Lei do Superendividamento | O que não te contaram sobre ela!

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 28 лис 2024

КОМЕНТАРІ • 60

  • @rogeriobernardesBBB
    @rogeriobernardesBBB Місяць тому +2

    Dr. Ageu Camargo,
    Estou em pânico, sou aposentado por invalidez e minha família é a minha mãe com 90 anos aposentada. Meu ganho de 5200,00
    se resume em 700,00
    Ao mês. Com a aposentadoria da mãe fica uma condição muito ruim de subsistência mensal que tem pesado brutalmente em nossa qualidade de alimentação. Tornando assim uma situação muito triste de vida e preocupação que surgiu desde a pandemia até hoje.
    Peço uma atenção da sua parte no sentido de me orientar de como posso ter esse recurso se não tenho como pagar um profissional de apoio em direito. Obrigado
    E que Deus nos abençoe.
    Rogerio Bernardes
    Santos/SP.

    • @adv.ageucamargo
      @adv.ageucamargo  Місяць тому

      @@rogeriobernardesBBB Que situação grave. Podemos te ajudar! Chame a gente no WhatsApp!

  • @canalOdar
    @canalOdar 3 місяці тому +3

    O Itaú acabou comigo no consiguinado fui enganado comprometido toda minha renda na folha de pagamento.

    • @adv.ageucamargo
      @adv.ageucamargo  2 місяці тому +1

      Oi! Sinto muito pela sua situação e agradeço por compartilhar aqui no canal.
      Se o seu empréstimo consignado comprometeu toda a sua renda, é importante saber que a lei garante que apenas uma parte do salário pode ser usada para esse tipo de empréstimo, normalmente até 35% da renda, conforme as regras do Banco Central. Caso o Itaú tenha ultrapassado esse limite ou tenha havido engano, você pode pedir a revisão do contrato.
      Recomendo buscar ajuda no Procon ou com um advogado para avaliar o contrato e negociar melhores condições. Além disso, a Lei do Superendividamento pode ser uma opção para reorganizar suas dívidas.
      Espero que consiga resolver! Se puder, deixe um like no vídeo e se inscreva no canal! 😊

  • @cristinabrasil22brasil35
    @cristinabrasil22brasil35 2 місяці тому +1

    Eu estou super individada sou pensionista pmdf meu pagamento de 1600 só pego 480reais que absurdo preciso de uma luz no fim do tunel

  • @AndreLuizRodriguesAlonsoLuiz
    @AndreLuizRodriguesAlonsoLuiz Місяць тому +1

    Doutor, prazer , eu me endividei com 16 cartoes de credito, 5 emprestimos pessoais e 4 emprestimos consignados. De tanto pegar emprestado ate com cartoes de credito de um pagar o outro me afundei na lama. Agora preciso de um mestre como o senhor para apelar para a lei do endividado. Quero fazer uma repaquituacao. Ganho apenas 3.100,00 de aposentadoria por invalidez e gostaria de propor aos credores ate 35% do meu beneficio durante 5 anos para saldar esses debitos. Obrigado.

    • @adv.ageucamargo
      @adv.ageucamargo  Місяць тому

      @@AndreLuizRodriguesAlonsoLuiz Olá meu amigo! Compreendo o quanto você está preocupado! Mas é possível rever essa dívida e conseguir um desconto de até 90%. Chame a gente amanhã nesse WhatsApp aqui: wa.me/5511934035876

  • @Anguzinhoo
    @Anguzinhoo 3 місяці тому +1

    Para funcionários públicos com consignado + outras dividas, o limite de 30% é estipulado no salário bruto após os descontos legais, ou é o salário líquido após descontos legais + consignados? Se o limite do consignado é 30 e o limite de renegociação tbm é 30, o servidor poderia no final ficar com praticamente 60% comprometido? Faça um vídeo explicando!

