Por algum motivo onde eu "servi" tinha uma necessidade extrema de dar apto a todos. Participei da seleção geral e complementar e qualquer um passou em tudo, inclusive eu que tinha problema sério de coluna. O medico que avaliou meu laudo era totalmente inexperiente e colocou como apto. Felizmente fui dispensado na semana zero, um dia antes da formatura. Mas foi interessante, as instruções, orações, o rancho e as piruação. Foi bom sofrer um pouco na vida.
@@vmzes_7 Provavelmente tavam precisando de efetivo não é comum isso. Mas sem noção te colocarem pra quase incorporar com problema na coluna kkk tem tanta coisa que tu ia ter que fazer que poderia dar ruim. É muito bacana a semana zero mesmo, porque tu ainda não pode ser piruado 100% por ser civil mas mesmo assim rola uma certa dinâmica e tu já vai tendo uma prévia de como vai ser, além de tudo ser novo é uma experiência basicamente ali já tu já é perfilado um pouco e já vai formando as características de cada pelotão. Valeu o relato irmão obrigado pelo comentário satisfação
Ótimo vídeo! Eu so tenho a agradecer a instituição por muitos ensinamentos tanto no profissional quanto no pessoal. Vi muitos bons exemplos e aprendi muita coisa pra ser além de um militar uma pessoa melhor, também vi coisa ruim, não minto, mas nao somos como esponjas que absorvemos tudo, temos a possibilidade e o livre arbítrio de escolher o que absorver. Além dos ensinamentos tem as amizades, caras que nunca tinha visto na vida e hoje considero irmãos. Vale muito a pena!
@@Jao_marcos2201 Concordo plenamente irmão, as coisas ruins tem em todo lugar e no quartel não é diferente, mas o importante é realmente absorver o que for melhor de cada lugar e seguir em frente. E com relação as amizades isso é fato também, é muito difícil pra não dizer impossível tu formar uma coisa que seja parecida com a camaradagem que existe dentro do quartel, é uma coisa muito única. Agradeço o relato irmão obrigado pelo comentário!
@@G.Carvalho-ch9mp Rapaz eu nem consigo imaginar como é de fato os 5 anos que tu vai ficar lá mano, sei que é paulera, recomendo o documentário irmãos por escolha que tem na Netflix é sobre os anos de formação na EsPCEX, mas tu tá encaminhado mano parabéns a conquista, entrega a carcaça e deixa bater que uma hora acaba e tu é oficial, valeu o comentário futuro aspira kkkk
Eu fui militar de carreira da Marinha. Gosto da vida militar, mas com um tempo fiquei saturado da rotina de muitas missões e escala apertada pra Cabo e Soldado na Marinha. Acabei pedindo baixa depois de três anos dentro da força. Talvez por ser jovem e não ter a maturidade de hoje pois só tinha 21 anos. Hoje mais velho na vida civil, ralo bastante, me capacitei e me especializei com cursos, porém a realidade aqui fora é que muitos técnicos acabaram virando "subemprego" então resolvi fazer o smv da região militar onde moro e ingresso ao Exército agora em fevereiro como graduado. Por conta do salário ser bem melhor na minha área do que na vida civil, tracei essa meta de permanecer por mais esse tempo que posso nas FA pra levantar mais uma grana pra concluir meu objetivo que é ir embora do país.
Minha honra cabo, agradeço o relato primeiramente. E concordo plenamente com o senhor a única saída para o Brasil é o aeroporto, também não teria saído hoje olhando para trás justamente porque a vida civil no Brasil é realmente decepcionante no quesito profissional, é muito difícil você crescer financeiramente no país se não tiver ganhando em dolar ou em alguns trabalhos específicos, existem oportunidades sim mas você vai ter que dar mais que o sangue, o senhor fez a melhor coisa em voltar, vai ver que o exército está uma mãe, sucesso na sua caminhada e espero que o senhor atinja o seu objetivo de ir em bora do bostil que é a melhor coisa que há para se fazer, Brasil cabo valeu
Bom dia, chefe! Brother, primeiramente quero agradecer pelo vídeo e pelos detalhes que você compartilhou. Me deu um baita alívio, especialmente porque eu estava bastante receoso com o alistamento. Fui designado para a AFA (Academia da Força Aérea) em Pirassununga, SP. Sou formado em Desenvolvimento de Sistemas, mas, de uns tempos para cá, tenho percebido que a área está cada vez mais complicada, com empresas pedindo requisitos absurdos até mesmo para vagas básicas. Vendo isso, eu decidi me alistar voluntariamente, e acredito que foi uma boa escolha, já que não consegui uma vaga na faculdade nem um emprego após o ensino médio. Vejo o alistamento como o norte que eu precisava após o término da escola. Tenho até pensado em prestar a prova para cadete da Força Aérea depois do alistamento obrigatório, mas isso só vai acontecer se eu conseguir aguentar o campo kkkkkk. Mais uma vez, obrigado pelo vídeo e por compartilhar sua experiência. Foi muito útil nesse momento de decisão!
Eu agradeci muito por ter sido dispensado, tive sorte de morar em um município pequeno. Eu jamais gostaria de passar 1 ano da minha vida fazendo algo o qual não tenho interesse por obrigação.
@@TengenUzui-ez Concordo irmão infelizmente muitos não conseguem escapar, a pior coisa é ter que fazer as coisas sem vontade nenhuma por obrigação do estado ainda, as vezes tu ainda aprende algo mas é foda.
O "depender" varia conforme sua intenção. Eu não tinha perspectiva de emprego bom aos 18 anos, então acabei indo para o EB. Inicialmente foi um saco, mas depois do primeiro ano como recruta eu resolvi ficar. Já fazem 6 anos que visto o verde-oliva, agora como cabo da tropa de choque da PE, efetivo profissional, mas ainda temporário, e portanto serei mandado embora em 2 anos, mas não fiquei à toa durante esse tempo. Consegui amizade com um tenente do CPOR, isso me ajudou a ser "moita", ou seja, tenho pouco serviço. Com isso, estou no terceiro ano do Direito. É difícil, é cansativo e eu nem sei como consigo conciliar estudos com a vida militar, mas aqui estou. Valeu a pena? Para mim, sim, porém, eu sou uma exceção dentro do Exército - uma bela exceção. Se não fosse a amizade e a discrição eu jamais conseguiria isso. Na verdade, eu deveria ter sido desligado há 2 anos, quando minha miopia aumentou e tive que começar a usar óculos direto (o choque não gostou disso), mas, felizmente, consegui transferência para a correcional (graças ao Direito). Enfim, as Forças Armadas podem ser uma boa saída para quem não tem perspectiva de emprego, busca disciplina ou simplesmente quer tentar algo diferente, mas isso vai depender muito da personalidade da pessoa, do quanto ela busca know how, de qual OM ela servirá (se for TG é difícil ter vantagem) e até de como serão os irmãos de farda (é sério, o ambiente interno influencia bastante). Se você tiver um curso de mecânico ou elétrica, será explorado pela manutenção; se tiver curso de Excel, Word ou programação em geral, podem chamar você para auxiliar no administrativo (uma boa oportunidade para arrumar amizade com sargentos e tenentes); se for bom de cozinha, pode ser enviado ao rancho; se você for só mais um Silva, vai fazer cri-cri, pintar guia, varrer calçada, carpir mato, podar árvore, tirar guarda, etc; se você quer seguir carreira, SMO não é o seu lugar.
Satisfação pelo relato cabo, concordo plenamente com o senhor, é um caminho melhor que o subemprego com certeza, além de receber mais você aprende coisas valiosas, tem tempo e muitas vezes incentivo a melhorar, estudar e progredir coisa que aqui fora dificilmente acontece. Nesse sentido eu vejo hoje que poderia ter ficado e aproveitado mais, porém uma vez fora eu não quero voltar porquê sei que não vai ser a mesma coisa e vou tocar o barco, quem vestiu a farda, colheu as lições e aprendizados, desenrola em qualquer ambiente aqui fora e com isso estou seguindo meu caminho, satisfação cabo valeu novamente o comentário.
Eu servi e fiquei 2 anos lá e consegui me formar cabo da reserva, vc aprende bastante e sente como é ser um ''militar'' no bostil porém para muitos vai ser perda de tempo vc poderia ta fazendo outras coisas e etc, exercito só vale a pena mesmo para quem quer seguir carreira e iá prestar um concurso, pq serviço obrigatório vc fica la e dps vai embora como se n fosse nada. Enfim exercito brasileiro é só embuste pq n serve de nada a muito tempo, defasado, ultrapassado em todos os aspectos, o que resta são só os embustes que se acham e os cara que querem vibrar. Boa experiência
Exatemente isso, servi e fiquei 3 anos, fiz CFC e era do, na época, 4BIL. São experiências que ficam marcadas, mas o pós campo não é legal, é um saco e considero perda de tempo. Caso o cara queria viver a experiência então vá, mas carreira nem perca tempo com isso, estude muito e preste concurso.
