Top!!! Professor Abriu minha mente em relação ao MÉRITO. há muito o MÉRITO era um incomodo. Meu sincero agradecimento. Aproveitando que tal esclarecer Prescrição e Decadência ?
De nada André! 👍🏾 Sobre a prescrição e decadência, é um assunto mais vinculado ao direito material. Todavia, poderia falar sobre os reflexos processuais, reconhecimento oficioso, ações imprescritíveis, etc.
Escolher a área que você possui mais afinidade (independentemente do que os outros falam) e fazer aquela revisão esperta (inclusive, na lei seca). Não há segredo: Exame de Ordem é se apoiar no “feijão com arroz”. Não há fórmula milagrosa! 😉👍🏾
@@ProfDhenisMadeira OLÁ, DR. BOM DIA. COMO VAI. SOU ADMIRADOR E INSCRITO. POR FAVOR, PODE SANAR ESSA PEQUENA DÚVIDA, COMO SEGUE ?: ( EXONERAÇÃO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA ). PASSADO O PRAZO DE DOS PRIMEIROS 15 DIAS ÚTEIS SEM QUALQUER MANIFESTAÇÃO DO RÉU, O JUIZ PÚBLICOU SENTENÇA A FAVOR DO AUTOR, *COM TODOS OS ITENS ( PEÇAS PROCESSUAIS ) PROCEDENTES.* O JUIZ ORDENOU QUE O AUTOR PARE DE PAGAR PENSÃO ALIMENTÍCIA. O JUIZ CONCEDEU AO RÉU MAIS UM PRAZO DE 15 DIAS ÚTEIS PARA APELAÇÃO. O RÉU TAMBÉM NÃO SE MANIFESTOU NO PRAZO DA APELAÇÃO. CONSTOU NA PUBLICAÇÃO DO SITE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA, QUE FOI ARQUIVADO DEFINITIVAMENTE E EXTINTO. DR., NESSE CASO, *FOI JULGAMENTO COM MÉRITO, JÁ QUE TODOS OS ITENS DO PROCESSO DO AUTOR FORAM JULGADOS COMO PROCEDENTES ?* SE SIM, AINDA CABE RECURSO AO RÉU OU O PROCESSO JÁ ESTÁ FINALIZADO ? TUDO CORREU À REVELIA POR PARTE DO RÉU. ABRAÇO.
Olá Jessica! Que coincidência: acabei de gravar um vídeo sobre perempção pra vocês. Em breve disponibilizarei aqui no Canal. Acompanhe também no Instagram! Abraço!
Oi DR sofrir um acidente de trabalho em janeiro de 2019 tava recebendo o auxílio doença depois foi sessado fiz uma perícia no INSS fui negado meu benefício auxílio acidente que foi meu caso meu advogado recorreu pra mim fiz uma perícia na justiça federal minha perícia foi favorável a médica mim deu o auxílio doença só que meu processo Deu baixa defitiva o juiz mandou meu processo pra justiça estadual meu advogado pediu o julgamento antecipado da lide conclusos pra sentença. Meu advogado pediu pra o juiz fazer a sentença sem precisar de fazer nova perícia mim concedendo a aposentadoria por invalidez ou auxílio doença como consta no laudo médico favorável ou auxílio acidente que foi meu caso meu feiz uma petição peticionar sobre a demora do processo 🤔
Isso aí Edson! O objetivo é revisar alguns temas vistos ao longo do curso de Direito, esclarecer algumas dúvidas de forma bem objetiva e direta. Abração!
Professor, se a lide é o conflito de interesses qualificado pela pretensão resistida, em caso de um indivíduo que instaurou processo judicial contra outro objetivando danos morais e esse outro simplesmente concordou, sem resistir, e pagou os danos pedidos no processo, ainda assim podemos dizer que houve lide? Houve mérito (já que mérito é a lide nos limites do pedido)?
