Realmente muito interessante seu vídeo, sou pardo e já participei de diversos concursos nessa condição, tem apenas um tópico de fundamental relevância que não foi aprofundado no vídeo, que é justamente a forma do recurso administrativo, nunca em hipótese alguma entre no mérito afirmando um erro na heteroidentificação, tão pouco utilize critérios jurídico, nenhum dos meus recurso que entrei nesse mérito foram aceitos. Daí vem a pergunta e como posso fazer esse recurso ? Primeiro busque ser o mais cordial e solicito possível se mostre disponível a apresentação qualquer documentação que a banca entenda como importante para sua classificação como negro, segunda caso tenha sido deferido sua heteroidentificação em qualquer outro recurso use isso para indicar que pode ter havido algum equivoco e nunca um erro, terceiro examene se no recurso você pode se identificar caso não posse se assim fizer será indeferido mesmo que bem fundamentado, quarto engula o orgulho e a frustração e veja o revisor como um igual busque gerar empatia criando um recurso o mais sussinto possivel dando enfase que assim o fara para "facilitar" o trabalho dele ou seja nao encha linguiça e procure demonstrar que a sua cor ja te colocou em uma condição de fragilidade e por ultimo agradeça e demonstre que respeitara a decisão seja ela qual for. Em fim em caso de duvidas pode falar nesse comentário mesmo que assim que possível eu posso responder no mais um abraço e que Deus abençoe a nós todos.
Obrigado Diego pela resposta, mas sou pardo e aqui do norte, onde a miscigenação negra, índia e branca e muito acentuada. Tive minha vida militar e consta no meu documento como pardo. Tenho receio de me colocar como pardo devido a essa subjetividade, pois não falam em indígenas, caboclos , somente negros. Muito bom seu canal, mais um inscrito. Quero aprender muito pir aqui.
Seja bem-vindo Raimundo. Foi como eu falei, tudo depende do que consta no edital que você pretende. Existem diversas variáveis para os cotistas... Abracos.
Em um concurso municipal para um cargo de nível médio, são ao todo 10 vagas, 7 para ampla, 2 para ppp e 1 pcds. Um candidato negro passa em 7 lugar para ampla e 1 lugar em ppp. O candidato entrará com a vaga para ampla ou ppp?
Vaga PPP, já que o 1 PPP seria o terceiro na ordem de chamadas. O 7 lugar AC seria 9 lugar na chamada. Ou seja, mesmo com 10 vagas, o órgão pode optar por chamar 5 por vez. Se o 1 PPP fosse ampla, ele ficaria somente na segunda leva, prejudicando-o cronologicamente falando.
Sou pessoa preta, quanto a isso não tenho dúvidas, inclusive meus pais nasceram em comunidades quilombolas, com certeza isso ja deve dizer alguma coisa.. Mas o que queria falar aqui, e que pode ser que sirva de ajuda: eu fiz um daqueles testes de ancestralidade, no caso, o "my haritage," e nos resultados deram os seguintes percentuais: 23% nigeriana, e os demais percentuais até somar 49%, divididos entre: Serra Leoa,, Congo, Angola e outas etinias africanas. O restante foi de indígena da América Andina..e tbm um restinho de Portugal e Espanha, etc. Então, quem tá na dúvida, faz esse teste, quem sabe poderá servir, juridicamente...
Fiz o BNB primeiro concurso meu ex me inscreveu pra concorrer vagas com negros eu não sei o que dizer no dia 6 de junho . Estou com dúvidas o que digo meu pai é negro olhos verdes e minha mãe branca. O que eu digo lá?
Bom, vamos lá. Você se considera negra? Se sim, qual o motivo? Você precisa externar as razões pelas quais vocês se autodeclara negra. Digamos que sua inscrição foi feita de modo incorreto e você não seja negra. O que fazer? Não comparecer ao agendamento. Leia o edital para ver o que acontece neste caso... normalmente a pessoa acaba indo para as vagas da ampla concorrência, se você tiver nota suficiente. Boa sorte.
Felipe... conforme a minha sugestão, acho que você deveria fazer contato com a banca e buscar um melhor entendimento. Devido ao fato de estar também trabalhando outros concursos no canal, não tenho disponibilidade para buscar essa resposta.
Eu sou pardo. Nos editais do INSS e da Caixa economica, diz que são para pessoas negras. Conforme abaixo: Para concorrer às vagas reservadas, o candidato deverá, no ato da inscrição, optar por concorrer às vagas reservadas aos negros e autodeclarar-se negro, conforme quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Posso me candidatar ao sistema de cotas?
A Lei 12.990, em vigor desde 10 de junho de 2014, destina uma porcentagem das vagas de concursos públicos para negros e pardos, com o objetivo de amenizar desigualdades sociais, econômicas e educacionais entre raças. Segundo o art. 2º da Lei, poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição no concurso público, conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. A Lei prevê uma reserva de 20% das vagas em qualquer concurso público da União, para pessoas pretas ou pardas. Uma nova proposta de lei autoriza os editais de contratação pública a exigir percentual mínimo de pretos, pardos e indígenas no ato da contratação. Ou seja, conforme lei de cotas vigentes, o pardo é incluso dentro da categoria "candidatos negros".
opa participei do concurso do IBGE temporário como cotista e fiquei na posição 23 de 16 vagas porem reparei q os 7 primeiros cotistas tiveram nota suficiente pra passar pela ampla o que me deixaria na posição 16. Porém ja saiu o resultado e o ibge não colocou essas 7 pessoas na lista da ampla e sim como cotista o que é contra a lei 12990. O que fazer agora?
Acho que a primeira medida a ser tomada é entender junto ao órgão o motivo pelo qual o procedimento não foi executado. Caso haja omissão na resposta, acho que você procurar órgãos como o MP para te ajudar. Inicialmente solicite esclarecimentos via ouvidoria.
Se são 49 CR e você ficou em 48, está dentro dos aprovados. Pela configuração, apresentada, o concurso proporcionou uma lista final com 56 candidatos aptos a serem chamados, sendo 7 de maneira obrigatória.
Professor, se um concurso que destina 20% dos vagas para negros (e separa estes na hora da inscrição). Abrir certame somente para 4 vagas (ampla concorrencia). Se na validade do concurso o órgão optar por chamar +1 candidato ele deverá convocar o primeiro colocado da lista de candidatos inscritos na cota para negros (apesar das "0 vagas" explicitas inicialmente)?
Perfeito, porque daí seriam 5 convocados, sendo 1 negro, ou seja, respeita-se os 20% por lei (isso se for concurso federal). Falo isso porque, por vezes, concursos estaduais ou municipais podem ter variações neste % - fiz esta ponderação porque sua pergunta foi genérica, sem especificar o concurso. Boa sorte!!!
se você é pardo, teria direito de entrar na cota de negros, desde que aprovado na heteroidentificação. Agora se você se inscreveu como AC, não vejo qualquer possibilidade de você passar para as cotas, mesmo que entre na justiça... vai ser difícil mudar o jogo, já que você mesmo escolheu concorrer como AC.
