Excelente vídeo! Eu suporto muito a idéia da contrapressão que segura aquele volume do fluído até que a pressão seja superior a de retenção. Apesar de tudo, sempre que houver ar no sistema, de qualquer jeito ele vai ser contabilizado no hidrômetro.
Gostei muito da sua orientação baseado no seu ponto de vista: Tenho esse mesmo raciocínio; eu não instalei ainda na rede que alimenta minha cx d'água por esse motivo de pressão. A pressão da rede geral oscila muito, hora tem pressão, hora não.
Excelente vídeo, bem explicado, e analisando da forma correta qual a utilidade do produto, que é bloquear o ar nos dias em que falta agua na rua, pois esse papo dos vendedores de que separa o ar da agua é pura mentira. Só discordo da parte em que mencionou que por causa do dispositivo por reduzir a pressão consumiria menos água. No meu ponto de vista não faz sentido, pq a agua da casa é consumida da caixa d'agua, o consumo será o mesmo no meu entender. Eu coloquei um aqui em casa, faz uns 20 dias, e cara, já deu uma reduzida no consumo viu, aqui mes passado deu em média 0,58m3 por dia, e depois de instalar o dispositivo, passados 20 dias, o consumo está em 0,40m3. Esse mes ficou picado, pois rodou uma semana sem a peça, mas a conta desse mês com certeza virá menos, a do mês que vem virá menos ainda. Do mais ,parabéns pela video bem explicado
Se a gente fecha o registro que vai para dentro de casa e conecta uma mangueira de ar comprimido logo após o hidrômetro ( lado que é da responsabilidade do proprietário do imóvel), no cano fazendo com que o ar empurre a água e o água e ar de volta para a rede o hidrômetro vira ao contrário ? Se isso funcionar a redução na conta seria certeza.
instalei um destes e o consumo realmente caiu mas a pressao da agua caiu muito, nao vale a pega , retirei tudo mas se vc tem bastante pressão da rua pode colocar que reduz nao pelo ar mas pela reduçao de vazao
Parabéns prof. por mais esta aula, muito bem explicativa. Análise correta que não existe bloqueador de ar, eu não indico ninguém instalar este aparelho pelo bloqueio total de entrada de água, o problema gerado causará muito mais transtorno, Além do ruído intenso que ocorre quando da entrada de água.
Qual os argumentos das empresas fornecedoras de água para a proibição da instalação da ventosa antes do hidrômetro ou mesmo o desenvolvimento de um hidrômetro que já tenha um separador de ar imbutido. Neste caldeirão de desinformação esta é a minha maior dúvida. O ar na tubulação também gera custo para a empresa? E assim ela quer dividir com os usuários, será isso?
A empresa não tem interesse em colocar um aparelho para tirar o ar da tubulação, pois isso gera um tremendo lucro! Dizem que eles até alteram a pressão durante o dia para gerar essas bolhas lucrativas!
@@andreevang3836até parece mais a tal "teoria da conspiração mundial" ou a "teoria da terra plana". Mesmo sendo bem explicado pelo engenheiro aí, ninguém quer acreditar.
Gostei da explicação sobre a questão da : ''eliminação'' de Ar(infelizmente o ar continuará na tubulação junto ao hidrômetro) e da : diminuição do orifício de vazão(passará um menor volume de água), criando uma sensação de economia. Arrisco dizer que ''inventaram'' esta válvula(poupa água/eliminador de ar - ahãm..sei) só para tapear o consumidor pois o correto seria uma válvula anti ar(uma válvula realmente feita para retirar o ar para o ambiente, ou seja, pra fora do encanamento) instalada ANTES do hidrômetro, pois se houver Ar na rede(e vai haver mesmo), este ar vai girar o hidrômetro. Contudo a ESPERTA concessionária Não quer isso ! Na minha opinião o Ar vai passar pressurizado junto com a água pois essa ''válvula'' NÂO tem sistema de vazão do Ar para o ambiente. Se fica tudo contido no encanamento então vai passar parte das bolhas de ar pelo hidrômetro até chegar na caixa d'água. Felizmente achei no youtube sobre a válvula ventosa tigre em pvc (bem parecida com uma válvula de retenção pvc) e que fica instalada verticalmente em relação ao cano da rede, como um ''chafariz'' ,por assim dizer. Ela teria um sistema de mola fraca justamente para o êmbolo ficar aberto para eventual passagem de ar, para fora, do sistema da rede e quando vier a corrente de água, pressionará o êmbolo, impedindo que vaze água para cima, como um chafariz.
Pelo que eu entendi quando eu pesquisei na verdade ele não impede o ar e deixa a água, geralmente esse problema de ar na tubulação acontece quando acaba a água da rua e as tubulações se enchem de ar, e quando volta a água a pressão forca esse ar pelo medidor, o que essa peça faz é impedir que a agua volte pelo cano quando não tem agua na rua, isso reduz a quantidade de ar nos canos e cria uma coluna de água entre o medidor e a caixa de água, essa coluna gera uma pressão que vai segurar o ar até que tenha força suficiente para empurrar essa agua, geralmente quando ja esta vindo agua da rua, mas esse ar que esta nas tubulações vai ter que sair por algum lugar, provavelmente na caixa do vizinho que não tem ele, porque ele vai procurar o caminho com menor pressão.
Lembrando que não adiantaria uma valvula para deixar só o ar escapar porque não podemos instalar antes do medidor e depois dele o ar ja vai ter passado por ele então ainda pagaria por ele
Vale a pena ir em uma loja de molas e comprar algumas molas com diferentes pressão e testar na saída o que vai se ajustar melhor a cada concessionária, em relação ao manômetro, acredito que o 'afegão' médio não tem um em casa a pronto uso.
O mais ideal seria utilizar a ventosa , ele só tem utilidade antes do hidrômetro, na verdade está válvula do vídeo funciona como um restritor e por isso que reduz o consumo.
A ideia é deixar o seu vizinho liberar a maior parte do ar por você Pelo que eu entendi quando eu pesquisei na verdade ele não impede o ar e deixa a água passar, geralmente esse problema de ar na tubulação acontece quando acaba a água da rua e as tubulações se enchem de ar, e quando volta a água a pressão forca esse ar pelo medidor, o que essa peça faz é impedir que a agua volte pelo cano quando não tem agua na rua, isso reduz a quantidade de ar nos canos e cria uma coluna de água entre o medidor e a caixa de água, essa coluna gera uma pressão que vai segurar o ar até que tenha força suficiente para empurrar essa agua, geralmente quando ja esta vindo agua da rua, mas esse ar que esta nas tubulações vai ter que sair por algum lugar, provavelmente na caixa do vizinho que não tem ele, porque o ar vai procurar o caminho com menor pressão para sair.
