Meteoro eu gostei muito do seu canal porque você pega quase qualquer coisa e mostra uma mensagem incrível por trás disso eu aconpanho seu canal nos últimos tempos e amei mas volta com as animações por favor eu e muita gente gostava delas e te mando salve e já aprendi várias coisas desse canal eu gostei do seu vídeo sobre rick and morty e bem e só é eu tive uma idéia pro nome do seu personagem que tal homem nuvem já que você nas animações sempre está em cima de uma nuvem bem um abraço pra você homem nuvem e mulher mais sabia e se pensa que eu sou adulto está enganado pois eu tenho 11 anos de idade e sei dialogar muito bem com pessoas maiores do que eu um dia quero ter um canal igual ao de vocês mas claro sem copiar só com um formato parecido bem tchau
Parabéns pela coragem de abordar tal assunto. Se tem uma coisa que me pergunto sempre é: será que existem outros como a Koko? Será que existe algum tipo de esforço coletivo para que outros animais cheguem a esse nível de consciência? Pode parecer bobo, mas pra mim parece algo importante. Talvez outras kokos nos ajudem a entender que ali existe uma vida também. Por isso agradeço muito pela existência dela!
*Koko tinha boa memória e era capaz de se lembrar de fatos que aconteceram décadas no passado. Ela também era capaz de misturar palavras conhecidas para tentar formar novas idéias. Em sua primeira visita à macaca, o ator Robin Williams foi reconhecida por Koko, tanto pessoalmente quanto na capa de um DVD de um filme. Robin Williams conseguiu fazer Koko rir e ambos se tornaram amigos. Ela entendia o conceito de morte, ficando triste e chorando ao saber da partida do ator, anos mais tarde.*
Isso é bem extraordinário: um animal, sem ser nos mesmo, estando no nosso próprio patamar. Interagir com a Koko é basicamente falar com um alienígena. Isso me chocou. Imagine o tanto de conhecimento de diversas áreas do raciocínio pode estar imaculado em uma espécie simplesmente por não saber se comunicar conosco? Somos animais, do reino animal. Estabelecemos um reino sobre nos mesmo e sobre os outros animais. E por nosso impulso de raciocínio proveniente de déficit físico para combater outros animais, superamos eles. Superamos seres com desvantagens, desvantagens linguística. Somos os reis, dos quais os súditos são nos mesmo e animais "calados".
Eu sei que pode ser apenas mais um comentario em meio de varios, mas eu queria vir por meio desta agradecer de coração ao Meteoro Brasil por todo esforço que voces tem tido, e que um dia, quando eu puder irei ajudar esse belo projeto que voces tem criado. Seus videos tem me mostrado novas coisas, filosofias, maneiras de enxergar o mundo e tem feito grande diferença na minha vida. Me tornou mais compreensível, amoroso e quem sabe ate mesmo, mais bonito com esse sorriso q eu carrego com a boa auto estima que eu tive apos conhecer este canal. muito obrigado mesmo, dito de coraçao de um serumanozinho chamado João.
Nunca pensei qeu falaria isso, mas... Que gorila mais humano. Fico triste pela morte desse animal. Que surpreendentemente consegue ser mais humanos do que todos nós.
bando de idiota. O que ela quis dizer com humanos é a sensibilidade e inteligência dela, que ela percebia coisas simples que nós humanos não percebemos, ela tinha uma analise muito diferente e humilde. É a natureza, meus caros. Nós humanos que a burlamos.
Quando descobri sobre a Koko, há alguns anos, fiquei encantada e comecei a acompanhar as notícias sobre ela, inclusive sobre o constante esforço da tratadora e da equipe dela para que a Koko realizasse seu sonho de ser mãe. Sempre torci por ela, é uma pena que não tenha sido possível. Koko se foi, mas deixou um legado mais significativo e profundo do que muitos seres humanos, mostrou ao mundo que a linha que divide o ser humano de outros animais não é tão clara assim e que, na verdade, talvez nem exista
Esse vídeo me levou às lágrimas, do mesmo modo que quando soube do falecimento da Koko. Às vezes, me sinto perdido e envergonhado de ser humano, estes seres estranhos que julgam poder se alimentar de dinheiro.
Diversas vezes levantaram o tema "o que nos torna humanos" comigo. Eu sempre achava que a resposta era: "polegares opositores, racionalidade e individualidade (do lado bom e ruim dela)". Mas esse vídeo me fez pensar... E não consigo chegar a uma conclusão tão simples quanto antes, é estranho mas OBG METEORO!! Essa dúvida é incrível!! (De maneira bem estranha mais é)
a koko não conseguiu realizar o seu sonho também por causa da interferência humana,pois vi em um documentário dela,que a pesquisadora /treinadora fala que ela ensinou a koko a se comunicar com humanos,mas isso fez com que ela não consegui-se se misturar com outros parceiros gorilas.
Existe o termo "especismo", que é esse preconceito humano em se considerar superior ao restante da natureza. Sempre fico angustiado pensando nisso. Seria muito legal ver um vídeo de vocês sobre a questão.
Isso foi...magnífico. Esse vídeo da Koko, foi lindo demais. Mas me deixa tão triste, é como ver um barco afundando aos poucos. Eu não sei se podemos salvar o nosso barco...
Palavras não descrevem o quanto eu sou grato por esse vídeo, sério! Eu darei uma pesquisada pq achei o vídeo muito introdutório podia ter abordado mais coisas ou aprofundado em outras .. Muito obrigado pelo vídeo.
