Babá, agradeço pelo precioso esclarecimento. Aproveito para sugerir que faça um vídeo explicando sobre Oranyan.
7 років тому+1
Aboru aboye aboṣiṣe bàbá, muy bueno. Me gusta mucho si fuera posible que hablará sobre similitudes y diferencias entre los versos del eérindínlógún y los versos de Ifá. A dúpẹ́, ire gbogbo.
Sugiro que leia Mark Shiltz, o único antropólogo que estudou a fundo o culto de Airá em Savé. E essa sja interpretação ao itan é altamente pessoal. O fato de Airá ter q dar comida a Obatala nao significa q seja filho dele. Traduza o texto Yoruba Thunder Deities para poder falar com propriedade sobre esse orixa cujo culto antecede o império de Oyó
Olá, o verso não diz que ele alimentou Obàtálá e sim fala que ele é filho (omo oosa gbowuji). Explico também que Aiyra é ser mítico, já Àrá (não Aira) é a divindade do raio em Savé. Um abraço ire o!
@@ricardoodeon2949 não é assim q estuda algo. Muito menos religião e cultos complexos. Todos têm o direito a informação e consulta às fontes. De fato me parece muita riqueza linguística yorubá q não alcança os iniciados do candomblé brasileiro. Ao meu ver o uso ilustrativo da linguagem tribal crua é um pouco demais para pessoas q já cultuam há muito tempo e com responsabilidade. É verdade w conhecimento é sempre importante, mas penso ser mais produtivo o uso menos rebuscado do yorubá nativo, isso cria obstáculos e torna complexo o entendimento. Nossas raízes não pretendem a pureza, pois o culto tem matriz africana. Sugiro um pouco menos do linguajar nativo e tratarmos mais do culto em si. O dito está confundindo mais q elucidando. Com todo o devido respeito. Mas não deixa de ser valido. Agora quanto ao caro colega, o contraditório faz parte da busca do entendimento.
@@ricardoodeon2949 difícil manter um nível na conversa quando aparece alguém diminuindo o interesse do outro. Ninguém é dono da verdade de um lugar q morou nele. O questionamento faz parte do conhecimento, é saudável e totalmente pertinente. Agora é importante socializar as fontes visto q temos a religião nos dias de hoje cheia de nuances particulares a gosto do cliente.
@@CasadaBoaSorte prezado, com todo respeito, é errado dizer que Àrá não é Orixá em território Yorubá, existe historiografia e estudos antropólogicos provando que sim. Em Itasa, por exemplo, há culto, há festival, oferendas. Não é um Orixá popular, mas existe e isso está provado.
Gostaria que o vc Fala e sobre sango,aganju,agodo e oranian,Gostaria saber o por tantos nomes fora o que esqueci,são várias divindades ou uma só???????
Olá, baba! Gostaria muito que o sr tratasse, em um vídeo, sobre o Orixá Erinlé. Me parece que assim como o tema Ayrá, é também um pouco polêmico e multifacetado. Já que em parte da Yorubaland é tido como um orixá masculino e em outra, como um orixá feminino e aqui no Brasil, candomblé, é tido muitas vezes como uma qualidade de Oxóssi, mas que tb é cultuado à parte, como no caso de um terreiro que conheci, e me parece que em outros tb. Acho que daria um ótimo vídeo, já que esse Orixá me parece tão fascinante e misterioso. Grato!!! Axé!
Zarcel uma observação , o culto do candomblé não é apenas berço Yoruba , vc tem Vodun e Inkisse muitas das vezes no mesmo culto ..Ayira não é um Orixa mesmo .. é um Vodun assim como Nanã ..
Olá, David! Fui procurar essa informação que vc deu de que Ayirá é um Vodun e não encontrei nenhuma fonte. Vc poderia falar mais sobre isso e me indicar a fonte, por favor. Tenho pesquisado muito e toda informação me é válida. Grato.
Bom, até onde sei e tenho estudado. Ayrá não é um Vodun. É um orixá cultuado originalmente em savé, uma cidade que fica na fronteira entre o Benin e a Nigéria.
