Lembro que vi uma postagem meses atrás com uma foto desses "destaques do tiktok" em uma livraria, onde a pessoa falava como estavam estragando a literatura. Eu lembro de pensar como isso não leva em consideração um fato simples: as pessoas crescem. O que a gente lê com 15, 16 anos um dia deixa de nos bastar e queremos mais. Durante a pandemia inúmeras pessoas passaram a ler livros clássicos e densos (eu inclusa) porque era como nos sentíamos: densos, com perguntas muito complexas ao nosso redor.
Exato!! Qm vê esse povo falando até pensa q eles são críticos literários desde q nasceram 🙄🙄🙄 tem gnt q hj lê livro clássico e n sabe desenvolver nenhuma conversa em cima disso, só sabe citar o q outras pessoas jáfalaram, e tem qm lê a dita literatura popular e passa hrs falando do livro. É de uma hipocrisia sem tamanho
Pam, eu sempre li e tive certo receio de compartilhar minhas leituras no Instagram, mas a medida que fui compartilhando vi que muita gente também gostava e falava sobre o assunto. Hoje em dia sempre posto nos stories e qdo peço indicação sempre recebo muito retorno. Criei uma rede de leitores sem nem perceber ❤️
Julgar o que as pessoas lêem? JAMAIS! A leitura deve ser apaixonante e envolver a pessoa, sejam clássicos ou livros contemporâneos. O importante é a pessoa amar aquilo que tá lendo! Até fanfic se duvidar, a depender da idade das gurias, eu indico. Detesto preconceito literário! Num país cujo povo n lê, lê em média de um a três livros por ano, e a maioria só ler a bíblia, ter preconceito literário deveria ser crime! Leiam sempre o que vc gosta, independente do gênero literário! O que importa é aquele livro te ensine, te conforte, te traga prazer e te deixe extremamente feliz pela história narrada.
respondendo a pergunta: é muuuuuuito assim! kkkkk eu posto no máximo fotos do que to lendo com um comentariozinho nos stories e é isso. antes de postar eu ainda penso se vale a pena mesmo, pq grande parte das pessoas que eu conheço não lêem e eu me sinto meio boba por querer compartilhar, como se quisesse "aparecer", sabe? eu já pensei em fazer textos mais profundos sobre os livros que leio mas sempre descarto a ideia por achar que não daria em nada. não uso tiktok mas adorei o papo!
Como disse Stephen King: "Não perca seu tempo tentando agradar as pessoas." Se tens vontade de fazer algo, faça. Se sentes que é uma vontade que vem do seu coração, não ignore. Evite as redes sociais, consuma com equilíbrio, ao contrário, vais continuar sentindo essa preocupação do que os outros vão pensar. ❤❤
Letícia eu sinto o mesmo quando posto no insta sobre meus livros, penso que as pessoas acharam que eu estou querendo ser melhor que os outros e etc 🤦🏼♀️🤦🏼♀️🤦🏼♀️. Mesmo assim posto, às vezes apago minutos depois 😁 e olha que todo mundo do meu convívio já sabe que leio há anos, mesmo assim eu sinto esse desconforto, porquê né? Mas esse vídeo da Pam me abriu os olhos para isso. 😘
Cara isso é muito interessante. Eu sempre quis fazer um destaque no instagram livros que eu gosto/leio mas sempre tive muito receio com isso. Do que as pessoas iam pensar e tal. Esse mês eu fiz um destaque e fiquei surpresa com as pessoas que eu convivo falando sobre o tal livro que li no mês. Foi surreal kkkkk, eu encentivei sem querer querendo a minha cunhada a ler. Ela sempre me via ler no sofá, no quarto, na cozinha. Fiquei surpresa como a gente que convive com outras pessoas, tem esse poder de influência.
Isso é muito verdade!! Tem gente que só fala dos livros de que não gostou, até parece que procuram livros justamente pra isso - só criticar. Não gastam a mesma energia pra enaltecer aquilo que gostaram de fato ou o que apoiam.
É EXATAMENTE ISTO!!!!!!! Pam do céu, traga mais vídeos nesse formato. Eu amei muito. Eu sinto exatamente esse tipo de sentimento. Não consigo falar muito bem sobre livros no meu Instagram, posto no máximo uma foto e um comentário. Somente uma vez que abri os stories e saí falando da minha frustração por não ter encontrado ~O LIVRO DE 2022~. No entanto, semanas atrás eu criei um vídeo muito fácil e leve para o tiktok sobre uma trend literária sem pensar duas vezes. Salvei o vídeo e pensei em postar nos reels, mas congelei e desisti, justamente por pensar sobre oq iam pensar de mim, enquanto no tiktok não houve isso. Minha nossa. Assertiva demais.
Este vídeo é muito necessário, uma riqueza de conteúdo. Concordo plenamente com tudo que foi dito, o livro em questão não é o fator primordial e sim o hábito que está sendo adquirido. Meu filho de 12 anos não gostava de ler, era uma briga para conseguir que ele lê-se ao menos um gibi, mas não adiantava ele só lia por obrigação e eu não queria causar este tipo sentimento nele referente a leitura. Deixei de lado e esperei o interesse surgir, mas ainda assim oferecia leitura para ele, levava nas Bienais e livrarias, deixava ele a vontade para descobrir o seu gosto literário. Até que nesta última Bienal em que o levei o desejo despertou, houve interesse pelo mangá, o levei na Panini e compramos 8 volumes de mangá. Hoje ele já leu 5 destes 8 e releu uns 3 de tanto que ele gostou. Isso é o que me importa, o ato de querer ler por prazer, o conteúdo com o tempo vai se moldando, a cada fase da nossa vida os interesses mudam e com a leitura é a mesma coisa. Parabéns pelo vídeo muito necessário que seja compartilhado com mais pessoas.
Tenho um dourado e tenho 37 anos e diferentemente do que se espera eu sempre tive um relação muito ruim com a leitura. Apesar de ler muito para fins acadêmicos eu nunca tive o hábito de ler de forma recreativa, pois eu sempre achei os clássicos chatos e, por ser "estudada", não me permitia ler nada muito popular. Assim, minha relação com os livros sempre foi distante e a única função deles era para minha "intelectualização". Mas, há dois anos, eu estava muito mal com a pandemia e saindo de um difícil puerpério, quando percebi que precisava me distrair e fugir da realidade cruel de alguma forma (naquele momento era o que eu precisava). Foi quando comprei o livro Todas as suas Imperfeições. E minha vida mudou. Eu finalmente me permiti ler sem pressão. Li pra me entreter e de lá pra cá li muito e de tudo. Nossa relação com a leitura tem que ser mais leve. Aceitamos muito bem assistir um filme apenas por entretenimento, ver uma série sem muito "conteúdo" e assim devemos tratar a leitura tbm.
Exato. Durante muito tempo pensei de forma parecida e isso só me sabotou. Hoje em dia eu leio até livros Hot sem problema algum kkkk. Óbvio que GERALMENTE não são tão "profundos" quanto outros livros que costumo LER, mas servem muito bem ao propósito que é :ENTRETER.
pam do céu eu não me liguei disso, no tiktok fico realmente vendo mais a aba "pra você" do que de quem sigo e fico naquele looping infinito.. e no instagram me revolta que nao vejo coisas de quem sigo. oh ceus!!!
Quando eu era adolescente, lia muito livro de literatura juvenil e amava, até hoje não consegui me desfazer da coleção da meg cabot que tenho. Meu pai dizia que eu consumia cultura inútil, mas eu não me importava. Um dia, quando eu entrei na faculdade (tinha 17 anos) eu tinha que entregar uma redação sobre o amor, mas do ponto de vista científico/fisiológico. Acontece que meu cachorro (tinha minha idade tbm) tinha acabado de falecer e eu não tive condições de fazer nada e já tinha até desistido de entregar a redação, só que aos 45 min do segundo tempo, por meio de um livro de cultura inútil, consegui fazer minha redação e tirei 9. O livro era um dos da série o diário da princesa da Meg Cabot. Hoje, eu não consumo mais literatura juvenil, gosto mais dos clássicos e livros relacionados a História, mas não acho legal desestimular as pessoas a lerem só pq o livro é de um gênero que não gosto ou não consumo. Eu acredito que sempre conseguimos tirar algo de proveitoso da leitura, o importante mesmo é estimular e incentivar as pessoas a lerem.
