Trabalhei lá por 3 meses, não pela firma Jari, mas, pela extinta SUCAM, atual FUNASA. Isso lá pelo ano de 1987 ou 1988, não lembro o ano. Vi a fábrica de celulose em cima das estacas, e me falaram que ele veio montada do Japão, exatamente como foi narrado no vídeo. Parabéns pelo documentário!
@@helio3906 Creio que o problema não foi esse, mas o excesso de gastos por parte do Sr. Daniel Ludwig. Ele mandou construir blocos de alojamentos de dois andares, sendo todos de concreto, das paredes ao teto. Outro desperdício que vi muito foi o "cemitério" de máquinas e caminhões seminovos. Eles me disseram que, como as peças eram importadas, era mais viável abandonar os veículos que precisavam de peças e adquirir novos para repor a frota. No curto período que trabalhei no Jari, perguntei que espécie de árvores eram aquelas, robustas e de folhas graúdas, os funcionários disseram que era gmelina. Uma árvore que tinha uma função nobre no projeto, pois, sua celulose, de boa qualidade, servia para fazer papel-moeda. Pelo que vi elas se adaptaram no clima e solo amazônicos.
É isso ai, o brasil não é mesmo para amadores e nem para profissionais, o camarada resistiu até muito mas depois de enfrentar a selva obviamente que, como todos daqui sabem, ainda tinha que resistir ao assalto.
Embraer deu certo Helibras deu certo a Agrale deu certo. Muitos projetos deram certo. Mas aqueles criminosos que só serviram pra destruir a Natureza , nenhum deu certo.
Tem um livro sobre essa história, chamado Jari, uma Responsabilidade Brasileira. Fininho. Excelente vídeo! Muito obrigado por produzir conteúdo de qualidade!
Apesar das controvérsias, o Sr.Ludwig ,foi visionário, apesar dos pros , e os contras e algo a se adaptar a esse ecossistema, o Jari tem tudo pra da certo.
Eu vivi essa maravilhosa experiência, transformadora de vidas... Todos nós que vivemos esses tempos agradecemos a este grande homem Daniel Kate Ludwig. Gratidão ❤
Morei em São Raimundo, uma vila do município de Almeirim, onde moravam muitos funcionários. Morei de janeiro de 80 a 81, pois meu pai trabalhou lá. Eu era criança e foi a melhor época de minha vida.
Meu pai, por nome Miguel Alves Pereira, trabalhou muito tempo por lá, de 1990 a 1994 na fábrica de bauxita! Foi chefe da elétrica e presidente de sindicato por todo esse tempo! Foi um tempo de muitas bençãos! Morávamos na cidade de Monte Dourado!
Eu, como outros sulistas, tivemos a honra de trabalhar no Projeto Jari. Como sempre, os governos federal e estadual nao cumpriram com suas obrigacoes de desenvolver a regiao Norte. Entregaram o mega-empreendimento para os bancos brasileiros. O resto e historia.
Fui estagiario de engenharia na Jari em 97 no dpto de suprimentos da av angelica em SP. A logistica e manutenção da fabricada sempre foram problemáticas. Anyways, aprendi bastante com otimos profissionais...serei sempre muito grato pela oportunidade!
Conheço a planta industrial pois estive por duas ocasiões. A trabalho fui con carretas transportando peças de reposição no início dos trabalhos da Orsa peças estas fabricadas pela Dmuth no r.g. sul ficava se hospedado no hotel e por sinal 5* na época esperando a descarga para posterior embarque na balsa retornando a Belem
Interessante, sou amazônida desde que nasci e nunca ouviu essa historia. Quando falavam no Jari era sempre com uma obra do governo. Parabéns pelo vídeo! Sucesso!
@@CabaDaMat Esse tipo de argumento não passa de uma desculpa esfarrapada pra tentar justificar a destruição da mata Amazônica , ainda mais tudo feito por um estrangeiro que vem pro Brasil destruir tudo e ganhar muito dinheiro.
Nesta época quem estava no poder e governava o país eram os militares. Eu não lembro de ver na imprensa da época denúncias de corrupção em larga escala envolvendo o projeto. Será que estás notícias " eram censuradas " . 😅
Excelente conteúdo. Eu já estive lá em monte dourado, que hoje pertence ao município de Almeirim no lado do estado do Pará, e no lado do Amapá a cidade de Laranjal do Jari, sabia que era um projeto americano, mas não sabia desses detalhes, parabéns pelo conteúdo. 👏👏👏👏
Minha finada tia que era professora de inglês, trabalhou pro Ludwig como tradutora, andava pra ele pra cima e pra baixo, era uma cara gente fina ela falava
achei muito estranho esse tanto de area comprada e tantos lugares no mundo bem melhor para plantar a tal planta e escolheu logo um lugar extramente isolado da amazonia, onde não estrada que conecta ao restante do país
@@wendellferreira6782Hoje continu mesma coisa, olha Belo sun do Canadá, comprou área do xingu com mais de 150 toneladas de ouro, dessa vez comprou foi pra minerar mesmo destruir, pelo menos o americano investiu pesado e foi passado pra trás , por isso Brasil nunca será desenvolvido burro cracia mata tudo.
