A forma de escrita de Laurentino atrai, é muito fluida a leitura, excelente, estou impressionada com o volume 1 de Escravidão. Não dá para parar de ler. Obrigada Leandro por trazer um autor como Laurentino.
Eu,aqui no Canada,tenho lido e aprendido sobre meu Brasil minha cultura escutando e lendo estes grandes historiadores.Estou esperando chagar do Brasil o segundo volume de Escravidao.Parabens!
Que show de conhecimentos diversos de nossa historia, Professores, Laurentino, e Karnal, grato pelo brilho das explicações, sempre é tão recordar, quando muita informação, escapa, podemos captura la outra vez..,,,,
Com 86 anos, adoro ouvvi-ĺo. Tenho pouco para viver comparando ao tanto que ainda tenho parA aprender. OBRIGADA AMIGOS. O QUE MAIS CONHEÇO SOBRE A ESCRAVIDÃO É NA PAIXÃO QUE SINTO POR CASTRO ALVES.
O que eu gostei muito nos livros do Laurentino Gomes é a linguagem, ele escreve para todos, não somos todos nós que entendemos todos os padrões da norma culta, por exemplo, meu pai estudou até a 4ª série, ele está lendo o livro e entendendo muito bem e gostando, acho que um bom livro deveria ser aquele que todos entendem, não adianta nada terminar uma leitura e sair sem conhecimento. Eu sei que o texto acadêmico, por exemplo, é necessário, mas a realidade da nossa população é outra, falo por mim mesma.
@@existencialista6032, Leandro Karnal já comentou sobre Marcos Bagno e o preconceito linguístico. Karnal disse que o preconceito linguístico é fruto de um problema maior: o preconceito de classe
Não li ele ainda mas vou lê com certeza. Concordo quando vc fala em texto de "fácil leitura" estou lendo dom casmurro pela segunda vez e confesso que tenho que voltar mais de uma vez na mesma página pra entender... 🤭
Lembro que em 2008, quando ele lançou o livro 1808, eu estava na faculdade de História e tivemos várias palestras e mesas-redondas dos professores criticando o Laurentino Gomes, como se eles, os doutores da História, fossem os únicos autorizados a escrever sobre História. Sempre achei uma besteira isso, principalmente quando se fala de livros para o público em geral. Parabéns para o Laurentino, tem muito conhecimento e muita humildade!
@@cristybello A crítica é pela falta de rigor científico de alguns jornalistas, como o babaca do Leandro Narloch (que chega às raias da desonestidade), quando se metem a escrever sobre História - crítica que eu endosso. Mas, desde a primeira entrevista que assisti do Laurentino, num tempo em que nem sonhava com me tornar professor de História, que já dava para diferenciá-lo desses jornalistas, digamos, discutíveis. PS.: Outro exemplo bacana é Jorge Caldeira.
Enviei a live para minhas turmas de ensino médio, visando que estamos nesse assunto e sociologia trabalhando Gilberto freyre, caio Jr, Chico Buarque de Holanda, me dando uma clareza p trabalhar meu próximo assunto: continente africano.
Queria parabenizar o professor Karnal, e ao grande escritor Laurentino Gomes, li 1808, 1822 e 1889, e os dois volumes de Escravidão. Amo História, principalmente a do nosso país. Um prazer assisti mais uma vez o senhor.👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏😍
@@samuelmoura7755 historiador alemão Ralf beward disse que um alemão sabe mais de história do Brasil do que o próprio brasileiro. Podes ver o canal impérios ad e o Brasil paralelo (pode ter um caris ideológico, mas até ao 4 episódio contam a verdade), já Laurentino no livro 1808 não conta a verdade e do que conta de verdadeiro só conta uma parte.
Acabei de ler o primeiro livro da trilogia .Muito bom. Parabéns, Laurentino. Ultimamente ando arrodeado de livros sobre esse período. Outro livro que gostei bastante foi o Cemiterada, de João José Reis. Esse é um craque sobre a escravidão.🎉🎉🎉
O Laurentino escreve facilmente e com muita técnica. Com certeza a maioria dos que o criticam obviamente não conseguem este feito, daí a inveja... Um jornalista e escritor de renome e um dos maiores historiadores da atualidade: que entrevista linda e riquíssima!
Vdd o Laurentino puxa para a leitura de um modo muito bacana, ele não "joga" as coisas durante a leitura, ele cita, volta explica, revela, e então entendemos não só a situação em si, mas o contexto em que determinado assunto está inserido.
