Conselho: estudem pessoas. Peguem os textos em mãos com autonomia. Análises de terceiros são apenas complementos e opções de abordagens. Acreditem, vocês terão boas surpresas ao buscarem na propria fonte a realidade do pensamento desses autores. Adorno não é um autor simples. Vale a pena investirem para além do que ouvem, seja de nós professores, seja nas redes sociais como um todo.
A polêmica com Heiddeger passa muito pela questão do existencialismo e sua abstração de idealismo e materialismo (Perda da tensão dialética). O problema é espistemológico e político. Sobre Lucaks, o problema também é epistemológico e político. Diz respeito à Primazia do objeto, certa inversão de totalidade a totalitarismo dos neomarxianos em nome do marxismo. Logo, isso arrisca a objetificação da realidade em nome do combate ao subjetivismo pela dialética (positivada). Sobre Popper, carece compreender sua crítica à fenomenologia hegeliana, que a Adorno, arrisca ignorar a tensão entre o empírico e o filosófico. Todas essas questões merecem aprofundamento. Leiam Dialéctica negativa (gosto da vesão espanhola) e Dialética do esclarecimento (não acreditem que Dialética do Iluminismo seja boa tradução) Hoekheimer e Adorno não limitam sua crítica à racionalidade esclarecida ao racionalismo iluminista/moderno... Sobre Freud...não dá para discutir aqui neste espaço sob risco de não ser compreendida. É muito rico e complexo...Boa sorte.
Baita aula! Veio ao encontro do livro de Markus Gabriel e Slavoj Zizek - "Mitologia, Riso e Loucura" - que estou lendo agora! Em tempo: sobre a questão da atualidade/atualização da psicanálise, como ela se relaciona com o debate pós-modernidade x hipermodernidade x modernidade líquida?
Dunker, poderia falar sobre as relações entre Melanie Klein e Lacan? Eu vejo que ela é bem debatida na obra de Lacan, mas não vejo muito mais a obra dela ser estudada a fundo
Resposta muito elegante. Daqui a 50 anos o Prof. Dunker ainda vai ser lembrado como um grande brasileiro, enquanto outros vão ser esquecidos ainda em vida.
Obrigada, Professor. Estou quase nos sessenta e tenho parentes e amigas que já estão na Terceira Idade: alguns tão deprimidos, sem aceitar a finitude, que decidir me preparar para tentar enfrentar a velhice de outra forma. Gostei do tal compromisso ético de construir isso!
Professor, Dunker. Já deixei nos comentários várias vezes o pedido para que trabalhe os conceitos de "narcisismo coletivo" e "semicultura" (semiformação) em Adorno. Quando puder por favor! Abraço!
Eu apareci no vídeo!!! Muito obrigado Dunker por esse trabalho incrível que você tem feito. Você é o tipo de intelectual que o Brasil precisa. Agora, não vou parar de atormentar até você você fazer um vídeo de duas horas sobre Lacan, Heidegger e a psicanálise kkkk. Forte abraço.
Passando para agradecer pela resposta em forma de aula (e que aula!). Já foram 3 perguntas minhas respondidas pelo senhor no canal, professor. Acho que já posso pedir uma "música" no programa (ou por que não um livro, não é mesmo?), Rsrss. Muito obrigado, parabéns pela excelente transmissão do seu trabalho e um forte abraço!
