Uma história do oscar que eu gostaria de saber é da campanha como um todo da trilogia o senhor dos anéis nos oscars de 2002, 2003 e 2004, vitórias que eu acho (por mais que merecidas) impressionantes até hj da academia ter tido o reconhecimento. Parabéns pelo trabalho, muito bom mesmo.
Na verdade, Senhor dos Anéis deveria ter levado o Oscar de melhor filme desde A Sociedade Do Anel. Foi uma grande injustiça a primeira incursão de Peter Jackson pelo mundo J. R. R Talkien ter perdido para Uma Mente Brilhante.
Desde criança, 'O Exorcista' sempre foi meu filme preferido. Meu pai morava nos EUA na época do lançamento, sempre me contava sobre o impacto cultural MONSTRO do filme por lá, e TB das controvérsias. Ele sempre admirou e apoiou minha devoção ao filme. Ele era pastor evangélico. Haha. O maior filme, sim.
10:45 "Eles que se... palavrão" Por que eu achei isso tão fofo? haha Mas então, primeiro que fico muito feliz em ver tanta gente nova aqui e que o canal está crescendo. Parabéns Dale, você merece! E é tão gostoso ver uma pessoa falando de algo que gosta! É claro o quanto você aprecia esse filme e o quanto é querido por você, então não só esse mas todos os outros vídeos sobre clássicos têm sido muito bons de assistir! Keep them coming! 🙏🏻
Sobre a Ellen Burstyn: lembro que na transmissão do Oscar 2001 (e a minha memória pode falhar, pois eu era uma criança), o saudoso Rubens Ewald Filho falou algo sobre ela e uma espécie de boicote (ou algo assim) da academia e como a mesma tinha faltado em algumas premiações, inclusive a que ela ganhou (tipo consolação) em 1975. Fui pesquisar depois de ver o seu vídeo. E, realmente, ela venceu em 1975 e não foi ao Oscar. Quem recebeu o prêmio foi o Scorcese (o filme é Alice Não Mora Mais Aqui). Aí eu pesquisei mais no canal do Oscar e vi que ela só voltou a ir em uma cerimônia em 1981, porque foi indicada por Ressurreição. A reação dela ao perder foi legítima. Eu mesma ficaria muito possessa. Quanto ao boicote, típico! Como estudante de História, vejo todos os dias no curso as intervenções religiosas até mesmo em trabalhos científicos. Imagina se isso não aconteceria em 1973, no Oscar, com um filme cuja temática gira em torno do Demônio. Com uma bancada composta por senhores que nasceram antes mesmo da I Guerra Mundial, isso era mais que o esperado. E, para completar, um trabalho de bloqueio do Cukor. Impossível sair como vitorioso da noite. Mas adiantou? Não. O Exorcista sempre vai ser lembrado por gerações e gerações. Adendo: Mas tinha o Golpe de Mestre (Que eu AMO!), mesmo sem boicote... Ia ser complicado!!!
Ela não ter ganho em 2001 por réquiem para um sonho foi a gota d'água pra q eu não levasse mais o Oscar a sério. Julia Roberts q sempre foi uma atriz medíocre nunca q deveria ter uma estatueta.
Cukor fdp de primeira grandeza!! Aliás,essa famigerada indústria de hollywood,me refiro aos profissionais q elegem os melhores filmes,q escolhem os premiados.A maior aberração foi ver aquela pirralha da Tatum O'neal ganhar da Libda Blair.Indústria revanchistasinha do cacete!!!! Até os dias atuais,parece q esse amaldiçoado cukor germinou seu Espírito de revanchista em quase todo o pessoal q fazem parte dos profissionais q elegem os premiados.Foram tantas escolhas estúpidas ao longo desses últimos anos,de premiados q nem mereciam.Tudo bém,deixa pra lá.O tempo cura todas as feridas.
No mínimo estranho ela ser boicotada no Oscar por causa da não presença dela em premiações anteriores. Seria lamentável e incoerente eles fazerem isso por esse motivo. Katharine Hepburn ganhou 4 Oscars de Melhor Atriz e não compareceu a nenhum. Mas se tratando de academia, não duvido é de nada.
Parte da polêmica foi alimentada por psiquiatras. A Psiquiatria tinha uma força muito grande na Cultura norte-americana daquela época. Discutia-se muito o efeito mental q a Arte traria para a sociedade (discussão pertinente, mas q serviu para perseguição e censura) e a possibilidade das pessoas substituirem a "ciência" por respostas metafísicas. A preocupação da Igreja tb tinha sentido, pois o exorcismo foi uma prática polêmica, e o meio religioso vinha sendo sacudido pela contracultura da época, com a proliferarão de seitas e religiões fast-food de gurus duvidosos. Isso trouxe uma postura defensiva tanto da Igreja, quanto dos católicos em geral (reação desproporcional no caso de O Exorcista).
O Jason Miller conseguiu passar com o seu olhar a angústia e o sofrimento em sua atuação, o olhar de medo, de culpa, O Exorcista é um dos mais poderosos testamentos de fé e esperança da história do cinema, eu ainda não vi um filme de terror tão lindo como o exorcista e acredito que não existirá
Se "O Exorcista" tivesse vencido o Oscar daquele ano, mudaria alguma coisa em relação ao preconceito histórico que a academia tem contra os filmes de terror?
Rafa C Acho que “O silêncio dos inocentes” não seria um terror “legítimo” pois muito se divide igualmente tbm entre o suspense e o drama... sendo na minha opinião mais muito mais “light” 👍🏼
É pedir demais um de pelo menos 1 hora? Hahahaha, brincadeiras a parte, me surpreendi pela sua pesquisa! Eu sempre achei o Oscar de 74 boicotadíssimo, mas agora tendo certeza, meu ódio só aumenta rs! Nada como o tempo para corrigir e realocar as coisas em seu devido lugar! Desde que me conheço por gente, ouço sobre O Exorcista! Minha mãe foi ao cinema em 74, acreditem: Ela não aguentou o tranco e foi embora, e ficou meses traumatizada hahahahaha! Tenho livros, tenho os filmes e trilhas sonoras, sou absurdamente apaixonado! Nenhum filme mexeu tanto com meu psicológico como esse! A história e o legado de O Exorcista, o tempo jamais apagará 🔥
Excelente matéria, parabéns!!! Sobre a Linda Blair, lembro que um famoso crítico de cinema disse que a indicação dela como coadjuvante na época foi uma piada pq sua atuação fez muito uso de efeitos, maquiagem e dublê.
Como eu amo esse toque historiador que o Dale dá aos seus vídeos, justamente pela formação dele. Como historiador e pesquisador de cinema tbm, é uma honra ver alguém tão empenhado em trazer um vídeo de rigor e qualidade argumentativa pra falar sobre algo. Eu revisito os vídeos desse homem toda hora. Kkkkk
Eu cresci com muita vontade de assistir, porém não me deixavam por ser criança. Assim que pude assistir, fiquei a espera até q consegui assistir a primeira vez às 3 da manhã na TNT em 2001. 😁😁😁
Esse filme golpe de mestre ganhou mais ninguém se lembra hoje, e o exorcista causou impacto no mundo e é lembrado ate hoje e e referência a todos os filmes de terror
Excelente video, sempre é bom saber sobre a história desses filmes clássicos. Faz sobre o Oscar de Senhor dos Anéis e como ele arrematou aquele tanto de categorias.
