Cidade Matarazzo e Hotel Rosewood: O surpreendente luxo do 'lado errado' da Av. Paulista | Lores
Вставка
- Опубліковано 7 лют 2025
- O Hotel Rosewood vive cheio, assim como seus restaurantes e salão de festas. A Torre Jean Nouvel, coberta por árvores grandes, teve suas unidades vendidas a preços de Pinheiros, Itaim e Jardins (mesmo quando o mercado imobiliário paulistano dizia que o luxo não funcionaria "no lado errado da Paulista").
#UOLNewsManhã #corte
Raul é um gênio que me abriu os olhos para a importância da arquitetura e do urbanismo como instrumento para aumentar a qualidade de vida nas cidades.
Estou adorando a coluna do Raul com suas críticas certeiras e contundentes. Só estou preocupada com a longevidade dele no canal, já imagino que as construtoras anunciantes logo vão pedir a cabeça dele.
Nada. A coluna dele não incomoda esses empresários. Quem consome tais locais continuarão consumindo. Só rolaria pedido de cabeça se o povo começasse a fazer pressão contra esses empreendimentos.
Vc está assistindo muito filme de ação kkkkkkkkkk
Vc está assistindo muito filme de ação kkkkkkkkkk
Já passei por lá (na calçada) é bem bonito, deixa tudo em volta mais agradável. Gostei do paisagismo. 😂Ajuda para os ricos daqui aprenderem a ser menos brega e valorizarem a arte brasileira.
A maioria quer copiar os americanos sendo q os próprios americamos desprezam sua arquitetura e urbanizamos tirando Nova York.
Tem um canal q chama (NO JUST BIKE ) muito bom q faz duras críticas a cidades americanas.
É preciso aparecer um estrangeiro para valorizar artistas brasileiros, enquanto os empreendedores daqui só valorizam o que vem de fora. Lamentável!
@@danmelero os empreendedores daqui são como vimos diariamente na TV, manda 💶 pra Paraíso fiscal e da f@l€nci@ pra não pagar os funcionários, lindos, ser empresarios assim qualquer um pode ser.
Tem um canal q chama ( no just bike) q faz dura críticas a cidades americanas e mesmo assim vejo brasileiros querendo copiar
@@danmelero Caramba…eu ia fazer o mesmo comentário….e mesmo q uma parte da população brasileira não tenha interesse ou financeiramente não possa frequentar….mesmo assim não será um sonho para muitos…ainda não sei como vai ser o funcionamento ….mas acho q não vai ser um passeio/divertimento impossível. Só mesmo um Europeu para dar valor as nossas riquezas e mesclar um pouco as classes sociais…comum na Europa.
Acho que não entendeu nada do vídeo, o problema não é extrangeiro valorizar, é que no Brasil é só olhar 98% das construções, caixotes pintados com cal branco ou de outra cor, nenhum estilo arquitetónico ou de engenharia moderna. Nada. Mas, se fosse só isso, o problema maior é que São Paulo cidade não tem mais empresas. A cidade virou um condomínio residencial, só tem áreas residenciais, a cidade virou uma cidade dormitório.
Resumiu paulistanos
Os comentários do Raul são muito ricos em cultura e conhecimento. 👏🏼👏🏼👏🏼
@@arthurwhitaker kkkkk
só senso comum sobre cidades.
Ótimos comentários do Raul, lembrando que grande parte dos mármores usados na Cidade Matarazzo são extraídos aqui mesmo do Brasil, da Michelângelo Mármores, empresa com sede em Curitiba PR 😊 precisamos de mais projetos assim - que valorizem artistas e recursos brasileiros - bem como o engrandecimento e realce da natureza com o concreto.. muito necessário nestes dias.
Rosewood deu uma aula magna com esse empreendimento. É surreal, totalmente outro patamar de qualquer coisa que se faça aqui
AMO a participação do Raul no Uol News..
e agr toda quarta ele ta na uol 😍
Fui correndo olhar os preços dos restaurantes e me surpreendi positivamente. Não dá para ir toda semana mas para uma data especial tem opções bem razoáveis.
