Pessoas lutando pelo pão de cada dia, correndo todos os riscos de empreender no brasil, gerando emprego, pagando imposto, tomando prejuizo e ainda tem que ouvir o governo dizer que o empresario é malvadão.
Isso sim é a realidade, diferente da realidade dos vendedores de cursos que dizem que pra ficar rico tem que acordar as 05:00 e tomar banho gelado kkkkkkk
Antigamente compensava demais vender no on-line por conta do custo do espaço e funcionários, hj em dia os marketplaces estão cobrando taxas e comissões tão caras que as loja fisíca estão sendo mais lucrativas.
Boa análise. Vejo que o consumidor de loja física não se importa tanto em pagar mais caro. E o consumidor on-line já é mais ligado na comparação de preços.
Exatamente. Eu com ctza faço o comparativo de preços. Se for alguma coisa que eu posso comprar tranquilamente sem ter q ver a qualidade e etc antes de comprar, se a diferença de preço for atrativa, eu compro no online. Se a diferença de preço for pouco eu prefiro comprar em loja fisica mesmo, até pq já saio da loja com oq comprei, n preciso esperar.
As taxas cobradas pelos marketplaces são relativamente baixas, levando em consideração que eles são as maiores vitrines do país com uma logística gigante por trás... Ter um site próprio, costuma ser mais caro do que vender diretamente em uma plataforma. O problema do marketplace hoje, é consequência da grande entrada de novos vendedores dps de 2020. Muitas dessas pessoas não tinham experiência anterior com vendas, logo, não sabem precificar adequadamente seus produtos, o que leva à prática de preços muito baixos. Por isso o marketplace virou uma briga que é hoje, é bom p/ o cliente, mas a quantidade de lojistas de e-commerce falindo é fora do normal.
Não se compara os custos do marketplace girando em torno de 20% do custo manter uma loja física, só de empregar em clt dá arrepios, fora a aplitude que no online do comercio abrange o nacional e a loja física se restringe ao comércio local.
Dois custos incomparáveis, a loja física tem custos e problemas muito superiores. Mas convenhamos que se tem uma estrutura de marketing e logística bem feita, apenas com tráfego pago, você não precisa depender de market place, poderá ter uma loja virtual própria isenta de taxas.
R$ 3.000,00 de encomenda a R$ 0,60 por unidade, dá incriveis 5000 pacotes por mes, considerando um mes de 30 dias, são 166 retiradas por dia, acho que não sobra tempo pra fazer mais nada na loja kkk
Mas pode considerar que são apenas dias úteis. Que é o período que o mercado livre obriga os vendedores a levar os produtos. Então dá 250 pedidos por dia. Só que geralmente a maioria dos pedidos vem na segunda-feira (vendas acumuladas do final de semana). Então fica uma loucura esse dia na loja.
Aqui no meu bairro tinha 3 e fecharam todas ... acho deveria ser conforme o tamanho e partir de 1 real...miséria de 66 centavos e sacanagem ..insustentável
O Samir é o Empreendedor raiz. Comércio de rua. É a melhor escola. O problema é que com o passar do tempo. Os mais jovens migram para o digital. Ainda hoje tem muita gente que compra em lojas físicas (no ramo de roupas e calçados) para ter certeza que vai servir aquela roupa ou calçado nela. Só que Infelizmente no longo prazo os aluguéis vão matar qualquer chance de prosperidade se comparar ao digital que não tem uma série de custos.
Sou representante comercial e a comparacao é dificil entre os canais. Acho que o empresário precisa estar nos 2, pois as estratégias e produtos sao diferentes. On-line é mais preco que qualidade. Fisico é mais experiência do cliente do que preço. Resumindo o novo comerciante precisa se reinventar pois o comportamento dessa geração ja comeca a ser bem diferente das passadas.
Vou discordar de você, o que vejo aqui na minha loja é comparação de preço com online, e a pessoa muitas das vezes, se não tem urgência opta em comprar online, e olha que meu etendimento aqui na loja é bem feito, não tenho uma avaliação abaixo de 5 no google. Ou pode ser uma questão de região também, talves na sua as pessoas pensem diferente, pode acontecer, eu sou de Campinas e vim pra SJRP e vi muita diferença com relação as pessoas daqui comparando com Campinas e SP Capital
@@victorszo lojas online dependendo do regime tributário não paga ICMS, então eles podem vender mais barato, mas a maioria não tem esse conhecimento, por isso é bom buscar uma contabilidade ou um bom advogado jurídico para te ajudar nisso.
Acredito que o maior problema para se ter um comércio seja físico ou online,é saber administrar o negócio.Tem que ter o controle:Estoque,fluxo de caixa,lucro,pro-labore,precificação,margens etc.Infelizmente muitos ainda confundem markup com margem.
Esses dois fatores foram essenciais pra eu desistir de comércio porta aberta. Eu tinha uma assistência técnica de informática num bairro nobre de SP e decidi instalar câmeras pra monitorar o local, percebi que a gente era vigiado o tempo todo por gente de má fé que estava só esperando uma oportunidade de ação (entenda como quiser)
vendo esses e outros videos relacionados, percebi que a maioria dos empresários Brasileiros são do tipo que pulam na água primeiro pra depois aprender a nadar. Parabéns pela iniciativa. info: 80% das micro e pequenas empresas não chegam a completar o primeiro ano, e 60% fecham antes dos cinco.
Exatamente isso. Durante a pandemia, eu e amigos do setor editorial nos reunimos para abrir uma casa publicadora. O resultado foi que, de todos os cálculos financeiros que fizemos, em NENHUM CENÁRIO a casa operaria com lucro. No máximo, operaria com déficit próximo a 0. Se for abrir um negócio, tem que ser sem pensar, porque se pensar, não abre.
