O pessoal também chega no Mac querendo fazer igual, tanto que a Apple investiu muito em virtualização, sempre falou do parallels, até nas suas propagandas. ela sabe q mt gente não se adaptava. sempre lembro de um iMac que vi com Windows XP, mt tempo atrás. isso numa época em que qualquer coisa era melhor q o XP. A questão é q o efeito do branding, do luxo, conta mt. É só conversar C um dono de iPhone e ver como reage às limitações do aparelho. ele simplesmente não liga, pq tem nas mãos um item de luxo.
Bom , conheci linux graças ao canal DioLinux , foi e tem sido uma grande curva de aprendizado . No primeiro dia pensei em desistir , deixei em dual boot com Windows com medo de perder algo lá kkk , depois de alguns meses notei que sequer estava acessando Windows e estava fazendo tudo q precisava no Linux Mint ,distro maravilhosa . Ainda tenho ela no meu pc , porém hj ela divide a prioridade com Arch Linux , acabo usando mais o Arch ,mas N abro mão do mint . E aprendi instalar arch justamente com tutorial aqui do canal . Óbvio que Windows é muito melhor pra jogos devido sua grande compatibilidade, porém eu atualmente não consigo me ver usando Windows mais . Absolutamente tudo que eu jogo roda no Linux e alguns jogos rodam até melhor no Linux. No Arch então, levíssimo pra jogar .
piratear no linux e tão seguro quanto no windows. eu jogo alguns pequenos jogos e recorro a pirataria por condição financeira. acho que só depende de ter conhecimento mesmo. afinal alguns APIS de trojan e outros vírus não afetam o linux por serem pensados pra windows .exe, Lutris e uma boa pegada pra fazer isso não e nada difícil. porém afirmando que jogo pequenos jogos rogue like e de plataforma
@@ajnyan4309 nunca tentei piratear esse game se não me engano peguei ele gratuito no origin. Vou ver se baixo pra testar. Vou olhar a compatibilidade dele nos sites também
Hoje em dia sinceramente é tanto jogo dado grátis que não consegui jogar nem metade deles, não vejo muito sentido em piratear. Epic, GOG, Steam e Indiegala são as plataformas que mais dão jogos.
Há casos e casos, nem tudo vai funcionar, mas sobre vírus há sim a possibilidade dele funcionar vai depender de como ele foi feito e se os recursos que ele tem podem ser usados no linux, mas eu mesmo não arriscaria principalmente em uma máquina que tenha dados sensíveis, eu mesmo uso desses recursos pra jogar alguns jogos que cobram preços nada convidativos kkkk mas uso em uma máquina windows separada e geralmente tento filtrar a fonte.
32:29 Eu tenho um similar bluetooth do PS3 e funcionava bem no Mint 20. Bastava conectar o cabo uma única vez e aceitar o pareamento. Depois de uma atualização do Kernel não foi mais pareavel. Mudei para o Mint 21 e também não funciona. Pede um código PIN que não existe. Fiz alguma tentativas e acabei comprando um via cabo msm. Infelizmente. Mais uso o Linux a anos e só jogo jogos possíveis no Linux. Inclusive emuladores como o Yuzu recebem mais atualização no Linux que no Windows. Ainda tenho um dual boot com Win10, mas uso raramente. O que mais gosto do Linux é a estabilidade, a segurança e a comunidade.
15:00 tinkers não é no sentido de "Pensadores" e sim das pessoas que ajustaram as configurações, isso seria thinkers , o termo se refere a quem faz remendos, ajustes , configurações, até conseguir rodar o jogo.
Tem um momento q eles falam sobre "steam verde" (n vou usar o outro nome pq de vez em quando o youtube da uma zoada com esses trem) e, particularmente, n achei tão dificil. Atualmente uso dual boot, e deixo os jogos no windows, mas eu gosto de testar algumas coisas desse tipo pra ver qual o llimite q eu consigo levar o uso de determinadas ferramentas. Os meus testes até agr se basearam em jogos q funcionavam quase q como um aplitivo portatil (era so executar o exe, ate com o ativador ele ja tava) e nesse caso foi bem fácil. Fiz pelo proton, onde so precisei adicionar o .exe como na steam usando o non-steam-apps e usei o proton experimental como camada de adaptação. Pelo bottles foi mais difícil, mas ainda assim bem intuitivo. Eu basicamente acessava o c: do bottle pelo nautilus e jogava os arquivos la, depois era entrar no meu do bottle e procurar o .exe do jogo pelo explorador ou adicionar um atalho para ele Usando o bottle tudo fluiu bem, mas no steam o meu controle n funcionava, mas isso é uma questão do steam com meu controle mesmo pq ele n reconhece ele pra nada e ainda n fui atrás de arrumar Os jogos q eu testei eram de estrura mais simples, com um 2d pixel art, mas fluiu bem. Ainda devo testar com instalador pra ver se é funcional, mas creio q seja, além de q da pra instalar o jogo numa vm e depois passar para o linux e rodar. Uma vantagem em relação ao windows é q o bottles e o proton já são pensados nos jogos, logo eles ja possuem os recursos necessários para o jogo rodar (api's, dlls e afins), diferente do windows, q n costuma ter tudo de forma nativa e, se o instalador n faz o seviço, o jogo da erro A steam verde n deveria ser uma opção, mas morar num país onde alguns jogos custam mais 1/5 do salário mínimo n facilita a vida de ngm./, ainda quando muita gente n recebe nem esse salário Além disso, video game ainda é um grande tabu, e muitas famílias se recusam a deixar um filho comprar um jogo por ex. Se essas pessoas quiserem aproveitar um jogo, muitas vezes essa é a única alternativa. Ent, pra aqueles q forem tentar no linux, parece ser viável, mas definitivamente n é tão simples quanto no windows, e menos simples ainda q comprar o jogo.
