Não sei se estão aceitando sugestões de noticias, mas ainda assim quero compartilhar uma que pode ser interessante: Uma iniciativa nacional recente chamada Shonen West, busca publicar mangás brasileiros tendo como editor chefe um ex-assistente de um lendário autor japonês: Tetsuo Hara. Além disso, a editora conta com apoio de autores japonês como Hagemoto (autor de mangaka da favela) e Boichi (autor de Dr Stone).
Estamos vivendo a epidemia do vício em smartphone. Isso acaba com a capacidade de concentração, suga a atenção e condiciona nossa mente a ficar no "scrolling infinito" mesmo sem vontade, porque o corpo já tá condicionado mesmo. Pior é que isso é tratado com a maior normalidade.
Que mundo esse povo vive, q nojo, antes fosse a escolha ou livro ou smartphone. Criaturas do inferno ... a escolha, para a imensa maioria (esse é o momento que vc se ilude especial, na sua bolha) é ou comer e trabalhar ou trabalhar e comer.
No meu caso,o maior problema foram os vídeos curtos. Pra ler livros,estudar e até pra jogar jogos minha paciência desabou depois disso. Agora,foco em vídeos mais longos e diminui muito os vídeos curtos.
O Brasileiro historicamente lê pouco. Não chega a surpreender. Ha também uma tendência de longo prazo (+ de 20 anos) de aumento de investimento na educação pública e uma redução nas notas dos testes internacionais. Então muitos alunos têm analfabetismo funcional e dificuldade com operações matemáticas elementares. Então o problema vai mais além de apenas não lerem tanto.
É tenso, pq o mercado nessa área sai muito prejudicado e novas iniciativas nacionais muito promissoras como a Shonen West, acaba tendo dificuldades para crescer (mesmo tendo apoio direto de autores do Japão como o Boichi de Dr Stone)
É na hora que aprovarem a "lei do preço fixo", aí que vai despencar a leitura no Brasil, pois muitas pessoas só conseguem comprar livros e quadrinhos por causa dos descontos.
A quantidade de livros que é possivel ter acesso de graça. Eu tenho livros aqui para ler para o resto de dez vidas. As pessoas não leem não só por falta de opções!
Pelo menos vai acabar com os cambistas de edições definitivas dos x men e homem aranha por exemplo. Pois eles compram tudo na pré venda e não deixa nada pra ninguém nem no dia de lançamento.
Sinceramente, acho que o preço importa menos, pq o brasileiro não valoriza livro, o meu custa 40 reais, e quando alguém pergunta o preço, eu digo e vc vê a expressão da pessoa de "tá caro", sendo que eu ganho só 10 reais nisso! Acho que nosso poder de compra miserável acaba sendo secundário, pq o brasileiro não vê gastar dinheiro em cultura como um investimento, mas um gasto desnecessário!
Nem todo livro custa 100 reais.Acho livros de 30,40,60.Depende o livro. Além disso,muitas pessoas torram 200 numa balada ou restaurante fácil mas tem pena de dar 100 reais ou menos num livro. Na minha opinião é falta de incentivo a ler e muito desinteresse.
Sobre a questão da leitura, penso que atualmente, com o fácil acesso a meios de entretenimento rápido, tais como redes sociais e aplicativos de vídeos curtos, a sociedade brasileira, que já não tinha o hábito de leitura, não demonstra interesse pela atividade, preferindo essa outras formas de passar o tempo. Na verdade, para muitos brasileiros ler é até uma perda de tempo, eu mesmo já cansei de receber críticas, principalmente dos meus familiares, por comprar livros e quadrinhos, afirmando que era um gasto inútil. É uma questão cultural, posto que somos apresentados à leitura na época da escola, mais por obrigação do que por um incentivo à prática em si.
Não acho que seja culpa da tecnologia. Tem mais a ver com a formação da pessoa desde a infância. Se vc n criou o gosto na infância, vc vai precisar de um motivo muito atraente pra conseguir criar esse gosto quando adulto. Agora ler quadrinho é uma coisa, e ler livros em geral é outra tbmm quadrinho é mais raro ainda na minha opinião.
As escolas forçam os alunos a lerem livros que muitas das vezes têm um vocabulário mto extenso pra idade deles, por isso que tanta gente odeia ler, porque não tem liberdade pra ESCOLHER POR CONTA PRÓPRIA O QUE LÊ. Também tem a questão social, econômica e cultural tbm
Em primeiro lugar na pesquisa está a desculpa mais infeliz: falta de tempo. "Olhando" friamente, todos estão lendo, só que no smatphone. Ligado a isso, saiu uma pesquisa falando que, por causa dos textos curtos que vemos no scroll, as pessoas estão condicionadas e uma parte da população desenvolveu problemas para manter a concentração com textos longos. Por outro lado o exemplo é algo muito importante, e o exemplo que o povo brasileiro tem (e teve) em seu cargo mais importante, nos últimos 20 anos, podem ser classificados como péssimos, ou terríveis. Especulando, é só ladeira abaixo.
E é por isso que devemos fazer ir ladeira a cima Estimulando as pessoas as lerem coisas como quadrinhos, mangás bons e coisas assim, para depois passar para livros, e nós temos que dar um bom exemplo de como a leitura faz bem Principalmente para jovens
Discordo da colocação, docentes não são de "baixa qualidade". A pedagogia para a formação deles segue normas e padrões basilares. As políticas públicas, ou melhor, a falta de muitas delas, o sucateamento e a precarização das condições para trabalharem. "Privatização" e desvalorização das carreiras tem como reflexo a transferência desses defeitos e falhas para o processo pedagógico.
Uns anos atrás, aumentaram a taxa sobre livros, alegando que fariam isso pois os Brasileiros não estavam lendo muito... E A SOLUÇÃO FOI AUMENTAR O PREÇO DOS LIVROS!!!!!????? É óbvio que quem não tem dinheiro sobrando não vai gastar 100 reais num livro.
Entendo que é errado, porém certas obras nunca chegarão aqui, fora que algumas obras apesar de estarem disponíveis para compra, com o aumento dos preços, realmente não são acessíveis para muitos brasileiros
@@heytorsoaresdesouza4422exato, até os mangás que nasceram pra serem baratas e de fácil acesso sofreram uma gurmetização e tão um absurdo ter uma coleção é quase impossível
DIZEM QUE O BRASIL NÃO É UM PAÍS DE LEITORES EU DISCORDO, O MAIOR PROBLEMA NO BRASIL É O PREÇO ALTÍSSIMO QUE SE PAGA PRA LER HOJE EM DIA , UMA HQ SIMPLES NÃO SAI PIR MENOS DE R$ 10,00 , ESSE SIM É O MAIOR FATOR DE QUEDA JÁ QUE O LEITOR ESPERA PROMOÇÕES PRA ASSIM ADQUIRIR SUA HQ .....
Mas a pesquisa pergunta de leitura. Não há necessidade de consumo para se ler. Ou não deveria. Para aumentar o índice de leitura no país, biblioteca é muito mais importante. Não há ganho social através do consumo
@@thiagocandido13no mundo prático o trabalhador mal consegue consumir... Ler seria um grande luxo... Muitos tentam fazer no transporte público mas já tentei e dá muito enjoo.
Mas aí que tu se engana, porque a classe que mais compra livro é a classe média, mas é também a que menos lê e isso se verifica por pesquisa, com uma média de 5 livros comprados por ano, mas tipo, menos de 3 lidos por ano, não lembro onde li esse dado. Então o problema é leitura mesmo.
O bom dessas pesquisas é que você nunca conhece alguem quem respondeu a elas. Unica vez que eu mesmo respondi um pesquisa dessas grandes, os caras foram num lugar nixado ja esperando ter certas respostas e ainda tentavam direcionar as respostas ou seja dar o resultado que eles querem.
