Não consigo aqui expressar minha gratidão e o valor emocional que esse trabalho tem. Apesar de todas as piruetas que fizemos com os PICs, nada se compara à dar vida a este querido processador. Obrigado Wagner, sou autodidata e vou começar engenharia elétrica nesse segundo semestre
Andre Benigno Eh mais q emocional e nostálgico eh didático e um pouco mais, abrindo mentes e horizontes, as arquiteturas "tradicionais" têm padrões q resolvem problemas complexos com recursos limitados, esses padrões continuam válidos, embutidos nos MCUs e disponíveis para serem aplicados em complemento a esses.
Sou tecnico em eletrônica, aficionado por eletrônica digital e lógica, e é muito bacana ver seus vídeos (muito didáticos, vale salientar). Tenho vontade de fazer engenharia da computação para expandir meus conhecimentos, e assistir seus vídeos me faz ter ainda mais vontade. Obrigado meu amigo! Acredito que esteja influenciando muitos dos futuros engenheiros que estarão amanhã ajudando nosso país a evoluir tecnologicamente!
Sensacional. Voltei uns 30 anos, lá para a época em que eu programava coisas simples em equipamentos com 8085 para facilitar a manutenção. Eu era técnico e usava rotinas que ficavam em loop acionando os periféricos. Excelente acelerador nos reparos. Com isso despertei minha aptidão por software, por onde passei longos anos. Parabéns pelos assuntos e didática.
Sou técnico de desenvolvimento especialista em Eletrônica em uma empresa privada, no geral trabalho como eletrônica à 18 anos. Especializado em automação, instrumentação, elétrica industrial, eletrônica de potência e lógica de controle em manutenção de cartões eletrônicos de CLP's dedicados e Inverssores de frequência. Ministrei aulas de eletrônica digital e analógica em cursos técnicos por dois anos juntamente com aplicações de projetos microcontrolados em PIC e arduino. Em outras palavras, de todos os canais contidos na internet sejam em Inglês ou outro idioma, e todos os engenheiros que tive contato, é a primeira vez que encontro um canal de 200% de exelência com um profissional sem dúvida um dos melhores no ramo. Wagner, você é o cara. Seu método de docência deve ser visto por outros professores soberbos que encontramos na faculdade de engenharia elétrica. Deus abençoe sua mente. Grato Felipe Gomes Landim
Agradeço muito os comentários e elogios Felipe! Sempre uma honra compartilhar o conhecimento com todos. Compartilhe o canal com seus amigos também e nos acompanhe sempre. abraços
fantástico!!!! é como voltar no tempo para a origem da eletrônica, se continuar assim daqui a pouco vamos criar um computador apartir de transistores de germânio!!!!
""Afeto e conhecimento são coisas que se você guardar, você perde". Mário Sergio Cortella." parabéns Wagner, por compartilhar seu grande conhecimento de maneira tão magistral,. lúcida e clara, eu realmente tenho aprendido mais aqui que na faculdade, sou grato a você, estou aqui todos os dias, muito obrigado!
Valeu pelos elogios meu amigo! Sempre uma honra compartilhar o conhecimento com vocês! Passe a dica do canal para todos seus colegas e professores para nos ajudar!
Que vídeo maravilhoso, não sei como agradecer tal oportunidade para aprender a trabalhar com este lendário microprocessador da Zilog que atravessou eras da eletrônica e que contribuiu para o que a informática é hoje. Muito obrigado pela iniciativa e torço para fazer uma serie exclusiva do Z80 na WRKITS.
Nossa ver este Senhor de idade (Z80) funcionando novamente me faz lembrar meus 20 anos. Obrigado Wagner por me proporcionar esses momentos. Estou acompanhando de perto esta série. Parabens!!!
Wagner não sei como vc não se emociona vendo esses comentários, é muito bom ler os coments do seu canal, não da desgosto como de vários outros. Parabéns cara.
Valeu meu amigo! É muito satisfatório ver a galera comentando positivamente sempre, por isso sempre peço o feedback de vocês para melhorarmos cada vez mais nosso trabalho.
Wagner esse tipo de conhecimento que você nos proporciona não há nada no mundo que pague essa sua vontade e disponibilidade que você tem. Parabéns fique com Deus. Curto muito suas aulas.
Wagner, muito obrigado pelo trabalho que você faz! Fico impressionado como TODO DIA recebo a notificação no meu email de "Novo vídeo de WR Kits", e como TODOS os vídeos tem uma qualidade fora de tamanho. Estou fazendo a matéria de microprocessadores 1 nesse semestre e ver esse processador funcionando é maravilhoso! Agradeço também pela sua excelente série de video aulas com o PIC. Me ajudou de uma forma sem tamanho!
Muito obrigado pelos elogios e consideração Victor! Este canal não falha, conte sempre conosco e compartilhe ao máximo com seus colegas de curso, pedindo para que se inscrevam aqui para nos ajudar.
Grande Wagner! Há algum tempo eu comentei em um dos vídeos sobre o canal do Ben Eater e a série dele sobre o computador SAP-1. Pedi que você desse uma olhada e fizesse algo parecido aqui no canal. Que bom que você teve essa idéia do Z80. É mais avançado que o SAP-1, mas também serve para termos uma noção de como funciona um computador em níveis mais baixos de abstração. Parabéns pelo excelente trabalho!
Valeu Corrêa! Verdade, esse canal citado é muito bom mesmo. Quem sabe daqui uns tempos não desenvolvemos uma versão do computador de 8 bits! Nos acompanhe sempre.
Wagner meus parabéns pela iniciativa, sou fan desse processador, mas tenho dificuldades em utiliza-lo pois boa parte dos livros e artigos relacionados a ele são em inglês, seu vídeo me tirou muitas duvidas, apoio sua ideia em dar inicio a uma nova serie sobre ele, mais uma vez, parabéns.
