Pensamos Probabilidade do jeito ERRADO!

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 20 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 76

  • @elianematias4564
    @elianematias4564 2 місяці тому +1

    Qualidade absurda desses vídeos! Muito bom

  • @Strongsong
    @Strongsong Рік тому +2

    E o time que tinha a probabilidade 99% de ser rebaixado em 2009 foi campeão brasileiro em 2010.

  • @alexandrearaujodecarvalho
    @alexandrearaujodecarvalho 2 роки тому +3

    Plenamente Satisfatório

  • @samuelcunha5913
    @samuelcunha5913 3 роки тому +16

    Aos leitores, recomendo o livro “o andar do bêbado”

    • @ProfessorJulioLombaldo
      @ProfessorJulioLombaldo  3 роки тому +2

      Obrigado pela indicação

    • @manuelvazquezvidaljunior8080
      @manuelvazquezvidaljunior8080 Рік тому +3

      Esse livro é muito bom, mas ele peca ao falar de vodka e de futebol.
      Por conhecimento superficial os exemplos ficaram tortos nesses dois casos

    • @economiapessoal3185
      @economiapessoal3185 Рік тому +1

      andar de um bebado é calculado tambem , rsrsrsrsrsr da uns cosenos e senos interessante kkkkkkk

  • @marcossantos8818
    @marcossantos8818 2 роки тому +15

    É normal fica viciados nesses videos? hahahaha Prof, esse tipo de conteúdo só tem em canais gringos. É tão bom ver alguém falar da matemática desse jeito. N pare nunca, por favor.

  • @josemariobolche
    @josemariobolche 3 роки тому +24

    Boa noite professor, cria uma playlist deste novo formato, está muito bom.
    Bem acessível a todos os públicos.
    Queria muito outros professores de UFs fizessem essa divulgação de conhecimento massa.

  • @arthurlipe1876
    @arthurlipe1876 4 місяці тому +1

    perfeito, mt bem explicadinho

  • @arcadenew3685
    @arcadenew3685 2 роки тому +6

    Muito bom a explicações .
    Em tudo na vida que aprendemos, de qualquer que seja a área, até para fazermos um bolo, temos que iniciar do modo mais fácil para o difícil.
    Matemática e assim, compreender para depois dificultar...
    Top prof.
    Obrigado, tomara que seu canal cresça, e o Sr passe mais tempo conosco...rsrsrsrss

  • @rosaniasilva2245
    @rosaniasilva2245 Рік тому +1

    Cara, que aula! Parabéns, professor Júlio. Que canal!!!!!!!!👏👏👏👏

  • @profreginaldomoraes
    @profreginaldomoraes 3 роки тому +3

    Muito bom Julio! Abraço!

  • @jumpereightt3717
    @jumpereightt3717 2 роки тому

    A melhor palavra que define probalidade é possibilidade, em toda questão probabilistica me inclino a pensar em um evento nulo mesmo nos casos de um dado. Imagina ter que jogar um dado e calcular com que força ele deve ser lançado, inclinação, altura, peso, volume e etc. Do numero que deseja obter. Então você "generaliza" dizendo sim % ou não %.

  • @aprendendomatematica9458
    @aprendendomatematica9458 Рік тому +1

    Uma o time aplicação do tema. Seria uma ótima aula para uma turma de ensino médio.

  • @staff1012
    @staff1012 2 роки тому +14

    Ótima explicação. Mas há uma questão aí que envolve interpretação de texto e Filosofia da Probabilidade. Um bom exemplo seria o famigerado problema de Monty Hall. A pergunta que é feita pelo apresentador do programa de TV é: "Você gostaria de trocar de porta?". Há uma diferença, muito importante, entre eu enunciar o problema dizendo: "Imagine que você está em um programa de TV e o apresentador lhe descreve a seguinte situação..."; de dizer: "Imagine que você participará repetidas vezes de um programa de TV no qual o apresentador...". Nessa primeira forma de enunciar o problema, não há sentido na estratégia de mudar de porta, pois o próprio cálculo probabilístico pressupõe a existência de 3 situações diferentes (o prêmio estando na porta 1, o prêmio estando na porta 2, ou o prêmio estando na porta 3). No entanto, trata-se de um evento único; a pessoa irá participar uma única vez no programa. Logo, as outras 2 possibilidades "não existem" de fato. Mudar de porta não "aumentaria" a chance de ganhar o prêmio, porque o prêmio não "mudará" de porta se uma porta for aberta. No entanto, nessa segunda formulação, a resposta da Marilyn estaria correta e faria total sentido. O que eu quero dizer com isso? Se eu jogar um dado uma única vez com a intenção de tirar um 6, há duas possibilidades: tirar 6 ou não tirar 6. Agora, se eu lançar o mesmo dado 6 vezes com a intenção de tirar um 6, há total sentido em dizer que eu terei 1/6 de chance, ou seja, que há uma grande possibilidade de em ao menos uma das vezes sair um 6. Cálculo de probabilidade de evento único é sempre uma espécie de "abstração bizarra" na qual se considera que o número de eventos correspondentes à todos possibilidades também ocorrerão, mesmo ocorrendo, de fato, apenas um evento. Não há sentido real em cálculo de probabilidade de evento único. Há sentido se o evento for se repetir mais de uma vez, ou se o evento estiver sendo comparado com um evento de outro tipo, como em cálculos de custo de oportunidade, por exemplo.

