Olá. Gente faz pouco tempo que eu comecei um canal no youtube e no momento eu to falando sobre Lei da atração. O UA-cam é a única ferramenta que tenho para divulgar meus conteúdos. Eu convido todos aqui do GNT à assistirem. Eu vou deixar um link aqui. ua-cam.com/video/fWEV7dqBPXc/v-deo.html Espero que gostem obrigado.
O machismo dilacera a vida de meninas. Nossa autoestima é destruída desde a infância com a imposições de padrão de beleza e não tem uma mulher para enriquecer o debate . No tema cancelamento foi igual.
@@shekira0076 mas o perfil de programa n seria homens discutindo x assuntos? Acho importante tirar o homem da ignorância, do machismo e do ideal de "macho alfa". Além disso, não pense que o machismo só é sofrido por mulheres, a própria sociedade exige que o homem seja machista. Só um exemplo: eu sou estilista, trabalho com a minha esposa e mesmo assim, acham que eu sou gay por causa da profissão(não que ser gay seja defeito, mas quero dizer que não é uma profissão admitida para homens). Óbvio que não sei como é o machismo sofrido por mulheres, mas o homem não está ileso disso não.
@@fractalfractalista7515 é verdade. O Brasil ainda tem muito preconceito contra homens que não são machistas. Muitos homens da minha família não lavam um copo pq acham que isso é coisa de mulher. Sei fazer todos os serviços domésticos e meu pau nunca caiu. Tbm lembro que há poucos anos atrás homem que usava meia colorida era gay. Passei anos só usando camisa polo e meia preta/ou branca pq tinha medo do que as pessoas iam falar. Mesmo assim, com o passar do tempo, passei a quebrar esses tabus e hoje não tenho problema algum, uso o que eu quero na hora que eu quero.
É impressionante como o Emicida coloca de forma perfeita o limite entre a autoestima elevadíssima e a baixo autoestima da gente, pretos...parabéns pela explanação!
EMICIDA É PERFEITO NAS SUAS COLOCAÇÕES, FICARIA HORAS CONSUMINDO SUAS FALAS, QUE DEUS TRIPLIQUE PESSOAS ESCLARECIDAS ASSIM! Pena q só consigo acompanhar pelo UA-cam
Eu uma simples costureira, ouvindo vcs enquanto trabalho, fico pensando: Meu Deus, é 2020 e ainda estamos falando sobre isso, o racismo é inadmissível.
Voce esta certo sobre seu sentimento Cleuza, mas que bom que o mundo percebeu a necessidade de falar e discutir sobre o assunto e assim tomar providencias para a melhoria. Se nao falarmos agora, daqui a 100 anos estaremos imersos na mesma estrutura social... Abracos
Emicida, também ouvi muitas vezes a frase “vc é preta e precisa ser 10 vezes melhor para vc ser vista como igual.” Foi emocionante ouvir vc falando isso. Só nós sabemos o trauma que essa frase causa. E só nós sabemos que isso foi preciso, pois foi a única forma de sobreviver naquele tempo. Seria ingenuidade não ensinar aos seus filhos que o mundo é injusto e que infelizmente por conta da nossa cor o mundo vai além, o mundo é cruel. Ainda não tenho filhos, mas espero que eu não precise “treina-los” quando os eu tiver. Não te conhecia profundamente antes e comecei a assistir o programa por sugestão do UA-cam. Tenho acompanhado por algum tempinho. Mesmo que esse comentário não chegue até vc, te agradeço por expressar o há muito tempo foi silenciado. Aos outros rapazes, tmb adoro vcs! 😊
E quem disse para sua mãequal é o problema da sua mãe é tolo o suficiente para achar que você seria 10 vezes melhor onde está agora? Vocês precisam me ter uma coisa na cabeça vocês nunca poderão ser 10 vezes melhor do que ninguém! Em nada! você é alguém que canta melhor do que você e você não poderá fazer muita coisa em relação Ah isso! Então pare de se a m**** na cabeça dos seus filhos porque essa vida não é dragon ball z não existe ninguém com capacidade de mais de 8 mil! Você faz até aonde você pode! Sabendo que sempre haverá alguém melhor do que você e você não pode fazer nada para evitar isso!! Se você quer por exemplo ser uma engenheira você não pode ser dez vezes melhor porque você não tem a mínima noção do que é preciso para ser um engenheiro! E você não tem o que de 500 milhões um cantor negro ou um ator não é dez vezes melhor do que o branco ou do que outros negros ou do que ele poderia ser; quando vocês falam isso parece que você tem que ser dez vezes melhor do que outras pessoas negras!
Vixe...Eu sou mulher branca e já passo por isso de ter que ser 10x melhor pra ser valorizada (na real muitos homens deixam a gente sem reconhecimento pra gnt ser invisibilizada para assim eles usarem nossas ideias como se fossem deles, acontece direto comigo) imaginem as pretas..
Olhando o lado positivo de: vc é preta precisa ser 10 * melhor é que, dependendo de como isso for digerido vc realmente se torna uma pessoa fodona. Depois vai equilibrando a dosagem no caminho da vida.
@@carlseygel9460 não, cara. Vc não entendeu. Isso era uma forma de fazer nascer a perseverança nos filhos, fazendo-o forte contra o que enfrentaria nesse mundo racista.
Pai coruja que fedeu com a psiquê da própria filha! Não se constrói um ser humano com bajulações e chuvas de elogios como se a pessoa fosse uma espécie deidade! Autoestima do ser humano é algo que você dá em doses homeopáticas para o sujeito não virar um narcisista psicopata ou não virar um medroso!
@@carlseygel9460 Comentário equivocado o seu. Pode ter certeza que ela como mulher negra já vai ter uma sociedade inteira rebaixando ela e estrecendo sua autoestima. Sorte dela ter um pai que a lembre do contrário!
@@adriavih2436 bla bla bla velho clichê da mulher negra! Usa a cabeça e saia do mundo do pirulito! Fazer o que ele fez pode prejudicar uma criança! Ela passa a acreditar que deve ser perfeita! E ninguém é perfeito! E caso errar ela terá uma crônica sensação de fracasso! O que pode prejudicar sua autoestima! Então sai do mundo do pirulito e acorda para a vida que crianças estão tendo sua psique destruídas! Ficar enchendo o ego de criança não resolve a autoestima da criança! E eu estou amparado na psicologia para afirmar isso!