Quando eu era criança, eu ficava imaginando a bruxaria que existia dentro de um computador. É incrível mesmo, poder entender (miseravelmente) um pouco sobre os computadores. Obrigado Wagner!
Muito bom Wagner!!! Continue com esse trabalho, para eu que tenho quase a idade do Sr. Burns aprender a tecnologia que vi nascer é muito interessante. Tenho eletronica como hobby desde criança. PIC e Atmega a gente meio que sabe algumas coisas mas Z80 e na forma que vc ensina está fácil aprender. Parabéns!!!
Que isso ???!!!! Só pela quantidade de fios na proto já valeu o joinha ! Parabéns por sua dedicação em expor o seu conhecimento ! Continue com a série !
Fascinante, um dos melhores projetos de engenharia eletrônica que já vi até hoje (se não, o melhor!!) parabéns mesmo pela iniciativa, e seria espetacular se saísse uma série de videos dando continuidade ao projeto!
Parabéns! Tenho um PC MSX que usa este processador, o z80, com aprendi muito. Este processador pode parecer básico mas com ele fazíamos muita coisa como planilhas eletrônicas, editores de textos, pequenos vídeos e muitos jogos. Valeu mesmo.
Muito bom. Estive ocupado resolvendo problemas e gostaria de ver as aulas 161 e 162. Se possível for. Muito bacana saber que este é um computador mais simples com o Z80. Eu tenho o livro 1 e a apostila do Z80 , mas programálo é uma boa aprendizagem. Parabéns.
Sensacional!!!!! Assistir a esta série de vídeos do Z80 me recorda meus tempos de Senai programando para este processador. Wagner parabéns pelo vídeo....
Legal o SDCC usei ele para o 8051...não sabia que ele servia tbma para o Z80, joia...pelo menos gerando os arquivos em hex intel já fica mais facil a programação da eprom. joia Johnny o Wagner é de uma didatica ecepcional...uma pessoa que tem muito a agregar...Wagner queremos o curso de Z80, não vejo a hora da proxima sexta para ver o que vc irá nos ensinar.
Muito interessante este vídeo, parabéns Eng. Wagner, isto abre portas para entendimento de processadores mais robustos como os próprios ARM. . O clock manual + os LEDs compõe um Boundary Scan rudimentar, encontrado em muitas placas de desenvolvimento, é interessante salientar que todo dispositivo logico-digital deve suportar isto, por definição, se você consegue trabalhar com um clock alto, deve conseguir trabalhar com clock baixíssimos como 1Hz, caso contrário, o dispositivo não estaria correto. Cadeias de Scan Interna (Scan Chain - utilizadas em ASICs) também fazem uso desta mesma técnica, descarregando as informações armazenadas em cada um dos registradores presentes no dispositivo digital em um barramento de saída, da mesma forma que fazes com os LEDs, porém serialmente e a diferença é que seria dentro do processador, podendo verificar como cada circuíto está operando. . Mais uma vez, parabéns pelo vídeo!
Excelente video aula wagner! Parabens! Por favor, continue com o projeto do computador pois está sendo de grande utilidade :D O curso está muito interessante.
porra cara eu acho isso maneiro pra caralho, eu escutei tudo que vc falou, mesmo navegando em outras abas, evitei até de ler o caderninho aqui só pra prestar a atenção muito top as luzinhas, imagine chapado de ácido.
Fantástico!!! fiquei com vontade de montar um só de ver!!! Vai ficar irado quando tiver um um teclado e uma a tela mesmo que por porta serial. Se chegar a ter uma interfaces ( ADC or DAC), dará pra aplica-lo em projetos reais!!! Não para não tá ficando muito bom e vamos ter onde aplicar na prática as aulas de programação!!!
Sugestão de algoritmo a ser programado neste processador para uma futura aula sobre este processador: Operações aritméticas básicas, incluindo as operações de multiplicação e divisão (com resto) as quais não estão inclusas no próprio processador;
Otimo Video Wagner, Estou gostando muito de aprender sobre Z80 inclusive esses seus videos vieram em uma hora ótima pois estava estudando o NESTOR o computador baseado no Z80 da revista NOVA ELETRÔNICA de fevereiro de 84. Caso tenha algum tempo comente um pouco sobre ele pois achei bem interessante. Muito Obrigado pelos videos diários. aprendo e me divirto muito com eles
Maravilha esse seu vídeo! Por favor, continue a série do Z80. Mal posso esperar os próximos e em especial a adição de RAM. Estou reproduzindo esse computador em uma protoboard por aqui. Um grande abração!
caralho cara, desenterram os TK's, ZX Spectrum, eu fui incluído pela universidade unicenp (hoje positivo), quando a faculdade era puxadinho dum haras que tinha no meu bairro, eu lembro que tinha um doidão que dava aulas de arquitetura que gostava de nos incluir digitalmente na sala de informática, eu era pivete mano, eu usei dos apples de tubo, o apple G5, conheci sala de necropsia que hoje nem existe mais! cara que saudades que eu tenho da minha infância naquela universidade perto de casa, o parque dos tropeiros ainda era ativo e eu ia andar de égua todo final de semana, caralho mané... foi a origem de toda a minha vida nesses lances de pc, montei meus windows aprendi a formatar depois de deixar meu pai louco, porra quanta coisa aconteceu ao longo de 25 anos, 1/4 da minha vida e eu acabei de reviver uma verdadeira nostalgia! muito da hora mesmo.
Caracoles... túnel do tempo... WR, vc devia ser garotinho na época, mas na década de 80 projetei/montei vários equipamentos com o 8004... só 4 bits... isso mesmo, em seguida o 8008 e o 6502 já ambos c 8 bits e no começo de 90 o Z80... seu vídeo é uma "nostalgia" p mim... vai firme garoto... um detalhe... só se programava em assembler (linguagem de máquina pura)... coisa p maluco...
