Obrigado, este vídeo me deu uma nova perspectiva da minha vida, incrível como tudo bate perfeitamente, sou técnico em eletrônica e astrônomo amador, na verdade eu trabalho no campo da astronomia na universidade federal do espírito santo UFES, a palavra amador porque não tenho diploma na área de astronomia, mas sempre consegui imaginar como o universo funciona, certa vez conversando com professor de astronomia da UFES, ele viu alguma coisa em mim, e me convidou para assistir às aulas dele, hoje trabalho nessa mesma universidade como astrônomo. Não vou mentir, minha vida não foi fácil, na minha infância era constantemente chamado de burro, mas quando se trata de astronomia, por ter uma percepção apurada, e uma curiosidade voraz somada com uma imaginação muito fértil, consegui me desenvolver muito no campo, até mais que pessoas tidas como normais. Tenho 42 anos e ainda estou aprendendo a lidar com a minha dislexia. Ainda sinto muita tristeza, pois tenho um pensamento constante que se eu fosse "normal" seria muito mais inteligente, e talvez este pensamento seja pela minha ganância de conhecimentos, mas se está ganância é reflexo da minha dislexia, talvez isso seja uma coisa boa, e com este vídeo vou passar a aceitar mais quem eu sou e poder me perdoar por não ser "normal". Deixo aqui meu incentivo para pessoas que compartilham o mesmo "problema" que eu, não use seu "problema" com o muleta, use-o como um dom, você não é melhor nem pior que ninguém, é apenas diferente, se você souber usar essa diferença, vai alcançar grandes coisas.Obrigado mais uma vez
Já li seu relato umas mil vezes, tenho um filho com dislexia, o diagnostico foi recente, eu e meu marido estamos desesperados, ele tem 9 anos, mas este seu relato foi muito lindo, chorei muito, sua historia é linda, não consigo parar de ler, de novo, de novo e de novo, e nem de chorar. gostaria muito de saber mais da sua vida, pois acho que vai trazer alento para o meu coração e do meu marido. muito obrigada.
Tenho irmão e filho admiro eu não raciocino e sai dialogando ele processa tem as pausas de diálogo e formidável...até aprendo a ser + produtivo na vida
Nossa, me emocionei com seu vídeo 🥺 minha filha tem 11 anos e é dislexa.Faço questão de dizer a ela que é dislexa e o quanto ela especial por isso...pra ela ter argumentos quando for questionada por não conseguir ler, não quiser falar em público, enfim... Ela ama dançar,desenhar, interpretar... tudo ligado a arte... deixo ela a vontade pra fazer a imaginação fluir e até entro nas histórias dela...mas realmente não consegue expressar o que passa na cabeça ( é muita coisa kkkk) e às vezes perde a paciência porque as pessoas não compreendem... vivo comprando livros com temas interessantes pra despertar a leitura, porque ela realmente não gosta de ler devido a dificuldade,mas gosta que eu leia e fica registrado em sua mente, pois tem muita facilidade de decorar.... é apaixonada por Anne, pois a história dela é comovente e inspiradora.Vivo incentivando suas qualidades, afinal, ninguém é bom em tudo...mas pode ser o melhor de todos, naquilo que gosta. Muito obrigada por esse vídeo maravilhoso.
Muito obrigada pela mensagem, Maurijani! E parabéns por apostar nos talentos da sua filha!!! Se ela gosta de leitura, talvez seja interessante usar audiobooks também! Sempre convido os meus alunos a conhecer os clássicos! E eles amam! 🧠✨♾✨📚
Olá, Maurijani Cavalcanti! Sou disléxica, e quando criança amava textos que trabalhavam o lúdico, como a poesia. Sugiro também livros, como "Harry Potter", "Senhor dos anéis", e quaisquer outros que trabalhem a questão da imaginação com a riqueza dos detalhes. E enquanto ela ler, poderia fazer anotações de partes que "chamam a atenção". Também debater o tema, fazer um paralelo com outros textos complementares, filmes e situações diárias para entender qual a "moral" (a mensagem transmitida) pelo texto. Tudo isso colabora no desenvolvimento da leitura e escrita. Inclusive, video aula. Bem, pelo menos me auxiliou bastante, e espero que possa ajudar sua filha também!😉
Eu tenho 12 anos. Minha mãe e minha avó são dislexicas também. Minha mãe descobriu que eu era com 10 anos. Por ela ser dislexica também ela está me ajudando, desde que descobriu, a desenvolver técnicas pra estudar e ler em voz alta. Técnicas que me fizeram ir bem na escola todos esses anos. Hoje estou no sétimo ano e minha nota mais baixa no boletim da escola é 9,25. Isso mostra que ela tem me ajudado muito nisso. Ela, por outro lado, sempre teve dificuldade na leitura em voz alta, por isso me disse que prefere sempre dar palestras ou apresentar trabalhos de cabeça, sem ler. Para se sentir segura para falar em público, ela precisa dominar o assunto, então ela Le tudo que encontra sobre esse assunto até o último item que encontrar para poder falar bem. Então ela da aulas e aulas! Para orientação da linha da leitura e para não pular linhas usamos as mãos para marcar onde estamos. Ler palavra por palavra com calma em voz alta ajuda. Pois quando falamos rápido embolamos tudo. Também ajuda sublinhar ou marcar palavras importantes nas perguntas ou no texto. Ainda estou aprendendo a identificar essas palavras que são importantes. Pra mim é difícil essa parte. Minha mãe aprendeu a fazer leitura dinâmica de textos. Isso ajudou muito ela a entender melhor o que está lendo. Pois a informação pro disléxico tem que ser passada de forma clara e direta, sem rodeios. Isso facilita o entendimento.
Talvez ajude muito ela marcar com os dedos a palavra ou a linha que ela está lendo. Para nos aqui em casa ajuda. E também pensa no que te contei sobre a leitura dinâmica que minha mãe aprendeu. Pra ela ajudou muito. Eu preciso aprender isso ainda.
Fui descobrir que sou disléxico com uns 38 anos. Amei seu vídeo porque minha filha tem dislexia e deixo ela aprender sem pressão. Já meu filho não é disléxico, então cobro um pouco mais dele. Parabéns. Melhor vídeo até hoje que vi sobre o assunto.
Entendo seu ponto de vista. Não sou pai (na verdade ainda sou adolescente), mas acho meio injusto essa cobrança para seu filho. Entendo que sua filha tem motivos diagnosticados, mas não acho certo cobrar mais do seu filho por não ter dislexia.
@@danielkodestar7920 quando digo cobrar... é incentivar ele a fazer o que faz sem pressão. Por exemplo: só fui ler um livro com mais de 500 páginas com 25 anos. Meu filho de 10 já faz isso sem muito esforço. Então eu sou um incentivador na vida dele. Aqui em casa não gosto de colocar pressão. Mas a vida vai colocar a pressão. Então meu jovem, os pais estão preparando os filhos pro que vem lá fora (te garanto que é muito pior). Abraço
compreensivo que dislexia compromete uma parte do nosso celebro as vezes fico pensando em varias formas como realiza algumas situações no meu cotidiano, sei que agora vendo este vídeo tenho um pouco de dislexia porque minha mente e muito fértil e tive dificuldades para aprender a ler e a escrever, falando dos dons que a dislexia tem isso e muito significativo para mim que estou vendo este vídeo pela primeira vez, já passei no psicólogo para entender um pouco mais de mim, mais creio eu que vendo este dom ativo algo dentro de mim agora quero comprar destes livros que foi mostrado no vídeo, obrigado Lygia pelo conteúdo colocado.
Sou mais uma que descobriu a dislexia já adulta e só tive problemas na infância com a dificuldade com as letras que não “juntavam”, assim como o relógio (grande drama). Mas de resto, todos diziam que era por causa do meu signo Peixes (rsrsrsrs). Nunca dei bola. Sempre tive opiniões fortes e bem embasadas. Fiz faculdade de Direito, mas sempre me sobressaí com a visão direta e simples (não simplista) da vida, das pessoas. Não enrolo, vejo como é e falo. Só não entendo o porque falar a verdade nua e crua deixa as pessoas pasmas, e algumas viram as costas, o que faz zero diferença para mim. Mas meus amigos eu cultivo com muito carinho e dedicação. Óbvio que estes me entendem.
Meu filho tem 11 anos, é disléxico, muito focado, determinado e criativo. Gosta de fazer tudo perfeito. A música (aprender a tocar um instrumento🎶 ) nos ajudou a manter o foco, a resiliência e a superação. Ele não desiste fácil.