Obrigada pelo vídeo, Meteoro. Achei legal trazerem um pouco da história da Koko pro pessoal conhecer. Porém, fiquei um pouco decepcionada com esse vídeo. Ele não foi ruim, de forma alguma, mas como estudante de Medicina Veterinária e com interesse na área de comportamento animal, senti que o vídeo pecou em ser muito "raso", não ter se aprofundado muito na discussão que era a mais importante que a Koko pôde trazer para nós: a da possibilidade da existência de comunicação entre espécies diferentes além do uso de gestos e reconhecimento de comportamentos específicos, mas, muito mais do que isso, da que animais podem aprender, compreender e usar a linguagem humana não apenas como uma ferramenta de comunicação simples (decorar para ganhar uma recompensa, como cães adestrados), mas também para demonstrar seus pensamentos e sentimentos. No que os animais pensam? Eles pensam? E sentem? A Koko era como uma ponte entre nós e eles; não apenas sabia cada uma das 2000 palavras em seu vocabulário, mas sabia ainda como as utilizar para se expressar e dialogar com as pessoas ao seu redor. Fica aí o meu pensamento para uma "incrementação" do tema e da história da Koko. Tenho que agradecer pelo trabalho sensacional que vocês vem fazendo sempre, trazendo conteúdo de qualidade para todos. Abraço e sucesso.
os ambientalista lutam não contra os seres humanos mas lutam a favor do equilibro, não de uma floresta aleatória, mas sim do ambiente como todo, isso incluem nossa sociedade, os individuos e o meio natural a qual FAZEMOS PARTE querendo ou não. essa raiva que muitos discursos pregam é pela nossa "linda" caraterística de onde nos pisamos: destruímos, impactamos, desequilibramos, matamos... ou quer dizer que você pensa duas vezes em matar um inseto que esbarrou em você? ou lota os bolsos de papeis pra não jogar no chão? ou se esforça pra não desperdiçar nem um gota d'agua? ou troca o produto A pelo B por causa da embalagem biodegradável? obrigada METEORO BRASIL por me arrancar lágrimas ..
Em um mundo em que uma indústria bilionária tem profissionais dedicados a moldar as nossas vontades de acordo com o orçamento do anunciante, a gente já não pode dizer que fazer o que a gente quer é liberdade. Nossas vontades são condicionadas, e não só por nós mesmos. A única forma de liberdade possível hoje em dia é *questionar* as nossas vontades, *questionar* os nossos sonhos. Desculpem se parece que estou fugindo do tema, mas acho que isso que vocês fizeram no final do vídeo, questionar os sonhos que estamos vivendo, é a única forma de liberdade possível.
Antídoto, Uma ótima reflexão, o filme 'Instinto " também nós conduz a uma perspectiva bem interessante, questiona nosso conceito de liberdade, de humanidade e no final nos rouba as ilusões, jamais consegui ver gorilas da mesma forma... Seu canal toca a alma!
Antídoto vs Meteoro, não tem mestrado ou doutorado que chegue perto de vocês! Vocês tão revolucionando o prazer de vê video é um prazer tal qual lê um livro ou vê um filme clássico.
Eu acompanho este canal já não sei a quanto tempo. Sério, este foi o video mais bonito que vocês ja fizeram e um dos mais bonitos que eu ja vi. Espero que os responsáveis por este canal continuem sempre com a noção do quanto esse conteúdo é importante. Vida longa!
Trás um vídeo de hunter hunter, acredito que ele tem vários assuntos a serem abordados. quem concorda? Amei o video♥ e amei a koko♥, pena que ela se foi
Muito obrigado, Koko, por nos lembrar que somos também ambiente. Uma questão linguística importante: a linguagem ("capacidade" humana de construir significado) e as linguas (possibilidades de significados restritos culturalmente) também são frutos da evolução. Tanto é que observamos hoje em dia mesmo habilidades lingüísticas em outras espécies, desde abelhas, passando por cachorros até golfinhos. A questão que diferencia a linguagem humana das de demais espécies é a possibilidade (talvez) infinita de produção de significado. É comum falarmos que "dá pra dizer a mesma coisa de maneiras diferentes". Não é bem por aí, mas essa fala não é de todo errada. Pois o ser humano não está restrito a um significado por situação (como as abelhas, por exemplo), mas podemos produzir textos diferentes em uma mesma situação, textos diferentes em diferentes situações, e textos semelhantes em situações diferentes. Basta pensar em diferentes situações em que alguém pode falar "tá calor aqui, né?" e em maneiras semelhantes de falar isso. Isso acontece pois a linguagem humana divide o trabalho de produzir significado em dois níveis: o semântico e o lexicogramatico. Por isso, podemos produzir tantos textos (unidade semântica) e orações (unidade lexicogramatical) em português brasileiro, enquanto uma abelhinha só consegue indicar onde tem comida. Espero ter contribuído de alguma forma com o assunto. Amplexos ursídeos.
Arthur de Melo Sá Eu acho que a diferença principal está em como transmitimos conhecimento. São nossas histórias que viraram desenhos que viraram livros que viraram filmes que viraram jogos que viraram vídeos no UA-cam. E adjacente a isso temos também o saber sistematizado (escolas).
Matheus Paiva Exatamente. O nome que a linguística dá pra tudo isso é significado. E o mais louco ainda: a potencialidade do significado é tão grande que não precisamos viver tudo o que nossos antecessores viveram nem tudo o que nossos contemporâneos vivem pra compartilhar o significado (ou conhecimento) com eles. Por exemplo: teve um dia que eu tava chegando da academia em casa, ia tomar banho e ir pra faculdade, só que na hora que coloquei minha chave no portão, um urubu bateu na fiação do poste e explodiu, com o que sobrou caindo na varanda de uma casa; logo abaixo da explosao passava um catador de latinhas, que ficou tão assustado e começou a tremer; os moradores acharam que ele tinha feito algo e começaram a ir pra cima, mas expliquei tudo e deixaram o cara em paz. Bem, você não sabe onde eu morava, nem conhece a geografia do bairro, nem viu a cena, mas consegue entender a história. Isso só acontece pq o significado não reflete uma realidade, como aprendemos na escola, mas ele próprio constrói a nossa realidade, e por isso posso compartilhar minha história com vc e vc consegue entender, mesmo não tendo vivido o episódio. E esse é o fundamental da linguagem humana: produzimos significado "do nada". Os outros animais aparentemente não têm essa capacidade muito desenvolvida, e não conseguem abstrair muito para além do aqui-e-agora em que estão vivendo. Curiosamente, o mesmo acontece com o ser humano no início da vida, até ali pra uns 2 anos, quando a partir de então conseguimos abstrair o significado. Isso é muito massa.
Cara, isso não pode ser sério! Há uns minutos atrás, eu vi esse pequeno clipe da Koko e resolvi pesquisar um pouco pra dar uma checada na veracidade da história dela... Aí vocês mandam uma dessa! Vocês são maravilhosos, sério! ^^
Sempre que assisto a videos como esse, videos que falam, principalmente, sobre o meio ambiente e suas várias vertentes, sinto um desconforto enorme. É difícil aceitar que faço parte de uma raça que simplesmente não consegue respeitar as outras. Que passam por cima do que for e de quem for para atender as suas próprias necessidades. O que Koko tentou passar para esses "líderes" outros também o fizeram, mas assim como ela, foram ignorados. Pra não falar mortos. Pois é isso que o nosso sistema faz. Infelizmente.