Sou /21 e dei a sorte grande de pegar um ano que não teve CFC. Além disso, nosso internato foi de 26 dias e tivemos um campo no padrão infantaria, mas o resto do ano foi guarda e faxina. A minha maior vontade era engajar, mas infelizmente não consegui, talvez se tivesse o CFC eu conseguiria engajar na minha seção. Por último, depois do campo, a única experiência boa que tive foi o estágio no pelopes o qual achei que iria me garantir o engajamento, mas não deu. Enfim, eu considero uma boa experiência e venho tentando os concursos desde que saí.
É irmão eu sei como é, conheço alguns colegas meus de outras unidades que ficaram na mesma situação, deram o sangue e não conseguiram engajar. Mas sim a experiência é muito boa, tudo é aprendizado, eu acredito que o exército poderia utilizar melhor as pessoas que fizeram cursos lá dentro como tu fez o Pelopes e tal, mas é aquilo né cara a gente não muda o exército só se adequa a ele. Mantém o foco que tu pega tua vaga, maioria tá distraido com shorts, tiktok, foca no teu papiro e garante tua vaga irmão, se é o que tu quer mesmo mantém na caminhada uma hora chega a oportunidade. Obrigado o relato e o comentário irmão, um ótimo ano novo pra ti.
eu recentemente passei no primeiro teste e agora eu tô esperando dia 6 pra eu voltar e dar continuidade, tô bastante empolgado pra seguir uma carreira militar, eu acredito que eu tenho a vocação para tal e vejo que é a minha saída pra vencer na vida, meus familiares falam que eu sou louco e perdi o juizo e dizem que eu vou sofrer mais que Cristo na cruz e bla bla bla, sendo bem sincero na minha modesta opinião a não ser que você nasça no berço de ouro você não tem vida fácil no Brasil independente da profissão você vai sofrer igual e isso é o que me tranquiliza pra ir pro exército, entre ficar carregando caixa de 20 kg no mercado, ser desvalorizado pra ganhar míseros mil reais e ir pro exército fazer coisas menores e ter o meu nome e a minha patente valorizada, eu prefiro muito mais ir pro exército
se puder mexer de vez em quando ai sim, agora se eu ficar privado de usar ai é osso eu particularmente não sou viciado mas de vez em quando eu preciso usar
@@mortosenpai3164 Cara primeiramente obrigado o comentário e o relato, irmão se é o que tu deseja vai mano, vá lá e faça, passe a experiência e confirme se aquilo é pra você se tu entrar lá e gostar mesmo, estuda e vai pra ESPCEX ou ESA, no obrigatório você só consegue no máximo 8 anos, com relação ao celular é liberado ao longo do ano porém normalmente no começo é restrito, e durante os serviços 24h tu também não pode utilizar por uma questão de segurança do próprio quartel, enfim mano entrega a carcaça e deixa bater, se tu vibrar mesmo vai valer a pena cada momento, não sei quantos anos tu tem mas quando entrar lá saiba que o tempo passa rápido então esteja presente e aproveite mesmo, vá para aprender e não ser só mais um, faça teu nome, é a coisa mais valiosa que tu vai ter lá dentro.
desculpa encher a sua seção de comentários dnv mas já que estou aqui eu vou dar mais uma opinião minha a cerca desse assunto envolvendo o rigor que é o fator que afasta todo jovem que já flertou em seguir a carreira militar, eu acho que depende muito da região que o cara vai servir, eu vou servir na AFA em pirasununga uma cidade próxima da aonde eu moro mas pra passar pra pirasununga Sp eu tive que antes fazer os testes aqui na minha cidade e foi bem de boa, o sargento que organizou o alistamento foi muito gente boa e a primeira coisa que ele falou quando a gente chegou foi que a gente não seria torturado e nem passaria pelo que os paisana diz, e no geral os cabo que tava lá até brincaram comigo kkkkkkkk óbvio que isso não quer dizer que vai ser um passeio na Disney mas eu sinto que em regiões de São Paulo o negócio é menos triste e as pessoas daqui são mais compreensivas do que no nordeste e pantanal, eu fico vendo os shorts do exército no nordeste e o bagui é tenso kkkkkkkk
Mano fica tranquilo, pode comentar dboa kkk Mas vamo lá, cara tu vai servir na AFA é a Academia da Força Aérea se não me engano, se for essa mesmo é uma das melhores unidades pra se servir mano, aviação no geral, seja do exército ou força aérea é muito padrão no quesito profissionalismo, não tem piruação sem sentido, trote, tudo é com propósito e feito pra tu aprender, se vai pagar vai se foder sim, mas vai ser com propósito e nada fora do previsto (fora as vezes é claro em que ninguém tiver olhando kkkk). A sua experiência provavelmente vai ser parecida com a minha mano, a maioria dos pilotos do exército em algum momento tem contato com o pessoal da força aérea seja por missão, instruções, e eles absorvem um pouco da cultura, logo deixam de ser tão quadrados, então sempre foi dito pra gente também que a aviação era diferenciada e por isso nós não iriamos se foder igual nego se fode em quartel normal, estorar joelho por babaquice, esses trote aí ridículo que tu ve em shorts mesmo. Resumindo tu tá em uma ótima unidade, se servir ai mesmo aproveite e aprenda o máximo com as pessoas que tu vai ter contato, vai ser quase como um trabalho normal depois da formação então use o seu tempo que tu tiver pra fazer cursos ou se tu decidir que é isso que tu quer realmente pro futuro papire muito e busque a tua vaga. É isso irmão obrigado novamente os comentários, um ótimo fim de ano pra ti irmão!
Sou militar a 6 anos, sou soldado engajado e trabalho na sargenteação, o exército vale a pena pra quem não ter perspectiva a longo prazo, eu quando engajei nao tinha perspectiva de emprego, então decidi ficar, nesse meio tempo eu comecei a minha faculdade, licenciatura em história, na qual me formo ano que vem, fiz diversos cursos, tirei minha CNH, e hoje moro com minha mulher em um ap, apesar de ser alugado ta tudo mobiliado. Trouxe meu exemplo para mostrar que o exército deve ser usado como trampolim, para conseguir algo melhor tendo em vista que a permanência na força é bastante insalubre. Por isso que recomendo sempre aos recrutas e os CB/SD recém engajados a aproveitar o tempo que possui para fazer uma faculdade, curso ou montar alguma coisa, pois os 8 anos do serviço temporário passa muito rápido. E eu já vi tenente, sargento, cabo e soldado que ficaram 8 anos e saíram sem nada. Por isso que recomendo que utilizem o exército para o bem de vocês não fiquem parados.
Salve ouvinte obrigado o relato, concordo plenamente, se hoje o cara não tiver perspectiva e tiver na idade de servir eu recomendaria sem nem pensar duas vezes, além de todos os aprendizados ainda vai ter a oportunidade como tu disse de se aprimorar e investir em si mesmo com um curso e estudos e se planejar pra baixa e não sair de mãos vazias, meu pai também foi SGT Temporário e vários colegas dele saíram assim, torraram todo o dinheiro que receberam e no fim das contas saíram sem nada, se o cara for safo e tiver ligado nisso ele aproveita muito o EB. É isso irmão obrigado novamente o comentário e sucesso na tua jornada
Sendo bem sincero, na experiência que tive. Não vale a pena entrar como recruta se você tem interesse de seguir na carreira militar. De longe é o pior jeito de ingressar. Se você quer ter "experiência" na vida militar e usar como parâmetro para o futuro, estude e estude e estude para passar em algum concurso militar, se você não gostar vai poder pedir pra sair antes de 1 ano, ao contrário do alistamento obrigatório. Depois que você assinar os papéis do serviço vai aguardar 1 ano pra poder sair, gostando você ou não.
Concordo plenamente mano, obrigado o relato. Se o cara já tem certeza e quer pagar o preço vai para o concurso e já mira no oficialato, exército não é pra praça, agora se o cara tá na dúvida e tal aí eu ainda acho que compensa ele ir como recruta pagar a cota dele e ver se é algo que ele quer ter mais e viver mais, se ele ver que não é, vida que segue leva o aprendizado e parte pro próximo corre, as boas experiências e momentos ficam o restante faz parte do show, se eu não tivesse caído nesse quartel de aviação com certeza teria tido outra experiência e provavelmente não seria tão positiva mesmo e eu escuto isso de muitos outros colegas que foram para quartéis de cavalaria e infantaria, mas eu creio que alguma coisa fica e é útil sim só realmente não é mil maravilhas.
@@O_Afegão_Médio Entendi teu ponto. Realmente são vários casos. Esse foi meu relato, desisti do alistamento no 4° dia da semana zero. Alguns comentários que fiz, recebi muitas respostas me chamando de fraco por não ter aguentado nem a semana zero, mas eu acredito que as coisas fluem do jeito que devem ser. Tive apoio e me dediquei aos concursos, embora tenha desistido do recrutamento, não desisti da carreira militar.
Os dois anos que servi, tentei fazer o cfc, o ano de ev eu não pude pois era "pros antigos" da minha seção apenas, o segundo ano, um sgt desgraçado que só tentava me atrasar, não deixou eu fazer de jeito nenhum, e eu fui indicado a fazer, ele fez de tudo pra não me deixar ir.. E detalhe, eu nunca dei alteração, sempre fiz tudo certinho, como tu disse, se tu faz o que é pra ser feito, tu ganha respeito de muitos. Muitos antigos no ano de ev mesmo, eu tive o respeito deles, mas sempre tem uns que n querem que tu evolua... Mesmo que tu seja respeitado, sempre vai ter um pra te atrasar, essa é a pior parte do exercito, os piruões, e tem muito.
