Os Desequilíbrios Teológicos e Ministeriais de Nosso Tempo | Luiz Sayão | IBNU
Вставка
- Опубліковано 8 лют 2025
- Hoje nosso foco será os desequilíbrios teológicos e ministeriais de nosso tempo. Este é um tema recorrente na igreja primitiva, quando buscava-se uma compreensão mais adequada de como deveria ser a caminhada cristã e o entendimento da fé. Sendo assim, este é um tema pertinente há algum tempo para aqueles que estudam teologia e buscam entender a palavra de Deus.
Os textos bíblicos foram escritos em determinados contextos históricos, entretanto, a mensagem divina ainda pode ser aplicada nos dias atuais, e é possível sim viver de acordo com a vontade divina, por isso é preciso estudar a bíblia e entender suas mensagens fundamentais.
Durante este vídeo vamos buscar entender um pouco mais sobre a diferença entre o que a bíblia fala e a realidade que vivemos, e qual a função da igreja nestes casos. Levaremos em consideração que vivemos em um contexto diferente, cercado de outras culturas e religiões.
Para ver mais sobre estudos religiosos, aprender mais sobre evangelhos, os livros da bíblia e entender melhor o que os versículos da bíblia significam e quais mensagem buscam passar, inscreva-se no canal e ative o sininho!
Comunidade Saudável. Cidade melhor!
Contribua para os projetos IBNU:
Chave PIX (CNPJ): 08.802.770/0001-60
Banco Bradesco
Ag. 1445-1
CC. 35400-7
www.ibnu.com.b...
Sala dos Adolescentes:
/ discord
Conheça mais:
contato@ibnu.com.br
www.ibnu.com.br
Siga-nos:
/ ibnusaopaulo
/ ibnusp
Uau, que aula incrível!
Uma das melhores palestras que assisto em anos!
Muito obrigado por compartilharem!
Quanto mais o escuto professor Sayão,
Mais sinto a necessidade de buscar mais a DEUS,a impressão é que,mesmo em um contexto religioso"por assim dizer"estamos mergulhado em um sistema que nos distancia da esencia primordial que ELE nos oferece,por mais que ao longo da eras e séculos possamos ter conseguido solucionar vários questionamentos básicos,no ámbito genuíno do Crer NELE, poucos conseguem seguir mais adiante nesse caminhar,pois alguns continuam estagnados outros regridem,daí esses ensinamentos é como um farol que nos orienta em meio a toda essa escuridão e mal tempo em nossa volta🙏🏾 gratidão professor Sayão, Q a maravilhosa GRAÇA de DEUS esteja sempre em vc
Que aula!!!!
❤
Que maravilha esse irmão explica muito bem é um professor mesmo ano esses estudos Deus abençoe ele com sabedoria mais e mais amém louvado seja Deus
Tão esclarecedor! Eu nasci católica. Me converti ao evangelho aos 16 anos numa igreja Batista. Abandonei tudo aos 22 anos. Voltei para a igreja Batista aos 38 anos. Casei aos 40 anos e fui para Assembleia de Deus e agora a igreja que era de modelo hospital, virou empresa e rapidamente pulou para política. Socorro! Agora divorciada, vou voltar à uma igreja que seja pensante, missional! Obrigada por me mostrar que eu não sou uma rebelde malvada!
Deus seja contigo, Ele jamais nos abandona
Mestre Sayao!
Muito conteúdo e sabedoria para sintetizar e explicar de modo que pessoas simples, como eu, possa entender.
Grato a Deus pela vida do Sayão, que Deus continue concedendo sabedoria e graça no ministério. É benção para a Igreja.
Aos 56 anos de idade e de vida com Cristo, crente Batista de gerações, musico de ministério de louvor a pelo menos 40 anos, só agora conheci a teologia reformada, e isso tem respondido a muitas dúvidas especialmente em relação a esse movimento contemporâneo dentro da igreja, a musica se profissionalizou e a arte passou a fazer parte do culto, tenho descobrido que o que é realmente relevante é a Palavra, o entendimento, que a emoção leva a um culto menos racional, tenho a imprensão que sempre fui reformado e não sabia.
Boa. Noite. Gratidão. Gratidão. 🙇♀️🙇♀️🙇♀️🇨🇭🇧🇷
Sempre é bom ouvir o Sayão 😃
Gratidão ao ministério Ibnu e ao querido Pastor Luiz Sayão 📖🙌🏻🇦🇪🇧🇷🌎
Fico impressionada com tanto conhecimento do senhor pastor. Muito esclarecedor. Deus o abençoe.
Amei os quadros comparativos no final, printei tudo, que aula! Quanta sabedoria. Senhor tenha misericórdia de nós.
Pastor, professor, homem de Deus- Luiz Sayão
Que aula meu irmão!!!!
Glória a Deus por uma belíssima aula.
🙏🏼
Não consegui entender o nome do historiador sueco que escreveu o livro sobre história da teologia que fala sobre Kant, o Pr. Sayão poderia fazer a gentileza de informar?
Acho que foi BENGT HAGGLUND
HISTÓRIA DA TEOLOGIA
Correto
Vou utilizar aqui um pensamento bem simplista e reducionista só a caráter ilustrativo ok?
Não dá para dissociar o "Tipo" da teologia consumida de seu contexto cultural, social.
Em sociedades muito fragmentadas como a do Brasil, temos o seguinte cenário:
Classes mais baixas e com menor escolaridade tendem a buscar teologias que vão de encontro aos seus interesses, como ascensão material e espiritualidade etérea, em detrimento ao pensamento racional.
Por isso os movimentos petencostais e principalmente neo-petencostais penetram tão facilmente nas camadas sociais na base da pirâmide social.
Já para a classe média/alta, com maior poder aquisitivo e nível de instrução, procura-se uma experiência religiosa voltada ao racional muitas vezes negligenciando a experiência espiritual, visto esta pertencente a contextos menos letrados.
O grande problema com as igrejas visíveis se dá ao fato de ao tentarem construir e manter sua identidade organizacional, naturalmente desenvolvem uma "teologia do saci", parafraseando o Luiz Sayão, onde para preservar a coesão do grupo, recorre-se a dialética estabelecendo conflitos entre vieses Cristãos lícitos como por exemplo, enaltecendo a salvação pela escolha divina em detrimento de nosso papel nesse processo, por medo de parecerem humanistas. Mas como o Luiz Sayão mencionou em outro contexto, a bíblia e o pensamento hebraico/Judeu é agridoce, convivem bem com tais pressupostos aparentemente diametralmente opostos.
Em suma, devemos jogar fora, ou melhor, ponderar ao ler a bíblia e praticar teologia através a ótica ocidental baseada na cultura grega e abrir mão do medo de perda de identidade.