    • @aie_oa
      @aie_oa Рік тому +1

      Acho, na minha leiga opinião, que você tá fazendo uma confusão de sentidos.
      Vamos supor que eu pergunte a alguém: “se você jogar esse dado, qual a possibilidade de ele cair com face quina virada pra cima”. Ele responde “uma entre seis possibilidades, mas veja que isso é diferente de dizer “um entre seis eventos”.

    • @aie_oa
      @aie_oa Рік тому +1

      Ademais, quando se joga um dado, realmente pode se tirar 6 ou não se tirar, ou seja, são duas possibilidades. Mas o que significa não tirar? Significa tirar ou 1, ou 2, ou 3, ou 4, ou 5. Portanto, eu também posso afirmar que, quando se lança um dado, eu tenho seis possibilidades: ou tirar 6, ou tirar 5, ou 4, ou 3, 2 ou 1.

    • @staff1012
      @staff1012 Рік тому +1

      @@aie_oa não. No exemplo que você deu, a "confusão" está em você. Na verdade, não há exatamente uma "confusão. Tudo depende do âmbito que está sendo considerado: se é o âmbito da Filosofia da Probabilidade (ou seja, onde se encontra exatamente a correspondência ou o "ponto de toque" entre o que ocorre na realidade e o cálculo probabilístico) ou se é o âmbito do puro treino matemático (exercícios nos quais um determinado enunciado x "deve" ser respondido utilizando os procedimentos z, y e w, por exemplo, sem espaços para questionamentos, pois se trata de simples treino para gerar memorização e formar hábito). Descomplicando a minha resposta: quando alguém responde "uma em seis possibilidades", esta pessoa está, necessariamente, considerando a existência dessas seis possibilidades. Mas elas não existem "de fato", pois não há um número de eventos correspondente a elas. Seis possibilidades só existem se existirem seis eventos ou mais. O problema é que você foi condicionado nas suas aulas de matemática que "problemas de probabilidade e combinatória devem ser respondidos de tal x forma, de acordo com cada caso". Mas isso é diferente da realidade da correspondência entre o cálculo e o que de fato ocorre. Digamos que eu te proponha o seguinte: há um dado de 20 faces. Você poderá jogá-lo uma única vez, mas antes você terá que decidir entre duas opções: Se você escolher a opção 1, você ganhará 100 mil se cair um número par. Se não cair par, você não ganhará nada; se você escolher a opção 2, você ganhará 1 milhão se sair o número 11, mas não ganhará nada se sair qualquer outro número. Qual é a melhor decisão? Parece ser a opção 1, correto? No entanto, ainda pode acontecer de você escolher a opção 1, lançar o dado e ele cair com o número 11 voltado para cima. E, caso isso ocorra, você não poderá jogar o dado novamente. Nesse caso, onde está a correspondência entre o cálculo probabilístico e a realidade? Em lugar nenhum. Foi apenas uma abstração que supôs a existência dos eventos correspondentes às outras possibilidades de resultados. E se lhe for permitido lançar esse mesmo dado 1 vez por semana pelo resto da sua vida? Aí, o cálculo probabilístico mostrará a sua eficiência ao garantir que a opção de número 1 será realmente a melhor opção, pois o total de eventos corresponderá a vários múltiplos do número de possibilidades (você jogará o dado muito mais vezes do que as 20 possibilidades de número que ele tem em casa face). De modo que o mais "provável" realmente se apresentará nos resultados. Em resumo, não há sentido real em cálculo de probabilidade de um evento único (de algo que ocorrerá somente uma única vez). A sua mente, ao ler isso, irá falar: "mas isso não faz sentido!". Só parece não haver sentido porque você está condicionado a abstrair e supor a existência dos outros eventos quando faz esse "cálculo", sem notar que é isso que você está fazendo.

    • @aie_oa
      @aie_oa Рік тому +1

      @@staff1012 Amigo, vou ler esse texto sim, mas leia minha segunda resposta também em que eu argumento que cair em 6 ou não, além de representar duas possibilidades, também representam 6 já que não cair em 6 pode representar cair 1, 2, 3, 4 ou 5.

    • @staff1012
      @staff1012 Рік тому +1

      @@aie_oa quando você lança um dado de 6 faces, há seis números possíveis de sair. Mas, se o lançamento for único e nunca mais se repetir, a "chance" de sair cada número não será 1/6. Simplesmente porque não há como calcular essa "chance" ao se tratar de um evento único. Ao "calcular" essa "chance", o que você faz, de fato, é considerar a existência de 6 ou mais eventos. Quando você fala "pode sair 1, 2, 3, 4, 5 ou 6", não é algo real. Pode sair um único número que se "manifestará" ao fim do lançamento. Ao considerar os demais números, você estará considerando os eventos correspondentes também. E olha, isso tá longe de ser o mais complexo em Filosofia da Probabilidade... Ainda dá pra complicar muito isso aí rs.