O mundo de um deslexo não é tão simples, somos muito incompreendidos, meu esposo fala que eu viajo muito, tipo fantástico mundo de bob, meus pensamentos e ideias vão além, minha mãe também falava vc tem cada ideia, até verem que o que eu estava falando dava certo, tive muita dificuldade de aprendizagem na escola, na faculdade foi um filme de terror, não gravava nada. Vc fala seu nome agora e eu esqueço em 2 segundos, mas se vejo uma pessoa hoje 1 vez, daqui 30 anos eu lembro, quando pego uber tenho que treinar antes qual a direita e esquerda pra não falar errado 😂 sou muito criativa, e amo achar soluções para os problemas de forma criativa, amo dançar, e tudo que tem arte, pois imagens para mim é mais fácil.
Eu tbm me vejo assim em muitas partes. Trabalho em área administrativa fazendo documentos e tenho q anotar os detalhes e acho sempre melhor eu ter impresso documentos prececidos para poder fazer outro olhando os detalhes importantes. Sou péssima em me expressar escrevendo e falando. (Parece que sinto em falar de uma forma e me expresso de outra). Da uma confusão as pessoas tem dificuldades de me interpretar e eu tbm as vezes kkkkk) Pra mim eu queria falar de um jeito e vejo que me expressei de outro.
Procurei uma psicóloga voltada pra diagnóstico de dislexia, e estou extremamente feliz, porque finalmente vou saber se tenho dislexia(terei quatro sessões). Sempre tive dificuldade no aprendizado, agora que estou na faculdade tive problemas em ler artigos e escrever sobre, é muito triste querer fazer alguma coisa e não conseguir por conta da sua dificuldade.
Eu penso por imagens e palavras ou melhor dizendo; sons, imagens e palavras bastantes nitidas e as vezes minha imaginação me leva até sentir cheiros e estava pensando que isso era normal para todo mundo.
Meu filho viajava no pensamento desde recém nascido. Ele tem autismo, muito inteligente para as crianças da idade dele, passa o dia todo assistindo youtube, sobre paises, guerra na Ucrânia, etc. Essa semana vi um video resumo do filme estrelas na Terra, então, estou achando qie ele é igual aquele garotinho do filme, e agora vou buscar tratamento para ele.
Minha mãe pediu pra eu dizer que ela, mesmo sendo dislexica tem duas faculdades, uma de design gráfico e outra de medicina veterinária. Fez pós graduação em felinos. Trabalha com isso. Tem muita dificuldade com nomes, principalmente de medicamentos e doenças pra gravar e escrever. Mas ela sabe os nomes pelo tamanho da palavra e inicial e sonoridade. Então vai fazendo isso com associação de imagens e consegue escrever. Ela vê as letras como se fossem desenhos e por isso reconhece a palavra quando faz uma receita. Ama dar palestras sobre os assuntos que ela entende bem. Ela estuda tudo a fundo antes de dar alguma palestra pq não consegue ler na hora de apresentar nada. Sempre se sentiu burra por não conseguir ler em voz alta textos na escola nem na faculdade. Por isso pedia pras colegas lerem pra ela antes das provas. E ela gravava tudo na cabeça. Fazia associações com coisas ou piadas para gravar. Mas apesar da dislexia ela ama ler livros (em silencio) e eu também adoro. 😊
Minha mãe está me ensinando a estudar, a responder provas sem errar por problemas de dislexia e a reconhecer palavras chaves nos textos. Ela disse que o próximo passo que ela quer me ensinar é a leitura dinâmica, porque facilitou muito pra ela e acha que vai facilitar pra mim também. Mas tem coisas que ela não consegue fazer, como saber os lados direito e esquerdo, saber externo e interno, saber norte e sul, abrir e fechar, empurrar e puxar. São coisas que pra ela complica muito conseguir pensar na hora de fazer, mas ela se vira. Agora ela odeia responder qualquer tipo de formulário! Ela fica maluca quando tem que fazer isso. As minhas dificuldades são outras. Eu demorava muito pra entender as perguntas e o texto que eu estava lendo. Não conseguia saber o que o professor estava pedindo pra poder responder. Agora estou começando a entender melhor. Eu aprendi a sublinhar algumas coisas no texto que vão me ajudar a entender o que é pedido. Circular palavras e anotar dados e informações passadas. Isso tem me ajudado bastante. Quanto a ter conhecimento de outras áreas, minha vó fala que minha mãe sempre foi curiosa e sempre abria tudo que era equipamento eletrônico pra ver como funciona. Por isso ela arruma tudo aqui em casa. Mas as vezes ela faz de conta que não sabe arrumar só pra não ter que fazer. 😂 E a parte da arte nós amamos. Minha avó queria fazer medicina, como sempre teve muita dificuldade no colégio, até reprovou na escola por não conseguir ler e interpretar o livro do pequeno príncipe, então ela não passou no vestibular de medicina. Hoje ela tem 80 anos, então faz muito tempo isso. Ela passou no vestibular para belas artes e foi considerada uma das melhores artistas do Rio Grande do Sul. Ótima professora também. Quando ela era pequena, minha tia avó ganhava medalhas pela inteligência na escola. Minha avó ficava triste porque se achava burra. E um dia ela chorou muito. Então meu bisavô pegou uma medalha dele e escreveu atrás da medalha brincando com ela “campeã das burras” ela ficou muito feliz com a medalha e saiu com ela no peito! Tem a medalha até hoje. Minha avó além de ter dislexia é hiperativa.
Me senti muito feliz com o vídeo, o problema que quando a gente cria uma realidade em forma de imaginação perdemos a noção do tempo... e as vezes se desligamos... as vezes eu volto no tempo... lembro de um tempo bom da minha vida... lembro do cheiro do ambiente, lembro da sensação termica e os detalhrs do local... terminei minha relação, foi muito intenso, pelo menos para min... essas lembranças fazem eu sentir saudade de algo que não posso ter... vocês tambem semtem muito as coisas? As vezes parece que consigo saber o que se passa na cabeça da pessoa...
Sou dislexia, olhando por este viez dá para ver vantagens, nem sabia que Einstein era disléxico. Tenho futuro então. Estou tentando fazer uma graduação de Pedagogia na universidade publica e estou quase desistindo pelo excesso de textos... sonho um dia na educação inclusiva ter este tipo de aprendizado por formas e imagens, ai vou ser uma genia da lampada. kkkk gratidão pela aula. fica sobre filmes que amei sobbre dislexia: Destemida e Como estrelas na terra emocionante,
pra mim só trouxe desvantagens, agora que estou entendendo mas sobre isso consigo me projetar melhor na vida, nao querendo ser convencido mas sempre me senti um genio impotente com falta de motivação e cheio de baixa estima
Eu troco as letras de lugar dentro das palavras. Me obriguei a desenvolver um movimento de conferência antes de enviar as mensagens. Acho positivo, pois tenho uma chance de repensar antes de emitir uma opinião. Por outro lado, demoro um pouco mais para responder.
Pr mim é muito difícil ,eu tenho a severa ,tenho muito insegurança por conta disso sofri muito na infância e hoje essa insegurança me atrapalha na fase adulta não conseguir sair do lugar
Pior que sempre fui melhor em História pois é mais fácil ver tudo. A dislexia é complicada pós as nletras nos confunde e os outro nos teatam como diferentes mais é só letras o que importa é o pensamento.
Obrigada por partilhar todas essas informações... Sempre desconfiei que poderia ter dislexia mas como infelizmente os meus pais nunca deram muita importancia, sempre fui rotulada como preguiçosa e até mesmo de burra. Passei por muita frustração ao ponto de bater na minha propria cabeça por me sentir burra, chegava a ler a mesma frase 3 ou 4 vezes para tentar compreender. Fico nervosa ate hoje so pelo simples facto de ter de ler em voz alta e a tremenda dificuldade de distinguir o lado esquerdo do direito. Irei procurar ajuda profissional para que possa lidar com todas essas dificuldades. obrigada.
Obrigado, belíssimo vídeo. Bem Hoje aos 54 anos, após muitos problemas na carreira, na família entre outros, hoje sei me dár melhor por saber que SOU Disléxico.
Nossa. Tenho 44 anos. À pouco tempo descobri intuitivamente que sou disléxico. Quando era criança, era considerado um (burro) na escola. Não consigo ler um livro, mas tenho muitas outras habilidades de entendimento. Obrigado Doutora. Preciso me consultar com um profissional da área.
Seja bem-vindo à comunidade, Lincoln! Fico feliz de saber que você está disposto a procurar auxílio profissional! Quem sabe você vai descobrir outros talentos! Os disléxicos costumam ser muito bons no empreendedorismo, por exemplo! Dê notícias!
Cara... eu tenho 40 anos (agora em setembro) e etsou entendendo o que tanto me atrapalhou quando era criança! Quero ter o diagnóstico oficial, mas tenho certeza que tb tenho dislexia só por ter dado "check" em todas 10 cartacterísticas que a Dr falou.