Fiquei muito feliz por saber que o Raul tem uma coluna no UOL. Já havia visto alguns vídeos no canal dele no UA-cam e achei suas criticas muito interessantes, principalmente suas alfinetadas quanto à forma de se pensar em cidades, a implementação de projetos e politicas urbanas e o seu impacto para parte da sociedade menos favorecida. Nós vivemos em cidades e falamos tão pouco a seu respeito! Espero que a participação do Raul no UOL contribua para que nós leitores tenhamos uma maior consciência e um pensamento mais crítico sobre o espaço em que vivemos. Parabéns Raul e sucesso!
Já estou com vontade de visitar São Paulo pra conferir essa obra!
Se não me engano nasci neste antigo hospital!
Ursinho de pelúcia na frente do prédio! Kkkkkkkkk pensei q só eu achasse bizarro hahahaha
Vivo em Ríade e fui ao Rosewood umas quatro vezes pra almoçar! Você tem razão: luxo com brasilidade! Parabéns pelo texto! ❤❤👏👏👏
Cidade Matarazzo e Hotel Rosewood é o luxo em sua essência que o Brasil tanto precisa, e ensina para as grandes construtoras de SP como Cyrela, Porte e outras aberrações da engenharia a como valoriar nossa arquitetura e historia.
Queria tanto que o próximo prefeito de SP e o Governo se inspirassem e até contratassem o Raul para ajudar a retomar a URBANIZAÇÃO de nossa capital, SP hoje virou uma aberração sem graça e sem personalidade, ainda bem que existe gente grande retomando o nosso centro historico. Chega de apartamentos cafonas de fachada lisa minimalista com varanda gourmet, em cima de 5 andares de garagem e muros de 3 metros de altura que deixam ruas desertas e perigosas, precisamos de fachada ativa, olhos nas ruas, comércios de volta nos térreos dos apartamentos, precisamos de calçadas retas, fiação aerea enterrada, árvores, precisamos de zeladoria séria!
Chega de copiar o modelo falido centrado em automoveis dos Estados Unidos, SP não suporta mais carros, precisamos desenvolver nossos bairros com mix de comércio, residências e empregos. Vamos olhar para megalópoles como Tóquio, ou até mesmo Buenos Aires que nos ensina e MUITO sobre o que fazer.
Essa obra está do lado certo da Paulista. Tempo de resgatar o centro histórico de são Paulo. São Paulo tem um centro histórico lindo .o que falta e renovar e preservar tudo
Faltou falar da restauração da Capela que está sendo administrada pelo padre Maurício Matarazzo. Gênio
Lembrando que o lançamento do empreendimento há alguns anos atrás, contou com a criação de instalações artísticas, performances e exposições de artistas visuais do Brasil e Mundo no local.
Arte brasileira ❤
Temos que lembrar que este hotel teve Arquitetura todos vindo de fora, vimos até a Igreja ficar flutuante pra ser transportada pra outra área do terreno, as técnicas que usaram nem existem no Brasil.
Foi fantástico, eles mudaram a igreja, parecia programa de games. Parabéns a toda equipe, a gente tem SIM que elogiar o que há de melhor no Mundo, e os franceses e italianos não brincam com engenharia e arquitetura histórica.
Na parte q ele fala q os artistas brasileiros tem q ser valorizados isso é verdade…
essa irônica explicativa, amo !
Esse Raul é demais! Ótima matéria!
Adorei a análise!!!!❤
Lores é uma lufada de inteligência no jornalismo brasileiro. Une esquerda e direita em torno de IDEIAS. Precisamos de menos polarização de MAIS IDEIAS. Vida Longa e que mais gente apareça comentando IDEIAS aqui no Brasil.
o Raul é um colunista simplesmente brilhante!! A UOL ganhou muito ao tê-lo no time. Pra quem não conhece, acessem o canal no youtube dele.
A UOL deve manter o Raul Juste pra sempre. Passaria horas assistindo, muitas verdades!
Mas também fico preocupado, a UOL costuma ceder aos anunciantes e nem todo mundo que ressalta os problemas é bem visto.
Grande Raul, excelente jornalista de urbanismo. Abrazos y éxito Raul.
É o melhor hotel do Brasil e o único a aparecer no ranking dos melhores hotéis do mundo.
Também não gosto do luxo “paga pau de americano” da Faria Lima. Gosto tanto das coisas chics do Brasil. Valeu Raul!