Cara infelizmente isso que tu relatou é uma realidade que não é falada, existem muitas situações assim que acontecem no quartel e isso é a parte merda da coisa, por sorte no meu quartel não precisei lidar com ninguém que fosse tão quadrado assim, a maioria dos caras que eram piruão já eram velhos e tavam sem saco pra piruar ev, mas é triste isso e acontece mesmo, um colega meu foi a mesma situação porém ele era de outra unidade, sangrou 2 anos tentando o CFC dele e não teve oportunidade nem de engajar no segundo ano por conta de peixada e olha que era um quartel de suprimento, é lamentável mas acontece, o importante ao meu ver é você e todo mundo que fez um bom serviço, foi padrão e referência sair de cabeça erguida porque dentro do que foi nos apresentado nós fizemos o melhor possível e é isso que importa no fim das contas, esse tipo de injustiça é baixaria tem em todo lugar, mas o que realmente importa é a paz de saber que tu fez um bom trabalho independente das adversidades, creio que seja isso obrigado o relato irmão, sucesso na caminhada é tudo nosso
Kkkk então né mano eu não acreditei quando falaram que a gente ia voar de helicóptero também, o tanque só os soldados de cavalaria andam e não é o leopard 1, normalmente eles andam no blindado de transporte só perguntar pra alguém que serviu em algum RCB que é os regimentos de cavalaria blindada a maioria já andou de blindado, aqui na minha cidade tem o 20 RCB e muita gente que serviu lá andou de blindado pelo menos alguma vez no ano
@O_Afegão_Médio É pq cada quartel tem sua especificação. Servir em um quartel comum e servir em uma quartel de Selva, por exemplo, tem uma grande diferença.
É real, sou de cavalaria mecanizada e já fiz campo com os blindados como por exemplo o guarani e o cascavel. Experiência que eu nunca pensei que ia passar
Guerreiro, eu quero bastante servir pelo menos por um tempo, pois quero primeiramente entrar na polícia, o que me ferra é que infelizmente tive um ensino muito ruim e demorei pra ser a alfabetizado e estou no 1⁰ ano de medio com 17 anos, ano que vem vou me alistar e não sei se vou ser aceito por isso, aqui próximo onde moro tem um TG e não tenho muito conhecimento sobre o EB
Irmão tu tem que se decidir, se você quer ser policial, não recomendaria focar específicamente no alistamento obrigatório, se você quer ser policial, você tem que começar a estudar bastante para passar no concurso da pm do seu estado. Se você quer ser militar do exército, recomendo você pesquisar sobre ESA, e ESPCEX.
Fala meu nobre obrigado o comentário, cara não interfere em nada você estar na escola enquanto está no EB, mas recomendo dizer que largou e que vai fazer supletivo porque pode ser uma coisa a mais pra quererem te dispensar mas é difícil geralmente entra tranquilo, vai dar bom relaxa
@@lucasalmeidadasilva217concordo plenamente recomendo já ir direto no oficialato mesmo nem perder tempo com ESA, se for fazer ESA faz pra praticar e só, estuda com foco em ser oficial porque o exército não é pra praça, praça vai tirar serviço até estar de cabelo branco, enquanto oficial se tirar um no ano quando vira cap é muito
@@conhecidodesconhecido5502 pior que é assim mesmo, hoje em dia só serve quem quer, é a minoria que serve por obrigação mesmo, alguns não conseguem por excesso de contingente mas a maioria que quer consegue
Experiência própria, o serviço militar no começo é daora. Vc aprende a atirar, campo,marcha,bivaque e blá blá blá. Tem chance de fazer o CFC e sangra por 3 meses. Mas depois disso é somente serviço, expedeco e faxina 🤙.
Resumiu basicamente kkk, as experiências são muito boas mas pós o básico é literalmente isso aí mesmo, tem poucos que vibram até o final mesmo com serviço e expedeco moendo, eu vibrava mas é foda bem chato mesmo, porém é aquilo né uma hora acaba e o que fica são as boas lembranças, não me arrependo de nada e faria tudo de novo
Vendo esse video aqui faltando 1 mês pra saber se vou ser designado ou dispensado, no começo falei lá que não queria servir, mas mudei de ideia e agora eu querokkk medo de me dispensarem direto por eu ter dito que não queria servir, mas tô torcendo pelo contrário
Comigo foi a mesma coisa irmão kkkk, na primeira vez disse que não queria mas no site apareceu designado pra minha felicidade e eu já tinha mudado de ideia e na segunda vez disse que era voluntário. Eu creio que você ainda consegue sim mano, se você for na seleção complementar lá eles vão te passar em todas as seções do quartel perguntando se você tem aptidão, por exemplo garagem, a sessão de ti, a sessão de obras, mesmo que você não tenha experiência com nada disso diga que quer aprender e é voluntário que tu consegue servir sim, boa sorte irmão obrigado pelo comentário depois me conta aí se conseguiu kkk
@@O_Afegão_Médio salve meu mano! fui designado pra minha felicidade tambémkkkkk para força aérea, só não sei como o quartel que fui desginado funciona. SEREP-RF. obrigado pela mensagem e pelos bizu meu mano, seja o que Deus quiser!
@@defcon1583 Cara no geral foque em ser padrão, tente fazer tudo certo ao máximo, seja companheiro ajude seus colegas, não fique de risadinha, não queira testar o sistema, não queira aparecer demais também tu vai levar martelada só fale se te pedirem pra falar, mano tem tanta coisa que dá pra fazer outro vídeo basicamente kkk mas fica tranquilo só tenha em mente ser padrão e a excelência, aprenda com os erros dos outros e é isso relaxa que vai dar bom
Fui fazer a seleção geral em agosto cheguei la confirmaram meus dados e mandaram eu ir pra uma outra sala e tinha o medico tive que ficar peladao la mas td ok ai fiz a parte de entrevista perguntaram se eu era voluntario disse que sim logo em seguida me jogaram pra npor mesmo eu sem ter a faculdade não sei como me deram apto pra fazer a seleção especial do npor , fui la não passei, fizeram piruação pra caramba com os conscritos que tava la eu por dentro tava rachando o bico mas na maciota pra não acontecer a mesma coisa comigo, dai to aqui esperando a Designação e eu quero servir, não me orgulho disso mas acabei pedindo ajuda de um amigo que é Sgt temporário la Espero poder servir ter essa experiência que muitos tem mesmo que eu fiquei 1 ano creio que vai valer a pena abdicar 1 ano da minha vida pois não quero ser de carreira, mas ouvir essas experiências de pessoas me Faz Vibrar pra querer servir também. Turma de 2006 Brasil!!!
BOOOM, obrigado o relato meu nobre, fica tranquilo irmão tu vai conseguir sim, mantenha essa energia e vibra o ano inteiro obrigatório mano, vai ter muitos momentos que tu vai tá na merda mas lembra que uma hora acaba e o que fica são as memórias boas, se tu entrar mesmo avisa depois aí mano, vibra 2006 paga sua cotakkk
2026 é meu último ano para entrar pro exército 2025 quero tentar entrar mais não pra seguir carreira militar mais pra usar com impulso formar na essa em 2 anos ganhado os 1.000 e depois seguir pra pf
Eu quero ser dispensado por causa da faculdade. 2 de janeiro vou ir lá no quartel e levar comprovação de matrícula, o ruim é que provavelmente vão me jogar no NPOR.
me formei no NPOR sábado, pode-se dizer que ja vivi mais coisas que 90% da população. Então sim vale a pena, e sobre a faculdade eu vou pro 5 semestre de odontologia e foi sim complicado mas possível.
@@miguellopesdecamargo7771 depende, é só você chegar lá para o seu entrevistador e dizer que está matriculado em uma faculdade e deseja prestar o NPOR, leve uma declaração de matrícula para confirmar o fato. Se você realmente queira servir como oficial, vale a pena. Mas lembre-se, depende muito da questão de vagas e também do seu desempenho intelectual e físico.
Irmão sugiro tu definir um foco em uma só coisa e cair pra dentro sem pensar duas vezes, entregar o seu máximo nessa caminhada porque não é fácil e a concorrência é alta, Brasil não tá fácil pra ninguém e o que a maioria quer é esses concursos, foca em um só e vai pra cima irmão, sucesso e foco na caminhada, obrigado o comentário
Irmão aguarda a designação e vai lá dia 1 de janeiro se vai ser orientado certinho, mas normalmente não é dia 1 não mano, não sei o que te passaram mas siga sempre as instruções que tu recebeu da OM que tu foi, se tu quer mesmo é isso mano entrega a carcaça e deixa bater, vibra recruta
@@O_Afegão_Médio sim eu achei até estranho isso, era pra ser dia 2 de janeiro e mudou derrepente estou ansioso mais estou colocando tudo na mão de Deus, Brasil 🇧🇷
Serviu no CMO mano? Eu servi no 18°GAC 2021, quartel de artilharia também é bem diferenciado sempre tem um efetivo menor, tem a especialização também, alguns vai para a Comunicação, Garagem, Rancho e os Operacional vai pro Subsistemas da artilharia( Linha de Fogo, Central de Tiro e Topografia) eu mesmo era da Linha de Fogo que opera os obuseiros para o tiro...
