📚 Formação em Ciência e Filosofia do Instituto Ponto Azul: institutopontoazul.com.br/ 🧠 Cursos de Ciência e Filosofia do Instituto Ponto Azul: institutopontoazul.com.br/plus/cursos/ 🔗 Cursos de Psicologia Clínica do Instituto Ponto Azul: institutopontoazul.com.br/psi/cursos/ 💙 Torne-se membro deste canal para acessar benefícios e me apoiar: ua-cam.com/users/danielgontijojoin ✏ Canal do Instituto Ponto Azul: www.youtube.com/@InstitutoPontoAzul 📕 Livros sugeridos: - A ciência tem todas as respostas? (Sabine Hossenfelder): amzn.to/3UGxoNA - Filosofia da Religião: uma introdução (William Rowe): amzn.to/41YbE3d - Deus, um delírio (Richard Dawkins): amzn.to/3iuZ97z - Despertar: um guia para a espiritualidade sem religião (Sam Harris): amzn.to/327uB50 - Como Jesus se tornou Deus (Bart Ehrman): amzn.to/36SoUtO - O que Jesus disse? O que Jesus não disse? Quem mudou a Bíblia e por quê? (Bart Ehrman): amzn.to/2Kgo7Lz - Por que não sou cristão (Bertrand Russell): amzn.to/3s87qSZ - O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro (Carl Sagan): amzn.to/3284OKV - Cultos: a linguagem secreta do fanatismo (Amanda Montell): amzn.to/3ThEd7v - Paranormalidade: por que vemos o que não existe? (Richard Wiseman): amzn.to/32EaAUL - O livro dos milagres: o que de fato sabemos sobre os fenômenos espantosos da religião (Carlos Orsi): amzn.to/3IDqOzY - No armário do Vaticano: poder, hipocrisia e homossexualidade (Frédéric Martel): amzn.to/3XruoWq
A comunidade Shalom tem suas regras. É maravilhoso dedicar-se a Deus inteiramente. Só a experiência com Deus nos realiza. Só quem ama verdadeiramente a Deus consegue entender a beleza dessa entrega. Ser Shalom é vocação .E quem vive essa vocação é feliz verdadeiramente.❤ Lauraci Martins
Como sempre digo, lá fui ferida fui, mas mil vezes mais fui curada, lá fui testemunha de pessoa que pregam uma coisa e vivem outra sim, mas mil vezes fui testemunha de coerência de vida. Em todos os lugares, em todos os ambientes haverá pessoas e pessoas. Aquelas que são boas, e as que são ruins, aquelas aproveitadoras e as generosas e etc. Se não queremos viver frustrações, não é nesse mundo que devemos estar. Quase 10 anos de missionária e sou grata a Deus por tudo que vivi na comunidade shalom, tantas pessoas que hoje são grandes amigos. Sinto muito por tudo que essa moça viveu, que as piores coisas foram alimentadas. Deus te ajude a curar todas essas feridas minha irmã.
Lamento que o Espírito Santos não tenha conseguido atuar nessa moça. Pertencer a uma comunidade católica tem regras e preceitos. Precisa despertar vocação para a missão. O Cristianismo tem regras e preceitos. Ela sabe tão pouco do Espírito de Deus que sequer conseguiu apreender o propósito da comunidade e demorou tempo demais para descobrir as verdades pessoais que está vomitando nessa entrevista. Podia ter saído muito antes. Quem não tem vocação para o cristianismo tem que ficar no mundo. O que não pode é "querer" se envolver e não aceitar nada da hierarquia e da disciplina. Tenho ciência de que nenhuma estrutura humana é perfeita mas não creio que ela esteja sendo fiel com a verdade. Eu fico pensando o que seria da Marcela se ela tivesse que prestar serviço militar linha dura como tem muitos países. Pelo menos, ela não teria envolvido o catolicismo e a Palavra de Deus nas concepções nada espirituais dela. Triste. Que o Senhor Jesus tenha misericórdia.
Não gosto desse tipo de coisa, Cristo liberta, então lhe dá amarras. Por exemplo, em quem os líderes mandam vcs votarem, vcs tem que votar, e isso é podre.
Uma pena q vc não conseguiu dispensa pra cuidar do seu tio e se manter na comunidade né? Aliás, cuidar do seu tio para a comunidade não entra na categoria de praticar a caridade ne? Vc teve q sair da comunidade pra exercer a caridade em um ato concreto!
@@aleteiadavoli632parabéns por explicar o que eu já havia falado antes..a CV não aceita que seus jovens tenham contato com suas famílias ...as famílias só servem na hora de ajudar né mesmo Moisés, Emmyr ee sua prole de capitalistas
Os estatutos da comunidade,acima dos estatutos bíblicos. Não precisa ser um teólogo ou um gênio para ter essa percepção. A caridade é somente dentro da instituição? E , a família? O papa vem falando sobre isso....
Não tenho nem palavras para definir o que essa mulher está falando... Fui também da comunidade por alguns anos, e foi o lugar onde mais cresci no amor de Deus e dos irmãos, sou tão grata a Deus por me permitir viver na comunidade católica Shalom !!! Doi meu coração ouvir suas palavras, e não é porque vc está falando mal da comunidade, mas pelas feridas que me parece que ainda sangram. Deus tenha compaixão!
Vale lembrar que a comunidade Shalom tem um caminho vocacional muito sério e Longo, onde os vocacionados são acompanhados de maneira muito séria! Cabe ao discernimento do “candidato” aceitar ou não , até hoje não fiquei sabendo de sequestro para entrar na comunidade. O compromisso é livre e maduro ou ao menos deveria ser. Os compromissos com a comunidade são feitos ao longo de uma caminhada de discernimento e liberdade, para ficar ou não, ao ser desligado da comunidade os formadores ( os quais o candidato se colocou livremente) acompanham o candidato espiritual e psicologicamente … cabe aos formadores o discernimento desse acompanhamento. Não sou nem nunca fui da comunidade, na verdade nem frequento mais igreja, mas fica aqui meu respeito e admiração a comunidade Shalom.
Vamos coloca lá em nossas orações. Ela não se converteu! Ela fala do casamento como alguém do mundo, esta claro que ela não conseguiu entender a proposta do Evangelho . Nem vou assistir tudo! Comunidade Shalom Deus esta com vcs! O inimigo esta furioso nesse mundo, atacando de todos os lados!
Até agora, quase uma hora de conversa, não entendi nada que essa mulher alega ter saído da comunidade. Acredito que o problema está nela e não na comunidade Shalom
Interessante que VIVÊNCIA, EXPERIÊNCIA e EXPECTATIVA são questões completamente SUBJETIVAS e PESSOAL. Fui membro da comunidade também por 09 anos, mesmo tempo que em a entrevistada, contudo, NUNCA vivi as experiências que estou ouvindo serem partilhadas neste vídeo. Ao assistir o vídeo, inclusive, tive a sensação de estar ouvindo sobre um lugar que sequer conheço. Sair e continuar sempre foi uma decisão MINHA, não do outro, nunca fui obrigada a absolutamente nada. Sou extremamente apaixonada pela comunidade, pela história em que construí durante esses 09 anos e, sobretudo, pela mulher que me tornei pelo auxílio da comunidade e seus membros. Presenciei muitos resgates impossíveis, eu mesmo sou uma testemunha viva disso, assim como toda minha família. Mais uma vez, acolho absolutamente tudo que foi partilhado pela entrevistada, mas, definitivamente, essa é a EXPERIÊNCIA DELA, não a minha e, por isso, me senti motivada a também partilhar da minha experiência. Santa noite à todos!! Aos membros da Comunidade Católica Shalom, minha eterna gratidão!!
Concordo com a sua fala! Nao desmerece o que esta moça vivenciou mas desconheço tudo isso que ela relatou! Infelizmente como em todos os lugares tem os que sao abusivos querem ser a autoridade e nao estao seguindo os mandamentos de Jesus! Amai vos uns aos outros como a ti mesmo! Infelizmente essa comunidade que ela frequentou Nao representa a todas as comunidade!😢
Partilho da mesma opinião sua. Não é dessa forma que foi exposto, e uma coisa me incomodou na fala dela, não há caridade, não há amor e nem a paz que Deus é... ela dissocia a Shalom do Evangelho, das leis da igreja e do catecismo... o Estatuto foi escrito com base nesses pilares e aprovado pela igreja, inclusive pelo Papa. E muita da fala dela é distorcida, equivocada. Mas como vc disse as experiências são pessoais... eu nunca vivi o que ela diz!
Caramba...você resolveu todos os meus problemas! Era a sua luz que estava me faltando...Como eu vivi todos esses anos não entendo isso...Ahhhhh Meu Deus! Obrigada Senhor pela luz que você mandou pelo Celso! Que discernimento! Que capacidade de compreender o mundo e o outro!
Mesmo Adão e Eva vivendo sua humanidade no desobedecer, Deus os amou. Deus enviou por amor, seu filho para salvar os desobedientes. Depois Jesus manda perdoar 70 X 7. Na Bíblia fala que "as misericórdias do Senhor renovam-se a cada manhã", as dos irmãos, humanos, cristãos "NÃO"!
E o que conseguimos identificar que a maior dor é de falta de aceitação e ter que seguir regras. Que Deus abençoe e que ela consiga entender que ela é o que Deus pensa dela, que os ostros são os outros, que ela não precisa de aprovação das pessoas. Ela fala muito que não era aceita, que era rotulada, existe feridas aí. Sempre esperava reconhecimento e gratidão pelo que fazia, mas Deus sabe de tudo e ele enxerga ela e tudo o que ela fez é faz.
Marcela, eu sou discípula da Comunidade Shalom, e rezo por vc. Peço perdão por td que vc passou e passa. Eu te acolho no teu sofrimento e se precisar de qualquer coisa, verdadeiramente, estou aqui! Fica em paz!!!
@@fabiolaleitedelima8830 é lindo ser discípulo, eu queria ter sua paciência e sua caridade neste momento. É isso aí Discípula. Eu já fui discípulo rsrs
Encontrei a comunidade Shalom num momento crítico do meu casamento, meu esposo recebeu um convite (dentro do metrô) para um grupo de oração de casais... Relutei para ir, mas quis dar uma chance para Deus, eu disse, "eu só vou essa e vez e nunca mais voltarei lá"... Fomos acolhidos por um casal que nos ouviu, orientou, rezou por nós... e dia após dia Deus foi curando feridas, restabelecendo a paz... Mais tarde, agora mais inserida nos encontros, e na comunidade, enfrentamos um grande desafio... Meu esposo sofreu um AVC, eu com dois filhos pequenos, me via incapaz de estar numa UTI e em casa, mesmo com suporte de alguns familiares... Então a comunidade Shalom fez uma escala de pessoas para cuidarem do meu esposo nas madrugadas, cuidaram também de mim com orações e acolhimento, se dispuseram a cuidar dos meus filhos para que eu pudesse acompanhar meu esposo... Eu fui imensamente amada por Deus por meio da comunidade, eu fui salva, eu toquei em Deus vivo e real por meio de irmãos que não são de sangue, na ocasião da escala na internação do meu esposo, eu não sabia o nome de alguns e se dispuseram a servir Cristo sofrido em um doente internado... Aquilo me estremeceu, no mundo de hoje isso não existe. Caso você hoje tenha curiosidade de ir até um centro de evangelização da comunidade Shalom, você vai encontrar ali missionários, pessoas normais, pessoas sofridas, pessoas felizes, pessoas talvez indiferentes, porque todas vivem um processo de conversão, eu sou uma delas... O nosso olhar jamais pode se deixar parar nas pessoas, a cruz, a cruz ... É nela que fixo meus olhos, diante dos erros da igreja, da comunidade, do irmão, é na cruz que fixo meus olhos... Diante do tocar da comunidade em minha vida eu só posso agradecer a Deus por aquele encontro no metrô, por aquele missionário que resolveu olhar para o lado e convidar um estranho, sem ao menos imaginar que o casamento dele estava por um fio... que tantas lutar ele travava... Mas Deus sabia... Obrigada Senhor pela comunidade católica Shalom, obrigada pela vida ofertada de cada missionário, nunca será em vão! Shalom!
Sai da comunidade ano passado,fui membro da comunidade como aliança,tem seus onus e bonus,mas ninguem é obrigado à estar la dentro,tem gente que tem o defeito de nao conseguir dizer "nao" assim como tem gente que tem o defeito de lascar com voce lá dentro como uma familia,vivi meus melhores momentos la dentro mas eram muitas responsabilidades,era o centro da minha vida,ficou insustentavel e eu sai muito de boa graças a Deus,o carisma é lindo,mas tem gente que realmente estraga
@@carolinasilva9502 se fosse tão lindo ninguém sairia ...é ainda não tem nem o direito de ter o livre arbítrio de dizer o porquê ter saído...medo de que ? De quem ??? Robôs não tem o direito de pensar né mesmo ??? Hipocrisia geral
@@mamaedidi2928 falei baseado na MINHA EXPERIENCIA,cada um tem a sua,sou eternamente grata a comunidade,me transformou em uma mulher,mas assim como todo ciclo,alguns se fecham e outros se abrem,e o meu se fechou DENTRO da comunidade,mas nem por isso deixei de admirar as Formações e a forma de vida,se você está ferida com algo procure rezar ou vá fazer terapia,descontar na minha experiência não vai ajudar em nada
@@mamaedidi2928 sai porque não me via no para sempre,assim como alguém que faz uma faculdade e chega no meio do caminho e vê que não é aquilo que almeja pro resto da vida,nem todo mundo precisa de polêmica pra sair de instituições religiosas
Acho que agora deveria vir o relato de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pelo ministério. Pessoas que saíram dos vícios, que tiveram sentido de viver, desistiram de um suicídio, tiveram suas famílias restauradas. Não devemos menosprezar a vivência dela, mas também não devemos reduzir um ministério somente a esta vivência. Hoje ela está feliz não sendo membro da comunidade e não há mal nisso. Também existem pessoas e muitas que são felizes vivendo esse carisma e não se vêem em outro lugar e não por imposição, mas pela liberdade que o evangelho traz a elas.
@@celsokelher9631Triste isso. Eu não conheço o canal. Apareceu aleatório pra mim e parei para assistir, mas em nada mudou o meu amor pelas comunidades.
Nenhuma Comunidade é perfeita, mas pelos frutos se conhecem as árvores. Muitas pessoas que passaram pela Comunidade Shalom dão testemunhos de vida muito diferente do que está sendo exposto aqui... Deus seja louvado pelas mulheres e pelos homens imperfeitos que dão a vida pelo Reino de Deus e produzem muitos frutos.
minha amada se vc não está feliz ao lado de jesus de seus. seguidores vai em paz vc é livre mas não vai difamar as coisas de Deus porque vc vai pagar por isso
Eles próprios se reconhecem imperfeitos, se consideram vasos de argila, os mais fracos e pecadores, Deus se utiliza deles pelo seu infinito amor. Fizeram dessas palavras uma música. Shalom para o Shalom
Você percebe na fala de Marcela que houve uma frustração em não fazer sua própria vontade. Não houve entendimento profundo sobre uma vida vocacional. Outra coisa trata da liberdade na escolha de estar ali ou não, com 18 anos qualquer pessoa pode escolher participar ou não, tanto que, em algum momento ela decidiu se afastar. Repito, a falta de compreensão sobre a própria vocação (o próprio chamado) despertou esse sentimento negativo de que perdeu a própria liberdade. Não sou da Comunidade Shalom, mas conheço o trabalho sério que ela faz na igreja. Não se sente a vontade de ficar, viva sua vida da maneira que quiser, mas em outro local. Assim é em qualquer instância social. Paz e Bem!
Os relatos dela não são normais. O que fazem é assédio moral, violência psicológica, é uma violência contra a dignidade de cada indivíduo. Roubam o indivíduo dele mesmo.
Qdo a pessoa quer seguir a vocação de Jesus Cristo, a 1a coisa que Ela renúncia é o tal " Portal/porta " do livre arbítrio, liberdade ( no caso, do mundão secular, pessoas hedeonistas , vícios, prazeres da carne, que consequentemente levam ao pecado... ). Pessoas que gostam de liderar a Si mesmas, ( eu/ego). A vontade de Deus é melhor e Soberana, pq ele sabe ver o Futuro das pessoas ( onisciente onipresente onipotente ). ELE, sabe se sofreremos , com nossas escolhas e etc... Por exemplo, qdo Deus coloca um limite, é pq sabe que vai fazer mal a pessoa. Por exemplo, pecado da gula, é uma lei, pq tem pessoas que comem demais, e podem morrer de veias entupidas, diabete...
@@eliananascimento2215 O chamado é pra quem se incomoda, com o mundo secular, vida de prazeres , vícios, etc... Para quem acha que o atual modelo social ( que não é o modelo que Jesus Cristo, deixou ), está bom, nem querem " o chamado "...
Uma pessoa me sugeriu esse vídeo, de início não quis ver pois sei que os temas tocadas são deveras sensíveis, mas assistindo (ouvindo) com calma, pude encontrar pontos que não posso negar, pois assim como na Igreja e sendo parte dela, nossa comunidade é formada por homens e mulheres, pecadores, limitados, que buscam de fato uma santidade neste mundo, e não uma santidade desencarnada, como anjos, sem hipocrisia, mas assumindo nossa humanidade de que sem a graça somos sim capazes de ferir, prejudicar, e por aí vai... A Marcela não foi a primeira a se chatear, nem será a última, dentro da fala dela, nos minutos finais, aquela voz embargada é que nos atesta de que o que ela viveu foi real, a experiência foi real, a oferta de vida foi real, e frutificou, talvez ela nem saiba o quanto frutificou, mas tristemente ela escolheu pelos motivos dela, que são justos, abrir mão do caminho. Aos que estão atirando as pedras, continuem, não será a última vez que as perseguições acontecerão no seio da Igreja. A nossa Igreja nos confirma na missão que desempenhamos, impossível não haver feridos ou decepcionados ao longo desses 42 anos. O que mais ecoou para mim nas falas da Marcela, foi um grito de socorro, que muitos irmãos talvez passam por coisas semelhantes, "é mais uma gota no oceano" mas o que posso fazer e lembrar destes fatos e torcer para que eu não seja mais um "opressor" dentro da Comunidade, livrai-me Senhor e enviai-me aos que precisam ser acolhidos e amados. Perdão Marcela, em nome da Comunidade que você diz não lhe dar abertura, perdão você não ter pra quem "soltar o seu grito, ou clamor" mas vamos orar para que esses erros possam ser dirimidos cada vez mais. Sou feliz por ser Shalom.
@@BrunoBorgesShalom pra que tanta radicalidade pra ser santo ?? Abandonando a família vc acha que será um dia santo ??? Honra teu pai e tua mãe filho de Deus .. segue a Jesus e não a uma instituição que só pensa em se dar bem financeiramente em cima dos desfavorecidos...Jesus tá onde o buscamos ...
Se ela relata que foi destravada, recebeu o preconceito e até a desconfiança para que não partilhasse um ambiente com uma outra mulher noiva de alguém, ou soube de orientações para que outras moças não ficassem de proximidade e amizade com ela , ... acha mesmo que foi um local digno e pessoas confiáveis ? Isso não tem nada de amor em Cristo e se ele ama os " pecadores " , então ele deve amar e compreender os " pecados " de quem agiram tão mal contra ela. Fez maravilhosamente bem e estar fora disso agora.
Não sei se fico feliz ou triste por ter me encontrado taaanto na fala da marcela! Eu também passei 10 anos na comunidade... que loucura ver uma pessoa compartilhando experiências tão parecidas
Conheço a Comunidade Shalom mais de 30 anos. Não faço parte, mas SÓ VEJO LÁ PESSOAS RESGATADAS! Uma ESPIRITUALIDADE MUITO FORTE! Rezo por eles para missão deles! E também peco a DEUS por MARCELA, suavidade interior seja iluminada! SHALOM!
Não julgo a experiência pessoal de ninguém, pois como disse anteriormente é algo pessoal. Passei aproximadamente 10 anos na comunidade de vida no Shalom e hoje não faço mais parte da mesma por alguns motivos particulares, porém frequento as missas em seus centros de evangelização, bebo da sua espiritualidade e em resumo trago um profundo carinho e um verdadeiro respeito por ela. Acho que como qualquer outra comunidade ou instituição possui suas imperfeições ou falhas, uma vez que, são compostas por pessoas, isto é, pecadores como todos nós. Entretanto, sou eternamente grato a tudo que recebi dela, formação, experiência, amizades e tantos outros presentes que poderia elencar aqui. Difícil definir o que ela é ou que faz, pois da mesma forma que escuto sua partilha e lamento também me alegro e contemplo a experiência de tantos jovens, famílias, pessoas necessitadas que tiveram suas vidas transformadas completamente, digo com um pouco de propriedade pois me incluo. Não sou de comentar ou de me expressar muito nas redes sociais, mas decidi hoje comentar aqui movido apenas por gratidão. Deus te abençoe copiosamente!
Vivi a mesma experiência que você. E sempre tento focar no melhor que há na comunidade, apesar de não estar mais na Comunidade. Aprendi demais ali e tenho muito a agradecer!