Ele não é historiador. Quanto a escrita, faz parte do grande projeto editorial, financiado por um grupo editorial, aproveitando o momento brasileiro. Baseado (aí sim) em muito esforço (subfinanciado) de historiadores. Não tem relação (simplista) com inveja, é apenas uma reflexo do mercado editorial.
@@fabioazevedorodrigues93sim, amigo. Mas pelo menos ele é honesto, sempre faz questão de dizer que o intuito dele é fazer com que as pessoas se interessem mais por história do Brasil. Por isso ele escreve de forma mais simples e acessível ao público.
Escritor L. Gomes, meu mestre, faz companhia em minha vida de professora de História. Lemos suas obras c prazer. Outro q lemos c prazer, Leandro Karnal. Dupla maravilhosa!!!
Maravilha admiro os dois , já li e tenho comigo os três livros 1808,1822,1889, dos novos sobre escravidão li o primeiro volume digital, agora estou lendo o segundo volume que ganhei no dia dos pais. Tb sou um leitor de Vc professor Karnal .
Excelente. Leciono na Educação Básica História e seu trabalho nos inspira e encantou meus alunos em tempos de aulas virtuais o detalhamento da obra "Escravidão". Gratidão.
Fantástica a entrevista Karnal, convidado muito legal, assunto importantíssimo para refletirmos como a sociedade brasileira evoluiu, minhas reflexões me levam a crer que o único caminho para eliminar ou pelo menos diminuir esse racismo remanescente é a educação massiva da população, gerar mais oportunidades, para um dia diminuir as diferenças sociais...
Li o primeiro volume de Escravidão e fiquei impressionada com a qualidade da escrita do Laurentino Gomes. Estou muito animada pra ler os dois outros volumes.
Importante, democratizar o saber. Vi um comentário sobre a linguagem uma maravilha! O academicismo afasta o leitor. O paralelismo entre o ontem e o hoje.Karnal o máximo! Bom demais!
Esse entendimento da chegada de famílias alemãs, italianas etc ao Brasil, ao fim do século XIX, como forma de embranquecimento da população me surpreendeu demais! Até então não tinha feito essa ligação, mas faz sentido 😮💨🫤 É surpreendente e assustador como a segregação racial e o racismo são tão multifacetados e presentes em tantos contextos da sociedade. Enfim, muito enriquecedor esse vídeo e me motivou ainda mais a ler a obra! Adorei ouvir os dois 🎉
De dois 2 prá cá dei um cavalo de Pau em tudo que julgava importante na forma de pensar. Só com essas lives e palestras desse tops de linha, muito conteúdo para recuperar o tempo perdido naufragando em coisa que pouco importava.
A humildade do Prof. Karnal, quando, apesar da experiência e da profundidade de conhecimento diz, sem rodeios, que aprende com o livro de Laurentino Gomes, ele ensina... um gigante o Prof. Karnal e uma estrela brilhante este Laurentino Gomes. Muito obrigado pela contribuição. Alliás, uma roda de conversa que incluisse o Peninha (Eduardo Bueno) também seria interessante.
e inacreditável! toda vez que ouço e vejo e leio Leandro Karnal, me inspira a fazer curso de Historia!! matéria que sempre gostei na escola! Professor! o senhor inspira sabedoria ,curiosidades da nossa história e um valoroso estimulo da nossa historia, por que sempre penso, " temos que saber quem nós éramos, pra saber quem realmente nós somos".
Bom dia Professor Karnal e Sr. Laurentino. Terminei hoje o últlimo livro da trilogia: 1889. Amei os 3 livros. Agora consigo entender melhor a história do Brasil e como chegamos até aqui. Muito obrigada Sr. Laurentino. Escreve maravilhosamente bem. Leitura leve, informativa sem ter o peso da didática. Em breve pretendo adquirir o 1º volume de Escravidão e começar a ler. Obrigada professor Karnal por essa entrevista.
Ainda não tenho livros do Laurentino Gomes. Pretendo comprar. Eu tenho mais curiosidade pelo Brasil Império. Vi na internet um livro do Laurentino de 1822; esse livro só fala do início do império, é? Eu quero um livro que fale sobre todo o período do império (1822-1889). Ainda não achei
Li só os dois primeiros livros do Laurentino que se tornou um escritor essencial para a História do Brasil. O lema: conhecer o passado para entender o presente se tornou ainda mais fundamental nessa época de pós-verdade. #LeiaPedroFeroz #ForaBolsonaro
Ler os livros de Laurentino Gomes, é tão prazeroso que não vemos a hora passar... Já estou aguardando o Vol III. Falará do Abolicionismo. Não vejo a hora! 📚🥰👏👏👏👏💋
Fantástico. Vou ler os livros de Laurentino Gomes. Mas na entrevista que vi agora, ficou evidenciado que o jornalista e escritor mostrou, em suas obras, as chagas políticas, econômicas, e sobretudo as chagas sociais, resultantes da escravidão.