Isso é por que aonde vc estudava eles deixavam usar computador, o professor na segunda aula de microprocessador disse que ele aprendeu a programar no hexa pq ele n tinha computador e nem se sabia da existência do assemblador
Marcy, não entendi muito bem o sentido de sua postagem, mas com respeito à minha postagem, veja bem, hoje eu estou c quase 70, ainda sou da primeira metade do século passado e estou no ramo de eletrônica até hoje, comecei na década de 60... ainda cheguei a usar mono, biestável e astável a válvulas, usei muitas TYRATRONs, na década de 80 nada se tinha aki a respeito, somente revistas importadas p dar alguma dica, vc nem encontrava os componentes, no começo dos 80 raramente se encontrava algum componente para lógica,osw DDLs c diodos apenas, DTLs e o começo dos TTLs, nossa "fonte de componentes" eram as calculadoras eletrônicas que pifavam e então "garimpavamos" os componentes e descobrindo como funcionavam, assim saíam os projetos/protótipos, mas como minha atividade era avionic's, e continua sendo, tinha a possibilidade de trazer de fora os CIs (época que as importações eram proibida ou complicadas e demoravam meses) e depois era consultar manual e sair experimentando, nada se falava a respeito nos cursos, sòmente no final de 80 que apareceram a nível de curso superior e eu sou bem antes desta época na eletrônica, mas eu tinha uma vantagem p aprender/programar, pk alem de conhecer eletrônica eu havia feito cursos de programação em assembler na então Burroughs, p quem não sabe o que era esta empresa, basta dizer que era a concorrente direta da IBM, mas de há muito que ela já não fabrica nada, mudou sua razão social e hoje apenas desenvolve tecnologia "sob encomenda", inclusive p a IBM, o assembler era minha escolha favorita, pois conseguia-se compiladores nas revistas e assim ganhava-se tempo e trabalho. gravar memórias hummmm vc não sabe o que vem a ser isto meu amigo, vc tinha que gravar bit a bit de cada byte de cada endereço... se errasse um.. PH_____U... e depois rodar, para então depurar, era uma época no Brasil como se estivesse inventando o avião, mas como eu tinha mais 2 "malucos" p trocar ideias.... por carta que levava 10 a 12 dias p sair de Sampa e chegar em Curitiba e assim "desbravamos" o mundo dos bits...
Marcy, só mais um detalhe, no começo alem de "ram" só haviam rom, mas não dava p vc quardar programas inteiros nas máquinas em roms, imagine vc como "trocar" os programas", então tinham,os leitores de fita perfurada ou cartão que liam e gravavam os programas em ram que eram TODAS as vezes carregados, podemos dizer até mesmo fisicamente, antes de rodar algo, trocar implicava em apagar tudo e carregar outro "monte" de coisas... ninguém rodava mais de um programa por vez... era só unzinho mesmo... e se vc fosse continuar mais tarde ou no dia seguinte e até mesmo depois, nem pensar em desligar a "máquina"....
Marcy... seu professor é novinho, já fala em EPROM (EEPROM)... isto já era "tempos modernos"..... kkkk antes das eproms tivemos as UVPROMs, eram apagadas com ULTRA VIOLETA e não como as eproms eletricamente...
Wagner, escovando os bits de forma JIDEI. rsrsrs caralho quanto conhecimento esse cara tem kkkk Sucesso sempre Wagner. O Brasil agradece pela sua existência!
opa Wagner eu sempre quis aquele kit da occidental schools do curso de microprocessador Z80...seria legal montar o kit com teclado matricial...displays de 7 segmentos e perifericos de i/o esse nunca mais acha por ai...para aprendizado de microprocessadores seria otimo...sim queremos a montagem do kit ...vamos lá galera....bem legal.
O curso deveria ter implementos, como keyboard, saida vga. Tem um canal chamado "The Ben Heck Show" que ele faz uma replica do apple I, é bem interessante. Aguardamos a sequencia dos episodios.
Ola boa tarde descobri a pouco seu canal no qual tem conteúdos muito interessantes e práticos sou técnico em eletrônica e automação industrial e curto muito esses conteúdos, mas sempre faço umas experiencias fora do contexto kkkk e ai te pergunto o que acontece se colocarmos uma outra eprom de um outro equipamento por exemplo ai nesse circuito?
parabens, fazia tempo que estava procurando alguem para me ajudar a mexer com o z80, espero poder acompanhar.So gostaria de ter um jeito de poder baixar os esquematicos ou qualquer outro material
uma dica: nunca liguem os leds diretamente nos barramentos, pois pode acabar causando mal funcionamento em alguns CI's, principalmente eproms. ligue os leds usando drivers com transistores ou usem o 74LS541 que é bem mais pratico.
AULA ESPETACULAR SEMPRE QUIZ ME APROFUNDAR EM uP AINDA MAIS ESSE Z80 UTILIZADOS QUASE EM TODOS COMPUTADORES DA ÉPOCA DOS ANOS 80 e 90, SEGURA AI! KKKKK...
Trabalhei muito com equipamentos com Z80!! desde microcomputadores até Porta Bobinas de Papel com troca automática usadas em maquinário gráfico. O Z80 possui um método poderoso de atendimento á interrupção de modo externo pelo seu barramento de dados, ou seja, um periférico solicita uma interrupção através do pino INT, e parte do endereço de atendimento á essa interrupção é composto por um valor que esse mesmo periférico coloca no seu barramento de dados, a outra parte do endereço está no programa que vc criou. Bacana ´né ? abraços !!
