Por terem vivido os danos da ditadura militar e agora não quererem a anistia para os presos injustamente pelo 8 de janeiro é que não consigo ver humanidade por todos que aplaudem esse filme, parece uma espécie de vingança.
2 дні тому+8
Óbvio q é. E eu não esperava essa ingenuidade da Torlay me surpreendeu, qdo chama pela humanidade dessas pessoas. Ideologia remove das pessoas a humanidade.
E as famílias de militares mortos, de diplomatas sequestrados, entre outros não aparecem na história? O cinema não retrata este lado. Mas se retratasse teria uma comoção enorme e os comunistas seriam massacrados culturalmente. Rubens Paiva, Mariguella, Carlos Lamarca, Olga, eram crimi nosos e não tinham pena dos opositores.
O q o Rubens Paiva passou ao ver o q aconteceu com os pais eu não questiono e não comento e tb não comento a qualidade do filme pq não vi, mas pra mim a validade do discurso desse filme deixa de existir qdo as pessoas envolvidas não condenam o q está havendo HOJE, qdo tanta gente foi presa sem q se saiba o q cada um fez. Imagine ser preso numa baciada, julgado numa baciada. Uma pessoa morreu na cadeia, quem reclama da ditadura de décadas atrás perde argumento qdo não reclama do q acontece hj. Então o filme pode ser bom, tudo bem, mas fica vazio de sentido qdo os envolvidos não condenam coisa semelhante q ocorre hj.
O problema maior é a bruna querer comparar patriotas honestos trabalhadores...que nunca pegaram em armas...com comunistas terroristas assassinos ladrões de bancos sequestradores....com patriotas aí não dá....cara de pau de dizer que a maioria não sabiam o que estavam fazendo....me poupe é muita ingenuidade...
Bruna, os militares não tinham adversários políticos, tinham inimigos na esquerda armada, como guerrilheiros e terroristas. Mas de fato abusaram nos efeitos colaterais da guerra assimétrica. O problema é que há 50 anos esse é o único tema da literatura, dramaturgia, teledramaturgia, cinema... Sim, os esquerdistas vão desumanizar aquelas pessoas porque é isso que eles fazem. O filme é um panfleto muito bem feito, a ponto de comover uma pessoa tão inteligente como você.
A história do filme merece todo respeito. Porém, o tal do walter Salles disse que" o tema do filme é bastante atual, que é preciso combater toda tentativa de golpe". Desumanidade monstruosa.
Kim Paim tem feito um ótimo trabalhos sobre esse assunto. O filme é uma co-produção francesa, do canal Arte, e Salles, anti-Brasil. E o Golden Globe é politizado, isso é óbvio. E o principal: 1968 foi um contragolpe da esquerda à 1964, do qual participou o próprio Estadão. Isso é básico.
Humanamente............ Somos atraídos pelo canto da sereia.....Iaras, Medusas, Torres e Montenegros..... Sales e Gobbels. Já diria aquele que tanta falta faz: "Se queres descobrir o autor de um ato político basta ver quem saiu ganhando com isso." Eles querem reescrever a história à seu bel prazer. Mostram o lado humano qdo lhes interessam e escondem o desumano qdo lhes convém. A letra fria da história seria esta linha de raciocínio que está seguindo. A história por si só....o ganho por detrás do ato, é uma pincelada no passado para reescrever o presente e o futuro.
Parabéns Parabéns pelo comentário....a Bruna comparar patriotas com comunistas terroristas sequestradores assassinos. Ladrões de banco...foi de doer....
E a história do Tenente Policial Militar Alberto Mendes Júnior ?, do Capitão do Exército Americano Charles Chandler, do Soldado Mario Kozel Filho, do Cabo Odilon da Cruz Rosa, do Almirante Nelson Gomes Fernandes, o Jornalista Edson Régis, será que eles terão Filmes?