13:17 "contra o Heidegger, [...] critica ao jargão heideggeriano, ao horizonte regressivo da Daseinsalyse". 28:43 "antropologia como faz o Eric Ericsson, que é um autor excelente". 31:52 "Ulisses quer dizer ninguém, [...] o indivíduo moderno tem astúcia, resolve problemas, engana o outro mas se fazendo de ninguém, perdendo o seu nome perdendo sua referência, se tornando um mero sujeito da racionalidade instrumental". 34:27 "abordar a norma alopatia, de como a gente produz normalidades, adequações, indivíduos que são protótipos da normalidade, mas são protótipos ideológicos". 43:29 "quando ele olha para psicoterapia pensando na psicanálise, nos Estados Unidos nos anos 50, isso é ideologia, resignação, conformismo, não tem volta, não tem salvação. e aí a gente vai entrar no seguinte porque ela é uma uma psicanálise do reforço do eu da valorização do eu, do transporte das propriedades do indivíduo inacabado para o eu que precisa se desenvolver da atribuição ao eu de propriedades como autonomia, independência que ela não pode possuir se a gente olhar para a história do indivíduo enquanto uma figura dos modos de subjetivação na modernidade". 45:01 "uma teoria do sujeito liberada da subjetividade, é uma teoria do sujeito que não se reduz ao eu, uma teoria que sujeito que nasce dá o que é experiência de alienação, uma teoria do sujeito que lida e depende de uma mediação que é a linguagem, uma teoria do sujeito que fala do sujeito em divisão em contradição em relação ao negativo, uma teoria do sujeito que coloca na primazia objeto e a sua negação". 45:54 "o conceito de eu é dialético psíquico e não psíquico". 52:23 "o indivíduo humano é uma noção genérica demais inclusive o Adorno diz que essa sumiu".
Muito bom o video professor. Estou começando a estudar Lacan e sempre passo por aqui para reforçar o estudo. Queria um vídeo de Herbert Marcuse se possível. Grande abraço.
agora com teu novo lançamento, vou retomar meu coro lamurioso, que te pede pra falar sobre luto e ortotanásia, inclusive para quem fica. danke, dunker (:
Professor, recentemente, com o crescimento de uma suposta divulgação psicológica nas redes sociais, tem acontecido alguns movimentos de ataque à psicanálise (quase que sempre pela galera da PBE), porém fundamentadas em narrativas vazias e sem critérios de criticidade científica ou conceitual histórica, quase que sempre usando apenas Freud como fundamento de uma prática parada no início do século passado. Não só para uma defesa da prática mas para possibilitar um diálogo mais sério, quais seriam as indicações do professor?
Querido Chris, por favor, seria possível um vídeo sobre: “o que fazer quando o paciente quer sair do divã e voltar à poltrona?”. Pedido esse, não como resultando de um erro ao enviar pra lá, mas como um “aparente” genuíno desejo por retorno ao lugar anterior ?
Boa noite Dunker! Como vai? Gostaria de ouvir sobre psicanálise e mentalismo, considerando as implicações do último para pensar a noção de causalidade. Psicanálise é uma teoria mentalista? O que é o mentalismo para a psicanálise?
@@chrisdunker seu vídeo sobre Burnout é extraordinário! Fale mais sobre a relação entre trabalho, surperexploração da força de trabalho e saúde mental! Nada aproxima mais as pessoas que o Trabalho. Bem melhor que aproximar coisas... Um grande e cordial abraço!
Professor, maravilhoso!!! Por favor, fale um pouco pra gente sobre Althusser! Sobretudo a relação entre a psicose e a elaboração teórica construída por este filósofo! Agradeceria muito muito muito! Sou uma aluna muito fã :)
Christian, falando em teoria crítica dos fundamentos da psicanálise, poderia por favor fazer um vídeo sobre as formas fálica e genital de gozo e suas implicações sociais segundo Wilhelm Reich bem como outros dissidentes da escola freudiana? Obrigado pelos chistes.
Oi professor, tudo bem? Vi um post no Instagram hj q divulgava o livro de uma médica. Nesse livro a autora mapeou algumas pseudociências que são populares no Brasil, como a homeopatia. Dentre elas, estava tbm a psicanálise. Confesso que qnd li isso fiquei espantado e ao mesmo tempo intrigado. Por isso gostaria de saber se o Sr poderia responder: o que é que confere o caráter de cientificidade à psicanálise? Quando a psicanálise passou a ser considerada ciência? Gosto muito do seu canal! Abraços!
Como compatibilizar a crítica Kantiana, analítica impregnada de matemática newtoniana, e algo extremamente oposto que é o conceito? Hegel/Marx versus Kant/Wittgenstein?
Vc pode pensar a corporeidade para pensar seres desprivilegiados, como mulher ou latinoamericano em geral, numa perspectiva de crítica feminista (um artigo, na vdd). Sai da natureza e complexifica um pouco. E vai na direção da experiência, que me lembra Walter Benjamin...
Professor Dunker, gostaria de perguntar a sua opinião sobre o pensador nomâde e filósofo esquizoanalista Luiz Fuganti e suas críticas densas acerca da teoria psicanalítica tanto freudiana quanto a lacaniana!