Talvez ele erre mesmo, mais eu entendo que ele quer dar toda segurança pra ela que ela não fique com trauma,mais nós pais erramos mesmo mas querendo o melhor prós nossos filhos.
Acho péssimo que em história do Brasil, não se fala nada sobre antes da colonização. Não se fala sobre a organização dos territórios, das culturas, das incríveis civilizações ou das línguas. E durante todo o período colonial, o que normalmente é reconhecido como trabalho artístico/literário é o branco europeu, mas quase nada dos povos originários ou africanos.
@@ketelenabencoada4545 creio que a narrativa retratada historicamente nas escola é a visão do colonizador branco europeu, dos portugueses espanhóis, ingleses e etc. Que enxergavam as culturas indígenas e africanas como inferiores e não merecedoras de ser retratadas com toda a sua riqueza e particularidade.
@@rotinagatosuniverso não vejo como mentiras propriamente, mas sob o ponto de vista do colonizador e sua mentalidade na época. Assim, não era relevante falar sobre as culturas que existiam antes ou que se formavam durante a colonização pelas populações que eles diziam ser inferiores. Não acho que se pode descartar completamente a história do Brasil que estudamos, mas se tem que sim ter uma pluralidade dos pontos de vista contados.
Antes de começar assistir preciso fazer meu relato. Cresci ouvindo de todos principalmente dos meus pais,irmãos e familiares que eu era horrorosa,meu cabelo de Bombril,nariz de Juruna e etc...Meu primeiro namorado/marido me fazia enfrentar o espelho e enxergar minha beleza!!Anos depois meu pai perguntava para minha mãe o que eu tinha feito pois estava bonita. Apenas aprendi me cuidar e ser vaidosa. Hoje nas fotos de família minha amiga perguntou se sou adotada,pois me destaco positivamente.No entanto tudo que ouvi de negativo na infância e início da adolescência jamais consegui esquecer. Não tenho mágoa de ninguém graças à Deus,mas aja sessões de terapia!!!Rsss
MEU Zac Efron wow, amei o seu relato e me indetifiquei.... Obrigada por ter escrito essas preciosas linhas.... Gratidão! E que jesus, nos cure intimamente, na alma.
Minha mãe sempre dizia que meus pés eram feios, minha primeira sandália aberta só usei depois de adulta. E eu moro no Rio de Janeiro, onde enfrentamos 40°.
Francisco tocou em um ponto importante, o excesso de elogio sobra para a insegurança, tenho esse tipo de situação em casa. Meu filho de 10 anos, que sempre é excelente em tudo, morre de medo de nos decepcionar... isso provoca mentiras, medo de tentar algo novo e falhar, medo de dizer o que ele realmente sente e nos deixar tristes. Difícil o equilíbrio, mas a gente só aprende fazendo.
Me lembra de uma psicóloga que fala sobre exercício do amor incondicional. A criança precisa saber que ela é amada e merece ser amada simplesmente pelo que ela é e não pelo que ela faz. Então não é só elogiar porque ela fez tal coisa, mas deixar claro que ela é amada só por existir, sem nenhuma condição. Isso ajuda a ela não se tornar um adulto sem autoestima, que quer sempre agradar os outros ou tem medo de dizer não.
Isso é muito real, pois cresci com isso, sempre querendo agradar os meus pais e com medo de errar/decepcionar. Ensine ele que errar é normal e ta tudo bem, e que ele sempre pode recomeçar e tentar outra vez! ❤
É um peso muito grande para os pais serem os responsáveis pela auto estima dos filhos, mas é importante prepararmos nossos filhos pra falta de bondade e de empatia do mundo que ele vai encontrar.. precisamos fortalecer o amor próprio deles pra que eles não dependam da aprovação alheia
Seria possível esse programa se tornar “Papo de todos os dias”? Simplesmente Sensacional 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼Outra coisa , o Chico Bosco precisa de ser clonado😍😍😍😍.maravilhoso!
Leiam o livro Mindset da pesquisadora Carol Dweck, ela explica como elogiar a criança pra que ela não tenha medo de arriscar. A pesquisa mostra que elogiar o esforço ao invés da inteligência encoraja a motivação intrínseca.
Primeiro lugar, meus elogios a Emicida e Bruno, segundo, ouvi , desde q nasci, coisas destrutivas e sofro de depressão desde então. Com 48 anos, vivo tentando resgatar minha autoestima, entender a espiritualidade e o meu papel no mundo, além de tentar ser empática c esses pais abusivos.
Entrevista excelente. O que eu acho como mãe de pessoas brancas e hoje avó de crianças brancas, que nós precisamos criar nossas crianças "brancas", para respeitarem as crianças , as pessoas pretas. Mostrar a história dos pretos no mundo, falar como o Bruno disse, da importância dos negros na construção da nossa história. Precisamos exigir que na escola tenha essa matéria. Acredito que se educamos melhor nossas crianças, vamos conseguir combater o racismo. Ficou uma responsabilidade muito grande para os pais das crianças negras, ter que ensinar para seus filhos como lidar com a situação, quando tudo seria muito mais facil e leve se as crianças brancas fossem educadas e conhececem a historia negra.
EMICIDA é maravilhoso num nível incalculável. Citando a reflexão de Didi que tocou ele no Roda Viva. Que coisa linda dar o crédito de uma boa ideia (especialmente a uma mulher preta!)!
4 роки тому+71
Emicida: A EU: AULAAAAAAAAAAAAAAAS FALOU TUDO FALA MAIS
Estou criando coragem pra montar um canal que fale disso... sou preto pobre e favelado... (graças a Deus). E tenho um filho. Que nasceu nos Estados Unidos. Queria relatar minha vivência aqui e como é criar um filho sem muita referência ....
Putz... Emicida me representa demais, lembro perfeitamente quando na sétima série fui apresentar um trabalho sobe zumbi dos Palmares, comi o livro ( o pouco que tinha) sabia tudo, toda a classe ficou admirada, inclusive a professora, ( Sophia) me encheram de perguntas. Respondi todas. Mas pelo pouco que li sobre o quilombo dos Palmares. Estava 100% certo. Faltou mais conteúdo na minha época.
Assisto os programas faz algum tempo, mas sem dúvida esse assunto foi abordado de uma forma incrível, João Vicente, obrigada por mostrar um lado íntimo e particular, que porém é conhecido por muitas pessoas, não deixando de ter suas particularidades e intimidades.
