Mas isso não é um curso profissionalizante, é um curso maker (que é bem mais simplificado do que o profissionalizante), é o que a maioria das escolas particulares tem feito ultimamente para incentivar a curiosidade da criançada, o material que o Iberê está apresentando é excelente (principalmente para pessoas que não tem acesso às escolas particulares), e, espero, que ajude a despertar o interesse da molecada pela área de exatas, que é tão negligenciada no nosso país, principalmente a parte científica.
@@RodrigoTeixeiraAndriotti concordo com você só que isso é pra uma minoria de escolas particulares / no geral principalmente na maioria das cidades pequenas do interior do Brasil isso é como se fosse um curso profissionalizante por não terem assesso a ensino de qualidade e esse foi o único canal que encontrei até agora com esse conteúdo bem elaborado e para todos
@@franciscorogeriodasilva9364 Então... sim, neste caso concordo com você, o que eu quis dizer é que do ponto de vista profissional mesmo, não dá para chamar de curso profissionalizante, porque é um conteúdo básico ainda, a cultura maker é na realidade uma forma de estimular a criançada a por a mão na massa, mas não dá para falar que elas serão profissionais em algo, mas sim que elas terão interesse por algo do que está sendo passado nos conteúdos maker, ou eletrônica ou marcenaria enfim, é um pontapé inicial para que eles vejam quais opções eles tem, e quais interessam mais a eles, e neste meio tempo eles vão desenvolvendo o raciocínio lógico, usando programação, que mais para frente será útil em exatas, como matemática, física, etc. E também habilidades manuais.
Esse sistema é otimo, criamos um projeto no nosso curso de eletronica, que envolve varios sensores, um deles era o sensor de umidade do solo. Criamos uma estufa que permitia as plantas tomarem sol com horario programado, que reconhecia a chuva e fechava o telhado, controlava a temperatura ambiente, a umidade do ar, a umidade do solo e alimentacao com nutrientes. Foram em torno de 5 mil linhas de código, porem o controlador que criamos era totalmente configurável, para que o usuario adequasse as condicoes climaticas ás plantas que ele fosse plantar ali.
gostei de um comentário que vi aqui, de usar a umidade como um parâmetro para o tempo de rega ao invés de usar um número fixo, evitando que ser por exemplo, a umidade estiver em 72% , tu acabe regando demais desnecessariamente a planta, nesse caso: Em vez de definir um tempo de rega, tu pega e cria uma variável "umidadeSoloTempo" e faz uma conversão e substitui pela variável "tempo de rega" na linha do programa, assim por exemplo se a umidade for de 70% a gente joga numa função pra transformar isso no número 30 por exemplo, então joga na linha: delay (umidadeSoloTempo * 1000) Assim vai regar por 30 segundos, se a umidade for tipo 40%, vai jogar na função e retornar um valor mais alto, tipo 60, aí na hora do delay vai acabar sendo 40 seg, não precisa alterar quase nada o programa usado, apenas criar uma função que converta umidade para o tempo que vc quer de maneira proporcional. a função poderia ser: umidadeSoloTempo = 100 - umidadeSolo Como a umidade varia de 0 à 100, quanto maior a umidade, menor o tempo de rega, essa função de f(x) = 100 -x é bem simplista, obviamente vc poderia fazer cálculos mais precisos pra montar uma função que melhore a análise de Umidade x Tempo (Eu sei que pra quem não entende muito de programação isso parece um bicho de 7 cabeças, mas não é, recomendo estudarem um pouco do assunto se tiverem interesse)
Na verdade, nesse caso seria mais interessante, invés de fazer conversões, parar a rega assim que o sensor atingir o parâmetro definido, mas teria um problema de frequência da rega. Estou com o Iberê, problemas simples devem ser resolvidos de forma simples... Senão ele abordará no mínimo um sistema de controle PID e por aí vai...
@@FelipeRicco não faz muito sentido fazer isso, já que depois que atinge o parâmetro definido, provavelmente vai abaixar do parâmetro em questão de minutos ou até segundos e vai regar dnv, e ficar dando pequenas regadas várias vezes sem parar pra tentar manter esse nível de umidade, assim como ele já explicou no vídeo, e o que eu disse só acrescenta literalmente 2 linhas no programa
@@MatsMatsuoEu sei mano, mas é que se for listar as melhorias possíveis para esse projeto ficaríamos comentando por muito tempo. Entendo a sua lógica, mas quem vai fazer regador de verdade nem arduino usa... O foco do Iberê, pelo que eu percebo, é mostrar que que com pouca coisa é possível resolver problemas do cotidiano, e inspirar todos nós a estudarmos e evoluirmos sempre. E não apresentar aqui projetos perfeitos...
Muito parecido com o meu projeto do primeiro semestre de mecatrônica. Fizemos um regador automatizado. Teria sido muito útil se este vídeo tivesse saído naquela época.
Se a válvula fecha quando "pinoValvula" está em "high", então se faltar energia elétrica, sobrará água rsrs Show de bola, estou adorando! Parabéns que venham muito mais!!
Existem dois tipos de válvula solenoide. NA e NF (normalmente aberta e normalmente fechada). Nesse exemplo o melhor é usar uma NF para não afogar a planta quando faltar energia.
Era isso que eu estava precisando. Vou fazer a rega automática da minha casa e regar todo o meu jardim e o gramado. Antes eu tinha pensado em adquirir o Temporizador de programação, mas agora poderei fazer com Sensor de umidade da terra.
Iberê, esses cabinhos que geralmente vêm com o kit de Arduino não são bons pra organização...Quando juntam muitos, podem até dar mal contato...Tem um maneira de fazer mais organizado... Dá uma olhada nos vídeos do WR Kits!
Esse sensor de humidade do solo funciona, mas não é a melhor opção pra esse tipo de projeto. Ele é um sensor resistivo e os contatos ficam em contato direto com a água. Com o tempo os contatos vão se corroendo e podem até se partir. Existe um outro sensor desse tipo que é capacitivo, ele fica coberto por uma tinta isolante e impede que a água entre em contato com a parte metálica. Esse tipo de sensor pode ser usado sem o risco de corrosão e é uma opção melhor para esse sistema de rega onde o sensor fica constantemente em contato com o solo. Grande abraço.
Melhor coisa é o KIT ARDUINO que vende em loja chinesa, comprei o meu hoje e até agora tudo o que ele usou no curso é exatamente o que vem no kit, obrigado por isso Iberê.
Já fiz um projeto igual a esse em um avento que teve no colégio onde fiz o ensino médio, mas no meu caso usei uma bomba d'água de aquário e programei o Arduíno para regar a planta ate o solo atingir 72% de umidade, sempre que essa umidade caia o Arduíno acionava a bomba que acionava alguns micros aspersores!
Iberê provavelmente você não vai ver mas se ver ,eu tenho 12 anos e sou muito seu fã te assisto dês de os 6 anos quando vim para o Japão e tive acesso a internet ,e sim moro no Japão ,meu sonho de ser algo tipo o Stephen Hawking veio dos seus vídeos ,muito obrigado !Eu também queria te pedir para ter mais vídeos igual aqueles de antes do manual maker ,eu gosto desse tipo de vídeo mas os outros eram mais fáceis de fazer em casa,queria te pedir também para ensinar a fazer um gerador de Van de graaff caseiro e fácil,eu tenho projeto de um mas eu fiz e não deu certo então faz por favor 🥺 .Você é meu ídolo ou pelo menos um deles kk!