Sempre ansiosa para assistir e é claro refletir sobre cada tema abordado ! Gratidão meu querido professor!! Sonho o dia em que terei o prazer em conhecê-lo pessoalmente!Boa noite!
Grande conversa. Nunca, ou melhor, Ainda não li nada de Laurentino G. , mas ficou registado. Tema q me diz muito : os flagelos da história da humanidade q mais me arrepiam de horror é a escravatura negra e o holocausto. Riquíssima a conversa: o meu muito obrigado👍
Dois grandes autores do Brasil, o historiador Karnal e o jornalista Laurentino Gomes. Tive o prazer de ler os dois, e ambos contribuiram para meu entendimento da História do Brasil e dos Estados Unidos. Todos devem conhecê-los, pois o conhecimento liberta, principalmente nesta época em que muitos se orgulham da ignorância.
Ai, como eu amo esse cidadão de nome Laurentino Gomes!!! ❤ Tenho os 3 livros da história do Brasil: 1808, 1822 e 1889! Lembro da primeira vez q vi ele na tv: programa do Jô, falando sobre 1808! Parece q até parei de respirar naquele momento! Karnal e Laurentino juntos!! ❤
Como espanhol, sempre gostei do Brasil hoje me sento tam brasileiro, que só tenho que agradecer muito a seu canal, muito obrigado per dar-me a oportunidade de conhecer um pouco mais ese Brasil que tanto gosto
Que alegria!!!Os professores amados de meu coração!E conversando sobre assuntos relevantes para enriquecer nossos conhecimentos!Agradeço este momento de Luz!
Laurentino Gomes é profundo em seus textos, acompanhei muitos artigos e reportagens desse grande profissional que é fundamental para a busca da verdadeira história do Brasil. Muito gratificante ouvir um conteúdo assim! Parabéns ao trabalho de vocês.
Como sempre, perfeito, prof. Karnal 👏🏻👏🏻👏🏻 Admiro demais o Laurentino pela sua forma de se expressar: escreve de maneira fácil, acessível, clara, didática, que prende o leitor. Tenho os 1808, 1822 e 1889. Agora quero estes 2 também 👏🏻👏🏻👏🏻 Parabéns pela entrevista!!😃
Li apenas o primeiro sobre a Escravidão e li 1808, 1889. Todos de tirar o fôlego. Fiquei impressionada como o que aprendi no Colégio, datas e eventos, persongens heroicos ficava anos luz da proximidade da historia real. Durante a faculdade entrei em contado com amigos q estudavam Historia. Cheguei a ler um livro ou outro ė gostava. Agora releio Laurentino Gomes justo n o momento q dou conta da minha branquitude e privilégios. Obrigada Laurentino e Karnal
BOM DIA... KARNAL GRANDE PENSADOR.... OUTRO dia vendo uma live sobre Ancestralidade na Umbanda no Brasil.... Onde esta literatura de Laurentino Gomes é citado como forma de conhecimento dos nossos povos neste período.... OBGDO por compartilhar este conhecimento....
Show de entrevista! Laurentino é um dos responsáveis, junto com Karnal, por levar a História para a sociedade. É preciso cada vez mais ler e conhecer a História.
Comprei o volume I do Livro de Laurentino Gomes, e como professora de História amei sua contribuição ! O professor Leandro é uma inspiração para mim..... Duas mentes brilhantes!!
Em comentários nas redes sociais um dia eu citei essa trilogia q contém a escravidão no Brasil e tbm citei o nome de Laurentino foi chamada de burra ,ignorante ,metida a intelectual e outros adjetivos. Nunca imaginava q esse historiador despertasse tantas invejas a incompetentes!! Amo a minha trilogia desse autor!! O livro de câmara Cascudo sobre alimentação no império tem muito do que Laurentino escreve, ,tbm amo ler Câmara.
Maravilhosa entrevista, queria escutar mais. Sou fã dos livros do Laurentino. Adoro história. Sou filha de portugueses e quando adulta fui a Pirtugal visitar minha família. Uma noite eu tive uma epifania. Senti forte em mim como um choque entre a cultura da qual vinha com a de lá. Percebi que meu ser tinha sido formado além de brancos, da cultura indígena e africana. Nunca senti isso tão forte. Um ato de racismo é como se fosse comigo, mesmo sem set do mesmo sangue. Mas é minha origem.