Sou catolica praticante, tenho um irmão missionário da Comunidade Shalom a quase 30 anos. Já fui hospedada no casa de missão em Salvador e tbm em outras cidades. Moro em Campinas e sou amiga da obra aqui. Sabe quantos membros são felizes vivendo e servindo ao Senhor nesta obra? no Brasil e no mundo? Conheço pessoas que já não são mais membros e estão muito bem resolvidos. Com respeito aos dois... fatos isolados não são parâmetros de referência para dizer que a Comunidade está errada ou que propõe é abusivo!
Comentando um momento da fala 1:02:06 é uma realidade dolorosa. Tive uma amiga que doou seus bens, deixou um bom emprego e largou tudo para viver a vida em uma comunidade católica, após 20 anos de comunidade fora convidada a sair por não gostarem do jeito sincero dela ser, e ela não tinha mais roupa social comum, pois em todos esses anos só usará o hábito de freira e saiu sem dinheiro e sem passagem para voltar para a casa da família que ficava em outro estado. O padre fundador da comunidade "podre de rico", mas sustentando a vestimenta simples para impactar os fiéis sobre a vivência de sua falsa pobreza franciscana, pois se tem algo que recebe doações é igreja! Não se prontificou nem a pagar o ônibus dela voltar. Ela passou por tudo isso e hoje tem uma velhice sofrida, sem qualificação profissional, uma vida cheia de dificuldades financeiras. Perdeu tempo, juventude e investimento em prol da comunidade católica na qual viveu. Uma pena!
Aconteceu com meu irmão também,ele largou tudo ,e retornou a Belém sem memória e doente mental,tudo isso que aconteceu com sua amiga aconteceu com meu irmão. E fico triste em saber que pessoas usam o nome da igreja católica e Deus para introduzirem comportamentos que de fora é lindo e por dentro é um inferno pessoal.
É sobre isso gente !!!!Moisés e emmyr estão fazendo o pé de meia deles e de suas famílias ...é quando estes jovens voltarem pra casa ou adoecerem e não tiverem mais suas famílias??? A cv vai acolher ??? @moisesazevedo cadê vc ?@emmirnogueira cadê vc ? Vão acolher estes jovens que trabalharam como escravos pra sustentar o luxo e as viagens de vcs e se sua " PROLE "?
Eu passei tb por algo vem parecido na CV. Ums são mais priveligiados do que outros. Os formadores não tem visão igualitária. Sofri muito lá dentro até pedir pra sair, ainda dentro do noviciado de Quixadá. Muito do que essa Marcela fala é verdade. Muitas pessoas entram em depressão lá dentro, muitos irmãos assumem a homossexualidade e saem da comunidade. Acordar antes das 6h e dormir todos os dias meia noite. Nossa, eu sofri muito. Vivia sob horários, a noite, após as 18h se vc tivesse exausta pela correria, não tinha diteito de descansar. E hoje, prlas redes sociais, vejo pessoas que moraram comigo no postulantado da CV, casadas no shalom, morando em casas incríveis, com cel, carro, móveis incríveis, fico chocada, todos com plano de saúde, os inúmeros filhos com sala de estudo, notebook, impressora, coisas que eu fora, não consigo ter esse padrão de vida.
É exatamente assim. Fui de aliança e ouvi a frase: ou você cuida da sua família ou vive a vocação. Na época, minha avó teve um avc, e não podia ficar sozinha, aí eu alternava os dias. Escolhi minha família e minha avó tá aqui viva. Sem contar os excessos, os valores. Horários insanos de algumas coisas.
Servi a comunidade como obra por 14 anos e 7 anos como membro da aliança. Se eu pudesse voltar ao passado, eu jamais teria perdido 21 anos da minha vida servindo a comunidade. Me identifico D+ com a partilha da Marcela, eu me sentia presa e sufocada. Hoje depois 1 ano fora da comunidade pude entender que eu preciso da igreja e não do shalom. Frases clichês da comunidade: *So ha um caminho de felicidade, fazer a vontade de Deus na vocação q Ele te deu. *Quem obedece não erra *Somos uma familia *Deus é o primeiro, irmão é o segundo e eu o feliz terceiro *Eu não te libero, mas tu é livre *quem ama o shalom limpa o shalom *a voz da autoridade é a voz de Deus *Vamos dar de graça o que de graça recebemos Aff me da ate um calafrio me lembrar de tudo isso…. Quando nossas autoridades nem vivem aquilo que eles nos pedem hahah Continuo 100% católica e fiel a minha igreja, mas nunca mais quero ser parte de nenhuma comunidade. Eu jamais darei o controle da minha vida a um outro ser humano. Tenho uma diretora espiritual que me ajuda a trilhar um caminho de santidade com sobriedade, sem sacrificar minha familia, pois a mesma é a minha primeira igreja Domestica…. Ate isso somos motivados a fazer na comunidade, negligenciar nossa familia, nosso matrimônio e filhos para ser fiel aos compromissos comunitários. Muitas vezes fui motivada a me espelhar na vida da co-fundadora…. Never again! A Comunidade Shalom é um business, e os missionários sao recrutadores de free labour. Os missionários da comunidade Shalom trabalham muito pra comunidade voluntariamente, e precisamos pagar absolutamente tudo alem dos 15% do dizimo (comunhão de bens). Precisamos pagar reciclagem anual caríssima, pagamos livros utilizados nos blocos de formação, pagamos pelo bloco de formação da célula comunitária. De tempo a tempo somos motivados a ir alem doando mais e mais dinheiro seja para a construção da igreja ou alguma missao q passa por necessidade… e por ai vai… Depois q me desliguei minha família “shalom” de londres sumiu tbm… hahaha Somos familia enquanto nos nos doamos, enquanto somos ponta firme e tocamos o barco. Mas totalmente descartáveis quando livremente escolhemos nos desligar… Fui usada por 21 anos da minha vida, dei meu sangue na missao de Londres, com 1 semana pos parto eu ja estava na santa missa servindo no meu ministerio, esse era meu grau de commitment com a comunidade, e nessa época (2005) eu era apenas obra. Hoje sou livre e super feliz com a decisão que tomei! Sim minha gente, é possível ser feliz fora da comunidade! Sim minha gente é possível ser santo fora da comunidade, aliás não temos nenhum santo da comunidade Shalom não é mesmo? Mas temos muitos Santos que eram fiéis a Deus e obedientes a igreja e isso basta! Deus te abençoe Marcela, e eu te acolherei em no Reino Unido, venha minha querida…
...E o fundo para os pobres? Deixei de fazer retiro porque eu não pude pagar.E a reciclagem? ( retiro) mais de 800 reais...E as rifas que o coordenadores fazem? Fundos para os pobres? Que pobres , cara pálida?😅
Me vi no seu texto (me recuso a dizer partilha) quando sai, tal família shalom me deixou tbm. Aí só queriam aparecer quando tinha aquelas missões da célula, resgatar os perdidos kkkkk. Eu nunca deixei. Isso de pagar por tudo é real mesmo. Não tiro uma vírgula do seu texto.
@@Âncora-b2rouvi certa vez que mesmo que seus filhos, no caso da aliança, estejam sem ter o que comer, vc precisa fazer a comunhão de bens, pq Deus providência através dos irmãos. Cara isso dói
Nossa que testemunho forte. Mas é isso, não é para todos e tá tudo bem. Busque apoio psicológico para tratar essas feridas que ficaram. Só um detalhe de direito canônico: qualquer membro de instituto só pode iniciar o processo de canonização depois que a fundação fizer a páscoa (no caso Moysés e Emmir) mas fica claro que a comunidade vai além dos dois entrar com a canonização do Ronaldo Pereira, que já tem até milagre atribuído a sua intercessão.
@@RafaelRosa a questão nem é tratar as feridas que ficaram, mas quantos mais serão feridos enquanto ficarmos calados…. Existe coisa boa na comunidade, sim existe! Mas se colocar na balança o que pesa mais? O lado bom ou o lado ruim? No meu caso, pesou o lado ruim, não via coerência nenhuma entre as pregações da célula e a nossa vida concretamente ofertada por um povo. O povo que o próprio Deus confiou a nos, e Ele nos tirou do Brasil para evangelizarmos esse povo!!! Mas infelizmente, isso não acontecia aqui… e as razões sao as mais variadas…. Falta de organização, falta de sair de si e ir alem, falta de compromisso com a missao, falta de foco na nossa missao, falta de engajamento dos próprios membros, enfim… Em relação ao seu comentário sobre o Ronaldo, enquanto não existir uma investigação e um pronunciamento da igreja, tudo não passa de especulação… Mas sim, quem sabe um dia a comunidade terá um membro santo… Isso só o tempo ira dizer e talvez não estaremos aqui para testemunhar, enquanto isso, eu vou optar por seguir os ensinamentos dos homens e mulheres que a igreja ja declarou santo(a).
Agradeço demais por essa live. Frequentei a comunidade desde que nasci até o fim da infância e até hoje, aos 24 anos, não elaborei o que se passou lá. Desde brincadeiras doutrinadoras, como repetir feito robô que Harry Potter e Senhor dos Anéis eram do demônio até ver a existência de minha mãe ser ignorada pelos membros quando ela decidiu sair da comunidade e se separar de meu pai. É desumanizador, é humilhante. Tenho o privilégio de fazer terapia e ate hoje tenho fortes sentimentos de culpa que julgo ter aprendido muito mais lá do que na igreja como um todo! Era tudo com base na culpa. Gratidão por trazer sua vivência, Marcela! Nunca conversei com pessoas que viveram lá depois de ter saído, assistir o vídeo ajuda a refletir.
Minha filha fez o discipulado, entrou para Comunidade, em menos de um ano que recebeu o sinal, pediu desligamento. Mas até hj ela é super bem tratada, sai com os membros que ainda estão lá, eles vem em nossa casa, super de boa. E minha filha foi mto feliz lá. Ela era mto ansiosa, e eu pude perceber que ela teve uma melhora bem significativa 😊
Que as observações da Marcela, pessoa honesta e coerente, sejam levadas em consideração pela Comunidade. Ela apenas quis ajudar para que a Comunidade seja mais caridosa com os membros que decidem se desligar dela, que haja mais transparência nos processos decisórios. Ela não quis prejudicar, mas ajudar o Shalom.
Ajudar a Shalom? Não é a Shalom que está sendo atingida pelo conteúdo do video, pois o objetivo do discurso, quem está sendo atingido pelo discurso, são as pessoas que podem vir a nunca conhecerem a verdade sobre essa comunidade pela ideia nessa entrevista passada. Quando criamos o entendimento de algo a partir da ideia de outra pessoa, a realidade desse algo se torna a ideia dessa pessoa, ou seja, não vislumbramos o real com nossos próprios olhos e por isso não podemos dizer que conhecemos esse algo de fato.
@@aloisio-jur Concordo plenamente com as suas colocações. Não pode ser através de um posicionamento pessoal que traduzimos o conceito de uma comunidade, ordem religiosa etc.
@@aloisio-jur já fui católica e frequentei da rcc a opus dei. Não precisa que outras pessoas experienciem para saber que é assim. É só dar poder às pessoas ‘em nome de deus’ que os abusos começam
Excelente! É tanta coisa pra comentar que vou resumir em uma: fui, durante 10 anos, da Comunidade de Vida da Comunidade Católica Obreiros da Tardinha, de Fortaleza, em resumo: sei bem sobre o que foi dito e vivido pela convidada. Força e sigamos.
Pra quem não sabe, a COT mudou de nome e virou uma comunidade abertamente bolsonarista, eles são os responsáveis pela dancinha do Bolsonaro que gravaram lá na beira mar de Fortaleza na época da campanha presidencial de 2018...
Fui membro da Comunidade Shalom também por 9 anos, como ela, também fui aliança missionária e posso confirmar exatamente tudo o que foi dito pela Marcela. Carrego muitas graças desses anos e acredito que a Marcela também. Pois há sim coisas boas que experimentamos! Porém, existe o lado real que nunca é dito. Admiro sua coragem Marcela! Seja feliz. Deus te abençoe e Maria te guarde.
Faço parte da Comunidade Católica Shalom ha 15 anos, graças a Deus sou muito feliz dentro dela. ÓBVIO que existem desafios como em qualquer convivência comunitária, existem erros, existem pecados, etc. Só queria comentar uma coisa que agora por último assistindo ao vídeo me inquietou bastante. Ela aí dizendo que os homossexuais são orientados dentro da Comunidade a serem celibatários ou sacerdotes 40:54 . Meu povo, por favor... ISSO NÃO FAZ O MENOR SENTIDO. Quem é homossexual não somente dentro da Comunidade, mas dentro da Igreja Católica Apostólica Romana como um todo, é orientado a viver a continência sexual. O celibato é outra coisa, o celibato é uma vocação, é a virgindade consagrada que não depende de a pessoa chamada por Deus a isso ser homossexual ou heterossexual. Misericórdia! Se vc que está lendo agora esse comentário tem dúvidas, procure aqui mesmo no UA-cam videos do Dom Henrique Soares falando sobre celibato. E ainda, procure ler o livro do padre Raniero Cantalamessa "Virgindade". Você vai ter um entendimento do que é verdadeiramente o celibato. Essa foi demais. Peço a Deus que ilumine essa moça.
Aqui é para Comunidade da qual eu participei por um longo período como "obra". Escutem a fala da Marcela não como forma de se defender mas como forma de repensar algumas coisas que acontecem dentro da comunidade. Que não é perfeita, porque perfeito é Deus. Escutem com o coração, pq mesmo sendo Obra vi algumas verdades nesse video. Foi no Shalom q tive meu encontro pessoal com Deus. Não saí com magoas e tals. Mas escutem com o coração o q ela veio trazer a público. Comunidade escuta! O meu pedido como admiradora e ex obra é esse!
Eu sou cristã católica e corro de comunidades, vou à missa e não quero saber de amizade. Minha relação é com Deus, e estudo muito sobre o cristianismo. Ponto.
Minha filha foi participar no Shalon e invés de a tratarem como senhorita, ou jovem trataram ela de senhora ,ela ficou achando que era muito velha, era doente de ca.mas não tinha aparência de senhora.
29:22 essa sua fala aconteceu aqui ,quando eu descobrir que meu irmão estava doente ,eu invadir a shalom e fui até a responsável daqui de Belém a senhora J . E fiz eles nos ajudarem financeiramente por conta da situação do meu irmão. Eles iam abandonar ele sim ,mas eu não deixei. A senhora J ,implorou pra eu não abrir minha boca ,mas eu abrir ,fui até minhas redes sociais e falei a verdade,porém a comunidade é poderosa,ainda não tenho o poder financeiro para acabar com a maior farsa que leva o nome da igreja católica.
Acredito que a sua fala está um “pouco” exagerada diante disso, é preciso ver todo o contexto! Será que a comunidade ia mesmo? Será a comunidade já não estava em discernimento sobre isso? E qual era o estado do seu irmão? É muito mais profundo do que apenas dizer a comunidade ia “abandonar”
@@jorgelucas8951 não fale de exagero se você não sabe o que vivemos. Você é da comunidade? Se for procure saber a história do FÁBIO SANTOS OU FIQUE NO AGUARDO DO LANÇAMENTO DO MEU LIVRO . JAMAIS IRIA EXAGERAR E SÓ PARA SUA CERTEZA ,POR ALGUMAS MESES FIZ PARTE DA COMUNIDADE SÓ ENTENDER MELHOR O QUE ACONTECEU COM MEU IRMÃO. Se QUISER MAIORES INFORMAÇÕES. Me procure para saber dos tais exageros .
Já fui várias vezes para o HALLELUIA, é ótimo. Mas não posso negar que muitos frequentadores do SHALON, se acham BEM superiores aos demais católicos. Para alguns, parece que quem é do SHALON é um ser de luz, sem erros e tem curso para julgar todos.
@@joseolavomartinsdecastro2936 Disse tudo, julgam direto os que eles chamam "jovens de paróquia", descrevem os jovens pastoral da juventude sem "vida de oração".
Ser shalom é querer a santidade não por presunção mais santos por vocação. Venha pro Halleluya que será dia 17 a 21 de julho e venha conhecer outros irmãos.
Participei da RCC durante 20 anos, mas o Shalom se tornou uma "igreja" dentro da Igreja Católica. Há pessoas que nem se dizem católicas mas sim, do Shalom.😢
@@AnaSantos-io4mrcomo assim pelo que sei a Comunidade shalom a gente vive aquilo que igreja católica nos ensinar o shalom nunca andar separada da igreja tão tal que esses dias o Núncio apostólico visitou a Comunidade a Shalom amanhã iremos fazer 42 anos do carisma shalom
Peço que o prof. Daniel Contijo atualize, através de pesquisas mais recentes a respeito de s 58:21 seus dados sobre a sexualidsde do clero. S Do jeito como faz, citanfo só um livro ofende a mim, que sou padre há 45 anos e outro colegas meus que são honestos e transparentes no desempenho de sua missão.
Não falar ou fazer de conta que não está vendo alguém por ter saído da comunidade, chega a ser desumano, vergonhoso! Ser cristão é isso?Parabéns pelo depoimento, moça! Saúde e Paz a todos na sua casa!
Infelizmente o preconceito é muito incentivado nessas igrejas. Fazem os membros se sentirem especiais, superiores à quem não frequenta o mesmo grupo. Várias outras denominações cristãs também viram as costas para aqueles que deixam a igreja. Acho monstruoso esse tipo de atitude, mas mostra bem os malefícios feitos nas mentes dos religiosos.
Assista à entrevista com ex testemunha de Jeová. Se um(a) filho(a) deixa a igreja, a família expulsa de casa e nunca mais tem contato. Esse é o tipo de"amor" cristão que muitas igrejas pregam!
Parabéns Marcela pela coragem de fala sobre um assunto tão delicado e escuro. Muitas pessoas sim passam por essa realidade na igreja e sofrem sozinhas se sentindo perdidas no mundo.
Após escutar esse relato da Marcela , sugiro como importante a comunidade Shalom repensar as hierarquias, regras e controles exagerados existentes.Sou católica e já participei de vários eventos do Shalom e todos têm uma espiritualidade aprofundada e que foram muito importantes na minha vida, mas quando conversava com alguns integrantes percebia que muitos tinham abandonados o estudo universitário e estavam esperando uma autorização para o retorno. Aprendi com meus pais o valor do estudo, a diferença que faz na nossa vida não somente material , mas sobretudos o valor do conhecimento. Nós podemos ser pedagogos, enfermeiros, médicos, engenheiros, advogados… do Senhor Jesus . Restringir o acesso ao ensino por obediência, serviço a Deus ou outro não me parece adequado , pois a ciência é importante para a vida cristã. Percebi muito sofrimento passado por essa moça , assédio , entre outros que são danosos para a vida do ser humano. Onde está o amor, a caridade, a verdadeira paz? . Me fez lembrar os fariseus da época de Jesus. Urge os dirigentes do Shalom reavaliarem esse excesso de regras que aprisionam as pessoas, o tratamento desigual, a falta de diálogo e transparência nas decisões tomadas e o verdadeiro sentido da comunidade que tem uma missão muito nobre e linda no Brasil e mundo. Sempre é tempo de mudar!!!!! Não desmereçam críticas construtivas!!!!
Não vai repensar: são orgulhosas, autosuficientes e a conexão mental com os membros é muito forte. Só o Vaticano pra intervir... O Vaticano não permite há quase uma década abrir novas comunidades por causa disso mesmo!
1:16:00...Culpa católica....que absurdo!!! Tem de alertar toda a população desavisada contra a adesão a este sistema... Parabéns Marcela, você tem de ser lembrada por todos, como a porta voz da verdade...todos somos muito gratos a você!!!
Toquei por quase 20 anos na igreja católica, me desliguei há 7 meses, não sei se é impressão minha, mas as pessoas mudaram a postura comigo. Eu tenho duas mães e cheguei ao meu limite em como a religião lida com isso, vai além da igreja católica, nessa hora é difícil, pq a gente pensa que as pessoas gostavam da gente, mas na real era interesse pelo que podemos oferecer, amor mesmo, as pessoas tem pela comunidade (que manipula). Eu jamais vou renegar minha mãe (que já é marginalizada pela sociedade) para me encaixar numa religião, o pessoal até se mostra acolhedor, mas desde que eu esconda minha mãe, esse poder que as comunidades exercem muitas vezes com as pessoas é cruel.
Ahhh meu amigo, isso é só o começo da verdade!!! Mas não culpe Deus, pois Deus é a eterna bondade. Deus sempre acolhe e conforta. O problema está nos homens ( e em suas instituições sociais). Penso às vezes que Cristo deseja voltar e dizer ao mundo: vocês não entenderam nada do que eu disse e fiz?
Lavagem cerebral e a cv quer cortar os laços familiares ...que amor é este ? Jesus pregou o amor ...a cv prega o que ??? Prega o que os fundadores DiTam...regras para os manipulados ..escravizados isso sim
Bom! Todas as comunidades, congregações, ordens, de fato tem um regimento parecido com o que ela está falando! Não conheço o shalom mais creio que seja realmente igual ela esteja falando! Eu participei de um processo vocacional de uma comunidade que não vou citar nomes aqui, e sofri muito psicologicamente, fui muito pressionado! Realmente os membros não tem conhecimentos desses relatórios ! Mas os superior inclusive tem acesso a relatórios que os psicólogos fazem a pedido dos superiores!
