Olá Gleucione, sou eng, calculista tbm, quero te parabenizar por sua competência assim como a sua criatividade como o profissional de grande destaque no calculos, abcs.
Eu tenho uma pequena questão: os valores da carga admissível (520KN) e da resistência lateral da estava (442KN) são obtidos em função de quê? Será que a carga admissível de que falou no vídeo é a força que o maciço irá transmitir para a estaca?
Apesar de ser um exemplo didático, deve-se lembrar que o fck em estaca hélice contínua é C30: classes I e II C40: classes III e IV segundo a NBR 6122:2019 Obrigado por compartilhar esse vídeo!!
Muito estranho, eu joguei em planilha tudo conforme o vídeo, de acordo com os cálculos dele, uma estaca até 400kn não precisaria de armar, muito estranho e discrepante.
@@giovaniprettubom , kkkkkk.. assista o vídeo da carga admissível de uma estaca. Lá tem como saber a resistência lateral e, consequentemente, a carga admissível, que é a soma da resistência lateral e ponta. ua-cam.com/video/6b9QvOMNW28/v-deo.html
Parabéns pela explicação continue fazendo mais vídeos, só fiquei em duvida, no livro do Alonso ele coloca a carga N x γf na área de aço γf=1,4, aqui você considera só Qadm, tá certo?
Obrigado pelo vídeo, só gostaria de esclarecer uma dúvida. Qual a diferença entre o diâmetro do estribo calculado anteriormente de 6,3mm e do estribo '''feito'' de 20cm?
Eu não sei se entendi sua pergunta, mas 6.3 é a menor bitola de estribo que você deverá adotar. Já os 20 cm é o maior espaçamento entre os estribos. Grande abraço.
Toda e qualquer medida de cálculo da estaca é considerado apartir da cota de arrasamento da estaca, pois se perde parte dela no arrasamento. Se você considerar a medida da estaca partindo do nível do terreno , quando for arrasada, ou seja , demolida até chegar na cota de assentamento do bloco, essa estaca não terá a resistência calculada. Logo, 377 começa do nível de assentamento do teu bloco.
Parabéns pela aula, só uma dúvida, a menor seção dos estribos é 1/4 da seção longitudinal ou 6.3 mm, ou 1/4 da seção longitudinal ou 5.0 mm. Portanto, minha dúvida é a seguinte: posso usar estribo com diâmetro de 5.0 mm ou o mínimo é 6.3mm?
No momento de 6:30 você calcula o fyd = 0.2% do modulo de elasticidade do concreto isso se aplica para concreto de acima de 50 Mpa? E se no calculo do comprimento da armadura principal der valor negativo qual valor mínimo devemos tomar? Desde já agradeço pelo conteúdo!
Só uma dúvida, se fosse uma continuação do cálculo da estaca do primeiro vídeo, a carga admissível não seria os 520Kn certo? Seria o calculado com o SPT?
NBR 6122/2019 Tabela 4 - Estacas moldadas in loco e tubulões: parâmetros para dimensionamento Ela tem parâmetros mínimos para estacas. Por exemplo, a estaca de hélice continua deve ter comprimento mínimo de 4 metros. Não seria isso??
Descobri hoje deu canal e já estou inscrito. Muito boa a sequência do cálculo. Só não entendi o final. Para mim, o comprimento do estribo seria 20 cm (diâmetro de 30 menos o cobrimento), mas aí você continuou e chegou a 73 cm. O que seriam esses 73 cm na prática? Obrigado pela ajuda.
Bom dia irmão. Bem observado! Esses 73 cm não faz sentido nenhum. O comprimento do estribo é o diâmetro da estaca menos duas vezes o cobrimento que dá 20cm , mais as duas dobras de 5 cm. Logo, total é L= 30 cm.
73 faz sentido sim, pois o estribo vai no circunferência da estaca, pir fora e nao no meio da estaca, logo fica: 3.14x20cm : 62.8 cm + 10 cm de traspasse : 72.8, ou seja 73cm sera o comprimento do estribo.
Bom dia . Dimensionamos a armadura da estaca para a maior carga solicitante que ela possa receber, que nesse caso é a carga admissível. Mas se você tem uma carga solicitante menor que a admissível pode usar a solicitante. Mas é melhor usar a admissível.
