@@luizconte838 Serve o Ladislau Dowbor, um dos melhores economistas do Brasil? E o Joseph Stiglitz, Nobel de Economia em 2001? Eles defendem a mesma coisa...
Olá, Eduardo! Obrigada pelos esclarecimentos e por citar os exemplos de outros países além do Chile, que tanto tem sido citada pela mídia para justificar a "deforma" da previdência. Seria muito bacana uma série de vídeos esmiuçando todos esses exemplos, quais são mais próximos da realidade brasileira, os mais distintos...
Perfeito ! Focar no homem, focar no social tem tudo para dar certo.Numa questão de múltipla escolha numa prova, não se deve "chutar" aleaoriamente. Até para o "chute", deve existir um método,uma lógica uma diretriz e essa diretriz na caso brasileiro, seria apostar no individuo e na satisfação de suas necessidades básicas.Não tem como dar errado.
@@luizconte838 cuidado, o mensalão deu cadeia pra muita gente do PT, não deu cadeia para os corruptos Aécio, Serra, FH, Paulo Preto, Gedel, Temer, etc, etc, ... Mas laranja estragada vai dar dor de barriga em muitos bolsominios idiotas como você que deve ser um pobre metido a rico, um rico que tem uma inveja imensa de nós petralhas consumidores de pão com mortadela, ou um fake com propriedade em defender o Boso e seu laranjal. Quem você é mesmo? E a pergunta que vale mais de 1 milhão e 200: Cadê o Queiroz???
Eduardo, assisti ao curso A Era do Capital Improdutivo do Prof. Ladislau Dowbor, feito pelo Instituto Paulo Freire, totalmente disponível no You Tube. Agora, estou lendo o livro com o mesmo título que baixei do blog do professor. Estou feliz por pessoas como você, o professor Dowbor, o instituto Paulo Freire, a Maria Lucia Fatorelli e o filósofo Paulo Ghiraldelli existirem no mundo. Vocês querem o bem de todos, como eu! Obrigada!
@@lelebarbarela6988 , Eduardo só esqueceu de dizer que a estratégia dos Progressistas foi, amplamente, implantada de 2003-2016, e por isso estamos falidos economicamente e moralmente!
Ótima análise Eduardo, parabéns! Gostaria que você comentasse também sobre as privatizações, que acredito que trarão um impacto negativo na nossa economia a médio e longo prazo. E também se não seria possível o Brasil tentar renegociar a dívida em melhores bases, como fizeram outros governos, inclusive reduzindo juros abusivos e amortizando débitos já caducados. Acho que seria a iniciativa mais lógica para qualquer devedor sensato. Abraço e obrigado.
Perfeita sua análise. Quem dera houvesse a mesma lucidez na cabeça dos que, embora de passagem, agora lá estão. Destruição completa e absurda, para salvar interesses daqueles que não precisam e não têm nenhum interesse que não seja o ganho infinito e imediato. E não é só na pasta da economia, diga-se de passagem. Parabéns!
Fala, Eduardo! Muito bom o vídeo, mais uma vez. Seria legal se você fizesse um vídeo sobre a proposta de Reforma Tributária que está avançando na Câmara! Abraço!
Tenho orgulho de ver um brasileiro como você. Porque? Você teve a coragem de sair do seu mundo para conhecer o mundo do outro.Calçou o sapato do outro, fez descobertas extraordinárias a respeito do próximo e saiu uma pessoa muito melhor. Parabéns jovem!!!
Eduardo, venho aprendendo muito assistindo teus vídeos, tanto que tenho compartilhado com outras pessoas. Procurei informações sobre o que vai acontecer com os trabalhadores que sofrerem acidentes de trabalho ou ficarem doentes e impossibilitados de trabalhar definitivamente ou provisoriamente, no sistema de capitalização, as informações que encontrei são muito vagas. No sistema atual as pessoas são amparadas pelo seguro do INSS, mas e na capitalização como será? Perguntei para algumas pessoas e todas sabem menos do que eu, que não sei praticamente nada, mesmo depois de pesquisar. Tu poderias fazer um vídeo com essas informações? Acho que será muito útil para a maioria da população. Fiz minha inscrição qdo o canal tinha 39 mil inscritos, nem faz tanto tempo assim e já passou dos 150 mil. Parabéns e obrigada.
No momento em que o governo anunciar a INTENÇÃO DE fazer uma auditoria da dívida os investidores vão enxergar um calote no futuro e os títulos da dívida brasileira valerão menos do que cueca usada de paraguaio !
Seguir o caminho dos caloteiros e deixar pra pagar depois, e assim vai enrolando e aumentando a dívida, pra depois alguém lá na frente falar que não dá pra pagar.
Excelente vídeo! Eduardo! Bem esclarecedor! Eu só tenho dúvidas quanto à parte desse planejamento! É tanto descaminho que se faz com os investimentos no Brasil! Historicamente acaba virando custo, o que era investimento! Todos nós ficamos com a conta e o país fica patinando! Mas realmente queria v ter a oportunidade de ver o Brasil dar certo! 👏👏👏👏
Precisamos discutir com clareza essas questões econômicas como o Eduardo faz, pq a maior parte da impressa mais desinforma que informa sobre a reforma da previdência!
Parabéns!!! Nosso Niobio e outras riquezas naturais dariam para colocar esta nação em lugares elevados. O que destrói são os corruptos, políticos desonestos e a falta de patriotismo. O Brasil tem jeito!!!!
Eduardo, vc poderia fazer um vídeo sobre a proposta do Benevides para a reforma? inclusive aumentando imediatamente o total da dívida emitindo títulos para o periodo de transição mas que ao menos é bem menos agressivo em relação ao custo disso para a sociedade
Verdade, brilhante enrolar a dívida e aumentar ela, deixando pra alguém pagar depois; exatamente o que todos os outros fizeram antes. Assim, com a dívida alta, o país vai atrair muitos investidores! Certo!
@@luizconte838 E quem está certo? O Paulo Guedes? O Rafael do Ideias Radicais? O Instituto Mises? O Eduardo tem grande experiência em economia e no setor bancário, além disso ele já fez entrevistas com vários economistas sobre essa questão basta procurar aí no canal apresentou dados e números, ao contrário dos que defendem a reforma e não mostram os números. Acredito que uma reforma na previdência realmente seja necessário, mas será que é essa que vai tirar 85% da economia do RGPR, ou seja de quem ganha em média R$2.300,00? Eu tenho empresa há 15 anos, não vejo melhora nenhuma e não vou poder contratar ninguém apenas pela aprovação da previdência. Vivi os anos Neoliberais do Fernando Henrique Cardoso, e sei a porcaria que foi, quando o governo teve que tirar dinheiro do contribuinte para salvar bancos no Proer e ainda se endividou com o FMI, estamos indo para o mesmo caminho. Essa política econômica do Paulo Guedes irá empobrecer ainda mais a nação e acabar com os empregos, industrias e micro e pequenos empreendedores. E tem muitos economistas sérios no campo desenvolvimentista como o Bresser Pereira. Quando o Brasil for um país livre do rentismo e com uma distribuição de renda mais justa, poderemos pensar em um liberalismo econômico maior, até lá ações desse tipo só vão trazer mais miséria.
Olá Dudu!! Se vc ler isso, quero te pedir uma coisa, por favor. Mantenha-se sereno, tranquilo, não beligerante como tem feito!! IGNORE OFENSAS. O Ciro, p ex, é muito estourado, pavio curto: chamou Mourão de jumento, trombou em cidadão em Roraima, ... Vc vai ser muito atacado, mas deve manter a compostura como tem feito! Isso é ESSENCIAL! NÃO TEM MAIS VOLTA. SUA VOZ É ESSENCIAL!! CONTE CONOSCO!! Parabéns pelo vídeo!!
Obrigada Eduardo Moreira por estar sempre atento as mentiras veiculadas pelo Governo, sobre a reforma da previdência, e trazer a luz os pontos fundamentais para que possamos cada vez mais entender a crueldade e desumanidade que está embutido nessa reforma que tem como objetivo principal tirar do povo brasileiro seu direito de viver.
Por que os deputados não alteram para facultativo o regime de capitalização? Se não for obrigatório migrar para esse regime, como quer a PEC 06/2019, já diminui um pouco do impacto que esse texto impõe sobre a Constituição e trabalhadores.
