3 PRINCIPAIS FATOS PREJUDICAIS SOBRE A BIPOLARIDADE

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 17 лют 2022
  • ⭐ Live completa:
    Como a bipolaridade age no cérebro
    • Como a bipolaridade ag...
    Dr. Renato R. Silva (Médico Psiquiatra pela USP)
    CRMMG 54.154/RQE 39.620
    AVISO LEGAL
    As informações contidas neste vídeo não pretende substituir a consulta ao profissional médico ou servir como recomendação para qualquer plano de tratamento.
    De acordo com o Código de Ética Médica, esse vídeo tem somente caráter educativo, assim como, não são divulgados endereços e telefones de consultório, clínica ou serviço de saúde.
    Este vídeo foi produzido baseado na experiência do Dr. Renato Silva e em seu constante e apaixonado estudo das evidências científicas mais recentes.
    Procure seu médico, em caso de dúvidas.

КОМЕНТАРІ • 1,7 тис.

  • @andreiabarros3743
    @andreiabarros3743 2 роки тому +1135

    É um diagnóstico horrível, tive um surto psicótico e fui diagnosticada com bipolar, mas a atividade física me libertou. Iniciei fazendo caminhada, depois corrida com orientação do psicólogo criei as recompensas, sempre comia um chocolate na volta e criei esse hábito até fazer o processo de desmame e receber alta após 2 anos de tratamento. Há 5 anos estou livre, atividade física não sai da minha vida por nada, ela que regula os níveis de stress. Faça atividades físicas pesado que te dê prazer e libere esses hormônios!

    • @RaquelSilva-nd3pd
      @RaquelSilva-nd3pd Рік тому +12

      Sim...

    • @leaodias
      @leaodias Рік тому +14

      Amém Jesus

    • @belmartins86
      @belmartins86 Рік тому +16

      Mas você toma remédio?

    • @larissacustodio5846
      @larissacustodio5846 Рік тому +20

      Que depoimento lindo, parabéns!

    • @jessm17
      @jessm17 Рік тому +30

      @@belmartins86 ele falou que fez o desmame (parar de tomar o remédio) e está sem eles há 5 anos

  • @vladmirmonte1356
    @vladmirmonte1356 Рік тому +257

    Sou bipolar e evoluí para um quadro psicótico irreversível. Aliás, fui eu que levantei a hipótese de bipolaridade ao psiquiatra, quando pesquisei o assunto em 2000. Sim, tenho 63 anos e só cerca de 3 anos consegui o tratamento que me estabiliza. Falando com o psiquiatra de um grande centro clínico com todas as especialidades em Curitiba percebi que a medicação estava disponível há mais de 10 anos, e eu sofri por incompetência de alguns profissionais. Sou de uma área extremamente técnica da engenharia e perdi muitas oportunidades por causa de péssimo tratamento. Hoje estou estável, mas a ausência da medicação desencadeia um quadro psicótico terrível. Meus parabéns por tratar de um assunto complexo e técnico com simplicidade e de modo prático. Obrigado.

    • @anafauaz7782
      @anafauaz7782 Рік тому +15

      Vc pode me passar o contato do psiquiatra pois meu irmão está internado a 7meses sem acertarem com a medicação...

    • @regianesantos262
      @regianesantos262 Рік тому +6

      Por gentileza, preciso muito dessa clínica, boa referência de psicólogos, e ou Terapeutas. gratidão!

    • @detudoumpouco7969
      @detudoumpouco7969 11 місяців тому +3

      O contato por favor ajudem as pessoas se vc pode porque não

    • @eficazmente
      @eficazmente 11 місяців тому +1

      Parabéns por sua luta 👏

    • @eficazmente
      @eficazmente 11 місяців тому

      Gostaria de saber mais sobre sua história.

  • @sylviafernandescarneiro
    @sylviafernandescarneiro 11 місяців тому +140

    Minha infância e juventude foi toda marcada pela bipolaridade grave de minha mãe. Todos sofremos muito, mas sobretudo ela, suas mudanças de humor eram constantes, e na maior parte do tempo é como se ela nao estivesse lá. Senti muito a ausência afetiva dela, do olhar, do abraço, do beijo, do cuidado de mãe... Em muitos momentos ela se comportava de maneira agitada, desnorteada e indiferente a nós. Na época não tínhamos acesso a bons médicos e muito menos à medicação necessária, só fomos saber do que se tratava depois de décadas de sofrimento...era comum minha mãe se internar, inclusive, eram bastante frequentes. Como era doído visita-la e ter que deixa-la la...Fui muito ferida, sentia muita falta da minha mãe, que na maior parte do tempo era uma total desconhecida pra nós. Havia episodios de rejeição e isso gerava muita angústia. Mas sei que em nada ela era culpada, ela sempre foi a vítima. Tenho certeza do amor dela por nós, embora ela não soubesse demonstrar. Quando nasceram os netos, pude ver minha mãe mais estabilizada emocionalmente, e graças a Deus, ela pôde curtir a infância deles, cuidando e dando muito afeto. Eles foram parte da estabilidade dela pq o amor cura tudo. Hoje não a temos conosco, e apesar de tudo, ela nos faz muita falta ❤

    • @cristinamarques8673
      @cristinamarques8673 11 місяців тому +3

      Olá sinto muito sua perda ,sou bipolar desde os 13 tenho 39 hj ,mas descobri aos 26 com depressão pós parto ,qd em crise meu filho fica desesperado no olhar percebo ,me isolo e não tenho afeto nem por mim ,um abraço

    • @eliasliliu41
      @eliasliliu41 10 місяців тому +8

      Lembra muito a minha História com a minha Mãe.

    • @ziu5504
      @ziu5504 10 місяців тому +4

      Minha mãe também é bipolar ❤

    • @luanam.8433
      @luanam.8433 9 місяців тому +6

      Meu pai era bipolar (hoje já falecido), é muito triste pra pessoa e pra família também.. e na época não tínhamos acesso à informação como hoje. Isso me afastou muito do meu pai, porque eu era uma criança e não entendia nada.. 😢

    • @eliasliliu41
      @eliasliliu41 9 місяців тому

      @@luanam.8433 entendo como você se sentia,sinto a mesma coisa com minha Mãe.Eu pensei que era o único que sofria com esse problema
      A minha Mãe herdou da minha vó,meu irmão tbm tem.

  • @stterfersonbandeira8993
    @stterfersonbandeira8993 2 роки тому +248

    O exercício físico salva ! Em todos os casos . Acreditem !

    • @gabrielsyllwa
      @gabrielsyllwa 2 роки тому +15

      Exercícios físicos sempre ajudam

    • @morganalip
      @morganalip 2 роки тому +40

      Quem em crise consegue sair fazer exercícios físicos?

    • @chokitolac
      @chokitolac 2 роки тому +36

      @@morganalip exercícios físicos viciam, esse é o segredo, conseguir fazer todo dia até viciar e não conseguir parar

    • @annapaulakoslinski389
      @annapaulakoslinski389 2 роки тому +14

      Verdade. Tenho ciclotimia e faço exercício físico todo dia.

    • @familiadarayka
      @familiadarayka 2 роки тому +6

      Verdade

  • @alessandraferreira8013
    @alessandraferreira8013 11 місяців тому +44

    Minha mãe era bioolar, somente eu a entendia ela afastou a família toda, meu esposo é bipolar a família dele afastou dele. Hoje tenho 52 anos minha vida toda convivi cuidando das pessoas com essa maldita doença e hoje adoeci psicologicamente. Ninguém quer saber de nos escutar, nem a própria família.

    • @m.n6967
      @m.n6967 3 місяці тому +3

      Força, e sempre pode achar alguém

    • @Flor8063
      @Flor8063 2 місяці тому +2

      Que triste! Busque fazer terapia. Pecisamos estar bem para nós mesmos e para o outro. Deus a abençoe e te de saúde 🙏❤

    • @luizcesar3579
      @luizcesar3579 2 місяці тому +1

      Alessandra DEUS TE ABENÇOE

    • @vilafelizoficial1528
      @vilafelizoficial1528 2 місяці тому

      Isso mesmo Alessandra, meu pai aos 70 excluíu toda a família e hoje aos 72 ano vive com uma garota da internet( comprou casa p ela, deu plano de saúde) Até os netos q ele sempre.
      amou ele afastou.