Iberê e Mari, adoro de vdd vcs. Acompanho vcs ha muito muito tempo e fiquei um tempinho sem ve-los. De repente eu vi a serie de Maker e AMEI! Estou viciado e quero fazer tudo, aprender mais, testar e brincar com oq vejo. Continuem fazendo os videos. Sao didáticos, divertidos, engraçados e interessantíssimos! Tb quero dizer que fico feliz de ver vcs evoluírem, terem patrocinadores, mudar de QH, fazer projetos enormes (submarino por exemplo - q ainda to no teste piscina), lançarem livros (tenho 2 por enquanto), enfim, dá muita felicidade ve-los prosperando. Parabéns e desejo sempre muito sucesso e crescimento!!! 💪😄
Iberê como vc comentou sobre fazer um placa para o circuito é show de bola usa placa cobreada e percloreto é muito legal, tem vários programinhas que montam o circuito, ai é só imprimir e usar um ferro de passar roupa para transferir para a placa.... Parabéns pelos vídeos.
Ia comentar isso, troquei o tema do meu TCC devido a esse fato com esses sensores. Devido a essa oxidação, ele perde totalmente a capacidade de leitura da unidade, apesar que ele nem mede a umidade mesmo do solo, já que ele só mede a resistência entre as duas hastes. Esses sensores duram no máximo 1 semana ligados direto
Para durar mais, vc deve enviar energia para ele através de relé somente no momento da leitura. Se ficar recebendo energia o tempo todo ocorre eletrolise.
O ideal é encontrar na internet alguma coisa mais robusta já utilizada comercialmente por produtores agrícolas, ou mesmo dois fios de cobre que possam ser facilmente substituídos, de modo que a distância entre elas e a área de contato com o solo as deixem .com uma resistência elétrica bem próxima às das pontas do sensor original, para evitar inserir as pontas do sensor direto na terra e evitar o desgaste rápido delas.
ibere cara muito obrigado por tudo sou teu fã de vdd te acompanho deis de 2013 dai em diante não perdi um vídeo seu entendo todas referencias graça a você me tornei um um estudante de mecatrônica e robótica vou fazer mestrado e graduado fiz varias experiências e todos os vídeos que eu assisti dei joinha compartilhei vários vídeos do seu canal aconselhei meus amigos a se escrever -se no que pode ser considerado por mim o melhor canal do UA-cam admiro você e a mari quando você VEIO aqui em Curitiba eu enchi o saco do meu pai pra me leva no evento na livraria mas ele tinha compromisso então comprei o livro para mim e queria tirar fotos mas não consegui mas só pelo fato de te ficado de um mito do ensino um influenciador de vidas como o ibere já foi surreal eu lembro que meu coração tava a mil e minha boca seca eu tava tão ansioso que pensei em pula a proteção mais em respeito a você e as pessoa que foram não pulei desde então guardei a nota fiscal para ter esperança de você voltar atenciosamente paulo gomes obrigado a todos nunca deixe der ver esse mito você não podem perde essa pessoa espalhando conhecimento e humildade e muito mais poderia dar mil motivos ma o ibere thenório e a mari fufaro falam por si mesmo :)
Serja bem legal medir os parâmetros de quanta água por quantidade de terra da o valor de 76% de umidade, assim poderiamos modificar a rega conforme a necessidade de diferentes tipos de plantas
O solo é composto de uma parte sólida, uma líquida e uma gasosa. A parte sólida nunca se altera, sempre vai ser a mesma. Já a parte líquida tende a competir com a gasosa. Quanto mais água menos ar e vice-versa. Então os espaços vazios do solo estão preenchidos com água e ar. Quando esses espaços estão completamente preenchidos dizemos que a umidade é 100% (capacidade de campo). Para a maioria das plantas o ideal de umidade é 70%, mas existe tabelas com a necessidade já para quase todas as culturas.
Iberê seu canal é um máximo, muito legal mesmo eu e meu primo gostamos das suas invenções, muito úteis e divertidas muito obrigado por esse canal valeu um abraço
Não desanime por conta disso. Esses vídeos servem de inspiração. Muita gente deve ter resolvido fazer algo legal na vida, até mesmo escolher uma profissão vendo os vídeos do Manual do Mundo. É um incentivo pra gente andar pra frente, naquela hora que só enxergamos obstáculos pelo caminho.
Parabéns! Muito legal essa automatização inteligente! Sou Biólogo e pode por o timer para leitura de 12 em 12hs... Mais que isso será desperdiço de água... Realmente solo enxarcado mata a planta... ela precisa do solo "aerado" para a circulação do oxigênio... Vlw! Top!
Top demais Iberê. A cada aula de arduino, o meu like é garantido. Bem como indico os meu amigos fãs de tecnologia e arduino a assistirem seu canal, como o compartilhamento do vídeo. Só que daqui pra frente, os seguidores do seu canal vão ficar mais exigentes. kkkk
Parabéns Iberê ... Não é sempre que vemos canais grandes investindo em conteúdos mais técnicos ... E mostrando que programação e eletrônica são para todos !
Iberê, faz um sistema de alimentação automática pra animais! Meu pai tem um sítio e com galinhas, mas não mora no local, precisa ir todo dia só para dar comida. Será que dá pra fazer?
Caçadores e pesquisadores usam um sistema parecido que libera comida automaticamente em um determinado ponto para que ele saiba onde os animais estarão, infelizmente os caçadores acabam fazendo mau uso da tecnologia e a caça não é algo legal em todos os sentidos.
Acho que usando o mesmo esquema da rega automática, nem precisa de arduino, só um temporizador e uma solenoide, configura o temporizador para abrir a solenoide uma vez por dia por um tempo suficiente para soltar a comida suficiente para todas as galinhas, e já era. lembrando que se for ração ou milho é só colocar em algum reservatório suspenso (de preferência em formato de funil) e colocar a solenoide na parte de baixo.
Iberê, esses sensores nem sempre chegam a 100%. Teoricamente, os 100% chegariam com a leitura de 2^10 bits, ou 1023, já que começa do zero, sendo isso uma convenção por conta do conversor analógico-digital do arduíno. Para corrigir isso sugiro que em projetos como esse você use a função map( ). Dá uma olhada. Com ela e a leitura serial do sensor você consegue pegar uma terra MUITO seca, medir e atribuir aquilo como 0% e posteriormente a terra muito molhada e atribuir como 100% sem que o sensor realmente atinja o valor de 1023 na saída, porque isso as vezes é impossível. Dessa forma você consegue ter como parâmetro fatores reais, como a terra mais úmida (ou seca) que é possível conseguir.
Ele usou a função map no último vídeo, pra converter em Celsius a leitura de um sensor de temperatura. E no caso deste projeto de rega, o interesse dele é só saber se a terra tá mais ou menos seca que um certo limiar (que foi o 76% que ele determinou com o testezinho ali); não tem muita relevância pra este projeto saber o máximo ou mínimo de umidade que a terra pode chegar.
Iberê, meu filho de 9 anos fazia um curso de programação voltado para crianças no ano passado. Este ano ele continuaria, mas a escola fechou. Suas aulas com o Arduíno estão melhores que as do curso e ainda estou economizando R$245,00!!! Valeu a força!!!
Iberê, faz uma colab com o WagnerRambo, ele é um engenheiro que tem um canal sensacional de eletrônica aqui no youtube.Pesquisa aí, o nome do canal é WRKITS.