Adoro a narrativa do Laurentino Gomes! Que prazer vê-lo dialogando com Karnal! Dois grandes mestres. Isso sim é um conteúdo de qualidade que agrega conhecimento e crescimento. Por um mundo com mais conteúdos assim!
Perfeita a dedução do Karnal. O “hoje” contém muitos recortes do “ontem” que passam desapercebidos pelos que não tiveram a curiosidade de examinar os horrores encobertos pelo “tapete” da nossa história oficial.
Que maravilha descobrir o canal do professor Leandro Karnal e entrevistando esse outro gênio, jornalista e escritor Laurentino, aí tem que rasgar seda mesmo!
A forma de escrita de Laurentino atrai, é muito fluida a leitura, excelente, estou impressionada com o volume 1 de Escravidão. Não dá para parar de ler. Obrigada Leandro por trazer um autor como Laurentino.
Que maravilha juntar duas das mais brilhantes mentes deste País!!!! Show....
Eu,aqui no Canada,tenho lido e aprendido sobre meu Brasil minha cultura escutando e lendo estes grandes historiadores.Estou esperando chagar do Brasil o segundo volume de Escravidao.Parabens!
muito bem isso forma , Educa uma entrevista de qualidade e formativa.
dois blilhante penssadores
A escravidão como situação de vida é presente. A escravidão no Brasil e no mundo tem muitas caras e estás caras, diversas máscaras.
Dois historiadores conversando brindam a todos nós. Obrigada
Que show de conhecimentos diversos de nossa historia, Professores, Laurentino, e Karnal, grato pelo brilho das explicações, sempre é tão recordar, quando muita informação, escapa, podemos captura la outra vez..,,,,
Muito bom o Video , essa conversa so agrega para que assisti !
Com 86 anos, adoro ouvvi-ĺo. Tenho pouco para viver comparando ao tanto que ainda tenho parA aprender. OBRIGADA AMIGOS. O QUE MAIS CONHEÇO SOBRE A ESCRAVIDÃO É NA PAIXÃO QUE SINTO POR CASTRO ALVES.
O que eu gostei muito nos livros do Laurentino Gomes é a linguagem, ele escreve para todos, não somos todos nós que entendemos todos os padrões da norma culta, por exemplo, meu pai estudou até a 4ª série, ele está lendo o livro e entendendo muito bem e gostando, acho que um bom livro deveria ser aquele que todos entendem, não adianta nada terminar uma leitura e sair sem conhecimento. Eu sei que o texto acadêmico, por exemplo, é necessário, mas a realidade da nossa população é outra, falo por mim mesma.
@@existencialista6032, Leandro Karnal já comentou sobre Marcos Bagno e o preconceito linguístico. Karnal disse que o preconceito linguístico é fruto de um problema maior: o preconceito de classe
Nossa que felicidade pelo seu pai,que esse seja um dos muitos que ele possa ler com prazer...
Não li ele ainda mas vou lê com certeza. Concordo quando vc fala em texto de "fácil leitura" estou lendo dom casmurro pela segunda vez e confesso que tenho que voltar mais de uma vez na mesma página pra entender... 🤭
@@vicdane961 Obrigada 😊.
@@pedrocardoso971 Esse livro preconceito linguístico é muito bom.
Lembro que em 2008, quando ele lançou o livro 1808, eu estava na faculdade de História e tivemos várias palestras e mesas-redondas dos professores criticando o Laurentino Gomes, como se eles, os doutores da História, fossem os únicos autorizados a escrever sobre História. Sempre achei uma besteira isso, principalmente quando se fala de livros para o público em geral. Parabéns para o Laurentino, tem muito conhecimento e muita humildade!
E porque o criticavam?
@@cristybello Qual a crítica?
@@cristybello A crítica é pela falta de rigor científico de alguns jornalistas, como o babaca do Leandro Narloch (que chega às raias da desonestidade), quando se metem a escrever sobre História - crítica que eu endosso. Mas, desde a primeira entrevista que assisti do Laurentino, num tempo em que nem sonhava com me tornar professor de História, que já dava para diferenciá-lo desses jornalistas, digamos, discutíveis. PS.: Outro exemplo bacana é Jorge Caldeira.
@@eleandromadureira5264 obrigada
@EleandroMadureira então você como professor de história recomenda a leitura dos livros dele?
