Curta, se inscreva e compartilhe o canal da Garage 545: bit.ly/norivalsilva Se quiser sugerir um conteúdo sinta-se à vontade para inserir nos comentários! Obrigado por colaborarem sempre!
Chefe,o Voyage 2019 é no mesmo lugar? Meu carro quando arma a ventoinha a temperatura sai dos 90 graus e vai a 110 e num intervalo de 2 a 3 segundos volta ao 90 graus. Ja andando com ar condicionado ligado não acontece! Será que pode ser o sensor? É no mesmo local que esse aí por baixo do carro? Obrigado e sucesso para você sempre.
Grande Rodrigo! Se o Voyage for a versão 1.0 3 cilindros é o mesmo motor do Up MPI e o sensor fica na mesma posição, pode ser acessado atrás da bomba d'água. Normalmente é mais fácil o acesso por baixo. Pelo relato, entendi que quando arma o ventilador a temperatura marcada é acima do real e momentâneo. Se for isto, pode ser um defeito da bateria e principalmente de aterramento, tanto do motor como do painel. O melhor é mesmo realizar testes medindo a temperatura ao redor do sensor e verificar se é um sinal real comparando com o valor do rastreador (scanner). É bom conferir também o sinal do sensor de temperatura ambiente, no para-choque dianteiro. Caso a temperatura realmente esteja chegando em um valor acima do permitido pelo scanner, pode ser um problema das válvulas termostáticas, de circulação ou do radiador. Principalmente se não foi utilizado e trocado no período correto o G12EVO. Enfim, é comum se momentaneamente a temperatura marcar um valor acima e corrigir, em casos de circulação de ar restrita como trânsito. Vale a pena conferir o radiador e condensador do ar se não tem obstrução por sujeiras. Importante ressaltar que o valor de temperatura de trabalho deste motor não é abaixo de 100°C, principalmente lendo no scanner. Abraço!
@@garage545 Primeiramente muito grato por nos dar atenção,ele começou depois que tirei a bateria para ligar o outro carro . Vou checar a bateria e se não resolver vou tentar achar uma oficina,não conheço nenhum de confiança. Obrigado e sucesso irmão
@@wesleyh.9731 O meu continua do mesmo jeito,vou comprar esse sensor em breve. Eu aqui no fim das dívidas ando com ar condicionado ligado pra não me assustar com a temperatura lá em cima.
@@rodrigocunha8131 cAra o meu faz issO tmb só em dias muito quente, o cara passou escâner ele vai a 102 graus e liga o ventilador e aqui como é bloco ele marca 110 mas não que esteja em 110 graus, pelo que quase todos tem esse Problema, vi relatos ser até problema do painel
Tenho um gol g7 3 cilindros e quando o motor tá bem aquecido acontece que s e eu ligar o ar condicionado a ventoinha liga na 2 velocidade sendo que tem que ser a 1 velocidade. Será que é?
Não tem que ser exatamente a primeira velocidade. Isto seria uma regra válida para sistemas bem antigos de ar condicionado, ou adaptados ou ainda com eletro-ventilador em separado para o condensador. Seu carro não possui um pressostato por exemplo, usa um sensor de pressão do gás ar condicionado. Para ter uma ideia se a pressão estiver acima, até por uma carga excessiva, ele não vai desligar nunca o eletro-ventilador. E ocorre também o inverso. Temperatura do evaporador, temperatura ambiente, pressão do gás e em alguns carros até a temperatura do condensador são medidas para considerar a estratégia de controle do eletro-ventilador e da válvula torre do compressor. Isto porque não é um compressor variável, e olha que até a Blazer já tinha um assim. Vale ainda lembrar que o EA-211 e este sistema de injeção está pronto para o controle de um eletro-ventilador PWM, de rotação variável, que vem por exemplo na versão TSI deste motor e para falar de outras marcas vem no Prisma, Onix... Então, temperatura alta do motor, que aliás possui duas válvulas termostáticas (uma é de 115°C), temperatura interna, temperatura ambiente (lá no para-choque) e pressão do gás irão fazer armar a segunda velocidade ou a primeira de acordo com a necessidade. A análise deve ser feita lendo parâmetros no rastreamento da injeção e também do ar condicionado.
