👉Conheça nosso curso de COMANDOS ELÉTRICOS do ZERO ➽ eletr.co/s92c ................................................................. ✅ Gostou desse vídeo? ✅ Se inscreva no canal ➽ engehall.com.br/industrial ✍ Deixe seu comentário 📢 Compartilhe com os amigos 🕵 Siga nossas redes ➽ engehall.com.br/links ................................................................
Ótimo assunto! Em estaleiros pode-se ver bombas de 500 CV / 440V com partida direta, sendo as mesmas interligadas em subestação dedicada. Deve-se sempre fazer um estudo de partida para motores de grande potência para se escolher o melhor método (direta, estrela-triângulo, inversor, soft-starter, etc).
Os motores elétricos são fabricados para partirem direto, partida indireta já é uma condição das concessionárias de energia. Parabéns por mais um vídeo!
Não é bem assim a concessionária teria que instalar um transformador super dimensionado para atender a todos os consumidores mas eles não querem ter custo. Certa vez eu instalei uma chave estrela triângulo para um motor de 7.5 CV 220V trifásico e não tive o cuidado de testar o comando sem o motor o teste foi feito com o motor conectado a chave e quando acionei a botoeira não houve a compensação, o motor deu partida direta. O resultado: já era noite houve uma queda de tensão tão violenta que apagou todas as lâmpadas dos postes da rua inclusive do estabelecimento (ponto comercial) onde eu estava fazendo o teste. Fiz uma revisão do comando simulei o teste sem o motor e tudo ficou certo, a máquina deu a partida fazendo a compensação.
Os benefícios de uma partida INDIRETA traz benefícios para a instalação onde o motor está inserido. É benefício para o dono do motor, não para a concessionária.
Más o correto é evitar em partir direto, pois acabam danificando as chaves e contatos e cabos a curto prazo, bom mesmo é investir numa soft starter/ inversores ou compensadores. Vale a pena ter um bom projeto, com as proteções e seguranças.
Boa tarde meus amigos. Muito esclaredor .Obrigado Elifabio . Mais uma pro meu Caderno. Pra mim ficou claro .As limitações são principalmente, para quem não dispõe de subestação.
Na empresa onde eu trabalhava um dos motores (250 CV) que acionava um compressor onde a partida era através de uma chave soft starter. Com o tempo a chave deu problema colocamos uma chave de partida direta até a soft starter ser consertada e não houve problemas na partida. O CCM desse motor era alimentado por um transformador proprio de 750 KVa alimentado pela rede da concessionária com 13.8 KV.
Realmente o video esta totalmente correto hoje cheguei de um serviço e os motores do meu cliente esta partindo tudo direto ja tem 4 anos que esta assim nunca deu problema, obs: ele tem substação.
Trabalhei numa empresa que tinha alimentação de 88kv que baixava pra 6,6Kv e 220/440 volts. Tinha uma prensa de extrusão de alumínio com um motor de 300HP que partia direto sem estrela triângulo ou compensadora. O mesmo acionava uma bomba que partia sem carga.
Material top parabéns eu sempre aprendo aqui no canal difícil um dia que eu não veja uns dois ou três vídeos aqui no canal. Com relação ao assunto, essa potência em vc é em uso específico e em empresas inclusive onde trabalho maioria dos motores são partidos por inversor de frequência isso mantém a vida útil do motor e do equipamento usado como os redutores, aí eles não sofrem impacto da partida direta.
Na Petrobras onde trabalho, na Reduc - Refinaria de Duque de Caxias todos nossos motores são de partida direta nas tensões de 480V 2,4 kV e 13,8 kV e diversas potências.
Amigo, como é a partida de motores de média tensão? Existem contatores e reles térmicos para média tensão? Sempre tive essa curiosidade, mas não achei muito material na internet.
@@diegocosta9715 na tensão de 2,4 kV e 13,8 kV a proteção é feita com relés multifinção que aqui temos eletrônicos digitais e microprocessador, a proteção térmica por exemplo é a função 49.