Essas pesquisas já são todas erradas, por incluírem pessoas que leram apenas 1 livro no ano. Não tem filtro algum. Se você lê um livro, já é considerado leitor segundo esses sensos aí. Tem que tomar cuidado com isso.
É incrível como qualquer discussão na internet, seja lá sobre qual assunto for, vira "direita vs esquerda". Até aqui a galera levou pra esse lado. Bizarro.
Eu sou uma leitora assídua mas sou paciente,com o aumento de preço exorbitante a minha saída está sendo os sebos mas confesso que até em alguns sebos não está valendo a pena,alguns livros/hqs/mangás usados mais caro que os novos.
Leio um livro por mês, alternando entre autores nacionais e estrangeiros. Também leio muito quadrinhos. E isso sem deixar de ouvir música ou acessar a Internet, revezando essas atividades quando chego do trabalho ou não preciso sair por algum motivo. É estarrecedor ver que sou um caso isolado, as pessoas que conheço, em sua grande maioria, não têm hábitos regulares de leitura.🎉
Nos últimos anos, eu migrei dos livros físicos para os ebooks. O repositório de livros digitais é enorme, insluve de graça. Inclusive, quando não tenho o Kindle à mão, leio no prório smartphone. App de leitura ou app de feed infinito são escolhas que você pode tomar ao usar seu smartphone. O que você faz quando está na fila do supermercado, banco, aguardando em consultório? Não tem dinheiro? As bibliotecas públicas te emprestam. Reforço, são escolhas...
Antigamente as pessoas tinham vergonha de dizer que não leram um livro(sim, pessoas mentem em pesquisa), atualmente dependendo da pessoa, ela até sente orgulho de não ter lido.
Quem diria que essa aposta cada vez maior em produto gourmet (caros) iria resultar em diminuição de leitores, mas na gibisfera vamos continuar vendo muita gente só valorizando esse tipo de material
Maurício de Souza merecia o primeiro lugar pelo incentivo a leitura, por histórias maravilhosas e inesquecíveis e por fazer com que procuremos outros clássicos !
Eu voltei a ler depois que comecei a usar o aplicativo Kindle da Amazon. Posso baixar os livros no celular, tablet ou computador e também posso revisar rapidamente minhas marcações. Desde 2022 já foram 44 livros. Infelizmente muitos livros não estão na plataforma, mas faz parte do jogo.
na decada de 70/80 minha mae preta empregada domestica sempre comprou quadrinhos para mim. revistas de estórias em quadrinhos disney , gasparzinho, brasinha, homem aranha, superman, batman. hoje é sem condições de se comprar uma misera revista em quadrinhos uma que sao vendidas somente em bancas de centro super caras só sobrou usadas.
O problema não é a falta de interesse em ler, mas sim o preço dos impostos e do papel que é muito caro, e isso obviamente aumenta o preço dos livros. E como a maioria esmagadora dos Brasileiros não tem muito dinheiro sobrando para gastar "atoa", as pessoas preferem gastar com comida mesmo. E também tem o lance de que a internet não é mais só entretenimento, ela é importante no trabalho, então como não dá para ficar sem internet, o pouco de dinheiro sobrando vai para as mensalidades de um plano de internet, então não sobra muito para gastar com supérfluos e cultura, se já estão pagando um plano de internet, as pessoas usam ela para se divertir.
Eu gosto muito de ler,mas nesses ultimos anos com os aumentos de preços está deixando a leitura praticamente impossível,mangás e quadrinhos estão com preços absurdos,pagar quase 50 reais num tanko é osso
Eu tenho minhas dúvidas em relação a essas pesquisas, será mesmo que está diminuindo oa leitores ?? Que editoras de HQs novas surgindo nesss tempos, feiras de livros e HQs sempre lotados e tals, será mesmo que está diminuindo ou é so uma pesquisa sensacionalista ❓🤔
eu não sei quando isso vai acontecer, porem em algum momento as redes sociais, pelo menos no formato atual de doom scrolling, tem que ser consideradas um problema REAL. E eu falo isso por experiencia propria. eu tenho consciencia de que isso me faz mal. e que há tempos não lia de verdade nem quadrinhos que dirá texto corrido em 500 paginas (o que até 2014, antes do boom das redes, era algo relativamente tranquilo pra mim). Eu estou num esforço herculeo pra me livrar desse vício, colocando livro no smartphone e baixando app que deixa o celular menos atraente, pra ver se eu volto a fazer as coisas que gosto e deixo esse vício sem futuro de lado.
Essa questão já é velha e todo mundo sempre continua caindo no "quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha?". São vários problemas estruturais mas desconfio bastante dessas "pesquisas" que na maioria das vezes são tendenciosas e levam muito mais em conta a leitura como consumo...
Eu gosto de ler, mas tempo é um fator mesmo. Como eu trabalho um pouco longe de casa, uso o tempo de deslocamento ao trabalho para ler. Pela manhã como consigo ir de ônibus, deixo pra ler gibis. Na volta do trabalho viajo de trem, ai acho mais facil ler um livro. Não dá pra ler durante todo o trajeto, mas das mais de 3h de deslocamento ao dia, consigo ler 1h30mim ao dia.
Assim como monopólio da Sony não seria bom, o da Amazon também não é! Enquanto leis como a Cortez e outras não forem aprovadas os preços nunca vão diminuir!
O problemas e que não tem incentivar ou éstimulado as pessoas a leitura e questão financeira💰😔 não e todo mundo que tem dinheiro sobrando para gastar com hqs, livros📚 outro coisa a maioria dos jovens de hoje em dia eles fica o tempo todo no celular 📱 e nas redes sociais também tem outros mídias músicas🎶, filmes📽, series, jogos🎮, serviço streamers, que chama mais atenção do público a verdade e que as pessoas tem preguiça de ler qualquer coisa
O que me fez parar com as Hqs foi a pressão infinita de novos lançamentos todos os meses, se voce deixar algo para depois ele esgota e nunca mais é lançado, só vai achar 5x mais caro. Enemtrando nesse topico de valores é um absurdo os valores do mercado. Tenho saudades e vobtade de voltar a ler porem nainha atual situação é impossível 😢
Errado mano, eu só compro em sebos e tem muita coisa boa sim e por um preço muito menor. Se vc vai em sebo de livros os quadrinhos é bem barato, agora se vc vai em sebos só de quadrinhos os caras aumentam mesmo os itens esgotados.
@hakurikoh irmão pode até ser sua realidade mas eu moro em uma cidade no interior de São Paulo, a cidade tem o tamanho de um ovo, se eu vou em um sebo só acho revista da veja ou jornal. Não considere a sua experiência como verdade absoluta para a realidade dos outros. Como disse no meu comentário, esses foram os fatores que fizeram ***EU*** parar de colecionar e ler HQs, sem classificar como certo ou errado ;)
A única "SOLUÇÃO" que eu penso no momento, é conscientizar as pessoas desse preço absurdo cobrado no papel, e até nas taxas. Pq muita gente "REALMENTE" não sabe disso, tem bastante pessoas culpando as publicadoras pelos livros estarem cada vez mais caros, sendo que o real problema não é esse, até pq para quem vende os livros é muito mais vantajoso que ele seja de mais fácil acesso para o publico. O ideal mesmo, seria se juntar nas redes sociais e fazer um protesto (saudável), para demonstrar que tem gente se importando com isso, é muito melhor do que só ficar parado reclamando. Funcionou com os jogos, depois do protesto que fizeram, diminuíram um pouco as taxas sobre os jogos de videogame, podemos fazer o mesmo.