Professor Wagner Rambo, por favor faça um curso básico para usar o Z80 com um pequeno teclado alfa numérico mais as teclas básicas, eu tenho muito interesse em poder fazer o que eu nunca fiz, usar o Z80 fazendo operações básicas e vendo os resultados em Display de 7 segmentos e tudo bem básico e funcional para ser um bom passatempo usando um microprocessador lendário. Nada de loucuras com Assembly com Z80 as portas de 2022. Um curso desses com o seu computador Z80 básico com uma Eprom, uma eeprom mais um pequeno teclado e dksplsys de 7 segmentos e uma matriz de lefs 8x8 para nós programamos ela e fazer belas animações será maravilhoso. Por favor nos ajude, eu serei o primeiro ou um dos 4 primeiros a se matricular. Um abraço
Mestre Rambo ... ainda não entendi como você colocou o código assembly dentro da EPROM ... eu vi o outro vídeo de gravação manual da EPROM, mas entendi que você inseria códgios HEX em cada posição de memória da EPROM ... como converter o código assembly do programa para HEX para que eu possa inserir na EPROM ????
olá Samuel, você pode utilizar um compilador para Z80 e abrir o código em um leitor .hex. Outro método é converter manualmente a partir do manual do Z80, já demonstramos em outro vídeo (programando um computador básico Z80)
no caso de usar uma memória RAM, como o Z80 diferencia ela da rom? visto q so há um pino MREQ, eu terei que usar um arranjo de portas lógicas para distinguir uma memória da outra?
Henrique TECNOLOGIAS Não usou compilador, buscou os "opcodes" no manual/datasheet (escovar bits) , parece q será o assunto da proxima aula, sugeri o SDCC, mas ele vai fundo na coisa.
Não consigo aqui expressar minha gratidão e o valor emocional que esse trabalho tem. Apesar de todas as piruetas que fizemos com os PICs, nada se compara à dar vida a este querido processador. Obrigado Wagner, sou autodidata e vou começar engenharia elétrica nesse segundo semestre
Muito obrigado Andre! É uma grande honra proporcionar este tipo de coisa a vocês que nos acompanham! Sucesso para você no seu curso!
Andre Benigno Eh mais q emocional e nostálgico eh didático e um pouco mais, abrindo mentes e horizontes, as arquiteturas "tradicionais" têm padrões q resolvem problemas complexos com recursos limitados, esses padrões continuam válidos, embutidos nos MCUs e disponíveis para serem aplicados em complemento a esses.
não, a arquitetura do atari é baseada no 6502, você teria que no minimo estudar o assembly do 6502 para fazer uso dele.
Andre Benigno Sensacional, não?!
Sou tecnico em eletrônica, aficionado por eletrônica digital e lógica, e é muito bacana ver seus vídeos (muito didáticos, vale salientar). Tenho vontade de fazer engenharia da computação para expandir meus conhecimentos, e assistir seus vídeos me faz ter ainda mais vontade. Obrigado meu amigo! Acredito que esteja influenciando muitos dos futuros engenheiros que estarão amanhã ajudando nosso país a evoluir tecnologicamente!
Continua sim Wagner! É de grande importância.
Muito obrigado Lucas! Pretendemos!
Sensacional. Voltei uns 30 anos, lá para a época em que eu programava coisas simples em equipamentos com 8085 para facilitar a manutenção. Eu era técnico e usava rotinas que ficavam em loop acionando os periféricos. Excelente acelerador nos reparos. Com isso despertei minha aptidão por software, por onde passei longos anos. Parabéns pelos assuntos e didática.
Muito obrigado Silvio! Como eu sempre digo, WR Kits também é nostalgia! hehe
Sou técnico de desenvolvimento especialista em Eletrônica em uma empresa privada, no geral trabalho como eletrônica à 18 anos. Especializado em automação, instrumentação, elétrica industrial, eletrônica de potência e lógica de controle em manutenção de cartões eletrônicos de CLP's dedicados e Inverssores de frequência. Ministrei aulas de eletrônica digital e analógica em cursos técnicos por dois anos juntamente com aplicações de projetos microcontrolados em PIC e arduino. Em outras palavras, de todos os canais contidos na internet sejam em Inglês ou outro idioma, e todos os engenheiros que tive contato, é a primeira vez que encontro um canal de 200% de exelência com um profissional sem dúvida um dos melhores no ramo. Wagner, você é o cara. Seu método de docência deve ser visto por outros professores soberbos que encontramos na faculdade de engenharia elétrica.
Deus abençoe sua mente. Grato
Felipe Gomes Landim
Agradeço muito os comentários e elogios Felipe! Sempre uma honra compartilhar o conhecimento com todos. Compartilhe o canal com seus amigos também e nos acompanhe sempre. abraços
fantástico!!!! é como voltar no tempo para a origem da eletrônica, se continuar assim daqui a pouco vamos criar um computador apartir de transistores de germânio!!!!
Show de bola! Certeza que queremos que continue e avance para projetos mais complexos com o Z80. Parabéns!
Obrigado Abelardo! Pretendemos sim.
Emocionante, fascinante. Por favor, mais vídeos com Z80, com teclado matricial, tela LCD, programação, mais memórias. Muito obrigado. 👍👍👍
""Afeto e conhecimento são coisas que se você guardar, você perde". Mário Sergio Cortella."
parabéns Wagner, por compartilhar seu grande conhecimento de maneira tão magistral,. lúcida e clara, eu realmente tenho aprendido mais aqui que na faculdade, sou grato a você, estou aqui todos os dias, muito obrigado!
Valeu pelos elogios meu amigo! Sempre uma honra compartilhar o conhecimento com vocês! Passe a dica do canal para todos seus colegas e professores para nos ajudar!
com certeza, eu indico pra todo mundo que conheço, lamento não ter conhecido o canal antes, um abração meu amigo, e rumo aos 100 mil :D
Que vídeo maravilhoso, não sei como agradecer tal oportunidade para aprender a trabalhar com este lendário microprocessador da Zilog que atravessou eras da eletrônica e que contribuiu para o que a informática é hoje. Muito obrigado pela iniciativa e torço para fazer uma serie exclusiva do Z80 na WRKITS.