Já cancelaram várias autoras pelos mesmos temas do livro da Colleen. A Elle kennedy foi super críticada pela forma como ela lidou com um assunto delicado em O acordo, todos parecem esquecer de Um caso perdido que foi muito pior. Aí as pessoas começam a comentar o quanto irresponsável ela é e os fãs ficam ofendidos, dizendo que a autora está sendo cancelada, ela não foi cancelada, algumas pessoas só perceberam as coisas erradas nos livros dela. As pessoas adoram criticar after, mas os fãs da Colleen estão seguindo o mesmo modelo de defesa para "defender" a autora. "Ela escreve sobre temas reais, por isso tal coisa foi desse jeito" "os livros dela não são para adolescentes, os temas são delicados" "nos não romantizamos o casal" "você achou o livro problemático? Você leu errado/ não soube interpretar".
concordo totalmente! a crítica também é muito importante, e dizer q tais pontos nos livros dela sao problemáticos (e na minha visao, alguns sao mesmo) esta loonge de cancelar a autora!! e sim que nenhum autor é perfeito e está a mercê de erros e os leitores podem e devem ter o direito de apontá-los e criticá-los
Muito real isso! Uma coisa que ajuda muito na divulgação de livros no Tiktok são aqueles videozinhos com imagens do que você pode esperar do livro exemplo, Amor e Gelato, colocam o livro e diversas imagens de Florença, do gelato, de casal (geralmente passando rapidinho), ai a gente olha e pensa nossa é a vibe que eu to procurando, acho que ajuda muito além de ter uma pessoas ali realmente falando do livro....
Pam, o diferencial do booktok é isso mesmo. Porque várias e várias foram as vezes que as pessoas um pouco mais antiga aqui no booktube por exemplo, querem impor um estilo de leitura único e cult. Eu por exemplo odeio os clássicos acho um tédio e com uma escrita densa e cansativa, mas pra galera cult do booktube quem não consome esse tipo de livro é meio que esnobado e desvalorizado. Por isso eu tô preferindo muito mais o tiktok, porque é muito mais acolhedor.
Que aula Pam!! penso que muito dessa vergonha de falar de livros é do julgamento, de pensar que as pessoas não vão aprovar algo que você está lendo, seja pq é "fácil", "bobinho" ou pq o tema não agrada a maioria.
o TikTok foi o responsável por eu ter voltado a ler. eu era booktuber, lia muito, daí acabei entrando na faculdade e o tempo para leitura era pouco. me formei e ainda fiquei nessa vibe de "sem tempo" e a galerinha de lá mostra sempre que dá pra ler um pouquinho todos os dias. nesse ano eu já estou indo pro meu 10° livro e nem acredito, porque ano passado eu só li uns 3 🫰🏼❤️✨ eu amo esses vídeos da Pam que são tipo aulas que a gente percebe a paixão dela pela literatura e a formação dela "casadas" 💞 cada frase desse vídeo dá pra destrinchar em outros 🗣️🗣️🗣️
Eu amo como você levanta esses questionamentos. Hoje particularmente não sou muito de redes sócias, e realmente não sou de postar sobre livros. Uma simples conversa sobre leitura vira uma guerra de julgamento, apontando os "defeitos" de cada livro.
Eu acho super legal oq o tiktok está fazendo. Livro é livro, independente se é romance clichê ou clássico, e tantos livros estarem ficando populares por causa do tiktok é incrível! Meu irmão de 17 anos começou a ler agora por causa de recomendações q ele viu lá, e olha q eu passei anos tentando convencer ele a pegar num livro kkk Fiquei muito surpresa quando vi o tanto de gente jovem q tava lá na Bienal, chegando a levar pilhas de livros da mesma editora pra casa. Temos q incentivar a literatura, e não julgar oq está sendo lido ❤️
EU AMEI ESSE VÍDEO! Eu não uso tiktok, acho incrível a capacidade que eles tem por lá de transformar o que ta em alta e o que não ta, mas tbm acho que isso muitas vezes acaba passando por cima da própria opinião do leitor, do tipo "ah, mas todo mundo odeia esse livro no tiktok, então não vou gostar". Também acho que a questão de focar em falar mais sobre as coisas que você não gosta ao invés de panfletar as que vc amou vem muito dessa era de cancelamento. Tenho essa sensação de que se algo tá muito hypado, as pessoas precisam diminuir isso de alguma forma, mesmo que não tenha uma coerência, como é o caso da Colleen Hoover. No fim o importante mesmo é influenciar uma geração que querem coisas rápidas a ler mais, a dedicar um tempo ali em um livro, que não é algo absurdamente rápido como um vídeo de 1 minuto. Já nem sei mais o que eu tô falando, me perdi completamente mas é isso hahahaha
Isso é até uma tese de tcc. Sou da área do Direito e faria fácil um tema: Tik Tok e o mercado consumidor. Não vejo só livros, mas qualquer coisa que vai para aquela plataforma. Eu mesma de tanto ver vídeo na for you da smart fit acabei me matriculado em uma kkk. O maior problema da alta demanda é o abuso do mercado, exemplo, você compra um livro e ele vem danificado pois a transportadora está com alta demanda de entrega e assim cai a qualidade do serviço. Esse tema abrange muitas áreas, não só no Direito do consumidor, mas na questão de conhecimento, como o Estado pode e deve facilitar a leitura da geração tik tok, ou até mesmo a questão da pirataria por falta de acesso à esses livros. Seu vídeo foi extremamente relevante.
@@AnaClaudia-po2cs vixe mas tem tanto tempo ainda hahaha até chegar lá você já mudou de tema várias vezes, até pq você vai aprendendo muita coisa no caminho.
Eu sou a pessoa que tem um perfil pessoal e um perfil que fala de livros. Nunca tinha pensando nisso, mas criei um perfil justamente porque não me sentia a vontade de dividir minha opinião com todo mundo do meu perfil pessoal. Eu preferi criar um perfil para quem se interessa por esse assunto.
Uau eu amei esse vídeo, entendi claramente as diferenças entre as redes sociais e como isso nos afeta! E em relação a falta de compartilhar nossas leituras tem total sentido, o tiktok transmite as informações de um jeito simples e rápido enquanto em outras plataformas, além de, muitas vezes não se aprofundarem, elas impõe a leitura como um desgaste e um habito isolado. Outra coisa que reparei é que quando há algum trecho ou ilustração sobre uma cena de destaque (não necessariamente extremamente decisiva a história),apesar das poucas informações nos interessamos muito pelo resto. ❤️ amei
isso é mto vdd!!!!!! ja me interessei muuuuuitas vezes por livros q encontrei no tiktok, e eu real nem tchum no instagram kkkk so falo sobre os livros q to lendo pro meu namorado, nem pras minhas amigas, no máximo posto uma pagina q gostei ou coisa assim, mto bom o video pam! da pra pensar um monte nesse rolê
Adorei a análise! Pq eu lia mtoo até 2017 mais ou menos, sou da época de Harry Potter, jogos vorazes e romances do John green, como eu era antes de vc etc. Depois q entrei na faculdade passei a ler muito pouco, durante a pandemia li um pouco, mas no geral livros q já tinha (como HP mais uma vez, mas em inglês hahah). E foi com o tik tok q voltei a acompanhar os livros mais bombados atualmente e q me despertou mais interesse em voltar a ler, e resolvi voltar com esses "queridinhos do tik tok" mesmo, pq sou da opinião de q se está todo mundo lendo é pq é bom hahaha
Pam, vendo só agora o vídeo e vou dizer um tempo atrás ouvindo vc falando sobre isso, que a gente não tem o "costume" de postar que esta lendo um livro, por exemplo e depois disso tento sempre postar um ou outro livro que gosto, com alguma frase marcante, e descobri vários amigos que tbm são leitores e trocamos muita figurinha... e até já "convenci" alguns a comprar o Kindle e estão virando super leitores assíduos. sempre penso em vir te falar e esqueço, mas agora esta aqui o meu Muito Obrigada, pelo "toque" que vc deu, realmente notei muita diferença sabe
Amei amei amei! Vídeo riquíssimo. É exatamente issso!!! Tiktok só fico na for you e o que você fala sobre a vergonha do instagram é muito issssso, da muito vergonha!
falou tudo!!! totalmente necessário, lembro q antigamente criei um instabook só pra n ter q postar na pessoal.
2 роки тому
A mais pura verdade! Gosto de falar da forma mais "detalhada" possível nos poucos minutos disponíveis no tiktok, mas no Instagram não gosto de aparecer e sempre acabo postando minhas opiniões de forma escrita. Uma vez ou outra posto o mesmo conteúdo nas duas plataformas. Isso é muito louco!
vídeo GENIAL! obrigado por puxar esse assunto, Pam! é muito válido iniciar esse movimento e repensar a forma como utilizamos nossas redes para compartilhar experiências de leitura! 🤍✨
Pam, eu sempre compartilho minhas leituras concluídas no meu insta pessoal, tenho até um destaque para isso, da mesma forma que compartilho outros hobbies que gosto. Adoro quando alguém puxa assunto sobre livros ou pede indicações literárias. Nunca tive vergonha ou receio que achassem que estou querendo "pagar de cult", isso nunca nem passou pela minha cabeça, mas é capaz que algum bocó já tenha suposto isso. Os livros estão na minha rotina desde que eu era criança. Pra mim, a leitura é aquele tempinho de qualidade pra me desligar da minha realidade e entrar em outras que eu jamais conheceria se não lesse. Assim como tu, sempre vou defender que falem e exaltem os livros. Um beijo! ❤
Eu falo de livros com qlqr um que queira ouvir kkkkkk pensei em abrir um canal no youtube, mas como to ruim em edição acho que vou começar pelo instagram ou pelo tiktok! Prefiro o formato dos vídeos mais longos, mas tb n sei se levo jeito e se as pessoas vão curtir, então talvez seja melhor começar pelas plataformas mais rápidas.
