Professor, sua didática em envolver a cultura pop junto a alta filosofia é muito boa. Obrigado por compartilhar seu conhecimento com nós, meros plebs rsrsrs
Guilherme, faz uma do Drácula de Bram Stoker, um dos meus romances preferidos, gosto muito da amizade e companheirismo que se formou no grupo para vencer o mal que o conde representa, e como objetos católicos (mesmo com alguns erros) são demostrados como armas contra esse "demônio". (spoiler) muito legal o final quando derrotam ele e a Mina ve que em seus últimos suspiros um sorriso de paz, por sua morte ter tirado o mal que havia nele.
Excelente análise professor, realmente é difícil ver algo que se distâncie das superficialidades seja da interpretação focada nas alegorias aos racismo, seja ao ocultismo. Lovecraft nos dá mesmo que involuntariamente uma perspectiva do que seria o mundo sem um bem superior, um mundo sem esperança. Não a toa diversos personagens tem como destino a loucura e o desespero.
Lovecraft possui contos excelentes, meu preferido é A Cor Que Caiu do Espaço . Mas acho que Lovecraft foi mais importante por tudo que influenciou do que pelo que ele próprio escreveu. A cultura pop que temos hoje não seria a mesma sem ele. Playlist com algumas resenhas de contos dele: ua-cam.com/video/706426PPBws/v-deo.html
Professor queria muito que você comentasse a trilogia fronteiras do universo ou até o Paraiso perdido de john milton, suas analises são muito incríveis fico besta como as analises são perfeitas
Excelente. Acho que Lovecraft, assim como qualquer outro autor, é inseparável da sua personalidade. Seu universo é uma extrapolação cósmica das ansiedades do autor, que é uma mistura interessante de um típico conservador rural de Providence e de um niilista moderno. No universo de Lovecraft, a humanidade está numa espécie de letargia do mundo desperto. Como no mito da caverna de Platão, enxergamos apenas sombras da verdade. Apenas com estágios de consciência alterados (através dos ritos xamânicos) ou através dos sonhos (que você bem citou), podemos vislumbrar o que está além da nossa percepção - a verdade na sua totalidade. Através de várias pistas espalhadas por diversos contos e personagens, podemos moldar esse universo num panteão maldito, incomensurável e inominável de seres místicos, identificados como deuses ancestrais - que são refratários a qualquer forma de entendimento. O irônico é que podemos ver em Lovecraft (um ateu) uma espécie de resgate acidental da ideia de Deus, tal como era concebida com mais clareza nos ditames do Velho Testamento bíblico, bastante misturado com conceitos gnósticos. A entidade lovecraftiniana que mais se assemelha ao inigualável deus bíblico é Azathoth. A única diferença é que Azathoth é um deus que não interage e não é guiado por nenhum aspecto de vontade ou instinto, ele apenas reage. A aparência de Cthullu, um conglomerado orgânico humano-polvo-dragão, parece ser um arremedo de formas que parecem zombar das limitações de nosso universo. Ele representa uma síntese imagética tanto das convulsões do momento histórico vivido por Lovecraft, quanto da profunda recusa do autor com a ordem racional estabelecida no mundo moderno. Lovecraft ainda usa o seu mito cosmogônico para pautar críticas a um mundo administrado pelo aspecto industrial e urbano moderno. Cthulhu parece ser visualmente um manifesto de antítese ao mecânico e artificial, um suspiro nostálgico de dimensões titânicas e indiferente as nossas bugigangas tecnológicas, fruto da nossa pretensiosa inteligência. Fiz um podcast sobre isso aqui: tavernadolugarnenhum.com.br/livros/consideracoes-politicas-de-h-p-lovecraft-cthulhu-contra-o-mundo-moderno/
Incrível como Edgar Allan poe inspirou vários autores em diversos âmbitos da literatura. Como por exemplo o horror gótico e mistério. Simplesmente um autor incrível, e que eu admiro. Triste o desfecho de sua vida e ele só ganhar o devido mérito após sua morte...
Como o colega acima disse, as obras dele são subjetivas de mais pra se adaptarem à mídias comuns, um dos elementos que ele mais usa é o desconhecido, inexplicável, algo que transcende a compreensão humana.