Assim como no Oscar de 1969, quando Kubrick perdeu a estatueta para Carol Reed é 2001 nem foi indicado a melhor filme daquele ano, Lumet ter perdido com Network em 77 aliás boa lembrança de Serpico.
O exorcista é o marco não só dos filmes de terror mais do cinema mundial, até 1980 não havia um filme tão espetacular e com tantos efeitos maravilhosos. O ano era 1973 os efeitos são incríveis para a época, não ter recebido o Oscar de melhor filme é um absurdo, o exorcista é um dos maiores e melhores filmes já feitos. E garanto é muito melhor que muitos filmes que ganharam o Oscar inclusive os de hoje em dia em que dependem muito de computação para fazer sucesso. Parabéns pelo vídeo sucesso!
Já acompanhava cinema freneticamente nessa altura, sou da geração das filas nas ruas para comprar o ingresso/bilhete, íamos com muita antecedência para o cinema que era para não corrermos o risco de pegar sessão esgotada. Era cidade do interior, único cinema da cidade( 1100 lugares) e os filmes já chegavam por lá com um grande buzz em cima, e foi exatamente o que aconteceu com “O Exorcista”, as filas chegavam a virar o quarteirão nas duas únicas sessões de fim-de-semana. Foi, sem dúvida, um filme marcante. Obrigado, Dalenogare, por ter-me trazido à memória essas passagens tão querida do passado com esse “Histórias do Oscar” , tendo “O Exorcista” como tema. Grd abç.
Considero O Exorcista uma obra prima. Por mais que The Sting tenha suas qualidades, sempre achei que foi mais desculpa para não dar o Oscar para Exorcista. Mais um caso de oportunidade perdida da Academia. Achei que era só por birra do gênero, mas não imaginava que havia um boicote sujo orquestrado pelo Cuckor.
Vídeo sensacional! O Exorcista é um dos meus filmes (e livros também) favoritos e eu sempre curti pesquisar bastante a respeito, mas eu não sabia, por exemplo, que quase um ano depois que as filas foram ficar mais tranquilas... e isso foi em 1973, né? A gente sabe que Star Wars tem toda a fama, até mesmo de criar o termo "blockbuster", mas... se compararmos os dois fenômenos, Star Wars foi tão maior assim? Porque O Exorcista já me parece gigante demais. Hahaha
Li uma reportagem antiga da Superinteressante que mostra: o tamanho que Star Wars atingiu se deve ao fato de que crianças e adolescentes podiam assistir o filme sem problemas. Com O Exorcista, talvez não fosse possível.
Esse vídeo é crucial quando se fala das cagadas que o Oscar já fez! É revoltante na verdade que até hoje, como você falou, o terror é o terror da Academia. Sobre o sucesso do filme me lembro de uma história do meu pai (que saudade!): ele pegou todo o hype da época do Exorcista. Ele sabia que as pessoas ficaram com medo na sessão. Aí ele combinou com um colega e levou pó de mico (um pó fininho que causa coceira) pra sessão... na primeira cena punk ele saiu jogando kkkkkkkk as pessoas ficaram ainda mais assustadas, achando que era o demônio kkkkkk anos depois ele que me introduziu o filme e certeza que era o favorito de terror dele. Meu sonho é um dia assistir no cinema também :)
me lembro que o relançamento da "versão estendida" (versão nunca vista)....filas e esperas para assistir ao longa, e isso tudo em pleno ano de 2000!!!!
E ainda existe aquele preconceito de, por ser um filme de terror, ele não merecia o Oscar de Melhor Filme. Mas, vale lembrar que Golpe de Mestre levou o prêmio, e é um dos meus filmes favoritos.
O filme é arrasador e impactante, mas e o livro? No livro, Blatty faz uma ampla pesquisa sobre relatos de históricos de possessões e leva a discussão ciência x religião a um ponto nunca antes visto, colocando ambos pressupostos como complementares, fora da perpétua necessidade da narrativa representada pelo antagonismo entre fé e razão, apesar de ficar evidente a predileção de Karras pelo enfoque científico para tratar aquele caso. Apesar de coletar muitas evidências, que no livro segue passo a passo um método similar ao científico, Karras se decide pelo exorcismo como um ato de compaixão, e para mim essa é a maior mensagem da obra, o papel que a compaixão deveria desempenhar nas relações humanas, como testemunho da verdadeira humanidade adormecida em cada um de nós.
Eu sempre desconfiei que havia algo errado por esse filme ter levado apenas duas estatuetas...graças a vc tudo bem revelado. Decepcionante pois é uma obra merecedora.
Excelente vídeo, Dalenogare! Conteúdo riquíssimo em detalhes - indo além das já conhecidas polêmicas associadas a essa produção. Aliás, seria um exagero considerar "O Exorcista", não necessariamente o melhor, mas sim, o maior filme da história do cinema? Digo isso porque não sei de outra obra cinematográfica que tenha gerado comoção igual a que esse longa gerou - sério, nem no século passado, e, por enquanto, nem no século presente. Acho que nem mesmo fenômenos como "Titanic" e "E O Vento Levou" - ambos sucessos de repercussão, bilheteria e crítica - foram tão influentes na cultura do entretenimento quanto o longa do Friedkin (isso sim é que é missão cumprida). As décadas passam e, enquanto muitos clássicos são conhecidos apenas de nome, "O Exorcista" é praticamente presença obrigatória na lista de filmes assistidos pela maioria do público, seja cinéfilo ou não. Há, no inconsciente coletivo, um legado praticamente permanente. Uma verdadeira obra-prima, sem dúvidas. Enquanto isso, o livro, de tão bem escrito, é igualmente envolvente - isso se não for melhor.
Dale, gostaria de sugerir para Histórias do Oscar a disputa de melhor filme de 1951: Crepúsculo dos Deuses x A Malvada. Queria saber como Hollywood reagiu ao filme de Billy Wilder na época.
Oscar é muito limitado e tendencioso. Os indicados geralmente tem algum padrão de qualidade, mas os prêmios são muitas vezes tendenciosos demais. The Joker merecia mais prêmios também, deve ter sido boicotado por causa da polêmica social que ele aborda.
Sinceramente, nunca senti medo ao assisti esse filme, apenas vejo-os como uma manifestação concreta da mente brilhante de um diretor no auge do talento. O filme é uma obra-prima e seguramente figura entre os cem filmes mais importantes da história do cinema mundial.
O que foi dito aqui aconteceu com Batman 1989... Também injustiçado por ser um filme de super herói... Em relação a prêmios técnicos... direção de arte, maquiagem, trilha sonora... E por que não ator coadjuvante.... (Se Glenn Close foi indicada ao Oscar por 101Dalmata)...
parabéns pelos teus videos , são muito informativos e tens muito talento pela forma como fazes a tua critica .. estou a espera de mais videos , saudações de Portugal, abraço 😎
Nossa Um Toque de Classe é um dos filmes mais raros de se encontrar no Brasil. Eu tentei encontrar esse filme de todas formas e mídias, nunca consegui, só para ver se a Glenda Jackson mereceu Oscar. Alguém sabe onde posso achar Um Toque de Classe?