Pam está certíssima. Leio mais de 50 livros por ano e NUNCA POSTO NADA NO INSTA. Nem é somente por medo de julgamento, é por ser antissocial mesmo. Não gosto de me expor em redes sociais. Tenho 32 anos e vivi toda essa mudança na Internet.Sou da época do Orkut e lhes digo que sem dúvida foi a época que mais me expus. Minha última foto do insta foi postada em 2019,só pra vocês terem uma ideia... Mas vou tentar fazer como Pam falou, vou me esforçar pra ser mais presente e falar das coisas que gosto, independente de quem esteja vendo.
Adorei esse vídeo.. E eu tenho vergonha de falar sobre livros com as pessoas que eu conheço.. Eu adoro romances e sempre que falo as pessoas me julgam.. Mais acho tão cansativo isso.. Na Internet também, as pessoas são diferentes vão ter gostos diferentes e tudo bem.. Porque cada um não respeita o gosto do outro e ponto.. E se a galera do tiktok gosta da coolen, pq vc que não gosta, em vez de criticar, não faz o tiktok do seu livro favorito.. Tem coisas nessa vida virtual que não faz sentido!!!
Nossa Pam, falou muitas verdades. Sou leitora mas não sou de postar muito sobre, acho que muito pelos pontos que citou. Porém pretende mudar isso, vamos juntos espalhar esse amor e incentivar mais leitores. Você arrasa 👏🏼
Pam, eu leio meio que de tudo e também gosto bastante da Colleen .. alguns são melhores do que outros mas acho que ela eh ótima como incentivo para os que nunca abririam um livro. Bjs
utilidade pública!! Pam, vc é demais, te admiro muito... obrigada pelo vídeo e me fazer pensar um pouco mais a respeito da forma de como eu estou levando as minhas leituras amadas para as pessoas... 🤯😘❤
Amei seu vídeo e sua explicação da diferença entre as redes sociais. Não consegui ir em bienal esse ano, mas aproveitei o Prime Day pra comprar uns 16 livros e um kindle! Reparei isso também que você mencionou de "Famosos do TikTok" no anúncio de Circe lá na Amazon mesmo!
Sempre cirúrgica, Pamzinha! Amei esse formato de vídeo. Concordo 100% com o que você falou! Mesmo sendo leitora eu ainda tenho vergonha de falar sobre livros na internet
Sempre que algo faz muito sucesso tem uma galera se desgastando pra provar que tal coisa nao presta, vejo muito isso na música, mas nao fazem o básico que é divulgar os ídolos. Exelente vídeo!
Pam sempre muito sensata! Por que temos vergonha de falar sobre livros? Medo de sermos julgados como "oh, tá pagando de cult". Acho importante recomendar e discutir sobre livros e as ideias que têm dentro deles. Às vezes sinto muita falta de falar sobre com alguém... Amei a proposta, Pam! Você é necessária!
Eu comecei a falar de livros no Instagram há mais ou menos uns 2 anos e o começo era desse jeito, com medo de julgamento, com vergonha de expor coisas que gosto... Mas hoje eu só posto e não ligo muito, até porque muitas pessoas receberam tão bem! Dizem que eu inspiro na leitura, apesar de ser bem poucas pessoas comparada ao geral, mas isso de ser pessoa normal falando de livro realmente faz diferença. Adorei a análise!
Pam, seu argumento foi impecável. Mas eu ainda adicionaria mais uma coisa sobre o livro no Instagram. Quando ele aparece, é muito sobre a estética de estar lendo, sabe? Sobre ser bonito posar com o livro. Não parece verdadeiro. As pessoas arrumam demais o cenário em volta do livro quando é pra ele parar no Instagram.
Pam, que vídeo importante! Esse formato de conversa-análise ficou maravilhoso. ❤️ Essa discussão é muuuito relevante, principalmente para nós, millenials, e a nossa relação com os livros em comparação com as novas gerações.
Excelente reflexão! Eu já pensei muito sobre isso também, que o TikTok (e o BookTok em particular) é um fenômeno como nenhum outro que a gente já viu e é muito doido de vivenciar isso. E eu concordo que a questão do entusiasmo faz muito sentido, no TikTok você se interessa por assuntos que nunca imaginou porque as pessaos são APAIXONADAS pelo que elas tão falando ali, e eu particularmente fico fascinada. Enfim, adorei o vídeo, Pam!
Amei demais esse vídeo, Pam! E eu penso a mesma coisa, eu já ouvi N pessoas falando que eu spu "cult e intelectual" pq eu leio, mas não é isso, é como os livros são tratados. Muita gente trata desta forma porque sempre ocorreu esse afastamento mesmo, mas agora, com o advento da internet e o Tik Tok, o jovo virou e isso é ÓTIMO! Tá muito mais acessível, mesmo que algumas pessoas ainda achem que se você lê romance você é pior que quem lê só clássicos. Sobre as perguntas: eu nunca julgo nada, eu só pergunto mais sobre o livro pra pessoa, mesmo que não me interesse, mas pq os çivros criam laços e isso é muito importante! E eu busco tbm falar de livros não só no meu insta, mas também pra amigos e família. ler faz parte da minha alma, então eu vou sempre buscar falar deles em qualquer situação
Isso é muito real. Eu sempre me interessei pelo assunto, mas falar sobre livros em redes sociais onde tem gente do meu convívio me dá vergonha. Tenho vontade de falar de livro aqui no UA-cam, pq ainda acho o melhor lugar pra isso, espero ter coragem de colocar isso pra frente um dia. Obrigada pelo vídeo, Pam!
Ai maravilha sabe ... e eu falo muito sobre isso com a minha terapeuta, de como fico receosa de falar que gosto de ler, falar sobre os livros que eu gosto
O que você falou sobre insta x tiktok é muito real e eu percebi isso essa semana. Eu gosto de montar quebra cabeça e eu comecei a postar nos stories vídeos de montagem etc tiveram vários amigos que ficaram falando que eu tava me comportando como uma velha, debochando etc daí decidi parar de postar lá e postar apenas no tiktok, que tem gente desconhecida curtindo horrores os vídeos haha fora os vídeos sobre livros, que tb ando postando só no tiktok pq tenho receio das pessoas que me seguem no insta me acharem pedante demais 😅
Nossa, Pam! Que vídeo interessante, fiquei até arrepiada. Tenho quase 24 anos e fico entre essas duas gerações citadas, não uso o tik tok mas mesmo assim sou influenciada pelas opiniões de livros vindas de lá pela influência do próprio aplicativo em outras redes. Sempre tento conversar sobre os livros que leio com pessoas na vida real e esse vídeo só me incentivou ainda mais, principalmente na parte de postar nas minhas redes sem receio de julgamentos. Amei!!!
Que vídeo perfeito! Conheci seu canal através desse vídeo. Concordo com TUDO, os recortes do que postar no instagram, ter um perfil para livros fora do seu perfil pessoal, uma vida off... Enfim, muito bom o vídeo!
Muito legal Pam! Doido ver com esse olhar crítico o quanto as redes sociais influenciam a gente e pq. Meu maior aprendizado em compartilhar opiniões sobre leitura é o clube do livro que eu tenho com alguns amigos, e sempre que eu comento com alguém sobre esse clubinho as pessoas acham super legal e ficam super animadas querendo fazer o mesmo. Então é isso, eu descubro amigos que amam ler e que eu nem tinha ideia quando eu falo do clubinho e elas compartilham as leituras que elas achariam legais de se ler com mais pessoas e de indicar para a galera.
Eu mesma deletei meu perfil pessoal e criei uma outra, na qual misturo vida pessoal e conteúdo literário. mas tenho PAVOR quando me encontram haha. Amei a reflexão, Pam!
Que vídeo perfeito Pam, você teve a análise exata das redes e do comportamento dos usuários nas plataformas. Eu por exemplo no Instagram separo muito por “nichos”, já no tiktok pode ser um pouco de cada. Ver a bienal cheia este ano me fez muito feliz!! Finalmente encontrando mais pessoas da bolha literária
Pam, você sempre traz umas reflexões muito interessantes. Eu sou a pessoa que só compartilha livros no close friends e mesmo assim de forma bem esporádica. Uma das coisas que eu amo no tiktok é o quanto fizeram a leitura ser algo "cool". Lembro que quando eu era adolescente isso coisa de nerd excluído e aquilo ficava restrito dentro da própria bolha.
