é nada, se ele tivesse deixado rolar em monaco, mesmo chegando em segundo teria sido campeao, essa corrida em Monte Carlo deve ter lhe custado várias noites de sono
Duas coisas me chamam a atenção nessa corrida: A amizade entre Piquet e Lauda na troca de acenos pelo tri do austríaco e o semblante de "detesto admitir, mas vou dar o braço a torcer" do Senna ao levantar o braço do Prost. O mais engraçado é que é o exato mesmo semblante que ele demonstrou em Adelaide 1993 ao fazer o mesmo gesto em sua última corrida pela McLaren. Lauda é um dos meus pilotos estrangeiros favoritos pela história nas pistas e pelo estilo. Curioso como ele e Piquet meio que herdaram o estilo Jack Brabham de piloto com aptidão para mecânica/engenharia. No mais, outro grande vídeo, Cris. Parabéns!
O Lauda foi tricampeão, teve o ano que o Hunt ganhou naquela situação controversa da ultima corrida e ainda foi fundamental para Piquet E Prost nos seus respectivos desenvolvimentos como pilotos. Lauda era um gênio.
Mais um vídeo top! Essa época da F1 era tão boa que estamos quase sempre nos remetendo a ela. Eu aos 40 consegui ver coisas boas, tipo o título do Nelson de 87 e todos os do Ayrton.
O que parece realmente ter decidido o título,foi a rodada do Piquet,na primeira volta.Se Piquet não tivesse rodado,provavelmente chegaria em segundo,entre as duas McLarens e isso teria dado o título ao Prost.Ou talvez Piquet vencesse,e isso daria o título ao Lauda,como acabou acontecendo... Sobre a temporada de 1984,acho que num ponto,ela guarda uma semelhança,com as temporadas de 1979,1987 e 1989...Dois pilotos de uma mesma equipe brigando pelo título mas,nessas 4 oportunidades,o título não ficou com o piloto entre ambos,que foi o mais veloz do ano,e sim,com o mais regular....
Uma das melhores corridas que eu ja assisti!!! Simplesmente lendas como Senna, Lauda, Prost, Piquet e Mansell dividindo a pista numa corrida cheia de reviravoltas e decidida por meio ponto 🔥 E um dos podios mais lendario da historia da F1: 1- Niki Lauda 2- Alain Prost 3- Ayrton Senna E a frase lendaria do galvão no momento do podio, "O GRANDE CAMPEAO NIKI LAUDA E QUEM SABE O GRANDE FUTURO CAMPEÃO AYRTON SENNA!!! 🇧🇷🔥
Eu tinha 15 anos em 1984 e torci demais por Lauda naquele campeonato e revendo essa corrida várias vezes no decorrer dos anos a atuação do austríaco foi uma aula de "ciência de pilotagem" pois apesar de ter o melhor carro daquela temporada parecia tudo "conspirar" á favor de Prost até certo ponto, mas o que sobrava em Lauda ainda faltava em Prost: sangue literalmente gelado em momentos decisivos, o mesmo comportamento que ele demonstrou ao abdicar do título de 1976 por se recusar á correr na pista de Monte Fuji em nome da segurança, um título que por justiça deveria ser seu pois nunca houve duelo algum entre ele e James Hunt naquela temporada e voltar 40 dias depois de quase ser "assado" e dado como morto lhe daria esta distinção e merecimento.
Viva, Cris. Essa foi a primeira temporada de formula 1 que eu verdadeiramente segui e essa corrida foi o meu primeiro grande prémio ao vivo. Já assistia à competição desde 80 mas não me lembrava de muita coisa, que tenho estado a relembrar na F1 TV. Relativamente ao meio ponto, eu sou daqueles que pensa que o próximo não perdeu pontos no Mónaco, mas sim ganhou. Se a corrida tivesse seguido até ao fim o Prost iria perder lugares para o Sena e para o Bellof, no mínimo, ou até desistiria pois ele estava sentindo problemas de embraiagem. Abraço de Portugal.
Sobre Mônaco 1984 era sabido que a suspensão do toleman de Senna estava para se romper e certamente não chegaria ao fim da corrida se fosse na totalidade das voltas. Seria uma corrida com poucos sobreviventes.
Muito legal essas lembranças. Seria possível você comentar a corrida em Estoril 1989, em que Senna e Mansel travavam uma batalha épica e o Mansel, estando desclassificado e após ter recebido vandeira preta por três vezes, acabou tocando no carro de Senna e o tirou da prova.
A corrida que marcou o tricampeonato de Lauda na F1, 3° pódio de Senna e 16* vitória de Prost na carreira que apesar de 2 vices seguidos (83/84) seus esforços foram compensados pelos 2 títulos em sequência (85/86).
Essa largada em 3º lugar do Senna foi a segunda melhor posição de largada na história da Toleman, só superada pela Pole position do Téo Fabi na Alemanha em 1985.
Revi essa corrida tempos atrás. Nada tira os méritos do Lauda, mas se a Lotus do Mansell não quebra, ele não seria campeão, rsrsrs. Além da competência, é preciso ter um pouco de sorte. Sorte, aliás, que havia lhe faltado na temporada de 1976.
Impressionante é a performance do Prost na F1. Ele participou de 13 temporadas. Venceu 4, e foi vice em outras 4. Ou seja, em 8 temporadas (das 13 que disputou), o cara foi 1 dos protagonistas ao título. Quem afirma que o francês era fraco, não entende nada de F1!
Pois é Emerson, o cara conseguiu a façanha de competir em mais alto nível por uma década (1981-1991) batendo de frente contra uma turma pra ninguém botar defeito. Sinceramente, muita gente não apreciou melhor a F1 daquela época (eu inclusive) por cair no papo de "herói brasileiro x vilão gringo". Abraço!!
@@sergiotome522 Também concordo Sergio, apesar que nos tempos de Renault ele sofria um bocado por falta de confiabilidade do carro. Acredito que estar sempre em carros competitivos é mais um mérito na carreira dele. Prost mandava demais em ritmo de corrida, mas não era muito chegado a água... Abraço!!
Verifiquem a Temporada de 1986, e vejam se a McLaren da época era superior às Williams Honda de Mansell e Piquet. Deve ser lembrado TB que Prost já teve como companheiros de equipe pilotos como Niki Lauda, Keke Rosberg, Ayrton Senna e Nigel Mansell.
@@EmersonCavalcante_ A McLaren era até competitiva em 86, mas quebrava aos montes, Rosberg que o diga! Esse 2º título do Alain foi o misto de competência e sorte, pois a Williams literalmente se implodiu com a guerra Piquet x Mansell naquele ano. Lembro até hoje de assistir ao vivo o pneu traseiro do Mansell explodindo em plena reta e da minha frustração vendo o Nelson fazer um pit preventivo logo depois. O Prost estava ali quietinho na corrida e faturou o campeonato sendo o azarão da decisão em Adelaide. Abraço!!