O impressionante é que o único filme de terror a ganhar o oscar de melhor filme foi o silêncio dos inocentes sendo que esse filme não é aquele terror de dar medo e pesadelos e sim drama e suspense o filme.
Caríssimo! Sou apaixonado por histórias de bastidores. Elas abrem a nossa visão sobre o maravilhoso e, ao mesmo tempo, conflituoso mundo do cinema! Seu canal é um aprendizado e tanto! Abraços. OBS: O Exorcista é o maior exemplo de batalha entre o bem e o mal. E o final do filme é acachapante. Um dos filmes da minha vida.
Estava vendo os filmes que o George Cukor fez para Paramount. E dá para ver que Ele tinha estética que se manteve por décadas em Hollywood. Certamente ele não ia aceitar ver uma mulher vomitando.
Excelente conjunto de pesquisas sobre esse Clássico que transcendeu, transcende e sempre transcenderá essa avaliação preconceituosa e infeliz de 1974. “O Exorcista” é insuperável: o nosso VENCEDOR! 😉🏆
Você citou rapidamente o Coringa, fazendo um breve paralelo entre as obras. Gostaria de saber se você acha que o Coringa sofreu algum boicote no Oscar e, também, o que vc achou da premiação do Brad Pitt como ator coadjuvante, já que seu papel é bastante genérico (fazendo um paralelo com a premiação das atrizes que você citou)?
Olá, Dalenogare. Os EUA fazem bem a propaganda, mas na essência fala o capitalismo, tudo vira produto. Já ouvi falar que, no início, o Oscar era para melhorar a imagem do cinema como arte e, assim, promovê-lo. Reconhecer e premiar as aspectos da cinematografia veio à reboque. Isso procede? Até onde esse prêmio realmente premia?... Sempre me lembro do Hitchcock recebendo o Irving Thalberg: "Thank you" e é muito. Abraço e obrigado pelo vídeo.
Clássico absoluto "O Exorcista" continua sendo aterrorizante até hoje mesmo com mais de 4 décadas de existência. O boicote para essa obra do terror faz todo o sentido, especialmente quando a igreja se mostrou incomodada com a linguagem do roteiro. Não li o livro de William Peter Blatty ao qual o filme foi baseado mas lembro que o escritor americano tinha demostrado certo descontentamento com a adaptação de William Friedkin, fato esse que poderia também ter influenciado o tal boicote. Independente disso a obra continua eterna e assustadora e mexe com o terror psicológico.
Parabéns pela análise. Não conhecia vc e o vi em um vídeo do super 8. Apesar de ser feito um roteiro prévio do vídeo, logicamente, vi real diferença em conhecimento cinematográfico entre vc e o Otávio, me fazendo até pensar que escrevem o texto que ele ler nos vídeos! Parabéns, continue na luta! Seu canal está crescendo!
Muito bom o vídeo! Parabéns pela pesquisa e trabalho. Até hoje pra um filme de terror ser valorizado nas premiações precisa ter uma pitada de épico, como CORRA, que também ganhou uma categoria de roteiro, sendo o de original. O exorcista continua sendo O FILME.
Ótimo canal. Crítico, porém analítico e com um trabalho de pesquisa histórica sobre a indústria que eu não tinha visto em nenhum canal por aqui. Belo trabalho amigo, não pare. Abraço.
Dale Se você tivesse uma máquina do tempo, e a internet e UA-cam existisse desde a década de 1920 qual ano de temporada do Oscar você gostaria de ter cobrido (igual que você faz atualmente)?
Erudição, pesquisa e embasamento impecáveis, apresentação corretíssima. Parabéns, Dalenogare. Inscrito no canal. De longe o melhor sobre cinema na minha concepção. Devorando vorazmente todo o conteúdo.
Pra mim venceria os seguintes prêmios: Maquiagem Ator Coadjuvante Atriz Coadjuvante Roteiro Adaptado Mixagem de Som Direção Roteiro Filme 8 Prêmios,e não é exagero porquê esse filme é muito icônico,além de ser não só um dos melhores de terror,mas também um dos melhores de todos os tempos,a academia reconhecer o filme já é um milagre.
Vi o filme pela primeira vez em DVD aos 13 anos e o revi agora aos 32 no streaming. Com a visão de hoje, 50 anos após o lançamento, é nítido como o filme é impecável tecnicamente, além de contar com roteiro e atuações excelentes. Um drama sobrenatural extremamente bem construído e conduzido.
Depende muito do gênero e da identidade que a pessoa quer criar (tipo de roteiro, estilo). Mas acho legal pelo menos ter uma base no cinema clássico, seja qual for a abordagem.
Excelente vídeo, Dale! Seu trabalho é incrível e tem muita pesquisa por trás. Estou fazendo um TCC criando uma correlação entra o Direito e a Cultura Pop (sou aluno do Direito na UFU), especialmente o cinema. Sabendo da sua formação em História e agora seu Doutorado em Cinema, eu gostaria de saber se posso te chamar no Insta pra trocar uma ideia sobre a relação do cinema com as ciências humanas. Inclusive vou dar uma pesquisada nas suas publicações (seu artigo sobre Cinema e Resistência é incrível!) pra possivelmente usar como referência na minha pesquisa.
Demorei muito tempo para ver o exorcista, acho q fui ver com uns 15 anos e fiquei bem chateado kkk não é nada assustador como dizem. Prefiria aquele pensamento mágico q eu tinha antes de assistir de que era o filme mais assustador. Já o filme golpe de mestre é um dos melhores que já assisti na vida, faz tempo que o procuro na internet para indicar para minha namorada e amigos mas não encontro
O exorcista é um filme que você não cansa de ver! Já vi várias vezes e não cansa.....quem lembra dos vencedores de 74? O exorcista é uma lenda do cinema.
Eu lembrei do Joker,q ficou com o mesmo boicote.O q impulsionou a força do Joker foi o público pelas redes sociais.Engracado q era tbem da Warner.Eu era criança,e gostaria de ter idade adulto p ir assistir,e eu lembro q alguns adultos q eu perguntava sobre se iria assistir o Exorcista? algumas diziam "de jeito algum". Muito fraca a atuação da Glenda por Um Toque de Classe.
Creio que por conta do impacto da sua filmografia. Vários longas tiveram grande repercussão no seu período, mas hoje são discutidos apenas por um nicho de cinéfilos que correm atrás dos clássicos.
Ela virou deputada pelo Partido Trabalhista no uk. Se não me falha a memória, por duas ou três legislaturas, mas sempre no limite da votação. No entanto, ela, enquanto política, sempre foi bastante criticada. E não estou falando dos adversários do partido conservador. Os trabalhistas não gostavam dela. Ela também teve muitas atitudes controversas (é notório que ela nunca gostou de fazer o corpo a corpo e quando encontrava os eleitores não raro era bastante antipática). A imprensa popularesca britânica bateu nela sem dó. Ela ainda teve posições de destaque no partido, mas sempre abaixo de muitas críticas, generalizadas. Certamente, em termos locais, Glenda Jackson meio que se "queimou" no Reino Unido. O quanto isso influenciou na lembrança dela como grande intérprete, que é, no resto do mundo, eu não sei dizer.