Tenho irmão e um filho observo... pouco diálogo + observação meu irmão eu admiro pois o campo cerebral ser ligado a visão ser ligado ele confundir as letras escrever de trás para frente ...hoje ele escrever melhor que eu respondi a algo de forma bem pausada sendo que a gente vai na convicção ele raciocina com a pausa responde ...estou aprendendo muito com ele de desempenhar diálogos + produtivos 😂
descobri a dislexia já na fase adulta , quando criança acho que não existia diagnostico , principalmente em escolas publicas onde estudei , quem tinha dificuldade em aprender era preguiçoso ou burro mesmo .
Eu tenho dislexia , sempre duvidei e agora com 34 anos que bateu o martelo kk minha sorte que trabalhando com criatividade os danos são menores . Mas nossa intuição é consequência da maior facilidade em ler símbolos. Intuição é mais uma decodificacao de símbolo do ambiente . Amei o video
@@karinaquinelato6081 sim, a cognição precisa ser trabalhada . Eu escrevo perfeitamente , pq reviso 3 vezes ou mais . E as vezes , revisando , troco o início da frase com o final. Mas desde criança fiz muito exercícios, mesmo sem saber que era dislexia. Enfim , é um obstáculo, mas que pode ser contornado , a depender do grau .abraços
meu filho tem 10 anos e so aos 9 fechamos o diagnóstico de dislexia,ms antes disso o cobravamos muito poiis parecia q era falta de vontade das coisas.hoje tentamos ajuda -lo em sua dificuldade de interpretação,q é a maior dificuldade na escola. sera q a ritalina pode ajudar nesse sentido? a neuro dele optou por nao usar de início,mas agr acho q ele precisa de algo para ajudar
Somos 3 dislexicas aqui em casa. Minha avó em grau alto, eu em grau médio e minha mãe em grau leve. Todas temos essas características que você citou. 😮😅
Sei coisas de teoria dos números que nem sei como. Eu até refuto o caminho tomado por um americano Marko Rodin. A dislexia Pra mim foi um problema até quando eu a descobri, e eu já tinha 32 anos. Depois da descoberta, muitas pesquisas e muita lavação da alma, muitas coisas boas aconteceram partindo da minha própria aceitação.
Eu descobri com mais de 40 anos que sou dislexia,sofri na escola com as pessoas,acabei tendo pânico se vou escrever na frente de alguém começo a tremer 😞ler nem pensar parece que vou desmaiar, nunca procurei ajuda,não sabia o que eu tinha 😟
Tenho traumas e não sabia que era isso , não leio bem , não escrevo bem , não gosto de ler nem escrever perto das pessoas, me confundo com palavras que possuem o mesmo som, travo na leitura, e hoje ainda é pior porque falo 3 idiomas e quase sempre me confundo. Alguns nomes não consigo ler nem em português corretamente, aprendi inglês espanhol e agora estou aprendendo italiano com muito esforço, eu só achava que era um burro esforço, mas hoje eu tenho certeza que tenho dislexia. Como aprendi outros idiomas e tenho pouco contato com a língua portuguesa sinto que estou esquecendo muitas cosias, fico desesperado porque não sou fluente em nenhuma língua e a minha própria língua portuguesa que falo desde criança não a domino totalmente, não sei o que fazer. Se alguém puder tiver algum conselho por favor😢
Eu não consigo ler alto na frente de alguém , e escrever tbm,é muito ruim, as vezes me dá uma tristeza não tenho vontade de sair de casa, eu não falo disso com ninguém.
Muito bom.! me identifiquei...Eu ainda Não tenho o diagnostico mas estou certa q.sou Dislexa; tenho 58 anos, penso q. posso ainda ter uma vida de boa Qualidade e ser feliz.
Realmente todas as características mas pena que as pessoas não entendem, ao contrário fui muito julgada por escrever errado. Aprendi a ler 1 ano antes que minha turma mas sempre troquei letras de sons parecidos. Uma professora de redação que conversou comigo uma vez mas meus pais não importaram. Só tive o laudo no ultimo ano de faculdade após longas peregrinações em consultórios. Meu pai também prenche todos os requisitos, mas ao contrario de mim ele não foi estimulado e saiu da escola bem cedo, apresentado até hoje muitas dificuldades na escrita. Ele trabalhava com construção, sempre foi inventor e tem um olhar fantástico em 3d. Agora estou aqui investigando traços de autismo mas sofrendo por não encontrar profissionais habilitados na minha região
Procure um medico, seja um psiquiatra ou neurologista, se vc realmente tiver, vai precisar fazer tratamento e tomar remédio, eu msm tenho TDAH e faço acompanhamento com os dois, provavelmente eles vão te receitar Ritalina ou Venvanse, são ótimos remédios e vão melhorar muito a sua vida, seja profissional ou acadêmica. Procurar conhecimento na internet é uma ótima forma de identificar um problema, mas o diagnostico quem dá é o médico, se cuide e torça para n ser dislexico, entenda isso como uma forma de querer ajudar
Vim descobrir q tinha isso aos 45 anos, sobrevivia ao mundo me posicionando sempre ao lado de pessoas q podem dar respostas rápidas. E conseguindo no devido tempo superar até mesmo a essas pessoas q eu me apoiava . Mas a realidade de uma pessoas q só depois de adulto descobre q não fui burro ou preguiçoso mas simplesmente disléxico é como eliminar da síndrome do impostor q assombra tudo q consegui aprender na vida . Nasci em uma família humilde, não sei como e por onde mudar essa coisa q tenho , mas sou muito grato pelo meus 2 filhos nao terem herdado essa "maldição" que carrego comigo .
Nossa! Sabendo disso fiquei mais aliviada, sofri muito não como criança pq não me importava quando criança vc não tem vergonha por que os adultos não vão se importa e vc vai passar tudo na boa, porque vc é criança. Sofri na adolescência e sofro na fase adulta, aviando pq sou assim peguei uma depressão queria tirar a minha própria vida achanso ser tão burra e perguntava. Pq não consigo ser e ter a mentade da inteligência da minha irmã? Sou fantasiaso tudo fico imaginando com imagem, não consigo memorizar a coisa copio para não esquecer, sou péssimo em falar e escrever w entender as coisas, pessoa para memorizar tenho que conviver, se passar anos sem conviver não vou lembrar mais dela. Muito difícil para mim, fico inconformada não me aceito ser assim, puxei minha pois ela é assim, e agora sei que ela tem esse distúrbio e puxei a ela, meu pai e muito inteligente apesar de não tem o medio. Quero me tratar odeio ser assim.
(1:39) se não, todo cadeirante seria atleta. Sempre amei estudar, no meu caso, eu sinto até ódio de não conseguir entender alguma coisa, em uma formula matemática, eu PRECISO saber o motivo de multiplicar naquela situação, o motivo da formula ser exatamente desta forma, se não meu cérebro não aprende. Eu tive um UNICO professor que explicava exatamente como a formula funcionava e o mais importante, pra mim, o pq dela ser assim, ele fazia matemática parecer coisa de idiota
Olá Lygia, tudo bem? Parabéns pelo video, eu adorei. Recentemente me dei conta que minha dislexia é um nível um tanto quanto alto, infelizmente isso aconteceu quando eu já tinha mais de 35 anos. Hoje estou com 42 e com um enorme desafio, por questões profissionais, preciso fazer um teste de inglês (TOEFL) e estou tendo muita dificuldade em evoluir na minha leitura e audições, mesmo me destacando na fala e na escrita (destaque comparado com minhas outras habilidades, não comparando com outras pessoas). Você saberia me dizer como eu poderia melhorar minha leitura? Estou um tanto quanto preocupado com isso. Muito obrigado.
As características citadas no vídeo estão relacionadas a outras condições. A dislexia especificamente é caracterizada pela dificuldade na leitura e compreensão de textos escritos.
Olá, como você me pediu pra contar as novidades, lá vai. Obs: Depois tu me confirma se realmente queria saber ou se foi apenas por educação. Se realmente você queria saber eu conto aqui abaixo, se foi só por educação eu peço desculpa e prometo que não vou mais te incomodar. No curso de enfermagem até agora consegui nota 10 em todas as matérias, mas tô tendo um probleminha nas apresentações em grupo. Acho que dá pra resolver. Participei de um curso de flebotomia e já consegui um estágio. Tô gostando muito e acho que os colegas do laboratório também estão gostando de meu trabalho, pois quando estava de plantão em outro setor fui chamado por uma pessoa do laboratório pra que eu pudesse ajudar na coleta.