Boa noite! Nos cálculos você o comprimento da armadura principal (ls) até 377 cm, mas sua estaca tem 1000 cm. Em qual posição será instalada essa armadura? E no restante da estaca qual será a armadura? Fiquei com dúvida nesse item......
Isso acontece quando não há necessidade de armar toda a estaca. Nesse caso, a armadura fica na parte de cima até um certo cumprimento da estaca. A armadura só entra até onde o concreto não resiste sozinho a carga. O restante fica sem armadura. Já estacas tirantes devem ser totalmente armadas.
Boa noite, minhas estacas são a 9m de profundidade, e meu FCK é 25 Mpa, resistência adm 158,815 KN, diâmetro de 30, meu resultado de armadura principal resultou em -21, consequentemente minha Req= -194,43 kN, sendo assim o comprimento Ls= -1,116 cm, onde eu posso estar errando que o Ls= maior que o comprimento a estaca?
Eu coloquei meus spt´s de 1.5(estou sem spt laudo) e minha carga é muito pouca e meu Rleq deu negativo, por conta disso eu devo adotar 1 , se não oque eu faço? obrigado 14:35
sabemos que a medida de um dos lados de uma fundação mede 1,90m,qual a medida do outro lado sabendo que devera suportar uma carga de 86 toneladas em um terreno no qual o teste spt obteve um resultadode 49 kgf/cm2
Nem toda estaca é armada em todo seu cumprimento. Só armamos ela por inteiro quando o concreto não resiste sozinho os esforços. No nosso caso, foi usada a armadura mínima. Essa armadura é usada quando a estaca não precisa de armadura. Mas segundo a NBR precisando usar uma armadura mínima. Os áreas de aço mínimo e seus respectivos comprimentos míninos estão em tabela da norma de fundações, que depende do tipo de estaca. No nosso caso , esse cumprimento está desatualizado, pois segundo a norma atualizada o cumprimento mínimo para esse tipo de estaca é 4 m.
Boa tarde, nos meus cálculos para estaca escavada diâmetro de 40cm dados 25 Mpa, o meu resultado de tensão solicitante foi 0,20 maior igual 1,52 ou seja não precisaria armar pois 0,20 menor que 0,5 Kn/cm², no entanto parti para calcular meu AS mín. , ao calcular o comprimento do AS principal o valor de Rleq deu negativo e o comprimento maior que a profundidade da estaca que é de 8 metros o resultado foi de 14 metros, onde pode estar o erro? obrigado
Poderia mim explicar já vi vários vidio e ninguém fala, uma casa de um pavimento a estaca tem de ser de quantos metros, de dois pavimentos quantos metros assim por diante, explica por favor, obrigado
Sebastião! A profundidade de uma estaca broca depende da resistência do solo e não pode ultrapassar o lençol freático, quanto maior o diâmetro e a fundura das estacas brocas maior a resistência desde que tu use vergalhões nas armaduras de no mínimo 10mm e o aço para os estribos 5mm o concreto com fck 25 ou 30 com brita 01!!!
não entendi uma coisa, ser o comprimento total da estaca e 10m e quando calcula fica sendo quase 4m. então o restante somente concreto ? não deveria se o comprimento total da estaca ?
Não precisa ser toda a estaca . Existem alguns tipos de estaca que é obrigatório armar totalmente. São as estaca que não usa concreto como hélice, raiz, etc..
MUITO BOM, MAS A NORMA FOI ATUALIZADA, TEM VÁRIOS DADOS QUE PRECISAM SER ALTERADOS. Além de que a resistência lateral equivalente pra mim não deu certo com sua fórmula, tive que ver em outro vídeo outra fórmula, pois na fundação que estava fazendo ficou totalmente desconfigurado, no meu caso deu com a outra fórmula 5,21 metros as barras ao invés de 3,77 (ainda mais pq o mínimo para hélice contínua é 4m)
Nos dados informados, você usou os dados: Fck 20 MPa e γc (coeficiente de ponderação da resistência do concreto) de 1,8. Mas conforme a Tabela 4 (NBR 6122/2019) como o tipo de Estaca é Hélice Contínua logo será a primeira opção: Onde dependendo da sua classe de agressividade ambiental, será C30 ou C40 e seu γc será 2,7 ou 3,6.
