AVISO AOS NAVEGANTES (1950) COM OSCARITO & GRANDE OTELO (PARTE 1)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 29 гру 2024

КОМЕНТАРІ •

  •  Рік тому +2

    O cinema assim como a arte em si, a serviço das emoções humanas.

  • @sergiosilvaleao5861
    @sergiosilvaleao5861 Рік тому +2

    Esses filmes podiam voltar a passar em algum canal de televisão hoje em dia.

  • @joaobandeira249
    @joaobandeira249 Рік тому +1

    Oscarito, nosso Charles Chaplin, pequeno Grande Otelo, e, maravilhosos astros do cinema brasileiro, a gente era feliz e não sabia.

  • @PrDrAbbud
    @PrDrAbbud Рік тому

    Memória genial 🎉❤ 👍

  • @mariapacheco4918
    @mariapacheco4918 3 роки тому +2

    Eu tinha 11 anos,boa lembrança,gostei muito obrigado,agora e so saudade.

  • @sergiosilvaleao5861
    @sergiosilvaleao5861 Рік тому +1

    Quantas saudades dos filmes da Atlântida,infelizmente hoje não temos mais filmes como esses.

  • @catarinarego1485
    @catarinarego1485 2 роки тому +1

    Oscarito,genial

  • @celestinobueno6085
    @celestinobueno6085 3 роки тому +1

    Eu gosto muito de filmes nacionais antigos, principalmente,de datas anterior ao meu nascimento ,e também de quando era ainda criança.Hoje tenho 68 anos.

  • @MarianaFigueiredo2
    @MarianaFigueiredo2 7 років тому +9

    Eu tinha 6 anos de idade, assisti dezenas de vezes. Inesquecível.

  • @joaobatistadeoliveiraolive5316

    Very good

  • @Mikelual
    @Mikelual 4 роки тому +2

    Eu estava louco atrás de filme! Arrasou s2

  • @cicerosimoesparanhos9630
    @cicerosimoesparanhos9630 4 роки тому +2

    Maravilhosos artistas!!

  • @delcidioluz61
    @delcidioluz61 5 років тому +4

    este dvd deveria se vendido na praça mais niguem encontra

  • @alexandrefonseca8509
    @alexandrefonseca8509 5 років тому +2

    Um filme de 70 anos atrás, que é show de bom gosto. Oscarito era gênio. Grande Otelo foi mais coadjuvante no filme. Jorge Goulart tb era uma bela voz. Eliana linda! Um show de mulheres lindas comédia de bom gosto. Copacabana, Madureira e Cascadura, são os bairros do Rio que mais viram músicas. Grato à Atlântida pelo que fez ao nosso cinema.

  • @Luiz-wy2co
    @Luiz-wy2co Рік тому

    Aviso aos navegantes partes 2 e

  • @petroniogoncalves4137
    @petroniogoncalves4137 6 років тому +3

    Faltava 03 anos para eu nascer. 'A quem postou grado pela oportunidade da assitir ao filme. De Recife. FALTAVAM 03 anos para que eu nascesse. Hoje são 25 de Março 2018.

  • @luizbzn1969
    @luizbzn1969 8 років тому +9

    OSCARITO FENÔMENO.

  • @Cineviews
    @Cineviews 3 роки тому

    Alguém sabe se existe alguma cópia do filme completo?

  • @marcelomarcelo2695
    @marcelomarcelo2695 4 роки тому +1

    MUITO BOM

  • @bethstone6223
    @bethstone6223 3 роки тому +2

    Quem viu e guem ver o cinema brasileiro que comédia gostosas não este lixo de hoje em dia

  • @jacobit540
    @jacobit540 4 роки тому

    Assistam e entendam porque todas companhias cinematográficas Brasileiras tiveram curta duração.

    • @ksaviersilva1176
      @ksaviersilva1176 Рік тому +1

      Absolutamente todos os filmes brasileiros antigos e sobre tudo as chanchadas são fantásticos, geniais, lindos!!!!! Cada um deles e uma obra-prima sem igual!!!! Então como é possível você falar essas besteiras pelas companhias brasileiras cinematográficas!!!! Você não tem razão!!!!!

  • @mirianalves8844
    @mirianalves8844 4 роки тому +1

    Importante registro histórico! Quem souber alguma informação sobre uma atriz do filme chamada Teresa Janete Monteiro, por favor entrar em contato com: mirian.uff@gmail.com
    Pesquiso a história dessa atriz que hoje está com quase 90 anos.