Obrigada pelas atualizações, Edson! E, sim, eu queria saber mesmo como as suas estratégias de enfrentamento estão funcionando! Parabéns pelas notas e pela construção de relacionamentos saudáveis no trabalho! 🧠✨📚✨🚀
Eu não fazia ideia que as pessoas pensavam em palavras. Na vdd, não consigo imaginar como é isso kkkk. Palavras escritas aparecem na mente? Desculpe a pergunta boba, mas fiquei curiosa.
A pergunta é muito pertinente, Keyla! E a resposta é complexa!!! Os nossos pensamentos são formados por múltiplas fontes de estímulos sensoriais! Então, o nosso raciocínio também tende a ser multissensorial. Mas algumas pessoas são um pouco mais visuais e outras mais auditivas, por exemplo.
Keyla sou dislexo e algumas palavras não consigo escrever e sim lembrar a harmônia das letras. Sou formado, trabalho e tenho bastante sucesso em uma profissão dos sonhos...
Fui diagnosticado como dislexia quando criança a mais ou menos 35 anos atrás. Porém, perderam meu lado. Será que vale a pena fazer outro com mais de 40. E onde eu poderias fazer?
Pelo mundo ser do jeito que ele é, infelizmente, acho que tras mais desvantagens ser neurodivergente no geral. (Sou autista, meu namorado disléxico e somos ambos tdah (e eu ainda tenho dpac 💀))
O fato é que não há vantagens. Eu pensava que existia vantagem nessa deficiência, e agindo dessa forma eu estraguei a minha vida profissional. Repito, não há vantagens!
Eu digo exatamente o contrario, no meu trabalho eu sou valorizado examente por ter uma visão atípica de problemas e conseguir trazer soluções por uma outra perspectiva (sou diagnóstico com o grau mais alto de dislexia) mas eu tive a sorte de ter tido o apoio dos meus pais e professores e ter feito anos de tratamento, pra entender meu raciocínio e aprender a tirar o melhor dele
Oi Lygia gostaria muito de ajudar meu filho tem Distúrbio do aprendimento moramos na Itália teve tdo tratamento com logo e neuro enfim não quiz prosseguir com os estudos terminou o colegial fala 3 idiomas fez tênis por muitos anos enfim sei pelo diagnóstico que o distúrbio do aprendimento na área da compreensão e discaucolia entra na dislexia ....enfim observo que com 25 anos fz o que não gosta aqui ele trabalha como motorista de uma empresa de leite entregas spre o vi como inteligente e capacitado mesmo com as dificuldades que trouxe o DSA mas apesar disto foi diagnosticado com uma dificuldade no trabalho das células trazendo como consequências duas cirurgias para retiradas de nódulos na coluna vertebral superou e gcas a Deus está bem fz muito exercícios físicos e um fisioculturista mas sem anabolizantes por não poder ficar sem exercícios por causa das cirurgias provocaram encurtamento nos nervos na lombar e se não os fzer diariamente traz muitas dores enfim conseguiu superar tbem este desafio .....mas o vejo lutando pra melhorar e ambicioso porém o vejo perdido e isto me entristece ele não consegue expressar o que sente e tbem me entristece gostaria muito de poder ajudá-lo se vc puder dar-me um conselho como profissional e muito sensível a está dificuldades que DSA traz na vida adulta ....te agradeço se pder responder mi ..um abençoado 2024
Sério mesmo isso? Eu vivo exausto, vivo com dor de cabeça por causa da Dislexia. Qualquer alteração em meu trabalho e que eu precise fazer um treinamento, uma reciclagem, eu sofro, levo muito tempo para absorver o novo conteúdo, me dá dor de cabeça de enlouquecer. Aí quando vejo esse tipo de conteúdo "vantagens de ser dislexico" eu quero bater minha cabeça na parede
Eu descobri hoje que tenho dislexia, eu tenho 33 anos sempre tive medo em tentar fazer uma universidade porque sabia que eu tinha alguma coisa errada comigo que eu não conseguia assemelha as palavras, e eu sempre fui horrível na escrita. O que eu posso fazer para tentar melhorar a minha dislexia?
Consuante a sua difficuldade é procurar apps ou estratégias parafazer e entender o que parece impossivel de entender.por exemplo, Eu na dislexia a discalcolia é mais notória , nao entendo certas ligaçoes entre materia, espaço, e numeros. Então fixo padrões. Tipo um litro tem aquela garrafa e sei que sao1000gr, metade bem é 500gr se quero 250 gr é só fazer outra vez metade.... coisas assim. Nao digo que seja eficiente mas dá para funcionar. E quando sober uma estratégia melhor passo a usar a nova. Nunca dou o caso como encerrado. Existe sempre espaço para melhorar. Acho que essa outra caracteristica da dislexia, procuram sempre melhorar o que existe e está. Tavez por isso tantos cientistas são dislexicos.espero que dê para entender, disortografia está sempre presente quando escrevo.
Obrigado, este vídeo me deu uma nova perspectiva da minha vida, incrível como tudo bate perfeitamente, sou técnico em eletrônica e astrônomo amador, na verdade eu trabalho no campo da astronomia na universidade federal do espírito santo UFES, a palavra amador porque não tenho diploma na área de astronomia, mas sempre consegui imaginar como o universo funciona, certa vez conversando com professor de astronomia da UFES, ele viu alguma coisa em mim, e me convidou para assistir às aulas dele, hoje trabalho nessa mesma universidade como astrônomo. Não vou mentir, minha vida não foi fácil, na minha infância era constantemente chamado de burro, mas quando se trata de astronomia, por ter uma percepção apurada, e uma curiosidade voraz somada com uma imaginação muito fértil, consegui me desenvolver muito no campo, até mais que pessoas tidas como normais. Tenho 42 anos e ainda estou aprendendo a lidar com a minha dislexia. Ainda sinto muita tristeza, pois tenho um pensamento constante que se eu fosse "normal" seria muito mais inteligente, e talvez este pensamento seja pela minha ganância de conhecimentos, mas se está ganância é reflexo da minha dislexia, talvez isso seja uma coisa boa, e com este vídeo vou passar a aceitar mais quem eu sou e poder me perdoar por não ser "normal". Deixo aqui meu incentivo para pessoas que compartilham o mesmo "problema" que eu, não use seu "problema" com o muleta, use-o como um dom, você não é melhor nem pior que ninguém, é apenas diferente, se você souber usar essa diferença, vai alcançar grandes coisas.Obrigado mais uma vez
Já li seu relato umas mil vezes, tenho um filho com dislexia, o diagnostico foi recente, eu e meu marido estamos desesperados, ele tem 9 anos, mas este seu relato foi muito lindo, chorei muito, sua historia é linda, não consigo parar de ler, de novo, de novo e de novo, e nem de chorar. gostaria muito de saber mais da sua vida, pois acho que vai trazer alento para o meu coração e do meu marido. muito obrigada.
Eu sou dislexo tenho muito ploblema com a escrita No final deu tudo certo com 26 anos tenho patrimônio gigante
@@MarcelaAndradeMlei mas sobre dislexia.
Somos inteligentes so de uma outra forma.
Pra mim ser dislexico é um privilégio, pelo simples facto de ser obrigado a usar sempre o caminho mais difícil
Tenho irmão e filho admiro eu não raciocino e sai dialogando ele processa tem as pausas de diálogo e formidável...até aprendo a ser + produtivo na vida
Não tinha pensado por essa perspectiva.
Valeu por me fazer enxergar esse "problema" de outra forma.
Nossa, me emocionei com seu vídeo 🥺 minha filha tem 11 anos e é dislexa.Faço questão de dizer a ela que é dislexa e o quanto ela especial por isso...pra ela ter argumentos quando for questionada por não conseguir ler, não quiser falar em público, enfim...
Ela ama dançar,desenhar, interpretar... tudo ligado a arte... deixo ela a vontade pra fazer a imaginação fluir e até entro nas histórias dela...mas realmente não consegue expressar o que passa na cabeça ( é muita coisa kkkk) e às vezes perde a paciência porque as pessoas não compreendem... vivo comprando livros com temas interessantes pra despertar a leitura, porque ela realmente não gosta de ler devido a dificuldade,mas gosta que eu leia e fica registrado em sua mente, pois tem muita facilidade de decorar.... é apaixonada por Anne, pois a história dela é comovente e inspiradora.Vivo incentivando suas qualidades, afinal, ninguém é bom em tudo...mas pode ser o melhor de todos, naquilo que gosta.
Muito obrigada por esse vídeo maravilhoso.
Muito obrigada pela mensagem, Maurijani! E parabéns por apostar nos talentos da sua filha!!!
Se ela gosta de leitura, talvez seja interessante usar audiobooks também!