Fantastico! Laurentino é um grande escritor e contagia com sua narrativa. Karnal conduz nobremente com muita habilidade, profundidade e sensibilidade.
Enviei a live para minhas turmas de ensino médio, visando que estamos nesse assunto e sociologia trabalhando Gilberto freyre, caio Jr, Chico Buarque de Holanda, me dando uma clareza p trabalhar meu próximo assunto: continente africano.
Parabéns!
Parabéns, professora!!
Amistad de Steven Spielberg , la estava o nego CINQUÉ . Dei muito valor nas ações desse personagem.
@@KVPRADO filme maravilhoso.
Parabéns
Queria parabenizar o professor Karnal, e ao grande escritor Laurentino Gomes, li 1808, 1822 e 1889, e os dois volumes de Escravidão. Amo História, principalmente a do nosso país. Um prazer assisti mais uma vez o senhor.👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏😍
Se quizeres aprender história não é com Laurentino Gomes.
@@pedrofilipe6 é com quem?
@@samuelmoura7755 historiadores sem ideologias, não com jornalistas parciais como é o caso de Laurentino Gomes, que nem consultou a torre do tombo.
@@samuelmoura7755 historiador alemão Ralf beward disse que um alemão sabe mais de história do Brasil do que o próprio brasileiro. Podes ver o canal impérios ad e o Brasil paralelo (pode ter um caris ideológico, mas até ao 4 episódio contam a verdade), já Laurentino no livro 1808 não conta a verdade e do que conta de verdadeiro só conta uma parte.
@@samuelmoura7755 pesquisa no Google mau livro 1808
Internet quase caiu aqui com o peso do encontro desses dois! Entrevista sensacional! =]
Acabei de ler o primeiro livro da trilogia .Muito bom.
Parabéns, Laurentino.
Ultimamente ando arrodeado de livros sobre esse período.
Outro livro que gostei bastante foi o Cemiterada, de João José Reis. Esse é um craque sobre a escravidão.🎉🎉🎉
O Laurentino escreve facilmente e com muita técnica. Com certeza a maioria dos que o criticam obviamente não conseguem este feito, daí a inveja... Um jornalista e escritor de renome e um dos maiores historiadores da atualidade: que entrevista linda e riquíssima!
Vdd o Laurentino puxa para a leitura de um modo muito bacana, ele não "joga" as coisas durante a leitura, ele cita, volta explica, revela, e então entendemos não só a situação em si, mas o contexto em que determinado assunto está inserido.
Ele não é historiador. Quanto a escrita, faz parte do grande projeto editorial, financiado por um grupo editorial, aproveitando o momento brasileiro. Baseado (aí sim) em muito esforço (subfinanciado) de historiadores. Não tem relação (simplista) com inveja, é apenas uma reflexo do mercado editorial.
Por isso me referi a ele como “... Um jornalista e escritor de renome...”, @@fabioazevedorodrigues93.
@@fabioazevedorodrigues93sim, amigo. Mas pelo menos ele é honesto, sempre faz questão de dizer que o intuito dele é fazer com que as pessoas se interessem mais por história do Brasil. Por isso ele escreve de forma mais simples e acessível ao público.
essa e boa nos no mundo atual não devemos pagar pele escravidão passada , ate quando vai isso .obrigado Leandro
🇵🇹
Foi muito gira. Não há nada como o conhecimento para formular uma opinião solidamente válida.
Escritor L. Gomes, meu mestre, faz companhia em minha vida de professora de História. Lemos suas obras c prazer. Outro q lemos c prazer, Leandro Karnal. Dupla maravilhosa!!!
Dois ícones que nos ajudam a entender o Brasil de hoje.
Excelente encontro 👏🏻👏🏻👏🏻Quando mais leio Laurentino Gomes, mais descubro que preciso ler e pesquisar nossa história. Obrigada Professor📖☕☕
Maravilha admiro os dois , já li e tenho comigo os três livros 1808,1822,1889, dos novos sobre escravidão li o primeiro volume digital, agora estou lendo o segundo volume que ganhei no dia dos pais.
Tb sou um leitor de Vc professor Karnal .
Dois "grandes intelectuais ilustres" que privilégio! obrigado.
Excelente. Leciono na Educação Básica História e seu trabalho nos inspira e encantou meus alunos em tempos de aulas virtuais o detalhamento da obra "Escravidão". Gratidão.
Karnal, admiro muito teu trabalho, sou professor de filosofia e história, mas esta aula ocultaram na Universidade. Muito bom o debate.