O que encontrei é que Ayrá é originário de Savé; portanto, território "Jeje", sendo seu culto mais antigo do que o de Sango. Por outro lado, Ya Nasso Oka, lá nos primórdios da atual Casa Branca do Engenho Velho, no século XIX, cultuava Ayrá - com características bem próximas do culto que vemos hoje no Candomblé Ketu. Aí são textos e mais textos com os mais variados itans.
Muito boa sua colocação. As pessoas que procuram fontes e não acham sugiro que procurem em inglês, que irão achar dezenas de artigos científicos de estudiosos de várias nações.
Então meu orixa não existe? Não vou perguntar nada ao meu sacerdote pq estaria desmerecendo o mesmo já que ele ta certo de qual orixa eu sou pq eu sei que ele não inventou Ayrá em minha cabeça
Bença babá Boa tarde Nesse seu vídeo, assim como já vi em outros diversos vídeos, o senhor fala sobre a reencarnação dos orixás nos primórdios da humanidade. Pergunto ao senhor: existe REENCARNAÇÃO no culto yorubá?
Sou iniciado em "xangô" Ayrá. Meu pai de santo cultua como Xango mas sao tantas fontes que vêem Ayrá como um orixá de Savé que antecede a Oyó. Fico numa dúvida medonha. Qual a fonte correta, o que seguir
Helder você precisa separar as coisas, NINGUÉM pode desvalorizar sua iniciação, nem dizer que a mesma está errada. Há muita informação histórica, há informações do versos de Ifá, mas nada disso deve perturbar seu culto e a relação que você desenvolve com seu Orixá, busque informações para expandir seus horizontes, mas não duvide da sua relação com Ayrá, com Xangô Ayrá, com Àrá. Mesmo na Nigéria e no Benin o culto a Orixá varia muito de família pra família, de local pra local, no Brasil não seria diferente. Dentro da forma de culto em que você foi iniciado a relação com Ayrá te traz paz? Te dá força para batalhar? São essas perguntas que devem te guiar
Aboru boye Babá... Como sempre o Sr. nos surpreendendo com sua sabedoria, inteligência e dedicação em buscar informações sábias, exatas e esclarecedoras, afim de não deixar seus filhos e todos aqueles que acreditam no seu trabalho "pagar sapo" e serem enganados(as) aí fora. O Sr. disse uma coisa muito importante no começo desse vídeo que é " CRIME", infelizmente no Brasil muitas pessoas são lesadas por alguns sacerdotes por não ter conhecimento dos seus direitos ou por ameaças ou por medo de feitiços realizados pela mesma pessoa a qual vc se entregou acreditando ser uma idônea, séria, que sabia da verdade para te ajudar e que na verdade te ROUBOU... o que é muito comum em alguns lugares. Para aqueles que não tem conhecimento, podemos denunciar esses maus feitores nos crimes de: Art. 283 "CHARLATANISMO" que segundo o CP(Código Penal) diz: "Inculcar ou Anunciar cura por meio secreto ou infalível" Pena - detenção, de 3(três) meses a 1(um) ano e multa ou Art. 284 " CURANDERISMO" que segundo o CP(Código Penal) diz: " Exercer o Curanderismo" Pena - detenção, de 6(seis) meses a 2(dois) anos, não podemos deixar ser enganados, não podemos ser marionetes de pai de santo, temos que ser respeitados. Pra finalizar, deixo aqui meus préstimos respeito e confiança no Babá Zarcel, pois antes de conhece-lo acreditava que Orìṣà Ògún iria me matar na estrada, que Orìṣà Sàngó iria me matar com seu raio e outras baboseiras mais, depois que conheci esse rapaz, aprendi que Orìṣà está no mundo para nos ajudar e nunca para nos prejudicar pois sou prova viva disso. Babá....mais uma vez meus parabéns, continue assim pois sua inteligência, presteza e principalmente sua dedicação nos mostra que o Sr. não é qualquer um...que seu Orí seja sempre abençoado. Ire o
A pergunta foi feita ao autor do vídeo, q dificilmente responde. Um problema dos canais do UA-cam: todo mundo fala e fala e não respondem quando perguntados. Será q não entendem q fazem mais confusão do q elucidar? Isso deveria ser pensado toda vez w alguém quer falar muito - o dever de responder.