Muito bom vídeo, porém estou detalhando uma estaca com seção maior, porém o " QL equivalente" está dando negativo, devido a area da estaca ser grande e o esforço menor. Neste caso como calcular o QL equivalente?
estou com o mesmo problema. Essa parte eu fiquei confuso porque está subtraindo unidades de área de uma força. Qual seria essa metodologia, não estou encontrando fontes alternativas na net.
qual a necessidade de calcular o comprimento da barra, se a estaca ja foi determinada com 10m? O comprimento da barra não interfere, visto que serão usados a quantidade necessária para o comprimento estabelecido, não compreendi esse RLeq, por que não vejo sentido aplicado na prática.
Como a estaca está sujeita apenas à compressão neste caso, então a armadura não precisa chegar até o final da estaca, pois o concreto resiste bem à compressão. Então calcula-se o comprimento mínimo que tem que ter a armadura, que é bem menos do que o comprimento da estaca. Agora, se a estaca estiver sujeita à tração, já é outro cálculo e a armadura provavelmente será até o final da estaca.
@@eng.nathaliachristensen Didaticamente está correto porém na prática coloca-se até o final...imagina 50 blocos cada um possuindo estacas com vários tamanhos de armadura...é mais fácil fazer todas estacas até o final além de estar a favor da segurança.
@@quadradosvw6884 errado. Na pratica se padroniza de certa forma as profundidades, mas não se arma até o final se não houver necessidade. No exemplo do vídeo seriam desperdiçados 30m (5 barras x 6m que nao precisam ser armados) de barra por estaca. Agora multiplica isso pelos 50 blocos que você falou, com 2 estacas por bloco... 3000m de barras desperdiçadas. Engenharia também é achar a solução mais econômica dentro da segurança
Muito bom o vídeo! Fiquei na dúvida sobre o cálculo do RLeq para o cálculo do comprimento da armadura. Se der negativo, tem um valor mínimo para o comprimento? Tem algum material de apoio pra disponibilizar? Agradeço! phelipe.rabay@gmail.com
Excelente! Muito esclarecedor. Parabéns!
Olá Gleucione, sou eng, calculista tbm, quero te parabenizar por sua competência assim como a sua criatividade como o profissional de grande destaque no calculos, abcs.
Bom meu amigo. Obrigado. Bora construir.
Ele é professor nato de estruturas.
Parabéns cara.
Muitíssimo bom e prático! Vídeo bastante simples e explicativo. Está de parabéns, professor!
Eu tenho uma pequena questão: os valores da carga admissível (520KN) e da resistência lateral da estava (442KN) são obtidos em função de quê? Será que a carga admissível de que falou no vídeo é a força que o maciço irá transmitir para a estaca?
Muito legal, prof. Glaucione Raos, excelente e dinamico.
Muito legal, prof. Glaucione Ramos, excelente e dinamico.
Bem didático
Apesar de ser um exemplo didático, deve-se lembrar que o fck em estaca hélice contínua é
C30: classes I e II
C40: classes III e IV
segundo a NBR 6122:2019
Obrigado por compartilhar esse vídeo!!
Exatamente.
Excelente explicação, depois faz um video estaca submetidada a momento fletor
Show
video bom dmsssss salvou muitooo
Parabéns
Parabéns pela aula.
Valeu!!
muito boa aula, parabens e que Deus te abençoe
Vou Buscar outros vídeos aula que vc fale sobre fundações. Obrigado!
Excelente aula. Parabéns.
Gostei muito da aula!
Gleucione, boa noite, e se meu Rleq for negativo? No meu caso, minha estaca tem capacidade de 121 kN e meu diâmetro é de 30cm. Eu ficaria com o Rleq
Muito estranho, eu joguei em planilha tudo conforme o vídeo, de acordo com os cálculos dele, uma estaca até 400kn não precisaria de armar, muito estranho e discrepante.
Perfeito! Obrigado por compartilhar o conhecimento!
muito bom!! me ajudou bastante !!
Top
Parabéns muito bom
Parabéns pela didática
Otima explicação. Essa resistência lateral que se usou. E R.L admissível ou R.L de ruptura??
Sempre o admissível.