A interação entre Heroic e Steam funciona muito bem. Tenho um jogo de simulação que não funcionava só com o Proton. Depois que repassei a instalação via Heroic o jogo funciona melhor que no Windows.
Tive essa mesma idéia de usar o Bottles para instalar um game que eu nao conseguia de outra forma. E esse game está rodando perfeitamente aqui: PES 2021 Eu nem sabia q o Bottles podia ser usado pra isso, arrisquei na intuição e deu certo.
28:30 aqui o camarada falou uma bobagem grande, pois mesmo é muito raro os salários aumentarem, e mesmo com aumento de faturamentos, as demissões e relatos de burnout e crunch continuam aumentando dito isso, viva e apoie os indies, pirateie os jogos grandes
MORALMENTE falando não pe legal piratear, mas não é anti-ético pq CÓPIA (ou seja, pirata) não é considerado roubo pq pra uma coisa ser considerado um roubo, alguém vai ficar sem a tal coisa, tipo, se eu copiar o seu relógio que criou, vc vai continuar tento o relógio, se eu roubar vc vai ficar sem o seu relógio.
Comecei a aprender Nix... acho que seria a melhor coisa pra Game no Linux ter nix flakes pra cada jogo. Com flake vem um lockfile com versões exatas, então tirando hardware não aguentar, se tiver o flake... muito provavelmente vai funcionar pra qualquer um.
28:18 O cara assalariado que fez o jogo não recebe por porcentagem das vendas. Foi comentado em relação a ele ser demitido quando o titulo "flopar", mas vocês conseguem trazer dados reais sobre jogos que "floparam" por conta de pirataria? Ou até trazer algum estudo que faça uma correlação entre pirataria e falta de sucesso comercial de jogos?
Concordo que piratear jogo não é nenhuma justiça social. Não como se algumas pessoas pirateando fossem trazer um grande impacto para uma grande corporação ou algo do tipo.
Eu tenho um R9 com 3070ti e um laptop i7 com 2060ti, jogos como o NFS 2015 rodam sem os bugs do Windows, Ninja Blade eu preciso reiniciar para o Intel HD mas depois disso roda diferente do WIndows que tem todo um trampo. Jogos como o Dead Space remaster eu fui até o final no Windows dai deu bug no DirectX e no Linux não rola, Isso me mostrou o porque eu tenho um SX, para jogar os mues jogos velhos de 360 em paz e ter um console que dê conta para jogar um Dead Space ou Dragon Dogma que é bugado até no Windows, exceções como CoD é uma bençam não rodar, porém ainda consigo com teclado e mouse meter bronca no SX. Casos como o NFS 2015 rodam melhor no Linux, agora quero ver quando jogar o HDMI 2..1 na 4k se o Home Titi com Dead Space 2 pega o som 5.1 igual no Windows.
cara, nesse caso de assinatura pra vc pagar em coisas que já está no carro como aquecimento nos bancos ou dar um X% a mais na potência do carro por exemplo, mesmo que eu seja o homem mais rico do país, eu iria procurar alguma mecânica (provavelmente de tunagem) pra poder usar essas coisas que precisaria assinar pra usar. se fosse uma espécie de Spotify da marca do carro, ou GPS da marca do carro que se assemelha o Waze e coisas do tipo e precisar assinar pra liberar, eu já assinaria, mas nessas outras coisas já vou num lugar pra hackear pra liberar coisas que JÁ ESTÁ NO CARRO.
no caso de jogos do caribe, é quase tão simples como no Windows, a diferença e ter o lutris no meio do processo, e tem jogos atualmente que você não precisa passar o crak para a pasta do jogo, porque o instalador já instala com ele.
Uso o Lutris e o Steam , quanto ao Heroic que é brasileiro , não gosto porque ele cria um perfil para cada jogo usando espaço a mais , no lutris ele só cria o da loja. EA no heroic, só instalar a versão do Windows direto que roda normalmente.
Tenho um batocera instalado no pen drive, tenho jogos de ps2,ps1, n64 e sem a encheção de saco de ter que ficar configurando vários emuladores. Para retrogamers linux é bom demais.
Sigo o canal pelo interesse por cima de Linux mas ainda não consigo deixa o Windows por estar mais acostumado ele mas acho legal essas informações que vcs trazem sobre Linux
usei o arch linux e tambem o manjaro por dois meses aqui justamente para testar os jogos, a analise do protondb em vez de ser aberta em palavras, fica te fazendo uma serie de perguntas e define errado no final a nota que tu da para o jogo, nao gostei da forma de report nao, muita coisa incorreta, tive experiencia melhor do que no windows em alguns jogos da steam, em todos que precisei da ubsoft connect ate rodou mais com performance inferior ao windows, ja nos nativos steam ficarem perfeitos, elder ring, lords of the fallen, lies of pi por exemplo perfeitos, o rd2 com o laucher da rockstar funcionou normal tb
Hoje, em Linux, os únicos títulos que tenho dor de cabeça são da Eletronic Arts. Nem Stem e o Proton e nem a Heroic resolve. No mais até alguns títulos pesados de simulação funcionam perfeitamente.
n sei o pq.. mas estou tendo problemas pra jogar jogos NATIVOS do Linux, no PopOS 22.04 via Steam, exemplo: CS2, ETS2, Black Mesa... Mesmo com o Proton na Steam, apesar de ser possível jogar, ainda rola alguns bugs estranhos. Mas no heroic com proton fica tranquilinho, sem problema algum... Mais alguém está passando por isso?
Sobre a pirataria de jogos no linux, o projeto do hydra launcher que é open source reune todos os jogos pirata disponivel de fontes seguras da comunidade de pirataria que ja é de confiança, e tem para linux, e todos os jogos que instalei funcionaram bem.