Eu não consigo nem comentar... Esse papo foi tão maravilhoso, mas tão maravilhoso! Essas pessoas são tão fodas, mas tão fodas! Só consigo dizer ... OBRIGADA! A cada um de vocês ... MUITO obrigada! ❤️🙏
Papo maravilho. Isso que o Chico falou sobre a dose dos elogios e o medo que pode ocasionar em relação ao medo da falha é retratado no livro Mindset. É bem interessante.
Essa conversa foi da hora! Tem todo o sentido esse termo e efeito do narcisismo de base. Eu e meus irmãos ficamos 4 anos distantes dos meus pais, na casa de meu avô. Eu sei que muitas das inseguranças que vivi e vivo vem disso, apesar de termos sido amparados, amados, mas hoje, depois desta conversa, entendi tudo.
Gente, como esse cara é genial. Emicida, impressionante suas colocações numa linguagem popular. Resumiu TUDO que precisava ser dito sobre sub ou super valorização na formação de uma criança 👏👏
Lei 10.639 / 2003. Nos componentes curriculares de História, artes e literatura. É já houveram avanços, mas a implantação nas escolas e muito difícil. Uma luta que tem que ser de todos os brasileiros e não só pelas ações afirmativas dos movimentos negro.
Eu enquanto professora nunca esquecerei de uma situação, em que eu estava em uma escola de periferia com crianças de 8 anos conversando sobre raça; Questionei sobre qual era a cor da pele deles e tals, e a maioria se declarou branco. Quando perguntei qual era a minha cor uma criança disse 'preta', concordei mas disse que o termo seria "negra" baseada na nomenclatura da época e tals, comparei a cor do meu esmalte(preto) e a cor da minha pele para exemplificar que preto e negro são denominações e tals... Mas o que mais me impressionou foi que uma aluna, da mesma cor (ou um pouco mais escura) perguntou diretamente para mim: Mas que cor que você é? Eu disse NEGRA! então ela respondeu: Você pode ser negra, mas eu sou morena. Aquilo doeu em mim de uma forma que nem sei dizer... Até hoje, luto para que meus alunos não tenham vergonha de declarar a sua cor =(
Isso foi ensinado pelos pais da sua aluna .Meu pai é retinto e somos 5 filhos ,uns mais escuros e outros mais claros ,mas ele sempre nos ensinou desde pequenos ,que somos negros .Meu filho é mestico também e eu ensinei que ele é negro .
@@marciabartsch9858 sim. Na verdade é toda uma construção histórico-cultural, mas não acho que seja só a família, mas todo um contexto. A família não se reconhece porque a sociedade não ajudou nesse sentido também, se afirmar negro é um exercício de autoaceitação e orgulho que infelizmente não se dá do nada. Você, seus filhos e provavelmente os netos têm essa consciência histórica e isso é maravilhoso, espero que todos um dia tenham essa oportunidade. 😊
Muito bom! Winnicott dizia da mãe (entenda-se pai e mãe) suficientemente boa. Nem muito nem pouco! Agora... O importante é entender o que é suficientemente bom para cada indivíduo? Por isso não existe fórmula mágica para se criar filhos, pois o desenvolvimento dos nossos pequenos depende de como estamos conectados com eles e como conseguimos estabelecer este equilíbrio do nem muito nem pouco, apenas suficiente.
Emicida, cara vc é incrível. Eu não sei nem por onde começar. Queria muito tomar uma cerveja ctg trocar umas ideias massas. Q prazer existir na mesma era que EMicida cara. Simplesmente sensacional.
Fábio Porchat, esse é o melhor de todos os seus programas. Grata por realizar tantas conversas esclarecedoras que nos enche de esperança sabendo que existem vocês, homens que podem dar exemplos de como ser homens, cidadãos, pais, maridos. Enfim, como ser humano! 🙏💙🙌🙌🙌
Este rapaz é gente que precisamos ouvir, ouvir,e ouvir e ouvir.... não é apenas um cantor , e você Pochete chegou para fazer a diferença ,a mesmisi o ódio a máscara precisa acabar, o seu umou deferente de tudo que já vir mostre quê veio para fazer a diferença.......desejo sucesso.
Essa psicanalisacao tornando tudo definitivo e arduo tira toda potência da superação que os sujeitos podem empreender na vida. Daí João vc ficou assim maravilhoso!
Estes papos me fascinam, são muito construtivos, matéria de reflexão, conteúdos que realmente sao importantes. Continuem por muitos e muitos anos oferecerem ao mundo esta oportunidade de passar um momento de escuta num programa muito único.
#papodesegundagnt#Quero comentar a fala do Francisco sobre a autoestima. Quando ela fala da determinação do narcisismo da Dolto. Numa visão sistemica, existe o princípio da equifinalidade onde a consegue dia do trauma não é mantida por sua causa e sim pelas circunstâncias atuais. Diante disso, a fala do Bruno faz muito sentido. O que ela faz pela filha hj , o ambiente da casa deles é o que vai trazer a diferença na auto estima e não o que aconteceu na primeira infância.
Adorei tudo...Só quero fazer uma observação...Sou professora e trabalho há 21 anos na mesma escola e lá sempre , independentemente de lei, valorizamos os negros como devem ser valorizados. Sempre fizemos trabalho sobre os negros vitoriosos. Temos um grupo de educadores muito conscientes...Então peço ao Bruno que quando ele dizer que na escola não se aprende, não se fala de negros que não seja em relação a escravidão, que ele diga " algumas escolas"...Tenho maior orgulho de fazer parte do corpo docente dessa escola municipal situada na periferia da zona sul de São Paulo.
Emicida, sem palavras pra você cara!!!!👏👏👏E pensar que meus filhos mais velhos é que me apresentaram você e me ensinaram a te ouvir como músico e como pessoa!!!!
Não tenho palavras, de tão orgulhosa que me sinto, de ver artistas nossos ( o Povo Brasileiro amam vocês ) de saber que apesar de não ser nada fácil a vida, principalmente as pessoas afro descendente, tudo o que enfrentam. Estão vencendo a si mesma. Os que sofrem preconceito seja na cor, religião, gênero, ou outro, estamos todos aprendendo. Penso que os Jovens de hoje já estão mais evoluídos, e muitos já estão ajudando até seus pais a serem melhores como pessoa. Seja com bons exemplos dos filhos, ou atravez de diálogos. Mas isso não quer dizer que o erro não aconteça, porque ainda somos muito imperfeitos, e estamos aprendendo. E nesse aprendizado vamos errar tambem. Faz parte errar, mas acertar tambem. Evoluir sempre.