Sempre convido os meus alunos a conhecer os clássicos! E eles amam!
🧠✨♾✨📚
Olá, Maurijani Cavalcanti!
Sou disléxica, e quando criança amava textos que trabalhavam o lúdico, como a poesia. Sugiro também livros, como "Harry Potter", "Senhor dos anéis", e quaisquer outros que trabalhem a questão da imaginação com a riqueza dos detalhes. E enquanto ela ler, poderia fazer anotações de partes que "chamam a atenção". Também debater o tema, fazer um paralelo com outros textos complementares, filmes e situações diárias para entender qual a "moral" (a mensagem transmitida) pelo texto. Tudo isso colabora no desenvolvimento da leitura e escrita. Inclusive, video aula. Bem, pelo menos me auxiliou bastante, e espero que possa ajudar sua filha também!😉
Eu tenho 12 anos. Minha mãe e minha avó são dislexicas também. Minha mãe descobriu que eu era com 10 anos.
Por ela ser dislexica também ela está me ajudando, desde que descobriu, a desenvolver técnicas pra estudar e ler em voz alta. Técnicas que me fizeram ir bem na escola todos esses anos. Hoje estou no sétimo ano e minha nota mais baixa no boletim da escola é 9,25. Isso mostra que ela tem me ajudado muito nisso. Ela, por outro lado, sempre teve dificuldade na leitura em voz alta, por isso me disse que prefere sempre dar palestras ou apresentar trabalhos de cabeça, sem ler. Para se sentir segura para falar em público, ela precisa dominar o assunto, então ela Le tudo que encontra sobre esse assunto até o último item que encontrar para poder falar bem. Então ela da aulas e aulas!
Para orientação da linha da leitura e para não pular linhas usamos as mãos para marcar onde estamos. Ler palavra por palavra com calma em voz alta ajuda. Pois quando falamos rápido embolamos tudo. Também ajuda sublinhar ou marcar palavras importantes nas perguntas ou no texto. Ainda estou aprendendo a identificar essas palavras que são importantes. Pra mim é difícil essa parte. Minha mãe aprendeu a fazer leitura dinâmica de textos. Isso ajudou muito ela a entender melhor o que está lendo. Pois a informação pro disléxico tem que ser passada de forma clara e direta, sem rodeios. Isso facilita o entendimento.
Talvez ajude muito ela marcar com os dedos a palavra ou a linha que ela está lendo. Para nos aqui em casa ajuda. E também pensa no que te contei sobre a leitura dinâmica que minha mãe aprendeu. Pra ela ajudou muito. Eu preciso aprender isso ainda.
@@LiliBSoube que era disléxica com 36 anos sobre riscar a linha no livro, fiz intuição ajuda muita o processo para não ficar viajando.
Maravilhosas explicações! Não sou dislexa ; mas tenho muita admiração e empatia por pessoas que pensam diferente! Deus abençoe essa professora!
Fui descobrir que sou disléxico com uns 38 anos. Amei seu vídeo porque minha filha tem dislexia e deixo ela aprender sem pressão. Já meu filho não é disléxico, então cobro um pouco mais dele. Parabéns. Melhor vídeo até hoje que vi sobre o assunto.
Entendo seu ponto de vista. Não sou pai (na verdade ainda sou adolescente), mas acho meio injusto essa cobrança para seu filho. Entendo que sua filha tem motivos diagnosticados, mas não acho certo cobrar mais do seu filho por não ter dislexia.
@@danielkodestar7920 quando digo cobrar... é incentivar ele a fazer o que faz sem pressão. Por exemplo: só fui ler um livro com mais de 500 páginas com 25 anos. Meu filho de 10 já faz isso sem muito esforço. Então eu sou um incentivador na vida dele. Aqui em casa não gosto de colocar pressão. Mas a vida vai colocar a pressão. Então meu jovem, os pais estão preparando os filhos pro que vem lá fora (te garanto que é muito pior). Abraço
@@Cristiano_76 a, sim, faz sentido. Agora consegui entender melhor. Realmente é um bom método de ensino. Abraço.
eu amo ser dislexo... vejo o mundo de um jeito mais vivo e mais interresante, meu filho é tambem e estou ensinando a ver o mundo dessa forma
compreensivo que dislexia compromete uma parte do nosso celebro as vezes fico pensando em varias formas como realiza algumas situações no meu cotidiano, sei que agora vendo este vídeo tenho um pouco de dislexia porque minha mente e muito fértil e tive dificuldades para aprender a ler e a escrever, falando dos dons que a dislexia tem isso e muito significativo para mim que estou vendo este vídeo pela primeira vez, já passei no psicólogo para entender um pouco mais de mim, mais creio eu que vendo este dom ativo algo dentro de mim agora quero comprar destes livros que foi mostrado no vídeo, obrigado Lygia pelo conteúdo colocado.
Sou mais uma que descobriu a dislexia já adulta e só tive problemas na infância com a dificuldade com as letras que não “juntavam”, assim como o relógio (grande drama). Mas de resto, todos diziam que era por causa do meu signo Peixes (rsrsrsrs). Nunca dei bola. Sempre tive opiniões fortes e bem embasadas. Fiz faculdade de Direito, mas sempre me sobressaí com a visão direta e simples (não simplista) da vida, das pessoas. Não enrolo, vejo como é e falo. Só não entendo o porque falar a verdade nua e crua deixa as pessoas pasmas, e algumas viram as costas, o que faz zero diferença para mim. Mas meus amigos eu cultivo com muito carinho e dedicação. Óbvio que estes me entendem.
E eu achando que todos pensavam por imagens. Não consigo imaginar em pensar com palavras.
É verdade
Cara eu achei que todo mundo pensava por imaginação também...
eu tb! nao e nao
pensei que era
Eu também penso por imagens. Por palavras não consigo.
Meu filho tem 11 anos, é disléxico, muito focado, determinado e criativo. Gosta de fazer tudo perfeito. A música (aprender a tocar um instrumento🎶 ) nos ajudou a manter o foco, a resiliência e a superação. Ele não desiste fácil.
O mundo de um deslexo não é tão simples, somos muito incompreendidos, meu esposo fala que eu viajo muito, tipo fantástico mundo de bob, meus pensamentos e ideias vão além, minha mãe também falava vc tem cada ideia, até verem que o que eu estava falando dava certo, tive muita dificuldade de aprendizagem na escola, na faculdade foi um filme de terror, não gravava nada.
Vc fala seu nome agora e eu esqueço em 2 segundos, mas se vejo uma pessoa hoje 1 vez, daqui 30 anos eu lembro, quando pego uber tenho que treinar antes qual a direita e esquerda pra não falar errado 😂 sou muito criativa, e amo achar soluções para os problemas de forma criativa, amo dançar, e tudo que tem arte, pois imagens para mim é mais fácil.
Eu tbm me vejo assim em muitas partes. Trabalho em área administrativa fazendo documentos e tenho q anotar os detalhes e acho sempre melhor eu ter impresso documentos prececidos para poder fazer outro olhando os detalhes importantes.
Sou péssima em me expressar escrevendo e falando. (Parece que sinto em falar de uma forma e me expresso de outra).
Da uma confusão as pessoas tem dificuldades de me interpretar e eu tbm as vezes kkkkk)
Pra mim eu queria falar de um jeito e vejo que me expressei de outro.
obaa alguem parecido comigo n estou so nste mundo
Chocada com seu segundo parágrafo, kkkkkkk eu todinha 😅😅😅😅😅
Procurei uma psicóloga voltada pra diagnóstico de dislexia, e estou extremamente feliz, porque finalmente vou saber se tenho dislexia(terei quatro sessões). Sempre tive dificuldade no aprendizado, agora que estou na faculdade tive problemas em ler artigos e escrever sobre, é muito triste querer fazer alguma coisa e não conseguir por conta da sua dificuldade.
4 anos de faculdade e ainda sou assim
Eu penso por imagens e palavras ou melhor dizendo; sons, imagens e palavras bastantes nitidas e as vezes minha imaginação me leva até sentir cheiros e estava pensando que isso era normal para todo mundo.
Também chego a ter sensações com a imaginação.
Quando bem treinado trás muita vantagem. A dislexia cria o mundo, os normais copiam. O smartphone ajudou muito a vida do disléxico. Sou um.
Meu filho viajava no pensamento desde recém nascido. Ele tem autismo, muito inteligente para as crianças da idade dele, passa o dia todo assistindo youtube, sobre paises, guerra na Ucrânia, etc. Essa semana vi um video resumo do filme estrelas na Terra, então, estou achando qie ele é igual aquele garotinho do filme, e agora vou buscar tratamento para ele.