    • @elainecristinabatissoco8684
      @elainecristinabatissoco8684 24 дні тому

      Bem isso.
      Sem contar todo o preconceito em torno da doença.
      Mesmo estável, depende do objetivo que se espera, somos julgados incapazes e perdemos direitos, por ter o diagnóstico e tomar medicação.

  • @cenasonoraexperience
    @cenasonoraexperience 2 роки тому +338

    Passei por isso! Sei bem como é! Foi quase enlouquecedor!
    Meu diagnóstico foi tardio para bipolaridade e transtorno borderline. Atualmente, sigo com alegria, bem estar e saúde, sem tratamento medicamentoso, mas sempre com acompanhamento psiquiátrico e psicoterapia, praticando minha fé em Deus e na vida, além de ter redirecionado o foco da minha energia psíquica para o meu trabalho, que consegui resgatar.
    Busquei compreender tudo o que aconteceu comigo no passado, como uma jornada pessoal que eu havia de vivenciar nesta existência. Aprendi a reconhecer e a desarmar os gatilhos de auto sabotagem e auto destruição, daí em diante tem sido mais fácil caminhar (este é um exercício diário, por toda a vida!). Já não sou mais revoltado com a Criação e deixei de ser ateu, o que considero a minha maior descoberta e vitória nesta existência, pois me poupou de sofrimentos maiores pela minha ignorância do óbvio. Também resgatei atividades que me faziam feliz, fico atento ao que me faz cair e que me faz surtar (abri mão dos ganhos secundários), fui muitas vezes internado de passar até 40 dias em clínica e hospital psiquiátrico, dentre outras experiências muito negativas que prefiro não mencionar. Houve um momento em que percebi que já havia ido além do fundo do poço, então, jurei pra mim mesmo fazer tudo o que era possível e ao meu alcance pra colaborar pro bem da minha condição de saúde psíquica. Não foi nada fácil pra chegar no momento equilibrado e produtivo que estou. Mas sempre acreditei que conseguiria! Mesmo nos momentos mais difíceis, eu repetia pra mim mesmo a seguinte frase: - Enquanto houver centelha de vida em mim, lutarei para "desarmar" as armadilhas que a minha mente cria. E usarei a criatividade dela a meu favor. Deu certo!
    Aos meus irmãos que vivenciam o mesmo, eu digo: Entreguem-se de corpo e alma ao tratamento medicamentoso, psicoterapia (no caso da terapia, se não tiver condições financeiras pra isso, descubram uma filosofia espiritual que os façam sentir bem e frequentem assiduamente, enquanto viverem na Terra), prática de uma fé e religação com Deus, prática de um hobby e atividades físicas, contato com a natureza sempre que precisar e puder, ouvir músicas motivacionais, ler e pesquisar muito sobre bipolaridade e borderline para se auto conhecer e evitar o que nos faz mal (e, principalmente, aprender a lidar com os próprios limites), etc. Sinceramente, é como se eu necessitasse aprender a viver a cada novo amanhecer!
    E isso não é ruim, é bom! É desafiante!
    Faz parte dessa jornada espetacular que é viver na Terra. Afinal, alguém disse que seria fácil?
    Bênçãos de saúde e paz pra todos!

    • @heltoncruz486
      @heltoncruz486 Рік тому +4

      Obgd

    • @cenasonoraexperience
      @cenasonoraexperience Рік тому +6

      @@lourdesesteves772 Deus abençoe a todos nós!
      Não tomo mais.

    • @laurasaad1230
      @laurasaad1230 Рік тому +5

      amei seu relato..me ajudou muito...vou rever tudo tb...vc está no caminho certo, isso aí...conseguir raciocinar e ter uma visão ampla e ao mesmo tempo com detalhes e sutileza...eu sempre tomei antidepressivo e tenho d rever isso, depois desse video..e uso um estabilizador q me ajuda muito ...Deus t abençoe

    • @laurasaad1230
      @laurasaad1230 Рік тому +4

      q remédios vc toma? eu tive esses 2 diagnósticos...mas é possível ser borderline e bipolar?

    • @eronildesribeiro8298
      @eronildesribeiro8298 Рік тому +8

      Com certeza não é fácil pois deixa a pessoa destruída.. Só a palavra de Deus Jeová dá esperança no futuro Isaías 33:24 diz que ninguém vai dizer que está doente todos nós temos esperança desse dia tão esperado que todos que o obedecem vão viver para sempre em paz e seguros dos perigos e das doenças Apocalipse 21;3,4

  • @vera1721
    @vera1721 Рік тому +101

    Tive meu primeiro episódio aos 20 anos...sempre depressão...Depois de alguns anos fazendo consulta por muito tempo com a msm médica ...tive meu diagnóstico como bipolar...fiz terapia tinha oscilações de humor...negava a doença depois de um tempo entendi que o remédio (lítio) era o que me traria equilíbrio e me livraria das crises pânico...Hj sei que todo bipolar é um guerreiro...alguém que anda na corda bamba e consegui superar o medo fui estudar me formei Professora e dps Psicóloga ...casei...divorciei..tenho 1 filho e 3 netas e anos antes tinha vergonha da doença emocional...Hj me sinto uma sobrevivente e vencedora por tudo que passei...foram muitos altos e baixos mas estou aqui viva com 55 anos fazendo tudo que gosto mas sempre me vigiando fz terapia e atividades físicas, pq está doença não tem cura mas podemos equilibrar .. regular o humor cada um tem seu tempo e jeito mas *não deixe os remédios sem orientação médica* Mas encontrei meu espaço, com mais equilíbrio usei o lado criativo e inteligente que todos nós temos e faço voluntáriado ajudo as pessoas ...escrevo no meu blog, canto, fz caminhadas e sou mt grata a DEUS Pque sei q nada é por acaso...Estou bem ...Só por hoje !!! Agradeço 🙏😉

  • @ludmilachagas6851
    @ludmilachagas6851 Рік тому +187

    Minha filha foi diagnosticada aos 19 anos,ela se trata,toma medicação e leva uma vida 99% normal, graças a Deus!

    • @DrRafaelrodrigues48288
      @DrRafaelrodrigues48288 Рік тому +3

      Provavelmente tem a forma leve do transtorno sem comorbidades graves

    • @flyhigh5481
      @flyhigh5481 Рік тому +1

      Qual medicamento ela toma?

    • @ludmilachagas6851
      @ludmilachagas6851 Рік тому +6

      @@flyhigh5481 Lamotrigina 100 mg,2 vezes ao dia.

    • @MariaSilva-yb1lj
      @MariaSilva-yb1lj Рік тому +1

      . muitos passa m isso dizem que é a doença do século

    • @roccomartins320
      @roccomartins320 Рік тому +4

      ​@@ludmilachagas6851 Ela chegou a iniciar tratamento com algum antidepressivo?
      Enfim, o médico acertou logo no primeiro prognóstico?
      Ela foi diagnosticada como bipolar ou tinha apenas convulsões?

  • @wellingtonleite9787
    @wellingtonleite9787 2 роки тому +418

    Eu estou a alguns anos dizendo aos médicos que não é so depressão, não é so ansiedade, pois depois de uns anos....vc começa a ver padrões no seu sentir, nas oscilações e com os videos de bipolaridade e informações voce sabe diferenciar..... e a maioria teima e diz que é e por ser SUS pior ainda, cada um quer tentar de novo e nao escuta vc trazendo o que vc sabe ja.....toda vez que eu vejo esses videos eu gabarito tudo....quando comecou....as oscilações....a mania....ansiedade e panico....eu ja surtei com antidepressivos....e parecia que eles me deixavam sem nenhum filtro emocional e num nivel de irritabilidade extremo....eu ia do choro a raiva..e comecei a ficar obstinado com as coisas...e ai ja sabia que eu estava maniaco...nem dormia...espero um dia achar um bom profissional....por que eu ja fiz um estrago enorme na vida..

    • @iararosa2155
      @iararosa2155 2 роки тому +32

      Desejo boas melhoras pra vc.

    • @kelly7688
      @kelly7688 2 роки тому +18

      Nossa...deve ser um inferno!
      Melhoras amigo 🙏

    • @Halbig_Rubinha
      @Halbig_Rubinha 2 роки тому +27

      Persista até você encontrar um médico que acredite em você !