Me tira uma Dúvida por favor? digamos que um concurso tenha 20 vagas e a nota mínima para classificar seja 60, eu classifico com 62 pontos, na lista geral fico em 900 e na de negros em 20, e uma pessoa da ampla concorrência classifica com 75 pontos em 500, começa surgir mais vagas além das que estavam no edital, eu serei chamado antes dele?
A chamada dos candidatos negros estão dentro do critério no qual 20% das vagas serão destinadas para esta cota. Ou seja, vagas imediatas, seja CR, a cada 4 amplas, 1 negro é chamado. Deixa eu tentar trazer uma outra visualização: você fez 62 e o concorrente da ampla fez 75. Você ficou em 20 para negros e ele em 500 na ampla. Com certeza você será chamado primeiro. Pensa comigo... se a cada negro chamada 4 amplas, 20 negros significa que 80 amplas foram chamados. Ou seja, você será chamado junto com o pessoal que ficou entre as posições 80 e 85 da ampla. Abraços.
Na minha certidão de nascimento não esta escrito que sou parda, acho que pq nasci em 2000, creio que tiraram essa obrigatoriedade em 1990 se não me engano, e agora com que focumento comprovo 😅?
Você precisa, primeiramente, ler o edital e entender as regras para aferição das cotas. Essa situação descrita pode ser contornada com outras comprovações, as quais podem ser obtidas mediante orientações recebidas da banca organizadora.
Qual é a ordem de nomeação e no caso de candidatos das cotas quando nomeados, mas com nota suficiente para entrar na ampla, o órgão é obrigatório a convocar de imediato outros candidatos que preencheram as vagas das cotas conforme a ordem de nomeação?
Bom, levando-se em consideração os concursos federais, temos 20% de vagas (1 chamada a cada 5 candidatos), porém o primeiro cotista é o terceiro chamado. Ou seja, a chamada é 3-8-13-18... Abraços.
Boa tarde como que fica, tem prefeitura colocando só uma vaga por posto mas tenho informações que vão chama mas de 06 mas no edital eles só colocaram 01 burlando as cotas
Bom dia Rodrigo, tudo bem? O fato de colocar uma vaga não fere o número de cotistas chamados. Se serão chamados 6, o 3 lugar será um negro, assim como o PCD tem os seus direitos (se fosse na esfera federal chamaria um a cada 5). Por mais que chame mais que o disposto no edital, muitas das vezes so é possivel abrir um edital com menos vagas, tal como fez o Senado recentemente. Abraços.
No caso do candidato se inscrever pra cotas e essa nota for maior do que a ampla e o candidato não classificou nas cotas. Nota das cotas 80% e ampla deu 65%, nesse caso o candidato estará fora ou consegue entrar na ampla?
Entra na ampla, a menos que o edital explicite que a não aprovação na heteroidentificação signifique eliminação no concurso (isso acontece raramente, mas você precisa ler o edital com calma para não ter surpresa).
Eu só pardo, mas tenho os traços nariz largo e cabelo crespo e boca, carnuda, eu vou participar do vestibular da fatec mas lá coloquei como negro de vez de pardo teria algum problema de ser desclassificado?
Normalmente, em caso de não aprovação na heteroidentificacao, você entra na lista da ampla. De qualquer sorte esta informação precisa estar explicita no seu edital.
Bom dia! Eu entendi que caso eu reprove no exame de heteroidentificação, eu continuo no certame com as vagas da ampla concorrência. Minha dúvida é a seguinte: o candidato A tirou 70 pontos na ampla concorrência, o candidato B- concorrendo para as vagas de partos tirou 75 ( mas foi reprovado no exame de hetoroidentifivação) nesse caso o candidato B vai passas a concorrer na ampla concorrência e ficará na frente do candidato A?
Exatamente isso. Você só precisa tomar cuidado com essa reprovação na heteroidentificação. Como foi falado no vídeo, alguns editais colocam, de maneira expressa, que a reprovação nesta fase = reprovação no concurso, mesmo com nota suficiente para a AC. Torna-se necessário portanto, a leitura do edital que te interesse, apesar do que, em geral, a regra é poder concorrer para cotas e, em caso de insucesso, seja possível o aproveitamento na ampla concorrência.
Bom dia. Tenho uma dúvida. Em que momento o candidato cotista negro sai da lista de cota e vai para a ampla? Após a correção da prova objetiva ou após a correção da redação? Digo porque pode acontecer de o cotista não ter nota ir para a lista da ampla e , após a correção da prova discursiva obter nota para ir para a ampla, saindo da cota.
O negro fica nas cotas desde o início do processo. Ao final do concurso, caso o candidato tenha nota para AC, ele vai para a outra lista e o próximo candidato herda a vaga. Exemplo: 10 vagas imediatas, sendo 2 para negros. O primeiro lugar foi negro... ele vai para a ampla e o 2 e o 3 são nomeados. Abraços.
@@dicasdodiegotomazetto5505 no caso, como cotista consegue mesmo que com uma nota menor, ficar na lista e concorrer? Ou seja, se a menor nota da ampla for 70 a menor da cota poderá ser 60? Desde que fique dentro dos 20%?
Boa noite. Fiz um concurso onde me inscrevi como parda. São seis vagas. Fiquei em 4° nas cotas 8° na ampla. O edital permite que caso eu seja recusada pela heteroidentificação, eu posso continuar concorrendo nas vagas para desde que obtenha classificação. Nesse caso, eu vou continuar concorrendo em 8° lugar? Ou eu só vou continuar se estiver em 6°?
Não entendi esse 6 lugar. De qualquer sorte, você fica em 8 em caso de reprovação na heteroidentificacao. Parabéns pelo resultado. Torcendo por sua nomeação.
a pessoa que se inscreveu para as vagas reservadas a negros, se ficarem classificados entre as vagas para ampla concorrencia, entram com as vagas reservadas a negros ou a ampla, ??
Se a lei do ente federativo tiver a reserva de vagas, o concurso deve cumprir com o normativo. Digo isso porque nem todos os estados/municípios possuem essa reserva - não é obrigatório seguir o que preza para a esfera federal.
Amigão tenho uma dúvida, prestei um concurso público e coloquei na escriçao afrodescendente fiquei em primeiro lugar agora a banca vem e retifica o edital dizendo que não tem vaga reservada para afro em edital isso procede gostaria muito da sua informação!
O concurso foi homologado? Até a homologação, infelizmente é possível mudar o edital confirme a necessidade do órgão. Acho válido você abrir duas contestações nas ouvidorias sobre o caso: junto à banca e junto ao órgão. Boa sorte.