O colunista tem toda a razão. O que é realmente lamentável é o fato de um estrangeiro valorizar as riquezas brasileiras enquanto os endinheirados empresários locais veneram as cafonices internacionais.
Sigo Raul no Instagram e amo as cutucadas que ele dá. Como diz minha sobrinha "ele não deita" 😂
Excelentes reflexões.
Caramba! Fiquei super curioso !!!!
O Raul é que é um luxo hehehehehehe
Raul é muito necessario ❤
Eu acho o empreendimento muito luxuoso demais, que está ao alcance apenas da burguesia local, porém como diz o comentarista a elite brasileira prefere a cultura da Faria Lima. E como aqui não é Paris. Londres, Barcelona sustentada por uma burguesia local que contribui e quer deixar seu legado em termos culturais, creio que tudo foi uma ótima ideia, mas num local errado. Nossa burguesia prefere ir a Europa do que prestigiar a arte produzida no Brasil. Vai ser um elefante branco onde nem pobre ou rico fará questão de frequentar. Pobre porque não terá acesso e rico porque tem vergonha do Brasil e prefere gastar dólares fora do Brasil
Raúl é fera❤
Raul fale sobre a bolha imobiliaria, cheia de predios novos, com muitos imoveis vazios, nao conseguem vender e alugam por aplicativo de hospedagem.
@@ruiwilson1237 mtos estão vazios de propósito pra lucrar com o Airbnb q "da menos trabalho" q inquilino
Já estive numa premiação num restaurante do hotel e acessei algumas áreas incríveis, lobby, etc. Os banheiros dali (que mostra no vídeo) são feitos com pedras brasileiras incríveis.
Sou muito fã 🎉
SE NAO FOSSE O FRANCÊS TER COMPRADO ESSE IMÓVEL, HOJE TALVEZ JA ESTARIA DEMOLIDO PARA CONSTRUIR PRÉDIOS.
VAMOS AGRADECER A DEUS POR TER RESGATADO ESSE PATRIMÔNIO HISTÓRICO PARA SÃO PAULO
Essa desigualdade é uma vergonha.
É oq.sempre penso...e os imposto..serão pago? Tomara q.seja bem alto!
@@dalvaborges2463Bem altos já são. Tomara sim que seja bem administrado e que beneficie toda a população da cidade.
Vergonha é os nossos políticos populistas e corruptos.
Raul é um ótimo colunista sigo ele há tempos, só acho que ele podia ser um pouquinho mais direto nas respostas antes de voltar a linha geral da matéria para facilitar o entendimento, principalmente dos mais leigos; Fora isso, sucesso e que dure muito essa parceria com Uol, está sendo um presente para nós paulistanos!
Como voce disse as imobiliarias no Brasil não entendem de mercado Internacional, por isso nap valorizam imoveis tombados, nao conseguem ver o potencial que existe, precisam ir pra países que sao exemplos em turismo, nao é nosso caso.
Eles SP conhecem de condomínio É em.Miami, aqueles elefantes brancos de madeira,.e de preferência aqueles que tenham brasileiros, porque a maioria fala pouco o inglês.
@@ruiwilson1237 não acho w não entendem, é q aqui é um capitalismo predatório, e não valorizamos o q é nosso, eqto povo brasileiro, por isso a desvalorização do patrimônio Cultural. Se fosse valorizado e/ou tivesse relevância para a maioria das sociedade o Museu do RJ não teria acabado em chamas. Mas com uma população q luta pra sobreviver minimamente, é mto difícil ter essa consciência. E os q não lutam pra sobreviver tem a mentalidade do colonizador: exploram o Brasil e o q é bom tá em Miami, orlando ou Europa
@@sibora461 acho que eles não entendem mesmo, gostam de passear em Miami, ou ter uma casa por la, naqueles condomínios, com casa de madeira, e acham que é vantagem, muitos não sabe nem o inglês, vivem em uma bolha em Miami falando e tricotando com outros brasileiros, e de preferência funcionários tem que ser brasileiros, porque não querem pagar por hora, busca €scr@v0s pra explorarem.
@@sibora461 exatamente, e não fica só no campo imobiliário, se for parar pra pensar o Brasil tem algo que praticamente nenhum país possui: a pré-história viva no interior da floresta Amazônica. Os povos não contactados são um tesouro inigualável, quantos países no mundo possuem comunidades do tipo? Imagina quanto conhecimento eles guardam, imagina o quanto podemos aprender só observando sem interferir.