    • @cassia948
      @cassia948 2 роки тому +30

      Infelizmente é assim, mas mesmo um medico pago é difícil. Você tem que ter alguém que você confie de verdade e ela ser sua ancora e para ela você tem que dizer tudo, sem medo de ser "doido" por isso uma pessoa de confiança e ela que vai te "trazer" de volta , porquê mesmo com o tratamento. Minha filha tatuou um lobo e uma corça na boca do lobo. (O lobo a crise o mau/ a corça ela o bem) quando em crise ela me apontava o lobo. E uma "doença" difícil mas você consegue ...só não deixe de ter alguém ele não precisa ser perfeito mas tem que ser confiável. ..

    • @andreianeves3679
      @andreianeves3679 2 роки тому +14

      Tente se conhecer melhor,que Deus te abençoe

  • @marciocesarmendessilva8411
    @marciocesarmendessilva8411 2 роки тому +64

    Poucos médicos sabem disso. É uma doença que passa despercebido. Quase ninguém se interessa. Aí,.fica um monte de gente ignorante dizendo que é demônio ou outra coisa do tipo. Parabéns Dr! Obrigado por sua excelente contribuição. Muitos brasileiros sofrem disso.

    • @laurasaad1230
      @laurasaad1230 Рік тому +2

      ou só diagnosticam os sintomas. q é depressivo, ou tem ansiedade ..e aí ,pode ser bipolar e nem sabe

  • @anthonydesa3056
    @anthonydesa3056 2 роки тому +124

    Gostei da sua sinceridade Dr, mandou a real pra pacientes e familiares, eu passei por uma boa fase de remissão da bipolaridade e achava que deveria parar a medicação, depois da sua explicação fico mais firme no meu tratamento, graças a Deus e a ciência hoje temos remédios para esse transtorno

  • @joelcioeclaudia1
    @joelcioeclaudia1 2 роки тому +20

    Minha mãe é bipolar grave, a primeira crise foi aos 33 anos e hoje, aos 70 anos está demenciando com perda consideravel na região frontal e média na lateral. Ela mora comigo há 5 anos, perdeu totalmente a independência, mas, agora consigo cuidar dela adequadamente. Infelizmente deixava os tratamentos e entrega em crises casa vez piores.

  • @lilianenogueira946
    @lilianenogueira946 2 роки тому +50

    Ah se eu tivesse achado um médico assim para me explicar isso há 40 anos.. minha vida seria outra. Gratidão doutor.

  • @amandaksl
    @amandaksl Рік тому +15

    Estou a quase 4 anos em tratamento. Porém meus sintomas são desde criança e eu não sabia, tive um luto em minha adolescência e uma depressão silenciosa e fingia que estava bem. Aos 21 fiz cirurgia bariátrica, e isso afetou meu psicológico de uma forma sem explicação, pois já estava afetado. Cheguei ao médico com 25 anos com inicialmente depressão profunda e baixa de vitaminas grave, quase não recuperei! Tratei dois anos dificilmente, descobri que minhas mordidas e crises desde a infância eram border..e também precisavam ser tratadas. Fiquei Hipocondríaca, não podia mais ver remédio..tomava pra dormir. E nisso, durante minha vida, as vezes eu dava uma ansiedade que eu saía comprando as coisas. Depois passava e eu arrependia. Igual quando eu comia. Depois de dois anos de tratamento o médico me deu esse diagnóstico de TAB2 grave. Eu demorei aceitar, e sofri muito, cheguei a desistir. Pq ninguém vê a bipolaridade com seriedade assim. Quando vc vê que é tão difícil, vc não quer encarar. Enquanto eu não aceitei e controlei a IMPULSIVIDADE que é acho que a principal dificuldade do Bipolar eu não consegui controle. A atividade física é primordial! Hoje eu estou bem melhor. Até os remédios diminuíram bastante, mas é como uma diabetes, ou pressão alta, tem que tomar remédio a vida inteira! Não podemos achar que melhoramos e parar... Só melhoramos pelo remédio contínuo tomado corretamente e Deus ajudando. É uma luta constante e é muito difícil. Confesso que é mais difícil quando tendemos a descontar em nós mesmos com o border. É lutar contra o EU! Só Deus! E ainda aguentar gente falando que é frescura, balela, falta de fé! Preconceito! Em pleno 2022! Muito mais do que com negros, gordos, pobres, seja lá o que for! Ninguém fala disso!

  • @lourivalhonorato5065
    @lourivalhonorato5065 Рік тому +24

    Eu sou bipolar me tornei ciclista por orientação do meu médico, e aprendi a meditar pra prestar atenção nos pensamentos e me manter focado, e horrível as variações de humor

    • @Angelfire2oo9
      @Angelfire2oo9 22 дні тому

      Vc se livrou da medicação, com a atividade física ? Eu parei a medicação a 1 mês e estou lutando pra ficar bem

    • @lourivalhonorato5065
      @lourivalhonorato5065 22 дні тому +1

      @@Angelfire2oo9 caminhada ajuda, mas presta muita atenção nos pensamentos e torna eles mais otimistas e pé no chão, melhoras...

    • @Angelfire2oo9
      @Angelfire2oo9 21 день тому

      @@lourivalhonorato5065 obrigada 🙏

  • @sirleidexavier_67
    @sirleidexavier_67 2 роки тому +35

    Exercícios físicos boa alimentação e boas amizades lugar de confiança... o médico tá dentro de você, pode crer 🗝

  • @marciocostarodrigues2072
    @marciocostarodrigues2072 9 місяців тому +8

    Exatamente o q aconteceu comigo. No início dos anos 90 senti uma angústia ( q hoje sei q era depressão) e me aconselharam psicanálise. No decorrer do processo passei a me sentir muito bem, mas na verdade estava entrando em hipomania ou mania, porém a psicanalista julgou que eu estava me expressando mais plenamente. Tive inúmeros conflitos de trabalho em q eu julgava ter razão e ainda com o apoio da psicanlista. Só vim a ser diagnosticado em 2011 qdo uma psicologa me encaminhou a um psiquiatra. Porém ñ aceitei o dianóstico e achando q eu estava bem e ñ tinha nada abandonei os remédios. Entrei então em fase maníaca contínua, sem intervalos entre fases. Por isso fui internado em 2021 e apartir dai assumi o tratamento, sendo q entrei em depressão profunda. Levei 2 anos para sair do processo depressivo e me estabilizar. Hoje levo uma vida totalmente normal. Faço terapia comportamental cognitiva e atividade fisícas diariamente. Posso dizer q hoje sou feliz.

  • @gildeteazevedo3554
    @gildeteazevedo3554 2 роки тому +128

    Minha bipolaridade foi diagnosticado como depressao e hj aos 50 anos, me encontro entre a loucura e o desânimo Total pra Viver.

    • @josehenrique8133
      @josehenrique8133 2 роки тому +9

      Toma omega 3

    • @elianeoliveira6264
      @elianeoliveira6264 2 роки тому +4

      Eu também 👍

    • @rafaeldoni948
      @rafaeldoni948 2 роки тому

      Tome chumbinho ( carbamato), vai ficar zero doidona

    • @adrianoooo10000
      @adrianoooo10000 2 роки тому +12

      Tenta suplementar vitamina B12 methyl 5000. Recomendável da Jarrow. A falta de B12 pode acarretar em diversos problemas neurológicos

    • @raimundabarbosadossantosma2057
      @raimundabarbosadossantosma2057 2 роки тому +6

      @@josehenrique8133 de fato o ômega 3 de boa qualidade tem muito me ajudado, tenho percebido uma melhora
      Bem lembrado

  • @THAUANNYSANTOS-or5uw
    @THAUANNYSANTOS-or5uw Рік тому +59

    Descreveu toda minha vida, o pior é mesmo com todas as "coincidências" duvidar do diagnóstico e continuar me culpando a achando que é do meu caráter! Vídeo sensacional, obrigada!

    • @robertavilasboas5282
      @robertavilasboas5282 Рік тому +5

      Minha família quase destruiu minha vida por acusar meu caráter por aquilo que na vdd era uma doença.

    • @prx877
      @prx877 Рік тому

      ​@@robertavilasboas5282 também, é assim quase sempre

  • @Chris-jt1gj
    @Chris-jt1gj 2 роки тому +146

    Cresci com uma mãe bipolar que nunca fez tratamento. Muitos episódios de depressão dela, e outros de crise onde ela atacava nós filhos e o meu pai. Mudava tudo olhar, comportamento. Era outra personalidade. Hj ela tem 73 anos e nos prejudicou muito.