Ótimas reflexões! Sobre elogios: aprendi que a criança deve ficar livre pra tentar o que a interessa e os cuidadores incentivam, caso necessário. Quando não conseguem o que tentaram, a gente incentiva a tentar novamente ou mostra outras possibilidades de realizar . Se acerta, ela fica feliz e a gente compartilha a felicidade, com um sorriso ou descrevendo o que ela fez, não é necessário aplaudir, falar que ela é incrível e tal corriqueiramente. Ela vai se sentir capaz com o nosso apoio, não necessariamente com o elogio.
É muito bom e importante ver homens conversando sobre paternidade. Espero que continuem trazendo esse assunto e mais ainda de forma real. Senti muito que os comentários bebiam de uma fonte "culta" e lotada de referências bibliográficas e não que seja ruim, longe disso, mas precisamos falar do dia a dia, do verdadeiro. A essa verdade eu aconselho assistirem a série da GNT com o Rodrigo e Fernanda Lima. Sejam mais reais ❤️
Sim... eu criei muito bem meus filhos, 3 filhos negros empoderadas com 34,33 e 29 anos...sobre nossa ancestralidade! Jesuis... eles não aprenderam na escola, aprenderam ouvindo eu falando em casa!
Achei legal o depoimento do Emicida, que eu acho que seria a noção de autoestima e de respeito que toda criança deve ter de si mesma e com relação aos outros assim como todos nós. Essa relação é fundamental para todas outras em qualquer sociedade, em casa, escola…
Isso da filha do Antônio (é esse o nome dele?) aconteceu comigo. Realmente, meus pais exageraram na dose talvez. Tenho realmente essas inseguranças de errar pq eu crio muita expectativa no que eu faço.
Chorei do início ao fim. Dói na alma. Quanto tempo mais vai levar para os escritores de novela, diretores de filmes, produtores de teatro mudarem a narrativa? Quem serão aqueles que se levantarão para contarem a história do negro por um viés de heróis e nao de fracassados?
Bruno, há professores - inclusive na rede pública - que trabalham com os alunos o fato das pessoas escravizadas terem construído as cidades brasileiras, entre outros feitos: desde o absorvente até o elevador, tanto mulheres quanto homens.
Todos falaram, mas mais uma vez o Emicida lacra e ensina mais q todos os outros juntos! 👏🏿 (Não era uma competição mas o Emicida é muito foda!) Ouçam mais os pensamentos do Emicida! 🖤
4 роки тому
Sempre aprendo muito com as falas do Emicida. Nos brancos precisamos aprender muito com essas pessoas antes de falar de racismo.
Amo todos mas o Emicida, ah o Emicida!
Referência de ser humano e de profissional
Pantera Exatamente esse meu sentimento
ua-cam.com/video/8kn4mFP3uUY/v-deo.html Documentário sensacional!!!
Os Brasileiros deveriam ver isso!!!!
@@arthurcoelho7463 brasil paralelo é fake news
Olá. Gente faz pouco tempo que eu comecei um canal no youtube e no momento eu to falando sobre Lei da atração. O UA-cam é a única ferramenta que tenho para divulgar meus
conteúdos. Eu convido todos aqui do GNT à assistirem. Eu vou deixar um link aqui.
ua-cam.com/video/fWEV7dqBPXc/v-deo.html
Espero que gostem obrigado.
Amei o papo!! Homens discutindo sobre criação de filhos!! Multiplica senhor hahaha
O machismo dilacera a vida de meninas. Nossa autoestima é destruída desde a infância com a imposições de padrão de beleza e não tem uma mulher para enriquecer o debate . No tema cancelamento foi igual.
Pensei que o programa era " papo de homem" pois é a segunda vez que vejo e só vejo homens. De verdade, sem ironia
@@shekira0076 mas o perfil de programa n seria homens discutindo x assuntos?
Acho importante tirar o homem da ignorância, do machismo e do ideal de "macho alfa". Além disso, não pense que o machismo só é sofrido por mulheres, a própria sociedade exige que o homem seja machista. Só um exemplo: eu sou estilista, trabalho com a minha esposa e mesmo assim, acham que eu sou gay por causa da profissão(não que ser gay seja defeito, mas quero dizer que não é uma profissão admitida para homens). Óbvio que não sei como é o machismo sofrido por mulheres, mas o homem não está ileso disso não.
@@danilooliveira8667 assim como muitas vezes falam que homem não chora
Ou isso é coisa de mulher, isso é gay etc
@@fractalfractalista7515 é verdade. O Brasil ainda tem muito preconceito contra homens que não são machistas. Muitos homens da minha família não lavam um copo pq acham que isso é coisa de mulher. Sei fazer todos os serviços domésticos e meu pau nunca caiu.
Tbm lembro que há poucos anos atrás homem que usava meia colorida era gay. Passei anos só usando camisa polo e meia preta/ou branca pq tinha medo do que as pessoas iam falar. Mesmo assim, com o passar do tempo, passei a quebrar esses tabus e hoje não tenho problema algum, uso o que eu quero na hora que eu quero.
Olho pro Emicida e penso: sensato
pessoal nos comentarios so falando em vitimismo...lula13 pra melhorar
idem. up
Emicida é certeiro nos seus comentários. Esse me representa.
Pensei a mesma coisa aqui, cara. Muito foda. Sempre direto, sempre certeiro e seguro.
pessoal nos comentarios so falando em vitimismo...lula13 pra melhorar
É impressionante como o Emicida coloca de forma perfeita o limite entre a autoestima elevadíssima e a baixo autoestima da gente, pretos...parabéns pela explanação!
É verdade, professor.
pessoal nos comentarios so falando em vitimismo...lula13 pra melhorar
Genteee!!!! O que é esse Emicidaaaa. Que capacidade de resumir o irresumivel. 💋♥️♥️♥️♥️
O Emicida e certeiro em todos os assuntos e trás um olhar totalmente diferenciado dos demais.
e é a mesma coisa na entrevista do mano brown com o chico bosco kkkk a diferença e a riqueza que a vivência traz
Yes
As experiências diferentes
EMICIDA É PERFEITO NAS SUAS COLOCAÇÕES, FICARIA HORAS CONSUMINDO SUAS FALAS, QUE DEUS TRIPLIQUE PESSOAS ESCLARECIDAS ASSIM! Pena q só consigo acompanhar pelo UA-cam
Eu uma simples costureira, ouvindo vcs enquanto trabalho, fico pensando: Meu Deus, é 2020 e ainda estamos falando sobre isso, o racismo é inadmissível.