Trabalhei no CENPES, TORGUÁ, Ilha d'água e Ilha Redonda, existiam motores, chillers, centrífugas, banco de capacitores, transformadores, grupo motores geradores diesel-elétrico de emergência e de gás natural de 2.400 V ou 4.156 V. Tive um professor na FAETEC Whallace era engenheiro eletricista da REDUC/Petrobrás, morei no Lote XV mas nunca consegui entrar na REDUC.
Bom Dia Embaixador seus Vídeos são excelentes, depois faz um vídeo de Como como fazer a Partida Compensadora, tenho curiosidade de como se faz Vlw Obrigado...
Aqui na indústria de álcool tem motor 100 CV partindo direto mais já estão fazendo as mudanças para compensadora e antiga mais não da muito defeito pois trabalho com muita umidade e poeira e corrosão da vinhaça...
Na Petrobrás e na Transpetro quando ligavámos em 440 V ou 480 V os supervisores e/ou coordenadores diziam para ligar direto, eles diziam que era por causa do nível de curto circuito. Como a maioria eram graduados em engenharia elétrica não contestávamos eles.
Exatamente professor. eu tinha essa dúvida de até quantos CV teria que ser partida com estrelas triângulo, eu sempre achava que acima de 7 CV teria que ser partida estrela triângulo. gostei top demais, excelente resposta.
Na verdade já vi muito motor porrada partir direto devido a nesse idade de alto conjugado aí sim há a necessidade de um subestação uma instalação preparada para receber está carga,as vale ressaltar que das partidas tradicionais que o motor tem melhor desempenho em carga é a compensada
O consumo de energia deve subir bastante, principalmente em motores de alta potência, caso for ligado direto, como você falou, sem dispositivos como inversor, estrela triângulo etc.
Se a partida do motor for sem carga ou com pouca carga não deve ter problemas na hora de partir motores de grande potência, porém se o motor estiver acoplado já a carga , deve haver problemas se não para a concecionaria de energia...mais para o próprio motor em si que vai ter uma alta corrente elétrica de partida..
Boa tarde tudo bem. Obrigado pelas dicas valiosas. Tenho um motor de 125Cv com nominal de 168A em 380V . Meu Softstart e de 175CV 200A é suficiente para partida? Ou tenho que levar em consideração a corrente de partida direta? Obrigado!!!
Mais eo tranco que da na rede?e o transformador como que fica?,aqui se Pelo menos falar em partir um motor de 100 ou 150 em estrela,triangulo ou direto perigoso até ser mandado embora
nós enfrentamos um problema serio por aqui, temos os reles falta de fase, porem a rede tem muitas quedas de tençao e o rele desliga, quando uma das fases baixa, ai nao conseguimos manter as bombas ligadas!!
Sou iniciante no segmento da elétrica. Gostaria de sugerir um tema. Vocês poderiam gravar um vídeo mostrando como ler a placa de um motor elétrico. Valeu baixador, gosto muito de acompanhar seus vídeos aqui no UA-cam 👏🏾👏🏾👏🏾
Veterano bom dia, boa tarde ou boa noite eu não sei se você terá tempo de responder a minha pergunta mas me responda uma coisa, aqui onde eu trabalho o prédio tem subestação própria que gera uma tensão de 380V certo, sendo que tem aqui dois motores de 30CV da WEG de 12 pontas que pode reclamar até quatro tensões diferentes diferentes será que eu posso fazer uma partida direta nos mesmos fazendo o fechamento de 440V que não pode ocorrer o risco de acontecer alguma coisa com os motores e com o quadro elétrico? Um abraço e ó ki pá tú 👍 1000
Já fui em uma empresa que partia um motor de 1MW direto, em 4400V, o tranco que dava era coisa de doido, mas isso só depende da demanda que você contratar.
Fui demitido da empresa que eu trabalhava por colocar um motor de 7-cv em partida direta,o chefe questionou,eu afirmei a Ele que não havia problema,mas ele não aceitou ser contrariado.
as máquinas aqui são partida direta, e os motores ligam com carga cerca de 16 vezes por minuto e queima muito motor aqui, o inversor nesse caso resolve o problema de queima?