Me inscrevi para o concurso do INSS, e coloquei que quero concorre para uma das vagas para cotistas negros. Eu envio meus documentos para comprovar que sou negra antes ou depois da prova?
Boa noite Geovana, tudo bem? Vamos lá - regra 1: leitura do edital. Suas respostas estao no item 5.2 Em suma, você se autodeclara negra e, posteriormente, os aprovados nas fases iniciais serão convocados para a heteroidentificacao. Bons estudos.
8.4. O indeferimento da condição de negro, bem como o não comparecimento à entrevista, acarretará a perda do direito a concorrer às vagas reservadas a candidatos negros, passando o candidato figurar apenas na lista de classificação geral.
Amigão só uma duvida, caso não haja vagas para negros em um determinado concurso, ou seja, 0 vagas no edital, mas vc se escreve na opção cotas, é obrigado a banca chamar?
Se temos 0 vagas, é possível que ninguém seja chamado. Se chamar segue o padrão da cota, ou seja, chamam os negros nas posições 3, 8, 13, 18... Abraços.
@@dicasdodiegotomazetto5505 Permita-me tirar uma dúvida. Pressupondo um cenário onde o percentual de vagas destinadas a negros/pardos seja de 20% e o número de vagas destinadas às cotas seja 0 (Ampla - 1 e Cotas - 0, por exemplo), os candidatos ocupantes das posições 1, 2 e 3 na lista de negros deverão ser chamados, respectivamente, nas posições 5, 10 e 15 do certame, em caso de nomeações supervenientes? Desde já, grato!
Bom dia meu amigo. Excelente material, parabéns pelo trabalho. Tenho uma dúvida: Minha esposa se inscreveu para UFRJ, no edital vaga a qual se candidatou só tem 01 vaga para negro, não tem vaga para AC nem PCD. A pergunta é, caso utilizado o anexo II do edital que aprova 1X5 esses outros aprovados podem ser AC ou só negros? Minha dúvida é pq mesmo sendo vaga para negro, muuuuuita gente se inscreveu para AC. Contraditório... A banca nem deveria classificar. Obrigado meu amigo, isso ta me tirando o sono, pois ela tem grande chance de entrrar caso nao chamem a AC
Bom dia Fábio. Obrigado pelos elogios e fico feliz de você ter gostado do conteúdo. Sobre o caso: a) Não consigo te explicar o motivo pelo qual temos uma vaga de negro e CR para AC; b) O mais importante é: vai chamar primeiro o negro? Sim. Mas na sequência seguiremos o normal, ou seja, respeitando o limite de 20% cotas para negros, ou seja, para chamar o próximo negro, é necessário chamar 3/4 AC, além de respeitar a cota designada para PCD dentro do ordenamento do CR. Abraços e espero ter sanado sua dúvida.
@@dicasdodiegotomazetto5505 Desde já te agradeço pela presteza e educação. A minha dúvida ainda permanece, pois no quadro de vagas do edital em todas as vagas que "precisam de vaga para AC" o quantitativo está descrito, entretanto, para a vaga específica que a minha esposa está concorrendo não consta descrição de número para tal vaga ( é como se só fossem entrar cota racial nesta vaga). A minha esposa está em 4º lugar na vaga cotas racial para essa vaga, e se por ventura considerar ampla concorrência ela está em 7º. De qualquer forma para ela ser aprovada a banca precisa considera do o anexo II do edital que multiplica a quantidade de vagas de 1X5 para ela entrar em 4º ( se chamarem só cotas racial) ou a banca aumentar a vaga para duas vagas e multiplicar de 2 X 9 para ela entrar em 7º caso tbm chamem ampla concorrência. No meu entendimento se a banca quisesse vaga de ampla concorrência nessa vaga estaria descrito. No total são 10 concorrentes para essa vaga 7 cotas raciais e 3 ampla. Estamos apreensivos... Esse concurso é muito importante pois atualmente ela trabalha muito longe de casa. Desculpa o desabafo, estou buscando ajuda para pelo menos confortar nossos corações enquanto esperamos o resultado. Abraço e Deus te abençoe
Quando o edital do concurso fala q é cota para negros e a pessoa se declarar parda, ela faz juz as vagas de negros? Ou no edital teria q estar escrito negros/pardo?
No edital é normalmente citado o pardo. De qualquer sorte, as dúvidas quanto à questão das cotas devem ser sanadas diretamente com o canal de relacionamento que é citado no edital.
Olá, tudo bem? Você precisa se atentar ao edital. Vou te dar um exemplo: ontem eu mostrei o edital do TCM do Pará. Nele temos vagas para PPQI - esse I é de indígenas.
No concurso do MPPA fiquei classificada na ampla concorrência e na cota. Eu posso ser chamada na vaga da cota, que é a vaga mais benéfica na ordem de nomeação?
Conforme conversamos no privado, tente ir pessoalmente ao MP PA e buscar esta informação com mais certeza, de forma a não prejudicar a escolha de lotação. Parabéns pela sua aprovação e fique aqui no canal, afinal os estudos continuam (caso você não pendure a caneta).
Eu tenho uma dúvida grande nisso, talvez eu que não consiga formular a pergunta, vamos criar uma situação fictícia só pra entender e se consegue me responder.. Digamos que um concurso para 40 vagas, 8 destinado para negros, no resultado da prova digamos que fiz uma pontuação e que eu fique na posição exata de 40, 4 negros estão na minha frente, posições vai, 25, 30 etc, e outros 4 negros estão atras na minha posição, exemplo 50, 51. Nesse caso esses quatros que estão atrás de mim devido a nota mais baixa que a minha, eles tem preferência? Assumem posição na minha frente todos até dar a quantidade de 8 vagas preenchidas de negros??
Na verdade o que ocorre é que você e os negros que estão na sua frente entram pela ampla concorrência. As vagas de vocês são abertas para os próximos negros.
@@dicasdodiegotomazetto5505 Se entendi certo o candidato negro com nota de ampla na 40° é nomeado depois do outro candidato, também negro, mas com nota inferior? O candidato negro aprovado na ampla concorrência não pode escolher a vaga que é melhor pra ele (ampla ou cota)?
Ele nao escolhe nada. Vamos explicar: sou negro e fiquei em 1 lugar geral... logo serei nomeado como 1 AC. Fiquei em 6 lugar na AC e 1 negro... o 1 negro, em geral, entra depois do 3 AC, logo e mais benefico ele entrar como 1 negro. Neste caso, ele seria o 4 a ser chamado, depois dos 3 primeiros AC.
Uma dúvida: passei em 3 lugar num concurso, o primeiro candidato não assumiu, o segundo assumiu. O terceiro a ser chamado será eu da ampla ou o cotista?