Meu doce amigo Meteoro, mais um conhecimento pra gente se sentir melhor, mais humano, mais vivos! viva a cuidadora de Koko, viva Meteoro, viva a ciência, viva a bondade de alguns poucos semelhantes!!!
Belo vídeo do canal, a Koko realmente foi uma inspiração. Recomendo, já que vocês gostam de filosofia, antropologia etc., o livro que o antropólogo do Museu Nacional, Eduardo Viveiros de Castro, escreveu em conjunto com sua esposa, Déborah Danowski, professora de filosofia da PUC-Rio, sobre a falácia do antropocentrismo (essa crença da superioridade e especificidade do humano) e o Antropoceno (vinculado totalmente com o primeiro tema). Se chama "Há mundo por vir: um ensaio sobre os fins e os medos". É um livro brilhante, e me agradaria muito um vídeo de vocês sobre ele. Um abraço!
Não gosto desses vídeos com temática ambiental, não por achar o tema desinteressante ou ruim (pelo contrário). Sempre acho um tapa na cara que nos mostra nossa insignificância na frente da vontade de pequenos grupos que lucram milhões prejudicando o planeta, e isso me deixa realmente muito triste. T.T
Eu fiquei tao triste com esse video , ja tinha ouvido a historia dessa gorila e achei bem interrssante. Mas depois desse video mostrou q os animais q para nós sao seres agressivos e apaticos , conseguem demostrar tristeza tbm pois tratamos mt pior . somo humanos temos capacidade de demostrar mais nossos sentimentos , mas parece q somos a especie mais fria e agressiva .
Me inscrevi recentemente no canal e estou adorando o conteúdo. Como já comentaram aqui, a Koko apenas repetia os sinais que aprendia, o que é muito comum no reino animal. Behaviorismo. A mensagem que ela passava, não era ela quem passava...eram os tutores dela. Isso é bem grave, na verdade. Como eles obteram a Koko?! "Vamos separar esse bebê gorila de sua família e estuda-lo e ensina-lo a conviver com humanos, vamos viver essa experiência, vamos mostrar a importância de manter o meio ambiente intacto". Há mais de 40 anos atrás, podia ser normal, mas hoje em dia compreendemos a hipocrisia nisso. Sim, a mensagem é importante, sim a mudança climática é real e mudanças precisam vir urgentemente. Mas usar animais treinados não é nada tocante, muito pelo contrário, é prejudicial. Idem com cães e gatos treinados. Não devem ser entretenimento. "Ah mas é uma pesquisadora, é ciência". Há outras formas de estudar o comportamento e aprendizado sem retirar o animal de seu habitat e tudo isso que vocês provavelmente já sabem. Não concordo que o que nos torna humanos é senso de empatia, ou capacidade de comunicação, ou somente polegares opositores. É todo um conjunto bio-psico-social, onde sim, somos diferentes dos outros animais, ao mesmo tempo que nem tanto, assim como dos componentes de uma árvore ou de estrelas, como já vimos em Cosmos. Acredito que cada elemento no Universo pode ser avaliado separadamente e em conjunto com outros. Ambientalistas também precisam ser criticados, quando necessário. De tudo na Terra, o ser humano é a parte mais perigosa. Sem nós, toda a Terra viveria em perfeita harmonia e equilíbrio.
Gabriel Claudino acredito que é possível que ela tenha associado algumas palavras em língua de sinais que correspondam a ela. Digamos que palavras como Fome, sono, bolo, banho, cocô, xixi, água, frio, calor, medo, passeio, tantas outras. Assim como um cão também sabe essas palavras, e se comunica conosco por expressões faciais e corporais. Mas coisas relacionadas a nossa vida cotidiana, ao planeta, etc... impossível que ela tenha consciência do que está falando. Unicamente repete. Pode ser por meio de incentivo, como petisco, e ativada por palavras-chave como "meio ambiente" por exemplo, ela responderia "mudança climática está acontecendo" em língua de sinais e ganharia petisco. Ela não sabe o que ela está emitindo de mensagem, ela aprendeu a palavra-chave (meio ambiente) e por isso responde como aprendeu.
ser humano ''tao inteligente, tão superior'' sabe o que acontece com o mundo e a sociedade tão bem, mas continua persistindo nos erros continua matando a si mesmo e o mundo ao seu redor desenfreadamente a troco de que? dinheiro? poder? as pessoas percebem que estão avançando para um final?
Sempre assisto aos vídeos do meteoro , mas dessa vez sou o obrigado a comentar : excelente vídeo , fiquei bastante emocionado pela koko , espero que ela tenha aproveitado bastante a vida e seus relacionamentos
As vezes sinto bastante vergonha do que nós, humanos, fazemos com os outros seres vivos e até com o nosso mundo. Deveríamos cuidar de tudo que está ao nosso redor
O principal problema da humanidade é justamente esse excepcionalismo, essa superioridade com a qual se enxerga em relação às outras espécies. Nós não nos vemos como um nó na grande rede intrincada da vida, que se expande pelo tempo há bilhões de anos; mas como seres à parte, superiores aos nossos irmãos animais, vegetais, fungos, bactérias, protozoários e vírus. E por causa disso nós criamos sonhos que simplesmente não encontram lastro na realidade concreta, pois nossa demanda por bens naturais é simplesmente maior do que a que o planeta consegue nos dar, e não conseguiremos enxergar isso até ser muito tarde!
Lucas Martins Ser superior é estar por cima. Nós estamos por cima, por enquanto. O mundo é caótico amigo. É melhor se livrar dessa visão romântica das coisas.
Black Bird™ A natureza não é caótica- ela apenas tem uma ordem que nós ainda não conseguimos, plena e profundamente, entender. Mas o que já podemos vislumbrar com a nossa compreensão é o fato de que sim, a vida é uma teia, pois todos os seres estão interligados entre si. Superiores os seres humanos seriam se estivessem completamente isentos das consequências de se habitar um ambiente em mutação, quer essa mudança seja provocada por nós ou não. Apesar de toda a nossa tecnologia, a natureza ainda nos toca, e com bastante intensidade por vezes. Isso não é uma visão romantizada, no sentido de irreal! Irreal é ter a ilusão, ainda que fugidia, de que o ser humano goza de alguma superioridade.
