PARA COMPRAR O LIVRO DA RABANIT E DEMAIS PRODUTOS JUDAICOS Para Norte e Nordeste: davar.lojaintegrada.com.br Para Sul, Sudeste e Centro-oeste: davar-sp.lojaintegrada.com.br
Interessante ensino a questão do DNA.Porque uma única chinesa entra na família de pai.Que é a tataravô de pai é o resto descendentes da família Azevedo na maioria tem olhos puxados.Apesar da cor Branca dos mais antigos.Hoje os netos do meu bisavô paterna,casaram com pessoas morenas e já tem morenos na família.Mas os olhos da tatara vó de pai ainda continua.
Sou de Salvador fiz um teste de Dna e apontou algo curioso deu 5% do oriente médio e uma região chamado magrebe e Anatólia e de < 3% Judeu esse pouquinho que apareceu de Dna Judeu marca norte da África uma parte do Marrocos e Argélia e pequena parte da Tunísia Espanha e Portugal, Norte do Egito e Israel perte da Síria e Iraque Alemanha Polônia e Áustria... Já a outra parte é da região costeira de toda África Mauritânia.. boa parte Italiana e Ibérica E Bálcãs... Nem sonha que aparecia pequena parte do Dna Judeu nem do oriente médio , achei que só daria África e península ibérica.. por ser Baiano de Salvador Estou fazendo o cruzamento de dados em mas laboratórios.
Fiz meu retorno ao judaísmo há muitos anos, porém depois de 10 anos descobri que tenho ascendência judaica no DNA, tanto pelo lado paterno, quanto o materno (avô), apenas confirmou o que eu já sentia no coração e alma. Sou muito feliz por nossas raízes.
Fiz o teste, deu 3% Sefardita e 2% Askhenazita alem de 5% Oriente Médio e Magrebe(Egito e Arabia saudita) Meu pai japonês e minha mãe brasileira da família Oliveira. Fiz o teste por que achei estranho meu avõ materno se chamar Abraão, ter vindo do Pernambuco para Cunha e ter ensinado alguns costumes a minha mãe que ela praticava (sem saber) que para muitos não era comum na roça, mas que se caracteriza costumes judaicos aqui no Brasil.
Descobri pelo minha árvore genealógica que sou descendente de Judeus Sefarditas e tenho dois primos que não conhecia que foi reconhecido pela Comunidade Israelita de Lisboa. Chorei quando eu fiz essa descoberta. Me senti Honrado com essa descoberta, e ainda conheci o passado de alguns ancestrais.
Sou Portuguesa judia sefardita.Meu pai e minha mãe nunca falavam sobre. Mas desde muito pequenina algo me fazia ficar encantada olhando o símbolo da Bandeira do Estado de Israel. Um dia resolvi comprar uma Bandeira de Israel e começar a interessar me por tudo o que tinha a ver com o judaismo.A minha mãe era católica e batizou me sendo católica mas eu nunca tive a curiosidade pelo catolicismo. Ao passar um dia por uma loja onde vendiam pendentes com a estrela de David. Entrei e passei usar. Alguns portugueses me perguntavam é judia? Eu respondia que sim não sabendo que sou sim. Casei com um homem que me dizia muitas vezes que sentia que era judeu. Mas nunca procurou saber. Vivi 46 anos casada até a morte dele. Partiu a quase 5 anos e por essa altura meu filho quiz fazer um teste de DNA para saber de quem descendia e também a que doenças estará propenso e como tem 3 filhos também por eles. Fez através de um laboratório português que por sua vez enviou para os Estados Unidos.O resultado veio ao fim de um mês chegou o resultado. Meu filho é descendente de Mouros e da SARDANHA. Meu filho ficou muito admirado e pediu me para eu fazer o teste . Concordei até para saber a que doenças estou propensa e também para saber se na verdade eu sou judia pois eu sentia me judia. Aconteceu o mesmo vieram entregar o Kit reculheram e passado um mês veio inconclusivo. Vieram entregar outro kit e recolheram. Aconteceu que meu filho muito me olhava sempre com o pingente no pescoço com a Estrela de David. E a segunda vez no fim de mês e pouco o resultado veio e eu sou mesmo judia descendente de Polacos e Alemãs. Estavamos numa festa de aniversário quando veio o resultado. E meu filho pediu me pra ler o resultadoe eu permiti...Começou a ler olhou para mim e diz mamã os teus presentimentos são verdadeiros tu és Judia descendente de Polacos e Alemãs. E eu fiquei chorando porque eu sempre senti que era judia. A primeira coisa que fiz foi visitar a maior comunidade em Belmonte Portugal com Sinagoga e museu, e negócios. Sou judia
Parabéns! Também sou portuguesa e sempre tive esse sentimento de não pertencer aqui. O meu pai também é como eu, ele sempre teve esse pressentimento, além de que, tanto eu como ele somos fascinados por Israel e sua história. Os meus tetravós paternos são da ilha da Madeira, ele de sobrenome Pontes e ela de sobrenome Nunes. Mandei vir um teste de dna do My Heritage,. Aguardo ansiosamente
Fiz o exame do GENERA e descobrimos descendência Judaica, meu pai sempre contou que minha avó dizia que não vendiam leite pra minha bisavó por não ser católica. Fazendo teste, eu e meu irmão descobrimos uma grande predominância paterna, e meu pai era da Paraíba, cuja mãe era de Pernambuco. Meu pai foi a Sinagogas e fez amigos judeus. Somos evangélicos,mas ele sempre pesquisou, mas eu era cética quanto a veracidade. Eu amei saber que somos descendentes de judeus, e tenho lido e buscarei saber mais pela quantidade genética que foi predominante paterna.Papai estava certo.
Sou semita, filho de Sem por parte de mãe (árabe libanês) e de pai (sefardita ibérico) mas meu Deus é Jesus Cristo! Os judeus se importam muito com o sangue (descendência) e isso tem um motivo restrito e perene de sua fé, diferente da cristandade que não se importa com o isso, somente com a propagação da boa nova para TODOS. Que Deus ilumine o caminho de todos meus irmãos judeus para que seus corações se abram a Cristo.
Falando de boca não se tem certeza o que realmente mostra nossa origem são os testes genéticos sem esses não dá para acreditar em falácias,precisa de documentos ,se você dizer ao policial ou chegar em qualquer departamento público primeira coisa que terá que fazer sem ninguém te pedir nada , é meter a mão no bolso na bolsa e apanhar seus documentos de identificação,mesma coisa é nossa origem para se afirmar que é de tal origem é preciso ter os testes no seu e-mail não é qualquer teste se não for o teste de origem autossômico pai e mãe não serve.
Fico muito, muito triste por saber q o anti-semitismo se manifesta até os dias de hj. Há mais ou menos 30 dias senti q as minhas origens poderiam estar ligadas ao Judaísmo (eu sou Católico) e fiquei extremamente feliz por saber q, há muitas gerações, havia membros da família relacionados ao Judaísmo. Isso me trouxe alegria, felicidade, por ter uma relação (ainda q distante!) com esse povo q tanto admiro e gosto❤️! Façamos o bem e procuremos alegrar ao Senhor/Eterno! Shalom🙏!!!
@@lenne___sanntos2515 olá boa noite tudo bem ? Existe algumas empresas que fazem esse teste , eu fiz por uma Brasileira Chamada Genera, entrando no site deles pode fazer a solicitação do kit, eles envia para sua residência, Ou se a sua cidade ter um ponto de coleta pode ser enviado para lá. Existe várias outras empresas também que fazem esse esse teste e o preço pode variar. Tem a Meu Dna, MyHeritage entre outras.