Se ele foi NOMEADO, subentende-se que a vaga de AC foi preenchida. Agora se ele enviou o TD antes da nomeacao, ai sim chama o proximo da AC. Sao cenarios bem diferentes. De qualquer sorte o orgao, via ouvidoria, pode te passar um posicionamento formal.
ola amigos,me escrevi na cota paguei o boleto,porém não fiz a declaração,fui aprovado para as próximas etapas.pergunta,serei eliminado ou concorrerei na ampla?
@@dicasdodiegotomazetto5505 no edital só diz que quem deseja se candidatar a cota deve fazer a declaração e quem não assim desejar concorrerá na ampla,mas em específico,sobre minha situação nada diz.o concurso é pra guardar municipal de São luís,banca SELECOM.
tem nota de corte sim Matheus... a classificação para cotistas é separada em relação à ampla concorrência, ou seja, você concorre com pessoas que se autodeclaram negras, assim como você será convocado para a heteroidentificação. Há de se respeitar a lei 12990/2014
Com certeza as chances são maiores... só precisa tomar cuidado em caso de reprovação no procedimento de heteroidentificação. Alguns editais são taxativos no sentido de o candidato não ir para a AC.
Cara tira 70 e ajustam pra 75.. pqp depois reclamam de racismo quando na própria lei já há.. sou negro mas isso claramente soa como se o negro não fosse capaz
Prezado, bom dia. Alguns comentarios sobre seu posicionamento: 1) palavroes nao sao nada bem-vindos, portanto peco respeito e cordialidade com o conteudo; 2) o conteudo e uma explanacao do que ocorre hoje com as cotas. Se o senhor nao concorda, basta fazer contato com a ouvidoria e repassar sua reclamacao sobre o suposto racismo afirmado.
@@dicasdodiegotomazetto5505 primeiro não teve chingamento claro, enfático hora nenhuma, segundo foi apenas uma observação.. terceiro se não pode aceitar um observação que não teve momento algum ofensa nem chingamento. Ta bom de deixar de fazer vídeos. Tá pior que a diretriz do Instagram. Abraço. Inscrição cancelada com sucesso. Ótimo dia.
www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12990.htm Pela leitura da lei, não há menção a indígenas, de forma que eu não acredito que as cotas tenham esta extensão. Já vi concursos públicos disponibilizarem vagas exclusivas para indígenas, tais como: www.estado.rs.gov.br/estado-cria-cotas-para-trans-e-indigenas-em-concursos-publicos blogs.correiobraziliense.com.br/papodeconcurseiro/defensoria-publica-de-sp-cria-cotas-para-pessoas-trans-em-concursos/#:~:text=Para%20participarem%20de%20concurso%20p%C3%BAblico%20por%20meio%20das,os%20deficientes%2C%20dever%C3%A3o%20apresentar%20laudo%20m%C3%A9dico%20e%20biopsicosocial. Em suma, acho que, em caso de abertura de concurso do seu interesse, acho válido fazer contato com a banca para sanar esta dúvida. Abraços.
O EDITAL DO INSS DIZ SE ME AUTODECLARO NEGRA,MAIS SOU PARDA,ESTOU NA DUVIDA PORQUE A LEI DIZ QUE SAO VAGAS PARA NEGROS E PARDOS ,DIEGO MESMO SENDO PARDA PODEREI COCORRER PARA AS COTAS ?
Edital - 5.2.1 Das vagas destinadas ao cargo/Gerência Executiva do INSS e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso, 20% serão providas na forma da Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014, e da Portaria Normativa nº 4, de 6 de abril de 2018, alterada pela Portaria SGP/SEDGG/ME nº 14.635, de 14 de dezembro de 2021 Lei 12990/2014 - Art. 2º Poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição no concurso público, conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Ou seja, entendo que pessoas pardas podem concorrer às vagas. De qualquer sorte acho razoável enviar um email para a banca organizadora fins de ter um documento formalizando a condição de pardo para concorrer nesta reserva de vagas.
@@dicasdodiegotomazetto5505 obrigado pela atenção,eu enviei um email para a cespe perguntando a respeito disso e eles me responderam exatamente com essa lei 12990/ 2014,eu entendi que poderia sim me candidatar as cotas e me candidatei.🤗
Realmente muito interessante seu vídeo, sou pardo e já participei de diversos concursos nessa condição, tem apenas um tópico de fundamental relevância que não foi aprofundado no vídeo, que é justamente a forma do recurso administrativo, nunca em hipótese alguma entre no mérito afirmando um erro na heteroidentificação, tão pouco utilize critérios jurídico, nenhum dos meus recurso que entrei nesse mérito foram aceitos. Daí vem a pergunta e como posso fazer esse recurso ? Primeiro busque ser o mais cordial e solicito possível se mostre disponível a apresentação qualquer documentação que a banca entenda como importante para sua classificação como negro, segunda caso tenha sido deferido sua heteroidentificação em qualquer outro recurso use isso para indicar que pode ter havido algum equivoco e nunca um erro, terceiro examene se no recurso você pode se identificar caso não posse se assim fizer será indeferido mesmo que bem fundamentado, quarto engula o orgulho e a frustração e veja o revisor como um igual busque gerar empatia criando um recurso o mais sussinto possivel dando enfase que assim o fara para "facilitar" o trabalho dele ou seja nao encha linguiça e procure demonstrar que a sua cor ja te colocou em uma condição de fragilidade e por ultimo agradeça e demonstre que respeitara a decisão seja ela qual for. Em fim em caso de duvidas pode falar nesse comentário mesmo que assim que possível eu posso responder no mais um abraço e que Deus abençoe a nós todos.
Excelenteeeeee contribuicao
Obrigado Diego pela resposta, mas sou pardo e aqui do norte, onde a miscigenação negra, índia e branca e muito acentuada. Tive minha vida militar e consta no meu documento como pardo. Tenho receio de me colocar como pardo devido a essa subjetividade, pois não falam em indígenas, caboclos , somente negros. Muito bom seu canal, mais um inscrito. Quero aprender muito pir aqui.
Seja bem-vindo Raimundo.
Foi como eu falei, tudo depende do que consta no edital que você pretende. Existem diversas variáveis para os cotistas...
Abracos.
Em um concurso municipal para um cargo de nível médio, são ao todo 10 vagas, 7 para ampla, 2 para ppp e 1 pcds. Um candidato negro passa em 7 lugar para ampla e 1 lugar em ppp. O candidato entrará com a vaga para ampla ou ppp?
Vaga PPP, já que o 1 PPP seria o terceiro na ordem de chamadas. O 7 lugar AC seria 9 lugar na chamada. Ou seja, mesmo com 10 vagas, o órgão pode optar por chamar 5 por vez. Se o 1 PPP fosse ampla, ele ficaria somente na segunda leva, prejudicando-o cronologicamente falando.