Em poucos momentos atualmente, temos orgulho de sermos brasileiros. Esse encontro é um deles ! Brasileiros inspiradores.
Muito interessante Muito obrigado trazer cultura.
Fantástica a entrevista Karnal, convidado muito legal, assunto importantíssimo para refletirmos como a sociedade brasileira evoluiu, minhas reflexões me levam a crer que o único caminho para eliminar ou pelo menos diminuir esse racismo remanescente é a educação massiva da população, gerar mais oportunidades, para um dia diminuir as diferenças sociais...
Toda minha admiração aos dois. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Nosso respeito e admiração ao entrevistador e ao entrevistado!!! “ UM LUXO”!!
Fantástico!! No aguardo pelo terceiro livro, pra fechar a trilogia. O Brasil tem muita coisa boa, e conhecer mais de história é essencial. Parabéns
Beleza, irmão, vai ler um livro. Dodói
A simpatia dessa dupla emociona aquele que torce por um Brasil maior e melhor. Parabéns!
Li o primeiro volume de Escravidão e fiquei impressionada com a qualidade da escrita do Laurentino Gomes. Estou muito animada pra ler os dois outros volumes.
Excelente professor os assuntos abordados.
Amo os dois, que conversa agradavél e cheia de conhecimento. Só continua ignorante quem quer.
Amo os dois, sou leitora voraz das obras do Karnal e do Laurentino!!! Que aula incrível!!
Importante, democratizar o saber. Vi um comentário sobre a linguagem uma maravilha! O academicismo afasta o leitor. O paralelismo entre o ontem e o hoje.Karnal o máximo! Bom demais!
Laurentino escreve pra qualquer um entender. Apesar da densidade dos temas, a leitura flui com leveza. Show!!!
Porque será que o Laurentino não fala nada sobre a miscigenação da população Brasileira sobre o mestiço ou pardo?🤔
@@jonaslorenzo6522, vc fez essa pergunta quantas vezes nesse vídeo já?
Excelente 👏 Leio Laurentino, mas sem conhecê-lo, achei que ele fosse um saco. Ele é simplesmente maravilhoso.
Esse entendimento da chegada de famílias alemãs, italianas etc ao Brasil, ao fim do século XIX, como forma de embranquecimento da população me surpreendeu demais! Até então não tinha feito essa ligação, mas faz sentido 😮💨🫤
É surpreendente e assustador como a segregação racial e o racismo são tão multifacetados e presentes em tantos contextos da sociedade.
Enfim, muito enriquecedor esse vídeo e me motivou ainda mais a ler a obra! Adorei ouvir os dois 🎉
De dois 2 prá cá dei um cavalo de Pau em tudo que julgava importante na forma de pensar. Só com essas lives e palestras desse tops de linha, muito conteúdo para recuperar o tempo perdido naufragando em coisa que pouco importava.
Adoro ler Laurentino Gomes, inclusive estou lendo Escravidão.
Aprender com Leandro Karnal é espetacular.
Ouvir os dois juntos não tem preço.
A humildade do Prof. Karnal, quando, apesar da experiência e da profundidade de conhecimento diz, sem rodeios, que aprende com o livro de Laurentino Gomes, ele ensina... um gigante o Prof. Karnal e uma estrela brilhante este Laurentino Gomes. Muito obrigado pela contribuição.
Alliás, uma roda de conversa que incluisse o Peninha (Eduardo Bueno) também seria interessante.
Um grande escritor. Laurentino Gomes!
Dois historiadores gigantes juntos 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Que simpatia e humildade desse escritor!
👏🏻👏🏻👏🏻
e inacreditável! toda vez que ouço e vejo e leio Leandro Karnal, me inspira a fazer curso de Historia!! matéria que sempre gostei na escola! Professor! o senhor inspira sabedoria ,curiosidades da nossa história e um valoroso estimulo da nossa historia, por que sempre penso, " temos que saber quem nós éramos, pra saber quem realmente nós somos".
Obrigada ao enviar tnts conhecimentos. Vcs são a luz. Lendo ajuda a transformar o mundo.
Parabéns Professor pela incrível entrevista com Laurentino Gomes
Todas as escolas deveriam ler este e outros livros sobre a Escravidão no Brasil🙌👏👏
Bom dia Professor Karnal e Sr. Laurentino. Terminei hoje o últlimo livro da trilogia: 1889. Amei os 3 livros. Agora consigo entender melhor a história do Brasil e como chegamos até aqui. Muito obrigada Sr. Laurentino. Escreve maravilhosamente bem. Leitura leve, informativa sem ter o peso da didática. Em breve pretendo adquirir o 1º volume de Escravidão e começar a ler. Obrigada professor Karnal por essa entrevista.