Sensacional👌 Sou engenheiro mecatrônico e estou aprendendo muito com o seu canal, está de parabéns👏👏 muita força e continue sempre fazendo esse trabalho espetacular👌 Abraços de Moçambique
Iberê, uma dica pratica de como saber qual a umidade ideal é voce pegar um punhado de terra e apertar ela na mão. Se estiver muito úmida ela vai fazer uma bola e nao vai se soltar. Se a umidade estiver muito baixa a terra não vai ficar totalmente solta. E se ela estiver na umidade ideal a terra vai fazer uma bola, mas quando você soltar ela na mão ela vai se quebrar, mas vai ficar pequenos pedaços agregados. Bem prático.
MUITO TOP IBERÊ APRESENTEI UMA MAQUINA MUITO IDÊNTICA A ESSA NA FEBRACE DE 2017 ( a qual vocês nos entregou o premio de 4º colocados) UTILIZANDO OS MESMOS COMPONENTES E MESMA TEORIA, PORÉM COM ALGUMAS OUTRAS FUNÇÕES! Muito top o projeto, PARABÉNS
Faltou uma código de proteção. Ex.: Caso, por algum motivo, a água fique aberta por muito tempo, tipo 01h seguida, significa que há algum erro. Nesse caso, o sistema deveria ser desabilitado por completo.
Mundo bom o canal. Se quiser ajudar os biólogos (especialmente os ornitólogos) pobres desse Brasil, por favor, cria um gravador de voz (para Aves) automático com arduino. Um que possa programar a hora de início (4a.m) e término (20h p.m) e gravar em cartão de memória. E que seja resistente ao tempo (chuva, sol, humidade, etc). Fica um ‘pequeno’ desafio. rsrs Parabéns por todo o conteúdo gerado!
Já sei Iberê. Faz um mix com as sugestoes: pega a energia solar, alimenta uma placa de circuito impresso corroída, desenvolve esse projeto pra biólogo. E coloca isso num matagal por aí... Kkkkkkkkkkk... Boa sorte!
Felipe Ricco apesar da ironia, explico o meu pedido. Esse tipo de equipamento é mto útil pra estudar a comunidade de Aves. Em última instância ajudando na conservação das espécies. Porém é mto caro. Um projeto desse tem o potencial de ajudar muito quem estuda Aves como eu!
@@claydsonassis8175 Sim, foi um pouco irônico, mas é totalmente possível desenvolver um projeto desses... Você tem a descrição do aparelho usado pra isso? Porque eu posso ajudar no desenvolvimento de um similar "caseiro" para reduzir os custos... De repente se eu desenvolver um equipamento desses te cobro apenas as peças! O que vc acha? Me manda aí a descrição do equipamento profissional pra eu pesquisar...
O Iberê, no futuro da pra você ensinar o pessoal a fazer um a placa corroída usando a ferramenta de design proteus. Eu sei que vai dar um trabalhão, mas isso não é problema pra vc... Parabéns, vc tem um papel social importantíssimo para o Brasil! 🇧🇷
Projeto sempre precisa de ajustes, nesse é preciso acertar a linha 49 (de HIGH para LOW), também inverter nas linhas 86 e 89. Como já foi comentado, faltando energia sobraria água. Mas no todo é muito bom e com didática clara
Sensacional! Trabalho com programação a muito tempo e nunca tive tempo para mexer com Arduíno, e sempre tive curiosidade, depois desses videos eu ja tenho ideia de como começar usar o Arduíno para uma série de coisas! Valeuu!!
Parabéns! Essa série do arduino está genial. Não Gostava de eletrônica e estou começando a me interessar por tudo isso, com ideias práticas. Muito obrigado.
Estou aprendendo muito, fazer um desse ai para uma estufa é muito bom ainda mais com um sensor de temperatura, parabéns Manual do Mundo!Parabéns Iberê!Parabéns Natã!
Iderê, simplesmente parabéns! já faz anos que sou inscrito no seu canal, desde o tempo que sua esposa era tímida e nem aparecia nos vídeos kkkk, tá cada vez melhor seu canal, parabéns pelo capricho e dedicação!
Muito bom! Parabéns! Mas tem o detalhe da luminosidade também, pois se vc rega uma planta quando tá muito quente, os estomatos dela que "funciona meio hidraulicamente" se abrem e ela pode deixar evaporar mais água do que ela absorve por causa do calor. Vc pode colocar um LDR no arduino e colocar mais um "IF" pra ver essa questão na exposição a luz e calor além da umidade tb! Abraço!! Victor Bértoli
Sugestão: utilizar o Arduino com uma programação de temporizador e um alarme para cortar a água do chuveiro de forma automática. Exemplo: ao ligar o chuveiro elétrico, abre-se a válvula e inicia a contagem... após 4 minutos um alarme soa e após mais 1 min a válvula fecha e corta a água. Para um chuveiro tipo ducha, poderia colocar um sensor de vazão para identificar quando ele está ligado. Parabéns pelo canal
ao invés de fazer a checagem de hora em hora, poderia ter tbm um limiar de 'terra seca' assim ele regaria sempre que necessário e n precisaria ficar verificando de hora em hora. o projeto ficou legal, parabéns!
Iberê, uma boa dica pra montar coisas na proto board, eu gosto em particular de usar pedaços de fios de cabo de rede (internet) é barato e vc corta e decapa ao tamanho preciso a montagem fica com uma aparência 10x melhor que usar cabos Jumper no mais ótimo vídeo
O intervalo de uma hora é importante para que dê tempo da irrigação se espalhar por toda a terra para que você possa fazer uma leitura da umidade do solo mais correta. Se o intervalo de checagem da umidade do solo fosse muito curta poderia acontecer de a água, da rega anterior, ainda não tivesse se espalhado de forma a atingir o sensor de umidade solo fazendo com que o arduino execute outra rega no solo que já esta úmido. Adorando conhecer o Arduino.
Eu programaria de outra forma. Se a umidade do solo estiver menor ou igual a 50% então inicia a rega, quando chegar em 75% desliga. Dessa forma você excluiria a contagem de hr em hr e regaria quando a plantas realmente precisasse, talvez 2 ou 3 vezes por dia de acordo com o evaporação da água. Adoro seus vídeos! Abraço. ;)
Com certeza. Essa verificação pode acontecer de minuto em minuto ou de hora em hora, porém só iniciará a rega quando atingir 50%. E terá o termino aos 75%.
Horário de rega: Nos testes acho interessante checar umidade e regar a intervalos curtos. Na hora de instalar na planta de modo definitivo acho mais interessante checar e regar no final da tarde e início da manhã. Pelo menos é o que tenho visto ser melhor para a planta. Durante o dia perdemos parte da água por evaporação e a água no solo passa mais calor para as raizes , prejudicando estas. Nas horas quentes o ideal é ter mais ar no solo para diminuir a passagem do calor para as raizes. Grato pela explicação e pelo projeto pronto que eu estava procurando para depois então comprar o meu kit. Abraços a todos os youtubers de Peidade !