Estou amando me conhecer mais na visão de outra pessoa ❤
eu penso em analogias para poder explicar o que me vem na cabeça pq se depender só das palavras......ó céus
Minha mãe pediu pra eu dizer que ela, mesmo sendo dislexica tem duas faculdades, uma de design gráfico e outra de medicina veterinária. Fez pós graduação em felinos. Trabalha com isso. Tem muita dificuldade com nomes, principalmente de medicamentos e doenças pra gravar e escrever. Mas ela sabe os nomes pelo tamanho da palavra e inicial e sonoridade. Então vai fazendo isso com associação de imagens e consegue escrever. Ela vê as letras como se fossem desenhos e por isso reconhece a palavra quando faz uma receita. Ama dar palestras sobre os assuntos que ela entende bem. Ela estuda tudo a fundo antes de dar alguma palestra pq não consegue ler na hora de apresentar nada. Sempre se sentiu burra por não conseguir ler em voz alta textos na escola nem na faculdade. Por isso pedia pras colegas lerem pra ela antes das provas. E ela gravava tudo na cabeça. Fazia associações com coisas ou piadas para gravar.
Mas apesar da dislexia ela ama ler livros (em silencio) e eu também adoro. 😊
Minha mãe está me ensinando a estudar, a responder provas sem errar por problemas de dislexia e a reconhecer palavras chaves nos textos. Ela disse que o próximo passo que ela quer me ensinar é a leitura dinâmica, porque facilitou muito pra ela e acha que vai facilitar pra mim também. Mas tem coisas que ela não consegue fazer, como saber os lados direito e esquerdo, saber externo e interno, saber norte e sul, abrir e fechar, empurrar e puxar. São coisas que pra ela complica muito conseguir pensar na hora de fazer, mas ela se vira. Agora ela odeia responder qualquer tipo de formulário! Ela fica maluca quando tem que fazer isso.
As minhas dificuldades são outras. Eu demorava muito pra entender as perguntas e o texto que eu estava lendo. Não conseguia saber o que o professor estava pedindo pra poder responder. Agora estou começando a entender melhor. Eu aprendi a sublinhar algumas coisas no texto que vão me ajudar a entender o que é pedido. Circular palavras e anotar dados e informações passadas. Isso tem me ajudado bastante.
Quanto a ter conhecimento de outras áreas, minha vó fala que minha mãe sempre foi curiosa e sempre abria tudo que era equipamento eletrônico pra ver como funciona. Por isso ela arruma tudo aqui em casa. Mas as vezes ela faz de conta que não sabe arrumar só pra não ter que fazer. 😂
E a parte da arte nós amamos.
Minha avó queria fazer medicina, como sempre teve muita dificuldade no colégio, até reprovou na escola por não conseguir ler e interpretar o livro do pequeno príncipe, então ela não passou no vestibular de medicina. Hoje ela tem 80 anos, então faz muito tempo isso. Ela passou no vestibular para belas artes e foi considerada uma das melhores artistas do Rio Grande do Sul. Ótima professora também. Quando ela era pequena, minha tia avó ganhava medalhas pela inteligência na escola. Minha avó ficava triste porque se achava burra. E um dia ela chorou muito. Então meu bisavô pegou uma medalha dele e escreveu atrás da medalha brincando com ela “campeã das burras” ela ficou muito feliz com a medalha e saiu com ela no peito! Tem a medalha até hoje. Minha avó além de ter dislexia é hiperativa.
Me senti muito feliz com o vídeo, o problema que quando a gente cria uma realidade em forma de imaginação perdemos a noção do tempo... e as vezes se desligamos... as vezes eu volto no tempo... lembro de um tempo bom da minha vida... lembro do cheiro do ambiente, lembro da sensação termica e os detalhrs do local... terminei minha relação, foi muito intenso, pelo menos para min... essas lembranças fazem eu sentir saudade de algo que não posso ter... vocês tambem semtem muito as coisas? As vezes parece que consigo saber o que se passa na cabeça da pessoa...
Verdade comigo também é a mesma coisa
Descobri que sou faz um ano, até então alguns traumas me assolavam. Hoje estou em paz comigo e com o mundo.
Sou dislexia, olhando por este viez dá para ver vantagens, nem sabia que Einstein era disléxico. Tenho futuro então. Estou tentando fazer uma graduação de Pedagogia na universidade publica e estou quase desistindo pelo excesso de textos... sonho um dia na educação inclusiva ter este tipo de aprendizado por formas e imagens, ai vou ser uma genia da lampada. kkkk gratidão pela aula. fica sobre filmes que amei sobbre dislexia: Destemida e Como estrelas na terra emocionante,
pra mim só trouxe desvantagens, agora que estou entendendo mas sobre isso consigo me projetar melhor na vida, nao querendo ser convencido mas sempre me senti um genio impotente com falta de motivação e cheio de baixa estima
Eu troco as letras de lugar dentro das palavras. Me obriguei a desenvolver um movimento de conferência antes de enviar as mensagens. Acho positivo, pois tenho uma chance de repensar antes de emitir uma opinião. Por outro lado, demoro um pouco mais para responder.
Meu ouvido e bom demais 😅
Pr mim é muito difícil ,eu tenho a severa ,tenho muito insegurança por conta disso sofri muito na infância e hoje essa insegurança me atrapalha na fase adulta não conseguir sair do lugar
Até meia sonhos são imagens. Com essas características né definem muito mais que as dificuldades da dislexia
Pior que sempre fui melhor em História pois é mais fácil ver tudo. A dislexia é complicada pós as nletras nos confunde e os outro nos teatam como diferentes mais é só letras o que importa é o pensamento.
Simplesmente todas as informações bateram
Obrigada por partilhar todas essas informações... Sempre desconfiei que poderia ter dislexia mas como infelizmente os meus pais nunca deram muita importancia, sempre fui rotulada como preguiçosa e até mesmo de burra. Passei por muita frustração ao ponto de bater na minha propria cabeça por me sentir burra, chegava a ler a mesma frase 3 ou 4 vezes para tentar compreender. Fico nervosa ate hoje so pelo simples facto de ter de ler em voz alta e a tremenda dificuldade de distinguir o lado esquerdo do direito. Irei procurar ajuda profissional para que possa lidar com todas essas dificuldades. obrigada.
Obrigado, belíssimo vídeo. Bem Hoje aos 54 anos, após muitos problemas na carreira, na família entre outros, hoje sei me dár melhor por saber que SOU Disléxico.
Nossa. Tenho 44 anos. À pouco tempo descobri intuitivamente que sou disléxico. Quando era criança, era considerado um (burro) na escola. Não consigo ler um livro, mas tenho muitas outras habilidades de entendimento. Obrigado Doutora. Preciso me consultar com um profissional da área.
Seja bem-vindo à comunidade, Lincoln!
Fico feliz de saber que você está disposto a procurar auxílio profissional!
Quem sabe você vai descobrir outros talentos! Os disléxicos costumam ser muito bons no empreendedorismo, por exemplo!
Dê notícias!
Cara... eu tenho 40 anos (agora em setembro) e etsou entendendo o que tanto me atrapalhou quando era criança! Quero ter o diagnóstico oficial, mas tenho certeza que tb tenho dislexia só por ter dado "check" em todas 10 cartacterísticas que a Dr falou.
Tenho irmão e um filho observo... pouco diálogo + observação meu irmão eu admiro pois o campo cerebral ser ligado a visão ser ligado ele confundir as letras escrever de trás para frente ...hoje ele escrever melhor que eu respondi a algo de forma bem pausada sendo que a gente vai na convicção ele raciocina com a pausa responde ...estou aprendendo muito com ele de desempenhar diálogos + produtivos 😂
Eu sempre prefiro sentar no centro e atrás em salas de aula. Porque do contrário é mais dificil focar em quem está na frente de tudo.
descobri a dislexia já na fase adulta , quando criança acho que não existia diagnostico , principalmente em escolas publicas onde estudei , quem tinha dificuldade em aprender era preguiçoso ou burro mesmo .