Gosto de jogar os fifas antigos, e só da pra jogar pirateando, mas é uma dor de cabeça fazer isso no linux, porém aprendi muito fazendo isso as vezes acho que me divertir mais batendo cabeça tentando instalar os jogos que de fato jogando
Eu sei que o video e outro assunto mas se poder me ajude Intel(R) Core(TM) i5-6200U CPU @ 2.30GHz 2.40 GHz eu baixei o linux Zorin 17 so que o computador baixou direitinho so quando viz login e so entrava windows eu ja fiz varias vez e dizia que não tinha nada para abrir eu não sei oque fazer.
Tem acontecido uma coisa estranha comigo em TODAS as distros. Eu tento jogar um jogo pela Steam com Proton e o jogo simplesmente não abre. Simplesmente não funciona. Não importa a versão do Proton. Simplesmente não funciona. Já tentei várias coisas. Não funciona nem em ext4 nem btrfs. Tive que voltar a usar o Windows para jogos. Detalhe: antes todos os jogos na Steam rodavam super ok com o Proton. Alguém mais sofrendo com isso?
@@xaxanais Não sei se é hardware. Vi uma quantidade significativa de pessoas no Reddit perguntando sobre a mesma coisa. Nos fóruns americanos de Linux Gaming do Reddit.
Criei uma máquina virtual para testar o linux ( vmware ) mas quando tento conectar um hd externo na máquina virtual para tentar instalar um jogo, o hd simplesmente não é reconhecido, se tento conectar um pen drive funciona...imagino que falta algum driver ou algo do tipo...o que devo fazer para que o hd externo seja reconhecido ? Obrigado.
Preciso de ajuda/dicas. Tenho um i3-8130U / 2.20 ghz (Notbook)/ 12 gb de memoria frequencia 2133 mhz. É tecnicamente fraquinho, mas já roda uns jogos rpg/ ou do nype de devil my cry DMC... entre outros. Jogo no windows 10, e como ele já ta me empurrando pro 11 que é mais pesado, queria migrar pro Linux. Qual plataforma seria boa pra eu iniciar? (de preferencia uma que rodasse os jogos sem me fazer quebrar tanto a cabeça com a comunidade )
Sugiro testar distros como o Pop!_OS e o Zorin OS 17, eles são bem amigáveis. Outro que vale a pena testar sem dúvida é o BigLinux, por ser brasileiro será mais fácil conseguir ajuda em português. 🖖
Pow, ta fazendo muita falta um banco de dados mais amplo que a biblioteca da Steam. Eu já comprei jogos na Epic sem ter certeza se ia rodar. Bem que o pessoal do ProtonDB podia incluir jogos não Steam
Já testei diversos jogos piratas para teste aqui para testar... Porém eu parei de incentivar essas atividades a muito tempo... Basta acessar os diretórios do Wine onde ficam instalados os jogos... Inclusive eu joguei a versão pirata do Grid 2 no Linux no meu canal.
O problema de jogar em distros Linux não está nos jogos originais, claro, se você pode bancar e comprar todos os jogos que tem vontade de jogar vai funcionar muito bem, mas a realidade do brasileiro é outra, em um cenário onde um jogo custa em torno de R$300,00, infelizmente temos que recorrer a meios menos "ortodoxos" e é nesse momento que fica mais difícil a compatibilidade entre jogo x linux
A postura que eu adotei por não poder comprar um jogo de R$3000 foi ignorar ele. Não jogo até sair em uma promoção, exatamente o exemplo que eu dei do RDR2. 🖖
Eu faço a mesma coisa, mas quando tem algum jogo que eu quero jogar não vejo problema em recorrer a versões paralelas, e quando tuver promo eu pego ele, inclusive tenho preferido jogos drm free da gog, pago com todo gosto mesmo tendo na steam.
Gostaria de perguntar pra quem tem mais experiência Linux um ponto importante pra mim. Uso muito o Windows por conta do Visual Studio e outros programas, mas estou migrando para o Pop Os e estou me aventurando e disposto a resolver os problemas que surgirem. Um deles até agora não encontrei solução que é o visual Studio não tem suporte pra rodar, então tem algum programa linux que seja parecido?
é mais fácil o universo inteiro Linux evoluir? ou só as empresas adicionarem integrações que fazem com que os jogos rodem no Linux? é algo a se pensar...
falta so os jogos competitivos mais relevantes do mercado, tipo Valorant, Fortnite, LOL, etc. até Palword que é um jogo Steam não roda no linux sem gambiarra de baixar um Proton customizados e fazer um monte de comando no terminal que não sei a procedencia
Pode esperar sentado pelo suporte para esses jogos. Eles estão totalmente cientes do que eles fazem. O anticheat do Fortnite consegue habilitar o suporte para Linux facilmente, porém foi negado. Essas empresas não querem "abrir brechas" pra você rodar o anti cheat na camada de usuário.
pelos relatos que já vi dá pra instalar e rodar LOL no Linux facilmente via Lutris, porém as vezes sai alguma atualização que faz o jogo parar de funcionar
@@lfsngames_play1 quando comecei a usar linux em 2012 eu instalava com Wine e funcionava, apesar de ficar com algumas coisas bugadas, mas hoje em dia eu não arrisco, tenho uma conta de mais de 12 anos cheia de coisa antiga e exclusiva da época, e não quero arriscar levar ban por bobeira por causa das gambiarras que pode dar problema com o anti cheat
A quantidade de jogadores no linux é ridicula recentemente a riot soltou um relatório sobre a implementação do vanguard no lol e eles checaram q um total de 800 pessoas no mundo todo jogavam lol no linux e por isso tomaram a decisao de n portar o vanguard para linux.