Sou consagrada da Comunidade Shalom a 20 anos como Comunidade de Aliança. E sou imensamente grata a Deus por todos esses anos, daria novamente a minha vida e juventude a Deus por meio da Comunidade. Sou muito feliz. E rezo por você Marcela. Deus abençoe
@@LuhfurtadoAnacleto-ic6pk verdade regra não salva ninguém, mas eucaristia sim!A comunidade Shalom não é uma ordem religiosa,mas sim uma associação de leigos.Quem tem autoridade para consagrar e só quem é ordenado tem o poder de consagrar. O leigo ficou excluído.O povo também né! Não conhece o catecismo da igreja católica, sem maturidade pra tomar as próprias decisões. Por isso a Bíblia diz que perecemos por falta de conhecimento.Evangelho de homens Presunçosos, amantes de si mesmo, que manipulam e Aplicam versículos isolados, para coagir e aprisionar.Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-los.
Sou católica,vivo com meus ministérios, mas nunca gostei dos movimentos da igreja por achar que tem regras próprias, e acho errado pois a igreja já tem as delas.
Shalommmm! Louvado seja Deus por essa e tantas outras comunidades que, com seus membros, dão a vida por algo que não se pode ver em busca do céu. Só gratidão. ❤
A comunidade shalom é um presente do Espírito Santo para a igreja no Brasil, especialmente no Ceará. O q marca eles certamente são as músicas lindíssimas, o carisma, a espiritualidade, o acolhimento simplesmente indescritíveis.
Perai...não tem nada a ver com a igreja ...quem é do shalom nem pode participar de missas nas suas paróquias...né não?? Quem aí pra dizer o contrário ??
Daniel, acho que você deveria entrevistar alguém que esteja dentro da comunidade, não é possível que um carisma de 42 anos sejam desta forma como a Marcela colocou. Quando ela decidiu entrar ela fez isso livremente.
Não a julgo, pois quando saí do Shalom e fui pra outra comunidade muitos que se diziam "amigos" me viraram as costas, posso dizer q existe sim, um certo controle, são muito fechados, se um padre mandasse mandasse o pessoal comer merda eles comiam sem questionar, confesso que sempre fui um shalomita rebelde, nunca gostei muito da submissão do pessoal do Shalom a certos padres
Eu super entendo vc. Eu tbm sai da comunidade com muitas feridas. Além disso a comunidade peca em não querer ouvir o outro, sempre as autoridades tem razão e as coisas não é bem assim. É muito julgamentos!!! Faço tratamento psicológico até hj. Sair da comunidade não é sinal de fraqueza e sim de saúde mental. Além disse muitas pessoas da comunidade vivem de máscaras são lobos em pele de cordeiro isso sim, so eu sei o que eu passei sair da comunidade pra mim foi um sinal de liberdade.
Sou da comunidade católica shalom a 24 anos e sou muito feliz. O que falta em você é a confiança e o abando em Deus. Fazer a vontade de Deus, não é fácil. Você quer facilidade? Buscar a santidade e ir para o céu amada, exige renuncia, sacrifício.
@@anavaleriaaraujo6769então querida não fala o que vc não sabe e muito fácil vim aqui vomita besteira. Vc não sabe o que eu passei então então fica quietinha no seu canto até pq eu nunca fui contra de buscar a santidade estou falando de autoridade q não escuta o formando e o formando não tem voz só um lado é escutado. Se vc é feliz parabéns para vc fico muito feliz por vc em saber q vc não precisa fazer terapia e nem ir para o psiquiatra. Pois foi isso q a comunidade me deu a comunidade não! As pessoas com cara de santinhos em pele de lobo.
15:57 @@babi-z1j justamente! Eu entrei na comunidade boa e sai doente como disse no comentário decima hj faço terapia e faço isso de remédio controlado. E nunca me opôs a vontade de Deus na minha vida até pq a vontade de Deus é soberana eu aprendi q pra fazer a vontade de Deus eu não preciso está em nenhuma comunidade, pq as vezes estamos pensando que estamos fazendo a vontade de Deus e não estamos, estamos fazendo a vontade do homem isso é um triste realidade pena q minha ficha cai bem depois.
@@aizaleal3070: toda religião é assim ??? Fala pra gente aí os ambientes aonde vc anda ... pra dizermos o que achamos deles também Ambientes seculares , do mundão e antirreligiosos ( acadêmicos , partidários , corporativos , esportivos , de diversão , etc ) primam por serem muito ... mas muuuuuito piores do qq coisa ligada a religião , em relação a acolhida / amorização / acompanhamento de pessoas .
Sou da comunidade, a 8 anos .. e ela banalizou e radicalizou muito.. as coisas são rezadas ... Ouvido de Deus para luz de nossa vida. Vc acolhe ou não.. escolha sua... E o pecado , igreja nenhuma vai aceitar.. somos chamados a renunciar o pecado
Eu já fui da comunidade por mais de 15 anos e eu sou grato por essa magnifica vocacao.O que eu sou eu devo ao carisma shalom tao importante para a igreja.Devemos estar por Deus e nao pelas pessoas.Sai da comunidade e estou fiel na obra shalom'com a graça de Deus.
Para nós católicos Apostólicos Romanos, ao presenciar o desabafo desta jovem, nos faz elevar nosso pensamento cada vez mais longe. A comunidade Shalom é uma das milhares que existem Brasil e mundo a fora. Já ouvi de consagrados, muitas outras coisas de outras comunidades de vida, que nos deixam entristecidos.
Gostei da entrevista . A Marcela me pareceu uma pessoa muito autêntica. Ela nunca vai esquecer o que ela aprendeu de bom na Comunidade. Ela é uma pessoa muito corajosa. Que Deus a abençoe e proteja sempre!
Também fui seminarista, percebi, que a igreja católica é só mentira! Os padres não tem fé. Mano, tive muita dificuldade de encontrar um diretor espiritual, nem padre queria ser o meu diretor. Quando sai do seminário, joguei o breviário e a batina no lixo. A única coisa boa do seminário, foi que me formei em filosofia. O resto como, irmãos, pastoral, e as missas com os bem feitores, tudo isso é vazio. Acho triste as velhinhas do apostolado sendo enganadas
@@Tedio33 Como tudo na vida, tive experiências boas e outras não tão boas assim. Conheci muitos padres éticos, como também muito falastrão. Enfim, é a vida!
Incrível como existe essa idolatria nessas comunidades católicas. João, Plinio e Lucília nos Arautos do Evangelho, José Maria Escrivá na Opus dei, todos mencionados como deuses pelos membros
@@jaquelinedepaulo594devemos adorar a único Deus ...mas na CV Moisés é pai , é Deus , é Tudo pra eles ... isso se chama lavagem cerebral pessoal ....é isso é pronto
Sinceramente eu não me adaptaria em viver em comunidade seja ela uma ordem religiosa franciscana, beneditina e outra qualquer, ou também uma dessas comunidades do tipo Shalom. Mas acredito que a Marcela não entendeu a proposta da comunidade. O que pesou foi sobre a sua sexualidade. As regras, os costumes são para serem respeitados pelos que fazem parte.
Porque saiu ?? Num é um paraíso? Deixou se ser de Deus pra ser do mundo ???? Cuidado ....num é isso que eles pregam na CV...faça me o favor ...nojo puro
É importante se ter o depoimento de algum membro da comunidade católica shalom, Para explicar como funciona todo o processo de vida de uma pessoa na comunidade. Largar tudo para seguir a cristo , é biblico! Isso acontece com os padres , freiras e leigos que consagram suas vidas a uma causa.
@@LucasSantos-oo5ug Sim, meu filho, mas todos dizem estar a serviço desse Cristo Verdadeiro: Católicos, Protestantes, Testemunhas de Jeová, Mórmons, Espíritas, Maçonaria, etc.
É semelhante! Estrutura como a do exército. Fácil entender, pois no cristianismo, há uma analogia com a caserna, onde existe uma "estrutura miliciana". Tem diversas passagens na biblia, onde ocorre a comparação com uma guerra, mas que ocorre em um plano invisível. Desde o general, até o soldado. E sei de onde vem este modelo...mas o assunto é longo. Vou da uma dica: tem os dois melhores canais que vão dar sentido, um é a "tenda do necromante", o outro é "estranha história", no UA-cam. Dê uma olhada nos videos e os diversos assuntos. Vão abrir a questão, tenho certeza.
A verdade que o joio estão sempre presente no meio de uma comunidade, não podemos aceitar calúnias infundadas de ninguém, quando amamos a Deus de verdade não saímos com falácias mentirosas e calúnias infundadas
Fico chocada com os comentários de gente que gosta de ter a vida controlada por terceiros e ainda dizem que é "deus que quer obediência e disciplina" Ahan, vamos fingir que nao é controle de massa
Os fundadores de comunidade pensam assim: "pô, massa essa igreja e essas regras, mas vou fazer minhas próprias" aí cria um povo com essa ideia de ser mais certo que o papa.
Basicamente isso, uma carência bizarra, por isso que os formadores chamam eles de ovelhas, tem que ser um tolo em ser submisso a algo assim com a falácia de expontânea vontade e por Deus, nunca engoli isso.
O clássico é a aquel frases, a fazemos por livre espontânea vontade, ninguém é obrigado a ficar, mano, isso é o clássico da manipulação, é justamente isso, essas frases prontas já é a própria lavagem cerebral, eu tinha uma namorada que era da shaom, gastava horrores nessa reciclagem, e depois que pegou o sinal pronto, a menina trabalhava o dia todo num hospital, pra toda noite ta lá em seminário, pra se acordar cedo 5 da manhã todos os dias, e saindo de pa 10 da noite, e sempre esse bla bla 15% do que ganha, voto de pobreza e se fodendo, a ponto de se não consigusisse vincular seu trabalho com a Shalom, meu amigo ela ia sair, ela quase enloquecia quando não ia conseguir fazer a reciclagem.
Muito difícil uma pessoa questionadora, que tem sonhos de algo maior ficar na vida religiosa. É um estilo de vida altamente limitante. Vivi quatro ano em um mosteiro de Clarissas e confesso que achava o carisma lindo, mas a realidade foge muito da proposta. Fico feliz porque hoje já existem pessoas que mesmo tendo sofrido os traumas e manipulações da vida religiosa, superaram as dores e já conseguem falar abertamente sobre o assunto.
Eu sou catolica, fui coroinha (so saí porque nao tinha mais idade), hoje canto na missa, faco parte da liturgia e etc. Nunca fui com a cara de nenhuma cominidade catolica, sempre achei estranho.
Não há nada de estranho! Ninguém é obrigado a fazer parte dessas comunidades. E até os que ingressam alguns voltam. Natural! Ocorre é as pessoas ingressam recebem todo apoia e depois cospem no prato que comeu.
Ebtrevista incrível. Tb pertenci a uma comunidade católica (Canção Nova) e a seu depoimento é muito parecido com o que se vive lá tb. Me trouxe muitos gatilhos. Hj faço terapia pra me livrar de alguns traumas.
Porque vivem no anonimato e não deixam nem ter contato com as famílias ?? Pra esquecerem suas famílias e viverem somente sendo escravos da comunidade ...a verdade precisa ser dita ...Precisa aparecer
@@mamaedidi2928eles não esquecem da família e nem vivem no anonimato! Quando eles entraram para a comunidade ,foi um chamado de Deus, o senhor mesmo disse :” Deixe tudo e siga-me” e Deus chama a muitos irmãos há isso, a deixar tudo em prol do reino de Deus. Eles não negligenciam a sua família, apenas abrem mão de passar mais tempo com eles em vista do reino de Deus. É fácil? Não é fácil,mas é o caminho que Deus chama
A humanidade em todas as instituições tem falhas e evolução. Fui da Comunidade Shalom durante 14 anos. Não sofri nenhuma pressão para sair. A vocação é bela e autêntica. Sou grato pelo tempo que vivi na comunidade. O processo de discernimento para entrada e para saída tb evoluiu, bem como o dia-a-dia da vivência, a formação humana e espiritual, o diálogo entre membro e líderes. Como toda vocação, há uma mudança de vida quando a pessoa entra, pois esta vai viver algo específico, que é pra quem se sente chamado. E isso vai se desenvolver com o tempo e as experiências. A comunidade segue o que a Igreja ensina. A falta de autoconhecimento muitas vezes nos faz vítimas e menos protagonistas de nossas escolhas. Mas isso não invalida a experiência pessoal com Deus. É saudável questionar os procedimentos humanos para melhorar e tb considerar os frutos positivos.
Minha irmãzinha, "não me sinto bem disney" mas a alegria que é testemunhada é a ALEGRIA do Cristo Ressuscitado, da experiência com O Verdadeiro Amor! Fui Comunidade de Vida por 10 a. Amo O Carisma que É Santo! Somos humanos, buscamos a santidade por Vocação, existe as nossas fraquezas, nossos pecados, a nossa humanidade fragilizada, nossos defeitos, mas nada é empecilho para buscarmos em tudo a Vontade de Deus, a fidelidade nos compromissos assumidos por livre e espontânea vontade, ser pobre, obediente e casto por Amor a Deus isso não é um peso, é libertador! É um caminho q transcende! Sou grata pelo Carisma Shalom que deixou marcas do Eterno em minha vida! Eu escolho o que permanece em mim p a Eternidade. O meu pecado, o pecado do outro, o seu pecado, nunca terá forças para destruir os desígnios de Deus em nossas vidas que são imensos. A Comunidade não é Deus, mas ela é um caminho seguro que me leva para Deus!
Fala iguais robôs...vivem o que o Moisés DITA e irão pro céu...Deus quer destruir as famílias??? Deus é amor...slalom CV é comércio...sabe diferenciar??? Então tá....Boa viagem ao céu ....
Obrigado, Marcela. Você não tem ideia do quanto me ajudou e deve ter ajudado as pessoas. O seguimento de Cristo passa mais pelo amor do que pelo sacrifício. Cremos no perfeito trabalho exercido por Ele e nos verdadeiros e simples mandamentos do amor. Com trocadilho: Shallon ! 😊
Na minha visão, 2 horas dedicada à Deus é pouco se comparado com o tanto de tempo que a gente perde com coisas inúteis. Se aqui na minha cidade tivesse eu amaria ir à missa diária. Faço parte de uma comunidade aqui em MG, nada comparado com o que ela descreve, somos livres para viver como comunidade, por amor mesmo à Deus. Numa situação como a dela não tem mesmo como viver em comunidade. Entendo perfeitamente nesse sentido.
Não foi o primeiro testemunho que vejo sobre a comunidade nesse sentido. A diferença que nem todos respeitam o ponto de vista. Ela comentou exatamente como é a dinâmica.
A questão é que conforme você vai passando mais tempo, todo seu círculo social vira a comunidade. Você não consegue se imaginar fora dela, mesmo sofrendo toda pressão. É como ela disse, até para namorar eles decidem com quem você namora. Já ouvi relato de amiga que se apaixonou por alguém fora da comunidade e eles não deixaram. É difícil porque como ela comentou, não há transparência.
Achei a Marcela super lúcida e não vi nada aí que desabone a Comunidade em questão. Ela apenas percebeu que não era feliz ali, que para ela as regras eram muito pesadas e realmente não são todas as pessoas que suportam essas restrições. Concordo quando fala que as pessoas são destituída de sua autonomia e pior, não são preparadas para um possível desligamento. Isso não desabona a Comunidade porém considero algo que poderia ser pensado por eles pq é uma vida, alguém que sai de lá com mais de 20, 30 anos sem uma boa base para enfrentar o mercado de trabalho é difícil mesmo e também deveria ter transparência e ser comunicado sempre o pq do desligamento ou de qualquer decisão que vai impactar a vida da pessoa e também concordo que mentes sádicas podem se aproveitar das regras para " pesar a cruz" da pessoa encontrando nelas uma " justificativa". Acho super válido a Marcela ter se assumido e retomado sua vida e se levantado psicologicamente após o afastamento de um grupo a qual fez parte por tanto tempo mas acredito que ela já sabia que ao se assumir que poderia acontecer o afastamento de algumas pessoas que ela considerava amigas mas isso também tem o seu lado positivo pois assim ela descobre quem realmente são essas pessoas pois verdadeiros amigos estão com vc chova ou faça sol quanto a Comunidade, ela tem regras baseadas na Fé que as fez existir, na Palavra que eles seguem então nenhum estranhamento quanto a não poder fazer parte pq é sobre a base de Fé, da Religião que eles professam. Colocando aqui numa comparação bem básica: se uma pessoa é flamenguista, pode fazer parte do clube do Vasco? Pode num Flax Flu ir para o lado da torcida do Vasco com o uniforme do Flamengo torcer para o Flamengo???? Bom é por aí! Quem gostar de regras restritas e ter um outro ser humano governando suas vidas se sentirá super bem nessas comunidades, quem não gosta nem entre. Sou Católica, prático a minha fé e respeito todas as religiões, credos, opções de vida inclusive respeito e muito as Comunidades porém não conseguiria viver em nenhuma delas e isso não tira a minha fé, não abala em nada como acredito que a fé da Marcela não foi abalada em nada. Realmente dentro das Comunidades, sejam elas quais forem e de qualquer credo ,quem descumpre ou questiona os estatutos é tipo por rebelde afinal ao entrar a pessoa já sabe que será assim então desencana pq para eles vc sempre será rebelde. Vc já saiu e graças a Deus está bem. Seria muito bom o pessoal de lá rever seus estatutos e dar um suporte psicológico aos ex membros e preparar os membros com estudo para caso um dia queiram sair e entrar no mercado de trabalho!!!! Paz e Bem!!! Shalom!!! Salve Maria!!! Sejam felizes!!! Felicidades Marcela!!! Bom dia a todos!!!👍❤️🌹😊
@@marcelamendoncaadvogada Um abraço querida!!! Desejo a vc toda a felicidade. Fique bem!!! Continue rezando, não solte a Mão de Nossa Mãe Santíssima. Vc sabe que ela não te abandona e te guiará sempre a um porto seguro. Paz e Bem!!!🙏🙏🙏🌹😊😘
Viver a castidade quando você tem tendência a ser homossexual é uma orientação da igreja católica, shalom só está seguindo a Igreja Católica Apostólica Romana.
Essa comunidade nem deveria ser comparada a igreja católica,eu vivi de perto esse inferno demoníaco,continuo sendo CATÓLICA PORÉM NÃO ACREDITO EM NENHUMA COMUNIDADE. Deveriam ser banidas . E ninguém deve julgar ou dizer que não acontece,para alguns a seita é maravilhosa,para outros como no caso do meu irmão e da minha família transformou nossas vidas. EU TENHO UM TRAUMA MUITO GRANDE NA MINHA VIDA POR CONTA DA COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM.
@@valmirsilva9924se ela tem exemplo dentro de casa ..o que tu quer mais ?? Vêem os fundadores como o Deus deles...isso é correto...Moisés não passa de um capitalista que nem imagina que tem jovens com depressão sofrendo psicologicamente ..cadê o ministério público pra investigar estas comunidades ???
Só se fala no papa ....o papa sabe que os jovens são os escravos dos fundadores e dos mais favorecidos dentro da comunidade ?? Sabe não, tenho certeza ...CV tem os seus favoritos...veja os aniversários dos membros mais elevados...já viram ??? Pois procurem ver...vão ficar passados
Fui da Comunidade de vida por um ano, como postulante, foi um tempo incrível onde nosso Senhor realizou a Sua obra. Saí, e sou muito grato, pois aprendi a amar mais ainda a Igreja de Cristo. Respeito a partilha da moça, apesar de discordar da forma como ela diz.
@@mamaedidi2928 Desde o princípio em que caminhei na comunidade (e ainda caminho), eles sempre pontuaram e nos trouxeram como discernimento que cada um tem o seu chamado individual, que pode ser dentro ou fora da comunidade. Nosso primeiro e principal chamado, no entanto, é a santidade, algo para o qual todos nós somos chamados. E isso é algo que qualquer cristão católico deveria saber e viver: pela santidade.
@@mamaedidi2928 Desde o princípio em que caminhei na comunidade (e ainda caminho), eles sempre pontuaram e nos trouxeram como discernimento que cada um tem o seu chamado individual, que pode ser dentro ou fora da comunidade. Nosso primeiro e principal chamado, no entanto, é a santidade, algo para o qual todos nós somos chamados. E isso é algo que qualquer cristão católico deveria saber e viver: pela santidade.
Eu também passei por isso Marcela, sai doente, pq eu não podia questionar. Ainda passei 6 anos,no final.ficou insustentável pra mim. Sai e hoje sou feliz.