Dedicar três meses a uma obra de qualidade não deveria ser um problema (QUALIDADE = aquilo que nos identificamos). A pergunta mais interessante não é ‘QUANTOS?’ ou ‘QUAIS?’, mas sim COMO lemos. Na nossa bolha leitora, o que parece importar é apenas adicionar novos volumes à estante ou ticar mais um livro da lista. O ato de colecionar, muitas vezes, obscurece o de explorar, especialmente quando a pilha de leitura parece interminável. Quanto aos analfabetos funcionais, é profundamente lamentável ( e contagioso, se o objetivo geral for apenas virar a maior quantidade de páginas possível em 3 meses).
Como os jovem vão se interessar na leitura se não sabem ler!!! Esses memos jovem vão para escola para aprender qualquer coisa menos as matérias do currículo escolar
O celular nada tem a ver com o problema. Não é de hoje que os brasileiros são pouco dados à leitura como entetenimento. Entre os jovens, eles preferem diversao como jogos ou assitir videos. Os mais velhor, cada vez trabalhando mais e ganhando menos, falta tempo e disposição.
A gente vê como a mente das pessoas esta deturpada pelo consumismo extremo. Nao passa pela cabeca da maioria dos comentaristas que os paises com alto indice de leitura possuem um indice de biblioteca per capita absurdamente maior do que o brasileiro. Alem disso, a pesquisa aponta, como diz a Mari, que muita gente nao lê por cansaço. A jornada de trabalho influencia muito isso. Por isso precisamos da jornada 4X3. Trabalhar pra viver, não viver para trabalhar
Todo autor de livros com um minimo de amor proprio não venderia seu livro por 2500 reais ou uns 500 dolares no maximo pra ser um futuro desempregado. Tem que ser muito burro e traidor da propria categoria pra se vender, sendo que está mais pra uma doação, em que ele e toda categoria sai perdendo por meia duzia de avarentos burros ou desesperados. 😤😤😤
A sony ter o monopólio dos animes é um desastre, pq não se trata de dominar e sujar um rio, eles querem fazer isso na fonte da água, aí já sabem o que vai rolar!
Vejo pelos meus gurizoes… iam comigo a livrarias, pediam livros, pediam pra eu ler … hoje é ver vídeo de cachorro chupando picolé e gato andando de bicicleta e outras coisas relevantes …uma pena este abandono da leitura . Lamentável mesmo …
A leitura nas escolas são opcional vai dificulta crianças e jovens de ler livros ,se fosse obrigatório numero X de leitura por ano para passa de ano já aumentaria taxa leito mesmo após escola.
Puxa, q curioso. O custo dos gibis e livros parece q nao afeta ninguem. Pais economicamente no buraco mas só internet e falta de tempo está influenciando. Entendi.
Viva perigosamente... Traia seu smartphone com um livro!!😜😜😜 5:18 : A resposta está mais perto do que podemos imaginar; a educação - ou a falta da mesma - começa em casa! Se os pais não leem, ou não estimulam os filhos a lerem, aí é que a coisa não vai pra frente!! 5:55 : Caso esse monopólio da Sony se concretize, não nos espantaremos se, muita gente boa partir para a produção independente... É uma tendência que está cada vez maior! E sabemos bem que que os japoneses têm capacidade para isso!! 7:43: Se a Harper-Collins me viesse com uma proposta dessas, QUEREM SABER PRA ONDE EU QUERO QUE ELA VÁ???
Reais ou dólares, ainda assim é golpe, e o autor que aceitar está traindo a própria categoria, além de ser um avarento burro ou burro desesperado!!! 😤😤😤
@kantami4866 no sentido de que livros fisicos e para as editoras, creio que vai ser um caos total. Mas eles só querem olhar pra si proprios. Os poucos que ainda compram algo fisico/kindle vão migrar para o jack sparrow. Mas de fato, creio que em relação à leitura permaneça a mesma coisa, muito por causa dos meios de pirataria
@@kantami4866 inclusive é a minha solução que já estou programando....Tablet + scan e deixar esses caras se ferrarem. Eu era um que consumia muito quadrinho, deixava pequenas fortunas pra panini, P&N. Já to fazendo o meu inventário de hqs que vou vender e das que vou ficar por apego.
@@thiagocandido13 cê acha mesmo que removendo 30%, 40%, até mais, de grandes lojas como amazon,durante um ano, vai ajudar mais no incentivo a leitura? O ensino básico tá defasado, somente 31% das escolas no Brasil tem bibliotecas, isso mostra que pouco é um dos motivos que realmente levam ao incentivo à leitura.
Місяць тому+11
Vocês querem entender porque a leitura têm diminuído no país? Vão nas favelas, desçam dos apartamentos. Vão no "chão de fábrica" do país, a base da pirâmide. Sou professor, a última escola que dei aula, eu era ridicularizado pelos alunos por incentivar a leitura, o estudo e o emprego. Os alunos traficantes e as alunas que se prostituem ficavam fazendo chacota de mim e dos outros professores. Só iam para a escola porque eram forçados pelo conselho tutelar, pelos pais por causa do Bolsa Família (sem frequência escolar se perde o benefício) ou no caso dos traficantes para vender para os outros adolescentes (leis permitem até 40 gramas e impedem que sejam revistados na escola ou nas mediações desta). A realidade do país é cruel e bizarra em um nível que a maioria das pessoas da classe média alta para cima, nem imagina. Ou a cultura do Brasil muda drasticamente nos próximos anos ou os monstros que a elite está criando vai devorá-los. Quem incentiva certos comportamentos e culturas como liberar drogas, não vive no local onde se vende a droga, onde se prostitui e assalta pela droga, onde adolescentes abdicam do futuro pelo dinheiro fácil do tráfico. Eu moro em uma favela do nordeste e até eu não aguentei o tranco da última escola e pedi transferência, após ser sucessivamente ameaçado de morte pelos alunos.
@@gbarreiro123 mesmo que seja verdade, isso não anula o sofrimento dele de ter péssimos alunos em situação de miséria de tudo, educação, sonhos, determinação, e por aí vai... 😢
Місяць тому
Não estive e nunca fui a favor da ideia ridícula de pedir a volta da ditadura militar. Sua pequenez mental é evidenciada por sua pequena régua de medir as pessoas. @@thiagocandido13
Місяць тому+2
@@gbarreiro123Nunca vi nenhum vídeo do Paulo Kogos embora saiba quem é. Diferente de você eu vivo a realidade ao qual critico. Do alto de sua arrogância você possui apenas esse argumento chulo para me atacar e tentar fingir que o mundo, é como o concebeu dentro do seu quarto de apartamento.
O livro pode custar cinco centavos, o vício em celular é maior. Quem não quer ler hj em dia nao pode dizer q é pq n pode comprar livro, há tudo na internet. Se podem comprar um celular de 2..3 mil reais...
nÃO SEI QUANTO A VOCÊS MAS AQUI EM sÃO pAULO PRATICAMENTE TODAS AS LIVERIAS FECHARAM, as que sobram nos shoppings tem acervos minimos e não é estimulante procurar novos livros em livrarias virtuais, vc não fica vendo o que tem, voce compra só o que quer e vai embora.
Essa parte sobre não ser estimulante procurar novos livros nas livrarias virtuais é questão de gosto, eu por exemplo, estou sempre procurando um livro novo na Internet.