Eu sou muito agradecido a esse orixá chego ficar emocionado pelo que ele tem feito a mim . Eu chamo meu chango querido" , apesar de ser filho de oxaguian . Adoro meu oxalá . Tem como um filho de oxalufan mudar a cabeça do nada pra oxaguian ? Desculpa eu não sei de muita coisa posso ter falado alguma besteira .
Eu sou feito de xango ayra Respeito sua opinião mais Tem uma controvérsia aí Porque essa istória que ayra Não é xango começo agora Isso não é uma polêmica antiga E sim recente mais seu vídeo é Bom muito interessante
Ao contrário amigo. Falar de Ayrá ou Arà aqui no Brasil é muito recente se considerarmos o tempo que temos de candomblé. Mas o fato de Ele não ser Sangò é mais antiga do que o próprio Sangò.
Com todo respeito a sua pesquisa eu achei bastante incompleta e descordo com algumas citações principalmente com a pedra de raio Edun ara" não tem nada a ver. Lamentável seu discurso.
Boa noite, nos apresente um Templo em território Yorùbá que seja em homenagem para alguma divindade chamada Ayira, tem? Não! No Brasil confundiram: Àrá = Raio é uma divindade cultuada em Sabe. Àrìrà = Um dos nomes de Sàngó. Ayira = Ser mítico, não òrìsà, filho de Orisa Gbowuji um dos aspectos de Obatala. Infelizmente confundiram esses nomes e criaram culto para uma divindade que não existe. Mas, se me provar trazendo sacerdotes e devotos desse òrìsà em território Yorùbá faremos uma retratação. Tem?
Bom eu sou iniciada para Ayra e sim conheço babalorixá e templos que são de Ayra então não concordei com seu vídeo pois existe a prova disso é que estou aqui kkkkkk
6 років тому+5
@@talitasouza4664 queridinhaaaaa, ele quer que apresente algum templo ou iniciado de Airá em terras Yorubá, e não de Carapicuiba! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ok mas se o candomblé que nos cultuamos teve origem no Brasil acho que buscar isso em terras yorubás é ilógico o culto nosso é muito diferente do culto de lá o candomblé daqui é muito diferente do de lá! Tem raízes lá mas se originou aqui e é de conhecimento geral que muitos conhecimentos se perderam com o tempo!
Da minha sim, do que procurei aprender de fato, não simplesmente achar, também. Mas, você continua sendo o dono da sua. Ire o
6 років тому+1
Sou feito de Airá e, desde o começo, meu Pai sempre me deixou claro, que embora muitas pessoas sejam feitas neste "Orixá", Airá ainda é tido como um suposto egum! Se é verdade ou não, não posso afirmar, mas também não posso refutar a opinião de ninguém! Pra mim, Orixá bom é aquele que reina e traz para a vida do filho o melhor no que tange à merecimento! E cá entre nós, além de amar muito, sou extremamente grato a esse suposto "egum", se assim ele realmente for!
Boa tarde muito bem explicado, sua benção que oxum lhe abençoe ase.
Sendo ele filho de Obatalá, logo, podemos considerá-lo funfun?
Babá, agradeço pelo precioso esclarecimento. Aproveito para sugerir que faça um vídeo explicando sobre Oranyan.
Aboru aboye aboṣiṣe bàbá, muy bueno. Me gusta mucho si fuera posible que hablará sobre similitudes y diferencias entre los versos del eérindínlógún y los versos de Ifá. A dúpẹ́, ire gbogbo.
Sugiro que leia Mark Shiltz, o único antropólogo que estudou a fundo o culto de Airá em Savé. E essa sja interpretação ao itan é altamente pessoal. O fato de Airá ter q dar comida a Obatala nao significa q seja filho dele. Traduza o texto Yoruba Thunder Deities para poder falar com propriedade sobre esse orixa cujo culto antecede o império de Oyó
Olá, o verso não diz que ele alimentou Obàtálá e sim fala que ele é filho (omo oosa gbowuji). Explico também que Aiyra é ser mítico, já Àrá (não Aira) é a divindade do raio em Savé. Um abraço ire o!