Assistir a live ao vivo e também assisti novamente, hoje. A sua experiência Marcela, apesar de única e pessoal, é também a experiência de muitos jovens que já saíram e outros que irão sair. Cada um ao seu próprio tempo. Alguns (não) vão deixar a instituição, sabemos como ela é acolhedora para aqueles que se encaixam as regras, e conseguem ignorar (de certa forma) as falhas humanas e estruturais. Admiro seu testemunho e conheço tantos outros semelhantes e me enche de esperança saber que é possível superar esse período da vida. No meu caso, foram 6 anos. De todo ruim? não. Mas, senti na pele e muitos dos seus relatos. Quem ousar dizer que seu testemunho foi desrespeitoso ou mentiroso, de fato, já está cego pela alienação. É sempre válido questionar, mesmo aquilo que amamos. Obrigada pela sua coragem, muitos não a tem.
Tem várias mentiras, tipo, todo discernimento tem um retorno, e como é um discernimento tem escuta sim, antes e depois. Tipo,.o que ela falou do desligamento de um dia pra outro não existe, é um bom tempo de discernimento.
@@ceferrish Bem, são muitas missões então.. é complicado responder por todas. Pode sim, ter acontecido na missão de Marcela. E não acontecer na sua. Algumas respostas podem ser pouco especificas, como "não é tempo ainda". E não ter muito o que dialogar depois. Já sobre o desligamento ele pode demorar anos, quando pedido pelo membro ou pode ser imediato se solicitado pelos membros da comunidade. Por exemplo, um casal (homem e mulher) de namorados, descobre que estão gravidos, se eles forem consagrados o desligamento é imediato. Pelo menos na minha época se dava dessa forma. Mas, como eu disse, são muitas missões e talvez na sua possa ter sido diferente.
@@ceferrishVocê está pautando no que viveu como comunidade de aliança e vê de fora, mas dentro da comunidade de vida já vi irmãos serem desligados da noite para o dia sim e também enrolarem muito para dar o discernimento, adoecendo ainda mais a pessoa! Espero do fundo do coração que isto mude um dia!
A questão não é sair..m é como sair, sair bem, e não frustrado, sem mágoas,sem feridas, para não sair buncando compensar a frustração falando besteira, generalizando as coisas...m ninguém entra obrigado, é claro que ela não teve vocação para isso... Eu fui da comunidade, sai, sai bem, sou grato por tudo, não perdi nada, ganhei tudo, fatia tudo novamente
Pois concordo com ela plenamente , fui da comunidade aliança de misericórdia , católica praticante , minha filha noviça em um convento, até que despertei .... estou livre para viver minha vida , dediquei 30 anos da minha vida servindo em paróquias, quermesse é pastorais , vi muita hipocrisia , cansei , depois do que aconteceu com minha filha fique doente, bom já estava quase arrebentando minha corda ,agora não sigo nada , vivo em paz é livre , vi é escutei muita coisa...cansei 😉
Shalom para sempre! Que alegria ser um pequeno e frágil vaso de argila que traz dentro de si um tesouro inestimável, a Vontade de Deus, minha vida, o meu mais profundo EU, minha alegria, minha Paz, meu Shalom!!!!!! Feliz 42 anos pra comunidade que me resgatou e resgata tantas vezes dos meus achismos, egoísmos, hedonismos e me leva para o meu lugar: o lado aberto do Ressuscitado que passou pela Cruz!!!!!!!
@@babi-z1j minha querida, estou a 17 anos aqui, é a metade da minha vida, acredito que eu tenha autoridade pra falar sobre algo que é a minha mais profunda identidade! Nós somos uma vocação de fracos, dos piores, miseráveis até, mas escolhidos por Nosso Senhor para na nossa pobreza, manifestar a glória e o poder do Cristo, nossa Paz! Essa moça falou da experiência que ELA teve, eu devo manifestar a MINHA experiência, que é a melhor parte da minha história!
Boa noite a todos! Impactante o relato de Marcela na CS. Toda minha admiração e respeito pela decisão e CORAGEM de ter saído pra tentar restaurar sua Vida, usufruindo do livre arbítrio que o ESPÍRITO CRIADOR nos presenteou. Seu relato é bem parecido com o relato de uma menina aqui onde moro, que entrou pra comunidade shalon ficou 10 anos. e por razões que vc expôs, ela decidiu tb sair, hoje com 27a, se encontra vagando sem rumo nem direção pelas ruas da cidade que mora. Passou por psicoterapias, devido a tentativa de suicídio. E hoje julho de 2024 ainda nao recuperou sua saúde fisica, emocional, mental e espiritual. A contribuição do seu relato Marcela é muito importante como ALERTA SOCIAL, que em nome de uma comunidade católica ocorre a prática de SEITA que tolhe a liberdade de muitas pessoas levando-as ao desencanto pela VIDA. Deus nos abençoe com discernimento e sabedoria pra escolhermos bons caminhos nesta dimensão/vida! ❤❤❤
Parabéns pelo constante conteúdo imprescindível, Daniel! Fui vocacionado dessa comunidade e minha esposa foi membro. É uma comunidade que aliena em seu fundamentalismo religioso, preenchendo vazios e carências através de ferramentas utilizadas em quaisquer massas (sejam seitas ou governos totalitários, por exemplo), desde regras a padrões de comportamentos, danças, preconceitos, radicalidade (eles mesmos se autoproclamam radicais, cujo lema que gritam é possuirem "a felicidade que não passa" a oferecer), enfim, com direcionamentos impostos muito bem construídos sempre objetivando essa subserviência a pessoas que se denominam detentores das "vontades de Deus" e com base nisso alicerçando toda a sua poderosa influência psicológica e financeira a quem sobretudo se sente deslocado e encontra ali uma porta aberta para se sentir alguém, galgando degraus e abraçando quaisquer abusos e contra qualquer mínima racionalidade ou questionamento, como se poderá ver em alguns comentários. Ela brinca com vidas enquanto úteis a si, num sistema radical que foca sobretudo em dinheiro, deixando claro a predileção por jovens e casais e pessoas ricas, inclusive pregando a necessidade de construção de mais de um centro em grandes cidades nas quais se possam encontrar apenas pessoas dos mesmos níveis sociais, como sendo ideal um lugar para quem tem poder aquisitivo e outro para quem não tenha. Descartam "funcionários" (denomino assim porque, apesar de não pagar imposto, sua estrutura remete absolutamente a uma empresa, porém ancorada numa troca muito mais perigosa e de dependência, sobretudo emocional) como se fossem lixo, quando não mais conseguem angariar o que deveriam, acima de tudo se adquirem problemas psicológicos. Tudo o que lhe é divergente é demonizado e carregam consigo sempre uma hipocrisia inestimável; o duplipensamento que Orwell definiu. Escândalos sexuais da igreja são sempre silenciados e padres ou líderes corruptos são sempre não apenas enaltecidos como santificados por aqueles que afirmam defender a vida enquanto simultaneamente protegem criminosos (vocês jamais os verá tomar posição contra casos de abuso infantil, mas pedem silenciamento) e condenam e proclamam fruto de pecado, por exemplo, crianças [e seus pais] quando nascidos antes do contrato religioso (lê-se casamento, cujo divórcio também é permitido desde que os cônjuges sejam ricos). Tudo isto cito por cima, mas relembrando histórias vivenciadas ou testemunhadas no decorrer dos anos que lá estivemos em posições privilegiadas. Mais uma vez, parabéns! A você também pela coragem, Marcela!
Minha mãe está doente,com problemas psiquiátricos devido 30 anos de igreja o cardiologista pediu q nós a levassemos ao psiquiatra,mas ela não aceita ir,tornou- se uma pessoa insuportável graças as doutrinas da Deus é amor 😢
@@celsomarcelinobuzil5151 examinai as escrituras, se tem fundamento bíblico está igreja... Senhor ilumine é de forças para vcs, que ela recupere a saúde. Amor de jesus e Maria a todos 🙏
Qnd nossos olhos estão vendados pela doutrina, por hierarquias dentro de igreja ou comunidades, por religião, deixamos de exercer o bem mais precioso que Deus nos deixou quando o véu do templo se rasgou: O LIVRE ARBÍTRIO! REFLITA!
Errados ! A grande maioria das pessoas é feliz dentro da Igreja e da Comun. Shalom ... e além disso são salvas de um mundo frio , individualista , disfuncional , sem Deus , doente e "sem alma" ... que é o local aonde vcs escolhem estar ... com toda a "liberdade" que parece libertinagem ( é só ver o número de pessoas vazias ... com depressão , síndrome do pânico , crise de ansiedade , síndrome de burnout , etc ) É lógico que há pessoas que atravessaram experiências ruins na Igreja e na Comun. Shalom ... mas são minoria ... e esse tipo de coisa ocorre em todo tipo de ambiente ( acadêmico , esportivo , corporativo , familiar , etc ) E , em relação ao livre arbítrio, continuamos tendo-o na Igreja e na Comun. Shalom ... porém , por opção própria, o submetemos aos Mandamentos , à Sã doutrina católica e aos dogmas ... e, com isso, buscamos agradar ela Deus sendo adoradores em espírito e em verdade e servindo a Deus em santidade e justiça... para entrar na Vida Eterna com o Cristo e Sua Igreja . E faço a Vontade d'Ele ( e não a minha ) por Amor a Ele !!!
Entrevista perfeita. Fiz parte por 1 ano e não tiro nadinha nas falas. Tenho uma ex amiga que hj é celibatária e desfez amizade comigo. Na época, meu marido ficava horrorizado com tanto compromisso queveles te colocam pq veem "potencial", qdo vc percebe já está se culpando por não "doar" seu dom para "Deus" o que foi Ele mesmo que te deu... hj em dia, passo longe.
Sou casada trabalho o dia todo e durante os intervalos do almoço eu oro, leio e já volto pro trabalho com o terço na mão. Minha vida não teria sentido sem a comunidade catolica shalom. Acontece é que ela quer coisas do mundo e o mundo jamais vai entender o que é uma vocação. As pessoas não entendem que o céu é muito caro e Deus permite provações, a mágoa dela foi com pessoas e ela juntou tudo. Vocação requer sacrifício e se fosse fácil como é o mundo a porta que Jesus mostrou era a larga não a estreita. Ingrata ela é muito.
Eu tbm fui da comunidade durante 18 anos, e sinceramente acho que tudo é interpretação pessoal!! Amo a comunidade, sou grata a comunidade, pois foi ali que eu aprendi a amar a Igreja Católica e a viver melhor minha fé!
Na minha adolescencia participei do Shalom. Minha me mae obrigou a entrar para um grupo religioso pq ela me achava revoltada. Tres dias de retiro foram suficientes para eu amar o Shalom e querer participar de ministerios, comunidades, etc. Eu virei outra pessoa. Eram tantas coisas absurdas q eles colocavam na sua cabeca q vc tem certeza q o mundo todo esta errado e so aqueles q estao ali detem a verdade. E o pior eh, sim, qd vc esta la dentro, vc acha q esta fazendo tudo por livre arbitrio. Minha mae logo percebeu q ali as coisas eram muitas radicais e comecou a me desencorajar. Foi a melhor coisa q aconteceu na minha vida!!! O radicalismo ali reina. Eh sufocante!!!
Já tive uma pessoa próxima a mim que largou tudo! carreira bem sucedida, bens materiais, amigos, família, pra se juntar a essa comunidade, sempre achei muito estranho, agora pude entender melhor.
muitos vão pela miragem de pertencerem a algo, a miragem de sentimentos novos de serem finalmente amadas, reconhecidas, pertencerem a uma família supostamente feliz e ainda por cima com ligação direta ao construtor dos planetas e das galáxias. é uma proposta ao nível das histórias infantis, mas em que momento as pessoas se tornam adultas? cada pessoa tem as suas necessidades e sobretudo carências. e deus a assistir a tudo isto... Deus tem uma panilha com a lista de todas as religiões, seitas e mitologias já criadas pelo ser humano em todo o planeta Terra desde o Neolítico. é uma colossal que só deus consegue processar e mastigar... e deus fica-se perguntando: onde eu falhei?
Me coloco a disposição para falar sobre a comunidade. Não há obediência cega. Cada pessoa vive a vocação, segundo a sua realidade. Eu sou casada, meu marido e meus filhos não são da comunidade, eu sou professora trabalho na Universidade e vivo de acordo com minhas possibilidades.
Essas comunidades geralmente tem tudo uma vibe de seita, é impressionante. E ainda veio um monte de gente da comunidade invalidar o que ela falou, geralmente os comentários aqui do canal tem gente sensata, mas desse episódio veio vários critica-la pq ta sendo ingrata e etc, mesmo depois do que ela sofreu, ela aguentou foi muito e ainda foi simpática. Então ao invés de ficarem ofendidos, revejam o que é feito nessa comunidade.
Engraçado que só é sensato a pessoa que concorda com o ponto de vista dela, o da maioria que conhece e vicue uma experiência diferente da dela não são sensatos, são fanáticos. É sério isso???
Não tem o direito nem d emendar..porque estão sobre o efeito de lavagem cerebral ...os jovens não pensam...só se escravizam pra sustentarem a comunidade ...quem pede doações?? Quem vão atrás de comida?? Quando adoecem se os pais não tiverem como tratar ? Quem vai cuidar ?? Respondem aí...aí....
O Shalom tem seu lado muito positivo, no sentido do encontro e intimidade com Deus. Ajuda na mudança do ser humano com suas formações, e também na ajuda a própria igreja. Peca, e muito no querer possuir seus membros. A comunidade é um centro de radicalidade, e infelizmente de “hipocrisias”. Passei 7 anos lá, e tenho boas recordações, e também não muito boas.
sim, sou muito grato a Deus pelo tempo que passei vivendo o Carisma, mas hj tenho muitas críticas à Instituição-Comunidade. Aliás, acho curioso como realmente em algumas pessoas a coisa funciona como uma seita que deve ser defendida a qualquer custo. Basta ver os comentários
@@gabrielturquia98 porque servem ao homem , a CV num tem estatuto feito pelo fundadores?? Deus ensinou o amor ...a amar.. Eles ensinam a deixarem de amar ..deixarem de amar a sua própria família...pergunte a Emmyr Nogueira se ela não tem uma família com filhos e netos ??? E porque os jovens da CV não pode ter também??? Deus está na família também...tô errada ?? Diz aí
📚 Formação em Ciência e Filosofia do Instituto Ponto Azul: institutopontoazul.com.br/
🧠 Cursos de Ciência e Filosofia do Instituto Ponto Azul: institutopontoazul.com.br/plus/cursos/
🔗 Cursos de Psicologia Clínica do Instituto Ponto Azul: institutopontoazul.com.br/psi/cursos/
💙 Torne-se membro deste canal para acessar benefícios e me apoiar: ua-cam.com/users/danielgontijojoin
✏ Canal do Instituto Ponto Azul: www.youtube.com/@InstitutoPontoAzul
📕 Livros sugeridos:
- A ciência tem todas as respostas? (Sabine Hossenfelder): amzn.to/3UGxoNA
- Filosofia da Religião: uma introdução (William Rowe): amzn.to/41YbE3d
- Deus, um delírio (Richard Dawkins): amzn.to/3iuZ97z
- Despertar: um guia para a espiritualidade sem religião (Sam Harris): amzn.to/327uB50
- Como Jesus se tornou Deus (Bart Ehrman): amzn.to/36SoUtO
- O que Jesus disse? O que Jesus não disse? Quem mudou a Bíblia e por quê? (Bart Ehrman): amzn.to/2Kgo7Lz
- Por que não sou cristão (Bertrand Russell): amzn.to/3s87qSZ
- O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro (Carl Sagan): amzn.to/3284OKV
- Cultos: a linguagem secreta do fanatismo (Amanda Montell): amzn.to/3ThEd7v
- Paranormalidade: por que vemos o que não existe? (Richard Wiseman): amzn.to/32EaAUL
- O livro dos milagres: o que de fato sabemos sobre os fenômenos espantosos da religião (Carlos Orsi): amzn.to/3IDqOzY
- No armário do Vaticano: poder, hipocrisia e homossexualidade (Frédéric Martel): amzn.to/3XruoWq
@@DanielGontijo fujam desse instituto ponto azul. Assistam Padre Paulo Ricardo.
Gostaria muito de uma oportunidade de poder falar da minha experiência.
A comunidade Shalom tem suas regras. É maravilhoso dedicar-se a Deus inteiramente. Só a experiência com Deus nos realiza.
Só quem ama verdadeiramente a Deus consegue entender a beleza dessa entrega. Ser Shalom é vocação .E quem vive essa vocação é feliz verdadeiramente.❤ Lauraci Martins
Poxa 😕 kd o @ da Marcela?
@@tiagorochadasilva1292porque não fala ???
Como sempre digo, lá fui ferida fui, mas mil vezes mais fui curada, lá fui testemunha de pessoa que pregam uma coisa e vivem outra sim, mas mil vezes fui testemunha de coerência de vida.
Em todos os lugares, em todos os ambientes haverá pessoas e pessoas.
Aquelas que são boas, e as que são ruins, aquelas aproveitadoras e as generosas e etc.
Se não queremos viver frustrações, não é nesse mundo que devemos estar.
Quase 10 anos de missionária e sou grata a Deus por tudo que vivi na comunidade shalom, tantas pessoas que hoje são grandes amigos.
Sinto muito por tudo que essa moça viveu, que as piores coisas foram alimentadas. Deus te ajude a curar todas essas feridas minha irmã.
Eu estou na comunidade de Vida a 29 anos e sou muito feliz e realizada com a vida que Deus me chamou e eu respondi, livremente com um sim feliz Feliz.
Lamento que o Espírito Santos não tenha conseguido atuar nessa moça. Pertencer a uma comunidade católica tem regras e preceitos. Precisa despertar vocação para a missão. O Cristianismo tem regras e preceitos. Ela sabe tão pouco do Espírito de Deus que sequer conseguiu apreender o propósito da comunidade e demorou tempo demais para descobrir as verdades pessoais que está vomitando nessa entrevista. Podia ter saído muito antes. Quem não tem vocação para o cristianismo tem que ficar no mundo. O que não pode é "querer" se envolver e não aceitar nada da hierarquia e da disciplina. Tenho ciência de que nenhuma estrutura humana é perfeita mas não creio que ela esteja sendo fiel com a verdade. Eu fico pensando o que seria da Marcela se ela tivesse que prestar serviço militar linha dura como tem muitos países. Pelo menos, ela não teria envolvido o catolicismo e a Palavra de Deus nas concepções nada espirituais dela. Triste. Que o Senhor Jesus tenha misericórdia.
🎉 0:09 0:09
Sou católica e não a condenoEla falou as verdades que sentiu e passou e tem todo direito de faze-lo.
Não gosto desse tipo de coisa, Cristo liberta, então lhe dá amarras. Por exemplo, em quem os líderes mandam vcs votarem, vcs tem que votar, e isso é podre.
@@izaiaslourenco9975 isso tirar autonomia da pessoa. Acaba virando um robô
@@inezmurarowilimann5940 regras não salva ninguém. Quem salva é Jesus eucarístico. Religiosidade não quer dizer que a pessoa é crente
Amo a Comunidade Shalom❣ Fui membro por 14 anos e só saí porque tive que cuidar de um tio e depois da minha mãe. Só tenho gratidão.
Uma pena q vc não conseguiu dispensa pra cuidar do seu tio e se manter na comunidade né? Aliás, cuidar do seu tio para a comunidade não entra na categoria de praticar a caridade ne? Vc teve q sair da comunidade pra exercer a caridade em um ato concreto!
@@aleteiadavoli632parabéns por explicar o que eu já havia falado antes..a CV não aceita que seus jovens tenham contato com suas famílias ...as famílias só servem na hora de ajudar né mesmo Moisés, Emmyr ee sua prole de capitalistas
Os estatutos da comunidade,acima dos estatutos bíblicos. Não precisa ser um teólogo ou um gênio para ter essa percepção. A caridade é somente dentro da instituição? E , a família? O papa vem falando sobre isso....
Eita foi negado o pedido de cuidados do tio e da própria mãe, lamentável sua expulsão 🤷🏻♂️
Não tenho nem palavras para definir o que essa mulher está falando...
Fui também da comunidade por alguns anos, e foi o lugar onde mais cresci no amor de Deus e dos irmãos, sou tão grata a Deus por me permitir viver na comunidade católica Shalom !!!
Doi meu coração ouvir suas palavras, e não é porque vc está falando mal da comunidade, mas pelas feridas que me parece que ainda sangram.
Deus tenha compaixão!
Shalom para todos os povos!!! Feliz 42 anos Comunidade Shalom. Quantas vidas transformadas, amadas e salvas.
@@jarbasmaximo9981 não aceita correção fraterna
@@jarbasmaximo9981 e quantas também estão saindo doente de lá.
Deusiilivre ... ....destruidor de famílias
Cala a boca.
Concordo bastante.
A minha vida foi transformada pela comunidade
Vale lembrar que a comunidade Shalom tem um caminho vocacional muito sério e Longo, onde os vocacionados são acompanhados de maneira muito séria! Cabe ao discernimento do “candidato” aceitar ou não , até hoje não fiquei sabendo de sequestro para entrar na comunidade. O compromisso é livre e maduro ou ao menos deveria ser.
Os compromissos com a comunidade são feitos ao longo de uma caminhada de discernimento e liberdade, para ficar ou não, ao ser desligado da comunidade os formadores ( os quais o candidato se colocou livremente) acompanham o candidato espiritual e psicologicamente … cabe aos formadores o discernimento desse acompanhamento.