Vontade de afundar uns 3m debaixo desse rio adorniano e lacaniano. Só não sei como nem onde teria acesso a esse envolvimento com tal pesquisa de forma digna. Mas vou começar pela lógica do ensaio, quem sabe...
Sugestão ao Cristian Dunker. Definir com melhor caráter, aceitar ou não, a demandas de sua publicidade, sua expressão pública, em aceitar assinar, prefaziar, contracapar pessoas que são movidas pela mais bem acabada expressão de um narcisismo lixo. De um narcisismo baixo. Tenhas um pouco mais de minimo critério para aceitar convites para prefaziar. Tem gente incompetente, baixa sem mínima boa intenção, senão a de aparecer. Critérios mínimos é fundamental.
@@chrisdunker ciente que é uma escolha tua. Também o é anuir com a performance (mecanismo da perversão), ou seja, dar crédito, ou não, à vaidade. Repito, penso que eu esteja de modo adequado ciente que é uma escolha tua. Porém, permita-me persistir que que "cuides" melhor para não dar direção e vazão aos narcisismos primários de alguns. Todo o Psicanalista ajudará a sociedade contemporânea, ao cuidar e estar atento, quando não der vazão à pulsão de morte do campo narcísico. Escolhamos, todos nós, o narcisismo de vida, aquele que constrói. Não aquele que, indiretamente, destrói (morte). Pois, ao que me parece é muito mais o teu desejo e intensão (minha projeção a ti). Mas, sei que posso estar enganado. Se assim for, peço desculpas, não sem ficar frustrado. E não sem saber que a frustração é minha. Digo isso, com o constrangimento assumido acerca da persistência do que eu propôs acima que cuides a quem concedas tua anuência pública. Pois, ela é valorosa. Obrigado pelo teu retorno e possível indicação do que pode ser razoável. Me indicou possibilidades, sim. Mas, por favor cuide sobre a pertinencia do que sugeri. 🙏🏽😍
@@isabellelis9108é nisso que há a tua crítica ao meu comentário? Um erro simples de digitação e/ou de concordância? Ta bem, cuidarei mais, de qualquer forma, sugiro que argumente e se mobilize por questões um pouco mais objetivas para fazer alguma menção a mim ou criticar, não por incômodos de aparente fanatismo ao Dunker. Parece que tu se incomodastes mais por eu ter feito uma rápida sugestão e menção que te ficou como uma crítica ao Cristian Dunker do que o cuidado que estou indicando, não sem saber que isso é decisão dele. Parece que te afetastes. Talvez, seja só aminha impressão. Aqui na minha cidade está saindo um livro com a contracapa assinada por ele, que é um plágio de início ao fim "escrito" por um sujeitinho que tem uma prática profissional e forma de ser na "Ágora" bastante baixo, vaidoso e performático (narcisista). Minha sugestão e revisão é a essa questão. A quem ele vai "assinar", como eu disse acima, estou ciente que a decisão é dele. Quanto a ti se eu estiver certo sejas menos fanática e afetada, sem se sentires provocada imediatamente pela "crítica" efita ao ídolo e sair em defesa dele. Sugiro, discuta com algum maior critério do que se apegar a sutís erros meus, e tenhas algum maior critério - objetivo ao conteúdo e significado de meu comentário. Menos afetos na discussão. 😉
Há um fracasso do iluminismo com Adorno? Com a ciência? Mas iluminismo não é somente a razão instrumental, técnica, mas também o conhecimento libertador. Dois sentidos para ele. Além disso, a crítica ao psicologismo era da redução da razão à psicologia, a fenômenos psicológicos, o que parece não estar certo mesmo.
dunker, onde eu encontro o seu texto "A função terapêutica do real: entre trauma e fantasia (2004)" não consegui achar em local NENHUM. tenho muito interesse no tema e seu texto me é caro. abraços
Sempre lembrando, a Psicanálise trata os transtornos criados pelo patriarcado, fala do patriarcado e tem como base o mito que instituiu o patriarcado. Por isso a clínica funciona. E por isso é útil como primeira abordagem autocrítica, do sujeito.