Estava procurando uns vídeos assim cara a bastante tempo, foi tão bom conhecer o seu canal, que Deus te abençoe muito irmão, e que continue com vídeos assim. Matando a dúvida de pessoas que querem começar a empreender
Que massa! Cara não foi fácil gravar esse vídeo. Fico muito feliz que ele ficou bom num nível para te ajudar a abrir sua nova loja física. Te desejo muito sucesso! 🚀🚀
Não vão nessa aí dos valores se for pobre quer empreender Começa do zero compra seis peça tênis sp tem tênis de 80$ que vende por 250$ fáci revesti tudo continua no trabalho vai vendendo uma hora vc tbm vai tá grande
@@ArquitetandoaRiqueza sabe de nada inocente quando vc souber o tanto dono de loja de shopping vende tênis primeira linha do Brás réplica perfeita vc nunca mas paga 1500 num tênis isso se vc paga né tbm
@@AjudaVitor tem vários Primeira linha prêmio,vans,Nike dank,Lv 54, réplica idênticas,oque mas tem esses donos dessa lojas aí comprando aqui loja de shopping etc mas isso é tema para outra história Brasil pais da pirataria vende mas que original Esses empresários aí tem para de mat@r o Sonho das pessoas aqui mesmo tem gente começou com 800$ hj tá de audi bem na vida em fim valeu
Um grande problema dos empresários brasileiros é nao saber seus numeros: o que mais vendeu, qual a margem de lucro, a precificação está correta, qual valor de retirada do pró-labore, quantas vezes e qual o valor de retirada de lucro, qual o real crescimento das vendas, custos, despesas e lucro descontada a inflação, qual o real valor do emprestimo? A empresa tem sede própria, nao deveria. O imovel deve pertencer ao dono e a empresa tem de pagar aluguel ao dono. Tudo isso, e bem mais coisas, deve ter ajuda de um contador. Meu contador só emite guia de impostos, mude de contador. Um verdadeiro contador vai te dar seus numeros explicados, cobrando por essa explicação. O empresario tem de vender, e tem de analisar seus numeros para tomar as decisões corretas, porém, ele tem de ter alguém ao seu lado para organizar os numeros.
Vc está completamente errado o contador só tem o dever de prestar serviços fiscais, caso queira um gestão financeira completa ai vc tem que contratar um BPO financeiro seja do seu próprio contador ou com outra pessoa (empresa)
@@broadcastftv8997 , BPO enxerga o presente. Contabilidade analisa o passado para projetar o futuro. Informaçoes fiscais fazem parte, assim como o BPO da contabilidade. Me diga, o BPO trabalha ou ao menos sabe o que é CAPEX?
@@broadcastftv8997 , BPO é somente pagamento e recebimento. Numeros é com a contabilidade. Nao tome o Brasil como padrão, pegue os EUA, Inglaterra e Suíça.
Sou da área de Assistência Técnica em Informática desde 2002 e desisti de ter porta aberta por falta de segurança, e tb falta de dinheiro pra ter um funcionário pra me ajudar. Decidi migrar para atendimento presencial no próprio local do cliente mas o trânsito, carro quebrando toda hora etc não tava dando certo, eu tinha muitos agendamentos mas no final do mês não conseguia pagar nem o aluguel. Migrei para o atendimento remoto, eu trabalho 10x mais, tenho menos oferta de serviços (não dá pra fazer um upgrade/limpeza física online por ex), porém não pago aluguel caro e consigo dar um suporte muito melhor para o cliente, como tb capto clientes de regiões distantes. Ainda estou em fase de análise pra saber se valeu a pena mas até agora estou gostando.
Hoje eu percebo que o varejo tradicional está voltando a crescer, não por questões de preços mas pela experiência do consumidor, as lojas estão oferecendo uma venda diferenciada com uma experiência boa e muita publicidade no insta
@@AjudaVitoré isso. Fui comprar em uma papelaria e como fazia muito calor a vendedora estava dando água mineral para os clientes. Nunca teria essa experiência se tivesse comprado online.
Eu tô abrindo uma copiadora e quero fazer um ponto de coleta ❤ já sou empreendedora a 12 anos mas só trabalho online. Vai ser minha primeira loja na rua e estou muito feliz pq consegui comprar o ponto e não vou precisar pagar aluguel ❤
Cara, é muito difícil empreender no Brasil. Eu trabalho apenas online com minha empresa, sem espaço físico. Tenho apenas que alugar um endereço fiscal pq é uma exigência p meu caso. Cada vez mês que chega o imposto para pagar chega a me dar desgosto. Pagar imposto de 10% do meu faturamento sem ter nada em troca. Imagino no caso daquele que precisa de um espaço físico, ter funcionário CLT, inúmeras lincenças, complicado demais. E outra, sem garantia alguma, podemos estar muito bem esse semestre e no próximo estar próximo do 0.
Eu tenho uma confecção de camiseta desde 2012, trabalho sozinho em casa na estampa e arte, a costura é feita por uma empresa terceirizada, faturo de 20 a 30 por mês, já tive funcionários, mais depois de um tempo cheguei a conclusão que assim tá melhor, comecei com 300 reais em 2012 e fui revestindo, hoje tenho uns 30 mil em estoque, e maquinario uns 60 mil, mais não é tanto lucro não, da uns 6 a 8 por mês
mesmo com a alta dos marketplaces creio que as lojas fisicas não devem diminuir, mas se adaptar, creio que toda empresa com loja fisica deveria investir nas vendas online tbm.
@@AjudaVitor o vídeo todo rs. Só fazer com outros nichos, distribuidora de bebidas, lanchonetes, espetinhoas, material de construção, material elétrico, moda íntima feminina. Se forem lojas não muito grandes, melhor ainda, pois trás a realidade pra muita gente. Tipo esta loja de sapatos, 300k pra começar devagar, segundo o Samir. Nós BRs, infelizmente ja achamos 20-50k muito dinheiro pra abrir um negócio. Mas empresas que começam com uns 50k pra baixo ja fica um vídeo mais realista pra galera
@@pedroavila4738obrigado pelas ideias! Vou fazer desses nichos. E concordo que tem que ser com lojas menores, pra ficar mais acessível pra quem tá começando do zero. Fica mais realista e menos sonho.
Comecei vendendo pela internet a 8 anos atrás. Desisti. Abri loja fisica. Pra mim fez muito mais sentido. Margens maiores, concorrência mais baixa. Internet se nao souber o que esta fazendo so vai perder dinheiro
Muito bacana o conteudo, demonstrando a realidade do empreendedor local. A vida de empresário não eh muito glamurosa. Vida de empresario em cidade pequena visualizada puramente. Bacana a iniciativa, sucesso!
Vender em Marketplace é extremamente dificil e caro! As taxas são altas, as exigências extremamente grandes e ainda te penalizam por tudo que vc imaginar.
Eu gostei do vídeo e tenho a impressão de que a maioria que empreende visa montar um negócio pensando no b2c. Pessoalmente acho mais interessante o b2b e negócios online.