Oxi, nunca tive problema pra piratear jogo não. É as mesmas frescuras de instalar um jogo normal original, pq da pra colocar um jogo NONsteam na steam, e forçar a compatibilidade, ou se rodar o wine direto no executavel principal. Mas claro, tudo isso vc precisa ter uma intimidade minima com o terminal.
se alguém entender o básico do wine, pode ser que consiga instalar jogos piratas sim. eu jogo os originais pela steam, epic games e ea. tem que ficar de olha nas promoções, jogos que são mais de R$100 costumam sair por metade do preço ou menos. na nuuvem e lojas semelhantes.
há varios guias (a maioria em inglês mas deve ter em português também) pelo youtube mostrando como instalar jogos p1r474s no linux e eles rodam muito bem, o que até me surpreendeu pela primeira vez haha! viva o open-source.
Maior problema atual dos jogos no linux é não rodar jogos gamepass na maquina, é o melhor serviço e ms nunca vai portar ele para linux, unica esperança é se gamepass ir para a steam, outro problema que é ludris e wine são chatos de configurar eles precisam ser mais práticos
É como a gente cita no episódio, com o Heroic, Bottles e companhia... você realmente não precisa mais lidar com o Wine e os scripts do Lutris diretamente se não quiser. 🖖
"A pessoa migra pro Mac esperando que vai ser diferente". Errado, galera tenta fazer igual, não consegue, depois aprende a fazer tudo direto pela app store ou baixando dmg (nem lembro o formato de imagem na real).
Concordo. Acho que pirataria não rola. Eu não tenho tanta grana, mas quando usava Windows, sempre usei o original. Meus jogos são todos originais. Nunca fui fan de priataria. Eu tenho uma teoria, baseada em tudo o que vi desde o início da Microsoft, que a pirataria no Brasil, lá no começo, foi fomentada pela Microsoft para disceminar seu S.O. por aqui. Eles usaram o que chamo de tática do traficante. "ofereceu gratuitamente", facilitando a pirataria, para viciar e depois veio a cobrança. Isso popularizou muito o Windows no Brasil.
Enquanto a maioria dos anti-cheats não rodarem no linux, pra mim todo e qualquer vídeo falando que linux é pra jogo já cai por terra... "áaaa mas o linux roda a maioria dos jogos"... roda?? mas não roda os que utilizam anti-cheats então podem colocar a culpa em quem vocês quiserem, o linux ainda não é para quem realmente só usa o desktop para jogos.
Usar linux pra game é o mesmo que enxugar gelo. Um trabalho do cão e um desperdicio de tempo e dinheiro. Imagine pagar uma fortuna no GTA 6 pra queimar a cuca pra rodar no linux. Melhor não kkkkk
Para mim, não exiaste almoço grátis. Quando você usa um crack feito por um "bom samaritano" esse bom samaritano vai "cobrar" a taxa dele de alguma forma.
O pessoal também chega no Mac querendo fazer igual, tanto que a Apple investiu muito em virtualização, sempre falou do parallels, até nas suas propagandas. ela sabe q mt gente não se adaptava. sempre lembro de um iMac que vi com Windows XP, mt tempo atrás. isso numa época em que qualquer coisa era melhor q o XP. A questão é q o efeito do branding, do luxo, conta mt. É só conversar C um dono de iPhone e ver como reage às limitações do aparelho. ele simplesmente não liga, pq tem nas mãos um item de luxo.
Bom , conheci linux graças ao canal DioLinux , foi e tem sido uma grande curva de aprendizado . No primeiro dia pensei em desistir , deixei em dual boot com Windows com medo de perder algo lá kkk , depois de alguns meses notei que sequer estava acessando Windows e estava fazendo tudo q precisava no Linux Mint ,distro maravilhosa . Ainda tenho ela no meu pc , porém hj ela divide a prioridade com Arch Linux , acabo usando mais o Arch ,mas N abro mão do mint . E aprendi instalar arch justamente com tutorial aqui do canal . Óbvio que Windows é muito melhor pra jogos devido sua grande compatibilidade, porém eu atualmente não consigo me ver usando Windows mais . Absolutamente tudo que eu jogo roda no Linux e alguns jogos rodam até melhor no Linux. No Arch então, levíssimo pra jogar .
piratear no linux e tão seguro quanto no windows. eu jogo alguns pequenos jogos e recorro a pirataria por condição financeira. acho que só depende de ter conhecimento mesmo. afinal alguns APIS de trojan e outros vírus não afetam o linux por serem pensados pra windows .exe, Lutris e uma boa pegada pra fazer isso não e nada difícil. porém afirmando que jogo pequenos jogos rogue like e de plataforma
@@ajnyan4309 nunca tentei piratear esse game se não me engano peguei ele gratuito no origin. Vou ver se baixo pra testar. Vou olhar a compatibilidade dele nos sites também
@@ajnyan4309o dia que fizerem o Linux ter compatibilidade com jogos lancandos pro Windows até hoje, eu mudaria
Hoje em dia sinceramente é tanto jogo dado grátis que não consegui jogar nem metade deles, não vejo muito sentido em piratear. Epic, GOG, Steam e Indiegala são as plataformas que mais dão jogos.
@@Felix944 adoro jogos dos anos 2000 vide o msts/openrails , rfactor, flightgear
Há casos e casos, nem tudo vai funcionar, mas sobre vírus há sim a possibilidade dele funcionar vai depender de como ele foi feito e se os recursos que ele tem podem ser usados no linux, mas eu mesmo não arriscaria principalmente em uma máquina que tenha dados sensíveis, eu mesmo uso desses recursos pra jogar alguns jogos que cobram preços nada convidativos kkkk mas uso em uma máquina windows separada e geralmente tento filtrar a fonte.
