КОМЕНТАРІ •

  • @Marigeousp
    @Marigeousp 26 днів тому +76

    Hoje 55% dos alunos que entram na USP vem de escola pública. Na minha época (2007) isso não representava nem 20%. A partir de 2018 a USP adota as cotas e finalmente essa galera começa a entrar. Eu fiz uma segunda graduação na USP e a diferença é gritante, ainda bem.

    • @thbwdzzz5010
      @thbwdzzz5010 12 днів тому +3

      Pessoas que tinham dinheiro para fazer cursinho, fazem ensino medio em uma escola publica media para ruim e pagam um cursinho integral, as vezes de 2 periodos.

    • @Marigeousp
      @Marigeousp 12 днів тому

      @@thbwdzzz5010 recomendo vc se informar antes de comentar com base no seu achismo. As cotas são sociais, alunos com dinheiro para pagar cursinhos tipo Etapa, Objetivo, etc, não se enquadram, e nada impede um estudante de baixa renda fazer cursinho também. Eu mesma fui estudante de escola pública e fiz cursinho com bolsa, pagava 60 reais de mensalidade.

  • @Jess90150
    @Jess90150 14 днів тому +13

    Eu estudei na USP, meu pai é cobrador de onibus e tenho muito orgulho da minha universidade.

  • @83lo_Mar
    @83lo_Mar 27 днів тому +59

    Deus abençoe a universidade pública

  • @Pagaum
    @Pagaum 27 днів тому +35

    Filipe de bermuda cargo e camisa preta sem estampa representando todos os historiadores.

  • @maribaka93
    @maribaka93 27 днів тому +19

    Ninguém que é de SP chama o Geraldo Alckimin de camarada

  • @TheMarlonfaria
    @TheMarlonfaria 24 дні тому +10

    Para esclarecer: A USP vetou o metrô por questões de segurança. Quem trabalha lá dentro sabe que roubo de equipamento era um grande problema. Ainda tem a questão da USP virar um estacionamento (o que já acontece). Enfim, seria ótimo se o metrô fosse lá dentro, mas a escolha de não fez sentido, do ponto de vista pragmático.
    Concordando com o Filipe, Matias e alguns cometários: as cotas mudaram muito o perfil dos estudantes.

  • @leonardohamachi7291
    @leonardohamachi7291 15 днів тому +2

    Eu estudei na USP e em um congresso no Canadá fiquei encantado como a Universidade de Toronto é simplesmente uma continuidade da cidade.

  • @fernandoadorni3135
    @fernandoadorni3135 27 днів тому +16

    Ribeirão Preto é a mesma coisa, a USP é tipo um mini Feudo

  • @pjlaraujo
    @pjlaraujo 17 днів тому +2

    Eu estudei na UFRJ antes das cotas - Campus da Zona Sul. O único negro da minha turma era um intercambista de Angola e a maioria era branco da Zona Sul. Eu era uns poucos pardos da periferia na minha turma. Curso de Adm. Antes de me formar já tinha começado o programa de cotas e o perfil dos novos alunos eram bem mais parecidos com o meu.

  • @aletsiabeatriz
    @aletsiabeatriz 27 днів тому +76

    Sou estudante da USP, e sim, ela é elitista, mas a cada ano vejo mais diversidade no Campus, seja pelas cotas, pelas bolsas concedidas as pessoas baixa renda, entre outras medidas que mesmo sendo o mínimo garantem a inclusão de mais pessoas na USP.
    Por mais que seja desafiador ser pobre, preto ou minoria dentro da universidade, temos que tomar esse espaço se nos for dada a chance. É difícil, mas esse lugar também tem que ser nosso.

    • @cabotinosalimante2867
      @cabotinosalimante2867 27 днів тому +5

      Diversidade num contexto elitista? A Maju Coutinho na Globo ou um morador de favela na USP não transformam a sociedade.

    • @aletsiabeatriz
      @aletsiabeatriz 27 днів тому +10

      @@cabotinosalimante2867 obviamente não transformam a sociedade, mas uma pessoa não ter nascido com x privilégios não é motivo para desistência, ela ainda pode ocupar aquele lugar, mesmo que seja bem mais difícil.