Lucas Martins Viver e morrer, sem nenhum sentido ou propósito. Essa é a lei que rege em nosso universo. Se isso não é caótico, eu não sei o que é. E a espécie humana é superior às outras espécies. Um exemplo disso é que com nossas ferramentas conseguimos dominar todas as outras espécies. Mas não pense que digo isso num sentido arrogante, apenas reconheço esta verdade.
Black Bird™ A espécie humana é apenas mais uma dentre tantas outras espécies, que existem, que existiram e que ainda hão de existir. Nossas ferramentas apenas nos dão a ilusão de superioridade, uma ilusão que como disse, é fugidia! As forças da natureza já nos provaram repetidas vezes que quando estão em fúria, tudo aquilo que os seres humanos constroem não conta para nada, e em nossa fragilidade descemos do nosso pedestal. Com questão ao sentido do universo para que se exista, tenho minhas dúvidas, sou agnóstico e tenho minhas reservas em afirmar categoricamente. Talvez haja um sentido, talvez não. O silêncio do mundo frente às nossas contínuas indagações é o que faz o absurdo da existência, e tudo o que nos resta fazer é entrar nessa jornada de tentar criar nosso sentido, fazendo frente a esse absurdo.
Lucas Martins O ser humano está superior, como já expliquei no primeiro comentário. Isso é evolução, os mais fortes sobrevivem, é no momento, a nossa espécie é a dominante, por é superior, até ser extinta ou acontecer alguma outra coisa.
Aaaaaa esse vídeo veio pra aliviar meus pensamentos dessa questão que estava na minha cabeça a vários dias "o que nos faz humanos" muito obrigado ♡ por esse trabalho incrível.
Que vídeo lindo, aliás parabéns acompanho vcs desde os primeiros trabalhos, vcs na minha modesta opinião tem um dos melhores conteúdo do UA-cam, continuem a luta queridos vcs são um raio de luz por aqui
Se a koko tivesse filhos e continuasse a espécie ensinando oq sabe para todos, provavelmente daq alguns milhões de anos serião inteligentes como os humanos. A natureza é incrivel...
Raposo TV faz sentido já foi comprovado , que cadê especie possui uma linguagem própria e mesmo assim muitos animais conseguem entender a linguagem humana de tao inteligentes
Seria incrível um vídeo sobre a arte de lo-fi hip Hop e vaporwave, sobre oq eles representam e suas críticas, o seu objetivo de criar nostalgia e de como faz todos gostarem e relaxarem Percebi que usaram um lo-fi na trilha sonora, e confirmei olhando a descrição Quem apoia, curti e deixa um UP
Todo o conteúdo de Meteoro existe graças a essa campanha de financiamento coletivo. Aqui estão as recompensas:
www.padrim.com.br/meteorobrasil
Meteoro Brasil ❤️
Meteoro eu gostei muito do seu canal porque você pega quase qualquer coisa e mostra uma mensagem incrível por trás disso eu aconpanho seu canal nos últimos tempos e amei mas volta com as animações por favor eu e muita gente gostava delas e te mando salve e já aprendi várias coisas desse canal eu gostei do seu vídeo sobre rick and morty e bem e só é eu tive uma idéia pro nome do seu personagem que tal homem nuvem já que você nas animações sempre está em cima de uma nuvem bem um abraço pra você homem nuvem e mulher mais sabia e se pensa que eu sou adulto está enganado pois eu tenho 11 anos de idade e sei dialogar muito bem com pessoas maiores do que eu um dia quero ter um canal igual ao de vocês mas claro sem copiar só com um formato parecido bem tchau
Por favor falem sobre o jogo detroid become human e o que é ser vivo
Parabéns pela coragem de abordar tal assunto. Se tem uma coisa que me pergunto sempre é: será que existem outros como a Koko? Será que existe algum tipo de esforço coletivo para que outros animais cheguem a esse nível de consciência? Pode parecer bobo, mas pra mim parece algo importante. Talvez outras kokos nos ajudem a entender que ali existe uma vida também. Por isso agradeço muito pela existência dela!
Meteoro Brasil Video emocionante muito mesmo, imagino que o do auto da compadecida tmb será
*Koko tinha boa memória e era capaz de se lembrar de fatos que aconteceram décadas no passado. Ela também era capaz de misturar palavras conhecidas para tentar formar novas idéias. Em sua primeira visita à macaca, o ator Robin Williams foi reconhecida por Koko, tanto pessoalmente quanto na capa de um DVD de um filme. Robin Williams conseguiu fazer Koko rir e ambos se tornaram amigos. Ela entendia o conceito de morte, ficando triste e chorando ao saber da partida do ator, anos mais tarde.*
Somos racionais, mas necessitamos aprender um pouco com os animais e com a natureza, parabéns pelo vídeo.
Isso é bem extraordinário: um animal, sem ser nos mesmo, estando no nosso próprio patamar. Interagir com a Koko é basicamente falar com um alienígena. Isso me chocou. Imagine o tanto de conhecimento de diversas áreas do raciocínio pode estar imaculado em uma espécie simplesmente por não saber se comunicar conosco?
Somos animais, do reino animal. Estabelecemos um reino sobre nos mesmo e sobre os outros animais. E por nosso impulso de raciocínio proveniente de déficit físico para combater outros animais, superamos eles. Superamos seres com desvantagens, desvantagens linguística. Somos os reis, dos quais os súditos são nos mesmo e animais "calados".
Eu sei que pode ser apenas mais um comentario em meio de varios, mas eu queria vir por meio desta agradecer de coração ao Meteoro Brasil por todo esforço que voces tem tido, e que um dia, quando eu puder irei ajudar esse belo projeto que voces tem criado.
Seus videos tem me mostrado novas coisas, filosofias, maneiras de enxergar o mundo e tem feito grande diferença na minha vida. Me tornou mais compreensível, amoroso e quem sabe ate mesmo, mais bonito com esse sorriso q eu carrego com a boa auto estima que eu tive apos conhecer este canal.
muito obrigado mesmo, dito de coraçao de um serumanozinho chamado João.
Nunca pensei qeu falaria isso, mas... Que gorila mais humano. Fico triste pela morte desse animal. Que surpreendentemente consegue ser mais humanos do que todos nós.
a Koko era muito mais humana do que muita gente por aí!