Neste caso parece ter ocorrido o reconhecimento da procedência do pedido, que gera uma sentença de mérito (Art. 487 do CPC). Temos aí a aderência do réu ao pedido do autor (como se o réu entregasse o bem da vida ao autor, reconhecendo que o seu pedido deveria ser julgado procedente). Há o mérito, mas a lide deixará de existir no momento em que o réu abre mão do elemento “resistência”.
ola doutor,minha causa esta assim ganhei na 1 estancia,foi pra 2 estancia ganhei com acordão voltou para 1 instancia e agora nas movimentações esta assim; Remetidos os Autos para a Procuradoria do INSS Tipo de local de destino: INSS Especificação do local de destino: INSS, Na 2 estancia nas movimentaçoes mostra assim doutor. Informação Enviado e-mail para origem com decisão do STJ. poderia me ajudar doutor por favor?
Nivaldo, não dá pra entender toda a movimentação com as informações que forneceu, mas parece que os autos entrarão na fase de cumprimento de sentença. Consulte seu advogado que ele poderá esclarecer os próximos passos de sua ação.
Professor Dhenis, como vai o senhor? fui seu aluno na pós-graduação em Processo na PUC Minas. Se for possível, gostaria de ouvi-lo a respeito do tema "precedentes". Abs
Muito bom vídeo! Olá professor, estive procurando achar essa reflexão.... qual a relação da sentença judicial condenatória favoràvel a uma ou outra parte e o mérito. . Creio que há busca de mérito tanto no que está no pedido, na causa de pedir, quanto há no conteúdo contraditório da contestação.
Olá Alexandre, não consigo encontrar uma relação direta do mérito com a causa de pedir, mas apenas com o pedido mesmo. A não ser que você esteja fazendo menção ao princípio da substanciacao e da correlação lógica dos argumentos, que nos obriga a alinhar logicamente fatos-fundamentos jurídicos - pedido. Aí sim! 📚😃👍🏾
@@ProfDhenisMadeira Sim, professor! Creio que se trata da correlação lógica mesma, a relação de causa e efeito que há entre cada pedido, cada razão de pedir e cada prova e essa mesma correlação lógica no contraditório justamente com a resposta, contrarrazão e a contraprova, que sendo analisadas em conjunto farà o juiz decidir o mérito, ou seja o mérito de cada pedido e por fim o mérito da demanda. Pienso yo!!!
Pelo que eu entendi é o seguinte o juiz pode proferir várias decisões mais a decisão principal aquela que da de fato o direito do bem da vida é que é a decisão de mérito. Mérito ( você merece o bem ) . Existe várias decisões no processo que não faz parte do merito
A Jurisdição é, essencialmente, uma atividade para solucionar lides. Lides são formadas no mundo material, portanto, antes do processo que é o instrumento estatal para resolver esses conflitos sociais. A lide é um conflito de interesses que existe antes do exercício do direito de ação via instrumento processual. Lide está, portanto, fora e antes da ação processual. Discordo do professor nesses aspecto.
Obrigado por sua contribuição François. Excelente comentário. 👏🏾Pelo que puder perceber, você adota uma concepção instrumentalista do processo (que não é concepção que adoto) e uma visão sociológica de lide, como fenômeno metajurídico. Sou adepto da ideia de lide como realidade endoprocessual, afastando-me da concepção sociológica. Também não concordo que o processo é um instrumento estatal para solucionar lides. Minha concepção de processo é bem distante da Teoria da Relação Jurídica de Bülow. 😉👍🏾
Oi DR sofrir um acidente de trabalho em janeiro de 2019 tava recebendo o auxílio doença depois foi sessado fiz uma perícia no INSS fui negado meu benefício auxílio acidente que foi meu caso meu advogado recorreu pra mim fiz uma perícia na justiça federal minha perícia foi favorável a médica mim deu o auxílio doença só que meu processo Deu baixa defitiva o juiz mandou meu processo pra justiça estadual meu advogado pediu o julgamento antecipado da lide conclusos pra sentença. Meu advogado pediu pra o juiz fazer a sentença sem precisar de fazer nova perícia mim concedendo a aposentadoria por invalidez ou auxílio doença como consta no laudo médico favorável ou auxílio acidente que foi meu caso meu feiz uma petição peticionar sobre a demora do processo 🤔
ele demorou 15 anos pra aprender ... eu dois anos ... e teria demorado mais que 15 anos tbm se não chegasse até aqui! muito obg professor madeira!