7:50 façam um tutorial de como usar bottles, por favor.
Tentei dar várias chances pro bottles e nunca deu certo pra mim sempre parece uma gambiarra
se precisar dou uma ajuda de como configurar o bottles
32:29 Eu tenho um similar bluetooth do PS3 e funcionava bem no Mint 20. Bastava conectar o cabo uma única vez e aceitar o pareamento. Depois de uma atualização do Kernel não foi mais pareavel. Mudei para o Mint 21 e também não funciona. Pede um código PIN que não existe. Fiz alguma tentativas e acabei comprando um via cabo msm. Infelizmente. Mais uso o Linux a anos e só jogo jogos possíveis no Linux. Inclusive emuladores como o Yuzu recebem mais atualização no Linux que no Windows.
Ainda tenho um dual boot com Win10, mas uso raramente.
O que mais gosto do Linux é a estabilidade, a segurança e a comunidade.
15:00 tinkers não é no sentido de "Pensadores" e sim das pessoas que ajustaram as configurações, isso seria thinkers , o termo se refere a quem faz remendos, ajustes , configurações, até conseguir rodar o jogo.
Tinker seria o verbo, tinkerer seria quem pratica o ato do configurar segundo suas especificações.
Tem um momento q eles falam sobre "steam verde" (n vou usar o outro nome pq de vez em quando o youtube da uma zoada com esses trem) e, particularmente, n achei tão dificil. Atualmente uso dual boot, e deixo os jogos no windows, mas eu gosto de testar algumas coisas desse tipo pra ver qual o llimite q eu consigo levar o uso de determinadas ferramentas. Os meus testes até agr se basearam em jogos q funcionavam quase q como um aplitivo portatil (era so executar o exe, ate com o ativador ele ja tava) e nesse caso foi bem fácil. Fiz pelo proton, onde so precisei adicionar o .exe como na steam usando o non-steam-apps e usei o proton experimental como camada de adaptação. Pelo bottles foi mais difícil, mas ainda assim bem intuitivo. Eu basicamente acessava o c: do bottle pelo nautilus e jogava os arquivos la, depois era entrar no meu do bottle e procurar o .exe do jogo pelo explorador ou adicionar um atalho para ele
Usando o bottle tudo fluiu bem, mas no steam o meu controle n funcionava, mas isso é uma questão do steam com meu controle mesmo pq ele n reconhece ele pra nada e ainda n fui atrás de arrumar
Os jogos q eu testei eram de estrura mais simples, com um 2d pixel art, mas fluiu bem.
Ainda devo testar com instalador pra ver se é funcional, mas creio q seja, além de q da pra instalar o jogo numa vm e depois passar para o linux e rodar.
Uma vantagem em relação ao windows é q o bottles e o proton já são pensados nos jogos, logo eles ja possuem os recursos necessários para o jogo rodar (api's, dlls e afins), diferente do windows, q n costuma ter tudo de forma nativa e, se o instalador n faz o seviço, o jogo da erro
A steam verde n deveria ser uma opção, mas morar num país onde alguns jogos custam mais 1/5 do salário mínimo n facilita a vida de ngm./, ainda quando muita gente n recebe nem esse salário Além disso, video game ainda é um grande tabu, e muitas famílias se recusam a deixar um filho comprar um jogo por ex. Se essas pessoas quiserem aproveitar um jogo, muitas vezes essa é a única alternativa. Ent, pra aqueles q forem tentar no linux, parece ser viável, mas definitivamente n é tão simples quanto no windows, e menos simples ainda q comprar o jogo.
A interação entre Heroic e Steam funciona muito bem. Tenho um jogo de simulação que não funcionava só com o Proton. Depois que repassei a instalação via Heroic o jogo funciona melhor que no Windows.
pra mim o ESO fica falando que o sistema mínimo suportado é o 7 por uns 2 dias, depois ele pega no tranco e funciona
Tive essa mesma idéia de usar o Bottles para instalar um game que eu nao conseguia de outra forma.
E esse game está rodando perfeitamente aqui: PES 2021
Eu nem sabia q o Bottles podia ser usado pra isso, arrisquei na intuição e deu certo.
28:30 aqui o camarada falou uma bobagem grande, pois mesmo é muito raro os salários aumentarem, e mesmo com aumento de faturamentos, as demissões e relatos de burnout e crunch continuam aumentando
dito isso, viva e apoie os indies, pirateie os jogos grandes
MORALMENTE falando não pe legal piratear, mas não é anti-ético pq CÓPIA (ou seja, pirata) não é considerado roubo pq pra uma coisa ser considerado um roubo, alguém vai ficar sem a tal coisa, tipo, se eu copiar o seu relógio que criou, vc vai continuar tento o relógio, se eu roubar vc vai ficar sem o seu relógio.
Comecei a aprender Nix... acho que seria a melhor coisa pra Game no Linux ter nix flakes pra cada jogo.
Com flake vem um lockfile com versões exatas, então tirando hardware não aguentar, se tiver o flake... muito provavelmente vai funcionar pra qualquer um.
28:18 O cara assalariado que fez o jogo não recebe por porcentagem das vendas. Foi comentado em relação a ele ser demitido quando o titulo "flopar", mas vocês conseguem trazer dados reais sobre jogos que "floparam" por conta de pirataria? Ou até trazer algum estudo que faça uma correlação entre pirataria e falta de sucesso comercial de jogos?
Concordo que piratear jogo não é nenhuma justiça social. Não como se algumas pessoas pirateando fossem trazer um grande impacto para uma grande corporação ou algo do tipo.