    • @roselannerodrigueslins7531
      @roselannerodrigueslins7531 2 роки тому +12

      Eu também passei por isso. É terrível

    • @roselannerodrigueslins7531
      @roselannerodrigueslins7531 2 роки тому +15

      @@flor_de-agosto_00 se perdoa e peça perdão pra seus filhos. Eu já perdoei minha mãe. Eu entendo essa moléstia.

    • @anameigger4271
      @anameigger4271 Рік тому +36

      Eu também. Ela ainda é uma baita de uma narcisista. Destruiu a família inteira, abusou psicologicamente do meu pai até ele morrer. Hj mora em um asilo, está em crise maníaca deixando todos loucos por lá. É a pior pessoa que conheci em toda a minha vida

    • @vanusaarruda7941
      @vanusaarruda7941 Рік тому +33

      @@anameigger4271 ela e doente então não fale assim

    • @renatatamara4218
      @renatatamara4218 Рік тому +15

      @@vanusaarruda7941 tbm fiquei triste com esse relató deveria assistir o mais vídeos do Dr Renato,a mãe é doente 😔

  • @CalipsoCareline
    @CalipsoCareline Рік тому +68

    Fui diagnosticada aos 26, comecei a demenciar prq comecei a usar muita substância, comecei a demenciar, não formava uma frase... Atualmente estou em tratamento, tive uma overdose ao usar as substâncias escondidas. Estou tentando largar as dr0gas, nem sempre consigo. Olhando pra trás percebo que tinha surtos a cada 1 ano. Atualmente minha memória e capacidade motora, de organização e etc já está muito melhor. Estou orando pra conseguir manter o tratamento.

    • @Fernanda-wn4rm
      @Fernanda-wn4rm Рік тому +4

      Sou bipolar...não uso drogas nem bebo...que Deus lhe abençoe.

    • @edgaroliveira698
      @edgaroliveira698 Рік тому +3

      Qual sua idade amigo? Qual o tipo da sua bipolaridade? Você faz o tratamento? Desculpa por tantas perguntas, é que fiquei interessado, me identifiquei

    • @cidasheldon9709
      @cidasheldon9709 Рік тому +1

      Força , fé e perseverança e vc conseguirá .se Deus quiser. Abraços...Deus é com vc .

    • @JorgeDellal
      @JorgeDellal Рік тому

      Deus amigo, já fui viciado em coke, só ele me curou. Medicamento nenhum é capaz de curar a nossa sanidade ou problema por completo!

    • @dianamarques8217
      @dianamarques8217 7 місяців тому

      Uma vez um medico falou que doenca mental e igual Salpicao e Ai?🤔😳

  • @Dudelima86
    @Dudelima86 Рік тому +64

    Muito exclarecedor. Minha primeira crise foi aos 14 com depressão. Aos 26 eu busquei ajuda pra insônia e o psiquiatra me receitou tarja preta que me levou a euforia e forte depressão em seguida. Aos 30 busquei ajuda novamente e o psiquiatra me receitou anti depressivo que novamente me levou a euforia. Só hj aos 36 tive o diagnóstico de bipolaridade e comecei tratamento com risperidona. Procurei médico com depressão e insônia, expliquei todo o meu trajeto e ele me receitou risperidona. Estou me sentindo bem em apenas 4 dias de medicação e pretendo não interromper mais o tratamento.

    • @andersoncapa
      @andersoncapa Рік тому +2

      Com insonia tu dormia quantas horas por dia? E a respiridona nao piora o desanimo, visto que ela baixa a dopamina?

    • @agda_bs
      @agda_bs Рік тому +2

      Eu faço uso da rispiridona a 2 anos e resolve mesmo.

    • @Dudelima86
      @Dudelima86 Рік тому +2

      @@andersoncapa cheguei a ficar dias sem dormir. Continuo tomando risperidona e me sentindo bem

    • @leonardoreis8145
      @leonardoreis8145 Рік тому

  • @dark_age5
    @dark_age5 Рік тому +8

    Nada melhor do que descobrir o que está acontecendo conosco...

  • @luciasouza8255
    @luciasouza8255 2 роки тому +9

    Esse médico nasceu pra ser psiquiatra, é mto bom

  • @massoterapiasholisticas5297
    @massoterapiasholisticas5297 Рік тому +15

    É dificil achar médico que diagnostica e medica adequadamente 😢. O medico mal quer escutar o paciente😢. Ouvir esse video notasse a dedicação paciencia e carinho desse doutor 🌺 parabéns doutor

    • @AdeG..
      @AdeG.. 11 місяців тому

      Fui numa psiquiatra altamente sem paciência e arrogante. No fim me vi batendo pouco com ela. Paguei pra ouvir coisas horríveis que ela me falou com a maior falta de sensibilidade. Mal ouvia o que eu disse. Odiei.

  • @Aferreira898
    @Aferreira898 2 роки тому +12

    É Dr Renato, com certeza o estresse sufoca principal quem tem Transtorno Bipolar!
    Acaba interferindo no sono, na alimentação.
    Tem que ficar bem atento.

  • @anapatriciaoliveiradossant3490
    @anapatriciaoliveiradossant3490 2 роки тому +181

    Como psicóloga, receba todos os meus aplausos com relação à esse assunto. Aprendo muito à cada video e live. Parabéns.

  • @simone1784
    @simone1784 5 місяців тому +1

    Tô com 53 anos, tratando depressão com clínico geral. Essa semana fui numa psiquiatra pela primeira vez rever meu antidepressivo que não tem funcionado a um tempo e pasmem...sou bipolar tbm. Meu Deus

  • @MarciaCristina-ts7id
    @MarciaCristina-ts7id Рік тому +16

    Vendo seu vídeo, percebi que tive meu 1° episódio de hipomania aos 08 anos, aos 09 anos, depressão, aos 12 anos de hipomania, é só tive o diagnóstico aos 30 anos, por um amigo de faculdade que era pediatra dos meus filhos... precisei me aposentar aos 35. Tentei suicídio 09 vezes; tem 06 anos que estou na bipolaridade tipo 02 mas, mais depressão que mania, com intervalos bimestrais, mesmo tomando antidepressivo e estabilizador de humor; não consigo meditar, tenho síndrome do pânico e transtorno de ansiedade ... faço terapia e me tornei isolada, medrosa, incapaz de me relacionar . Vivo sozinha e infeliz.

    • @mhsantos1389
      @mhsantos1389 11 місяців тому +4

      Vc não é invisível, eu te vejo. Força!

    • @MarciaCristina-ts7id
      @MarciaCristina-ts7id 11 місяців тому +4

      @@mhsantos1389 pois você acertou "na veia" como dizem aqui no sul... há tantos anos me sinto um vulto na multidão, que já nem sei mais quem ou o que sou... acredite: não é falta de fé ou tentativas...

    • @Sakura_San444
      @Sakura_San444 9 місяців тому +2

      @@MarciaCristina-ts7id Você descreveu como estou vivendo minha vida. Espero que eu não viva muito, estou aguardando Deus vim me buscar.

    • @grazielebrum1
      @grazielebrum1 8 місяців тому +2

      Ore! É muito difícil! Mas diga Jesus! Não te esqueças de mim! Cura-me! Todos os dias.

    • @Ianguilhermee
      @Ianguilhermee 7 місяців тому +1

      @@Sakura_San444Por favor observe que vc é importante e está aqui até agora por n motivos!
      Vc precisa virar a “chave” de pensamentos, neutralizar, e deixar passar. Com terapia, medicação adequada pelo seu medico e exercícios físicos, vc muda em algumas semanas.
      Depois de aproximadamente mais de 13 bilhões de anos, temos essa breve passagem no vasto infinito espaço tempo, não se preocupe, assim como o momento do nascimento, já existe o da morte, nada vai adiantar vc querer apressar algo que não está sob seu controle. Enquanto isso aproveite, pois já estamos predestinados. Cuide-se espiritualmente também.
      Ser de Luz

  • @ruamafernandes1951
    @ruamafernandes1951 2 роки тому +9

    Estou apavorada com o que você disse, doutor!!! Vou ficar demente? Como me cuidar? Explica isso melhor! 😯

  • @celiacristina6606
    @celiacristina6606 Рік тому +6

    Desde a infância tive problemas psicológicos e psicoses é só agora que fui diagnosticada com bipolaridade, desde mania a depressão, minha família me chamava de lerda

  • @kingphone5423
    @kingphone5423 Рік тому +3

    Meu pai era bipolar diagnosticado, era uma pessoa muito difícil, não era uma pessoa legal. Um homem matou ele com um tiro na cabeça e quando me deram a notícia eu nem chorei. Nunca foi um homem para a família e nunca me ajudou em nada na vida. Depois de sua morte eu sonhei com a voz dele me pedindo desculpas. Algum distúrbio psíquico eu devo ter herdado dele, o que eu presumo é que sou autista. Mas sigo em frente.

