🚨O AUGE DO ROTA LUMINOSA? Coração, Moço, Grudadinha no Veinho, Aconchego, Amor de Cinema e mais
Вставка
- Опубліковано 5 гру 2024
- 🚨ROTA LUMINOSA: de "Coração" a "Perfume Barato", a banda de Marconi e o auge com Elena Pellenz
O Rota Luminosa começou em 1997 com o propósito de atuar em eventos. A banda de Montenegro, que depois iria para São Lourenço do Sul, liderada pelo proprietário e vocalista Marconi, tem uma história forte no segmento do bailão, principalmente nos anos 2000.
Marconi iniciou a banda depois de 6 anos em "Os Atuais". A busca dele foi tocar junto do irmão, Roby, e assim nasceu o Rota Luminosa. Elena Pellenz, vocalista, é irmã de Leonardo Pellenz, então operador de som da banda.
A banda foi reconhecida pelo repertório próprio e equipamento moderno para a época e muita personalidade artística emprestada pelos vocalsitas.
O primeiro disco, "De norte a sul", pela USA Discos, teve como destaques "Fio dental" e demonstra a influência de Marconi em sua passagem por "Os Atuais". Músicas populares e irreverentes, além de dançantes, com um estilo próprio e muita musicalidade. A música alemã também tem espaço com os vocais de Elena, que também são responsáveis por Quero Quer, Coquetel de Amor e mais.
O segundo disco, Festa e Baile (2000) conta com músicas alternadas nos vocais de Marconi e Elena. Desse disco, se destaca "Escuta-me", música que rodou muito à época.
Uma nota importante: Elena Pellenz, vocalista histórica que depois se tornaria umas das compositoras mais lembradas da música de banda, tem sucessos como "Eterno" (Rainha Musical) e "Você me tira do ar" (Champion) no currículo.
O sucesso mais forte veio mesmo com "Som do sul", terceiro álbum lançado em 2003. Desse disco, muitas músicas fizeram sucesso, como "Grudadinha no Veinho", "De olho na perseguida", "Virou a cabeça" e "Moço". Mas nada comparado à explosão de "Coração", música até hoje lembrada até pelos baileiros menos atentos.
É dessa época também o DVD "Show de bandas", da USA Discos, em que o Rota Luminosa grava três faixas das suas mais tocadas à época: "De olho na perseguida", "Coração" e "Grudadinha no Veinho".
No volume 4, "Luz", mais sucessos na voz marcante de Elena Pellenz. A faixa 1 é "Aconchego", que tocou muito nas rádios de todos os estados do Sul na época. "Amor de Cinema" veio na sequência e consolidou o disco que fecha a participação do Rota Luminosa na USA Discos.
No momento de maior auge da banda, a ACIT contrata o grupo e, com isso, lança "Seu amor ainda é tudo", na esteira do sucesso da regravação de "Boate Azul", pelo Brilha Som.
A clássica música sertaneja é a música que abre o disco. "Talismã", mais uma regravação, vem na sequência. A qualidade musical característica do Rota Luminosa vem a partir de Pra Ser Feliz, com vocais divididos entre Elena e Marconi. Ainda, "Você faz tudo comigo", "Hino Nacional dos Cachaceiros do Brasil" e "Ainda te amo" tocaram bastante.
Em 2006, Elena deixa o Rota Luminosa. Marconi segue nos vocais com a nova vocalista Cris e o disco "Coisas da minha paixão". Desse disco, destaca-se "Perfume Barato", que tocou muito à época.
No volume 7, "A melodia da tua voz", se destaca "Meu primeiro amor", também na voz de Cris (informação a confirmar).
Na sequência, com a saída da vocalista Cris, a banda grava o disco "Identidade Própria" sem a presença de uma vocalista. O disco não tem músicas que chegaram a se destacar no cenário estadual, mas tem a qualidade musical reconhecida do Rota Luminosa.
O volume 9, "Anjos", tem o retorno de uma vocalista ao grupo. Dessa vez, Catarine Klumb, hoje na banda Sul Brass, assumiu os vocais, mas mais uma vez o disco não tem nenhuma música que seja o grande destaque a nível estadual.
Na sequência, mais algumas vocalistas passaram pelo Rota Luminosa, mas não localizei os nomes na pesquisa. Hoje, o vocal feminino da banda é responsabilidade de Michele Bager, e, depois de muitos anos, a banda se intitula como "A Banda do Coração", em referência à música que catapultou a visibilidade do Rota Luminosa.
O mais recente lançamento é "Erros e acertos", lançada em 2022.
Marconi segue à frente da banda e durante a pandemia liderou um projeto de apoio aos músicos e profissionais envolvidos no universo do bailão.
Para ouvir a discografia completa, conheça o canal @discografia.de.bandas
O canal do Rota Luminosa aqui no UA-cam: @BandarotaluminosaBr
#BailãoEBandinha #RotaLuminosa
Nossa que banda maravilhosa elena e marcone muitos bailes eu fui está banda é estória da minha vida muito chow
eterno amigo jorge luis velozo ex atuais anos 80 e 90 ficou em dois albos no rota luminosa