Eu sempre critiquei o Dunker por ignorar as ciências sociais e cognitivas atuais, mas o que me parece é que sua visão não é incompatível com elas. Ele vem de uma tradição filosófica, na qual os modelos do passado são muito importantes. Quando essa tradição percebeu que existiam coisas inconscientes, foi algo surpreendente; um mistério e um problema a ser estudado. Mas na verdade, é o oposto: Se há algo misterioso na mente, é a parte consciente dela. O inconsciente são os processos mentais que ocorrem fora da consciência, e são, inclusive, responsáveis por criá-la. Embora a introspecção possa não alcançá-los, nós podemos estudá-los por outros meios. Eu tenho um amigo que tem essa mesma visão do Dunker. Ele tentou ler _Thinking, fast and slow,_ um bom livro de psicologia científica, e desistiu. Não por ser algo complexo e de difícil entendimento - ele lê coisas muito mais complicadas -, e sim por ter achado desinteressante e tolo. Então recomendei a ele _The secret of our success,_ de ciência cultural, e achei que por isso ele poderia gostar. Ele ainda está lendo, e também não está achando interessante. Eu não creio que o pessoal que se formou nesta visão filosófica tradicional consiga fazer a transição para o atual modelo científico de mente.
Adorno certamente rejeitaria o pensamento de Lacan. A apresentação do professor é bem estruturada, mas sua leitura da crítica de Adorno a Freud é fraca. Ele não entende ou não leva a sério o Marxismo de Adorno - afinal 'ele é velho, já morreu, era alemão, os tempos mudaram etc'.
Conselho: estudem pessoas. Peguem os textos em mãos com autonomia. Análises de terceiros são apenas complementos e opções de abordagens. Acreditem, vocês terão boas surpresas ao buscarem na propria fonte a realidade do pensamento desses autores. Adorno não é um autor simples. Vale a pena investirem para além do que ouvem, seja de nós professores, seja nas redes sociais como um todo.
A polêmica com Heiddeger passa muito pela questão do existencialismo e sua abstração de idealismo e materialismo (Perda da tensão dialética). O problema é espistemológico e político. Sobre Lucaks, o problema também é epistemológico e político. Diz respeito à Primazia do objeto, certa inversão de totalidade a totalitarismo dos neomarxianos em nome do marxismo. Logo, isso arrisca a objetificação da realidade em nome do combate ao subjetivismo pela dialética (positivada). Sobre Popper, carece compreender sua crítica à fenomenologia hegeliana, que a Adorno, arrisca ignorar a tensão entre o empírico e o filosófico. Todas essas questões merecem aprofundamento. Leiam Dialéctica negativa (gosto da vesão espanhola) e Dialética do esclarecimento (não acreditem que Dialética do Iluminismo seja boa tradução) Hoekheimer e Adorno não limitam sua crítica à racionalidade esclarecida ao racionalismo iluminista/moderno... Sobre Freud...não dá para discutir aqui neste espaço sob risco de não ser compreendida. É muito rico e complexo...Boa sorte.
Incrível seu texto, obg por compartilhar seu conhecimento ❤
essa "falastrice" do Adorno com o jazz e com o rock é um espantalho do autor...grato pelo convite a obra
Exatamente
Baita aula! Veio ao encontro do livro de Markus Gabriel e Slavoj Zizek - "Mitologia, Riso e Loucura" - que estou lendo agora!
Em tempo: sobre a questão da atualidade/atualização da psicanálise, como ela se relaciona com o debate pós-modernidade x hipermodernidade x modernidade líquida?
Exposição maravilhosa, professor. Muito rica, elucidativa, honesta, didática. Agradeço muito!!!
Dunker, poderia falar sobre as relações entre Melanie Klein e Lacan? Eu vejo que ela é bem debatida na obra de Lacan, mas não vejo muito mais a obra dela ser estudada a fundo
QUE AULA!! Poderia ficar mais umas 2 horas escutando. Sensacional! Muito obrigada 😊
Resposta muito elegante. Daqui a 50 anos o Prof. Dunker ainda vai ser lembrado como um grande brasileiro, enquanto outros vão ser esquecidos ainda em vida.