Nem o próprio HP lovecraft sabe oq tá escrevendo de tão onírico que é. é impossível vc adaptar muitas obras dele. Porem houve uma adaptação ok de a cor que caiu do espaço. E é possível adaptar as criaturas dele, que eu particularmente acho melhor que a literatura dele em si, os livros dele são ricos em sub textos porém alguns com o chamado de cthulhu peca ao te fazer sentir horror.
mais um que vou ter que assistir e provavelmente adicionar ao site. p.s.: muito bom. sempre tentei ver alguns desses elementos nos contos do lovecraft, claro, eu sou só um zé mané e nunca conseguiria elencar todos muito menos explicar de tal maneira. enfim, se valer a pena, faça mais vídeos sobre ele!
O problema dos vídeos do Guilherme Freire é a frequência de postagem. Não estou conseguindo tempo suficiente para ler os livros analisados. Parabéns professor!
Olá Guilherme, o que você achou do livro Nas montanhas da loucura? A Darkside está vendendo a história dividida em dois volumes com ilustrações bem bacanas.
@@Rafael-ww1kf é difícil demais kkkkk. mas eu forcei. depois dos primeiros episódios dá uma melhorada, porque rola aquela hipocrisia. na moral vc vai ver que no final das contas essa série não paga pedágio e é super racista com os próprios negros kkkk. vê lá.
@@hanniballecter2209 sim simm... o guaxinim(cartman) manda no cathulu kkkkkkkkkkkkkkkkkkk veja se vc acha um meme que tem as pessoas que mandam no mundo tipo uma cascata de marionetes, começacom maçonaria, grays, iluminatis e manejando todos está o cathulu kkkk
É como se a humanidade caminha em perdição do conhecimento das coisas profundas, da filosofia, da fé, das virtudes e encaminhassem por um caminho obscuro, no ocultismo, nas ideologias e buscassem nelas razões simplórias e erradas de suas vidas, colocando a si mesmo e suas concepções como deuses...
Então o Cthulho aparece na abertura do cartoon Rick and Morty, interesse, estou conhecendo este autor ✍️, gostando bastante do que estou descobrindo sobre ele.
No jogo Bloodborne percebe-se muita influência de Lovecraft confrome vai chegando no final. Nada é tão lovecraftiano quanto esse jogo. É um jogo desafiador, mas com uma história bastante densa, embora discreta. Vale a pena conferir para quem gosta desse gênero de terror.
Você deve estar um tanto enganado a respeito do catolicismo, católicos podem ler tudo e consumir qualquer tipo de mídia, nada de exageros logicamente. O padre Paulo Ricardo publicou alguns textos e vídeos a respeito disso a algum tempo atrás.
Pelo que li de Lovecraft e consumi de mídia voltada a esse assunto cheguei a conclusao que o racismo dele é um certo estranhamento, nao é muito errado historicamente certos cenários que ele propoe, apesar de serem exagerados, porém é um estranhamento, como se fosse um símbolo para essas criaturas, como os deep ones. Um bom exemplo é horror em red rook e de certa forma aquele sombra sobre innsmouth. Também cheguei a conclusao que o cenário geral do horror de lovecraft é um deísmo sombrio, alucinado, voltado tambem para uma gnose anticosmica. Se voce reparar bem no papel de Azathot, é exatamente esse papel do Criador que cria e "abandona" sua criaçao, um deus cego e idiota que é o senhor de todas as coisas. Muito boa sua analise, a real é que no lovecraft o homem nao é nada se perde todo o sentido, o mal é imensamente desesperador e quando chega destrói as estruturas da realidade e nao tem jeito, pq o ser humano nao é nada perante ele. Mto bom.
me sinto muito burro, por ter que parar a leitura para pesquisar o significado de alguma palavra que não conheço kkkk. obrigado professor, ótimo vídeo.
Recomendo que analise o único anime/mangá que eu gostei até hoje: The Promised Neverland. ps: Death Note também não é tão ruim, mas tem mais problemas.
Bah, você certamente deve ter visto bem poucos animes, pois tem muita coisa muito melhor. Pra mim ambos tem o mesmo problema, Death Note poderia ser uma obra prima se tivesse só 23 episódios. Já promised depois do primeiro arco vai perdendo muito a qualidade, e eu diria que perde até um pouco da proposta original.