A bomba deste veículo geralmente vaza sim, você pode olhar tirando a capa da correia da mesma ou até por baixo do motor, logo na união da caixa ele deixa um rastro de aditivo. Esta é a troca de uma: ua-cam.com/video/6mP7IDw9Nh0/v-deo.html O importante é fazer um teste de pressão e ver se há queda, se positivo procurar por ela. Neste vídeo testei a pressão em outro modelo de carro: ua-cam.com/video/lGx4XUQ5T4k/v-deo.html
Esse sensor que vc tirou era o original do carro,ele estava vazando água do arrependimento? Esse sensor mte é bom vc sempre usa ele e nunca deu problema como vazamento....etc.
@@AntonioCarlos-ij6cp eu raramente uso ele, foi uma das poucas que apliquei mas está até hoje sem vazar. Normalmente aplico o original, creio que foram três somente MTE até hoje.
Grande Kevin! O anel de plástico é quem alinha ele e evita que saia da posição na montagem. Não teria uma oficina perto com algum sensor queimado, que possa tirar o anel plástico dele?
Boa noite Autobote! A Tirreno é a fabricante do aditivo VW no Brasil. Nem só dele, observe nas letras pequenas das embalagens como AcDelco original... Interessante olhar o CNPJ. Vamos lá... Eu até explico na descrição e também em alguns vídeos meus, inclusive sobre a bomba d'água dos 3 cilindros e do EA-211: A especificação G12 já não é mais usada pelos veículos mais novos VW, e muitos também não sabem que a linha G13 foi substituída na distribuição da montadora. Atualmente a especificação é G12EVO, sendo inclusive o substituto do G13. Há algum tempo, fui até questionado em um vídeo sobre a aplicação de uma bomba num VW, se não deveria usar o G13. Ele já não estava mais à venda. Então, considerando a linha Tirreno, houve uma atualização das embalagens que envolveu o nome dos aditivos da marca comerciais: Atualmente para a linha VW o aditivo correto é o Aditech HT-E nas versões concentrado e pronto para uso. Desconsiderando os custos, que deve ser observado na hora da compra, eu recomendo o pronto uso se não tiver pelo menos um termo-densímetro (ou refratômetro) para verificar o resultado da mistura. Particularmente não aplico a linha Tirreno Global, utilizo somente os específicos das montadoras. Sou aplicador da marca sim, mas sempre recomendo cotar o original pois existem situações de promoção nas concessionárias que podem ser muito viáveis. A Tirreno prioriza a venda para oficinas e em segundo plano para lojas de peças.
@@garage545 opa vlw cara . Sim já comprei aditivo de combustível na gm com tirreno na embalagem muito bom. Tô mais acostumado em resolver bote que os auto dão em eletrica mais acabei de adquirir um auto boteador desse com motor ea211 muito bom tô gostando mais tô querendo usar tudo do melhor pra evitar botes . O meu é 2014 tá com tudo original até a bomba e sensor que é comum dar bote logo logo devem dar bote já tô me preparando
Amigo boa noite, tenho um gol 2017 3 cilindros, a bateria descarregou, fiz uma chupeta e sai com ele, para carregar a bateria, percebi que ele bateu a temperatura em 110 e segundos depois voltou para 90, é normal?