Eu estava pensando exatamente nisso, na sinergia que estamos criando no país, no tipo de força que está movendo as engrenagens. Do meu ponto de vista, falta empatia pelas pessoas, pela terra, pela cultura. Elegemos governantes que vêem o país como um enorme problema e perdemos a fé na capacidade de criar o país que queremos. Tentam nos convencer de que os trabalhadores são problema, os estudantes são problema, as mulheres são problema, os professores são problema, os cientistas são problema, as minorias, os doentes, os sem teto, os sem terra, o homem do campo...e duvidam de tudo que construímos como se toda a trajetória que nos trouxe até aqui tivesse sido um grande erro. Hoje mesmo um deputado disse que a constituição é um grande erro. Oras, se todo mundo faz parte do problema, quem faz parte da solução? Eu sinceramente não sei, mas espero votar nas próximas eleições em quem olhe para o país com empatia, em quem olhe para o povo com compaixão, em quem tenha brilho nos olhos ao falar do futuro do povo, do futuro do país. Espero votar em quem traga a bandeira da esperança, em quem acredite na capacidade das pessoas tanto de produzir quanto de criar porque não acredito que tornar a vida das pessoas mais difícil seja facilitador de desenvolvimento e de crescimento. É horrível essa sensação de que tudo que se construiu deve ser implodido e de que não somos merecedores de um futuro melhor do que nos tornarmos predadores de nossos próprios recursos, algozes dos que tiveram menos oportunidades. Quando os estudantes vão para as ruas, estão certos. Tudo o que eles têm é a expectativa de uma vida produtiva e próspera baseada no capital intelectual que se desenvolve por meio da aprendizagem, da educação e estão tirando tudo deles. Eles têm que lutar porque não tem nada a perder. Eu sei que essa é uma encruzilhada do mundo: decidir entre uma sociedade solidária e inclusiva ou por uma sociedade individualista e excludente. Espero que façamos a escolha certa.
Grande Eduardo! Faz um vídeo depois, explicando a massa; o que de fato gera inflação no Brasil e como os defensores dos juros altos tem usado desse subterfúgio para manter os juros altos e assim beneficiar o rentismo. Abraço!
Instituto Cato, um think tank de direita lançou um estudo sobre as ocorrencias de hiper-inflação conhecidas na história (object.cato.org/sites/cato.org/files/pubs/pdf/workingpaper-8.pdf). Análises dos dados coletados pelos autores revelaram que em nenhuma situação essa hiperinflação foi causada por "imprimir dinheiro" mas sim por uma série de fatores conjunturais, como indexação da moeda a uma moeda estrangeira ou metal precioso (caso da Argentina) ou indexado devido a um alto débito externo, pode ser devido à guerras ou desastres naturais ou mudanças abruptas de regime (como após a queda da URSS). static-ssl.businessinsider.com/hyperinflation-still-more-than-a-monetary-phenomenon-2012-8 A equação da Previdência não pode ser resolvida com este olhar fiscal ingenuo, onde apenas se discute a faceta financeira (superávit ou déficit?) sem se ponderar sobre a economia real (o que de fato podemos consumir como alimentos). No caso da previdência, concordo com Eduardo na afirmação de que estas pessoas usam o dinheiro que recebem e portanto o fator multiplicador é positivo, implicando que a economia se beneficia (cresce) e que o Estado recupera seu "gasto" com os impostos gerados. O problema é que a afirmação é puramente financeira, e não está aí a causa da inflação mas sim na escassez de riqueza na economia real, ou seja, de nada adianta dar dinheiro para os aposentados se não aumentarmos nossa capacidade de produzir coisas para eles consumirem, se nossa produção não acompanhar o crescimento do consumo pela categoria, inflação será a consequencia pois estaremos disputando mais recursos (aumentou o número de consumidores e reduziu-se o número de produtores). Com isto em mente, o que deve ser discutido é como nos planejar para no longo prazo, termos uma economia real robusta o suficiente para que os aposentados possam ganhar mais e mais cedo. Este planejamento deve ter um foco redistributivo, e portanto a reforma tributária é o primeiro passo, antecedido apenas da auditoria da dívida pública para remover todos os instrumentos do atraso lá presentes. Discutir a reforma da previdencia agora, ainda mais com esta ótica financista, é um esculaxo, não tem cabimento e não ajuda em nada.
@@acommunistdwarf que beleza de informação Júlio. @eduardomoreira poderia estudar um pouco sobre isso (hiper inflação X jogar mais papel no mercado) e nos repassar esse conhecimento, já que é tão didático. Antes que isso aconteça, já vou adiantando e ler o artigo! Parabéns!
@@acommunistdwarf outra coisa. Sobre a geração de oferta, lembro muito do @Ciro expondo que as indústrias, fábricas e campo estavam longe de preencher sua capacidade produtiva instalada, e que há no Brasil uma grande capacidade ociosa. Inclusive, número atuais, nos dizem que está havendo um aumento do índice de baixa de utilização da mão de obra ainda contratada (um passo antes de mais desemprego). Ou seja, temos muita condição de produzir sem necessitar de grandes novos investimentos. E como consequência, não teremos inflação por causa de impressão de moeda ou por mais moeda na economia (seja qual for a origem).
Excelente!! O governo ñ tem projeto, no mínimo o q se tem é um gerenciamento de bar. Se as despesas estão altas, coloca-se água na cerveja e ñ se limpam os banheiros... Desde q mantenham seu patrimônio...
Olá, Eduardo! Tudo bem? Parabéns pelo canal! Tbm me posiciono contra ESTA reforma da previdência. Contudo, acredito que o "quebrar" que o mercado esteja falado possa ser outra coisa também (realmente não sei se estou pensando da forma correta). Acompanho as notícias do mercado financeiro e percebo que há uma grande pressão para que a reforma seja aprovada. Aparentemente parece que os investidores estão esperando investimentos estrangeiros principalmente. Tudo indica que apostam na queda do S&P 500 em breve e, neste caso, o Ibovespa o acompanha. Esta queda deve ocorrer em breve pois o governo americano tem mascarado o indicador com impressão de mais dinheiro (e o mercado é cíclico e com isso ele enganou a queda após a alta), e a conta vai chegar como ocorreu em 2008. Me parece que o mercado está se preparando por esta queda (fundos americanos todos estão short!), principalmente catalisado pela guerra comercial entre China e EUA. Como o Brasil exporta para os dois países, essa briga favorece o Brasil caso nosso presidente mantenha boas relações com os dois países. Em fim... o "quebrar" pode ser uma correção do Ibovespa para uns 60.000 e a perda de uma oportunidade de um Ibovespa acima de 100.000. Claro... fica muito claro que o importante é a APROVAÇÃO da reforma para demonstrar força do novo presidente e o compromisso com a agenda econômica (que não concordo) e isso com certeza beneficiará quem tem investimentos em bolsa. Entendo que a queda da bolsa também afeta os pobres mas não tanto quando uma reforma tão cruel. Será que é isso que o Guedes está pensando? A fala dele sobre privatizações na sequência demonstra que pode ser isso... A Black Friday Brasileira da Bolsa!!! Abraços, irmão!
Parabéns, Eduardo, por estar ao lado Do Brasil, dos camponeses, dos sem teto, das mulheres, dos negros, dos lgbts, dos menos privilegiados, dos idosos, dos doentes, dos estudantes, dos deficientes, dos "ninguém", segundo um seu xará maravilhoso, Eduardo Galeano. Suas participações têm sido excelentes e elucidativas. O povão precisa ter acesso a esses esclarecimentos. Um abraço agradecido.
Os seus vídeos mudaram a minha compreensão e o meu interesse sobre política e economia. Muito obrigada por trazer de uma forma tão simples assuntos de extrema importância.
Eduardo, tenho acompanhado seus vídeos e nem preciso dizer o quanto são didáticos. Sou completamente cru em economia, ouço dizer em "divida pública", neste vídeo mesmo você se referiu a tal dívida pelo menos uma dezena de vez. Eu pergunto: o quê é a "divida pública" brasileira? Como e onde ela começa. Faça um vídeo detalhando este assunto. Grato!
Júlio César; A Maria Lucia Fattorelli é especialista nesse assunto. Os vídeos dela podem ajudar esclarecer as suas dúvidas. Recomendo os seguintes: 1) Resumo sobre a dívida pública: ua-cam.com/video/P98BtmlrmNc/v-deo.html 2) O que é dívida pública?: ua-cam.com/video/hBXRHYwKgPA/v-deo.html 3) Importância da Auditoria da Dívida: ua-cam.com/video/ZfHjZvdjris/v-deo.html 4) Aula sobre o Sistema da Dívida: ua-cam.com/video/rRQHG5kd-Q0/v-deo.html 5) Relação da dívida pública com a concentração de renda no Brasil: ua-cam.com/video/N3lAxKKYJMY/v-deo.html Canal oficial da Fattorelli: ua-cam.com/users/auditoriadidadafeatured Site oficial: auditoriacidada.org.br/
Se esse reforma for aprovada o que eu acho que ser, mas não vai da resultado positivo nenhum, vai continuar o discurso que o PT quebrou o país, quando na verdade é esse desgoverno que não tem competência
Tenho um comercio frequentado a maioria dos clientes sendo aposentados, caio muuuuito, estou comprando menos mercadorias ... Sendo assim concequentemente néh... Jairsinho não entende rsrsr
Não existe esse risco de quebrar o país como eles falam, já que a previdência é apenas pra reequilibrar. O que garante receita e investimentos é uma reforma tributária progressiva.