Talvez isso signifique mais que ser "humano" não é um mérito tão grande assim...
não ela era uma golira mesmo 👍🏼
bando de idiota. O que ela quis dizer com humanos é a sensibilidade e inteligência dela, que ela percebia coisas simples que nós humanos não percebemos, ela tinha uma analise muito diferente e humilde. É a natureza, meus caros. Nós humanos que a burlamos.
@@cacadormedievalanti-trolls4709 Foda-se a sua opinião de idiota 👍
@@eu7320 mais idiota ainda é quem critica falando isso.
Quando descobri sobre a Koko, há alguns anos, fiquei encantada e comecei a acompanhar as notícias sobre ela, inclusive sobre o constante esforço da tratadora e da equipe dela para que a Koko realizasse seu sonho de ser mãe. Sempre torci por ela, é uma pena que não tenha sido possível.
Koko se foi, mas deixou um legado mais significativo e profundo do que muitos seres humanos, mostrou ao mundo que a linha que divide o ser humano de outros animais não é tão clara assim e que, na verdade, talvez nem exista
Esse vídeo me levou às lágrimas, do mesmo modo que quando soube do falecimento da Koko.
Às vezes, me sinto perdido e envergonhado de ser humano, estes seres estranhos que julgam poder se alimentar de dinheiro.
Diversas vezes levantaram o tema "o que nos torna humanos" comigo. Eu sempre achava que a resposta era: "polegares opositores, racionalidade e individualidade (do lado bom e ruim dela)". Mas esse vídeo me fez pensar... E não consigo chegar a uma conclusão tão simples quanto antes, é estranho mas OBG METEORO!! Essa dúvida é incrível!! (De maneira bem estranha mais é)
a koko não conseguiu realizar o seu sonho também por causa da interferência humana,pois vi em um documentário dela,que a pesquisadora /treinadora fala que ela ensinou a koko a se comunicar com humanos,mas isso fez com que ela não consegui-se se misturar com outros parceiros gorilas.
Existe o termo "especismo", que é esse preconceito humano em se considerar superior ao restante da natureza. Sempre fico angustiado pensando nisso. Seria muito legal ver um vídeo de vocês sobre a questão.
Vinícius Motta também sempre penso nesse assunto
Espero mesmo que o pessoal do meteoro faça um vídeo sobre esse assunto
Up!!!
Então devemos chamar de que?
Isso foi...magnífico. Esse vídeo da Koko, foi lindo demais.
Mas me deixa tão triste, é como ver um barco afundando aos poucos. Eu não sei se podemos salvar o nosso barco...
Palavras não descrevem o quanto eu sou grato por esse vídeo, sério!
Eu darei uma pesquisada pq achei o vídeo muito introdutório podia ter abordado mais coisas ou aprofundado em outras ..
Muito obrigado pelo vídeo.
Senti um nó na garganta vendo esse vídeo. Que emocionante! Queria ter conhecido a Koko
Amo de todo meu coração o trabalho de vcs.
Este é um daqueles canais que te tornam uma pessoa melhor.
É VERDADE só que já fazem 2 anos que estamos sem koko!
Oi meteoro, gosto muuuuuito do seu canal (conheci o seu canal a um mês e já vi muitos e muitos dos seus videos, um melhor que o outro) párabens
Obrigada pelo vídeo, Meteoro. Achei legal trazerem um pouco da história da Koko pro pessoal conhecer.
Porém, fiquei um pouco decepcionada com esse vídeo. Ele não foi ruim, de forma alguma, mas como estudante de Medicina Veterinária e com interesse na área de comportamento animal, senti que o vídeo pecou em ser muito "raso", não ter se aprofundado muito na discussão que era a mais importante que a Koko pôde trazer para nós: a da possibilidade da existência de comunicação entre espécies diferentes além do uso de gestos e reconhecimento de comportamentos específicos, mas, muito mais do que isso, da que animais podem aprender, compreender e usar a linguagem humana não apenas como uma ferramenta de comunicação simples (decorar para ganhar uma recompensa, como cães adestrados), mas também para demonstrar seus pensamentos e sentimentos. No que os animais pensam? Eles pensam? E sentem? A Koko era como uma ponte entre nós e eles; não apenas sabia cada uma das 2000 palavras em seu vocabulário, mas sabia ainda como as utilizar para se expressar e dialogar com as pessoas ao seu redor.
Fica aí o meu pensamento para uma "incrementação" do tema e da história da Koko. Tenho que agradecer pelo trabalho sensacional que vocês vem fazendo sempre, trazendo conteúdo de qualidade para todos. Abraço e sucesso.
Obrigado por me apresentar a história de Koko, eu não conhecia.
Duas perdas irreparáveis...
#RipKoko
#RipRobinWilliams
; (
😢
Sou graduando de Ciências Biológicas e queria que mais pessoas tivessem essa visão sensível da natureza... Excelente vídeo como sempre.
Eu estou cada vez mais impressionada com o canal... fico sem fôlego pra descrever o que sinto a cada vídeo
Em meio a tanta porcaria aqui no youtube vocês conseguem se destacar por trazer um conteúdo que me faz ter esperança... parabéns e obrigado
Cícero Roberto, É VERDADE e agora que estamos em março de 2021, concluímos que infelismente fazem mais de 2 anos que estamos sem koko!
os ambientalista lutam não contra os seres humanos mas lutam a favor do equilibro, não de uma floresta aleatória, mas sim do ambiente como todo, isso incluem nossa sociedade, os individuos e o meio natural a qual FAZEMOS PARTE querendo ou não. essa raiva que muitos discursos pregam é pela nossa "linda" caraterística de onde nos pisamos: destruímos, impactamos, desequilibramos, matamos... ou quer dizer que você pensa duas vezes em matar um inseto que esbarrou em você? ou lota os bolsos de papeis pra não jogar no chão? ou se esforça pra não desperdiçar nem um gota d'agua? ou troca o produto A pelo B por causa da embalagem biodegradável? obrigada METEORO BRASIL por me arrancar lágrimas ..
Em um mundo em que uma indústria bilionária tem profissionais dedicados a moldar as nossas vontades de acordo com o orçamento do anunciante, a gente já não pode dizer que fazer o que a gente quer é liberdade. Nossas vontades são condicionadas, e não só por nós mesmos. A única forma de liberdade possível hoje em dia é *questionar* as nossas vontades, *questionar* os nossos sonhos. Desculpem se parece que estou fugindo do tema, mas acho que isso que vocês fizeram no final do vídeo, questionar os sonhos que estamos vivendo, é a única forma de liberdade possível.