Muito bom!!!!!!! Muita coisa pra gente repensar, questionar 🤯 sobre o Instagram é exatamente isso, quando eu resolvo falar de um livro que estou lendo, eu já falo “pisando em ovos” De uma forma mais contida, e já pensando que ninguém vai se interessar e que ninguém liga pra isso hahaha
PAAAAM amei seu vídeo faz maiis kkkkk, então, concordo com tudo, eu sempre gostei de ler mas sempre senti muita vergonha de falar sobre o que estava lendo e que livros eu gostava ou não, tanto que você foi a primeira booktuber que eu comecei a seguir e me apaixonei pelos seus vídeos. Me facina até hoje a forma que você fala as suas opiniões tão abertamente. Depois de alguns anos e no meio da pandemia eu criei coragem para falar sobre livros na internet e hoje em dia tenho um canal e posto vídeos frequentes no Tik Tok e no Instagram. Fico tão feliz que cada dia mais as pessoas estão se apegando a livros mas infelizmente não é mil maravilhas essa repercussão 🫤
Eu sempre fui uma pessoa que tem muito orgulho de dizer que gosto muito de ler e sempre encontro alguém, aonde quer que eu vá, que também goste e acabo trocando experiências com a pessoas. Eu gostaria de falar mais sobre livros no meu Instagram (no twitter até falo um pouco pq fico mais a vontade) mas não falo muito justamente por isso: vergonha. Nem sei se é de ser julgada, mas deve estar no meio, acho que é mais pq tenho vergonha de falar da minha opinião sobre qualquer coisa no instagram, mesmo filmes, séries, etc. Quando eu acabo gostando muito de algo eu até posto um storie falando que amei, mas não vai muito além disso hahaha. No twitter falo mais abertamente e acho que tem essa de não ter muita gente conhecida me seguindo lá... enfim, reflexões hahaha amei esse vídeo Pam 💞
Pam!! Desde o seu vídeo sobre leitura pelo exemplo eu me senti muito incentivada a falar dos livros que tô lendo no melhores amigos do Instagram!! E conversei com colegas sobre leituras, opiniões e indicações, foi bem legal! E depois de ter lido um total de 0 livros em 2020, ter tido contato com o booktok em 2021 mudou demais meus horizontes.... passei a ler mtoo mais, foi MT importante pra mim. Por isso faço questão de estar sempre acompanhando. Suas lives também me ajudaram mto!! Enfim sou fã do booktube e do booktok e da leitura pelo exemplo
Falou tudo que a gente pensa e não faz. Tão bom ouvir verdades... espero que esse vídeo viralize. 📹 o nome desse quadro deveria ser Papo Reto Com a Pam. 😊😍😘. Respondendo sim. Eu falo bastante de livro com amigos. E não. Minha opinião não muda. Não sigo hypes. Se.for bom falo. Se for ruim falo tbm. Geralmente as pessoas não aceitam. Mas é a vida. Minha opinião. Bj Pam
Que vídeo importante Pam, adoro ouvir você falar, te admiro. Esse ano eu voltei a ler com mais frequência, e pensei em fazer um insta dedicado a isso, mas percebi que não iria conseguir dar todo o tempo que queria para ele por já ter o meu trabalho em um insta, senti que estaria “perdendo tempo” de trabalho. Então resolvi fazer no meu pessoal mesmo, e percebi que dessa maneira poderia fazer com que algum amigo ou familiar se interessa-se pelo assunto. Eu fiz um post dizendo que ali no meu insta eu postava coisas que gostava na minha vida e que a leitura era uma delas. E logo hoje, bem neste dia do seu vídeo eu percebi que quero fazer mais,irei estudar formas de conseguir falar mais das minhas leituras, mas sem prejudicar meu trabalho.
Eu sou professora e fico sempre com muita vontade de compartilhar minhas leituras até para atingir mais os meus próprios alunos. Tenho a teoria de que a formação de leitores começa com uma comunidade leitora! No entanto, quando penso que pra fazer isso preciso usar o Instagram, fico completamente desmotivada… porque não gosto dessa rede social. Achei interessante a sua análise… vou olhar com mais carinho para o TikTok como esse ambiente mais acolhedor para os novos leitores! 😊
O Tik tok é pior q o Instagram e só recomenda coisas vazias e tóxicas para adolescentes… se vc não segue trends vc não é conhecida, não é uma plataforma que incentiva a criatividade..
Já tinha achado a chamada do vídeo super interessante - e AMEI de monte o abaixo-assinado! Obrigada demais por compartilhar pra gente poder multiplicar temas relevantes e influenciar quem pre-ci-sa nos representar!
Adorei o vídeo e as reflexões! 💖 Gosto muito de conversar sobre livros e tento sempre falar e evidenciar os que eu realmente curti, além de mostrar as mensagens que a gente pode aprender com a leitura. Cada leitura, por mais simples e "comum" que alguns possam dizer, tem o potencial de nos ensinar algo. Só precisamos estar abertos ao aprendizado, né? 😊😍
Sinto falta de conteúdo escrito sobre livros também. Leio portais, blogs, newsletters sobre música, cinema, TV, mas sinto um gap enorme em literatura. Os que acompanho são mais intelectuais, geralmente escritos por acadêmicos.
pam, você me inspira MUITO! é muito interessante como você constrói seus pensamentos e ainda mais interessante e bonito como você passa isso nos vídeos. eu amei esse formato e, por favor, traga mais vezes!!! tudo que você falou é extremamente real e é muito legal a sua ideia de produzir movimento sobre livros e, por experiência própria, a leitura por exemplo é mt verdade. eu e um amigo sempre nos incentivamos a estudar e a ler e é mt bizarro como só o fato dele vim falar cmg me incentiva! parabéns pelo conteúdo e obrigada por me inspirar sempre 💜
Adoro seus vídeos analíticos! Confesso que, como capricorniana nascida em 80, tenho dificuldade de entender o fenômeno TikTok, mas você esclareceu vários pontos. 😊
Eu voltei a ter o hábito da leitura recentemente, e o que você falou no vídeo, sobre o tik tok estar mudando o mercado literário é verdade, só que eu não estava vendo isso dessa forma. Tanto que comprei 2 livros da Colleen porque eu li a sinopse dos livros e eu só fiquei sabendo depois que esses livros estavam fazendo sucesso no app.
Falo de livros com pessoas na minha vida só se elas me pedem, e não não julgo o que as pessoas lêem. E sobre essa coisa de no insta postar a foto do livro mas não dizer a minha opinião é certo, pelo menos na minha vida faz sentido isso. No insta tenho um destaque com todos os livros lidos desse ano, pq foi só nesse ano que quis fazer um destaque bem bonito e organizado com as minhas leituras. E a minha opinião sobre eles eu deixo lá no Skoob.
Lembro que vi uma postagem meses atrás com uma foto desses "destaques do tiktok" em uma livraria, onde a pessoa falava como estavam estragando a literatura. Eu lembro de pensar como isso não leva em consideração um fato simples: as pessoas crescem. O que a gente lê com 15, 16 anos um dia deixa de nos bastar e queremos mais. Durante a pandemia inúmeras pessoas passaram a ler livros clássicos e densos (eu inclusa) porque era como nos sentíamos: densos, com perguntas muito complexas ao nosso redor.
Exato!! Qm vê esse povo falando até pensa q eles são críticos literários desde q nasceram 🙄🙄🙄 tem gnt q hj lê livro clássico e n sabe desenvolver nenhuma conversa em cima disso, só sabe citar o q outras pessoas jáfalaram, e tem qm lê a dita literatura popular e passa hrs falando do livro. É de uma hipocrisia sem tamanho
@@AnaClaudia-po2cs Perfeito, Ana Claudia
Eu amei tanto esse formato. Queremos mais vídeos assim, Pam. Uma conversa com opiniões sinceras (e 17 minutos de vídeo!!!!!!!) 💗💞
Pam, eu sempre li e tive certo receio de compartilhar minhas leituras no Instagram, mas a medida que fui compartilhando vi que muita gente também gostava e falava sobre o assunto. Hoje em dia sempre posto nos stories e qdo peço indicação sempre recebo muito retorno. Criei uma rede de leitores sem nem perceber ❤️
Meu deus, isso é lindo demais ❤️
Assunto super relevante! Eu odeio isso de que tal livro não merece destaque ou reconhecimento. Se não gosta, não lê. Tão fácil...