O ruim do HP Lovecraft é que tudo é inominável, apavorante e doido a cada uma ou duas páginas. "Nas Montanhas da Loucura" fica enjoativo com isso. Parece que o ele, ou o tradutor do livro pro português, não tem vocabulário. Eu estava lendo a coletânea e me desenterecei com isso.
Minha leitura é bem mais simples. O subtexto é a impotência e insignificância do ser humano ante a um universo sem Deus. Sem a divindade criadora e validadora da nossa experiência, o homo sapiens nada mais é que um flato cósmico, um acidente, um macaco ascenso com delírios de grandeza. Alguém cujas ações jamais importam em sentido último. Nesse ponto a obra de Lovecraft é puramente niilista. Lovecraft não nos dá esperança, seus "heróis" nunca vencem, e, quando no máximo, sobrevivem, não o fazem sem sequelas. Seus monstros revelam o medo mais primordial de todos - o medo do desconhecido. O absurdo que ele sempre tenta descrever - não descrevendo - nos instiga a buscar em nosso subconsciente sentido onde não há, tentando entender coisas que, pela nossa percepção, não poderiam existir.
@@terceirojogador mesmo tendo uma vida difícil, que muitos outros teve, ele odiar e tratar mal todo mundo não justifica. Lovecratf é um exemplo de não SER UM EXEMPLO!
O problema de toda a cosmologia do Lovecraft é que todos os deuses do universo dele são maus. Eles que regem e coopitam o mundo do mundo paralelo deles onde não existe o bom transcendental por excelência. Isso acaba na revolta contra a matéria, porquê é má, e assim na gnose. Mas é um ótimo escritor e seus contos, pra quem gosta de terror são pérolas. Grande abraço.
Não são maus , porém superiores ao homem . É a mesma visão do homem para com a formiga , nós somo superiores a elas então elas só existem junto a nossa existência , quando matamos uma não ligamos . Bem e mal depende muito de uma "hierarquia " .
Provavelmente o senhor ñ vai me reaponder mais vou perguntar mesmo assim. Eu comprei da editora PRINCIPI, não sei se eles reescreveram errado mais, os marinheiros chegaram em R'leyh (acho que é assim que se escreve ), e, ele soltam o cthulhu? Talvez eu interpretado errado
Faz sentido confrontar esse terror existencial do Lovecraft com as fobias (xenofobia e racismo) dele, com o medo de tudo que seja diferente e externo ao mundo convencional dele?
@@guilhermefclfreire com certeza não se deve limitar a isso, pois nessa linha já existe conteúdo demais no UA-cam. Achei que esse ponto poderia ajudar a expandir o panorama psicológico do seu vídeo, que aliás ficou muito bom. Parabéns pelo trabalho!
Freire, eu curto muito esse gênero de horror cósmico. Mas eu não sei como vc teve paciência pra analisar esse conto. Mas é uma obra e gênero carregado engano diabólico.
Professor, sei que não tem relação com o tema, mas o senhor poderia indicar alguma bibliografia introdutória sobre liberdade de expressão ? obrigado pelos excelentes vídeos !
Lovecratf representa o revoltadinho da Sociedade, ele sempre critica tudo e mais ainda pessoas que tem fé e esperança. Como o Professor disse, o Lovecratf é desesperador e pessimista, por isso foi um cara miserável, mas é interessante ver a revolta dele, porque de fato existe um Mau e algumas pessoas buscam ele, acho que ele buscou...
Lovecraft é um escritor raso e sem elementos de tradição e estilo. É como se fosse os filmezinhos de terror que hoje as pessoas gostam de assistir, não te edifica, não é inovador, não tem um papel real para a vida comum e pior, instiga o medo, crenças e percepções sobre uma realidade obscura e sombria.
Lovecraft era racista, e alguns simpatizam com ele justamente por causa disso. Mas realmente a literatura lovecraftiana tem algum mérito apesar de tudo. E não concordo que ele faça uma crítica ao pós-modernismo, apesar de eu concordar com você que o relativismo pós-moderno é um mal (da mesma forma que o dogmatismo religioso também é).
"Não está morto aquele que pode eternamente jazer, e em eons estranhos até a morte a de morrer." H.P. Lovecraft - O Chamado de Cthulhu.