Voce esta certo sobre seu sentimento Cleuza, mas que bom que o mundo percebeu a necessidade de falar e discutir sobre o assunto e assim tomar providencias para a melhoria. Se nao falarmos agora, daqui a 100 anos estaremos imersos na mesma estrutura social... Abracos
vivemos em um pais atrasado, Onde, nosso representante apoia uma ditadura que so trouxe desgraça e tortura para negros.
Emicida, também ouvi muitas vezes a frase “vc é preta e precisa ser 10 vezes melhor para vc ser vista como igual.” Foi emocionante ouvir vc falando isso. Só nós sabemos o trauma que essa frase causa. E só nós sabemos que isso foi preciso, pois foi a única forma de sobreviver naquele tempo. Seria ingenuidade não ensinar aos seus filhos que o mundo é injusto e que infelizmente por conta da nossa cor o mundo vai além, o mundo é cruel.
Ainda não tenho filhos, mas espero que eu não precise “treina-los” quando os eu tiver.
Não te conhecia profundamente antes e comecei a assistir o programa por sugestão do UA-cam. Tenho acompanhado por algum tempinho.
Mesmo que esse comentário não chegue até vc, te agradeço por expressar o há muito tempo foi silenciado.
Aos outros rapazes, tmb adoro vcs! 😊
E quem disse para sua mãequal é o problema da sua mãe é tolo o suficiente para achar que você seria 10 vezes melhor onde está agora?
Vocês precisam me ter uma coisa na cabeça vocês nunca poderão ser 10 vezes melhor do que ninguém! Em nada! você é alguém que canta melhor do que você e você não poderá fazer muita coisa em relação Ah isso! Então pare de se a m**** na cabeça dos seus filhos porque essa vida não é dragon ball z não existe ninguém com capacidade de mais de 8 mil! Você faz até aonde você pode! Sabendo que sempre haverá alguém melhor do que você e você não pode fazer nada para evitar isso!! Se você quer por exemplo ser uma engenheira você não pode ser dez vezes melhor porque você não tem a mínima noção do que é preciso para ser um engenheiro! E você não tem o que de 500 milhões um cantor negro ou um ator não é dez vezes melhor do que o branco ou do que outros negros ou do que ele poderia ser; quando vocês falam isso parece que você tem que ser dez vezes melhor do que outras pessoas negras!
Vixe...Eu sou mulher branca e já passo por isso de ter que ser 10x melhor pra ser valorizada (na real muitos homens deixam a gente sem reconhecimento pra gnt ser invisibilizada para assim eles usarem nossas ideias como se fossem deles, acontece direto comigo) imaginem as pretas..
Olhando o lado positivo de: vc é preta precisa ser 10 * melhor é que, dependendo de como isso for digerido vc realmente se torna uma pessoa fodona. Depois vai equilibrando a dosagem no caminho da vida.
@@carlseygel9460 não, cara. Vc não entendeu.
Isso era uma forma de fazer nascer a perseverança nos filhos, fazendo-o forte contra o que enfrentaria nesse mundo racista.
Excelente entrevista, falou tudo, Emicida como sempre extraordinário em sua opinião. Parabéns a todos!!!
O nome da psicanalista citada: Françoise Dolto.
obrigado!!!!!!
hum.
muito obrigado. 🤝
Estava procurando, obrigada
Obrigado, irmã. rsrs
O Bruno é pai mesmo rsss “Minha filha é uma rainha, é africana, é linda, tem uma beleza acima do normal”. Pai coruja normal rss.
Pai coruja que fedeu com a psiquê da própria filha! Não se constrói um ser humano com bajulações e chuvas de elogios como se a pessoa fosse uma espécie deidade! Autoestima do ser humano é algo que você dá em doses homeopáticas para o sujeito não virar um narcisista psicopata ou não virar um medroso!
@@carlseygel9460 Comentário equivocado o seu. Pode ter certeza que ela como mulher negra já vai ter uma sociedade inteira rebaixando ela e estrecendo sua autoestima. Sorte dela ter um pai que a lembre do contrário!
@@adriavih2436 bla bla bla velho clichê da mulher negra! Usa a cabeça e saia do mundo do pirulito! Fazer o que ele fez pode prejudicar uma criança! Ela passa a acreditar que deve ser perfeita! E ninguém é perfeito! E caso errar ela terá uma crônica sensação de fracasso! O que pode prejudicar sua autoestima! Então sai do mundo do pirulito e acorda para a vida que crianças estão tendo sua psique destruídas! Ficar enchendo o ego de criança não resolve a autoestima da criança!
E eu estou amparado na psicologia para afirmar isso!
@@adriavih2436 "o mundo vai dizer que a mulher negra é feio que não pode que não é capaz" Não seja dramática!
Talvez ele erre mesmo, mais eu entendo que ele quer dar toda segurança pra ela que ela não fique com trauma,mais nós pais erramos mesmo mas querendo o melhor prós nossos filhos.
A Unesco tem uma série de livros que a gente pode fazer download sobre história da África. Belíssima coleção!
Acho péssimo que em história do Brasil, não se fala nada sobre antes da colonização. Não se fala sobre a organização dos territórios, das culturas, das incríveis civilizações ou das línguas. E durante todo o período colonial, o que normalmente é reconhecido como trabalho artístico/literário é o branco europeu, mas quase nada dos povos originários ou africanos.
Como assim ?
@@ketelenabencoada4545 creio que a narrativa retratada historicamente nas escola é a visão do colonizador branco europeu, dos portugueses espanhóis, ingleses e etc. Que enxergavam as culturas indígenas e africanas como inferiores e não merecedoras de ser retratadas com toda a sua riqueza e particularidade.
Porque a História do Brasil que conhecemos na escolanão passam de mentiras!
@@rotinagatosuniverso não vejo como mentiras propriamente, mas sob o ponto de vista do colonizador e sua mentalidade na época. Assim, não era relevante falar sobre as culturas que existiam antes ou que se formavam durante a colonização pelas populações que eles diziam ser inferiores.
Não acho que se pode descartar completamente a história do Brasil que estudamos, mas se tem que sim ter uma pluralidade dos pontos de vista contados.