Também trabalhei na refinação de milho em Garanhuns, que tinha um motor de 100 CV em uma partida direta, mais tinha uma super subestação, na realidade gera um maior consumo de energia na partida do motor, maior desgaste nas partes mecânicas do motor e máquina e maior potência do contator, fusíveis. Acho desnecessário e perigoso um motor desta potência partir direto mesmo tendo uma super subestação.
@@justinomeneses9192 Nunca foi vantajoso, partida direta para motores de grande porte, isso é um caso isolado de um projeto errado, fazer o certo nunca é caro, se a soft starte e o inverso é caro, uma super subestação também é de custo alto, sua lógica está errada, vc precisa ler as normas técnicas, ou vc não prestou atenção ao vídeo falando sobre Aparti de quantos CV precisa usar partidas indiretas, como estrela triângulo, série paralelo, soft starte, inversores de frequência etc. Tem indústria quem pode ! Partidas diretas são recomendadas para motores no máximo de 7.5 cv em 380 volts, um motor na partida sobe 7 vezes sua corrente nominal, imagine um motor de 100 cv que a sua corrente nominal é 150 amperes, partindo direto sua corrente neste momento da partida vai pra 1.050 amperes, vá se atualizar pra não estar falando besteira !
@@justinomeneses9192 estamos falando de motores de grande porte, parece que vc não entendeu, qualquer carga instalada acima de 50 Kva tem que ter subestação própria, não é porque tenho uma subestação própria que vou partir motores de grande porte direto, não vou perder meu tempo com vc que não entende de nada de indústria, trabalho na indústria desde de 1987 até hoje, tenho curso de eletricista de manutenção pelo Senai, curso de eletrotécnica pelo Senai, trabalho em vários segmentos industriais, nesse tempo todo só vi este motor de 100 CV partindo direto, que é errado, agora vem vc com esse mimimi querendo partir motores de grande porte direto, só porque tem subestação própria kkkkk, só na sua cabeça tem uma ideia dessa.
Totalmente inviável partir motores de potência>10cv direto, que dirá de 300cv, mesmo que tenha uma subestação própria não compensa, já pensou na corrente de partida desse motor que ele citou no video, que pode ser 8x a nominal? A queda de tensão na rede, geração de ruídos de forma absurda. Ele está falando da década de 80, hoje, para os quadros modernos se fizer isso o prejuízo pode ser alto. Temos uma vasta lista de soluções para não usar partida direta, é lógico que as vezes a concessionária vai dizer que a rede suporta, mas não devemos observar somente desse prisma, é preciso levar em conta todas as variáveis, geração de ruídos, segurança, corrente de partida, queda de tensão, eficiência energética, entre outras possibilidades que o engenheiro que se presa não pode ignorar. Não existe essa de que se a concessionária falou está falado, é obrigação do projetista analisar todas as outras variáveis além da capacidade de carga da subestação.
Ótimo esclarecimento os motores elétricos a princípio são projetados para partir a plena capacidade não vemos nos preocupar só com a potência mas também com a natureza das cargas que este motor irá demanda de acordo com sua aplicação se não você irá prejudicar tanto o motor quanto a rede que o alimenta.
👉Conheça nosso curso de COMANDOS ELÉTRICOS do ZERO
➽ eletr.co/s92c
.................................................................
✅ Gostou desse vídeo?
✅ Se inscreva no canal ➽ engehall.com.br/industrial
✍ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ engehall.com.br/links
................................................................
Quero conhecer o curso
Ótimo assunto! Em estaleiros pode-se ver bombas de 500 CV / 440V com partida direta, sendo as mesmas interligadas em subestação dedicada.
Deve-se sempre fazer um estudo de partida para motores de grande potência para se escolher o melhor método (direta, estrela-triângulo, inversor, soft-starter, etc).
Os motores elétricos são fabricados para partirem direto, partida indireta já é uma condição das concessionárias de energia.
Parabéns por mais um vídeo!
