Esse é um trecho de uma aula completa do Piloto Privado da ATC! Faça um teste grátis do curso teórico de Piloto Privado, acesse: atctreinamento.com.br/piloto-privado-aviao/#testegratis Conheça o curso de PILOTO PRIVADO - EAD da ATC: Aviãohttps:atctreinamento.com.br/piloto-privado-aviao Helicóptero: atctreinamento.com.br/piloto-privado-de-helicoptero/ Para mais conteúdo, inscreva-se no canal e acompanhe-nos nas redes sociais: Facebook: facebook.com/atctreinamento/ Instagram: instagram.com/atctreinamento/
Bom dia, Cássia! Imagina, sua pergunta é excelente!!! A rota ortodrômica exige técnicas e tecnologias de navegação mais sofisticadas, portanto, nem todas as aeronaves possuem equipamentos capazes de fazê-lo, então utilizam a rota loxodrômica. Mas quando falamos de aeronaves que fazem longos voos como Brasil X Europa, sempre utilizarão a rota ortodrômica, porque isso representa grande economia e as aeronaves desse porte são sempre capazes de fazê-lo. Qualquer dúvida estamos à total disposição, Time ATC.
Olá, tudo bem? Realmente não faz sentido e por isso não é feito em voos longos. Entretanto, é importante entender que para descrever uma rota ortodrômica (reta e navegar menos) são necessários equipamentos e técnicas de navegação mais sofisticadas (é necessária uma correção quase que constante na rota). Aviões pequenos, simples, por exemplo, não possuem equipamentos de navegação suficientes para fazer essas correções, muitas vezes eles têm apenas uma bússola. Nesse caso, não há alternativa a não ser descrever uma rota loxodrômica (rota curva e mais longa). Entretanto, os aviões pequenos e simples, em geral, fazem voos menores, onde essa diferença é desprezível. Por esse motivo, na formação de pilotos, ensinamos que existem esses dois tipos de rotas, afinal, as duas são utilizadas, em tipos de voos diferentes. Esperamos ter ajudado. Grande abraço, Time ATC.
@@atcaviacao No mundo natural em um voo livre ortodromia é ficção. Alguns equipamentos de navegação foram projetados assumindo-se que a terra seria esférica. É por isso que a teoria ortodrômica é aplica para compensar a aplicação de uma suposta esfera. Você não acha estranho, que para ir de um ponta 'A para um ponto 'B, em linha reta, seja preciso mudar de direção a cada grau? Isso não tem nenhum sentido .
Olá, tudo bem? Faz sentido, justamente devido a curvatura terreste. Como explicado no vídeo sobre as ilustrações, é possível observar que a curvatura da Terra e, por consequência, de seus meridianos faz com que um traçado em linha reta cruze os meridianos em diferentes graus, por isso a correção para manter uma linha reta. Mas vale ressaltar: todas as aulas disponíveis em nosso canal, bem como em nossos cursos, consideram que a Terra é esférica. Essa é uma premissa de base dos nossos estudos, inclusive explicitada na primeira aula. Se você entende que a Terra não é esférica e sim plana, certamente não chegaremos a um consenso ou conseguiremos te explicar o conteúdo dessa aula, pois as premissas de base de nossos estudos estão absolutamente diferentes, ok? Grande abraço, Time ATC.
@@atcaviacao De fato. Lembra que citei um voo livre? Funciona perfeitamente no modelo plano sem as tais correções. Os parâmetros de correção numa ortodrômica, é uma compensação dos parâmetros utilizados numa terra assumida como esférica. De qualquer maneira foi uma boa explicação para um modelo esférico. Valeu.
Esse é um trecho de uma aula completa do Piloto Privado da ATC!
