Melhor amplificador de audio produzido no Brasil parte 01

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 12 вер 2024

КОМЕНТАРІ • 29

  • @douglas_hifi
    @douglas_hifi 4 місяці тому +5

    Obrigado pela menção Code!! Dos nacionais todos gradientes não são Marshall, apenas o ha2 é Marshall porque é uma herança do PM 5000, pois a polyvox foi incorporada pele gradiente em 79. Abraço!!

    • @CodeTecMusic
      @CodeTecMusic  4 місяці тому

      Feliz em ter um feedback seu aqui Douglas, muito Obrigado pela informação. Você tem ajudado muita gente e isso é bom, um forte abraço.

  • @suportegoiano
    @suportegoiano 4 місяці тому +4

    Boa noite
    Carlos Mergulhao faleceu recentemente. Mas sempre vi os vídeos dele. Era muito bom

    • @CodeTecMusic
      @CodeTecMusic  4 місяці тому +4

      Sim , fiquei sabendo, ele era um entusiasta, tem muitos videos bom no canal dele.

  •  Місяць тому +1

    PM5000, uma lenda que nunca passa, melhor POWER de todos os tempos, esse é o melhor.

    • @CodeTecMusic
      @CodeTecMusic  Місяць тому

      Verdade,um bom amplificador, é da minha época em que todo sabadão procurava um baile na vila onde eu morava, PM5.000 era Top

    • @CodeTecMusic
      @CodeTecMusic  Місяць тому

      Sem esquecer dos Gradientes também.

  • @mtecmultieletronica4975
    @mtecmultieletronica4975 3 місяці тому

    Já vi e ouvi o finado Eng Carlos Mergulhão, Ótimo video!

  • @edmil1616
    @edmil1616 3 місяці тому +1

    Com 16 transistores na saída isso não traria uma dificuldade com relação a possiveis distorções pela variação de ganho de cada um? Sempre tive um pé atrás com esse tipo de arquitetura de saída. Meu pai quando foi técnico da Philips do Brasil muitos anos atrás, quando reparava a saida de um receiver como por exemplo o 748, mesmo que fosse 1 transistor com problema, era trocado ambos, e ja vinha o par casado de fabrica.

    • @CodeTecMusic
      @CodeTecMusic  3 місяці тому

      Pode ter fundamento sim,mas hoje em dia da-se mais prioridade aos pares diferenciais de entrada,este sim tem que ser casados

  • @silvioronaldovieiragouvea3255
    @silvioronaldovieiragouvea3255 3 місяці тому +1

    Circuito semelhante ao Nashville e Micrologic e até a Staner montou a série S com este circuito !

  • @gerryadrianoschmidt114
    @gerryadrianoschmidt114 4 місяці тому +2

    Sim mas o primeiro de todos no brasil foi o PM5000. Ja construi um marchal Leach, recalculei ele todo para transistores atuais. Se precisar de ajuda pode chamar.

    • @CodeTecMusic
      @CodeTecMusic  4 місяці тому

      Blz mano

    • @thiagobarros6315
      @thiagobarros6315 3 місяці тому

      Boa noite, Você tem algum esquema para disponibilizar para estudo e comparação ?

    • @CodeTecMusic
      @CodeTecMusic  3 місяці тому

      @@thiagobarros6315 tenho sim,depois compartilho com vcs

  • @thiagobarros6315
    @thiagobarros6315 3 місяці тому +1

    Qual a função desse limitador que você removeu ???

    • @CodeTecMusic
      @CodeTecMusic  3 місяці тому

      como o nome diz,limita o som em caso de alguma pane ,como aquecimento elevado,curto circuito,funciona como uma proteção, mas gera ruido e distorção ,além de limitar o som do circuito, usa-se isso no caso de vc ter poucos transistores na saida

  • @cryptos1978
    @cryptos1978 4 місяці тому

    O que você acha, de amplificador com mosfets?