Antídoto, Uma ótima reflexão, o filme 'Instinto " também nós conduz a uma perspectiva bem interessante, questiona nosso conceito de liberdade, de humanidade e no final nos rouba as ilusões, jamais consegui ver gorilas da mesma forma...
Seu canal toca a alma!
Antídoto vs Meteoro, não tem mestrado ou doutorado que chegue perto de vocês! Vocês tão revolucionando o prazer de vê video é um prazer tal qual lê um livro ou vê um filme clássico.
Quase chorei, que lindo cara!
Nossa, me emocionei mt assistindo. O trabalho de vcs é incrivel gente ♡. Precisamos de mais disseminadores de conhecimento como voces no mundo...
Eu acompanho este canal já não sei a quanto tempo. Sério, este foi o video mais bonito que vocês ja fizeram e um dos mais bonitos que eu ja vi. Espero que os responsáveis por este canal continuem sempre com a noção do quanto esse conteúdo é importante. Vida longa!
Trás um vídeo de hunter hunter, acredito que ele tem vários assuntos a serem abordados. quem concorda?
Amei o video♥ e amei a koko♥, pena que ela se foi
Muito obrigado, Koko, por nos lembrar que somos também ambiente.
Uma questão linguística importante: a linguagem ("capacidade" humana de construir significado) e as linguas (possibilidades de significados restritos culturalmente) também são frutos da evolução. Tanto é que observamos hoje em dia mesmo habilidades lingüísticas em outras espécies, desde abelhas, passando por cachorros até golfinhos. A questão que diferencia a linguagem humana das de demais espécies é a possibilidade (talvez) infinita de produção de significado. É comum falarmos que "dá pra dizer a mesma coisa de maneiras diferentes". Não é bem por aí, mas essa fala não é de todo errada. Pois o ser humano não está restrito a um significado por situação (como as abelhas, por exemplo), mas podemos produzir textos diferentes em uma mesma situação, textos diferentes em diferentes situações, e textos semelhantes em situações diferentes. Basta pensar em diferentes situações em que alguém pode falar "tá calor aqui, né?" e em maneiras semelhantes de falar isso. Isso acontece pois a linguagem humana divide o trabalho de produzir significado em dois níveis: o semântico e o lexicogramatico. Por isso, podemos produzir tantos textos (unidade semântica) e orações (unidade lexicogramatical) em português brasileiro, enquanto uma abelhinha só consegue indicar onde tem comida.
Espero ter contribuído de alguma forma com o assunto.
Amplexos ursídeos.
Contribuiu sim amigo, toma sua estrelinha do dever de casa, fez direitinho. *
Arthur de Melo Sá
Eu acho que a diferença principal está em como transmitimos conhecimento. São nossas histórias que viraram desenhos que viraram livros que viraram filmes que viraram jogos que viraram vídeos no UA-cam. E adjacente a isso temos também o saber sistematizado (escolas).
Matheus Paiva
Exatamente. O nome que a linguística dá pra tudo isso é significado. E o mais louco ainda: a potencialidade do significado é tão grande que não precisamos viver tudo o que nossos antecessores viveram nem tudo o que nossos contemporâneos vivem pra compartilhar o significado (ou conhecimento) com eles. Por exemplo: teve um dia que eu tava chegando da academia em casa, ia tomar banho e ir pra faculdade, só que na hora que coloquei minha chave no portão, um urubu bateu na fiação do poste e explodiu, com o que sobrou caindo na varanda de uma casa; logo abaixo da explosao passava um catador de latinhas, que ficou tão assustado e começou a tremer; os moradores acharam que ele tinha feito algo e começaram a ir pra cima, mas expliquei tudo e deixaram o cara em paz. Bem, você não sabe onde eu morava, nem conhece a geografia do bairro, nem viu a cena, mas consegue entender a história. Isso só acontece pq o significado não reflete uma realidade, como aprendemos na escola, mas ele próprio constrói a nossa realidade, e por isso posso compartilhar minha história com vc e vc consegue entender, mesmo não tendo vivido o episódio. E esse é o fundamental da linguagem humana: produzimos significado "do nada". Os outros animais aparentemente não têm essa capacidade muito desenvolvida, e não conseguem abstrair muito para além do aqui-e-agora em que estão vivendo. Curiosamente, o mesmo acontece com o ser humano no início da vida, até ali pra uns 2 anos, quando a partir de então conseguimos abstrair o significado. Isso é muito massa.
Arthur de Melo Sá
Caramba mano que loucura! Me passa suas fontes ae quero ler o mesmo livro que você leu kkkkk.
Que bonito quase chorei aqui, é tão bonito ver um animal como o gorila que acaba tendo uma visão agressiva se dando tão bem como os humanos :)
Cara, isso não pode ser sério! Há uns minutos atrás, eu vi esse pequeno clipe da Koko e resolvi pesquisar um pouco pra dar uma checada na veracidade da história dela... Aí vocês mandam uma dessa! Vocês são maravilhosos, sério! ^^
Sempre que assisto a videos como esse, videos que falam, principalmente, sobre o meio ambiente e suas várias vertentes, sinto um desconforto enorme. É difícil aceitar que faço parte de uma raça que simplesmente não consegue respeitar as outras. Que passam por cima do que for e de quem for para atender as suas próprias necessidades. O que Koko tentou passar para esses "líderes" outros também o fizeram, mas assim como ela, foram ignorados. Pra não falar mortos. Pois é isso que o nosso sistema faz. Infelizmente.
Muito obrigado, Meteoro Brasil!
Fico me perguntando o que leva uma pessoa a dar deslike em um vídeo como esse.?!?! Parabéns Meteoro pelo excelente trabalho.
Ja me perguntei sobre isso tbm mas acredito eu q deva ser impericia de criancas ou ate adultos clicando sem querer algo q nao e intecional
Um dos melhores entre os últimos vídeos do canal. Parabéns!!
falem sobre agrofloresta, permacultura e sintropia.
muito obrigada pelas lágrimas! vcs fazem vídeos maravilhosos, poéticos e filosóficos, muito obrigada mesmo pelo trabalho ❤
Eu não quero dizer obrigado pra Koko. Tô triste, quero dizer "desculpa".