Ótimo tema, parabéns , consegui comprovar minha origem judaica fazendo o estudo da minha genealogia, e o meu teste de de DNA concluiu minha ascendência. Não ficou nenhuma dúvida, genealogia e teste DNA comprovam minha origem. E sim fiquei muito feliz, porque intuitivamente eu já sabia... e foi o que me levou a me aprofundar na minha genealogia. Acredito que os descendentes sefarditas começaram a despertar... "Pensaram que nos enterraram , só não sabiam que eramos as sementes"
Oi amiga consegue me indicar o caminho que trilhou por favor? O estudo aonde fez? Como fez? Da sua genealogia e aonde fez o teste de DNA? Também tô nessa busca minha família tem todos raízes. Agradeço.
@@jonathasm56 minha árvore genealógica foi construida no site Family Search, documentada até meus ancestrais sefarditas, o teste de DNA foi pelo laboratório genera, faço pesquisa genealógica caso deseje meu serviço.
Minha mãe nasceu em Recife! E eu sempre tive curiosidade em saber em relação a minha descendência fiz o exame de DNA sou descendente de judeus! Fiquei feliz!
Shalom a todos 🙏🏻🌷 assistindo esta discussão maravilhosa em 19 de janeiro de 2024, sexta-feira....que assunto maravilhoso ...eu ainda não fiz meu teste de DNA, mas, certamente, vou fazer. E incrível que as questões e dúvidas que o Rabino Ventura fez foram as minhas também rs ..não todas, mas a maioria rs...incrível isso...
É muito bom saber pelo teste do DNA sobre nossa ancestralidade Israelita. Meu professor na faculdade de Biologia questionava se meu genótipo É meu fenótipo. Sempre li o fim das histórias para depois o começo. Quando fui para Israel senti como se estivesse voltado para casa. Vou fazer o teste.
Rabi Ventura, gostaria de agradecer pelo excelente trabalho que você e toda sua equipe tem realizando, não sei se posso associar essa ancestralidade judaica a uma promessa de Hashem de que ele iria abençoar todas as nações da terra por meio do patriarca Avracham. Shalom! Que Hashem continue abençoando os seus trabalhos, são excelentes.
Assisti do início ao fim, sensacional esse estudo de genética e história. Simplesmente excelente, não senti o tempo passar. Muito obrigado por tudo . O Altíssimo é conosco.
Shalom! Eu entrei nessa de fazer exame de DNA, na época eu fiz por curiosidade e porque não tínhamos informações sobre a história da minha mãe, uma vez que ela tinha sido adotada ainda criança. Ao receber o resultado eu fiquei muito surpresão! Como amazônida, 38% é obviamente indígena, 36% branco, mais foi bem aí que surgiu uma história de uma vasta e longa viagem, sendo a maior parte Alemã,francesa, países baixos e entre outros, %2 judeu Askenazi, 16% ibérico...Itália, sardenha e norte da Itália, basco...18% África, 8% Argélia, Marrocos, Tunísia...Daí fui lá na história da cidade de meus pais, Cametá que é uma cidade muito antiga, e que foi alvo das invasões holandesas, francesas, e que foi passagem das naus espanholas também. Lá houve uma presença maciça de judeus diversos e com certeza houve a presença dos cristãos novos, se não me engano é a segunda ou a terceira cidade mais antiga do Pará. O meu fenótipo manifesta perfeitamente essa história genética, contudo o DNA não mostra o que está escrito no coração, nos seus sentimentos, talvez a ciência vá chegar lá algum dia. Gente, sou do interior e eu manifestei mais profundamente aqueles poucos >2% de judeu Askenazi, eu não aceitei por mim mesmo a crisma católica, mais fui crente por duas vezes, contudo havia alguma coisa me dizendo que eu não estava no local certo. Desde criança eu fui isolado em meus sentimentos religiosos muito pessoais e diferentes, ei me escondia no mato e erguia altares de pedras e rezava a um Deus muito meu, do jeito que eu o sentia, meus pais diziam que eu era estranho, e no meu íntimo era assim que eu me sentia. Aos 7 anos, uma tia chamada Maria Nagid, me falou pela primeira vez sobre algo como "somos descendente de judeu ", era pra eu ter esquecido, mais aquilo ficou e essa foi a primeira e última vez que ouvi algo neste sentido, até porque eu nasci e cresci longe da cidade deles, não havia nada em meus pais que assinalasse ou que confirmassem as palavras de minha tia e até a chamaram de louca quando eu falei a este respeito com eles. Tá eu cresci e me tornei um adulto fora da caixa, com tantas dúvidas que elas iam parar nas minhas tristezas, fui crente e aquela voz no meu inconsciente me mandando sair, gente fui até adventista, sim, mais até lá já coroa aquela voz me dizia "ainda não é o teu lugar ", na igreja havia uma senhora que frequentemente ia na minha casa, uma semana antes dela desencarnar foi em casa e me disse: "fulano, tu só estais na igreja porque você ainda não encontrou o seu verdadeiro lugar ", aquilo me deixou apavorado, como se eu tivesse visto um fantasma, nunca falei nada com ninguém sobre que a igreja não era o meu lugar, tempo depois eu resolvi que não ia mais em nenhum lugar para me conectar a Deus. E por osmose, eu comprei o meu primeiro livro judaico, a Torá começou o seu trabalho comigo e alguns tempos depois, um amigo me viu a ler a Torá e me convidou pra participar de um grupo de amigos que estavam estudando e praticando o judaísmo, foi normal me juntar a eles e hoje estou em comunidade Judaica. Em resumo, eu digo-lhes: sigam o que está escrito em sua consciência e sua consciência, todos nós já nascemos com essa escritura pessoal e intransferível chamada DNA, e se você se sente atraído pela comunhão com Deus, siga adiante independentemente da placa, do lugar vá vivenciar a sua fé intima, até porque Deus é só um. Independente das conversas que você ouve sigas o teu coração isso no meu ponto de vista é o que verdadeiro e se você o encontrar vá vivenciar o que está em seu coração. escrito
PARABÉNS INTERESSANTE DEIXEI O LAIKE 👍 DEUS ABENÇOE TODOS OS IRMÃOS JUDEUS E DERRAME CHUVAS DE MUITAS BÊNÇÃOS EM NOME DE JESUS AMEM SOU MUITO GRATA FELICIDADES 👍
BBoa noite Rabino Ventura Jacqueline e salmo Raskin Fiquei encantada com a possibilidade de saber que poderei ser de origem judaica Sou do Ceará meu pai é de 1910 VICENTE ESTEVES DE BARROS É meu pai e ANTÔNIA COSTA DE ARAÚJO minha avó mãe do papai ANTONIO ESTEVES BARROS É meu avô pai do meu papai MARIA de Lourdes Ferreira Barros o pai da minha mãe -viecente Ferreira de Paula : Virgínia de Holanda Cavalcante Mãe da minha mãe minh a avó mãe do papai morreu com 105 anos de idade A mãe do meu pai só rezava com um pano cobrindo a cabeça e me ensinou que pra se conectar com Deus precisava cobrir a cabeça e rezar baixinhos só pra Deus ouvir .sinto uma sensação tão diferente como se eu tivesse ouvido ou presensiasse algo do tipo eu vi coisas em casa que parecem bem familiar os adultos da família tinha o hábito de passar a mão na minha cabeça
Meu Deus! Chegando nesse canal a um dia e já estou impressionada com tantas informações, meu pai de de sobrenome Correia de Moura e minha mãe é Silva , os dois são nordestinos. Meu pai e natural de Canapi Alagoas, minha mãe é natural de Inajá Pernambuco. Estou aqui sem palavras pra imensurar a minha surpresa com tudo que estou vendo. Eu herdei o Silva de minha mãe e o Moura de meu pai! Meus Deus, será que sou descendentes dos judeus?! Se for , isso explica todo o meu amor por esse povo!! E ainda tem os costumes da minha família das duas partes , me lembro do apontar os dedos para as estrelas, o passar de mãos na cabeça, pedir a benção aos mais velhos na entrada e na saída de casa e o varrer a casa de fora pra dentro . Nunca soube dessa possibilidade de ser uma descendentes dos judeus. Graças a Deus que esse canal chegou a mim , sempre quis saber da minha origem.