Muito bom. Voce teria um video dimensionando armadura para estaca com esforço de tração?
ola amigo, ainda não.
variação do lençol em períodos de chuvas
Olá amigo. Parabéns pelo vídeo. Muito legal.
Essas fórmulas são da 6122 ou de alguma bibliografia específica?
Excelente vídeo, obrigado. Só uma dúvida como se obtém a resistência lateral da estaca, dado pré-requisito para o cálculo?
São 2 dados que vem do além, esse da resistencia lateral e a carga admissível, pois não tem ligação com o video anterior.
@@giovaniprettubom , kkkkkk.. assista o vídeo da carga admissível de uma estaca. Lá tem como saber a resistência lateral e, consequentemente, a carga admissível, que é a soma da resistência lateral e ponta. ua-cam.com/video/6b9QvOMNW28/v-deo.html
Parabéns pela explicação continue fazendo mais vídeos, só fiquei em duvida, no livro do Alonso ele coloca a carga N x γf na área de aço γf=1,4, aqui você considera só Qadm, tá certo?
no caso você já coloca como carga admissível, já estaria incluído o índice
Por favor, indentificar em qual minuto no vídeo está sua dúvida.
Obrigado pelo vídeo, só gostaria de esclarecer uma dúvida. Qual a diferença entre o diâmetro do estribo calculado anteriormente de 6,3mm e do estribo '''feito'' de 20cm?
Eu não sei se entendi sua pergunta, mas 6.3 é a menor bitola de estribo que você deverá adotar. Já os 20 cm é o maior espaçamento entre os estribos. Grande abraço.
Parabéns ótimo video, acabei de me inscrever no canal. Uma duvida comprimento de 377cm começa do topo da estaca concretada?
Toda e qualquer medida de cálculo da estaca é considerado apartir da cota de arrasamento da estaca, pois se perde parte dela no arrasamento. Se você considerar a medida da estaca partindo do nível do terreno , quando for arrasada, ou seja , demolida até chegar na cota de assentamento do bloco, essa estaca não terá a resistência calculada. Logo, 377 começa do nível de assentamento do teu bloco.
@@Eng.GleucioneRamos obrigado
Boa tarde. Qual comprimento de aço usar qdo o Rleq é negativo?
Vai ficar sem armadura, logo utiliza a armadura mínima para hélice contínua que é 400cm
Parabéns pela aula, só uma dúvida, a menor seção dos estribos é 1/4 da seção longitudinal ou 6.3 mm, ou 1/4 da seção longitudinal ou 5.0 mm. Portanto, minha dúvida é a seguinte: posso usar estribo com diâmetro de 5.0 mm ou o mínimo é 6.3mm?
O mínimo é 6.3mm. se der menor, usar 6.3
No momento de 6:30 você calcula o fyd = 0.2% do modulo de elasticidade do concreto isso se aplica para concreto de acima de 50 Mpa? E se no calculo do comprimento da armadura principal der valor negativo qual valor mínimo devemos tomar? Desde já agradeço pelo conteúdo!
Olá, como se chama esse metodo que vc utilizou para calcular a armadura e o metodo que utilizou para calcular os estribos?
Não leva em consideração a carga atuante na estaca???
@@RBIBIANO , prefiro usar a carga admissível da estaca. Que aí ela fica dimensionada pra capacidade de carga
Só uma dúvida, se fosse uma continuação do cálculo da estaca do primeiro vídeo, a carga admissível não seria os 520Kn certo? Seria o calculado com o SPT?
tbm to com essa duvida
NBR 6122/2019 Tabela 4 - Estacas moldadas in loco e tubulões: parâmetros para dimensionamento
Ela tem parâmetros mínimos para estacas. Por exemplo, a estaca de hélice continua deve ter comprimento mínimo de 4 metros. Não seria isso??
@@OrganizaçãoCaderno , sim. O vídeo está desatualizado. Vou regravar com a atualização da Norma.
Esta comprimento do estribo, foi considerado um estribo helicoidal?
Não. Estribos circulares isolados. Mas dá praticamente a mesma coisa.
Descobri hoje deu canal e já estou inscrito. Muito boa a sequência do cálculo. Só não entendi o final. Para mim, o comprimento do estribo seria 20 cm (diâmetro de 30 menos o cobrimento), mas aí você continuou e chegou a 73 cm. O que seriam esses 73 cm na prática? Obrigado pela ajuda.