Já que tem um manômetro e demais instrumentos, o senhor poderia fazer uma estimativa de perda de carga tanto pela válvula de retenção bem como pelo economizador...
Ou seja é apenas um redutor de pressão com uma mola mais forte, reduz a vazão da água e do ar na tubulação. Nada garante que o ar não passe pelo contador.
Gtorres PI CONCORDO EXATAMENTE UMA VEZ INSTALADO APÓS O HIDROMETRO O AR JA PASSOU E CONTABILIZOU! NUM TEM LOGICA ALGUMA INSTALA-LO DEPOIS DO HIDROMETRO! QUANDO O AR JA FOI REGISTRADO!! K KMTERIA LOGICA INSTALADO ANTES DO HIDROMETRO
Pelo que eu entendi quando eu pesquisei na verdade ele não impede o ar e deixa a água, geralmente esse problema de ar na tubulação acontece quando acaba a água da rua e as tubulações se enchem de ar, e quando volta a água a pressão forca esse ar pelo medidor, o que essa peça faz é impedir que a agua volte pelo cano quando não tem agua na rua, isso reduz a quantidade de ar nos canos e cria uma coluna de água entre o medidor e a caixa de água, essa coluna gera uma pressão que vai segurar o ar até que tenha força suficiente para empurrar essa agua, geralmente quando ja esta vindo agua da rua, mas esse ar que esta nas tubulações vai ter que sair por algum lugar, provavelmente na caixa do vizinho que não tem ele, porque ele vai procurar o caminho com menor pressão.
Vai diminuir quase tudo mesmo. Se tiver muita pouca água é só enfraquece a mola. Corta uma volta e estica ela. Assim a água não para e o ar será parado igualmente
Acontece o seguinte: se tiver passando só ar, ele reduz a quantidade e no hidrômetro tem um limite mínimo para contabilizar. Exemplo: tem medidor q a vazão mínima é 50m3, outro é 15 ou 20m3, portanto passando inferior ao que estiver especificado no hidrômetro ele não mede
@@joseedsonlisboa8052 não é questão de passa ou não. A válvula vaibta fechada. então não vai passa nada. A válvula só vai abrir com uma pressão maior.e o ar não tem força pra passar. Ja a água depois que chega na residência vai fazer mais pressão, assim a válvula abre
Eu penso que o mais correto seria as concessionárias colocarem algo pra separar o ar antes de passar pelo manômetro. Se não me engano até tem projeto de lei pra isso. mas não vai pra frente por causa do Lobby. Aqui em São Paulo quando tem racionamento, quando religam a água. sai uma ventania danada da torneira! Nesse caso, é melhor fazer pra não deixar passar tanto ar? Fecha o registro da rua e espera um pouco a pressão normalizar ou deixa o registro aberto?
Se vem muito ar mesmo o ideal é fechar e esperar que esse ar que ainda está no encanamento da concessionária saia por outro lugar (infelizmente os vizinhos), o problema é ficar de olho nisso
Meio que é para isso que essa peça serve Pelo que eu entendi quando eu pesquisei na verdade ele não impede o ar e deixa a água passar, geralmente esse problema de ar na tubulação acontece quando acaba a água da rua e as tubulações se enchem de ar, e quando volta a água a pressão forca esse ar pelo medidor, o que essa peça faz é impedir que a agua volte pelo cano quando não tem agua na rua, isso reduz a quantidade de ar nos canos e cria uma coluna de água entre o medidor e a caixa de água, essa coluna gera uma pressão que vai segurar o ar até que tenha força suficiente para empurrar essa agua, geralmente quando ja esta vindo agua da rua, mas esse ar que esta nas tubulações vai ter que sair por algum lugar, provavelmente na caixa do vizinho que não tem ele, porque o ar vai procurar o caminho com menor pressão para sair.
Acontece o seguinte: se tiver passando só ar, ele reduz a vazão e no hidrômetro tem um limite mínimo para contabilizar (Qmin) Exemplo: tem medidor q a vazão mínima é 50 litros/h, outro é 15 ou 18 l/h, portanto passando inferior ao que estiver especificado no hidrômetro ele não mede.
Eu também fico pensando porque se o ar passa pela idrometro primeiro para chega na válvula aí aquele ar já foi contado já rodo mas que devia mesmo o ar voltando não vai retorna os ponteiros aí vace vai paga a válvula e a agua
Prezado, Agradeço pelo vídeo, mas peço que explique, por favor, o que acontece com o ar que resulta do esvaziamento da rede em casos de falta de abastecimento. Explico: A grande celeuma se dá por conta da "passagem de ar pelo hidrômetro e a consequente medição indevida", uma vez que o hidrômetro deveria medir a quantidade de água que ali passa porém, quando ocorre um problema de falta de água, a rede esvazia (ficando cheia de ar!) e este ar será empurrado através do hidrômetro quando for restabelecido o fornecimento. Pressurização, como referes no vídeo, antes do "poupa-água" somente quando há fluxo constante de água na rede abastecedora. Daí surgem alguns questionamentos: 1. o ar que vem pressurizado ao retomar o abastecimento na rede principal, é capaz de fazer "rodar" o hidrômetro (medição indevida) e certamente, vai ser pressurizado o suficiente para mover o êmbolo do "poupa-água". Assim, qual o sentido de instalar tal equipamento após o hidrômetro, visto que o ar pressurizado já foi contabilizado indevidamente??? 2. Mesmo que a instalação do dispositivo unidirecional antes do medidor, o que garante que o ar que invade a rede principal no momento de um possível desabastecimento, não vai ter pressão o suficiente para acionar o mecanismo de mola e passar em direção ao medidor, determinando o mesmo problema de medição indevida? Penso que o ideal seria um dispositivo que medisse de forma adequada SOMENTE A ÁGUA e não fosse acionado por qualquer fluido gasoso, fazendo uma espécie de "drenagem" unidirecional destes gases. Existe algum dispositivo deste tipo?
Prezado, agradeço o seu comentário. Acredito que agregou muito valor nessa discussão. Eu particularmente não acredito no “poupa água” ao meu ver não há física no mundo que explique esse “bloqueio” do ar. Em resumo, não passa de uma válvula de retenção, no meu ponto de vista. Mas, respeito a opinião que seja contrária a minha. Espero ter ajudado de alguma forma!