A parte mais divertida de tudo isto foi que se a corrida do Mónaco não tem sido interrompida (atribuindo metade dos pontos) para que o Prost vencesse, face a um jovem Senna (em Toleman) que estava claramente mais rápido na chuva, o Prost tinha somado 6 pontos ao invés dos 4.5 e sido campeão. Para o beneficiar na corrida, prejudicaram-no nas contas do campeonato.
Em relação ao gp em si, inicialmente era ser o da Espanha, nas ruas de Fuengirola, em Málaga, mas com problemas financeiros dos organizadores, aconteceu no Estoril, e deu no que deu.
Blz Cris 👍. Mais um excepcional vídeo PARABÉNS. É verdade realmente uma grande prova, este GP de Portugal em Estoril na temporada de F1 1984 a 16° e última do ano. Eu particularmente acompanhei este GP espetacular com pilotos de F1 : Lauda & Prost Maclaren Tag Porshe, Piquet Brabham, Ayrton Senna Toleman. É este meio ponto que garantiu o título para o Lauda, teremos que voltar ao GP de Mônaco em que a prova foi interrompida devido à chuva, e com vitória para o Prost 😂😂😂. É se este GP em que Ayrton Senna ( Toleman) , terminou em 2° lugar, se tivesse percorrido 75% da prova o Prost talvez teria sido o campeão da temporada de F1 1984. Mas voltando ao GP de Portugal em Estoril, vitória de Prost com o Lauda em 2° e o Senna em 3° fechando o pódio, mas não adiantou a vitória do francês pois com a 2° colocação o Lauda garantiu o seu tri-campeonato. Valeu um abraço e até a próxima 👏👏👏💯💯💯
@@RockAndRace 😃 eu é que agradeço à sua atenção muito obrigado. Somente uma recordação eu não me lembrava que o último pódio do Émerson Fittipaldi no GP de Long Beach em 1980, com a Copersucar e havia sido a 1° vitória de Nélson Piquet, alguns colegas de trabalho comentaram sobre este assunto hoje. Abraços valeu e novamente meus PARABÉNS.
O que todo brasileiro diz sobre 1984. Se Mônaco 1984 tivesse tido 100% da corrida com Senna em 1º e Prost em 2º, o Prost teria sido campeão. Mas... ninguém tem bola de cristal.
Fala Antônio! @RoChede praticamente respondeu por mim... o cara que eu mais gostei de ver correr foi o Senna, pela agressividade, velocidade plena, ousadia na pista... Mas acredito que o Schumacher conseguiu na sua carreira mais longeva se tornar um piloto mais completo, assim como o Lewis Hamilton. Dos que eu vi correr, fico com o Schumacher como o melhor, um fio de cabelo à frente do Hamilton, até o momento.
@@RockAndRace Depois de assistir tantos vídeos seus,dá pra sacar um pouco sua opinião e gosto por determinados pilotos. :) (e eu concordo, diga-se de passagem, rs)
Na verdade quando viram que Senna ia passar o Prost em Mônaco e interromperam a corrida dando a Vitória a Prost só que ele acabou recebendo só metade dos pontos e isso custou cara a ele porque se tivesse continuado a corrida mesmo Prost em segundo tinha feito 6 pontos e no final tinha sido campeão de 84
Boa noite. Se a HP de Mônaco não tivesse sido interrompido, mesmo o Prost chegando em 2° lugar, em Mônaco, teria conquistado o título mundial. Acho que é isso. Abração. Nelson - Osasco/SP.
De certa forma, sim. O Prost perdeu em Monte Carlo. A questão é que se ele se resigna no segundo lugar, receberia 6 pontos e teria sido campeão, mesmo que o Stefan Beloff ameaçasse esse segundo lugar, pois estava muito mais rápido que os dois ponteiros, não ia adiantar muito, pois este seria desclassificado posteriormente e o Prost recuperaria o segundo lugar. A Tyrrell foi desclassificada do campeonato, por problemas com o peso dos carros.
Eu acompanhei essa era da F-1 e me lembro de detalhes daquele dia em Mônaco. Prost nem sequer cruzou a linha de chegada, parou antes, de acordo com a arrogância disfarçada que sempre teve. Perdeu o título ali.
Faz logo o vídeo sobre a pontuação em Monaco 84 pro povo ENTENDER que se a corrida fosse até o final, nem o Senna nem o PRost terminariam a prova.Ou seja, Prost não seria campeão sob qualquer circustância.
O pódio em Mónaco teve Prost e Senna! Ué?! E Bellof? Ele teve algum problema na volta de desaceleração e chegou atrasado ao box. Não deu tempo de participar do pódio! Difícil dizer o que ia acontecer se a famosa - e polêmica - corrida de Mônaco tivesse mais voltas: Prost em primeiro (com problema no câmbio; talvez o câmbio quebrasse); Senna em segundo (a suspensão ia quebrar); Bellof em terceiro (era o mais rápido do trio naquele momento da prova). Mas a Tyrrel seria desclassificada do Mundial de Construtores de 84 por ter colocado bolinhas de chumbo na gasolina. Por isso a suspeita de um carro com motor aspirado ser rápido o suficiente para enfrentar os motores turbo; foi depois de Detroit que veio a punição. Mas também havia a briga FIA x FOCA. E Ken Tyrrel ter uma treta com Balestre. E Balestre esperou o momento propício para punir a Tyrrel. Briga política no mundo da F-1. 🤔 Enfim... nunca saberemos como ia terminar a corrida monegasca... ... Anos depois Jackie Ickx confessou que tomou pressão de Balestre para acabar com o GP de Monte-Carlo mais cedo... 🤔
em 89 se senna não se fudesse nas 6 corridas que foi desclassificado,bateu ou estragou o carro prost ia tomar um pau mesmo com as 4 vitórias e 6 segundo lugar....
Dizem as lendas que o Prost tava com problemas de freio se não me engano em monaco e possivelmente ele não completaria a corrida se ela continuasse. Então, se realmente isso é verídico, não foi monaco que tirou o título dele.
Nesse dia pra não deixarem o Senna vencer em Mônaco foi um francês que encerrou a corrida. Lafitti creio. Prost se ferro perdeu o título.pro Sr. Lauda. 👍😄👏👏👏👏
Oi Cris. Não foi esse gp de Mônaco 1984 que tirou o título de Prost. Já li mas não lembro onde qu se a corrida continuasse nem Prost e nem Senna chegariam e a vitória seria de Stefan Bellof. Prost ficaria sem freios(acho que foi a causa do abandono de Lauda e Senna quebraria a suspensão dianteira direita devido a um ataque na zebra voltas antes do fim da corrida. Abraços e bom 2023
É cris... Pontuacao quebrada é muito estranha.... Mas é a regra... E o narigudo apesar de não ir c os cornos dele é muito piloto... 82. 83 e 84 sendo vice campeão e estando ainda no início da carreira... Belo vídeo cris...