    • @adv.ageucamargo
      @adv.ageucamargo  3 місяці тому

      Olá, Anguzinho! Obrigado pelo comentário e pela sugestão de vídeo.
      A questão do limite de comprometimento da renda é importante e traz muitas dúvidas. A Lei do Superendividamento busca proteger os consumidores, garantindo que eles não comprometam uma parte excessiva do salário com dívidas.
      O limite de 30% geralmente se aplica ao salário líquido, ou seja, após todos os descontos obrigatórios, como INSS, imposto de renda, e outros. No caso dos servidores públicos, o consignado tem um limite de até 30% do salário, mas isso não significa que outros tipos de dívidas possam comprometer mais 30%, resultando em 60% do salário comprometido. A ideia é evitar o superendividamento, então o total comprometido com dívidas, incluindo o consignado, deve ser considerado para manter um percentual razoável da renda disponível.
      Vou considerar sua sugestão para um vídeo explicativo mais detalhado sobre esse tema!
      Se inscreva no canal e curta o vídeo para ficar por dentro das novidades. Abraço!

  • @alesampaio1253
    @alesampaio1253 7 місяців тому +1

    Vídeo muitíssimo bom.

    • @adv.ageucamargo
      @adv.ageucamargo  5 місяців тому

      Olá, @alesampaio1253! Muito obrigado pelo seu comentário e por acompanhar o canal. Fico feliz que tenha gostado do vídeo! Não se esqueça de se inscrever no canal e curtir o vídeo. Se tiver qualquer outra dúvida ou sugestão, estamos à disposição!

  • @dianadainez
    @dianadainez 3 місяці тому

    excelente

  • @allaShop
    @allaShop 5 місяців тому +1

    porque alguns advogados falam que tem um decreto dizendo que os consignados não podem fazer parte da ação de superendividamento?

    • @adv.ageucamargo
      @adv.ageucamargo  5 місяців тому +3

      Recentemente conseguimos uma liminar e reduzimos os empréstimos em 30% da renda da consumidora. Quase tudo era consignado. Logo, consignado entra sim!

  • @AndreLuiz-kw3in
    @AndreLuiz-kw3in 24 дні тому

    Dr. Ageu me tira uma dúvida, por favor, meu nome é André Luis ,existe a possibilidade de esse processo não ser aceito. Ou todos os processos de super endividamento tem acordo ?

    • @adv.ageucamargo
      @adv.ageucamargo  17 днів тому

      Oi, André Luiz! Obrigado pelo comentário e por acompanhar o canal!
      Nos processos de superendividamento, não há garantia de que todos sejam aceitos ou que sempre haja acordo. A aceitação depende do juiz avaliar se o caso cumpre os requisitos da Lei do Superendividamento. Além disso, o acordo só ocorre se as partes, incluindo os credores, chegarem a um entendimento.
      Se precisar de ajuda, chame a gente no whattsapp, pois fazemos essa ação. Segue:
      wa.me/5511934035876
      Se precisar de mais informações, estou aqui! Aproveite e inscreva-se no canal para continuar recebendo conteúdos úteis e atualizados. Abraço!

  • @tiagofracari7023
    @tiagofracari7023 Місяць тому

    E qual o valor que os advogados estão cobrando, em média, para entrar com este tipo de ação? Serão que não cobram uns 4000 reais?

    • @adv.ageucamargo
      @adv.ageucamargo  Місяць тому

      @@tiagofracari7023 Thiago, a gente faz no escritório essa ação. Chame a gente no WhatsApp.

  • @AmauriGuimaraesCosta
    @AmauriGuimaraesCosta 2 місяці тому

    Olá, sou de Recife tenho dividas com o Itaú e os parcelamentos não consigo honrar poderia me assessorarr.