Se nn me engano essa frase é de "a cidade perdida"
Se não me engano essa frase é de "a cidade perdida"
Professor, sua didática em envolver a cultura pop junto a alta filosofia é muito boa. Obrigado por compartilhar seu conhecimento com nós, meros plebs rsrsrs
Guilherme, faz uma do Drácula de Bram Stoker, um dos meus romances preferidos, gosto muito da amizade e companheirismo que se formou no grupo para vencer o mal que o conde representa, e como objetos católicos (mesmo com alguns erros) são demostrados como armas contra esse "demônio". (spoiler) muito legal o final quando derrotam ele e a Mina ve que em seus últimos suspiros um sorriso de paz, por sua morte ter tirado o mal que havia nele.
A obra do Love se baseia na desesperança da humanidade, que nada somos perante o universo e o desconhecido. Eu adoro!!
Professor, você é bacana! Analisa a revolta de atlas um dia desses, por favor
APOIADISSIMO!!!!
A revolta de Atlas é maravilhoso....Ayn Rand é foda
Siim
Estou louco pra ler essa obra .
@@Felipe5777Lixo puro. Ruim como arte e imprestável como filosofia.
Vc conseguiu traduzir em palavras a percepção que todo admirador dessa obra sente.
Seria legal ver um vídeo sobre Robert E. Howard e sua influência para o gênero feitiçaria e espada
Excelente análise professor, realmente é difícil ver algo que se distâncie das superficialidades seja da interpretação focada nas alegorias aos racismo, seja ao ocultismo. Lovecraft nos dá mesmo que involuntariamente uma perspectiva do que seria o mundo sem um bem superior, um mundo sem esperança. Não a toa diversos personagens tem como destino a loucura e o desespero.
Primeiro! Nem vi o vídeo ainda mas quero deixar registrado, hehe
A homenagem que o Metallica fez ao HP é lindíssima
Qual o nome?
The Call of ktulu
Seria muito massa ele falar sobre os filmes do Studio Ghibli como Nausicaa, Castelo no Céu, Princesa Mononoke.
Por favor professor, faça mais videos sobre Lovecraft, e quem sabe Alan Moore tbm um dia
Lovecraft possui contos excelentes, meu preferido é A Cor Que Caiu do Espaço
. Mas acho que Lovecraft foi mais importante por tudo que influenciou do que pelo que ele próprio escreveu. A cultura pop que temos hoje não seria a mesma sem ele.
Playlist com algumas resenhas de contos dele: ua-cam.com/video/706426PPBws/v-deo.html
Exatamente o vídeo que eu precisava. Obrigado.
Como sempre, fera de mais. Obrigado por explicar essa cultura mais moderna professor!
Você poderia fazer uma análise da primeira temporada de true detective
Tem uma penca de contos esotéricos do Lovecraft, mas em quase todos os que eu li esse aspecto é sempre ligado a algo negativo como a loucura.
Excelente análise, obrigado
Professor queria muito que você comentasse a trilogia fronteiras do universo ou até o Paraiso perdido de john milton, suas analises são muito incríveis fico besta como as analises são perfeitas
Muito bom , também tenho esse mesmo interesse .
Recomendo que faça uma análise do livro "O Corcunda de Notre Dame"
alá o Jojofagkkkkkkkk
@@vitorhugoreisplum6813 não diz isso não cara, eu tenho família😳
Excelente. Acho que Lovecraft, assim como qualquer outro autor, é inseparável da sua personalidade.
Seu universo é uma extrapolação cósmica das ansiedades do autor, que é uma mistura interessante de um típico conservador rural de Providence e de um niilista moderno.
No universo de Lovecraft, a humanidade está numa espécie de letargia do mundo desperto. Como no mito da caverna de Platão, enxergamos apenas sombras da verdade. Apenas com estágios de consciência alterados (através dos ritos xamânicos) ou através dos sonhos (que você bem citou), podemos vislumbrar o que está além da nossa percepção - a verdade na sua totalidade.
Através de várias pistas espalhadas por diversos contos e personagens, podemos moldar esse universo num panteão maldito, incomensurável e inominável de seres místicos, identificados como deuses ancestrais - que são refratários a qualquer forma de entendimento.