Pensar o crescimento das cidades a fim de preservar a existência de diferentes formas de viver em sociedade é essencial para mantermos as riquezas do país e o futuro das gerações
Raul é um genio
O que mais me deixa em choque é que o Raul fez mais elogios do que críticas 😮
Essa coluna tem que ser diária, assim como era na CBN/Mais SP
O lugar é lindo mesmo. Uma vez eu estava passando e o segurança quase me expulsou por andar na calçada do hotel rosewood. O juste lores adora elitização de bairro popular, como essa do Bixiga.
Exato. Se fosse um designer brasileiro, só teria contratado artistas estrangeiros
Gosto muito das análises desse cara.
Esse cara è incrível!
Nem a entrevistaora entendeu o tema ainda. Parabéns Raul
Excelente, ainda que provavelmente eu não vá
tenho muita critica a burguesia brasileira, de segregação social atrás de muros e seguranças de portas de estabelecimentos e gosto duvidoso por artes, Raul sintetizou isso muito bem em citar os Faria Limeres
Estive na casa bradesco, inaugurada com exposição de anish kapoor.
Logo na entrada me veio a comparação com itau cultural, instituto moreira salles. gratuitos, democráticos, cheios de gente variada, mergulhada em cultura.
diversidade. Vida.
Entrada na casa da Bradesco: R$ 80,00.
O projeto do Vila Carnaúba e os hotéis da marca Carmel (Carmel Taíba Exclusive Resort), no Ceará adotam a mesma estratégia. Valorização de artistas, obras e materiais brasileiros para compor seus ambientes. São luxuosíssimos com caracterísitcas locais únicas. Quem puder visitar, deve.
Adorei a análise e concordo. Esses prédios padronizados enchem o saco. Aqui no Rio estão acabando com a beleza da Barra da Tijuca faz tempo, deveria ter, no mínimo, um número máximo de andares permitido. E sem falar no impacto ambiental que esses espigões causam na região. Bora mudar!
Outro fato que me ocorreu é que um Hotel de nível internacional veio a falir recentemente próximo ao Mata Atlântica, me refiro ao icônico Maksoud Plaza, cinco estrelas, enfrentando crise financeira irreversível. É muita pretensão acreditar que um Hotel luxuoso localizado na cidade Matarazzo possa ser o único diferencial para atrair turista quando São Paulo tem uma ampla rede de Hotéis luxuosos e muito mais baratos para acolher estrangeiros, é no mínimo subestimar a inteligência desses turistas
Raul manda muito bem
rosewood me passa uma vibe de the last of us, de cenário pós apocalíptico. é bonito mas bizarro hahaha
É um hotel maravilhoso, segrega mesmo, so ricos entram, vai ter gente torcendo o nariz, mas desde q o mundo é mundo é assim, na vdd pessoas q falam mau é pq sao invejosas😘
Raul maravilhoso!
Isso sim e luxo. Democratico e sofisticado. Adoro
Fica a ideia de que o povo sempre acha que a grama do vizinho é melhor....
❤❤❤❤
poderia ter link da matéria na descrição
Em 1993, o governo do estado deveria ter assumido esse hospital.
👏👏👏👏👏
Meu pai operou de um AVC no Humberto Primo em 1990
O cara com o moleton caríssimo falando de ostentação, é pra acabar.
A hipocrisia é foda...
Espero que mantenham o verde da região e do local, porque São Paulo já está insuportavelmente poluído e cheio de concreto triste.
Eu vi esse lugar enquanto tavam construindo ainda, e já sabia que seria cafona.
faz lembrar o Pará do ciclo da borracha, no século XIX, que mandava roupa de navio para lavar na Europa e de lá trazia até tijolo para construir em Pindorama.
O CCBB trouxe as obras de Anish Kapoor anos atrás.
Arte para Faria Lima é um prédio cheio de espelho, fritando as pessoas que passam na rua.
A questão é:
Revitalização ou gentrificacão?