Salve Jonh! Em primeiro lugar evite usar do alternador para "recarga da bateria", realmente não é bom para o alternador, mesmo sendo pilotado, e nem para a bateria. O recomendável é uma carga lenta. E vale evitar que a bateria seja desligada completamente nestes veículos, usando recursos como um mantenedor ou um salva bateria. Ocorre muitas vezes em nestes motores de haver uma pequena passagem para cerca de 105°C por segundos, visto que uma das válvulas termostáticas trabalha com abertura a 115°C. No momento de abertura desta válvula pode ser registrado momentaneamente um valor acima de 90°C, até que haja a mistura dos fluídos. Mas pode também ter ocorrido: Travamento de uma das válvulas, falha de leitura do módulo e painel. O fator da variação de tensão pode causar um valor insuficiente no sinal de referência, eis um dos motivos para evitar o "enxerto". Mas peça um teste em uma oficina com scanner e um termômetro infra, com acompanhamento da temperatura principalmente no radiador. Estes radiadores acumulam muita sujeito, principalmente se o G12EVO for substituído por outro aditivo ou água pura. A falta de troca também causa isto, e um radiador que realmente "entope". Não esqueça de verificar o sensor de temperatura ambiente.
@@garage545 amigo, levei hoje na oficina, passou o scaner e não deu nada, aí ele viu que o carro estava indo a 110 a temperatura e não estava acionando a ventoinha, aí ele fez um teste viu que a corrente estava chegando mas não estava saindo, trocou a resistência da ventoinha e resolveu.
Boa tarde, fui trocar o liquido de arrefecimento e ao tirar o sensor de temperatura e coloca-lo novamente ficou pingando, oring esta em boas condições, posso usar um silicone p vedar esses espaços?
Olá Wanderson! Realmente não indico o uso do silicone, porém entendo e já passei por isto! Creio até ter um vídeo online, o cleinte trouxe um cavalete e tubo d'água da marca Wisa, mesmo com limpeza e estando boas as partes de contato: Vazou no tubo, vazou no cavalete. A sorte é que pressurizo ainda frio, e sem o coletor. A solução? Foi silicone sim. Então há momentos em que somente com ele, aplicado sem excesso, que se consegue a boa vedação. Fique atento ao tempo de cura, no caso do sensor a troca é muito rápida e logicamente o desejo de funcionar pode levar a esquecer da base de tempo indicada na embalagem.
@@garage545 obg pela atenção, acabei resolvendo o problema sem o uso de silicone. Usei 2 orings, um mais fino e o que ja veio nele. Ficou bem ajustado.
Este radiador do Gol e do UP 1.0 12V entope muito se não utilizado o G12EVO, solta alumínio do sistema e obstrui a parte inferior dele. Lembre-se que são duas válvulas termostáticas na carcaça da bomba, uma delas abre à 112 graus celsius. No momento exato da abertura, o plug de temperatura que está perto, marca por alguns segundos a mistura de temperaturas. Alguns segundos. Verifique se o aquecedor interno não tem sujeira também, e sendo no Gol veja como está o acionamento dos estágios do eletro.
@@garage545 é pq meu carro tá tendo muito pré ignição na gasolina e etanol também acho que é por excesso de calor. Troquei velas bicos e 2 válvulas termostáticas, válvula canister e mesmo assim grila.
Ocorrem casos assim, mas não é constante. O importante é não insistor quando começam as medições fora da realidade. Raramente há refluxo nos condutores e na capa sem que haja uma falha de medição.
@lucascarniel7439 geralmente o sensor vai apresentar erro de medição. Para reduzir sua ansiedade peça para remover o conector do sensor a cada revisão de 10.000km ou a cada troca de óleo se for uso severo.
Meu carro gol g7 2019 76 mil km, quando a ventoinha arma com o carro parado a temperatura dele bate em 110 no painel e volta pra 90, mais só com o carro parada ou andando em baixíssima velocidade, o mecânico já trocou o sensor de temperatura mais o problema continua, alguém com uma luz que possa me orientar ?