@@nc6493 Falou o bolsominio arrependido, vai domingo pra avenida Paulista? Se for, não esqueça da camisa da seleção, fininha com o nome mito na testa e não se esqueça do sinal da arminha.
@@nc6493 Não sei porque acusa Ciro de ladrão de heranças, se for uma referência em relação à proposta dele de cobrar imposto sobre grandes heranças, não faz sentido chama-lo de ladrão.
Mais um vídeo importantíssimo. Parabéns , Eduardo! Precisamos levar a verdade a um maior número de pessoas, principalmente aos mais humildes que são bombardeados de notícias falsas por seres mal-intencionados. E não podemos contar com a grande mídia que está alinhada com mercado financeiro. Não basta utilizarmos as redes sociais, temos que conversar com as pessoas nas ruas, sempre que possível.
Parabéns Eduardo. Sua lucidez nos videos é maravilhosa e bem clara para as pessoas entenderem o que está acontecendo no país. Seria ótimo um debate seu com o Ciro. Forte abraço!
O Povo brasileiro sempre viveu com esta historia contada pelos economistas. Nosso pais tem mais de 200 milhões de habitantes, e é impossível comparar com Noruega,e outros países , com população que não chegam a um decimo desta população. As riquezas deste país são incomensuráveis. Acho, que aí está, a necessidade de colocar este país, literalmente de quatro, com esta reforma .
pode apostar que vai ser apresentado a campanha é grande nesse sentido, até mesmo muitos que vão prejudicado estão apoiando pude constatar isso essa semana conversando com alguns trabalhadores, bolsonistas é claro
@@afonsolucluc1046 melhor resposta que já li nos muitos comentários sobre a sai da do Jegue. Posso usar em outros vídeos. Me dê o direito autoral por favor? Parabéns, foi brilhante seu comentário. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Apesar de ter votado no Bolsonaro nos dois turnos, Eu concordo plenamente com você... parabéns pelas suas observações...e Deus abençoe sua vida onde você estiver...
Eduardo, como você é banqueiro, eu pergunto se seu Banco e suas empresas estão contratando e investindo nas empresas? A estratégia dos Progressistas foram implementadas de 2003-2016. Você se esqueceu?
Alguem sabe como a reforma vai economizar? Se o dinheiro que hoje é redistribuído vai ficar retido em fundos, no longo prazo as despesas da previdencia vao passar a arrecadação, não?
Se aprovar quem nao vai se aposentar e consequentemente quebrar sou eu entao não vou pagar mais os meus cartões de crédito o limite no banco e os empréstimos,quebrei paciência.
Meus parabéns pela suas explicações sobre os rumos corretos que os nossos representantes deveriam seguir. Se fosse somente o nosso País que estivesse carregado de dívidas, tudo bem, mas não é. Precisamos de fazer investimentos de grande importância e acelerar a nossa economia e não frear e apertar os cintos pois isso é realmente uma tremenda onda negativa. Ondas negativas se atraem, precisamos criar ondas positivas pois as ondas positivas também se atraem. Se eu um simples pai de família começar a chorar e não tomar uma atitude positiva, meus filhos e netos vão pagar pela a minha falta de ação.Nosso País é a nona economia do nosso planeta, se administramos corretamente com a máxima honestidade poderemos chegar juntos com os primeiros países do mundo.Vamos incentivar, vamos ensinar os avanços tecnológicos nas zonas urbanas e rurais. Temos vastos territórios para isso.Ensina nosso povo a serem empreendedores e construtores de uma nova era. Teria que ter uns certos controles administrativos sobre cada questão e conhecedores profundos de como elevar sem nenhuma perda os produtos rurais e os produtos urbanos. Os que nos representam tem que procurarem o melhor meio de governar. Vamos lá minha gente que representam o nosso povo, parem de chorar e sorria com um sorriso conquistador, para que o nosso País possa caminhar sempre para a frente.
Parabéns Eduardo Moreira. Seus vídeos esclarecedores são fantásticos. Gostaria da sua opinião sobre o tema que gostaria de colocar em pauta: Sabemos que a dívida pública do Brasil consome algo em torno de 40% de tudo que o país arrecada e que, se não fosse essa maldita, o Brasil seria o grande alavancador da nossa economia com investimentos maciços em infraestrutura, melhor educação, saúde, etc. Sabemos também da descoberta do pré-sal, que em tese coloca o Brasil no ranking da 3o maior reserva de petróleo mundial e que recentemente o governo Temer através de lei aprovada no congresso, isentou petrolíferas de pagamento de impostos por 10 anos, se não me engano, com renuncia fiscal de um trilhão, a chamada pec do tri. Por que o governo, com seu status de soberania nacional não impôs a renegociação desta maldita dívida, principalmente com os bancos com esse ativo do pré-sal , recém descoberto, do tipo: olha, eu te devo "tanto", o meu novo ativo, o pré-sal, tem previsão tem capacidade exploratória de "tantos" barris de petróleo/dia ao custo de "tanto", em dólares por barril. Troco essa dívida por "tantos" anos de exploração dessas reservas para quitar esta dívida. Desculpe se o tema parece ser um tanto infantilizado e leigo, mas eu como economista da minha casa e, me vendo na situação de insolvente das minhas dívidas e ao mesmo tempo tendo um patrimônio como moeda de troca, já teria feito isso, do que impor sacrifícios à minha família. Claro, antes de mais nada faria uma auditoria nessas dívidas, pois sabemos que tem muito "jabuti" nela. Obrigado pela sua atenção.
Obrigada por mais este vídeo. Mas como sou leiga em economia se puder faca um vídeo explicando como a dívida pública cresceu tanto. Quando e como começou. Só as explicações são super claras e objetivas, obrigada.
Eu também não os uso mais. Fico procurando as lojas que têm crediário, pra me livrar desses juros exorbitantes. Uso os cartões dos supermercados também, praticamente sem juros, sem anuidade. E assim vai...
Que bom termos vc para nos dar essa luz, nos trazer essa informação de algo q me foge ao conhecimento por ser completamente leigo no assunto. Tudo isso com muita humildade e simpatia. Obg!! Saudações Democráticas!
É isso aí Eduardo. Aula de Economia acessível a todos. Quem também desmascarou a falácia de que a Reforma da Previdência é a chave do caminho ao Paraíso (o celestial e não o bairro de São Paulo) foram a Mônica de Boyle e a Elena Landau, ambas no Estadão. A imensa maioria de economistas e analistas (?) econômicos vendem o mesmo peixe que os economistas de plantão vendem desde sempre. A turma da PUC RJ então, é de altíssima periculosidade. É a turma da concentração de riqueza. Não é à toa que vários ex alunos que passaram pelo governo já chegaram no tal do Paraíso há muito tempo. A solução do país é uma só. Crescimento econômico SUSTENTÁVEL. Não adianta repetir as bandalhas do Lula e seus comparsas. Precisamos de chineses planejando os próximos 50 anos. E os governos que se sucederem cumprindo com o que foi planejado, com os ajustes necessários. Com a turma do Economista de Uma Nota Só, tenho a impressão que iremos aprofundar nossas covas. Precisamos de mais Eduardos contestando com sólidos fundamentos essa gente que controla a política econômica desde os tempos do império.
Maravilhoso vídeo Parabéns Eduardo ! E com certeza se for para o Povo Brasileiro optar ,o ideal seria deixar o rastro de Saúde,Educação e mesmo que para isso a dívida venha aumentar.Vamos pensar no hoje ,o desemprego nas alturas,a fome que esta voltando a tendencia com tudo isso em alta e a violência tomar proporções inimagináveis.