Minha honra meu mano, Artilharia é padrão demais, o cap da minha sessão também era de artilharia, cara diferenciado, servi no 3° BAvEx mano não é no CMO é próximo a base aérea/aeroporto, é um quartel de aviação mesmo, com foco em operar helicópteros (asa rotativa), mas é no geral assim mesmo, tenho saudades até hoje época boa, sofrida mas boa a gente aprende muito e conhece muitas pessoas diferenciadas, obrigado o comentário meu nobre
@O_Afegão_Médio Tem uns tenente que formou no NPOR aqui do 18°GAC e foi ai pro 3°BAvEx, eu não sei o nome de guerra deles, eu já fui ai pra Campo Grande, fiquei no 9°GPTLog, na vdd foi no 9°B MNT, fiquei de cara com o tamanho dai, eu queria conhecer a Base Aérea onde meu avô serviu tb na FAB
@@iDesertGame_HD Realmente lá chegava bastante tenente NPOR tanto de Artilharia quanto de engenharia, no geral a maioria era padrão com raras excessões. Mas sim mano é grande mesmo principalmente a base aérea tem quase um bairro inteiro lá dentro não tem nem como comparar com nós meros mortais do exército kkkk queria muito conhecer lá dentro, tenho um colega que serve lá e toda formatura vejo o cara padrão de terno e tudo é outro nível
Quando me perguntou na entrevista la no quartel o por que quero me servir se era o meu sonho deu vontade de responder: "Eu não quero entrar nessa porra por que sou anarcocapitalista" Mas eu acabei respondendo assim: "ah! Não, gosto muito não eu estou no processo fazer faculdade na area da Tecnologia" Ai fui dispensado 😂
Malditos servidores públicos kkkk, também não queria por ter um pouco das crenças do ancap, mas mudei de ideia por querer passar pelo processo mesmo, fazia faculdade na área de ti e tranquei pra servir também kkkk
Irmão normalmente no internato que é o primeiro mês você não pode utilizar celular, no meu ano todo mundo teve que lacrar o celular dentro de um envelope e entregar para a equipe de instrução, após o fim do internato que é nesse primeiro mês a gente pode tirar do lacre e a partir daí o uso só era liberado de noite, depois ao longo do ano quando tu já tá formado é liberado tranquilo é excluído somente no serviço 24h de guarda ao aquartelamento onde tu também tem que entregar o celular porque não pode utilizar. Mas é bem dboa e é até melhor ficar sem kkk
cara eu nuca fui mais como e tipo, eu tenho tic nervoso meio que eu atiro primero depois vejo resumindo sempre tive e tenho medo de aserta alguem aliado eles emsinao a comtrola isu o e de cada um?
Irmão primeiramente tu tem que ter diagnóstico médico disso aí, se não tem não interfere em nada se tiver aí é outros 500, mas não muda nada não soldado vai servir igual se não tiver diagnóstico kkkk
Orgulho de ter pertencido ao EB, nenhum arrependimento. CFC 24/1 e Combatente Aeromóvel 16 414, glória eterna! Ilusões da Vida Quem passou pela vida em branca nuvem E em plácido repouso adormeceu, Quem não sentiu o frio da desgraça, Quem passou pela vida e não sofreu, Foi espectro de homem, e não homem, Só passou pela vida, não viveu. - Francisco Otaviano
Rapaz desconheço o que seria, mas irei pesquisar, não seria meio difícil de alegar isso por conta da ampla divulgação que há do período de alistamento? E como seria provado isso de que de fato tu não tinha consciência, curioso kkk
Sim mano, depois de um ano você pode sair ou pode engajar, engajar é opcional e precisa ter vaga, sair é tranquilo, depois dos 18 pode sim você tem que se alistar é obrigatório se passar dos 18 a sua situação fica irregular com o exército daí tu não pode tirar passaporte, fazer concurso, trabalhar de carteira assinada e outros b.o, além de pagar a multa lá também.
Disse que queria ficar na primeira vez mais na segunda vez em janeiro como faco pra nao conseguir passar ? Fiz o teste de sopro no primeiro dia e o teste de forca
Cara é muito 8 ou 80 mesmo falando que tu não quer ou tentando reprovar ainda tem chance de tu servir, só deixe claro que não quer mais e torça pra ser dispensado kkk
@O_Afegão_Médio então dá segunda vez da pra ser dispensando mesmo eu dizendo que queria ficar mais agora não quero essa segunda vez depois do dia 1 que tem o teste do sopro entre outras coisas no segundo dia tbm perguntam se quer servir ou não ?
@@O_Afegão_Médio no segundo dia depois do primeira dia teste mesmo que vc tenha falado que vc quer fica nesse segundo dia em janeiro vão ter outras entrevista e pergunta estou certo ?
Martelado no sentido de que vão mudar a sua cabeça mano, por que você entra como um civil sem noção de nada entendeu daí apanha pra aprender as coisas do mundo militar, apanhar no sentido de errar muitas vezes, vai falar o que não deve, rir quando não deve, e quando tu faz isso você paga, pagar é fazer flexão, canguru, molhar o pé, rastejar, fazer uns 1000 polichinelo, é isso entendeu
Caraikkkkk nas duas vezes é sacanagem, na primeira pediram pra ficar só de cueca na minha, tem cara que consegue se safar memo eu não quis mentir lá nãokkk
@@OhVisionáriomano é questão de segundos ali, mas por tu só ter uma esfera do dragão o examinador provavelmente vai questionar alguma coisa so responde e já era, se tu quer servir deixe bem claro desde o começo porque talvez tu consiga ( não sei se tu consegue fazer tudo dboa ou se tem alguma limitação por ser mono balls ) mas se não quiser fica tranquilo tbm
Por algum motivo onde eu "servi" tinha uma necessidade extrema de dar apto a todos. Participei da seleção geral e complementar e qualquer um passou em tudo, inclusive eu que tinha problema sério de coluna. O medico que avaliou meu laudo era totalmente inexperiente e colocou como apto. Felizmente fui dispensado na semana zero, um dia antes da formatura. Mas foi interessante, as instruções, orações, o rancho e as piruação. Foi bom sofrer um pouco na vida.
@@vmzes_7 Provavelmente tavam precisando de efetivo não é comum isso. Mas sem noção te colocarem pra quase incorporar com problema na coluna kkk tem tanta coisa que tu ia ter que fazer que poderia dar ruim. É muito bacana a semana zero mesmo, porque tu ainda não pode ser piruado 100% por ser civil mas mesmo assim rola uma certa dinâmica e tu já vai tendo uma prévia de como vai ser, além de tudo ser novo é uma experiência basicamente ali já tu já é perfilado um pouco e já vai formando as características de cada pelotão. Valeu o relato irmão obrigado pelo comentário satisfação
aí sim, + um laziale
Ótimo vídeo! Eu so tenho a agradecer a instituição por muitos ensinamentos tanto no profissional quanto no pessoal. Vi muitos bons exemplos e aprendi muita coisa pra ser além de um militar uma pessoa melhor, também vi coisa ruim, não minto, mas nao somos como esponjas que absorvemos tudo, temos a possibilidade e o livre arbítrio de escolher o que absorver. Além dos ensinamentos tem as amizades, caras que nunca tinha visto na vida e hoje considero irmãos. Vale muito a pena!
@@Jao_marcos2201 Concordo plenamente irmão, as coisas ruins tem em todo lugar e no quartel não é diferente, mas o importante é realmente absorver o que for melhor de cada lugar e seguir em frente. E com relação as amizades isso é fato também, é muito difícil pra não dizer impossível tu formar uma coisa que seja parecida com a camaradagem que existe dentro do quartel, é uma coisa muito única. Agradeço o relato irmão obrigado pelo comentário!
Melhor explicação que já vi sobre o alistamento. Indo pra EsPCEx, isso aí deve ser um gostinho do que vai ter lá rsrs. Valeu pelo vídeo
voce passou?
@@G.Carvalho-ch9mp Rapaz eu nem consigo imaginar como é de fato os 5 anos que tu vai ficar lá mano, sei que é paulera, recomendo o documentário irmãos por escolha que tem na Netflix é sobre os anos de formação na EsPCEX, mas tu tá encaminhado mano parabéns a conquista, entrega a carcaça e deixa bater que uma hora acaba e tu é oficial, valeu o comentário futuro aspira kkkk
prepara a carcaça. eu quase fui de arrasta na gloriosa. A equipe de instrução é padrão, mas não vacile, senão vc vai ficar sendo punido por besteiras
Dizem que é muito diferente do alistamento já no primeiro ano kkkk
@@Arthur-ns7btoque aconteceu com vc guerreiro? Kkkkkkkk fui cadete tbm tranquei minha matricula no basico
Eu fui militar de carreira da Marinha. Gosto da vida militar, mas com um tempo fiquei saturado da rotina de muitas missões e escala apertada pra Cabo e Soldado na Marinha. Acabei pedindo baixa depois de três anos dentro da força. Talvez por ser jovem e não ter a maturidade de hoje pois só tinha 21 anos. Hoje mais velho na vida civil, ralo bastante, me capacitei e me especializei com cursos, porém a realidade aqui fora é que muitos técnicos acabaram virando "subemprego" então resolvi fazer o smv da região militar onde moro e ingresso ao Exército agora em fevereiro como graduado. Por conta do salário ser bem melhor na minha área do que na vida civil, tracei essa meta de permanecer por mais esse tempo que posso nas FA pra levantar mais uma grana pra concluir meu objetivo que é ir embora do país.