Bom dia irmão. Bem observado! Esses 73 cm não faz sentido nenhum. O comprimento do estribo é o diâmetro da estaca menos duas vezes o cobrimento que dá 20cm , mais as duas dobras de 5 cm. Logo, total é L= 30 cm.
@@Eng.GleucioneRamos obrigado! De novo, muito boa sua sequência de cálculo!
@@claudevirzanfolin6612 , estou tentando retomar as vídeo aulas. Mas exige muito tempo, edição e revisão de literatura. Logo logo estaremos de volta.
73 faz sentido sim, pois o estribo vai no circunferência da estaca, pir fora e nao no meio da estaca, logo fica: 3.14x20cm : 62.8 cm + 10 cm de traspasse : 72.8, ou seja 73cm sera o comprimento do estribo.
Boa tarde...Uma duvida, Qual o item de norma coloca a bitola minima para os estribos de estacas em 6,3mm?
Olá meu caro. Não me recordo. Retirei da literatura " fundações profundas " de Alonso.
A tensão solicitante não deveria ser a carga solicitante dividido pela área da estaca? Pq no exemplo está a tensão admissível / área da estaca?
Bom dia . Dimensionamos a armadura da estaca para a maior carga solicitante que ela possa receber, que nesse caso é a carga admissível. Mas se você tem uma carga solicitante menor que a admissível pode usar a solicitante. Mas é melhor usar a admissível.
E caso a estaca esteja submetida a momento fletor e força horizontal, o que muda no calculo? Como no caso de tubulões de grandes edificios.
Outro calculo.
@@Eng.GleucioneRamos tem algum video ensinando? estou fazendo meu tcc e tendo muita dificuldade para encontrar nas literaturas.
@@DouglasNTD , ainda não. Sem tempo pra fazer videoaulas.
Boa noite! Nos cálculos você o comprimento da armadura principal (ls) até 377 cm, mas sua estaca tem 1000 cm. Em qual posição será instalada essa armadura? E no restante da estaca qual será a armadura? Fiquei com dúvida nesse item......
Isso acontece quando não há necessidade de armar toda a estaca. Nesse caso, a armadura fica na parte de cima até um certo cumprimento da estaca. A armadura só entra até onde o concreto não resiste sozinho a carga. O restante fica sem armadura. Já estacas tirantes devem ser totalmente armadas.
Qual a referência bibliográfica vc utilizou para esses cálculos??
Cálculo de fundações profundas . Alonso
Pode aplicar este método para estaca escavada?
geralmente os estribos são espirais, como que fica o espaçamento e comprimento do estribo em espiral ?
O espaçamento é o mesmo. Você redivide a espiral na estaca.
Amigo, de onde saíram as condições da armadura principal e dos estribos. Qual Norma encontramos essas informações de condições?
Boa noite, minhas estacas são a 9m de profundidade, e meu FCK é 25 Mpa, resistência adm 158,815 KN, diâmetro de 30, meu resultado de armadura principal resultou em -21, consequentemente minha Req= -194,43 kN, sendo assim o comprimento Ls= -1,116 cm, onde eu posso estar errando que o Ls= maior que o comprimento a estaca?
Quando da negativo, se não tiver errado, você deve usar o comprimento mínimo de armadura, que varia de estaca pra estaca segunda a norma.
Qual o tipo de estaca?
Carga admissível da estaca não é a tensão que está sendo aplicada nela...
Uma dúvida!! Esse cálculo só serve para hélice continua?
Não. Mas pra cada tipo de estaca vai mudar algumas variáveis, como comprimento mínimo de armadura, fck do concreto..etc. consulte a NBR de fundações.
Ótimo, só seria interessante informar a origem das fómulas.
Livros de fundações tem
na tabela 4 da NBR 6118 diz q o coef de minoração da helice continua é 2,6...
Só atualize o coeficiente.
Consulte a norma de fundações. 6120
Eu coloquei meus spt´s de 1.5(estou sem spt laudo) e minha carga é muito pouca e meu Rleq deu negativo, por conta disso eu devo adotar 1 , se não oque eu faço? obrigado 14:35
muito bomo video, so a musiquinha no fundo que atrapalha um pouco kk, mas o conteudo e top
a tensao de adm voce usou o quanto o pilar vai descarregar sobre a estaca ?
não. é a resistência da estaca.
e para estacas de 25 cm o diametro dos estribos é menor para uma carga de 10 tf?