Muito obrigado Flavio! Pretendemos! Nos acompanhe sempre.
Pode deixar!
Nossa ver este Senhor de idade (Z80) funcionando novamente me faz lembrar meus 20 anos. Obrigado Wagner por me proporcionar esses momentos. Estou acompanhando de perto esta série. Parabens!!!
Valeu Daniel! Que bom que gostou do projeto! Não perca semana que vem, que demonstraremos a programação do Computador Básico Z80. Abraço!
Wagner não sei como vc não se emociona vendo esses comentários, é muito bom ler os coments do seu canal, não da desgosto como de vários outros. Parabéns cara.
Valeu meu amigo! É muito satisfatório ver a galera comentando positivamente sempre, por isso sempre peço o feedback de vocês para melhorarmos cada vez mais nosso trabalho.
Wagner esse tipo de conhecimento que você nos proporciona não há nada no mundo que pague essa sua vontade e disponibilidade que você tem. Parabéns fique com Deus.
Curto muito suas aulas.
Muito obrigado Ednilson! É uma honra compartilhar o conhecimento com vocês. Nos acompanhe sempre!
Wagner, muito obrigado pelo trabalho que você faz! Fico impressionado como TODO DIA recebo a notificação no meu email de "Novo vídeo de WR Kits", e como TODOS os vídeos tem uma qualidade fora de tamanho.
Estou fazendo a matéria de microprocessadores 1 nesse semestre e ver esse processador funcionando é maravilhoso!
Agradeço também pela sua excelente série de video aulas com o PIC. Me ajudou de uma forma sem tamanho!
Muito obrigado pelos elogios e consideração Victor! Este canal não falha, conte sempre conosco e compartilhe ao máximo com seus colegas de curso, pedindo para que se inscrevam aqui para nos ajudar.
Grande Wagner! Há algum tempo eu comentei em um dos vídeos sobre o canal do Ben Eater e a série dele sobre o computador SAP-1. Pedi que você desse uma olhada e fizesse algo parecido aqui no canal. Que bom que você teve essa idéia do Z80. É mais avançado que o SAP-1, mas também serve para termos uma noção de como funciona um computador em níveis mais baixos de abstração. Parabéns pelo excelente trabalho!
Valeu Corrêa! Verdade, esse canal citado é muito bom mesmo. Quem sabe daqui uns tempos não desenvolvemos uma versão do computador de 8 bits! Nos acompanhe sempre.
Nossa, muito bom ver o Z80 do meu querido Master System queimando combustível até hoje. Obg pelo vídeo, Wagner!
Wagner meus parabéns pela iniciativa, sou fan desse processador, mas tenho dificuldades em utiliza-lo pois boa parte dos livros e artigos relacionados a ele são em inglês, seu vídeo me tirou muitas duvidas, apoio sua ideia em dar inicio a uma nova serie sobre ele, mais uma vez, parabéns.
Quando eu era criança, eu ficava imaginando a bruxaria que existia dentro de um computador. É incrível mesmo, poder entender (miseravelmente) um pouco sobre os computadores. Obrigado Wagner!
valeu Vinicio!
Queremos sim a série do Z80. Já estou ansioso pela proxima sexta-feira. Muito obrigado pelo material e conteúdo Wagner.
Valeu Eugenio! Pretendemos lançar sim. Não perca a aula da semana que vem!
Muito bom Wagner!!! Continue com esse trabalho, para eu que tenho quase a idade do Sr. Burns aprender a tecnologia que vi nascer é muito interessante. Tenho eletronica como hobby desde criança. PIC e Atmega a gente meio que sabe algumas coisas mas Z80 e na forma que vc ensina está fácil aprender. Parabéns!!!
muito obrigado Jose´! Estude sempre conosco.
Wagner voce faz tudo parecer mais fácil.
Que isso ???!!!! Só pela quantidade de fios na proto já valeu o joinha ! Parabéns por sua dedicação em expor o seu conhecimento ! Continue com a série !
Muito obrigado meu amigo!
Fascinante, um dos melhores projetos de engenharia eletrônica que já vi até hoje (se não, o melhor!!) parabéns mesmo pela iniciativa, e seria espetacular se saísse uma série de videos dando continuidade ao projeto!
Muito obrigado pelo elogio! Vamos fazer o possível para desenvolver e criar uma série especial sobre isso.
Parabéns! Tenho um PC MSX que usa este processador, o z80, com aprendi muito. Este processador pode parecer básico mas com ele fazíamos muita coisa como planilhas eletrônicas, editores de textos, pequenos vídeos e muitos jogos. Valeu mesmo.
Muito bom. Estive ocupado resolvendo problemas e gostaria de ver as aulas 161 e 162. Se possível for. Muito bacana saber que este é um computador mais simples com o Z80. Eu tenho o livro 1 e a apostila do Z80 , mas programálo é uma boa aprendizagem. Parabéns.
Sensacional!!!!! Assistir a esta série de vídeos do Z80 me recorda meus tempos de Senai programando para este processador. Wagner parabéns pelo vídeo....
Muito obrigado Erison! Nos acompanhe sempre!
por favor continue essa série ,meodeos que coisa linda!
Valeu Hiago! Pretendemos trazer mais vídeos sim.
Parabéns WR! Continue desenvolvendo o curso para Z80!
Valeu Henrique! Pretendemos sim.
Legal o SDCC usei ele para o 8051...não sabia que ele servia tbma para o Z80, joia...pelo menos gerando os arquivos em hex intel já fica mais facil a programação da eprom.
joia Johnny o Wagner é de uma didatica ecepcional...uma pessoa que tem muito a agregar...Wagner queremos o curso de Z80, não vejo a hora da proxima sexta para ver o que vc irá nos ensinar.