Minha honra cabo, agradeço o relato primeiramente. E concordo plenamente com o senhor a única saída para o Brasil é o aeroporto, também não teria saído hoje olhando para trás justamente porque a vida civil no Brasil é realmente decepcionante no quesito profissional, é muito difícil você crescer financeiramente no país se não tiver ganhando em dolar ou em alguns trabalhos específicos, existem oportunidades sim mas você vai ter que dar mais que o sangue, o senhor fez a melhor coisa em voltar, vai ver que o exército está uma mãe, sucesso na sua caminhada e espero que o senhor atinja o seu objetivo de ir em bora do bostil que é a melhor coisa que há para se fazer, Brasil cabo valeu
Bom dia, chefe!
Brother, primeiramente quero agradecer pelo vídeo e pelos detalhes que você compartilhou. Me deu um baita alívio, especialmente porque eu estava bastante receoso com o alistamento.
Fui designado para a AFA (Academia da Força Aérea) em Pirassununga, SP. Sou formado em Desenvolvimento de Sistemas, mas, de uns tempos para cá, tenho percebido que a área está cada vez mais complicada, com empresas pedindo requisitos absurdos até mesmo para vagas básicas. Vendo isso, eu decidi me alistar voluntariamente, e acredito que foi uma boa escolha, já que não consegui uma vaga na faculdade nem um emprego após o ensino médio.
Vejo o alistamento como o norte que eu precisava após o término da escola. Tenho até pensado em prestar a prova para cadete da Força Aérea depois do alistamento obrigatório, mas isso só vai acontecer se eu conseguir aguentar o campo kkkkkk.
Mais uma vez, obrigado pelo vídeo e por compartilhar sua experiência. Foi muito útil nesse momento de decisão!
Eu agradeci muito por ter sido dispensado, tive sorte de morar em um município pequeno. Eu jamais gostaria de passar 1 ano da minha vida fazendo algo o qual não tenho interesse por obrigação.
@@TengenUzui-ez Concordo irmão infelizmente muitos não conseguem escapar, a pior coisa é ter que fazer as coisas sem vontade nenhuma por obrigação do estado ainda, as vezes tu ainda aprende algo mas é foda.
O "depender" varia conforme sua intenção. Eu não tinha perspectiva de emprego bom aos 18 anos, então acabei indo para o EB. Inicialmente foi um saco, mas depois do primeiro ano como recruta eu resolvi ficar. Já fazem 6 anos que visto o verde-oliva, agora como cabo da tropa de choque da PE, efetivo profissional, mas ainda temporário, e portanto serei mandado embora em 2 anos, mas não fiquei à toa durante esse tempo. Consegui amizade com um tenente do CPOR, isso me ajudou a ser "moita", ou seja, tenho pouco serviço. Com isso, estou no terceiro ano do Direito. É difícil, é cansativo e eu nem sei como consigo conciliar estudos com a vida militar, mas aqui estou.
Valeu a pena? Para mim, sim, porém, eu sou uma exceção dentro do Exército - uma bela exceção. Se não fosse a amizade e a discrição eu jamais conseguiria isso. Na verdade, eu deveria ter sido desligado há 2 anos, quando minha miopia aumentou e tive que começar a usar óculos direto (o choque não gostou disso), mas, felizmente, consegui transferência para a correcional (graças ao Direito).
Enfim, as Forças Armadas podem ser uma boa saída para quem não tem perspectiva de emprego, busca disciplina ou simplesmente quer tentar algo diferente, mas isso vai depender muito da personalidade da pessoa, do quanto ela busca know how, de qual OM ela servirá (se for TG é difícil ter vantagem) e até de como serão os irmãos de farda (é sério, o ambiente interno influencia bastante). Se você tiver um curso de mecânico ou elétrica, será explorado pela manutenção; se tiver curso de Excel, Word ou programação em geral, podem chamar você para auxiliar no administrativo (uma boa oportunidade para arrumar amizade com sargentos e tenentes); se for bom de cozinha, pode ser enviado ao rancho; se você for só mais um Silva, vai fazer cri-cri, pintar guia, varrer calçada, carpir mato, podar árvore, tirar guarda, etc; se você quer seguir carreira, SMO não é o seu lugar.
Satisfação pelo relato cabo, concordo plenamente com o senhor, é um caminho melhor que o subemprego com certeza, além de receber mais você aprende coisas valiosas, tem tempo e muitas vezes incentivo a melhorar, estudar e progredir coisa que aqui fora dificilmente acontece. Nesse sentido eu vejo hoje que poderia ter ficado e aproveitado mais, porém uma vez fora eu não quero voltar porquê sei que não vai ser a mesma coisa e vou tocar o barco, quem vestiu a farda, colheu as lições e aprendizados, desenrola em qualquer ambiente aqui fora e com isso estou seguindo meu caminho, satisfação cabo valeu novamente o comentário.
Eu servi e fiquei 2 anos lá e consegui me formar cabo da reserva, vc aprende bastante e sente como é ser um ''militar'' no bostil porém para muitos vai ser perda de tempo vc poderia ta fazendo outras coisas e etc, exercito só vale a pena mesmo para quem quer seguir carreira e iá prestar um concurso, pq serviço obrigatório vc fica la e dps vai embora como se n fosse nada. Enfim exercito brasileiro é só embuste pq n serve de nada a muito tempo, defasado, ultrapassado em todos os aspectos, o que resta são só os embustes que se acham e os cara que querem vibrar. Boa experiência
Exatemente isso, servi e fiquei 3 anos, fiz CFC e era do, na época, 4BIL. São experiências que ficam marcadas, mas o pós campo não é legal, é um saco e considero perda de tempo. Caso o cara queria viver a experiência então vá, mas carreira nem perca tempo com isso, estude muito e preste concurso.
Mano, na minha turma facul foi chamado um cara. Então não sei o que vai dar pra ele
Sou /21 e dei a sorte grande de pegar um ano que não teve CFC. Além disso, nosso internato foi de 26 dias e tivemos um campo no padrão infantaria, mas o resto do ano foi guarda e faxina. A minha maior vontade era engajar, mas infelizmente não consegui, talvez se tivesse o CFC eu conseguiria engajar na minha seção. Por último, depois do campo, a única experiência boa que tive foi o estágio no pelopes o qual achei que iria me garantir o engajamento, mas não deu. Enfim, eu considero uma boa experiência e venho tentando os concursos desde que saí.
É irmão eu sei como é, conheço alguns colegas meus de outras unidades que ficaram na mesma situação, deram o sangue e não conseguiram engajar. Mas sim a experiência é muito boa, tudo é aprendizado, eu acredito que o exército poderia utilizar melhor as pessoas que fizeram cursos lá dentro como tu fez o Pelopes e tal, mas é aquilo né cara a gente não muda o exército só se adequa a ele. Mantém o foco que tu pega tua vaga, maioria tá distraido com shorts, tiktok, foca no teu papiro e garante tua vaga irmão, se é o que tu quer mesmo mantém na caminhada uma hora chega a oportunidade. Obrigado o relato e o comentário irmão, um ótimo ano novo pra ti.
@O_Afegão_Médio tmj irmão, vamos pra cima e feliz ano novo 🫡🇧🇷
eu recentemente passei no primeiro teste e agora eu tô esperando dia 6 pra eu voltar e dar continuidade, tô bastante empolgado pra seguir uma carreira militar, eu acredito que eu tenho a vocação para tal e vejo que é a minha saída pra vencer na vida, meus familiares falam que eu sou louco e perdi o juizo e dizem que eu vou sofrer mais que Cristo na cruz e bla bla bla, sendo bem sincero na minha modesta opinião a não ser que você nasça no berço de ouro você não tem vida fácil no Brasil independente da profissão você vai sofrer igual e isso é o que me tranquiliza pra ir pro exército, entre ficar carregando caixa de 20 kg no mercado, ser desvalorizado pra ganhar míseros mil reais e ir pro exército fazer coisas menores e ter o meu nome e a minha patente valorizada, eu prefiro muito mais ir pro exército
o único foda é que pelo o que eu fiquei sabendo é que você não pode mexer no celular, isso é a única coisa que eu acho ruim (se isso for verdade)
se puder mexer de vez em quando ai sim, agora se eu ficar privado de usar ai é osso eu particularmente não sou viciado mas de vez em quando eu preciso usar
@@mortosenpai3164 Cara primeiramente obrigado o comentário e o relato, irmão se é o que tu deseja vai mano, vá lá e faça, passe a experiência e confirme se aquilo é pra você se tu entrar lá e gostar mesmo, estuda e vai pra ESPCEX ou ESA, no obrigatório você só consegue no máximo 8 anos, com relação ao celular é liberado ao longo do ano porém normalmente no começo é restrito, e durante os serviços 24h tu também não pode utilizar por uma questão de segurança do próprio quartel, enfim mano entrega a carcaça e deixa bater, se tu vibrar mesmo vai valer a pena cada momento, não sei quantos anos tu tem mas quando entrar lá saiba que o tempo passa rápido então esteja presente e aproveite mesmo, vá para aprender e não ser só mais um, faça teu nome, é a coisa mais valiosa que tu vai ter lá dentro.