    • @adv.ageucamargo
      @adv.ageucamargo  2 місяці тому

      Oi, Amauri! Muito obrigado pelo seu comentário e por acompanhar o canal. Podemos te ajudar com isso! Entre em contato conosco pelo WhatsApp através deste link: api.whatsapp.com/send?phone=5511934035876&text=Ol%C3%A1! para que possamos entender melhor a sua situação e te orientar sobre as dívidas com o Itaú.
      Ficamos à disposição e não esquece de se inscrever no canal e deixar um like no vídeo! 😊

  • @priscilasimpliciorosa1730
    @priscilasimpliciorosa1730 2 місяці тому

    Olá minha mãe é idosa e foi vitima de estelionato afetivo, resumindo se atolou em dívidas, diversos empréstimos e cartão de crédito, descobri faz pouco tempo pq agora ela conseguiu se endividar alem do que ganha e precisa da ajuda dos filhos, gostaria de saber como devo proceder

    • @adv.ageucamargo
      @adv.ageucamargo  2 місяці тому

      Oi, Priscila! Obrigado por compartilhar sua situação e por acompanhar o canal.
      Sinto muito pelo que sua mãe passou. Infelizmente, o estelionato afetivo é uma situação delicada, e as dívidas podem rapidamente sair do controle. Como ela se encontra em um quadro de superendividamento, a Lei do Superendividamento pode ajudar. Essa lei permite a renegociação de dívidas, garantindo que sua mãe tenha um valor mínimo para viver, chamado de "mínimo existencial".
      Recomendo buscar orientação no Procon ou com um advogado especializado para negociar essas dívidas e, se necessário, investigar o caso de estelionato afetivo para responsabilizar quem a prejudicou.
      Espero que isso ajude e que consigam resolver a situação. Se puder, deixe um like no vídeo e se inscreva no canal! 😊

  • @ChicoBrito-iw4tu
    @ChicoBrito-iw4tu 8 місяців тому +4

    Fazendo isso, os bancos não vão te bloquear quando precisar usar novamente um empréstimo por exemplo ?!

    • @adv.ageucamargo
      @adv.ageucamargo  7 місяців тому +2

      Nunca tive notícias que isso aconteceu.

    • @addannss
      @addannss 7 місяців тому +3

      Sim. Pois ficam registradas no Registrado do Banco Central

    • @adv.ageucamargo
      @adv.ageucamargo  7 місяців тому +8

      @@addannss Você está enganado meu amigo! Muito enganado! Só vai para o registrado se o consumidor ficar inadimplente! Na lei do superendividamento, o consumidor entra com ação, exatamente para não ficar inadimplente!

    • @lcgc6374
      @lcgc6374 6 місяців тому +1

      Quantas sentenças transitadas em julgado já foram prolatafas pelo sr? Eu tenho pesquisado a jurisprudência e as que encontrei foram todas desfavoráveis ao Consumidor. O Judiciário está pondo em prática o decreto federal que estabelece o mínimo existencial em R$600,00.
      Será mesmo que ajuizar uma ação cim base na lei do Superendividamento para repactuaçao de dívidas é mesmo a melhor estratégia?
      Obrigado.

    • @adv.ageucamargo
      @adv.ageucamargo  6 місяців тому +2

      @lcgc6374 Ótima pergunta! Realmente o Poder Judiciário, somado ao decreto do mínimo existencial, acabaram com a lei. Há muita jurisprudência desfavorável! Porém, essas decisões foram todas atacadas por recursos. Esses recursos estão chegado ao STJ que dará uma decisão que será determinante para o futuro da lei do superendividamento. Agora, na dúvida, minha sugestão é sempre entrar com ação.

  • @elismaia1990
    @elismaia1990 4 місяці тому +1

    Dr ao entrar com essa ação do super individamento o que devo fazer continuar a pagar meus credores ou parar e aguardar a evolução do processo?
    Eu estou com toda minha renda comprometida e na verdade nao estou conseguindo pagar mais,o q debo fazer?