Tenho 75 anos. Meu pai, português, dizia que havia uma ascendência judaica em sua família, por parte da sua mãe. Porém, todos eram convertidos ao catolicismo e ele próprio nada sabia de Judaísmo. Recentemente, fiz um Teste de Ancestralidade. E SIM, tenho DNA judaico!!! Minha filha e meu neto, fizeram o Teste também e têm o DNA judaico, também. Falta toda a família fazer. Não tendendo nada disso, mas, espero que todos tenham o mesmo DNA judaico. Fiquei emocionada... estamos aguardando o resultado da família completa.
Expresso meus sentimentos de gratidão ao que acabo de receber! Que presentes digníssimo foram essas informações! Elas entraram em mim como há muito, aguardando o momento certo dessas revelações,, um sabor de desejos misturados com a espera! Dentro de mim contam muitas alegrias e explosões! Há o tempo certo para tudo, só que agora caiu a ficha em relação a isso e concordo, "há mesmo", o tempo certo!! Qdo assisti o filme guerra nas estrelas pela primeira vez, ainda adolescente e vi o spok fazer o gesto com a mão, identifiquei- me no mesmo instante e comentei isso é em mim. Uma ligação com o gesto havia me conectado e vez outra ainda faço e o sei com as duas mãos! Esse canal Rabino, está sendo um presente para tantos em mim! E saber que há a possibilidade da linhagem Alves, Dias, Ferreira, Silva, podem ser de origem judaica, o meu coração se enche de alegria. Não tenho documentos dos meus bisavós e avós paternos e maternos que moravam no nordeste eram Portugueses, Espanhóis, Italianos e Holandeses. Agradeço a colaboração de todos os envolvidos nessa estrada da vida!
Dr Salmo Raskin Parabens pelas explicaçoes Maravilhosas . Parabens ao rabino ventura e sua esposa por essa live maravilhosissima . Que o Eterno reconpença a cada um de vcs por nos proporcionar tanta riqueza de informaçoes . Amem Shalom Boa noite a todos
A genealogia é sim muito importante. Eu amo a cultura judaica. Amo a tradição. E a comunidade. Meu filho estudou anos no Renascença; e foram os tempos mais gostosos de minha vida. Nossa família fazia parte da comunidade. No dia do 11/09, a escola pediu que buscasse o menino. À tarde havia uma festa de aniversário infantil. Todos os colegas de classe compareceram, com suas famílias completa, o que não era muito comum. Mas, como todos estavam em casa naquela tarde, as famílias compareceram completas. Impressionou-me não ouvir qualquer comentário sobre o ocorrido pela manhã. Pensei: "que gente fantástica!!!! Todos unidos em torno das crianças, para protegê-los."
Shalom Rabino,parabéns por esta aula tão importante .estou impressionada com tanto conhecimento.Que o Eterno abençoe vc e sua família,por trazer prá nós tanto conhecimento.
Parabéns Rabino. Parabéns Dr Que aula maravilhosa. Sou judeu sefardita comprovado pelo DNA e pela árvore genealógica. Chegamos na 14 geração . Nossa árvore foi aceita em Portugal pela sociedade israelita Shalom.
Sou pernambucano de Recife, tenho 61 anos, meu pai era cearense de Lavras da Mangabeira e minha mãe de Patos/PB. Tenho 1,85m, mãos e pés grandes. Minha ascendência por parte de pai vem dos Correia Lima e de Vieira da Silva. Por parte de mãe de Colaços e Barros de Melo. Fiz exame de DNA por empresa israelense que deu o seguinte resultado: West Eurasian 73%Southwestern European 43%Southwestern European 27%Sardinian 16%Northwest European 21%Ashkenazi 9%North African 16%East African 2.9%Lower Niger Valley 1.4%Ambiguous 1.1%Native American 5.6%Native American 3.3%Amazonian 2.3%
Sou filho de Maranhense e Piauiense. E após um exame de DNA foi constatado que tenho o mesmo gene da família COHEN! Isso foi uma das maiores alegrias da minha vida!!! BARUCH HASHEM!!!!!
Assistindo em 2023. Eu e meu pai fizemos o testa da Genera. Nos primos genéticos do meu pai apareceu um primo de segundo grau da família Cordeiro da Paraíba. Então o Google me enviou para um vídeo do Rabino Ventura com o Dr. Luciano Canuto explicando sobre a família Cordeiro da Paraíba. Sem o teste, eu jamais saberia que faria parte desta família.
Exelentes explicações sobre este assunto o DR está de parabéns isto maravilhoso o nosso povo Brasileiro pouco se sabe destes conhecimentos, rabino ventura está de parabéns está laif muito bom.
Rabino. Sou professora universitária da saúde e gostei muito da live. Entendo a discussão e discordância de vocês quando falam sobre "ser judeu" ou ser de "origem judaica" e a adoção dos rabinos em Israel em aceitar o indivíduo como judeu ou não baseado nos teste de DNA etc....fiquei pensando sobre isso....não sei se tenho origem judaica....mais penso que algumas pessoas queiram saber suas origens para "saber sobre sua ancestralidade" e para " resgatar " costumes perdidos em gerações passadas.....abraços a vocês. Deus abençoe. Shalom
Sou da Paraíba e desde pequena abro meu dedos com muita facilidade mas nao sabia o porq ? E gostava de ler os livros de trás pra frente rsrsrsr. Amo o nome Yahushua/Yeshua/Jesus .
Eu e os meus dois filhos fizemos o teste de ancestralidade da Genera no laboratório Cerpe ,e o resultado foi que temos antepassados Judeos. Somos de Pernambuco, nordeste.
Minha bisavó era Kohn seu pai era Morris Nathan Kohn, filho de Tobias Kohn que era filho de Elias Kohn, ainda não consegui avançar nessa parte da árvore por que não sei húngaro. Mas chego lá. Adorei a live, quando puder, farei esse teste de DNA.
Olá Glória sou historiador e genealogista amador , sou decendente de ums Judeus Buenos, judeus espanhóis ligado com os bandeirantes paulistas , de onde vem seu Bueno?
@@Sinval_Santos parece que estamos na mesma linhagem. Minha árvore genealógica está no FamilySearch, o meu Bueno vem de Bartholomeu Bueno, até meu avô paterno a família era paulista, nas bandas de Mogi-Mirim, Campinas, Araras. Mas, não sei se você já encontrou em suas pesquisas os "Silveiras Franco", "Moraes", "Lacerda", pois eles estão no meu tronco familiar também, além de outros nomes. Também sou genealogista amadora. Se tiver sua árvore no FamilySearch, pode me achar lá, estou com o mesmo nome.