Obrigada, Professor. Estou quase nos sessenta e tenho parentes e amigas que já estão na Terceira Idade: alguns tão deprimidos, sem aceitar a finitude, que decidir me preparar para tentar enfrentar a velhice de outra forma. Gostei do tal compromisso ético de construir isso!
Professor, pode falar sobre a correlação entre a rejeição e não comemorar suas conquistas?
Boa noite, Dunker. A primeira vez a gente nunca esquece. Primeira vez ouvindo e vendo ao vivo.
Professor esmirilha!!!!! Pessoa experiente é td!!!
Professor, Dunker. Já deixei nos comentários várias vezes o pedido para que trabalhe os conceitos de "narcisismo coletivo" e "semicultura" (semiformação) em Adorno. Quando puder por favor! Abraço!
Que baita aula! Obrigada mais uma vez pela generosidade, Professor.
Eu apareci no vídeo!!! Muito obrigado Dunker por esse trabalho incrível que você tem feito. Você é o tipo de intelectual que o Brasil precisa. Agora, não vou parar de atormentar até você você fazer um vídeo de duas horas sobre Lacan, Heidegger e a psicanálise kkkk. Forte abraço.
Minha paixão: psicanálise e Adorno!!!
Passando para agradecer pela resposta em forma de aula (e que aula!). Já foram 3 perguntas minhas respondidas pelo senhor no canal, professor. Acho que já posso pedir uma "música" no programa (ou por que não um livro, não é mesmo?), Rsrss. Muito obrigado, parabéns pela excelente transmissão do seu trabalho e um forte abraço!
13:17 "contra o Heidegger, [...] critica ao jargão heideggeriano, ao horizonte regressivo da Daseinsalyse".
28:43 "antropologia como faz o Eric Ericsson, que é um autor excelente".
31:52 "Ulisses quer dizer ninguém, [...] o indivíduo moderno tem astúcia, resolve problemas, engana o outro mas se fazendo de ninguém, perdendo o seu nome perdendo sua referência, se tornando um mero sujeito da racionalidade instrumental".
34:27 "abordar a norma alopatia, de como a gente produz normalidades, adequações, indivíduos que são protótipos da normalidade, mas são protótipos ideológicos".
43:29 "quando ele olha para psicoterapia pensando na psicanálise, nos Estados Unidos nos anos 50, isso é ideologia, resignação, conformismo, não tem volta, não tem salvação. e aí a gente vai entrar no seguinte porque ela é uma uma psicanálise do reforço do eu da valorização do eu, do transporte das propriedades do indivíduo inacabado para o eu que precisa se desenvolver da atribuição ao eu de propriedades como autonomia, independência que ela não pode possuir se a gente olhar para a história do indivíduo enquanto uma figura dos modos de subjetivação na modernidade".
45:01 "uma teoria do sujeito liberada da subjetividade, é uma teoria do sujeito que não se reduz ao eu, uma teoria que sujeito que nasce dá o que é experiência de alienação, uma teoria do sujeito que lida e depende de uma mediação que é a linguagem, uma teoria do sujeito que fala do sujeito em divisão em contradição em relação ao negativo, uma teoria do sujeito que coloca na primazia objeto e a sua negação".
45:54 "o conceito de eu é dialético psíquico e não psíquico".
52:23 "o indivíduo humano é uma noção genérica demais inclusive o Adorno diz que essa sumiu".
Vídeo excelente e muito esclarecedor . Vem com conceito … traz a crítica . Muito bom mesmo
Obrigado!
Excelente! mais uma vez, muito obrigado! e viva montaigne, vingado neste final!
Maravilhoso
Caro Christian, num outro momento, está faltando também um vídeo sobre psicanálise e direito. Abraço.
Sempre um enormously pleasure ouvir o professor. Thanks ❤
Excelente exposição de Adorno. Obrigada.
É uma DELÍCIA ouvir esse professor. Desculpem o termo rsrs. Os vídeos dele são VICIANTES para mim😊❤
Muito bom o video professor. Estou começando a estudar Lacan e sempre passo por aqui para reforçar o estudo. Queria um vídeo de Herbert Marcuse se possível. Grande abraço.
agora com teu novo lançamento, vou retomar meu coro lamurioso, que te pede pra falar sobre luto e ortotanásia, inclusive para quem fica. danke, dunker (:
Bem legal
Cara, que aula !
estou assistindo pela segunda vez
De fato, Adorno é indispensável! Ótimo vídeo!