    • @celioleite11
      @celioleite11 3 місяці тому +1

      Prezada, cada caso é um caso. Em torno de 15 dias sai uma liminar que a ajudara bastante. Até lá, não pagar pode ser uma estratégia. Mas, procure um especialista. Deus te abençoe.

    • @adv.ageucamargo
      @adv.ageucamargo  3 місяці тому

      Olá, Elis! Muito obrigado pelo seu comentário e por acompanhar o canal.
      Entendo sua preocupação com o superendividamento. A Lei do Superendividamento (Lei 14.181/2021) foi criada justamente para ajudar pessoas nessa situação a renegociar suas dívidas de forma justa e equilibrada.
      Aqui estão algumas orientações sobre o que você pode fazer:
      Buscar Assessoria Jurídica: Antes de tomar qualquer decisão, é recomendável procurar orientação jurídica. Um advogado ou defensor público pode ajudar a entrar com a ação e orientar sobre os passos a seguir.
      Processo de Renegociação: Ao entrar com a ação de superendividamento, você poderá solicitar uma renegociação coletiva das suas dívidas. O juiz poderá convocar os credores para uma audiência e estabelecer um plano de pagamento que respeite sua capacidade financeira.
      Priorizar Necessidades Básicas: Até que o processo seja concluído, é essencial garantir que você tenha recursos para cobrir suas necessidades básicas, como alimentação, saúde e moradia. Se não está conseguindo pagar as dívidas, explique sua situação ao advogado para que ele possa orientar se é melhor continuar pagando parcialmente ou suspender os pagamentos até uma decisão judicial.
      Aguardar Orientações Legais: Após iniciar o processo, siga as orientações do seu advogado. Ele poderá aconselhar se é prudente suspender os pagamentos ou manter algum nível de pagamento para evitar problemas legais até a decisão final.
      Espero ter ajudado! Não se esqueça de se inscrever no canal e curtir o vídeo. Isso nos ajuda a continuar trazendo conteúdo útil para você. Abraços!

  • @tarsilamayer5699
    @tarsilamayer5699 2 місяці тому

    Se eu fizer acordo por essa lei..uns 3 meses depois eu consigo realizar financiamento imobiliário?

    • @adv.ageucamargo
      @adv.ageucamargo  2 місяці тому

      Oi, Tarsila! Obrigado por comentar e por acompanhar o canal.
      Se você fizer um acordo através da Lei do Superendividamento, o foco será reorganizar suas dívidas e garantir que tenha condições de pagá-las. Porém, conseguir um financiamento imobiliário depende de alguns fatores, como sua pontuação de crédito (score) e seu histórico financeiro após o acordo. Geralmente, os bancos precisam ver que suas finanças estão estáveis e que você não tem restrições no nome antes de conceder um novo financiamento. Isso pode levar um tempo, além dos 3 meses que você mencionou.
      Recomendo acompanhar seu score e verificar as exigências do banco para saber quando você estará apta para um financiamento.
      Se inscreva no canal e deixe um like no vídeo, vai nos ajudar muito! 😊

  • @olhaoqueseifazer3939
    @olhaoqueseifazer3939 6 місяців тому

    Como faco pra entrar com acao ,sou autonomo e possuo em torno de uns 23,000 mil de debitos todos a vencer ainda ,entra dinehiro pago uma atrasa ,trabakho mais um pouco pago outra e va juros ne ,agora estou num mato sem cachorro zpois aqui no sul teve uma enchente e o trabakho diminui e quase parou ,estou perdendo os cabelos ,tenho media de quase 4,200 por mes com cartoes e emprestimos ,fora aos contas de consumos .preciso de ajuda

    • @adv.ageucamargo
      @adv.ageucamargo  5 місяців тому

      Olá @olhaoqueseifazer3939, obrigado pelo seu comentário e por acompanhar o canal. Entendo que você está passando por uma situação complicada.
      Você pode entrar com uma ação utilizando a Lei do Superendividamento (Lei nº 14.181/2021), que foi criada para ajudar pessoas que estão em situação de superendividamento a renegociar suas dívidas de maneira mais justa.
      Para mais informações e ajuda específica, entre em contato com a gente pelo WhatsApp: api.whatsapp.com/send/?phone=5511934035876&text&type=phone_number&app_absent=0.
      Espero que essas dicas te ajudem. Não esqueça de se inscrever no canal e curtir o vídeo. Boa sorte!