    • @thegameisforeveryone3539
      @thegameisforeveryone3539 27 днів тому

      cotas socioeconômicas não fazem mais sentido do que cotas raciais?

    • @gstv78
      @gstv78 27 днів тому

      ​@@thegameisforeveryone3539
      Existem três tipos de cota com relação ao acesso à universidade/faculdade pública:
      Cotas sociais
      Cotas raciais
      Cotas por deficiência pública
      O problema é que o brasileiro é, geralmente, racista, aporofóbico e burro. Por isso, não faz a mínima ideia dos pré-requisitos para ingressar na graduação das entidades públicas de ensino superior, muito menos sabe o que significa cotas e desconhece quais os públicos que elas atendem.

    • @rickmel09
      @rickmel09 27 днів тому +11

      @@thegameisforeveryone3539 as cotas são socioeconômicas querido

  • @diogoquaderna444
    @diogoquaderna444 24 дні тому +4

    Ouço o Xadrez Verbal há quase 8 anos e nunca tinha visto o rosto do mano Matias kakakaka que choque

  • @azullele
    @azullele 22 дні тому +4

    Essa história da estação de metrô dentro da USP é uma lenda urbana. A USP nunca vetou a estação porque nunca existiu projeto de estação dentro da USP. “Não existiu nenhum projeto do Metrô de ter uma estação aqui dentro. Eu fiz uma busca exaustiva no banco de dados do Metrô em sua biblioteca e nenhum desenho versa pra cá”, afirma o geógrafo Oliver Cauê Scarcelli.

    • @femto2
      @femto2 7 днів тому

      Uma reportagem do jornal da USP sobre o tema, para quem se interessar:
      jornal.usp.br/especial/transporte-usp/#:~:text=Metr%C3%B4-,na%20USP%3F,linha%209%2Desmeralda%20de%20trem.

  • @martadiniz4283
    @martadiniz4283 27 днів тому +6

    Então um dia o aluno da USP era aquele que estudou em escola particular ... presta vestibular e faz FACULDADE na conta do Governo e oooo aluno que estudou a vida toda em escola PUBLICA .... qdo ia pra faculdade era PARTICULAR ... Mas um dia isso mudou ainda não é o que precisamos ... mas já da uma ESPERANÇA

  • @jubileufrancisco5823
    @jubileufrancisco5823 День тому

    Faço medicina na USP e realmente é um local extremamente elitizado principalmente o curso de medicina, mas com ctz isso está mudando, uma grande parte dos meus colegas são preto e de escola pública (inclusive eu) mas sem dúvidas ainda somos minorias mas estamos mudando isso

  • @jimmyweslow
    @jimmyweslow 23 дні тому +6

    Chegamos a um ponto que eu tanto vejo e falo a respeito: sou aluno da Unesp (tida como sendo uma das universidades com maior diversidade no acesso através de cotas e auxílios...) mas em se tratando de ensino superior no Brasil, infelizmente ainda impera a lógica da meritocracia, na qual, quem estuda em escolas particulares são ensinados desde cedo a como se passar em provas e vestibulares, enquanto quem vem de escolas públicas, muitas vezes não tem se quer um professor efetivo de matérias importantes.
    E o impacto maior se deu quando no início do curso eu me deparei com o estacionamento repleto de carros novos e na saída os pais de alguns alunos indo buscar eles com carrões ainda mais caros.
    E pra fechar com chave de ouro nos grupos do restaurante universitário ou nos da sala é só playboyzinho vendendo convite de baladinhas onde as entradas giram em torno de 180, 200 reais.
    É muito revoltante!

    • @vitorapollinario9335
      @vitorapollinario9335 23 дні тому +4

      Exato! Esses dias conheci um garoto que o pai é dono de uma empresa de publicidade que faz propaganda para Kit Kat, Coca cola, etc. Só um pequeno exemplo.
      E deixando minha experiência. Eu fiquei dois anos no ensino médio sem professor de matemática (2 e 3), como teria condições de sequer competir numa prova para entrar num cursinho. Não consigo nem competir pelo cursinho.

    • @Mafagafos06
      @Mafagafos06 18 днів тому

      @@jimmyweslow revoltante pq tu é pobre e o Estado não fornece uma boa educação pública, apenas isso.