  • @sandracorrea8311
    @sandracorrea8311 2 роки тому +48

    Dr Renato está muito mas muito acima dos psiquiatras com os quais me tratei. Ele é uma raridade 💎💎💎

    • @laurasaad1230
      @laurasaad1230 Рік тому +1

      vdd

    • @juliaalvesjeronymo6786
      @juliaalvesjeronymo6786 7 місяців тому

      Nem me fale, você passa nos médicos ninguém sabe te explicar! É muito difícil ter um tratamento adequado

  • @genilcamelo9452
    @genilcamelo9452 Рік тому +5

    Tratamento precoce é o menor caminho para espantar o mal da bipolaridade. Tratamento e atividade física é céu de estrelas para nos manter felizes e conscientes de que derrotamos a bipolaridade.

  • @cristianesantos9424
    @cristianesantos9424 Рік тому +20

    Eu tive um surto psicotico alucinações, fiquei totalmente louca, e tive episódios de mania durante o tratamento, eu ouvia vozes, eu criava histórias na minha cabeça, e muitas mas muitas outras coisas, fiquei 30 dias internada, eles me dopavam muito de remédio, mas meu corpo não respondia, até eu sair do surto demorou demais 😢😢 minha família e eu sofremos demais, eu nunca imaginei que eu pudesse ter uma doença desgraçada dessa, eles me diagnosticaram bipolar, porém eu não aceitei, tomei os remédios durante uns 7 meses e abandonei o tratamento, agora estou sem dormir e vendo seus vídeos eu aprendi que é um gatilho pra ter outros surtos 😭😭😭 não quero aceitar a doença, é tão difícil gente 😭

    • @antoniaalencar9761
      @antoniaalencar9761 10 місяців тому +1

      Com remédio vc fica estável, sem remédio vc não fica bsm ! O remédio te salva !

    • @wjc8468
      @wjc8468 10 місяців тому +1

      Olá! Hj em dia, tem medicamentos bem mais eficientes... Volte ao tratamento e tenho certeza que vc ficará bem e estável.. Vai dar tudo certo, confie..

    • @user-pj5bn4rr4i
      @user-pj5bn4rr4i 8 місяців тому +2

      Moça, se acalma, não é vergonha nenhuma ter transtorno, acontece, o cérebro é um órgão como qualquer outro e ele pode não funcionar como deveria. Ele pode fazer uma função incorretamente, mas o importante é que tem tratamento! E os remédios tendem a ser bem eficazes. Não é culpa sua, aceite se cuidar, vergonha mesmo é cair no mesmo erro e não lutar por si mesma.
      Vai ficar tudo bem, mas primeiro aceite a realidade e acredite q vai dar tudo certo, exemplos de q isso não impede de ter uma vida normal tem aos montes por aí.

  • @elgarejanealbuquerque7246
    @elgarejanealbuquerque7246 2 роки тому +23

    Excelente explicação, principalmente para aqueles que vivem dizendo que é doença da alma.

  • @raimundabarbosadossantosma2057
    @raimundabarbosadossantosma2057 2 роки тому +69

    Eu comecei as primeiras crises aos 19 anos
    Hoje tenho 71anos
    Meu primeiro episódio foi depressão

  • @msligiaveiga
    @msligiaveiga 2 роки тому +24

    Descreveu minha vida!!! Retomei meu tratamento esse ano depois de uns 3 a 4 anos de quando achei que estava bem...tenho TAB tipo 2 e não me levava a sério. Agora retomei o tratamento, ainda tô ajustando a medicação e não quero abandonar o tratamento justamente por saber disso q vc falou, especialmente a demência.

  • @vandajanainastocco1738
    @vandajanainastocco1738 Рік тому +30

    Música abaixa o meu cortisol 😊
    Sou bipolar tipo um e é difícil aceitar isso. Mas estou me tratando. Obrigada pelos vídeo. Amooooo a sua vida Dr. Deus abençoe sempre vc e sua família ❤️

    • @giozoppelari2279
      @giozoppelari2279 8 місяців тому +1

      Para mim é uma bênção, um alívio. E sim, muito rock. 🎶🎼🎸

  • @amo1204
    @amo1204 8 місяців тому +3

    Muitas pessoas não sabem o quanto é difícil encontrar especialistas com a destreza como a do Dr Renato. Ah se eu tivesse tido essas explicações desde a adolescência.... Agora estou na luta para me estabilizar e recuperar a memória depois de mais de 20 anos de tratamento não adequado. Dificuldade até para escrever (atualmente me encontro prolixa e dislexa). Dr Obrigada por este trabalho maravilhoso.

  • @fernandaboaventurabenitez7845
    @fernandaboaventurabenitez7845 11 місяців тому +5

    Tenho transtorno bipolar, desde os 13 anos, tomo meus remédios e me esforço muito para nunca ter crises porque tenho consciência disso.

  • @giselevalido8260
    @giselevalido8260 2 роки тому +29

    Queria ter assistido esse vídeo (MUITO NECESSÁRIO, POR SINAL) há, pelo menos 20 anos...minha mãe está demenciando já...😔. Parabéns e obrigada por tanta informação importante para a vida das pessoas. 🙏

    • @ksp1ify
      @ksp1ify Рік тому

      Sinto muito! Minha mãe não aceitava medicações e teve 3 (quase 4) surtos psicóticos dentro de 9 anos... agora está tomando ácido valproico e haldol decanoato com mais seriedade

  • @silvanaalvessantana8536
    @silvanaalvessantana8536 2 роки тому +29

    Dr sou enfermeira e caiu esse vídeo aqui! Super aula da fisiopatologia! Amei ! Continue com essa didática que quero aprender muito contigo

  • @eugeniobrito490
    @eugeniobrito490 2 роки тому +15

    Você é um anjo, enviado por Deus, meu caro Dr. Renato! Que Deus, em sua infinita bondade, continue a te abençoe e proteja 🙏 🙌🏻

  • @cristinaflores7670
    @cristinaflores7670 Рік тому +14

    Dr. Renato, estou perplexa! Nunca ouvi uma explicação como essa. Faz TODO o sentido do mundo! Tudo se encaixa agora, no meu entendimento. Anos de estudos ( como leiga) e nunca me senti tão " entendedora" do assunto, como agora. Parabéns!!!👏👏👏👏👏👏👏

    • @DrRenatoSilva
      @DrRenatoSilva  Рік тому +1

      Olá Cristina! Me alegra muito saber que este vídeo trouxe a clareza que você buscava sobre esse assunto. Como costumo dizer, conhecimento salva. Muito obrigado por acompanhar por aqui, um grande abraço!

    • @cristinaflores7670
      @cristinaflores7670 Рік тому

      @@DrRenatoSilva compartilhei e estou muito feliz! Continuarei por aqui, aprendendo! Abraços agradecidos!

  • @libiacatarina2204
    @libiacatarina2204 2 роки тому +16

    Obrigada Dr Renato pela explicação, sou bipolar, tive várias crises e comecei o tratamento tarde… mas com sua explicação, ficou claríssimo, me sinto bem e amparada agora, pois entendi a importância da medicação.