Muito interessante este vídeo, parabéns Eng. Wagner, isto abre portas para entendimento de processadores mais robustos como os próprios ARM.
.
O clock manual + os LEDs compõe um Boundary Scan rudimentar, encontrado em muitas placas de desenvolvimento, é interessante salientar que todo dispositivo logico-digital deve suportar isto, por definição, se você consegue trabalhar com um clock alto, deve conseguir trabalhar com clock baixíssimos como 1Hz, caso contrário, o dispositivo não estaria correto. Cadeias de Scan Interna (Scan Chain - utilizadas em ASICs) também fazem uso desta mesma técnica, descarregando as informações armazenadas em cada um dos registradores presentes no dispositivo digital em um barramento de saída, da mesma forma que fazes com os LEDs, porém serialmente e a diferença é que seria dentro do processador, podendo verificar como cada circuíto está operando.
.
Mais uma vez, parabéns pelo vídeo!
Valeu Eng. Josias! Muito obrigado pelo adendo, excelente!
nossa que coisa mais linda em z80 é de muito show de bola Dr Wr
Excelente video aula wagner! Parabens! Por favor, continue com o projeto do computador pois está sendo de grande utilidade :D
O curso está muito interessante.
Olá Wagner isso sim queremos o curso de Z80, mais passo a passo
Valeu José! Pretendemos lançar sim.
Parabéns, Wagner Rambo. Mais um excelente vídeo.
Muito obrigado João!
Ainda tenho muuuuita vontade de montar um computadorzinho mais funcional com Z80, com interface de texto e tudo
porra cara eu acho isso maneiro pra caralho, eu escutei tudo que vc falou, mesmo navegando em outras abas, evitei até de ler o caderninho aqui só pra prestar a atenção muito top as luzinhas, imagine chapado de ácido.
Gostei muito da qualidade excelente desta aula! :)
Muito obrigado Dharis, nos acompanhe sempre!
Grande Wagner! Sem palavras... Obrigado.
Muito obrigado Roberto! Nos acompanhe sempre!
Fantástico!!! fiquei com vontade de montar um só de ver!!!
Vai ficar irado quando tiver um um teclado e uma a tela mesmo que por porta serial. Se chegar a ter uma interfaces ( ADC or DAC), dará pra aplica-lo em projetos reais!!!
Não para não tá ficando muito bom e vamos ter onde aplicar na prática as aulas de programação!!!
valeu Edson! Pretendemos sim. nos acompanhe sempre.
Sugestão de algoritmo a ser programado neste processador para uma futura aula sobre este processador: Operações aritméticas básicas, incluindo as operações de multiplicação e divisão (com resto) as quais não estão inclusas no próprio processador;
Parabéns pela qualidade! Queremos mais desse fascinante processador.
Muito obrigado Ivonete! Compartilhe o canal com todos seus amigos.
Que trabalho fantástico, muito obrigado bro!
muito bom vídeo. De fato uma aula do z80 com display de 7 seguimentos e teclado ia ser sensacional
Obrigado Theo! Vamos ver se desenvolvemos o projeto e apresentamos em vídeo.
WR Kits O 7-segs pode usar uma "matriz" em um ponto da ROM com os respetivos valores codificados como dados.
O dificil continua sendo conseguir a cpu.
TOP...Esse curso será top demais...apoio totalmente
Muito obrigado Hiago! Pretendemos lançar.
Show! uma série dedicada ao z80 será bem vinda!
Para pelo conteúdo. Sensacional. abraços
valeu Gustavo! Abraços
muito bom parabéns espero que mais videos de projetando computadores gosto muito .
Otimo Video Wagner, Estou gostando muito de aprender sobre Z80 inclusive esses seus videos vieram em uma hora ótima pois estava estudando o NESTOR o computador baseado no Z80 da revista NOVA ELETRÔNICA de fevereiro de 84. Caso tenha algum tempo comente um pouco sobre ele pois achei bem interessante. Muito Obrigado pelos videos diários. aprendo e me divirto muito com eles
Show Guilherme, vou dar uma olhada no projeto sim! Continue nos acompanhando e obrigado pela dica!
não sei como é que alguem deslaica um vídeo desse, devem ser malucos.por favor continua depois faça um kit um forte abraço garoto.
valeu Glaube, nos acompanhe sempre! abraço
Parabéns mais uma vez! Show de bola!!!
muito obrigado Júlio!
Muito boa aula. Queremos sim a série dedicada.
Valeu João! Pretendemos lançar os vídeos.
Maravilha...põe uma RAM e um conversor A/D, uma extensão para sair mais de 8 bits e uma de leitura de entradas...Abração.
professor continue assim, você e um dos melhores.
Muito obrigado Jose!
Maravilha esse seu vídeo! Por favor, continue a série do Z80.
Mal posso esperar os próximos e em especial a adição de RAM.
Estou reproduzindo esse computador em uma protoboard por aqui.
Um grande abração!
muito obrigado Rogério, nos acompanhe sempre! abraços!
Puta merda Wagner, exatamente o video que eu te pedi. você é foda, melhor canal do youtube. continue fazendo esse projetos.
Muito obrigado Gustavo! Sempre procuramos ler os comentários e na medida do possível ir atendendo a pedidos também.
Fantástico! Parabéns mestre!
Muito obrigado!
caralho cara, desenterram os TK's, ZX Spectrum, eu fui incluído pela universidade unicenp (hoje positivo), quando a faculdade era puxadinho dum haras que tinha no meu bairro, eu lembro que tinha um doidão que dava aulas de arquitetura que gostava de nos incluir digitalmente na sala de informática, eu era pivete mano, eu usei dos apples de tubo, o apple G5, conheci sala de necropsia que hoje nem existe mais! cara que saudades que eu tenho da minha infância naquela universidade perto de casa, o parque dos tropeiros ainda era ativo e eu ia andar de égua todo final de semana, caralho mané... foi a origem de toda a minha vida nesses lances de pc, montei meus windows aprendi a formatar depois de deixar meu pai louco, porra quanta coisa aconteceu ao longo de 25 anos, 1/4 da minha vida e eu acabei de reviver uma verdadeira nostalgia! muito da hora mesmo.
