Juízes, capítulo 3 - Otoniel, Eud e Samgar, libertadores de Israel.

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 вер 2024
  • Nações que permaneceram na terra
    Estas são as nações que o SENHOR permitiu que permanecessem para, por meio delas, pôr à prova Israel, a todos os que não tinham conhecido nenhuma das guerras de Canaã, tão somente para que as gerações dos filhos de Israel aprendessem, para ensinar-lhes a guerra, visto que previamente não a tinham conhecido: os cinco príncipes filisteus, todos os cananeus, os sidônios e os heveus que habitavam na cadeia montanhosa do Líbano, desde o monte Baal-Hermon até a entrada de Emat.
    Essas nações serviram para pôr Israel à prova, para saber se escutariam os mandamentos que o SENHOR havia prescrito a seus pais por intermédio de Moisés. E os filhos de Israel habitaram no meio dos cananeus, heteus, amorreus, ferezeus, heveus e jebuseus. Tomaram suas filhas por esposas e deram suas filhas aos filhos deles, e serviram a seus deuses.
    HISTÓRIA DOS JUÍZES
    Otoniel
    Os filhos de Israel fizeram o que é mau aos olhos do SENHOR; esqueceram- -se do SENHOR, seu Deus, e serviram aos Baalins e às Aserás. Inflamou-se a ira do SENHOR contra Israel, e os vendeu a Cusã-Risataim, rei de Aram Naaraim. Os filhos de Israel serviram a Cusã-Risataim durante oito anos. 0s filhos de Israel clamaram ao SENHOR, e o SENHOR suscitou um libertador para os filhos de Israel, que os livrou: Otoniel, filho de Cenez, o irmão mais novo de Caleb. 0 espírito do SENHOR veio sobre ele, e ele foi juiz de Israel. Saiu para o combate, e o SENHOR entregou em sua mão Cusã-Risataim, rei de Aram, e sua mão prevaleceu sobre Cusã-Risataim. E a terra descansou por quarenta anos. E Otoniel, filho de Cenez, morreu.
    Eud
    Os filhos de Israel tornaram a fazer o que é mau aos olhos do SENHOR. O SENHOR fortaleceu Eglon, rei de Moab, contra Israel, por terem feito o que é mau aos olhos do SENHOR. Eglon reuniu com ele os filhos de Amon e Amalec, foi e derrotou Israel, e tomou posse da cidade das Palmeiras. Os filhos de Israel serviram a Eglon, rei de Moab, durante dezoito anos.
    Os filhos de Israel clamaram ao SENHOR, e o SENHOR lhes suscitou um libertador: o canhoto Eud, filho do benjamita Gera. Os filhos de Israel enviaram por seu intermédio um tributo a Eglom, rei de Moab. Eud fez para si um punhal de dois gumes, com um palmo de comprimento, e o amarrou debaixo de suas vestes junto à coxa direita. E foi apresentar o tributo a Eglon, rei de Moab. Ora, Eglon era um homem muito gordo. Tendo terminado de apresentar o tributo, Eud despediu as pessoas que tinham carregado o tributo, mas ele, de Hapes-silim, que está perto de Guilgal, regressou e disse: "Tenho uma mensagem secreta para ti, ó rei!" E este disse: "Silêncio!" E todos os que estavam com ele se retiraram. Eud foi até ele, que estava sentado sozinho em um quarto superior arejado, reservado para ele, e lhe disse: "Tenho uma palavra de Deus para ti". E o rei se levantou do trono. Então Eud estendeu a mão esquerda, apanhou o punhal de sua coxa direita e o enfiou no ventre do rei. Até o cabo entrou com a lâmina, e a gordura se fechou sobre a lâmina. Sem retirar o punhal de seu ventre, ele saiu por uma abertura. Eud saiu ao pórtico, fechou as portas do quarto superior atrás de si e as trancou. Tendo ele saído, chegaram
    os servos do rei e viram que as portas do quarto superior estavam trancadas e disseram: “sem dúvida está fazendo suas necessidades no quarto arejado". Eles aguardaram por muito tempo. Como ele não abria as portas do quarto superior, pegaram a chave e abriram: ali estava seu
    senhor, caído por terra, morto.
    Enquanto eles hesitavam, Eud tinha escapado e, tendo passado por Ha-pessilim, refugiou-se em Seira. Assim que chegou, tocou o chofar na região montanhosa de Efraim. Os filhos de Israel desceram com ele das montanhas; ele à sua frente. E lhes disse: "Segui-me porque o SENHOR entregou vossos inimigos, os moabitas, em vossas mãos!" Eles desceram atrás dele, ocuparam os vaus do Jordão, que dão acesso a Moab, e não deixaram ninguém passar. Naquela ocasião, derrotaram Moab, cerca de dez mil homens, todos robustos e valentes; não escapou um sequer. Naquele dia, Moab foi subjugado pela mão de Israel, e a terra descansou por oitenta anos.
    Samgar
    Depois de Eud, veio Samgar, filho de Anat, que derrotou seiscentos filisteus com um aguilhão de bois. Também ele libertou Israel

КОМЕНТАРІ • 3