Muito bom projeto ibere. Uma forma de saber qual a umidade que deve ser utilizada para desligar a irrigação é colocar sensor em um vaso com solo e satura-lo, e monitorar até parar de drenar, a umidade que estiver nesse momento é o ponto de desligamento. Fazendo isso o solo estará próximo do que em agronomia chama-se de capacidade de campo, ponto que o solo disponibiliza água para planta, fazendo assim com que a planta não sofra com falta de oxigênio e não morra por colocar água de mais. Uma outra dica, esse modulo se desgasta muito fácil no solo e dura muito pouco, o que se pode fazer é usar um resistor soldado em hastes, pois com a saída de água no solo ocorre uma alteração na resistência do meio. Pode-se ainda utilizar um sensor eletrônico feito com arduino, no youtube se encontra videos e uma cartilha para confecção desse sensor.
Opa ibere tudo bem ..... Então na verdade tem sim relé no tinkercad, tem até 2 modelos, e só ir em componentes, todos, e depois descer até a parte de CIs que eles estaram lá. Parebens seu projeto ficou incrível..... 😅👍😉👍
@ManualdoMundo o sensor de umidade de solo existem no tinkercad sim, porem na aba direita aonde você seleciona os componentes, vem por padrão "Basico", basta clicar na cetinha e selecionar a opção todos e aparece muitos outros componentes e sensores, inclusive o de umidade
Muito legal esse projeto seu, irá incentiva várias crianças a ter curiosidade e aprender mais . Poderia fazer alguns projetos que levasse um meio de diversão junto com aprendizagem para seus vídeos e atrair mais pessoas ..
Meu TCC use o isso tbm Iberê, fiz uma estufa automatizada, ela rega, verificava e mostrava umidade do solo, abria e fechava as cortinas (sombrite) e ventilava estufa tbm
Ibere.. Top o curso, já assisti varios videos de arduino e estou aprendendo de fato com os seus videos, muito bem detalhado e didatico!!! Faz um video com o módulo RTC para automatizar alguma coisa com o tempo!!!
Iberê, bacana o projeto, entretanto tem que conferir se o sensor continua sendo lido durante a rega pelo código, eu não cheguei a lê-lo, porém se ele ler apenas no começo e no final do código pode ser que a umidade do solo esteja, por exemplo, a 73% e o programa faça a rega pelos 20 segundos completos e encharque o solo passando do limite que você estabeleceu. Bacana começar a ensinar programação para a criançada nessa nova fase do canal. Abraços
tem de posicionar estrategicamente esse sensor no vaso, caso fique superficial ele vai notar antes da água infiltrar que o solo ta úmido, pra evitar esse conflito tem de fazer um intertravamento (da prioridade a uma das duas condições), relacionar a quantidade de material a regar a taxa de infiltração e vasão da água.
Iberê, eu sugiro uma pequena alteração no código, que irá deixar quase perfeito, retirar o tempoDeRega, e trocar na programação o IF(valorUmidade < valorDesejado) por um WHILE(valorUmidade < valorDesejado) e assim que sair do WHILE fechar a torneira, e retirasse o tempo de rega, assim seria uma ótima solução ON/OFF, mesmo sem o controle PID. Resumidamente: de hora em hora vai entrar no loop WHILE se a umidade estiver abaixo do desejado, caso entre no WHILE: torneira vai ficar aberta até que chegue no valor desejado.
5 років тому
Joia! Muito bom! Rapaz faz tanto tempo que acompanho o canal Manual do Mundo que tinha esquecido que nos vídeos tinha um menino que sempre aparecia. Acho que falava uhuuu! Já deve estar grande! Quem é das antigas sabe que o Iberê faz vídeos a muito tempo aqui no UA-cam. Valeuu!
Iberê faz um vídeo explicando como funciona e qual o processo de fabricação das placas solares? 💕
Ele já fez '-'
@@Thigas0911 ah mas acho que foi há 2--3 anos atrás..
@@beccaprtt mas vê
Sim
@@Thigas0911 Ele só fez mostrando casas do RJ que tem o sistema de energia solar, não como elas são feitas.
Essa série deveria se reconhecida pelo Ministro da Educação como cursos profissionalizantes de interesse público
Mas isso não é um curso profissionalizante, é um curso maker (que é bem mais simplificado do que o profissionalizante), é o que a maioria das escolas particulares tem feito ultimamente para incentivar a curiosidade da criançada, o material que o Iberê está apresentando é excelente (principalmente para pessoas que não tem acesso às escolas particulares), e, espero, que ajude a despertar o interesse da molecada pela área de exatas, que é tão negligenciada no nosso país, principalmente a parte científica.
@@RodrigoTeixeiraAndriotti concordo com você só que isso é pra uma minoria de escolas particulares / no geral principalmente na maioria das cidades pequenas do interior do Brasil isso é como se fosse um curso profissionalizante por não terem assesso a ensino de qualidade e esse foi o único canal que encontrei até agora com esse conteúdo bem elaborado e para todos
@@franciscorogeriodasilva9364 Então... sim, neste caso concordo com você, o que eu quis dizer é que do ponto de vista profissional mesmo, não dá para chamar de curso profissionalizante, porque é um conteúdo básico ainda, a cultura maker é na realidade uma forma de estimular a criançada a por a mão na massa, mas não dá para falar que elas serão profissionais em algo, mas sim que elas terão interesse por algo do que está sendo passado nos conteúdos maker, ou eletrônica ou marcenaria enfim, é um pontapé inicial para que eles vejam quais opções eles tem, e quais interessam mais a eles, e neste meio tempo eles vão desenvolvendo o raciocínio lógico, usando programação, que mais para frente será útil em exatas, como matemática, física, etc. E também habilidades manuais.
Esse sistema é otimo, criamos um projeto no nosso curso de eletronica, que envolve varios sensores, um deles era o sensor de umidade do solo. Criamos uma estufa que permitia as plantas tomarem sol com horario programado, que reconhecia a chuva e fechava o telhado, controlava a temperatura ambiente, a umidade do ar, a umidade do solo e alimentacao com nutrientes. Foram em torno de 5 mil linhas de código, porem o controlador que criamos era totalmente configurável, para que o usuario adequasse as condicoes climaticas ás plantas que ele fosse plantar ali.
gostei de um comentário que vi aqui, de usar a umidade como um parâmetro para o tempo de rega ao invés de usar um número fixo, evitando que ser por exemplo, a umidade estiver em 72% , tu acabe regando demais desnecessariamente a planta, nesse caso:
Em vez de definir um tempo de rega, tu pega e cria uma variável "umidadeSoloTempo" e faz uma conversão e substitui pela variável "tempo de rega" na linha do programa, assim por exemplo se a umidade for de 70% a gente joga numa função pra transformar isso no número 30 por exemplo, então joga na linha:
delay (umidadeSoloTempo * 1000)
Assim vai regar por 30 segundos, se a umidade for tipo 40%, vai jogar na função e retornar um valor mais alto, tipo 60, aí na hora do delay vai acabar sendo 40 seg, não precisa alterar quase nada o programa usado, apenas criar uma função que converta umidade para o tempo que vc quer de maneira proporcional.
a função poderia ser:
umidadeSoloTempo = 100 - umidadeSolo
Como a umidade varia de 0 à 100, quanto maior a umidade, menor o tempo de rega, essa função de
f(x) = 100 -x
é bem simplista, obviamente vc poderia fazer cálculos mais precisos pra montar uma função que melhore a análise de Umidade x Tempo
(Eu sei que pra quem não entende muito de programação isso parece um bicho de 7 cabeças, mas não é, recomendo estudarem um pouco do assunto se tiverem interesse)
boa ideia
ai manja kkkkk, não faltou nenhuma aula de algorítimo,,
Na verdade, nesse caso seria mais interessante, invés de fazer conversões, parar a rega assim que o sensor atingir o parâmetro definido, mas teria um problema de frequência da rega. Estou com o Iberê, problemas simples devem ser resolvidos de forma simples... Senão ele abordará no mínimo um sistema de controle PID e por aí vai...
