O fenômeno da heterose, apesar de ter não ter suas bases moleculares conhecidas de fato, é utilizado por melhoristas tanto em plantas como em animais, há mais de 100 anos. No caso das plantas, supõe-se que os indivíduos heterozigóticos são mais adaptados e possuem a fisiologia "mais acelerada" (Teoria da sobredominância de Shull). Quanto mais contrastantes forem os parentais envolvidos na hibridação, maior será a heterose. A produção de sementes híbridas economicamente viáveis (em escala comercial) em uma cultura depende de vários aspectos da mesma, como a forma de reprodução (autogamia/alogamia), bem como os mecanismos que conferem a forma de reprodução (macho-esterelidade, protandria, entre outros), o número de sementes produzidas por planta, além de fatores climáticos ligados a reprodução. É importante frisar que há sim híbridos geneticamente modificados (OGM's), os quais conferem resistência das plantas a herbicidas ou insetos, mas que o aumento da produtividade se dá em função do fenômeno da heterose (superioridade dos filhos a média dos pais). Ao contrário do que foi dito no vídeo, a maioria dos híbridos utilizados atualmente, não só em milho mas como em outras plantas, são os híbridos simples, devido a sua maior uniformidade de plantas e produção. Isso se dá em função da alta uniformidade genética e maior número de genes em heterozigose (maior heterose). Porém, o custo das sementes é mais alto se comparado aos híbridos duplos ou triplos, devido a maior dificuldade de obtenção das mesmas em escala comercial. Ao passo que os híbridos simples são mais produtivos estes são mais exigentes e, por isso, são recomendados para sistemas de produção de alta tecnologia, os quais são predominantes atualmente. Vale ressaltar que uma vantagem comumente atribuída aos híbridos duplos é um maior "pacote de resistências", devido a possibilidade de se piramidar mais genes de resistências (gene stacking) com um custo menor.
desejo um dia abençoado Pelo Senhor a todos nós que O Senhor possa nos guarda e proteger e também possa guarda e proteger a nossa família de todo mal.otimo video parabens.
O fenômeno da heterose, apesar de ter não ter suas bases moleculares conhecidas de fato, é utilizado por melhoristas tanto em plantas como em animais, há mais de 100 anos. No caso das plantas, supõe-se que os indivíduos heterozigóticos são mais adaptados e possuem a fisiologia "mais acelerada" (Teoria da sobredominância de Shull). Quanto mais contrastantes forem os parentais envolvidos na hibridação, maior será a heterose.
A produção de sementes híbridas economicamente viáveis (em escala comercial) em uma cultura depende de vários aspectos da mesma, como a forma de reprodução (autogamia/alogamia), bem como os mecanismos que conferem a forma de reprodução (macho-esterelidade, protandria, entre outros), o número de sementes produzidas por planta, além de fatores climáticos ligados a reprodução. É importante frisar que há sim híbridos geneticamente modificados (OGM's), os quais conferem resistência das plantas a herbicidas ou insetos, mas que o aumento da produtividade se dá em função do fenômeno da heterose (superioridade dos filhos a média dos pais).
Ao contrário do que foi dito no vídeo, a maioria dos híbridos utilizados atualmente, não só em milho mas como em outras plantas, são os híbridos simples, devido a sua maior uniformidade de plantas e produção. Isso se dá em função da alta uniformidade genética e maior número de genes em heterozigose (maior heterose). Porém, o custo das sementes é mais alto se comparado aos híbridos duplos ou triplos, devido a maior dificuldade de obtenção das mesmas em escala comercial.
Ao passo que os híbridos simples são mais produtivos estes são mais exigentes e, por isso, são recomendados para sistemas de produção de alta tecnologia, os quais são predominantes atualmente. Vale ressaltar que uma vantagem comumente atribuída aos híbridos duplos é um maior "pacote de resistências", devido a possibilidade de se piramidar mais genes de resistências (gene stacking) com um custo menor.
Parabéns vc explica muita bem 🎉🎉🎉🎉
Anotado
Excelente, melhor explicação.
desejo um dia abençoado Pelo Senhor a todos nós que O Senhor possa nos guarda e proteger e também possa guarda e proteger a nossa família de todo mal.otimo video parabens.
Obrigada !
audio muito baixo mas tirando isso é uma boa vidieo-aula
Muito bom, aqui o áudio está bom, gostaria de saber como saber mais sobre os hibridos de milho.
otimo video obrigado!
seria basicamente uma seleção artificial , ne?
creio que sim
Melhora o audio no proximo video que ajuda
Muito bom
Isso já é permitido em humanos? Se sim, existir alguma lei que regulamente?
Lili não é permitido em humanos. somente a inseminação artificial
@@alinnygabriella1332 aff, quando poderei criar meus humanos mais gordos, a carne deles estão muito duras
@@thee.nd1 kk uai faz aí o teste
@@thee.nd1kkkkk socorro
Estou estudando pro enceja e você galera?
pro enem
Encceja também
Melhora o áudio