Nilo Almada irmão, o senhor pode me falar onde encontro isso? Pesquisei no Google e não encontrei nem o nome do antropólogo
Vc quwr saber mais que uma pessoa que viveu na africa na nigeria kkk cala sua boca baba zarcel sabe muito mais que vc posta um video seu ai fanfarrao
@@ricardoodeon2949 não é assim q estuda algo. Muito menos religião e cultos complexos. Todos têm o direito a informação e consulta às fontes. De fato me parece muita riqueza linguística yorubá q não alcança os iniciados do candomblé brasileiro. Ao meu ver o uso ilustrativo da linguagem tribal crua é um pouco demais para pessoas q já cultuam há muito tempo e com responsabilidade. É verdade w conhecimento é sempre importante, mas penso ser mais produtivo o uso menos rebuscado do yorubá nativo, isso cria obstáculos e torna complexo o entendimento. Nossas raízes não pretendem a pureza, pois o culto tem matriz africana. Sugiro um pouco menos do linguajar nativo e tratarmos mais do culto em si. O dito está confundindo mais q elucidando. Com todo o devido respeito. Mas não deixa de ser valido. Agora quanto ao caro colega, o contraditório faz parte da busca do entendimento.
@@ricardoodeon2949 difícil manter um nível na conversa quando aparece alguém diminuindo o interesse do outro. Ninguém é dono da verdade de um lugar q morou nele. O questionamento faz parte do conhecimento, é saudável e totalmente pertinente. Agora é importante socializar as fontes visto q temos a religião nos dias de hoje cheia de nuances particulares a gosto do cliente.
Penso que o mais importante é ouvir os mais velhos com simplicidade e humildade. A pergunta é: oq não é mito?
Após o Babalawo/pesquisador Nathan Lugo encontrar a família que cultua Aiyrá/Ara em Ketou, esse vídeo foi desmentido e deveria ser RATIFICADO.
Ele encontrou culto de Àrá que Verger já havia divulgado, porém, Àrá na terra Yorùbá não é Òrìṣà. Respeito o Bàbá Nathan e ele sabe disso.
Ire o!
@@CasadaBoaSorte Se não é Òrisà porque ele radia e incorpora? qual é essa energia então?
Poxa gostaria de aprender mais sobre Ayra...
@@CasadaBoaSorte prezado, com todo respeito, é errado dizer que Àrá não é Orixá em território Yorubá, existe historiografia e estudos antropólogicos provando que sim. Em Itasa, por exemplo, há culto, há festival, oferendas. Não é um Orixá popular, mas existe e isso está provado.
@@helderalvesdesouza4137
Também gostaria muito de entender melhor isso
Axe 👏 👏 👏
Parabéns pela suas explicações 👏👏👏👏👏 se possível fale tbm do orixá Oyá, que aqui no Brasil existe muitas controvérsias, agradeço desde já.
Aboru aboye baba zarcel porque é dificil ver iniciação do orisa osumare na áfrica? Esplique sobre esse orisa la na africa.
Bastante esclarecedor Bábà! Mojúbá ìbá şé Irê ooo.
Parabéns Bàbá Awodélé sempre nos orientando e transmitindo cada dia mais sobre os Orixás... Obrigado Àṣẹ Ire-ooo
Bàbá fale sobre Ajagunan por favor!
Mais um vídeo maravilhoso! Bàbá, além de consultas, é possível participar de festas e conhecer o terreiro? Abraço! 💗💗💗
🙏🙌🙌🙌🍀axé
Vídeos perfeito baba ase
Gostaria que o vc Fala e sobre sango,aganju,agodo e oranian,Gostaria saber o por tantos nomes fora o que esqueci,são várias divindades ou uma só???????
Então me responde porque nos terreiros de candomblé são cultuados se manifestando ?
mojuba :Poderia fazer um vídeo falando sobre ogan "Gan" ,Des de já agradeço.