Julgar o que as pessoas lêem? JAMAIS! A leitura deve ser apaixonante e envolver a pessoa, sejam clássicos ou livros contemporâneos. O importante é a pessoa amar aquilo que tá lendo! Até fanfic se duvidar, a depender da idade das gurias, eu indico. Detesto preconceito literário! Num país cujo povo n lê, lê em média de um a três livros por ano, e a maioria só ler a bíblia, ter preconceito literário deveria ser crime! Leiam sempre o que vc gosta, independente do gênero literário! O que importa é aquele livro te ensine, te conforte, te traga prazer e te deixe extremamente feliz pela história narrada.
respondendo a pergunta: é muuuuuuito assim! kkkkk eu posto no máximo fotos do que to lendo com um comentariozinho nos stories e é isso. antes de postar eu ainda penso se vale a pena mesmo, pq grande parte das pessoas que eu conheço não lêem e eu me sinto meio boba por querer compartilhar, como se quisesse "aparecer", sabe? eu já pensei em fazer textos mais profundos sobre os livros que leio mas sempre descarto a ideia por achar que não daria em nada.
não uso tiktok mas adorei o papo!
Como disse Stephen King: "Não perca seu tempo tentando agradar as pessoas."
Se tens vontade de fazer algo, faça. Se sentes que é uma vontade que vem do seu coração, não ignore. Evite as redes sociais, consuma com equilíbrio, ao contrário, vais continuar sentindo essa preocupação do que os outros vão pensar. ❤❤
@@brumendes97 concordo muito. obrigada pelas palavras
Eu sou exatamente assim kkkk
Letícia eu sinto o mesmo quando posto no insta sobre meus livros, penso que as pessoas acharam que eu estou querendo ser melhor que os outros e etc 🤦🏼♀️🤦🏼♀️🤦🏼♀️. Mesmo assim posto, às vezes apago minutos depois 😁 e olha que todo mundo do meu convívio já sabe que leio há anos, mesmo assim eu sinto esse desconforto, porquê né? Mas esse vídeo da Pam me abriu os olhos para isso. 😘
@@msenal1 é exatamente assim. complicado, né? mas espero que a gente consiga relaxar em relação a isso 😊
Cara isso é muito interessante. Eu sempre quis fazer um destaque no instagram livros que eu gosto/leio mas sempre tive muito receio com isso. Do que as pessoas iam pensar e tal. Esse mês eu fiz um destaque e fiquei surpresa com as pessoas que eu convivo falando sobre o tal livro que li no mês. Foi surreal kkkkk, eu encentivei sem querer querendo a minha cunhada a ler. Ela sempre me via ler no sofá, no quarto, na cozinha. Fiquei surpresa como a gente que convive com outras pessoas, tem esse poder de influência.
Simmmmm! Pode até parecer pouco, mas é um efeito que se espalha de forma inimaginável! Que bom que tu começou a postar ❤️
Isso é muito verdade!! Tem gente que só fala dos livros de que não gostou, até parece que procuram livros justamente pra isso - só criticar. Não gastam a mesma energia pra enaltecer aquilo que gostaram de fato ou o que apoiam.
É EXATAMENTE ISTO!!!!!!! Pam do céu, traga mais vídeos nesse formato. Eu amei muito. Eu sinto exatamente esse tipo de sentimento. Não consigo falar muito bem sobre livros no meu Instagram, posto no máximo uma foto e um comentário. Somente uma vez que abri os stories e saí falando da minha frustração por não ter encontrado ~O LIVRO DE 2022~. No entanto, semanas atrás eu criei um vídeo muito fácil e leve para o tiktok sobre uma trend literária sem pensar duas vezes. Salvei o vídeo e pensei em postar nos reels, mas congelei e desisti, justamente por pensar sobre oq iam pensar de mim, enquanto no tiktok não houve isso. Minha nossa. Assertiva demais.
Este vídeo é muito necessário, uma riqueza de conteúdo. Concordo plenamente com tudo que foi dito, o livro em questão não é o fator primordial e sim o hábito que está sendo adquirido. Meu filho de 12 anos não gostava de ler, era uma briga para conseguir que ele lê-se ao menos um gibi, mas não adiantava ele só lia por obrigação e eu não queria causar este tipo sentimento nele referente a leitura. Deixei de lado e esperei o interesse surgir, mas ainda assim oferecia leitura para ele, levava nas Bienais e livrarias, deixava ele a vontade para descobrir o seu gosto literário. Até que nesta última Bienal em que o levei o desejo despertou, houve interesse pelo mangá, o levei na Panini e compramos 8 volumes de mangá. Hoje ele já leu 5 destes 8 e releu uns 3 de tanto que ele gostou. Isso é o que me importa, o ato de querer ler por prazer, o conteúdo com o tempo vai se moldando, a cada fase da nossa vida os interesses mudam e com a leitura é a mesma coisa. Parabéns pelo vídeo muito necessário que seja compartilhado com mais pessoas.
Tenho um dourado e tenho 37 anos e diferentemente do que se espera eu sempre tive um relação muito ruim com a leitura. Apesar de ler muito para fins acadêmicos eu nunca tive o hábito de ler de forma recreativa, pois eu sempre achei os clássicos chatos e, por ser "estudada", não me permitia ler nada muito popular. Assim, minha relação com os livros sempre foi distante e a única função deles era para minha "intelectualização". Mas, há dois anos, eu estava muito mal com a pandemia e saindo de um difícil puerpério, quando percebi que precisava me distrair e fugir da realidade cruel de alguma forma (naquele momento era o que eu precisava). Foi quando comprei o livro Todas as suas Imperfeições. E minha vida mudou. Eu finalmente me permiti ler sem pressão. Li pra me entreter e de lá pra cá li muito e de tudo. Nossa relação com a leitura tem que ser mais leve. Aceitamos muito bem assistir um filme apenas por entretenimento, ver uma série sem muito "conteúdo" e assim devemos tratar a leitura tbm.
Exato. Durante muito tempo pensei de forma parecida e isso só me sabotou. Hoje em dia eu leio até livros Hot sem problema algum kkkk. Óbvio que GERALMENTE não são tão "profundos" quanto outros livros que costumo LER, mas servem muito bem ao propósito que é :ENTRETER.
pam do céu eu não me liguei disso, no tiktok fico realmente vendo mais a aba "pra você" do que de quem sigo e fico naquele looping infinito.. e no instagram me revolta que nao vejo coisas de quem sigo. oh ceus!!!
Quando eu era adolescente, lia muito livro de literatura juvenil e amava, até hoje não consegui me desfazer da coleção da meg cabot que tenho. Meu pai dizia que eu consumia cultura inútil, mas eu não me importava. Um dia, quando eu entrei na faculdade (tinha 17 anos) eu tinha que entregar uma redação sobre o amor, mas do ponto de vista científico/fisiológico. Acontece que meu cachorro (tinha minha idade tbm) tinha acabado de falecer e eu não tive condições de fazer nada e já tinha até desistido de entregar a redação, só que aos 45 min do segundo tempo, por meio de um livro de cultura inútil, consegui fazer minha redação e tirei 9. O livro era um dos da série o diário da princesa da Meg Cabot. Hoje, eu não consumo mais literatura juvenil, gosto mais dos clássicos e livros relacionados a História, mas não acho legal desestimular as pessoas a lerem só pq o livro é de um gênero que não gosto ou não consumo. Eu acredito que sempre conseguimos tirar algo de proveitoso da leitura, o importante mesmo é estimular e incentivar as pessoas a lerem.
Já cancelaram várias autoras pelos mesmos temas do livro da Colleen. A Elle kennedy foi super críticada pela forma como ela lidou com um assunto delicado em O acordo, todos parecem esquecer de Um caso perdido que foi muito pior. Aí as pessoas começam a comentar o quanto irresponsável ela é e os fãs ficam ofendidos, dizendo que a autora está sendo cancelada, ela não foi cancelada, algumas pessoas só perceberam as coisas erradas nos livros dela. As pessoas adoram criticar after, mas os fãs da Colleen estão seguindo o mesmo modelo de defesa para "defender" a autora. "Ela escreve sobre temas reais, por isso tal coisa foi desse jeito" "os livros dela não são para adolescentes, os temas são delicados" "nos não romantizamos o casal" "você achou o livro problemático? Você leu errado/ não soube interpretar".
concordo totalmente! a crítica também é muito importante, e dizer q tais pontos nos livros dela sao problemáticos (e na minha visao, alguns sao mesmo) esta loonge de cancelar a autora!! e sim que nenhum autor é perfeito e está a mercê de erros e os leitores podem e devem ter o direito de apontá-los e criticá-los
exatamente!!!
Muito real isso! Uma coisa que ajuda muito na divulgação de livros no Tiktok são aqueles videozinhos com imagens do que você pode esperar do livro exemplo, Amor e Gelato, colocam o livro e diversas imagens de Florença, do gelato, de casal (geralmente passando rapidinho), ai a gente olha e pensa nossa é a vibe que eu to procurando, acho que ajuda muito além de ter uma pessoas ali realmente falando do livro....