Tem razão! Fui extremista! Rsrs
Antes de começar assistir preciso fazer meu relato. Cresci ouvindo de todos principalmente dos meus pais,irmãos e familiares que eu era horrorosa,meu cabelo de Bombril,nariz de Juruna e etc...Meu primeiro namorado/marido me fazia enfrentar o espelho e enxergar minha beleza!!Anos depois meu pai perguntava para minha mãe o que eu tinha feito pois estava bonita. Apenas aprendi me cuidar e ser vaidosa. Hoje nas fotos de família minha amiga perguntou se sou adotada,pois me destaco positivamente.No entanto tudo que ouvi de negativo na infância e início da adolescência jamais consegui esquecer. Não tenho mágoa de ninguém graças à Deus,mas aja sessões de terapia!!!Rsss
MEU Zac Efron wow, amei o seu relato e me indetifiquei.... Obrigada por ter escrito essas preciosas linhas.... Gratidão! E que jesus, nos cure intimamente, na alma.
@@alessandraboesch Obrigada!!Terapia. Questão de saúde pública urgente!!!
que bom que a terapia chegou a você :)
Estranho para eu mesma isso não e amor de mãe e nem de pai , não sei🤔
Minha mãe sempre dizia que meus pés eram feios, minha primeira sandália aberta só usei depois de adulta. E eu moro no Rio de Janeiro, onde enfrentamos 40°.
Francisco tocou em um ponto importante, o excesso de elogio sobra para a insegurança, tenho esse tipo de situação em casa. Meu filho de 10 anos, que sempre é excelente em tudo, morre de medo de nos decepcionar... isso provoca mentiras, medo de tentar algo novo e falhar, medo de dizer o que ele realmente sente e nos deixar tristes. Difícil o equilíbrio, mas a gente só aprende fazendo.
Me lembra de uma psicóloga que fala sobre exercício do amor incondicional. A criança precisa saber que ela é amada e merece ser amada simplesmente pelo que ela é e não pelo que ela faz. Então não é só elogiar porque ela fez tal coisa, mas deixar claro que ela é amada só por existir, sem nenhuma condição. Isso ajuda a ela não se tornar um adulto sem autoestima, que quer sempre agradar os outros ou tem medo de dizer não.
Isso é muito real, pois cresci com isso, sempre querendo agradar os meus pais e com medo de errar/decepcionar. Ensine ele que errar é normal e ta tudo bem, e que ele sempre pode recomeçar e tentar outra vez! ❤
Meu filho fala isso, quanto mais elogio mais expectativa, mais medo de errar..
É um peso muito grande para os pais serem os responsáveis pela auto estima dos filhos, mas é importante prepararmos nossos filhos pra falta de bondade e de empatia do mundo que ele vai encontrar.. precisamos fortalecer o amor próprio deles pra que eles não dependam da aprovação alheia
Seria possível esse programa se tornar “Papo de todos os dias”? Simplesmente Sensacional 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼Outra coisa , o Chico Bosco precisa de ser clonado😍😍😍😍.maravilhoso!
Leiam o livro Mindset da pesquisadora Carol Dweck, ela explica como elogiar a criança pra que ela não tenha medo de arriscar. A pesquisa mostra que elogiar o esforço ao invés da inteligência encoraja a motivação intrínseca.
Já estou procurando por ele!
É o q eu sempre faço. Elogiar o esforço. Dando certo ou errado, o esforço deve ser reconhecido.
Esse livro é incrível, tô lendo agora
Primeiro lugar, meus elogios a Emicida e Bruno, segundo, ouvi , desde q nasci, coisas destrutivas e sofro de depressão desde então. Com 48 anos, vivo tentando resgatar minha autoestima, entender a espiritualidade e o meu papel no mundo, além de tentar ser empática c esses pais abusivos.
Pais abusivos não merecem nenhuma empatia, só desprezo
Entrevista excelente.
O que eu acho como mãe de pessoas brancas e hoje avó de crianças brancas, que nós precisamos criar nossas crianças "brancas", para respeitarem as crianças , as pessoas pretas. Mostrar a história dos pretos no mundo, falar como o Bruno disse, da importância dos negros na construção da nossa história. Precisamos exigir que na escola tenha essa matéria.
Acredito que se educamos melhor nossas crianças, vamos conseguir combater o racismo.
Ficou uma responsabilidade muito grande para os pais das crianças negras, ter que ensinar para seus filhos como lidar com a situação, quando tudo seria muito mais facil e leve se as crianças brancas fossem educadas e conhececem a historia negra.
Lei Nº 11.645, de 10 março de 2008 - História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena
Caramba! As falas do Emicida sempre fazem a cabeça da gente explodir de pensar! Grande cara!
Esse Emicida quando fala me deixa de boca aberta... é muita sabedoria. Amo demais!
Emicida : a
Eu : maravilhoso, lindo, perfeito, sem defeito, concordo em tudo..,,
EMICIDA é maravilhoso num nível incalculável. Citando a reflexão de Didi que tocou ele no Roda Viva. Que coisa linda dar o crédito de uma boa ideia (especialmente a uma mulher preta!)!
Emicida: A
EU: AULAAAAAAAAAAAAAAAS FALOU TUDO FALA MAIS
Emicida, seu lugar é aí nos representando, você é a nossa voz no papo de segunda.
Emicida é um sábio dessa geração! Graças a Deus nasceu brasileiro.
Coisa mais linda é ver homens falando sobre paternidade e criação de filhos ❤️❤️❤️
Estou criando coragem pra montar um canal que fale disso... sou preto pobre e favelado... (graças a Deus). E tenho um filho. Que nasceu nos Estados Unidos. Queria relatar minha vivência aqui e como é criar um filho sem muita referência ....
Meu Deus, ver homens falando sobre educação de filhos é de encher o coração da gente de esperança. Parabéns
Lei 10.639 que o Bruno citou no início
Os extremos também causa traumas, equilíbrio entre os dois é o ideal para uma base de empoderamento que faça raiz.
Putz... Emicida me representa demais, lembro perfeitamente quando na sétima série fui apresentar um trabalho sobe zumbi dos Palmares, comi o livro ( o pouco que tinha) sabia tudo, toda a classe ficou admirada, inclusive a professora, ( Sophia) me encheram de perguntas. Respondi todas. Mas pelo pouco que li sobre o quilombo dos Palmares. Estava 100% certo. Faltou mais conteúdo na minha época.
Maravilhoso ver esses homens falando sobre criação de filhos. Que se torne mais comum!
Poxa se toda a classe artística fosse assim como Bruno Gagliasso seria tão bom 🥰❤
Eu ouviria o Emicida falando por horas. Sensato!