Boa tarde
Faz um vídeo falando sobre Iansã baba!!!! 👏❤️ Parabéns pelo canal!
Baba zarcel muitos falam de ayira igbona e que ele é um caminho de ayirá, isso procede? Esiste esse orisá?
Ansiso pelas lives, para tirar altas dúvidas. Tenho duvidas sobre Ogiyan
Olá, baba! Gostaria muito que o sr tratasse, em um vídeo, sobre o Orixá Erinlé. Me parece que assim como o tema Ayrá, é também um pouco polêmico e multifacetado. Já que em parte da Yorubaland é tido como um orixá masculino e em outra, como um orixá feminino e aqui no Brasil, candomblé, é tido muitas vezes como uma qualidade de Oxóssi, mas que tb é cultuado à parte, como no caso de um terreiro que conheci, e me parece que em outros tb. Acho que daria um ótimo vídeo, já que esse Orixá me parece tão fascinante e misterioso. Grato!!! Axé!
Queria muito um vídeo como esse sobre Erinlé também.
Fantástica explanação. Parabéns!
Zarcel uma observação , o culto do candomblé não é apenas berço Yoruba , vc tem Vodun e Inkisse muitas das vezes no mesmo culto ..Ayira não é um Orixa mesmo .. é um Vodun assim como Nanã ..
Olá, David! Fui procurar essa informação que vc deu de que Ayirá é um Vodun e não encontrei nenhuma fonte. Vc poderia falar mais sobre isso e me indicar a fonte, por favor. Tenho pesquisado muito e toda informação me é válida. Grato.
Bom, até onde sei e tenho estudado. Ayrá não é um Vodun. É um orixá cultuado originalmente em savé, uma cidade que fica na fronteira entre o Benin e a Nigéria.
O que encontrei é que Ayrá é originário de Savé; portanto, território "Jeje", sendo seu culto mais antigo do que o de Sango. Por outro lado, Ya Nasso Oka, lá nos primórdios da atual Casa Branca do Engenho Velho, no século XIX, cultuava Ayrá - com características bem próximas do culto que vemos hoje no Candomblé Ketu. Aí são textos e mais textos com os mais variados itans.
Muito boa sua colocação. As pessoas que procuram fontes e não acham sugiro que procurem em inglês, que irão achar dezenas de artigos científicos de estudiosos de várias nações.
Cuidado, não é porque tem o culto em Sabe que necessariamente é um vodun.
Zarcel. Tudo CERTO?
Gostaria. Saber. PQ a Consuta. E so Presencial.?? Nao POR VIDEO.
COFERENCIA....
POIS ESTOU FORA DO BRASIL..
Ayìrá não é então filho de Oraniãn com Torossí? Tendo como irmãos, Olúfirâ (Sangó), Dádá Ajáká, Adedibayìaní e Aganjú?
Aira é anterior a todos esses que você mencionou.
@@arakmaarak9005 pode ser mas claro por favor? Se possivel, de explicar a árvore genealógica de Ayìrá?
Eu achei o vídeo engraçado! 🤣
Então meu orixa não existe? Não vou perguntar nada ao meu sacerdote pq estaria desmerecendo o mesmo já que ele ta certo de qual orixa eu sou pq eu sei que ele não inventou Ayrá em minha cabeça
Então é certo fazer oferenda ao pai de Alta ou a Xango?
Bença babá
Boa tarde
Nesse seu vídeo, assim como já vi em outros diversos vídeos, o senhor fala sobre a reencarnação dos orixás nos primórdios da humanidade.
Pergunto ao senhor: existe REENCARNAÇÃO no culto yorubá?
Aboru aboye abbosise
Ayra é um Oriki de SANGO...