Eu vejo muitos clientes com receio de compras on-line por conta de golpes e fraudes bancárias, ainda existe uma boa parte da população q não lida bem com internet/tecnologia.
Acredito que sao quatro motivos de eles nao terem loja virtual: - eles estão super bem localizados e ficados em vender localmente - eles usam um sistema de loja ultrapassado que não tem integração com as plataformas de Ecommerce - eles possuem milhares de SKUs que ficam mudando trimestre e ficaria muito trabalhoso pra ficar manualmente cadastrando na loja virtual pra ter poucas vendas - eles trabalham com um preço mais caro, não conseguindo competir com o preço da internet
Na verdade, ce pode começar um negócio com qualquer valor, isso vai depender de onde e a estrutura que ce for montar. Mas agora pense, competir com um cara que tem estoque de 300k, ce vai ter que suar a camisa 😮😂
Tbm sinto arrepios nessa conta financeira. O empresário que eu entrevistei é fora de curva. Tem que ser fera mesmo, ter muitos anos de experiência com varejo, gestão de empresa e gestão de pessoas. Não é pra aventureiros fazer o que ele fez, da forma como ele começou.
Por que algumas pessoas tem dificuldade em revelar os valores, nenhum dos negocios do video são inovadores e mesmo assim alguns donos ficam com esse receio em abrir o jogo sobre os valores, principalmente sobre os custos
Eu vim do online e digo , nao da lucro ou da muito pouco , fora que vc tem que brigar preço e o lucro la em baixo , montei minha loja fisica a 6 meses, realmente é mil vezes mais lucrativo a loja física, tambwm vendo pelo whatsapp, Instagram, Facebook ,vale muito a pena ,.porem o investimento é relativamente auto , eu comecei com 45 mil .
No digital "só tem uma coisa" que da muito muito lucro. Criação de conteudo e venda de infoprodutos. Produto físico no online é complicado mesmo. Vc vende pro Brasil inteiro, mas compete com o Brasil inteiro tbm, com as maiores lojas as vezes até internacionais
E ainda tem o governo de sócio. Quem tá começando uma loja vai ficar um tempo tirando bem pouco da empresa. O dono do prédio e o governo serão os únicos que vão ganhar bem nessa fase inicial.
É complicado, temos que considerar ambos os lados. Hoje em dia, ter um imóvel envolve um grande investimento, tanto na construção quanto na manutenção. Se não for cobrado um valor que garanta retorno sobre esse investimento, não faz sentido construir. Da mesma forma que o lojista busca lucrar com seu negócio, o proprietário do imóvel também precisa obter retorno..
Se vc for pro online vai ser pior ainda , pq além das altas taxa que vc tem que pagar pra.eles , eles ainda dizem o preço que vc tem que vender 😂😂,.melhor mesmo é ser CLT e ganhar um salario mínimo ( ironias 😅)
Eu tenho 17 anos e estudei toda minha vida em escola pública, lá não tem incentivos ou matérias para quem deseja empreender e se tornar empresário, como é o meu caso. Não tem matérias sobre finanças, gestão, comunicação, vendas, coisas que são realmente importantes para qualquer pessoa, até pra quem vai fazer faculdade e trabalhar em alguma empresa. Nosso ensino é precário, oque vemos muito são ideias marxistas e socialistas, um pensamento bem retrógrado e por isso ficamos na cabeça, desde sempre, que o empresário é o malvadão. Claro, existem aqueles que exploram, mas aonde existe ser humano, existe "esquema", aonde tem ser humano, tem coisa ruim. O problema maior nosso não são os empresários, longe disso, empresas giram a economia do país, porque gera empregos, oferece um serviço/produto de qualidade pra ser competitivo, pagam fornecedores/fabricantes, pagam fretes, e outras coisas básicas, sem contar os impostos. O problema não são eles, são os POLÍTICOS, o povo precisa entender isso, mas como? Se a educação é de péssima qualidade e isso é melhor pra eles? Um povo que tem pensamento crítico e sabe analisar as situações, não escolheriam qualquer pessoa para governar, e o país seria uma potência, mas nossa mentalidade é de miséria, triste Brasil.
Caramba que guri inteligente 👏👏👏👏 gostei de vc! queres trabalhar comigo? Manda uma mensagem pra mim no Instagram @ajudavitor a gente tenta pensar em alguma forma de trabalharmos juntos
Na verdade CLT é muito ruim. Se coloca no lugar das pessoas, quem que quer ganhar 1.800,00 por mes para trabalhar igual escravo. CLT é ruim tanto para o dono quanto para o empregado
Eu penso em fazer a mesma coisa do vídeo aqui no bairro, mas mais por curiosidade, saber como tá o mercado para me comparar, mas tenho receio de chegar em alguns comerciantes e nao ser invasivo, pois se eu viesse com câmera todo mundo responde, mas e se chegasse de mãos abanando? Iriam me xingar e sei lá mais o que
Acredito que ter um Instagram, sempre postando coisas por lá e conversando com clientes por lá, já é fazer negócio pela internet. Todos os entrevistados fazem isso.
bate ate um desespero , 15 mil de aluguel despesas da loja , nao falo nem do funcionario q merece ate uma grana a mais , o negocio e alugar e ficar de boa , quem tem seus pontos o segredo e alugar e pronto , galpao etc ,
Eu estou pagando para o Mercado livre a 8 anos HAUHUAUHAUHA Só consigo sobreviver pelo fato de que sou fabricante e nosso nicho tem muita criação de produtos novos, fico um tempo vendendo sozinho até alguém nos copiar.
a diferença está na organização. muitos dos entrevistados ali não sabem nem quanto tinham de estoque, um deles não sabia quanto gastava com funcionarios. os dados muitas vezes aleatorios como a primeira mulher ( 100,200,300,400 até 500) ?!. Grandes empresas crescem porque entendem cada detalhe do processo de suas vendas e estão constantemente otimizando. seja em vendas fisicas ou online. eles utilizam todas as possibilidades de forma inteligente e estratégica.
São empreendedores raízes, que são bons na execução e na venda. Não são pessoas super analíticas. As vezes o super analítico acaba nem empreendendo, pq ele trava de tanto análise.
@@AjudaVitor concordo, mais para o empreendedor raiz escalar vendas e ter controle do seu processo de vendas , ele precisa analizar. ou vai gastar muito mais tempo e dinheiro para escalar resultados. como escalar algo onde nem se sabe onde está o erro? analise é essencial para crescimento. é questão de lógica.