Pam, o diferencial do booktok é isso mesmo. Porque várias e várias foram as vezes que as pessoas um pouco mais antiga aqui no booktube por exemplo, querem impor um estilo de leitura único e cult.
Eu por exemplo odeio os clássicos acho um tédio e com uma escrita densa e cansativa, mas pra galera cult do booktube quem não consome esse tipo de livro é meio que esnobado e desvalorizado.
Por isso eu tô preferindo muito mais o tiktok, porque é muito mais acolhedor.
Que aula Pam!! penso que muito dessa vergonha de falar de livros é do julgamento, de pensar que as pessoas não vão aprovar algo que você está lendo, seja pq é "fácil", "bobinho" ou pq o tema não agrada a maioria.
o TikTok foi o responsável por eu ter voltado a ler. eu era booktuber, lia muito, daí acabei entrando na faculdade e o tempo para leitura era pouco. me formei e ainda fiquei nessa vibe de "sem tempo" e a galerinha de lá mostra sempre que dá pra ler um pouquinho todos os dias. nesse ano eu já estou indo pro meu 10° livro e nem acredito, porque ano passado eu só li uns 3 🫰🏼❤️✨ eu amo esses vídeos da Pam que são tipo aulas que a gente percebe a paixão dela pela literatura e a formação dela "casadas" 💞 cada frase desse vídeo dá pra destrinchar em outros 🗣️🗣️🗣️
Eu amo como você levanta esses questionamentos.
Hoje particularmente não sou muito de redes sócias, e realmente não sou de postar sobre livros.
Uma simples conversa sobre leitura vira uma guerra de julgamento, apontando os "defeitos" de cada livro.
Eu acho super legal oq o tiktok está fazendo. Livro é livro, independente se é romance clichê ou clássico, e tantos livros estarem ficando populares por causa do tiktok é incrível! Meu irmão de 17 anos começou a ler agora por causa de recomendações q ele viu lá, e olha q eu passei anos tentando convencer ele a pegar num livro kkk Fiquei muito surpresa quando vi o tanto de gente jovem q tava lá na Bienal, chegando a levar pilhas de livros da mesma editora pra casa.
Temos q incentivar a literatura, e não julgar oq está sendo lido ❤️
eu amo amo amo seus vídeos! sempre acompanho!!!
Sentimento de aconchego ver que minhas duas fav se gostam. Vcs têm a mesma vibe ❤
Pam, seu conteúdo é impecável. Da maior qualidade mesmo, eu fico super orgulhosa e feliz de te acompanhar há tanto tempo! Continue. E obrigada!
EU AMEI ESSE VÍDEO!
Eu não uso tiktok, acho incrível a capacidade que eles tem por lá de transformar o que ta em alta e o que não ta, mas tbm acho que isso muitas vezes acaba passando por cima da própria opinião do leitor, do tipo "ah, mas todo mundo odeia esse livro no tiktok, então não vou gostar". Também acho que a questão de focar em falar mais sobre as coisas que você não gosta ao invés de panfletar as que vc amou vem muito dessa era de cancelamento. Tenho essa sensação de que se algo tá muito hypado, as pessoas precisam diminuir isso de alguma forma, mesmo que não tenha uma coerência, como é o caso da Colleen Hoover. No fim o importante mesmo é influenciar uma geração que querem coisas rápidas a ler mais, a dedicar um tempo ali em um livro, que não é algo absurdamente rápido como um vídeo de 1 minuto.
Já nem sei mais o que eu tô falando, me perdi completamente mas é isso hahahaha
Isso é até uma tese de tcc. Sou da área do Direito e faria fácil um tema: Tik Tok e o mercado consumidor. Não vejo só livros, mas qualquer coisa que vai para aquela plataforma. Eu mesma de tanto ver vídeo na for you da smart fit acabei me matriculado em uma kkk.
O maior problema da alta demanda é o abuso do mercado, exemplo, você compra um livro e ele vem danificado pois a transportadora está com alta demanda de entrega e assim cai a qualidade do serviço.
Esse tema abrange muitas áreas, não só no Direito do consumidor, mas na questão de conhecimento, como o Estado pode e deve facilitar a leitura da geração tik tok, ou até mesmo a questão da pirataria por falta de acesso à esses livros.
Seu vídeo foi extremamente relevante.
Hmmmmm obg pela ideia kkkk sou de Letras, ainda to no 1⁰ semestre mas o tema do tcc me dá imediatamente crise de ansiedade
@@AnaClaudia-po2cs vixe mas tem tanto tempo ainda hahaha até chegar lá você já mudou de tema várias vezes, até pq você vai aprendendo muita coisa no caminho.
video da pam com 17 minutos que sabor!!
Eu sou a pessoa que tem um perfil pessoal e um perfil que fala de livros. Nunca tinha pensando nisso, mas criei um perfil justamente porque não me sentia a vontade de dividir minha opinião com todo mundo do meu perfil pessoal. Eu preferi criar um perfil para quem se interessa por esse assunto.
você tirou palavras da minha boca, jogou de volta pra mim e as palavras deram um tapa na minha cara. era tudo q eu precisava escutar
Tô no grupo q vc citou... De só postar a foto do que tô lendo! Comento sobre minha leitura com pessoas bem próximas...
Uau eu amei esse vídeo, entendi claramente as diferenças entre as redes sociais e como isso nos afeta! E em relação a falta de compartilhar nossas leituras tem total sentido, o tiktok transmite as informações de um jeito simples e rápido enquanto em outras plataformas, além de, muitas vezes não se aprofundarem, elas impõe a leitura como um desgaste e um habito isolado. Outra coisa que reparei é que quando há algum trecho ou ilustração sobre uma cena de destaque (não necessariamente extremamente decisiva a história),apesar das poucas informações nos interessamos muito pelo resto. ❤️ amei
isso é mto vdd!!!!!! ja me interessei muuuuuitas vezes por livros q encontrei no tiktok, e eu real nem tchum no instagram kkkk so falo sobre os livros q to lendo pro meu namorado, nem pras minhas amigas, no máximo posto uma pagina q gostei ou coisa assim, mto bom o video pam! da pra pensar um monte nesse rolê
Eu falo com todo mundo dos meus livros. Quase todos sabem que é meu assunto favorito. 😁 Que conversa legal! Vou assinar a carta agora. ❤️
Adorei a análise! Pq eu lia mtoo até 2017 mais ou menos, sou da época de Harry Potter, jogos vorazes e romances do John green, como eu era antes de vc etc. Depois q entrei na faculdade passei a ler muito pouco, durante a pandemia li um pouco, mas no geral livros q já tinha (como HP mais uma vez, mas em inglês hahah). E foi com o tik tok q voltei a acompanhar os livros mais bombados atualmente e q me despertou mais interesse em voltar a ler, e resolvi voltar com esses "queridinhos do tik tok" mesmo, pq sou da opinião de q se está todo mundo lendo é pq é bom hahaha
Pam, vendo só agora o vídeo e vou dizer um tempo atrás ouvindo vc falando sobre isso, que a gente não tem o "costume" de postar que esta lendo um livro, por exemplo
e depois disso tento sempre postar um ou outro livro que gosto, com alguma frase marcante, e descobri vários amigos que tbm são leitores e trocamos muita figurinha...
e até já "convenci" alguns a comprar o Kindle e estão virando super leitores assíduos.
sempre penso em vir te falar e esqueço, mas agora esta aqui o meu Muito Obrigada, pelo "toque" que vc deu, realmente notei muita diferença sabe
Eu sempre falei das minhas leituras em redes sociais. Transmito esse meu amor pros meus amigos e colegas sempre. Atualmente faço vídeos no tiktok.
Amei amei amei! Vídeo riquíssimo.
É exatamente issso!!! Tiktok só fico na for you e o que você fala sobre a vergonha do instagram é muito issssso, da muito vergonha!
falou tudo!!! totalmente necessário, lembro q antigamente criei um instabook só pra n ter q postar na pessoal.
A mais pura verdade! Gosto de falar da forma mais "detalhada" possível nos poucos minutos disponíveis no tiktok, mas no Instagram não gosto de aparecer e sempre acabo postando minhas opiniões de forma escrita. Uma vez ou outra posto o mesmo conteúdo nas duas plataformas. Isso é muito louco!
vídeo GENIAL! obrigado por puxar esse assunto, Pam! é muito válido iniciar esse movimento e repensar a forma como utilizamos nossas redes para compartilhar experiências de leitura! 🤍✨
Pam, eu sempre compartilho minhas leituras concluídas no meu insta pessoal, tenho até um destaque para isso, da mesma forma que compartilho outros hobbies que gosto. Adoro quando alguém puxa assunto sobre livros ou pede indicações literárias. Nunca tive vergonha ou receio que achassem que estou querendo "pagar de cult", isso nunca nem passou pela minha cabeça, mas é capaz que algum bocó já tenha suposto isso. Os livros estão na minha rotina desde que eu era criança. Pra mim, a leitura é aquele tempinho de qualidade pra me desligar da minha realidade e entrar em outras que eu jamais conheceria se não lesse. Assim como tu, sempre vou defender que falem e exaltem os livros. Um beijo! ❤
Eu falo de livros com qlqr um que queira ouvir kkkkkk pensei em abrir um canal no youtube, mas como to ruim em edição acho que vou começar pelo instagram ou pelo tiktok! Prefiro o formato dos vídeos mais longos, mas tb n sei se levo jeito e se as pessoas vão curtir, então talvez seja melhor começar pelas plataformas mais rápidas.