Como mãe de dislexo, gostei muito de ouví-la!! Identifico algumas destas características no meu filho. Obrigada.... 😍🤩🌷
Eu tenho dislexia , sempre duvidei e agora com 34 anos que bateu o martelo kk minha sorte que trabalhando com criatividade os danos são menores . Mas nossa intuição é consequência da maior facilidade em ler símbolos. Intuição é mais uma decodificacao de símbolo do ambiente . Amei o video
Oie .tudo bem ? Uma curiosidade, vc tem dislexia e escreve perfeitamente, isso é possível,? Tenho um amigo que não conseguem
@@karinaquinelato6081 sim, a cognição precisa ser trabalhada . Eu escrevo perfeitamente , pq reviso 3 vezes ou mais . E as vezes , revisando , troco o início da frase com o final. Mas desde criança fiz muito exercícios, mesmo sem saber que era dislexia. Enfim , é um obstáculo, mas que pode ser contornado , a depender do grau .abraços
meu filho tem 10 anos e so aos 9 fechamos o diagnóstico de dislexia,ms antes disso o cobravamos muito poiis parecia q era falta de vontade das coisas.hoje tentamos ajuda -lo em sua dificuldade de interpretação,q é a maior dificuldade na escola. sera q a ritalina pode ajudar nesse sentido? a neuro dele optou por nao usar de início,mas agr acho q ele precisa de algo para ajudar
Somos 3 dislexicas aqui em casa. Minha avó em grau alto, eu em grau médio e minha mãe em grau leve. Todas temos essas características que você citou. 😮😅
Sei coisas de teoria dos números que nem sei como. Eu até refuto o caminho tomado por um americano Marko Rodin. A dislexia Pra mim foi um problema até quando eu a descobri, e eu já tinha 32 anos. Depois da descoberta, muitas pesquisas e muita lavação da alma, muitas coisas boas aconteceram partindo da minha própria aceitação.
Parabens pelo video dra... Para mim a dislexia infelizmente trouxe mais desvantagens por causa do meu trabalho, no dia dia fico bem...
Por isso sou Comunicadora🎉
Apesar de todo massacre que passei na infância.
Amei, estou com um aluno disléxico e é minha primeira experiência, e é justamente como eu o vejo, a facilidade de criar!
Eu descobri com mais de 40 anos que sou dislexia,sofri na escola com as pessoas,acabei tendo pânico se vou escrever na frente de alguém começo a tremer 😞ler nem pensar parece que vou desmaiar, nunca procurei ajuda,não sabia o que eu tinha 😟
Eu igual 😢
Tenho traumas e não sabia que era isso , não leio bem , não escrevo bem , não gosto de ler nem escrever perto das pessoas, me confundo com palavras que possuem o mesmo som, travo na leitura, e hoje ainda é pior porque falo 3 idiomas e quase sempre me confundo. Alguns nomes não consigo ler nem em português corretamente, aprendi inglês espanhol e agora estou aprendendo italiano com muito esforço, eu só achava que era um burro esforço, mas hoje eu tenho certeza que tenho dislexia.
Como aprendi outros idiomas e tenho pouco contato com a língua portuguesa sinto que estou esquecendo muitas cosias, fico desesperado porque não sou fluente em nenhuma língua e a minha própria língua portuguesa que falo desde criança não a domino totalmente, não sei o que fazer.
Se alguém puder tiver algum conselho por favor😢
Eu não consigo ler alto na frente de alguém , e escrever tbm,é muito ruim, as vezes me dá uma tristeza não tenho vontade de sair de casa, eu não falo disso com ninguém.
Sou dislexia e é bem isto mesmo. As imagens em minha cabeça são bem vivas. Sou quase fantástico muito de boby.😂😂😂
Esse vídeo me fez sentir-me melhor obrigada
Oi doutora, eu sou disléxico e bateu tudo como sou, com exceção da dica 8, a senhora pulou da 7 pra 9.
👏🏼👏🏼👏🏼 incrível como è super verdade, confirmo isso tudo,
Amo demais você, amei esse conhecimento
Também amo muito você e a sua família, Ana! Let’s grow together!
💖✨🧠✨🚀
Precisamos de mais flexibilidade para com eles porque todos temos um tempo para aprender
Muito bom.! me identifiquei...Eu ainda
Não tenho o diagnostico mas
estou certa q.sou
Dislexa; tenho 58 anos,
penso q. posso ainda ter uma vida de boa
Qualidade e ser feliz.
Sempre é tempo de aprender, não é, Amarilda! Seja bem-vinda à comunidade!
🧠✨📚✨♾
Ótimo vídeo orienta para adultos tb, pq eu tive muita dificuldade de aprender ate descobrir na fase adulta sobre dislexia😊 😊😊
Realmente todas as características mas pena que as pessoas não entendem, ao contrário fui muito julgada por escrever errado. Aprendi a ler 1 ano antes que minha turma mas sempre troquei letras de sons parecidos. Uma professora de redação que conversou comigo uma vez mas meus pais não importaram. Só tive o laudo no ultimo ano de faculdade após longas peregrinações em consultórios. Meu pai também prenche todos os requisitos, mas ao contrario de mim ele não foi estimulado e saiu da escola bem cedo, apresentado até hoje muitas dificuldades na escrita. Ele trabalhava com construção, sempre foi inventor e tem um olhar fantástico em 3d. Agora estou aqui investigando traços de autismo mas sofrendo por não encontrar profissionais habilitados na minha região
Muito obrigado tenho com 48 anos com dislexia. 👏👏👏
Muito bom
Ao descrever um sonho os detalhes são ricos, sons, cores, mínimas coisas.
Já li 35 livros da Agatha Christie, tenho uma pequena coleção dela
catapimbas sou sempre suspeitei de dislexia check em tudo
Procure um medico, seja um psiquiatra ou neurologista, se vc realmente tiver, vai precisar fazer tratamento e tomar remédio, eu msm tenho TDAH e faço acompanhamento com os dois, provavelmente eles vão te receitar Ritalina ou Venvanse, são ótimos remédios e vão melhorar muito a sua vida, seja profissional ou acadêmica. Procurar conhecimento na internet é uma ótima forma de identificar um problema, mas o diagnostico quem dá é o médico, se cuide e torça para n ser dislexico, entenda isso como uma forma de querer ajudar
Dra. A sra poderia falar das características da dislexia?
Acho que tenho algum grau de altíssimo!
Você apresenta padrões de pessoas de filosofia universalista...? Muito bom!
Gratidão pelo vídeo!
Muito obrigado, isso me ajudou bastante!
Vim descobrir q tinha isso aos 45 anos, sobrevivia ao mundo me posicionando sempre ao lado de pessoas q podem dar respostas rápidas.
E conseguindo no devido tempo superar até mesmo a essas pessoas q eu me apoiava . Mas a realidade de uma pessoas q só depois de adulto descobre q não fui burro ou preguiçoso mas simplesmente disléxico é como eliminar da síndrome do impostor q assombra tudo q consegui aprender na vida .
Nasci em uma família humilde, não sei como e por onde mudar essa coisa q tenho , mas sou muito grato pelo meus 2 filhos nao terem herdado essa "maldição" que carrego comigo .
Quase chorei! Parecia bruxaria. Falou de mim como ninguém nunca falou antes.
Amei.
Vou correndo contar para os meus dois filhos .
Obrigada
Sejam bem-vindos à comunidade, Karen!
🧠✨♾✨🌈
Nossa! Sabendo disso fiquei mais aliviada, sofri muito não como criança pq não me importava quando criança vc não tem vergonha por que os adultos não vão se importa e vc vai passar tudo na boa, porque vc é criança. Sofri na adolescência e sofro na fase adulta, aviando pq sou assim peguei uma depressão queria tirar a minha própria vida achanso ser tão burra e perguntava. Pq não consigo ser e ter a mentade da inteligência da minha irmã? Sou fantasiaso tudo fico imaginando com imagem, não consigo memorizar a coisa copio para não esquecer, sou péssimo em falar e escrever w entender as coisas, pessoa para memorizar tenho que conviver, se passar anos sem conviver não vou lembrar mais dela. Muito difícil para mim, fico inconformada não me aceito ser assim, puxei minha pois ela é assim, e agora sei que ela tem esse distúrbio e puxei a ela, meu pai e muito inteligente apesar de não tem o medio. Quero me tratar odeio ser assim.
eu não acredito que tem pessoas que pensam por palavras
Qual e normal pensar com palavras ou imagens?
Amei essa matéria pois sou dislexia
(1:39) se não, todo cadeirante seria atleta. Sempre amei estudar, no meu caso, eu sinto até ódio de não conseguir entender alguma coisa, em uma formula matemática, eu PRECISO saber o motivo de multiplicar naquela situação, o motivo da formula ser exatamente desta forma, se não meu cérebro não aprende. Eu tive um UNICO professor que explicava exatamente como a formula funcionava e o mais importante, pra mim, o pq dela ser assim, ele fazia matemática parecer coisa de idiota
sou desleixo, parabéns pelo seu trabalho!
Obrigada, Martins!
Seja bem-vindo à comunidade!