@@FelipeRicco não faz muito sentido fazer isso, já que depois que atinge o parâmetro definido, provavelmente vai abaixar do parâmetro em questão de minutos ou até segundos e vai regar dnv, e ficar dando pequenas regadas várias vezes sem parar pra tentar manter esse nível de umidade, assim como ele já explicou no vídeo, e o que eu disse só acrescenta literalmente 2 linhas no programa
@@MatsMatsuoEu sei mano, mas é que se for listar as melhorias possíveis para esse projeto ficaríamos comentando por muito tempo. Entendo a sua lógica, mas quem vai fazer regador de verdade nem arduino usa... O foco do Iberê, pelo que eu percebo, é mostrar que que com pouca coisa é possível resolver problemas do cotidiano, e inspirar todos nós a estudarmos e evoluirmos sempre. E não apresentar aqui projetos perfeitos...
Iberê, tu é o cara.
Seu canal já era ótimo, mas agora tu levou ele a outro nível com vídeo aulas.
Muito parecido com o meu projeto do primeiro semestre de mecatrônica. Fizemos um regador automatizado. Teria sido muito útil se este vídeo tivesse saído naquela época.
Se a válvula fecha quando "pinoValvula" está em "high", então se faltar energia elétrica, sobrará água rsrs
Show de bola, estou adorando! Parabéns que venham muito mais!!
Existem dois tipos de válvula solenoide. NA e NF (normalmente aberta e normalmente fechada). Nesse exemplo o melhor é usar uma NF para não afogar a planta quando faltar energia.
Era isso que eu estava precisando.
Vou fazer a rega automática da minha casa e regar todo o meu jardim e o gramado.
Antes eu tinha pensado em adquirir o Temporizador de programação, mas agora poderei fazer com Sensor de umidade da terra.
Esse é meu projeto para fazer durante o ano na escola kkk, esse código vai ajudar muito, Iberê como sempre ajudando na escola kk
Comecei a assistir seus vídeos por causa do meu marido. Agora estou simplicidade viciada no seu canal. Adoro seus vídeos 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾❤️
Iberê, esses cabinhos que geralmente vêm com o kit de Arduino não são bons pra organização...Quando juntam muitos, podem até dar mal contato...Tem um maneira de fazer mais organizado... Dá uma olhada nos vídeos do WR Kits!
Parabéns. Os jovens deveriam ver mais este canal, é o melhor do UA-cam.
Esse sensor de humidade do solo funciona, mas não é a melhor opção pra esse tipo de projeto. Ele é um sensor resistivo e os contatos ficam em contato direto com a água. Com o tempo os contatos vão se corroendo e podem até se partir. Existe um outro sensor desse tipo que é capacitivo, ele fica coberto por uma tinta isolante e impede que a água entre em contato com a parte metálica. Esse tipo de sensor pode ser usado sem o risco de corrosão e é uma opção melhor para esse sistema de rega onde o sensor fica constantemente em contato com o solo.
Grande abraço.
Meu pal.
Meuzegui
Melhor coisa é o KIT ARDUINO que vende em loja chinesa, comprei o meu hoje e até agora tudo o que ele usou no curso é exatamente o que vem no kit, obrigado por isso Iberê.
Muito obrigado por fazer esse projeto. Quero montar um muito semelhante.
Já fiz um projeto igual a esse em um avento que teve no colégio onde fiz o ensino médio, mas no meu caso usei uma bomba d'água de aquário e programei o Arduíno para regar a planta ate o solo atingir 72% de umidade, sempre que essa umidade caia o Arduíno acionava a bomba que acionava alguns micros aspersores!
Iberê provavelmente você não vai ver mas se ver ,eu tenho 12 anos e sou muito seu fã te assisto dês de os 6 anos quando vim para o Japão e tive acesso a internet ,e sim moro no Japão ,meu sonho de ser algo tipo o Stephen Hawking veio dos seus vídeos ,muito obrigado !Eu também queria te pedir para ter mais vídeos igual aqueles de antes do manual maker ,eu gosto desse tipo de vídeo mas os outros eram mais fáceis de fazer em casa,queria te pedir também para ensinar a fazer um gerador de Van de graaff caseiro e fácil,eu tenho projeto de um mas eu fiz e não deu certo então faz por favor 🥺 .Você é meu ídolo ou pelo menos um deles kk!
Nossa, parece eu quando a crush passa
Kkkkkkk
carlos cronos kkkkkkkkkkkkk
Boa ideia a do van der graff
Kezia Beatriz eu quero muito
Iberê e Mari, adoro de vdd vcs. Acompanho vcs ha muito muito tempo e fiquei um tempinho sem ve-los. De repente eu vi a serie de Maker e AMEI! Estou viciado e quero fazer tudo, aprender mais, testar e brincar com oq vejo. Continuem fazendo os videos. Sao didáticos, divertidos, engraçados e interessantíssimos! Tb quero dizer que fico feliz de ver vcs evoluírem, terem patrocinadores, mudar de QH, fazer projetos enormes (submarino por exemplo - q ainda to no teste piscina), lançarem livros (tenho 2 por enquanto), enfim, dá muita felicidade ve-los prosperando. Parabéns e desejo sempre muito sucesso e crescimento!!! 💪😄
Viva a iniciativa de Open Source! Parabéns pela série
Melhor que muitos EAD
Iberê, sei q n tem a ver com o arduino e tals, mas fica o pedido e o interesse. Faz um rádio d galena.
Adoro o trabalho de vocês!
Fiz um rádio a galena ( bigode de gato) que não usava nenhuma energia. Isto foi para uma feira de ciências em 1969, tinha 11 anos.
seus videos dão tão fáceis de entender q facilita em muito a vida
Faz um alarme com sensores PIR e módulo GSM por favor. Estou apanhando um pouco.
Parabéns pelo canal!!
Abraço
Iberê como vc comentou sobre fazer um placa para o circuito é show de bola usa placa cobreada e percloreto é muito legal, tem vários programinhas que montam o circuito, ai é só imprimir e usar um ferro de passar roupa para transferir para a placa....
Parabéns pelos vídeos.
Iberê, ensina depois como usar o arduíno-mini pra deixar os projetos fixos após finalizados! Da like pra ele ver galera! :)
É melhor usar o próprio ci processador ATMEGA328P do arduíno do que ficar comprando um míni.
Ibere é por isso que gosto do seu jeito de ensinar porque vc fala devagar ideal para meu raciocínio lento obrigado amo seu canal
Faltou dizer que esse sensor dura pouco. Ele enferruja, o que prejudica a leitura. De vez em quando tem que trocar.
up
Fato , um amigo meu chegou a usar um prego no lugar da parte que vai na terra soldando 2 Contatos para plugar na outra
Ia comentar isso, troquei o tema do meu TCC devido a esse fato com esses sensores. Devido a essa oxidação, ele perde totalmente a capacidade de leitura da unidade, apesar que ele nem mede a umidade mesmo do solo, já que ele só mede a resistência entre as duas hastes. Esses sensores duram no máximo 1 semana ligados direto
Para durar mais, vc deve enviar energia para ele através de relé somente no momento da leitura. Se ficar recebendo energia o tempo todo ocorre eletrolise.