Faça um teste grátis do curso teórico de Piloto Privado, acesse: atctreinamento.com.br/piloto-privado-aviao/#testegratis
Conheça o curso de PILOTO PRIVADO - EAD da ATC:
Aviãohttps:atctreinamento.com.br/piloto-privado-aviao
Helicóptero: atctreinamento.com.br/piloto-privado-de-helicoptero/
Para mais conteúdo, inscreva-se no canal e acompanhe-nos nas redes sociais:
Facebook: facebook.com/atctreinamento/
Instagram: instagram.com/atctreinamento/
Obrigada pela explicação
Muito bom a explicação. Parabéns
Muito bom, excelente didática!! Novo inscrito!
Boa explicação. Valeu!
Muito obrigada 🙌
que canal top
Ótima explicação!
Que bom que gostou, Cristiano!!!
Agradecemos seu comentário! 😃
Desculpe minha ignorância, mas se existe a ortodrômica, qual o sentido de usar a outra (se for o caso)? Maravilhoso vídeo. Merece muitos likes.
Bom dia, Cássia!
Imagina, sua pergunta é excelente!!!
A rota ortodrômica exige técnicas e tecnologias de navegação mais sofisticadas, portanto, nem todas as aeronaves possuem equipamentos capazes de fazê-lo, então utilizam a rota loxodrômica.
Mas quando falamos de aeronaves que fazem longos voos como Brasil X Europa, sempre utilizarão a rota ortodrômica, porque isso representa grande economia e as aeronaves desse porte são sempre capazes de fazê-lo.
Qualquer dúvida estamos à total disposição,
Time ATC.
Qual é o sentido de você fazer uma curva maior para chegar ao ponto B, se você pode fazer um percurso menor?
Não vejo lógica nisso.
Olá, tudo bem?
Realmente não faz sentido e por isso não é feito em voos longos.
Entretanto, é importante entender que para descrever uma rota ortodrômica (reta e navegar menos) são necessários equipamentos e técnicas de navegação mais sofisticadas (é necessária uma correção quase que constante na rota).
Aviões pequenos, simples, por exemplo, não possuem equipamentos de navegação suficientes para fazer essas correções, muitas vezes eles têm apenas uma bússola. Nesse caso, não há alternativa a não ser descrever uma rota loxodrômica (rota curva e mais longa).
Entretanto, os aviões pequenos e simples, em geral, fazem voos menores, onde essa diferença é desprezível.
Por esse motivo, na formação de pilotos, ensinamos que existem esses dois tipos de rotas, afinal, as duas são utilizadas, em tipos de voos diferentes.
Esperamos ter ajudado. Grande abraço,
Time ATC.
@@atcaviacao No mundo natural em um voo livre ortodromia é ficção.
Alguns equipamentos de navegação foram projetados assumindo-se que a terra seria esférica.
É por isso que a teoria ortodrômica é aplica para compensar a aplicação de uma suposta esfera.
Você não acha estranho, que para ir de um ponta 'A para um ponto 'B, em linha reta, seja preciso mudar de direção a cada grau? Isso não tem nenhum sentido .
Olá, tudo bem?
Faz sentido, justamente devido a curvatura terreste.
Como explicado no vídeo sobre as ilustrações, é possível observar que a curvatura da Terra e, por consequência, de seus meridianos faz com que um traçado em linha reta cruze os meridianos em diferentes graus, por isso a correção para manter uma linha reta.
Mas vale ressaltar: todas as aulas disponíveis em nosso canal, bem como em nossos cursos, consideram que a Terra é esférica. Essa é uma premissa de base dos nossos estudos, inclusive explicitada na primeira aula.
Se você entende que a Terra não é esférica e sim plana, certamente não chegaremos a um consenso ou conseguiremos te explicar o conteúdo dessa aula, pois as premissas de base de nossos estudos estão absolutamente diferentes, ok?
Grande abraço,
Time ATC.
@@atcaviacao De fato. Lembra que citei um voo livre?
Funciona perfeitamente no modelo plano sem as tais correções. Os parâmetros de correção numa ortodrômica, é uma compensação dos parâmetros utilizados numa terra assumida como esférica.
De qualquer maneira foi uma boa explicação para um modelo esférico. Valeu.
@@Aquariotp o que vc quer dizer com "voo livre"