Ainda não tenho livros do Laurentino Gomes. Pretendo comprar. Eu tenho mais curiosidade pelo Brasil Império. Vi na internet um livro do Laurentino de 1822; esse livro só fala do início do império, é? Eu quero um livro que fale sobre todo o período do império (1822-1889). Ainda não achei
Li só os dois primeiros livros do Laurentino que se tornou um escritor essencial para a História do Brasil. O lema: conhecer o passado para entender o presente se tornou ainda mais fundamental nessa época de pós-verdade. #LeiaPedroFeroz #ForaBolsonaro
Ler os livros de Laurentino Gomes, é tão prazeroso que não vemos a hora passar... Já estou aguardando o Vol III. Falará do Abolicionismo. Não vejo a hora! 📚🥰👏👏👏👏💋
Fantástico. Vou ler os livros de Laurentino Gomes. Mas na entrevista que vi agora, ficou evidenciado que o jornalista e escritor mostrou, em suas obras, as chagas políticas, econômicas, e sobretudo as chagas sociais, resultantes da escravidão.
Sempre ansiosa para assistir e é claro refletir sobre cada tema abordado ! Gratidão meu querido professor!! Sonho o dia em que terei o prazer em conhecê-lo pessoalmente!Boa noite!
Parabéns por tornar a história do nosso país acessível 👏👏
Muito interessante a leitura de Lorentino, e de fato muito didática o que pra nós professores de ensino médio e de muito bem aceito !
Grande conversa. Nunca, ou melhor, Ainda não li nada de Laurentino G. , mas ficou registado. Tema q me diz muito : os flagelos da história da humanidade q mais me arrepiam de horror é a escravatura negra e o holocausto. Riquíssima a conversa: o meu muito obrigado👍
Que delícia de entrevista! Dois gênios! 👏👏👏
Dois grandes autores do Brasil, o historiador Karnal e o jornalista Laurentino Gomes. Tive o prazer de ler os dois, e ambos contribuiram para meu entendimento da História do Brasil e dos Estados Unidos. Todos devem conhecê-los, pois o conhecimento liberta, principalmente nesta época em que muitos se orgulham da ignorância.
Li os três principais livros são incríveis. Em breve vou adquirir a trilogia, assim que se finalizar ( Escravidão ).
Ai, como eu amo esse cidadão de nome Laurentino Gomes!!! ❤ Tenho os 3 livros da história do Brasil: 1808, 1822 e 1889! Lembro da primeira vez q vi ele na tv: programa do Jô, falando sobre 1808! Parece q até parei de respirar naquele momento! Karnal e Laurentino juntos!! ❤
Sou professor de História e verei esse vídeo um bilhão de vezes..... e cada vez aprenderei algo novo..
Amei! Parabéns Leandro! Parabéns Laurentino! Obrigada!
Fantástico!!! Ouvir vcs 2 é um presente...
Autografou meu livre em SP. Sou fã de laurentino Gomes
Como espanhol, sempre gostei do Brasil hoje me sento tam brasileiro, que só tenho que agradecer muito a seu canal, muito obrigado per dar-me a oportunidade de conhecer um pouco mais ese Brasil que tanto gosto
Porque será que o Laurentino não fala nada sobre a miscigenação da população Brasileira sobre o mestiço ou pardo?🤔
Ola professores !! Que delicia de conversa !! Agradeço !!
Que alegria!!!Os professores amados de meu coração!E conversando sobre assuntos relevantes para enriquecer nossos conhecimentos!Agradeço este momento de Luz!
Laurentino Gomes é profundo em seus textos, acompanhei muitos artigos e reportagens desse grande profissional que é fundamental para a busca da verdadeira história do Brasil. Muito gratificante ouvir um conteúdo assim! Parabéns ao trabalho de vocês.
Como sempre, perfeito, prof. Karnal 👏🏻👏🏻👏🏻 Admiro demais o Laurentino pela sua forma de se expressar: escreve de maneira fácil, acessível, clara, didática, que prende o leitor. Tenho os 1808, 1822 e 1889. Agora quero estes 2 também 👏🏻👏🏻👏🏻 Parabéns pela entrevista!!😃
Obrigada professor por tanto conhecimento dividido.
Laurentino, continue seu trabalho, o Brasil precisa conhecer sua história e você presta um serviço maravilhoso!!!