Com medo do Senna ultrapassar o Alan Prost pediu o término da corrida de Mônaco alegando muita chuva e risco eminente na corrida,já que o Senna era superior correndo na chuva e terminou pagando futuramente com a perda do campeonato mundial
Um detalhe bem interessante sobre o Senna neste GP que é muito pouco comentado. O Senna participou deste GP já tendo contrato assinado com a Lótus para 1985. O dono da Hart, Brian Hart, não estava nada satisfeito com o fato de perder o Senna ( na sua passagem pela Hart, Senna foi tão mais rápido que seu companheiro de equipe, Johnny Cecotto - venezuelano multi campeão da Moto GP, ou 500cc, na época - que decidiu tentar a F1. Sem o Senna na equipe, até que o Cecotto estava satisfeito com seu desempenho na F1. Quando o Senna chegou, passou a tomar mais de 1 segundo por volta. Eu mesmo vi ao vivo o GP de Detroit de 1984, quando o Senna classificou em 6° ou 7° e o Cecotto lá atrás, talvez 15° tomando 1,5 segundo. Acostumado a ser campeão mundial de moto várias vezes de 500cc 2 tempos a ar ( hoje a Moto GP 1.000cc 4 tempos refrigerada a água ) o Johnny pegou o boné e se aposentou de vez. Mas voltando ao GP de Portugal ( Senna foi bem, classificando a Hart em 6° ou 7° e chegando em 3° ou 4° ), o Brian Hart estava muito chateado de perder o Senna. Acho até que ele ameaçou de não deixar o Senna correr. Pois bem, no dia seguinte, 2a feira, a Hart ia testar vários pilotos que vinham da F3 ( não tinha F2 na época) no próprio circuito de Estoril. O Brian Hart então pediu ao Senna para dar umas voltas na pista de Estoril ( cheia de poeira que acumulou de Domingo para 2a. ) de pneus usados mesmo - os mesmos que ele tinha terminado a corrida no dia anterior. Para espanto de todos - do próprio Brian Hart e dos mecânicos, Senna foi para a pista e fez um tempo igual ou melhor do tempo que havia feito na classificação de pneus novos no Sábado. Dizem que o Brian Hart, furioso, confrontou o Ayrton - “quer dizer então que neste ano todo você não estava dando 100%??”. Senna respondeu “esse ano eu estava chamando a atenção das equipes de ponta para me contratarem, hoje eu já tenho contrato assinado com a Lótus para o ano que vem - então dei mais de 100%, pisei no fundo mesmo, arrisquei tudo - se rodasse ou tivesse um acidente, botava a culpa na pista suja e nos pneus que usei na corrida toda ontem”. Não sei como ficou o ambiente entre os dois depois dessa resposta, mas acho que o Senna se mandou rapidinho. Imagino os pilotos de F3 competindo pela vaga do Senna tendo como referência o tempo que ele fez na classificação de Sábado! Não tenho mais livro onde li esta história, mas acho que vale a pena pesquisar e conferir. Caso confirme com uma fonte confiável, talvez vala a pena um episódio. Parabéns pelo canal!!
Se aquela corrida de Mônaco fosse disputada até o final, o mundo ficaria chocado com o desempenho de um jovem quase desconhecido que, anos depois morreria em um grave acidente! Estou me referindo a... Stefan Bellof! Ele teria sido o grande nome daquela corrida e teria tido sorte melhor em seus contratos futuros! Pois ele iria, com toda a certeza, estar em equipes de ponta - após aquele GP - que não foi o que decidiu o campeonato naquele ano! Basta vermos como se desenrolou aquela edição! Houve provas que Prost nem completou! Na segunda metade do campeonato em diante, Lauda foi mais regular! De Dallas em diante, Prost abandonou mais corridas (isso foi determinante)! Mesmo tendo vencido mais no mesmo período!
Irônico é que se não tivessem tirado na mão grande a vitória de Senna em Mônaco o Prost,vencedor da corrida teria ganho pontuação completa em segundo e seria o campeão.
Aqui mesmo no canal já foi explicado que se aquela corrida não fosse interrompida, nem o Prost e nem o Senna sequer terminariam a prova, ambos abandonariam.Ao invés de fazer 4,5 pontos, ele faria zero.Perderia o título de qualquer jeito.
Sim! Justiça divina! Se Jacky Ikks não tivesse encerrado aquela prova de Mônaco apressadamente, só porque o Ayrton Senna vinha babando na chuva e iria seguramente ultrapassar o Alain Prost e vencer aa corrida, coisa que seria humilhante para o francês perder a prova para um "ilustre desconhecido estreante numa equipe insignificante", o resultado foi Prost em primeiro com 4,5 pontos e Senna em segundo (com um bico de todo tamanho, indignado pela interrução política da prova, "roubando"-lhe a vitória merecida) com 3 ponts. Se a prova tivesse continuado, mesmo Senna ganhando 9 pontos em primeiros e o Prost 6 pontos em segundo, Prost teria sido campeão naquele ano.
Eu sou um dos que acham que o Prost perdeu o título pq ele, junto com o seu padrinho e eterno protetor Jean Marie Balestre, não admitiu perder a prova de Mônaco para o Senna, piloto recém chegado na F1 e sem nenhum prestígio até então, ainda mais numa Toleman, equipe de segunda categoria, por assim dizer, na F1.
Só mesmo brasileiro que quer a qualquer custo,endeusar seu ídolo para dizer que em uma corrida aonde o Piloto pontuou mesmo sendo metade dos pontos decidiu um campeonato,e ainda dizer que foi castigo porque seu ídolo não venceu,dias após a corrida de 84 em mônaco um mecânico da Toleman dosse que o Carro não aguentaria terminar a prova por conta da suspenção,Lauda bateu em Mõnaco não fez pontos ainda assim julgam o Prost como Vilão e favorecido,depois de Mônaco o campeonato seguiu e Prost teve abandonos com problemas no Carro e batidas em dispustas,isso fez ele perder o Campeonato e não Mônaco e nem o seu resultado,se ambos Lauda e Prost tivessem terminado o resto da temporada pontuando o Prost terminaria Campeão,já que a diferença de 6 pontos foi para 10,5 depois de Mônaco e entre as corridas que Prost abandou em duas ocasiões ele estava Vencendo a Corrida 🤷🤷🤷🤷🤷
O nariga perdeu por 1/2 ponto pois ficou com medo do Senna ganhar a corrida em Mônaco, se o Jack Icx não tivesse interrompido a prova o nariga marcaria 6 pontos com a segunda posição e seria campeão e o Senna ganharia a primeira vez na F1.
A corrida de Mônaco foi interrompida por ordem do Francês Jean-Marie Balestre (presidente, na época, da FISA, que comandava a Formula 1), pra favorecer o Prost, pois ele queria um Francês campeão...