Eu tenho um R9 com 3070ti e um laptop i7 com 2060ti, jogos como o NFS 2015 rodam sem os bugs do Windows, Ninja Blade eu preciso reiniciar para o Intel HD mas depois disso roda diferente do WIndows que tem todo um trampo. Jogos como o Dead Space remaster eu fui até o final no Windows dai deu bug no DirectX e no Linux não rola,
Isso me mostrou o porque eu tenho um SX, para jogar os mues jogos velhos de 360 em paz e ter um console que dê conta para jogar um Dead Space ou Dragon Dogma que é bugado até no Windows, exceções como CoD é uma bençam não rodar, porém ainda consigo com teclado e mouse meter bronca no SX.
Casos como o NFS 2015 rodam melhor no Linux, agora quero ver quando jogar o HDMI 2..1 na 4k se o Home Titi com Dead Space 2 pega o som 5.1 igual no Windows.
cara, nesse caso de assinatura pra vc pagar em coisas que já está no carro como aquecimento nos bancos ou dar um X% a mais na potência do carro por exemplo, mesmo que eu seja o homem mais rico do país, eu iria procurar alguma mecânica (provavelmente de tunagem) pra poder usar essas coisas que precisaria assinar pra usar.
se fosse uma espécie de Spotify da marca do carro, ou GPS da marca do carro que se assemelha o Waze e coisas do tipo e precisar assinar pra liberar, eu já assinaria, mas nessas outras coisas já vou num lugar pra hackear pra liberar coisas que JÁ ESTÁ NO CARRO.
no caso de jogos do caribe, é quase tão simples como no Windows, a diferença e ter o lutris no meio do processo, e tem jogos atualmente que você não precisa passar o crak para a pasta do jogo, porque o instalador já instala com ele.
todos os piratas q eu baixo são click and play, vc baixa um script, instala e joga
@@xaxanais Baixa por onde?
Uso o Lutris e o Steam , quanto ao Heroic que é brasileiro , não gosto porque ele cria um perfil para cada jogo usando espaço a mais , no lutris ele só cria o da loja. EA no heroic, só instalar a versão do Windows direto que roda normalmente.
Tenho um batocera instalado no pen drive, tenho jogos de ps2,ps1, n64 e sem a encheção de saco de ter que ficar configurando vários emuladores. Para retrogamers linux é bom demais.
Já ouvi falar dele e do Retroarch. Parecem bem interessantes.
faz videos relacionados com o chromebook (linux) por favor
Sigo o canal pelo interesse por cima de Linux mas ainda não consigo deixa o Windows por estar mais acostumado ele mas acho legal essas informações que vcs trazem sobre Linux
vídeo top!❤
ps: a thumb tem duas vezes "no" escrito
usei o arch linux e tambem o manjaro por dois meses aqui justamente para testar os jogos, a analise do protondb em vez de ser aberta em palavras, fica te fazendo uma serie de perguntas e define errado no final a nota que tu da para o jogo, nao gostei da forma de report nao, muita coisa incorreta, tive experiencia melhor do que no windows em alguns jogos da steam, em todos que precisei da ubsoft connect ate rodou mais com performance inferior ao windows, ja nos nativos steam ficarem perfeitos, elder ring, lords of the fallen, lies of pi por exemplo perfeitos, o rd2 com o laucher da rockstar funcionou normal tb
Hoje, em Linux, os únicos títulos que tenho dor de cabeça são da Eletronic Arts. Nem Stem e o Proton e nem a Heroic resolve. No mais até alguns títulos pesados de simulação funcionam perfeitamente.
n sei o pq.. mas estou tendo problemas pra jogar jogos NATIVOS do Linux, no PopOS 22.04 via Steam, exemplo: CS2, ETS2, Black Mesa... Mesmo com o Proton na Steam, apesar de ser possível jogar, ainda rola alguns bugs estranhos. Mas no heroic com proton fica tranquilinho, sem problema algum... Mais alguém está passando por isso?
Sobre o Evil Within talvez seja o rolê de placa de vídeo, a RTX não roda mas quando eu reinicio com o Intel HD roda normalmente (Ninja Blade)
Sobre a pirataria de jogos no linux, o projeto do hydra launcher que é open source reune todos os jogos pirata disponivel de fontes seguras da comunidade de pirataria que ja é de confiança, e tem para linux, e todos os jogos que instalei funcionaram bem.
Gosto de jogar os fifas antigos, e só da pra jogar pirateando, mas é uma dor de cabeça fazer isso no linux, porém aprendi muito fazendo isso as vezes acho que me divertir mais batendo cabeça tentando instalar os jogos que de fato jogando
Eu sei que o video e outro assunto mas se poder me ajude
Intel(R) Core(TM) i5-6200U CPU @ 2.30GHz 2.40 GHz
eu baixei o linux Zorin 17 so que o computador baixou direitinho so quando viz login e so entrava windows eu ja fiz
varias vez e dizia que não tinha nada para abrir eu não sei oque fazer.
Talvez você precise escolher a partição de boot correta na bios do seu computador. Sugiro fazer um post mais detalhado lá no nosso fórum. 🖖
não adianta, enquanto Windows for mais amigável, Linux vai ser nicho
mais linux e extremamente amigavel kkkkkk o problema e que as empresas nao estao fazedo jogos para linux. isso nao e problema do sistema operacional.
Tem acontecido uma coisa estranha comigo em TODAS as distros.
Eu tento jogar um jogo pela Steam com Proton e o jogo simplesmente não abre. Simplesmente não funciona.
Não importa a versão do Proton. Simplesmente não funciona. Já tentei várias coisas. Não funciona nem em ext4 nem btrfs.
Tive que voltar a usar o Windows para jogos.
Detalhe: antes todos os jogos na Steam rodavam super ok com o Proton.
Alguém mais sofrendo com isso?
problema de hardware?