Hoje gorverno entrega de graça sem nem uma compensação pra região, o Americano investiu pesado queria que desenvolver e que desse certo,olha só belo sun com maís de 10 bilhões em ouro de baixo da terra que PT entregou pro Canadá vão explorar ser compensar em nada região
O Brasil sempre foi assim, tira do empreendedor idealizador passa para seus amigos e quem banca o novo negocio é bancado pelos bancos públicos. Esse é o motivo para não quererem privatizar as empresas estatais no Brasil.
Como sempre, mais um vídeo incrível, super informativo, meus parabéns mais uma vez e por favor continue trazendo vídeos de projetos, empresas e empresários incríveis como esse ( principalmente se envolve o Brasil)
Conheço a historia desde adolescente e sempre achei fascinante a coragem em levantar algo tão complexo no meio do nada. Infelizmente o fracasso, tão comum no Brasil, engoliu tudo. O Nacionalismo e a burrice brasileira inviabilizaram tudo.
@@rafaelchaves3312O Nacionalismo nos faz se fechar como uma concha e batendo no peito de orgulho. Nelson Rodrigues uma vez disse que o nacionalismo era o último refúgio do canalha. kkkkkk
Estados Unidos, Rússia, Israel, Japão, índia, China, Todos países que tem o nacionalismo como viés tem soberania garantida, tem boa economia, tem importância no cenário mundial, tem poder militar forte e Dissuasorio muito forte, são países com indústria forte o mal do Brasil não e o nacionalismo e a falta dele .
Faz um vídeo falando da ADM - Archer Daniels Midland, segunda maior empresa do mundo apos a Cargil. não existe video no youtube falando desse empresa, ja procurei e não existe !!
Acompanhei como todos os brasileiros o que ocorria com o projeto. Restou o constrangimento, a perda de confiança no governo ou no país acelerando outras crises.
É meu caro, eu trabalhei nesse projeto em 1973 por apenas 6 meses ,foi uma lição de vida . Mas por trás da gamelina e tbm da jazida de Calim ( que era retirado do Amapá ) e que vc não cita em sua narrativa, O objetivo maior de ( Luduik) era o ouro . Subtraído do nosso solo.
@@JorgeAllexandr obrigado amigo ,por ter essa visão sobre o que estou me referindo,ainda no nosso Brasil tem muitas pessoas que as vezes não tiveram a oportunidade e a condição de frequentar uma escola.
Bom dia, tem algum documentário sobre o empreendedor Augusto Trajano Antunes já feito no canal? Acho que pelo perfil do canal seria uma boa, já que também ele parece sempre está em algum empreendimento citado em outros vídeos. Quero agradecer pelo trabalho bem feito, realmente o canal é diferenciado! Abraço, e sucesso!
Convivi bastante com as informações que eram divulgadas desse grandioso Projeto na época. Infelizmente nessa ocasião e talvez depois, nossos governos ao invés de Incentivar, estimula, dar apoio e não interferir no Empresario empreendedor , coloca Burocracia e dificulta o crescimento do país. Uma pena que esse grande projeto não foi adiante no formato Original.
Lembro, mas não sabia dos detalhes. Acho que o Gen Golbery não tomou a sua melhor decisão, embora o vídeo demonstre muita falta de interesse na dívida da empresa.
Não só conheço como trabalhei aí no projeto Jari nosso acampamento ficava na ponte 71 e eu trabalhava em monte dourado na carpintaria aí conheço são Miguel pacanari pilão inferno e beiradão
Beiradão,estive lá também ótimas companhias ❤fui pra inauguração do ginásio de esportes jogo de basquete pelo Paysandu contra o time da fábrica tinha muitos gringos, projeto maravilhoso de primeiro mundo,construiu uma cidade .
O Jari foi apenas mais dos sonhos fracassados dos americanos, na Amazônia,. Como foi FORDLÂNDIA e MADEIRA MAMORÉ. Trabalhei 12 anos nesse projeto. Ganhavamos muito bem, mas infelizmente com a empresa bancando toda infraestrutura, como : saúde, segurança, saneamento, energia, água, escola....transporte....Sem falar da logística para por insumos e material nas fábricas, não teria como furar muito.