Perfeito meu amigo, é justamente isso ⚡️🤝⚡️
Não é bem assim a concessionária teria que instalar um transformador super dimensionado para atender a todos os consumidores mas eles não querem ter custo. Certa vez eu instalei uma chave estrela triângulo para um motor de 7.5 CV 220V trifásico e não tive o cuidado de testar o comando sem o motor o teste foi feito com o motor conectado a chave e quando acionei a botoeira não houve a compensação, o motor deu partida direta. O resultado: já era noite houve uma queda de tensão tão violenta que apagou todas as lâmpadas dos postes da rua inclusive do estabelecimento (ponto comercial) onde eu estava fazendo o teste. Fiz uma revisão do comando simulei o teste sem o motor e tudo ficou certo, a máquina deu a partida fazendo a compensação.
Os benefícios de uma partida INDIRETA traz benefícios para a instalação onde o motor está inserido. É benefício para o dono do motor, não para a concessionária.
Más o correto é evitar em partir direto, pois acabam danificando as chaves e contatos e cabos a curto prazo, bom mesmo é investir numa soft starter/ inversores ou compensadores. Vale a pena ter um bom projeto, com as proteções e seguranças.
Bom dia meu amigo. Esse Embaixador é um fenômeno. Infelizmente não pude fazer meu curso de comandos elétricos com ele
⚡️🙏🏻⚡️
Muito elucidativo! Parabens!
Boa tarde meus amigos. Muito esclaredor .Obrigado Elifabio . Mais uma pro meu Caderno. Pra mim ficou claro .As limitações são principalmente, para quem não dispõe de subestação.
Embaixador eu tinha realmente essa dúvida e se tratando de normais é muito importante esta sempre por dentro.
Na empresa onde eu trabalhava um dos motores (250 CV) que acionava um compressor onde a partida era através de uma chave soft starter. Com o tempo a chave deu problema colocamos uma chave de partida direta até a soft starter ser consertada e não houve problemas na partida. O CCM desse motor era alimentado por um transformador proprio de 750 KVa alimentado pela rede da concessionária com 13.8 KV.
E qual a tensão desse motor na partida direta?
Tirou minha Dúvida embaixador obrigado tamo junto 👏👏👏
Realmente o video esta totalmente correto hoje cheguei de um serviço e os motores do meu cliente esta partindo tudo direto ja tem 4 anos que esta assim nunca deu problema, obs: ele tem substação.
eu tinha éssa dúvida em obrigado pela informação Deus lhe proteja tenha uma boa tarde
Boas informações embaixador
Vc é uma verdadeira enciclopédia da elétrica indústrial Deus lhe abençoe 👍👏👏.
⚡️🙏🏻⚡️
Em plataforma offshore, alguns motores de bombas de injeção em poço partem direto.
Eu tinha dúvida para motores de grades potência igual esse Citado ! Agora entendi ! Valeu 👍
nem imaginava que podia, vivendo, assistindo e aprendendo haha.. show
Parabéns professor embaixador um show de aula parabéns professor valeu
PARABÉNS 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Um conteúdo bastante interessante e bem abordado sobre a partida do motor
Verdade, onde trabalho tem uma estacao, entao parte motores de 125cv e a estacao fornece a corrente de partida dele tranquilo
Valeu embaixador. Um forte abraço.
Mais um vídeo excelente 👍🏻
Excelente aula meu amigo. Gratidão. As subestações e operadoras de energia agradecem a chegada da partida eletrônica né. Kkk
Trabalhei numa empresa que tinha alimentação de 88kv que baixava pra 6,6Kv e 220/440 volts. Tinha uma prensa de extrusão de alumínio com um motor de 300HP que partia direto sem estrela triângulo ou compensadora. O mesmo acionava uma bomba que partia sem carga.
Todo motor pode ser partido em partida direta porém tem que estar dimensionado para tal
Sou profissional em motores elétricos de até 400cv
Material top parabéns eu sempre aprendo aqui no canal difícil um dia que eu não veja uns dois ou três vídeos aqui no canal. Com relação ao assunto, essa potência em vc é em uso específico e em empresas inclusive onde trabalho maioria dos motores são partidos por inversor de frequência isso mantém a vida útil do motor e do equipamento usado como os redutores, aí eles não sofrem impacto da partida direta.