Uma dúvida, pelo que entendi, fura a estaca com 1000 cm e coloca ferragem de 377 cm de comprimento, isso?
sabemos que a medida de um dos lados de uma fundação mede 1,90m,qual a medida do outro lado sabendo que devera suportar uma carga de 86 toneladas em um terreno no qual o teste spt obteve um resultadode 49 kgf/cm2
@Eng.Gleucione se puder responder ficarei muito grato!
Mas como uma estaca de 10 metros, terá apenas barras com comprimento de 3,77 metros?
Nem toda estaca é armada em todo seu cumprimento. Só armamos ela por inteiro quando o concreto não resiste sozinho os esforços. No nosso caso, foi usada a armadura mínima. Essa armadura é usada quando a estaca não precisa de armadura. Mas segundo a NBR precisando usar uma armadura mínima. Os áreas de aço mínimo e seus respectivos comprimentos míninos estão em tabela da norma de fundações, que depende do tipo de estaca. No nosso caso , esse cumprimento está desatualizado, pois segundo a norma atualizada o cumprimento mínimo para esse tipo de estaca é 4 m.
Essa Tensão Adm= 520 kn ė capacidade de ruptura da estaca? Geralmente repassada pelos fabricantes?
No nosso exemplo é a carga admissível. Não podemos trabalhar com a carga de ruptura.
@@Eng.GleucioneRamos Cm eu encontro essa tensão admissível da estaca?
@@felipedantas5478 , você tem que calcular. Depende dos golpes de NSPT do teu solo. Tenho vídeo ensinando a calcular. Dá uma olhada lá.
@@Eng.GleucioneRamos há sim entendi.. no vídeo vc cálculou essa tensão adm pelo método de Decourt Quaresma né isso?
@@felipedantas5478 , sim.
Qual a referência bibliográfica para o calculo?
Fundações profundas, Alonso.
Boa tarde, nos meus cálculos para estaca escavada diâmetro de 40cm dados 25 Mpa, o meu resultado de tensão solicitante foi 0,20 maior igual 1,52 ou seja não precisaria armar pois 0,20 menor que 0,5 Kn/cm², no entanto parti para calcular meu AS mín. , ao calcular o comprimento do AS principal o valor de Rleq deu negativo e o comprimento maior que a profundidade da estaca que é de 8 metros o resultado foi de 14 metros, onde pode estar o erro? obrigado
tbm me aconteceu. rleq negativo. diametro de 800mm, cota de 9m.
Poderia mim explicar já vi vários vidio e ninguém fala, uma casa de um pavimento a estaca tem de ser de quantos metros, de dois pavimentos quantos metros assim por diante, explica por favor, obrigado
Sebastião! A profundidade de uma estaca broca depende da resistência do solo e não pode ultrapassar o lençol freático, quanto maior o diâmetro e a fundura das estacas brocas maior a resistência desde que tu use vergalhões nas armaduras de no mínimo 10mm e o aço para os estribos 5mm o concreto com fck 25 ou 30 com brita 01!!!
não entendi uma coisa, ser o comprimento total da estaca e 10m e quando calcula fica sendo quase 4m. então o restante somente concreto ? não deveria se o comprimento total da estaca ?
Não precisa ser toda a estaca . Existem alguns tipos de estaca que é obrigatório armar totalmente. São as estaca que não usa concreto como hélice, raiz, etc..
MUITO BOM, MAS A NORMA FOI ATUALIZADA, TEM VÁRIOS DADOS QUE PRECISAM SER ALTERADOS. Além de que a resistência lateral equivalente pra mim não deu certo com sua fórmula, tive que ver em outro vídeo outra fórmula, pois na fundação que estava fazendo ficou totalmente desconfigurado, no meu caso deu com a outra fórmula 5,21 metros as barras ao invés de 3,77 (ainda mais pq o mínimo para hélice contínua é 4m)
Poderia referenciar o link do video ? Grato desde já!
@@ramonoliveira4131 ua-cam.com/video/Z9mwSabJakU/v-deo.html
Com o vídeo dele deu pra entender melhor, mas ainda sim é meio estranho.