Sou pessoa preta, quanto a isso não tenho dúvidas, inclusive meus pais nasceram em comunidades quilombolas, com certeza isso ja deve dizer alguma coisa.. Mas o que queria falar aqui, e que pode ser que sirva de ajuda: eu fiz um daqueles testes de ancestralidade, no caso, o "my haritage," e nos resultados deram os seguintes percentuais: 23% nigeriana, e os demais percentuais até somar 49%, divididos entre: Serra Leoa,, Congo, Angola e outas etinias africanas. O restante foi de indígena da América Andina..e tbm um restinho de Portugal e Espanha, etc. Então, quem tá na dúvida, faz esse teste, quem sabe poderá servir, juridicamente...
Excelenteeee contribuicao!!!! Super obrigado
Fiz o BNB primeiro concurso meu ex me inscreveu pra concorrer vagas com negros eu não sei o que dizer no dia 6 de junho . Estou com dúvidas o que digo meu pai é negro olhos verdes e minha mãe branca. O que eu digo lá?
Bom, vamos lá.
Você se considera negra? Se sim, qual o motivo? Você precisa externar as razões pelas quais vocês se autodeclara negra.
Digamos que sua inscrição foi feita de modo incorreto e você não seja negra. O que fazer? Não comparecer ao agendamento. Leia o edital para ver o que acontece neste caso... normalmente a pessoa acaba indo para as vagas da ampla concorrência, se você tiver nota suficiente.
Boa sorte.
Diego, saiu edital da Caixa. Consta apenas a palavra NEGROS. Será que posso me inscrever sendo PARDA??? Muito obg vai me esclarecer muito
Tenho 95% de certeza que pode. Mas eu no seu lugar faria contato com a banca e confirmar a informacao
Conseguiu a resposta?
Felipe... conforme a minha sugestão, acho que você deveria fazer contato com a banca e buscar um melhor entendimento. Devido ao fato de estar também trabalhando outros concursos no canal, não tenho disponibilidade para buscar essa resposta.
Eu sou pardo. Nos editais do INSS e da Caixa economica, diz que são para pessoas negras. Conforme abaixo:
Para concorrer às vagas reservadas, o candidato deverá, no ato da inscrição, optar por concorrer às
vagas reservadas aos negros e autodeclarar-se negro, conforme quesito cor ou raça utilizado pela Fundação
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Posso me candidatar ao sistema de cotas?
A Lei 12.990, em vigor desde 10 de junho de 2014, destina uma porcentagem das vagas de concursos públicos para negros e pardos, com o objetivo de amenizar desigualdades sociais, econômicas e educacionais entre raças. Segundo o art. 2º da Lei, poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição no concurso público, conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. A Lei prevê uma reserva de 20% das vagas em qualquer concurso público da União, para pessoas pretas ou pardas. Uma nova proposta de lei autoriza os editais de contratação pública a exigir percentual mínimo de pretos, pardos e indígenas no ato da contratação.
Ou seja, conforme lei de cotas vigentes, o pardo é incluso dentro da categoria "candidatos negros".
opa participei do concurso do IBGE temporário como cotista e fiquei na posição 23 de 16 vagas porem reparei q os 7 primeiros cotistas tiveram nota suficiente pra passar pela ampla o que me deixaria na posição 16. Porém ja saiu o resultado e o ibge não colocou essas 7 pessoas na lista da ampla e sim como cotista o que é contra a lei 12990. O que fazer agora?
Acho que a primeira medida a ser tomada é entender junto ao órgão o motivo pelo qual o procedimento não foi executado. Caso haja omissão na resposta, acho que você procurar órgãos como o MP para te ajudar.
Inicialmente solicite esclarecimentos via ouvidoria.
Se as vagas são 7 + 49 (CR) e um candidato ampla concorrência ficou na posição 48.
Ele está no CR ou está fora?
Se são 49 CR e você ficou em 48, está dentro dos aprovados. Pela configuração, apresentada, o concurso proporcionou uma lista final com 56 candidatos aptos a serem chamados, sendo 7 de maneira obrigatória.
Professor, se um concurso que destina 20% dos vagas para negros (e separa estes na hora da inscrição). Abrir certame somente para 4 vagas (ampla concorrencia). Se na validade do concurso o órgão optar por chamar +1 candidato ele deverá convocar o primeiro colocado da lista de candidatos inscritos na cota para negros (apesar das "0 vagas" explicitas inicialmente)?
Perfeito, porque daí seriam 5 convocados, sendo 1 negro, ou seja, respeita-se os 20% por lei (isso se for concurso federal). Falo isso porque, por vezes, concursos estaduais ou municipais podem ter variações neste % - fiz esta ponderação porque sua pergunta foi genérica, sem especificar o concurso. Boa sorte!!!
Obrigado mestre, como sempre ajudando nas dúvidas.@@dicasdodiegotomazetto5505
SOU PARDO E ME INSCREVI PRA AMPLA,ATINGI A NOTA PRA COTAS
SENDO PARDO CONSIGO NA JUSTIÇA IR PRA LISTA DE COTAS??
ME DISSERAM QUE ERA SÓ PRA NEGROS
se você é pardo, teria direito de entrar na cota de negros, desde que aprovado na heteroidentificação.
Agora se você se inscreveu como AC, não vejo qualquer possibilidade de você passar para as cotas, mesmo que entre na justiça... vai ser difícil mudar o jogo, já que você mesmo escolheu concorrer como AC.
Me tira uma Dúvida por favor? digamos que um concurso tenha 20 vagas e a nota mínima para classificar seja 60, eu classifico com 62 pontos, na lista geral fico em 900 e na de negros em 20, e uma pessoa da ampla concorrência classifica com 75 pontos em 500, começa surgir mais vagas além das que estavam no edital, eu serei chamado antes dele?
A chamada dos candidatos negros estão dentro do critério no qual 20% das vagas serão destinadas para esta cota. Ou seja, vagas imediatas, seja CR, a cada 4 amplas, 1 negro é chamado.
Deixa eu tentar trazer uma outra visualização: você fez 62 e o concorrente da ampla fez 75. Você ficou em 20 para negros e ele em 500 na ampla. Com certeza você será chamado primeiro. Pensa comigo... se a cada negro chamada 4 amplas, 20 negros significa que 80 amplas foram chamados. Ou seja, você será chamado junto com o pessoal que ficou entre as posições 80 e 85 da ampla.
Abraços.
Quem é (cotas) e a nota da pra ficar na lista da ampla , esse ficará na ampla? Sobrando mais vagas para cotas??
Exatamente...
Ainda tem vaga para cota em concursos apenas com cadastro de reserva ?
Sempre tem... segue a sequencia de praxe. Ou seja chama 1 negro a cada 5, isso se for concurso federal. Estadual e municipal depende da lei local.