  • @murilocasteloes5475
    @murilocasteloes5475 9 років тому +9

    Chanchada da Atlântida chega ao DVD
    Uma das melhores produções do gênero, Aviso aos Navegantes, ganha distribuição em formato digital, depois dos esforços de restauração da cópia original
    São Paulo - Foi, talvez, o momento mais emocionante do Festival do Rio BR 2000. O evento promovido pelo Grupo Estação e pelo Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente (Cima) exibiu, no ano passado, a versão restaurada de Aviso aos Navegantes. É uma das melhores chanchadas da Atlântida. Este ano, o Festival do Rio BR teve outro momento glorioso: a exibição da versão restaurada de Tudo Azul. E, para 2002, se tudo der certo, será a vez de Carnaval no Fogo. O restauro de todos esses filmes, considerados marcos do "filmusical" nacional nos anos 50, é obra do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro.
    Você pode não ter estado no Cine Odeon, na memorável sessão realizada em setembro do ano passado. Também pode ter perdido a sessão realizada ao ar livre, na praia de Copacabana, zona sul do Rio. Mas agora você também pode ver como ficou a versão restaurada de um dos clássicos dessa vertente tão polêmica do cinema brasileiro. A chanchada, com raízes no humor radiofônico e na tradição do teatro de revistas, sempre dividiu os intelectuais. Já foi definida como "rádio com imagem". E muitas vezes foi desprezada por seu gosto pela paródia, especialmente de filmes americanos, o que seria sintoma de alienação cultural e dependência do produto estrangeiro. E olhem que, naquela época, o cinema de Hollywood já era hegemônico, mas ainda não dominava, como hoje, os mercados de todo o mundo.
    Aviso aos Navegantes, de 1950, não é uma chanchada qualquer. É uma das melhores. Passa-se no transatlântico no qual irrompe o clandestino Oscarito. Participam da trama Grande Otelo, o futuro diretor Anselmo Duarte e Eliana (Macedo), formando a dupla romântica. E há o Professor Scaramouche, vilão tão sinistro que é interpretado por José Lewgoy, com toda a vilania de que é capaz. E vale destacar que, desta vez, pelo menos, a chanchada se antecipou aos produtos hollywoodianos que seus diretores adoravam parodiar.
    Emilinha Borba, de capa de chuva transparente, canta Tomara Que Chova e só no ano seguinte Gene Kelly iria dançar na Metro, o memorável número que dá título ao clássico que o próprio ator, bailarino e coreógrafo co-dirigiu com Stanley Donen (Cantando na Chuva). Há outros números em Aviso aos Navegantes que podem ser creditado ao cosmopolitismo do diretor Watson Macedo, aproveitando o fato de que o filme se passa num transatlântico, durante um cruzeiro. Ele encena números cantados e dançados de C´Est Ci Bon e Che Sera Sera. A segunda, você se lembra, é a música que Doris Day canta em O Homem Que Sabia Demais, do mestre Alfred Hitchcock.
    Peça a especialistas que façam suas listas apontando as melhores chanchadas. Dois filmes de Carlos Manga têm cadeira cativa (Nem Sansão nem Dalila e Matar ou Correr). Talvez entre até um terceiro desse diretor (O Homem do Sputnik). Haverá dois, com certeza, de Watson Macedo (Carnaval no Fogo e Aviso aos Navegantes). E um de Moacir Fenelon, o metalingüístico Tudo Azul, se bem que, aí, as opiniões poderão ser divergentes. O filme não é da Atlântida e é o mais depressivo de todos os "filmusicais" brasileiros. Já foi chamado até de "musical baixo-astral".
    60 anos de carnaval - Completam-se, em 2001, 60 anos de fundação da Atlântida. Comemorando a data, a Versátil lança o DVD de Aviso aos Navegantes, com biografias e filmografias, mas sem o making of do restauro que, com certeza, daria toda a dimensão do esforço do pessoal do Centro de Pesquisadores para restaurar não só esse, mas outros clássicos da cinematografia nacional. A BR Distribuidora tem sido parceira do CPCB nessas iniciativas. Após a reestréia da cópia nova de Tudo Azul, o esforço atual dos restauradores é para colocar nos trinques Menino de Engenho, de Walter Lima Jr., um dos títulos importantes do Cinema Novo, e Carnaval no Fogo.
    Esse último está sendo mais difícil. Faltam minutos preciosos que a turma do CPCB, capitaneada pela pesquisadora Myrna Brandão, está tendo a maior dificuldade para localizar. Ela aproveita, aliás, e pede ajuda de quem possuir qualquer tipo de cópia ou versão do filme de Watson Macedo. O importante é reunir o maior número possível de imagens e sons de Carnaval no Fogo. O restauro de Aviso aos Navegantes, feito com base em diversas fontes, restitui a integralidade da obra, mas não evita certa diferença de qualidade nas cenas. A alta definição do disco digital corrige alguns defeitos da cópia exibida no Rio, mas ainda não é 100%. Não importa. Oscarito e Grande Otelo se encarregam de manter o espectador cativo.
    Oscarito é um fenômeno. Nascido na Espanha (Oscar Lorenzo Jacinto de La Imaculada Concepción Teresa Dias), ele veio bebê para o Brasil e aqui ficou, se consagrando como o maior cômico da história do cinema no País, principalmente quando, ou se, em dupla com Grande Otelo. Uma linha do diálogo do ator em Aviso aos Navegantes é esclarecedora. Ele diz (seu personagem) que é "um toureiro avacalhado de Cascadura". Há, no filme de Macedo, o fascínio dos atores. E há a personalidade do próprio diretor. Macedo forma com Burle, Fenelon, Manga, Lulu de Barros, Victor Lima e J. Rui Costa uma categoria especial. Esses sete são considerados os monarcas do riso, os reis da chanchada, se bem que Burle, por sua preocupação social, e Fenelon, por não ter a alegria indispensável ao gênero, tendam a ser meio que escanteados. Os reis, mesmo, são Watson Macedo e Carlos Manga, mas foi Lima o mestre da tendência afinal dominante no estúdio. A Atlântida, por meio da chanchada, erigiu uma estética da paródia cujos exemplares mais famosos talvez estejam nos roteiros que ele escreveu para Manga. Esse levou a chanchada ao seu apogeu, mas foi Macedo quem depurou a fórmula em Carnaval no Fogo. Aviso aos Navegantes já é o day after de Carnaval no Fogo, faz parte do apogeu. E Oscarito e Grande Otelo são geniais