@@AjudaVitor Razões que levam o empreendedor a fechar a empresa: Falta de planejamento do negócio. ... Despreparo financeiro. ... Dificuldade na diferenciação. ... Falta de conhecimentos de gestão. ... Marketing ineficiente. ... Descontrole financeiro. ... Ausência de metas e objetivos.
12:37 Ela não tem a menor ideia do que ela tá falando, e menos ainda do que ela realmente quer. Ela não deve nem saber o que é loja virtual, e muito menos um site.
Mas de loja física ela entende muito, ela tem 4 lojas hoje! Baita empreendedora. Sobre essas coisas de vender online, aí é comigo. Tô aqui pra ajudar todos que não entendem sobre isso 😄
Fl, irmão! Analisei o ponto supracitado por você, não encontrei nada demais na fala da garota. Obs: Sou especialista em investimento, engenheiro de produção. Sua análise norteia qual ponto?, por gentileza...
Pessoas lutando pelo pão de cada dia, correndo todos os riscos de empreender no brasil, gerando emprego, pagando imposto, tomando prejuizo e ainda tem que ouvir o governo dizer que o empresario é malvadão.
Foi perfeito no seu comentário
Esses são pobres próximos dos "Malvadões"...
Muito bom o comentário.
Estudo num IF,meu prof de geografia passou as 2 últimas aulas xingando rico e dizendo que tinha que tirar mais dinheiro via imposto
só errou na parte do gera emprego, quem gera emprego é a demanda, o empresário atende, mas de resto perfeito.
É tão bom chegar num canal de qualidade e a publicidade NÃO ser sobre casa de apostas. Parabéns!
Kkkkkk essas empresas BET tão foda. Dominando a internet.
Mais os canais do UA-cam não controlam quem anuncia 😂😂
@@Raposinha-z8q, se você assistir ao vídeo, vai ver que o próprio Vitor faz uma propaganda na metade dele. E não é um anúncio de bet.
Eu simplesmente parei de acompanhar gente que permite propaganda de BET's e não adianta tentar justificar que não tem culpa.
Isso sim é a realidade, diferente da realidade dos vendedores de cursos que dizem que pra ficar rico tem que acordar as 05:00 e tomar banho gelado kkkkkkk
Antigamente compensava demais vender no on-line por conta do custo do espaço e funcionários, hj em dia os marketplaces estão cobrando taxas e comissões tão caras que as loja fisíca estão sendo mais lucrativas.
Boa análise. Vejo que o consumidor de loja física não se importa tanto em pagar mais caro. E o consumidor on-line já é mais ligado na comparação de preços.
Exatamente. Eu com ctza faço o comparativo de preços. Se for alguma coisa que eu posso comprar tranquilamente sem ter q ver a qualidade e etc antes de comprar, se a diferença de preço for atrativa, eu compro no online. Se a diferença de preço for pouco eu prefiro comprar em loja fisica mesmo, até pq já saio da loja com oq comprei, n preciso esperar.
As taxas cobradas pelos marketplaces são relativamente baixas, levando em consideração que eles são as maiores vitrines do país com uma logística gigante por trás... Ter um site próprio, costuma ser mais caro do que vender diretamente em uma plataforma.
O problema do marketplace hoje, é consequência da grande entrada de novos vendedores dps de 2020. Muitas dessas pessoas não tinham experiência anterior com vendas, logo, não sabem precificar adequadamente seus produtos, o que leva à prática de preços muito baixos. Por isso o marketplace virou uma briga que é hoje, é bom p/ o cliente, mas a quantidade de lojistas de e-commerce falindo é fora do normal.
Não se compara os custos do marketplace girando em torno de 20% do custo manter uma loja física, só de empregar em clt dá arrepios, fora a aplitude que no online do comercio abrange o nacional e a loja física se restringe ao comércio local.
Dois custos incomparáveis, a loja física tem custos e problemas muito superiores. Mas convenhamos que se tem uma estrutura de marketing e logística bem feita, apenas com tráfego pago, você não precisa depender de market place, poderá ter uma loja virtual própria isenta de taxas.
Sugestão: poderia fazer um vídeo assim do ramo alimentício (diversos tipos de restaurantes, delivery, confeitaria…)?
R$ 3.000,00 de encomenda a R$ 0,60 por unidade, dá incriveis 5000 pacotes por mes, considerando um mes de 30 dias, são 166 retiradas por dia, acho que não sobra tempo pra fazer mais nada na loja kkk
Tem que ter funcionário dedicado pra isso. Vc tá certo na sua análise.
Mas pode considerar que são apenas dias úteis. Que é o período que o mercado livre obriga os vendedores a levar os produtos. Então dá 250 pedidos por dia. Só que geralmente a maioria dos pedidos vem na segunda-feira (vendas acumuladas do final de semana). Então fica uma loucura esse dia na loja.
Mercado livre bilionário e explorador. Dono de hamburgueria paga 6 7 reais pra andar no máximo 3km
Aqui no meu bairro tinha 3 e fecharam todas ... acho deveria ser conforme o tamanho e partir de 1 real...miséria de 66 centavos e sacanagem ..insustentável
Postagens eh o q mais da...m eu posto em postos assim e chega de 20 30 50 encomendas dr uma vez
O Samir é o Empreendedor raiz. Comércio de rua. É a melhor escola. O problema é que com o passar do tempo. Os mais jovens migram para o digital.
Ainda hoje tem muita gente que compra em lojas físicas (no ramo de roupas e calçados) para ter certeza que vai servir aquela roupa ou calçado nela. Só que Infelizmente no longo prazo os aluguéis vão matar qualquer chance de prosperidade se comparar ao digital que não tem uma série de custos.
Sou representante comercial e a comparacao é dificil entre os canais. Acho que o empresário precisa estar nos 2, pois as estratégias e produtos sao diferentes. On-line é mais preco que qualidade. Fisico é mais experiência do cliente do que preço. Resumindo o novo comerciante precisa se reinventar pois o comportamento dessa geração ja comeca a ser bem diferente das passadas.
você está correto , faltou a parte da cidade onde se estala a loja e tipo de produto
Vou discordar de você, o que vejo aqui na minha loja é comparação de preço com online, e a pessoa muitas das vezes, se não tem urgência opta em comprar online, e olha que meu etendimento aqui na loja é bem feito, não tenho uma avaliação abaixo de 5 no google. Ou pode ser uma questão de região também, talves na sua as pessoas pensem diferente, pode acontecer, eu sou de Campinas e vim pra SJRP e vi muita diferença com relação as pessoas daqui comparando com Campinas e SP Capital
Mas como q vende em preços diferentes na loja fisica e no online? Sendo o mesmo produto da mesma marca
@@victorszono online você tem menos custos, aí, você consegue "baratear" o valor final.