O professor perdeu o campeonato de 84 lá em Mônaco sim, se ele tivesse ficado quieto, o Senna teria levado sua primeira vitória , e o Prost em segundo, levaria seis pontos, ao invés de quatro e meio, superando o Lauda no final.
Na minha Opinião, Prost NÃO perdeu o título de 1984 por causa do GP de Mônaco! Os Pilotos chegaram ao GP de Mônaco com o Prost Liderando o Campeonato (24 pontos) e Lauda em 2° (com 18 pontos).Em Mônaco, Lauda NÃO pontuou , e Prost ampliou ainda mais a diferença para Lauda. Como o Campeonato terminou com diferença de 0,5 ponto, passa a impressão de que o Prost perdeu o campeonato por causa do GP de Mônaco.
É há também um fato: Na etapa 14, o Grande Prêmio da Itália, a Mc Laren de Prost, sofreu a quebra do turbocompressor, nas quatro voltas iniciais e Lauda venceu. Creio que foi isso que complicou o francês.
A corrida de Mônaco foi interrompida por ordem do Francês Jean-Marie Balestre (presidente, na época, da FISA, que comandava a Formula 1), pra favorecer o Prost, pois ele queria um Francês campeão...
No canal automobilismo brasil é dito que prost pediu pra parar a prova não apenas pela chuva, mas porque também tinha problemas nos freios e iria abandonar de qualquer forma. Mais um ótimo trabalho Cris 👏👏👏 ua-cam.com/video/TQoROGvefQw/v-deo.html
@@RockAndRace quando você tiver uma folga Cris faz um vídeo sobre o acidente de ayrton senna em imola. No automobilismo brasil é dito que o acidente não foi por causa da coluna de direção que se partiu e sim pelo carro ter batido no chão antes da tamburelo em uma emenda no asfalto.
Não tinha como o prostética marcar mais de 4,5, Bellof vinha mais rápido do que ele é Senna. Se não tivessem parado a a corrida em Mônaco, o resultado seria na seguinte ordem. 1-Bellof 2-Senna 3-Rosberg 4-Prost, ele estava muito lento, sim, herdou o P1 porquê o Mansel bateu. A Mclaren fez certo em parar. Já tinha perdido o lauda.
Certeza que foi em Mônaco que o francês se ferrou, perdeu o título porque não quis perder aquela corrida para o NOVATO Senna. O que tinha de inteligente tinha tanbém de medo de correr na chuva.
Na verdade, Prost levaria apenas 6 pontos, porque Senna venceria aquela corrida do principado. Como já falei em outra oportunidade, esses 6 pontos garantiriam o título ao francês. Mas ele e o amiguinho, Ballestre, armaram para Prost vencer por dois motivos: O francês estava apavorado com o temporal que desabava sobre Mônaco e também porque não queria passar vergonha perdendo a prova para o então novato Ayrton Senna.
Inacreditável! Em boa parte da corrida uma Toleman a frente das Ferraris e outras grandes equipes... Nome da "diferença": Airton Sena da Silva!!!
Pelo desempenho nessa corrida, vemos que o Lauda não foi Tricampeão por acaso! O Austríaco pilotava muito!
Uma grande corrida, com atuações espetaculares de super pilotos como Lauda, Senna, Prost e Piquet. Revejo sempre que posso.
Só lendas!
Verdade... Só casca grossa mesmo...
Faltou o Mansell 🔥
Perder por meio ponto pro Lauda não é perder, é motivo de orgulho pra colocar num quadro!!
é nada, se ele tivesse deixado rolar em monaco, mesmo chegando em segundo teria sido campeao, essa corrida em Monte Carlo deve ter lhe custado várias noites de sono
Duas coisas me chamam a atenção nessa corrida: A amizade entre Piquet e Lauda na troca de acenos pelo tri do austríaco e o semblante de "detesto admitir, mas vou dar o braço a torcer" do Senna ao levantar o braço do Prost. O mais engraçado é que é o exato mesmo semblante que ele demonstrou em Adelaide 1993 ao fazer o mesmo gesto em sua última corrida pela McLaren.
Lauda é um dos meus pilotos estrangeiros favoritos pela história nas pistas e pelo estilo. Curioso como ele e Piquet meio que herdaram o estilo Jack Brabham de piloto com aptidão para mecânica/engenharia. No mais, outro grande vídeo, Cris. Parabéns!
Valeu Thiago! Grande abraço!
O Lauda foi tricampeão, teve o ano que o Hunt ganhou naquela situação controversa da ultima corrida e ainda foi fundamental para Piquet E Prost nos seus respectivos desenvolvimentos como pilotos. Lauda era um gênio.
A cara de full pistola do Prost no pódio não tem preço...
Senna, inigualável sempre.
Mais um vídeo top! Essa época da F1 era tão boa que estamos quase sempre nos remetendo a ela. Eu aos 40 consegui ver coisas boas, tipo o título do Nelson de 87 e todos os do Ayrton.
Vc conta história mto bem de F1.
Eu sou da é epoca do final dos anos 80 e começo dos 90, acho animal ouvir os nomes dos pilotos de novo.
Valeu Carlos! Grande abraço!
Quase 40 anos depois, ainda mexe com a minha adrenalina em ver as disputas
O que parece realmente ter decidido o título,foi a rodada do Piquet,na primeira volta.Se Piquet não tivesse rodado,provavelmente chegaria em segundo,entre as duas McLarens e isso teria dado o título ao Prost.Ou talvez Piquet vencesse,e isso daria o título ao Lauda,como acabou acontecendo...
Sobre a temporada de 1984,acho que num ponto,ela guarda uma semelhança,com as temporadas de 1979,1987 e 1989...Dois pilotos de uma mesma equipe brigando pelo título mas,nessas 4 oportunidades,o título não ficou com o piloto entre ambos,que foi o mais veloz do ano,e sim,com o mais regular....
Uma das melhores corridas que eu ja assisti!!! Simplesmente lendas como Senna, Lauda, Prost, Piquet e Mansell dividindo a pista numa corrida cheia de reviravoltas e decidida por meio ponto 🔥
E um dos podios mais lendario da historia da F1:
1- Niki Lauda
2- Alain Prost
3- Ayrton Senna
E a frase lendaria do galvão no momento do podio, "O GRANDE CAMPEAO NIKI LAUDA E QUEM SABE O GRANDE FUTURO CAMPEÃO AYRTON SENNA!!! 🇧🇷🔥
O Mansell é uma mãe!
Eu tinha 15 anos em 1984 e torci demais por Lauda naquele campeonato e revendo essa corrida várias vezes no decorrer dos anos a atuação do austríaco foi uma aula de "ciência de pilotagem" pois apesar de ter o melhor carro daquela temporada parecia tudo "conspirar" á favor de Prost até certo ponto, mas o que sobrava em Lauda ainda faltava em Prost: sangue literalmente gelado em momentos decisivos, o mesmo comportamento que ele demonstrou ao abdicar do título de 1976 por se recusar á correr na pista de Monte Fuji em nome da segurança, um título que por justiça deveria ser seu pois nunca houve duelo algum entre ele e James Hunt naquela temporada e voltar 40 dias depois de quase ser "assado" e dado como morto lhe daria esta distinção e merecimento.