O irônico é que podemos ver em Lovecraft (um ateu) uma espécie de resgate acidental da ideia de Deus, tal como era concebida com mais clareza nos ditames do Velho Testamento bíblico, bastante misturado com conceitos gnósticos.
A entidade lovecraftiniana que mais se assemelha ao inigualável deus bíblico é Azathoth. A única diferença é que Azathoth é um deus que não interage e não é guiado por nenhum aspecto de vontade ou instinto, ele apenas reage.
A aparência de Cthullu, um conglomerado orgânico humano-polvo-dragão, parece ser um arremedo de formas que parecem zombar das limitações de nosso universo. Ele representa uma síntese imagética tanto das convulsões do momento histórico vivido por Lovecraft, quanto da profunda recusa do autor com a ordem racional estabelecida no mundo moderno.
Lovecraft ainda usa o seu mito cosmogônico para pautar críticas a um mundo administrado pelo aspecto industrial e urbano moderno. Cthulhu parece ser visualmente um manifesto de antítese ao mecânico e artificial, um suspiro nostálgico de dimensões titânicas e indiferente as nossas bugigangas tecnológicas, fruto da nossa pretensiosa inteligência.
Fiz um podcast sobre isso aqui:
tavernadolugarnenhum.com.br/livros/consideracoes-politicas-de-h-p-lovecraft-cthulhu-contra-o-mundo-moderno/
Rapaz... Que análise. Nunca imaginei nada disso quando li o livro
Incrível como Edgar Allan poe inspirou vários autores em diversos âmbitos da literatura. Como por exemplo o horror gótico e mistério. Simplesmente um autor incrível, e que eu admiro.
Triste o desfecho de sua vida e ele só ganhar o devido mérito após sua morte...
Até hoje eu não entendo porque não existem mais filmes sobre as diversas obras desse universo.
Impossível de adaptar, melhor que fique apenas no imaginário
Como o colega acima disse, as obras dele são subjetivas de mais pra se adaptarem à mídias comuns, um dos elementos que ele mais usa é o desconhecido, inexplicável, algo que transcende a compreensão humana.
Nem o próprio HP lovecraft sabe oq tá escrevendo de tão onírico que é. é impossível vc adaptar muitas obras dele. Porem houve uma adaptação ok de a cor que caiu do espaço. E é possível adaptar as criaturas dele, que eu particularmente acho melhor que a literatura dele em si, os livros dele são ricos em sub textos porém alguns com o chamado de cthulhu peca ao te fazer sentir horror.
Excelente vídeo professor
Parabéns, excelente e brilhante.
Bom dia professor. Pq não faz uma análise sobre "Donnie Darko"? Aproveitando que completou 20 anos neste mês de janeiro. Um abraço.
Ótima ideia!
Seria interessante, mas parece que o próprio diretor falou que não tinha sentido nenhum e que é só piração mesmo.
Canal EXCELENTE! andei procurando conteúdos similares mas nunca encontrava algo tão bom como esse vídeo
Excelente iniciativa professor Guilherme!!!
mais um que vou ter que assistir e provavelmente adicionar ao site.
p.s.: muito bom. sempre tentei ver alguns desses elementos nos contos do lovecraft, claro, eu sou só um zé mané e nunca conseguiria elencar todos muito menos explicar de tal maneira. enfim, se valer a pena, faça mais vídeos sobre ele!
Ótima análise professor ! O senhor poderia fazer um vídeo sobre o universo de Warhammer 40k pra nós também ?
O problema dos vídeos do Guilherme Freire é a frequência de postagem. Não estou conseguindo tempo suficiente para ler os livros analisados.
Parabéns professor!
Tem vários jogos que seguem essa linha, se não me engano Baldurs Gate pega um pouco desse conceito, e tem o jogo mesmo do Cthulhu.
Bloodborne
Darkest Dungeon
Muito boa essa sua leitura de Call of Cthulhu, não tinha visto dessa forma.
Olá Guilherme, o que você achou do livro Nas montanhas da loucura? A Darkside está vendendo a história dividida em dois volumes com ilustrações bem bacanas.
Faz resenha sobre o livro o o poder dos mitos ou sobre Joseph Campbell
Grande analise👏
o cathulu do south park kkkkkkkkkkk. apesar do pedágio para o viés ideológico, a série lovecraf country é legal. sempre muito boa as análises.
