir magos! Vamos fazer propaganda nos grupos pra votarem em Elminster
Sua teoria sobre a Senhora da dor como ela foi para na cidade dos portais, de todas no meu entendimento e muito mais plausível do que as outras apresentada.
A propósito, do jeito que o Tchelo descreveu a "Dolorosa" sendo puxada por todos os lados ao mesmo tempo etc ela até pareceu um Cenobita, tipo o Pinhead kk.
PS: há a história não muito difundida da contraparte de jaziriam, que atualmente estaria disfarçado como Asmodeus, enquanto tenta recuperar suas forças e trazer o Armagedon pro multiverso
Essa parte falando sobre "Dolores", me lembrou do Game Blasfemous! Será que o criador do game se inspirou daí também?