Lu Arroio; A Maria Lucia Fattorelli é especialista nesse assunto. Os vídeos dela podem ajudar esclarecer as suas dúvidas. Recomendo os seguintes: 1) Dívida pública: ua-cam.com/video/P98BtmlrmNc/v-deo.html 2) O que é dívida pública?: ua-cam.com/video/hBXRHYwKgPA/v-deo.html 3) Importância da Auditoria da Dívida: ua-cam.com/video/ZfHjZvdjris/v-deo.html 4) Aula sobre o Sistema da Dívida: ua-cam.com/video/rRQHG5kd-Q0/v-deo.html 5) Relação da dívida pública com a concentração de renda no Brasil: ua-cam.com/video/N3lAxKKYJMY/v-deo.html Canal oficial da Fattorelli: ua-cam.com/users/auditoriadidadafeatured Site oficial: auditoriacidada.org.br/
Keynes já deu o caminho em 1936... ninguém fica rico poupando, pra fazer dinheiro é preciso de capital, ou seja, investimento. Nesse processo o Estado é agente fundamental no que toca à alavancagem da economia Nacional. Economista brasileiro acha que Economia é Ciência Exata, esquece do processo histórico pelo e no qual nascem as teorias, com isso, colocam em prática "planos" que fazem parte de um processo histórico/geográfico específicos como se aqui fossem salvar a lavoura. Assumem teorias como receitas prontas e, por isso, ausentes de análise. Neoliberalismo já nos trouxe um retrocesso econômico no final dos anos de 1990 (vide nosso retrocesso na balança comercial onde nos tornamos deficitários invertendo o fluxo)e irá, como tudo está indicando, nos levar mais fundo nesse poço de besteira político chamado de governo. O futuro não nos parece promissor...
Vc parece ter algum conhecimento pelo modo como escreve, mas fiquei confuso quando disse que: Neoliberalismo nos trouxe..... que neoliberalismo?? O Brasil já foi liberal ou neoliberal? Poderia me explicar? Não entendi. Achei que um país liberal tivesse certas caracteristicas que o Brasil nunca teve.
@@malonejunior2711 primeiramente obrigado pelo reconhecimento... um doutorado na área nos ensina que não sabemos de nada na verdade. Tua dúvida é comum aqueles que entendem Economia como ciência exata. Mesma dúvida daqueles que não conseguem ver feudalismo no Brasil, mesmo a realidade sendo posta a frente dos olhos... qual o erro??? Buscar as características tais quais elas são postas pelas teorias que, nascendo em tempo/espaço distinto do nosso, buscam resolver problemas específicos do tempo/espaço daquele momento. Bresser já chamou a atenção para o fato de ter sido retirado a "Política" do termo "Economia Política", tipo de coisa que ajudou a transformar a Economia numa espécie de cheque em branco para as aberrações feitas na nossa economia Nacional. Se buscares a essência da teoria, digo do neoliberalismo, e não a sua aparência verá que sim, o Neoliberalismo aqui se instalou. Aliás, entendendo a essência dele veremos que quem o propaga jamais o foi. O Neoliberalismo é, em boa medida, a face externa (Ignácio Rangel chamaria isso de "da porteira para fora") que sustenta o Keynesianismo marcante do EUA. Busque entender a teoria apoiada ao momento histórico e, principalmente,as particularidades geográficas nas quais tais teorias são forjadas. Fuja da sedução de ver a EConomia e suas teorias como mecânicas, receitas prontas. Conseguirás reconhecer o Neoliberalismo latente em duas ondas... a primeira da década de 1990 onde o Real foi sua expressão real. A segunda na atitude do Guedes, um baita jogador de bolsa (que não precisa ser economista) mas um péssimo economista.
Tomei a liberdade de tirar um print, tanto da colocação quanto da explicação. Digo há anos que o Brazil está mergulhado num feudalismo hereditário, e que a coisa aqui tem sido intrinsecamente trabalhada para que se prossiga da mesma forma... Vai dar trabalho!!
@@heltondarosa faltou falar quais características da nossa economia se assemelham ou assemelharam ao liberalismo. Acho que houve um movimento em direção ao neoliberalismo mas não acho que tenha ido muito longe. Concordo que a economia é uma coisa complexa ao qual rótulos não se aplicam mas ainda somos fechados demais para sermos chamados de liberais.
@@heltondarosa Você diz "deixe de ver a economia e suas teorias como mecânicas, e receitas prontas". Mas não é o keynesianismo que faz isso? O mercado é flexível, e sempre encontrará uma saída. Liberalismo não é mecânica pronta. É simplesmente deixar o mercado encontrar o melhor caminho sozinho. Não há outro jeito senão este!
Não é a escolha de Sofia. Se der errado, é melhor que ALGUMA COISA tenha sido feita pelo Brasil. Parabéns pela clareza.
Você é um ser maravilhoso! Explicou exatamente o que eu tento explicar pra todo mundo!
@@luizconte838 Serve o Ladislau Dowbor, um dos melhores economistas do Brasil? E o Joseph Stiglitz, Nobel de Economia em 2001? Eles defendem a mesma coisa...
@@Felipe_Correa1868 o Luiz Conte é incapaz de pensar além da "Cartilha Bozo".
Seus argumentos são tão claros e tão bons, queria que você tivesse o poder de decisão nessa reforma. O Brasil seria um país mais justo
Olá, Eduardo! Obrigada pelos esclarecimentos e por citar os exemplos de outros países além do Chile, que tanto tem sido citada pela mídia para justificar a "deforma" da previdência. Seria muito bacana uma série de vídeos esmiuçando todos esses exemplos, quais são mais próximos da realidade brasileira, os mais distintos...
Perfeito ! Focar no homem, focar no social tem tudo para dar certo.Numa questão de múltipla escolha numa prova, não se deve "chutar" aleaoriamente. Até para o "chute", deve existir um método,uma lógica uma diretriz e essa diretriz na caso brasileiro, seria apostar no individuo e na satisfação de suas necessidades básicas.Não tem como dar errado.
@Marcos ??? O Luiz Conte acha que o capim dele não vai acabar!
@@vladilive Deve ser banqueiro ou fazer parte da elite ! kkkkkkkkk
@@anarichard5549, isso é massa de manobra, bolsominium que nem possui argumentos para divergir.
@@luizconte838 cuidado, o mensalão deu cadeia pra muita gente do PT, não deu cadeia para os corruptos Aécio, Serra, FH, Paulo Preto, Gedel, Temer, etc, etc, ... Mas laranja estragada vai dar dor de barriga em muitos bolsominios idiotas como você que deve ser um pobre metido a rico, um rico que tem uma inveja imensa de nós petralhas consumidores de pão com mortadela, ou um fake com propriedade em defender o Boso e seu laranjal. Quem você é mesmo? E a pergunta que vale mais de 1 milhão e 200: Cadê o Queiroz???
O socialismo não da dinheiro ao país, tira, só tira e tira. Bom mesmo é o povo trabalhar para ter alguma coisa, e não ficar nas costas do estado.
Eduardo, assisti ao curso A Era do Capital Improdutivo do Prof. Ladislau Dowbor, feito pelo Instituto Paulo Freire, totalmente disponível no You Tube. Agora, estou lendo o livro com o mesmo título que baixei do blog do professor. Estou feliz por pessoas como você, o professor Dowbor, o instituto Paulo Freire, a Maria Lucia Fatorelli e o filósofo Paulo Ghiraldelli existirem no mundo. Vocês querem o bem de todos, como eu! Obrigada!
O professor Ladislau é fera.
Falou tudo. Que bom que eles exigem.
Se alguém quiser o livro eu mando
@@lelebarbarela6988 , Eduardo só esqueceu de dizer que a estratégia dos Progressistas foi, amplamente, implantada de 2003-2016, e por isso estamos falidos economicamente e moralmente!
Simplesmente esclarecedor.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Perfeito Eduardo
Ótima análise Eduardo, parabéns! Gostaria que você comentasse também sobre as privatizações, que acredito que trarão um impacto negativo na nossa economia a médio e longo prazo. E também se não seria possível o Brasil tentar renegociar a dívida em melhores bases, como fizeram outros governos, inclusive reduzindo juros abusivos e amortizando débitos já caducados. Acho que seria a iniciativa mais lógica para qualquer devedor sensato. Abraço e obrigado.
Perfeita sua análise. Quem dera houvesse a mesma lucidez na cabeça dos que, embora de passagem, agora lá estão. Destruição completa e absurda, para salvar interesses daqueles que não precisam e não têm nenhum interesse que não seja o ganho infinito e imediato. E não é só na pasta da economia, diga-se de passagem. Parabéns!
Fala, Eduardo! Muito bom o vídeo, mais uma vez. Seria legal se você fizesse um vídeo sobre a proposta de Reforma Tributária que está avançando na Câmara! Abraço!
Excelente, Eduardo. Todo brasileiro deveria ouvir isso.
Perfeito! Uma aula para Humanos humanos.... Difícil convencer os demais!
Exato Eduardo, como eu digo precisamos de administradores e não somente de economistas.
Temos que viralizar esse vídeo!!! Vamos compartilhar muito gente!!!
Professor Eduardo, o Brasil está precisando de homens como voce amigo no ministério da fazenda. Minha admiração.
Esse cara é o orgulho do Brasil.q bom q ainda exista gente boa generosa.parabéns.