Na minha certidão de nascimento não esta escrito que sou parda, acho que pq nasci em 2000, creio que tiraram essa obrigatoriedade em 1990 se não me engano, e agora com que focumento comprovo 😅?
Você precisa, primeiramente, ler o edital e entender as regras para aferição das cotas.
Essa situação descrita pode ser contornada com outras comprovações, as quais podem ser obtidas mediante orientações recebidas da banca organizadora.
Qual é a ordem de nomeação e no caso de candidatos das cotas quando nomeados, mas com nota suficiente para entrar na ampla, o órgão é obrigatório a convocar de imediato outros candidatos que preencheram as vagas das cotas conforme a ordem de nomeação?
Bom, levando-se em consideração os concursos federais, temos 20% de vagas (1 chamada a cada 5 candidatos), porém o primeiro cotista é o terceiro chamado. Ou seja, a chamada é 3-8-13-18...
Abraços.
Boa tarde como que fica, tem prefeitura colocando só uma vaga por posto mas tenho informações que vão chama mas de 06 mas no edital eles só colocaram 01 burlando as cotas
Bom dia Rodrigo, tudo bem?
O fato de colocar uma vaga não fere o número de cotistas chamados. Se serão chamados 6, o 3 lugar será um negro, assim como o PCD tem os seus direitos (se fosse na esfera federal chamaria um a cada 5).
Por mais que chame mais que o disposto no edital, muitas das vezes so é possivel abrir um edital com menos vagas, tal como fez o Senado recentemente.
Abraços.
No caso do candidato se inscrever pra cotas e essa nota for maior do que a ampla e o candidato não classificou nas cotas. Nota das cotas 80% e ampla deu 65%, nesse caso o candidato estará fora ou consegue entrar na ampla?
Entra na ampla, a menos que o edital explicite que a não aprovação na heteroidentificação signifique eliminação no concurso (isso acontece raramente, mas você precisa ler o edital com calma para não ter surpresa).
Eu só pardo, mas tenho os traços nariz largo e cabelo crespo e boca, carnuda, eu vou participar do vestibular da fatec mas lá coloquei como negro de vez de pardo teria algum problema de ser desclassificado?
Normalmente, em caso de não aprovação na heteroidentificacao, você entra na lista da ampla. De qualquer sorte esta informação precisa estar explicita no seu edital.
Se eu fiquei em 3 com cotas e os 2 primeios da ampla desistem, eu seria a primeira ou continuo como 3 ?
Você seria o primeiro colocado geral e abriria a vaga da cota para os próximos na classificação.
Bom dia! Eu entendi que caso eu reprove no exame de heteroidentificação, eu continuo no certame com as vagas da ampla concorrência. Minha dúvida é a seguinte: o candidato A tirou 70 pontos na ampla concorrência, o candidato B- concorrendo para as vagas de partos tirou 75 ( mas foi reprovado no exame de hetoroidentifivação) nesse caso o candidato B vai passas a concorrer na ampla concorrência e ficará na frente do candidato A?
Exatamente isso.
Você só precisa tomar cuidado com essa reprovação na heteroidentificação. Como foi falado no vídeo, alguns editais colocam, de maneira expressa, que a reprovação nesta fase = reprovação no concurso, mesmo com nota suficiente para a AC. Torna-se necessário portanto, a leitura do edital que te interesse, apesar do que, em geral, a regra é poder concorrer para cotas e, em caso de insucesso, seja possível o aproveitamento na ampla concorrência.
@@dicasdodiegotomazetto5505 Muito obrigada.
Bom dia. Tenho uma dúvida. Em que momento o candidato cotista negro sai da lista de cota e vai para a ampla? Após a correção da prova objetiva ou após a correção da redação?
Digo porque pode acontecer de o cotista não ter nota ir para a lista da ampla e , após a correção da prova discursiva obter nota para ir para a ampla, saindo da cota.
O negro fica nas cotas desde o início do processo. Ao final do concurso, caso o candidato tenha nota para AC, ele vai para a outra lista e o próximo candidato herda a vaga.
Exemplo: 10 vagas imediatas, sendo 2 para negros. O primeiro lugar foi negro... ele vai para a ampla e o 2 e o 3 são nomeados.
Abraços.
Qual tem maior probabilidade de aprovação ampla concorrência ou cotas para negros ?
Sem dúvida o cotista...
@@dicasdodiegotomazetto5505 no caso, como cotista consegue mesmo que com uma nota menor, ficar na lista e concorrer?
Ou seja, se a menor nota da ampla for 70 a menor da cota poderá ser 60? Desde que fique dentro dos 20%?
Boa noite. Fiz um concurso onde me inscrevi como parda. São seis vagas. Fiquei em 4° nas cotas 8° na ampla. O edital permite que caso eu seja recusada pela heteroidentificação, eu posso continuar concorrendo nas vagas para desde que obtenha classificação. Nesse caso, eu vou continuar concorrendo em 8° lugar? Ou eu só vou continuar se estiver em 6°?
Não entendi esse 6 lugar. De qualquer sorte, você fica em 8 em caso de reprovação na heteroidentificacao.
Parabéns pelo resultado. Torcendo por sua nomeação.
Muito bom o vídeo, tirou muitas dúvidas!!
Valeu meu irmão. Abraços
a pessoa que se inscreveu para as vagas reservadas a negros, se ficarem classificados entre as vagas para ampla concorrencia, entram com as vagas reservadas a negros ou a ampla, ??
Entra na ampla e abre vagas para os próximos cotistas.
Qual o critério para aprovação de quem concorre a vagas destinadas a negros e pardos, e como são distribuidas?
Essa resposta você acha no edital do concurso que você busca.
@@dicasdodiegotomazetto5505 vlw obg 👍
É obrigado o concurso vim com vagas para negros ? Se não vinher, tem como ingressar com ação judicial ?
Se a lei do ente federativo tiver a reserva de vagas, o concurso deve cumprir com o normativo. Digo isso porque nem todos os estados/municípios possuem essa reserva - não é obrigatório seguir o que preza para a esfera federal.
Amigão tenho uma dúvida, prestei um concurso público e coloquei na escriçao afrodescendente fiquei em primeiro lugar agora a banca vem e retifica o edital dizendo que não tem vaga reservada para afro em edital isso procede gostaria muito da sua informação!
O concurso foi homologado? Até a homologação, infelizmente é possível mudar o edital confirme a necessidade do órgão.
Acho válido você abrir duas contestações nas ouvidorias sobre o caso: junto à banca e junto ao órgão.
Boa sorte.
Me inscrevi para o concurso do INSS, e coloquei que quero concorre para uma das vagas para cotistas negros. Eu envio meus documentos para comprovar que sou negra antes ou depois da prova?
Boa noite Geovana, tudo bem?
Vamos lá - regra 1: leitura do edital.