O ideal é encontrar na internet alguma coisa mais robusta já utilizada comercialmente por produtores agrícolas, ou mesmo dois fios de cobre que possam ser facilmente substituídos, de modo que a distância entre elas e a área de contato com o solo as deixem .com uma resistência elétrica bem próxima às das pontas do sensor original, para evitar inserir as pontas do sensor direto na terra e evitar o desgaste rápido delas.
se todos os canais fizessem algo educativo assim como o manual do mundo, seria otimo! ajudou muito nos meus projetos
Iberê, faz um sensor de temperatura para superfície (solo)
Eu colocaria um limite de horário também. Parabéns pessoal do Manual do Mundo! Melhor canal do Brasil!
Por que tu não colocou o sensor dentro do copo de água pra ver se mede 100% ?
ibere cara muito obrigado por tudo sou teu fã de vdd te acompanho deis de 2013 dai em diante não perdi um vídeo seu entendo todas referencias graça a você me tornei um um estudante de mecatrônica e robótica vou fazer mestrado e graduado fiz varias experiências e todos os vídeos que eu assisti dei joinha compartilhei vários vídeos do seu canal aconselhei meus amigos a se escrever -se no que pode ser considerado por mim o melhor canal do UA-cam admiro você e a mari quando você VEIO aqui em Curitiba eu enchi o saco do meu pai pra me leva no evento na livraria mas ele tinha compromisso então comprei o livro para mim e queria tirar fotos mas não consegui mas só pelo fato de te ficado de um mito do ensino um influenciador de vidas como o ibere já foi surreal eu lembro que meu coração tava a mil e minha boca seca eu tava tão ansioso que pensei em pula a proteção mais em respeito a você e as pessoa que foram não pulei desde então guardei a nota fiscal para ter esperança de você voltar atenciosamente paulo gomes obrigado a todos nunca deixe der ver esse mito você não podem perde essa pessoa espalhando conhecimento e humildade e muito mais poderia dar mil motivos ma o ibere thenório e a mari fufaro falam por si mesmo :)
Ibere,faz um telescópio robô com câmera usando arduino,quero ver mais estrelas
Iberê, Parabéns pelo capricho, simplicidade na linguagem, e propósito no projeto. Show de bola.
Serja bem legal medir os parâmetros de quanta água por quantidade de terra da o valor de 76% de umidade, assim poderiamos modificar a rega conforme a necessidade de diferentes tipos de plantas
O solo é composto de uma parte sólida, uma líquida e uma gasosa. A parte sólida nunca se altera, sempre vai ser a mesma. Já a parte líquida tende a competir com a gasosa. Quanto mais água menos ar e vice-versa. Então os espaços vazios do solo estão preenchidos com água e ar. Quando esses espaços estão completamente preenchidos dizemos que a umidade é 100% (capacidade de campo). Para a maioria das plantas o ideal de umidade é 70%, mas existe tabelas com a necessidade já para quase todas as culturas.
Iberê seu canal é um máximo, muito legal mesmo eu e meu primo gostamos das suas invenções, muito úteis e divertidas muito obrigado por esse canal valeu um abraço
Amo os projetos do manual do mundo. Pena que não tenho dinheiro para fazê-los.
Se tem dinheiro pra pagar internet deve ter pra comprar essas coisas que são baratas
Esse negocio todo fica em media de uns 150 reais, se usar a placa se consegue reutilizar em outros projetos tbm
Kkk vrdd eu tmb
@@ImportHirtz AH VERDADE, AÍ ELE PARA DE PAGAR A INTERNET, FAZ ESSE PROJETO E AÍ DEPOIS ELE FICA OLHANDO PRO PROJETO DELE NAS HORAS DE LAZER
Não desanime por conta disso. Esses vídeos servem de inspiração. Muita gente deve ter resolvido fazer algo legal na vida, até mesmo escolher uma profissão vendo os vídeos do Manual do Mundo. É um incentivo pra gente andar pra frente, naquela hora que só enxergamos obstáculos pelo caminho.
A cada abertura eu fico maravilhado com o trabalho que se tem para produzir uma nova a cada aula. Parabéns pelo capricho Manual, equipe e produtora.
Rapaz,to mal informado,o submarino vai sair ainda ? Ou já era ?
Vai sai ainda 2020
Também to esperando kkk , ele e ótimo
E no final de 2019
Nem me fala de submarino kkkkk
vai
Parabéns! Muito legal essa automatização inteligente! Sou Biólogo e pode por o timer para leitura de 12 em 12hs... Mais que isso será desperdiço de água... Realmente solo enxarcado mata a planta... ela precisa do solo "aerado" para a circulação do oxigênio... Vlw! Top!
Top demais Iberê. A cada aula de arduino, o meu like é garantido. Bem como indico os meu amigos fãs de tecnologia e arduino a assistirem seu canal, como o compartilhamento do vídeo. Só que daqui pra frente, os seguidores do seu canal vão ficar mais exigentes. kkkk
Vc é uma benção para nós brasileiros. Obrigado por compartilhar seu conhecimento de forma prática e divertida.
Ensina a como fazer um robô galinha,igual o do senai
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nego é foda
galo de rinha*
apoio
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk melhor referencia
Parabéns Iberê ... Não é sempre que vemos canais grandes investindo em conteúdos mais técnicos ... E mostrando que programação e eletrônica são para todos !
Iberê, faz um sistema de alimentação automática pra animais! Meu pai tem um sítio e com galinhas, mas não mora no local, precisa ir todo dia só para dar comida. Será que dá pra fazer?
Caçadores e pesquisadores usam um sistema parecido que libera comida automaticamente em um determinado ponto para que ele saiba onde os animais estarão, infelizmente os caçadores acabam fazendo mau uso da tecnologia e a caça não é algo legal em todos os sentidos.
Acho que usando o mesmo esquema da rega automática, nem precisa de arduino, só um temporizador e uma solenoide, configura o temporizador para abrir a solenoide uma vez por dia por um tempo suficiente para soltar a comida suficiente para todas as galinhas, e já era. lembrando que se for ração ou milho é só colocar em algum reservatório suspenso (de preferência em formato de funil) e colocar a solenoide na parte de baixo.
Man ja existe alguns prontos e não são caros
@@wsilva237 Também... é que fazer é sempre mais legal do que comprar pronto... kkk
Tbm tem q ver a umidade q a planta pede, pois cada uma requer uma umidade especifica👍👍👍
Iberê, esses sensores nem sempre chegam a 100%. Teoricamente, os 100% chegariam com a leitura de 2^10 bits, ou 1023, já que começa do zero, sendo isso uma convenção por conta do conversor analógico-digital do arduíno. Para corrigir isso sugiro que em projetos como esse você use a função map( ). Dá uma olhada. Com ela e a leitura serial do sensor você consegue pegar uma terra MUITO seca, medir e atribuir aquilo como 0% e posteriormente a terra muito molhada e atribuir como 100% sem que o sensor realmente atinja o valor de 1023 na saída, porque isso as vezes é impossível. Dessa forma você consegue ter como parâmetro fatores reais, como a terra mais úmida (ou seca) que é possível conseguir.
Aiaiai
Ele usou a função map no último vídeo, pra converter em Celsius a leitura de um sensor de temperatura. E no caso deste projeto de rega, o interesse dele é só saber se a terra tá mais ou menos seca que um certo limiar (que foi o 76% que ele determinou com o testezinho ali); não tem muita relevância pra este projeto saber o máximo ou mínimo de umidade que a terra pode chegar.