O mecanismo não parece agir seletivamente no ar da tubulação. Merece um teste com manometro e tubulação transparente. Mas é sempre bom provocar este assunto. Aguardo a análise mais profunda. Você é bom nisso.
Mas aí qualquer reduzida na pressão não encherá sua caixa d'água. A ideia é bem simples. Define uma pressão mínima pra água ir pra sua caixa. Isso naturalmente já acontece em prédios altos. Pois as caixas d'água das casas mais baixas encherá primeiro, e depois vai encher a do prédio. Se tivesse ar antes, as casas baixas receberiam todo ar e se você morar no prédio alto provavelmente a rede já não teria ar.
Aqui em casa eu coloquei uma válvula de retenção igual a essa aí, pois o poupa água na minha região não funciona, por causa da baixa pressão e falta de abastecimento.
Moro em uma região alta da cidade e falta água todos os dias e quando chega é com baixa pressão. Caso se eu colocar essa válvula a água não vai subir para caixa?
mas a agua q chega na valvula chega com ar junto, se a válvula abriu sendo empurrada pela agua, o ar q estã dividindo o espaço na tubulação também vai entrar.... se o ar passar pelo relogio, terá feito o relogio girar
Rapaz eu instalei aqui em casa e deu muita foi dor de cabeça. O que acontece é que ele fica com um barulho ensurdecedor. Em contrato com o SAC eles pedem pra gente reduzir a vazão na entrada... aí vc regula, a água fica fraca, e não tem vantagem nenhuma com água fraca nas torneiras.
Saberia dizer se o hidrômetro gira ao contrário? Se a gente fecha o registro que vai para dentro de casa e conecta uma mangueira de ar comprimido logo após o hidrômetro ( lado que é da responsabilidade do proprietário do imóvel), no cano fazendo com que o ar empurre a água e o água e ar de volta para a rede o hidrômetro vira ao contrário ? Se isso funcionar a redução na conta seria certeza.
quando há falta dágua na tubulação por manutencões diversas, quando religa a agua na linha o espaço de ar que fica ou é provocado quando religa a agua na tubulação passa pelo hidrometro, causando um dado falso que a gente paga. pois, não tem como impedir que o hidrometro não acuse o ar . e outra a pressão da agua é devido a potencia de vazão (m3 bomba que manda, envia para as redes.. portanto, não seria bloquaedor de ar e sim de pressão de agua.
Parabens pelo vídeo!! Esses produtos se apresentam sempre como milagrosos, mas acho que nesse caso vale um teste. O canivete da Victor Inox atrapalhou minha atenção para o resto do video. kkk Abraços!😍
A explicao é bem clara; mas - infelizmente - acho que esta peça NAO resolve o problema que o ar esta medida e que eu pago também ela na minha conta. O bloqueador, deveria ser instalado ANTE do medidor.
Na verdade o ar vai fica parado na mola. O ar que passaria pelo seu cano vai passa pela rede da concessionária. Quando a água chegar mesmo, fara uma pressão maior e constante fazendo a mola abrir. Assim passará menos ar pelo seu cano
a presão de agua que vem da fornecedora jamais é constante , jamais ,e sim intermitente e mesmo assim oscila de dias em dias então isso ai vai virar uma dor de cabeça para quem acha que tera algum lucro na conta de agua , e ainda pode ter problemas na presão de chuveiro ,torneira eletrica ,valvula hidra etc .
@@powerguido8901 o irmãozinho o bloqueador de ar é colocado no hidrometro na boca de saída e não após a caixa dagua ,e varias residencias usão 2 torneiras ,sendo da caixa e da rua . E a elétrica o que acontece no meu caso ? faltou agua e ao retornar primeiro vem o ar depois vem a agua com presão e só se estabiliza ao preencher todo o sistema mas até acontecer isso ja foi resistência pro saco e quando não explode a tampa da torneira ,isso é fato no meu caso . Obs:cada local tem sua presão diferenciada ou seja cada caso é um caso.
@Conexão Hidráulica Pelo visto deixa de passar ar e água. Comprei o da melhor marca e agora é só problema. Já troquei a mola e nada! Sem ar, e a água extremamente fraca e parece está causando intupimento nos canos. Quando falta a água no tanque e ele enche, pra cair nas torneiras e na descarga é complicado. O que pode estar acontecendo?
@@Conexaohidraulica Grata por responder. Mas existe alguma outra forma eficaz de evitarmos que paguemos mais pelo ar que entra na tubulação do que a água?
Até onde sei o cavalete é seu e o hidrômetro é da sabesp, ou seja, vc pode sim instalar antes do relógio! Uma vez a rede pressurizada, a pressão da água se iguala ao do ar, pra onde vai esse ar???
Qto melhor funcionar menos ar vai passar, assim, com o tempo só haverá ar antes da válvula e não haverá água pra passar... nesse caso, a água só passará em dois casos, 1 se o ar for removido da parte anterior da válvula ou 2 se o ar passar pela mesma levando água junto!
Boa noite, qual teria qualidade melhor aqui falta muita agua, eu nao tenho como instalar apos relogio, consigo instalar antes caixa agua ja resolve, agente casa esta deixando comer pagar agua veem 400 reais agua. Qual marca melhor,
Só um redutor de pressão, se isso fosse válido as empresas já faziam a instalação com ele, evitaria reclamações futuras, sem contar que não há no mercado nada específico e homologado pelo o imetro
Se passar menos água eu não vou consumir menos água pq se eu encho uma caixa de 500litros ele só vai fazer demorar encher a caixa mas vai gastar 500litros.
Aqui no condomínio que moro instalamos 17 aparelhos AQUAMAX e não vimos resultado. Colocamos o dispositivo após o registro da companhia de água como mandada o fabricante. O aparelho - que é uma válvula de retenção - ficava fazendo assovio alto que incomoda os vizinhos que ficam no térreo. Liguei para o fabricante AQUAMAX - que respondeu por zap que o aparelho comprado só servia para residência e não era recomendado para tanques de condomínio com alta vazão de agua. Teríamos que comprar uma de metal especifica para tanques alta vazão água. Sendo que nas propagandas que vimos dos produto nunca tínhamos ouvido falar isso. RESULTADO: Jogamos o nosso dinheiro no lixo, pois cada aparelho custou R$ 49,90 x 17 = R$ 848,30. Aqui não recomendamos a compra desses aparelhos.
RESUMINDO O FUNCIONAMENTO: baseando que vem um ar da rua, seu bloqueador vai permitir que só entre numa determinada pressão acima, o que tiver abaixo disso irá só para seus vizinhos que não tem o mecanismo. Porém temos um detalhe: se a água da rua estiver "fraca" sua caixa não irá encher, principalmente se você morar em "final de rede ou locais baixos". Mas é uma ideia legal sim.