Valeu pelo apoio Gustavo. Mensagem gentil e que valoriza o esforço do professor! Muito obrigado!
Querem me sugerir temas para os vídeos futuros? Usem os comentários!
Depois de uma dessa...
Inscrição feita com sucesso em seu canal!
Muito obrigado
Gostei quando falou 66 vezes sobre o mérito, amei quando falou que estuda já 15 anos sobre o assunto, mais uma inscrita no canal
😂🤣😂👍🏾👍🏾
Professor, gratidão imensa!!! Assistindo em pleno 2024. Continue!
Avante!
Excelente! Finalmente entendi. Muito obrigada 🙏
De nada Luana! 📚👍🏾
Excelente!
Obrigado 😃
Obrigado pelo video Professor. Muito bom!
Eu que lhe agradeço pela gentileza do comentário Felipe. 🤝
Excelente explicação! Fácil e, ao mesmo tempo, profunda.
Obrigado Matheus. Realmente demorei um tempo para entender assim, de forma mais simples (um assunto que é, em essência, complexo). Valeu pela força!
EXCELENTE E ESCLARECEDORA EXPLICÃO!
Obrigado Eliane!
Perfeito, ótima aula prof !
Bons estudos!
Obrigada!!! Excelente explicação!
Perfeita explicação!👏
Obrigado pela gentileza Valéria!
Sensacional, mestre ! Obrigada pela explanação.
Eu que lhe agradeço pela gentileza Ellen.
Professor de excelência! Estou amando as aulas do senhor! Muito obrigada pela dedicação e didática!
Obrigado pelas palavras Michelle! 😃👍🏾
MUITO INSTRUTIVO PROFESSOR, EXPLICOU TUDO EM POUCAS PALAVRAS. OBRIGADO!
Valeu Roberto! Vamos em frente!
Sem palavras !! Show
Obrigado pelo apoio Josué!
Muito obrigada mestre! Aula maravilhosa
Disponha Joyce!
Sensacional
Obrigado pelo apoio!
Muito bom!
Fantástica essa explicação. Obrigado!
Obrigado pela gentileza Luan!
Muito obrigada por sanar essa dúvida
De nada Gabrielle! 😃👍🏾
Impecável. Parabéns professor Dhenis. Claríssimo
Obrigado grande Prof. André, quero dizer, Catarina! 😁
Parabéns prof Dhenis vídeo super prático com uma fala clara e objetiva sobre o assunto
Valeu pela força Eliomar! Que bom que gostou! Vamos em frente! 📚
Prof. Dhenis!
Poderia explicar parte por parte da peça processual utilizando todos o requisitos?
Hoje eu entendi mais sobre o mérito. Obrigado
Muito boa explicação!!!!
Obrigado Paulo! 😃👍🏾
Creio que sua explicação me ajudará a "decorar" os artigos 485 e 488 do CPC. Muito obrigada.
🧠 😃👍🏾
excelente explicação
Valeu pela força Thiago! 💪🏾
Muito bom professor, mandou bem!
Obrigado Ronaldo! Vamos juntos!
Bem colocado professor, obrigado!!
Eu que agradeço
Top!!! Professor
Abriu minha mente em relação ao MÉRITO.
há muito o MÉRITO era um incomodo.
Meu sincero agradecimento.
Aproveitando que tal esclarecer Prescrição e Decadência ?
De nada André! 👍🏾 Sobre a prescrição e decadência, é um assunto mais vinculado ao direito material. Todavia, poderia falar sobre os reflexos processuais, reconhecimento oficioso, ações imprescritíveis, etc.
