Caminhos da Religiosidade Afro-Riograndense
Вставка
- Опубліковано 20 січ 2025
- Batuque, Umbanda e Quimbanda.
Três formas religiosas distintas.Uma mesma direção.
Através do diálogo dos saberes religioso e acadêmico e de passagens por diferentes rituais públicos, Caminhos da Religiosidade Afro-Riograndense oferece um panorama das religiões de matriz africana praticadas no Rio Grande do Sul, bem como uma reflexão sobre sua importância enquanto patrimônio cultural intimamente vinculado à herança afro-descendente no Sul do Brasil.
Caminhos da Religiosidade Afro-Riograndense é o produto final de ação de extensão registrada no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, financiada através do Edital ProExt 2010 - MEC/SESu e produzido em parceria com a Infinite Filmes.
COORDENAÇÃO GERAL: Ari Pedro Oro
COORDENAÇÃO ADJUNTA: Rafael Derois Santos
PRODUÇÃO EXECUTIVA: José Francisco de S. S. da Silva
Antônio Carlos,esteja em paz, grande nome da Nação, virou lenda ❤️
Eparrê! Muito bom! As ofensas dirigidas às religiões de matriz africana por aqueles de fora dela parecem-me fruto de ignorância e, ao mesmo tempo, muito conhecimento. Ignorância por parte dos fiéis de outras religiões, que ouvem dizer que tudo seja macumba e sirva para o mal, se agarrando a essa ideia sem questionar. Ao mesmo tempo, líderes de outras religiões percebem o quanto esses rituais são fortes. São pessoas que se reúnem para compartilhar coisas boas. E isso causa medo porque as conquista. Axé.
documentario muito bom! sou do candomble ketu ha 22 anos e achei maravilhoso o exemplo de todos os babalorixas e todas as yalorixas do documentario. nao conheço a mae gisa de oxala,mas gostaria de parabeniza-la pelas belissimas palavras no final do video.ase ire ooo
PARABÉNS PELO TRABALHO,BASTANTE DIVULGADO E EXPLICATIVO PARA MUITAS PESSOAS LEIGAS.
AXÉ PARA TODOS NÓS IRMÃOS DE FÉ.
HERMOSO!!! Me llena de paz,me alivia y me llena de orgullo por ser negra y batuquera. uquera muito axe pra todos nos!!
Perdón por el error anterior,en la escritura.
Maravilhoso!! Sem palavras para descrever tamanha alegria no coração por minha linda religião!! Axé a todos!!!
JOSUÉ AUGUSTO OFICIAL🔥🔥🔥
Ótimo documentário......parabéns pela postagem.
Um pouco sobre essa linda religião
Axé a tds
E o meu mais humilde agradecimento
...
Encantada!
E olha q entrei só pois ouvir OXUM MENINA
Acabei achando esse vídeo e fiquei até o fim
que lindo! a suia historia e linda!
NENHUM MACUMBEIRO ENTRARA NO CÉU, QUEIMAAAAAAAA
Muito esclarecedor este vídeo.
Adorei a senhora mãe Ieda, axé!!!!!
Axé
LINDO TRABALHO!!PARABÉNS
Lindo trabalho, emocionante!
viva a religiosidade dos pampas , axé!!!!!
Muito lindo!
lindooo.essa força de orixás.
O lugar que é gravado as cenas dos Orixás é o Reino de Oxalá , de Pai Cleon em Porto Alegre.
Assim todos fossem iguais a vocês!
A religião seria levada mais a sério e com mais respeito por tds
Infelizmente por uns e outros que pouco sabem sobre...e dizem coisas sem o mínimo entendimento, acabam por prejudicar e difamar uma comunidade tão linda como essa
Infelizmente vemos de tudo...ouvimos de tudo,e, confesso que comecei assistir achando ser só mais um vídeo, mas não...esse é o video...estou muito feliz e creditada em cada palavra,e em cada pessoa aqui disposta a esclarecer
O vídeo que mostra os ciganos dançando na entrada do vídeo alguém sabe onde fica ??
Sou negra gaúcha com muito orgulho amo o batuque gaúcho ❤💚💛
qual casa? no documentário aparece pelo menos 4...