Tenho orgulho de ver um brasileiro como você. Porque? Você teve a coragem de sair do seu mundo para conhecer o mundo do outro.Calçou o sapato do outro, fez descobertas extraordinárias a respeito do próximo e saiu uma pessoa muito melhor. Parabéns jovem!!!
Excelente explicação! Realmente você consegue passar o conhecimento com um brilhantismo fascinante. Parabéns!!!
Eduardo, venho aprendendo muito assistindo teus vídeos, tanto que tenho compartilhado com outras pessoas. Procurei informações sobre o que vai acontecer com os trabalhadores que sofrerem acidentes de trabalho ou ficarem doentes e impossibilitados de trabalhar definitivamente ou provisoriamente, no sistema de capitalização, as informações que encontrei são muito vagas. No sistema atual as pessoas são amparadas pelo seguro do INSS, mas e na capitalização como será? Perguntei para algumas pessoas e todas sabem menos do que eu, que não sei praticamente nada, mesmo depois de pesquisar.
Tu poderias fazer um vídeo com essas informações? Acho que será muito útil para a maioria da população. Fiz minha inscrição qdo o canal tinha 39 mil inscritos, nem faz tanto tempo assim e já passou dos 150 mil. Parabéns e obrigada.
Valeu Eduardo sempre com vídeos excelentes muito explanadores e coerentes. Felicidades sempre Eduardo !!!
Grande Eduardo.. Meus parabéns pelos seus ensinamentos... O Guedes é um " mal intensionado".. Não desanime...
Todo mal pagador é bom cobrador os bancos são um exemplo disso.
É preciso fazer uma auditoria nessa dívida, Maria L. Fattorelli já fala isso à muito tempo 😊
Sou à favor da auditoria da dívida, concordo plenamente com vc.
Brasil nem paga sua dívida
Ele rola a dívida
No momento em que o governo anunciar a INTENÇÃO DE fazer uma auditoria da dívida os investidores vão enxergar um calote no futuro e os títulos da dívida brasileira valerão menos do que cueca usada de paraguaio !
@@VictorGarcia-df8mn exato, a economia seria ZERO !
Muito boa a sua explicação, gosto muito do seu trabalho, continuem assim.
Seguir o caminho dos caloteiros e deixar pra pagar depois, e assim vai enrolando e aumentando a dívida, pra depois alguém lá na frente falar que não dá pra pagar.
Excelente vídeo! Eduardo! Bem esclarecedor! Eu só tenho dúvidas quanto à parte desse planejamento! É tanto descaminho que se faz com os investimentos no Brasil! Historicamente acaba virando custo, o que era investimento! Todos nós ficamos com a conta e o país fica patinando! Mas realmente queria v ter a oportunidade de ver o Brasil dar certo! 👏👏👏👏
Precisamos discutir com clareza essas questões econômicas como o Eduardo faz, pq a maior parte da impressa mais desinforma que informa sobre a reforma da previdência!
Os donos da mídia não são desinformados, são rentistas.
Eles têm dinheiro aplicado em títulos.
VAI QUEBRAR É C ESSA REFORMA.........
Não vai, não !
diplomatique.org.br/o-proposito-velado-da-reforma-da-previdencia/
Excelente vídeo para esclarecer esse terrorismo psicologico de Estado 👏🏼👏🏼👏🏼
Parabéns!!! Nosso Niobio e outras riquezas naturais dariam para colocar esta nação em lugares elevados. O que destrói são os corruptos, políticos desonestos e a falta de patriotismo. O Brasil tem jeito!!!!
Show. O caminho é esse. Parabéns pelo vídeo professor.
PORFAVOR EDUARDO FAÇA VIDEOS SOBRE A ENTREGA DA EMBRAER, a sua opiniao importa e mto
Eduardo, vc poderia fazer um vídeo sobre a proposta do Benevides para a reforma? inclusive aumentando imediatamente o total da dívida emitindo títulos para o periodo de transição mas que ao menos é bem menos agressivo em relação ao custo disso para a sociedade
Muito bom!! Valeu Eduardo Moreira. Mente brilhante. Só a verdade liberta.👏👏👏👏
ua-cam.com/video/GsYGjtZDJvk/v-deo.html Aprenda...
Verdade, brilhante enrolar a dívida e aumentar ela, deixando pra alguém pagar depois; exatamente o que todos os outros fizeram antes. Assim, com a dívida alta, o país vai atrair muitos investidores! Certo!
Quem não entender explicado deste jeito, nunca entenderá! Parabéns ao nosso futuro ministro da Economia.
Por favor Eduardo junta com o CIRO
Melhor vídeo do Eduardo Moreira. Vlw mesmo por explicar ambas visões
@@luizconte838 E quem está certo? O Paulo Guedes? O Rafael do Ideias Radicais? O Instituto Mises? O Eduardo tem grande experiência em economia e no setor bancário, além disso ele já fez entrevistas com vários economistas sobre essa questão basta procurar aí no canal apresentou dados e números, ao contrário dos que defendem a reforma e não mostram os números. Acredito que uma reforma na previdência realmente seja necessário, mas será que é essa que vai tirar 85% da economia do RGPR, ou seja de quem ganha em média R$2.300,00? Eu tenho empresa há 15 anos, não vejo melhora nenhuma e não vou poder contratar ninguém apenas pela aprovação da previdência. Vivi os anos Neoliberais do Fernando Henrique Cardoso, e sei a porcaria que foi, quando o governo teve que tirar dinheiro do contribuinte para salvar bancos no Proer e ainda se endividou com o FMI, estamos indo para o mesmo caminho. Essa política econômica do Paulo Guedes irá empobrecer ainda mais a nação e acabar com os empregos, industrias e micro e pequenos empreendedores. E tem muitos economistas sérios no campo desenvolvimentista como o Bresser Pereira. Quando o Brasil for um país livre do rentismo e com uma distribuição de renda mais justa, poderemos pensar em um liberalismo econômico maior, até lá ações desse tipo só vão trazer mais miséria.
Não se pode tirar de quem já não tem quase nada para tapar buracos de dívidas da administração! #AuditoriaDaDívidaJá
Obrigado Eduardo.
Obrigada por abrir meus olhos 🙋
Olá Dudu!! Se vc ler isso, quero te pedir uma coisa, por favor.
Mantenha-se sereno, tranquilo, não beligerante como tem feito!! IGNORE OFENSAS. O Ciro, p ex, é muito estourado, pavio curto: chamou Mourão de jumento, trombou em cidadão em Roraima, ... Vc vai ser muito atacado, mas deve manter a compostura como tem feito! Isso é ESSENCIAL! NÃO TEM MAIS VOLTA. SUA VOZ É ESSENCIAL!! CONTE CONOSCO!!
Parabéns pelo vídeo!!
Obrigada Eduardo Moreira por estar sempre atento as mentiras veiculadas pelo Governo, sobre a reforma da previdência, e trazer a luz os pontos fundamentais para que possamos cada vez mais entender a crueldade e desumanidade que está embutido nessa reforma que tem como objetivo principal tirar do povo brasileiro seu direito de viver.
Por que os deputados não alteram para facultativo o regime de capitalização? Se não for obrigatório migrar para esse regime, como quer a PEC 06/2019, já diminui um pouco do impacto que esse texto impõe sobre a Constituição e trabalhadores.
A DIVIDA DO BRASIL É A UNICA QUE MESMO A GENTE PAGANDO ELA CRESCE AO INVÉS DE DIMINUIR, ISSO QUE VAI QUEBRAR O BRASIL!!!
foda isso...
Enrolar a dívida foram o que todos os governos anteriores fizeram. E aumentando a dívida atrai menos investidores...
Eu estava pensando exatamente nisso, na sinergia que estamos criando no país, no tipo de força que está movendo as engrenagens. Do meu ponto de vista, falta empatia pelas pessoas, pela terra, pela cultura. Elegemos governantes que vêem o país como um enorme problema e perdemos a fé na capacidade de criar o país que queremos. Tentam nos convencer de que os trabalhadores são problema, os estudantes são problema, as mulheres são problema, os professores são problema, os cientistas são problema, as minorias, os doentes, os sem teto, os sem terra, o homem do campo...e duvidam de tudo que construímos como se toda a trajetória que nos trouxe até aqui tivesse sido um grande erro. Hoje mesmo um deputado disse que a constituição é um grande erro. Oras, se todo mundo faz parte do problema, quem faz parte da solução? Eu sinceramente não sei, mas espero votar nas próximas eleições em quem olhe para o país com empatia, em quem olhe para o povo com compaixão, em quem tenha brilho nos olhos ao falar do futuro do povo, do futuro do país. Espero votar em quem traga a bandeira da esperança, em quem acredite na capacidade das pessoas tanto de produzir quanto de criar porque não acredito que tornar a vida das pessoas mais difícil seja facilitador de desenvolvimento e de crescimento.