Obrigado Cris.
Viva, Cris. Essa foi a primeira temporada de formula 1 que eu verdadeiramente segui e essa corrida foi o meu primeiro grande prémio ao vivo. Já assistia à competição desde 80 mas não me lembrava de muita coisa, que tenho estado a relembrar na F1 TV. Relativamente ao meio ponto, eu sou daqueles que pensa que o próximo não perdeu pontos no Mónaco, mas sim ganhou. Se a corrida tivesse seguido até ao fim o Prost iria perder lugares para o Sena e para o Bellof, no mínimo, ou até desistiria pois ele estava sentindo problemas de embraiagem. Abraço de Portugal.
Boa Rodrigo! Grande abraço!
Impressionante é ouvir o nome do Senna com uma Toleman andando entre os primeiros e terminando entre entre os grandes.
Niki Lauda foi um piloto excepcional! Um dos maiores de todos os tempos! Neste GP ele foi muito cerebral! Ganhou porque era muito bom!
Sobre Mônaco 1984 era sabido que a suspensão do toleman de Senna estava para se romper e certamente não chegaria ao fim da corrida se fosse na totalidade das voltas. Seria uma corrida com poucos sobreviventes.
Grandes pilotos no pódio com grandes feitos na pista ao longo da temporada.
Senna, com uma Toleman, fica dois décimos atrás do pole, Nelson Piquet, na classificação.
E chega ao pódio...
Sensacional!
É muita pole do Piquet
Muito legal essas lembranças.
Seria possível você comentar a corrida em Estoril 1989, em que Senna e Mansel travavam uma batalha épica e o Mansel, estando desclassificado e após ter recebido vandeira preta por três vezes, acabou tocando no carro de Senna e o tirou da prova.
Está na lista para colocar em pauta no futuro José... com certeza trarei ela pra cá.
Gostei da roupa e do vídeo kkk. Eu sábia que esse campeonato foi decidido por meio ponto, mas não sábia da história. Parabéns Cris🤘🤘🍃
Hahahahaha... valeu meu velho!
A corrida que marcou o tricampeonato de Lauda na F1, 3° pódio de Senna e 16* vitória de Prost na carreira que apesar de 2 vices seguidos (83/84) seus esforços foram compensados pelos 2 títulos em sequência (85/86).
Seus vídeos são sensacionais 👏👏
Pô! Valeu! Grande abraço!
Apesar de estar com o nome TAG essa McLaren usava motor Porsche e era um foguete.
Nunca tinha visto essa pintura da Toleman
Essa largada em 3º lugar do Senna foi a segunda melhor posição de largada na história da Toleman, só superada pela Pole position do Téo Fabi na Alemanha em 1985.
Revi essa corrida tempos atrás. Nada tira os méritos do Lauda, mas se a Lotus do Mansell não quebra, ele não seria campeão, rsrsrs. Além da competência, é preciso ter um pouco de sorte. Sorte, aliás, que havia lhe faltado na temporada de 1976.
É... a sorte acompanha os campeões
Se o Mansell não quebrasse, uns 4 ou 5 campeonatos teriam outro resultado
Impressionante é a performance do Prost na F1. Ele participou de 13 temporadas. Venceu 4, e foi vice em outras 4. Ou seja, em 8 temporadas (das 13 que disputou), o cara foi 1 dos protagonistas ao título. Quem afirma que o francês era fraco, não entende nada de F1!
Pois é Emerson, o cara conseguiu a façanha de competir em mais alto nível por uma década (1981-1991) batendo de frente contra uma turma pra ninguém botar defeito. Sinceramente, muita gente não apreciou melhor a F1 daquela época (eu inclusive) por cair no papo de "herói brasileiro x vilão gringo".
Abraço!!
Só pilotou carro de ponta. Foi grande más não teve carros medios como Piquet. Senna e Lauda.
@@sergiotome522 Também concordo Sergio, apesar que nos tempos de Renault ele sofria um bocado por falta de confiabilidade do carro. Acredito que estar sempre em carros competitivos é mais um mérito na carreira dele.
Prost mandava demais em ritmo de corrida, mas não era muito chegado a água...
Abraço!!
Verifiquem a Temporada de 1986, e vejam se a McLaren da época era superior às Williams Honda de Mansell e Piquet. Deve ser lembrado TB que Prost já teve como companheiros de equipe pilotos como Niki Lauda, Keke Rosberg, Ayrton Senna e Nigel Mansell.
@@EmersonCavalcante_ A McLaren era até competitiva em 86, mas quebrava aos montes, Rosberg que o diga! Esse 2º título do Alain foi o misto de competência e sorte, pois a Williams literalmente se implodiu com a guerra Piquet x Mansell naquele ano.
Lembro até hoje de assistir ao vivo o pneu traseiro do Mansell explodindo em plena reta e da minha frustração vendo o Nelson fazer um pit preventivo logo depois. O Prost estava ali quietinho na corrida e faturou o campeonato sendo o azarão da decisão em Adelaide.
Abraço!!
Que narração empolgante!! Parabéns pelo trabalho.
Valeu Larissa! Grande abraço!
Muito bom. O melhor canal do You Tube sobre F1. Parabéns! 👏👏👏👏
Valeu Edgard! Grande abraço!
A parte mais divertida de tudo isto foi que se a corrida do Mónaco não tem sido interrompida (atribuindo metade dos pontos) para que o Prost vencesse, face a um jovem Senna (em Toleman) que estava claramente mais rápido na chuva, o Prost tinha somado 6 pontos ao invés dos 4.5 e sido campeão. Para o beneficiar na corrida, prejudicaram-no nas contas do campeonato.
Em 12:40 min: Um exemplo de como era a segurança na F1 da Época! heheheh
Hahahahaha... verdade
Quando um piloto busca o título, ele vai até o fim.
Trás um vídeo falando sobre essa questão do Prost ter perdido o campeonato na corrida de Mônaco. Um abraço e parabéns pelo canal!
Em relação ao gp em si, inicialmente era ser o da Espanha, nas ruas de Fuengirola, em Málaga, mas com problemas financeiros dos organizadores, aconteceu no Estoril, e deu no que deu.
Obrigado Cris Silvestre! Tmj Brother. 🙏
Valeu Lejão! Grande abraço!
Mansell disputando a vitória era coisa raríssima ! Ainda faltava uma ano para ele resolver virar piloto !
Bela imagem;os dois maiores de todos os tempos,juntos!
História sensacional e muito bem contada! Parabéns pelo canal!
Valeu Gabriel! Grande abraço!