José Francisco Yle de pai Cleon do Oxalá (Mariano de Mattos,bairro:Medianeira)
Porto Alegre/Rs-Brasil
Boa noite! Gostaria de saber se eu posso utilizar esse lindo video, para disponibilizar para uma turma é para um projeto da faculdade na qual o tema é Religiosidade?
Sim, a finalidade desse documentário da UFRGS é pedagógica.
Retificando:
Não são sistematizações, são conceitos fundamentais que fomentam a nossa ligação com a matriz.
O batuque só sabe usar o termo África, imagino que a maioria deva imaginar que África é um País...
Eu ouvi inúmeros absurdos, inclusive de Antropólogos, sociólogos e Religiosos, que deveriam enaltecer a diáspora de forma que venha a convergir com a realidade Iorubá!
Conceituar, definir, estabelecer a ligação com a matriz exata, não é sistematizar, e respeitar e manter viva a lembrança de nossos ancestrais, e do próprio Òrìsà!
Nunca vi um religioso sustentar sua religiosidade em cima de invenções, digo, cantam as suas rezas em Ioruba, mas não dominam o dialeto, e usam como justificativa a ilusão de que a linguística e morta, e isso é uma grande mentira, ela está vivíssima na própria matriz!
Antiguidade não é posto, e nem fundamento, é respeito...
Cleon fala, que Iya Palmira o impedia de anotar feitiçarias nos cadernos, mas filmar o solo sagrado pode?!
A vergonha inescrupulosa, que fez um desfavor pra nação Kànbína foi o livro que Paulo Tadeu, que afirmou na retórica que sua nação era proveniente da Angola, quando os fatos, o rito, a linguística usada na disporá, demonstra completamente o contrário!
Não se discute afro religiosidade e cultura “Òrìsà”, com fé!
Não se fala em uma diáspora, sem se falar na matriz, e falar na matriz seria atestar as atrocidades feitas aqui no Rio Grande do Sul...
segun tengo entendido hasta antiguos relijiosos an camviado en brasil ahora le dicen ebolucion jeje
na minha casa de umbanda a gente trabalha com Exu e pombo gira sim.
É uma religião que hoje em dia perdeu mais o estigma de que é só de preto. Hoje vejo brancos principalmente.
Eu pratiquei essa religião ñ trouxe nd de bom e só levou...malditp dia q visitei
bom senti vergonha pois cultuam seus deuses com tanto amor e perfeicao e confeso nao faso nada pra agradar na minha religiao nao vou por aqui oque sou mas realmente vou sim melhorar pois voce acabricham nos detales
Sim ! Mas tenho que lhe corrigir em uma coisa , não são deuses porque não acreditamos em deuses , porque Deus e um só , o pai e todos !
CREMOS NA ENERGIA QUE PROVEM DA NATUREZA E DEUS É UNICO ACIMA DELE NÃO HÁ NINGUEM !!! ACREDITAMOS NA VIDA E APRENDEMOS AMA LA CONFORME CRISTO NOS PEDE E AO INVES DE PERMANECEREM NO ASE PAZ INSULTAM OUTRAS RELIGIOES E ORGANIZAÇOES QUE NÃO SEGUES A TUA RELIGIAO POIS DETERMINARAM QUE SOMENTE ELA SALVA !!! ASE,AMEM,NAMASTE,SHALOW RESPEITAR O LIVRIO ARBITRIO !!! DEUS QUE NOS DEU!!! NINGUEM TIRA!!!
Acredito que seja evangélico...e respeito por isso... tomo a liberdade de corrgi-lo não existe outro Deus se não o criador..o único...pois na religião afro se cultua os orixas...orixas não são deuses ...abraços, tudo de bom no seu caminho !
Gustavo Macedo VERDADE!! DEUSES É O QUE ELES DITAM AO QUAL CREMOS ISTO NÃO EXISTE !!! ACREDITAMOS EM DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS E NO SENHOR JESUS CRISTO E NUNCA DEIXAMOS DE AMAR COMO É DE TUA VONTADE TODA VIDA E NISTO ENGLOBA A NATUREZA E TODA ENERGIA QUE NELA SE ENVOLVE AO QUAL DENOMINAMOS ORISAS!!!