:(
tmb
As vezes eu penso como os animais se sentem em serem dominados por seres tão horriveis como a espécie humana
Bate uma nostalgia ao ver seus vídeos, me lembra algum programa da TV cultura
Koko era muito melhor que pessoas aí que só poluem e n querem saber. Koko descanse em paz
Vocês sempre com otimos temas, muito obrigado a vocês Meteoro Brasil
Seus vídeos são fantásticos, é quase impossível não se emocionar com eles!
Deus te abençõe querida Koko!! Obrigado por nos lembrar que somos humanos!
PARABÉNS, MELHOR CANAL DO UA-cam!
Meu doce amigo Meteoro, mais um conhecimento pra gente se sentir melhor, mais humano, mais vivos! viva a cuidadora de Koko, viva Meteoro, viva a ciência, viva a bondade de alguns poucos semelhantes!!!
Muito obrigado Koko. Seus sonhos são os filhos que você deixou para o mundo. Pena não sermos os pais adequados. 😢
Vcs fazem um belo trabalho obrigado
É esse tipo de coisa que me entristece.
Ótimo vídeo!!!
Belo vídeo do canal, a Koko realmente foi uma inspiração. Recomendo, já que vocês gostam de filosofia, antropologia etc., o livro que o antropólogo do Museu Nacional, Eduardo Viveiros de Castro, escreveu em conjunto com sua esposa, Déborah Danowski, professora de filosofia da PUC-Rio, sobre a falácia do antropocentrismo (essa crença da superioridade e especificidade do humano) e o Antropoceno (vinculado totalmente com o primeiro tema). Se chama "Há mundo por vir: um ensaio sobre os fins e os medos". É um livro brilhante, e me agradaria muito um vídeo de vocês sobre ele. Um abraço!
Meteoro
Por favor façam um vídeo sobre Detroit become human
A mensagem do jogo é muito importante
Não gosto desses vídeos com temática ambiental, não por achar o tema desinteressante ou ruim (pelo contrário). Sempre acho um tapa na cara que nos mostra nossa insignificância na frente da vontade de pequenos grupos que lucram milhões prejudicando o planeta, e isso me deixa realmente muito triste. T.T
Que vídeo lindo...💓 Obrigada
Eu fiquei tao triste com esse video , ja tinha ouvido a historia dessa gorila e achei bem interrssante. Mas depois desse video mostrou q os animais q para nós sao seres agressivos e apaticos , conseguem demostrar tristeza tbm pois tratamos mt pior . somo humanos temos capacidade de demostrar mais nossos sentimentos , mas parece q somos a especie mais fria e agressiva .
Vocês são surpreendentes no melhor dos sentidos!
Não sei o que dizer,estou em lagrimas ♥ O ser humano de superior ele não tem nada.
Me inscrevi recentemente no canal e estou adorando o conteúdo. Como já comentaram aqui, a Koko apenas repetia os sinais que aprendia, o que é muito comum no reino animal. Behaviorismo.
A mensagem que ela passava, não era ela quem passava...eram os tutores dela. Isso é bem grave, na verdade. Como eles obteram a Koko?! "Vamos separar esse bebê gorila de sua família e estuda-lo e ensina-lo a conviver com humanos, vamos viver essa experiência, vamos mostrar a importância de manter o meio ambiente intacto". Há mais de 40 anos atrás, podia ser normal, mas hoje em dia compreendemos a hipocrisia nisso. Sim, a mensagem é importante, sim a mudança climática é real e mudanças precisam vir urgentemente. Mas usar animais treinados não é nada tocante, muito pelo contrário, é prejudicial. Idem com cães e gatos treinados. Não devem ser entretenimento. "Ah mas é uma pesquisadora, é ciência". Há outras formas de estudar o comportamento e aprendizado sem retirar o animal de seu habitat e tudo isso que vocês provavelmente já sabem.
Não concordo que o que nos torna humanos é senso de empatia, ou capacidade de comunicação, ou somente polegares opositores. É todo um conjunto bio-psico-social, onde sim, somos diferentes dos outros animais, ao mesmo tempo que nem tanto, assim como dos componentes de uma árvore ou de estrelas, como já vimos em Cosmos. Acredito que cada elemento no Universo pode ser avaliado separadamente e em conjunto com outros.
Ambientalistas também precisam ser criticados, quando necessário. De tudo na Terra, o ser humano é a parte mais perigosa. Sem nós, toda a Terra viveria em perfeita harmonia e equilíbrio.
Gabriel Claudino acredito que é possível que ela tenha associado algumas palavras em língua de sinais que correspondam a ela. Digamos que palavras como Fome, sono, bolo, banho, cocô, xixi, água, frio, calor, medo, passeio, tantas outras. Assim como um cão também sabe essas palavras, e se comunica conosco por expressões faciais e corporais. Mas coisas relacionadas a nossa vida cotidiana, ao planeta, etc... impossível que ela tenha consciência do que está falando. Unicamente repete. Pode ser por meio de incentivo, como petisco, e ativada por palavras-chave como "meio ambiente" por exemplo, ela responderia "mudança climática está acontecendo" em língua de sinais e ganharia petisco. Ela não sabe o que ela está emitindo de mensagem, ela aprendeu a palavra-chave (meio ambiente) e por isso responde como aprendeu.
Quase chorei😢 Muito Obrigado, KOKO!!
ser humano
''tao inteligente, tão superior''
sabe o que acontece com o mundo e a sociedade tão bem, mas continua persistindo nos erros
continua matando a si mesmo e o mundo ao seu redor desenfreadamente
a troco de que? dinheiro? poder?
as pessoas percebem que estão avançando para um final?
LINDO, MUITO LINDO ESSA HOMENAGEM! VCS SÃO DEMAIS!!
Adorei o vídeo a trilha sonora casa perfeitamente com as ilustrações e o conteúdo
Meteoro Brasil como sempre, sempre me fazendo arrepiar.
De verdade, muita vontade de chorar literalmente sem querer fazer gracinha ou pra ficar bonitinho no comentário eu realmente fiquei comovido
Muito obrigada vcs❤
Sempre assisto aos vídeos do meteoro , mas dessa vez sou o obrigado a comentar : excelente vídeo , fiquei bastante emocionado pela koko , espero que ela tenha aproveitado bastante a vida e seus relacionamentos
Não sei se essa era a intenção do vídeo, mas eu chorei mtu!
vitor roberto
Choramos
As vezes sinto bastante vergonha do que nós, humanos, fazemos com os outros seres vivos e até com o nosso mundo.