Olá lindo
Maravilhosa explicação babá Mojuba
Sou iniciado em "xangô" Ayrá. Meu pai de santo cultua como Xango mas sao tantas fontes que vêem Ayrá como um orixá de Savé que antecede a Oyó. Fico numa dúvida medonha. Qual a fonte correta, o que seguir
Helder você precisa separar as coisas, NINGUÉM pode desvalorizar sua iniciação, nem dizer que a mesma está errada. Há muita informação histórica, há informações do versos de Ifá, mas nada disso deve perturbar seu culto e a relação que você desenvolve com seu Orixá, busque informações para expandir seus horizontes, mas não duvide da sua relação com Ayrá, com Xangô Ayrá, com Àrá. Mesmo na Nigéria e no Benin o culto a Orixá varia muito de família pra família, de local pra local, no Brasil não seria diferente. Dentro da forma de culto em que você foi iniciado a relação com Ayrá te traz paz? Te dá força para batalhar? São essas perguntas que devem te guiar
Parabéns, Babá!! Muito importante manter esse debate aberto e pontuar que é preciso estudar para debater! Meus respeitos!!
Você falou que Ayra é um ser mistico. Então como posso ser filha de Ayra? Por favor me ajude a entender?
Motumbá Asè! Depende do seu jogo de búzios!
Talvez, então, o nome da entidade no Brasil deva ser Arà, e não Airà
KOLOFÉ , BABA, SE POSSIVEL EXPLIQUE TBM O ITAN DOS TRES IRMÃO GEMEOS FILIOS DE OBATALA , JÁ ,JAGUN E AJAGUNÃ SE POSSIVEL
olá baba queria si senhor podia mim fala si os babalawó vira no orixás
Aboru boye Babá...
Como sempre o Sr. nos surpreendendo com sua sabedoria, inteligência e dedicação em buscar informações sábias, exatas e esclarecedoras, afim de não deixar seus filhos e todos aqueles que acreditam no seu trabalho "pagar sapo" e serem enganados(as) aí fora. O Sr. disse uma coisa muito importante no começo desse vídeo que é " CRIME", infelizmente no Brasil muitas pessoas são lesadas por alguns sacerdotes por não ter conhecimento dos seus direitos ou por ameaças ou por medo de feitiços realizados pela mesma pessoa a qual vc se entregou acreditando ser uma idônea, séria, que sabia da verdade para te ajudar e que na verdade te ROUBOU... o que é muito comum em alguns lugares. Para aqueles que não tem conhecimento, podemos denunciar esses maus feitores nos crimes de: Art. 283 "CHARLATANISMO" que segundo o CP(Código Penal) diz: "Inculcar ou Anunciar cura por meio secreto ou infalível" Pena - detenção, de 3(três) meses a 1(um) ano e multa ou Art. 284 " CURANDERISMO" que segundo o CP(Código Penal) diz: " Exercer o Curanderismo" Pena - detenção, de 6(seis) meses a 2(dois) anos, não podemos deixar ser enganados, não podemos ser marionetes de pai de santo, temos que ser respeitados. Pra finalizar, deixo aqui meus préstimos respeito e confiança no Babá Zarcel, pois antes de conhece-lo acreditava que Orìṣà Ògún iria me matar na estrada, que Orìṣà Sàngó iria me matar com seu raio e outras baboseiras mais, depois que conheci esse rapaz, aprendi que Orìṣà está no mundo para nos ajudar e nunca para nos prejudicar pois sou prova viva disso.
Babá....mais uma vez meus parabéns, continue assim pois sua inteligência, presteza e principalmente sua dedicação nos mostra que o Sr. não é qualquer um...que seu Orí seja sempre abençoado.
Ire o
+elton lima àşę meu filho
Ire o
Babá,
Fale de Osogyan / Ajagunan
Dudu Ferrari Meu Orisa Ajaguna...👍🏽👍🏽👍🏽🛡️🛡️🛡️
Jefferson Menezes Baba mi! ❤
Baba fale sobre o Orixá Otim
Baba vc é de qual orixa ?
Ele é iniciado em Ifá e para Obatala
A pergunta foi feita ao autor do vídeo, q dificilmente responde. Um problema dos canais do UA-cam: todo mundo fala e fala e não respondem quando perguntados. Será q não entendem q fazem mais confusão do q elucidar? Isso deveria ser pensado toda vez w alguém quer falar muito - o dever de responder.