Assisto os programas faz algum tempo, mas sem dúvida esse assunto foi abordado de uma forma incrível, João Vicente, obrigada por mostrar um lado íntimo e particular, que porém é conhecido por muitas pessoas, não deixando de ter suas particularidades e intimidades.
Parabéns pela temática! É nessa escuta que vamos evoluindo...
Como é proveitoso essa conversa, onde cada um trás suas próprias experiências, superações. Que experiências ricas, podem ajudar muitas pessoas.
Eu não consigo nem comentar... Esse papo foi tão maravilhoso, mas tão maravilhoso! Essas pessoas são tão fodas, mas tão fodas! Só consigo dizer ... OBRIGADA! A cada um de vocês ... MUITO obrigada! ❤️🙏
Papo maravilho. Isso que o Chico falou sobre a dose dos elogios e o medo que pode ocasionar em relação ao medo da falha é retratado no livro Mindset. É bem interessante.
O Emicida é “o cara”. Sempre aprendo muito com ele
Essa conversa foi da hora! Tem todo o sentido esse termo e efeito do narcisismo de base. Eu e meus irmãos ficamos 4 anos distantes dos meus pais, na casa de meu avô. Eu sei que muitas das inseguranças que vivi e vivo vem disso, apesar de termos sido amparados, amados, mas hoje, depois desta conversa, entendi tudo.
Gente, como esse cara é genial. Emicida, impressionante suas colocações numa linguagem popular. Resumiu TUDO que precisava ser dito sobre sub ou super valorização na formação de uma criança 👏👏
Lei 10.639 / 2003. Nos componentes curriculares de História, artes e literatura. É já houveram avanços, mas a implantação nas escolas e muito difícil. Uma luta que tem que ser de todos os brasileiros e não só pelas ações afirmativas dos movimentos negro.
Eu enquanto professora nunca esquecerei de uma situação, em que eu estava em uma escola de periferia com crianças de 8 anos conversando sobre raça; Questionei sobre qual era a cor da pele deles e tals, e a maioria se declarou branco. Quando perguntei qual era a minha cor uma criança disse 'preta', concordei mas disse que o termo seria "negra" baseada na nomenclatura da época e tals, comparei a cor do meu esmalte(preto) e a cor da minha pele para exemplificar que preto e negro são denominações e tals... Mas o que mais me impressionou foi que uma aluna, da mesma cor (ou um pouco mais escura) perguntou diretamente para mim: Mas que cor que você é?
Eu disse NEGRA!
então ela respondeu: Você pode ser negra, mas eu sou morena.
Aquilo doeu em mim de uma forma que nem sei dizer... Até hoje, luto para que meus alunos não tenham vergonha de declarar a sua cor =(
Isso foi ensinado pelos pais da sua aluna .Meu pai é retinto e somos 5 filhos ,uns mais escuros e outros mais claros ,mas ele sempre nos ensinou desde pequenos ,que somos negros .Meu filho é mestico também e eu ensinei que ele é negro .
@@marciabartsch9858 sim. Na verdade é toda uma construção histórico-cultural, mas não acho que seja só a família, mas todo um contexto. A família não se reconhece porque a sociedade não ajudou nesse sentido também, se afirmar negro é um exercício de autoaceitação e orgulho que infelizmente não se dá do nada. Você, seus filhos e provavelmente os netos têm essa consciência histórica e isso é maravilhoso, espero que todos um dia tenham essa oportunidade. 😊
Muito bom! Winnicott dizia da mãe (entenda-se pai e mãe) suficientemente boa. Nem muito nem pouco! Agora... O importante é entender o que é suficientemente bom para cada indivíduo? Por isso não existe fórmula mágica para se criar filhos, pois o desenvolvimento dos nossos pequenos depende de como estamos conectados com eles e como conseguimos estabelecer este equilíbrio do nem muito nem pouco, apenas suficiente.
Acho o Bruno um pai excelente. A melhor face dele é ser pai.
Emicida, cara vc é incrível. Eu não sei nem por onde começar. Queria muito tomar uma cerveja ctg trocar umas ideias massas. Q prazer existir na mesma era que EMicida cara. Simplesmente sensacional.
Que programa maravilhoso!! As colocações de Emicida sempre bem pontuadas.
Emicida sempre fala algo que faz minha cabeça explodir e eu repensar toda a parada que tá rolando ! 🙏🏼 Obrigada
EMICIDA + UMA VEZ GENIAL NAS SUAS COLOCAÇÕES!!!
Eu me identifico muito com a história do João Vicente. Muito bom ouvir ele contar isso.
Fábio Porchat, esse é o melhor de todos os seus programas. Grata por realizar tantas conversas esclarecedoras que nos enche de esperança sabendo que existem vocês, homens que podem dar exemplos de como ser homens, cidadãos, pais, maridos. Enfim, como ser humano! 🙏💙🙌🙌🙌
Este rapaz é gente que precisamos ouvir, ouvir,e ouvir e ouvir.... não é apenas um cantor , e você Pochete chegou para fazer a diferença ,a mesmisi o ódio a máscara precisa acabar, o seu umou deferente de tudo que já vir mostre quê veio para fazer a diferença.......desejo sucesso.
Essa psicanalisacao tornando tudo definitivo e arduo tira toda potência da superação que os sujeitos podem empreender na vida. Daí João vc ficou assim maravilhoso!
Adorei a conversa. Poderiam repetir mil vezes, pois no Brasil ainda existe a glamourizacao do pai que tem 10 filhos e abandona todos.
Poderiam reproduzir esse programa na íntegra.
Eu me emociono todas as vezes que vejo o bruno e a giovana fala sobre os filhos, a gente vê o quanto eles evoluíram nesse processo tbm
Sou fã desse Papo de segunda, Emicida é fenômeno 👏✌
Estes papos me fascinam, são muito construtivos, matéria de reflexão, conteúdos que realmente sao importantes. Continuem por muitos e muitos anos oferecerem ao mundo esta oportunidade de passar um momento de escuta num programa muito único.
Adoro o programa de vcs. João querido. Hoje mais ainda te admiro. ❤️
#papodesegundagnt#Quero comentar a fala do Francisco sobre a autoestima. Quando ela fala da determinação do narcisismo da Dolto. Numa visão sistemica, existe o princípio da equifinalidade onde a consegue dia do trauma não é mantida por sua causa e sim pelas circunstâncias atuais. Diante disso, a fala do Bruno faz muito sentido. O que ela faz pela filha hj , o ambiente da casa deles é o que vai trazer a diferença na auto estima e não o que aconteceu na primeira infância.