Suas respostas estao no item 5.2
Em suma, você se autodeclara negra e, posteriormente, os aprovados nas fases iniciais serão convocados para a heteroidentificacao.
Bons estudos.
Professor, e se o concurso nao dispor de vaga, for de CR ou apenas 01 vaga ? O 01 da cota de PPP ainda é o 03 a ser convocado ?
Em regra, sim.
Bom dia , no concurso da receita federal, quem é desclassificado por não ser negro, vai para a concorrência ampla ?
8.4. O indeferimento da condição de negro, bem como o não comparecimento à entrevista,
acarretará a perda do direito a concorrer às vagas reservadas a candidatos negros, passando
o candidato figurar apenas na lista de classificação geral.
Amigão só uma duvida, caso não haja vagas para negros em um determinado concurso, ou seja, 0 vagas no edital, mas vc se escreve na opção cotas, é obrigado a banca chamar?
Se temos 0 vagas, é possível que ninguém seja chamado.
Se chamar segue o padrão da cota, ou seja, chamam os negros nas posições 3, 8, 13, 18...
Abraços.
@@dicasdodiegotomazetto5505 Permita-me tirar uma dúvida. Pressupondo um cenário onde o percentual de vagas destinadas a negros/pardos seja de 20% e o número de vagas destinadas às cotas seja 0 (Ampla - 1 e Cotas - 0, por exemplo), os candidatos ocupantes das posições 1, 2 e 3 na lista de negros deverão ser chamados, respectivamente, nas posições 5, 10 e 15 do certame, em caso de nomeações supervenientes?
Desde já, grato!
Bom dia meu amigo.
Excelente material, parabéns pelo trabalho.
Tenho uma dúvida: Minha esposa se inscreveu para UFRJ, no edital vaga a qual se candidatou só tem 01 vaga para negro, não tem vaga para AC nem PCD.
A pergunta é, caso utilizado o anexo II do edital que aprova 1X5 esses outros aprovados podem ser AC ou só negros?
Minha dúvida é pq mesmo sendo vaga para negro, muuuuuita gente se inscreveu para AC.
Contraditório... A banca nem deveria classificar.
Obrigado meu amigo, isso ta me tirando o sono, pois ela tem grande chance de entrrar caso nao chamem a AC
Bom dia Fábio.
Obrigado pelos elogios e fico feliz de você ter gostado do conteúdo.
Sobre o caso:
a) Não consigo te explicar o motivo pelo qual temos uma vaga de negro e CR para AC;
b) O mais importante é: vai chamar primeiro o negro? Sim. Mas na sequência seguiremos o normal, ou seja, respeitando o limite de 20% cotas para negros, ou seja, para chamar o próximo negro, é necessário chamar 3/4 AC, além de respeitar a cota designada para PCD dentro do ordenamento do CR.
Abraços e espero ter sanado sua dúvida.
@@dicasdodiegotomazetto5505 Desde já te agradeço pela presteza e educação.
A minha dúvida ainda permanece, pois no quadro de vagas do edital em todas as vagas que "precisam de vaga para AC" o quantitativo está descrito, entretanto, para a vaga específica que a minha esposa está concorrendo não consta descrição de número para tal vaga ( é como se só fossem entrar cota racial nesta vaga).
A minha esposa está em 4º lugar na vaga cotas racial para essa vaga, e se por ventura considerar ampla concorrência ela está em 7º.
De qualquer forma para ela ser aprovada a banca precisa considera do o anexo II do edital que multiplica a quantidade de vagas de 1X5 para ela entrar em 4º ( se chamarem só cotas racial) ou a banca aumentar a vaga para duas vagas e multiplicar de 2 X 9 para ela entrar em 7º caso tbm chamem ampla concorrência.
No meu entendimento se a banca quisesse vaga de ampla concorrência nessa vaga estaria descrito.
No total são 10 concorrentes para essa vaga 7 cotas raciais e 3 ampla.
Estamos apreensivos... Esse concurso é muito importante pois atualmente ela trabalha muito longe de casa.
Desculpa o desabafo, estou buscando ajuda para pelo menos confortar nossos corações enquanto esperamos o resultado.
Abraço e Deus te abençoe
Quando o edital do concurso fala q é cota para negros e a pessoa se declarar parda, ela faz juz as vagas de negros? Ou no edital teria q estar escrito negros/pardo?
No edital é normalmente citado o pardo. De qualquer sorte, as dúvidas quanto à questão das cotas devem ser sanadas diretamente com o canal de relacionamento que é citado no edital.
ola. e quanto aos indígenas?? entra nas variações desse cota?
Olá, tudo bem? Você precisa se atentar ao edital. Vou te dar um exemplo: ontem eu mostrei o edital do TCM do Pará. Nele temos vagas para PPQI - esse I é de indígenas.
No concurso do MPPA fiquei classificada na ampla concorrência e na cota.
Eu posso ser chamada na vaga da cota, que é a vaga mais benéfica na ordem de nomeação?
Conforme conversamos no privado, tente ir pessoalmente ao MP PA e buscar esta informação com mais certeza, de forma a não prejudicar a escolha de lotação. Parabéns pela sua aprovação e fique aqui no canal, afinal os estudos continuam (caso você não pendure a caneta).
@@dicasdodiegotomazetto5505 rsrs vou continuar com certeza
Essa foto do perfil é sua? Pq se for como vc entraria em cota se você é pela foto nitidamente Branca?
@@ivonedso2354 a foto esta rosa kkkk
Tenho duvida se pardo entra na cota.
Entra.
Eu tenho uma dúvida grande nisso, talvez eu que não consiga formular a pergunta, vamos criar uma situação fictícia só pra entender e se consegue me responder..
Digamos que um concurso para 40 vagas, 8 destinado para negros, no resultado da prova digamos que fiz uma pontuação e que eu fique na posição exata de 40, 4 negros estão na minha frente, posições vai, 25, 30 etc, e outros 4 negros estão atras na minha posição, exemplo 50, 51. Nesse caso esses quatros que estão atrás de mim devido a nota mais baixa que a minha, eles tem preferência? Assumem posição na minha frente todos até dar a quantidade de 8 vagas preenchidas de negros??
Na verdade o que ocorre é que você e os negros que estão na sua frente entram pela ampla concorrência. As vagas de vocês são abertas para os próximos negros.
Ou seja, mesmo cotistas podem virar ampla concorrência, fato este que aproveita ainda mais quem se autodeclara negro.
@@dicasdodiegotomazetto5505 Agora sim entendi!! Pensei que concorria apenas a porcentagem especifica, mas não, obrigado pela orientação amigo!
@@dicasdodiegotomazetto5505 Se entendi certo o candidato negro com nota de ampla na 40° é nomeado depois do outro candidato, também negro, mas com nota inferior?