Poderia me ajudar ... por favor.
Não entendi a fórmula do comprimento da armadura sendo que o resultado é em kN e a fórmula é kN - 0,5cm²
Olá. Boa pergunta. Você é muito inteligente. É 0,5 KN/cm2 (5Mpa) . Daí múltiplicado pela área em cm2, se anulam e resta apenas KN. Grande abraço.
O valor do RL é o valor minorado no outro vídeo?
No vídeo " carga admissível de estacas" , sim.
Eu não consegui achar o seu Instagram.
calculando.con
Se minha estaca for maior que 12mts como é feito esse transpasse e qual tamanho?
Como em pilares. Para cada bitola tem um transpasse mínimo, que normalmente é 40x o diâmetro. Tem que ver NBR 6118
Obrigado, valeu mesmo
Nos dados informados, você usou os dados: Fck 20 MPa e γc (coeficiente de ponderação da resistência do concreto) de 1,8.
Mas conforme a Tabela 4 (NBR 6122/2019) como o tipo de Estaca é Hélice Contínua logo será a primeira opção:
Onde dependendo da sua classe de agressividade ambiental, será C30 ou C40 e
seu γc será 2,7 ou 3,6.
Exatamente. O vídeo está desatualizado.
Muito bom vídeo, porém estou detalhando uma estaca com seção maior, porém o " QL equivalente" está dando negativo, devido a area da estaca ser grande e o esforço menor. Neste caso como calcular o QL equivalente?
Tenho o mesmo problema.
estou com o mesmo problema. Essa parte eu fiquei confuso porque está subtraindo unidades de área de uma força. Qual seria essa metodologia, não estou encontrando fontes alternativas na net.
tem esse material em pdf para disponibilizar?
Mande seu e-mail
@@Eng.GleucioneRamos eng.marcodeoliveira@gmail.com
obrigado
Olá, quem puder me encaminhe também, por favor! fabiogomesdsi@outlook.com
@@Eng.GleucioneRamos fellipedantaseng@gmail.com se puder compartilhar o material da aula. Agradeço 👏
@@Eng.GleucioneRamos projetodeestruturas@gmail.com
Fala Man tranquilo enviei uma mensagem no Insta? Vc tem algum contato para conversarmos sobre um orçamento ? Grato like
A noite respondo lá no insta
@@Eng.GleucioneRamos 👍
Só essa musica de fundo que ficou paia...mas a aula e top.
500 MPa = 5000 Kg/cm²
qual a necessidade de calcular o comprimento da barra, se a estaca ja foi determinada com 10m? O comprimento da barra não interfere, visto que serão usados a quantidade necessária para o comprimento estabelecido, não compreendi esse RLeq, por que não vejo sentido aplicado na prática.
Como a estaca está sujeita apenas à compressão neste caso, então a armadura não precisa chegar até o final da estaca, pois o concreto resiste bem à compressão. Então calcula-se o comprimento mínimo que tem que ter a armadura, que é bem menos do que o comprimento da estaca. Agora, se a estaca estiver sujeita à tração, já é outro cálculo e a armadura provavelmente será até o final da estaca.
@@eng.nathaliachristensen Didaticamente está correto porém na prática coloca-se até o final...imagina 50 blocos cada um possuindo estacas com vários tamanhos de armadura...é mais fácil fazer todas estacas até o final além de estar a favor da segurança.
@@quadradosvw6884 errado. Na pratica se padroniza de certa forma as profundidades, mas não se arma até o final se não houver necessidade. No exemplo do vídeo seriam desperdiçados 30m (5 barras x 6m que nao precisam ser armados) de barra por estaca. Agora multiplica isso pelos 50 blocos que você falou, com 2 estacas por bloco... 3000m de barras desperdiçadas. Engenharia também é achar a solução mais econômica dentro da segurança
Solo argila-mole a rija!
Muito bom o vídeo! Fiquei na dúvida sobre o cálculo do RLeq para o cálculo do comprimento da armadura. Se der negativo, tem um valor mínimo para o comprimento? Tem algum material de apoio pra disponibilizar? Agradeço! phelipe.rabay@gmail.com
NBR 6112, COMPRIMENTO MINIMO DE 4M
Parabéns! Excelente aula.