Seu vidio ficou muito ruim de ouvir, desculpa, o som não está nitido
Eu sou muito agradecido a esse orixá chego ficar emocionado pelo que ele tem feito a mim . Eu chamo meu chango querido" , apesar de ser filho de oxaguian . Adoro meu oxalá . Tem como um filho de oxalufan mudar a cabeça do nada pra oxaguian ? Desculpa eu não sei de muita coisa posso ter falado alguma besteira .
Então qual o nome desse orixá que aqui é conhecido como Xangô Ayra?
Continuarei ignorante...Ayrá vive em mim...Ayrá vive!Sempre viverá!
Ja achava complicado agora lascou....estou mais perdido que joao e maria
Paulo deixa eu fazer uma pergunta vc viu a minha resposta ou ela foi apagada? Não consigo achar...
entao se oferenda a obatala e nao a ayira ?
Eu sou feito de xango ayra
Respeito sua opinião mais
Tem uma controvérsia aí
Porque essa istória que ayra
Não é xango começo agora
Isso não é uma polêmica antiga
E sim recente mais seu vídeo é
Bom muito interessante
Ao contrário amigo. Falar de Ayrá ou Arà aqui no Brasil é muito recente se considerarmos o tempo que temos de candomblé. Mas o fato de Ele não ser Sangò é mais antiga do que o próprio Sangò.
O pior de tudo é cadomblecista querer bater de frente com quem é do tradicional kkkk
Ayirá é um Eborá
hummmmm relacionado aos raios
Mas posso ser filho dele Posso ? mesmo tendo sido um mitico....
Ayra não é cultuado na Nigéria
Boa tarde. Gostaria de saber então como fica definido as pessoas iniciadas em Ayra?? Em relação a explicação do Sr.
@@palavrasamigacomanselmosob865 xangô.
Com todo respeito a sua pesquisa eu achei bastante incompleta e descordo com algumas citações principalmente com a pedra de raio Edun ara" não tem nada a ver. Lamentável seu discurso.
Boa noite, nos apresente um Templo em território Yorùbá que seja em homenagem para alguma divindade chamada Ayira, tem? Não!
No Brasil confundiram:
Àrá = Raio é uma divindade cultuada em Sabe.
Àrìrà = Um dos nomes de Sàngó.
Ayira = Ser mítico, não òrìsà, filho de Orisa Gbowuji um dos aspectos de Obatala.
Infelizmente confundiram esses nomes e criaram culto para uma divindade que não existe. Mas, se me provar trazendo sacerdotes e devotos desse òrìsà em território Yorùbá faremos uma retratação. Tem?
Bom eu sou iniciada para Ayra e sim conheço babalorixá e templos que são de Ayra então não concordei com seu vídeo pois existe a prova disso é que estou aqui kkkkkk
@@talitasouza4664
queridinhaaaaa, ele quer que apresente algum templo ou iniciado de Airá em terras Yorubá, e não de Carapicuiba! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ok mas se o candomblé que nos cultuamos teve origem no Brasil acho que buscar isso em terras yorubás é ilógico o culto nosso é muito diferente do culto de lá o candomblé daqui é muito diferente do de lá! Tem raízes lá mas se originou aqui e é de conhecimento geral que muitos conhecimentos se perderam com o tempo!
@ difícil manter diálogo nesse nível.
Então você é o dono da verdade?
Da minha sim, do que procurei aprender de fato, não simplesmente achar, também. Mas, você continua sendo o dono da sua. Ire o
Sou feito de Airá e, desde o começo, meu Pai sempre me deixou claro, que embora muitas pessoas sejam feitas neste "Orixá", Airá ainda é tido como um suposto egum!
Se é verdade ou não, não posso afirmar, mas também não posso refutar a opinião de ninguém!
Pra mim, Orixá bom é aquele que reina e traz para a vida do filho o melhor no que tange à merecimento! E cá entre nós, além de amar muito, sou extremamente grato a esse suposto "egum", se assim ele realmente for!
@
Aiyá um "egum"?????????