    • @jimmyweslow
      @jimmyweslow 18 днів тому

      @@Mafagafos06 Sim, e vc acha isso justo? Ainda que se vc pegar ver minha atual condição financeira e todo meu histórico familiar verá que não perco muito, ou até empato com grande parte de lá. E até estaria num patamar muito superior a eles se meu pai não se negasse a tomar atitudes no passado que nos deixaríamos numa situação muito mais cômoda. Por isso que eu consigo ter essa noção da desigualdade e de como isso é injusto e cruel para a base da pirâmide e acho isso revoltante.

    • @Mafagafos06
      @Mafagafos06 18 днів тому

      @@jimmyweslow Injusto pq? Uns tem mais e outros menos, e isso nunca vai mudar pq as pessoas são diferentes, com culturas e mentes diferentes.
      Lute contra a pobreza que nossos governantes amam fomentar pra ganhar votos fáceis, não contra a riqueza.

    • @jimmyweslow
      @jimmyweslow 18 днів тому

      @@Mafagafos06 Meu Deus, que opinião cheia de senso comum. Com certeza deve acreditar na teologia da prosperidade vendida pelos pastores coachs e seus ideais em seus suntuosos templos. Os mesmos que pregam que se vc trabalhar enquanto os outros dormem alcançará o sucesso financeiro.
      Só pra vc saber o curso que eu estou me graduando é justamente administração pública pq já sou técnico de administração de empresa pela Etec e agora estou me graduando em adm. pública pra ter lugar de fala quando o assunto é gestão pública. Por isso que eu falo quando vc responsabiliza os mais necessitados de terem a culpa por se encontrarem na atual situação pois se esforçaram pouco, acaba por justificar a se conformarem com a tal situação.
      Ou vc realmente acha que as oportunidades que terá ao longo da sua vida será igual as dos filhos do Antônio Ermírio de Moraes , dos herdeiros da família Safra, dos Abravanel ou dos Marinhos?

  • @pld9350
    @pld9350 13 днів тому +1

    A Cidade Universitaria hoje ta um terror com relação a segurança, como grande parte de SP, mas tem q ter um controle sim de circulação interna, diversos casos de roubos a laboratórios, estudantes, equipamentos e etc. Isso sem contar que de uns tempos pra ca as festas estão ficando superlotadas de publico externo e causando dano estrutural aos bens da universidade.

  • @ruthmarques5480
    @ruthmarques5480 27 днів тому +17

    USP foi feita pra rico e herdeiro infelizmente

  • @ruthmarques5480
    @ruthmarques5480 27 днів тому +12

    O pobre tem que fazer 300 anos de cursinho pra consegue entrar

    • @luizhenrique2281
      @luizhenrique2281 27 днів тому +1

      Ou se endividar com crédito fácil de universidade particular

    • @Mafagafos06
      @Mafagafos06 24 дні тому

      Claro, a EP é um lixo e ninguém fala nada

    • @resumosparaprovas5019
      @resumosparaprovas5019 17 днів тому

      Eu criei um site chamado Vale Estudos com o objetivo maior de ajudar estudantes de escola pública. Meu objetivo é oferecer a mesma educação para estudantes de escola pública que tem os alunos ricos. Aos poucos eu estou alimentando o site.

  • @wanderleyjesus6772
    @wanderleyjesus6772 25 днів тому +1

    concordo com a estação fora da USP, desta forma ela atende a população em geral mais fácil do que ir até a praça do relógio

  • @ThiagoCzar
    @ThiagoCzar 22 дні тому

    A UFMG em Belo Horizonte é bem isso mesmo.