Muito bacana o vídeo e o narrador que é muito bom, parabéns amigo !
Blz Cris 👍. Mais um excepcional vídeo PARABÉNS. É verdade realmente uma grande prova, este GP de Portugal em Estoril na temporada de F1 1984 a 16° e última do ano. Eu particularmente acompanhei este GP espetacular com pilotos de F1 : Lauda & Prost Maclaren Tag Porshe, Piquet Brabham, Ayrton Senna Toleman. É este meio ponto que garantiu o título para o Lauda, teremos que voltar ao GP de Mônaco em que a prova foi interrompida devido à chuva, e com vitória para o Prost 😂😂😂. É se este GP em que Ayrton Senna ( Toleman) , terminou em 2° lugar, se tivesse percorrido 75% da prova o Prost talvez teria sido o campeão da temporada de F1 1984. Mas voltando ao GP de Portugal em Estoril, vitória de Prost com o Lauda em 2° e o Senna em 3° fechando o pódio, mas não adiantou a vitória do francês pois com a 2° colocação o Lauda garantiu o seu tri-campeonato. Valeu um abraço e até a próxima 👏👏👏💯💯💯
Valeu Jorge! Grande abraço!
@@RockAndRace 😃 eu é que agradeço à sua atenção muito obrigado. Somente uma recordação eu não me lembrava que o último pódio do Émerson Fittipaldi no GP de Long Beach em 1980, com a Copersucar e havia sido a 1° vitória de Nélson Piquet, alguns colegas de trabalho comentaram sobre este assunto hoje. Abraços valeu e novamente meus PARABÉNS.
KI CORRIDA LINDA ...
Que história!
Que vídeo! 👏👏👏👏👏👏👏👏
Valeu Naaliel! Grande abraço!
Vou agora mesmo ver essa corrida do Mónaco, 1984.
O que todo brasileiro diz sobre 1984. Se Mônaco 1984 tivesse tido 100% da corrida com Senna em 1º e Prost em 2º, o Prost teria sido campeão. Mas... ninguém tem bola de cristal.
que da hora man!! gostei demais do seu canal!!
Valeu Filipe! Grande abraço!
Que pódio Prost, Lauda e Senna !!!..Ai Cris qual o melhor piloto que vc viu correr?...Sei q vc falou qo melhor foi o Fangio, mas do seu tempo ql foi?
Verdade cris! !!!!! Qual foi o melhor piloto que você viu pela telinha
Ele vai dizer que o mais espetacular foi o Senna, e o que o melhor que já viu foi o Schummy.
Fala Antônio! @RoChede praticamente respondeu por mim... o cara que eu mais gostei de ver correr foi o Senna, pela agressividade, velocidade plena, ousadia na pista... Mas acredito que o Schumacher conseguiu na sua carreira mais longeva se tornar um piloto mais completo, assim como o Lewis Hamilton. Dos que eu vi correr, fico com o Schumacher como o melhor, um fio de cabelo à frente do Hamilton, até o momento.
@@RockAndRace Cris! !!!! Se for possível um dia falar sobre o talento do piloto Jim Clark !!!
@@RockAndRace Depois de assistir tantos vídeos seus,dá pra sacar um pouco sua opinião e gosto por determinados pilotos. :)
(e eu concordo, diga-se de passagem, rs)
Grande Lauda.
Parabéns vc sempre trazendo uma excelente história. 👏🏼🤝🏻
Valeu Adauto! Grande abraço!
Na verdade quando viram que Senna ia passar o Prost em Mônaco e interromperam a corrida dando a Vitória a Prost só que ele acabou recebendo só metade dos pontos e isso custou cara a ele porque se tivesse continuado a corrida mesmo Prost em segundo tinha feito 6 pontos e no final tinha sido campeão de 84
Nesses anos de ouro vários títulos eram disputados na última corrida e com os 2 pilotos da mesma equipe brigando entre sí pelo título.
Bom
Boa noite.
Se a HP de Mônaco não tivesse sido interrompido, mesmo o Prost chegando em 2° lugar, em Mônaco, teria conquistado o título mundial.
Acho que é isso.
Abração.
Nelson - Osasco/SP.
AC DC na camisa ... Muito bom..................
Para os novatos, tem que lembrar que a pontuação era 9-6-4-3-2-1
Boa!
Não acredito que aquele GP de monaco durasse ao menos até 75%. CHOVIA MUITO.... ele levaria metade dos pontos... só que em 2°... isso, se não batesse
E quem garante que Senna venceria?
Pelo andar da carruagem, a vitória seria de Bellof!
@@mithuna_rasi muito pertinente...
De certa forma, sim. O Prost perdeu em Monte Carlo. A questão é que se ele se resigna no segundo lugar, receberia 6 pontos e teria sido campeão, mesmo que o Stefan Beloff ameaçasse esse segundo lugar, pois estava muito mais rápido que os dois ponteiros, não ia adiantar muito, pois este seria desclassificado posteriormente e o Prost recuperaria o segundo lugar. A Tyrrell foi desclassificada do campeonato, por problemas com o peso dos carros.
Ele disse que era o primeiro pódio de Senna, porém o Senna teve pódio em Mônaco naquele GP que ele voou
Eu acompanhei essa era da F-1 e me lembro de detalhes daquele dia em Mônaco. Prost nem sequer cruzou a linha de chegada, parou antes, de acordo com a arrogância disfarçada que sempre teve. Perdeu o título ali.
Faz logo o vídeo sobre a pontuação em Monaco 84 pro povo ENTENDER que se a corrida fosse até o final, nem o Senna nem o PRost terminariam a prova.Ou seja, Prost não seria campeão sob qualquer circustância.
Exatamente, Prost tinha problemas no câmbio e Senna largou com menos combustível, ia dar pane seca
@@99edim ia dar Pan-Seca, e a suspensão ia quebrar em 3 voltas (quando a corrida foi interrompida)
O pódio em Mónaco teve Prost e Senna! Ué?! E Bellof? Ele teve algum problema na volta de desaceleração e chegou atrasado ao box. Não deu tempo de participar do pódio!
Difícil dizer o que ia acontecer se a famosa - e polêmica - corrida de Mônaco tivesse mais voltas: Prost em primeiro (com problema no câmbio; talvez o câmbio quebrasse); Senna em segundo (a suspensão ia quebrar); Bellof em terceiro (era o mais rápido do trio naquele momento da prova).
Mas a Tyrrel seria desclassificada do Mundial de Construtores de 84 por ter colocado bolinhas de chumbo na gasolina. Por isso a suspeita de um carro com motor aspirado ser rápido o suficiente para enfrentar os motores turbo; foi depois de Detroit que veio a punição. Mas também havia a briga FIA x FOCA. E Ken Tyrrel ter uma treta com Balestre. E Balestre esperou o momento propício para punir a Tyrrel. Briga política no mundo da F-1. 🤔
Enfim... nunca saberemos como ia terminar a corrida monegasca...