É horrível essa sensação de que tudo que se construiu deve ser implodido e de que não somos merecedores de um futuro melhor do que nos tornarmos predadores de nossos próprios recursos, algozes dos que tiveram menos oportunidades. Quando os estudantes vão para as ruas, estão certos. Tudo o que eles têm é a expectativa de uma vida produtiva e próspera baseada no capital intelectual que se desenvolve por meio da aprendizagem, da educação e estão tirando tudo deles. Eles têm que lutar porque não tem nada a perder.
Eu sei que essa é uma encruzilhada do mundo: decidir entre uma sociedade solidária e inclusiva ou por uma sociedade individualista e excludente. Espero que façamos a escolha certa.
Parabéns. Raciocínio excelente.
Grande Eduardo! Faz um vídeo depois, explicando a massa; o que de fato gera inflação no Brasil e como os defensores dos juros altos tem usado desse subterfúgio para manter os juros altos e assim beneficiar o rentismo.
Abraço!
A RESPOSTA PARA SUA PERGUNTA A MARIA LUCIA FATTORELLI MOSTRA EM UM VIDEO RICARDO
Suas explicações são muito coerentes. Como disse o Lula: Onde o Guedes estudou economia? Por que só pensam em desconstruir?
Instituto Cato, um think tank de direita lançou um estudo sobre as ocorrencias de hiper-inflação conhecidas na história (object.cato.org/sites/cato.org/files/pubs/pdf/workingpaper-8.pdf). Análises dos dados coletados pelos autores revelaram que em nenhuma situação essa hiperinflação foi causada por "imprimir dinheiro" mas sim por uma série de fatores conjunturais, como indexação da moeda a uma moeda estrangeira ou metal precioso (caso da Argentina) ou indexado devido a um alto débito externo, pode ser devido à guerras ou desastres naturais ou mudanças abruptas de regime (como após a queda da URSS). static-ssl.businessinsider.com/hyperinflation-still-more-than-a-monetary-phenomenon-2012-8
A equação da Previdência não pode ser resolvida com este olhar fiscal ingenuo, onde apenas se discute a faceta financeira (superávit ou déficit?) sem se ponderar sobre a economia real (o que de fato podemos consumir como alimentos). No caso da previdência, concordo com Eduardo na afirmação de que estas pessoas usam o dinheiro que recebem e portanto o fator multiplicador é positivo, implicando que a economia se beneficia (cresce) e que o Estado recupera seu "gasto" com os impostos gerados. O problema é que a afirmação é puramente financeira, e não está aí a causa da inflação mas sim na escassez de riqueza na economia real, ou seja, de nada adianta dar dinheiro para os aposentados se não aumentarmos nossa capacidade de produzir coisas para eles consumirem, se nossa produção não acompanhar o crescimento do consumo pela categoria, inflação será a consequencia pois estaremos disputando mais recursos (aumentou o número de consumidores e reduziu-se o número de produtores).
Com isto em mente, o que deve ser discutido é como nos planejar para no longo prazo, termos uma economia real robusta o suficiente para que os aposentados possam ganhar mais e mais cedo. Este planejamento deve ter um foco redistributivo, e portanto a reforma tributária é o primeiro passo, antecedido apenas da auditoria da dívida pública para remover todos os instrumentos do atraso lá presentes. Discutir a reforma da previdencia agora, ainda mais com esta ótica financista, é um esculaxo, não tem cabimento e não ajuda em nada.
@@acommunistdwarf que beleza de informação Júlio. @eduardomoreira poderia estudar um pouco sobre isso (hiper inflação X jogar mais papel no mercado) e nos repassar esse conhecimento, já que é tão didático. Antes que isso aconteça, já vou adiantando e ler o artigo! Parabéns!
@@acommunistdwarf outra coisa. Sobre a geração de oferta, lembro muito do @Ciro expondo que as indústrias, fábricas e campo estavam longe de preencher sua capacidade produtiva instalada, e que há no Brasil uma grande capacidade ociosa. Inclusive, número atuais, nos dizem que está havendo um aumento do índice de baixa de utilização da mão de obra ainda contratada (um passo antes de mais desemprego). Ou seja, temos muita condição de produzir sem necessitar de grandes novos investimentos. E como consequência, não teremos inflação por causa de impressão de moeda ou por mais moeda na economia (seja qual for a origem).
Excelente!!
O governo ñ tem projeto, no mínimo o q se tem é um gerenciamento de bar. Se as despesas estão altas, coloca-se água na cerveja e ñ se limpam os banheiros...
Desde q mantenham seu patrimônio...
Belíssima Reflexão !!!
Parabéns !!
Olá, Eduardo! Tudo bem? Parabéns pelo canal! Tbm me posiciono contra ESTA reforma da previdência. Contudo, acredito que o "quebrar" que o mercado esteja falado possa ser outra coisa também (realmente não sei se estou pensando da forma correta). Acompanho as notícias do mercado financeiro e percebo que há uma grande pressão para que a reforma seja aprovada. Aparentemente parece que os investidores estão esperando investimentos estrangeiros principalmente. Tudo indica que apostam na queda do S&P 500 em breve e, neste caso, o Ibovespa o acompanha. Esta queda deve ocorrer em breve pois o governo americano tem mascarado o indicador com impressão de mais dinheiro (e o mercado é cíclico e com isso ele enganou a queda após a alta), e a conta vai chegar como ocorreu em 2008. Me parece que o mercado está se preparando por esta queda (fundos americanos todos estão short!), principalmente catalisado pela guerra comercial entre China e EUA. Como o Brasil exporta para os dois países, essa briga favorece o Brasil caso nosso presidente mantenha boas relações com os dois países. Em fim... o "quebrar" pode ser uma correção do Ibovespa para uns 60.000 e a perda de uma oportunidade de um Ibovespa acima de 100.000. Claro... fica muito claro que o importante é a APROVAÇÃO da reforma para demonstrar força do novo presidente e o compromisso com a agenda econômica (que não concordo) e isso com certeza beneficiará quem tem investimentos em bolsa. Entendo que a queda da bolsa também afeta os pobres mas não tanto quando uma reforma tão cruel. Será que é isso que o Guedes está pensando? A fala dele sobre privatizações na sequência demonstra que pode ser isso... A Black Friday Brasileira da Bolsa!!!
Abraços, irmão!
Expectativa de direito é diferente de direito adquirido.
Parabéns!
Obrigado, Eduardo! É preciso lançar luz sobre o debate. Em meio a tanta desinformação e interesses escusos, sua contribuição é valiosíssima.
Parabéns , Eduardo Moreira pela live , você devia estar no lugar do Guedes , vc está certinho .
Parabéns, Eduardo, por estar ao lado Do Brasil, dos camponeses, dos sem teto, das mulheres, dos negros, dos lgbts, dos menos privilegiados, dos idosos, dos doentes, dos estudantes, dos deficientes, dos "ninguém", segundo um seu xará maravilhoso, Eduardo Galeano. Suas participações têm sido excelentes e elucidativas. O povão precisa ter acesso a esses esclarecimentos. Um abraço agradecido.
Seus vídeos são muito esclarecedores. A este, eu acrescentaria a necessidade de se fazer a auditoria da dívida.
Os seus vídeos mudaram a minha compreensão e o meu interesse sobre política e economia.
Muito obrigada por trazer de uma forma tão simples assuntos de extrema importância.
Que essa reflexão pra qual nos chama seja abençoada por Deus e que todos possam fazê-la com o mínimo de ideologia possível!🙏🏼
Oi Eduardo, explioca como a Islandia em 2008 reagiu às imposições do FMI e recuperou a sua economia.obg
Eduardo, tenho acompanhado seus vídeos e nem preciso dizer o quanto são didáticos. Sou completamente cru em economia, ouço dizer em "divida pública", neste vídeo mesmo você se referiu a tal dívida pelo menos uma dezena de vez. Eu pergunto: o quê é a "divida pública" brasileira? Como e onde ela começa. Faça um vídeo detalhando este assunto. Grato!
Júlio César; A Maria Lucia Fattorelli é especialista nesse assunto. Os vídeos dela podem ajudar esclarecer as suas dúvidas.