Pam está certíssima. Leio mais de 50 livros por ano e NUNCA POSTO NADA NO INSTA. Nem é somente por medo de julgamento, é por ser antissocial mesmo.
Não gosto de me expor em redes sociais. Tenho 32 anos e vivi toda essa mudança na Internet.Sou da época do Orkut e lhes digo que sem dúvida foi a época que mais me expus.
Minha última foto do insta foi postada em 2019,só pra vocês terem uma ideia...
Mas vou tentar fazer como Pam falou, vou me esforçar pra ser mais presente e falar das coisas que gosto, independente de quem esteja vendo.
Sobre isso de ter vergonha de falar sobre livros no insta e super verdade, compartilho bem menos do q gostaria lá sobre minhas leituras
Adorei esse vídeo.. E eu tenho vergonha de falar sobre livros com as pessoas que eu conheço.. Eu adoro romances e sempre que falo as pessoas me julgam.. Mais acho tão cansativo isso.. Na Internet também, as pessoas são diferentes vão ter gostos diferentes e tudo bem.. Porque cada um não respeita o gosto do outro e ponto.. E se a galera do tiktok gosta da coolen, pq vc que não gosta, em vez de criticar, não faz o tiktok do seu livro favorito.. Tem coisas nessa vida virtual que não faz sentido!!!
Nossa Pam, falou muitas verdades. Sou leitora mas não sou de postar muito sobre, acho que muito pelos pontos que citou. Porém pretende mudar isso, vamos juntos espalhar esse amor e incentivar mais leitores. Você arrasa 👏🏼
Pam, eu leio meio que de tudo e também gosto bastante da Colleen .. alguns são melhores do que outros mas acho que ela eh ótima como incentivo para os que nunca abririam um livro. Bjs
utilidade pública!! Pam, vc é demais, te admiro muito... obrigada pelo vídeo e me fazer pensar um pouco mais a respeito da forma de como eu estou levando as minhas leituras amadas para as pessoas... 🤯😘❤
Amei seu vídeo e sua explicação da diferença entre as redes sociais. Não consegui ir em bienal esse ano, mas aproveitei o Prime Day pra comprar uns 16 livros e um kindle! Reparei isso também que você mencionou de "Famosos do TikTok" no anúncio de Circe lá na Amazon mesmo!
Conteúdo de utilidade pública!👏👏👏👏👏👏👏
Sempre cirúrgica, Pamzinha! Amei esse formato de vídeo. Concordo 100% com o que você falou! Mesmo sendo leitora eu ainda tenho vergonha de falar sobre livros na internet
Sempre que algo faz muito sucesso tem uma galera se desgastando pra provar que tal coisa nao presta, vejo muito isso na música, mas nao fazem o básico que é divulgar os ídolos. Exelente vídeo!
Pam sempre muito sensata! Por que temos vergonha de falar sobre livros? Medo de sermos julgados como "oh, tá pagando de cult". Acho importante recomendar e discutir sobre livros e as ideias que têm dentro deles. Às vezes sinto muita falta de falar sobre com alguém... Amei a proposta, Pam! Você é necessária!
Eu comecei a falar de livros no Instagram há mais ou menos uns 2 anos e o começo era desse jeito, com medo de julgamento, com vergonha de expor coisas que gosto... Mas hoje eu só posto e não ligo muito, até porque muitas pessoas receberam tão bem! Dizem que eu inspiro na leitura, apesar de ser bem poucas pessoas comparada ao geral, mas isso de ser pessoa normal falando de livro realmente faz diferença.
Adorei a análise!
Pam do céu.. que vídeo maravilhoso e relevante! Muito, muito obrigada.
Que video pammm, a forma como vc falou, o domínio sobre o tema!! Cirúrgica 🥰🫶🏼
Pam, seu argumento foi impecável. Mas eu ainda adicionaria mais uma coisa sobre o livro no Instagram. Quando ele aparece, é muito sobre a estética de estar lendo, sabe? Sobre ser bonito posar com o livro. Não parece verdadeiro. As pessoas arrumam demais o cenário em volta do livro quando é pra ele parar no Instagram.
Eu amo qdo vc vem com essas reflexões!!!
Pam, que vídeo importante! Esse formato de conversa-análise ficou maravilhoso. ❤️ Essa discussão é muuuito relevante, principalmente para nós, millenials, e a nossa relação com os livros em comparação com as novas gerações.
Excelente reflexão! Eu já pensei muito sobre isso também, que o TikTok (e o BookTok em particular) é um fenômeno como nenhum outro que a gente já viu e é muito doido de vivenciar isso. E eu concordo que a questão do entusiasmo faz muito sentido, no TikTok você se interessa por assuntos que nunca imaginou porque as pessaos são APAIXONADAS pelo que elas tão falando ali, e eu particularmente fico fascinada. Enfim, adorei o vídeo, Pam!
Amei demais esse vídeo, Pam! E eu penso a mesma coisa, eu já ouvi N pessoas falando que eu spu "cult e intelectual" pq eu leio, mas não é isso, é como os livros são tratados. Muita gente trata desta forma porque sempre ocorreu esse afastamento mesmo, mas agora, com o advento da internet e o Tik Tok, o jovo virou e isso é ÓTIMO! Tá muito mais acessível, mesmo que algumas pessoas ainda achem que se você lê romance você é pior que quem lê só clássicos.
Sobre as perguntas: eu nunca julgo nada, eu só pergunto mais sobre o livro pra pessoa, mesmo que não me interesse, mas pq os çivros criam laços e isso é muito importante! E eu busco tbm falar de livros não só no meu insta, mas também pra amigos e família. ler faz parte da minha alma, então eu vou sempre buscar falar deles em qualquer situação
Isso é muito real. Eu sempre me interessei pelo assunto, mas falar sobre livros em redes sociais onde tem gente do meu convívio me dá vergonha. Tenho vontade de falar de livro aqui no UA-cam, pq ainda acho o melhor lugar pra isso, espero ter coragem de colocar isso pra frente um dia. Obrigada pelo vídeo, Pam!
Eu achei o tema abordado de uma forma muito pertinente! É muito importante ver que outras pessoas compartilham esse sentimento.
Ai maravilha sabe ... e eu falo muito sobre isso com a minha terapeuta, de como fico receosa de falar que gosto de ler, falar sobre os livros que eu gosto
O que você falou sobre insta x tiktok é muito real e eu percebi isso essa semana. Eu gosto de montar quebra cabeça e eu comecei a postar nos stories vídeos de montagem etc tiveram vários amigos que ficaram falando que eu tava me comportando como uma velha, debochando etc daí decidi parar de postar lá e postar apenas no tiktok, que tem gente desconhecida curtindo horrores os vídeos haha fora os vídeos sobre livros, que tb ando postando só no tiktok pq tenho receio das pessoas que me seguem no insta me acharem pedante demais 😅
Nossa, Pam! Que vídeo interessante, fiquei até arrepiada. Tenho quase 24 anos e fico entre essas duas gerações citadas, não uso o tik tok mas mesmo assim sou influenciada pelas opiniões de livros vindas de lá pela influência do próprio aplicativo em outras redes. Sempre tento conversar sobre os livros que leio com pessoas na vida real e esse vídeo só me incentivou ainda mais, principalmente na parte de postar nas minhas redes sem receio de julgamentos. Amei!!!
Que vídeo perfeito! Conheci seu canal através desse vídeo. Concordo com TUDO, os recortes do que postar no instagram, ter um perfil para livros fora do seu perfil pessoal, uma vida off... Enfim, muito bom o vídeo!
Muito legal Pam! Doido ver com esse olhar crítico o quanto as redes sociais influenciam a gente e pq. Meu maior aprendizado em compartilhar opiniões sobre leitura é o clube do livro que eu tenho com alguns amigos, e sempre que eu comento com alguém sobre esse clubinho as pessoas acham super legal e ficam super animadas querendo fazer o mesmo. Então é isso, eu descubro amigos que amam ler e que eu nem tinha ideia quando eu falo do clubinho e elas compartilham as leituras que elas achariam legais de se ler com mais pessoas e de indicar para a galera.
Eu mesma deletei meu perfil pessoal e criei uma outra, na qual misturo vida pessoal e conteúdo literário. mas tenho PAVOR quando me encontram haha.