Ganhou mais uma inscrita, gratidão, sempre aprendendo
Obrigado Josy!
Explicação perfeita!!
Obrigado pelo apoio Mylena! 😃
me ajudou muito.. parabens
excursoes para concursos saindo da Bahia > RIOS EXCURSOES
Sucesso!
Boa noite, professor muito grato por essa aula, parabéns, parabéns essa dúvida me acompanhou o curso inteiro. grato
Valeu pela força Arlindo! 👍🏾
@@ProfDhenisMadeira, qual o caminho das pedras para nós que vamos prestar a prova da OAB. KKKKKKKK Abração
Escolher a área que você possui mais afinidade (independentemente do que os outros falam) e fazer aquela revisão esperta (inclusive, na lei seca). Não há segredo: Exame de Ordem é se apoiar no “feijão com arroz”. Não há fórmula milagrosa! 😉👍🏾
Parabéns, Professor ! Ganhou mais um inscrito.
Valeu Lucas! Obrigado pela força! 💪🏾
Show
Grato!
Parabéns, Prof. Dhenis!
Excelente iniciativa. Em relação aos vídeos, três pontos merecem destaque: objetividade, didática e profissionalismo.
Muito obrigado pelo incentivo! 😁
@@ProfDhenisMadeira OLÁ, DR. BOM DIA. COMO VAI. SOU ADMIRADOR E INSCRITO. POR FAVOR, PODE SANAR ESSA PEQUENA DÚVIDA, COMO SEGUE ?: ( EXONERAÇÃO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA ). PASSADO O PRAZO DE DOS PRIMEIROS 15 DIAS ÚTEIS SEM QUALQUER MANIFESTAÇÃO DO RÉU, O JUIZ PÚBLICOU SENTENÇA A FAVOR DO AUTOR, *COM TODOS OS ITENS ( PEÇAS PROCESSUAIS ) PROCEDENTES.* O JUIZ ORDENOU QUE O AUTOR PARE DE PAGAR PENSÃO ALIMENTÍCIA. O JUIZ CONCEDEU AO RÉU MAIS UM PRAZO DE 15 DIAS ÚTEIS PARA APELAÇÃO. O RÉU TAMBÉM NÃO SE MANIFESTOU NO PRAZO DA APELAÇÃO. CONSTOU NA PUBLICAÇÃO DO SITE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA, QUE FOI ARQUIVADO DEFINITIVAMENTE E EXTINTO. DR., NESSE CASO, *FOI JULGAMENTO COM MÉRITO, JÁ QUE TODOS OS ITENS DO PROCESSO DO AUTOR FORAM JULGADOS COMO PROCEDENTES ?* SE SIM, AINDA CABE RECURSO AO RÉU OU O PROCESSO JÁ ESTÁ FINALIZADO ? TUDO CORREU À REVELIA POR PARTE DO RÉU. ABRAÇO.
Muito. Obregado. Por. Min. Ajudar. Lourfes
Top!
Valeu pela força Itamar!
Muito obrigada pelos esclarecimentos, professor. Como sempre, perfeito! Gostaria de saber se o senhor poderia tratar do tema perempção. Obrigada!
Olá Jessica! Que coincidência: acabei de gravar um vídeo sobre perempção pra vocês. Em breve disponibilizarei aqui no Canal. Acompanhe também no Instagram! Abraço!
Oi DR sofrir um acidente de trabalho em janeiro de 2019 tava recebendo o auxílio doença depois foi sessado fiz uma perícia no INSS fui negado meu benefício auxílio acidente que foi meu caso meu advogado recorreu pra mim fiz uma perícia na justiça federal minha perícia foi favorável a médica mim deu o auxílio doença só que meu processo Deu baixa defitiva o juiz mandou meu processo pra justiça estadual meu advogado pediu o julgamento antecipado da lide conclusos pra sentença. Meu advogado pediu pra o juiz fazer a sentença sem precisar de fazer nova perícia mim concedendo a aposentadoria por invalidez ou auxílio doença como consta no laudo médico favorável ou auxílio acidente que foi meu caso meu feiz uma petição peticionar sobre a demora do processo 🤔
Professor, se puder fale sobre os artigos mais cobrados na prova da OAB
Considero alguns artigos essenciais: arts. 9, 10, 337, 485, 487 e 489 (todos do CPC).