Muito bacana! WR Kits também é nostalgia, hehe.
Show! quero ver esse computador.. Acho que daria uma excelente serie..
valeu Rafael!
Parabéns Wagner. Meu primeiro computador foi um desses....
Legal Manoel! WR Kits também é nostalgia hehe.
Caracoles... túnel do tempo... WR, vc devia ser garotinho na época, mas na década de 80 projetei/montei vários equipamentos com o 8004... só 4 bits... isso mesmo, em seguida o 8008 e o 6502 já ambos c 8 bits e no começo de 90 o Z80... seu vídeo é uma "nostalgia" p mim... vai firme garoto... um detalhe... só se programava em assembler (linguagem de máquina pura)... coisa p maluco...
Isso é por que aonde vc estudava eles deixavam usar computador, o professor na segunda aula de microprocessador disse que ele aprendeu a programar no hexa pq ele n tinha computador e nem se sabia da existência do assemblador
Daí ele conseguiu 10 eprom que ficavam sempre no telhado da casa dele
Marcy, não entendi muito bem o sentido de sua postagem, mas com respeito à minha postagem, veja bem, hoje eu estou c quase 70, ainda sou da primeira metade do século passado e estou no ramo de eletrônica até hoje, comecei na década de 60... ainda cheguei a usar mono, biestável e astável a válvulas, usei muitas TYRATRONs, na década de 80 nada se tinha aki a respeito, somente revistas importadas p dar alguma dica, vc nem encontrava os componentes, no começo dos 80 raramente se encontrava algum componente para lógica,osw DDLs c diodos apenas, DTLs e o começo dos TTLs, nossa "fonte de componentes" eram as calculadoras eletrônicas que pifavam e então "garimpavamos" os componentes e descobrindo como funcionavam, assim saíam os projetos/protótipos, mas como minha atividade era avionic's, e continua sendo, tinha a possibilidade de trazer de fora os CIs (época que as importações eram proibida ou complicadas e demoravam meses) e depois era consultar manual e sair experimentando, nada se falava a respeito nos cursos, sòmente no final de 80 que apareceram a nível de curso superior e eu sou bem antes desta época na eletrônica, mas eu tinha uma vantagem p aprender/programar, pk alem de conhecer eletrônica eu havia feito cursos de programação em assembler na então Burroughs, p quem não sabe o que era esta empresa, basta dizer que era a concorrente direta da IBM, mas de há muito que ela já não fabrica nada, mudou sua razão social e hoje apenas desenvolve tecnologia "sob encomenda", inclusive p a IBM, o assembler era minha escolha favorita, pois conseguia-se compiladores nas revistas e assim ganhava-se tempo e trabalho. gravar memórias hummmm vc não sabe o que vem a ser isto meu amigo, vc tinha que gravar bit a bit de cada byte de cada endereço... se errasse um.. PH_____U... e depois rodar, para então depurar, era uma época no Brasil como se estivesse inventando o avião, mas como eu tinha mais 2 "malucos" p trocar ideias.... por carta que levava 10 a 12 dias p sair de Sampa e chegar em Curitiba e assim "desbravamos" o mundo dos bits...
Marcy, só mais um detalhe, no começo alem de "ram" só haviam rom, mas não dava p vc quardar programas inteiros nas máquinas em roms, imagine vc como "trocar" os programas", então tinham,os leitores de fita perfurada ou cartão que liam e gravavam os programas em ram que eram TODAS as vezes carregados, podemos dizer até mesmo fisicamente, antes de rodar algo, trocar implicava em apagar tudo e carregar outro "monte" de coisas... ninguém rodava mais de um programa por vez... era só unzinho mesmo... e se vc fosse continuar mais tarde ou no dia seguinte e até mesmo depois, nem pensar em desligar a "máquina"....
Marcy... seu professor é novinho, já fala em EPROM (EEPROM)... isto já era "tempos modernos"..... kkkk antes das eproms tivemos as UVPROMs, eram apagadas com ULTRA VIOLETA e não como as eproms eletricamente...
Muito bom, Wagner!
obrigado Filipe!
Quero sim ver o segundo video!
Valeu! Semana que vem, sexta, às 20:30hrs.
conteudo maravilhoso!!!! isso ai so tinha na gringa, parabens pelo canal
Grande aula! Seria interessante também a inclusão de uma serial para acessar o processador pelo terminal.
Valeu Vilmar! Sim, podemos pensar nisso para projetos futuros.
Excelente!!! muchas gracias. Estaría muy bueno una seria con el Z80, desarrollando una computadora cada vez más compleja. Abrazo.
Muchas gracias Carlos! Sí, tendremos más contenido Z80. Abrazo!
@@canalwrkits gracias a vos!!!
Wagner, escovando os bits de forma JIDEI. rsrsrs caralho quanto conhecimento esse cara tem kkkk Sucesso sempre Wagner. O Brasil agradece pela sua existência!
obrigado!
Isso é arretado demais moço ... nossss !!!!
Valeeeu Franklim!
que foda ... curti mto
obrigado Kawann!
Massa! Muito massa! Parabens! Vou acompanhar.
Melhor dos seus vídeos. Massa de mais da conta!
Muito obrigado Luiz! Nos acompanhe sempre!
Sim! Vou acompanhar esse topico. Curto de mais computação e to aprendendo eletrônica. Muito obrigado por compartilhar. Abraços e sucesso!
faz mais dessa série!