Exelente aula professor um Abç porto alegre
Detalhe bem comentado o anexo o para partidas manuais, mas também mais abaixo as mesmas partidas de forma automática podem ter uma aceitação até 40cv
Na Petrobras onde trabalho, na Reduc - Refinaria de Duque de Caxias todos nossos motores são de partida direta nas tensões de 480V 2,4 kV e 13,8 kV e diversas potências.
Amigo, como é a partida de motores de média tensão? Existem contatores e reles térmicos para média tensão? Sempre tive essa curiosidade, mas não achei muito material na internet.
@@diegocosta9715 na tensão de 2,4 kV e 13,8 kV a proteção é feita com relés multifinção que aqui temos eletrônicos digitais e microprocessador, a proteção térmica por exemplo é a função 49.
@@marcelomendonca8753 opa amigo!,
O que seria essa função 49?
Função 49 de acordo com a tabela ANSI é Relé Térmico
Trabalhei no CENPES, TORGUÁ, Ilha d'água e Ilha Redonda, existiam motores, chillers, centrífugas, banco de capacitores, transformadores, grupo motores geradores diesel-elétrico de emergência e de gás natural de 2.400 V ou 4.156 V. Tive um professor na FAETEC Whallace era engenheiro eletricista da REDUC/Petrobrás, morei no Lote XV mas nunca consegui entrar na REDUC.
MUITO OBRIGADO PELO ENSINAMENTO
Bom Dia Embaixador seus Vídeos são excelentes, depois faz um vídeo de Como como fazer a Partida Compensadora, tenho curiosidade de como se faz Vlw Obrigado...
Muito bom professor Elifabio você é o melhor professor valeu
Aqui na indústria de álcool tem motor 100 CV partindo direto mais já estão fazendo as mudanças para compensadora e antiga mais não da muito defeito pois trabalho com muita umidade e poeira e corrosão da vinhaça...
Na Petrobrás e na Transpetro quando ligavámos em 440 V ou 480 V os supervisores e/ou coordenadores diziam para ligar direto, eles diziam que era por causa do nível de curto circuito. Como a maioria eram graduados em engenharia elétrica não contestávamos eles.
Parabéns pela explicação
Embaixador boa tarde
Obrigado pelas informações
Exatamente professor. eu tinha essa dúvida de até quantos CV teria que ser partida com estrelas triângulo, eu sempre achava que acima de 7 CV teria que ser partida estrela triângulo. gostei top demais, excelente resposta.
⚡️🤝⚡️
Na verdade já vi muito motor porrada partir direto devido a nesse idade de alto conjugado aí sim há a necessidade de um subestação uma instalação preparada para receber está carga,as vale ressaltar que das partidas tradicionais que o motor tem melhor desempenho em carga é a compensada
Excelente conteúdo!!!!
Show de bola
Que assunto interessante! Vamos aprendendo!
O consumo de energia deve subir bastante, principalmente em motores de alta potência, caso for ligado direto, como você falou, sem dispositivos como inversor, estrela triângulo etc.
Boa dica eu não sabia dessa regra
Ótimo vídeo parabéns e monofásico 127 220 ?
Se a partida do motor for sem carga ou com pouca carga não deve ter problemas na hora de partir motores de grande potência, porém se o motor estiver acoplado já a carga , deve haver problemas se não para a concecionaria de energia...mais para o próprio motor em si que vai ter uma alta corrente elétrica de partida..
Eitaaa. Eu não sabia disso ! Parabéns Embaixador. Botou pra torar de uma vez , pra acabar com esse mito 👏😊
⚡️💪🏼⚡️
💫 👊 💫
Qual a forma correta de fazer a megagem de moto elétrico ou seja a isolação elétrica do motor de indústria
Parabéns Professor!
mto bom, n sabia
Professor más, é a vida útil do motor partindo direto como fica?boanoite obrigado !
Segundo os fabricantes, a melhor partida para um motor é a partida direta.
tenho mas de 60.000 horas em serviços na área fabril em cimenteira, tecelagem, alimentícia e farmacêutica
Aí sabe e o cara valeu professor 👍
Boa tarde tudo bem. Obrigado pelas dicas valiosas. Tenho um motor de 125Cv com nominal de 168A em 380V . Meu Softstart e de 175CV 200A é suficiente para partida? Ou tenho que levar em consideração a corrente de partida direta? Obrigado!!!