@@andromedasgarden Mas é interessante ter parâmetros pra saber o quão molhada está. Mas pro perfeito funcionamento não tem relevância mesmo.
Qual dos 2 vão fazer ou tentar kkk
Iberê, meu filho de 9 anos fazia um curso de programação voltado para crianças no ano passado. Este ano ele continuaria, mas a escola fechou. Suas aulas com o Arduíno estão melhores que as do curso e ainda estou economizando R$245,00!!! Valeu a força!!!
Iberê, faz uma colab com o WagnerRambo, ele é um engenheiro que tem um canal sensacional de eletrônica aqui no youtube.Pesquisa aí, o nome do canal é WRKITS.
Legal a dica desse canal. Vou dar uma olhada
Se o Rambo ver esses códigos do Iberê ele tem um troço.
@@Acesar2012 kkkkkkkkk
Sensacional👌 Sou engenheiro mecatrônico e estou aprendendo muito com o seu canal, está de parabéns👏👏 muita força e continue sempre fazendo esse trabalho espetacular👌 Abraços de Moçambique
Iberê daqui a pouco ta ensinando a ir pra Marte com um arduíno
Kkk
Neh
@Pedro Silva eh vdd, faltou o corante
Vdd
Oi
Iberê, uma dica pratica de como saber qual a umidade ideal é voce pegar um punhado de terra e apertar ela na mão. Se estiver muito úmida ela vai fazer uma bola e nao vai se soltar. Se a umidade estiver muito baixa a terra não vai ficar totalmente solta. E se ela estiver na umidade ideal a terra vai fazer uma bola, mas quando você soltar ela na mão ela vai se quebrar, mas vai ficar pequenos pedaços agregados. Bem prático.
Iberê tem como fazer um sensor de umidade portátil ?
O arduino não precisar estar ligado no computador o tempo todo, use bateria, modulo wifi e tenha acesso de qualquer lugar do mundo.
MUITO TOP IBERÊ
APRESENTEI UMA MAQUINA MUITO IDÊNTICA A ESSA NA FEBRACE DE 2017 ( a qual vocês nos entregou o premio de 4º colocados) UTILIZANDO OS MESMOS COMPONENTES E MESMA TEORIA, PORÉM COM ALGUMAS OUTRAS FUNÇÕES! Muito top o projeto, PARABÉNS
Faltou uma código de proteção. Ex.: Caso, por algum motivo, a água fique aberta por muito tempo, tipo 01h seguida, significa que há algum erro. Nesse caso, o sistema deveria ser desabilitado por completo.
@@israelsimao8722 kkkkk
Muito obrigado pelo que vc faz Iberê!
Mundo bom o canal. Se quiser ajudar os biólogos (especialmente os ornitólogos) pobres desse Brasil, por favor, cria um gravador de voz (para Aves) automático com arduino. Um que possa programar a hora de início (4a.m) e término (20h p.m) e gravar em cartão de memória. E que seja resistente ao tempo (chuva, sol, humidade, etc). Fica um ‘pequeno’ desafio. rsrs
Parabéns por todo o conteúdo gerado!
Já sei Iberê. Faz um mix com as sugestoes: pega a energia solar, alimenta uma placa de circuito impresso corroída, desenvolve esse projeto pra biólogo. E coloca isso num matagal por aí...
Kkkkkkkkkkk...
Boa sorte!
Felipe Ricco apesar da ironia, explico o meu pedido. Esse tipo de equipamento é mto útil pra estudar a comunidade de Aves. Em última instância ajudando na conservação das espécies. Porém é mto caro. Um projeto desse tem o potencial de ajudar muito quem estuda Aves como eu!
@@claydsonassis8175 Sim, foi um pouco irônico, mas é totalmente possível desenvolver um projeto desses... Você tem a descrição do aparelho usado pra isso? Porque eu posso ajudar no desenvolvimento de um similar "caseiro" para reduzir os custos... De repente se eu desenvolver um equipamento desses te cobro apenas as peças! O que vc acha?
Me manda aí a descrição do equipamento profissional pra eu pesquisar...
Felipe Ricco é esse aqui o equipamento
@@claydsonassis8175 esse aqui qual?
O Iberê, no futuro da pra você ensinar o pessoal a fazer um a placa corroída usando a ferramenta de design proteus. Eu sei que vai dar um trabalhão, mas isso não é problema pra vc...
Parabéns, vc tem um papel social importantíssimo para o Brasil! 🇧🇷
Tenta fazer um robô com o Arduino
Iberê, o Oscar não te merece.. melhor canal parabéns...
*Acho que eu tenho mais preguiça de fazer esse "regador automático" do que eu ir regar diariamente as plantas aqui de casa*
😅😅😅😅
E quando vc for viajar ou se ausentar e não conseguir regar e não tiver alguém para fazer isso por vc???
@@zehkarlos deixa morrer ksksk
@@zehkarlos existe sonoff dá pra fazer tudo a distância e programado
@@talesmiranda3002 pode nos explicar mais sobre isso?
Projeto sempre precisa de ajustes, nesse é preciso acertar a linha 49 (de HIGH para LOW), também inverter nas linhas 86 e 89. Como já foi comentado, faltando energia sobraria água. Mas no todo é muito bom e com didática clara
Faz um vídeo de como destruir um país com um míssil de Arduino.
Progama ele para brasilia com o arduino kk
Não,programa pra cair em caracas na Venezuela,vai ser melhor
@@rodrigovieira4457 kkkkkkk UP
Up
Kkkkkkk
Parabéns !!!. Esse tipo de vídeo pode influenciar pessoal mais jovem a se aventurar na automação e criar novas idéias e soluções .
Cheguei cedo pra ver minha novela.
Sensacional! Trabalho com programação a muito tempo e nunca tive tempo para mexer com Arduíno, e sempre tive curiosidade, depois desses videos eu ja tenho ideia de como começar usar o Arduíno para uma série de coisas! Valeuu!!
Faz um drone com arduino '-'
Parabéns! Essa série do arduino está genial. Não Gostava de eletrônica e estou começando a me interessar por tudo isso, com ideias práticas. Muito obrigado.
Vc podia ter feito que a rega regasse a planta até o solo estar a 75% de umidade por exemplo em vez de estar 20 segundos! Amo o seu trabalho!
Estou aprendendo muito, fazer um desse ai para uma estufa é muito bom ainda mais com um sensor de temperatura, parabéns Manual do Mundo!Parabéns Iberê!Parabéns Natã!
conseguiu ?
Iderê, simplesmente parabéns! já faz anos que sou inscrito no seu canal, desde o tempo que sua esposa era tímida e nem aparecia nos vídeos kkkk, tá cada vez melhor seu canal, parabéns pelo capricho e dedicação!
Muito bom! Parabéns! Mas tem o detalhe da luminosidade também, pois se vc rega uma planta quando tá muito quente, os estomatos dela que "funciona meio hidraulicamente" se abrem e ela pode deixar evaporar mais água do que ela absorve por causa do calor. Vc pode colocar um LDR no arduino e colocar mais um "IF" pra ver essa questão na exposição a luz e calor além da umidade tb! Abraço!! Victor Bértoli
Muito bom. Como é bom aprender com o Manual do mundo.