Foi ótimo Christian.
Excelente exposição, gratidão
Quem imaginaria que os "errantes solitários" continuariam tão familiares e recentes na nossa história política...Adorno continua atual!
Olá Prof.Christian, Vc poderia falar sobre Althusser? É possível juntar dialética do senhor e do escravo, Althusser e Lacan? Abraços
Adormecer não é "pisco", adornecer é preciso.
adorei!
Excelente exposição mestre!!
Boa noite, CD. Adorneceremos em "Aqueronte Movebo".
Muito obrigado, professor, excelente conteudo como sempre
Professor, recentemente, com o crescimento de uma suposta divulgação psicológica nas redes sociais, tem acontecido alguns movimentos de ataque à psicanálise (quase que sempre pela galera da PBE), porém fundamentadas em narrativas vazias e sem critérios de criticidade científica ou conceitual histórica, quase que sempre usando apenas Freud como fundamento de uma prática parada no início do século passado. Não só para uma defesa da prática mas para possibilitar um diálogo mais sério, quais seriam as indicações do professor?
Tenho vários vídeos criticando os métodos da PBE, comece por um chamado “Evidências”
@@chrisdunker Poderia retomar a discussão com eles, não? No último vídeo deles há uma posição que seria interessante a resposta.
Um abraço.
Maravilhosos!! Obrigada!!
Muito bom, obrigada!
Excelente!!!
Corrigindo, estética é uma disciplina da filosofia....
Querido Chris, por favor, seria possível um vídeo sobre: “o que fazer quando o paciente quer sair do divã e voltar à poltrona?”. Pedido esse, não como resultando de um erro ao enviar pra lá, mas como um “aparente” genuíno desejo por retorno ao lugar anterior ?
que surra de aula eu tive agora, nú!
Professor, baita aula! Muito obrigado!!
Proposta maravilhosa!
Boa noite Dunker! Como vai?
Gostaria de ouvir sobre psicanálise e mentalismo, considerando as implicações do último para pensar a noção de causalidade. Psicanálise é uma teoria mentalista? O que é o mentalismo para a psicanálise?
Você é um grande professor, apresenta uma erudição verdadeira. Faça mais vídeos como esse, fale menos sobre Netflix e filmes banais.
A proposta do canal é aproximar as duas coisas
@@chrisdunker seu vídeo sobre Burnout é extraordinário! Fale mais sobre a relação entre trabalho, surperexploração da força de trabalho e saúde mental! Nada aproxima mais as pessoas que o Trabalho. Bem melhor que aproximar coisas...
Um grande e cordial abraço!
"Agradeço você e odeio você" 😅
Muito bom! Obrigada
Professor, gostaria de um vídeo sobre o texto "A Psicologia das massas em Freud" do Georg Lukacs.
🔥🔥🔥
Sempre maravilhoso!
Professor, maravilhoso!!! Por favor, fale um pouco pra gente sobre Althusser! Sobretudo a relação entre a psicose e a elaboração teórica construída por este filósofo! Agradeceria muito muito muito! Sou uma aluna muito fã :)
otimo video
Legaliza 🌞🌿✨
Que aula maravilhosa!❤
Peço faser uma livves falando de par kinsons por favor pois estamos com um caso em Familia ok ? Grstidao prlas palavras tal esclarecedoras
ótimo video!
Querido Dunker, nesse mês do filósofo eu pensei numa pergunta que eu gostaria de ouvir de ti: o narcisismo é um tipo de solipsismo?
Professor fala mais sobre a Melanie Klein e ciúmes...
20:56 Alguém aí tá pesquisando a proliferação dos "MesasCast" de hoje em dia? Adorno vai ajudar.
Christian, falando em teoria crítica dos fundamentos da psicanálise, poderia por favor fazer um vídeo sobre as formas fálica e genital de gozo e suas implicações sociais segundo Wilhelm Reich bem como outros dissidentes da escola freudiana? Obrigado pelos chistes.
Oi professor, tudo bem?