Estes mesmo Glória , sou decendente de Rita da Silva Bueno 6 °geração, MG ,tenho um antepassado cap Paulo Luiz Pinto de Lacerda , vou te passar o ID do meu pai no FAMILY SEARCH. Vicente de Oliveira Santos G9R7-7PD
@@Sinval_Santos Vou procurar, essa parte do Lacerda eu estou procurando faz tempo. Já encontrei tua árvore. Vou mandar o ID da minha pelo nome do meu pai: JORGE CERQUEIRA BUENO LDPB-SYG.
Que vídeo maravilhoso, quantas informações preciosas!! Vi que o meu teste aponta para uma descendência judia e estou tentando compreender melhor esta informação. Obrigada!!
Rabino, Boa noite! Muito boa a Love. Aprendi muito. Escrevi para o Rabino a um tempo atrás sobre um pouco da minha história, fiz teste de DNA em dezembro de 2020, pela minha saliva, e o teste de DNA me revelou que tenho 52% por cento da Diáspora Judaica, fui criada por meus tios maravilhosos, não sei quem é o meu pai biológico que era Judeu e veio da Áustria para o Brasil. Gostaria de terajuda do Rabino para eu descobrir quem é o meu pai biológico, minha biológica é brasileira e também quer me auxiliar a descobrir sobre ele.
@Marcos André Barbosa Santi meu lado paterno veio de Portugal em 1860 para cá e meus trisavós eram primos em 1 grau. Sei de outros parentes casados com primos. Muito interessante essas descobertas.
Em busca as origens do meu Pai eu fiz uma descoberta incrível, quando meu pai faleceu eu era pequeno e nunca soube ao certo de onde ela era, resumindo a historia, entrei em conto com meu tio que mora em Natal e em conversa com ele sobre meu pai eu descobri que meu avô veio de Israel, que meu avô nasceu em Israel e veio pro Brasil por conta da guerra, casou com uma brasileira de macaiba e nasceu meu pai e meus tios, mais ai vem o detalhe quando ele veio pro Brasil ele trocou o nome para Manoel rodrigues de Oliveira , como faço pra saber a origem?
Minha família tem tradições q descobri serem judaicas (jeito de varrer a casa diferente, não pode apontar o estrelas, moeda de prata no primeiro banho do bebê, etc) Fomos criados com uma tradição bem fora dos padrões q é não entrar em cemitérios e, caso tenha q ir, deveria ter banho bem esfregado, levar imediatamente a roupa p lavar, tirar e lavar os calçados, fora outros processos q nenhuma outra família tinha. Também ouvia cuidado com quem namora pq eu nasci p ter uma família sacerdotal... Tudo isso minha avó ensinava como coisa dos antigos... Fora outras tradições... Temos quase certeza q somos descendentes de Levi por causa da "família de sacerdotes"... Será q não teria haver com descendentes de Arão? Depois q vi essa explicação sobre Cohen abriu minha mente sobre isso... Esse negócio dos dedos minha família sempre fez brincando e ensinando os mais novos... mas era tudo brincadeira com as mãos tanto prós meninos quanto pras meninas da familia... Somos brasileiros, mas judeus vindos de Portugal e Espanha...
Seu raciocínio muito abençoado por Hashem, porquê o Tanakh é aprendido pelo que se fala e peloque não se fala. Shalom Aleichem!!! Que Hashem sempre lhe abençoe!!!
PARA COMPRAR O LIVRO DA RABANIT E DEMAIS PRODUTOS JUDAICOS
Para Norte e Nordeste:
davar.lojaintegrada.com.br
Para Sul, Sudeste e Centro-oeste:
davar-sp.lojaintegrada.com.br
Shalom Rabino, Quanto custa para fazer DNA para descobrir a geneologia?
Parabéns rabino sou do sertão de Pernambuco meu sobre nome Batista Oliveira sempre eu amei israel eu sinto carinho por Jerusalém
Interessante ensino a questão do DNA.Porque uma única chinesa entra na família de pai.Que é a tataravô de pai é o resto descendentes da família Azevedo na maioria tem olhos puxados.Apesar da cor Branca dos mais antigos.Hoje os netos do meu bisavô paterna,casaram com pessoas morenas e já tem morenos na família.Mas os olhos da tatara vó de pai ainda continua.
Sou de Salvador fiz um teste de Dna e apontou algo curioso deu 5% do oriente médio e uma região chamado magrebe e Anatólia e de < 3% Judeu esse pouquinho que apareceu de Dna Judeu marca norte da África uma parte do Marrocos e Argélia e pequena parte da Tunísia Espanha e Portugal, Norte do Egito e Israel perte da Síria e Iraque Alemanha Polônia e Áustria... Já a outra parte é da região costeira de toda África Mauritânia.. boa parte Italiana e Ibérica E Bálcãs... Nem sonha que aparecia pequena parte do Dna Judeu nem do oriente médio , achei que só daria África e península ibérica.. por ser Baiano de Salvador Estou fazendo o cruzamento de dados em mas laboratórios.
Não sei se tenho Orieje de hebreus mas admiro muito essa geração
Fiz meu retorno ao judaísmo há muitos anos, porém depois de 10 anos descobri que tenho ascendência judaica no DNA, tanto pelo lado paterno, quanto o materno (avô), apenas confirmou o que eu já sentia no coração e alma. Sou muito feliz por nossas raízes.
Fiz o teste, deu 3% Sefardita e 2% Askhenazita alem de 5% Oriente Médio e Magrebe(Egito e Arabia saudita) Meu pai japonês e minha mãe brasileira da família Oliveira. Fiz o teste por que achei estranho meu avõ materno se chamar Abraão, ter vindo do Pernambuco para Cunha e ter ensinado alguns costumes a minha mãe que ela praticava (sem saber) que para muitos não era comum na roça, mas que se caracteriza costumes judaicos aqui no Brasil.
Descobri pelo minha árvore genealógica que sou descendente de Judeus Sefarditas e tenho dois primos que não conhecia que foi reconhecido pela Comunidade Israelita de Lisboa.
Chorei quando eu fiz essa descoberta. Me senti Honrado com essa descoberta, e ainda conheci o passado de alguns ancestrais.