  • @nynnax8581
    @nynnax8581 Рік тому +3

    eu sou bipolar desde que eu nasci ha 50 anos atras, e so comecei a tratar aos 46 anos, tenho todas as crises, as manias pelo menos 3x ao dia, as vezes acho que tenho varias personalidades dentro de mim, meu pai, meu melhor amigo na vida, depois de Deus. morreu, vai fazer 1 ano dia 21 agora, minha familia nao acredita em mim, e ha poucos meses fui aposentada por invalidez permanente gracas a Deus. 😔

  • @veronicapardo2347
    @veronicapardo2347 2 роки тому +79

    Uma aula. Gratidão, pq nenhum médico que levei a minha filha, explicou isto, nem quando foi internada, anos e anos sem entender. Gratidão

    • @lisiane3803
      @lisiane3803 2 роки тому +4

      Oi! Leve também sua filha na igreja e coloque louvores de adoração a Jesus em sua casa e louvem. 🙌

  • @scarfontes
    @scarfontes Рік тому +5

    Ótimo vídeo. Confesso que a primeira vez que ouvi essas informações eu não acreditei de imediato, nunca tinha ouvido nada parecido. Como eu seria a “sortuda” de passar essas coisas?
    Até que tive a segunda crise em tempo recorde, em 9 meses.
    É difícil entender e aceitar. Hoje com 26 entendo como o remédio me tornou uma pessoa muito mais equilibrada, saudável. Sinto verdadeiro carinho fraterno pelo meu psiquiatra.
    Obrigada pelo vídeo, com certeza irá ajudar muitos jovens e adultos. ❤

  • @soqcomg
    @soqcomg Рік тому +22

    Fui diagnosticada aos 18 anos como borderline mas recentemente um outro médico que vou a mais tempo diagnosticou bipolaridade. Me identifico demais com os dois, sem tirar nem pôr. Faço tratamento psiquiátrico desde os 17 e sinto exatamente que minhas tentativas su1c1d4s tem cada vez vindo num espaço de tempo mais curto que o anterior, episódios de mania então... do mesmo jeito. Nessa uma vou sempre mudando medicacáo estou sempre meio letárgica ou com mal estar. Tem q ter mta força pra não desistir

  • @marcelocarvalho5270
    @marcelocarvalho5270 11 місяців тому +2

    Tive 2 crises de hipomania .. na primeira gastei tudo que eu tinha .. sorte que era pouco !!
    Na segunda vez minha namorada ( ex ) não podemos culpa la . . Disse
    Você não para de falar . !! Não estou entendendo nada !!
    Nos tínhamos uma festa .
    Eu disse . Não vou !!
    Ela entendeu...
    Pensei vou andar pra gastar energia .
    Andei das 10 da manhã até as 8 da noite . .
    Fui para o grupo dos narcóticos anônimos rsrsrs.
    Minha cabeça dizia para eu sair ir beber. Balada etc
    Errei a senha do banco 3 X. Não conseguia mais gastar.
    Fui na reunião do NA liguei pra minha família e pedi para irem me buscar !!
    Identifiquei em tempo de não fazer merda !!
    Acho que suas informações são ótimas !!
    Talvez você possa fazer um vídeo de quais são os sintomas da crise de mania . Saber identificar é fundamental !!
    Conheço um cara que comprou 8 carros... a pessoa não tem a menor noção do que está fazendo !!
    Não sou de falar da minha vida. . Mas essa minha experiência ajude alguém !!
    Espero que sim..

  • @amandaksl
    @amandaksl Рік тому +7

    O mais difícil é aceitar o diagnóstico. Pq as circunstâncias contribuem pra dizer que tem motivo pra estar triste naqueles períodos, insônia, etc. O consumismo vindo em períodos e passando, depois volta. E o pior é que desde criança vem acompanhado de Borderline, compulsão alimentar, porém um QI fora do normal, até chegar a uma crise de depressão tão terrível que o foi difícil até pra medicina tratar. E realmente a família não ajuda, só leva pro lado da fraqueza, frescura, uma pessoa que sempre demonstrou auto suficiência, a família atrapalha muito! Por isso durante o tratamento a gente acaba afastando dos familiares. Ainda vêem tudo como depressão (que não é simples) e isso pra eles é frescura!

  • @andersonarry9720
    @andersonarry9720 Рік тому +6

    Esse médico é fenomenal em suas explicações. Ensina muito ..e o conhecimento nos ajudar a entender e ajudar quem precisa...não parece um bicho de sete cabeças...mas tem que buscar o diagnóstico certo e aceitar o tratamento. Todos que fazer corretamente terá suas vidas e seus projetos tocados normalmente.

    • @DrRenatoSilva
      @DrRenatoSilva  Рік тому +1

      Olá Anderson! Obrigado pelas suas palavras gentis sobre o meu trabalho!
      É isso mesmo, o diagnóstico correto é importante para receber o tratamento adequado e assim alcançar a estabilidade. Agradeço por sua apreciação e espero continuar sendo uma fonte de ajuda para você e muitas outras pessoas.

    • @angelamaria-ig7ks
      @angelamaria-ig7ks Рік тому

      Preciso de ajuda vivo depreciva e pouco em mania só me passam antidepressivo

  • @juniortavares7015
    @juniortavares7015 Рік тому +7

    Alguém que ajuda o próximo com amor. Parabéns doutor.

  • @saraoliveiragermano6145
    @saraoliveiragermano6145 2 місяці тому

    Dr. Renato, muito obrigada por esclarecer sobre a doença, e com tanto carinho e de fácil entendimento.... Creio que todos que possuem o diagnóstico, ou quem ama alguém que está enfrentando a doença, serão muito beneficiados pelos vídeos! Que Jeová Deus te abençoe grandemente.
    Eu sou bipolar, passei por muitas dificuldades assim como todos que enfrentam a doença! Fui tratada inicialmente como quadro de depressão profunda, medicada de forma errada desde os 20 anos. Com 31 tive um surto psicótico, e veio então o diagnóstico! Tive as várias fases do luto em saber da doença, primeiro o ódio, a rejeição, o sofrimento... Até chegar à aceitação completa do meu caso!
    Hoje me sinto menos deslocada, e menos culpada a cada vídeo seu que eu assisto! Pois é muito desafiador ver as pessoas seguindo suas vidas naturalmente, sabendo que você dificilmente terá uma vida tão linear assim, sem altos e baixos o tempo todo!
    Eu descobri com seus vídeos que ainda não estou estabilizada, devido ao seu conteúdo!
    Já chorei assistindo muitos deles, porque você fala o que eu sempre quis explicar, só não sabia como!
    Quem possui a doença gente, não percam as esperanças, tenham fé, tomem os medicamentos, tenham no mínimo 4 pessoas como suporte, esteja ao redor de pessoas que saibam da sua condição e mesmo assim te amem, independente dela! ❤️

  • @julianacolaco
    @julianacolaco 2 роки тому +7

    Nossa. Que triste. Minha mãe é bipolar. Passei muito mal com ela no último ano. Que terrível. Obrigada pelos esclarecimentos.

  • @fatimagalli9318
    @fatimagalli9318 2 роки тому +11

    Otima explicação, ate que enfim entendi o que é bipolaridade ,é muito mais complicado do que eu imaginava, obrigada

  • @augustodossantos1251
    @augustodossantos1251 Рік тому +17

    Com a ajuda de Deus e da ciência ( bons profissionais como você dr Renato), espero ter uma melhora em meu quadro emocional.
    Desejo também a todos que sofrem desse transtorno que a gente continue tendo esperança!

  • @sarahfrancisca9723
    @sarahfrancisca9723 2 роки тому +2

    Obrigada Dr. RENATO, que Deus o mantenha esse ser de luz sempre esclarecimento os seres aflitos e leigos e q muitas vezes não sabem nem por onde começar

  • @tiberionascimento4998
    @tiberionascimento4998 Рік тому +2

    Informação, didática e clareza. Parabéns pelo trabalho. Utilidade pública.

  • @alessandralucindadasilva
    @alessandralucindadasilva 10 місяців тому +4

    Vc é uma benção na vida de nós todos. Super esclarecedor!!! Parabéns...

  • @flaviacarvalho3421
    @flaviacarvalho3421 2 роки тому +4

    Que excelente explicação!!! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.

  • @davianecosta7903
    @davianecosta7903 Рік тому +1

    Muito didático, esclarecedor. Gratidão por esse conteúdo Dr.Renato! De utilidade pública.

  • @mariabernadetedasilvapavao5768
    @mariabernadetedasilvapavao5768 2 роки тому +3

    Muito obrigada. Explicação clara, assertiva e muito importante.

  • @marciacristinaguarda8607
    @marciacristinaguarda8607 2 роки тому +7

    Descobri com mais de 40 anos! É muito dificil

  • @benimmdc1822
    @benimmdc1822 2 роки тому +13

    O difícil é falar no assunto para aquele familiar que porventura, seja bipolar

    • @renatas.5531
      @renatas.5531 2 роки тому +3

      No meu núcleo familiar, eu fui a única a procurar a ABRATA e levar info relevante a todos. Simplesmente, fui desacreditada. Todos preferem jogar o assunto pra baixo do tapete. O familiar está estável no tratamento. Pelo menos isso. Mas todos fingem que não teve nada, que não é nada.