@@O_Afegão_Médio obrigado amigo, eu tenho 19 dei uma atrasada e por isso que eu vou ter que entrar com a outra turma no próximo ano
vale a pena, se for seguir carreira é claro.
Me arrependo de não ter feito a AMAN, hoje eu seria um major ou aspirante a coronel.
desculpa encher a sua seção de comentários dnv mas já que estou aqui eu vou dar mais uma opinião minha a cerca desse assunto envolvendo o rigor que é o fator que afasta todo jovem que já flertou em seguir a carreira militar, eu acho que depende muito da região que o cara vai servir, eu vou servir na AFA em pirasununga uma cidade próxima da aonde eu moro mas pra passar pra pirasununga Sp eu tive que antes fazer os testes aqui na minha cidade e foi bem de boa, o sargento que organizou o alistamento foi muito gente boa e a primeira coisa que ele falou quando a gente chegou foi que a gente não seria torturado e nem passaria pelo que os paisana diz, e no geral os cabo que tava lá até brincaram comigo kkkkkkkk óbvio que isso não quer dizer que vai ser um passeio na Disney mas eu sinto que em regiões de São Paulo o negócio é menos triste e as pessoas daqui são mais compreensivas do que no nordeste e pantanal, eu fico vendo os shorts do exército no nordeste e o bagui é tenso kkkkkkkk
Mano fica tranquilo, pode comentar dboa kkk Mas vamo lá, cara tu vai servir na AFA é a Academia da Força Aérea se não me engano, se for essa mesmo é uma das melhores unidades pra se servir mano, aviação no geral, seja do exército ou força aérea é muito padrão no quesito profissionalismo, não tem piruação sem sentido, trote, tudo é com propósito e feito pra tu aprender, se vai pagar vai se foder sim, mas vai ser com propósito e nada fora do previsto (fora as vezes é claro em que ninguém tiver olhando kkkk). A sua experiência provavelmente vai ser parecida com a minha mano, a maioria dos pilotos do exército em algum momento tem contato com o pessoal da força aérea seja por missão, instruções, e eles absorvem um pouco da cultura, logo deixam de ser tão quadrados, então sempre foi dito pra gente também que a aviação era diferenciada e por isso nós não iriamos se foder igual nego se fode em quartel normal, estorar joelho por babaquice, esses trote aí ridículo que tu ve em shorts mesmo. Resumindo tu tá em uma ótima unidade, se servir ai mesmo aproveite e aprenda o máximo com as pessoas que tu vai ter contato, vai ser quase como um trabalho normal depois da formação então use o seu tempo que tu tiver pra fazer cursos ou se tu decidir que é isso que tu quer realmente pro futuro papire muito e busque a tua vaga. É isso irmão obrigado novamente os comentários, um ótimo fim de ano pra ti irmão!
Sou militar a 6 anos, sou soldado engajado e trabalho na sargenteação, o exército vale a pena pra quem não ter perspectiva a longo prazo, eu quando engajei nao tinha perspectiva de emprego, então decidi ficar, nesse meio tempo eu comecei a minha faculdade, licenciatura em história, na qual me formo ano que vem, fiz diversos cursos, tirei minha CNH, e hoje moro com minha mulher em um ap, apesar de ser alugado ta tudo mobiliado. Trouxe meu exemplo para mostrar que o exército deve ser usado como trampolim, para conseguir algo melhor tendo em vista que a permanência na força é bastante insalubre. Por isso que recomendo sempre aos recrutas e os CB/SD recém engajados a aproveitar o tempo que possui para fazer uma faculdade, curso ou montar alguma coisa, pois os 8 anos do serviço temporário passa muito rápido. E eu já vi tenente, sargento, cabo e soldado que ficaram 8 anos e saíram sem nada. Por isso que recomendo que utilizem o exército para o bem de vocês não fiquem parados.
Salve ouvinte obrigado o relato, concordo plenamente, se hoje o cara não tiver perspectiva e tiver na idade de servir eu recomendaria sem nem pensar duas vezes, além de todos os aprendizados ainda vai ter a oportunidade como tu disse de se aprimorar e investir em si mesmo com um curso e estudos e se planejar pra baixa e não sair de mãos vazias, meu pai também foi SGT Temporário e vários colegas dele saíram assim, torraram todo o dinheiro que receberam e no fim das contas saíram sem nada, se o cara for safo e tiver ligado nisso ele aproveita muito o EB. É isso irmão obrigado novamente o comentário e sucesso na tua jornada
Sendo bem sincero, na experiência que tive. Não vale a pena entrar como recruta se você tem interesse de seguir na carreira militar. De longe é o pior jeito de ingressar.
Se você quer ter "experiência" na vida militar e usar como parâmetro para o futuro, estude e estude e estude para passar em algum concurso militar, se você não gostar vai poder pedir pra sair antes de 1 ano, ao contrário do alistamento obrigatório. Depois que você assinar os papéis do serviço vai aguardar 1 ano pra poder sair, gostando você ou não.
Mas se você por ventura sempre sonhou em ser soldado do eb, é só ingressar e ficar o tempo máximo que o soldado pode ficar( 8 anos acredito eu)
Concordo plenamente mano, obrigado o relato. Se o cara já tem certeza e quer pagar o preço vai para o concurso e já mira no oficialato, exército não é pra praça, agora se o cara tá na dúvida e tal aí eu ainda acho que compensa ele ir como recruta pagar a cota dele e ver se é algo que ele quer ter mais e viver mais, se ele ver que não é, vida que segue leva o aprendizado e parte pro próximo corre, as boas experiências e momentos ficam o restante faz parte do show, se eu não tivesse caído nesse quartel de aviação com certeza teria tido outra experiência e provavelmente não seria tão positiva mesmo e eu escuto isso de muitos outros colegas que foram para quartéis de cavalaria e infantaria, mas eu creio que alguma coisa fica e é útil sim só realmente não é mil maravilhas.
@@O_Afegão_Médio Entendi teu ponto. Realmente são vários casos. Esse foi meu relato, desisti do alistamento no 4° dia da semana zero. Alguns comentários que fiz, recebi muitas respostas me chamando de fraco por não ter aguentado nem a semana zero, mas eu acredito que as coisas fluem do jeito que devem ser. Tive apoio e me dediquei aos concursos, embora tenha desistido do recrutamento, não desisti da carreira militar.
Os dois anos que servi, tentei fazer o cfc, o ano de ev eu não pude pois era "pros antigos" da minha seção apenas, o segundo ano, um sgt desgraçado que só tentava me atrasar, não deixou eu fazer de jeito nenhum, e eu fui indicado a fazer, ele fez de tudo pra não me deixar ir.. E detalhe, eu nunca dei alteração, sempre fiz tudo certinho, como tu disse, se tu faz o que é pra ser feito, tu ganha respeito de muitos. Muitos antigos no ano de ev mesmo, eu tive o respeito deles, mas sempre tem uns que n querem que tu evolua... Mesmo que tu seja respeitado, sempre vai ter um pra te atrasar, essa é a pior parte do exercito, os piruões, e tem muito.
Cara infelizmente isso que tu relatou é uma realidade que não é falada, existem muitas situações assim que acontecem no quartel e isso é a parte merda da coisa, por sorte no meu quartel não precisei lidar com ninguém que fosse tão quadrado assim, a maioria dos caras que eram piruão já eram velhos e tavam sem saco pra piruar ev, mas é triste isso e acontece mesmo, um colega meu foi a mesma situação porém ele era de outra unidade, sangrou 2 anos tentando o CFC dele e não teve oportunidade nem de engajar no segundo ano por conta de peixada e olha que era um quartel de suprimento, é lamentável mas acontece, o importante ao meu ver é você e todo mundo que fez um bom serviço, foi padrão e referência sair de cabeça erguida porque dentro do que foi nos apresentado nós fizemos o melhor possível e é isso que importa no fim das contas, esse tipo de injustiça é baixaria tem em todo lugar, mas o que realmente importa é a paz de saber que tu fez um bom trabalho independente das adversidades, creio que seja isso obrigado o relato irmão, sucesso na caminhada é tudo nosso
Soldado andando de helicóptero... agora só falta andar de Tanker pra o anúncio do alistamento militar ser verdadeiro
Kkkk então né mano eu não acreditei quando falaram que a gente ia voar de helicóptero também, o tanque só os soldados de cavalaria andam e não é o leopard 1, normalmente eles andam no blindado de transporte só perguntar pra alguém que serviu em algum RCB que é os regimentos de cavalaria blindada a maioria já andou de blindado, aqui na minha cidade tem o 20 RCB e muita gente que serviu lá andou de blindado pelo menos alguma vez no ano
@O_Afegão_Médio É pq cada quartel tem sua especificação. Servir em um quartel comum e servir em uma quartel de Selva, por exemplo, tem uma grande diferença.