Não sou nem nunca fui da comunidade, na verdade nem frequento mais igreja, mas fica aqui meu respeito e admiração a comunidade Shalom.
Verdade, essa moça queria que a comunidade se adaptace a ela e não ela se adaptace a comunidade,que conversa mais chata.
Querendo ficar famosa.
Sequestro não...lavagem cerebral sim
Vamos coloca lá em nossas orações. Ela não se converteu! Ela fala do casamento como alguém do mundo, esta claro que ela não conseguiu entender a proposta do Evangelho . Nem vou assistir tudo! Comunidade Shalom Deus esta com vcs!
O inimigo esta furioso nesse mundo, atacando de todos os lados!
Até agora, quase uma hora de conversa, não entendi nada que essa mulher alega ter saído da comunidade. Acredito que o problema está nela e não na comunidade Shalom
Deus tenha misericórdia!
Interessante que VIVÊNCIA, EXPERIÊNCIA e EXPECTATIVA são questões completamente SUBJETIVAS e PESSOAL. Fui membro da comunidade também por 09 anos, mesmo tempo que em a entrevistada, contudo, NUNCA vivi as experiências que estou ouvindo serem partilhadas neste vídeo. Ao assistir o vídeo, inclusive, tive a sensação de estar ouvindo sobre um lugar que sequer conheço. Sair e continuar sempre foi uma decisão MINHA, não do outro, nunca fui obrigada a absolutamente nada.
Sou extremamente apaixonada pela comunidade, pela história em que construí durante esses 09 anos e, sobretudo, pela mulher que me tornei pelo auxílio da comunidade e seus membros. Presenciei muitos resgates impossíveis, eu mesmo sou uma testemunha viva disso, assim como toda minha família.
Mais uma vez, acolho absolutamente tudo que foi partilhado pela entrevistada, mas, definitivamente, essa é a EXPERIÊNCIA DELA, não a minha e, por isso, me senti motivada a também partilhar da minha experiência.
Santa noite à todos!! Aos membros da Comunidade Católica Shalom, minha eterna gratidão!!
Não falou em Deus....
Estranho.
DEUS realiza grandes coisas através do seu sacramento a Igreja: Una, SANTA, Católica, Apostólica sediada em Roma
Concordo com a sua fala! Nao desmerece o que esta moça vivenciou mas desconheço tudo isso que ela relatou! Infelizmente como em todos os lugares tem os que sao abusivos querem ser a autoridade e nao estao seguindo os mandamentos de Jesus! Amai vos uns aos outros como a ti mesmo! Infelizmente essa comunidade que ela frequentou Nao representa a todas as comunidade!😢
@ANTONIOFERREIRADEOLIVEIR-cm6zq Para ter Deus no coração e na vida não precisa mudar de nível. Todos somos iguais perante Ele que é amor
Partilho da mesma opinião sua. Não é dessa forma que foi exposto, e uma coisa me incomodou na fala dela, não há caridade, não há amor e nem a paz que Deus é... ela dissocia a Shalom do Evangelho, das leis da igreja e do catecismo... o Estatuto foi escrito com base nesses pilares e aprovado pela igreja, inclusive pelo Papa. E muita da fala dela é distorcida, equivocada. Mas como vc disse as experiências são pessoais... eu nunca vivi o que ela diz!
*pelo vaticano
Com todo respeito, essa moça, não daria certo em nenhuma ordem religiosa. Essas congregações exigem ordem, disciplina e espiritualidade.
Caramba...você resolveu todos os meus problemas! Era a sua luz que estava me faltando...Como eu vivi todos esses anos não entendo isso...Ahhhhh Meu Deus! Obrigada Senhor pela luz que você mandou pelo Celso! Que discernimento! Que capacidade de compreender o mundo e o outro!
Concordo. No início já mostrou o quanto era desobediente.kk imagina depois de adulta.
Né? Pelo que ouvi ela não gosta de obedecer , nem ser contrariada
Mesmo Adão e Eva vivendo sua humanidade no desobedecer, Deus os amou. Deus enviou por amor, seu filho para salvar os desobedientes. Depois Jesus manda perdoar 70 X 7. Na Bíblia fala que "as misericórdias do Senhor renovam-se a cada manhã", as dos irmãos, humanos, cristãos "NÃO"!
E o que conseguimos identificar que a maior dor é de falta de aceitação e ter que seguir regras. Que Deus abençoe e que ela consiga entender que ela é o que Deus pensa dela, que os ostros são os outros, que ela não precisa de aprovação das pessoas. Ela fala muito que não era aceita, que era rotulada, existe feridas aí. Sempre esperava reconhecimento e gratidão pelo que fazia, mas Deus sabe de tudo e ele enxerga ela e tudo o que ela fez é faz.
Marcela, eu sou discípula da Comunidade Shalom, e rezo por vc. Peço perdão por td que vc passou e passa. Eu te acolho no teu sofrimento e se precisar de qualquer coisa, verdadeiramente, estou aqui! Fica em paz!!!
29:14
@@fabiolaleitedelima8830 é lindo ser discípulo, eu queria ter sua paciência e sua caridade neste momento. É isso aí Discípula. Eu já fui discípulo rsrs
Legal, é assim que devemos ser
@@fabiolaleitedelima8830 Esse é um verdadeiro espírito cristão!!! Deus te abençoe!!!🙏🙏🙏🌹😊💓
Era exatamente o que ela precisava lá dentro…
Encontrei a comunidade Shalom num momento crítico do meu casamento, meu esposo recebeu um convite (dentro do metrô) para um grupo de oração de casais...
Relutei para ir, mas quis dar uma chance para Deus, eu disse, "eu só vou essa e vez e nunca mais voltarei lá"...
Fomos acolhidos por um casal que nos ouviu, orientou, rezou por nós... e dia após dia Deus foi curando feridas, restabelecendo a paz...
Mais tarde, agora mais inserida nos encontros, e na comunidade, enfrentamos um grande desafio... Meu esposo sofreu um AVC, eu com dois filhos pequenos, me via incapaz de estar numa UTI e em casa, mesmo com suporte de alguns familiares...
Então a comunidade Shalom fez uma escala de pessoas para cuidarem do meu esposo nas madrugadas, cuidaram também de mim com orações e acolhimento, se dispuseram a cuidar dos meus filhos para que eu pudesse acompanhar meu esposo...
Eu fui imensamente amada por Deus por meio da comunidade, eu fui salva, eu toquei em Deus vivo e real por meio de irmãos que não são de sangue, na ocasião da escala na internação do meu esposo, eu não sabia o nome de alguns e se dispuseram a servir Cristo sofrido em um doente internado... Aquilo me estremeceu, no mundo de hoje isso não existe.
Caso você hoje tenha curiosidade de ir até um centro de evangelização da comunidade Shalom, você vai encontrar ali missionários, pessoas normais, pessoas sofridas, pessoas felizes, pessoas talvez indiferentes, porque todas vivem um processo de conversão, eu sou uma delas...
O nosso olhar jamais pode se deixar parar nas pessoas, a cruz, a cruz ... É nela que fixo meus olhos, diante dos erros da igreja, da comunidade, do irmão, é na cruz que fixo meus olhos...
Diante do tocar da comunidade em minha vida eu só posso agradecer a Deus por aquele encontro no metrô, por aquele missionário que resolveu olhar para o lado e convidar um estranho, sem ao menos imaginar que o casamento dele estava por um fio... que tantas lutar ele travava... Mas Deus sabia...
Obrigada Senhor pela comunidade católica Shalom, obrigada pela vida ofertada de cada missionário, nunca será em vão!
Shalom!
Seu testemunho me emocionou. Que Deus abençoe você e sua família. 🙏🏻
Sai da comunidade ano passado,fui membro da comunidade como aliança,tem seus onus e bonus,mas ninguem é obrigado à estar la dentro,tem gente que tem o defeito de nao conseguir dizer "nao" assim como tem gente que tem o defeito de lascar com voce lá dentro como uma familia,vivi meus melhores momentos la dentro mas eram muitas responsabilidades,era o centro da minha vida,ficou insustentavel e eu sai muito de boa graças a Deus,o carisma é lindo,mas tem gente que realmente estraga
@@carolinasilva9502 se fosse tão lindo ninguém sairia ...é ainda não tem nem o direito de ter o livre arbítrio de dizer o porquê ter saído...medo de que ? De quem ??? Robôs não tem o direito de pensar né mesmo ??? Hipocrisia geral
@@mamaedidi2928 falei baseado na MINHA EXPERIENCIA,cada um tem a sua,sou eternamente grata a comunidade,me transformou em uma mulher,mas assim como todo ciclo,alguns se fecham e outros se abrem,e o meu se fechou DENTRO da comunidade,mas nem por isso deixei de admirar as Formações e a forma de vida,se você está ferida com algo procure rezar ou vá fazer terapia,descontar na minha experiência não vai ajudar em nada
@@mamaedidi2928 sai porque não me via no para sempre,assim como alguém que faz uma faculdade e chega no meio do caminho e vê que não é aquilo que almeja pro resto da vida,nem todo mundo precisa de polêmica pra sair de instituições religiosas
Acho que agora deveria vir o relato de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pelo ministério. Pessoas que saíram dos vícios, que tiveram sentido de viver, desistiram de um suicídio, tiveram suas famílias restauradas. Não devemos menosprezar a vivência dela, mas também não devemos reduzir um ministério somente a esta vivência. Hoje ela está feliz não sendo membro da comunidade e não há mal nisso. Também existem pessoas e muitas que são felizes vivendo esse carisma e não se vêem em outro lugar e não por imposição, mas pela liberdade que o evangelho traz a elas.
Exatamente 👏🏼
Excelente ideia! Mas o plano desse canal de ouvir a desconstrução da Santa Igreja e denominações protestantes!
O objetivo é somente ouvir discórdias e transbordar para todos!
@@celsokelher9631Triste isso. Eu não conheço o canal. Apareceu aleatório pra mim e parei para assistir, mas em nada mudou o meu amor pelas comunidades.
Aquece o coração ler comentários como o seu. O certo virou errado e o errado virou certo.
Nenhuma Comunidade é perfeita, mas pelos frutos se conhecem as árvores. Muitas pessoas que passaram pela Comunidade Shalom dão testemunhos de vida muito diferente do que está sendo exposto aqui...
Deus seja louvado pelas mulheres e pelos homens imperfeitos que dão a vida pelo Reino de Deus e produzem muitos frutos.
Acredito que o seu ponto de vista seja pq não há, ou havia, espaço para a fala...
minha amada se vc não está feliz ao lado de jesus de seus. seguidores vai em paz vc é livre mas não vai difamar as coisas de Deus porque vc vai pagar por isso
Eles próprios se reconhecem imperfeitos, se consideram vasos de argila, os mais fracos e pecadores, Deus se utiliza deles pelo seu infinito amor.
Fizeram dessas palavras uma música. Shalom para o Shalom
Mas era para ser
Moça você tá longe de Deus. Tem alguém te enganando e você sabe quem.
Você percebe na fala de Marcela que houve uma frustração em não fazer sua própria vontade. Não houve entendimento profundo sobre uma vida vocacional. Outra coisa trata da liberdade na escolha de estar ali ou não, com 18 anos qualquer pessoa pode escolher participar ou não, tanto que, em algum momento ela decidiu se afastar.
Repito, a falta de compreensão sobre a própria vocação (o próprio chamado) despertou esse sentimento negativo de que perdeu a própria liberdade. Não sou da Comunidade Shalom, mas conheço o trabalho sério que ela faz na igreja. Não se sente a vontade de ficar, viva sua vida da maneira que quiser, mas em outro local. Assim é em qualquer instância social.
Paz e Bem!
Como falei é questão de Vocação
Os relatos dela não são normais. O que fazem é assédio moral, violência psicológica, é uma violência contra a dignidade de cada indivíduo. Roubam o indivíduo dele mesmo.
Qdo a pessoa quer seguir a vocação de Jesus Cristo, a 1a coisa que Ela renúncia é o tal " Portal/porta "
do livre arbítrio, liberdade
( no caso, do mundão secular, pessoas hedeonistas , vícios, prazeres da carne, que consequentemente levam ao pecado... ).
Pessoas que gostam de liderar a Si mesmas, ( eu/ego).
A vontade de Deus é melhor e Soberana, pq ele sabe ver o Futuro das pessoas ( onisciente onipresente onipotente ). ELE, sabe se sofreremos , com nossas escolhas e etc...
Por exemplo, qdo Deus coloca um limite, é pq sabe que vai fazer mal a pessoa. Por exemplo, pecado da gula, é uma lei, pq tem pessoas que comem demais, e podem morrer de veias entupidas, diabete...
@@eliananascimento2215
O chamado é pra quem se incomoda, com o mundo secular, vida de prazeres , vícios, etc...
Para quem acha que o atual modelo social ( que não é o modelo que Jesus Cristo, deixou ), está bom, nem querem " o chamado "...
Perfeito
Uma pessoa me sugeriu esse vídeo, de início não quis ver pois sei que os temas tocadas são deveras sensíveis, mas assistindo (ouvindo) com calma, pude encontrar pontos que não posso negar, pois assim como na Igreja e sendo parte dela, nossa comunidade é formada por homens e mulheres, pecadores, limitados, que buscam de fato uma santidade neste mundo, e não uma santidade desencarnada, como anjos, sem hipocrisia, mas assumindo nossa humanidade de que sem a graça somos sim capazes de ferir, prejudicar, e por aí vai... A Marcela não foi a primeira a se chatear, nem será a última, dentro da fala dela, nos minutos finais, aquela voz embargada é que nos atesta de que o que ela viveu foi real, a experiência foi real, a oferta de vida foi real, e frutificou, talvez ela nem saiba o quanto frutificou, mas tristemente ela escolheu pelos motivos dela, que são justos, abrir mão do caminho. Aos que estão atirando as pedras, continuem, não será a última vez que as perseguições acontecerão no seio da Igreja. A nossa Igreja nos confirma na missão que desempenhamos, impossível não haver feridos ou decepcionados ao longo desses 42 anos. O que mais ecoou para mim nas falas da Marcela, foi um grito de socorro, que muitos irmãos talvez passam por coisas semelhantes, "é mais uma gota no oceano" mas o que posso fazer e lembrar destes fatos e torcer para que eu não seja mais um "opressor" dentro da Comunidade, livrai-me Senhor e enviai-me aos que precisam ser acolhidos e amados. Perdão Marcela, em nome da Comunidade que você diz não lhe dar abertura, perdão você não ter pra quem "soltar o seu grito, ou clamor" mas vamos orar para que esses erros possam ser dirimidos cada vez mais. Sou feliz por ser Shalom.
Confirmo Bruno. Só percebo o entrevistador desonesto intelectualmente.
Sabia partilha irmão.
Só se jogam pedras em árvores frutíferas!
Que gente nefasta e fanática
vc de todos os membros comentando q vi aqui foi o mais sensato
@@BrunoBorgesShalom pra que tanta radicalidade pra ser santo ?? Abandonando a família vc acha que será um dia santo ??? Honra teu pai e tua mãe filho de Deus .. segue a Jesus e não a uma instituição que só pensa em se dar bem financeiramente em cima dos desfavorecidos...Jesus tá onde o buscamos ...
Essa garota queria que a comunidade se adaptasse ao modo de vida dela, Jesus ama o pecador e não o pecado
Exatamente...foi o que eu pensei.
Disse tudo
Confio na comunidade shalom é uma comunidade santa.
Se ela relata que foi destravada, recebeu o preconceito e até a desconfiança para que não partilhasse um ambiente com uma outra mulher noiva de alguém, ou soube de orientações para que outras moças não ficassem de proximidade e amizade com ela , ... acha mesmo que foi um local digno e pessoas confiáveis ? Isso não tem nada de amor em Cristo e se ele ama os " pecadores " , então ele deve amar e compreender os " pecados " de quem agiram tão mal contra ela. Fez maravilhosamente bem e estar fora disso agora.
Desnecessário falar de um local que conviveu.
Não sei se fico feliz ou triste por ter me encontrado taaanto na fala da marcela! Eu também passei 10 anos na comunidade... que loucura ver uma pessoa compartilhando experiências tão parecidas
Conheço a Comunidade Shalom mais de 30 anos. Não faço parte, mas SÓ VEJO LÁ PESSOAS RESGATADAS! Uma ESPIRITUALIDADE MUITO FORTE! Rezo por eles para missão deles! E também peco a DEUS por MARCELA, suavidade interior seja iluminada! SHALOM!
Cada um acredita naquilo que cega
Não julgo a experiência pessoal de ninguém, pois como disse anteriormente é algo pessoal. Passei aproximadamente 10 anos na comunidade de vida no Shalom e hoje não faço mais parte da mesma por alguns motivos particulares, porém frequento as missas em seus centros de evangelização, bebo da sua espiritualidade e em resumo trago um profundo carinho e um verdadeiro respeito por ela.
Acho que como qualquer outra comunidade ou instituição possui suas imperfeições ou falhas, uma vez que, são compostas por pessoas, isto é, pecadores como todos nós. Entretanto, sou eternamente grato a tudo que recebi dela, formação, experiência, amizades e tantos outros presentes que poderia elencar aqui.
Difícil definir o que ela é ou que faz, pois da mesma forma que escuto sua partilha e lamento também me alegro e contemplo a experiência de tantos jovens, famílias, pessoas necessitadas que tiveram suas vidas transformadas completamente, digo com um pouco de propriedade pois me incluo.
Não sou de comentar ou de me expressar muito nas redes sociais, mas decidi hoje comentar aqui movido apenas por gratidão.
Deus te abençoe copiosamente!
Eu amo a comunidade
Verdade, falo de Vocação. Shalommm é de e para a FELICIDADE! desde que seja a sua VOCAÇÃO!
Vivi a mesma experiência que você. E sempre tento focar no melhor que há na comunidade, apesar de não estar mais na Comunidade. Aprendi demais ali e tenho muito a agradecer!
@@Cris-pl6dztão bom que saiu ...cadê o seu chamado ??? Deus não lhe chamou ?? Oi foi o Homem que fe lavagem cerebral e vc acordou a tempo ?? Responde
Exatamente, nem todos tem vocação, querem por estatos, engana-se porque quem deve crescer é O nome de Jesus não de pessoas.
Como discípula da comunidade eu rezo por você Marcela . Peço perdão por qualquer sofrimento que você tenha passado. Shalom
Sou catolica praticante, tenho um irmão missionário da Comunidade Shalom a quase 30 anos. Já fui hospedada no casa de missão em Salvador e tbm em outras cidades. Moro em Campinas e sou amiga da obra aqui. Sabe quantos membros são felizes vivendo e servindo ao Senhor nesta obra? no Brasil e no mundo? Conheço pessoas que já não são mais membros e estão muito bem resolvidos. Com respeito aos dois... fatos isolados não são parâmetros de referência para dizer que a Comunidade está errada ou que propõe é abusivo!
Confirmo!
Esta pessoa precisa se resolver com o passado, não sabe o que diz! Que pena.
Sou da comunidade há 25 Anos e sou muito feliz.Discordo do que essa moça fala.Rezarei por ela.
A experiência dela,e de vários outros,foi essa....Se vcs tão bem continuem...naos desfazendo Papa,nem dos Bispos e etc...
Que Deus tenha compaixão dessa mulher, com a vida que ela queria ter, não tinha como viver em comunidade cristã nenhuma.
Já fui da comunidade , cheguei a consagração e é exatamente do jeito que ela fala
Comentando um momento da fala 1:02:06 é uma realidade dolorosa. Tive uma amiga que doou seus bens, deixou um bom emprego e largou tudo para viver a vida em uma comunidade católica, após 20 anos de comunidade fora convidada a sair por não gostarem do jeito sincero dela ser, e ela não tinha mais roupa social comum, pois em todos esses anos só usará o hábito de freira e saiu sem dinheiro e sem passagem para voltar para a casa da família que ficava em outro estado. O padre fundador da comunidade "podre de rico", mas sustentando a vestimenta simples para impactar os fiéis sobre a vivência de sua falsa pobreza franciscana, pois se tem algo que recebe doações é igreja! Não se prontificou nem a pagar o ônibus dela voltar. Ela passou por tudo isso e hoje tem uma velhice sofrida, sem qualificação profissional, uma vida cheia de dificuldades financeiras. Perdeu tempo, juventude e investimento em prol da comunidade católica na qual viveu. Uma pena!
Complicado viu
Terrível!
Aconteceu com meu irmão também,ele largou tudo ,e retornou a Belém sem memória e doente mental,tudo isso que aconteceu com sua amiga aconteceu com meu irmão.
E fico triste em saber que pessoas usam o nome da igreja católica e Deus para introduzirem comportamentos que de fora é lindo e por dentro é um inferno pessoal.
@@otavioaugusto9044 É triste!
É sobre isso gente !!!!Moisés e emmyr estão fazendo o pé de meia deles e de suas famílias ...é quando estes jovens voltarem pra casa ou adoecerem e não tiverem mais suas famílias??? A cv vai acolher ??? @moisesazevedo cadê vc ?@emmirnogueira cadê vc ? Vão acolher estes jovens que trabalharam como escravos pra sustentar o luxo e as viagens de vcs e se sua " PROLE "?