@@Ignatius1972 me lembra a regina duarte hoje , trazendo pra realidade do Brasil...regina fez uma vasta carreira,mas será esquecida, pelo fato de ter ido pra politica e da mídia,eleitores, classe artistica baterem muito nela por questões e posicionamentos controversos dela.
Dale, queria que você falasse do Spielberg ter ficado revoltado por não ter sido indicado em 76 pro Tubarão, sucesso de bilheteria e de crítica na época. Abraços! 21/04/20
Sempre imaginei que a "rejeição" ao Exorcista fosse porque a academia sempre foi preconceituosa mesmo com certos gêneros,confesso que minha admiração pelo Aldrich foi um pouco abalada com essa historia ,ele dirigiu alguns filmes brilhantes outros medíocres mas mesmo em seus melhores momentos sempre foi completamente ignorado pela Academia ,fico aqui imaginando a inveja que um Diretor da "velha Hollywood" como ele e o Cukor deveriam ter de um a época muito jovem William Friedkin que nessa período já tinha ganho um Oscar e concorria a um segundo por um filme totalmente revolucionário,mas óbvio que isso nao justifica a campanha mesquinha.
Oi Dalenogare, já viu a série derivada de Breaking Bad? Better Call Saul, eu tô acompanhando e gostando mt, agora nessa quarentena você pretende fazer algum vídeo sobre Breaking Bad ou alguma série?
Sim, sou fã de Breaking Bad e adoro Better Call Saul, que é a única série atual que faço questão de acompanhar rigorosamente na estreia de cada episódio :)
A velha Hollywood se sentia ameaçada com as mudanças históricas que estavam acontecendo nos anos 60 e 70, mas foram vencidos pela geração da nova Hollywood (Scorsese, Coppola, Friedkin, Bogdanovich, Altman, Cassavetes, Spielberg, Lukas, Hasby, Lumet, Allen, Penn) que amadureceram o cinema tornando mais realista e contestador.
Descobri o seu trabalho e conseqüentemente seu canal através do programa que fez com o Otávio Ufa... parabéns..muito bom.. adoro esse tipo de análises, para amantes de filmes e cinema é muito bom estes tipos de trabalho, parabéns ... e muito Obrigado!!
Opa, você poderia fazer um vídeo sobre o motivo pelo qual a Ellen Burstyn perdeu o Oscar para a Julia Roberts em 2001 ??? Nunca consegui entender isso, até hoje a atuação de Ellen Burstyn em "Réquiem para um sonho" ê considerada uma das maiores de todos os tempos na história do cinema, tanto que naquele ano, Ellen era tida como a favorita para ganhar e de repente, a vitória de Julia Roberts se tornou motivo de controvérsias, pois diziam que aquele prêmio havia sido de "melhor estrela de hollywood" (J.R era a maior estrela de Hollywood na época, mas sua atuação em "Erin Brock." não chega nem á 5% da atuação de E.B em Réquiem) , e não um prêmio de "Melhor Atriz." Ps: seu canal é incrível, to maratonando todos os vídeos desde as 2:00h da manhã.
Eu ate entendo os motivos. A Ellen ja tinha um Oscar, a Julia era protagonista absoluta enquanto Requiem é um filme de elenco. Tbm Julia era a maior estrela de hollywood enquanto Ellen fazia um comeback apos quase 2 decadas fora do grande circuito. Por ultimo, apesar de a Ellen estar assombrosa, a Julia foi competente em Erin Brockovich. Foi um conjunto de fatores. Mesma coisa ocorreu no ano seguinte quando Halle Berry venceu Sissy Spacek.
Wow, que vídeo incrível! O Exorcista é um dos grandes filmes de todos os tempos, nem o Óscar é capaz de mudar isso.
EXATAMENTE
Que atriz maravilhosa é a Ellen Burstyn. Ela poderia ter ganho mais 2 vezes ao Oscar, tanto por O Exorcista como por Réquiem para um sonho.
A atuação dela em Réquiem para um Sonho me assombra até hoje . Que atuação 👏👏👏 !
@@diegosabino371 maravilhosa mesmo!!
Uma história do oscar que eu gostaria de saber é da campanha como um todo da trilogia o senhor dos anéis nos oscars de 2002, 2003 e 2004, vitórias que eu acho (por mais que merecidas) impressionantes até hj da academia ter tido o reconhecimento.
Parabéns pelo trabalho, muito bom mesmo.
Verdade, até não acredito que um filme de "Fantasia Mediavel" conseguiu levar tantos premios como o O Retorno do Rei levou.
Na verdade, Senhor dos Anéis deveria ter levado o Oscar de melhor filme desde A Sociedade Do Anel.
Foi uma grande injustiça a primeira incursão de Peter Jackson pelo mundo J. R. R Talkien ter perdido para Uma Mente Brilhante.
O público do mundo inteiro elegeu O EXORCISTA o melhor filme daquele ano.Esse prêmio é melhor do que qqr Oscar.
Desde criança, 'O Exorcista' sempre foi meu filme preferido. Meu pai morava nos EUA na época do lançamento, sempre me contava sobre o impacto cultural MONSTRO do filme por lá, e TB das controvérsias. Ele sempre admirou e apoiou minha devoção ao filme. Ele era pastor evangélico. Haha. O maior filme, sim.
De todas as histórias do Oscar que vc trouxe para o canal, essa é a mais revoltante.
Ahh revoltante demais 🔥🔥🔥
As de O Resgate do Soldado Ryan e Cidade de Deus são igualmente revoltantes...
@@gustavootavio9921 vdd
10:45 "Eles que se... palavrão" Por que eu achei isso tão fofo? haha
Mas então, primeiro que fico muito feliz em ver tanta gente nova aqui e que o canal está crescendo. Parabéns Dale, você merece!
E é tão gostoso ver uma pessoa falando de algo que gosta! É claro o quanto você aprecia esse filme e o quanto é querido por você, então não só esse mas todos os outros vídeos sobre clássicos têm sido muito bons de assistir! Keep them coming! 🙏🏻
Que legal, agradeço muito pelo apoio! :D
Sobre a Ellen Burstyn: lembro que na transmissão do Oscar 2001 (e a minha memória pode falhar, pois eu era uma criança), o saudoso Rubens Ewald Filho falou algo sobre ela e uma espécie de boicote (ou algo assim) da academia e como a mesma tinha faltado em algumas premiações, inclusive a que ela ganhou (tipo consolação) em 1975. Fui pesquisar depois de ver o seu vídeo. E, realmente, ela venceu em 1975 e não foi ao Oscar. Quem recebeu o prêmio foi o Scorcese (o filme é Alice Não Mora Mais Aqui). Aí eu pesquisei mais no canal do Oscar e vi que ela só voltou a ir em uma cerimônia em 1981, porque foi indicada por Ressurreição. A reação dela ao perder foi legítima. Eu mesma ficaria muito possessa. Quanto ao boicote, típico! Como estudante de História, vejo todos os dias no curso as intervenções religiosas até mesmo em trabalhos científicos. Imagina se isso não aconteceria em 1973, no Oscar, com um filme cuja temática gira em torno do Demônio. Com uma bancada composta por senhores que nasceram antes mesmo da I Guerra Mundial, isso era mais que o esperado. E, para completar, um trabalho de bloqueio do Cukor. Impossível sair como vitorioso da noite. Mas adiantou? Não. O Exorcista sempre vai ser lembrado por gerações e gerações. Adendo: Mas tinha o Golpe de Mestre (Que eu AMO!), mesmo sem boicote... Ia ser complicado!!!