@@victorszo lojas online dependendo do regime tributário não paga ICMS, então eles podem vender mais barato, mas a maioria não tem esse conhecimento, por isso é bom buscar uma contabilidade ou um bom advogado jurídico para te ajudar nisso.
O que mais assusta pra se ter um comércio físico no Brasil é a violência e a burocracia
Aqui na minha cidade não tem violência. Isso não é um problema aqui.
Acredito que o maior problema para se ter um comércio seja físico ou online,é saber administrar o negócio.Tem que ter o controle:Estoque,fluxo de caixa,lucro,pro-labore,precificação,margens etc.Infelizmente muitos ainda confundem markup com margem.
Esses dois fatores foram essenciais pra eu desistir de comércio porta aberta.
Eu tinha uma assistência técnica de informática num bairro nobre de SP e decidi instalar câmeras pra monitorar o local, percebi que a gente era vigiado o tempo todo por gente de má fé que estava só esperando uma oportunidade de ação (entenda como quiser)
Uma coisa eu analiso, o melhor negócio é quem tem os lugares para locação hahah
vendo esses e outros videos relacionados, percebi que a maioria dos empresários Brasileiros são do tipo que pulam na água primeiro pra depois aprender a nadar. Parabéns pela iniciativa.
info: 80% das micro e pequenas empresas não chegam a completar o primeiro ano, e 60% fecham antes dos cinco.
Exatamente isso.
Durante a pandemia, eu e amigos do setor editorial nos reunimos para abrir uma casa publicadora. O resultado foi que, de todos os cálculos financeiros que fizemos, em NENHUM CENÁRIO a casa operaria com lucro. No máximo, operaria com déficit próximo a 0.
Se for abrir um negócio, tem que ser sem pensar, porque se pensar, não abre.
Boa, seria bacana fazer este mesmo video para empresas de prestação de serviço. (Mecanicas, esteticas, marcenarias..etc)
Excelente ideia! Vou anotar aqui. Obrigado 🙏🏼 😊
Estava procurando uns vídeos assim cara a bastante tempo, foi tão bom conhecer o seu canal, que Deus te abençoe muito irmão, e que continue com vídeos assim. Matando a dúvida de pessoas que querem começar a empreender
Esse vídeo foi necessário na hora certa, estou querendo abrir uma de moda masculina no centro da minha cidade.
Que massa! Cara não foi fácil gravar esse vídeo. Fico muito feliz que ele ficou bom num nível para te ajudar a abrir sua nova loja física. Te desejo muito sucesso! 🚀🚀
mais qual cidade ?
@@pedrolibero3556 palmas Tocantins
Não vão nessa aí dos valores se for pobre quer empreender
Começa do zero compra seis peça tênis sp tem tênis de 80$ que vende por 250$ fáci revesti tudo continua no trabalho vai vendendo uma hora vc tbm vai tá grande
indica um modelo/marca de tênis ai pro pessoal vender?
@@AjudaVitor Vans, Nike Jordan
Tênis ruim pra cacete, que dá uma puta dor nas costas quando fica em pé
@@ArquitetandoaRiqueza sabe de nada inocente quando vc souber o tanto dono de loja de shopping vende tênis primeira linha do Brás réplica perfeita vc nunca mas paga 1500 num tênis isso se vc paga né tbm
@@AjudaVitor tem vários
Primeira linha prêmio,vans,Nike dank,Lv 54, réplica idênticas,oque mas tem esses donos dessa lojas aí comprando aqui loja de shopping etc mas isso é tema para outra história Brasil pais da pirataria vende mas que original
Esses empresários aí tem para de mat@r o Sonho das pessoas aqui mesmo tem gente começou com 800$ hj tá de audi bem na vida em fim valeu
Um grande problema dos empresários brasileiros é nao saber seus numeros: o que mais vendeu, qual a margem de lucro, a precificação está correta, qual valor de retirada do pró-labore, quantas vezes e qual o valor de retirada de lucro, qual o real crescimento das vendas, custos, despesas e lucro descontada a inflação, qual o real valor do emprestimo? A empresa tem sede própria, nao deveria. O imovel deve pertencer ao dono e a empresa tem de pagar aluguel ao dono. Tudo isso, e bem mais coisas, deve ter ajuda de um contador. Meu contador só emite guia de impostos, mude de contador. Um verdadeiro contador vai te dar seus numeros explicados, cobrando por essa explicação. O empresario tem de vender, e tem de analisar seus numeros para tomar as decisões corretas, porém, ele tem de ter alguém ao seu lado para organizar os numeros.
Vc está completamente errado o contador só tem o dever de prestar serviços fiscais, caso queira um gestão financeira completa ai vc tem que contratar um BPO financeiro seja do seu próprio contador ou com outra pessoa (empresa)
@@broadcastftv8997 , BPO enxerga o presente. Contabilidade analisa o passado para projetar o futuro. Informaçoes fiscais fazem parte, assim como o BPO da contabilidade. Me diga, o BPO trabalha ou ao menos sabe o que é CAPEX?
@@broadcastftv8997 , BPO é somente pagamento e recebimento. Numeros é com a contabilidade. Nao tome o Brasil como padrão, pegue os EUA, Inglaterra e Suíça.
Uma palavra melhor do que 'nicho', é 'segmento'.
Sou da área de Assistência Técnica em Informática desde 2002 e desisti de ter porta aberta por falta de segurança, e tb falta de dinheiro pra ter um funcionário pra me ajudar. Decidi migrar para atendimento presencial no próprio local do cliente mas o trânsito, carro quebrando toda hora etc não tava dando certo, eu tinha muitos agendamentos mas no final do mês não conseguia pagar nem o aluguel.
Migrei para o atendimento remoto, eu trabalho 10x mais, tenho menos oferta de serviços (não dá pra fazer um upgrade/limpeza física online por ex), porém não pago aluguel caro e consigo dar um suporte muito melhor para o cliente, como tb capto clientes de regiões distantes.
Ainda estou em fase de análise pra saber se valeu a pena mas até agora estou gostando.