Eu passei tb por algo vem parecido na CV. Ums são mais priveligiados do que outros. Os formadores não tem visão igualitária. Sofri muito lá dentro até pedir pra sair, ainda dentro do noviciado de Quixadá. Muito do que essa Marcela fala é verdade. Muitas pessoas entram em depressão lá dentro, muitos irmãos assumem a homossexualidade e saem da comunidade.
Acordar antes das 6h e dormir todos os dias meia noite. Nossa, eu sofri muito. Vivia sob horários, a noite, após as 18h se vc tivesse exausta pela correria, não tinha diteito de descansar. E hoje, prlas redes sociais, vejo pessoas que moraram comigo no postulantado da CV, casadas no shalom, morando em casas incríveis, com cel, carro, móveis incríveis, fico chocada, todos com plano de saúde, os inúmeros filhos com sala de estudo, notebook, impressora, coisas que eu fora, não consigo ter esse padrão de vida.
É exatamente assim. Fui de aliança e ouvi a frase: ou você cuida da sua família ou vive a vocação. Na época, minha avó teve um avc, e não podia ficar sozinha, aí eu alternava os dias. Escolhi minha família e minha avó tá aqui viva.
Sem contar os excessos, os valores. Horários insanos de algumas coisas.
Servi a comunidade como obra por 14 anos e 7 anos como membro da aliança. Se eu pudesse voltar ao passado, eu jamais teria perdido 21 anos da minha vida servindo a comunidade. Me identifico D+ com a partilha da Marcela, eu me sentia presa e sufocada. Hoje depois 1 ano fora da comunidade pude entender que eu preciso da igreja e não do shalom. Frases clichês da comunidade:
*So ha um caminho de felicidade, fazer a vontade de Deus na vocação q Ele te deu.
*Quem obedece não erra
*Somos uma familia
*Deus é o primeiro, irmão é o segundo e eu o feliz terceiro
*Eu não te libero, mas tu é livre
*quem ama o shalom limpa o shalom
*a voz da autoridade é a voz de Deus
*Vamos dar de graça o que de graça recebemos
Aff me da ate um calafrio me lembrar de tudo isso…. Quando nossas autoridades nem vivem aquilo que eles nos pedem hahah
Continuo 100% católica e fiel a minha igreja, mas nunca mais quero ser parte de nenhuma comunidade. Eu jamais darei o controle da minha vida a um outro ser humano.
Tenho uma diretora espiritual que me ajuda a trilhar um caminho de santidade com sobriedade, sem sacrificar minha familia, pois a mesma é a minha primeira igreja Domestica….
Ate isso somos motivados a fazer na comunidade, negligenciar nossa familia, nosso matrimônio e filhos para ser fiel aos compromissos comunitários. Muitas vezes fui motivada a me espelhar na vida da co-fundadora…. Never again!
A Comunidade Shalom é um business, e os missionários sao recrutadores de free labour. Os missionários da comunidade Shalom trabalham muito pra comunidade voluntariamente, e precisamos pagar absolutamente tudo alem dos 15% do dizimo (comunhão de bens). Precisamos pagar reciclagem anual caríssima, pagamos livros utilizados nos blocos de formação, pagamos pelo bloco de formação da célula comunitária. De tempo a tempo somos motivados a ir alem doando mais e mais dinheiro seja para a construção da igreja ou alguma missao q passa por necessidade… e por ai vai…
Depois q me desliguei minha família “shalom” de londres sumiu tbm… hahaha
Somos familia enquanto nos nos doamos, enquanto somos ponta firme e tocamos o barco. Mas totalmente descartáveis quando livremente escolhemos nos desligar…
Fui usada por 21 anos da minha vida, dei meu sangue na missao de Londres, com 1 semana pos parto eu ja estava na santa missa servindo no meu ministerio, esse era meu grau de commitment com a comunidade, e nessa época (2005) eu era apenas obra.
Hoje sou livre e super feliz com a decisão que tomei!
Sim minha gente, é possível ser feliz fora da comunidade! Sim minha gente é possível ser santo fora da comunidade, aliás não temos nenhum santo da comunidade Shalom não é mesmo? Mas temos muitos Santos que eram fiéis a Deus e obedientes a igreja e isso basta!
Deus te abençoe Marcela, e eu te acolherei em no Reino Unido, venha minha querida…
...E o fundo para os pobres? Deixei de fazer retiro porque eu não pude pagar.E a reciclagem? ( retiro) mais de 800 reais...E as rifas que o coordenadores fazem? Fundos para os pobres? Que pobres , cara pálida?😅
Me vi no seu texto (me recuso a dizer partilha) quando sai, tal família shalom me deixou tbm. Aí só queriam aparecer quando tinha aquelas missões da célula, resgatar os perdidos kkkkk. Eu nunca deixei. Isso de pagar por tudo é real mesmo. Não tiro uma vírgula do seu texto.
@@Âncora-b2rouvi certa vez que mesmo que seus filhos, no caso da aliança, estejam sem ter o que comer, vc precisa fazer a comunhão de bens, pq Deus providência através dos irmãos. Cara isso dói
Nossa que testemunho forte. Mas é isso, não é para todos e tá tudo bem. Busque apoio psicológico para tratar essas feridas que ficaram.
Só um detalhe de direito canônico: qualquer membro de instituto só pode iniciar o processo de canonização depois que a fundação fizer a páscoa (no caso Moysés e Emmir) mas fica claro que a comunidade vai além dos dois entrar com a canonização do Ronaldo Pereira, que já tem até milagre atribuído a sua intercessão.
@@RafaelRosa a questão nem é tratar as feridas que ficaram, mas quantos mais serão feridos enquanto ficarmos calados…. Existe coisa boa na comunidade, sim existe! Mas se colocar na balança o que pesa mais? O lado bom ou o lado ruim? No meu caso, pesou o lado ruim, não via coerência nenhuma entre as pregações da célula e a nossa vida concretamente ofertada por um povo. O povo que o próprio Deus confiou a nos, e Ele nos tirou do Brasil para evangelizarmos esse povo!!! Mas infelizmente, isso não acontecia aqui… e as razões sao as mais variadas…. Falta de organização, falta de sair de si e ir alem, falta de compromisso com a missao, falta de foco na nossa missao, falta de engajamento dos próprios membros, enfim…
Em relação ao seu comentário sobre o Ronaldo, enquanto não existir uma investigação e um pronunciamento da igreja, tudo não passa de especulação… Mas sim, quem sabe um dia a comunidade terá um membro santo… Isso só o tempo ira dizer e talvez não estaremos aqui para testemunhar, enquanto isso, eu vou optar por seguir os ensinamentos dos homens e mulheres que a igreja ja declarou santo(a).
Agradeço demais por essa live. Frequentei a comunidade desde que nasci até o fim da infância e até hoje, aos 24 anos, não elaborei o que se passou lá. Desde brincadeiras doutrinadoras, como repetir feito robô que Harry Potter e Senhor dos Anéis eram do demônio até ver a existência de minha mãe ser ignorada pelos membros quando ela decidiu sair da comunidade e se separar de meu pai. É desumanizador, é humilhante. Tenho o privilégio de fazer terapia e ate hoje tenho fortes sentimentos de culpa que julgo ter aprendido muito mais lá do que na igreja como um todo! Era tudo com base na culpa. Gratidão por trazer sua vivência, Marcela! Nunca conversei com pessoas que viveram lá depois de ter saído, assistir o vídeo ajuda a refletir.
Minha filha fez o discipulado, entrou para Comunidade, em menos de um ano que recebeu o sinal, pediu desligamento. Mas até hj ela é super bem tratada, sai com os membros que ainda estão lá, eles vem em nossa casa, super de boa. E minha filha foi mto feliz lá. Ela era mto ansiosa, e eu pude perceber que ela teve uma melhora bem significativa 😊
Eu era de igreja evangélica e também fui proibida de muitas coisas que as crianças da minha idade tinha acesso. Harry Potter era uma delas 🥲 😅
Sim...muito importante sua fala jovem ...parabéns pela iniciativa
@@Deus60459 sr desligou porque ???porque não ficou ??
Parabéns jovem ....muito verdades em seu depoimento...quando adoecem eles abandonam ao jovem
Que as observações da Marcela, pessoa honesta e coerente, sejam levadas em consideração pela Comunidade. Ela apenas quis ajudar para que a Comunidade seja mais caridosa com os membros que decidem se desligar dela, que haja mais transparência nos processos decisórios. Ela não quis prejudicar, mas ajudar o Shalom.
Exatamente
Ajudar a Shalom? Não é a Shalom que está sendo atingida pelo conteúdo do video, pois o objetivo do discurso, quem está sendo atingido pelo discurso, são as pessoas que podem vir a nunca conhecerem a verdade sobre essa comunidade pela ideia nessa entrevista passada. Quando criamos o entendimento de algo a partir da ideia de outra pessoa, a realidade desse algo se torna a ideia dessa pessoa, ou seja, não vislumbramos o real com nossos próprios olhos e por isso não podemos dizer que conhecemos esse algo de fato.
@@aloisio-jur Concordo plenamente com as suas colocações. Não pode ser através de um posicionamento pessoal que traduzimos o conceito de uma comunidade, ordem religiosa etc.
@@aloisio-jur já fui católica e frequentei da rcc a opus dei. Não precisa que outras pessoas experienciem para saber que é assim. É só dar poder às pessoas ‘em nome de deus’ que os abusos começam
@@jaquelinedepaulo594opus? 😮
Excelente! É tanta coisa pra comentar que vou resumir em uma: fui, durante 10 anos, da Comunidade de Vida da Comunidade Católica Obreiros da Tardinha, de Fortaleza, em resumo: sei bem sobre o que foi dito e vivido pela convidada. Força e sigamos.
Pra quem não sabe, a COT mudou de nome e virou uma comunidade abertamente bolsonarista, eles são os responsáveis pela dancinha do Bolsonaro que gravaram lá na beira mar de Fortaleza na época da campanha presidencial de 2018...
Fui membro da Comunidade Shalom também por 9 anos, como ela, também fui aliança missionária e posso confirmar exatamente tudo o que foi dito pela Marcela. Carrego muitas graças desses anos e acredito que a Marcela também. Pois há sim coisas boas que experimentamos! Porém, existe o lado real que nunca é dito. Admiro sua coragem Marcela! Seja feliz. Deus te abençoe e Maria te guarde.
Faço parte da Comunidade Católica Shalom ha 15 anos, graças a Deus sou muito feliz dentro dela. ÓBVIO que existem desafios como em qualquer convivência comunitária, existem erros, existem pecados, etc. Só queria comentar uma coisa que agora por último assistindo ao vídeo me inquietou bastante. Ela aí dizendo que os homossexuais são orientados dentro da Comunidade a serem celibatários ou sacerdotes 40:54 . Meu povo, por favor... ISSO NÃO FAZ O MENOR SENTIDO. Quem é homossexual não somente dentro da Comunidade, mas dentro da Igreja Católica Apostólica Romana como um todo, é orientado a viver a continência sexual. O celibato é outra coisa, o celibato é uma vocação, é a virgindade consagrada que não depende de a pessoa chamada por Deus a isso ser homossexual ou heterossexual. Misericórdia! Se vc que está lendo agora esse comentário tem dúvidas, procure aqui mesmo no UA-cam videos do Dom Henrique Soares falando sobre celibato. E ainda, procure ler o livro do padre Raniero Cantalamessa "Virgindade". Você vai ter um entendimento do que é verdadeiramente o celibato. Essa foi demais. Peço a Deus que ilumine essa moça.
Aqui é para Comunidade da qual eu participei por um longo período como "obra". Escutem a fala da Marcela não como forma de se defender mas como forma de repensar algumas coisas que acontecem dentro da comunidade. Que não é perfeita, porque perfeito é Deus. Escutem com o coração, pq mesmo sendo Obra vi algumas verdades nesse video. Foi no Shalom q tive meu encontro pessoal com Deus. Não saí com magoas e tals. Mas escutem com o coração o q ela veio trazer a público. Comunidade escuta! O meu pedido como admiradora e ex obra é esse!
Eu sou cristã católica e corro de comunidades, vou à missa e não quero saber de amizade. Minha relação é com Deus, e estudo muito sobre o cristianismo. Ponto.
Estou contigo. Eu também não gosto muito de renovação carismática pois parece culto protestante. Gosto somente da missa.
Você é uma católica saudável! Parabéns!
Tem outros grupos muito bons que ajudam a crescer na fé de maneira bem madura.
@@magnonfontana7483e eu também! Só quero Jesus e não suporto fofocas!
Minha filha foi participar no Shalon e invés de a tratarem como senhorita, ou jovem trataram ela de senhora ,ela ficou achando que era muito velha, era doente de ca.mas não tinha aparência de senhora.
29:22 essa sua fala aconteceu aqui ,quando eu descobrir que meu irmão estava doente ,eu invadir a shalom e fui até a responsável daqui de Belém a senhora J .
E fiz eles nos ajudarem financeiramente por conta da situação do meu irmão.
Eles iam abandonar ele sim ,mas eu não deixei.
A senhora J ,implorou pra eu não abrir minha boca ,mas eu abrir ,fui até minhas redes sociais e falei a verdade,porém a comunidade é poderosa,ainda não tenho o poder financeiro para acabar com a maior farsa que leva o nome da igreja católica.
Acredito que a sua fala está um “pouco” exagerada diante disso, é preciso ver todo o contexto! Será que a comunidade ia mesmo? Será a comunidade já não estava em discernimento sobre isso? E qual era o estado do seu irmão?
É muito mais profundo do que apenas dizer a comunidade ia “abandonar”
@@jorgelucas8951 se eu vim aqui é por que tenho provas e plena convicção do que escrevi.
Minha família viveu um inferno junto com meu irmão.
@@jorgelucas8951 não fale de exagero se você não sabe o que vivemos.
Você é da comunidade?
Se for procure saber a história do FÁBIO SANTOS OU FIQUE NO AGUARDO DO LANÇAMENTO DO MEU LIVRO .
JAMAIS IRIA EXAGERAR E SÓ PARA SUA CERTEZA ,POR ALGUMAS MESES FIZ PARTE DA COMUNIDADE SÓ ENTENDER MELHOR O QUE ACONTECEU COM MEU IRMÃO.
Se QUISER MAIORES INFORMAÇÕES.
Me procure para saber dos tais exageros .
Essa moça não foi amada , ela foi julgada. FATO.
Já fui várias vezes para o HALLELUIA, é ótimo. Mas não posso negar que muitos frequentadores do SHALON, se acham BEM superiores aos demais católicos. Para alguns, parece que quem é do SHALON é um ser de luz, sem erros e tem curso para julgar todos.
@@joseolavomartinsdecastro2936 Disse tudo, julgam direto os que eles chamam "jovens de paróquia", descrevem os jovens pastoral da juventude sem "vida de oração".
Ser shalom é querer a santidade não por presunção mais santos por vocação. Venha pro Halleluya que será dia 17 a 21 de julho e venha conhecer outros irmãos.
Participei da RCC durante 20 anos, mas o Shalom se tornou uma "igreja" dentro da Igreja Católica. Há pessoas que nem se dizem católicas mas sim, do Shalom.😢
parabéns pela intrevista
@@AnaSantos-io4mrcomo assim pelo que sei a Comunidade shalom a gente vive aquilo que igreja católica nos ensinar o shalom nunca andar separada da igreja tão tal que esses dias o Núncio apostólico visitou a Comunidade a Shalom amanhã iremos fazer 42 anos do carisma shalom
Peço que o prof. Daniel Contijo atualize, através de pesquisas mais recentes a respeito de s 58:21 seus dados sobre a sexualidsde do clero. S
Do jeito como faz, citanfo só um livro ofende a mim, que sou padre há 45 anos e outro colegas meus que são honestos e transparentes no desempenho de sua missão.
Não falar ou fazer de conta que não está vendo alguém por ter saído da comunidade, chega a ser desumano, vergonhoso! Ser cristão é isso?Parabéns pelo depoimento, moça! Saúde e Paz a todos na sua casa!
Infelizmente o preconceito é muito incentivado nessas igrejas. Fazem os membros se sentirem especiais, superiores à quem não frequenta o mesmo grupo.
Várias outras denominações cristãs também viram as costas para aqueles que deixam a igreja.
Acho monstruoso esse tipo de atitude, mas mostra bem os malefícios feitos nas mentes dos religiosos.
Assista à entrevista com ex testemunha de Jeová. Se um(a) filho(a) deixa a igreja, a família expulsa de casa e nunca mais tem contato.
Esse é o tipo de"amor" cristão que muitas igrejas pregam!
@@qkelp3337comunidade vida igual ou pior
Parabéns Marcela pela coragem de fala sobre um assunto tão delicado e escuro. Muitas pessoas sim passam por essa realidade na igreja e sofrem sozinhas se sentindo perdidas no mundo.
Após escutar esse relato da Marcela , sugiro como importante a comunidade Shalom repensar as hierarquias, regras e controles exagerados existentes.Sou católica e já participei de vários eventos do Shalom e todos têm uma espiritualidade aprofundada e que foram muito importantes na minha vida, mas quando conversava com alguns integrantes percebia que muitos tinham abandonados o estudo universitário e estavam esperando uma autorização para o retorno. Aprendi com meus pais o valor do estudo, a diferença que faz na nossa vida não somente material , mas sobretudos o valor do conhecimento. Nós podemos ser pedagogos, enfermeiros, médicos, engenheiros, advogados… do Senhor Jesus . Restringir o acesso ao ensino por obediência, serviço a Deus ou outro não me parece adequado , pois a ciência é importante para a vida cristã. Percebi muito sofrimento passado por essa moça , assédio , entre outros que são danosos para a vida do ser humano. Onde está o amor, a caridade, a verdadeira paz? . Me fez lembrar os fariseus da época de Jesus. Urge os dirigentes do Shalom reavaliarem esse excesso de regras que aprisionam as pessoas, o tratamento desigual, a falta de diálogo e transparência nas decisões tomadas e o verdadeiro sentido da comunidade que tem uma missão muito nobre e linda no Brasil e mundo. Sempre é tempo de mudar!!!!! Não desmereçam críticas construtivas!!!!
Deus mim livre shalom tem pacto 👿 lá existe desigualdade lá dentro tem muita coisa errada triste realidade
Ninguém te obriga a nada, você centra se quiser, quem não gosta de seguir regra não pode entrar em uma ordem , ordem é para quem quer vive-la
Não vai repensar: são orgulhosas, autosuficientes e a conexão mental com os membros é muito forte. Só o Vaticano pra intervir... O Vaticano não permite há quase uma década abrir novas comunidades por causa disso mesmo!
@@jesusamoreterno_lavagem cerebral meu caro...vc não sabe o que é isto ?? Pois vá estudar ...ah sim , esqueci, na CV não pode né??
1:16:00...Culpa católica....que absurdo!!! Tem de alertar toda a população desavisada contra a adesão a este sistema... Parabéns Marcela, você tem de ser lembrada por todos, como a porta voz da verdade...todos somos muito gratos a você!!!
Toquei por quase 20 anos na igreja católica, me desliguei há 7 meses, não sei se é impressão minha, mas as pessoas mudaram a postura comigo.
Eu tenho duas mães e cheguei ao meu limite em como a religião lida com isso, vai além da igreja católica, nessa hora é difícil, pq a gente pensa que as pessoas gostavam da gente, mas na real era interesse pelo que podemos oferecer, amor mesmo, as pessoas tem pela comunidade (que manipula).
Eu jamais vou renegar minha mãe (que já é marginalizada pela sociedade) para me encaixar numa religião, o pessoal até se mostra acolhedor, mas desde que eu esconda minha mãe, esse poder que as comunidades exercem muitas vezes com as pessoas é cruel.
Ahhh meu amigo, isso é só o começo da verdade!!! Mas não culpe Deus, pois Deus é a eterna bondade. Deus sempre acolhe e conforta. O problema está nos homens ( e em suas instituições sociais). Penso às vezes que Cristo deseja voltar e dizer ao mundo: vocês não entenderam nada do que eu disse e fiz?
Lavagem cerebral e a cv quer cortar os laços familiares ...que amor é este ? Jesus pregou o amor ...a cv prega o que ??? Prega o que os fundadores DiTam...regras para os manipulados ..escravizados isso sim
Sinto muito irmão 😢 Deus te ama.
Bom! Todas as comunidades, congregações, ordens, de fato tem um regimento parecido com o que ela está falando! Não conheço o shalom mais creio que seja realmente igual ela esteja falando! Eu participei de um processo vocacional de uma comunidade que não vou citar nomes aqui, e sofri muito psicologicamente, fui muito pressionado! Realmente os membros não tem conhecimentos desses relatórios ! Mas os superior inclusive tem acesso a relatórios que os psicólogos fazem a pedido dos superiores!
Sou consagrada da Comunidade Shalom a 20 anos como Comunidade de Aliança. E sou imensamente grata a Deus por todos esses anos, daria novamente a minha vida e juventude a Deus por meio da Comunidade.