Tem como vc fazer um vídeo explicando. Até quantas bombas de um determinado CV um trago aguenta e como fazer esse cálculo obg me marca
Onde trabalho , tem motor de média tensão que a entrada é de 13.8 kv , tem de 6.6KV , 25.000 CV , 3800 CV e a partida é em chave compesadora!
Ai e bravo
Ótima aula
Obrigado 😃
Mais eo tranco que da na rede?e o transformador como que fica?,aqui se Pelo menos falar em partir um motor de 100 ou 150 em estrela,triangulo ou direto perigoso até ser mandado embora
Muito bom!!
já partimos motores de 700cv com partida direta em 13.8 kV o acoplamento da carga era por embreagem
Muito boa sua explicação tmj eu já sabia sobre isso mais e bom relembrar tmj mestre
Embaixador, eu tinha realmente essa dúvida até que potência poderia partir o motor diretamente.
nós enfrentamos um problema serio por aqui, temos os reles falta de fase, porem a rede tem muitas quedas de tençao e o rele desliga, quando uma das fases baixa, ai nao conseguimos manter as bombas ligadas!!
Eu já tinha esse conhecimento
eu nunca liguei motores acima de 100cv, na empresa q trabalho motores acima de 10cv sempre usam soft ou inversores
Eu tinha essa duvida professor
boa tarde. como consigo essa norma e tabela na concessianaria Light/RJ?
👍valeu boa dica
Para motor de 10cv pode partir direto ou não é qual seria a chave Para esse tipo de partida
SHOW.
Preciso partir um motor de 30 CV para teste de compressores. Possuo somente a energia da distribuidora, sem subestação. Posso partir direto?
Nesse caso você não pode, pois seu padrão é em baixa tensão.
Tinha essa duvida até por isso encontrei esse vídeo
Sou iniciante no segmento da elétrica. Gostaria de sugerir um tema. Vocês poderiam gravar um vídeo mostrando como ler a placa de um motor elétrico. Valeu baixador, gosto muito de acompanhar seus vídeos aqui no UA-cam 👏🏾👏🏾👏🏾
Tem vários vídeo no UA-cam sobre isso amigo
Já existem canais no you tube falando sobre esse tema.
Todas as informações estão lá, literalmente basta ler. Qual a dificuldade?
Numa montadora que trabalhei partia um motor de 60 HP com partida direta.
Veterano bom dia, boa tarde ou boa noite eu não sei se você terá tempo de responder a minha pergunta mas me responda uma coisa, aqui onde eu trabalho o prédio tem subestação própria que gera uma tensão de 380V certo, sendo que tem aqui dois motores de 30CV da WEG de 12 pontas que pode reclamar até quatro tensões diferentes diferentes será que eu posso fazer uma partida direta nos mesmos fazendo o fechamento de 440V que não pode ocorrer o risco de acontecer alguma coisa com os motores e com o quadro elétrico? Um abraço e ó ki pá tú 👍 1000
Eu quis dizer receber tensões e não reclamar me desculpe😂😂😂
Embaixador eu não sabia desse parâmetro.
Pssso ligar um motor de 380/440 em uma rede de 380Vac ? . Devo ligar em estrela ou triângulo?. Justifique
Um motor de 75 cv partida direta vai exigir que potência ?
É com uma soft-start?
Excelente
Tinha essas duvidas
Olha aqui perto de casa tem uma usina de açúcar q tem um motor de 2500 CV partida direta mais é em 13,8 KV 😂
Já fui em uma empresa que partia um motor de 1MW direto, em 4400V, o tranco que dava era coisa de doido, mas isso só depende da demanda que você contratar.
Embaixador fala mais de motores monofasico e suas limitações.
Fui demitido da empresa que eu trabalhava por colocar um motor de 7-cv em partida direta,o chefe questionou,eu afirmei a Ele que não havia problema,mas ele não aceitou ser contrariado.