@radiofutebolzinho exame de dna
Sou Portuguesa judia sefardita.Meu pai e minha mãe nunca falavam sobre. Mas desde muito pequenina algo me fazia ficar encantada olhando o símbolo da Bandeira do Estado de Israel. Um dia resolvi comprar uma Bandeira de Israel e começar a interessar me por tudo o que tinha a ver com o judaismo.A minha mãe era católica e batizou me sendo católica mas eu nunca tive a curiosidade pelo catolicismo. Ao passar um dia por uma loja onde vendiam pendentes com a estrela de David. Entrei e passei usar. Alguns portugueses me perguntavam é judia? Eu respondia que sim não sabendo que sou sim. Casei com um homem que me dizia muitas vezes que sentia que era judeu. Mas nunca procurou saber. Vivi 46 anos casada até a morte dele. Partiu a quase 5 anos e por essa altura meu filho quiz fazer um teste de DNA para saber de quem descendia e também a que doenças estará propenso e como tem 3 filhos também por eles. Fez através de um laboratório português que por sua vez enviou para os Estados Unidos.O resultado veio ao fim de um mês chegou o resultado. Meu filho é descendente de Mouros e da SARDANHA. Meu filho ficou muito admirado e pediu me para eu fazer o teste . Concordei até para saber a que doenças estou propensa e também para saber se na verdade eu sou judia pois eu sentia me judia. Aconteceu o mesmo vieram entregar o Kit reculheram e passado um mês veio inconclusivo. Vieram entregar outro kit e recolheram. Aconteceu que meu filho muito me olhava sempre com o pingente no pescoço com a Estrela de David. E a segunda vez no fim de mês e pouco o resultado veio e eu sou mesmo judia descendente de Polacos e Alemãs. Estavamos numa festa de aniversário quando veio o resultado. E meu filho pediu me pra ler o resultadoe eu permiti...Começou a ler olhou para mim e diz mamã os teus presentimentos são verdadeiros tu és Judia descendente de Polacos e Alemãs. E eu fiquei chorando porque eu sempre senti que era judia. A primeira coisa que fiz foi visitar a maior comunidade em Belmonte Portugal com Sinagoga e museu, e negócios. Sou judia
Parabéns! Também sou portuguesa e sempre tive esse sentimento de não pertencer aqui. O meu pai também é como eu, ele sempre teve esse pressentimento, além de que, tanto eu como ele somos fascinados por Israel e sua história. Os meus tetravós paternos são da ilha da Madeira, ele de sobrenome Pontes e ela de sobrenome Nunes. Mandei vir um teste de dna do My Heritage,. Aguardo ansiosamente
Sabe que tbm me sinto judia ?
Aconteceu quase a mesma coisa comigo. Isso é Deus nos incomodando para buscarmos as nossas raizes.
Quanta bobagem
Muito lindo.🥺 Ainda vou descobrir minhas origens. Minha alma e o meu coração são judeus. Realmente me emociona muito.
Fiz o exame do GENERA e descobrimos descendência Judaica, meu pai sempre contou que minha avó dizia que não vendiam leite pra minha bisavó por não ser católica. Fazendo teste, eu e meu irmão descobrimos uma grande predominância paterna, e meu pai era da Paraíba, cuja mãe era de Pernambuco. Meu pai foi a Sinagogas e fez amigos judeus. Somos evangélicos,mas ele sempre pesquisou, mas eu era cética quanto a veracidade. Eu amei saber que somos descendentes de judeus, e tenho lido e buscarei saber mais pela quantidade genética que foi predominante paterna.Papai estava certo.
Sou semita, filho de Sem por parte de mãe (árabe libanês) e de pai (sefardita ibérico) mas meu Deus é Jesus Cristo! Os judeus se importam muito com o sangue (descendência) e isso tem um motivo restrito e perene de sua fé, diferente da cristandade que não se importa com o isso, somente com a propagação da boa nova para TODOS. Que Deus ilumine o caminho de todos meus irmãos judeus para que seus corações se abram a Cristo.
Falando de boca não se tem certeza o que realmente mostra nossa origem são os testes genéticos sem esses não dá para acreditar em falácias,precisa de documentos ,se você dizer ao policial ou chegar em qualquer departamento público primeira coisa que terá que fazer sem ninguém te pedir nada , é meter a mão no bolso na bolsa e apanhar seus documentos de identificação,mesma coisa é nossa origem para se afirmar que é de tal origem é preciso ter os testes no seu e-mail não é qualquer teste se não for o teste de origem autossômico pai e mãe não serve.
Em toda essa ciência eu vejo o poder e a grandeza do Eterno!
Fico muito, muito triste por saber q o anti-semitismo se manifesta até os dias de hj. Há mais ou menos 30 dias senti q as minhas origens poderiam estar ligadas ao Judaísmo (eu sou Católico) e fiquei extremamente feliz por saber q, há muitas gerações, havia membros da família relacionados ao Judaísmo. Isso me trouxe alegria, felicidade, por ter uma relação (ainda q distante!) com esse povo q tanto admiro e gosto❤️! Façamos o bem e procuremos alegrar ao Senhor/Eterno! Shalom🙏!!!
Eu amei! Proponho um teste genético em massa no Nordeste do Brasil. Por regioes, por exemplo, em Pernambuco, no litoral, no Agreste e no Sertão.
Em Goiás também tem muitos descendentes judeus, eu sou uma em milhares
Sou de Salvador fiz um teste de Dna e apontou algo curioso deu 5% do oriente médio e uma região chamado magrebe e Anatólia e de < 3% Judeu
@@lchbr1551 como faço esse exame, onde ?
@@lenne___sanntos2515 olá boa noite tudo bem ? Existe algumas empresas que fazem esse teste , eu fiz por uma Brasileira Chamada Genera, entrando no site deles pode fazer a solicitação do kit, eles envia para sua residência, Ou se a sua cidade ter um ponto de coleta pode ser enviado para lá. Existe várias outras empresas também que fazem esse esse teste e o preço pode variar. Tem a Meu Dna, MyHeritage entre outras.
@@lchbr1551 muito obrigada!
AGORA SÉRIO ! ESTOU DE ACORDO SIM , É GENÉTICO E É FANTASTICO ! O SHOW DA VIDA ! DAVI DA SHOW !
Sou evangélica, moro em São Luís do Maranhão, mas gosto de assistir seus vídeos .
Fiquei com interesse de fazer esse teste de ancestralidade.
Faça exame genético no laboratório genera ou myheritage põe no Google laboratório genera
O laboratório é o GENERA, eles fazem, EU fiz!
Sou de Vitória do Mearim, Maranhão❤😉
Estou buscando histórias dos antepassados dos meus pais.
@@kedimanvieira2349 É caro? Difícil? AGRADECIDA.
@@iolandadosanjos4389... Sempre tem promoçao no my heritage, meu Dna, genera
Meu Deus, meu Pai, já pensou se eu for descendente de judeu?
Vou desmaiar de alegria!
Vi a live depois e amei. Já me inscrevi no canal
🇧🇷🇮🇱❤️
Ótimo tema, parabéns , consegui comprovar minha origem judaica fazendo o estudo da minha genealogia, e o meu teste de de DNA concluiu minha ascendência. Não ficou nenhuma dúvida, genealogia e teste DNA comprovam minha origem. E sim fiquei muito feliz, porque intuitivamente eu já sabia... e foi o que me levou a me aprofundar na minha genealogia. Acredito que os descendentes sefarditas começaram a despertar... "Pensaram que nos enterraram , só não sabiam que eramos as sementes"
Oi amiga consegue me indicar o caminho que trilhou por favor? O estudo aonde fez? Como fez? Da sua genealogia e aonde fez o teste de DNA? Também tô nessa busca minha família tem todos raízes. Agradeço.
@@jonathasm56 minha árvore genealógica foi construida no site Family Search, documentada até meus ancestrais sefarditas, o teste de DNA foi pelo laboratório genera, faço pesquisa genealógica caso deseje meu serviço.
@@jonathasm56 genera
Minha mãe nasceu em Recife! E eu sempre tive curiosidade em saber em relação a minha descendência fiz o exame de DNA sou descendente de judeus! Fiquei feliz!
Shalom a todos 🙏🏻🌷 assistindo esta discussão maravilhosa em 19 de janeiro de 2024, sexta-feira....que assunto maravilhoso ...eu ainda não fiz meu teste de DNA, mas, certamente, vou fazer. E incrível que as questões e dúvidas que o Rabino Ventura fez foram as minhas também rs ..não todas, mas a maioria rs...incrível isso...