Sugestão: utilizar o Arduino com uma programação de temporizador e um alarme para cortar a água do chuveiro de forma automática. Exemplo: ao ligar o chuveiro elétrico, abre-se a válvula e inicia a contagem... após 4 minutos um alarme soa e após mais 1 min a válvula fecha e corta a água. Para um chuveiro tipo ducha, poderia colocar um sensor de vazão para identificar quando ele está ligado.
Parabéns pelo canal
Parabéns Iberê, sempre com novidades
Obrigado por compartilhar comigo seus conhecimentos
Pensa em um cara que tinha preguiça de aprender Arduino era eu.
Era, porquê do jeito que você ensina, agora eu aprendo!
ao invés de fazer a checagem de hora em hora, poderia ter tbm um limiar de 'terra seca' assim ele regaria sempre que necessário e n precisaria ficar verificando de hora em hora. o projeto ficou legal, parabéns!
Iberê, uma boa dica pra montar coisas na proto board, eu gosto em particular de usar pedaços de fios de cabo de rede (internet) é barato e vc corta e decapa ao tamanho preciso a montagem fica com uma aparência 10x melhor que usar cabos Jumper no mais ótimo vídeo
Nunca sou de comentar... porém parabéns esse curso todo está fantástico! Continue sempre! Forte abraço a todos da equipe!
O intervalo de uma hora é importante para que dê tempo da irrigação se espalhar por toda a terra para que você possa fazer uma leitura da umidade do solo mais correta. Se o intervalo de checagem da umidade do solo fosse muito curta poderia acontecer de a água, da rega anterior, ainda não tivesse se espalhado de forma a atingir o sensor de umidade solo fazendo com que o arduino execute outra rega no solo que já esta úmido.
Adorando conhecer o Arduino.
Eu programaria de outra forma. Se a umidade do solo estiver menor ou igual a 50% então inicia a rega, quando chegar em 75% desliga. Dessa forma você excluiria a contagem de hr em hr e regaria quando a plantas realmente precisasse, talvez 2 ou 3 vezes por dia de acordo com o evaporação da água. Adoro seus vídeos! Abraço. ;)
Para regar nesse 50% e parar no 75%, também não seria necessária a verificação programada?
Com certeza. Essa verificação pode acontecer de minuto em minuto ou de hora em hora, porém só iniciará a rega quando atingir 50%. E terá o termino aos 75%.
Ótimo, é pra esse nível que o manual do mundo tem que crescer!!!!
Horário de rega:
Nos testes acho interessante checar umidade e regar a intervalos curtos. Na hora de instalar na planta de modo definitivo acho mais interessante checar e regar no final da tarde e início da manhã. Pelo menos é o que tenho visto ser melhor para a planta. Durante o dia perdemos parte da água por evaporação e a água no solo passa mais calor para as raizes , prejudicando estas. Nas horas quentes o ideal é ter mais ar no solo para diminuir a passagem do calor para as raizes.
Grato pela explicação e pelo projeto pronto que eu estava procurando para depois então comprar o meu kit.
Abraços a todos os youtubers de Peidade !
Uma definição simples para esse vídeo: SENSACIONAL!
aula boa eu comecei do ep 1 e ja to aq vou tentar terminar talves vc não veja pq esse video é antigo mais parabens
Minha professora ama seus vídeos e eu tbm realmente são bons Deus te abençoe
Nossa isso é muito útil principalmente pra quem não tem tempo
E pra quem tem horta
Muito bom projeto ibere. Uma forma de saber qual a umidade que deve ser utilizada para desligar a irrigação é colocar sensor em um vaso com solo e satura-lo, e monitorar até parar de drenar, a umidade que estiver nesse momento é o ponto de desligamento. Fazendo isso o solo estará próximo do que em agronomia chama-se de capacidade de campo, ponto que o solo disponibiliza água para planta, fazendo assim com que a planta não sofra com falta de oxigênio e não morra por colocar água de mais.
Uma outra dica, esse modulo se desgasta muito fácil no solo e dura muito pouco, o que se pode fazer é usar um resistor soldado em hastes, pois com a saída de água no solo ocorre uma alteração na resistência do meio.
Pode-se ainda utilizar um sensor eletrônico feito com arduino, no youtube se encontra videos e uma cartilha para confecção desse sensor.
Opa ibere tudo bem .....
Então na verdade tem sim relé no tinkercad, tem até 2 modelos, e só ir em componentes, todos, e depois descer até a parte de CIs que eles estaram lá. Parebens seu projeto ficou incrível.....
😅👍😉👍
@ManualdoMundo o sensor de umidade de solo existem no tinkercad sim, porem na aba direita aonde você seleciona os componentes, vem por padrão "Basico", basta clicar na cetinha e selecionar a opção todos e aparece muitos outros componentes e sensores, inclusive o de umidade
Manual do mundo cada dia melhor.
Muito legal esse projeto seu, irá incentiva várias crianças a ter curiosidade e aprender mais .
Poderia fazer alguns projetos que levasse um meio de diversão junto com aprendizagem para seus vídeos e atrair mais pessoas ..
Meu TCC use o isso tbm Iberê, fiz uma estufa automatizada, ela rega, verificava e mostrava umidade do solo, abria e fechava as cortinas (sombrite) e ventilava estufa tbm
como conectou a válvula no módulo e no arduino ? estou meio perdido nessa parte. se puder me ajudar, eu agradeço
Ibere.. Top o curso, já assisti varios videos de arduino e estou aprendendo de fato com os seus videos, muito bem detalhado e didatico!!!
Faz um video com o módulo RTC para automatizar alguma coisa com o tempo!!!
Iberê, bacana o projeto, entretanto tem que conferir se o sensor continua sendo lido durante a rega pelo código, eu não cheguei a lê-lo, porém se ele ler apenas no começo e no final do código pode ser que a umidade do solo esteja, por exemplo, a 73% e o programa faça a rega pelos 20 segundos completos e encharque o solo passando do limite que você estabeleceu. Bacana começar a ensinar programação para a criançada nessa nova fase do canal. Abraços
Mais uma aula fora de série! Fantástica!
tem de posicionar estrategicamente esse sensor no vaso, caso fique superficial ele vai notar antes da água infiltrar que o solo ta úmido, pra evitar esse conflito tem de fazer um intertravamento (da prioridade a uma das duas condições), relacionar a quantidade de material a regar a taxa de infiltração e vasão da água.
Faço técnico em eletroeletrônica e esses seus vídeos estão me ajudando muito com as matérias do curso 💙 obrigadaaaaa
Iberê, eu sugiro uma pequena alteração no código, que irá deixar quase perfeito, retirar o tempoDeRega, e trocar na programação o IF(valorUmidade < valorDesejado) por um WHILE(valorUmidade < valorDesejado) e assim que sair do WHILE fechar a torneira, e retirasse o tempo de rega, assim seria uma ótima solução ON/OFF, mesmo sem o controle PID.
Resumidamente: de hora em hora vai entrar no loop WHILE se a umidade estiver abaixo do desejado, caso entre no WHILE: torneira vai ficar aberta até que chegue no valor desejado.
Joia! Muito bom! Rapaz faz tanto tempo que acompanho o canal Manual do Mundo que tinha esquecido que nos vídeos tinha um menino que sempre aparecia. Acho que falava uhuuu! Já deve estar grande! Quem é das antigas sabe que o Iberê faz vídeos a muito tempo aqui no UA-cam. Valeuu!