  • @murilocasteloes5475
    @murilocasteloes5475 9 років тому +9

    Aviso aos Navegantes já tem mais de 50 anos e é um ótimo exemplo do que foi o cinema brasileiro nos anos 40 e 50. Paródia dos filmes hollywoodianos da época, este musical de Watson Macedo aposta em tudo o que os americanos gostavam e pelo qual lotavam as salas de cinema: muitos números musicais em cenários claramente “falsos”, com artistas bonitos e talentosos e uma trama como pano de fundo.
    Em Aviso aos Navegantes, Oscarito e Grande Othelo formam a dupla cômica de maior sucesso do cinema nacional. Num cruzeiro de volta de Buenos Aires, Frederico (Oscarito) embarca clandestinamente e é descoberto por Azulão (Grande Othelo). Para não ser denunciado, trabalha no lugar deste. Entre os demais passageiros, Cléa e uma amiga - cantoras de alguns números musicais incluídos nos shows do cruzeiro - um mágico muito suspeito, um príncipe cheio de amor para dar e um tripulante do navio em busca de um espião perigoso... Eliana interpreta Cléa e abre o filme com uma bela performance musical. O galã Anselmo Duarte é seu par romântico.
    Interessante sentir como esse filme, assim como outras produções características da Atlântida, é pura paródia dos musicais americanos; um pastiche em todos os sentidos. Ressalta-se que há qualidade nas fitas aqui produzidas. Afinal, conquistaram apoio das classes populares - que adoram grandes comédias pastelão e descaradas. Grande Othelo e Oscarito são garantia de boas gargalhadas. Oscarito, em particular, mostra sua veia cômica cantando e dançando como um bebê e uma sedutora argentina. Imperdível.
    Aviso aos Navegantes é um dos grandes clássicos do nosso cinema. Chamados pejorativamente de chanchadas (em castelhano, chanchada significa porcaria, como nos informa Sérgio Augusto em seu livro Esse Mundo É um Pandeiro), seus diretores incorporam o adjetivo e aceitaram o rótulo, como forma de se criar um gênero novo, totalmente nacional. Por isso um dos motes era o destaque da brasilidade - mesmo que isso ressaltasse todos os estereótipos nacionais, tais como a mulher rebolando, a alegria do Rio de Janeiro, o contagiante ritmo do samba e o sabor inigualável da batidinha. Oscarito, em certo momento, questiona: “você lá sabe o que é morar em Madureira? Ouvir o samba carioca e tomar uma batida?”.