Sou muito feliz.
E rezo por você Marcela.
Deus abençoe
Essa criatura tem traumas e não foram curados aí a comunidade não cura ninguém e Deus.
@@LuhfurtadoAnacleto-ic6pk verdade regra não salva ninguém, mas eucaristia sim!A comunidade Shalom não é uma ordem religiosa,mas sim uma associação de leigos.Quem tem autoridade para consagrar e só quem é ordenado tem o poder de consagrar. O leigo ficou excluído.O povo também né! Não conhece o catecismo da igreja católica, sem maturidade pra tomar as próprias decisões. Por isso a Bíblia diz que perecemos por falta de conhecimento.Evangelho de homens Presunçosos, amantes de si mesmo, que manipulam e Aplicam versículos isolados, para coagir e aprisionar.Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-los.
Sou católica,vivo com meus ministérios, mas nunca gostei dos movimentos da igreja por achar que tem regras próprias, e acho errado pois a igreja já tem as delas.
Shalommmm! Louvado seja Deus por essa e tantas outras comunidades que, com seus membros, dão a vida por algo que não se pode ver em busca do céu. Só gratidão. ❤
A comunidade shalom é um presente do Espírito Santo para a igreja no Brasil, especialmente no Ceará. O q marca eles certamente são as músicas lindíssimas, o carisma, a espiritualidade, o acolhimento simplesmente indescritíveis.
Isso é tudo fachada! Igual seminário
Se esse é o presente, imagina a punição...
Perai...não tem nada a ver com a igreja ...quem é do shalom nem pode participar de missas nas suas paróquias...né não?? Quem aí pra dizer o contrário ??
@@mamaedidi2928 sim pode sim somos livres podemos ir sim a santa missa .gente apenas é uma comunidade que tem regra,obediência.
Daniel, acho que você deveria entrevistar alguém que esteja dentro da comunidade, não é possível que um carisma de 42 anos sejam desta forma como a Marcela colocou. Quando ela decidiu entrar ela fez isso livremente.
Não a julgo, pois quando saí do Shalom e fui pra outra comunidade muitos que se diziam "amigos" me viraram as costas, posso dizer q existe sim, um certo controle, são muito fechados, se um padre mandasse mandasse o pessoal comer merda eles comiam sem questionar, confesso que sempre fui um shalomita rebelde, nunca gostei muito da submissão do pessoal do Shalom a certos padres
@@AlexandrePaiva-ur6vrp
Rsrsrs com certeza seria negada a permissão para tal irmão !
É possível sim, vivi muito do que ela descreveu.
Eu super entendo vc. Eu tbm sai da comunidade com muitas feridas. Além disso a comunidade peca em não querer ouvir o outro, sempre as autoridades tem razão e as coisas não é bem assim. É muito julgamentos!!! Faço tratamento psicológico até hj. Sair da comunidade não é sinal de fraqueza e sim de saúde mental. Além disse muitas pessoas da comunidade vivem de máscaras são lobos em pele de cordeiro isso sim, so eu sei o que eu passei sair da comunidade pra mim foi um sinal de liberdade.
Sou da comunidade católica shalom a 24 anos e sou muito feliz.
O que falta em você é a confiança e o abando em Deus. Fazer a vontade de Deus, não é fácil. Você quer facilidade? Buscar a santidade e ir para o céu amada, exige renuncia, sacrifício.
@@anavaleriaaraujo6769então querida não fala o que vc não sabe e muito fácil vim aqui vomita besteira. Vc não sabe o que eu passei então então fica quietinha no seu canto até pq eu nunca fui contra de buscar a santidade estou falando de autoridade q não escuta o formando e o formando não tem voz só um lado é escutado. Se vc é feliz parabéns para vc fico muito feliz por vc em saber q vc não precisa fazer terapia e nem ir para o psiquiatra. Pois foi isso q a comunidade me deu a comunidade não! As pessoas com cara de santinhos em pele de lobo.
@@babi-z1j pura verdade. É tudo máscara!
15:57 @@babi-z1j justamente! Eu entrei na comunidade boa e sai doente como disse no comentário decima hj faço terapia e faço isso de remédio controlado. E nunca me opôs a vontade de Deus na minha vida até pq a vontade de Deus é soberana eu aprendi q pra fazer a vontade de Deus eu não preciso está em nenhuma comunidade, pq as vezes estamos pensando que estamos fazendo a vontade de Deus e não estamos, estamos fazendo a vontade do homem isso é um triste realidade pena q minha ficha cai bem depois.
Feliz por você e pelo cuidado de sua saúde mental! Coragem também é desistir do que não vale a pena! Receba um abraço.
A fala dela é verdadeira demais, quem opta por sair da comunidade é abandonado pelos "irmãos". Falsidade demais.
Toda religião é assim.
@@aizaleal3070: toda religião é assim ??? Fala pra gente aí os ambientes aonde vc anda ... pra dizermos o que achamos deles também
Ambientes seculares , do mundão e antirreligiosos ( acadêmicos , partidários , corporativos , esportivos , de diversão , etc ) primam por serem muito ... mas muuuuuito piores do qq coisa ligada a religião , em relação a acolhida / amorização / acompanhamento de pessoas .
Sou da comunidade, a 8 anos .. e ela banalizou e radicalizou muito.. as coisas são rezadas ... Ouvido de Deus para luz de nossa vida. Vc acolhe ou não.. escolha sua... E o pecado , igreja nenhuma vai aceitar.. somos chamados a renunciar o pecado
Eduardo, como vc tá? Fizemos o D1 juntos, lembra? Era época da pandemia, todo mundo na célula pelo computador... Os tempos desafiantes!
@@Isa_advsim ....os superiores mandam e os excluídos obedecem e rezam , simplesmente isso
Eu já fui da comunidade por mais de 15 anos e eu sou grato por essa magnifica vocacao.O que eu sou eu devo ao carisma shalom tao importante para a igreja.Devemos estar por Deus e nao pelas pessoas.Sai da comunidade e estou fiel na obra shalom'com a graça de Deus.
É assustadora a semelhança de tudo que vivi na comunidade com as falas de Marcela.
Eu tbm! Graças a Deus eu tive inteligência suficiente para sair.
Sou verdadeiramente feliz como membro da Comunidade Shalom!! Muito mesmo! Minha vida mudou completamente, definitivamente sou Shalom
Para nós católicos Apostólicos Romanos, ao presenciar o desabafo desta jovem, nos faz elevar nosso pensamento cada vez mais longe. A comunidade Shalom é uma das milhares que existem Brasil e mundo a fora. Já ouvi de consagrados, muitas outras coisas de outras comunidades de vida, que nos deixam entristecidos.
Gostei da entrevista . A Marcela me pareceu uma pessoa muito autêntica.
Ela nunca vai esquecer o que ela aprendeu de bom na Comunidade. Ela é uma pessoa muito corajosa. Que Deus a abençoe e proteja sempre!
Amei a entrevista. Também fui de comunidade de vida como seminarista (Canção Nova) e me vi muito em sua fala.
Também fui seminarista, percebi, que a igreja católica é só mentira! Os padres não tem fé. Mano, tive muita dificuldade de encontrar um diretor espiritual, nem padre queria ser o meu diretor.
Quando sai do seminário, joguei o breviário e a batina no lixo. A única coisa boa do seminário, foi que me formei em filosofia.
O resto como, irmãos, pastoral, e as missas com os bem feitores, tudo isso é vazio. Acho triste as velhinhas do apostolado sendo enganadas
@@Tedio33quase ninguém usa batina.
Uma pena
@@Tedio33 Como tudo na vida, tive experiências boas e outras não tão boas assim. Conheci muitos padres éticos, como também muito falastrão. Enfim, é a vida!
Se animar, me chame no Instagram para conversarmos sobre a possibilidade de uma entrevista sobre sua trajetória. 😉
@@artursilva9132 foda mano...
Ahhh?! Esqueci de mencionar a idolatria que existem pelos os fundadores por partes de seus membros, é medonho o nível de alienação.
Incrível como existe essa idolatria nessas comunidades católicas. João, Plinio e Lucília nos Arautos do Evangelho, José Maria Escrivá na Opus dei, todos mencionados como deuses pelos membros
A igreja evangélica copiou tudo isso @@jaquelinedepaulo594
Idolatria é pouco
Concordo quando ela diz que lá é a Disney. As pessoas lá, se sente superior,
@@jaquelinedepaulo594devemos adorar a único Deus ...mas na CV Moisés é pai , é Deus , é Tudo pra eles ... isso se chama lavagem cerebral pessoal ....é isso é pronto
Sinceramente eu não me adaptaria em viver em comunidade seja ela uma ordem religiosa franciscana, beneditina e outra qualquer, ou também uma dessas comunidades do tipo Shalom.
Mas acredito que a Marcela não entendeu a proposta da comunidade. O que pesou foi sobre a sua sexualidade.
As regras, os costumes são para serem respeitados pelos que fazem parte.
Eu nem assisti tudo, mas já matei a charada pelo teu comentário muito coerente. Eles vão pra lá pra fazer o que quer, não dá!
Como 🧀 e beber 🍷 também é costume? Abandonar quem precisa é costume?
Já ouvi diversas entrevistas no canal, mas essa foi a que eu mais gostei. Marcela falou das suas experiências com muita clareza e entendimento.
Fui da comunidade de vida do shalom por 8 anos. Tudo o que eu sou hoje devo a esse período .
Vc é o que ??? Faz o que ?? Qual sua profissão?? Parabéns 🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉
Porque saiu ?? Num é um paraíso? Deixou se ser de Deus pra ser do mundo ???? Cuidado ....num é isso que eles pregam na CV...faça me o favor ...nojo puro
Saiu porque ??? Medo de que ????
É importante se ter o depoimento de algum membro da comunidade católica shalom, Para explicar como funciona todo o processo de vida de uma pessoa na comunidade. Largar tudo para seguir a cristo , é biblico! Isso acontece com os padres , freiras e leigos que consagram suas vidas a uma causa.
Alex Silva: O problema é discernir qual o Cristo verdadeiro, pois existem muitos!
Kkkk@@learnlearn2506
@@learnlearn2506Só existe um: Nosso Senhor Jesus Cristo, o que morreu e ressuscitou.
@@LucasSantos-oo5ug Sim, meu filho, mas todos dizem estar a serviço desse Cristo Verdadeiro: Católicos, Protestantes, Testemunhas de Jeová, Mórmons, Espíritas, Maçonaria, etc.
@@LucasSantos-oo5ug, mas qual doutrina é a verdadeira, já que existem milhares de religiões cristãs distintas uma das outras?
Poderia convidar algum Ex Comunidade Católica Canção Nova que é mais antiga que a a Comunidade Shalom.
É semelhante! Estrutura como a do exército. Fácil entender, pois no cristianismo, há uma analogia com a caserna, onde existe uma "estrutura miliciana". Tem diversas passagens na biblia, onde ocorre a comparação com uma guerra, mas que ocorre em um plano invisível. Desde o general, até o soldado. E sei de onde vem este modelo...mas o assunto é longo. Vou da uma dica: tem os dois melhores canais que vão dar sentido, um é a "tenda do necromante", o outro é "estranha história", no UA-cam. Dê uma olhada nos videos e os diversos assuntos. Vão abrir a questão, tenho certeza.
A verdade que o joio estão sempre presente no meio de uma comunidade, não podemos aceitar calúnias infundadas de ninguém, quando amamos a Deus de verdade não saímos com falácias mentirosas e calúnias infundadas
@Francisco mesmo que ele leve um ex integrante da canção Nova,esse não vai falar como é lá dentro,já ouvir várias intrevista deles ,só falem bem...
Boa ideia ouvir alguém da canção nova , aliança de misericórdia, tem também uma comunidade de vida em Cordeirópolis tb não me recordo o nome🤔
Verdade. O Dunga, q fazia o PHN saiu.
Fico chocada com os comentários de gente que gosta de ter a vida controlada por terceiros e ainda dizem que é "deus que quer obediência e disciplina"
Ahan, vamos fingir que nao é controle de massa
Os fundadores de comunidade pensam assim: "pô, massa essa igreja e essas regras, mas vou fazer minhas próprias" aí cria um povo com essa ideia de ser mais certo que o papa.
Pois é, parece que o povo gosta de viver sob controle da religião, acham lindo.
@@joyceassiscantoexatamente assim
Basicamente isso, uma carência bizarra, por isso que os formadores chamam eles de ovelhas, tem que ser um tolo em ser submisso a algo assim com a falácia de expontânea vontade e por Deus, nunca engoli isso.
O clássico é a aquel frases, a fazemos por livre espontânea vontade, ninguém é obrigado a ficar, mano, isso é o clássico da manipulação, é justamente isso, essas frases prontas já é a própria lavagem cerebral, eu tinha uma namorada que era da shaom, gastava horrores nessa reciclagem, e depois que pegou o sinal pronto, a menina trabalhava o dia todo num hospital, pra toda noite ta lá em seminário, pra se acordar cedo 5 da manhã todos os dias, e saindo de pa 10 da noite, e sempre esse bla bla 15% do que ganha, voto de pobreza e se fodendo, a ponto de se não consigusisse vincular seu trabalho com a Shalom, meu amigo ela ia sair, ela quase enloquecia quando não ia conseguir fazer a reciclagem.
Muito difícil uma pessoa questionadora, que tem sonhos de algo maior ficar na vida religiosa. É um estilo de vida altamente limitante. Vivi quatro ano em um mosteiro de Clarissas e confesso que achava o carisma lindo, mas a realidade foge muito da proposta. Fico feliz porque hoje já existem pessoas que mesmo tendo sofrido os traumas e manipulações da vida religiosa, superaram as dores e já conseguem falar abertamente sobre o assunto.
Eu sou catolica, fui coroinha (so saí porque nao tinha mais idade), hoje canto na missa, faco parte da liturgia e etc. Nunca fui com a cara de nenhuma cominidade catolica, sempre achei estranho.
Não há nada de estranho! Ninguém é obrigado a fazer parte dessas comunidades. E até os que ingressam alguns voltam. Natural! Ocorre é as pessoas ingressam recebem todo apoia e depois cospem no prato que comeu.
@@CGA.ADV2023CRISno prato que comeu ?? Comeu o que ??? Kkkkkkkk misericórdia...só quem vive bem são os da prole do Moisés e da emmyr ...
@dramayaramorgana4736 concordo com você, também tenho o mesmo sentimento.
Ebtrevista incrível. Tb pertenci a uma comunidade católica (Canção Nova) e a seu depoimento é muito parecido com o que se vive lá tb. Me trouxe muitos gatilhos. Hj faço terapia pra me livrar de alguns traumas.
Queria ouvir depoimento de alguém da CN também
Morei ao lado da C Nova.
Bem próximo, na rua do Renildo e o q presenciei me deixou desiludida com aquela instituição.
@@SoniaMariaDasDoresO que você viu? Me conta, por favor. 😯
Se animar, me chame no Instagram para conversarmos sobre a possibilidade de uma entrevista sobre sua experiência. 😉
Tem tantas incoerências no que ela fala, tantas mentiras...
Tô no Shalom há 24 anos e tem nada disso.
Não estar falando nem uma mentira , obg por falar o que é o shalom de verdade.
👍👏👏👏
Verdade @@LourdesSousa-xn6mu
Porque vivem no anonimato e não deixam nem ter contato com as famílias ?? Pra esquecerem suas famílias e viverem somente sendo escravos da comunidade ...a verdade precisa ser dita ...Precisa aparecer
@@mamaedidi2928eles não esquecem da família e nem vivem no anonimato!
Quando eles entraram para a comunidade ,foi um chamado de Deus, o senhor mesmo disse :” Deixe tudo e siga-me” e Deus chama a muitos irmãos há isso, a deixar tudo em prol do reino de Deus.
Eles não negligenciam a sua família, apenas abrem mão de passar mais tempo com eles em vista do reino de Deus.
É fácil? Não é fácil,mas é o caminho que Deus chama
@@jorgelucas8951Deus chama mas vivem o estatuto ditado pelo Moisés e emnyr ...agora me diga se não é a mais pura verdade ???
Marcela tbm já fui da comunidade. Entendo sua dor. E o momento da sua libertação. Tudo verdade o que você está relatando. Seja feliz.
A humanidade em todas as instituições tem falhas e evolução. Fui da Comunidade Shalom durante 14 anos. Não sofri nenhuma pressão para sair. A vocação é bela e autêntica. Sou grato pelo tempo que vivi na comunidade. O processo de discernimento para entrada e para saída tb evoluiu, bem como o dia-a-dia da vivência, a formação humana e espiritual, o diálogo entre membro e líderes. Como toda vocação, há uma mudança de vida quando a pessoa entra, pois esta vai viver algo específico, que é pra quem se sente chamado. E isso vai se desenvolver com o tempo e as experiências. A comunidade segue o que a Igreja ensina. A falta de autoconhecimento muitas vezes nos faz vítimas e menos protagonistas de nossas escolhas. Mas isso não invalida a experiência pessoal com Deus. É saudável questionar os procedimentos humanos para melhorar e tb considerar os frutos positivos.
Porque saiu ???
Muito bem a sua explanação. Vocação de comunidade não é para todos.
Minha irmãzinha, "não me sinto bem disney" mas a alegria que é testemunhada é a ALEGRIA do Cristo Ressuscitado, da experiência com O Verdadeiro Amor! Fui Comunidade de Vida por 10 a. Amo O Carisma que É Santo! Somos humanos, buscamos a santidade por Vocação, existe as nossas fraquezas, nossos pecados, a nossa humanidade fragilizada, nossos defeitos, mas nada é empecilho para buscarmos em tudo a Vontade de Deus, a fidelidade nos compromissos assumidos por livre e espontânea vontade, ser pobre, obediente e casto por Amor a Deus isso não é um peso, é libertador! É um caminho q transcende! Sou grata pelo Carisma Shalom que deixou marcas do Eterno em minha vida! Eu escolho o que permanece em mim p a Eternidade. O meu pecado, o pecado do outro, o seu pecado, nunca terá forças para destruir os desígnios de Deus em nossas vidas que são imensos. A Comunidade não é Deus, mas ela é um caminho seguro que me leva para Deus!
Kkkkkkkkkk poriso q ateus odeia
Fala iguais robôs...vivem o que o Moisés DITA e irão pro céu...Deus quer destruir as famílias??? Deus é amor...slalom CV é comércio...sabe diferenciar??? Então tá....Boa viagem ao céu ....
Obrigado, Marcela. Você não tem ideia do quanto me ajudou e deve ter ajudado as pessoas. O seguimento de Cristo passa mais pelo amor do que pelo sacrifício. Cremos no perfeito trabalho exercido por Ele e nos verdadeiros e simples mandamentos do amor. Com trocadilho: Shallon ! 😊
Na minha visão, 2 horas dedicada à Deus é pouco se comparado com o tanto de tempo que a gente perde com coisas inúteis. Se aqui na minha cidade tivesse eu amaria ir à missa diária.
Faço parte de uma comunidade aqui em MG, nada comparado com o que ela descreve, somos livres para viver como comunidade, por amor mesmo à Deus.
Numa situação como a dela não tem mesmo como viver em comunidade. Entendo perfeitamente nesse sentido.
Não foi o primeiro testemunho que vejo sobre a comunidade nesse sentido. A diferença que nem todos respeitam o ponto de vista. Ela comentou exatamente como é a dinâmica.
Mas ninguém fica lá forçado.
@@helenagaia6543lavagem cerebral. Eles sabem perfeitamente como fazer isso
@@helenagaia6543 qualquer seita diria a mesma coisa.
@@helenagaia6543toda seita diz a mesma coisa kkkk
A questão é que conforme você vai passando mais tempo, todo seu círculo social vira a comunidade. Você não consegue se imaginar fora dela, mesmo sofrendo toda pressão. É como ela disse, até para namorar eles decidem com quem você namora. Já ouvi relato de amiga que se apaixonou por alguém fora da comunidade e eles não deixaram. É difícil porque como ela comentou, não há transparência.