A história do Projeto Jair(em inglês): ‘Capitalism in the Epic Sense: Daniel Ludwig’s adventure in the Brazilian Amazon’. [2023] Amazon Brasil: R$24,64
Trabalhei na Fábrica de Celulose em Monte Dourado, principal núcleo residencial do Jari durante 2 anos entre 1984 e 1986. A fábrica montada no Japão é algo singular, sem paralelo em lugar algum. Os núcleos urbanos chamados de vilas eram da cia, inclusive as residências e comércio. Isso gerava um custo muito elevado que comprometia o resultado financeiro da empresa. Há dois anos atrás vi alguns vídeos de um casal que anda de Kombi pelo Brasil e estiveram no Jari durante alguns dias e observei a plena decadência do lugar. A empresa foi vendida, a mão de obra terceirizada e muitas crises trabalhistas marcaram várias paradas de produção e conservação da fábrica e das vilas. Uma pena. A localização geográfica é excepcional, próximo da foz do Rio Amazonas o que reduz substancialmente o frete marítimo.
10:16 O cara ACHOU MESMO que ele, ainda mais sendo americano (que carrega a fama), ia construir uma hidrelétrica perto da foz do Rio Amazonas? Local que concentra, NO BRASIL, 38% da água doce de todo MUNDO!? Ainda mais em território amazônico e estando em governo período de militar!? Acho que NESSE negócio faltou tato pra ele.
Gostei. interessante essa historia, curti e me inscrevi. Mas só um detalhe, Connecticut é do tamanho de Pernambuco, não do tamanho de Sergipe. Parabéns pelo canal. conteúdo show!
Achar que Ludwig era "amador"é sem noção. O Brasil é difícil até até para grandes profissionais. O problema, foi que um almirante da época começou a implicar com Daniel K Ludwig, berrando todas as iniciativas dele.
estive em Monte Dourado em 2001 e 2004 em trabalhos na CADAM outra grande emrpresas la instalada, gostei muito do lugar, pena a Jari estar em dificukdades ainda
Já ouvi. Só não entendo o porque um ricaço estrangeiro consegue comprar tanta terra na Amazônia, derrubar toda a mata e ainda querer benesses, quando nós brasileiros somos impedidos de derrubar um só árvore. Não foi o único: Em Itacoatiara AM - onde trabalhei - também havia uma empresa alemã, a Atlantic Veener da Amazônia. Ela fabricava laminados. Milhares de árvores foram derrubadas para sua operação.
Vc não entende pq é um índio. Em lugares onde o que importava é o ouro negro eles simplesmente trocaram o governo por um que aceita receber em papel verde. E se não quiser, bombah.... Agora vai fritar tua tapioca.
@@superzam9117 Não foi no Governo Bolsonaro seu babaca! Estamos falando das décadas de 1970/1980. Quanto ao Lula e seu PT, ele não vai leiloar a Amazônia. Eles já venderam! A tal Reserva Raposa do Sol por exemplo foi comprada por um rei europeu. A China tem uma imensa fazenda naquela região também (maior que muitos estados brasileiros). Só para não me alongar muito... Fui do PT por 20 anos!
Uma excelente história que eu não sabia sou do. estado do Pará já que os dóis Estados fazer divisa para poder investir na Amazônia tem que ter um grande planejamento pois a região é muito delicada
Eu estagiei em uma fábrica de papel e celulase de uma das famílias mais ricas do Brasil, na época se chamava Suzano, muitos funcionários saiam da Suzano para trabalhar nessa fábrica do Jari
Eu estava lá quando os brasileiros assumiram o projeto Jari. Ludwig era querido e respeitado no projeto Jari.. No outro dia da transação já podíamos ver que a qualidade da comida , do transporte tudo havia piorado. É triste.
Hoje continu mesma coisa, olha Belo sun do Canadá, comprou área do xingu com mais de 150 toneladas de ouro, dessa vez comprou foi pra minerar mesmo destruir, pelo menos o americano investiu pesado e foi passado pra trás , por isso Brasil nunca será desenvolvido burro cracia mata tudo.
Beiradinho hoje é Vitória do Jari, continua com acesso muito limitado, estradas de má qualidade que dificultam o acesso de outros órgãos privados pra região desenvolver. Tenho 16 anos e gosto daqui, mas infelizmente não tem estrutura pra mim fazer uma boa faculdade, o jeito é estudar fora mesmo.
Trabalhei lá por 3 meses, não pela firma Jari, mas, pela extinta SUCAM, atual FUNASA. Isso lá pelo ano de 1987 ou 1988, não lembro o ano. Vi a fábrica de celulose em cima das estacas, e me falaram que ele veio montada do Japão, exatamente como foi narrado no vídeo.
Parabéns pelo documentário!
Ouvia falar que o projeto não deu muito certo porque a Gmelina não se adaptou ao solo e clima da Amazônia.