  • @alexandrelacerda5607
    @alexandrelacerda5607 6 місяців тому

    vi em outro vídeo que empréstimos consignados não são válidos para fazer o acordo.

    • @alexandrelacerda5607
      @alexandrelacerda5607 6 місяців тому

      procede?

    • @adv.ageucamargo
      @adv.ageucamargo  6 місяців тому

      @@alexandrelacerda5607 Muito pelo contrário! Os empréstimos consignados são as principais dívidas que entram na ação de superenvidamento. O senhor está nessa situação? Chama a gente no whattsapp para fazermos um diagnóstico. Segue link:
      api.whatsapp.com/send/?phone=5511934035876&text&type=phone_number&app_absent=0

  • @marthasantosreis3648
    @marthasantosreis3648 6 місяців тому

    Entrei com o processo em novembro do ano passado...até hj não conseguimos concluir. Quanto tempo demora pra finalizar? Segundo meu advogado, já foi deferido, os bancos já receberam notificação mas nada acontece. Estou com 42% do meu salário comprometido
    Aguardo
    Obrigada

    • @adv.ageucamargo
      @adv.ageucamargo  5 місяців тому +1

      Olá, @marthasantosreis3648! Muito obrigado pelo seu comentário e por acompanhar nosso canal.
      Sinto muito pela sua situação. Cada processo judicial tem seu próprio tempo de tramitação, que pode variar bastante dependendo do caso e do tribunal. O fato de seu advogado informar que o processo já foi deferido e os bancos notificados é um bom sinal, mas a execução de decisões pode levar algum tempo.
      Recomendo que você entre em contato novamente com seu advogado para obter uma atualização detalhada sobre o andamento do seu caso e entender melhor os próximos passos. Seu advogado é a pessoa mais indicada para fornecer informações precisas e específicas sobre o processo.
      Espero que isso ajude! Se inscreva no canal e curta este vídeo. Estamos sempre aqui para ajudar. Abraços!

  • @evandrosilva2628
    @evandrosilva2628 6 місяців тому

    Meu caso, um dos meus consignados é de 120 parcelas pagas e paguei 45 parcelas e o saldo devedor está pouco menor que o valor contratado, há algo a fazer sobre isso?

    • @adv.ageucamargo
      @adv.ageucamargo  5 місяців тому

      Olá, @evandrosilva2628! Muito obrigado pelo seu comentário e por acompanhar nosso canal.
      Com base na Lei do Superendividamento (Lei 14.181/2021), você tem algumas opções para lidar com essa situação:
      Renegociação de Dívidas: A lei permite que você solicite a renegociação das suas dívidas com condições mais favoráveis. Procure o banco ou a instituição financeira e peça uma revisão do contrato para ajustar os termos de pagamento e os juros aplicados.
      Plano de Pagamento: Se você não conseguir resolver diretamente com o banco, pode buscar o auxílio do Procon ou de um advogado para elaborar um plano de pagamento que respeite sua capacidade financeira. A lei prevê que o consumidor possa ter um mínimo existencial garantido, ou seja, uma parte da renda que não pode ser comprometida para garantir suas necessidades básicas.
      Mediação e Conciliação: A lei também incentiva a mediação e conciliação entre o consumidor e o credor. Procure os órgãos de defesa do consumidor, como Procon, Defensoria Pública, ou até mesmo o Judiciário, para buscar uma solução amigável.
      Recomendo que você reúna toda a documentação referente ao seu consignado e entre em contato com as autoridades competentes para iniciar o processo de renegociação.
      Chame a gente no whattsapp, podemos te ajudar: api.whatsapp.com/send/?phone=5511934035876&text&type=phone_number&app_absent=0

  • @AntonioCarlosGuido
    @AntonioCarlosGuido 3 місяці тому

    O banco já entrou com processo. Pode entrar com Superendividamento?