Vi um post no Instagram hj q divulgava o livro de uma médica. Nesse livro a autora mapeou algumas pseudociências que são populares no Brasil, como a homeopatia. Dentre elas, estava tbm a psicanálise. Confesso que qnd li isso fiquei espantado e ao mesmo tempo intrigado. Por isso gostaria de saber se o Sr poderia responder: o que é que confere o caráter de cientificidade à psicanálise? Quando a psicanálise passou a ser considerada ciência?
Gosto muito do seu canal!
Abraços!
Veja um vídeo meu chamado “Evidèncias”
⭐
Sua descrição, baseada na pesquisa de Adorno, se aplica perfeitamente ao pastor André Valadão
Como compatibilizar a crítica Kantiana, analítica impregnada de matemática newtoniana, e algo extremamente oposto que é o conceito? Hegel/Marx versus Kant/Wittgenstein?
Vc pode pensar a corporeidade para pensar seres desprivilegiados, como mulher ou latinoamericano em geral, numa perspectiva de crítica feminista (um artigo, na vdd). Sai da natureza e complexifica um pouco. E vai na direção da experiência, que me lembra Walter Benjamin...
Único artigo que a pessoa leu na vida! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Professor Dunker, gostaria de perguntar a sua opinião sobre o pensador nomâde e filósofo esquizoanalista Luiz Fuganti e suas críticas densas acerca da teoria psicanalítica tanto freudiana quanto a lacaniana!
Muito boa fala! Obrigado!
Vontade de afundar uns 3m debaixo desse rio adorniano e lacaniano. Só não sei como nem onde teria acesso a esse envolvimento com tal pesquisa de forma digna. Mas vou começar pela lógica do ensaio, quem sabe...
Adorno inaguraria uma psicanálise da cultura, isto é, fora da competência terapêutica?
Freud já tinha feito
Razão instrumental e sinthome, rio negro e rio Solimões? Ou estranho familiar?
Dunker, faz um vídeo sobre as relações possíveis entre psicanalise e antropologia, é possível um dialogo entre essas duas disciplinas?
Sugestão ao Cristian Dunker. Definir com melhor caráter, aceitar ou não, a demandas de sua publicidade, sua expressão pública, em aceitar assinar, prefaziar, contracapar pessoas que são movidas pela mais bem acabada expressão de um narcisismo lixo. De um narcisismo baixo. Tenhas um pouco mais de minimo critério para aceitar convites para prefaziar. Tem gente incompetente, baixa sem mínima boa intenção, senão a de aparecer. Critérios mínimos é fundamental.
Tento ajudar todos que me procuram
@@chrisdunker ciente que é uma escolha tua. Também o é anuir com a performance (mecanismo da perversão), ou seja, dar crédito, ou não, à vaidade. Repito, penso que eu esteja de modo adequado ciente que é uma escolha tua. Porém, permita-me persistir que que "cuides" melhor para não dar direção e vazão aos narcisismos primários de alguns. Todo o Psicanalista ajudará a sociedade contemporânea, ao cuidar e estar atento, quando não der vazão à pulsão de morte do campo narcísico. Escolhamos, todos nós, o narcisismo de vida, aquele que constrói. Não aquele que, indiretamente, destrói (morte). Pois, ao que me parece é muito mais o teu desejo e intensão (minha projeção a ti). Mas, sei que posso estar enganado. Se assim for, peço desculpas, não sem ficar frustrado. E não sem saber que a frustração é minha. Digo isso, com o constrangimento assumido acerca da persistência do que eu propôs acima que cuides a quem concedas tua anuência pública. Pois, ela é valorosa. Obrigado pelo teu retorno e possível indicação do que pode ser razoável. Me indicou possibilidades, sim. Mas, por favor cuide sobre a pertinencia do que sugeri. 🙏🏽😍
@@henrigiovanitomasi2756Sugestão: cuide do seu português 😉
@@isabellelis9108é nisso que há a tua crítica ao meu comentário? Um erro simples de digitação e/ou de concordância? Ta bem, cuidarei mais, de qualquer forma, sugiro que argumente e se mobilize por questões um pouco mais objetivas para fazer alguma menção a mim ou criticar, não por incômodos de aparente fanatismo ao Dunker. Parece que tu se incomodastes mais por eu ter feito uma rápida sugestão e menção que te ficou como uma crítica ao Cristian Dunker do que o cuidado que estou indicando, não sem saber que isso é decisão dele. Parece que te afetastes. Talvez, seja só aminha impressão. Aqui na minha cidade está saindo um livro com a contracapa assinada por ele, que é um plágio de início ao fim "escrito" por um sujeitinho que tem uma prática profissional e forma de ser na "Ágora" bastante baixo, vaidoso e performático (narcisista). Minha sugestão e revisão é a essa questão. A quem ele vai "assinar", como eu disse acima, estou ciente que a decisão é dele. Quanto a ti se eu estiver certo sejas menos fanática e afetada, sem se sentires provocada imediatamente pela "crítica" efita ao ídolo e sair em defesa dele. Sugiro, discuta com algum maior critério do que se apegar a sutís erros meus, e tenhas algum maior critério - objetivo ao conteúdo e significado de meu comentário. Menos afetos na discussão. 😉
O livro citado no minuto 30 não seria "A dialética do Esclarecimento*?" (e não Iluminismo*)
Correto !