Li apenas o primeiro sobre a Escravidão e li 1808, 1889. Todos de tirar o fôlego. Fiquei impressionada como o que aprendi no Colégio, datas e eventos, persongens heroicos ficava anos luz da proximidade da historia real. Durante a faculdade entrei em contado com amigos q estudavam Historia. Cheguei a ler um livro ou outro ė gostava. Agora releio Laurentino Gomes justo n o momento q dou conta da minha branquitude e privilégios. Obrigada Laurentino e Karnal
Excelente autor de livros.Parabéns!
Perfeitooooo! Laurentino e Leandro! Parabéns
BOM DIA...
KARNAL GRANDE PENSADOR....
OUTRO dia vendo uma live sobre Ancestralidade na Umbanda no Brasil....
Onde esta literatura de Laurentino Gomes é citado como forma de conhecimento dos nossos povos neste período....
OBGDO por compartilhar este conhecimento....
Amo ler Laurentino Gomes! Sabe escrever para o grande público entender. Vou comprar os que faltam.
Show de entrevista! Laurentino é um dos responsáveis, junto com Karnal, por levar a História para a sociedade. É preciso cada vez mais ler e conhecer a História.
Sim. Marco Antonio Villa também
Maravilho, Laurentino ❤️😍
Karnal e Laurentino, vcs são super tudo
Boa noite! Vc são mestre, sempre estou aprendendo cada dia com vc!👏👏👏
Grande momento de reflexão. Grande conversa!!!
Comprei o volume I do Livro de Laurentino Gomes, e como professora de História amei sua contribuição ! O professor Leandro é uma inspiração para mim..... Duas mentes brilhantes!!
Só tenho a agradecer, por receber uma esclarecedora conversa sobre, nosso passado tão escravizado.
Laurentino tão simples desprovido de vaidade escreve de maneira humanizada trabalho que vai deixar um grande legado !!
Excelente. Laurentino é brilhante
Obrigada mestres, muito obrigada mesmo.
Em comentários nas redes sociais um dia eu citei essa trilogia q contém a escravidão no Brasil e tbm citei o nome de Laurentino foi chamada de burra ,ignorante ,metida a intelectual e outros adjetivos. Nunca imaginava q esse historiador despertasse tantas invejas a incompetentes!! Amo a minha trilogia desse autor!! O livro de câmara Cascudo sobre alimentação no império tem muito do que Laurentino escreve, ,tbm amo ler Câmara.
Fantástico os dois . Admiro muito o Karnal!
Laurentino ensina História de um jeito leve e único! Sou fã. 📚
Gratidão 🙏 aprendendo com o mestre❤️
Karnal e Laurentino duas feras em boas influências
Entrevista maravilhosa! Duas pessoas inteligentes .
Muito obrigado, professor Karnal por nos iluminar com seus conhecimentos, sua filosofia e sua generosidade. Excelente entrevista.
Maravilhosa entrevista, queria escutar mais. Sou fã dos livros do Laurentino. Adoro história. Sou filha de portugueses e quando adulta fui a Pirtugal visitar minha família. Uma noite eu tive uma epifania. Senti forte em mim como um choque entre a cultura da qual vinha com a de lá. Percebi que meu ser tinha sido formado além de brancos, da cultura indígena e africana. Nunca senti isso tão forte. Um ato de racismo é como se fosse comigo, mesmo sem set do mesmo sangue. Mas é minha origem.
Ótimo!! Dois grandes intelectuais.Tenho 14 anos e ja li os 5 livros dele,só falta Escravidão III
Adoro a narrativa do Laurentino Gomes! Que prazer vê-lo dialogando com Karnal! Dois grandes mestres. Isso sim é um conteúdo de qualidade que agrega conhecimento e crescimento. Por um mundo com mais conteúdos assim!
Perfeita a dedução do Karnal. O “hoje” contém muitos recortes do “ontem” que passam desapercebidos pelos que não tiveram a curiosidade de examinar os horrores encobertos pelo “tapete” da nossa história oficial.
Que maravilha descobrir o canal do professor Leandro Karnal e entrevistando esse outro gênio, jornalista e escritor Laurentino, aí tem que rasgar seda mesmo!
Li 1808 e mudou totalmente meu conceito sobre o passado e presente do nosso país,assim como nossa independência.
Um encontro fantástico,uma aula de história.
Nunca perco a oportunidade de ouvir Laurentino. Nunca. Que orgulho desse homem ser brasileiro, e escrever em português!
Gratidão por tantas reflexões e conhecimento! 🌹