Esse pedágio é o que me impediu de assistir essa série até hoje... Ainda estou tentando relevar isso pra tentar assistir kkkkkk
@@Rafael-ww1kf é difícil demais kkkkk. mas eu forcei. depois dos primeiros episódios dá uma melhorada, porque rola aquela hipocrisia. na moral vc vai ver que no final das contas essa série não paga pedágio e é super racista com os próprios negros kkkk. vê lá.
Então o episódio (s) do South Park mostra desse monstro? Eu desconhecia o autor, a obra e a referência da série
@@hanniballecter2209 sim simm... o guaxinim(cartman) manda no cathulu kkkkkkkkkkkkkkkkkkk veja se vc acha um meme que tem as pessoas que mandam no mundo tipo uma cascata de marionetes, começacom maçonaria, grays, iluminatis e manejando todos está o cathulu kkkk
@@hanniballecter2209 também só vim saber da referência por aqui e pela série.
É como se a humanidade caminha em perdição do conhecimento das coisas profundas, da filosofia, da fé, das virtudes e encaminhassem por um caminho obscuro, no ocultismo, nas ideologias e buscassem nelas razões simplórias e erradas de suas vidas, colocando a si mesmo e suas concepções como deuses...
Lembro de ter visto um vídeo seu falando de admiravel mundo novo.
Seria interessante uma análise a cerca de "A Origem" do Christopher Nolan, quais os símbolos por trás do filme e etc.
A diferença de quando o leitor não resume o autor a racista e tem boa interpretação de texto!👏👏👏👏
Muito bom! Comenta Tropas Estelares, pfvr, professor! Deus abençoe 😁🙏🏻
Puts, que coincidência. Comprei o livro recentemente e estou terminando Ortodoxia para começar a le-lo.
Então o Cthulho aparece na abertura do cartoon Rick and Morty, interesse, estou conhecendo este autor ✍️, gostando bastante do que estou descobrindo sobre ele.
Poderia fazer um analise dos Contos do Solomon Kane do Robert E. Howard?
Acho que o senhor é o cara certo para tratar disso.
Fala sobre David Lynch, por favor.
É se possível fale também de Ingmar Bergman.
Guilherme, faz uma análise da Metamorfose, do Kafka. Abraços.
Eu gosto muito dos derivados de Lovecraft, tipo MIB por exemplo, ou Knull nos quadrinhos da Marvel.
No jogo Bloodborne percebe-se muita influência de Lovecraft confrome vai chegando no final. Nada é tão lovecraftiano quanto esse jogo. É um jogo desafiador, mas com uma história bastante densa, embora discreta. Vale a pena conferir para quem gosta desse gênero de terror.
@@Pendragon372 Eu tenho, mas ainda não joguei.
Brilhante Guilherme!
Do seu amigo César, de SJC.
Opa!!!
Bacana você abordar!!!
Parabéns!!!
Segundo o livro de rpg da Chaosium Inc., a pronuncia seria algo como: ka-TUL-lo. Vídeo excelente!
Faz um vídeo do simbolismo do Superman. Acho que é um personagem que pode levantar muitos aspectos morais.
Já li.
Nossa gente, assisto quase todos os vídeos do Professor, mas na maioria das vezes não conheço as obras ...
Gostei muito da análise. Até pq você abordou mais que questões de racismo , focou nos anseios da pós modernidade . Valeu !
Sugestão: análise de The Colour out of Space!
Parabéns pelo vídeo! Li The Call o Cthulhu esses dias e ver esse comentário foi um ótimo complemento.
Pra mim The Colour out of Space é um dos melhores - na minha opinião pessoal o MELHOR do Lovecraft.
O melhor conto de HP Lovecraft!!
Ótima análise.
Pra quem já ouviu Metallica... The call of Ktulu
Esse cara é f0d@ demais.
Um católico enfrentando uma leitura de Lovecraft ? Isso é que é coragem !!! Tô nessa .
Sou católico e também estou encarando kkkkk mas ao mesmo tempo lendo outro livro mais "saudável" por assim dizer, só pra equilibrar.
Você deve estar um tanto enganado a respeito do catolicismo, católicos podem ler tudo e consumir qualquer tipo de mídia, nada de exageros logicamente. O padre Paulo Ricardo publicou alguns textos e vídeos a respeito disso a algum tempo atrás.