A cura pela fala é exclusiva de Lacan?
Há um fracasso do iluminismo com Adorno? Com a ciência? Mas iluminismo não é somente a razão instrumental, técnica, mas também o conhecimento libertador. Dois sentidos para ele. Além disso, a crítica ao psicologismo era da redução da razão à psicologia, a fenômenos psicológicos, o que parece não estar certo mesmo.
43:17 misconcepção comum sobre a Idade Média
dunker, onde eu encontro o seu texto "A função terapêutica do real: entre trauma e fantasia (2004)" não consegui achar em local NENHUM. tenho muito interesse no tema e seu texto me é caro. abraços
Está em Por que Lacan? Da Zagodoni
Sempre lembrando, a Psicanálise trata os transtornos criados pelo patriarcado, fala do patriarcado e tem como base o mito que instituiu o patriarcado. Por isso a clínica funciona. E por isso é útil como primeira abordagem autocrítica, do sujeito.
Até onde eu sei foi um jeitinho dado pelo médico ambicioso pra proteger a reputação dos patriarcas pagantes e suas filhas abusadas kkkkk😂😂😂😂😂
❤🙏
Hummmm....a descrição lembra por exemplo o ministro do TSE
💡
📚🍎
E o Walter Benjamin?
Sim!!! Por favor!
Profe, e o Walter Benjamin?
Adorno parecia o José Serra haha
Essa aula é apenas p quem é terapeuta?
Não, especialmente não ….
🖤✨🤘
Eu sempre critiquei o Dunker por ignorar as ciências sociais e cognitivas atuais, mas o que me parece é que sua visão não é incompatível com elas. Ele vem de uma tradição filosófica, na qual os modelos do passado são muito importantes. Quando essa tradição percebeu que existiam coisas inconscientes, foi algo surpreendente; um mistério e um problema a ser estudado. Mas na verdade, é o oposto: Se há algo misterioso na mente, é a parte consciente dela. O inconsciente são os processos mentais que ocorrem fora da consciência, e são, inclusive, responsáveis por criá-la. Embora a introspecção possa não alcançá-los, nós podemos estudá-los por outros meios.
Eu tenho um amigo que tem essa mesma visão do Dunker. Ele tentou ler _Thinking, fast and slow,_ um bom livro de psicologia científica, e desistiu. Não por ser algo complexo e de difícil entendimento - ele lê coisas muito mais complicadas -, e sim por ter achado desinteressante e tolo. Então recomendei a ele _The secret of our success,_ de ciência cultural, e achei que por isso ele poderia gostar. Ele ainda está lendo, e também não está achando interessante.
Eu não creio que o pessoal que se formou nesta visão filosófica tradicional consiga fazer a transição para o atual modelo científico de mente.
Sai dessa Aula Outra Cabeça-
O grande desafio da Psicanálise hoje no Brasil é entender o bolsonarismo?
Adorno certamente rejeitaria o pensamento de Lacan. A apresentação do professor é bem estruturada, mas sua leitura da crítica de Adorno a Freud é fraca. Ele não entende ou não leva a sério o Marxismo de Adorno - afinal 'ele é velho, já morreu, era alemão, os tempos mudaram etc'.