Caraca, parabéns pro youtube por me recomendar esse vídeo, conteúdo muito bom! Parabéns irmão.
Parabéns pelo vídeo. Conteudo de excelência. Serve para referenciar quem está pensando em montar um negócio.
Esses são os que mais empregam no Brasil e os que menos ganham. Ai vem o CLT dizer que o padrão está rico, o que custa dar 3 dias de folga.
Hoje eu percebo que o varejo tradicional está voltando a crescer, não por questões de preços mas pela experiência do consumidor, as lojas estão oferecendo uma venda diferenciada com uma experiência boa e muita publicidade no insta
É exatamente isso! A experiência do cliente faz toda a diferença e é o que tá movimentando as lojas físicas!
@@AjudaVitoré isso. Fui comprar em uma papelaria e como fazia muito calor a vendedora estava dando água mineral para os clientes. Nunca teria essa experiência se tivesse comprado online.
Eu tô abrindo uma copiadora e quero fazer um ponto de coleta ❤ já sou empreendedora a 12 anos mas só trabalho online. Vai ser minha primeira loja na rua e estou muito feliz pq consegui comprar o ponto e não vou precisar pagar aluguel ❤
Que incrível não precisar pagar aluguel. Um grande alívio pros próximos anos da sua loja física. Sucesso!!
Caramba que maravilhosa, comprou o próprio ponto👏🏼
Primeiro vídeo que assisti, o suficiente para me inscrever.
Muito respeito para esses micro empreendedores,empreender no Brasil é foda
Muito bom esse vídeo. O que dá pra perceber é que todos eles investem no Instagram. Muito interessante isso
Sim, Instagram é fundamental para quem tem loja física.
Muito bom esse video!
Cara, é muito difícil empreender no Brasil. Eu trabalho apenas online com minha empresa, sem espaço físico. Tenho apenas que alugar um endereço fiscal pq é uma exigência p meu caso. Cada vez mês que chega o imposto para pagar chega a me dar desgosto. Pagar imposto de 10% do meu faturamento sem ter nada em troca.
Imagino no caso daquele que precisa de um espaço físico, ter funcionário CLT, inúmeras lincenças, complicado demais.
E outra, sem garantia alguma, podemos estar muito bem esse semestre e no próximo estar próximo do 0.
Que vídeo necessário 👏🏼 Obrigada, ajudou bastante.
Eu tenho uma confecção de camiseta desde 2012, trabalho sozinho em casa na estampa e arte, a costura é feita por uma empresa terceirizada, faturo de 20 a 30 por mês, já tive funcionários, mais depois de um tempo cheguei a conclusão que assim tá melhor, comecei com 300 reais em 2012 e fui revestindo, hoje tenho uns 30 mil em estoque, e maquinario uns 60 mil, mais não é tanto lucro não, da uns 6 a 8 por mês
Tá excelente por manter o negócio girando e pagar as contas. Parabéns!! Muito emprego CLT não paga tudo isso de salário.
mesmo com a alta dos marketplaces creio que as lojas fisicas não devem diminuir, mas se adaptar, creio que toda empresa com loja fisica deveria investir nas vendas online tbm.
Muito bom esse tipo de vídeo parabéns
Muito bom o vídeo Vitor. Faz mais vídeos assim por favor
Me conta o que vc mais gostou do vídeo pra eu saber o vale a pena repetir?
@@AjudaVitor o vídeo todo rs. Só fazer com outros nichos, distribuidora de bebidas, lanchonetes, espetinhoas, material de construção, material elétrico, moda íntima feminina.
Se forem lojas não muito grandes, melhor ainda, pois trás a realidade pra muita gente. Tipo esta loja de sapatos, 300k pra começar devagar, segundo o Samir. Nós BRs, infelizmente ja achamos 20-50k muito dinheiro pra abrir um negócio. Mas empresas que começam com uns 50k pra baixo ja fica um vídeo mais realista pra galera
@@pedroavila4738obrigado pelas ideias! Vou fazer desses nichos. E concordo que tem que ser com lojas menores, pra ficar mais acessível pra quem tá começando do zero. Fica mais realista e menos sonho.
fazer ele cidade do interior e fazer nos outros estados Brasil a fora
Excelente vídeo, bem instrutivo. 😊
Esses tipos de vídeo são muito interessantes
Comecei vendendo pela internet a 8 anos atrás. Desisti. Abri loja fisica. Pra mim fez muito mais sentido. Margens maiores, concorrência mais baixa. Internet se nao souber o que esta fazendo so vai perder dinheiro
Também nunca consegui me adaptar a internet, e olha que sou rato de internet kkk.
@@Brenno9027 para renda extra vale a pena?
Parabéns pelo video, sucesso.
Engraçado demais cer o Vitor perguntando sobre "tráfico" pago. Rs.. Amo este canal!
Não seria tráfego? Kkkkkk
Video top, comecei seguir, espero mais videos nesse estilo! Abraco!
Adorei a abordagem do vídeo!
Deu pra perceber que o essencial hoje para um comercio é um instagram.
Vou ter que fazer um vídeo sobre isso, vlww Vitor :)
Muito bom o vídeo , eu pago TB aluguel e muito difícil, mas fazer o que o jeito e correr atrás .
Muito bacana o conteudo, demonstrando a realidade do empreendedor local. A vida de empresário não eh muito glamurosa.
Vida de empresario em cidade pequena visualizada puramente. Bacana a iniciativa, sucesso!
Continue com os vídeos muito bom
Nooossa eu e minha mãe sempre compramos na conquista calçados, que legal ver aqui!
Boa vitaoo! Vídeos sensacionais sempre!!
Vender em Marketplace é extremamente dificil e caro! As taxas são altas, as exigências extremamente grandes e ainda te penalizam por tudo que vc imaginar.
Vídeo muito top, sou a favor de mais igual esses!!
Vai sair mais um nessa quarta 🤩
Canal maravilhoso mano
Eu gostei do vídeo e tenho a impressão de que a maioria que empreende visa montar um negócio pensando no b2c. Pessoalmente acho mais interessante o b2b e negócios online.
Das lojas que conversei a única trabalhando com B2B era a loja do nicho de casas. Me parece que ele tá ganhando mais dinheiro assim do que no B2C.
essa terceira pessoas tem uma mentalidade muito boa e ele fala muito bém.
conteúdo bem top , parabéns 👋👋
Eu vejo muitos clientes com receio de compras on-line por conta de golpes e fraudes bancárias, ainda existe uma boa parte da população q não lida bem com internet/tecnologia.