NÃO LEEM MAIS? NÃO SEI DE ONDE TIRARAM QUE BRASILEIRO GOSTA DE LER, ACHO QUE ESSA PESQUISA ESTÁ POR FORA. NUNCA FOMOS CAMPEÕES EM LEITURA! ESSA É A VERDADE. SEMPRE ESTRANHEI ESSE "BOMMM" DE CANAIS DE LIVROS E GIBIS. E COM ESSES PREÇOS? AÍ QUE NÃO IRÃO LER MESMO! E O GOSTO POR LEITURA? ME DESCULPEM, MAS SE FAZ DESDE PEQUENO, DIFICILMENTE UMA CRIANÇA QUE NÃO LÊ EM PEQUENO, IRÁ LER EM GRANDE. E VEJO ISSO PELO MEU FILHO, JÁ TENTAMOS, MAS ELE NÃO ESTÁ NEM AÍ E NÃO ADIANTA FORÇAR.
Infelizmente, o Brasil nunca foi exemplo de educação e leitura, diferente de outros países que eram até piores que o Brasil tipo a Alemanha ou o Japão, no longo prazo viraram exemplo em desenvolvimento, até Israel que dependendo das dimensões do mapa nem aparece direito, quando não estava em guerra, era um dos países entre melhor educação do mundo, Finlândia também, outro país que fica lá no meio do nada, pior clima para construir uma sociedade, e ainda assim está no topo da lista de melhores educações, agora o Brasil que quase nunca teve guerras, não tem muitos desastres naturais ferrados, uma das terras mais ricas jamais conhecidas em todos os aspectos, país com a cultura mais variada do mundo, ficou assim, bem longe de ser o pior, mas sempre presos na mesma velha e batida mediocridade 😂
Harper Collins tóxica 😅 Esse valor é ridículo (mesmo em dólares) e o autor permitindo ou não mais cedo ou mais tarde sua obra vai ser canibalizada mesmo
Os autores que aceitarem estarão traindo a própria categoria! Tem que ser muito avarento burro ou burro desesperado pra aceitar esse golpe que vai atingir a curto prazo. 😤😤😤
Algumas hqs nacionais🇧🇷 para quem gostam de super herois Penitente Papo amarelo Resistente rboy homem lua Lagarto negro o doutrinador Dragões do futuro O desconhecido homem de perto Dragão negro Quebra queixo Bombeiro mascarado crânio Capitão red catalogador de universo Capitão 7 Judoka Xama homem Grillo Força br alfa o primeira a ordem
Nossa que bom que um autor não precisa usar a IA pra escrever histórias do namorado do Papai Noel, como seria o mundo sem histórias de papai noel guei.
Pesquisa furada, ninguém vai dizer que está sem grana. Saída é inventar uma desculpa qualquer. Aqui fora da bolha onde vcs vivem, fora do idílico mundinho de vcs, o Povo tem que trabalhar, para manter esse mesmo mundinho idílico. e se sobrar algum tempo e grana, se alimentar e se divertir.
Que mundo esse povo vive, q nojo, antes fosse a escolha ou livro ou smartphone. Criaturas do inferno ... a escolha, para a imensa maioria (esse é o momento que vc se ilude especial, na sua bolha) é ou comer e trabalhar ou trabalhar e comer. Canalzinho de pessoas "Especiais" fora do plástico e dentro da bolha.
Nada novo no front. Com a popularização da internet e dos smartphones, as pessoas preferem consumir um conteúdo fácil e que não requer esforço, só lendo quando são obrigadas. E falta interesse do governo em estimular o hábito de leitura. Fora o formato das aulas de literatura que é neandertal, o que tbm não estimula os estudantes. É difícil e creio que, cada vez mais, vai ser um hábito de nicho.
@@CANALDOCOLECIONADOR além de que não devemos reclamar, pois ao menos ele é bastante importante pra literatura, além de ser um fruto de conceitos do seu tempo.
Errata: a HarperCollins está pagando 2.500 DÓLARES e não REAIS, como a Mari fala no vídeo. Ato falho na gravação. 😅
Mesmo assim continua sendo um valor irrisório.
@@FabioGomesFotoCinema sem dúvidas.
Não sei se estão aceitando sugestões de noticias, mas ainda assim quero compartilhar uma que pode ser interessante:
Uma iniciativa nacional recente chamada Shonen West, busca publicar mangás brasileiros tendo como editor chefe um ex-assistente de um lendário autor japonês: Tetsuo Hara. Além disso, a editora conta com apoio de autores japonês como Hagemoto (autor de mangaka da favela) e Boichi (autor de Dr Stone).
Estamos vivendo a epidemia do vício em smartphone. Isso acaba com a capacidade de concentração, suga a atenção e condiciona nossa mente a ficar no "scrolling infinito" mesmo sem vontade, porque o corpo já tá condicionado mesmo. Pior é que isso é tratado com a maior normalidade.
E as crianças são as mais afetadas
Imagina depois que aprovarem a tal lei Cortez que a mocinha aí do vídeo apóia.
Que mundo esse povo vive, q nojo, antes fosse a escolha ou livro ou smartphone.
Criaturas do inferno ... a escolha, para a imensa maioria (esse é o momento que vc se ilude especial, na sua bolha) é ou comer e trabalhar ou trabalhar e comer.
No meu caso,o maior problema foram os vídeos curtos.
Pra ler livros,estudar e até pra jogar jogos minha paciência desabou depois disso.
Agora,foco em vídeos mais longos e diminui muito os vídeos curtos.
@@NoturnaGamerSituação parecida fiquei mto imediatista cara ta mto chato isso ate pra ler um livro eu LEIO MTO RÁPIDO ODEIO ISSO
O Brasileiro historicamente lê pouco. Não chega a surpreender.
Ha também uma tendência de longo prazo (+ de 20 anos) de aumento de investimento na educação pública e uma redução nas notas dos testes internacionais. Então muitos alunos têm analfabetismo funcional e dificuldade com operações matemáticas elementares. Então o problema vai mais além de apenas não lerem tanto.
Já temos tão poucos leitores no país aí vem a panini e aumenta o preço das revistas pro ano que vem isso e um absurdo
É tenso, pq o mercado nessa área sai muito prejudicado e novas iniciativas nacionais muito promissoras como a Shonen West, acaba tendo dificuldades para crescer (mesmo tendo apoio direto de autores do Japão como o Boichi de Dr Stone)
O brasileiro paga caro num smartphone etc mas não quer pagar por um livro.
@@Gan1medespaga caro mas com dificuldades, e é uma ferramenta.
Leitura é hábito. Não confunda ter com ler.
varios comentários ignorando os resultado de uma pesquisa científica. vocês sao parte do problema.
É na hora que aprovarem a "lei do preço fixo", aí que vai despencar a leitura no Brasil, pois muitas pessoas só conseguem comprar livros e quadrinhos por causa dos descontos.
A quantidade de livros que é possivel ter acesso de graça. Eu tenho livros aqui para ler para o resto de dez vidas. As pessoas não leem não só por falta de opções!
Cara, se dessem livros de graça para as pessoas elas continuariam não lendo, o problema é bem mais profundo do que seu mundinho de colecionador.
Pelo menos vai acabar com os cambistas de edições definitivas dos x men e homem aranha por exemplo. Pois eles compram tudo na pré venda e não deixa nada pra ninguém nem no dia de lançamento.
com certeza a lei Cortez vai salvar o mercado 🤪
Kkkkkkk por isso... Viva o piratinhas 😊
As leis no brasil não são mais feitas pra melhorar as coisas, mas o contrário!
@@docblade3270 Sabe muito de história
Salvar as editoras? Sim. Agradar sua sanha colecionista? Jamais
Livros custando 100 reais! Tá difícil.