O que esse aparelho faz é bloquear a passagem de ar quando não a água na tubulação, quando falta água e a bóia fica baixa , o ar da tubulação fica passando fazendo o relógio girar ,ou seja, ele não impede a passagem do ar quando há água na tubulação, passou no hidrômetro tá registrado
1º Esse "bloqueador de ar" é na verdade uma válvula de retenção. 2º Sua função é impedir o retorno da água e do ar quando há falta ou baixa preção na rede. 3º Se o ar estiver vindo da concessionaria ele ira passar pelo hidrômetro e será contabilizando e vai passar também pelo "bloqueador de ar". Sem este "bloqueador de ar" a água presente no encanamento retornaria para o hidrômetro em caso de falta de água ou baixa preção. Quem utiliza boia com mangueira até o fundo da caixa d'agua é pior ainda pois toda a água nela será sugado de volta para a rede da concessionaria. Acredito que para bloquear o ar vindo da concessionaria seria necessário um sistema eletrônico robusto capaz de detectar e filtrar a passagem de água e ar.
É fácil verificar, qdo usar a mangueira de jardim, observe se sai apenas agua, ou os dois juntos, aqui em casa ,fica alternado , a mangueira fica tossindo e espirrando, e um s4c#.
Não creio que essa válvula resolve o problema de consumo de água . Haverá sim redução de vazão de água para o reservatório. Em contra partida haverá demora para abastecimento. Em suma . Para mim esse é mais um engodo de indústrias mal intencionadas em querem lucros sem se importarem se o usuário terá retorno financeiro do produto adquirido O que não creio nessa hipótese. Ou seja menos vazão , menos ar e por consequência menos água também.
Acho que essa valvula não serve pra nada. Uma vez que a pressão da água misturada com ar vencer a resistência da mola vai passar a água misturada com ar e o hidrometro vai marcar tudo como se fosse água.
Excelente vídeo! Eu suporto muito a idéia da contrapressão que segura aquele volume do fluído até que a pressão seja superior a de retenção. Apesar de tudo, sempre que houver ar no sistema, de qualquer jeito ele vai ser contabilizado no hidrômetro.
Gostei muito da sua orientação baseado no seu ponto de vista: Tenho esse mesmo raciocínio; eu não instalei ainda na rede que alimenta minha cx d'água por esse motivo de pressão.
A pressão da rede geral oscila muito, hora tem pressão, hora não.
Valeu meu amigo!
Excelente vídeo, bem explicado, e analisando da forma correta qual a utilidade do produto, que é bloquear o ar nos dias em que falta agua na rua, pois esse papo dos vendedores de que separa o ar da agua é pura mentira.
Só discordo da parte em que mencionou que por causa do dispositivo por reduzir a pressão consumiria menos água. No meu ponto de vista não faz sentido, pq a agua da casa é consumida da caixa d'agua, o consumo será o mesmo no meu entender.
Eu coloquei um aqui em casa, faz uns 20 dias, e cara, já deu uma reduzida no consumo viu, aqui mes passado deu em média 0,58m3 por dia, e depois de instalar o dispositivo, passados 20 dias, o consumo está em 0,40m3. Esse mes ficou picado, pois rodou uma semana sem a peça, mas a conta desse mês com certeza virá menos, a do mês que vem virá menos ainda.
Do mais ,parabéns pela video bem explicado
Valeu, amigo! No caso, no vídeo eu falei que ele funciona como assim m restritor de vazão. De fato, ocorre isso também!! Forte abraço!!
pode colocar próximo entrada caixa dagua ??
@@Conexaohidraulica Uma válvula de retenção tem o mesmo funcionamento?
Se a gente fecha o registro que vai para dentro de casa e conecta uma mangueira de ar comprimido logo após o hidrômetro ( lado que é da responsabilidade do proprietário do imóvel), no cano fazendo com que o ar empurre a água e o água e ar de volta para a rede o hidrômetro vira ao contrário ? Se isso funcionar a redução na conta seria certeza.
Parabéns cara vc é humilde e sincero também sou assim a verdade prevalece e vídeos assim são top sem enganaçao e sem enrolação. Top parabéns.
Gratidão pelo comentário, meio amigo. Deus te abençoe!
instalei um destes e o consumo realmente caiu mas a pressao da agua caiu muito, nao vale a pega , retirei tudo mas se vc tem bastante pressão da rua pode colocar que reduz nao pelo ar mas pela reduçao de vazao
Parabéns prof. por mais esta aula, muito bem explicativa.
Análise correta que não existe bloqueador de ar, eu não indico ninguém instalar este aparelho pelo bloqueio total de entrada de água, o problema gerado causará muito mais transtorno,
Além do ruído intenso que ocorre quando da entrada de água.
Obrigado pela contribuição, amigo! Forte abraço!!
Qual os argumentos das empresas fornecedoras de água para a proibição da instalação da ventosa antes do hidrômetro ou mesmo o desenvolvimento de um hidrômetro que já tenha um separador de ar imbutido. Neste caldeirão de desinformação esta é a minha maior dúvida. O ar na tubulação também gera custo para a empresa? E assim ela quer dividir com os usuários, será isso?
A empresa não tem interesse em colocar um aparelho para tirar o ar da tubulação, pois isso gera um tremendo lucro! Dizem que eles até alteram a pressão durante o dia para gerar essas bolhas lucrativas!
Acho muito difícil desenvolver um separador água-ar.
@@andreevang3836até parece mais a tal "teoria da conspiração mundial" ou a "teoria da terra plana". Mesmo sendo bem explicado pelo engenheiro aí, ninguém quer acreditar.
@@josealdo5277 você já testou?? Ou está só na teoria "da terra plana também".🤣🤣. Eu já testei e funcionou e muito bem!!!
Esse foi a melhor explicação que já assisti, todas as informações técnicas, ótimo vídeo, parabéns.
Olá!! Fico muito feliz em o seu comentário!!