🧠✨♾✨📚
Olá Lygia, tudo bem? Parabéns pelo video, eu adorei. Recentemente me dei conta que minha dislexia é um nível um tanto quanto alto, infelizmente isso aconteceu quando eu já tinha mais de 35 anos. Hoje estou com 42 e com um enorme desafio, por questões profissionais, preciso fazer um teste de inglês (TOEFL) e estou tendo muita dificuldade em evoluir na minha leitura e audições, mesmo me destacando na fala e na escrita (destaque comparado com minhas outras habilidades, não comparando com outras pessoas). Você saberia me dizer como eu poderia melhorar minha leitura? Estou um tanto quanto preocupado com isso.
Muito obrigado.
Interessantíssimo
Te ouvindo vi o meu filho em tudo…
Que vídeo incrível!! ♥
Nós gostamos é das vantagens da neurodivergência, né, Morcegosa?!
🦇✨🧠✨💜
@@lygia.pereira sim, já até anotei os nomes dos livros. 🌌💜🌌
Eu descobri que vou desxia. Depois de adulto. Termine duas faculdade.
Se ue fosse nascsr outra vez eu teria medo de nao nascer dislexo,apesar de ter sofrido muito, por ser dislexico ,ate a 3ª idade
As características citadas no vídeo estão relacionadas a outras condições. A dislexia especificamente é caracterizada pela dificuldade na leitura e compreensão de textos escritos.
Amei o seu vídeo 👏👏👏👏
acho q faço parte disso, mas estou com dificuldades em aceitar e me entender. complicado, cresci achando q era burra.
Olá, como você me pediu pra contar as novidades, lá vai.
Obs: Depois tu me confirma se realmente queria saber ou se foi apenas por educação. Se realmente você queria saber eu conto aqui abaixo, se foi só por educação eu peço desculpa e prometo que não vou mais te incomodar.
No curso de enfermagem até agora consegui nota 10 em todas as matérias, mas tô tendo um probleminha nas apresentações em grupo. Acho que dá pra resolver.
Participei de um curso de flebotomia e já consegui um estágio. Tô gostando muito e acho que os colegas do laboratório também estão gostando de meu trabalho, pois quando estava de plantão em outro setor fui chamado por uma pessoa do laboratório pra que eu pudesse ajudar na coleta.
Obrigada pelas atualizações, Edson!
E, sim, eu queria saber mesmo como as suas estratégias de enfrentamento estão funcionando!
Parabéns pelas notas e pela construção de relacionamentos saudáveis no trabalho!
🧠✨📚✨🚀
Você usa um roteiro para as apresentações?!
Tenho quase ctz que sou disléxico. Só preciso de diagnóstico mad aqui demora :/ Esses vídeos são bem esclarecedores :)
Adorei! Obrigada pelo vídeo!!!
Fico muito feliz de saber que gostou, Carolini! Obrigada! 💜
Eu não fazia ideia que as pessoas pensavam em palavras. Na vdd, não consigo imaginar como é isso kkkk. Palavras escritas aparecem na mente? Desculpe a pergunta boba, mas fiquei curiosa.
A pergunta é muito pertinente, Keyla!
E a resposta é complexa!!!
Os nossos pensamentos são formados por múltiplas fontes de estímulos sensoriais! Então, o nosso raciocínio também tende a ser multissensorial. Mas algumas pessoas são um pouco mais visuais e outras mais auditivas, por exemplo.
Keyla sou dislexo e algumas palavras não consigo escrever e sim lembrar a harmônia das letras. Sou formado, trabalho e tenho bastante sucesso em uma profissão dos sonhos...
Eu também não consigo aceitar que as pessoas pensam por imagens, enão eu tenho certeza que sou disléxico
Fui diagnosticado como dislexia quando criança a mais ou menos 35 anos atrás. Porém, perderam meu lado. Será que vale a pena fazer outro com mais de 40. E onde eu poderias fazer?
Amei!!💚💚💚
Também amei você aqui!!! 💗
Preciso de ajuda eu não sei o que fazer para me ajudar, moro em Portugal eu só descubri aos 43 anos e hoje tenho 46 anos e não sei o que fazer
Sugiro não acordar um disléxico, nem em suas atividades diárias, menos ainda se estiverem dormindo
Pelo mundo ser do jeito que ele é, infelizmente, acho que tras mais desvantagens ser neurodivergente no geral. (Sou autista, meu namorado disléxico e somos ambos tdah (e eu ainda tenho dpac 💀))
Um psicólogo consegue dar um diagnóstico?
n entendo sou musico leio partituras mas n consigo memorizar nada de teoria musical.não memorizo nada e agora?
Na vida adulta nao me trouxe tantos problemas
O fato é que não há vantagens. Eu pensava que existia vantagem nessa deficiência, e agindo dessa forma eu estraguei a minha vida profissional. Repito, não há vantagens!
Eu digo exatamente o contrario, no meu trabalho eu sou valorizado examente por ter uma visão atípica de problemas e conseguir trazer soluções por uma outra perspectiva (sou diagnóstico com o grau mais alto de dislexia) mas eu tive a sorte de ter tido o apoio dos meus pais e professores e ter feito anos de tratamento, pra entender meu raciocínio e aprender a tirar o melhor dele
@@danieljosemarcellohaddad9453 Falou bem, teve sorte.
Oi, Lígia!
Você tem referência bibliográfica de pesquisas sobre essas 10 características ou isso se baseia nas suas observações na clínica?
Oi Lygia gostaria muito de ajudar meu filho tem Distúrbio do aprendimento moramos na Itália teve tdo tratamento com logo e neuro enfim não quiz prosseguir com os estudos terminou o colegial fala 3 idiomas fez tênis por muitos anos enfim sei pelo diagnóstico que o distúrbio do aprendimento na área da compreensão e discaucolia entra na dislexia ....enfim observo que com 25 anos fz o que não gosta aqui ele trabalha como motorista de uma empresa de leite entregas spre o vi como inteligente e capacitado mesmo com as dificuldades que trouxe o DSA mas apesar disto foi diagnosticado com uma dificuldade no trabalho das células trazendo como consequências duas cirurgias para retiradas de nódulos na coluna vertebral superou e gcas a Deus está bem fz muito exercícios físicos e um fisioculturista mas sem anabolizantes por não poder ficar sem exercícios por causa das cirurgias provocaram encurtamento nos nervos na lombar e se não os fzer diariamente traz muitas dores enfim conseguiu superar tbem este desafio .....mas o vejo lutando pra melhorar e ambicioso porém o vejo perdido e isto me entristece ele não consegue expressar o que sente e tbem me entristece gostaria muito de poder ajudá-lo se vc puder dar-me um conselho como profissional e muito sensível a está dificuldades que DSA traz na vida adulta ....te agradeço se pder responder mi ..um abençoado 2024
Muito muito problema 😂😂😂
É possível um superdotado disléxico?
Eu Tenho TDAH,tenho 38 anos ,so tive prejuízos na minha vida .
como vou saber se sou neurodivergente??
Faltou a oitava característica. Da setima foi para a nona e decima!😉
Bom dia,pra mim só tem causado prejuízo.
Sério mesmo isso? Eu vivo exausto, vivo com dor de cabeça por causa da Dislexia. Qualquer alteração em meu trabalho e que eu precise fazer um treinamento, uma reciclagem, eu sofro, levo muito tempo para absorver o novo conteúdo, me dá dor de cabeça de enlouquecer. Aí quando vejo esse tipo de conteúdo "vantagens de ser dislexico" eu quero bater minha cabeça na parede
Minha demouro muito pra procura ajuda pra mim😢 e horrível
Eu descobri hoje que tenho dislexia, eu tenho 33 anos sempre tive medo em tentar fazer uma universidade porque sabia que eu tinha alguma coisa errada comigo que eu não conseguia assemelha as palavras, e eu sempre fui horrível na escrita. O que eu posso fazer para tentar melhorar a minha dislexia?
Consuante a sua difficuldade é procurar apps ou estratégias parafazer e entender o que parece impossivel de entender.por exemplo, Eu na dislexia a discalcolia é mais notória , nao entendo certas ligaçoes entre materia, espaço, e numeros. Então fixo padrões. Tipo um litro tem aquela garrafa e sei que sao1000gr, metade bem é 500gr se quero 250 gr é só fazer outra vez metade.... coisas assim. Nao digo que seja eficiente mas dá para funcionar. E quando sober uma estratégia melhor passo a usar a nova. Nunca dou o caso como encerrado. Existe sempre espaço para melhorar. Acho que essa outra caracteristica da dislexia, procuram sempre melhorar o que existe e está. Tavez por isso tantos cientistas são dislexicos.espero que dê para entender, disortografia está sempre presente quando escrevo.
É possível a criança, adolescente e adulto ter Dislexia e não conseguir entender e fazer Pontuação e pontuação?
Eu sofro muito por não escrever bem.
Não sei escrever.
A dislexia não é uma deficiência, é uma vantagem. A ciência sempre errou em relação a isso !