Ali acho q é revitalização pq o lugar tava abandonado
Getrificacao de quem? Lá já tem um m² bem caro, está ao lado da gv, até um kitnet lá não sai por menos de 5k o aluguel....mensalidade na gv então a mais baixa de ve ser uns 10k
Gentrificar a parte cara da Bela Vista?
Ou será que a FGV era uma instituição de ensino acessível e eu não sabia?
Não entenderam seu ponto... mas é o "normal" do paulistano médio.
Revitalização na região central vai sempre fatalmente causar a gentrificação. Infelizmente é o que tem pra janta.
Mano.. um francês e completamente maluco e dou minha vida por ele (segundo sua entrevista) que elogiou são Paulo tá ligado..e cara minha filha tem 24 anos..e mesmo sendo mais que 1 bilhão..morei na Paim.. Avanhandava. E vi esse francês
.fez mó trampo... olha tinha soro, até sangue tinha ali.. ainda bem que não vi fantasma rs..
🙌🏻
MATERIA PRIMA BRASILEIRA...MOSTRA O SELO VERDE DESSES MARMORES E MADEIRAS DO BRASIL PRA SE VER SE VIERAM DE FONTES LIMPAS IN NATURA...CARO LORES...
Durante a tentativa de leitura da publicação, o site retornou uma mensagem que apenas assinantes conseguem finalizar a leitura.
Se informações relevantes sobre os mais diversos assuntos, por razões talvez um tanto óbvias, ainda hoje, são monopolizadas e acessíveis apenas a uma pequena parcela da população, será que esse empreendimento conseguirá democratizar a utilização dos espaços, sem excluir as camadas menos favorecidas da nossa sociedade?
são paulo entrou duas vezes na fila da cafonice.
Fui lá um tempinho atrás e paguei 19 reais num expresso e não era lá essas coisas.
E anunciaram o Faena como novo ícone de SP, e ele passou bem longe disso, serão duas torres genéricas.
A comunidade italiana, em vez de investir numa estrutura hospitalar para honrar a imigração italiana, oferece o pior do kitsch e cheio de pretensões. São Paulo só piora com o tempo.
O nome disso é reportagem "comprada" pelo proprio Rosewood
Vixe... Uma publi em formato "reportagem"... Nada novo na comunicação. So faltou dizer: "bom atendimento e preços baixos, venha logo!" 😂
Por mais interessante que seja o assunto, é sempre difícil suportar qualquer vídeo que tenha essa mulher. Ela é um porre!
🪡⚔️Rau Justes Lores! Não comtras os burgueses, mais gosto de rezumir, que se não tem popres estabilizado, os ricos todos quebram! Curto muitos as arquiterus de todos os sentidos, so vejo, que deve aver um modo diferente de enchergar, as coizas, os prosederes! Derepente os pobres mudam a maneira de enchergar as coizas!
o alecrim dourado do francês vai lotar um onibus com alunos da periferia pra visitar esse prédio tombado? acho que não, tudo tem limite, né? 😜
brabo
Lado errado para você e o Uol que não tem credibilidade alguma, o empreendimento está no local correto.
Cirúrgico ✍🏽 achei a mesma coisa.
Q.contrastre c.a pobreza...
"Ostentação cafona", cirúrgico!
Venha visitar o MRV Grand Reserva Paulista próximo a marginal Tietê
Ele já foi e falou mal.
Sempre foi assim olhe a historia arquitetonica do brasil.as melhores ideias sempre.vem.dos estrangeiros
Cidade Matarazzo parece uma fortaleza no meio da cidade, nao conversa com a cidade, com a calçada, é cafona e mais do mesmo.
só pode estar brincando, né? gostaria de saber o que você considera elegante kkkkk e conversa com a cidade sim! na verdade, vai conversar, pois essa etapa ainda não foi concluída. De cafona não tem absolutamente nada, uma torre biofílica, arquitetura discreta e edifícios históricos recuperados, se isso for cafona tenho pavor de ver sua casa
O Site UOL sempre instigando o preconceito. A tensão social.
Além da revitalização, agregou valor e gera emprego. Não importa se é lugar de rico ou de pobre. Essa luta de classes é imbecilidade de quem não pensa na questão econômica pra cidade, na geração de imposto pra ser investido em benfeitorias sociais. A riqueza tem seu lado social. Ser democrático é também aceitar a riqueza econômica.
Diversidade = super-ricos + classe média.