É muito bom saber pelo teste do DNA sobre nossa ancestralidade Israelita. Meu professor na faculdade de Biologia questionava se meu genótipo É meu fenótipo. Sempre li o fim das histórias para depois o começo. Quando fui para Israel senti como se estivesse voltado para casa. Vou fazer o teste.
Rabi Ventura, gostaria de agradecer pelo excelente trabalho que você e toda sua equipe tem realizando, não sei se posso associar essa ancestralidade judaica a uma promessa de Hashem de que ele iria abençoar todas as nações da terra por meio do patriarca Avracham.
Shalom!
Que Hashem continue abençoando os seus trabalhos, são excelentes.
Assisti do início ao fim, sensacional esse estudo de genética e história. Simplesmente excelente, não senti o tempo passar. Muito obrigado por tudo . O Altíssimo é conosco.
Gratidão rabino e rabanit! Aula muito didática e de simples compressão! Torá e ciência lado a lado!🥰📜
Descobri que tenho dna judaico. Muita alegria que explica esse amor que sempre senti e essa vontade de voltar para a terra prometida.
Shalom!
Eu entrei nessa de fazer exame de DNA, na época eu fiz por curiosidade e porque não tínhamos informações sobre a história da minha mãe, uma vez que ela tinha sido adotada ainda criança.
Ao receber o resultado eu fiquei muito surpresão! Como amazônida, 38% é obviamente indígena, 36% branco, mais foi bem aí que surgiu uma história de uma vasta e longa viagem, sendo a maior parte Alemã,francesa, países baixos e entre outros, %2 judeu Askenazi, 16% ibérico...Itália, sardenha e norte da Itália, basco...18% África, 8% Argélia, Marrocos, Tunísia...Daí fui lá na história da cidade de meus pais, Cametá que é uma cidade muito antiga, e que foi alvo das invasões holandesas, francesas, e que foi passagem das naus espanholas também. Lá houve uma presença maciça de judeus diversos e com certeza houve a presença dos cristãos novos, se não me engano é a segunda ou a terceira cidade mais antiga do Pará. O meu fenótipo manifesta perfeitamente essa história genética, contudo o DNA não mostra o que está escrito no coração, nos seus sentimentos, talvez a ciência vá chegar lá algum dia.
Gente, sou do interior e eu manifestei mais profundamente aqueles poucos >2% de judeu Askenazi, eu não aceitei por mim mesmo a crisma católica, mais fui crente por duas vezes, contudo havia alguma coisa me dizendo que eu não estava no local certo. Desde criança eu fui isolado em meus sentimentos religiosos muito pessoais e diferentes, ei me escondia no mato e erguia altares de pedras e rezava a um Deus muito meu, do jeito que eu o sentia, meus pais diziam que eu era estranho, e no meu íntimo era assim que eu me sentia. Aos 7 anos, uma tia chamada Maria Nagid, me falou pela primeira vez sobre algo como "somos descendente de judeu ", era pra eu ter esquecido, mais aquilo ficou e essa foi a primeira e última vez que ouvi algo neste sentido, até porque eu nasci e cresci longe da cidade deles, não havia nada em meus pais que assinalasse ou que confirmassem as palavras de minha tia e até a chamaram de louca quando eu falei a este respeito com eles. Tá eu cresci e me tornei um adulto fora da caixa, com tantas dúvidas que elas iam parar nas minhas tristezas, fui crente e aquela voz no meu inconsciente me mandando sair, gente fui até adventista, sim, mais até lá já coroa aquela voz me dizia "ainda não é o teu lugar ", na igreja havia uma senhora que frequentemente ia na minha casa, uma semana antes dela desencarnar foi em casa e me disse: "fulano, tu só estais na igreja porque você ainda não encontrou o seu verdadeiro lugar ", aquilo me deixou apavorado, como se eu tivesse visto um fantasma, nunca falei nada com ninguém sobre que a igreja não era o meu lugar, tempo depois eu resolvi que não ia mais em nenhum lugar para me conectar a Deus. E por osmose, eu comprei o meu primeiro livro judaico, a Torá começou o seu trabalho comigo e alguns tempos depois, um amigo me viu a ler a Torá e me convidou pra participar de um grupo de amigos que estavam estudando e praticando o judaísmo, foi normal me juntar a eles e hoje estou em comunidade Judaica. Em resumo, eu digo-lhes: sigam o que está escrito em sua consciência e sua consciência, todos nós já nascemos com essa escritura pessoal e intransferível chamada DNA, e se você se sente atraído pela comunhão com Deus, siga adiante independentemente da placa, do lugar vá vivenciar a sua fé intima, até porque Deus é só um. Independente das conversas que você ouve sigas o teu coração isso no meu ponto de vista é o que verdadeiro e se você o encontrar vá vivenciar o que está em seu coração. escrito
PARABÉNS INTERESSANTE DEIXEI O LAIKE 👍 DEUS ABENÇOE TODOS OS IRMÃOS JUDEUS E DERRAME CHUVAS DE MUITAS BÊNÇÃOS EM NOME DE JESUS AMEM SOU MUITO GRATA FELICIDADES 👍
Shalom! Que aula maravilhosa hein! Que live abençoada. Obrigado! Que o Eterno continue os abençoando nessa missão.
Shalom Boa tarde
Live excelente, não desgrudei um só minuto, muito esclarecedora e enriquecedora!
Sensacional fiquei impressionado com a explicação parabéns a todos.
Que aula maravilhosa!
BBoa noite Rabino Ventura Jacqueline e salmo Raskin
Fiquei encantada com a possibilidade de saber que poderei ser de origem judaica
Sou do Ceará meu pai é de 1910
VICENTE ESTEVES DE BARROS É meu pai e ANTÔNIA COSTA DE ARAÚJO minha avó mãe do papai
ANTONIO ESTEVES BARROS É meu avô
pai do meu papai
MARIA de Lourdes Ferreira Barros o pai da minha mãe -viecente Ferreira de Paula : Virgínia de Holanda Cavalcante
Mãe da minha mãe minh a avó mãe do papai morreu com 105 anos de idade
A mãe do meu pai só rezava com um pano cobrindo a cabeça e me ensinou que pra se conectar com Deus precisava cobrir a cabeça e rezar baixinhos só pra Deus ouvir .sinto uma sensação tão diferente como se eu tivesse ouvido ou presensiasse algo do tipo eu vi coisas em casa que parecem bem familiar os adultos da família tinha o hábito de passar a mão na minha cabeça
Meu Deus! Chegando nesse canal a um dia e já estou impressionada com tantas informações, meu pai de de sobrenome Correia de Moura e minha mãe é Silva , os dois são nordestinos. Meu pai e natural de Canapi Alagoas, minha mãe é natural de Inajá Pernambuco. Estou aqui sem palavras pra imensurar a minha surpresa com tudo que estou vendo. Eu herdei o Silva de minha mãe e o Moura de meu pai! Meus Deus, será que sou descendentes dos judeus?! Se for , isso explica todo o meu amor por esse povo!! E ainda tem os costumes da minha família das duas partes , me lembro do apontar os dedos para as estrelas, o passar de mãos na cabeça, pedir a benção aos mais velhos na entrada e na saída de casa e o varrer a casa de fora pra dentro . Nunca soube dessa possibilidade de ser uma descendentes dos judeus. Graças a Deus que esse canal chegou a mim , sempre quis saber da minha origem.