@@Honkbs estou fazendo isso
Sinceramente, acho que o preço importa menos, pq o brasileiro não valoriza livro, o meu custa 40 reais, e quando alguém pergunta o preço, eu digo e vc vê a expressão da pessoa de "tá caro", sendo que eu ganho só 10 reais nisso! Acho que nosso poder de compra miserável acaba sendo secundário, pq o brasileiro não vê gastar dinheiro em cultura como um investimento, mas um gasto desnecessário!
Nem todo livro custa 100 reais.Acho livros de 30,40,60.Depende o livro.
Além disso,muitas pessoas torram 200 numa balada ou restaurante fácil
mas tem pena de dar 100 reais ou menos num livro.
Na minha opinião é falta de incentivo a ler e muito desinteresse.
Sebo, pdf gratuito, bibliotecas públicas, pirataria... Tem alternativas. Falta de oportunidade de ler não é desculpa.
Sobre a questão da leitura, penso que atualmente, com o fácil acesso a meios de entretenimento rápido, tais como redes sociais e aplicativos de vídeos curtos, a sociedade brasileira, que já não tinha o hábito de leitura, não demonstra interesse pela atividade, preferindo essa outras formas de passar o tempo. Na verdade, para muitos brasileiros ler é até uma perda de tempo, eu mesmo já cansei de receber críticas, principalmente dos meus familiares, por comprar livros e quadrinhos, afirmando que era um gasto inútil. É uma questão cultural, posto que somos apresentados à leitura na época da escola, mais por obrigação do que por um incentivo à prática em si.
Não acho que seja culpa da tecnologia. Tem mais a ver com a formação da pessoa desde a infância. Se vc n criou o gosto na infância, vc vai precisar de um motivo muito atraente pra conseguir criar esse gosto quando adulto. Agora ler quadrinho é uma coisa, e ler livros em geral é outra tbmm quadrinho é mais raro ainda na minha opinião.
As escolas forçam os alunos a lerem livros que muitas das vezes têm um vocabulário mto extenso pra idade deles, por isso que tanta gente odeia ler, porque não tem liberdade pra ESCOLHER POR CONTA PRÓPRIA O QUE LÊ. Também tem a questão social, econômica e cultural tbm
Em primeiro lugar na pesquisa está a desculpa mais infeliz: falta de tempo. "Olhando" friamente, todos estão lendo, só que no smatphone. Ligado a isso, saiu uma pesquisa falando que, por causa dos textos curtos que vemos no scroll, as pessoas estão condicionadas e uma parte da população desenvolveu problemas para manter a concentração com textos longos. Por outro lado o exemplo é algo muito importante, e o exemplo que o povo brasileiro tem (e teve) em seu cargo mais importante, nos últimos 20 anos, podem ser classificados como péssimos, ou terríveis. Especulando, é só ladeira abaixo.
E é por isso que devemos fazer ir ladeira a cima
Estimulando as pessoas as lerem coisas como quadrinhos, mangás bons e coisas assim, para depois passar para livros, e nós temos que dar um bom exemplo de como a leitura faz bem
Principalmente para jovens
Eu acho que isso é devido a decadência do ensino público!! O nível de professores hoje de baixa qualidade e grande!!
Discordo da colocação, docentes não são de "baixa qualidade". A pedagogia para a formação deles segue normas e padrões basilares. As políticas públicas, ou melhor, a falta de muitas delas, o sucateamento e a precarização das condições para trabalharem. "Privatização" e desvalorização das carreiras tem como reflexo a transferência desses defeitos e falhas para o processo pedagógico.
Uns anos atrás, aumentaram a taxa sobre livros, alegando que fariam isso pois os Brasileiros não estavam lendo muito...
E A SOLUÇÃO FOI AUMENTAR O PREÇO DOS LIVROS!!!!!?????
É óbvio que quem não tem dinheiro sobrando não vai gastar 100 reais num livro.
Lendo menos agora, esperem a lei cortez ser aprovada e teremos o povo lendo nada...
Também tem o lance do bloqueio de sites de mangá, para combater a pirataria, o maior de todos, mangá livre já se foi faz tempo
Entendo que é errado, porém certas obras nunca chegarão aqui, fora que algumas obras apesar de estarem disponíveis para compra, com o aumento dos preços, realmente não são acessíveis para muitos brasileiros
@@heytorsoaresdesouza4422exato, até os mangás que nasceram pra serem baratas e de fácil acesso sofreram uma gurmetização e tão um absurdo ter uma coleção é quase impossível
A maior parte dos político não lê livros, porque eles estariam interessados em fomentar a leitura nas escolas?
Pois é. A maior parte dos políticos não lê livros. Mas recebem quase 14 mil por mês de vale livros!!!!
DIZEM QUE O BRASIL NÃO É UM PAÍS DE LEITORES EU DISCORDO, O MAIOR PROBLEMA NO BRASIL É O PREÇO ALTÍSSIMO QUE SE PAGA PRA LER HOJE EM DIA , UMA HQ SIMPLES NÃO SAI PIR MENOS DE R$ 10,00 , ESSE SIM É O MAIOR FATOR DE QUEDA JÁ QUE O LEITOR ESPERA PROMOÇÕES PRA ASSIM ADQUIRIR SUA HQ .....
10!? Onde você está achando nesse preço, colega?
errado, preço caro é um problema, mas a maioria das pessoas nao chega nem a querer comprar. Brasil tem histórico se falta de leitura.
Brasileiro gasta dinheiro com muita coisa supérflua cara, não justifica.
@@eduvieira2022comentário superficial e generalista.
@@Gan1medes130 reais um único volume é acessível para você?
Não acho que estamos deixando de ler de fato, sim deixando de CONSUMIR que é BEM diferente na minha visão.
Mas a pesquisa pergunta de leitura. Não há necessidade de consumo para se ler. Ou não deveria. Para aumentar o índice de leitura no país, biblioteca é muito mais importante. Não há ganho social através do consumo
@@thiagocandido13no mundo prático o trabalhador mal consegue consumir... Ler seria um grande luxo... Muitos tentam fazer no transporte público mas já tentei e dá muito enjoo.
Mas aí que tu se engana, porque a classe que mais compra livro é a classe média, mas é também a que menos lê e isso se verifica por pesquisa, com uma média de 5 livros comprados por ano, mas tipo, menos de 3 lidos por ano, não lembro onde li esse dado. Então o problema é leitura mesmo.
O bom dessas pesquisas é que você nunca conhece alguem quem respondeu a elas.
Unica vez que eu mesmo respondi um pesquisa dessas grandes, os caras foram num lugar nixado ja esperando ter certas respostas e ainda tentavam direcionar as respostas ou seja dar o resultado que eles querem.
Essas pesquisas já são todas erradas, por incluírem pessoas que leram apenas 1 livro no ano.
Não tem filtro algum. Se você lê um livro, já é considerado leitor segundo esses sensos aí. Tem que tomar cuidado com isso.
É incrível como qualquer discussão na internet, seja lá sobre qual assunto for, vira "direita vs esquerda".
Até aqui a galera levou pra esse lado.
Bizarro.
Deixa eles se matar3m
Brasil um país onde a ignorância domina
Há indícios de que não é só no Brasil.
Eu sou uma leitora assídua mas sou paciente,com o aumento de preço exorbitante a minha saída está sendo os sebos mas confesso que até em alguns sebos não está valendo a pena,alguns livros/hqs/mangás usados mais caro que os novos.
@Honkbs me fala onde que eu vou correndo.