  • @hgomesandrade
    @hgomesandrade 21 день тому +9

    Como aluno da usp, cotista e morador do crusp, é muito complexo essa conversa, principalmente esse lance de “abrir a universidade”. Cara, se atualmente com os controles que tem, vive tendo assaltos, furtos (tanto em apartamentos quanto em carros), assédios, etc, na cidade universitária, imagina se deixar aberto full time? Tem que ter controle, sim, porque é pra segurança dos próprios alunos. Bom, assunto complexo pra “debater” só por comentário, mas é isso, há muito mais água debaixo da ponte do que imaginamos

    • @matheusrotava6903
      @matheusrotava6903 18 днів тому

      Exato problema da USP é q se for abrir assim ia precisar multiplicar por 10x o policiamento pq se nao ia virar playground de ladrao e estuprador

    • @carolinarosadesouza925
      @carolinarosadesouza925 18 днів тому +1

      Como ex aluna da USP Ribeirão Preto, que é próxima do centro da cidade e 100% aberta, carros transitam por dentro da usp em direção a outros bairros, essa coisa de assalto, perigo, assédio acontece da mesma forma fora de lá quanto dentro. A gente toma cuidado, não fica moscando com celular em lugar vazio e nas quebradinha de lá, mas num geral é de boa, pelo menos aqui. Claro que RP tem menos gente, tem menos agitação tambem que São Paulo, mas por ex qualquer um pode usar os ônibus internos da usp e nunca houve problema nisso. A universidade é fisicamente aberta, as bibliotecas são abertas e tudo funciona de forma normal, por incrível q pareça.

  • @lynes.
    @lynes. 20 днів тому +4

    Load, com todo respeito...
    Mas nada a ver bater no peito falando que tem só até a 7a série sendo que tem condições para mudar isso. Faça um supletivo e mostre pro seu público uma outra versão do rapaz pobre e periférico.
    Eu sei que seu passado foi difícil, mas hoje em dia você possui tempo e recursos suficientes (até pra pagar uma faculdade de medicina).

    • @anacarolinasilvadejesus6890
      @anacarolinasilvadejesus6890 18 днів тому

      Eu discordo de você em alguns pontos. A pessoa precisa desse diploma? Uma das maiores escritoras do Brasil não quis continuar os estudos, a maravilhosa Carolina Maria de Jesus. Se ele não sente necessidade, para que fazer? Só para dizer que tem um diploma? Detalhe: eu sou graduada e pós graduação, sou super a favor de estudar.

    • @rodrigoleite8877
      @rodrigoleite8877 14 днів тому +1

      Concordo, querendo ou não ele é um exemplo para vários mlks, se ele venceu na vida sem precisar dos estudos ou de um diploma, pode ter certeza que a maioria absoluta que o assiste, vai precisar estudar.
      Esse tipo de fala só ilude o mlk pobre da periferia, achando que vai se tornar um grande youtuber ou tiktoker e que o estudo é secundário.

  • @mk-1637
    @mk-1637 25 днів тому +4

    A USP pode até ter mudado o perfil, mas a lógica do "tirar a mão para não perder o braço" é a mesma. A maioria dos cursos mais concorridos, bolsas para IC, cursos de pós, docentes e a lógica de permanência continuam extremamente elitistas. Cota é uma migalha que cederam (até para abrir mais concurso e exigir mais receita do governo) do que um movimento de reparação. Muitos ali preferem acabar com a universidade pública à dar condições reais de ensino para todos.

    • @internautaonline5399
      @internautaonline5399 21 день тому +3

      Pra mim nada mais justo de q se vc estudou a vida toda em escola pública vc ter prioridade nas universidades públicas e não cotas, pra mim as cotas deveriam ser para pessoas q estudaram em escolas particulares

    • @Marigeousp
      @Marigeousp 12 днів тому

      @@mk-1637 As universidades não têm responsabilidade sobre o valor das bolsas de pesquisa, quem regulamenta isso são os órgãos de fomento como CNPQ, Fapesp, etc, e não é só a bolsa de IC que é baixa, todas as bolsas de pesquisa são muito baixas. A mudança depende da vontade dos governos. Se uma bolsa de IC, por exemplo, chegasse à um salário pelo menos, aí sim o estudante de baixa renda poderia se dedicar exclusivamente à pesquisa, mas hoje uma bolsa de IC não passa de 800 reais, na minha época era só 300.

    • @mk-1637
      @mk-1637 9 днів тому

      @@Marigeousp Elitismo na Universidade publica n se resume em bolsa... na verdade, toda vez que alguém fala dos N problemas que a faculdade tem, sempre vem essa cartada do salário e valor de bolsa, sendo que se um dia a bolsa de aluno chegar a um valor descente, com as pessoas que mandam na univerdade hoje, pobre nenhum terá acesso.
      Univerdade tb n é aleijada de tudo, são os proprios que decidem a quantidade insignificante de cotistas nas carreiras mais visadas, a negação de aulas noturnas, a dificuldades em liberar estágio, matérias introdutórias que n existem e qualquer outra decisão que só beneficia quem tem dinheiro ou contatos dentro da faculdade.