O equilíbrio do elogio é o melhor empoderamento !
Adoro Bruno e Giovana e essa fala sobre a filha me arrepiou toda, lindo demais.
Ai olha, sem condições com o Emicida. Ô cara perfeito,viu. Programa atrás de programa e ele tendo a visão mais foda
Esse programa está cada vez melhor! Parabéns aos apresentadores e a equipe que seleciona as pautas, sempre muito pertinentes!
Adorei tudo...Só quero fazer uma observação...Sou professora e trabalho há 21 anos na mesma escola e lá sempre , independentemente de lei, valorizamos os negros como devem ser valorizados. Sempre fizemos trabalho sobre os negros vitoriosos. Temos um grupo de educadores muito conscientes...Então peço ao Bruno que quando ele dizer que na escola não se aprende, não se fala de negros que não seja em relação a escravidão, que ele diga " algumas escolas"...Tenho maior orgulho de fazer parte do corpo docente dessa escola municipal situada na periferia da zona sul de São Paulo.
Muito bom. Ouvir Emicida e Bruno Gagliasso é sempre delicioso
Até que fim um programa bom que nos encina e que abra nossa menti .obrigado
Emicida, sem palavras pra você cara!!!!👏👏👏E pensar que meus filhos mais velhos é que me apresentaram você e me ensinaram a te ouvir como músico e como pessoa!!!!
Fora as cada vez mais numerosas propagandas no UA-cam, o papo foi ótimo!
Uma verdadeira aula com Emicida.
Todos são incríveis, mas o Emicida esse é o cara e Chico Bosco é de uma maestria!!!!
Que lindo vendo o Bruno falar dos filhos. Essa família é mto amor.
O porquê de eu ter chorado um rio de lágrimas com essa entrevista, eu não sei. 😭😭😭
Não tenho palavras, de tão orgulhosa que me sinto, de ver artistas nossos ( o Povo Brasileiro amam vocês ) de saber que apesar de não ser nada fácil a vida, principalmente as pessoas afro descendente, tudo o que enfrentam. Estão vencendo a si mesma. Os que sofrem preconceito seja na cor, religião, gênero, ou outro, estamos todos aprendendo. Penso que os Jovens de hoje já estão mais evoluídos, e muitos já estão ajudando até seus pais a serem melhores como pessoa. Seja com bons exemplos dos filhos, ou atravez de diálogos. Mas isso não quer dizer que o erro não aconteça, porque ainda somos muito imperfeitos, e estamos aprendendo. E nesse aprendizado vamos errar tambem. Faz parte errar, mas acertar tambem. Evoluir sempre.
Quando era pequeno sempre ouvia: Você precisa ser duas vezes melhor. A educação é a única arma para derrubar as barreiras.
Ótimas reflexões!
Sobre elogios: aprendi que a criança deve ficar livre pra tentar o que a interessa e os cuidadores incentivam, caso necessário. Quando não conseguem o que tentaram, a gente incentiva a tentar novamente ou mostra outras possibilidades de realizar . Se acerta, ela fica feliz e a gente compartilha a felicidade, com um sorriso ou descrevendo o que ela fez, não é necessário aplaudir, falar que ela é incrível e tal corriqueiramente. Ela vai se sentir capaz com o nosso apoio, não necessariamente com o elogio.
Sensacional esse episódio... Assisti com meu filho de 15 anos, e surgiram oportunidades para termos diálogos sobre
Toda vez que vejo o Bruno falando dos filhos, eu me emociono. Sempre
É muito bom e importante ver homens conversando sobre paternidade. Espero que continuem trazendo esse assunto e mais ainda de forma real. Senti muito que os comentários bebiam de uma fonte "culta" e lotada de referências bibliográficas e não que seja ruim, longe disso, mas precisamos falar do dia a dia, do verdadeiro. A essa verdade eu aconselho assistirem a série da GNT com o Rodrigo e Fernanda Lima. Sejam mais reais ❤️
O Emicida está acima da média, a precisão de suas palavras e seu raciocínio dá esperança no Brasil.
Sim... eu criei muito bem meus filhos, 3 filhos negros empoderadas com 34,33 e 29 anos...sobre nossa ancestralidade! Jesuis... eles não aprenderam na escola, aprenderam ouvindo eu falando em casa!
O João foi muito honesto no seu depoimento. Imagino como foi difícil lidar com as emoções .
Mama África a minha mãe.
Força mundo!
É mto necessário levar essa conversa pras pessoas terem acesso a esse tema , é mto reflexivo , me identifiquei mto como filha .
Achei legal o depoimento do Emicida, que eu acho que seria a noção de autoestima e de respeito que toda criança deve ter de si mesma e com relação aos outros assim como todos nós. Essa relação é fundamental para todas outras em qualquer sociedade, em casa, escola…
Acho que os pais impactam muita coisa nos filhos!
Esse programa é perfeito!
Um bate papo consistente, inteligente e esclarecedor, nem percebi qdo terminou, queria continuar escutando vcs, parabéns a todos!!
Sem palavras Emicida, como fã me orgulho cada vez mais com a evolução do seu espírito!
Isso da filha do Antônio (é esse o nome dele?) aconteceu comigo. Realmente, meus pais exageraram na dose talvez. Tenho realmente essas inseguranças de errar pq eu crio muita expectativa no que eu faço.
Que conversa excelente! Por mais conversas dessas em programas de TV. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Chorei do início ao fim. Dói na alma. Quanto tempo mais vai levar para os escritores de novela, diretores de filmes, produtores de teatro mudarem a narrativa? Quem serão aqueles que se levantarão para contarem a história do negro por um viés de heróis e nao de fracassados?
Desvendar... conhecer... desbravar... transformar... como é rico este espaço edificante...
Bruno, há professores - inclusive na rede pública - que trabalham com os alunos o fato das pessoas escravizadas terem construído as cidades brasileiras, entre outros feitos: desde o absorvente até o elevador, tanto mulheres quanto homens.
Todos falaram, mas mais uma vez o Emicida lacra e ensina mais q todos os outros juntos! 👏🏿
(Não era uma competição mas o Emicida é muito foda!)
Ouçam mais os pensamentos do Emicida! 🖤
Sempre aprendo muito com as falas do Emicida. Nos brancos precisamos aprender muito com essas pessoas antes de falar de racismo.