O candidato negro aprovado na ampla concorrência não pode escolher a vaga que é melhor pra ele (ampla ou cota)?
Ele nao escolhe nada. Vamos explicar: sou negro e fiquei em 1 lugar geral... logo serei nomeado como 1 AC. Fiquei em 6 lugar na AC e 1 negro... o 1 negro, em geral, entra depois do 3 AC, logo e mais benefico ele entrar como 1 negro. Neste caso, ele seria o 4 a ser chamado, depois dos 3 primeiros AC.
O concurso do seas 2024, foi totalmente o contrário um completo desmantelo
Uma pena...
Uma dúvida: passei em 3 lugar num concurso, o primeiro candidato não assumiu, o segundo assumiu. O terceiro a ser chamado será eu da ampla ou o cotista?
Cotista.
Mas sendo 3 vagas, 1 para cotista, não teriam que chamar primeiro da ampla e depois cotista? Visto que o da ampla não foi preenchida?
O chamamento independe da posse ou desistência do candidato?
Se ele foi NOMEADO, subentende-se que a vaga de AC foi preenchida. Agora se ele enviou o TD antes da nomeacao, ai sim chama o proximo da AC. Sao cenarios bem diferentes.
De qualquer sorte o orgao, via ouvidoria, pode te passar um posicionamento formal.
@@dicasdodiegotomazetto5505 ok muito obrigada pela explicação
ola amigos,me escrevi na cota paguei o boleto,porém não fiz a declaração,fui aprovado para as próximas etapas.pergunta,serei eliminado ou concorrerei na ampla?
Boa tarde Janisom, beleza?
A qual concurso você se refere?
Vai depender do que consta no edital o que vai acontecer contigo.
Abraços.
@@dicasdodiegotomazetto5505 no edital só diz que quem deseja se candidatar a cota deve fazer a declaração e quem não assim desejar concorrerá na ampla,mas em específico,sobre minha situação nada diz.o concurso é pra guardar municipal de São luís,banca SELECOM.
Professor e pro negro, tem nota de corte?, é o mesmo da ampla concorrência?
tem nota de corte sim Matheus... a classificação para cotistas é separada em relação à ampla concorrência, ou seja, você concorre com pessoas que se autodeclaram negras, assim como você será convocado para a heteroidentificação. Há de se respeitar a lei 12990/2014
É possível concorrer pra pcd e negros ao mesmo tempo?
Não. Ate porque uma inscrição de pcd anularia uma eventual inscrição inicial feita para negro.
Pra quem concorre a vagas de negros e pessoas pardas tem menos ou mais chances de aprovação?
Com certeza as chances são maiores... só precisa tomar cuidado em caso de reprovação no procedimento de heteroidentificação. Alguns editais são taxativos no sentido de o candidato não ir para a AC.
Explica depois sobre o que significa no concurso, Eliminado, reprovado, classificado e aprovado.
Eliminado e reprovado são semelhantes. Classificado = estar dentro das vagas ; aprovado = estar no cadastro de reserva, porém fora das vagas.
Cara tira 70 e ajustam pra 75.. pqp depois reclamam de racismo quando na própria lei já há.. sou negro mas isso claramente soa como se o negro não fosse capaz
Prezado, bom dia. Alguns comentarios sobre seu posicionamento:
1) palavroes nao sao nada bem-vindos, portanto peco respeito e cordialidade com o conteudo;
2) o conteudo e uma explanacao do que ocorre hoje com as cotas. Se o senhor nao concorda, basta fazer contato com a ouvidoria e repassar sua reclamacao sobre o suposto racismo afirmado.
@@dicasdodiegotomazetto5505 primeiro não teve chingamento claro, enfático hora nenhuma, segundo foi apenas uma observação.. terceiro se não pode aceitar um observação que não teve momento algum ofensa nem chingamento. Ta bom de deixar de fazer vídeos. Tá pior que a diretriz do Instagram.
Abraço. Inscrição cancelada com sucesso. Ótimo dia.
@@dicasdodiegotomazetto5505valha que exagero, não pode dar opinião não, o rapaz só falou o que ele pensa sem ofender ninguém e eu concordo com ele.
mp pa vai ter cotas.
Sim, pois está dentro da resolução do CNJ que comentei - MP é uma função essencial à justiça.
Diego, e os pardos ?
Seguem a mesma linha de raciocínio.
@@dicasdodiegotomazetto5505 É possível concorrer pra pcd e negros ao mesmo tempo?
Somente é possível uma cota.
Pardo se enquadra
Sim
Indígenas entram nessas contas ?
www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12990.htm
Pela leitura da lei, não há menção a indígenas, de forma que eu não acredito que as cotas tenham esta extensão. Já vi concursos públicos disponibilizarem vagas exclusivas para indígenas, tais como:
www.estado.rs.gov.br/estado-cria-cotas-para-trans-e-indigenas-em-concursos-publicos
blogs.correiobraziliense.com.br/papodeconcurseiro/defensoria-publica-de-sp-cria-cotas-para-pessoas-trans-em-concursos/#:~:text=Para%20participarem%20de%20concurso%20p%C3%BAblico%20por%20meio%20das,os%20deficientes%2C%20dever%C3%A3o%20apresentar%20laudo%20m%C3%A9dico%20e%20biopsicosocial.
Em suma, acho que, em caso de abertura de concurso do seu interesse, acho válido fazer contato com a banca para sanar esta dúvida. Abraços.
Inss vale para negros e pardos ?
Vide resposta ao outro comentário.
Abraços.
O EDITAL DO INSS DIZ SE ME AUTODECLARO NEGRA,MAIS SOU PARDA,ESTOU NA DUVIDA PORQUE A LEI DIZ QUE SAO VAGAS PARA NEGROS E PARDOS ,DIEGO MESMO SENDO PARDA PODEREI COCORRER PARA AS COTAS ?
Também tenho essa dúvida
Edital - 5.2.1 Das vagas destinadas ao cargo/Gerência Executiva do INSS e das que vierem a ser criadas durante o
prazo de validade do concurso, 20% serão providas na forma da Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014, e da
Portaria Normativa nº 4, de 6 de abril de 2018, alterada pela Portaria SGP/SEDGG/ME nº 14.635, de 14 de
dezembro de 2021
Lei 12990/2014 - Art. 2º Poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição no concurso público, conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.
Ou seja, entendo que pessoas pardas podem concorrer às vagas.
De qualquer sorte acho razoável enviar um email para a banca organizadora fins de ter um documento formalizando a condição de pardo para concorrer nesta reserva de vagas.
@@dicasdodiegotomazetto5505 obrigado pela atenção,eu enviei um email para a cespe perguntando a respeito disso e eles me responderam exatamente com essa lei 12990/ 2014,eu entendi que poderia sim me candidatar as cotas e me candidatei.🤗