@@helio3906
Creio que o problema não foi esse, mas o excesso de gastos por parte do Sr. Daniel Ludwig. Ele mandou construir blocos de alojamentos de dois andares, sendo todos de concreto, das paredes ao teto. Outro desperdício que vi muito foi o "cemitério" de máquinas e caminhões seminovos. Eles me disseram que, como as peças eram importadas, era mais viável abandonar os veículos que precisavam de peças e adquirir novos para repor a frota.
No curto período que trabalhei no Jari, perguntei que espécie de árvores eram aquelas, robustas e de folhas graúdas, os funcionários disseram que era gmelina. Uma árvore que tinha uma função nobre no projeto, pois, sua celulose, de boa qualidade, servia para fazer papel-moeda. Pelo que vi elas se adaptaram no clima e solo amazônicos.
Trabalhei lá,,,a fábrica estava estalada em Munguba ,,eu morava em Monte Dourado,,, saudades desse tempo 🙏
@@amarildoaureluk4550
A fábrica ainda continua em Munguba.
Restam só saudades cresci na região foi muito bacana
É isso ai, o brasil não é mesmo para amadores e nem para profissionais, o camarada resistiu até muito mas depois de enfrentar a selva obviamente que, como todos daqui sabem, ainda tinha que resistir ao assalto.
Eu tive uma professora que trabalhou no projeto. Foi muito bem remunerada, voltou a Belém e comprou uma boa casa onde mora até hoje.
Meu pai trabalhou no Projeto Jari na década de 70...Contou-nos muitas curiosidades....
Conta umas aí pra nós...
Agora tu tem que contar as coisas de epoca , ou vai sonegar informaçoes valiosas ??????
conta ai
Não conta nada , fica pra vc .
Burocracia neste pais pode destruir um bilionário, imagine um micro empresário.
Alvo de ganância, a Amazônia tem algumas histórias que poucos conhecem. Obrigada pelo trabalho. Espero por outros sobre essas histórias na Amazônia.
Eu moro em Vitória do Jari. Bem em frente a fábrica Jari e a Cadam
Show
Até hoje funciona produzindo celulose?
Eu moro em Macapá
Essa fábrica tem que pegar fogo.
A riqueza do Caulim fica no Amapá a fabrica no Pará.
Imagina tantos projetos antigos tivessem dado certo , esse cara aí , o Gurgel entre tantas outras
Embraer deu certo Helibras deu certo a Agrale deu certo. Muitos projetos deram certo. Mas aqueles criminosos que só serviram pra destruir a Natureza , nenhum deu certo.
Tem um livro sobre essa história, chamado Jari, uma Responsabilidade Brasileira. Fininho. Excelente vídeo! Muito obrigado por produzir conteúdo de qualidade!
Apesar das controvérsias, o Sr.Ludwig ,foi visionário, apesar dos pros , e os contras e algo a se adaptar a esse ecossistema, o Jari tem tudo pra da certo.
Eu vivi essa maravilhosa experiência, transformadora de vidas...
Todos nós que vivemos esses tempos agradecemos a este grande homem Daniel Kate Ludwig. Gratidão ❤
Ludwig esse nunca tinha ouvido falar, mas tudo é aprendizado, obrigado ao canal.
Ótimo vídeo.
Muito obrigado meu amigo!!
Imprecionante como a política pode DESTRUIR os negócios de um PAÍS!
Impressionante é a diferença que 2 ss fazem
Conheci a fábrica pessoalmente um projeto impressionante dentro da selva amazônica.
É impressionante esse país, quando dizem que pode piorar é pode apostar que vai
Trabalhei no escritório de São Paulo antes da venda para o grupo ORSA e depois em Suzano - SP. É um projeto complexo.
Ninguém perguntou .
Se esse projeto, não tivesse morrido, essa região como um todo estaria muito mais evoluída!!!..
Morei em São Raimundo, uma vila do município de Almeirim, onde moravam muitos funcionários. Morei de janeiro de 80 a 81, pois meu pai trabalhou lá. Eu era criança e foi a melhor época de minha vida.
Trabalhei em Munguba e morava em Monte Dourado na época. Havia a Jari Celulose e a CADAM. Stanley
Meu pai, por nome Miguel Alves Pereira, trabalhou muito tempo por lá, de 1990 a 1994 na fábrica de bauxita! Foi chefe da elétrica e presidente de sindicato por todo esse tempo! Foi um tempo de muitas bençãos! Morávamos na cidade de Monte Dourado!
É impressionante como nada no Brasil dá certo.
Como não ?? Tu não conhece o Brasil.
Burrozo,nem todos os s
olis é para todas as plantas,sou da roça
Meu amigo 500 anos esse país não deu certo
@@juniordmitri2981 o Brasil não tem 500 anos tem 200 . O Brasil só é um país depois da independência de Portugal. Antes era colônia portuguesa.