Sempre verifique a tampa e faça o teste com sistema de injeção de pressão, é muito importante que ela esteja boa. Ele é motor EA-211, certo? Este veículo possui duas válvulas termostáticas, uma para o bloco que abre com 105°C e uma para o cabeçote que abre com 87°C. Mas vamos às possibilidades mais comuns: - Pelo descrito, geralmente é um problema de circulação da bomba d'água, no conjunto da bomba que está atrás do cabeçote estão as duas válvulas. Se não tiver outra opção de teste, remova a bomba e verifique o rotor, veja se está singelo (preso) ao eixo e aproveite para testar as duas válvulas com termômetro. Caso não encontre nada ruim na bomba e válvulas: Verifique o consumo corrente do motor do eletro-ventilador, não deixando de conferir se arma os dois estágios. Ainda estando normal pode partir para uma limpeza e varetagem do radiador, lembrando que este veículo utiliza originalmente o aditivo G13 que você normalmente só encontrará pronto uso. Caso opte por um G12 lembre-se que a limpeza deve ser anual neste caso. Porque a diferença entre os dois está justamente na deposição de material no fundo do sistema, tanto no radiador como bloco. O aditivo de mercado que até poderia ser usado é o Tirreno OEM na cor rosa, mas também com troca anual. Este sistema não aceita Paraflu, Motorcraft e muito menos outros.
Curta, se inscreva e compartilhe o canal da Garage 545: bit.ly/norivalsilva
Se quiser sugerir um conteúdo sinta-se à vontade para inserir nos comentários!
Obrigado por colaborarem sempre!
Chefe,o Voyage 2019 é no mesmo lugar?
Meu carro quando arma a ventoinha a temperatura sai dos 90 graus e vai a 110 e num intervalo de 2 a 3 segundos volta ao 90 graus.
Ja andando com ar condicionado ligado não acontece!
Será que pode ser o sensor?
É no mesmo local que esse aí por baixo do carro?
Obrigado e sucesso para você sempre.
Grande Rodrigo!
Se o Voyage for a versão 1.0 3 cilindros é o mesmo motor do Up MPI e o sensor fica na mesma posição, pode ser acessado atrás da bomba d'água. Normalmente é mais fácil o acesso por baixo.
Pelo relato, entendi que quando arma o ventilador a temperatura marcada é acima do real e momentâneo.
Se for isto, pode ser um defeito da bateria e principalmente de aterramento, tanto do motor como do painel.
O melhor é mesmo realizar testes medindo a temperatura ao redor do sensor e verificar se é um sinal real comparando com o valor do rastreador (scanner).
É bom conferir também o sinal do sensor de temperatura ambiente, no para-choque dianteiro.
Caso a temperatura realmente esteja chegando em um valor acima do permitido pelo scanner, pode ser um problema das válvulas termostáticas, de circulação ou do radiador. Principalmente se não foi utilizado e trocado no período correto o G12EVO.
Enfim, é comum se momentaneamente a temperatura marcar um valor acima e corrigir, em casos de circulação de ar restrita como trânsito. Vale a pena conferir o radiador e condensador do ar se não tem obstrução por sujeiras.
Importante ressaltar que o valor de temperatura de trabalho deste motor não é abaixo de 100°C, principalmente lendo no scanner.
Abraço!
@@garage545
Primeiramente muito grato por nos dar atenção,ele começou depois que tirei a bateria para ligar o outro carro .
Vou checar a bateria e se não resolver vou tentar achar uma oficina,não conheço nenhum de confiança.
Obrigado e sucesso irmão
Resolveu o problema? O meu gol g7 tá do msm jeito. Já troquei radiador, sensor do eletroventilador e aditivo é nd resolveu.
@@wesleyh.9731
O meu continua do mesmo jeito,vou comprar esse sensor em breve.
Eu aqui no fim das dívidas ando com ar condicionado ligado pra não me assustar com a temperatura lá em cima.
@@rodrigocunha8131 cAra o meu faz issO tmb só em dias muito quente, o cara passou escâner ele vai a 102 graus e liga o ventilador e aqui como é bloco ele marca 110 mas não que esteja em 110 graus, pelo que quase todos tem esse
Problema, vi relatos ser até problema do painel
Tenho um gol g7 3 cilindros e quando o motor tá bem aquecido acontece que s e eu ligar o ar condicionado a ventoinha liga na 2 velocidade sendo que tem que ser a 1 velocidade. Será que é?
Não tem que ser exatamente a primeira velocidade.
Isto seria uma regra válida para sistemas bem antigos de ar condicionado, ou adaptados ou ainda com eletro-ventilador em separado para o condensador.