Recomendo os seguintes:
1) Resumo sobre a dívida pública: ua-cam.com/video/P98BtmlrmNc/v-deo.html
2) O que é dívida pública?: ua-cam.com/video/hBXRHYwKgPA/v-deo.html
3) Importância da Auditoria da Dívida: ua-cam.com/video/ZfHjZvdjris/v-deo.html
4) Aula sobre o Sistema da Dívida: ua-cam.com/video/rRQHG5kd-Q0/v-deo.html
5) Relação da dívida pública com a concentração de renda no Brasil: ua-cam.com/video/N3lAxKKYJMY/v-deo.html
Canal oficial da Fattorelli: ua-cam.com/users/auditoriadidadafeatured
Site oficial: auditoriacidada.org.br/
@@vagnerconve7297 Muito obrigado! Vagner H. N.
Acho mais capaz do país quebrar é com a reforma da previdência.
Pode tirar afetar o poder de consumo de uma boa parte dos aposentados, que já é baixo.
Elenice, penso da mesma maneira.O mercado interno iria entrar numa recessão muito maior do que a atual, com o povo não tendo dinheiro para gastar.
Porque?
Se esse reforma for aprovada o que eu acho que ser, mas não vai da resultado positivo nenhum, vai continuar o discurso que o PT quebrou o país, quando na verdade é esse desgoverno que não tem competência
Tenho um comercio frequentado a maioria dos clientes sendo aposentados, caio muuuuito, estou comprando menos mercadorias ... Sendo assim concequentemente néh... Jairsinho não entende rsrsr
A guerra ideológica não permite que a maioria das pessoas tenha o benefício da dúvida.
Exatamente !
Não existe esse risco de quebrar o país como eles falam, já que a previdência é apenas pra reequilibrar. O que garante receita e investimentos é uma reforma tributária progressiva.
@@nc6493 Falou o bolsominio arrependido, vai domingo pra avenida Paulista? Se for, não esqueça da camisa da seleção, fininha com o nome mito na testa e não se esqueça do sinal da arminha.
Kkkkkkk o vc quer ter credibilidade com a foto do Ciro Gomes?
C-Art Ciro é alguém que fala e bota terror nos rentistas. Agora se querem ser cegos e preferir suas paixoes partidárias vão em frente
Não existe bala de prata para o problema. Várias reformas serão necessárias, mas sem a da previdência NADA adianta.
@@nc6493 Não sei porque acusa Ciro de ladrão de heranças, se for uma referência em relação à proposta dele de cobrar imposto sobre grandes heranças, não faz sentido chama-lo de ladrão.
Parabéns Eduardo você devia ser o ministro da economia
Eu queria que ele fosse o presidente do país.
puxa, quem não gostaria de um banqueiro ou sócio como ministro da economia?
banqueiro arrependido...?
😲😲😲😲😋😋😋😂😂😂😂😂😂😂😂😂 kkkkkk ministro da economia? KKKKKKKKK porque Lula ou Dilma não chamou KKKKKKKKK formiguinhas sonhadoras, viva Brilhante Ustra
Meu Deus, a lavagem cerebral funcionou em vocês
Eduardo, é muito bom ver uma análise em que os brasileiros são tratados como seres humanos e não como um monte de dinheiro no trilhão do Paulo Guedes
Excelente. No meu entendimento, essa análise, e a opção do Eduardo Moreira fecham bastante com o nacional desenvolvimentismo de Ciro Gomes.
Mais um vídeo importantíssimo. Parabéns , Eduardo! Precisamos levar a verdade a um maior número de pessoas, principalmente aos mais humildes que são bombardeados de notícias falsas por seres mal-intencionados. E não podemos contar com a grande mídia que está alinhada com mercado financeiro. Não basta utilizarmos as redes sociais, temos que conversar com as pessoas nas ruas, sempre que possível.
Sensacional!
Parabéns Eduardo. Sua lucidez nos videos é maravilhosa e bem clara para as pessoas entenderem o que está acontecendo no país. Seria ótimo um debate seu com o Ciro. Forte abraço!
Bom final de semana meu amigol. Obrigado.
O Povo brasileiro sempre viveu com esta historia contada pelos economistas. Nosso pais tem mais de 200 milhões de habitantes, e é impossível comparar com Noruega,e outros países , com população que não chegam a um decimo desta população. As riquezas deste país são incomensuráveis. Acho, que aí está, a necessidade de colocar este país, literalmente de quatro, com esta reforma .
O banqueiro Paulo Guedes disse que deixa o governo se não aprovar a "Reforma" da Previdência. Já vai tarde!!!
pode apostar que vai ser apresentado a campanha é grande nesse sentido, até mesmo muitos que vão prejudicado estão apoiando pude constatar isso essa semana conversando com alguns trabalhadores, bolsonistas é claro
Como diz um velho ditado : Vai com "deus" e as pulgas .
@@afonsolucluc1046 melhor resposta que já li nos muitos comentários sobre a sai da do Jegue. Posso usar em outros vídeos. Me dê o direito autoral por favor?
Parabéns, foi brilhante seu comentário.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Essa imudicie nem era pra ter entrado lá junto com esse outro assassino!
Ja vai tarde, antes de entrar no governo os fundos dele entrou 223 milhoes do Previ
O Brasil vem seguindo sua receita há 40 anos. Chegamos aqui.
Parabéns por mais este providencial vídeo, prezado Eduardo Moreira! 👌👌👏👏👏👏👏
Apesar de ter votado no Bolsonaro nos dois turnos, Eu concordo plenamente com você... parabéns pelas suas observações...e Deus abençoe sua vida onde você estiver...
Eduardo, como você é banqueiro, eu pergunto se seu Banco e suas empresas estão contratando e investindo nas empresas?
A estratégia dos Progressistas foram implementadas de 2003-2016. Você se esqueceu?
Verdade Eduardo. Muito bom esse seu ponto de vista. Parabéns.
Nunca quebrou e, não vai quebrar por causa da Previdência.
Esse é um desgoverno só prejudica os trabalhadores e direitos humanos fora bozo Nova eleições já
Alguem sabe como a reforma vai economizar? Se o dinheiro que hoje é redistribuído vai ficar retido em fundos, no longo prazo as despesas da previdencia vao passar a arrecadação, não?
Às vezes, é nós piores momentos que surgem soluções maravilhosas. Eduardo Moreira é um exemplo que isso não é um ditado e sim uma lei da natureza.
Boa noite daqui da Alemanha! Adoro o canal Grande abraco! Amei a explicacao
Se aprovar quem nao vai se aposentar e consequentemente quebrar sou eu entao não vou pagar mais os meus cartões de crédito o limite no banco e os empréstimos,quebrei paciência.
Meus parabéns pela suas explicações sobre os rumos corretos que os nossos representantes deveriam seguir. Se fosse somente o nosso País que estivesse carregado de dívidas, tudo bem, mas não é. Precisamos de fazer investimentos de grande importância e acelerar a nossa economia e não frear e apertar os cintos pois isso é realmente uma tremenda onda negativa. Ondas negativas se atraem, precisamos criar ondas positivas pois as ondas positivas também se atraem. Se eu um simples pai de família começar a chorar e não tomar uma atitude positiva, meus filhos e netos vão pagar pela a minha falta de ação.Nosso País é a nona economia do nosso planeta, se administramos corretamente com a máxima honestidade poderemos chegar juntos com os primeiros países do mundo.Vamos incentivar, vamos ensinar os avanços tecnológicos nas zonas urbanas e rurais. Temos vastos territórios para isso.Ensina nosso povo a serem empreendedores e construtores de uma nova era. Teria que ter uns certos controles administrativos sobre cada questão e conhecedores profundos de como elevar sem nenhuma perda os produtos rurais e os produtos urbanos. Os que nos representam tem que procurarem o melhor meio de governar. Vamos lá minha gente que representam o nosso povo, parem de chorar e sorria com um sorriso conquistador, para que o nosso País possa caminhar sempre para a frente.
Parabéns pela explicação, excelente didática. Continue.
Parabéns Eduardo Moreira. Seus vídeos esclarecedores são fantásticos. Gostaria da sua opinião sobre o tema que gostaria de colocar em pauta:
Sabemos que a dívida pública do Brasil consome algo em torno de 40% de tudo que o país arrecada e que, se não fosse essa maldita, o Brasil seria o grande alavancador da nossa economia com investimentos maciços em infraestrutura, melhor educação, saúde, etc. Sabemos também da descoberta do pré-sal, que em tese coloca o Brasil no ranking da 3o maior reserva de petróleo mundial e que recentemente o governo Temer através de lei aprovada no congresso, isentou petrolíferas de pagamento de impostos por 10 anos, se não me engano, com renuncia fiscal de um trilhão, a chamada pec do tri. Por que o governo, com seu status de soberania nacional não impôs a renegociação desta maldita dívida, principalmente com os bancos com esse ativo do pré-sal , recém descoberto, do tipo: olha, eu te devo "tanto", o meu novo ativo, o pré-sal, tem previsão tem capacidade exploratória de "tantos" barris de petróleo/dia ao custo de "tanto", em dólares por barril. Troco essa dívida por "tantos" anos de exploração dessas reservas para quitar esta dívida. Desculpe se o tema parece ser um tanto infantilizado e leigo, mas eu como economista da minha casa e, me vendo na situação de insolvente das minhas dívidas e ao mesmo tempo tendo um patrimônio como moeda de troca, já teria feito isso, do que impor sacrifícios à minha família. Claro, antes de mais nada faria uma auditoria nessas dívidas, pois sabemos que tem muito "jabuti" nela.