Parabéns pelo canal prof Dhenis, forma clara e objetiva de explicar!
Obrigado Duarte Duarte! Vamos juntos!
Te assistindi fica muito fácil a compreensão.
Isso aí Edson! O objetivo é revisar alguns temas vistos ao longo do curso de Direito, esclarecer algumas dúvidas de forma bem objetiva e direta. Abração!
Obrigado
🤝
Gostaria de saber oque é jugamento de merito meu filho está esperando os retroativos do inss
Julgar o mérito é, falando de forma simplificada, julgar o pedido.
Professor, se a lide é o conflito de interesses qualificado pela pretensão resistida, em caso de um indivíduo que instaurou processo judicial contra outro objetivando danos morais e esse outro simplesmente concordou, sem resistir, e pagou os danos pedidos no processo, ainda assim podemos dizer que houve lide? Houve mérito (já que mérito é a lide nos limites do pedido)?
Neste caso parece ter ocorrido o reconhecimento da procedência do pedido, que gera uma sentença de mérito (Art. 487 do CPC). Temos aí a aderência do réu ao pedido do autor (como se o réu entregasse o bem da vida ao autor, reconhecendo que o seu pedido deveria ser julgado procedente). Há o mérito, mas a lide deixará de existir no momento em que o réu abre mão do elemento “resistência”.
Ótima aula, professor !!!
Obrigado pelo apoio Gabrielley!
ola doutor,minha causa esta assim ganhei na 1 estancia,foi pra 2 estancia ganhei com acordão voltou para 1 instancia e agora nas movimentações esta assim;
Remetidos os Autos para a Procuradoria do INSS
Tipo de local de destino: INSS Especificação do local de destino: INSS,
Na 2 estancia nas movimentaçoes mostra assim doutor.
Informação
Enviado e-mail para origem com decisão do STJ.
poderia me ajudar doutor por favor?
Nivaldo, não dá pra entender toda a movimentação com as informações que forneceu, mas parece que os autos entrarão na fase de cumprimento de sentença. Consulte seu advogado que ele poderá esclarecer os próximos passos de sua ação.
👏🏼👏🏼
Professor Dhenis, como vai o senhor? fui seu aluno na pós-graduação em Processo na PUC Minas. Se for possível, gostaria de ouvi-lo a respeito do tema "precedentes". Abs
Anotado José Pedro! Tema complexo (rende vários vídeos). Seja bem-vindo ao Canal! Abração!
Professor. Muito. Obregado. No. Desionario. A. Palavra. Sepultura. E. Igual. Ainferno
muito bom
Obrigado pelo apoio Eduarda!
📚✌🏾
Muito bom vídeo!
Olá professor, estive procurando achar essa reflexão.... qual a relação da sentença judicial condenatória favoràvel a uma ou outra parte e o mérito.
.
Creio que há busca de mérito tanto no que está no pedido, na causa de pedir, quanto há no conteúdo contraditório da contestação.
Olá Alexandre, não consigo encontrar uma relação direta do mérito com a causa de pedir, mas apenas com o pedido mesmo. A não ser que você esteja fazendo menção ao princípio da substanciacao e da correlação lógica dos argumentos, que nos obriga a alinhar logicamente fatos-fundamentos jurídicos - pedido. Aí sim! 📚😃👍🏾
@@ProfDhenisMadeira Sim, professor! Creio que se trata da correlação lógica mesma, a relação de causa e efeito que há entre cada pedido, cada razão de pedir e cada prova e essa mesma correlação lógica no contraditório justamente com a resposta, contrarrazão e a contraprova, que sendo analisadas em conjunto farà o juiz decidir o mérito, ou seja o mérito de cada pedido e por fim o mérito da demanda. Pienso yo!!!
cool!