    • @laurasaad1230
      @laurasaad1230 Рік тому

      @@renatas.5531 q é Abrata?

  • @daianicarvalho1409
    @daianicarvalho1409 2 роки тому +6

    Você é um profissional extraordinário... Gratidão pelos vídeos que tens liberado no UA-cam. Minha mãe tem transtorno bipolar, assisto os vídeos na esperança de ajudá-la a viver de uma forma mais natural e feliz.
    @DR. Renato Silva

  • @ciadaloba6209
    @ciadaloba6209 2 роки тому +3

    Este foi um dos vídeos mais esclarecedores que assisti. Gratidão!

  • @elienecruz2832
    @elienecruz2832 Рік тому +4

    Eu tenho episódios de agressividade cada vez mais constantes, nunca tive um diagnóstico, já estou no quarto psiquiatra, sempre que pergunto eles dizem pra eu não me preocupar.
    Crises de pânico, ansiedade e depressão estão em minha vida desde a adolescência

  • @FC-sq8vp
    @FC-sq8vp 2 роки тому +110

    Na verdade, essa doença é bastante complexa, repleta de variáveis por anos e até uma vida.
    Acredito, que uma ínfima parte da população, tenha a chance de obter um tratamento adequado, por tanto tempo.
    Além de muito boa vontade, é necessário, um caminhão de dinheiro, para entender os episódios, e ter o acompanhamento necessário. Como também, muita boa vontade da pessoa e parentes próximos.
    (E os parentes, também tem suas fases e variáveis de vida).

    • @ceciliabernardinorosa2534
      @ceciliabernardinorosa2534 2 роки тому +5

      falou tudo

    • @raphaeljudice5280
      @raphaeljudice5280 2 роки тому +3

      Não é tão complicado assim. Porém, apoio familiar é fundamental.

    • @ceciliabernardinorosa2534
      @ceciliabernardinorosa2534 2 роки тому +9

      @@raphaeljudice5280 O Problema é que normal a família não aceita,a minha mãe não aceita o meu transtorno! Não gosta nem de ouvir falar. E por outro lado nem falo para os outros membros da minha família. O apoio que recebo da minha mãe é que ela compra os remédios e paga a psicoterapia e acha que está fazendo muito.Enfim.....É difícil.

    • @raphaeljudice5280
      @raphaeljudice5280 2 роки тому +6

      @@ceciliabernardinorosa2534 nossa, que difícil... Olha, querida, desculpe se pode ter parecido um julgamento. Não foi minha intenção. Minha história com o transtorno em si é bastante complicada, como a da maioria. Porém, sempre recebi apoio da minha família. Mesmo assim, nossos familiares passam por fases de aceitação. Não sei quanto tempo você está diagnosticada. Meu pai, por exemplo, teve uma fase de revolta. Em que "não aceitava isso", pois eu havia "nascido perfeito". Não entendia que era uma coisa despertada por fatores do ambiente, segundo uma causa interna. Depois isso mudou.

    • @ceciliabernardinorosa2534
      @ceciliabernardinorosa2534 2 роки тому +6

      @@raphaeljudice5280 Não querido,não pareceu que era julgamento não. De fato cada um teve sua vivência com a doença. Sou diagnosticada desde 2013 mas teve um ano que minha mãe jogou toda medicação fora. E fiquei 1 ano sem tratar e piorei bem agora desde 2015 sigo sem parar o tratamento. Minha mãe é idosa e nada conseguirei mudar na mente de 80 anos dela.

  • @marcosestevammsantos4583
    @marcosestevammsantos4583 11 місяців тому +5

    Dr. O senhor é o médico que mais conhece profundamente esse assunto. Sem permitir que fique nada sem ser esclarecido.
    Sou bipolar desde início dos anos 80 e sei a gravidade desse transtorno. Agradeço muito.

    • @DrRenatoSilva
      @DrRenatoSilva  11 місяців тому +2

      Olá, Marcos! Obrigado por sua consideração. Quanto mais conhecimento temos sobre o assunto, mais as estratégias de tratamento - e a importância delas - fazem sentido. Isso tudo traz aderência ao tratamento e, por consequência, a melhora dos sintomas. É por isso que costumo dizer que conhecimento salva! Muito obrigado por acompanhar por aqui!

    • @user-ho2rc6yu6e
      @user-ho2rc6yu6e 10 місяців тому

      Aprendi muito. Comecei tratando com lítio, mas não me dei bem, agora uso lamotriigina e me sinto ótima

  • @roberttafrancolin-euotaroe9495

    Renato, obrigada pelo esclarecimento primoroso, Deus te abençoe eternamente 🙏🏻😘♥️

  • @anapaulaferreiraleite8495
    @anapaulaferreiraleite8495 2 роки тому +18

    Meus parabéns novamente!! Sua clareza e objetividade, além é claro do domínio do assunto, são incríveis!!
    Muito obrigada por seu trabalho!

  • @mariavanderleiagomesdeoliv7851

    Aprendi o que é sensitizacao e estou super grata!! Doutor fera ! Aprendendo muitooo

  • @fernandamenezesfranca
    @fernandamenezesfranca Рік тому +5

    Uma perfeita e excelente aula!!! Quantas pessoas não sabem disso e sofrem tanto tempo! Foi o caso da minha mãe que há mais de 40 anos foi tratada para depressão e ansiedade e só hoje consegui depois de muito implorar para rever o caso dela e que suspeitava de bipolaridade iniciar um tratamento adequado e correto! O caso dela se enquadrou em tudo que você falou! Tempo, intensidade, espontaneidade e o que vem agregado à doença. Chegou muito próximo à demência! Sorte que encontrei uma excelente psiquiatra que já está prescrevendo o tratamento adequado e já estamos percebendo grande melhora no caso dela.
    Que não haja mais preconceito e negligência na saúde para este problema de saúde. É muito triste! Só quem está próximo sabe e vê o quão é sofrido para todos!

  • @quedmagoncalveschaves8703
    @quedmagoncalveschaves8703 2 роки тому +7

    Dr. Renato, excelente professor!! Obrigada.

  • @conceicaomorais4500
    @conceicaomorais4500 2 роки тому +4

    Excelente aula, amei! Deus abençoe você!

  • @polianasepulveda2226
    @polianasepulveda2226 Рік тому +12

    Trabalhei com uma pessoa com diagnóstico de bipolaridade e foi MT difícil conviver com ela. Tinha crises gravíssimas há cada ano mas o pior era conviver com ela no dia a dia. Começava a falar uma coisa e em dois minutos tá brigando sozinha. Gente, que difícil!

  • @marilenechaves9325
    @marilenechaves9325 Рік тому +2

    O exércicio física praticamente me cura.....
    Regula meu círculo circadiano , aprendi tb que tenho que malhar de manhã. Aprendi que tenho que dormir entre 20:30 e 9:30...
    Acordo às 4:30 ou 5:00.
    Quando saio disso me sinto mal , malho as 7 horas da manhã. Musculação dia sim dia não 8km a 10km...
    Depois vou trabalhar às 9:00 chego às 18:00 ou 19;00 janto. Tomo um banho quente.....
    Esse e meu melhor remédio , e usando fiz isso me curei, até um pouco de álcool me permitia, mas quando parei tudo isso,,, em um ano bebi muito e fiquei pior.... Agora comecei a 1 mês a academia, fui no médico ele passou sertralina e amitril , tenho certeza que tenho bipolaridade, o médico não.... Me fez muito mais pq tava na faze da depre me deu uma coisa ruim que nunca senti. Fui em outro médico ele passou ascilopram tbm não vejo muito efeito, remédio que me sinto bem e o clonazepam a noite e só, me regula e fico bem , sem que viciaa mas vou tomar até voltar dia 13 no médico pra ele passar um regulador de humor que não vicia, eu piorei com sertralina .......
    Sei o que sinto e o decorrer da minha vida, mas tem médicos teimosos ,não aceitam a gente da o diagnóstico....