Pelo que li de Lovecraft e consumi de mídia voltada a esse assunto cheguei a conclusao que o racismo dele é um certo estranhamento, nao é muito errado historicamente certos cenários que ele propoe, apesar de serem exagerados, porém é um estranhamento, como se fosse um símbolo para essas criaturas, como os deep ones. Um bom exemplo é horror em red rook e de certa forma aquele sombra sobre innsmouth. Também cheguei a conclusao que o cenário geral do horror de lovecraft é um deísmo sombrio, alucinado, voltado tambem para uma gnose anticosmica. Se voce reparar bem no papel de Azathot, é exatamente esse papel do Criador que cria e "abandona" sua criaçao, um deus cego e idiota que é o senhor de todas as coisas.
Muito boa sua analise, a real é que no lovecraft o homem nao é nada se perde todo o sentido, o mal é imensamente desesperador e quando chega destrói as estruturas da realidade e nao tem jeito, pq o ser humano nao é nada perante ele. Mto bom.
Quem é muito influenciado pelo Lovecraft é o Michel Houellebecq.
vou deixar mais likes aqui já que não dá pra deixar mais likes no vídeo. 👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍.
eu falava "O chamado de tchu lhu lhu" kkk
O que devo ler para reconhecer algumas figuras como as que você citou relacionadas ao herói clássico e vitoriano?
me sinto muito burro, por ter que parar a leitura para pesquisar o significado de alguma palavra que não conheço kkkk. obrigado professor, ótimo vídeo.
Recomendo que analise o único anime/mangá que eu gostei até hoje: The Promised Neverland.
ps: Death Note também não é tão ruim, mas tem mais problemas.
não leia o mangá
Na verdade um bom anime para se analisar seria "Monster" mas é complicado porque são 80 epi e não daria tanta visualização
Le berserk
Bah, você certamente deve ter visto bem poucos animes, pois tem muita coisa muito melhor. Pra mim ambos tem o mesmo problema, Death Note poderia ser uma obra prima se tivesse só 23 episódios. Já promised depois do primeiro arco vai perdendo muito a qualidade, e eu diria que perde até um pouco da proposta original.
@@NUCLEARDASH Esse é top, pena não ter uma adaptação que presta (a primeira até que é boa) mas as em CG ninguém merece.
Ja assistiu o filme "ben hur" de 59?
O ruim do HP Lovecraft é que tudo é inominável, apavorante e doido a cada uma ou duas páginas. "Nas Montanhas da Loucura" fica enjoativo com isso. Parece que o ele, ou o tradutor do livro pro português, não tem vocabulário. Eu estava lendo a coletânea e me desenterecei com isso.
TERROR CÓSMICO FANTÁSTICO ESPETACULAR
Não consigo baixar o guia de estudos, não estou recebendo o e-mail e já verifiquei na caixa de spam, alguém poderia me ajudar?
Up
Pq n gosta do king?
video FODA
O problema dos contos dele que sempre o protagonista no final é corrompido de algum modo, no final das histórias.
Gosta de Campos de Carvalho ?
Professor, conhece Berserk?
Supimpa!
Minha leitura é bem mais simples. O subtexto é a impotência e insignificância do ser humano ante a um universo sem Deus. Sem a divindade criadora e validadora da nossa experiência, o homo sapiens nada mais é que um flato cósmico, um acidente, um macaco ascenso com delírios de grandeza. Alguém cujas ações jamais importam em sentido último. Nesse ponto a obra de Lovecraft é puramente niilista. Lovecraft não nos dá esperança, seus "heróis" nunca vencem, e, quando no máximo, sobrevivem, não o fazem sem sequelas. Seus monstros revelam o medo mais primordial de todos - o medo do desconhecido. O absurdo que ele sempre tenta descrever - não descrevendo - nos instiga a buscar em nosso subconsciente sentido onde não há, tentando entender coisas que, pela nossa percepção, não poderiam existir.
O problema do Lovecraft é uma visão desesperançosa da realidade.
Ele era ateu e teve uma vida miserável
@@terceirojogador mesmo tendo uma vida difícil, que muitos outros teve, ele odiar e tratar mal todo mundo não justifica.
Lovecratf é um exemplo de não SER UM EXEMPLO!