Deveríamos cuidar de tudo que está ao nosso redor
A koko é tão linda !!! Chorei, vo nem mentir
Sobre o vídeo, a Koko e a mãe dela são humanas de mt qualidade, obg pela reflexão
Esse canal é sensacional
Parabéns Meteoro! Qualidade No Topo!!! 🤘🏿🌠
O principal problema da humanidade é justamente esse excepcionalismo, essa superioridade com a qual se enxerga em relação às outras espécies. Nós não nos vemos como um nó na grande rede intrincada da vida, que se expande pelo tempo há bilhões de anos; mas como seres à parte, superiores aos nossos irmãos animais, vegetais, fungos, bactérias, protozoários e vírus. E por causa disso nós criamos sonhos que simplesmente não encontram lastro na realidade concreta, pois nossa demanda por bens naturais é simplesmente maior do que a que o planeta consegue nos dar, e não conseguiremos enxergar isso até ser muito tarde!
Lucas Martins Ser superior é estar por cima. Nós estamos por cima, por enquanto. O mundo é caótico amigo. É melhor se livrar dessa visão romântica das coisas.
Black Bird™ A natureza não é caótica- ela apenas tem uma ordem que nós ainda não conseguimos, plena e profundamente, entender. Mas o que já podemos vislumbrar com a nossa compreensão é o fato de que sim, a vida é uma teia, pois todos os seres estão interligados entre si. Superiores os seres humanos seriam se estivessem completamente isentos das consequências de se habitar um ambiente em mutação, quer essa mudança seja provocada por nós ou não. Apesar de toda a nossa tecnologia, a natureza ainda nos toca, e com bastante intensidade por vezes. Isso não é uma visão romantizada, no sentido de irreal! Irreal é ter a ilusão, ainda que fugidia, de que o ser humano goza de alguma superioridade.
Lucas Martins Viver e morrer, sem nenhum sentido ou propósito. Essa é a lei que rege em nosso universo. Se isso não é caótico, eu não sei o que é. E a espécie humana é superior às outras espécies. Um exemplo disso é que com nossas ferramentas conseguimos dominar todas as outras espécies. Mas não pense que digo isso num sentido arrogante, apenas reconheço esta verdade.
Black Bird™ A espécie humana é apenas mais uma dentre tantas outras espécies, que existem, que existiram e que ainda hão de existir. Nossas ferramentas apenas nos dão a ilusão de superioridade, uma ilusão que como disse, é fugidia! As forças da natureza já nos provaram repetidas vezes que quando estão em fúria, tudo aquilo que os seres humanos constroem não conta para nada, e em nossa fragilidade descemos do nosso pedestal. Com questão ao sentido do universo para que se exista, tenho minhas dúvidas, sou agnóstico e tenho minhas reservas em afirmar categoricamente. Talvez haja um sentido, talvez não. O silêncio do mundo frente às nossas contínuas indagações é o que faz o absurdo da existência, e tudo o que nos resta fazer é entrar nessa jornada de tentar criar nosso sentido, fazendo frente a esse absurdo.
Lucas Martins O ser humano está superior, como já expliquei no primeiro comentário. Isso é evolução, os mais fortes sobrevivem, é no momento, a nossa espécie é a dominante, por é superior, até ser extinta ou acontecer alguma outra coisa.
GRATIDÃO Meteoro pelo vídeo , fiquei emocionada , eu sempre penso nesse tema e fico angustiada
Simplesmente magnífico! Muitíssimo Obrigado Meteoro Brasil 🙏🏻
Otimo video,vcs merecem mais inscritos,a cada video uma nova descoberta e uma aula parabéns meu like
Aaaaaa esse vídeo veio pra aliviar meus pensamentos dessa questão que estava na minha cabeça a vários dias "o que nos faz humanos" muito obrigado ♡ por esse trabalho incrível.
Que vídeo!! fiquei até emocionado.
Que vídeo lindo, aliás parabéns acompanho vcs desde os primeiros trabalhos, vcs na minha modesta opinião tem um dos melhores conteúdo do UA-cam, continuem a luta queridos vcs são um raio de luz por aqui
muito obrigado meteoro brasil por vcs existirem, eu amo o trabalho de vcs
muito bonito da parte de vocês, por isso esse canal mesmo pequeno é tão especial.
Me emocionei com o vídeo..continuem com os vídeos, sempre muito bons!
sensacional, com certeza o melhor canal do youtube 👏👏👏👏
meu coração ficou partido com a noticia
A saliva desce rasgando, a lágrima surge e a pergunta é inegável...: "O que nós estamos fazendo?!"
Linda mensagem !
Que vídeo mais lindo
Como os vídeos do Meteoro me fazem ficar melancólico e feliz ao mesmo tempo?
Olha eu também não sei.....
Adoro o canal de vocês, quero que esse canal cresca, e cresca muito!
Se a koko tivesse filhos e continuasse a espécie ensinando oq sabe para todos, provavelmente daq alguns milhões de anos serião inteligentes como os humanos. A natureza é incrivel...
Raposo TV faz sentido já foi comprovado , que cadê especie possui uma linguagem própria e mesmo assim muitos animais conseguem entender a linguagem humana de tao inteligentes
Bateu a crise existencial aqui
Nossa, que vídeo mais lindo....
Acho que deveriam fazer um video sobre o veganismo, seria bem interessante!
Apoiado :D Acho que é um tema muito relevante e benéfico!
Concordo!!
A trilha sonora lo-fi faz toda a diferença
Me lembro de quando Koko morreu e esse video me fez chofar. Ela era ótima 💕
Obrigada pelo maravilhoso vídeo
Vídeo extraordinário! (como já é de costume)
Que vídeo incrível, obrigada
Esse vídeos são bons e tristes ao mesmo tempo!
Seria incrível um vídeo sobre a arte de lo-fi hip Hop e vaporwave, sobre oq eles representam e suas críticas, o seu objetivo de criar nostalgia e de como faz todos gostarem e relaxarem
Percebi que usaram um lo-fi na trilha sonora, e confirmei olhando a descrição
Quem apoia, curti e deixa um UP
TheLirycs Br Top
Interessante mesmo o tema. Aliás, o canal Quadro em Branco já fez um vídeo muito legal sobre: ua-cam.com/video/M3Zv48B0hLs/v-deo.html
Gislaine Veras, sim, um dos motivos que me fez pensar nisso