@@saudibert5626 pode passa mais 500 anos vai continuar mesma coisa
Eu, como outros sulistas, tivemos a honra de trabalhar no Projeto Jari. Como sempre, os governos federal e estadual nao cumpriram com suas obrigacoes de desenvolver a regiao Norte. Entregaram o mega-empreendimento para os bancos brasileiros. O resto e historia.
Fui estagiario de engenharia na Jari em 97 no dpto de suprimentos da av angelica em SP. A logistica e manutenção da fabricada sempre foram problemáticas. Anyways, aprendi bastante com otimos profissionais...serei sempre muito grato pela oportunidade!
Esse Sr foi um grande empreendedor! Pena que nos governantes não conseguem perceber e não atrapalhar!
Mais um exemplo de burocracia que mata empresas e empregos 😢😢😢
Mais um entreguista
@@dagobertosantosdeoliveira9546 SUBALTERNO subdesenvolvido E FODA
@@dagobertosantosdeoliveira9546 melhor ficar na miséria né.
@@dagobertosantosdeoliveira9546bom mesmo e viver na miséria sem nada sem empregos dependendo de migalhas
Aqui somente a ignorância, a inveja e a corrupção vicejam.
Conheço a planta industrial pois estive por duas ocasiões. A trabalho fui con carretas transportando peças de reposição no início dos trabalhos da Orsa peças estas fabricadas pela Dmuth no r.g. sul ficava se hospedado no hotel e por sinal 5* na época esperando a descarga para posterior embarque na balsa retornando a Belem
Interessante, sou amazônida desde que nasci e nunca ouviu essa historia. Quando falavam no Jari era sempre com uma obra do governo.
Parabéns pelo vídeo!
Sucesso!
Essa fábrica nunca deveria ter existido.
@@saudibert5626 essa fábrica alimentou várias famílias. 😢
@@CabaDaMat Esse tipo de argumento não passa de uma desculpa esfarrapada pra tentar justificar a destruição da mata Amazônica , ainda mais tudo feito por um estrangeiro que vem pro Brasil destruir tudo e ganhar muito dinheiro.
Morei no projeto Jari, foi a melhor experiência da minha vida
Um fator preponderante do fracasso do projeto foi a corrupção absurda para a concessão das licenças necessárias.É o Brasil sendo brasil
não é diferente hoje! Há um presidente inclusive que foi condenado por propinas que recebiam ele e os integrantes de partidos, pela Odebrechet
@@geopoliticadeboteco-gs5zs se isso fosse verdade o brasil teria uma industria desenvolvida tal qual países civilizados.
@@geopoliticadeboteco-gs5zs peraí, você quer comparar a corrupção do brasil com a de países civilizados? é isso mesmo?
Lá é região Amazônica , em primeiro lugar não deveria nem ter vendido as terras pra esse picareta .
Nesta época quem estava no poder e governava o país eram os militares. Eu não lembro de ver na imprensa da época denúncias de corrupção em larga escala envolvendo o projeto. Será que estás notícias " eram censuradas " . 😅
Baita história! Cheguei nesse vídeo através de um amigo que ajudou na RJ da Jari.
Eu sou Paraense e, Conheço o PROJETO JARI, desde 1967...
Excelente conteúdo. Eu já estive lá em monte dourado, que hoje pertence ao município de Almeirim no lado do estado do Pará, e no lado do Amapá a cidade de Laranjal do Jari, sabia que era um projeto americano, mas não sabia desses detalhes, parabéns pelo conteúdo. 👏👏👏👏
Trabalhei 1977 a 1980 Produção de arroz São Raimundo muita saudades....
Minha finada tia que era professora de inglês, trabalhou pro Ludwig como tradutora, andava pra ele pra cima e pra baixo, era uma cara gente fina ela falava
Faça um vídeo falando da história da exploração do manganês em Serra do navio , Amapá.
Não é faça é faz você não manda no canal
Manganês da Serra do Navio é historia cabulosa.
Transferiram todo o minério aos EUA.
Ele explorou ouro que era o carro chefe. A jamelina era a desculpa
achei muito estranho esse tanto de area comprada e tantos lugares no mundo bem melhor para plantar a tal planta e escolheu logo um lugar extramente isolado da amazonia, onde não estrada que conecta ao restante do país
O negócio dele era isso mesmo,celulose,desculpa só, ficou mais milionário do que já era e pra que??
@@wendellferreira6782Hoje continu mesma coisa, olha Belo sun do Canadá, comprou área do xingu com mais de 150 toneladas de ouro, dessa vez comprou foi pra minerar mesmo destruir, pelo menos o americano investiu pesado e foi passado pra trás , por isso Brasil nunca será desenvolvido burro cracia mata tudo.
Hoje gorverno entrega de graça sem nem uma compensação pra região, o Americano investiu pesado queria que desenvolver e que desse certo,olha só belo sun com maís de 10 bilhões em ouro de baixo da terra que PT entregou pro Canadá vão explorar ser compensar em nada região
Já: durante meu curso ginasial uma das aulas mais impactantes fora justamente sobre o imponente Projeto Jari. Obrigado pela recordação...