    • @mauriciomontez369
      @mauriciomontez369 5 років тому

      já podia ter sido filmado em cores. mas como sempre a mentalidade pequena do brasileiro

    • @eduardoalmeida61
      @eduardoalmeida61 3 роки тому

      @@mauriciomontez369 Calma, cara.

    • @mauriciomontez369
      @mauriciomontez369 3 роки тому

      @@eduardoalmeida61 😂😂😂 tô calmo...

  • @murilocasteloes5475
    @murilocasteloes5475 9 років тому +1

    Com o sucesso popular do ano anterior de Carnaval no Fogo, os estúdios Atlântida não quiseram jogar para perder e lançam nesse ano de 1951 um de seus títulos mais famosos e grande sucesso de bilheteria, Aviso aos Navegantes, que, praticamente, repetia a fórmula utilizada no filme anterior: muita confusão, muito humor, romance açucarado e, como não podia deixar de ser, muita música, tanto aquelas chamadas de “meio de ano”, como vários lançamentos para o carnaval que se aproximava.
    decadade50.blogspot.com.br/2006/08/intrigas-no-set.html
    Com direção de Watson Macedo, argumento/roteiro de Alinor Azevedo, fotografia de Edgar Brasil, música de Osvaldo Alves, com a regência do competente maestro Lindolfo Gaya e contando com praticamente todo seu elenco estelar, Oscarito, Grande Otelo, Anselmo Duarte, Adelaide Chiozzo, José Lewgoy, Ivon Curi e muitos outros, o filme é, como sempre, uma farsa, uma paródia dos filmes hollywoodianos em tons chanchadeiros: uma companhia brasileira de revistas se despede de Buenos Aires rumos ao Rio de Janeiros em um transatlântico; aproveitando a oportunidade Frederico (Oscarito) embarca clandestinamente, sendo descoberto por Azulão (Grande Otelo), o cozinheiro mestre-cuca, que, para não denunciar o clandestino, o obriga a trabalhar em seu lugar. Alberto (Anselmo Duarte), oficial do navio, namora Cléia (Eliana), a estrela da companhia, que, por seu lado, desperta a paixão de um príncipe pra lá de duvidoso, papel desempenhado por Ivon Curi, considerado por José Amádio, crítico de O Cruzeiro de “ingrato e comprometedor”, uma vez que, como seria de costume, o ator/cantor interpretaria o personagem de uma maneira obviamente gay. E para não decepcionar seus admiradores, José Lewgoy representa um mágico realmente muito suspeito, mas que, na verdade, é um espião internacional.

  • @paulochinelato5355
    @paulochinelato5355 Рік тому

    Tpdas to
    P

  • @paulocezarargentino8826
    @paulocezarargentino8826 9 років тому

    Muito bom. Vi esta parte mas falta a segunda. Alguém tem? Se possivel contato para: paulo.argentino@zipmail.com.br. Muito Grato.
    E VIVA O CINEMA NACIONAL!!!!!!

    • @neilramantoniojardimromcy
      @neilramantoniojardimromcy  9 років тому +1

      +Paulo Cezar Argentino Caro Paulo Cezar, se o amigo entrar no meu canal, verá que eu postei as partes 1,2,3,4 e Final, Boa diversão! E obrigado pela sintonia e há outras pérolas da época de ouro

    • @paulocezarargentino8826
      @paulocezarargentino8826 9 років тому

      +neilram antonio jardim romcy
      Prezado
      A parte 2 está bloqueada pelo youtube conforme mensagem que aparece quando tento ver o video. Tem como disponibilizar?
      Grato
      Paulo

    • @neilramantoniojardimromcy
      @neilramantoniojardimromcy  9 років тому

      +Paulo Cezar Argentino Caro Paulo, as organizações Globo é quem pediu a proibição em todo o mundo. É a segunda vez que isso acontece comigo, a primeira foi com o Gordo Jô Soares, em O Homem do Sputinik, é uma pena não poder atendê-lo.

    • @paulocezarargentino8826
      @paulocezarargentino8826 9 років тому

      OK! Muito Grato pela atenção. Enquanto isto vou assistir sem a segunda parte e vou continuar procurando...

    • @neilramantoniojardimromcy
      @neilramantoniojardimromcy  9 років тому

      +Paulo Cezar Argentino Caro Paulo, aconselho-te, já que gostaste, a fazer um download das partes ainda não proibidas, com o ATube Catcher. Não espere nada de bom da Rede Globo!!! Abraços! Obrigado pela informação, pois não sabia da proibição, já que postei há tempos. Grato.