Leio um livro por mês, alternando entre autores nacionais e estrangeiros. Também leio muito quadrinhos. E isso sem deixar de ouvir música ou acessar a Internet, revezando essas atividades quando chego do trabalho ou não preciso sair por algum motivo. É estarrecedor ver que sou um caso isolado, as pessoas que conheço, em sua grande maioria, não têm hábitos regulares de leitura.🎉
Pra mim é difícil pois o ensino no país é disfuncional e eu sou cheio de deveres na escola
O que esperar de um país que o presidente fala que nunca leu 1 livro pq não gosta de ler
Nos últimos anos, eu migrei dos livros físicos para os ebooks. O repositório de livros digitais é enorme, insluve de graça. Inclusive, quando não tenho o Kindle à mão, leio no prório smartphone. App de leitura ou app de feed infinito são escolhas que você pode tomar ao usar seu smartphone. O que você faz quando está na fila do supermercado, banco, aguardando em consultório? Não tem dinheiro? As bibliotecas públicas te emprestam. Reforço, são escolhas...
A minha parte diária eu já faço. Leio um pouco todo santo dia e busco influenciar aqueles que estão ao meu redor
Antigamente as pessoas tinham vergonha de dizer que não leram um livro(sim, pessoas mentem em pesquisa), atualmente dependendo da pessoa, ela até sente orgulho de não ter lido.
Não tem que sentir vergonha nenhuma, isso não é um crime.
@@Scott....... é triste
Quando eu ofereço meu livro pra alguém, a resposta que mais recebo é "eu não leio"(exceto twitter, né)!
Quem diria que essa aposta cada vez maior em produto gourmet (caros) iria resultar em diminuição de leitores, mas na gibisfera vamos continuar vendo muita gente só valorizando esse tipo de material
Pátria Educadora.
Maurício de Souza merecia o primeiro lugar pelo incentivo a leitura, por histórias maravilhosas e inesquecíveis e por fazer com que procuremos outros clássicos !
Sera que o preço tambem afasta os leitores? 🤔
Provavelmente, já que a maioria do povo brasileiro é pobre e não tem muito acesso a literatura
Se fosse isso sebo faturaria muito.
Os preços estão ridículos
Definitivamente
Brasileiro tá lê menos livros pq dá mais dopamina ficar no instagram e no tiktok. E acho que a tendência mundial deve ir por aí, infelizmente...
Mais um ótimo Giro! E estou curioso para ler esse próximo lançamento da Trem Fantasma!
Os preços e agora com a lei cortez esses números estão aumentando a cair mais, e o retrato da leitura
Eu voltei a ler depois que comecei a usar o aplicativo Kindle da Amazon. Posso baixar os livros no celular, tablet ou computador e também posso revisar rapidamente minhas marcações.
Desde 2022 já foram 44 livros. Infelizmente muitos livros não estão na plataforma, mas faz parte do jogo.
na decada de 70/80 minha mae preta empregada domestica
sempre comprou quadrinhos para mim.
revistas de estórias em quadrinhos disney , gasparzinho, brasinha,
homem aranha, superman, batman.
hoje é sem condições de se comprar uma misera revista em quadrinhos
uma que sao vendidas somente em bancas de centro super caras só sobrou usadas.
O problema não é a falta de interesse em ler, mas sim o preço dos impostos e do papel que é muito caro, e isso obviamente aumenta o preço dos livros.
E como a maioria esmagadora dos Brasileiros não tem muito dinheiro sobrando para gastar "atoa", as pessoas preferem gastar com comida mesmo.
E também tem o lance de que a internet não é mais só entretenimento, ela é importante no trabalho, então como não dá para ficar sem internet, o pouco de dinheiro sobrando vai para as mensalidades de um plano de internet, então não sobra muito para gastar com supérfluos e cultura, se já estão pagando um plano de internet, as pessoas usam ela para se divertir.
Gastar dinheiro com comida, sei 😅
Eu gosto muito de ler,mas nesses ultimos anos com os aumentos de preços está deixando a leitura praticamente impossível,mangás e quadrinhos estão com preços absurdos,pagar quase 50 reais num tanko é osso
Eu tenho minhas dúvidas em relação a essas pesquisas, será mesmo que está diminuindo oa leitores ?? Que editoras de HQs novas surgindo nesss tempos, feiras de livros e HQs sempre lotados e tals, será mesmo que está diminuindo ou é so uma pesquisa sensacionalista ❓🤔
eu não sei quando isso vai acontecer, porem em algum momento as redes sociais, pelo menos no formato atual de doom scrolling, tem que ser consideradas um problema REAL. E eu falo isso por experiencia propria.
eu tenho consciencia de que isso me faz mal. e que há tempos não lia de verdade nem quadrinhos que dirá texto corrido em 500 paginas (o que até 2014, antes do boom das redes, era algo relativamente tranquilo pra mim).
Eu estou num esforço herculeo pra me livrar desse vício, colocando livro no smartphone e baixando app que deixa o celular menos atraente, pra ver se eu volto a fazer as coisas que gosto e deixo esse vício sem futuro de lado.
Essa questão já é velha e todo mundo sempre continua caindo no "quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha?". São vários problemas estruturais mas desconfio bastante dessas "pesquisas" que na maioria das vezes são tendenciosas e levam muito mais em conta a leitura como consumo...
Tá acabando as promoções 😂😂😂😂
Eu gosto de ler, mas tempo é um fator mesmo. Como eu trabalho um pouco longe de casa, uso o tempo de deslocamento ao trabalho para ler. Pela manhã como consigo ir de ônibus, deixo pra ler gibis. Na volta do trabalho viajo de trem, ai acho mais facil ler um livro. Não dá pra ler durante todo o trajeto, mas das mais de 3h de deslocamento ao dia, consigo ler 1h30mim ao dia.
Assim como monopólio da Sony não seria bom, o da Amazon também não é! Enquanto leis como a Cortez e outras não forem aprovadas os preços nunca vão diminuir!
O problemas e que não tem incentivar ou éstimulado as pessoas a leitura e questão financeira💰😔 não e todo mundo que tem dinheiro sobrando para gastar com hqs, livros📚 outro coisa a maioria dos jovens de hoje em dia eles fica o tempo todo no celular 📱 e nas redes sociais também tem outros mídias músicas🎶, filmes📽, series, jogos🎮, serviço streamers, que chama mais atenção do público a verdade e que as pessoas tem preguiça de ler qualquer coisa
Mas gasta em outras coisas.
Assisti o Giro antes de ir trabalhar na segunda é de lei!!!
Girão da massa!!
Não tem incentivos e para grande parte dos leitores é compra o quadrinhos ou paga o aluguel .
Falta de tempo é por conta do uso excessivo de celular e aplicativos de vídeos curtos com piadas inúteis
O que me fez parar com as Hqs foi a pressão infinita de novos lançamentos todos os meses, se voce deixar algo para depois ele esgota e nunca mais é lançado, só vai achar 5x mais caro. Enemtrando nesse topico de valores é um absurdo os valores do mercado.
Tenho saudades e vobtade de voltar a ler porem nainha atual situação é impossível 😢
Errado mano, eu só compro em sebos e tem muita coisa boa sim e por um preço muito menor. Se vc vai em sebo de livros os quadrinhos é bem barato, agora se vc vai em sebos só de quadrinhos os caras aumentam mesmo os itens esgotados.
@hakurikoh irmão pode até ser sua realidade mas eu moro em uma cidade no interior de São Paulo, a cidade tem o tamanho de um ovo, se eu vou em um sebo só acho revista da veja ou jornal. Não considere a sua experiência como verdade absoluta para a realidade dos outros. Como disse no meu comentário, esses foram os fatores que fizeram ***EU*** parar de colecionar e ler HQs, sem classificar como certo ou errado ;)
A única "SOLUÇÃO" que eu penso no momento, é conscientizar as pessoas desse preço absurdo cobrado no papel, e até nas taxas.