O Brasil sempre foi assim, tira do empreendedor idealizador passa para seus amigos e quem banca o novo negocio é bancado pelos bancos públicos. Esse é o motivo para não quererem privatizar as empresas estatais no Brasil.
Linda história... E triste fim
Como sempre, mais um vídeo incrível, super informativo, meus parabéns mais uma vez e por favor continue trazendo vídeos de projetos, empresas e empresários incríveis como esse ( principalmente se envolve o Brasil)
Muito obrigado meu velho!! Tmj 👊🏻👊🏻👊🏻
Importante expor os termos do contrato da hidrelétrica e das terras. Parabéns!
Boa noite
Moro aqui em Belém do Pará e quando criança ouvi falar muito deste projeto principalmente das fabricas que vieram do Japão.
Conheci seu luduiw ele lá em monte dourado tinha seu carrão onde tinha um motorista dele e que cuidava muito bem do carro
Tive a satisfação de morar em Monte Dourado e trabalhar na Jari Celulose de 2007 até 2013.
Experiência ímpar !
Uma pena saber que chegou nesse ponto.
Conheço a historia desde adolescente e sempre achei fascinante a coragem em levantar algo tão complexo no meio do nada. Infelizmente o fracasso, tão comum no Brasil, engoliu tudo. O Nacionalismo e a burrice brasileira inviabilizaram tudo.
O nacionalismo não é o problema, e sim a solução
@@rafaelchaves3312O Nacionalismo nos faz se fechar como uma concha e batendo no peito de orgulho. Nelson Rodrigues uma vez disse que o nacionalismo era o último refúgio do canalha. kkkkkk
Estados Unidos, Rússia, Israel, Japão, índia, China, Todos países que tem o nacionalismo como viés tem soberania garantida, tem boa economia, tem importância no cenário mundial, tem poder militar forte e Dissuasorio muito forte, são países com indústria forte o mal do Brasil não e o nacionalismo e a falta dele .
Brasil, um túmulo de empreendedorismo, empreendedores, empresas....
Esteve em Monte dourado em 1982, meu conhado trabalou no projeto, boas lembranças.
Trabalhei no Projeto Jarí, com o grupo Brasileiro que assumiu em 1.982. Companhia Florestal Monte Dourado.
Sempre muito maravilhoso e informativo. Parabéns
Muito obrigado!! ❤️❤️❤️
Faz um vídeo falando da ADM - Archer Daniels Midland, segunda maior empresa do mundo apos a Cargil. não existe video no youtube falando desse empresa, ja procurei e não existe !!
ua-cam.com/users/results?search_query=archer+daniels+midland+company
Esse povo não gosta de aparecer
O PROJETO JARI JA OUVI FALAR HÁ MUITO TEMPO, MAS NUNCA FIZ IDEIA DO QUE ERA. QUE LOUCURA DO CARA RAPÁ! DNH É BOM DEMAIS. DANE-SE O MUNDO E VÃO GASTAR.
Nunca ouvi falar dessa história. Parabéns ao canal.
Comprar O BRASIL impossivel mas invistir respeitando Regime e a NAÇÃO seja Bem vindo CRESCIMENTO GARANTIDO SEM BOICOTE
Não imaginava que o Jari tinha chegado aos dias atuais.
Não deveria ter chegado .
Acompanhei como todos os brasileiros o que ocorria com o projeto. Restou o constrangimento, a perda de confiança no governo ou no país acelerando outras crises.
Interessante demais, mas o que entristece é saber que a amazônia nunca foi vista por sua principal riqueza
É meu caro, eu trabalhei nesse projeto em 1973 por apenas 6 meses ,foi uma lição de vida .
Mas por trás da gamelina e tbm da jazida de Calim ( que era retirado do Amapá ) e que vc não cita em sua narrativa,
O objetivo maior de ( Luduik) era o ouro .
Subtraído do nosso solo.
Com certeza!
"Nosso solo!" 😂😂 Encontra petróleo ou ouro no teu quintal pra ver o real significado de "nosso".
@@fatimagoes3234 Ele está se referindo ao Brasil.
e tão nosso que Canadá vai leva 10 bilhões em ouro lá na volta grande, esse projeto Jari ia trazer muito mais benefícios pra região
@@JorgeAllexandr obrigado amigo ,por ter essa visão sobre o que estou me referindo,ainda no nosso Brasil tem muitas pessoas que as vezes não tiveram a oportunidade e a condição de frequentar uma escola.