Seu carro não possui um pressostato por exemplo, usa um sensor de pressão do gás ar condicionado. Para ter uma ideia se a pressão estiver acima, até por uma carga excessiva, ele não vai desligar nunca o eletro-ventilador. E ocorre também o inverso.
Temperatura do evaporador, temperatura ambiente, pressão do gás e em alguns carros até a temperatura do condensador são medidas para considerar a estratégia de controle do eletro-ventilador e da válvula torre do compressor. Isto porque não é um compressor variável, e olha que até a Blazer já tinha um assim.
Vale ainda lembrar que o EA-211 e este sistema de injeção está pronto para o controle de um eletro-ventilador PWM, de rotação variável, que vem por exemplo na versão TSI deste motor e para falar de outras marcas vem no Prisma, Onix...
Então, temperatura alta do motor, que aliás possui duas válvulas termostáticas (uma é de 115°C), temperatura interna, temperatura ambiente (lá no para-choque) e pressão do gás irão fazer armar a segunda velocidade ou a primeira de acordo com a necessidade.
A análise deve ser feita lendo parâmetros no rastreamento da injeção e também do ar condicionado.
@@garage545 muito obrigado pelas informações 🤝
@@renildoantunes obrigado por assistir e dar feedback!
O meu tá baixando água será que é isso? Ou a Junta da bomba d'água?
A bomba deste veículo geralmente vaza sim, você pode olhar tirando a capa da correia da mesma ou até por baixo do motor, logo na união da caixa ele deixa um rastro de aditivo.
Esta é a troca de uma: ua-cam.com/video/6mP7IDw9Nh0/v-deo.html
O importante é fazer um teste de pressão e ver se há queda, se positivo procurar por ela. Neste vídeo testei a pressão em outro modelo de carro: ua-cam.com/video/lGx4XUQ5T4k/v-deo.html
Esse sensor que vc tirou era o original do carro,ele estava vazando água do arrependimento?
Esse sensor mte é bom vc sempre usa ele e nunca deu problema como vazamento....etc.
@@AntonioCarlos-ij6cp eu raramente uso ele, foi uma das poucas que apliquei mas está até hoje sem vazar.
Normalmente aplico o original, creio que foram três somente MTE até hoje.
@@AntonioCarlos-ij6cp mte é melhor que o original da vw. Mte tbm é original de outras montadoras.
Eu perdi o plástico verde do sensor, será q posso instalar assim? Ou preciso comprar outro?
Grande Kevin!
O anel de plástico é quem alinha ele e evita que saia da posição na montagem.
Não teria uma oficina perto com algum sensor queimado, que possa tirar o anel plástico dele?
Esse tirreno é compatível ao g12 ou o g13 do audi ? Como escreve o código dele ?
Boa noite Autobote!
A Tirreno é a fabricante do aditivo VW no Brasil. Nem só dele, observe nas letras pequenas das embalagens como AcDelco original... Interessante olhar o CNPJ.
Vamos lá... Eu até explico na descrição e também em alguns vídeos meus, inclusive sobre a bomba d'água dos 3 cilindros e do EA-211:
A especificação G12 já não é mais usada pelos veículos mais novos VW, e muitos também não sabem que a linha G13 foi substituída na distribuição da montadora.
Atualmente a especificação é G12EVO, sendo inclusive o substituto do G13.
Há algum tempo, fui até questionado em um vídeo sobre a aplicação de uma bomba num VW, se não deveria usar o G13. Ele já não estava mais à venda.
Então, considerando a linha Tirreno, houve uma atualização das embalagens que envolveu o nome dos aditivos da marca comerciais:
Atualmente para a linha VW o aditivo correto é o Aditech HT-E nas versões concentrado e pronto para uso.
Desconsiderando os custos, que deve ser observado na hora da compra, eu recomendo o pronto uso se não tiver pelo menos um termo-densímetro (ou refratômetro) para verificar o resultado da mistura.