Pq muita gente "REALMENTE" não sabe disso, tem bastante pessoas culpando as publicadoras pelos livros estarem cada vez mais caros, sendo que o real problema não é esse, até pq para quem vende os livros é muito mais vantajoso que ele seja de mais fácil acesso para o publico.
O ideal mesmo, seria se juntar nas redes sociais e fazer um protesto (saudável), para demonstrar que tem gente se importando com isso, é muito melhor do que só ficar parado reclamando.
Funcionou com os jogos, depois do protesto que fizeram, diminuíram um pouco as taxas sobre os jogos de videogame, podemos fazer o mesmo.
A lei cortez esta chegando para melhorar estes gráficos. Vai ser um recorde mundial de leitores.
Que lei é essa? É nova? 😅😮
100 , 150 conto o novo normal no preço das HQs . Livros nem se fala . Pro leitor assalariado é impossível comprar alguma coisa .
Dedicar três meses a uma obra de qualidade não deveria ser um problema (QUALIDADE = aquilo que nos identificamos). A pergunta mais interessante não é ‘QUANTOS?’ ou ‘QUAIS?’, mas sim COMO lemos. Na nossa bolha leitora, o que parece importar é apenas adicionar novos volumes à estante ou ticar mais um livro da lista. O ato de colecionar, muitas vezes, obscurece o de explorar, especialmente quando a pilha de leitura parece interminável.
Quanto aos analfabetos funcionais, é profundamente lamentável ( e contagioso, se o objetivo geral for apenas virar a maior quantidade de páginas possível em 3 meses).
Livro com 50 páginas custando 50 reais.
Girão ❤
Tudo ta muito caro. As vezes vamos priorizando outras coisas, e deixando algumas outras de fora. Quadrinhos ta virando artigo de luxo
nunca "mudam o disco" de autores
Como os jovem vão se interessar na leitura se não sabem ler!!! Esses memos jovem vão para escola para aprender qualquer coisa menos as matérias do currículo escolar
O que mais me preocupa são os aumentos de leitura da biblia e auto-ajuda. Além da queda em livros científicos.
O celular nada tem a ver com o problema. Não é de hoje que os brasileiros são pouco dados à leitura como entetenimento. Entre os jovens, eles preferem diversao como jogos ou assitir videos. Os mais velhor, cada vez trabalhando mais e ganhando menos, falta tempo e disposição.
Sempre foi isso, até antes do celular, o argumento do celular só vale para as gerações novas, o maior motivo sempre foi a exaustão e falta de tempo.
Sei que não é HQ, mas tem alguma previsão pro lançamento de "Elric de Melniboné" da Pipoca & Nanquim?
A gente vê como a mente das pessoas esta deturpada pelo consumismo extremo. Nao passa pela cabeca da maioria dos comentaristas que os paises com alto indice de leitura possuem um indice de biblioteca per capita absurdamente maior do que o brasileiro.
Alem disso, a pesquisa aponta, como diz a Mari, que muita gente nao lê por cansaço. A jornada de trabalho influencia muito isso. Por isso precisamos da jornada 4X3. Trabalhar pra viver, não viver para trabalhar
Sim, um dos motivos da leitura mangás ser forte é pq você consegue ler sem custo alguns títulos.
Todo autor de livros com um minimo de amor proprio não venderia seu livro por 2500 reais ou uns 500 dolares no maximo pra ser um futuro desempregado.
Tem que ser muito burro e traidor da propria categoria pra se vender, sendo que está mais pra uma doação, em que ele e toda categoria sai perdendo por meia duzia de avarentos burros ou desesperados. 😤😤😤
A sony ter o monopólio dos animes é um desastre, pq não se trata de dominar e sujar um rio, eles querem fazer isso na fonte da água, aí já sabem o que vai rolar!
Vejo pelos meus gurizoes… iam comigo a livrarias, pediam livros, pediam pra eu ler … hoje é ver vídeo de cachorro chupando picolé e gato andando de bicicleta e outras coisas relevantes …uma pena este abandono da leitura . Lamentável mesmo …
Como vamos ler Livros/HQs se os preços só aumentam!!, fui tentar adquirir Batman: Cavaleiro Branco e o negócio tá 150R$ e tem gente que ainda compra.
Mas são especialistas em tudo e haja senso comum.
Depois dos smartphones eu parei de ler Playboy.
A solução para a leitura é a lei cortês, os livros vão ter um preço super chamativo para novos leitores!
A leitura nas escolas são opcional vai dificulta crianças e jovens de ler livros ,se fosse obrigatório numero X de leitura por ano para passa de ano já aumentaria taxa leito mesmo após escola.
Puxa, q curioso. O custo dos gibis e livros parece q nao afeta ninguem. Pais economicamente no buraco mas só internet e falta de tempo está influenciando. Entendi.
Vou responder pela thumb... Entre comer e ler o brasileiro prefere comer né
Pelo fim da escala 6x1
Viva perigosamente... Traia seu smartphone com um livro!!😜😜😜
5:18 : A resposta está mais perto do que podemos imaginar; a educação - ou a falta da mesma - começa em casa! Se os pais não leem, ou não estimulam os filhos a lerem, aí é que a coisa não vai pra frente!!
5:55 : Caso esse monopólio da Sony se concretize, não nos espantaremos se, muita gente boa partir para a produção independente... É uma tendência que está cada vez maior! E sabemos bem que que os japoneses têm capacidade para isso!!
7:43: Se a Harper-Collins me viesse com uma proposta dessas, QUEREM SABER PRA ONDE EU QUERO QUE ELA VÁ???
Boa ..
Vai querer que ela vá pra zona que a pariu!! 😂😂😂😂
Falta de tempo porque tem que mexer no celular … puxa😢
jajá tem auxilio pra leitura
A Harper Collins está pagando dois mil e quinhentos reais?! "Reais", mesmo?
Era dólares! 😵💫 Ato falho!
Reais ou dólares, ainda assim é golpe, e o autor que aceitar está traindo a própria categoria, além de ser um avarento burro ou burro desesperado!!! 😤😤😤
Aí pergunto...Com a Lei Cortez, a tendencia é melhorar ou piorar? Vou deixar a imaginação de vocês fluírem...
depende, o consumo vai piorar, mas a leitura em si não abaixo pq vão atrás de meios alternativos
@kantami4866 no sentido de que livros fisicos e para as editoras, creio que vai ser um caos total. Mas eles só querem olhar pra si proprios. Os poucos que ainda compram algo fisico/kindle vão migrar para o jack sparrow. Mas de fato, creio que em relação à leitura permaneça a mesma coisa, muito por causa dos meios de pirataria
@@kantami4866 inclusive é a minha solução que já estou programando....Tablet + scan e deixar esses caras se ferrarem. Eu era um que consumia muito quadrinho, deixava pequenas fortunas pra panini, P&N. Já to fazendo o meu inventário de hqs que vou vender e das que vou ficar por apego.
Lei cortez vai regular preço, o que aumenta leitura é biblioteca e escola.
@@thiagocandido13 cê acha mesmo que removendo 30%, 40%, até mais, de grandes lojas como amazon,durante um ano, vai ajudar mais no incentivo a leitura?
O ensino básico tá defasado, somente 31% das escolas no Brasil tem bibliotecas, isso mostra que pouco é um dos motivos que realmente levam ao incentivo à leitura.
Vocês querem entender porque a leitura têm diminuído no país? Vão nas favelas, desçam dos apartamentos. Vão no "chão de fábrica" do país, a base da pirâmide.