Muito legal. ta faltando uma aula programando uma RAM sem a rom e tambem debugando.Valeu!
fascinante!
obrigado!
opa Wagner eu sempre quis aquele kit da occidental schools do curso de microprocessador Z80...seria legal montar o kit com teclado matricial...displays de 7 segmentos e perifericos de i/o esse nunca mais acha por ai...para aprendizado de microprocessadores seria otimo...sim queremos a montagem do kit ...vamos lá galera....bem legal.
show Henrique! Vamos estudar o assunto, nos acompanhe sempre!
Isso foi genial.
Valeu!
esse canal é de mais
Muito obrigado Lucas!
Faz uma serie
Parabens Wagner
fantástico
O curso deveria ter implementos, como keyboard, saida vga. Tem um canal chamado "The Ben Heck Show" que ele faz uma replica do apple I, é bem interessante. Aguardamos a sequencia dos episodios.
Show de bola Raphael , vou dar uma olhada nos vídeos do Ben Heck. Pretendemos lançar uma série assim com Z80.
Excelente aula.
Obrigado!
Ola boa tarde descobri a pouco seu canal no qual tem conteúdos muito interessantes e práticos
sou técnico em eletrônica e automação industrial e curto muito esses conteúdos, mas sempre faço
umas experiencias fora do contexto kkkk e ai te pergunto o que acontece se colocarmos uma outra eprom
de um outro equipamento por exemplo ai nesse circuito?
parabens, fazia tempo que estava procurando alguem para me ajudar a mexer com o z80, espero poder acompanhar.So gostaria de ter um jeito de poder baixar os esquematicos ou qualquer outro material
uma dica: nunca liguem os leds diretamente nos barramentos, pois pode acabar causando mal funcionamento em alguns CI's, principalmente eproms.
ligue os leds usando drivers com transistores ou usem o 74LS541 que é bem mais pratico.
AULA ESPETACULAR SEMPRE QUIZ ME APROFUNDAR EM uP AINDA MAIS ESSE Z80 UTILIZADOS QUASE EM TODOS COMPUTADORES DA ÉPOCA DOS ANOS 80 e 90, SEGURA AI! KKKKK...
value meu amigo! Continue nos acompanhe e compartilhe o canal com seus amigos para nos ajudar! Peça para se inscreverem aqui.
com certeza amigão, forte abraço..
uhuuu!!
valeu Cyntia! Aqui tem aula todo dia.
Excelente mestre Rambo .... há interesse sim ... aguardamos a série "computador com Z80" ... kkkkkk .... grande abraço. :o)
Bom dia, as instruções servem para o 8032 também ? Obrigado
eu lembro q fiz um com esse chip usando assembly
Legal Tiago!
Série Z80 Now!
Esse seu canal é nota 1000! Por favor pode eleborar um esquema de um simples detector de metais para mim? Obrigado
Trabalhei muito com equipamentos com Z80!! desde microcomputadores até Porta Bobinas de Papel com troca automática usadas em maquinário gráfico. O Z80 possui um método poderoso de atendimento á interrupção de modo externo pelo seu barramento de dados, ou seja, um periférico solicita uma interrupção através do pino INT, e parte do endereço de atendimento á essa interrupção é composto por um valor que esse mesmo periférico coloca no seu barramento de dados, a outra parte do endereço está no programa que vc criou. Bacana ´né ? abraços !!
Muito bacana Marcelo! Valeu, abraço!
Parabéns.
obrigado!
Professor Wagner Rambo, por favor faça um curso básico para usar o Z80 com um pequeno teclado alfa numérico mais as teclas básicas, eu tenho muito interesse em poder fazer o que eu nunca fiz, usar o Z80 fazendo operações básicas e vendo os resultados em Display de 7 segmentos e tudo bem básico e funcional para ser um bom passatempo usando um microprocessador lendário.
Nada de loucuras com Assembly com Z80 as portas de 2022.
Um curso desses com o seu computador Z80 básico com uma Eprom, uma eeprom mais um pequeno teclado e dksplsys de 7 segmentos e uma matriz de lefs 8x8 para nós programamos ela e fazer belas animações será maravilhoso.
Por favor nos ajude, eu serei o primeiro ou um dos 4 primeiros a se matricular.
Um abraço
Mestre Rambo ... ainda não entendi como você colocou o código assembly dentro da EPROM ... eu vi o outro vídeo de gravação manual da EPROM, mas entendi que você inseria códgios HEX em cada posição de memória da EPROM ... como converter o código assembly do programa para HEX para que eu possa inserir na EPROM ????
olá Samuel, você pode utilizar um compilador para Z80 e abrir o código em um leitor .hex. Outro método é converter manualmente a partir do manual do Z80, já demonstramos em outro vídeo (programando um computador básico Z80)
WR Kits .... Beleza ... Vou olhar o manual do Z80
e quando vai sair aquele curso de z80?
no caso de usar uma memória RAM, como o Z80 diferencia ela da rom? visto q so há um pino MREQ, eu terei que usar um arranjo de portas lógicas para distinguir uma memória da outra?
Teremos aula hoje professor?!
qual programa eu uso para fazer softwares para o Z80? tipo, uma IDE? ou compilador... alguem sabe?
eu tinha um osciloscópio analógico hahahaha meu deus do céu isso é mágico, nostálgico cara, puta merda ein!
Showwwwwwwwwwwwwwwwwww.....vamos programar a eprom?Qual compilador vc usou Wagner?????
ficouuuuu Fish.....mágico
Henrique TECNOLOGIAS Não usou compilador, buscou os "opcodes" no manual/datasheet (escovar bits) , parece q será o assunto da proxima aula, sugeri o SDCC, mas ele vai fundo na coisa.
Valeu Henrique! Semana que vem vamos programar detalhadamente. Utilizamos "compilador manual" hehe.
Exatamente Johnny!
por favor curso de z80!!!!!!!!!!!!