Gostei da explicação sobre a questão da : ''eliminação'' de Ar(infelizmente o ar continuará na tubulação junto ao hidrômetro) e da : diminuição do orifício de vazão(passará um menor volume de água), criando uma sensação de economia. Arrisco dizer que ''inventaram'' esta válvula(poupa água/eliminador de ar - ahãm..sei) só para tapear o consumidor pois o correto seria uma válvula anti ar(uma válvula realmente feita para retirar o ar para o ambiente, ou seja, pra fora do encanamento) instalada ANTES do hidrômetro, pois se houver Ar na rede(e vai haver mesmo), este ar vai girar o hidrômetro. Contudo a ESPERTA concessionária Não quer isso ! Na minha opinião o Ar vai passar pressurizado junto com a água pois essa ''válvula'' NÂO tem sistema de vazão do Ar para o ambiente. Se fica tudo contido no encanamento então vai passar parte das bolhas de ar pelo hidrômetro até chegar na caixa d'água. Felizmente achei no youtube sobre a válvula ventosa tigre em pvc (bem parecida com uma válvula de retenção pvc) e que fica instalada verticalmente em relação ao cano da rede, como um ''chafariz'' ,por assim dizer. Ela teria um sistema de mola fraca justamente para o êmbolo ficar aberto para eventual passagem de ar, para fora, do sistema da rede e quando vier a corrente de água, pressionará o êmbolo, impedindo que vaze água para cima, como um chafariz.
Pelo que eu entendi quando eu pesquisei na verdade ele não impede o ar e deixa a água, geralmente esse problema de ar na tubulação acontece quando acaba a água da rua e as tubulações se enchem de ar, e quando volta a água a pressão forca esse ar pelo medidor, o que essa peça faz é impedir que a agua volte pelo cano quando não tem agua na rua, isso reduz a quantidade de ar nos canos e cria uma coluna de água entre o medidor e a caixa de água, essa coluna gera uma pressão que vai segurar o ar até que tenha força suficiente para empurrar essa agua, geralmente quando ja esta vindo agua da rua, mas esse ar que esta nas tubulações vai ter que sair por algum lugar, provavelmente na caixa do vizinho que não tem ele, porque ele vai procurar o caminho com menor pressão.
Basicamente a ideia é deixar o vizinho eliminar a maior parte do ar por você
Lembrando que não adiantaria uma valvula para deixar só o ar escapar porque não podemos instalar antes do medidor e depois dele o ar ja vai ter passado por ele então ainda pagaria por ele
Existem inúmeros estudos feitos por engenheiros e por universidades a respeito do assunto. Não caiam na estorinha de vendedores de ilusão
@@wesleyvieira3270 O problema é na tubulação de agua da concessionária, o volume de ar é muito maior.
Vale a pena ir em uma loja de molas e comprar algumas molas com diferentes pressão e testar na saída o que vai se ajustar melhor a cada concessionária, em relação ao manômetro, acredito que o 'afegão' médio não tem um em casa a pronto uso.
Melhor comentário!
O mais ideal seria utilizar a ventosa , ele só tem utilidade antes do hidrômetro, na verdade está válvula do vídeo funciona como um restritor e por isso que reduz o consumo.
A ideia é deixar o seu vizinho liberar a maior parte do ar por você
Pelo que eu entendi quando eu pesquisei na verdade ele não impede o ar e deixa a água passar, geralmente esse problema de ar na tubulação acontece quando acaba a água da rua e as tubulações se enchem de ar, e quando volta a água a pressão forca esse ar pelo medidor, o que essa peça faz é impedir que a agua volte pelo cano quando não tem agua na rua, isso reduz a quantidade de ar nos canos e cria uma coluna de água entre o medidor e a caixa de água, essa coluna gera uma pressão que vai segurar o ar até que tenha força suficiente para empurrar essa agua, geralmente quando ja esta vindo agua da rua, mas esse ar que esta nas tubulações vai ter que sair por algum lugar, provavelmente na caixa do vizinho que não tem ele, porque o ar vai procurar o caminho com menor pressão para sair.
Muito obrigado! Estava sem entender a função desta mola (agora sei que é reserva). Muito obrigado mesmo.
Aqui em Manaus R$ 70, 00.
Valeu!!
Vc comprou realmente funciona reduz a conta da água amigo? Também aqui de Manaus,cidade Nova,Canaranas
Já que tem um manômetro e demais instrumentos, o senhor poderia fazer uma estimativa de perda de carga tanto pela válvula de retenção bem como pelo economizador...
Se tiver pressão mais baixa só corta uma volta da mola fraca e esticala um pouco. Assim fica mais baixa a pressão. só ir testando
Ou seja é apenas um redutor de pressão com uma mola mais forte, reduz a vazão da água e do ar na tubulação. Nada garante que o ar não passe pelo contador.
Gtorres PI CONCORDO EXATAMENTE UMA VEZ INSTALADO APÓS O HIDROMETRO O AR JA PASSOU E CONTABILIZOU!
NUM TEM LOGICA ALGUMA INSTALA-LO DEPOIS DO HIDROMETRO! QUANDO O AR JA FOI REGISTRADO!! K KMTERIA LOGICA INSTALADO ANTES DO HIDROMETRO
Pelo que eu entendi quando eu pesquisei na verdade ele não impede o ar e deixa a água, geralmente esse problema de ar na tubulação acontece quando acaba a água da rua e as tubulações se enchem de ar, e quando volta a água a pressão forca esse ar pelo medidor, o que essa peça faz é impedir que a agua volte pelo cano quando não tem agua na rua, isso reduz a quantidade de ar nos canos e cria uma coluna de água entre o medidor e a caixa de água, essa coluna gera uma pressão que vai segurar o ar até que tenha força suficiente para empurrar essa agua, geralmente quando ja esta vindo agua da rua, mas esse ar que esta nas tubulações vai ter que sair por algum lugar, provavelmente na caixa do vizinho que não tem ele, porque ele vai procurar o caminho com menor pressão.
Vai diminuir quase tudo mesmo. Se tiver muita pouca água é só enfraquece a mola. Corta uma volta e estica ela. Assim a água não para e o ar será parado igualmente
Acontece o seguinte: se tiver passando só ar, ele reduz a quantidade e no hidrômetro tem um limite mínimo para contabilizar. Exemplo: tem medidor q a vazão mínima é 50m3, outro é 15 ou 20m3, portanto passando inferior ao que estiver especificado no hidrômetro ele não mede
@@joseedsonlisboa8052 não é questão de passa ou não. A válvula vaibta fechada. então não vai passa nada.
A válvula só vai abrir com uma pressão maior.e o ar não tem força pra passar. Ja a água depois que chega na residência vai fazer mais pressão, assim a válvula abre
Eu penso que o mais correto seria as concessionárias colocarem algo pra separar o ar antes de passar pelo manômetro. Se não me engano até tem projeto de lei pra isso. mas não vai pra frente por causa do Lobby. Aqui em São Paulo quando tem racionamento, quando religam a água. sai uma ventania danada da torneira!