Particularmente não aplico a linha Tirreno Global, utilizo somente os específicos das montadoras.
Sou aplicador da marca sim, mas sempre recomendo cotar o original pois existem situações de promoção nas concessionárias que podem ser muito viáveis.
A Tirreno prioriza a venda para oficinas e em segundo plano para lojas de peças.
@@garage545 opa vlw cara . Sim já comprei aditivo de combustível na gm com tirreno na embalagem muito bom. Tô mais acostumado em resolver bote que os auto dão em eletrica mais acabei de adquirir um auto boteador desse com motor ea211 muito bom tô gostando mais tô querendo usar tudo do melhor pra evitar botes . O meu é 2014 tá com tudo original até a bomba e sensor que é comum dar bote logo logo devem dar bote já tô me preparando
Amigo boa noite, tenho um gol 2017 3 cilindros, a bateria descarregou, fiz uma chupeta e sai com ele, para carregar a bateria, percebi que ele bateu a temperatura em 110 e segundos depois voltou para 90, é normal?
Salve Jonh!
Em primeiro lugar evite usar do alternador para "recarga da bateria", realmente não é bom para o alternador, mesmo sendo pilotado, e nem para a bateria. O recomendável é uma carga lenta. E vale evitar que a bateria seja desligada completamente nestes veículos, usando recursos como um mantenedor ou um salva bateria.
Ocorre muitas vezes em nestes motores de haver uma pequena passagem para cerca de 105°C por segundos, visto que uma das válvulas termostáticas trabalha com abertura a 115°C. No momento de abertura desta válvula pode ser registrado momentaneamente um valor acima de 90°C, até que haja a mistura dos fluídos.
Mas pode também ter ocorrido:
Travamento de uma das válvulas, falha de leitura do módulo e painel. O fator da variação de tensão pode causar um valor insuficiente no sinal de referência, eis um dos motivos para evitar o "enxerto".
Mas peça um teste em uma oficina com scanner e um termômetro infra, com acompanhamento da temperatura principalmente no radiador. Estes radiadores acumulam muita sujeito, principalmente se o G12EVO for substituído por outro aditivo ou água pura. A falta de troca também causa isto, e um radiador que realmente "entope".
Não esqueça de verificar o sensor de temperatura ambiente.
@@garage545 amigo, levei hoje na oficina, passou o scaner e não deu nada, aí ele viu que o carro estava indo a 110 a temperatura e não estava acionando a ventoinha, aí ele fez um teste viu que a corrente estava chegando mas não estava saindo, trocou a resistência da ventoinha e resolveu.
@@jonh6122 excelente!
@@jonh6122 o meu estava do mesmo jeito, troquei essa resistência e com um tempo votou a subir a temperatura
Fala amigo conseguiu resolver? Estou com esse msm problema.@@wesleyh.9731
Boa tarde, fui trocar o liquido de arrefecimento e ao tirar o sensor de temperatura e coloca-lo novamente ficou pingando, oring esta em boas condições, posso usar um silicone p vedar esses espaços?
Olá Wanderson!
Realmente não indico o uso do silicone, porém entendo e já passei por isto!
Creio até ter um vídeo online, o cleinte trouxe um cavalete e tubo d'água da marca Wisa, mesmo com limpeza e estando boas as partes de contato: Vazou no tubo, vazou no cavalete.
A sorte é que pressurizo ainda frio, e sem o coletor.
A solução? Foi silicone sim.
Então há momentos em que somente com ele, aplicado sem excesso, que se consegue a boa vedação.
Fique atento ao tempo de cura, no caso do sensor a troca é muito rápida e logicamente o desejo de funcionar pode levar a esquecer da base de tempo indicada na embalagem.
@@garage545 obg pela atenção, acabei resolvendo o problema sem o uso de silicone. Usei 2 orings, um mais fino e o que ja veio nele. Ficou bem ajustado.
@@wandersonsantos6587 excelente meu caro, e melhor que silicone!
Mte e melhor que o original da vw
@@wallacemichelon5048 há quem odeie. Mas há quem ame também 🫡!