Ela não ter ganho em 2001 por réquiem para um sonho foi a gota d'água pra q eu não levasse mais o Oscar a sério. Julia Roberts q sempre foi uma atriz medíocre nunca q deveria ter uma estatueta.
@@oscaidos Sem falar na Gwyneth Paltrow que premiaram em lugar da Fernanda Montenegro.
Cukor fdp de primeira grandeza!! Aliás,essa famigerada indústria de hollywood,me refiro aos profissionais q elegem os melhores filmes,q escolhem os premiados.A maior aberração foi ver aquela pirralha da Tatum O'neal ganhar da Libda Blair.Indústria revanchistasinha do cacete!!!! Até os dias atuais,parece q esse amaldiçoado cukor germinou seu Espírito de revanchista em quase todo o pessoal q fazem parte dos profissionais q elegem os premiados.Foram tantas escolhas estúpidas ao longo desses últimos anos,de premiados q nem mereciam.Tudo bém,deixa pra lá.O tempo cura todas as feridas.
No mínimo estranho ela ser boicotada no Oscar por causa da não presença dela em premiações anteriores. Seria lamentável e incoerente eles fazerem isso por esse motivo. Katharine Hepburn ganhou 4 Oscars de Melhor Atriz e não compareceu a nenhum. Mas se tratando de academia, não duvido é de nada.
Parte da polêmica foi alimentada por psiquiatras. A Psiquiatria tinha uma força muito grande na Cultura norte-americana daquela época. Discutia-se muito o efeito mental q a Arte traria para a sociedade (discussão pertinente, mas q serviu para perseguição e censura) e a possibilidade das pessoas substituirem a "ciência" por respostas metafísicas. A preocupação da Igreja tb tinha sentido, pois o exorcismo foi uma prática polêmica, e o meio religioso vinha sendo sacudido pela contracultura da época, com a proliferarão de seitas e religiões fast-food de gurus duvidosos. Isso trouxe uma postura defensiva tanto da Igreja, quanto dos católicos em geral (reação desproporcional no caso de O Exorcista).
O Exorcista é uma obra-prima! William Friedkin considera seu melhor filme. E eu concordo com ele.
Possivelmente, seu melhor vídeo. Parabéns!
Obrigado :D
O Jason Miller conseguiu passar com o seu olhar a angústia e o sofrimento em sua atuação, o olhar de medo, de culpa, O Exorcista é um dos mais poderosos testamentos de fé e esperança da história do cinema, eu ainda não vi um filme de terror tão lindo como o exorcista e acredito que não existirá
Excelente vídeo. Se possível, gostaria de ver um vídeo sobre o Oscar 1977, e como a situação dos EUA na época influenciou Rocky a vencer Melhor Filme.
Tava com saudade do histórias do Oscar!
Se "O Exorcista" tivesse vencido o Oscar daquele ano, mudaria alguma coisa em relação ao preconceito histórico que a academia tem contra os filmes de terror?
Concordo com você
@@OCriticoAle concordo com você
O Silêncio dos Inocentes, que é do gênero terror, embora com temática diferente, venceu em 1992.
Rafa C Acho que “O silêncio dos inocentes” não seria um terror “legítimo” pois muito se divide igualmente tbm entre o suspense e o drama... sendo na minha opinião mais muito mais “light” 👍🏼
@@Rafaelpsoz, ele está mais para terror psicológico, o que não deixa de ser terror (que é confundido só com muitos jumpscare, sangue...).
O Exorcista e A Cor Púrpura, uma das maiores injustiças do Oscar. Nem preciso mencionar Fernanda Montenegro, né?
É pedir demais um de pelo menos 1 hora? Hahahaha, brincadeiras a parte, me surpreendi pela sua pesquisa! Eu sempre achei o Oscar de 74 boicotadíssimo, mas agora tendo certeza, meu ódio só aumenta rs! Nada como o tempo para corrigir e realocar as coisas em seu devido lugar! Desde que me conheço por gente, ouço sobre O Exorcista! Minha mãe foi ao cinema em 74, acreditem: Ela não aguentou o tranco e foi embora, e ficou meses traumatizada hahahahaha! Tenho livros, tenho os filmes e trilhas sonoras, sou absurdamente apaixonado! Nenhum filme mexeu tanto com meu psicológico como esse! A história e o legado de O Exorcista, o tempo jamais apagará 🔥
Amo esse quadro! Seria interessante um quadro desse sobre ...E o Vento Levou (1939) e 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) Love ya!
Excelente matéria, parabéns!!! Sobre a Linda Blair, lembro que um famoso crítico de cinema disse que a indicação dela como coadjuvante na época foi uma piada pq sua atuação fez muito uso de efeitos, maquiagem e dublê.
Pra mim, a Ellen Burstyn merecia aquele Oscar de melhor atriz só pela cena do quarto, dela caindo no chão. Foi um grande trabalho dela.
21/04/20
Nossa muito triste esse boicote 😔
Injustiça existe em qualquer lugar
Opinião impopular, que espero um dia há de ser reconhecida: O Exorcista é o filme mais revolucionário de todos os tempos!
Como eu amo esse toque historiador que o Dale dá aos seus vídeos, justamente pela formação dele. Como historiador e pesquisador de cinema tbm, é uma honra ver alguém tão empenhado em trazer um vídeo de rigor e qualidade argumentativa pra falar sobre algo. Eu revisito os vídeos desse homem toda hora. Kkkkk
Valeu!!!
Eu cresci com muita vontade de assistir, porém não me deixavam por ser criança. Assim que pude assistir, fiquei a espera até q consegui assistir a primeira vez às 3 da manhã na TNT em 2001. 😁😁😁
Esse filme golpe de mestre ganhou mais ninguém se lembra hoje, e o exorcista causou impacto no mundo e é lembrado ate hoje e e referência a todos os filmes de terror
Excelente video, sempre é bom saber sobre a história desses filmes clássicos. Faz sobre o Oscar de Senhor dos Anéis e como ele arrematou aquele tanto de categorias.
Assim como no Oscar de 1969, quando Kubrick perdeu a estatueta para Carol Reed é 2001 nem foi indicado a melhor filme daquele ano, Lumet ter perdido com Network em 77 aliás boa lembrança de Serpico.
O exorcista é o marco não só dos filmes de terror mais do cinema mundial, até 1980 não havia um filme tão espetacular e com tantos efeitos maravilhosos. O ano era 1973 os efeitos são incríveis para a época, não ter recebido o Oscar de melhor filme é um absurdo, o exorcista é um dos maiores e melhores filmes já feitos. E garanto é muito melhor que muitos filmes que ganharam o Oscar inclusive os de hoje em dia em que dependem muito de computação para fazer sucesso. Parabéns pelo vídeo sucesso!
