Canhão Cársico do Rio Nabão
Вставка
- Опубліковано 7 лют 2025
- Local: Ourém (Agroal)
Nível de dificuldade: Moderado
Extensão: 14 km
Tipo de percurso: Circular e sem sinalização
Inicio/Fim do percurso: Praia fluvial do Agroal
Melhor altura para ir: Primavera/Verão (Em época de chuva o leito do rio sobe e não tem passagem no trilho)
O que levar para o caminho (Normalmente o que levo comigo):
Mochila confortável
Calçado e roupa adequada para as caminhadas
Casaco impermeável em épocas de chuvas (Verificar sempre a meteorologia)
Bastões de caminhada
Comida e água
Protetor solar, chapéu e óculos de sol
Um saquinho para colocarem o vosso lixo
Telemóvel para terem ajuda do GPS (não esquecer de ter mapa offline, muito importante para sítios com muita pouca rede ou nenhuma)
Powerbank
Kit de primeiros socorros
Este é um trilho não sinalizado que vale a pena fazer. Começando na praia fluvial do Agroal vamos seguir o rio Nabão no seu lado esquerdo e vamos entrar num bosque super verde e meio amazônica. Infelizmente tem uma parte linear com 4 km mas se gostam de trilhos verdes e em forma de túneis com aquela imensa vegetação então esta parte linear não vai fazer diferença.
O caminho acompanha sempre o rio Nabão com uma musica de fundo maravilhosa. Depois de 4 km chegamos junto a uma antiga fábrica de papel (já encerrada), nesta zona até tem uma pequenaaaa cascata artificial e o cenário em conjunto com o edifício abandonado até fica giro.
Depois desta parte temos que atravessar uma estrada para depois voltar de novo para os túneis de vegetação mas neste lado percebe-se que é um pouco mais seco mas sempre com sombra. Vamos começar a subir um bocadinho até chegar de novo a uma estrada e entrar numa aldeia pequena.
A partir daqui vamos ao encontro da gruta da andorinha seguindo sempre por um estradão e já mais exposto ao sol. Vai ser mais uma parte linear mas de pouca dura.
Quando chegarem no local da gruta têm que ter atenção pois ali o trilho já está muito fechado e supostamente havia uma placa a indicar o caminho para a gruta mas houve alguém que destruiu. Explorem a gruta mas sempre com cuidado e se virem morcegos não os incomodem.
De volta ao trilho temos que voltar atrás e ir ao encontro da praia fluvial do sobreirinho para apreciar ou até podem aproveitar para ir a banhos.
Depois deste local seguimos o trilho sempre com sombra e vamos até à Capela da Nossa Senhora das Lapas. Perto da capela vamos subir para um trilho onde se verifica que é uma zona granítica até que chegamos a uma lapa bastante gira em forma de onda.
Continuando pelo caminho havia uma parte já com a vegetação meio fechada mas fazendo um pequeno corta mato faz-se bem. Começamos a subir um pouco até a uma zona mais exposta ao sol mas de curta duração até voltarmos à estrada para voltar à parte linear do percurso que nos leva até à praia fluvial do Agroal. No fim mais uma vez podem desfrutar o resto do dia para banhos.
Link do percurso no Wikiloc:
pt.wikiloc.com...
Música:
Onycs - Timeless
Support Onycs:
/ onycsmusic
Aqui tão perto (sou de Ourém) e desconhecia essa beleza paisagística. Claro que já está na minha agenda. Já fiz desde Sistelo até Arcos de Valdevez (cerca de 20 Kms); Passadiços do Paiva ida e volta e no Gerês fiz desde a Portela do Homem (através da Mata da Albergaria) até Campos do Gerês com passagem pela Barragem de Vilarinho das Furnas. Muito obrigado pela partilha!
ai como pode ser?? ehehe sim coloque na lista. Muito bem de todos os que indicou só não fiz da portela do homem até vilarinho das furnas, isso é o trilho da geira certo? eu já andei ali pela mata da albergaria mas foi para fazer o trilho das pontes
@@RaparigaCaminhante Exatamente, é o trilho da Geyra. É incrível o trilhos que conhece. Ainda há pouco tempo estive em Loriga, mas fiquei-me pela praia fluvial por desconhecer esse trilho fantástico. Daí segui para o Piódão e Foz d'Égua
@@joaquimbastos5410 Ali na loriga tens imensos trilhos mas o que mais gostei foi o da garganta de loriga que da praia fluvial se olhares lá para cima é onde o trilho passa. é brutal.
@@RaparigaCaminhante quando fazes referência à distância é só para um trajeto, certo? Quando lá estive encontrei um pastor local. Conversámos bastante (é uma espécie de eremita), lamento não ter tocado no assunto dos trilhos. Provavelmente ele ter-me-ia elucidado
@@joaquimbastos5410 sim 😉😉 quando é linear, ou quando é circular, digo sempre a totalidade
Lindo! Obrigado. Adoro as aguas!
obrigada =) =)
@@RaparigaCaminhante Carina, I am on my way with a group of people to virtually hike with you. :) I am guiding a virtual tour of Portugal, Spain, and the Alps online for free. Your work was one of the things that Inspired me to do this. I, of course, will be saying a lot about what rural Portugal has meant to me. We will be "arriving" virtually for your hikes within a week. You might be interested to follow our travels. See drive.google.com/file/d/1IiS7Q2xUNHjSBbMTYctCXXuHu_0v7G-A/view?usp=sharing and drive.google.com/file/d/1iRpUkwVqZR_wUWKpTfvpo3g-NBlbV5lF/view?usp=sharing
@@mrbisse1 good 🤗🤗🤗 hope they like
@@RaparigaCaminhante They will. Certain! :)
Adorei, muitos parabéns! 👏🏽👏🏽
Obrigada 🤗
@@RaparigaCaminhante Olá, das nossas serras qual a que mais gosta? Eu acho a Lousã espetacular mas confesso que conheço mal muitas outras ☺️
@@nelsonatsoq2956 para mim é o parque nacional Peneda-Geres e a Serra da Estrela
@@RaparigaCaminhante sim talvez menos verdes mas muito imponentes no que diz respeito ao nosso país.
Continuação de boas caminhadas em maravilhosos trilhos e videos para nos dar a conhecer a beleza que é Portugal. 🥰
@@nelsonatsoq2956 tem zonas verdes mas mais a baixo ehehe
Olá começou o percurso em que zona?
Comecei na praia fluvial do Agroal 👌