    • @Marigeousp
      @Marigeousp 9 днів тому

      @@mk-1637 ok

  • @Mene0
    @Mene0 26 днів тому +2

    USP São Carlos é menos que a de SP eu diria, mas ainda bastante elitista

    • @tyagoteoi7978
      @tyagoteoi7978 14 днів тому

      Mas o Campus 2 tbm ... separado da cidade

  • @rinaldolimadasilva5378
    @rinaldolimadasilva5378 25 днів тому +9

    Me desculpe, mas na era da informação, uma pessoa não saber minimamente que USP, Unicamp e Unesp são universidades públicas, fica difícil ter esperança. Além disso, não acho correto jogar a culpa na universidade.

    • @pedrojarcovis1541
      @pedrojarcovis1541 24 дні тому +2

      @@rinaldolimadasilva5378 você entendeu que ele contou que a história se passou na época que só se comprava ingresso em bilheteria física? Além do mais, ninguém jogou culpa na universidade, não

    • @rinaldolimadasilva5378
      @rinaldolimadasilva5378 23 дні тому

      @@pedrojarcovis1541 Entendi perfeitamente. E ele responsabilizou a Universidade sim, pelo fato de existir gente que não sabe o que é uma USP, Unicamp e Unesp.

    • @JoaoVictor-lm8lz
      @JoaoVictor-lm8lz 20 днів тому +2

      Em 2015 estava no último ano do Ensino Médio e nem eu e os meus colegas fazíamos ideia que existiam universidades públicas. 3 anos depois ingressei na UNESP, e 90% dos colegas de EM nem chegaram a cursas um curso superior. Entenda que não é sobre a “era da informação” e sim sobre o sucateamento do ensino público, que é pensado propositalmente dessa forma (não pelos professores, é claro! ). E sim, a culpa também é das universidades de não se inserirem nas comunidades onde estão presentes.

    • @Marigeousp
      @Marigeousp 12 днів тому

      @@rinaldolimadasilva5378 na minha época, 2010, a USP tinha (não sei se ainda tem) um programa muito legal de Embaixadores Usp, onde os alunos da universidade iam em escolas públicas explicar sobre a universidade e o vestibular. Não sei o que mais a universidade poderia fazer para divulgar, talvez propaganda na TV, não sei. Mas ainda existe gente que não faz ideia. Não acho que seja culpa das universidades públicas, a mídia é toda voltada para divulgar as particulares, tem muita gente poderosa envolvida com essas fábricas de diploma.

    • @MateusFerreiraM
      @MateusFerreiraM 11 днів тому +2

      Faço licenciatura, muito dos alunos que eu converso no estágio não sabem que a universidade da cidade é pública.

  • @Mafagafos06
    @Mafagafos06 24 дні тому +8

    Mas tem que ser elitista, afinal é uma UNIVERSIDADE, não escolinha de bairro.
    Se os alunos pobres não conseguem entrar é problema basal, não da ponta do iceberg. Os alunos pobres não entram pq são inferiores em relação ao conhecimento básico, e nem deveriam entrar com essa defasagem.

    • @vitorapollinario9335
      @vitorapollinario9335 23 дні тому +9

      Seu comentário é tão errado que nem errado é mais, é só estúpido. Não vale nem argumentar com alguém que pensa assim.

    • @Mafagafos06
      @Mafagafos06 23 дні тому

      @@vitorapollinario9335 pq, bonzão?

    • @internautaonline5399
      @internautaonline5399 21 день тому +2

      Por mim as cotas deveriam ser para as pessoas q estudaram wm escolas particulares e não para as que estudaram em escolas públicas...

    • @joseguilherme0001
      @joseguilherme0001 20 днів тому

      @@internautaonline5399 Você sendo burro assim não passaria nem na catraca de uma universidade pública.

    • @conradovieira5601
      @conradovieira5601 19 днів тому

      Tá querendo biscoito né!?