  • @ramonjales9941
    @ramonjales9941 Рік тому

    Professor, poderia fazer um vídeo nesse estilo(mais aprofundado, com a história, aplicações) do que é permutação e combinação? Tipo, eu sei calcular, mas não consigo visualizar esses conceitos na vida real, seria interessante ver o motivo desse conceitos terem sidos desenvolvidos.

  • @matommatica_weverthonlobo
    @matommatica_weverthonlobo 3 роки тому +3

    O vídeo é muito bom. Ajuda a interpretar a probabilidade de forma adequada.
    Só gostaria de fazer uma única correção:
    Em 1:51 na segunda equação, está dando a entender que a fórmula é verdadeira para quaisquer A e B, mas isso é falso, o correto era colocar a 2° equação com a observação de A e B são independentes.
    Espero que essa observação não atrapalhem a apreciação do vídeo. Até pq o vídeo está excelente, pois transmite o que mais importa ( na minha opinião) sobre probabilidade, que é entender o seu significado.

    • @ProfessorJulioLombaldo
      @ProfessorJulioLombaldo  3 роки тому +1

      Muito obrigado pela contribuição e correção! 😊 e fico feliz que tenha gostado

  • @_yancarlos
    @_yancarlos 3 роки тому +6

    Muito bom.
    Fala sobre a álgebra.

  • @jonasoliveira1143
    @jonasoliveira1143 3 роки тому +5

    Falei que vinha na estreia!! Vídeo muito bom professor, parabéns!!

  • @felipeschirmann
    @felipeschirmann Рік тому

    Melhor aula principalmente por falar do meu mengão kkkkk olha o coração hehehe

  • @aprendendomatematica9458
    @aprendendomatematica9458 Рік тому +2

    2009 foi o caso mais emblemático em ambas as pontas da tabela......kkkk

  • @amandabronzatto3655
    @amandabronzatto3655 3 роки тому +1

    Obrigada professor voce me salvou em cálculo e agora em estudos extras. Você é incrível parabéns

  • @brunobrante
    @brunobrante 2 роки тому +1

    Espero que um dia você faça um curso de cálculo.

    • @ProfessorJulioLombaldo
      @ProfessorJulioLombaldo  2 роки тому +1

      Já fiz! Segue o link … ua-cam.com/play/PLt9oVGXH7c4BJAZQpcLnNgMkVD_PVtxzo.html

    • @brunobrante
      @brunobrante 2 роки тому +1

      @@ProfessorJulioLombaldo Muito obrigado

    • @jullyanolino
      @jullyanolino Рік тому

      @@ProfessorJulioLombaldo Você criou algum curso de Álgebra Moderna?

  • @arthurvictorgama3952
    @arthurvictorgama3952 3 роки тому +1

    Vídeo de ótima qualidade!

  • @BRUNOOLIVEIRA-mt5ee
    @BRUNOOLIVEIRA-mt5ee 3 роки тому +1

    Muito bom.

  • @lucasgodim7615
    @lucasgodim7615 3 роки тому +2

    Salve, julio! Queria aproveitar o assunto do video pra fazer uma sugestão, vc poderia falar sobre probabilidade 0? Sobre esses eventos que são possíveis, mas com probabilidade 0 (como acertar uma das linhas do alvo num jogo de dardos). Abraço!

  • @Ezequias_570
    @Ezequias_570 3 роки тому +4

    Show!!!!! Sem palavras para descrever, wow 👏🏻👏🏻.
    Prof, me ajuda com uma coisa, quais livros o Sr indica para ter um boa preparação para a OBM Universitária? Poderia listar eles para mim?

    • @ProfessorJulioLombaldo
      @ProfessorJulioLombaldo  3 роки тому +2

      Eu não conheço um livro específico dessa área. Te indico um perfil do Instagram @raio.chi que fala bastante sobre o assunto

    • @Ezequias_570
      @Ezequias_570 3 роки тому +1

      @@ProfessorJulioLombaldo obgd professor

  • @jorge2797
    @jorge2797 Рік тому

    Muito bom, professor! Obrigado! 😁😁
    Qual programa você usa para fazer essas animações?
    É você que produz o vídeo todo, deve dar muito trabalho 😮

  • @MrLucaspingret
    @MrLucaspingret 7 місяців тому

    ACONTECE QUE AQUI A FRAUDE TEM PESO ....

  • @ziulsepol6771
    @ziulsepol6771 3 роки тому +3

    Opa cheguei atrasado, mas cheguei no no like

  • @michaelbarros9870
    @michaelbarros9870 Рік тому

    Esse mano gosta mt de futebol

  • @terminatorangel8178
    @terminatorangel8178 Рік тому +2

    Só o pudim de mediocridade. Sugiro assistir 3 blue 1 brown

  • @janmesontaz4475
    @janmesontaz4475 Рік тому +2

    Os viciados em apostas nos comentários. kkkkk

  • @maissoz
    @maissoz 3 роки тому +1

    Vim estudar e sai com depressão, esse título foi roubado do inter
    Mas muito boa a aula 10x0