Muito bom esse quadro
Percebi que todas essas lojas físicas não possuem um próprio site, nem todo mundo usa redes sociais, o Facebook e o Instagram
Acredito que sao quatro motivos de eles nao terem loja virtual:
- eles estão super bem localizados e ficados em vender localmente
- eles usam um sistema de loja ultrapassado que não tem integração com as plataformas de Ecommerce
- eles possuem milhares de SKUs que ficam mudando trimestre e ficaria muito trabalhoso pra ficar manualmente cadastrando na loja virtual pra ter poucas vendas
- eles trabalham com um preço mais caro, não conseguindo competir com o preço da internet
Excelente video
Na verdade, ce pode começar um negócio com qualquer valor, isso vai depender de onde e a estrutura que ce for montar. Mas agora pense, competir com um cara que tem estoque de 300k, ce vai ter que suar a camisa 😮😂
Sou gerente em uma loja fisica de cochoes e so tenho uma coisa pra dizer. Ta foda.
Tá foda mesmo mano, tô começando a fica preocupado
Sou contador e cliente de rua comércio, só restaurante, ML dominou
É a tão famosa cur.v4 d3 L4ff3r (youtube bloqueia a palavra)... o Gov aumenta os impostos e o consumo cai..
Se gerente de loja de colchões está perdendo o sono, está preocupante. 🤔
investem no digitaaaalll!!! instagram, vídeos, anúncios, whatsapp!!!!
estudemmm
No final quem sai mas ganhando são os locatarios 🤑
A loja de utilidades por exemplo abrir o primeiro dia do mês com uns -40k no custo de operação dá arrepios!
Numa conta rápida com uma margem de 20% precisa fatura 200k só para pagar os custos.
Tbm sinto arrepios nessa conta financeira. O empresário que eu entrevistei é fora de curva. Tem que ser fera mesmo, ter muitos anos de experiência com varejo, gestão de empresa e gestão de pessoas. Não é pra aventureiros fazer o que ele fez, da forma como ele começou.
É pra cabra macho filhão...
Microfone ta estourando parsa! Bom conteudo!
Tenho que falar mais longe do microfone
Por que algumas pessoas tem dificuldade em revelar os valores, nenhum dos negocios do video são inovadores e mesmo assim alguns donos ficam com esse receio em abrir o jogo sobre os valores, principalmente sobre os custos
Eu vim do online e digo , nao da lucro ou da muito pouco , fora que vc tem que brigar preço e o lucro la em baixo , montei minha loja fisica a 6 meses, realmente é mil vezes mais lucrativo a loja física, tambwm vendo pelo whatsapp, Instagram, Facebook ,vale muito a pena ,.porem o investimento é relativamente auto , eu comecei com 45 mil .
Qual nicho parceiro?
No digital "só tem uma coisa" que da muito muito lucro. Criação de conteudo e venda de infoprodutos.
Produto físico no online é complicado mesmo. Vc vende pro Brasil inteiro, mas compete com o Brasil inteiro tbm, com as maiores lojas as vezes até internacionais
Vende o que?
@@pedroavila4738 No digitial so da certo, o vendedor de curso que vende curso pra ficar rico, pra quem quer ser rico.
Deve tá dando muito lucro, porque não tem nem tempo de responder.
Eu nao abriria um negocio fisico hoje nem a pau. Ter o dono do predio como sócio eu estou fora
E ainda tem o governo de sócio. Quem tá começando uma loja vai ficar um tempo tirando bem pouco da empresa. O dono do prédio e o governo serão os únicos que vão ganhar bem nessa fase inicial.
É complicado, temos que considerar ambos os lados. Hoje em dia, ter um imóvel envolve um grande investimento, tanto na construção quanto na manutenção. Se não for cobrado um valor que garanta retorno sobre esse investimento, não faz sentido construir. Da mesma forma que o lojista busca lucrar com seu negócio, o proprietário do imóvel também precisa obter retorno..
@@Mike_1337 Sem dúvidas
Se vc for pro online vai ser pior ainda , pq além das altas taxa que vc tem que pagar pra.eles , eles ainda dizem o preço que vc tem que vender 😂😂,.melhor mesmo é ser CLT e ganhar um salario mínimo ( ironias 😅)
Tem algum vídeo de rédea de franquias, se não tiver, faz por favor. Franquias de pequeno e médio porte
Interessante! Me dá um exemplo de franquia que vc tem interesse. Que tipo de nicho também.
Que conteudo legal!!!
ao mesmo tempo o cara ajuda a gente ver quem precisa dos nossos serviços, tipo a moça, que precisa de um site...
qual é o seu serviço?
Eu tenho 17 anos e estudei toda minha vida em escola pública, lá não tem incentivos ou matérias para quem deseja empreender e se tornar empresário, como é o meu caso. Não tem matérias sobre finanças, gestão, comunicação, vendas, coisas que são realmente importantes para qualquer pessoa, até pra quem vai fazer faculdade e trabalhar em alguma empresa. Nosso ensino é precário, oque vemos muito são ideias marxistas e socialistas, um pensamento bem retrógrado e por isso ficamos na cabeça, desde sempre, que o empresário é o malvadão. Claro, existem aqueles que exploram, mas aonde existe ser humano, existe "esquema", aonde tem ser humano, tem coisa ruim. O problema maior nosso não são os empresários, longe disso, empresas giram a economia do país, porque gera empregos, oferece um serviço/produto de qualidade pra ser competitivo, pagam fornecedores/fabricantes, pagam fretes, e outras coisas básicas, sem contar os impostos. O problema não são eles, são os POLÍTICOS, o povo precisa entender isso, mas como? Se a educação é de péssima qualidade e isso é melhor pra eles? Um povo que tem pensamento crítico e sabe analisar as situações, não escolheriam qualquer pessoa para governar, e o país seria uma potência, mas nossa mentalidade é de miséria, triste Brasil.
Caramba que guri inteligente 👏👏👏👏 gostei de vc! queres trabalhar comigo? Manda uma mensagem pra mim no Instagram @ajudavitor a gente tenta pensar em alguma forma de trabalharmos juntos
@@AjudaVitor Infelizmente vou recusar a proposta, mas fico muito agradecido pela oportunidade! Muito obrigado Vitor 😁
Sucesso a todos!