Acredito q tem muita obscura na Amazônia q a gente ñ sabe😮😮
Bom dia, tem algum documentário sobre o empreendedor Augusto Trajano Antunes já feito no canal? Acho que pelo perfil do canal seria uma boa, já que também ele parece sempre está em algum empreendimento citado em outros vídeos. Quero agradecer pelo trabalho bem feito, realmente o canal é diferenciado! Abraço, e sucesso!
Fala meu amigo! Ainda não fizemos vídeo sobre ele, mas está no nosso radar sim. Em breve vamos lançar! Grande abraço!
Impressionante como todo grande projeto no Brasil tem a mão podre do governo impondo dificuldades
Graças a Homens inteligentes esse projeto nunca deu certo . Deveria ter pegado fogo essa fábrica.
O Brasil foi feito pra dar errado nunca será potencia nem será desenvolvido
A amazônia é o carrasco dos bilionários. Primeiro Fordlândia, depois Jari.
Convivi bastante com as informações que eram divulgadas desse grandioso Projeto na época.
Infelizmente nessa ocasião e talvez depois, nossos governos ao invés de Incentivar, estimula, dar apoio e não interferir no Empresario empreendedor , coloca Burocracia e dificulta o crescimento do país.
Uma pena que esse grande projeto não foi adiante no formato Original.
Fantástico!! O homem era grande, heim!
Demais!!!
Esses vídeos são incríveis! Obrigada por nos contar a história desses gigantes!
Lembro, mas não sabia dos detalhes.
Acho que o Gen Golbery não tomou a sua melhor decisão, embora o vídeo demonstre muita falta de interesse na dívida da empresa.
Não só conheço como trabalhei aí no projeto Jari nosso acampamento ficava na ponte 71 e eu trabalhava em monte dourado na carpintaria aí conheço são Miguel pacanari pilão inferno e beiradão
Beiradão,estive lá também ótimas companhias ❤fui pra inauguração do ginásio de esportes jogo de basquete pelo Paysandu contra o time da fábrica tinha muitos gringos, projeto maravilhoso de primeiro mundo,construiu uma cidade .
O Jari foi apenas mais dos sonhos fracassados dos americanos, na Amazônia,. Como foi FORDLÂNDIA e MADEIRA MAMORÉ. Trabalhei 12 anos nesse projeto. Ganhavamos muito bem, mas infelizmente com a empresa bancando toda infraestrutura, como : saúde, segurança, saneamento, energia, água, escola....transporte....Sem falar da logística para por insumos e material nas fábricas, não teria como furar muito.
A história do Projeto Jair(em inglês): ‘Capitalism in the Epic Sense: Daniel Ludwig’s adventure in the Brazilian Amazon’. [2023] Amazon Brasil: R$24,64
Não atoa que Brasil nunca será desenvolvida com essa mentalidade
Trabalhei na Fábrica de Celulose em Monte Dourado, principal núcleo residencial do Jari durante 2 anos entre 1984 e 1986. A fábrica montada no Japão é algo singular, sem paralelo em lugar algum. Os núcleos urbanos chamados de vilas eram da cia, inclusive as residências e comércio. Isso gerava um custo muito elevado que comprometia o resultado financeiro da empresa. Há dois anos atrás vi alguns vídeos de um casal que anda de Kombi pelo Brasil e estiveram no Jari durante alguns dias e observei a plena decadência do lugar. A empresa foi vendida, a mão de obra terceirizada e muitas crises trabalhistas marcaram várias paradas de produção e conservação da fábrica e das vilas. Uma pena. A localização geográfica é excepcional, próximo da foz do Rio Amazonas o que reduz substancialmente o frete marítimo.
Engenheiro salva ou destrói uma vida inteira!! Erros graves..somados...moral da história, nunca faça algo certo no lugar errado
Trabalhei 3 meses no projeto jari , na fabrica de papel e celulose como mecanico de manutencao em 2002, 3 meses antes da minha filha nascer ....
Os burocratas afundaram o Jari. Trabalhei nessa fábrica, Brasil um país de poucos.
Brasil sempre será fadado ao fracasso
Parabéns pelo documentário❤
Ótimo vídeo e uma novidade pra mim que não sabia dessa história!👏👏
Muito obrigado meu caro!!
Eles continuam tentando. E eles estao sendo bem sucedidos
10:16 O cara ACHOU MESMO que ele, ainda mais sendo americano (que carrega a fama), ia construir uma hidrelétrica perto da foz do Rio Amazonas? Local que concentra, NO BRASIL, 38% da água doce de todo MUNDO!? Ainda mais em território amazônico e estando em governo período de militar!? Acho que NESSE negócio faltou tato pra ele.
Visitei esse projeto e a dificuldade de chegar até lá é enorme.
Valeu Luduvico não deu certo mas ao menos uma parte da sua fortuna vc dividiu com as pessoas pobres ,ao empregar as pessoas.
Toda vez que se apostar no Brasil o fracasso será certo.