Nesse caso, é melhor fazer pra não deixar passar tanto ar? Fecha o registro da rua e espera um pouco a pressão normalizar ou deixa o registro aberto?
Em ambas as situações o ar estará presente....então eu prefiro a segunda opção!!
Se vem muito ar mesmo o ideal é fechar e esperar que esse ar que ainda está no encanamento da concessionária saia por outro lugar (infelizmente os vizinhos), o problema é ficar de olho nisso
Meio que é para isso que essa peça serve
Pelo que eu entendi quando eu pesquisei na verdade ele não impede o ar e deixa a água passar, geralmente esse problema de ar na tubulação acontece quando acaba a água da rua e as tubulações se enchem de ar, e quando volta a água a pressão forca esse ar pelo medidor, o que essa peça faz é impedir que a agua volte pelo cano quando não tem agua na rua, isso reduz a quantidade de ar nos canos e cria uma coluna de água entre o medidor e a caixa de água, essa coluna gera uma pressão que vai segurar o ar até que tenha força suficiente para empurrar essa agua, geralmente quando ja esta vindo agua da rua, mas esse ar que esta nas tubulações vai ter que sair por algum lugar, provavelmente na caixa do vizinho que não tem ele, porque o ar vai procurar o caminho com menor pressão para sair.
Acontece o seguinte: se tiver passando só ar, ele reduz a vazão e no hidrômetro tem um limite mínimo para contabilizar (Qmin) Exemplo: tem medidor q a vazão mínima é 50 litros/h, outro é 15 ou 18 l/h, portanto passando inferior ao que estiver especificado no hidrômetro ele não mede.
Mas jamais as operadores farão isso se é justamente com esse ar que ele metem a mão na nossa grana!!!; se eles fizerem isso aonde vao lucrar?!!
Esse entende do q fala. Parabéns!
Obrigado, meu amigo!
o que aconteceu se a pressão da rede de água for bastante forte e você optar em colocar a mola mais flexível?
Ótima explicação. Mas deixa eu perguntar uma coisa: Pode ser instalado na vertical, em que o sentido da água vem de baixo para cima?
Eu também fico pensando porque se o ar passa pela idrometro primeiro para chega na válvula aí aquele ar já foi contado já rodo mas que devia mesmo o ar voltando não vai retorna os ponteiros aí vace vai paga a válvula e a agua
Não vai. Pq ficará preso no cabo. A quantidade é desprezível. Principalmente se o cano já tiver água
Prezado, Agradeço pelo vídeo, mas peço que explique, por favor, o que acontece com o ar que resulta do esvaziamento da rede em casos de falta de abastecimento.
Explico: A grande celeuma se dá por conta da "passagem de ar pelo hidrômetro e a consequente medição indevida", uma vez que o hidrômetro deveria medir a quantidade de água que ali passa porém, quando ocorre um problema de falta de água, a rede esvazia (ficando cheia de ar!) e este ar será empurrado através do hidrômetro quando for restabelecido o fornecimento.
Pressurização, como referes no vídeo, antes do "poupa-água" somente quando há fluxo constante de água na rede abastecedora.
Daí surgem alguns questionamentos:
1. o ar que vem pressurizado ao retomar o abastecimento na rede principal, é capaz de fazer "rodar" o hidrômetro (medição indevida) e certamente, vai ser pressurizado o suficiente para mover o êmbolo do "poupa-água". Assim, qual o sentido de instalar tal equipamento após o hidrômetro, visto que o ar pressurizado já foi contabilizado indevidamente???
2. Mesmo que a instalação do dispositivo unidirecional antes do medidor, o que garante que o ar que invade a rede principal no momento de um possível desabastecimento, não vai ter pressão o suficiente para acionar o mecanismo de mola e passar em direção ao medidor, determinando o mesmo problema de medição indevida?
Penso que o ideal seria um dispositivo que medisse de forma adequada SOMENTE A ÁGUA e não fosse acionado por qualquer fluido gasoso, fazendo uma espécie de "drenagem" unidirecional destes gases. Existe algum dispositivo deste tipo?
Prezado, agradeço o seu comentário. Acredito que agregou muito valor nessa discussão. Eu particularmente não acredito no “poupa água” ao meu ver não há física no mundo que explique esse “bloqueio” do ar. Em resumo, não passa de uma válvula de retenção, no meu ponto de vista. Mas, respeito a opinião que seja contrária a minha. Espero ter ajudado de alguma forma!
Qto mais prox ao hidrometro melhor, menos ar irá passar, para preeencher o cano até a valvula, fazendo a mesma funcionar.
A vazão de água diminui também?
O mecanismo não parece agir seletivamente no ar da tubulação. Merece um teste com manometro e tubulação transparente. Mas é sempre bom provocar este assunto. Aguardo a análise mais profunda. Você é bom nisso.
Vou ficar devendo essa, mas prometo que vou pensar sobre!! Forte abraço!!
O melhor video sobre o assunto, muito explicativo
Obrigado, amigo!! Deus te abençoe!
E você ainda pode usar as duas molas para uma pressão mais forte. No meu caso, tive que usar as duas para segurar o ar, pois a pressão é muito forte.
Mas aí qualquer reduzida na pressão não encherá sua caixa d'água. A ideia é bem simples. Define uma pressão mínima pra água ir pra sua caixa. Isso naturalmente já acontece em prédios altos. Pois as caixas d'água das casas mais baixas encherá primeiro, e depois vai encher a do prédio. Se tivesse ar antes, as casas baixas receberiam todo ar e se você morar no prédio alto provavelmente a rede já não teria ar.
Qual melhor local para instalar o bloqueador de ar ?
NÃO FUNCIONA !!!
Eu instalei e não funciona. A "economia" ocorre por conta da redução da pressão pois ele reduz muita a pressão.
Aqui em casa eu coloquei uma válvula de retenção igual a essa aí, pois o poupa água na minha região não funciona, por causa da baixa pressão e falta de abastecimento.
Boa noite.. a válvula fez um bom efeito.. ppis aqui na minha região a pressão de água e baixa
Moro em uma região alta da cidade e falta água todos os dias e quando chega é com baixa pressão. Caso se eu colocar essa válvula a água não vai subir para caixa?
Confuso isso, se é instalado depois de hidrômetro como não vai contabilizar?!