Coloca sua configuração.pode ajudar.
@@xaxanais Não sei se é hardware. Vi uma quantidade significativa de pessoas no Reddit perguntando sobre a mesma coisa. Nos fóruns americanos de Linux Gaming do Reddit.
Seu hardware possui suporte ao vulkan?
@@kkkaa827 Infelizmente não sei dizer. Mas, creio que sim, pois eu jogava todos os games através do Proton com a Steam antes.
realmente. comecei a ter um monte de crash nessa interação hd win e hd linux. quando deixei apenas um S.O. resolveu.
Criei uma máquina virtual para testar o linux ( vmware ) mas quando tento conectar um hd externo na máquina virtual para tentar instalar um jogo, o hd simplesmente não é reconhecido, se tento conectar um pen drive funciona...imagino que falta algum driver ou algo do tipo...o que devo fazer para que o hd externo seja reconhecido ? Obrigado.
Preciso de ajuda/dicas.
Tenho um i3-8130U / 2.20 ghz (Notbook)/ 12 gb de memoria frequencia 2133 mhz. É tecnicamente fraquinho, mas já roda uns jogos rpg/ ou do nype de devil my cry DMC... entre outros. Jogo no windows 10, e como ele já ta me empurrando pro 11 que é mais pesado, queria migrar pro Linux. Qual plataforma seria boa pra eu iniciar? (de preferencia uma que rodasse os jogos sem me fazer quebrar tanto a cabeça com a comunidade )
Sugiro testar distros como o Pop!_OS e o Zorin OS 17, eles são bem amigáveis. Outro que vale a pena testar sem dúvida é o BigLinux, por ser brasileiro será mais fácil conseguir ajuda em português. 🖖
@@ajnyan4309quem recomenda open suse pra iniciante cara
O lance de ouvir o som do jogo e não dar imagem, pode ser falta de Codec ou DirectX. Isso acontece até mesmo no Windows
E sobre VR? Eu jogo bastante PCVR com o Quest2. Meus jogos são 100% steam e a conexão faço via virtual desktop ou steamlink.
Pow, ta fazendo muita falta um banco de dados mais amplo que a biblioteca da Steam. Eu já comprei jogos na Epic sem ter certeza se ia rodar. Bem que o pessoal do ProtonDB podia incluir jogos não Steam
Já testei diversos jogos piratas para teste aqui para testar... Porém eu parei de incentivar essas atividades a muito tempo... Basta acessar os diretórios do Wine onde ficam instalados os jogos... Inclusive eu joguei a versão pirata do Grid 2 no Linux no meu canal.
boa noite tive problemas com alguns emuladores
O problema de jogar em distros Linux não está nos jogos originais, claro, se você pode bancar e comprar todos os jogos que tem vontade de jogar vai funcionar muito bem, mas a realidade do brasileiro é outra, em um cenário onde um jogo custa em torno de R$300,00, infelizmente temos que recorrer a meios menos "ortodoxos" e é nesse momento que fica mais difícil a compatibilidade entre jogo x linux
Procura o canal, rb games linux. O cara só roda jogos na versão de Taubaté - ☠️
A postura que eu adotei por não poder comprar um jogo de R$3000 foi ignorar ele. Não jogo até sair em uma promoção, exatamente o exemplo que eu dei do RDR2. 🖖
Eu faço a mesma coisa, mas quando tem algum jogo que eu quero jogar não vejo problema em recorrer a versões paralelas, e quando tuver promo eu pego ele, inclusive tenho preferido jogos drm free da gog, pago com todo gosto mesmo tendo na steam.
Acho as distro Linux sensacionais para jogos, pois rodam os jogos feitos para elas e, também, muitos que foram desenvolvidos para windows.
Tem um jogo que eu usava no Linux, mas não consigo mais fazer funcionar. O Blitzkrieg 3.
Gostaria de perguntar pra quem tem mais experiência Linux um ponto importante pra mim.
Uso muito o Windows por conta do Visual Studio e outros programas, mas estou migrando para o Pop Os e estou me aventurando e disposto a resolver os problemas que surgirem. Um deles até agora não encontrei solução que é o visual Studio não tem suporte pra rodar, então tem algum programa linux que seja parecido?
Boa sorte
O bottles está muito bom, uso ele para instalar o laucher da Blizzard para jogar Diablo IV
Bastou ouvir "O Linux é meu console e nada me faltará" que já taquei o like no vídeo! 🐧🎮
"Nada faltará" faltando, LOL, valorant, destiny2, fortnite, call of duty e afins.
Tá conjugado no futuro, por enquanto ainda falta...😅@@negaogamer6864
@@negaogamer6864culpa das empresas. Negócio é dual boot
@@negaogamer6864fala do lol e valorant como se esses jogos fizessem falta
Project Reality não roda bem e faz falta no Linux... infelizmente para jogos bem nicho o Linux ainda não está lá...!
não adianta esperar que o usuário "pesquise e aprenda"... isso não vai acontecer... Linux precisa evoluir
é mais fácil o universo inteiro Linux evoluir? ou só as empresas adicionarem integrações que fazem com que os jogos rodem no Linux? é algo a se pensar...
Porque não diversão poderia falar mais jogos quais distro são melhor jogo
O CS no meu Pc não abriu
kkkkkkkk acontece
O CS2 estava com alguns problemas relacionados ao Vulkan, mas não afetava todas as GPUS - talvez você tenha sido um dos "sorteados".