É real, sou de cavalaria mecanizada e já fiz campo com os blindados como por exemplo o guarani e o cascavel. Experiência que eu nunca pensei que ia passar
antes do afegao medio ficar famoso ja vou dizendo q sou fã dele
Tá anotado aqui já o nome em kkkkk, valeu o comentário meu nobre, bom domingo
Guerreiro, eu quero bastante servir pelo menos por um tempo, pois quero primeiramente entrar na polícia, o que me ferra é que infelizmente tive um ensino muito ruim e demorei pra ser a alfabetizado e estou no 1⁰ ano de medio com 17 anos, ano que vem vou me alistar e não sei se vou ser aceito por isso, aqui próximo onde moro tem um TG e não tenho muito conhecimento sobre o EB
Irmão tu tem que se decidir, se você quer ser policial, não recomendaria focar específicamente no alistamento obrigatório, se você quer ser policial, você tem que começar a estudar bastante para passar no concurso da pm do seu estado. Se você quer ser militar do exército, recomendo você pesquisar sobre ESA, e ESPCEX.
Fala meu nobre obrigado o comentário, cara não interfere em nada você estar na escola enquanto está no EB, mas recomendo dizer que largou e que vai fazer supletivo porque pode ser uma coisa a mais pra quererem te dispensar mas é difícil geralmente entra tranquilo, vai dar bom relaxa
@@lucasalmeidadasilva217concordo plenamente recomendo já ir direto no oficialato mesmo nem perder tempo com ESA, se for fazer ESA faz pra praticar e só, estuda com foco em ser oficial porque o exército não é pra praça, praça vai tirar serviço até estar de cabelo branco, enquanto oficial se tirar um no ano quando vira cap é muito
Po galera, obrigado pelas dicas, realmente tô meio perdido em qual caminho eu vou escolher, mas muito obrigado pelo apoio
No meu os caras recrutaram so quem queria e fez amizade com os soldados do recrutamento.
@@conhecidodesconhecido5502 pior que é assim mesmo, hoje em dia só serve quem quer, é a minoria que serve por obrigação mesmo, alguns não conseguem por excesso de contingente mas a maioria que quer consegue
Experiência própria, o serviço militar no começo é daora. Vc aprende a atirar, campo,marcha,bivaque e blá blá blá. Tem chance de fazer o CFC e sangra por 3 meses. Mas depois disso é somente serviço, expedeco e faxina 🤙.
Resumiu basicamente kkk, as experiências são muito boas mas pós o básico é literalmente isso aí mesmo, tem poucos que vibram até o final mesmo com serviço e expedeco moendo, eu vibrava mas é foda bem chato mesmo, porém é aquilo né uma hora acaba e o que fica são as boas lembranças, não me arrependo de nada e faria tudo de novo
Vendo esse video aqui faltando 1 mês pra saber se vou ser designado ou dispensado, no começo falei lá que não queria servir, mas mudei de ideia e agora eu querokkk medo de me dispensarem direto por eu ter dito que não queria servir, mas tô torcendo pelo contrário
Comigo foi a mesma coisa irmão kkkk, na primeira vez disse que não queria mas no site apareceu designado pra minha felicidade e eu já tinha mudado de ideia e na segunda vez disse que era voluntário.
Eu creio que você ainda consegue sim mano, se você for na seleção complementar lá eles vão te passar em todas as seções do quartel perguntando se você tem aptidão, por exemplo garagem, a sessão de ti, a sessão de obras, mesmo que você não tenha experiência com nada disso diga que quer aprender e é voluntário que tu consegue servir sim, boa sorte irmão obrigado pelo comentário depois me conta aí se conseguiu kkk
@@O_Afegão_Médio salve meu mano! fui designado pra minha felicidade tambémkkkkk para força aérea, só não sei como o quartel que fui desginado funciona. SEREP-RF. obrigado pela mensagem e pelos bizu meu mano, seja o que Deus quiser!
Você poderia me dar umas dicas de oque pode fazer e oque não fazer?
@@defcon1583 Cara no geral foque em ser padrão, tente fazer tudo certo ao máximo, seja companheiro ajude seus colegas, não fique de risadinha, não queira testar o sistema, não queira aparecer demais também tu vai levar martelada só fale se te pedirem pra falar, mano tem tanta coisa que dá pra fazer outro vídeo basicamente kkk mas fica tranquilo só tenha em mente ser padrão e a excelência, aprenda com os erros dos outros e é isso relaxa que vai dar bom
Fui fazer a seleção geral em agosto cheguei la confirmaram meus dados e mandaram eu ir pra uma outra sala e tinha o medico tive que ficar peladao la mas td ok ai fiz a parte de entrevista perguntaram se eu era voluntario disse que sim logo em seguida me jogaram pra npor mesmo eu sem ter a faculdade não sei como me deram apto pra fazer a seleção especial do npor , fui la não passei, fizeram piruação pra caramba com os conscritos que tava la eu por dentro tava rachando o bico mas na maciota pra não acontecer a mesma coisa comigo, dai to aqui esperando a Designação e eu quero servir, não me orgulho disso mas acabei pedindo ajuda de um amigo que é Sgt temporário la Espero poder servir ter essa experiência que muitos tem mesmo que eu fiquei 1 ano creio que vai valer a pena abdicar 1 ano da minha vida pois não quero ser de carreira, mas ouvir essas experiências de pessoas me Faz Vibrar pra querer servir também. Turma de 2006 Brasil!!!
BOOOM, obrigado o relato meu nobre, fica tranquilo irmão tu vai conseguir sim, mantenha essa energia e vibra o ano inteiro obrigatório mano, vai ter muitos momentos que tu vai tá na merda mas lembra que uma hora acaba e o que fica são as memórias boas, se tu entrar mesmo avisa depois aí mano, vibra 2006 paga sua cotakkk
@@O_Afegão_Médio Pode Deixa vou avisar sim kkkk BRASIL!!!
Salve!!
Salve meu mano
Distinção, CFC/21 01 de Armamento Leve, CFST/23
BOOOM, excelente, parabéns irmão fez o nome
@O_Afegão_Médio determinação e Deus, meu amigo! Nós que servimos as forças armadas, já somos diferenciados! Sucesso pra você
2026 é meu último ano para entrar pro exército 2025 quero tentar entrar mais não pra seguir carreira militar mais pra usar com impulso formar na essa em 2 anos ganhado os 1.000 e depois seguir pra pf
Irmão se é o seu objetivo cai pra dentro, sucesso pra ti e fé que vai dar certo, Brasil irmão
Eu quero ser dispensado por causa da faculdade.
2 de janeiro vou ir lá no quartel e levar comprovação de matrícula, o ruim é que provavelmente vão me jogar no NPOR.
NPOR é hype, ja que tb tem chance d tu nem ser chamado
@joaogabriellaureanociabott6517 eu tô ligado nisso, ouvir muitos boatos que a maioria que entrar pelo NPOR, é tudo filhinho de coronel, tudo peixada.
Bizu, pode ser oficial
me formei no NPOR sábado, pode-se dizer que ja vivi mais coisas que 90% da população. Então sim vale a pena, e sobre a faculdade eu vou pro 5 semestre de odontologia e foi sim complicado mas possível.
@@miguellopesdecamargo7771 depende, é só você chegar lá para o seu entrevistador e dizer que está matriculado em uma faculdade e deseja prestar o NPOR, leve uma declaração de matrícula para confirmar o fato.
Se você realmente queira servir como oficial, vale a pena.
Mas lembre-se, depende muito da questão de vagas e também do seu desempenho intelectual e físico.
Quero entrar pra espcex ou tentar a pf ou pc mais quero msm e exercito tentar area de aviacao
Irmão sugiro tu definir um foco em uma só coisa e cair pra dentro sem pensar duas vezes, entregar o seu máximo nessa caminhada porque não é fácil e a concorrência é alta, Brasil não tá fácil pra ninguém e o que a maioria quer é esses concursos, foca em um só e vai pra cima irmão, sucesso e foco na caminhada, obrigado o comentário
Já me apresentei e quero ficar, vou dia 1 de Janeiro
Não sei que pexte fazer
Irmão aguarda a designação e vai lá dia 1 de janeiro se vai ser orientado certinho, mas normalmente não é dia 1 não mano, não sei o que te passaram mas siga sempre as instruções que tu recebeu da OM que tu foi, se tu quer mesmo é isso mano entrega a carcaça e deixa bater, vibra recruta
@@O_Afegão_Médio sim eu achei até estranho isso, era pra ser dia 2 de janeiro e mudou derrepente estou ansioso mais estou colocando tudo na mão de Deus, Brasil 🇧🇷
Serviu no CMO mano? Eu servi no 18°GAC 2021, quartel de artilharia também é bem diferenciado sempre tem um efetivo menor, tem a especialização também, alguns vai para a Comunicação, Garagem, Rancho e os Operacional vai pro Subsistemas da artilharia( Linha de Fogo, Central de Tiro e Topografia) eu mesmo era da Linha de Fogo que opera os obuseiros para o tiro...