... Anos depois Jackie Ickx confessou que tomou pressão de Balestre para acabar com o GP de Monte-Carlo mais cedo... 🤔
Professor foi o melhor,mais o ego tirou alguns títulos dele, ninguém é perfeito
em 89 se senna não se fudesse nas 6 corridas que foi desclassificado,bateu ou estragou o carro prost ia tomar um pau mesmo com as 4 vitórias e 6 segundo lugar....
Show
A vantagem final do Lauda deveria ser 5 pontos (considerando que se a corrida em Mônaco continuasse, nem Prost ou Senna completariam)
A Brabham era rápida naquele ano, mas quebrava demais. Parecia promissor para 85. Mas...
Era bem isso mesmo
Lauda se não tivesse sofrido o acidente seria no minimo pentacampeão junto com fangio.
Grandes chances
Senna sempre mostrou a que veio. O melhor de todos.
prost foi bem melhor q senna
Essa é com certeza umas das McLaren da história
Dizem as lendas que o Prost tava com problemas de freio se não me engano em monaco e possivelmente ele não completaria a corrida se ela continuasse. Então, se realmente isso é verídico, não foi monaco que tirou o título dele.
Nesse dia pra não deixarem o Senna vencer em Mônaco foi um francês que encerrou a corrida. Lafitti creio. Prost se ferro perdeu o título.pro Sr. Lauda. 👍😄👏👏👏👏
Oi Cris. Não foi esse gp de Mônaco 1984 que tirou o título de Prost. Já li mas não lembro onde qu se a corrida continuasse nem Prost e nem Senna chegariam e a vitória seria de Stefan Bellof. Prost ficaria sem freios(acho que foi a causa do abandono de Lauda e Senna quebraria a suspensão dianteira direita devido a um ataque na zebra voltas antes do fim da corrida. Abraços e bom 2023
É cris... Pontuacao quebrada é muito estranha.... Mas é a regra... E o narigudo apesar de não ir c os cornos dele é muito piloto... 82. 83 e 84 sendo vice campeão e estando ainda no início da carreira... Belo vídeo cris...
O Francês andava muito... desde o início da carreira tava sempre na frente do pelotão. Grande abraço Dalmiro!
Alain prost era um excelente piloto, mas muitas vezes se aproveitava que os organizadores da F1 eram franceses pra se dá bem.
Com medo do Senna ultrapassar o Alan Prost pediu o término da corrida de Mônaco alegando muita chuva e risco eminente na corrida,já que o Senna era superior correndo na chuva e terminou pagando futuramente com a perda do campeonato mundial
Um detalhe bem interessante sobre o Senna neste GP que é muito pouco comentado. O Senna participou deste GP já tendo contrato assinado com a Lótus para 1985. O dono da Hart, Brian Hart, não estava nada satisfeito com o fato de perder o Senna ( na sua passagem pela Hart, Senna foi tão mais rápido que seu companheiro de equipe, Johnny Cecotto - venezuelano multi campeão da Moto GP, ou 500cc, na época - que decidiu tentar a F1. Sem o Senna na equipe, até que o Cecotto estava satisfeito com seu desempenho na F1. Quando o Senna chegou, passou a tomar mais de 1 segundo por volta. Eu mesmo vi ao vivo o GP de Detroit de 1984, quando o Senna classificou em 6° ou 7° e o Cecotto lá atrás, talvez 15° tomando 1,5 segundo. Acostumado a ser campeão mundial de moto várias vezes de 500cc 2 tempos a ar ( hoje a Moto GP 1.000cc 4 tempos refrigerada a água ) o Johnny pegou o boné e se aposentou de vez.
Mas voltando ao GP de Portugal ( Senna foi bem, classificando a Hart em 6° ou 7° e chegando em 3° ou 4° ), o Brian Hart estava muito chateado de perder o Senna. Acho até que ele ameaçou de não deixar o Senna correr.
Pois bem, no dia seguinte, 2a feira, a Hart ia testar vários pilotos que vinham da F3 ( não tinha F2 na época) no próprio circuito de Estoril. O Brian Hart então pediu ao Senna para dar umas voltas na pista de Estoril ( cheia de poeira que acumulou de Domingo para 2a. ) de pneus usados mesmo - os mesmos que ele tinha terminado a corrida no dia anterior. Para espanto de todos - do próprio Brian Hart e dos mecânicos, Senna foi para a pista e fez um tempo igual ou melhor do tempo que havia feito na classificação de pneus novos no Sábado.
Dizem que o Brian Hart, furioso, confrontou o Ayrton - “quer dizer então que neste ano todo você não estava dando 100%??”. Senna respondeu “esse ano eu estava chamando a atenção das equipes de ponta para me contratarem, hoje eu já tenho contrato assinado com a Lótus para o ano que vem - então dei mais de 100%, pisei no fundo mesmo, arrisquei tudo - se rodasse ou tivesse um acidente, botava a culpa na pista suja e nos pneus que usei na corrida toda ontem”.
Não sei como ficou o ambiente entre os dois depois dessa resposta, mas acho que o Senna se mandou rapidinho. Imagino os pilotos de F3 competindo pela vaga do Senna tendo como referência o tempo que ele fez na classificação de Sábado!
Não tenho mais livro onde li esta história, mas acho que vale a pena pesquisar e conferir. Caso confirme com uma fonte confiável, talvez vala a pena um episódio. Parabéns pelo canal!!
História sensacional Edgard! Valeu por trazer aqui pra nós. Grande abraço!
Se aquela corrida de Mônaco fosse disputada até o final, o mundo ficaria chocado com o desempenho de um jovem quase desconhecido que, anos depois morreria em um grave acidente!
Estou me referindo a... Stefan Bellof!
Ele teria sido o grande nome daquela corrida e teria tido sorte melhor em seus contratos futuros! Pois ele iria, com toda a certeza, estar em equipes de ponta - após aquele GP - que não foi o que decidiu o campeonato naquele ano!
Basta vermos como se desenrolou aquela edição!
Houve provas que Prost nem completou!
Na segunda metade do campeonato em diante, Lauda foi mais regular!
De Dallas em diante, Prost abandonou mais corridas (isso foi determinante)! Mesmo tendo vencido mais no mesmo período!
Concordo.
O Senna iria passar ele em Mônaco, ele ficaria com mais pontos em segundo, se Jean marry balestre não tivesse encerrado a corrida
Prost deu uma de migué pedindo para encerrar em Mônaco porque sabia que o Senna ia passar ele fácil, assim foi justo ele ter perdido o título.
Irônico é que se não tivessem tirado na mão grande a vitória de Senna em Mônaco o Prost,vencedor da corrida teria ganho pontuação completa em segundo e seria o campeão.