Qual acarpa Windows 10 vou para Linux Windows 24h2 que o PC novo
falta so os jogos competitivos mais relevantes do mercado, tipo Valorant, Fortnite, LOL, etc. até Palword que é um jogo Steam não roda no linux sem gambiarra de baixar um Proton customizados e fazer um monte de comando no terminal que não sei a procedencia
Pode esperar sentado pelo suporte para esses jogos. Eles estão totalmente cientes do que eles fazem. O anticheat do Fortnite consegue habilitar o suporte para Linux facilmente, porém foi negado. Essas empresas não querem "abrir brechas" pra você rodar o anti cheat na camada de usuário.
Valorant, Fortnite e LoL nunca vão rodar, porém Palworld oficial roda sem muita dificuldade
pelos relatos que já vi dá pra instalar e rodar LOL no Linux facilmente via Lutris, porém as vezes sai alguma atualização que faz o jogo parar de funcionar
@@lfsngames_play1 quando comecei a usar linux em 2012 eu instalava com Wine e funcionava, apesar de ficar com algumas coisas bugadas, mas hoje em dia eu não arrisco, tenho uma conta de mais de 12 anos cheia de coisa antiga e exclusiva da época, e não quero arriscar levar ban por bobeira por causa das gambiarras que pode dar problema com o anti cheat
@@lieschenn é melhor não arriscar mesmo
A quantidade de jogadores no linux é ridicula recentemente a riot soltou um relatório sobre a implementação do vanguard no lol e eles checaram q um total de 800 pessoas no mundo todo jogavam lol no linux e por isso tomaram a decisao de n portar o vanguard para linux.
o problema com esse reporte e que muita gente que usa linux usa dual boot pra jogar e a rito não conta esses.
@@caiovdmm se já tá usando dual boot fica no dual boot ou muda pra Windows logo.
eu só nao migro de vez para o linux por causa do world of warcraft, se o wow rodasse liso no linux, eu nem usaria windows.
mas roda liso no linux, só configura certinho
Oxi, nunca tive problema pra piratear jogo não. É as mesmas frescuras de instalar um jogo normal original, pq da pra colocar um jogo NONsteam na steam, e forçar a compatibilidade, ou se rodar o wine direto no executavel principal. Mas claro, tudo isso vc precisa ter uma intimidade minima com o terminal.
a pergunta é: roda crysis ?
se alguém entender o básico do wine,
pode ser que consiga instalar jogos piratas sim.
eu jogo os originais pela steam, epic games e ea.
tem que ficar de olha nas promoções, jogos que são mais de R$100
costumam sair por metade do preço ou menos.
na nuuvem e lojas semelhantes.
há varios guias (a maioria em inglês mas deve ter em português também) pelo youtube mostrando como instalar jogos p1r474s no linux e eles rodam muito bem, o que até me surpreendeu pela primeira vez haha!
viva o open-source.
Valorant não roda em Linux né?
não. nem semelhantes. fortinite, roblox, destiny 2 e vários outros.
Maior problema atual dos jogos no linux é não rodar jogos gamepass na maquina, é o melhor serviço e ms nunca vai portar ele para linux, unica esperança é se gamepass ir para a steam, outro problema que é ludris e wine são chatos de configurar eles precisam ser mais práticos
É como a gente cita no episódio, com o Heroic, Bottles e companhia... você realmente não precisa mais lidar com o Wine e os scripts do Lutris diretamente se não quiser. 🖖
"A pessoa migra pro Mac esperando que vai ser diferente". Errado, galera tenta fazer igual, não consegue, depois aprende a fazer tudo direto pela app store ou baixando dmg (nem lembro o formato de imagem na real).
a prova real e....e em processadores m1 e outros ARM?
Network Q Rac Rally de 1996, DOS muiito antigo, eu gosto da para não pensar em nada... com programado e tenho que relaxar e não pensar em nada... kk
O mmorpg neverwinter roda de boas...
Tibia também
Então, quando se diz se um jogo roda ou não no Linux, temos que completar essa frase, se um jogo para windows roda ou não no Linux!
DosBox, Lands of Lore 3.
Não pirateie, pegue os jogos grátis na Epic😅
jogo tudo no linux, inclusive to na fila do lolzinho nesse exato momentokkkk
lol ta com dias contados infelizmente, vanguard vai cagar tudo
Já pode ir deixando o jogo de lado pq agora só vai rodar no Windows.
Concordo. Acho que pirataria não rola.
Eu não tenho tanta grana, mas quando usava Windows, sempre usei o original. Meus jogos são todos originais. Nunca fui fan de priataria.
Eu tenho uma teoria, baseada em tudo o que vi desde o início da Microsoft, que a pirataria no Brasil, lá no começo, foi fomentada pela Microsoft para disceminar seu S.O. por aqui. Eles usaram o que chamo de tática do traficante. "ofereceu gratuitamente", facilitando a pirataria, para viciar e depois veio a cobrança.
Isso popularizou muito o Windows no Brasil.
Dualboot resolve tudo
jogo bom que roda fácil no linux é o magic arena
Enquanto a maioria dos anti-cheats não rodarem no linux, pra mim todo e qualquer vídeo falando que linux é pra jogo já cai por terra... "áaaa mas o linux roda a maioria dos jogos"... roda?? mas não roda os que utilizam anti-cheats então podem colocar a culpa em quem vocês quiserem, o linux ainda não é para quem realmente só usa o desktop para jogos.
Joga Destiny2? Então...
🔝🕹💻‼
da para piratear no linux sim kkkk so pegar o jogo pirata do windows e instalar com lutris facil facil
Usar linux pra game é o mesmo que enxugar gelo. Um trabalho do cão e um desperdicio de tempo e dinheiro. Imagine pagar uma fortuna no GTA 6 pra queimar a cuca pra rodar no linux. Melhor não kkkkk
Para mim, não exiaste almoço grátis. Quando você usa um crack feito por um "bom samaritano" esse bom samaritano vai "cobrar" a taxa dele de alguma forma.