Parabéns ótima explicação
Muito obrigado!!
mas a agua q chega na valvula chega com ar junto, se a válvula abriu sendo empurrada pela agua, o ar q estã dividindo o espaço na tubulação também vai entrar.... se o ar passar pelo relogio, terá feito o relogio girar
Rapaz eu instalei aqui em casa e deu muita foi dor de cabeça. O que acontece é que ele fica com um barulho ensurdecedor. Em contrato com o SAC eles pedem pra gente reduzir a vazão na entrada... aí vc regula, a água fica fraca, e não tem vantagem nenhuma com água fraca nas torneiras.
Olá boa noite estava mesmo presisando desta informação valeu abraço Deus e bom o tempo todo
Fico feliz em poder ajudá-lo!
Saberia dizer se o hidrômetro gira ao contrário? Se a gente fecha o registro que vai para dentro de casa e conecta uma mangueira de ar comprimido logo após o hidrômetro ( lado que é da responsabilidade do proprietário do imóvel), no cano fazendo com que o ar empurre a água e o água e ar de volta para a rede o hidrômetro vira ao contrário ? Se isso funcionar a redução na conta seria certeza.
Olá! Só testando e comprovando, amigo...não tenho certeza se funciona ou não...
Faz um teste se der certo vai ter mais like que Lula e Bolsonaro juntos kkkk
No meu caso é o chio da bóia que faz a noite de ar nao entra agua mas chia com ar
Show de bola seu canal amigo.
Vou me inscrever pra está acompanhando seu trabalho
Te digo a mesma coisa! Seu canal é rico em informações práticas!!
quando há falta dágua na tubulação por manutencões diversas, quando religa a agua na linha o espaço de ar que fica ou é provocado quando religa a agua na tubulação passa pelo hidrometro, causando um dado falso que a gente paga. pois, não tem como impedir que o hidrometro não acuse o ar . e outra a pressão da agua é devido a potencia de vazão (m3 bomba que manda, envia para as redes..
portanto, não seria bloquaedor de ar e sim de pressão de agua.
Aquanax, pra mim funcionou muito bem.
Eu posso colocar em sentido vertica?
Parabens pelo vídeo!! Esses produtos se apresentam sempre como milagrosos, mas acho que nesse caso vale um teste. O canivete da Victor Inox atrapalhou minha atenção para o resto do video. kkk Abraços!😍
Sim!! Por isso é preciso fazer uma análise para ver se realmente vale a pena!! Quanto ao Victorinox, é o Climber, azul!! Kk meu novo xodó!!
Parabéns! Obrigado pela explicação
Eu que agradeço a sua visita ao canal, Júlio! Volte sempre!!
Colocar na caixa dagua é uma boa porque o ar não sai mantém a canalização pressiorizada controlando o hidrometro!
Aqui em casa de dia é uma pressão, a noite dobra. Ou seria a vazão que varia?
A pressão aumenta quando as pessoas usam menos a água da rua.
E com bomba instalada direto na rede de água como evitar que ela puxe o ar no relógio?
Eu tenho aqui em ksa, e realmente, ele cria esses ruído qdo se liga qualquer torneira.
Boa noite e valores vc pode fornecer
Bem, a conta de água do mês de novembro veio em 180, e em dezembro chegou no valor de 54 reais.
Ótimo video, parabéns
Muito obrigado!!!
Duvida! para onde vai o ar que vem pela tubulação que é provocado pela falta de Agua?
Vai para seus vizinhos que não tem isso. A água entrará primeiro onde ela tiver menos obstáculos
É para bloquear ar ou água? Não entendi.
A explicao é bem clara; mas - infelizmente - acho que esta peça NAO resolve o problema que o ar esta medida e que eu pago também ela na minha conta. O bloqueador, deveria ser instalado ANTE do medidor.
Na verdade o ar vai fica parado na mola. O ar que passaria pelo seu cano vai passa pela rede da concessionária. Quando a água chegar mesmo, fara uma pressão maior e constante fazendo a mola abrir. Assim passará menos ar pelo seu cano
a presão de agua que vem da fornecedora jamais é constante , jamais ,e sim intermitente e mesmo assim oscila de dias em dias então isso ai vai virar uma dor de cabeça para quem acha que tera algum lucro na conta de agua , e ainda pode ter problemas na presão de chuveiro ,torneira eletrica ,valvula hidra etc .
Exatamente, amigo! É apenas uma válvula de retenção com mola mais resistente...
A pressão após a caixa d'água é constante,nada muda.
@@powerguido8901 o irmãozinho o bloqueador de ar é colocado no hidrometro na boca de saída e não após a caixa dagua ,e varias residencias usão 2 torneiras ,sendo da caixa e da rua .
E a elétrica o que acontece no meu caso ? faltou agua e ao retornar primeiro vem o ar depois vem a agua com presão e só se estabiliza ao preencher todo o sistema mas até acontecer isso ja foi resistência pro saco e quando não explode a tampa da torneira ,isso é fato no meu caso .
Obs:cada local tem sua presão diferenciada ou seja cada caso é um caso.
Meu caso! Comprei poupa agua e simplismente não passava agua ! Tirei !
@Conexão Hidráulica Pelo visto deixa de passar ar e água. Comprei o da melhor marca e agora é só problema. Já troquei a mola e nada! Sem ar, e a água extremamente fraca e parece está causando intupimento nos canos.
Quando falta a água no tanque e ele enche, pra cair nas torneiras e na descarga é complicado.
O que pode estar acontecendo?
Esse bloqueador é uma grande farsa. Não passa de uma válvula de retenção.
@@Conexaohidraulica Grata por responder.
Mas existe alguma outra forma eficaz de evitarmos que paguemos mais pelo ar que entra na tubulação do que a água?
@@averdadeliberta6878 eu desconheço....
Valeu o vídeo. É desenroscar, e não como vc pronunciou.
Top!
Aqui a água é muito forte e para mim valeu a pena
Até onde sei o cavalete é seu e o hidrômetro é da sabesp, ou seja, vc pode sim instalar antes do relógio! Uma vez a rede pressurizada, a pressão da água se iguala ao do ar, pra onde vai esse ar???
Sou um trabalhador na construção civil. Eu não concordo q isso vai bloquear a passagem de ar. Para onde vai o ar acumulado na peça ?
Qto melhor funcionar menos ar vai passar, assim, com o tempo só haverá ar antes da válvula e não haverá água pra passar... nesse caso, a água só passará em dois casos, 1 se o ar for removido da parte anterior da válvula ou 2 se o ar passar pela mesma levando água junto!
Realmente, não vejo como isso funcionaria filtrando o ar...
É no mínimo um mito e no máximo uma fraude, infelizmente...
Uma boa noite.
E qual o que funciona?
Existe ou não existe? A princípio parece ser um blefe!