Achei a Marcela super lúcida e não vi nada aí que desabone a Comunidade em questão. Ela apenas percebeu que não era feliz ali, que para ela as regras eram muito pesadas e realmente não são todas as pessoas que suportam essas restrições. Concordo quando fala que as pessoas são destituída de sua autonomia e pior, não são preparadas para um possível desligamento. Isso não desabona a Comunidade porém considero algo que poderia ser pensado por eles pq é uma vida, alguém que sai de lá com mais de 20, 30 anos sem uma boa base para enfrentar o mercado de trabalho é difícil mesmo e também deveria ter transparência e ser comunicado sempre o pq do desligamento ou de qualquer decisão que vai impactar a vida da pessoa e também concordo que mentes sádicas podem se aproveitar das regras para " pesar a cruz" da pessoa encontrando nelas uma " justificativa". Acho super válido a Marcela ter se assumido e retomado sua vida e se levantado psicologicamente após o afastamento de um grupo a qual fez parte por tanto tempo mas acredito que ela já sabia que ao se assumir que poderia acontecer o afastamento de algumas pessoas que ela considerava amigas mas isso também tem o seu lado positivo pois assim ela descobre quem realmente são essas pessoas pois verdadeiros amigos estão com vc chova ou faça sol quanto a Comunidade, ela tem regras baseadas na Fé que as fez existir, na Palavra que eles seguem então nenhum estranhamento quanto a não poder fazer parte pq é sobre a base de Fé, da Religião que eles professam. Colocando aqui numa comparação bem básica: se uma pessoa é flamenguista, pode fazer parte do clube do Vasco? Pode num Flax Flu ir para o lado da torcida do Vasco com o uniforme do Flamengo torcer para o Flamengo???? Bom é por aí! Quem gostar de regras restritas e ter um outro ser humano governando suas vidas se sentirá super bem nessas comunidades, quem não gosta nem entre. Sou Católica, prático a minha fé e respeito todas as religiões, credos, opções de vida inclusive respeito e muito as Comunidades porém não conseguiria viver em nenhuma delas e isso não tira a minha fé, não abala em nada como acredito que a fé da Marcela não foi abalada em nada. Realmente dentro das Comunidades, sejam elas quais forem e de qualquer credo ,quem descumpre ou questiona os estatutos é tipo por rebelde afinal ao entrar a pessoa já sabe que será assim então desencana pq para eles vc sempre será rebelde. Vc já saiu e graças a Deus está bem. Seria muito bom o pessoal de lá rever seus estatutos e dar um suporte psicológico aos ex membros e preparar os membros com estudo para caso um dia queiram sair e entrar no mercado de trabalho!!!! Paz e Bem!!! Shalom!!! Salve Maria!!! Sejam felizes!!! Felicidades Marcela!!! Bom dia a todos!!!👍❤️🌹😊
Eu nao tenho nem palavras para agradecer
@@marcelamendoncaadvogada Um abraço querida!!! Desejo a vc toda a felicidade. Fique bem!!! Continue rezando, não solte a Mão de Nossa Mãe Santíssima. Vc sabe que ela não te abandona e te guiará sempre a um porto seguro. Paz e Bem!!!🙏🙏🙏🌹😊😘
Viver a castidade quando você tem tendência a ser homossexual é uma orientação da igreja católica, shalom só está seguindo a Igreja Católica Apostólica Romana.
Essa comunidade nem deveria ser comparada a igreja católica,eu vivi de perto esse inferno demoníaco,continuo sendo CATÓLICA PORÉM NÃO ACREDITO EM NENHUMA COMUNIDADE.
Deveriam ser banidas .
E ninguém deve julgar ou dizer que não acontece,para alguns a seita é maravilhosa,para outros como no caso do meu irmão e da minha família transformou nossas vidas.
EU TENHO UM TRAUMA MUITO GRANDE NA MINHA VIDA POR CONTA DA COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM.
Concordo com vc
@marlisantos concordo com vc ...uma lavagem cerebral
Precisa mesmo demonizar ? Menos criatura 🙄
@@valmirsilva9924se ela tem exemplo dentro de casa ..o que tu quer mais ?? Vêem os fundadores como o Deus deles...isso é correto...Moisés não passa de um capitalista que nem imagina que tem jovens com depressão sofrendo psicologicamente ..cadê o ministério público pra investigar estas comunidades ???
Só se fala no papa ....o papa sabe que os jovens são os escravos dos fundadores e dos mais favorecidos dentro da comunidade ?? Sabe não, tenho certeza ...CV tem os seus favoritos...veja os aniversários dos membros mais elevados...já viram ??? Pois procurem ver...vão ficar passados
Fui da Comunidade de vida por um ano, como postulante, foi um tempo incrível onde nosso Senhor realizou a Sua obra. Saí, e sou muito grato, pois aprendi a amar mais ainda a Igreja de Cristo. Respeito a partilha da moça, apesar de discordar da forma como ela diz.
Saiu porque??? Num foi um chamado ?? Isso que não entendo...oorqu2 saiu se foi um chamado ??
@@mamaedidi2928 Desde o princípio em que caminhei na comunidade (e ainda caminho), eles sempre pontuaram e nos trouxeram como discernimento que cada um tem o seu chamado individual, que pode ser dentro ou fora da comunidade. Nosso primeiro e principal chamado, no entanto, é a santidade, algo para o qual todos nós somos chamados. E isso é algo que qualquer cristão católico deveria saber e viver: pela santidade.
@@mamaedidi2928 Desde o princípio em que caminhei na comunidade (e ainda caminho), eles sempre pontuaram e nos trouxeram como discernimento que cada um tem o seu chamado individual, que pode ser dentro ou fora da comunidade. Nosso primeiro e principal chamado, no entanto, é a santidade, algo para o qual todos nós somos chamados. E isso é algo que qualquer cristão católico deveria saber e viver: pela santidade.
Excelente entrevista. A entrevistada me pareceu autêntica e o tema tem relevância.
Eu também passei por isso Marcela, sai doente, pq eu não podia questionar. Ainda passei 6 anos,no final.ficou insustentável pra mim. Sai e hoje sou feliz.
Vou à missa aos domingos. Quando acaba vou pra casa. Nada de se envolver com as atividades da paróquia. E sigo feliz assim.
Eu também!! Me identifiquei, você tem insta? Pra eu seguir
Ela não está desrespeitando a comunidade, apenas está mostrando a realidade desse grupo
Assistir a live ao vivo e também assisti novamente, hoje. A sua experiência Marcela, apesar de única e pessoal, é também a experiência de muitos jovens que já saíram e outros que irão sair. Cada um ao seu próprio tempo. Alguns (não) vão deixar a instituição, sabemos como ela é acolhedora para aqueles que se encaixam as regras, e conseguem ignorar (de certa forma) as falhas humanas e estruturais. Admiro seu testemunho e conheço tantos outros semelhantes e me enche de esperança saber que é possível superar esse período da vida. No meu caso, foram 6 anos. De todo ruim? não. Mas, senti na pele e muitos dos seus relatos. Quem ousar dizer que seu testemunho foi desrespeitoso ou mentiroso, de fato, já está cego pela alienação. É sempre válido questionar, mesmo aquilo que amamos. Obrigada pela sua coragem, muitos não a tem.
Tem várias mentiras, tipo, todo discernimento tem um retorno, e como é um discernimento tem escuta sim, antes e depois.
Tipo,.o que ela falou do desligamento de um dia pra outro não existe, é um bom tempo de discernimento.
@@ceferrish Bem, são muitas missões então.. é complicado responder por todas. Pode sim, ter acontecido na missão de Marcela. E não acontecer na sua. Algumas respostas podem ser pouco especificas, como "não é tempo ainda". E não ter muito o que dialogar depois. Já sobre o desligamento ele pode demorar anos, quando pedido pelo membro ou pode ser imediato se solicitado pelos membros da comunidade. Por exemplo, um casal (homem e mulher) de namorados, descobre que estão gravidos, se eles forem consagrados o desligamento é imediato. Pelo menos na minha época se dava dessa forma. Mas, como eu disse, são muitas missões e talvez na sua possa ter sido diferente.
@@ceferrishVocê está pautando no que viveu como comunidade de aliança e vê de fora, mas dentro da comunidade de vida já vi irmãos serem desligados da noite para o dia sim e também enrolarem muito para dar o discernimento, adoecendo ainda mais a pessoa! Espero do fundo do coração que isto mude um dia!
A questão não é sair..m é como sair, sair bem, e não frustrado, sem mágoas,sem feridas, para não sair buncando compensar a frustração falando besteira, generalizando as coisas...m ninguém entra obrigado, é claro que ela não teve vocação para isso... Eu fui da comunidade, sai, sai bem, sou grato por tudo, não perdi nada, ganhei tudo, fatia tudo novamente
@@ceferrishexatamente
Pois concordo com ela plenamente , fui da comunidade aliança de misericórdia , católica praticante , minha filha noviça em um convento, até que despertei .... estou livre para viver minha vida , dediquei 30 anos da minha vida servindo em paróquias, quermesse é pastorais , vi muita hipocrisia , cansei , depois do que aconteceu com minha filha fique doente, bom já estava quase arrebentando minha corda ,agora não sigo nada , vivo em paz é livre , vi é escutei muita coisa...cansei 😉
Shalom para sempre! Que alegria ser um pequeno e frágil vaso de argila que traz dentro de si um tesouro inestimável, a Vontade de Deus, minha vida, o meu mais profundo EU, minha alegria, minha Paz, meu Shalom!!!!!! Feliz 42 anos pra comunidade que me resgatou e resgata tantas vezes dos meus achismos, egoísmos, hedonismos e me leva para o meu lugar: o lado aberto do Ressuscitado que passou pela Cruz!!!!!!!
@@babi-z1j minha querida, estou a 17 anos aqui, é a metade da minha vida, acredito que eu tenha autoridade pra falar sobre algo que é a minha mais profunda identidade! Nós somos uma vocação de fracos, dos piores, miseráveis até, mas escolhidos por Nosso Senhor para na nossa pobreza, manifestar a glória e o poder do Cristo, nossa Paz! Essa moça falou da experiência que ELA teve, eu devo manifestar a MINHA experiência, que é a melhor parte da minha história!
Tu faz parte da prole capitalista ou dos escravizados ??? Vai saber né??? Por isso tu Gosta né ...pura hipocrisia
@@babi-z1jpura hipocrisia dos puxa saco do Moisés e sua prole capitalistas
@@babi-z1jnão tem humildade ...são capitalistas
Falam iguais robôs...nem tem fala própria...falam o que os fundadores DITAM. ....é assim e desse jeito é pronto ..e assim irão pro céu...
Marcela parabéns pela coragem em contar sua história, infelizmente muito triste saber que isso acontece nas comunidades.
Queremos ouvir mais "Marcelas" 😊
Boa noite a todos!
Impactante o relato de Marcela na CS. Toda minha admiração e respeito pela decisão e CORAGEM de ter saído pra tentar restaurar sua Vida, usufruindo do livre arbítrio que o ESPÍRITO CRIADOR nos presenteou. Seu relato é bem parecido com o relato de uma menina aqui onde moro, que entrou pra comunidade shalon ficou 10 anos. e por razões que vc expôs, ela decidiu tb sair, hoje com 27a, se encontra vagando sem rumo nem direção pelas ruas da cidade que mora. Passou por psicoterapias, devido a tentativa de suicídio. E hoje julho de 2024 ainda nao recuperou sua saúde fisica, emocional, mental e espiritual. A contribuição do seu relato Marcela é muito importante como ALERTA SOCIAL, que em nome de uma comunidade católica ocorre a prática de SEITA que tolhe a liberdade de muitas pessoas levando-as ao desencanto pela VIDA.
Deus nos abençoe com discernimento e sabedoria pra escolhermos bons caminhos nesta dimensão/vida! ❤❤❤
Parabéns pelo constante conteúdo imprescindível, Daniel! Fui vocacionado dessa comunidade e minha esposa foi membro. É uma comunidade que aliena em seu fundamentalismo religioso, preenchendo vazios e carências através de ferramentas utilizadas em quaisquer massas (sejam seitas ou governos totalitários, por exemplo), desde regras a padrões de comportamentos, danças, preconceitos, radicalidade (eles mesmos se autoproclamam radicais, cujo lema que gritam é possuirem "a felicidade que não passa" a oferecer), enfim, com direcionamentos impostos muito bem construídos sempre objetivando essa subserviência a pessoas que se denominam detentores das "vontades de Deus" e com base nisso alicerçando toda a sua poderosa influência psicológica e financeira a quem sobretudo se sente deslocado e encontra ali uma porta aberta para se sentir alguém, galgando degraus e abraçando quaisquer abusos e contra qualquer mínima racionalidade ou questionamento, como se poderá ver em alguns comentários. Ela brinca com vidas enquanto úteis a si, num sistema radical que foca sobretudo em dinheiro, deixando claro a predileção por jovens e casais e pessoas ricas, inclusive pregando a necessidade de construção de mais de um centro em grandes cidades nas quais se possam encontrar apenas pessoas dos mesmos níveis sociais, como sendo ideal um lugar para quem tem poder aquisitivo e outro para quem não tenha. Descartam "funcionários" (denomino assim porque, apesar de não pagar imposto, sua estrutura remete absolutamente a uma empresa, porém ancorada numa troca muito mais perigosa e de dependência, sobretudo emocional) como se fossem lixo, quando não mais conseguem angariar o que deveriam, acima de tudo se adquirem problemas psicológicos. Tudo o que lhe é divergente é demonizado e carregam consigo sempre uma hipocrisia inestimável; o duplipensamento que Orwell definiu. Escândalos sexuais da igreja são sempre silenciados e padres ou líderes corruptos são sempre não apenas enaltecidos como santificados por aqueles que afirmam defender a vida enquanto simultaneamente protegem criminosos (vocês jamais os verá tomar posição contra casos de abuso infantil, mas pedem silenciamento) e condenam e proclamam fruto de pecado, por exemplo, crianças [e seus pais] quando nascidos antes do contrato religioso (lê-se casamento, cujo divórcio também é permitido desde que os cônjuges sejam ricos). Tudo isto cito por cima, mas relembrando histórias vivenciadas ou testemunhadas no decorrer dos anos que lá estivemos em posições privilegiadas.
Mais uma vez, parabéns! A você também pela coragem, Marcela!
@marcelamendonça poste estes depoimentos nos estórias.. na sua página
Minha mãe está doente,com problemas psiquiátricos devido 30 anos de igreja o cardiologista pediu q nós a levassemos ao psiquiatra,mas ela não aceita ir,tornou- se uma pessoa insuportável graças as doutrinas da Deus é amor 😢
@@celsomarcelinobuzil5151 examinai as escrituras, se tem fundamento bíblico está igreja...
Senhor ilumine é de forças para vcs, que ela recupere a saúde.
Amor de jesus e Maria a todos 🙏
Leve no shalom as pessoas rezam em vc
Melhor ñ, viu se ela vai é briga lá e vai ser um Deus nos acuda
Qnd nossos olhos estão vendados pela doutrina, por hierarquias dentro de igreja ou comunidades, por religião, deixamos de exercer o bem mais precioso que Deus nos deixou quando o véu do templo se rasgou: O LIVRE ARBÍTRIO! REFLITA!
Sim...não são livres nem pra pensar por si próprios...opressão sim senhor...esta é a palavra correta
Errados ! A grande maioria das pessoas é feliz dentro da Igreja e da Comun. Shalom ... e além disso são salvas de um mundo frio , individualista , disfuncional , sem Deus , doente e "sem alma" ... que é o local aonde vcs escolhem estar ... com toda a "liberdade" que parece libertinagem
( é só ver o número de pessoas vazias ... com depressão , síndrome do pânico , crise de ansiedade , síndrome de burnout , etc )
É lógico que há pessoas que atravessaram experiências ruins na Igreja e na Comun. Shalom ... mas são minoria ... e esse tipo de coisa ocorre em todo tipo de ambiente ( acadêmico , esportivo , corporativo , familiar , etc )
E , em relação ao livre arbítrio, continuamos tendo-o na Igreja e na Comun. Shalom ... porém , por opção própria, o submetemos aos Mandamentos , à Sã doutrina católica e aos dogmas ... e, com isso, buscamos agradar ela Deus sendo adoradores em espírito e em verdade e servindo a Deus em santidade e justiça... para entrar na Vida Eterna com o Cristo e Sua Igreja .
E faço a Vontade d'Ele ( e não a minha ) por Amor a Ele !!!
Entrevista perfeita. Fiz parte por 1 ano e não tiro nadinha nas falas. Tenho uma ex amiga que hj é celibatária e desfez amizade comigo. Na época, meu marido ficava horrorizado com tanto compromisso queveles te colocam pq veem "potencial", qdo vc percebe já está se culpando por não "doar" seu dom para "Deus" o que foi Ele mesmo que te deu... hj em dia, passo longe.
Sou casada trabalho o dia todo e durante os intervalos do almoço eu oro, leio e já volto pro trabalho com o terço na mão. Minha vida não teria sentido sem a comunidade catolica shalom.
Acontece é que ela quer coisas do mundo e o mundo jamais vai entender o que é uma vocação. As pessoas não entendem que o céu é muito caro e Deus permite provações, a mágoa dela foi com pessoas e ela juntou tudo.
Vocação requer sacrifício e se fosse fácil como é o mundo a porta que Jesus mostrou era a larga não a estreita.
Ingrata ela é muito.
Se vc acha errado o q manda a vida em comunidade só é sair sem mi-mi-mi
Eu tbm fui da comunidade durante 18 anos, e sinceramente acho que tudo é interpretação pessoal!! Amo a comunidade, sou grata a comunidade, pois foi ali que eu aprendi a amar a Igreja Católica e a viver melhor minha fé!
E por que saiu do "paraíso"? Não era tão bom? Só tinham coisas boas?
Na minha adolescencia participei do Shalom. Minha me mae obrigou a entrar para um grupo religioso pq ela me achava revoltada. Tres dias de retiro foram suficientes para eu amar o Shalom e querer participar de ministerios, comunidades, etc. Eu virei outra pessoa. Eram tantas coisas absurdas q eles colocavam na sua cabeca q vc tem certeza q o mundo todo esta errado e so aqueles q estao ali detem a verdade. E o pior eh, sim, qd vc esta la dentro, vc acha q esta fazendo tudo por livre arbitrio. Minha mae logo percebeu q ali as coisas eram muitas radicais e comecou a me desencorajar. Foi a melhor coisa q aconteceu na minha vida!!! O radicalismo ali reina. Eh sufocante!!!
Já tive uma pessoa próxima a mim que largou tudo! carreira bem sucedida, bens materiais, amigos, família, pra se juntar a essa comunidade, sempre achei muito estranho, agora pude entender melhor.
muitos vão pela miragem de pertencerem a algo, a miragem de sentimentos novos de serem finalmente amadas, reconhecidas, pertencerem a uma família supostamente feliz e ainda por cima com ligação direta ao construtor dos planetas e das galáxias. é uma proposta ao nível das histórias infantis, mas em que momento as pessoas se tornam adultas?
cada pessoa tem as suas necessidades e sobretudo carências.
e deus a assistir a tudo isto...
Deus tem uma panilha com a lista de todas as religiões, seitas e mitologias já criadas pelo ser humano em todo o planeta Terra desde o Neolítico. é uma colossal que só deus consegue processar e mastigar...
e deus fica-se perguntando: onde eu falhei?
Mulher com mulher é uma aberração. Vi te tratar ...
Deve tá feliz, eu estou
@@ceferrish Espero que esteja
@@nuno.vitorino
Perfeito demais..
É isso mesmo..
Esta deve ser a grande dúvida d'Ele...
Me coloco a disposição para falar sobre a comunidade. Não há obediência cega. Cada pessoa vive a vocação, segundo a sua realidade. Eu sou casada, meu marido e meus filhos não são da comunidade, eu sou professora trabalho na Universidade e vivo de acordo com minhas possibilidades.
Eu tive 11 anos de vivência na comunidade. Há obediência cega sim.
Bla bla bla
Essas comunidades geralmente tem tudo uma vibe de seita, é impressionante. E ainda veio um monte de gente da comunidade invalidar o que ela falou, geralmente os comentários aqui do canal tem gente sensata, mas desse episódio veio vários critica-la pq ta sendo ingrata e etc, mesmo depois do que ela sofreu, ela aguentou foi muito e ainda foi simpática. Então ao invés de ficarem ofendidos, revejam o que é feito nessa comunidade.
Você já participou ou foi para fazer o seu pré julgamento?
Engraçado que só é sensato a pessoa que concorda com o ponto de vista dela, o da maioria que conhece e vicue uma experiência diferente da dela não são sensatos, são fanáticos. É sério isso???
@@janetealves963eu já! E concordo com ela em número e grau. E aí ?
Só o fato de ter que pedir permissão, já é em si, um impedimento, um cerceamento da liberdade individual.
Não tem o direito nem d emendar..porque estão sobre o efeito de lavagem cerebral ...os jovens não pensam...só se escravizam pra sustentarem a comunidade ...quem pede doações?? Quem vão atrás de comida?? Quando adoecem se os pais não tiverem como tratar ? Quem vai cuidar ?? Respondem aí...aí....
O Shalom tem seu lado muito positivo, no sentido do encontro e intimidade com Deus. Ajuda na mudança do ser humano com suas formações, e também na ajuda a própria igreja.
Peca, e muito no querer possuir seus membros. A comunidade é um centro de radicalidade, e infelizmente de “hipocrisias”.
Passei 7 anos lá, e tenho boas recordações, e também não muito boas.
sim, sou muito grato a Deus pelo tempo que passei vivendo o Carisma, mas hj tenho muitas críticas à Instituição-Comunidade. Aliás, acho curioso como realmente em algumas pessoas a coisa funciona como uma seita que deve ser defendida a qualquer custo. Basta ver os comentários
@@gabrielturquia98 porque servem ao homem , a CV num tem estatuto feito pelo fundadores?? Deus ensinou o amor ...a amar.. Eles ensinam a deixarem de amar ..deixarem de amar a sua própria família...pergunte a Emmyr Nogueira se ela não tem uma família com filhos e netos ??? E porque os jovens da CV não pode ter também??? Deus está na família também...tô errada ?? Diz aí