Aqui mesmo no canal já foi explicado que se aquela corrida não fosse interrompida, nem o Prost e nem o Senna sequer terminariam a prova, ambos abandonariam.Ao invés de fazer 4,5 pontos, ele faria zero.Perderia o título de qualquer jeito.
Prost perdeu o campeonato em Monza, a McLaren deu um motor bichado pra ele, e, acabou quebrando.
Boa lembrança!
Sim! Justiça divina! Se Jacky Ikks não tivesse encerrado aquela prova de Mônaco apressadamente, só porque o Ayrton Senna vinha babando na chuva e iria seguramente ultrapassar o Alain Prost e vencer aa corrida, coisa que seria humilhante para o francês perder a prova para um "ilustre desconhecido estreante numa equipe insignificante", o resultado foi Prost em primeiro com 4,5 pontos e Senna em segundo (com um bico de todo tamanho, indignado pela interrução política da prova, "roubando"-lhe a vitória merecida) com 3 ponts. Se a prova tivesse continuado, mesmo Senna ganhando 9 pontos em primeiros e o Prost 6 pontos em segundo, Prost teria sido campeão naquele ano.
Eu sou um dos que acham que o Prost perdeu o título pq ele, junto com o seu padrinho e eterno protetor Jean Marie Balestre, não admitiu perder a prova de Mônaco para o Senna, piloto recém chegado na F1 e sem nenhum prestígio até então, ainda mais numa Toleman, equipe de segunda categoria, por assim dizer, na F1.
O sempre " azarado " Nigel Mansell. Esgoela o carro até ele quebrar. Sorte do Lauda.
Hahahaha... verdade Weimar!
Bom , vc já me explicou que não foi por conta de Mônaco que o Prost perdeu o campeonato
Só mesmo brasileiro que quer a qualquer custo,endeusar seu ídolo para dizer que em uma corrida aonde o Piloto pontuou mesmo sendo metade dos pontos decidiu um campeonato,e ainda dizer que foi castigo porque seu ídolo não venceu,dias após a corrida de 84 em mônaco um mecânico da Toleman dosse que o Carro não aguentaria terminar a prova por conta da suspenção,Lauda bateu em Mõnaco não fez pontos ainda assim julgam o Prost como Vilão e favorecido,depois de Mônaco o campeonato seguiu e Prost teve abandonos com problemas no Carro e batidas em dispustas,isso fez ele perder o Campeonato e não Mônaco e nem o seu resultado,se ambos Lauda e Prost tivessem terminado o resto da temporada pontuando o Prost terminaria Campeão,já que a diferença de 6 pontos foi para 10,5 depois de Mônaco e entre as corridas que Prost abandou em duas ocasiões ele estava Vencendo a Corrida 🤷🤷🤷🤷🤷
O nariga perdeu por 1/2 ponto pois ficou com medo do Senna ganhar a corrida em Mônaco, se o Jack Icx não tivesse interrompido a prova o nariga marcaria 6 pontos com a segunda posição e seria campeão e o Senna ganharia a primeira vez na F1.
A corrida de Mônaco foi interrompida por ordem do Francês Jean-Marie Balestre (presidente, na época, da FISA, que comandava a Formula 1), pra favorecer o Prost, pois ele queria um Francês campeão...
@@hdoescher Jack Ickx interrompeu a prova, pois era o diretor!
O professor perdeu o campeonato de 84 lá em Mônaco sim, se ele tivesse ficado quieto, o Senna teria levado sua primeira vitória , e o Prost em segundo, levaria seis pontos, ao invés de quatro e meio, superando o Lauda no final.
O que significava aquele patrocínio S.A.I.MA que as Mclarens de Prost e Lauda exibiam em 1984/1985 ??
Na minha Opinião, Prost NÃO perdeu o título de 1984 por causa do GP de Mônaco! Os Pilotos chegaram ao GP de Mônaco com o Prost Liderando o Campeonato (24 pontos) e Lauda em 2° (com 18 pontos).Em Mônaco, Lauda NÃO pontuou , e Prost ampliou ainda mais a diferença para Lauda. Como o Campeonato terminou com diferença de 0,5 ponto, passa a impressão de que o Prost perdeu o campeonato por causa do GP de Mônaco.
É há também um fato:
Na etapa 14, o Grande Prêmio da Itália, a Mc Laren de Prost, sofreu a quebra do turbocompressor, nas quatro voltas iniciais e Lauda venceu. Creio que foi isso que complicou o francês.
A corrida de Mônaco foi interrompida por ordem do Francês Jean-Marie Balestre (presidente, na época, da FISA, que comandava a Formula 1), pra favorecer o Prost, pois ele queria um Francês campeão...
No canal automobilismo brasil é dito que prost pediu pra parar a prova não apenas pela chuva, mas porque também tinha problemas nos freios e iria abandonar de qualquer forma.
Mais um ótimo trabalho Cris 👏👏👏
ua-cam.com/video/TQoROGvefQw/v-deo.html
Valeu Isaque! Sensacional os vídeos do Automobilismo Brasil. Tô sempre curtindo lá. Abraço!
@@RockAndRace quando você tiver uma folga Cris faz um vídeo sobre o acidente de ayrton senna em imola. No automobilismo brasil é dito que o acidente não foi por causa da coluna de direção que se partiu e sim pelo carro ter batido no chão antes da tamburelo em uma emenda no asfalto.
Não tinha como o prostética marcar mais de 4,5, Bellof vinha mais rápido do que ele é Senna. Se não tivessem parado a a corrida em Mônaco, o resultado seria na seguinte ordem.
1-Bellof
2-Senna
3-Rosberg
4-Prost, ele estava muito lento, sim, herdou o P1 porquê o Mansel bateu.
A Mclaren fez certo em parar. Já tinha perdido o lauda.
Senna é fora do comum mesmo, o cara tirava leite de pedra.
Sem contar que no GP de Mônaco quase que o Senna chega na frente dele né?
Certeza que foi em Mônaco que o francês se ferrou, perdeu o título porque não quis perder aquela corrida para o NOVATO Senna. O que tinha de inteligente tinha tanbém de medo de correr na chuva.
Certamente Prost pediu fim da prova e pagou o preço no final do campeonato, teria sido a primeira vitória do Senna.
Engana-te! Aquela corrida seria vencida por Bellof!
Ele seria o grande nome daquela corrida!
Vou te conta com tanta pinturas lindas que os carros tinham e vem a toleman e faz aquele garrancho que coisa feia cruzes
Hahahahaha... verdade
Na verdade, Prost levaria apenas 6 pontos, porque Senna venceria aquela corrida do principado. Como já falei em outra oportunidade, esses 6 pontos garantiriam o título ao francês. Mas ele e o amiguinho, Ballestre, armaram para Prost vencer por dois motivos: O francês estava apavorado com o temporal que desabava sobre Mônaco e também porque não queria passar vergonha perdendo a prova para o então novato Ayrton Senna.
Puta que pariu. Alain Prost, meu piloto.