    • @adv.ageucamargo
      @adv.ageucamargo  3 місяці тому

      Olá, Antonio! Obrigado pelo comentário e por ser inscrito no canal.
      Sim, mesmo que o banco já tenha iniciado um processo contra você, ainda é possível entrar com um pedido de superendividamento. A Lei do Superendividamento, instituída para proteger consumidores em situações de dívida excessiva, permite que você renegocie todas as suas dívidas de forma conjunta, garantindo que elas sejam ajustadas ao seu orçamento e permitindo que você mantenha o mínimo necessário para viver.
      Ao entrar com o pedido de superendividamento no Judiciário, o processo já em andamento pode ser incluído na renegociação. É importante agir rapidamente e buscar orientação jurídica para fazer o pedido de forma correta e apresentar toda a documentação necessária.
      Espero que isso ajude! Se inscreva no canal e curta o vídeo para continuar recebendo conteúdos como esse. Abraço!

  • @geovanemoreira1057
    @geovanemoreira1057 6 місяців тому

    Quem não tem carteira assinada tipo autônomo

  • @marcosoares47
    @marcosoares47 8 місяців тому

    Na área .. kkkkk

  • @Alessandro-xb2tl
    @Alessandro-xb2tl 5 місяців тому

    O que as pessoas precisam é parar de gastar mais do que ganham. Precisam parar de viver de aparência. Precisam entender que não precisam comprar e ter tudo que existe ou que quer. Querer é diferente de precisar ter.
    E não, eu não sou rico e nem banqueiro. Pelo contrário, sou de origem de família pobre, criado na Ceilândia Norte/DF, filho de empregada doméstica, possuo um Sandero 2016 que comprei de "segunda mão", e aprendi desde pequeno que você não devo gastar mais do que ganho, e que não posso ter tudo.
    Essa lei não vai revolver absolutamente nada, pois cabe a cada pessoa entender que somente ela poderá gerir sua vida financeira de forma responsável. E não me venham com "a mas pessoa ficou endividada porque precisou...". Não! A maioria dos casos é irresponsabilidade mesmo. Quando surgiu a limitação nos consignados, cansei de ver conhecidos procurando meios de burlar a limitação. O único caso em que entendo a situação de endividado é em casos graves de saúde, ou desastres.

    • @adv.ageucamargo
      @adv.ageucamargo  5 місяців тому +3

      Olá, Alessandro!
      Você trouxe pontos importantes sobre a gestão financeira pessoal. Realmente, viver dentro dos nossos limites e evitar gastos desnecessários são princípios essenciais para manter uma saúde financeira equilibrada. Sua história é um ótimo exemplo de disciplina e responsabilidade.
      No entanto, é importante lembrar que muitas pessoas enfrentam dificuldades financeiras por diversos motivos, incluindo emergências médicas, desemprego ou outros imprevistos. A legislação, como a Lei do Superendividamento, busca fornecer proteção e apoio a quem se encontra em situações críticas, oferecendo uma segunda chance para reorganizar suas finanças.
      Agradeço pelo seu comentário e pelo apoio ao canal. Não se esqueça de se inscrever e curtir o vídeo!

  • @osmariosouza7447
    @osmariosouza7447 Місяць тому

    Me passa o seu whatsapp dr

    • @adv.ageucamargo
      @adv.ageucamargo  17 днів тому

      Se precisar de mais orientações, pode me chamar no WhatsApp: wa.me/5511934035876.