Obrigado pela sua atenção.
Estou ouvindo que o Brasil vai quebrar desde minha infância... E estou com 51 anos...
Quebrado é quando faltar comida ai sim
Obrigada por mais este vídeo. Mas como sou leiga em economia se puder faca um vídeo explicando como a dívida pública cresceu tanto. Quando e como começou. Só as explicações são super claras e objetivas, obrigada.
Países não quebram, países pioram.
"Crise de 29"!
Ah...Claro.. A Venezuela só piorou
Sensacional...divulgando nas redes sociais
Primeiro passo para uma revolução silenciosa: quebre seus cartões de crédito.
Se vc tem condições de comprar tudo a vista, faça isso, eu não tenho.
fiz isso há 3 anos atrás
Eu também não os uso mais. Fico procurando as lojas que têm crediário, pra me livrar desses juros exorbitantes. Uso os cartões dos supermercados também, praticamente sem juros, sem anuidade. E assim vai...
@@gilbertosantos6267 Nunca tive cartão ! Só gasto o dinheiro que tenho na conta. Ou seja, só compro o necessário.
Abraços
@@anarichard5549 Certíssima!
Abraço
Que bom termos vc para nos dar essa luz, nos trazer essa informação de algo q me foge ao conhecimento por ser completamente leigo no assunto. Tudo isso com muita humildade e simpatia. Obg!! Saudações Democráticas!
É isso aí Eduardo. Aula de Economia acessível a todos. Quem também desmascarou a falácia de que a Reforma da Previdência é a chave do caminho ao Paraíso (o celestial e não o bairro de São Paulo) foram a Mônica de Boyle e a Elena Landau, ambas no Estadão. A imensa maioria de economistas e analistas (?) econômicos vendem o mesmo peixe que os economistas de plantão vendem desde sempre. A turma da PUC RJ então, é de altíssima periculosidade. É a turma da concentração de riqueza. Não é à toa que vários ex alunos que passaram pelo governo já chegaram no tal do Paraíso há muito tempo. A solução do país é uma só. Crescimento econômico SUSTENTÁVEL. Não adianta repetir as bandalhas do Lula e seus comparsas. Precisamos de chineses planejando os próximos 50 anos. E os governos que se sucederem cumprindo com o que foi planejado, com os ajustes necessários. Com a turma do Economista de Uma Nota Só, tenho a impressão que iremos aprofundar nossas covas. Precisamos de mais Eduardos contestando com sólidos fundamentos essa gente que controla a política econômica desde os tempos do império.
ua-cam.com/video/GsYGjtZDJvk/v-deo.html
Maravilhoso vídeo Parabéns Eduardo ! E com certeza se for para o Povo Brasileiro optar ,o ideal seria deixar o rastro de Saúde,Educação e mesmo que para isso a dívida venha aumentar.Vamos pensar no hoje ,o desemprego nas alturas,a fome que esta voltando a tendencia com tudo isso em alta e a violência tomar proporções inimagináveis.
EDUARDO...QUE BOM OUVIR VOCÊ...REALMENTE UMA VERGONHA ESTE ESTELIONATO MORAL A QUE ESTAMOS SENDO SUBMETIDOS...ABRAÇO.
Eles querem deixar o hiato maior entre o rico e o pobre!
Tem algum vídeo explicando que é a dívida pública?
Tem alguns vídeos a esse respeito da Maria Lucia Fatorelli
Lu Arroio; A Maria Lucia Fattorelli é especialista nesse assunto. Os vídeos dela podem ajudar esclarecer as suas dúvidas.
Recomendo os seguintes:
1) Dívida pública: ua-cam.com/video/P98BtmlrmNc/v-deo.html
2) O que é dívida pública?: ua-cam.com/video/hBXRHYwKgPA/v-deo.html
3) Importância da Auditoria da Dívida: ua-cam.com/video/ZfHjZvdjris/v-deo.html
4) Aula sobre o Sistema da Dívida: ua-cam.com/video/rRQHG5kd-Q0/v-deo.html
5) Relação da dívida pública com a concentração de renda no Brasil: ua-cam.com/video/N3lAxKKYJMY/v-deo.html
Canal oficial da Fattorelli: ua-cam.com/users/auditoriadidadafeatured
Site oficial: auditoriacidada.org.br/
Obrigado Eduardo pslo esclarecimento.
Falou tudo Eduardo!!!
Pois é precisamos de ministro como você idôneo e íntegro! Brasil precisa de “Eduardos”
Keynes já deu o caminho em 1936... ninguém fica rico poupando, pra fazer dinheiro é preciso de capital, ou seja, investimento. Nesse processo o Estado é agente fundamental no que toca à alavancagem da economia Nacional. Economista brasileiro acha que Economia é Ciência Exata, esquece do processo histórico pelo e no qual nascem as teorias, com isso, colocam em prática "planos" que fazem parte de um processo histórico/geográfico específicos como se aqui fossem salvar a lavoura. Assumem teorias como receitas prontas e, por isso, ausentes de análise. Neoliberalismo já nos trouxe um retrocesso econômico no final dos anos de 1990 (vide nosso retrocesso na balança comercial onde nos tornamos deficitários invertendo o fluxo)e irá, como tudo está indicando, nos levar mais fundo nesse poço de besteira político chamado de governo. O futuro não nos parece promissor...
Vc parece ter algum conhecimento pelo modo como escreve, mas fiquei confuso quando disse que: Neoliberalismo nos trouxe..... que neoliberalismo?? O Brasil já foi liberal ou neoliberal? Poderia me explicar? Não entendi. Achei que um país liberal tivesse certas caracteristicas que o Brasil nunca teve.
@@malonejunior2711 primeiramente obrigado pelo reconhecimento... um doutorado na área nos ensina que não sabemos de nada na verdade. Tua dúvida é comum aqueles que entendem Economia como ciência exata. Mesma dúvida daqueles que não conseguem ver feudalismo no Brasil, mesmo a realidade sendo posta a frente dos olhos... qual o erro??? Buscar as características tais quais elas são postas pelas teorias que, nascendo em tempo/espaço distinto do nosso, buscam resolver problemas específicos do tempo/espaço daquele momento. Bresser já chamou a atenção para o fato de ter sido retirado a "Política" do termo "Economia Política", tipo de coisa que ajudou a transformar a Economia numa espécie de cheque em branco para as aberrações feitas na nossa economia Nacional. Se buscares a essência da teoria, digo do neoliberalismo, e não a sua aparência verá que sim, o Neoliberalismo aqui se instalou. Aliás, entendendo a essência dele veremos que quem o propaga jamais o foi. O Neoliberalismo é, em boa medida, a face externa (Ignácio Rangel chamaria isso de "da porteira para fora") que sustenta o Keynesianismo marcante do EUA. Busque entender a teoria apoiada ao momento histórico e, principalmente,as particularidades geográficas nas quais tais teorias são forjadas. Fuja da sedução de ver a EConomia e suas teorias como mecânicas, receitas prontas. Conseguirás reconhecer o Neoliberalismo latente em duas ondas... a primeira da década de 1990 onde o Real foi sua expressão real. A segunda na atitude do Guedes, um baita jogador de bolsa (que não precisa ser economista) mas um péssimo economista.
Tomei a liberdade de tirar um print, tanto da colocação quanto da explicação.
Digo há anos que o Brazil está mergulhado num feudalismo hereditário, e que a coisa aqui tem sido intrinsecamente trabalhada para que se prossiga da mesma forma...
Vai dar trabalho!!
@@heltondarosa faltou falar quais características da nossa economia se assemelham ou assemelharam ao liberalismo. Acho que houve um movimento em direção ao neoliberalismo mas não acho que tenha ido muito longe. Concordo que a economia é uma coisa complexa ao qual rótulos não se aplicam mas ainda somos fechados demais para sermos chamados de liberais.
@@heltondarosa Você diz "deixe de ver a economia e suas teorias como mecânicas, e receitas prontas". Mas não é o keynesianismo que faz isso?
O mercado é flexível, e sempre encontrará uma saída.
Liberalismo não é mecânica pronta. É simplesmente deixar o mercado encontrar o melhor caminho sozinho. Não há outro jeito senão este!