Já acompanhava cinema freneticamente nessa altura, sou da geração das filas nas ruas para comprar o ingresso/bilhete, íamos com muita antecedência para o cinema que era para não corrermos o risco de pegar sessão esgotada. Era cidade do interior, único cinema da cidade( 1100 lugares) e os filmes já chegavam por lá com um grande buzz em cima, e foi exatamente o que aconteceu com “O Exorcista”, as filas chegavam a virar o quarteirão nas duas únicas sessões de fim-de-semana. Foi, sem dúvida, um filme marcante.
Obrigado, Dalenogare, por ter-me trazido à memória essas passagens tão querida do passado com esse “Histórias do Oscar” , tendo “O Exorcista” como tema. Grd abç.
Considero O Exorcista uma obra prima. Por mais que
The Sting tenha suas qualidades, sempre achei que foi mais desculpa para não dar o Oscar para Exorcista. Mais um caso de oportunidade perdida da Academia. Achei que era só por birra do gênero, mas não imaginava que havia um boicote sujo orquestrado pelo Cuckor.
Esse vídeo é uma aula de história!! Parabéns pelo canal!!!
Valeu!!!
Cara que vergonhosa essa história. Ridículo o que fizeram com o diretor. Parabéns Dale pela pesquisa e conhecimento.
Vídeo sensacional! O Exorcista é um dos meus filmes (e livros também) favoritos e eu sempre curti pesquisar bastante a respeito, mas eu não sabia, por exemplo, que quase um ano depois que as filas foram ficar mais tranquilas... e isso foi em 1973, né?
A gente sabe que Star Wars tem toda a fama, até mesmo de criar o termo "blockbuster", mas... se compararmos os dois fenômenos, Star Wars foi tão maior assim? Porque O Exorcista já me parece gigante demais. Hahaha
Li uma reportagem antiga da Superinteressante que mostra: o tamanho que Star Wars atingiu se deve ao fato de que crianças e adolescentes podiam assistir o filme sem problemas. Com O Exorcista, talvez não fosse possível.
Esse vídeo é crucial quando se fala das cagadas que o Oscar já fez! É revoltante na verdade que até hoje, como você falou, o terror é o terror da Academia. Sobre o sucesso do filme me lembro de uma história do meu pai (que saudade!): ele pegou todo o hype da época do Exorcista. Ele sabia que as pessoas ficaram com medo na sessão. Aí ele combinou com um colega e levou pó de mico (um pó fininho que causa coceira) pra sessão... na primeira cena punk ele saiu jogando kkkkkkkk as pessoas ficaram ainda mais assustadas, achando que era o demônio kkkkkk anos depois ele que me introduziu o filme e certeza que era o favorito de terror dele. Meu sonho é um dia assistir no cinema também :)
me lembro que o relançamento da "versão estendida" (versão nunca vista)....filas e esperas para assistir ao longa, e isso tudo em pleno ano de 2000!!!!
E ainda existe aquele preconceito de, por ser um filme de terror, ele não merecia o Oscar de Melhor Filme.
Mas, vale lembrar que Golpe de Mestre levou o prêmio, e é um dos meus filmes favoritos.
O filme é arrasador e impactante, mas e o livro? No livro, Blatty faz uma ampla pesquisa sobre relatos de históricos de possessões e leva a discussão ciência x religião a um ponto nunca antes visto, colocando ambos pressupostos como complementares, fora da perpétua necessidade da narrativa representada pelo antagonismo entre fé e razão, apesar de ficar evidente a predileção de Karras pelo enfoque científico para tratar aquele caso.
Apesar de coletar muitas evidências, que no livro segue passo a passo um método similar ao científico, Karras se decide pelo exorcismo como um ato de compaixão, e para mim essa é a maior mensagem da obra, o papel que a compaixão deveria desempenhar nas relações humanas, como testemunho da verdadeira humanidade adormecida em cada um de nós.
Eu sempre desconfiei que havia algo errado por esse filme ter levado apenas duas estatuetas...graças a vc tudo bem revelado. Decepcionante pois é uma obra merecedora.
Excelente vídeo, Dalenogare! Conteúdo riquíssimo em detalhes - indo além das já conhecidas polêmicas associadas a essa produção. Aliás, seria um exagero considerar "O Exorcista", não necessariamente o melhor, mas sim, o maior filme da história do cinema? Digo isso porque não sei de outra obra cinematográfica que tenha gerado comoção igual a que esse longa gerou - sério, nem no século passado, e, por enquanto, nem no século presente. Acho que nem mesmo fenômenos como "Titanic" e "E O Vento Levou" - ambos sucessos de repercussão, bilheteria e crítica - foram tão influentes na cultura do entretenimento quanto o longa do Friedkin (isso sim é que é missão cumprida). As décadas passam e, enquanto muitos clássicos são conhecidos apenas de nome, "O Exorcista" é praticamente presença obrigatória na lista de filmes assistidos pela maioria do público, seja cinéfilo ou não. Há, no inconsciente coletivo, um legado praticamente permanente. Uma verdadeira obra-prima, sem dúvidas. Enquanto isso, o livro, de tão bem escrito, é igualmente envolvente - isso se não for melhor.
E hj todos ainda falam de o Exorcista, e o Golpe de mestre, por onde anda mesmo? Kkk
Kkkkkkk
excelente vídeo, vc está de parabens meu nobre.
Dale, gostaria de sugerir para Histórias do Oscar a disputa de melhor filme de 1951: Crepúsculo dos Deuses x A Malvada. Queria saber como Hollywood reagiu ao filme de Billy Wilder na época.
Esse ano foi difícil . Dois ótimos filmes . E a atuação hein Bette Davis e Gloria Swanson e as duas perdem ...
Oscar é muito limitado e tendencioso. Os indicados geralmente tem algum padrão de qualidade, mas os prêmios são muitas vezes tendenciosos demais. The Joker merecia mais prêmios também, deve ter sido boicotado por causa da polêmica social que ele aborda.
Isso ñ é vídeo de um simples crítico , mas de um estudioso de nível acadêmico
Sinceramente, nunca senti medo ao assisti esse filme, apenas vejo-os como uma manifestação concreta da mente brilhante de um diretor no auge do talento. O filme é uma obra-prima e seguramente figura entre os cem filmes mais importantes da história do cinema mundial.
O que foi dito aqui aconteceu com Batman 1989... Também injustiçado por ser um filme de super herói... Em relação a prêmios técnicos... direção de arte, maquiagem, trilha sonora... E por que não ator coadjuvante.... (Se Glenn Close foi indicada ao Oscar por 101Dalmata)...
parabéns pelos teus videos , são muito informativos e tens muito talento pela forma como fazes a tua critica .. estou a espera de mais videos , saudações de Portugal, abraço 😎
Valeu, obrigado por acompanhar!
Nossa Um Toque de Classe é um dos filmes mais raros de se encontrar no Brasil. Eu tentei encontrar esse filme de todas formas e mídias, nunca consegui, só para ver se a Glenda Jackson mereceu Oscar.
Alguém sabe onde posso achar Um Toque de Classe?