Gostei. interessante essa historia, curti e me inscrevi. Mas só um detalhe, Connecticut é do tamanho de Pernambuco, não do tamanho de Sergipe. Parabéns pelo canal. conteúdo show!
Provavelmente ele confundiu com Holdalia..
Brasil não é para “amadores” 🤭
Não é mesmo 😂😂😂
Imagina hoje 😂
Achar que Ludwig era "amador"é sem noção. O Brasil é difícil até até para grandes profissionais.
O problema, foi que um almirante da época começou a implicar com Daniel K Ludwig, berrando todas as iniciativas dele.
Acompanhei o Projeto Jari desde 1969.
@@jorgeprates1606Qual almirante?
estive em Monte Dourado em 2001 e 2004 em trabalhos na CADAM outra grande emrpresas la instalada, gostei muito do lugar, pena a Jari estar em dificukdades ainda
Já tinha ouvido falar do projeto Jari mas não conhecia sua real historia
Por falar em Howard Hughes,faz uma matéria sobre esse intrigante milionário excêntrico 👊👊👊
Como empresário vai investir num país onde governo que não queria dar direito de propriedade
Já ouvi. Só não entendo o porque um ricaço estrangeiro consegue comprar tanta terra na Amazônia, derrubar toda a mata e ainda querer benesses, quando nós brasileiros somos impedidos de derrubar um só árvore. Não foi o único: Em Itacoatiara AM - onde trabalhei - também havia uma empresa alemã, a Atlantic Veener da Amazônia. Ela fabricava laminados. Milhares de árvores foram derrubadas para sua operação.
E tudo no governo sabe de quem????? E tem gente aqui nos comentários falando que o Lula vai leiloar a Amazônia e blablabla 😂😂😂
Vc não entende pq é um índio.
Em lugares onde o que importava é o ouro negro eles simplesmente trocaram o governo por um que aceita receber em papel verde. E se não quiser, bombah....
Agora vai fritar tua tapioca.
A legislação da época era outra.
@@superzam9117 Não foi no Governo Bolsonaro seu babaca! Estamos falando das décadas de 1970/1980. Quanto ao Lula e seu PT, ele não vai leiloar a Amazônia. Eles já venderam! A tal Reserva Raposa do Sol por exemplo foi comprada por um rei europeu. A China tem uma imensa fazenda naquela região também (maior que muitos estados brasileiros). Só para não me alongar muito... Fui do PT por 20 anos!
@@superzam9117 leiloar ele não vai não, ele tá é alungando e alardeia issoa a cada microfone que passa perto dele
Quem investe no Brasil ??? Só LOucos !!!!!!
Uma excelente história que eu não sabia sou do. estado do Pará já que os dóis Estados fazer divisa para poder investir na Amazônia tem que ter um grande planejamento pois a região é muito delicada
Eu estagiei em uma fábrica de papel e celulase de uma das famílias mais ricas do Brasil, na época se chamava Suzano, muitos funcionários saiam da Suzano para trabalhar nessa fábrica do Jari
Os piores países do mundo quer ser igual ao meu Brasil.
Incrivel como os governantes brasileiros atrapalham o desenvolvimento, independentemente se das diferentes correntes ideológicas
Eu estava lá quando os brasileiros assumiram o projeto Jari.
Ludwig era querido e respeitado no projeto Jari..
No outro dia da transação já podíamos ver que a qualidade da comida , do transporte tudo havia piorado. É triste.
O Brasil ja é lascado, se vende o nosso bem mais precioso,ficamos na merda.
Hoje continu mesma coisa, olha Belo sun do Canadá, comprou área do xingu com mais de 150 toneladas de ouro, dessa vez comprou foi pra minerar mesmo destruir, pelo menos o americano investiu pesado e foi passado pra trás , por isso Brasil nunca será desenvolvido burro cracia mata tudo.
Hoje continua mesma coisa só ver projeto belo sun do Xingu dos canadense térrea que governo deu
O Brasil é mestre em perder oportunidades
Roberto Campos maior entreguista que o Brasil já teve.
Se tivesse investido na Nigéria mesmo com guerra, talvez tivesse tido sucesso.
Com certeza kkkkk
Ouço falar do Projeto Jari desee 1980...
Mas nunca ne aprofundei neste assunto; mesmo sabendo da sua existência.
Já trabalhei na região. Pena que seu legado para o povo local sejam um 'beiradinha' e um 'beiradão'...
Beiradinho hoje é Vitória do Jari, continua com acesso muito limitado, estradas de má qualidade que dificultam o acesso de outros órgãos privados pra região desenvolver. Tenho 16 anos e gosto daqui, mas infelizmente não tem estrutura pra mim fazer uma boa faculdade, o jeito é estudar fora mesmo.
O estado sempre sabotando as boas iniciativas
Foi uma pena o projeto do Ford,e esse aí ter dado errado!!..