Como faço para ligar dois chuveiros numa rede monofásica para não desarmar nenhum disjuntor de
bom dia, eu tenho 2 motores de 7.5 cv , eu posso usar um inversor p controlar os dois, ou tenho q usar um pra cada motor?
as máquinas aqui são partida direta, e os motores ligam com carga cerca de 16 vezes por minuto e queima muito motor aqui, o inversor nesse caso resolve o problema de queima?
Aprender e bom é com o embaixador e melhor
Também trabalhei na refinação de milho em Garanhuns, que tinha um motor de 100 CV em uma partida direta, mais tinha uma super subestação, na realidade gera um maior consumo de energia na partida do motor, maior desgaste nas partes mecânicas do motor e máquina e maior potência do contator, fusíveis. Acho desnecessário e perigoso um motor desta potência partir direto mesmo tendo uma super subestação.
@@justinomeneses9192 Nunca foi vantajoso, partida direta para motores de grande porte, isso é um caso isolado de um projeto errado, fazer o certo nunca é caro, se a soft starte e o inverso é caro, uma super subestação também é de custo alto, sua lógica está errada, vc precisa ler as normas técnicas, ou vc não prestou atenção ao vídeo falando sobre Aparti de quantos CV precisa usar partidas indiretas, como estrela triângulo, série paralelo, soft starte, inversores de frequência etc.
Tem indústria quem pode !
Partidas diretas são recomendadas para motores no máximo de 7.5 cv em 380 volts, um motor na partida sobe 7 vezes sua corrente nominal, imagine um motor de 100 cv que a sua corrente nominal é 150 amperes, partindo direto sua corrente neste momento da partida vai pra 1.050 amperes, vá se atualizar pra não estar falando besteira !
@@justinomeneses9192 estamos falando de motores de grande porte, parece que vc não entendeu, qualquer carga instalada acima de 50 Kva tem que ter subestação própria, não é porque tenho uma subestação própria que vou partir motores de grande porte direto, não vou perder meu tempo com vc que não entende de nada de indústria, trabalho na indústria desde de 1987 até hoje, tenho curso de eletricista de manutenção pelo Senai, curso de eletrotécnica pelo Senai, trabalho em vários segmentos industriais, nesse tempo todo só vi este motor de 100 CV partindo direto, que é errado, agora vem vc com esse mimimi querendo partir motores de grande porte direto, só porque tem subestação própria kkkkk, só na sua cabeça tem uma ideia dessa.
Totalmente inviável partir motores de potência>10cv direto, que dirá de 300cv, mesmo que tenha uma subestação própria não compensa, já pensou na corrente de partida desse motor que ele citou no video, que pode ser 8x a nominal? A queda de tensão na rede, geração de ruídos de forma absurda. Ele está falando da década de 80, hoje, para os quadros modernos se fizer isso o prejuízo pode ser alto. Temos uma vasta lista de soluções para não usar partida direta, é lógico que as vezes a concessionária vai dizer que a rede suporta, mas não devemos observar somente desse prisma, é preciso levar em conta todas as variáveis, geração de ruídos, segurança, corrente de partida, queda de tensão, eficiência energética, entre outras possibilidades que o engenheiro que se presa não pode ignorar. Não existe essa de que se a concessionária falou está falado, é obrigação do projetista analisar todas as outras variáveis além da capacidade de carga da subestação.
Ótimo esclarecimento os motores elétricos a princípio são projetados para partir a plena capacidade não vemos nos preocupar só com a potência mas também com a natureza das cargas que este motor irá demanda de acordo com sua aplicação se não você irá prejudicar tanto o motor quanto a rede que o alimenta.
quero fazer o curso de NR 10 pode mi indicar algum
Onde vcs estão em natal
Top
Eu tinha essa dúvida
A minha pergunta é, qual a melhor partida pensando no motor?
Pensando no motor, a melhor é a partida direta.
Sano minhas dúvidas
Vi essa tabela mesmo aqui na Norma da minha Concersionaria Embaixador !
Cliente com contrato de demanda interfere no valor da demanda contratada , partida direta exige más do sistema
O termo "serie paralelo" é igual a estrela tringulo??