Pelo que eu entendi é o seguinte o juiz pode proferir várias decisões mais a decisão principal aquela que da de fato o direito do bem da vida é que é a decisão de mérito.
Mérito ( você merece o bem ) .
Existe várias decisões no processo que não faz parte do merito
Oi Raphael, existem decisões interlocutórias de mérito e o julgamento parcial de mérito. Ambas podem ser proferidas por decisões interlocutórias.
Dr bom dia meu processo estava devolvido a secretária agora está. Decisão. Interlocutoria do mérito. Pô favor me responde 🙏
Desculpe Geluza. Não entendi a dúvida.
Mérito é a lide nos limites do pedido.
Decorou! 😉✌🏾
A ideia era fixar.
Nao objectivava mostrar que sou dono da ideia.
Claro! Esse conceito, criado pelo Prof. José Marcos, é muito bom! Eu já o decorei! 😉👍🏾 Valeu pela força!@@alvaroassuate2345
Obrigado por divulgar. Ô palavrinha chata!
O que? 🤷🏽
@@ProfDhenisMadeira Mérito é a palavrinha chata. Há anos procuro a definição exata dela dentro do Direito.
Ah, entendi. Realmente, antes de encontrar este conceito, estava difícil encontrar uma boa definição de mérito. 👍🏾
Muito interressante!!
Que bom que gostou Maicon! 👍🏾
A sua cadeira parece um hábito de freira....
Kkk não havia reparado. E tenho uma coleção de camisetas pretas…kkk
Julgado-mérito, Eu ganhei o processo?
Se você é o autor e o pedido foi julgado procedente, a resposta é afirmativa: sim!
🤝
👍🏾
Mérito: É a lide nos limites do pedido.
🎯
se demorou 15 anos pra entender então n tem problema eu ter errado essa questão no simulado
Talvez tenha exagerado um pouco…tive excelentes professores que me permitiram aprender mais rápido. 😉👍🏾
professor quem é Rodrigues Vieira? é algum doutrinador?
Sim. Prof. José Marcos Rodrigues Vieira. Possui alguns livros publicados, mas este conceito extrai de um de seus artigos.
@@ProfDhenisMadeira obrigada
A Jurisdição é, essencialmente, uma atividade para solucionar lides. Lides são formadas no mundo material, portanto, antes do processo que é o instrumento estatal para resolver esses conflitos sociais. A lide é um conflito de interesses que existe antes do exercício do direito de ação via instrumento processual.
Lide está, portanto, fora e antes da ação processual.
Discordo do professor nesses aspecto.
Obrigado por sua contribuição François. Excelente comentário. 👏🏾Pelo que puder perceber, você adota uma concepção instrumentalista do processo (que não é concepção que adoto) e uma visão sociológica de lide, como fenômeno metajurídico. Sou adepto da ideia de lide como realidade endoprocessual, afastando-me da concepção sociológica. Também não concordo que o processo é um instrumento estatal para solucionar lides. Minha concepção de processo é bem distante da Teoria da Relação Jurídica de Bülow.
😉👍🏾
Oi DR sofrir um acidente de trabalho em janeiro de 2019 tava recebendo o auxílio doença depois foi sessado fiz uma perícia no INSS fui negado meu benefício auxílio acidente que foi meu caso meu advogado recorreu pra mim fiz uma perícia na justiça federal minha perícia foi favorável a médica mim deu o auxílio doença só que meu processo Deu baixa defitiva o juiz mandou meu processo pra justiça estadual meu advogado pediu o julgamento antecipado da lide conclusos pra sentença. Meu advogado pediu pra o juiz fazer a sentença sem precisar de fazer nova perícia mim concedendo a aposentadoria por invalidez ou auxílio doença como consta no laudo médico favorável ou auxílio acidente que foi meu caso meu feiz uma petição peticionar sobre a demora do processo 🤔