Sonho com o dia em que o gênero terror deixe de ser esnoubado pelo Óscar. Tantos ótimos filmes recentes que passaram em branco na premiações...
Achei que "nós" foi bem esquecido.
O impressionante é que o único filme de terror a ganhar o oscar de melhor filme foi o silêncio dos inocentes sendo que esse filme não é aquele terror de dar medo e pesadelos e sim drama e suspense o filme.
É suspense
Caríssimo! Sou apaixonado por histórias de bastidores. Elas abrem a nossa visão sobre o maravilhoso e, ao mesmo tempo, conflituoso mundo do cinema! Seu canal é um aprendizado e tanto! Abraços.
OBS: O Exorcista é o maior exemplo de batalha entre o bem e o mal. E o final do filme é acachapante. Um dos filmes da minha vida.
Muito obrigado pelo carinho!
Estava vendo os filmes que o George Cukor fez para Paramount. E dá para ver que Ele tinha estética que se manteve por décadas em Hollywood. Certamente ele não ia aceitar ver uma mulher vomitando.
Excelente conjunto de pesquisas sobre esse Clássico que transcendeu, transcende e sempre transcenderá essa avaliação preconceituosa e infeliz de 1974. “O Exorcista” é insuperável: o nosso VENCEDOR! 😉🏆
Você citou rapidamente o Coringa, fazendo um breve paralelo entre as obras. Gostaria de saber se você acha que o Coringa sofreu algum boicote no Oscar e, também, o que vc achou da premiação do Brad Pitt como ator coadjuvante, já que seu papel é bastante genérico (fazendo um paralelo com a premiação das atrizes que você citou)?
Cara, eu comecei no canal assistindo o vídeo sobre Tenet, e tô aqui devorando teus vídeos. Excelente canal mesmo e tu tem muita bagagem! Parabéns!
Sou fã de O Exorcista. Muito bem feito e assustador.
Olá, Dalenogare.
Os EUA fazem bem a propaganda, mas na essência fala o capitalismo, tudo vira produto.
Já ouvi falar que, no início, o Oscar era para melhorar a imagem do cinema como arte e, assim, promovê-lo. Reconhecer e premiar as aspectos da cinematografia veio à reboque. Isso procede?
Até onde esse prêmio realmente premia?...
Sempre me lembro do Hitchcock recebendo o Irving Thalberg: "Thank you" e é muito.
Abraço e obrigado pelo vídeo.
Cara o seu canal é impecável. O exorcista na minha opinião é um clássico eterno.
Clássico absoluto "O Exorcista" continua sendo aterrorizante até hoje mesmo com mais de 4 décadas de existência. O boicote para essa obra do terror faz todo o sentido, especialmente quando a igreja se mostrou incomodada com a linguagem do roteiro. Não li o livro de William Peter Blatty ao qual o filme foi baseado mas lembro que o escritor americano tinha demostrado certo descontentamento com a adaptação de William Friedkin, fato esse que poderia também ter influenciado o tal boicote. Independente disso a obra continua eterna e assustadora e mexe com o terror psicológico.
Acho excelente esses vídeos de Histórias do Oscar.
A qualidade de pesquisa é outro nível. Simplesmente sensacional!
Só você mesmo para nos trazer uma história maravilhosa como essa! Sensacional!
Parabéns pela análise. Não conhecia vc e o vi em um vídeo do super 8. Apesar de ser feito um roteiro prévio do vídeo, logicamente, vi real diferença em conhecimento cinematográfico entre vc e o Otávio, me fazendo até pensar que escrevem o texto que ele ler nos vídeos! Parabéns, continue na luta! Seu canal está crescendo!
Adoro as críticas do Dalenogare. Sou historiador também e adoro o mundo do cinema. Acho você fantástico!✨
Muito bom o vídeo! Parabéns pela pesquisa e trabalho.
Até hoje pra um filme de terror ser valorizado nas premiações precisa ter uma pitada de épico, como CORRA, que também ganhou uma categoria de roteiro, sendo o de original. O exorcista continua sendo O FILME.
Triste que tenha acontecido esse boicote! O Exorcista merecia Melhor Filme!
Excelente vídeo garoto. Eu sou fã do exorcista. Mandou bem demais.
A fotografia do Sven Nykvist, em "Gritos e Sussuros", é espetacular! O Oscar na categoria foi mais do que merecido.
Ótimo canal. Crítico, porém analítico e com um trabalho de pesquisa histórica sobre a indústria que eu não tinha visto em nenhum canal por aqui.
Belo trabalho amigo, não pare.
Abraço.
Dale
Se você tivesse uma máquina do tempo, e a internet e UA-cam existisse desde a década de 1920 qual ano de temporada do Oscar você gostaria de ter cobrido (igual que você faz atualmente)?
Ótima pergunta. Obs.: não seria "coberto"?
Erudição, pesquisa e embasamento impecáveis, apresentação corretíssima. Parabéns, Dalenogare. Inscrito no canal. De longe o melhor sobre cinema na minha concepção. Devorando vorazmente todo o conteúdo.
Dá pra sentir sua paixão, maravilhosa crítica. Sei que são muito inferiores mas fale sobre as sequências
Pra mim venceria os seguintes prêmios:
Maquiagem
Ator Coadjuvante
Atriz Coadjuvante
Roteiro Adaptado
Mixagem de Som
Direção
Roteiro
Filme
8 Prêmios,e não é exagero porquê esse filme é muito icônico,além de ser não só um dos melhores de terror,mas também um dos melhores de todos os tempos,a academia reconhecer o filme já é um milagre.
Vi o filme pela primeira vez em DVD aos 13 anos e o revi agora aos 32 no streaming. Com a visão de hoje, 50 anos após o lançamento, é nítido como o filme é impecável tecnicamente, além de contar com roteiro e atuações excelentes. Um drama sobrenatural extremamente bem construído e conduzido.
Dale, quais diretores (clássicos e modernos) você considera essenciais para quem é aspirante a diretor ?
Depende muito do gênero e da identidade que a pessoa quer criar (tipo de roteiro, estilo). Mas acho legal pelo menos ter uma base no cinema clássico, seja qual for a abordagem.
Excelente vídeo, Dale! Seu trabalho é incrível e tem muita pesquisa por trás. Estou fazendo um TCC criando uma correlação entra o Direito e a Cultura Pop (sou aluno do Direito na UFU), especialmente o cinema. Sabendo da sua formação em História e agora seu Doutorado em Cinema, eu gostaria de saber se posso te chamar no Insta pra trocar uma ideia sobre a relação do cinema com as ciências humanas. Inclusive vou dar uma pesquisada nas suas publicações (seu artigo sobre Cinema e Resistência é incrível!) pra possivelmente usar como referência na minha pesquisa.
Antigamente era muito comum pegar filas de horas para ver um filme, em São Paulo era muito comum nos anos 70 e 80 isso acontecer 😉
Excelente vídeo, Dale. Espero que o seu trabalho continue por muito tempo. Sucesso!
Demorei muito tempo para ver o exorcista, acho q fui ver com uns 15 anos e fiquei bem chateado kkk não é nada assustador como dizem. Prefiria aquele pensamento mágico q eu tinha antes de assistir de que era o filme mais assustador.