Estou passando raiva com um gol G7. A temperatura vai até 110 e dpois volta para 90. Já troquei radiador, aditivo e sensor da ventoinha e nd resolveu!
Este radiador do Gol e do UP 1.0 12V entope muito se não utilizado o G12EVO, solta alumínio do sistema e obstrui a parte inferior dele.
Lembre-se que são duas válvulas termostáticas na carcaça da bomba, uma delas abre à 112 graus celsius. No momento exato da abertura, o plug de temperatura que está perto, marca por alguns segundos a mistura de temperaturas. Alguns segundos.
Verifique se o aquecedor interno não tem sujeira também, e sendo no Gol veja como está o acionamento dos estágios do eletro.
@@garage545 então quer dizer q se for por alguns segundos tá tudo bem??
@@garage545 se eu tirar a válvula termostática q vai pro cabeçote tem algum problema andar sem ela? onde moro é muito quente.
@@renildoantunes Contaminação constante do lubrificante por mistura rica.
@@garage545 é pq meu carro tá tendo muito pré ignição na gasolina e etanol também acho que é por excesso de calor. Troquei velas bicos e 2 válvulas termostáticas, válvula canister e mesmo assim grila.
Ótimo video
Muito obrigado Arnaldo!!!
Pode subir por capilaridade e estragar ECU
Ocorrem casos assim, mas não é constante. O importante é não insistor quando começam as medições fora da realidade. Raramente há refluxo nos condutores e na capa sem que haja uma falha de medição.
@garage545 Então ele da sinais antes de chegar a afetar a ECU? assim posso ficar mais tranquilo.
@lucascarniel7439 geralmente o sensor vai apresentar erro de medição. Para reduzir sua ansiedade peça para remover o conector do sensor a cada revisão de 10.000km ou a cada troca de óleo se for uso severo.
Meu carro gol g7 2019 76 mil km, quando a ventoinha arma com o carro parado a temperatura dele bate em 110 no painel e volta pra 90, mais só com o carro parada ou andando em baixíssima velocidade, o mecânico já trocou o sensor de temperatura mais o problema continua, alguém com uma luz que possa me orientar ?
Sempre verifique a tampa e faça o teste com sistema de injeção de pressão, é muito importante que ela esteja boa.
Ele é motor EA-211, certo? Este veículo possui duas válvulas termostáticas, uma para o bloco que abre com 105°C e uma para o cabeçote que abre com 87°C.
Mas vamos às possibilidades mais comuns:
- Pelo descrito, geralmente é um problema de circulação da bomba d'água, no conjunto da bomba que está atrás do cabeçote estão as duas válvulas.
Se não tiver outra opção de teste, remova a bomba e verifique o rotor, veja se está singelo (preso) ao eixo e aproveite para testar as duas válvulas com termômetro.
Caso não encontre nada ruim na bomba e válvulas:
Verifique o consumo corrente do motor do eletro-ventilador, não deixando de conferir se arma os dois estágios.
Ainda estando normal pode partir para uma limpeza e varetagem do radiador, lembrando que este veículo utiliza originalmente o aditivo G13 que você normalmente só encontrará pronto uso.
Caso opte por um G12 lembre-se que a limpeza deve ser anual neste caso. Porque a diferença entre os dois está justamente na deposição de material no fundo do sistema, tanto no radiador como bloco.
O aditivo de mercado que até poderia ser usado é o Tirreno OEM na cor rosa, mas também com troca anual. Este sistema não aceita Paraflu, Motorcraft e muito menos outros.
O meu também tá assim ele tá 90 quando eu olho ele dar 110 e volta
Amigo vc resolveu o problema se sim qual foi a solução ?
@@thiagofelipe8912 caramba o mesmo problema estou passando
Estou com o mesmo problema
O anel deu bote
Grande Autobote!
Eu rindo aqui porque o Autobote avisou que o anel deu o bote.
Respondi seu questionamento no outro comentário!
Salve!
Já me escrevi no canal um bote desse merece
Ri alto agora!