Tenho 75 anos. Meu pai, português, dizia que havia uma ascendência judaica em sua família, por parte da sua mãe. Porém, todos eram convertidos ao catolicismo e ele próprio nada sabia de Judaísmo. Recentemente, fiz um Teste de Ancestralidade. E SIM, tenho DNA judaico!!! Minha filha e meu neto, fizeram o Teste também e têm o DNA judaico, também. Falta toda a família fazer. Não tendendo nada disso, mas, espero que todos tenham o mesmo DNA judaico. Fiquei emocionada... estamos aguardando o resultado da família completa.
Qual teste vc fez? Gostaria de fazer tb
Expresso meus sentimentos de gratidão ao que acabo de receber! Que presentes digníssimo foram essas informações! Elas entraram em mim como há muito, aguardando o momento certo dessas revelações,, um sabor de desejos misturados com a espera! Dentro de mim contam muitas alegrias e explosões! Há o tempo certo para tudo, só que agora caiu a ficha em relação a isso e concordo, "há mesmo", o tempo certo!! Qdo assisti o filme guerra nas estrelas pela primeira vez, ainda adolescente e vi o spok fazer o gesto com a mão, identifiquei- me no mesmo instante e comentei isso é em mim.
Uma ligação com o gesto havia me conectado e vez outra ainda faço e o sei com as duas mãos! Esse canal Rabino, está sendo um presente para tantos em mim! E saber que há a possibilidade da linhagem Alves, Dias, Ferreira, Silva, podem ser de origem judaica, o meu coração se enche de alegria. Não tenho documentos dos meus bisavós e avós paternos e maternos que moravam no nordeste eram Portugueses, Espanhóis, Italianos e Holandeses.
Agradeço a colaboração de todos os envolvidos nessa estrada da vida!
Com certeza o verdadeiro judeu e aquele que é de coração e obedece a aliança !
Dr Salmo Raskin
Parabens pelas explicaçoes
Maravilhosas .
Parabens ao rabino ventura e sua esposa por essa live maravilhosissima .
Que o Eterno reconpença a cada um de vcs por nos proporcionar tanta riqueza de informaçoes .
Amem
Shalom
Boa noite a todos
A genealogia é sim muito importante.
Eu amo a cultura judaica. Amo a tradição. E a comunidade. Meu filho estudou anos no Renascença; e foram os tempos mais gostosos de minha vida. Nossa família fazia parte da comunidade.
No dia do 11/09, a escola pediu que buscasse o menino.
À tarde havia uma festa de aniversário infantil.
Todos os colegas de classe compareceram, com suas famílias completa, o que não era muito comum. Mas, como todos estavam em casa naquela tarde, as famílias compareceram completas.
Impressionou-me não ouvir qualquer comentário sobre o ocorrido pela manhã.
Pensei: "que gente fantástica!!!! Todos unidos em torno das crianças, para protegê-los."
Shalom Rabino,parabéns por esta aula tão importante .estou impressionada com tanto conhecimento.Que o Eterno abençoe vc e sua família,por trazer prá nós tanto conhecimento.
Amados Ventura e Jaque, prazer em ver em ver vocês
Parabéns Rabino.
Parabéns Dr
Que aula maravilhosa.
Sou judeu sefardita comprovado pelo DNA e pela árvore genealógica.
Chegamos na 14 geração .
Nossa árvore foi aceita em Portugal pela sociedade israelita
Shalom.
Olá. Qual empresa vc usou para o teste de sangue?
Shalom!! Assistindo daqui de São Gonçalo RJ Brasil 🇧🇷
Que conteúdo maravilhoso! Obrigada por tanto conhecimento passado! Eu sou poeira de Abraão!🇮🇱
Estou amando este canal! Amo genética. Sempre tive medo de pegar verruga. Nunca apontava p estrelas.
Aula maravilhosa, descendo de três judeus sefarditas com mto orgulho ❤
Que lindo, sobre quando Deus chama Moisés e o manda falar com faraó. Sua genealogia. E Moisés não quer ir. 🥺
Shalom lekulam! Laila Tov!
Baruch HaShem
Uma frase de reflexão todos os joelhos se dobrará
Para Norte e Nordeste:
davar.lojaintegrada.com.br
Para Sul, Sudeste e Centro-oeste:
davar-sp.lojaintegrada.com.br
Adorei a live !
Obrigada aos 3 por compartilharem seus conhecimentos.
Shalom Rabino e Rabanit Ventura e toda SSF. AMEI ESSE VIDEO!!! fAÇAM MAIS DESSES...
Sou pernambucano de Recife, tenho 61 anos, meu pai era cearense de Lavras da Mangabeira e minha mãe de Patos/PB. Tenho 1,85m, mãos e pés grandes. Minha ascendência por parte de pai vem dos Correia Lima e de Vieira da Silva. Por parte de mãe de Colaços e Barros de Melo. Fiz exame de DNA por empresa israelense que deu o seguinte resultado: West Eurasian 73%Southwestern European 43%Southwestern European 27%Sardinian 16%Northwest European 21%Ashkenazi 9%North African 16%East African 2.9%Lower Niger Valley 1.4%Ambiguous 1.1%Native American 5.6%Native American 3.3%Amazonian 2.3%
Muito Maravilhosa essa Live!
Espetacular! Kol hakavod!!!!
Sou filho de Maranhense e Piauiense. E após um exame de DNA foi constatado que tenho o mesmo gene da família COHEN! Isso foi uma das maiores alegrias da minha vida!!! BARUCH HASHEM!!!!!
Qual teste você fez? Genera, myheritage ou outro?
@@walky07 fiz da genera... tu tem que ficar atenta não a porcentagem e sim ao Haplogrupo que tu pertence
@@samuelcornelio5464 muito obrigada pela informação.
Que live maravilhosa!
O curriculum do doutor é uma verdadeira Torah!!! Parabéns!! Que pena que o doutor nâo falou mais sobre Genética.
Estamos a viver tempos extraordinários🙏🙏🙏🕊️🕊️🇵🇹🇮🇱Baruch Hashem
Ótima live! Estou muito interessada pq/ sempre fui e sou curiosa por entender Genealogia dos nossos antepassados👏
Aguardando ansiosamente pelo meu teste, com o mesmo medo de não dar o resultado.... Já amo a Jack ❤️ sou como ela, apaixonada pelos cães 🐶
Assistindo em 2023. Eu e meu pai fizemos o testa da Genera. Nos primos genéticos do meu pai apareceu um primo de segundo grau da família Cordeiro da Paraíba. Então o Google me enviou para um vídeo do Rabino Ventura com o Dr. Luciano Canuto explicando sobre a família Cordeiro da Paraíba. Sem o teste, eu jamais saberia que faria parte desta família.
Shalom!
Eu estou amando ouvi-los!
Live maravilhosa, fantástica!..❤Muitas descobertas! Gratidão!..
Exelentes explicações sobre este assunto o DR está de parabéns isto maravilhoso o nosso povo Brasileiro pouco se sabe destes conhecimentos, rabino ventura está de parabéns está laif muito bom.