Amei a reflexão, Pam!
Que vídeo perfeito Pam, você teve a análise exata das redes e do comportamento dos usuários nas plataformas. Eu por exemplo no Instagram separo muito por “nichos”, já no tiktok pode ser um pouco de cada. Ver a bienal cheia este ano me fez muito feliz!! Finalmente encontrando mais pessoas da bolha literária
Pam, você sempre traz umas reflexões muito interessantes. Eu sou a pessoa que só compartilha livros no close friends e mesmo assim de forma bem esporádica. Uma das coisas que eu amo no tiktok é o quanto fizeram a leitura ser algo "cool". Lembro que quando eu era adolescente isso coisa de nerd excluído e aquilo ficava restrito dentro da própria bolha.
Concordo totalmente
Arrasou muitoooo nesse vídeo, eu concordando com a cabeça o video todoooooooo , MEU DEUS PAM VC É MARAVILHOSAAAAAAA
que vídeo PERFEITO e NECESSÁRIO!
Muito bom!!!!!!! Muita coisa pra gente repensar, questionar 🤯 sobre o Instagram é exatamente isso, quando eu resolvo falar de um livro que estou lendo, eu já falo “pisando em ovos” De uma forma mais contida, e já pensando que ninguém vai se interessar e que ninguém liga pra isso hahaha
PAAAAM amei seu vídeo faz maiis kkkkk, então, concordo com tudo, eu sempre gostei de ler mas sempre senti muita vergonha de falar sobre o que estava lendo e que livros eu gostava ou não, tanto que você foi a primeira booktuber que eu comecei a seguir e me apaixonei pelos seus vídeos. Me facina até hoje a forma que você fala as suas opiniões tão abertamente.
Depois de alguns anos e no meio da pandemia eu criei coragem para falar sobre livros na internet e hoje em dia tenho um canal e posto vídeos frequentes no Tik Tok e no Instagram. Fico tão feliz que cada dia mais as pessoas estão se apegando a livros mas infelizmente não é mil maravilhas essa repercussão 🫤
Eu sempre fui uma pessoa que tem muito orgulho de dizer que gosto muito de ler e sempre encontro alguém, aonde quer que eu vá, que também goste e acabo trocando experiências com a pessoas. Eu gostaria de falar mais sobre livros no meu Instagram (no twitter até falo um pouco pq fico mais a vontade) mas não falo muito justamente por isso: vergonha. Nem sei se é de ser julgada, mas deve estar no meio, acho que é mais pq tenho vergonha de falar da minha opinião sobre qualquer coisa no instagram, mesmo filmes, séries, etc. Quando eu acabo gostando muito de algo eu até posto um storie falando que amei, mas não vai muito além disso hahaha. No twitter falo mais abertamente e acho que tem essa de não ter muita gente conhecida me seguindo lá... enfim, reflexões hahaha amei esse vídeo Pam 💞
Pam!! Desde o seu vídeo sobre leitura pelo exemplo eu me senti muito incentivada a falar dos livros que tô lendo no melhores amigos do Instagram!! E conversei com colegas sobre leituras, opiniões e indicações, foi bem legal!
E depois de ter lido um total de 0 livros em 2020, ter tido contato com o booktok em 2021 mudou demais meus horizontes.... passei a ler mtoo mais, foi MT importante pra mim. Por isso faço questão de estar sempre acompanhando. Suas lives também me ajudaram mto!!
Enfim sou fã do booktube e do booktok e da leitura pelo exemplo
Falou tudo que a gente pensa e não faz. Tão bom ouvir verdades... espero que esse vídeo viralize. 📹 o nome desse quadro deveria ser Papo Reto Com a Pam. 😊😍😘.
Respondendo sim. Eu falo bastante de livro com amigos. E não. Minha opinião não muda. Não sigo hypes. Se.for bom falo. Se for ruim falo tbm. Geralmente as pessoas não aceitam. Mas é a vida. Minha opinião. Bj Pam
A análise perfeita da gata. Parabéns, Pam. Alugaste um triplex na minha cabeça
Que analise incrível Pam .
Colocações perfeitas!
Que vídeo importante Pam, adoro ouvir você falar, te admiro. Esse ano eu voltei a ler com mais frequência, e pensei em fazer um insta dedicado a isso, mas percebi que não iria conseguir dar todo o tempo que queria para ele por já ter o meu trabalho em um insta, senti que estaria “perdendo tempo” de trabalho. Então resolvi fazer no meu pessoal mesmo, e percebi que dessa maneira poderia fazer com que algum amigo ou familiar se interessa-se pelo assunto. Eu fiz um post dizendo que ali no meu insta eu postava coisas que gostava na minha vida e que a leitura era uma delas.
E logo hoje, bem neste dia do seu vídeo eu percebi que quero fazer mais,irei estudar formas de conseguir falar mais das minhas leituras, mas sem prejudicar meu trabalho.
Eu ameiii esse vídeo,muito necessário 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Amei esse video. Um papo sincero com as pessoas e tudo que precisavam ouvir. Amei demais.
Acho que esse entrou para minha lista de vídeos favoritos da Pam!! Maravilhoso e necessário ❤
Amei esse vídeo! Acho muito importante trazer essas reflexões e incentivar esse movimento de observação crítica de fenômenos literários! Parabéns Pam!
genial a analise desse video. Me fez refletir muito!
que vídeo necessário! perfeito demaaais!
Arrasou, Pam!!!!
Vídeo cirúrgico!! Lhe adoro ✨
Esse vídeo ficou muito bom! Me fez refletir bastante, obrigado.😊
Eu sou professora e fico sempre com muita vontade de compartilhar minhas leituras até para atingir mais os meus próprios alunos. Tenho a teoria de que a formação de leitores começa com uma comunidade leitora! No entanto, quando penso que pra fazer isso preciso usar o Instagram, fico completamente desmotivada… porque não gosto dessa rede social. Achei interessante a sua análise… vou olhar com mais carinho para o TikTok como esse ambiente mais acolhedor para os novos leitores! 😊
O Tik tok é pior q o Instagram e só recomenda coisas vazias e tóxicas para adolescentes… se vc não segue trends vc não é conhecida, não é uma plataforma que incentiva a criatividade..
Já tinha achado a chamada do vídeo super interessante - e AMEI de monte o abaixo-assinado! Obrigada demais por compartilhar pra gente poder multiplicar temas relevantes e influenciar quem pre-ci-sa nos representar!
Adorei o vídeo e as reflexões! 💖 Gosto muito de conversar sobre livros e tento sempre falar e evidenciar os que eu realmente curti, além de mostrar as mensagens que a gente pode aprender com a leitura. Cada leitura, por mais simples e "comum" que alguns possam dizer, tem o potencial de nos ensinar algo. Só precisamos estar abertos ao aprendizado, né? 😊😍
Ótima reflexão!
Caracaaaa… perfeitooooo esse video, resumiu simplesmente tudo que eu tava teorizando sozinha no meu Deus quarto ahhhhh maravilhossoooooooo
Sinto falta de conteúdo escrito sobre livros também. Leio portais, blogs, newsletters sobre música, cinema, TV, mas sinto um gap enorme em literatura. Os que acompanho são mais intelectuais, geralmente escritos por acadêmicos.
Sempre com reflexões incríveis, obrigada por isso Pam! 🤍
pam, você me inspira MUITO! é muito interessante como você constrói seus pensamentos e ainda mais interessante e bonito como você passa isso nos vídeos. eu amei esse formato e, por favor, traga mais vezes!!! tudo que você falou é extremamente real e é muito legal a sua ideia de produzir movimento sobre livros e, por experiência própria, a leitura por exemplo é mt verdade. eu e um amigo sempre nos incentivamos a estudar e a ler e é mt bizarro como só o fato dele vim falar cmg me incentiva!
parabéns pelo conteúdo e obrigada por me inspirar sempre 💜
Adoro seus vídeos analíticos! Confesso que, como capricorniana nascida em 80, tenho dificuldade de entender o fenômeno TikTok, mas você esclareceu vários pontos. 😊
Eu voltei a ter o hábito da leitura recentemente, e o que você falou no vídeo, sobre o tik tok estar mudando o mercado literário é verdade, só que eu não estava vendo isso dessa forma. Tanto que comprei 2 livros da Colleen porque eu li a sinopse dos livros e eu só fiquei sabendo depois que esses livros estavam fazendo sucesso no app.
Falo de livros com pessoas na minha vida só se elas me pedem, e não não julgo o que as pessoas lêem.
E sobre essa coisa de no insta postar a foto do livro mas não dizer a minha opinião é certo, pelo menos na minha vida faz sentido isso. No insta tenho um destaque com todos os livros lidos desse ano, pq foi só nesse ano que quis fazer um destaque bem bonito e organizado com as minhas leituras. E a minha opinião sobre eles eu deixo lá no Skoob.