  • @josegeraldopsicologo
    @josegeraldopsicologo 2 роки тому +4

    Muito pertinente essa explicação. Muitas pessoas que ainda não aceitaram o diagnóstico abandonam os medicamentos e, por passarem algum tempo sem os sintomas, acham que não precisam mais da medicação.

  • @beatrizsbeats
    @beatrizsbeats 2 роки тому +20

    Tenho mãe e filho bipolares e cada dia aprendo um pouco mais. Seus vídeos estão sendo excelentes para aliviar a dor de convivência e um facilitador para que ele não sofram também. Sei bem o que é passar por inúmeras situações ao longo de mais de 40 anos vivenciando as consequências dessa doença. Fácil não viu!! Gratidão!! Parabéns pelo seu excelente trabalho!! Estimo que a sua mãe fique bem também!!

  • @hannatattoo
    @hannatattoo 2 роки тому +23

    Eu depois de passar por várias coisas ruins, desenvolvi a bipolaridade com 37 anos. Porém eu corri para tratar e meus sintomas são bem sutis. Não tenho mania de grandeza e outros citados que eu já vi. Às vezes me isolo, tenho insônia, fobia social, ansiedade e pânico. Não tive mais insônia pq meu médico ajustou o medicamento devido à ansiedade.

    • @marii9711
      @marii9711 Рік тому

      Você não é bipolar!!

    • @marii9711
      @marii9711 Рік тому

      Procure um neurologista você não é bipolar

    • @naguchi100
      @naguchi100 Рік тому

      ​@@marii9711 você é médica psiquiatra?

  • @Aferreira898
    @Aferreira898 Рік тому

    Excelente esclarecimento!
    Amo suas explicações.
    Muito obrigada 😊

  • @barbaralima5387
    @barbaralima5387 6 місяців тому

    Muito obrigada por produzir este conteúdo doutor e por falar de forma clara e simples. Eu fui diagnosticada há um mês e saber o que de fato eu tenho, para mim, foi libertador. Eu sofria demais por fazer tudo o que necessário e sempre estava em crise. Saber que essa doença tem tratamento, gratuito pelo SUS, inclusive, me deu motivo para continuar lutando e não desistir. Estou estudando muito e buscando o máximo de informação confiável, pois o conhecimento salva. O senhor com certeza salva muitas vidas! Obrigada

  • @oqueaprendidavida8509
    @oqueaprendidavida8509 2 роки тому +8

    Gostei do vídeo. Bem explicadinho!! Está tão na moda dizer que tem bipolaridade, sendo que muitas das vezes é apenas imaturidade emocional para lidar com as situações da vida

    • @bernzin9507
      @bernzin9507 Рік тому

      Diagnóstico errado de amigos e 9parentes

  • @sharizeshari3748
    @sharizeshari3748 Рік тому +9

    Que vídeo maravilhoso! Sempre procuro pesquisar sobre depressão, bipolaridade e ansiedade para tentar entender e lidar com minha mãe. Nunca tinha encontrado um vídeo/ uma explicação tão objetiva e esclarecedora. Obrigada.

    • @solangesilveira1890
      @solangesilveira1890 Рік тому

      Já tive crise de Pânico por conta da depressão posso ser bipolar também?????

  • @vanessamartinsdesouza1718
    @vanessamartinsdesouza1718 Рік тому

    Nossa,que médico sensacional!O melhor psiquiatra que já vi.

  • @adrianaabreu4743
    @adrianaabreu4743 Рік тому +1

    Conteúdo tremendamente esclarecedor. Obrigada.

  • @susanefalcao5305
    @susanefalcao5305 2 роки тому +47

    Agora fez todo sentido. Sempre nos meus exames de rotina, meu cortisol está alto. Vídeo de extrema importância, nunca associei o uso do remédio para a prevenção da demência.

    • @canaldocoelhinho5146
      @canaldocoelhinho5146 Рік тому

      E o q quer dizer o cortisol alto , tem relação com a bipolaridade ?

    • @michigana1
      @michigana1 Рік тому +5

      @@canaldocoelhinho5146 o bipolar tem sempre o cortisol alto, é o hormônio do stress, ou seja stress sempre alto que gera ansiedade constante até chegar a crise de pânico se não tratado, assista o vídeo, ele explica isso em detalhes lá.

    • @canaldocoelhinho5146
      @canaldocoelhinho5146 Рік тому +1

      @@michigana1 obrigado !

    • @jussaraoliveiradearaujolon950
      @jussaraoliveiradearaujolon950 Рік тому +4

      @CANAL DO COELHINHO , cortisol em alto você fica estressadissimo, aí já viu né doidão caçando briga ,sem sono . Irritado ao extremo e a convivência em sociedade fica difícil.

    • @canaldocoelhinho5146
      @canaldocoelhinho5146 Рік тому +1

      @@jussaraoliveiradearaujolon950 obrigada 🙏

  • @gilsilva868
    @gilsilva868 Рік тому +18

    Obrigada por dedicar uma parte do seu tempo precioso para nos deixar informados sobre a bipolaridade. Deus abençoe ❤️

    • @DrRenatoSilva
      @DrRenatoSilva  Рік тому +4

      Gil, boa noite! Fico feliz em poder contribuir, como costumo dizer, conhecimento salva! Um grande abraço.

    • @gilsilva868
      @gilsilva868 Рік тому

      @@DrRenatoSilva ❤️

  • @jenecineumannquadros7616
    @jenecineumannquadros7616 8 місяців тому +1

    Agradecida dr.,suas aulas estão me ajudando muito a entender meu filho,e cuidar dele com sabedoria,Deus lhe abençoe sempre!

  • @WaniadeCarvalhonatureba
    @WaniadeCarvalhonatureba 11 місяців тому

    MUITO obrigada pelas informações Dr, serão de suma importância para mim e para minha família. Sou mãe de uma moça bipolar e mais dois filhos .com outros transtornos mentais também, e comigo formamos uma família bastante sofrida ,porém MUITO mais unida e harmoniosa porque priorizamos o conhecimento e os benefícios da ciência ,bem como de uma espiritualidade saudável. Irei , certamente, compartilhar este vídeo .com todos eles e amig@s, grata 🙏🏼🏵

  • @lizianibmichetti
    @lizianibmichetti Рік тому +3

    Vídeo sensacional. A sua explicação é muito esclarecedora e importante. Cada dia te admiro mais , Dr. Renato. Obrigada pelo brilhante trabalho que tanto está me ajudando!

    • @DrRenatoSilva
      @DrRenatoSilva  Рік тому

      Liziani, boa noite! Fico muito feliz em saber que tem gostado do conteúdo e que tem te ajudado. Muito obrigado por acompanhar por aqui, um grande abraço!

  • @deborah8816
    @deborah8816 2 роки тому +5

    Explicação excelente!

  • @user-ho2rc6yu6e
    @user-ho2rc6yu6e 10 місяців тому +1

    Excelentes falas as suas. Tive meu pai e irmão com sintomas graves, e só depois dos 58 anos me diagnosticaram corretamente. Outra vida 😊

  • @vivianebueno800
    @vivianebueno800 Рік тому

    anjo! obrigada por estar aqui !

  • @lena.morena.3338
    @lena.morena.3338 Рік тому +4

    Eu tenho uma irmã que é bipolar,ela toma remédio controlado,mas quando melhora ela para de tomar os remédios e quando ela se estressa com alguma coisa entra em crise fica doidinha e preciso internar e o pior é mesmo com crise ela sabe o que está fazendo.

  • @agabrielabarbieri
    @agabrielabarbieri Рік тому +9

    Sensacional doutor!
    Agora entendi TUDO!! Já estou compartilhando com as pessoas que estão precisando ouvir isso.
    Mto obrigada e Deus te abençoe por esse trabalho maravilhoso! 👏🏻👏🏻👏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    • @DrRenatoSilva
      @DrRenatoSilva  Рік тому +3

      Oi Gabriela, como é bom ler seu comentário e saber que o conteúdo está ajudando. Grande abraço!

  • @carmencinira6110
    @carmencinira6110 Рік тому

    Bom dia a todos!
    Vejo quanto é importante em nossas vidas, q é está em comunhão c Deus e buscar conhecimento,pq conhecimento é libertador?
    Q Deus abençoe e direcione a todos!
    Gratidão ao Dr Renato!

  • @AdrianaGDPrado
    @AdrianaGDPrado 2 роки тому +2

    Amei as explicaçoes...muito obrigada!