Rabino. Sou professora universitária da saúde e gostei muito da live. Entendo a discussão e discordância de vocês quando falam sobre "ser judeu" ou ser de "origem judaica" e a adoção dos rabinos em Israel em aceitar o indivíduo como judeu ou não baseado nos teste de DNA etc....fiquei pensando sobre isso....não sei se tenho origem judaica....mais penso que algumas pessoas queiram saber suas origens para "saber sobre sua ancestralidade" e para " resgatar " costumes perdidos em gerações passadas.....abraços a vocês. Deus abençoe. Shalom
Sou da Paraíba e desde pequena abro meu dedos com muita facilidade mas nao sabia o porq ? E gostava de ler os livros de trás pra frente rsrsrsr. Amo o nome Yahushua/Yeshua/Jesus .
Som perfeito, slides perfeitos
Eu e os meus dois filhos fizemos o teste de ancestralidade da Genera no laboratório Cerpe ,e o resultado foi que temos antepassados Judeos. Somos de Pernambuco, nordeste.
Só judeu??? E as demais ancestralidades???
Sou católica, mais fiquei feliz por saber que tenho também uma raíz do judaísmo.
Boa noite . Estou assistindo agora.
Shalom Shalom A Santa Paz do Grande Deus para todos nós Amêm Amêm
Muito exclarecedor
Amei a explicação . Eu já fiz o teste completo mas agora vou fazer o teste mitocôndrial .
Estou entendendo bem.Está bem explicado.
A paz de nosso Deus esteja entre nós 🙌🕎
Olá sou de Angra RJ e sensacional esse tema. Espero as proximas lives. Paz.
Minha bisavó era Kohn seu pai era Morris Nathan Kohn, filho de Tobias Kohn que era filho de Elias Kohn, ainda não consegui avançar nessa parte da árvore por que não sei húngaro. Mas chego lá. Adorei a live, quando puder, farei esse teste de DNA.
Olá Glória sou historiador e genealogista amador , sou decendente de ums Judeus Buenos, judeus espanhóis ligado com os bandeirantes paulistas , de onde vem seu Bueno?
@@Sinval_Santos parece que estamos na mesma linhagem. Minha árvore genealógica está no FamilySearch, o meu Bueno vem de Bartholomeu Bueno, até meu avô paterno a família era paulista, nas bandas de Mogi-Mirim, Campinas, Araras. Mas, não sei se você já encontrou em suas pesquisas os "Silveiras Franco", "Moraes", "Lacerda", pois eles estão no meu tronco familiar também, além de outros nomes. Também sou genealogista amadora. Se tiver sua árvore no FamilySearch, pode me achar lá, estou com o mesmo nome.
Estes mesmo Glória , sou decendente de Rita da Silva Bueno 6 °geração, MG ,tenho um antepassado cap Paulo Luiz Pinto de Lacerda , vou te passar o ID do meu pai no FAMILY SEARCH. Vicente de Oliveira Santos G9R7-7PD
@@Sinval_Santos Vou procurar, essa parte do Lacerda eu estou procurando faz tempo. Já encontrei tua árvore. Vou mandar o ID da minha pelo nome do meu pai: JORGE CERQUEIRA BUENO LDPB-SYG.
Obrigando Glória vamos nos falando me add no face , vamos descobrir os Lacerda , tenho um pista que os ligam ao Barão de Cocais ..
Esse assunto é muito importante para nós brasileiros que somos descendente de judeus e outras nações que precisa de suas genética geneológica.
Fascinante este estudo. Todah Rabah!
Achei lindo maravilhoso vcs ser parente dos judeus ameiiiiii ❤️🌹🌹❤️
Muito legal todo estudo e explicações. Muito obrigado.
Que vídeo maravilhoso, quantas informações preciosas!! Vi que o meu teste aponta para uma descendência judia e estou tentando compreender melhor esta informação. Obrigada!!
Muito interessante... pois consigo fazer isso com as mãos desde sempre ...era algo natural desde pequena...
Rabino, Boa noite! Muito boa a Love. Aprendi muito. Escrevi para o Rabino a um tempo atrás sobre um pouco da minha história, fiz teste de DNA em dezembro de 2020, pela minha saliva, e o teste de DNA me revelou que tenho 52% por cento da Diáspora Judaica, fui criada por meus tios maravilhosos, não sei quem é o meu pai biológico que era Judeu e veio da Áustria para o Brasil. Gostaria de terajuda do Rabino para eu descobrir quem é o meu pai biológico, minha biológica é brasileira e também quer me auxiliar a descobrir sobre ele.
@Marcos André Barbosa Santi eu fiz pelo Genera e deu 14%. Sou de Sergipe. Isso é muito ?
@Marcos André Barbosa Santi meu lado paterno veio de Portugal em 1860 para cá e meus trisavós eram primos em 1 grau. Sei de outros parentes casados com primos. Muito interessante essas descobertas.
@Marcos André Barbosa Santi sim
Sefaradi
Eu quero fazer esse exame!
Feliz Ano 2022 para todos os judeus do mundo. Bem Haja.
que live top assistir até o fim
Shalom
Em busca as origens do meu Pai eu fiz uma descoberta incrível, quando meu pai faleceu eu era pequeno e nunca soube ao certo de onde ela era, resumindo a historia, entrei em conto com meu tio que mora em Natal e em conversa com ele sobre meu pai eu descobri que meu avô veio de Israel, que meu avô nasceu em Israel e veio pro Brasil por conta da guerra, casou com uma brasileira de macaiba e nasceu meu pai e meus tios, mais ai vem o detalhe quando ele veio pro Brasil ele trocou o nome para Manoel rodrigues de Oliveira , como faço pra saber a origem?
Muito bom esse vídeo Rabino.
Gostei muito
Que aula maravilhosa ❤
Parabéns! Excelente!
Eu tenho descendência de judeus sefardista, porém , não tem como me converter ao judaísmo. Amo Jesus e acredito nele
Minha família tem tradições q descobri serem judaicas (jeito de varrer a casa diferente, não pode apontar o estrelas, moeda de prata no primeiro banho do bebê, etc)
Fomos criados com uma tradição bem fora dos padrões q é não entrar em cemitérios e, caso tenha q ir, deveria ter banho bem esfregado, levar imediatamente a roupa p lavar, tirar e lavar os calçados, fora outros processos q nenhuma outra família tinha. Também ouvia cuidado com quem namora pq eu nasci p ter uma família sacerdotal... Tudo isso minha avó ensinava como coisa dos antigos... Fora outras tradições... Temos quase certeza q somos descendentes de Levi por causa da "família de sacerdotes"... Será q não teria haver com descendentes de Arão? Depois q vi essa explicação sobre Cohen abriu minha mente sobre isso... Esse negócio dos dedos minha família sempre fez brincando e ensinando os mais novos... mas era tudo brincadeira com as mãos tanto prós meninos quanto pras meninas da familia... Somos brasileiros, mas judeus vindos de Portugal e Espanha...
Maravilhas Baruch HaShem
Em 24/02/2022 já está com 19 mil visualizaçoes. Muito obrigada por nos ensinar.
OBRIGADO QUERIDO RABINO LINDA AULA!
Seu raciocínio muito abençoado por Hashem, porquê o Tanakh é aprendido pelo que se fala e peloque não se fala. Shalom Aleichem!!! Que Hashem sempre lhe abençoe!!!
Meu pai é de uma comunidade judaica do interior de Pernambuco. Fugiram pro sertão pernambucano por conta da perseguição católica.
Excelente aula Rav
Adorei e fiquei emocionada com tanta informação. Parabéns
Maravilhosa essa live! Ansiosa pela próxima com o Sr. Raskin!!!