Sou professor, a última escola que dei aula, eu era ridicularizado pelos alunos por incentivar a leitura, o estudo e o emprego. Os alunos traficantes e as alunas que se prostituem ficavam fazendo chacota de mim e dos outros professores. Só iam para a escola porque eram forçados pelo conselho tutelar, pelos pais por causa do Bolsa Família (sem frequência escolar se perde o benefício) ou no caso dos traficantes para vender para os outros adolescentes (leis permitem até 40 gramas e impedem que sejam revistados na escola ou nas mediações desta).
A realidade do país é cruel e bizarra em um nível que a maioria das pessoas da classe média alta para cima, nem imagina.
Ou a cultura do Brasil muda drasticamente nos próximos anos ou os monstros que a elite está criando vai devorá-los. Quem incentiva certos comportamentos e culturas como liberar drogas, não vive no local onde se vende a droga, onde se prostitui e assalta pela droga, onde adolescentes abdicam do futuro pelo dinheiro fácil do tráfico.
Eu moro em uma favela do nordeste e até eu não aguentei o tranco da última escola e pedi transferência, após ser sucessivamente ameaçado de morte pelos alunos.
Pelo seu capacete e nickname vc deve ser fã do Pau no Kogos e leitor do Oráculo do Caralho (ler os livros dele é o mesmo que não ler).
Esse é um que devia estar no 8 de janeiro
@@gbarreiro123 mesmo que seja verdade, isso não anula o sofrimento dele de ter péssimos alunos em situação de miséria de tudo, educação, sonhos, determinação, e por aí vai... 😢
Não estive e nunca fui a favor da ideia ridícula de pedir a volta da ditadura militar. Sua pequenez mental é evidenciada por sua pequena régua de medir as pessoas. @@thiagocandido13
@@gbarreiro123Nunca vi nenhum vídeo do Paulo Kogos embora saiba quem é. Diferente de você eu vivo a realidade ao qual critico. Do alto de sua arrogância você possui apenas esse argumento chulo para me atacar e tentar fingir que o mundo, é como o concebeu dentro do seu quarto de apartamento.
O livro pode custar cinco centavos, o vício em celular é maior. Quem não quer ler hj em dia nao pode dizer q é pq n pode comprar livro, há tudo na internet. Se podem comprar um celular de 2..3 mil reais...
nÃO SEI QUANTO A VOCÊS MAS AQUI EM sÃO pAULO PRATICAMENTE TODAS AS LIVERIAS FECHARAM, as que sobram nos shoppings tem acervos minimos e não é estimulante procurar novos livros em livrarias virtuais, vc não fica vendo o que tem, voce compra só o que quer e vai embora.
Essa parte sobre não ser estimulante procurar novos livros nas livrarias virtuais é questão de gosto, eu por exemplo, estou sempre procurando um livro novo na Internet.
NÃO LEEM MAIS? NÃO SEI DE ONDE TIRARAM QUE BRASILEIRO GOSTA DE LER, ACHO QUE ESSA PESQUISA ESTÁ POR FORA. NUNCA FOMOS CAMPEÕES EM LEITURA! ESSA É A VERDADE. SEMPRE ESTRANHEI ESSE "BOMMM" DE CANAIS DE LIVROS E GIBIS. E COM ESSES PREÇOS? AÍ QUE NÃO IRÃO LER MESMO! E O GOSTO POR LEITURA? ME DESCULPEM, MAS SE FAZ DESDE PEQUENO, DIFICILMENTE UMA CRIANÇA QUE NÃO LÊ EM PEQUENO, IRÁ LER EM GRANDE. E VEJO ISSO PELO MEU FILHO, JÁ TENTAMOS, MAS ELE NÃO ESTÁ NEM AÍ E NÃO ADIANTA FORÇAR.
Infelizmente, o Brasil nunca foi exemplo de educação e leitura, diferente de outros países que eram até piores que o Brasil tipo a Alemanha ou o Japão, no longo prazo viraram exemplo em desenvolvimento, até Israel que dependendo das dimensões do mapa nem aparece direito, quando não estava em guerra, era um dos países entre melhor educação do mundo, Finlândia também, outro país que fica lá no meio do nada, pior clima para construir uma sociedade, e ainda assim está no topo da lista de melhores educações, agora o Brasil que quase nunca teve guerras, não tem muitos desastres naturais ferrados, uma das terras mais ricas jamais conhecidas em todos os aspectos, país com a cultura mais variada do mundo, ficou assim, bem longe de ser o pior, mas sempre presos na mesma velha e batida mediocridade 😂
Não tão lendo menos. É que hoje as pessoas não lêem mais no papel, más no celular lêem o dia inteiro
Estamos fazendo tudo menos com a quantidade de impostos nesse país.
Harper Collins tóxica 😅
Esse valor é ridículo (mesmo em dólares) e o autor permitindo ou não mais cedo ou mais tarde sua obra vai ser canibalizada mesmo
Foi o que faĺei. É prostituição por esmola!! 😤😤😤
Os autores que aceitarem estarão traindo a própria categoria!
Tem que ser muito avarento burro ou burro desesperado pra aceitar esse golpe que vai atingir a curto prazo. 😤😤😤
@gianniarruda exatamente
Algumas hqs nacionais🇧🇷 para quem gostam de super herois
Penitente
Papo amarelo
Resistente
rboy
homem lua
Lagarto negro
o doutrinador
Dragões do futuro
O desconhecido homem de perto
Dragão negro
Quebra queixo
Bombeiro mascarado
crânio
Capitão red
catalogador de universo
Capitão 7
Judoka
Xama
homem Grillo
Força br
alfa o primeira a ordem
Leitura/ler é superestimado 🤷🏼♀️
Também acho... mas não ler nada, não apreciar leitura também não é bom
@ronildoantonioabijaudedasi8830 sim
ler na internet conta?
Hmmm... estamos lendo menos... Mas não é tanta representatividade?
A verdade é que o brasileiro nunca gostou de ler.
Up
Eu leio o Folha Universal (igreja universal) e revistas Sentinela e Despertai (testemunha de Jeová) tudo de graça. Kkk
Se gosta de ler, o preço atrapalha mas não impede. O brasileiro está ficando embotado. É a desculpa de falta de tempo é patética. 😢
Nossa que bom que um autor não precisa usar a IA pra escrever histórias do namorado do Papai Noel, como seria o mundo sem histórias de papai noel guei.
Você é muito bonita ,moça
Pesquisa furada, ninguém vai dizer que está sem grana.
Saída é inventar uma desculpa qualquer.
Aqui fora da bolha onde vcs vivem, fora do idílico mundinho de vcs,
o Povo tem que trabalhar, para manter esse mesmo mundinho idílico.
e se sobrar algum tempo e grana, se alimentar e se divertir.
Que mundo esse povo vive, q nojo, antes fosse a escolha ou livro ou smartphone.
Criaturas do inferno ... a escolha, para a imensa maioria (esse é o momento que vc se ilude especial, na sua bolha) é ou comer e trabalhar ou trabalhar e comer.
Canalzinho de pessoas "Especiais"
fora do plástico e dentro da bolha.
Nada novo no front. Com a popularização da internet e dos smartphones, as pessoas preferem consumir um conteúdo fácil e que não requer esforço, só lendo quando são obrigadas. E falta interesse do governo em estimular o hábito de leitura. Fora o formato das aulas de literatura que é neandertal, o que tbm não estimula os estudantes. É difícil e creio que, cada vez mais, vai ser um hábito de nicho.
O porco nojento e racista do Monteiro Lobato foi lembrado... Fazer o que né. Faz parte!
Pessoas do século 19 não devem ser julgadas com o pensamento do século 21
@@CANALDOCOLECIONADOR além de que não devemos reclamar, pois ao menos ele é bastante importante pra literatura, além de ser um fruto de conceitos do seu tempo.
E vai ser lembrado muitas e muitas vezes ao longo de muitos anos.