Minha honra meu mano, Artilharia é padrão demais, o cap da minha sessão também era de artilharia, cara diferenciado, servi no 3° BAvEx mano não é no CMO é próximo a base aérea/aeroporto, é um quartel de aviação mesmo, com foco em operar helicópteros (asa rotativa), mas é no geral assim mesmo, tenho saudades até hoje época boa, sofrida mas boa a gente aprende muito e conhece muitas pessoas diferenciadas, obrigado o comentário meu nobre
@O_Afegão_Médio Tem uns tenente que formou no NPOR aqui do 18°GAC e foi ai pro 3°BAvEx, eu não sei o nome de guerra deles, eu já fui ai pra Campo Grande, fiquei no 9°GPTLog, na vdd foi no 9°B MNT, fiquei de cara com o tamanho dai, eu queria conhecer a Base Aérea onde meu avô serviu tb na FAB
@@iDesertGame_HD Realmente lá chegava bastante tenente NPOR tanto de Artilharia quanto de engenharia, no geral a maioria era padrão com raras excessões. Mas sim mano é grande mesmo principalmente a base aérea tem quase um bairro inteiro lá dentro não tem nem como comparar com nós meros mortais do exército kkkk queria muito conhecer lá dentro, tenho um colega que serve lá e toda formatura vejo o cara padrão de terno e tudo é outro nível
Quando me perguntou na entrevista la no quartel o por que quero me servir se era o meu sonho deu vontade de responder: "Eu não quero entrar nessa porra por que sou anarcocapitalista"
Mas eu acabei respondendo assim: "ah! Não, gosto muito não eu estou no processo fazer faculdade na area da Tecnologia"
Ai fui dispensado 😂
Malditos servidores públicos kkkk, também não queria por ter um pouco das crenças do ancap, mas mudei de ideia por querer passar pelo processo mesmo, fazia faculdade na área de ti e tranquei pra servir também kkkk
O meu foi assim:
1ª fase: Fui lá, me apresentei e me recomendaram pra PQP
dps disso n teve nenhum chamado
2ª Fase vou na proxima semana
pqp mano olha sua foto, claro que tu nao tem 18 anos
Nos 3 primeiro messes, você pode leva celular ou alguma coisa, ou é so vc e o exército? e como é a segunda fase?
Irmão normalmente no internato que é o primeiro mês você não pode utilizar celular, no meu ano todo mundo teve que lacrar o celular dentro de um envelope e entregar para a equipe de instrução, após o fim do internato que é nesse primeiro mês a gente pode tirar do lacre e a partir daí o uso só era liberado de noite, depois ao longo do ano quando tu já tá formado é liberado tranquilo é excluído somente no serviço 24h de guarda ao aquartelamento onde tu também tem que entregar o celular porque não pode utilizar. Mas é bem dboa e é até melhor ficar sem kkk
cara eu nuca fui mais como e tipo, eu tenho tic nervoso meio que eu atiro primero depois vejo resumindo sempre tive e tenho medo de aserta alguem aliado eles emsinao a comtrola isu o e de cada um?
Irmão primeiramente tu tem que ter diagnóstico médico disso aí, se não tem não interfere em nada se tiver aí é outros 500, mas não muda nada não soldado vai servir igual se não tiver diagnóstico kkkk
Orgulho de ter pertencido ao EB, nenhum arrependimento. CFC 24/1 e Combatente Aeromóvel 16 414, glória eterna!
Ilusões da Vida
Quem passou pela vida em branca nuvem
E em plácido repouso adormeceu,
Quem não sentiu o frio da desgraça,
Quem passou pela vida e não sofreu,
Foi espectro de homem, e não homem,
Só passou pela vida, não viveu.
- Francisco Otaviano
@@brynxnx excelente pega porra, parabéns irmão, também não me arrependo de nada, quem viveu o que a gente viveu sabe, não tem preço.
Só quem passou e teve a mente aberta para abstrair os conhecimentos sabe
Tem como fazer exclusão de consciência para evitar alistamento.
Rapaz desconheço o que seria, mas irei pesquisar, não seria meio difícil de alegar isso por conta da ampla divulgação que há do período de alistamento? E como seria provado isso de que de fato tu não tinha consciência, curioso kkk
*V sua família no quartel* ABSOLUTE CINEMA
Cara pior que até hoje meu pai fala daquele dia kkkk foi muito bacana, experiência única
Mano alguém me tira uma dúvida, quando vc se alista vc passa um ano lá e se quiser sai saie?
Outra dúvida depois dos 18 anos pode se alistar?
Sim mano, depois de um ano você pode sair ou pode engajar, engajar é opcional e precisa ter vaga, sair é tranquilo, depois dos 18 pode sim você tem que se alistar é obrigatório se passar dos 18 a sua situação fica irregular com o exército daí tu não pode tirar passaporte, fazer concurso, trabalhar de carteira assinada e outros b.o, além de pagar a multa lá também.
Disse que queria ficar na primeira vez mais na segunda vez em janeiro como faco pra nao conseguir passar ? Fiz o teste de sopro no primeiro dia e o teste de forca
Cara é muito 8 ou 80 mesmo falando que tu não quer ou tentando reprovar ainda tem chance de tu servir, só deixe claro que não quer mais e torça pra ser dispensado kkk
@O_Afegão_Médio então dá segunda vez da pra ser dispensando mesmo eu dizendo que queria ficar mais agora não quero essa segunda vez depois do dia 1 que tem o teste do sopro entre outras coisas no segundo dia tbm perguntam se quer servir ou não ?
@@Kawaragimusic Sim mano ainda vai ser perguntado em alguns momentos, deixe claro que tu não quer e talvez tu seja dispensado kkk
@@O_Afegão_Médio no segundo dia depois do primeira dia teste mesmo que vc tenha falado que vc quer fica nesse segundo dia em janeiro vão ter outras entrevista e pergunta estou certo ?
Como assim martela em q sentido😢
Martelado no sentido de que vão mudar a sua cabeça mano, por que você entra como um civil sem noção de nada entendeu daí apanha pra aprender as coisas do mundo militar, apanhar no sentido de errar muitas vezes, vai falar o que não deve, rir quando não deve, e quando tu faz isso você paga, pagar é fazer flexão, canguru, molhar o pé, rastejar, fazer uns 1000 polichinelo, é isso entendeu
@O_Afegão_Médio eu sei chefe kskskks, tô só zuando
17:22 😂 o salário não tá bom 1200 😅
Então kkkk era complicado, mas no segundo ano passa pra 2mil certinho, hoje deve tá maior por conta do ajuste
Mas ainda não é lá essas coisas
Você contínuo servindo ou já deu baixa ?
Fala mestre já dei baixa, sai esse ano na primeira!
Ganha salário servindo o exército?
Ganha sim mano, desde que a unidade onde tu servir não seja TG que é o tiro de guerra.
fiquei pelado duas vezes, que bosta. O bom que me liberam por causa das mentiras
Caraikkkkk nas duas vezes é sacanagem, na primeira pediram pra ficar só de cueca na minha, tem cara que consegue se safar memo eu não quis mentir lá nãokkk
Eu to com real medo de ficar pelado, pq eu sou monobola
@@OhVisionáriomano é questão de segundos ali, mas por tu só ter uma esfera do dragão o examinador provavelmente vai questionar alguma coisa so responde e já era, se tu quer servir deixe bem claro desde o começo porque talvez tu consiga ( não sei se tu consegue fazer tudo dboa ou se tem alguma limitação por ser mono balls ) mas se não quiser fica tranquilo tbm
@@O_Afegão_Médio Não tenho nenhuma limitação por ter só uma esfera, eu vivo normal desde sempre
Eu fiquei pelado já,na primeira vez
@@titiohisoka7554 dependendo do quartel pode acontecer mesmo, cada um tem seu processo mas no geral é bem parecido
😅
A minha sorte é que com 18 eu estarei no 2 ano do ensino médio (a não ser que chamem estudantes, realmente não sei).
Não existe nivel de escolaridade pra servir, no meu ano teve um cara que estava no 1° ano do ensino médio.
@orzeg9891 É aí que a reservista entra, certo?
Se serviu em qual OM ?
3° BAvEx ( 3° Batalhão de Aviação do Exército ) meu nobre
@@O_Afegão_Médio Po, se conheceu o G ferreira ?
Serviu em que ano?
2023 meu mano
Vai pagar oq mds😢
Mataram minha galinha 😢
F galinha ela era inocente
É obrigatório ficar 2 anos?
Pelo menos 1 ano
Apenas o 1 ano obrigatório mesmo irmão
cara fala porra a cada 2 frases.. voce é realmente o brasileiro medio cansado
kkkkkkkkkk
Estuda pra espcex e esa que aí sim compensa
Eu diria que só a EsPCEX vale a pena irmão, ESA é se tudo der erradokkk