Já o filme golpe de mestre é um dos melhores que já assisti na vida, faz tempo que o procuro na internet para indicar para minha namorada e amigos mas não encontro
O exorcista é um filme que você não cansa de ver! Já vi várias vezes e não cansa.....quem lembra dos vencedores de 74? O exorcista é uma lenda do cinema.
Eu lembrei do Joker,q ficou com o mesmo boicote.O q impulsionou a força do Joker foi o público pelas redes sociais.Engracado q era tbem da Warner.Eu era criança,e gostaria de ter idade adulto p ir assistir,e eu lembro q alguns adultos q eu perguntava sobre se iria assistir o Exorcista? algumas diziam "de jeito algum". Muito fraca a atuação da Glenda por Um Toque de Classe.
Dalenogare, por que a atriz Glenda Jackson é hoje tão esquecida? Glenda ganhou dois Oscar e pouco vejo falar dela.
Creio que por conta do impacto da sua filmografia. Vários longas tiveram grande repercussão no seu período, mas hoje são discutidos apenas por um nicho de cinéfilos que correm atrás dos clássicos.
@@dalenogarecriticas Virou deputada!
Foi pra política. Virou deputada.
Ela virou deputada pelo Partido Trabalhista no uk. Se não me falha a memória, por duas ou três legislaturas, mas sempre no limite da votação. No entanto, ela, enquanto política, sempre foi bastante criticada. E não estou falando dos adversários do partido conservador. Os trabalhistas não gostavam dela. Ela também teve muitas atitudes controversas (é notório que ela nunca gostou de fazer o corpo a corpo e quando encontrava os eleitores não raro era bastante antipática). A imprensa popularesca britânica bateu nela sem dó. Ela ainda teve posições de destaque no partido, mas sempre abaixo de muitas críticas, generalizadas. Certamente, em termos locais, Glenda Jackson meio que se "queimou" no Reino Unido. O quanto isso influenciou na lembrança dela como grande intérprete, que é, no resto do mundo, eu não sei dizer.
@@Ignatius1972 me lembra a regina duarte hoje , trazendo pra realidade do Brasil...regina fez uma vasta carreira,mas será esquecida, pelo fato de ter ido pra politica e da mídia,eleitores, classe artistica baterem muito nela por questões e posicionamentos controversos dela.
Dale, queria que você falasse do Spielberg ter ficado revoltado por não ter sido indicado em 76 pro Tubarão, sucesso de bilheteria e de crítica na época. Abraços!
21/04/20
Sempre imaginei que a "rejeição" ao Exorcista fosse porque a academia sempre foi preconceituosa mesmo com certos gêneros,confesso que minha admiração pelo Aldrich foi um pouco abalada com essa historia ,ele dirigiu alguns filmes brilhantes outros medíocres mas mesmo em seus melhores momentos sempre foi completamente ignorado pela Academia ,fico aqui imaginando a inveja que um Diretor da "velha Hollywood" como ele e o Cukor deveriam ter de um a época muito jovem William Friedkin que nessa período já tinha ganho um Oscar e concorria a um segundo por um filme totalmente revolucionário,mas óbvio que isso nao justifica a campanha mesquinha.
Oi Dalenogare, já viu a série derivada de Breaking Bad? Better Call Saul, eu tô acompanhando e gostando mt, agora nessa quarentena você pretende fazer algum vídeo sobre Breaking Bad ou alguma série?
Sim, sou fã de Breaking Bad e adoro Better Call Saul, que é a única série atual que faço questão de acompanhar rigorosamente na estreia de cada episódio :)
A velha Hollywood se sentia ameaçada com as mudanças históricas que estavam acontecendo nos anos 60 e 70, mas foram vencidos pela geração da nova Hollywood (Scorsese, Coppola, Friedkin, Bogdanovich, Altman, Cassavetes, Spielberg, Lukas, Hasby, Lumet, Allen, Penn) que amadureceram o cinema tornando mais realista e contestador.
Dale, adoraria ver um vídeo seu sobre Paris, Texas de 1984. Abs.
Descobri o seu trabalho e conseqüentemente seu canal através do programa que fez com o Otávio Ufa... parabéns..muito bom.. adoro esse tipo de análises, para amantes de filmes e cinema é muito bom estes tipos de trabalho, parabéns ... e muito Obrigado!!
Soh 21 minutos?! Cara, vc explica tao bem que deveria fazer um doc!
Os efeitos sonoros desse filme são uma obra prima à parte.
Pra mim...o melhor filme do ano...
Merecia os prêmios de:
FILME
DIRETOR
ATRIZ COADJUVANTE
ROTEIRO
MIXAGEM DE SOM
EFEITOS VISUAIS
MAQUIAGEM
Que alegria receber notificação de vídeo seu!
Que aula! Obrigada pelo vídeo, Dale :)
Que vídeo sensacional, que trabalho de pesquisa. Cara, você poderia fazer um vídeo pra gente com indicações de livros sobre cinema.
Já fiz um: ua-cam.com/video/cNXYbxNDkvk/v-deo.html - em breve publico outro com indicações de autores brasileiros.
@@dalenogarecriticas massa, vou conferir.
Jason Miller merecia muito.Excelente vídeo.
Opa, você poderia fazer um vídeo sobre o motivo pelo qual a Ellen Burstyn perdeu o Oscar para a Julia Roberts em 2001 ??? Nunca consegui entender isso, até hoje a atuação de Ellen Burstyn em "Réquiem para um sonho" ê considerada uma das maiores de todos os tempos na história do cinema, tanto que naquele ano, Ellen era tida como a favorita para ganhar e de repente, a vitória de Julia Roberts se tornou motivo de controvérsias, pois diziam que aquele prêmio havia sido de "melhor estrela de hollywood" (J.R era a maior estrela de Hollywood na época, mas sua atuação em "Erin Brock." não chega nem á 5% da atuação de E.B em Réquiem) , e não um prêmio de "Melhor Atriz."
Ps: seu canal é incrível, to maratonando todos os vídeos desde as 2:00h da manhã.
Eu ate entendo os motivos. A Ellen ja tinha um Oscar, a Julia era protagonista absoluta enquanto Requiem é um filme de elenco. Tbm Julia era a maior estrela de hollywood enquanto Ellen fazia um comeback apos quase 2 decadas fora do grande circuito. Por ultimo, apesar de a Ellen estar assombrosa, a Julia foi competente em Erin Brockovich. Foi um conjunto de fatores. Mesma coisa ocorreu no ano seguinte quando Halle Berry venceu Sissy Spacek.
Conheci seu canal à muito pouco tempo, o argumento é muito bem fundamentado é um canal muito bom!
Nossa...conhecia sua voz da radio Eldorado, mas nunca imaginaria que vc fosse tao lindo
Canal exelente... os vídeos são sempre super informativos !
O exorcista marcou uma geração... um pai de um amigo meu falou que fez filas enormes na época...até quem ñ gostava de terror queria ver o filme
Por isso, eu prefiro o Festival de Cannes, de Veneza, Berlim... 😒😒😒
Muito bom ver seus vídeos, Dalenogare e ficar por dentro dos bastidores do Oscar e do poder do Cinema na vida das pessoas, parabéns! 👏👏👏👏