Amigo, é uma questão de opinião. Ao meu ver é apenas uma válvula de retenção.
Boa noite, qual teria qualidade melhor aqui falta muita agua, eu nao tenho como instalar apos relogio, consigo instalar antes caixa agua ja resolve, agente casa esta deixando comer pagar agua veem 400 reais agua. Qual marca melhor,
Amigo, eu não recomendo usar o bloqueador de ar, pois o mesmo não tem informações técnicas que comprovem efetivamente uma redução na conta de água.
Resolvi sim
Ótima explicação
Só um redutor de pressão, se isso fosse válido as empresas já faziam a instalação com ele, evitaria reclamações futuras, sem contar que não há no mercado nada específico e homologado pelo o imetro
Concordo com você.
Posso instalar bem próximo a caixa dagua?
Segundo os fabricantes, sim. Eu não recomendo usar essa válvula.
Se passar menos água eu não vou consumir menos água pq se eu encho uma caixa de 500litros ele só vai fazer demorar encher a caixa mas vai gastar 500litros.
Eu comprei a válvula arclosed e não prestou tinha que compra de outra marcar para funciona
Parabéns pela aula. Top
Muito obrigado!!! Seu comentário é muito importante para mim!!
Aqui no condomínio que moro instalamos 17 aparelhos AQUAMAX e não vimos resultado.
Colocamos o dispositivo após o registro da companhia de água como mandada o fabricante. O aparelho - que é uma válvula de retenção - ficava fazendo assovio alto que incomoda os vizinhos que ficam no térreo.
Liguei para o fabricante AQUAMAX - que respondeu por zap que o aparelho comprado só servia para residência e não era recomendado para tanques de condomínio com alta vazão de agua. Teríamos que comprar uma de metal especifica para tanques alta vazão água. Sendo que nas propagandas que vimos dos produto nunca tínhamos ouvido falar isso.
RESULTADO: Jogamos o nosso dinheiro no lixo, pois cada aparelho custou R$ 49,90 x 17 = R$ 848,30.
Aqui não recomendamos a compra desses aparelhos.
A pressão da mola não muda quase nada porquê deve considerar a coluna dagua pós válvula porque o peso dgua também exerce pressão
Como a pessoa vai saber a pressão do da rede dela ?
RESUMINDO O FUNCIONAMENTO: baseando que vem um ar da rua, seu bloqueador vai permitir que só entre numa determinada pressão acima, o que tiver abaixo disso irá só para seus vizinhos que não tem o mecanismo. Porém temos um detalhe: se a água da rua estiver "fraca" sua caixa não irá encher, principalmente se você morar em "final de rede ou locais baixos". Mas é uma ideia legal sim.
O que esse aparelho faz é bloquear a passagem de ar quando não a água na tubulação, quando falta água e a bóia fica baixa , o ar da tubulação fica passando fazendo o relógio girar ,ou seja, ele não impede a passagem do ar quando há água na tubulação, passou no hidrômetro tá registrado
1º Esse "bloqueador de ar" é na verdade uma válvula de retenção.
2º Sua função é impedir o retorno da água e do ar quando há falta ou baixa preção na rede.
3º Se o ar estiver vindo da concessionaria ele ira passar pelo hidrômetro e será contabilizando e vai passar também pelo "bloqueador de ar".
Sem este "bloqueador de ar" a água presente no encanamento retornaria para o hidrômetro em caso de falta de água ou baixa preção.
Quem utiliza boia com mangueira até o fundo da caixa d'agua é pior ainda pois toda a água nela será sugado de volta para a rede da concessionaria.
Acredito que para bloquear o ar vindo da concessionaria seria necessário um sistema eletrônico robusto capaz de detectar e filtrar a passagem de água e ar.
Uma válvula ventosa antes do hidrômetro resolveria. Mas jamais farão isso.
Ou seja onde comprar aqui em Taubaté?
Olá! tenta na internet. Lembrando que não recomendo a utilização dessa peça!!
Poxa tu és o cara.
Valeuuuu
:)
Instalei um desses bloqueadores mas observei que o ar continua fluindo por ele junto da agua
Muito bom 👏🏽👏🏽👏🏽
Muito obrigado, Amauri!!
Ótimo
Aula nota 1000!
Obrigado pelo comentário!! Sou fã do seu canal e recomendo para todos!! Forte abraço!!!
100% show valeu!
dizem que atuais hidrômetro não tem esse poblema de ar será que procede ??
Olá! A tendência é que a tecnologia melhore cada vez mais os hidrometros! Provavelmente é verdade...
É fácil verificar, qdo usar a mangueira de jardim, observe se sai apenas agua, ou os dois juntos, aqui em casa ,fica alternado , a mangueira fica tossindo e espirrando, e um s4c#.
Mais si passa a gua então pq não passa o ar
Eu comprei o aquamax no mercado livre
Onde comprar broqueador de ar gostaria de adquiri- ló?
Deixei o link na descrição. Lembrando que não recomendo essa peça.
Não creio que essa válvula resolve o problema de consumo de água . Haverá sim redução de vazão de água para o reservatório. Em contra partida haverá demora para abastecimento. Em suma . Para mim esse é mais um engodo de indústrias mal intencionadas em querem lucros sem se importarem se o usuário terá retorno financeiro do produto adquirido O que não creio nessa hipótese. Ou seja menos vazão , menos ar e por consequência menos água também.
Colocar depois do hidrômetro não elimina ar nem aqui nem na china.
O que deve acontecer é que o ar tem menos pressão que a água. Quando a água vencer a pressão da mola já saiu todo o ar da tubulação em outra casa
E a água da rua q passa pelo relógio q vem com ar o certo e antes do relógio mais e proibido a sim não ia passar pelo relógio o ar
O ar vem da rua pro relógio como q estala depois do relógio não funciona mais vou estalar só pra ver se funciona
o bloqueador de ar não funciona, porque diminui a pressão da água também.
100%
Coloquei e fez muito barulho, um grande apito
Vol colocar obrigado 😂
Eu não consigo entender como isso pode economizar água.
Um exemplo se for instalado com mola errada que pode acontecer. E como saber a mola certa
Acho que essa valvula não serve pra nada. Uma vez que a pressão da água misturada com ar vencer a resistência da mola vai passar a água misturada com ar e o hidrometro vai marcar tudo como se fosse água.
Nao economiza nada !
Pra node vai o ar exitente no cano?
Eu não sei. Nao recomendo esse produto. Para mim não passa de uma válvula de retenção!
Vai para os vizinhos que não tem