@@carloseduardoporto3469 tratava mal? Nunca ouvi nada disse amigo. Poderia complementar seu comentário?
@Podcast - SørenCast Z ele abusava verbalmente a mãe e avó, também zombava da fé das pessoas.
Vou escutar o áudio book, pq a preguiça de ler é imensa kkkk
O problema de toda a cosmologia do Lovecraft é que todos os deuses do universo dele são maus.
Eles que regem e coopitam o mundo do mundo paralelo deles onde não existe o bom transcendental por excelência.
Isso acaba na revolta contra a matéria, porquê é má, e assim na gnose.
Mas é um ótimo escritor e seus contos, pra quem gosta de terror são pérolas.
Grande abraço.
Não são maus , porém superiores ao homem . É a mesma visão do homem para com a formiga , nós somo superiores a elas então elas só existem junto a nossa existência , quando matamos uma não ligamos . Bem e mal depende muito de uma "hierarquia " .
Analisando o conjunto da obra, pode-se obter interpretações ainda mais interessantes.
ua-cam.com/video/NuqIYvUgdGc/v-deo.html
Provavelmente o senhor ñ vai me reaponder mais vou perguntar mesmo assim. Eu comprei da editora PRINCIPI, não sei se eles reescreveram errado mais, os marinheiros chegaram em R'leyh (acho que é assim que se escreve ), e, ele soltam o cthulhu? Talvez eu interpretado errado
Faz sentido confrontar esse terror existencial do Lovecraft com as fobias (xenofobia e racismo) dele, com o medo de tudo que seja diferente e externo ao mundo convencional dele?
Sim, porém a análise não pode se limitar a isso.
@@guilhermefclfreire com certeza não se deve limitar a isso, pois nessa linha já existe conteúdo demais no UA-cam. Achei que esse ponto poderia ajudar a expandir o panorama psicológico do seu vídeo, que aliás ficou muito bom. Parabéns pelo trabalho!
Freire, eu curto muito esse gênero de horror cósmico. Mas eu não sei como vc teve paciência pra analisar esse conto. Mas é uma obra e gênero carregado engano diabólico.
Sempre falei KATCHULU
Essa é a pronúncia que aparece nos episódios do South Park
Professor, sei que não tem relação com o tema, mas o senhor poderia indicar alguma bibliografia introdutória sobre liberdade de expressão ? obrigado pelos excelentes vídeos !
Caraca, cê é bichão mesmo, hein?!
Caramba, muito bom!
QUEM VEIO PELA MÚSICA DO METALLICA, DEIXA UM JOINHA!
Lovecratf representa o revoltadinho da Sociedade, ele sempre critica tudo e mais ainda pessoas que tem fé e esperança.
Como o Professor disse, o Lovecratf é desesperador e pessimista, por isso foi um cara miserável, mas é interessante ver a revolta dele, porque de fato existe um Mau e algumas pessoas buscam ele, acho que ele buscou...
Melhor obra inspirada em Lovecraft é Bloodborne
Lovecraft é muito maior que Poe.
Lovecraft é um escritor raso e sem elementos de tradição e estilo. É como se fosse os filmezinhos de terror que hoje as pessoas gostam de assistir, não te edifica, não é inovador, não tem um papel real para a vida comum e pior, instiga o medo, crenças e percepções sobre uma realidade obscura e sombria.
@@guilhermefigueiredo766 falou o alienado que se acha critico. E o bbb ? Kkkkk
@@severodanilo Por acaso escrevi algum ensaio como uma crítica literária? Falei a minha opinião.
E eu aqui pronunciando tchuchuco
Latitude Sul 47°9' , Longitude Oeste 126°43'
Ph'nglui mglw'nafh Cthulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn 😉
Lovecraft era racista, e alguns simpatizam com ele justamente por causa disso. Mas realmente a literatura lovecraftiana tem algum mérito apesar de tudo. E não concordo que ele faça uma crítica ao pós-modernismo, apesar de eu concordar com você que o relativismo pós-moderno é um mal (da mesma forma que o dogmatismo religioso também é).
Olha o nível do povo que assiste ao canal. Channers. 🙄
@@Tramedin vai la assistir bbb
Não concordo muito que haja uma classificação de mau e bom no contexto de lovecraft.
Fala sobre Moby dick