O grande problema de qualquer ramo hoje, como disse o dono da loja de calçados, é MÃO DE OBRA. Tudo mundo quer emprego, mas ninguém quer trabalhar.
O que ninguém quer é ser escravo, ganhar 1 salário mínimo por mês, perder 10 horas por dia, pra ganhar 6 reais por hora
@@o-intankavell Pois é, serviu.
Na verdade CLT é muito ruim. Se coloca no lugar das pessoas, quem que quer ganhar 1.800,00 por mes para trabalhar igual escravo. CLT é ruim tanto para o dono quanto para o empregado
Maior problema é o governo que é seu maior sócio, não produz nada e leva seu lucro todo pra ele.
também falta a qualificação do indivíduo , ha questões sobre deficiências físicas e mental do indivíduo ex o autismo o cadeirante e assim por de ante
Oi Vitor. Parabéns pelo trabalho! Excelente vídeo.
show o quadro!
Já imaginava que tu tb era catarinense. Agora sei que és de Tubarão. 😄
Muito bom o video
Muito bom!
sou analista de sistema, ja tenho alguns modelos de sites , ja pronto
Só compensa loja física se for de produto amplo, se for de nicho pode esquecer
Excelente vídeo Os micro empresários e comerciantes brasileiros deveriam ser mais unidos fazer reuniões montar um canal de denúncias
E depois dizem que os empresários são malvados
Bonzinho é o jogo do tigrinho 👍🏻
Vídeo muito muito bom. Vocês são de Tubarão/SC?
Valeuu! Sim tubarão 🦈
Muito bom
Sou teu fã
Por que estão falando em comparação de online com varejo, da pra fazer os dois ué
Concordo da pra fazer os dois. Estou perguntando da realidade deles hoje.
pede pro ultimo falar "AREBABA" igualzinha a voz do Tony Ramos
Eu penso em fazer a mesma coisa do vídeo aqui no bairro, mas mais por curiosidade, saber como tá o mercado para me comparar, mas tenho receio de chegar em alguns comerciantes e nao ser invasivo, pois se eu viesse com câmera todo mundo responde, mas e se chegasse de mãos abanando? Iriam me xingar e sei lá mais o que
"Existem dois tipos de empresas: as que fazem negócio pela internet e as que não fazem negócio" Bill Gates
Acredito que ter um Instagram, sempre postando coisas por lá e conversando com clientes por lá, já é fazer negócio pela internet. Todos os entrevistados fazem isso.
Sobe um google ads que é sucesso
O senso comum do vídeo...
Investimento em Marketing, e ainda tem empresa que não vê valor na área hehehe.
bate ate um desespero , 15 mil de aluguel despesas da loja , nao falo nem do funcionario q merece ate uma grana a mais , o negocio e alugar e ficar de boa , quem tem seus pontos o segredo e alugar e pronto , galpao etc ,
Se o ponto for bom em 1 daí vc tira 15 mil , se.for muito bom 30 mil , por isso que existe empresário varejista , rico , milionário bilionário.
Tíquete médio o sistema calcula. Se não sabe tem algo errado.
Tiqueteeeeee??? Kkkkkkkk
@@nilson775Dê uma olhadinha no dicionário antes de corrigir os outros 😁
Pergunta pra eles, se eles aceitam ganhar 5% de margem liquida
Eu estou pagando para o Mercado livre a 8 anos HAUHUAUHAUHA Só consigo sobreviver pelo fato de que sou fabricante e nosso nicho tem muita criação de produtos novos, fico um tempo vendendo sozinho até alguém nos copiar.
Eu até deixei meio de lado, só no orgânico que está parando, fiquei uns 2 anos pagando pra trabalhar lá!
NICE!
Faz no ramo de Estética Automotiva.
Tem q ser mto louco pra empreender no Brasil. Kkk
o Galdston é Dublador? kkk igual a um dublador conhecido!!!
Eu me pergunto como que tem lojas tipo essas que se tornam grandes do varejo e tem essas que crescem pouco
a diferença está na organização. muitos dos entrevistados ali não sabem nem quanto tinham de estoque, um deles não sabia quanto gastava com funcionarios. os dados muitas vezes aleatorios como a primeira mulher ( 100,200,300,400 até 500) ?!. Grandes empresas crescem porque entendem cada detalhe do processo de suas vendas e estão constantemente otimizando. seja em vendas fisicas ou online. eles utilizam todas as possibilidades de forma inteligente e estratégica.
São empreendedores raízes, que são bons na execução e na venda. Não são pessoas super analíticas. As vezes o super analítico acaba nem empreendendo, pq ele trava de tanto análise.
@@AjudaVitor Falou tudo.
@@AjudaVitor concordo, mais para o empreendedor raiz escalar vendas e ter controle do seu processo de vendas , ele precisa analizar. ou vai gastar muito mais tempo e dinheiro para escalar resultados. como escalar algo onde nem se sabe onde está o erro? analise é essencial para crescimento. é questão de lógica.
@@AjudaVitor Razões que levam o empreendedor a fechar a empresa:
Falta de planejamento do negócio. ...
Despreparo financeiro. ...
Dificuldade na diferenciação. ...
Falta de conhecimentos de gestão. ...
Marketing ineficiente. ...
Descontrole financeiro. ...
Ausência de metas e objetivos.
Deus abençoe os empresários desse país que não ajuda em nada o empreendedor.
É pelo jeito ser empresário não é só flores nao kkkkkkk deve dar muita dor de cabeça, se não lucrar jaera
12:37 Ela não tem a menor ideia do que ela tá falando, e menos ainda do que ela realmente quer.
Ela não deve nem saber o que é loja virtual, e muito menos um site.
Mas de loja física ela entende muito, ela tem 4 lojas hoje! Baita empreendedora. Sobre essas coisas de vender online, aí é comigo. Tô aqui pra ajudar todos que não entendem sobre isso 😄
@@AjudaVitor Aí eu já não sei.
Tu ai querendo diminuir a mina, qurendo atenção,, não vi nada de mais na fala dela, pra tu chegar nesse comentario ai.
Fl, irmão! Analisei o ponto supracitado por você, não encontrei nada demais na fala da garota. Obs: Sou especialista em investimento, engenheiro de produção. Sua análise norteia qual ponto?, por gentileza...
@@Brenno9027 Eu querendo destruir a mina? Ta louco? Tá fumando esterco? Escrevi apenas verdades.
Misericórdia Senhor, Deus nos ajude.