    • @CodeTecMusic
      @CodeTecMusic  4 місяці тому +2

      Os amplificadores com transistores de efeito de campo (FET - Field-Effect Transistor) oferecem várias vantagens em relação a outros tipos de amplificadores, como os baseados em transistores bipolares. Aqui estão algumas das vantagens mais comuns:
      Alta impedância de entrada: Os FETs têm uma alta impedância de entrada, o que significa que exigem pouca corrente de entrada para operar. Isso resulta em uma carga mínima sobre o circuito de entrada, o que é útil em circuitos onde a fidelidade do sinal é crucial.
      Baixo ruído de entrada. Devido à sua alta impedância de entrada, os amplificadores FET geralmente têm um baixo nível de ruído de entrada, o que é especialmente importante em aplicações de áudio e instrumentação, onde a fidelidade do sinal é fundamental.
      Resposta de frequência ampla: Os amplificadores FET geralmente têm uma resposta de frequência ampla, o que significa que podem amplificar uma ampla gama de frequências sem distorção significativa. Isso os torna ideais para aplicações em áudio de alta fidelidade e telecomunicações.
      Baixa distorção harmônica: Os FETs têm características de distorção harmônica que podem ser mais favoráveis do que os transistores bipolares em certas aplicações. Isso pode resultar em uma reprodução de áudio mais limpa e precisa.
      Estabilidade térmica: Os FETs tendem a ter uma melhor estabilidade térmica em comparação com os transistores bipolares, o que significa que suas características de amplificação são menos afetadas por variações de temperatura.
      Operação em alta frequência: Os FETs são frequentemente usados em circuitos de alta frequência devido à sua capacidade de operar em altas velocidades de comutação. Isso os torna adequados para aplicações como amplificadores de RF (Radiofrequência) e osciladores.
      Essas vantagens tornam os amplificadores FET uma escolha popular em uma variedade de aplicações, incluindo áudio, instrumentação, telecomunicações e eletrônica de alta frequência.

  • @adrianosouza2627
    @adrianosouza2627 4 місяці тому

    Olá amigo você vende os arquivos dese amplificador

    • @CodeTecMusic
      @CodeTecMusic  4 місяці тому +1

      Olá,ainda estou produzindo, acompanhe o canal,serão 3 videos

  • @bisnetodeportugues
    @bisnetodeportugues 4 місяці тому +1

    Tip 2000 da ciclotron...
    Pense num amplificador Ruim de consertar.... Esse esquema que você mostrou é mais simples...

    • @renattoharrison3797
      @renattoharrison3797 4 місяці тому +4

      Problema com as TIP´s e outros amplificadores de alta potência é que as tensões e correntes de trabalho são elevadíssimas, logo os trasistores devem ter tolerancias de ganho, tensão, corrente e largura de banda perto de 100% Um exemplo é o par diferencial que qualquer alteração de corrente nas bases dos transistores desequilibra o conjunto interiro enviando corrente DC para o stepdrive explodindo os transistores de potência.... Muita paciência e muito cuidado são muito nescessários kkkkk

    • @CodeTecMusic
      @CodeTecMusic  4 місяці тому +3

      @@renattoharrison3797 Sim , os pares além de ter que serem casados(ganhos iguais) tem que ser bem específicos no quesito hfe,vce,vbe etc.

    • @bisnetodeportugues
      @bisnetodeportugues 4 місяці тому +1

      @@renattoharrison3797 a tip 2000 da ciclotron não tem par diferencial feito com transistores...Ela funciona com três Circuitos integrados... TL 072.. na entrada de Áudio...e um LM 13700N

    • @renattoharrison3797
      @renattoharrison3797 4 місяці тому +4

      Tem sim amigo! O conjunto de transistores e resistores que formam o diferencial que inclusive é duplo ficam dentro da peça resinada descrita como IC1001 (No seu caso) comumente vendida no ML como plaquinha Ciclotron IC -1001 - 1002 ou 1003. LM13700N trata-se do circuito de limiter do pré amplificador, e o TLE2072 faz controle de ganho, impedância e referência do limiter (limiter de sinal e não é o do seguidor de tesão do power amp). As placas desses amplificadores na Ciclotron são chamadas de placas pré, embora levem toda etapa de exitação e controles de tensão e corrente antes de chegar no estágio final de potência.

  • @marciobadin1892
    @marciobadin1892 3 місяці тому +1

    Que bobagem, você já montou uma placa da "Indonésia" que é a Quasar mas sem o transistor como fonte de corrente, simplesmente um Zener ela tem um timbre maravilhoso esses amplificadores com muita embromação o som fica quadrado cidadão.
    Agora em relação ao PM 5000 duplo diferencial de entrada que a própria Cygnus fez é um circuito enxuto não esse trambolho que você mostrou

    • @CodeTecMusic
      @CodeTecMusic  3 місяці тому +1

      Eu montei ? Qual ? De qualquer forma agradeço sua opinião,mas na simulação esse círcuito respondeu muito bem, principalmente nas baixas frequências. Houve um pequeno atraso nas altas. Mas como preciso de uma potência para graves e subgraves,este me atende perfeitamente.