Tivemos essa mancha em nossa história, ouve os inocentes lá que morreram e suas famílias sofreram, e hoje? Acredito que os familiares estão sofrendo tanto ou até mais, quantos filhos perseguidos, quantos já morreram que não virou notícia? Gostaria de ouvir diretor, atriz, escritor sobre o momento atual.
Bruna, isso que aconteceu no filme foi horrível. E o que eles estão fazendo hj com inocentes que morreram na cadeia. Com o 8 de janeiro? Será que Walter Salles fará um filme do Clesão?!
Pelo jeito, temos que acreditar que o descondenado teve 60 milhões de votos. Será que toda essa gente que manifestava seria, de fato, um bando de idiotas? Ou será que simplesmente se negaram a aceitar um resultado contrário ao que seus olhos viram?
@@ga.machado3828 infelizmente, nas próprias palavras d Bruna, sim. Teve manipulação de pessoas? Teve, mas não tanto como a Bruna hiperboleia. As pessoas que ficam clamando por justiça contra a fraude não estavam cumprindo ordens de ninguém, estavam sim enxergando o cruel destino dos filhos e netos... No dia 8/1 as pessoas foram conduzidas para a explanada como animais ao matadouro? Sim. Nisso teve uma operação de guerra, articulada pela esquerda contra o povo já esgotado. Pode ser que a Bruna falou, e eu não vi, apesar de ter visto quase todos os seus vídeos... Nunca vi ela falar dos caras que estavam lá dentro dos prédios fazendo quebra-quebra ANTES do povo chegar. NUNCA vi ela falar dos caras que sairam de rapel pelos fundos, nunca vi ela falar das filmagens que o Dino deu fim... Não recordo de ver ela falar que nenhum desses não estão presos, não foram punidos, e não são sequer mencionados... Parece que temos que acostumar com as mentiras oficiais...
Ver humanidade em gente que sofreu na mão do Estado, mas não tem a mesma piedade para com quem agora sofre. Desumanizar o outro é o cerne do comunismo, diferentemente do conservadorismo.
pois é , pode ser bom diretor , boa atriz..e blá,blá. mas é sempre a mesma retórica de recriar a tal da ditadura militar , sempre usando recursos nababescos que acabam subtraídos de pastas de maior prioridade para o tal povo humilde que tanto usam para se promover. aliás , atualmente temos visto no próprio cotidiano , ações arbitrárias linchando a constituição e os direitos civis grotescamente protagonizados pelo último tribunal para recursos , resumindo ainda mais os trâmites da justiça ; interferindo no legislativo , criando a visão de interpretes das leis - conforme seus interesses - unicamente para retaliar opositores , numa falsa retórica de salvar a demovracia...enfim , uma avalanche de atos ditatoriais ; porquê isso não motiva esses grandes diretores para suas obras ? isso é deboche. e , talvez não esqueçamos , do quão confiáveis e ilibados são estes prêmios , usados para destacar mais quem mais contribui nas ações promovidas por esta indústria cineatográfica alinhada com as causas progressistas. é muito provável que isto tenha csutado mais caro ainda... em razão de toda esta massiva dominância no campo político , artístico , midiático , e tal , causa espanto perceber que esperavas uma revolução em 4 anos , negligenciando todos acontecimentos do período. isso é muito ginasial , algo que lembra aquela amiguinha que não assinou meu caderninho de recados ..rusga juvenil. anyway , vejo como a maioria dos brasileiros viu , e não considero um demérito não aplaudir essa turma espertinha não. claro , sempre existirão os fora da curva , julgando pela maneira correta de agir , e daí? pra ganhar mais bola nas costas , enganação , ilusão. dane-se a ótica filosófica dessa falsa visão coerente , apliquem-se os impostos em causas mais urgentes , visíveis nesta terra inundada de contrastes , tragédias recentes e tanto mais ; dessa corja que considera direitos humanos para os criminosos que ceifam vidas brutalmente , e são severos ao ponto de transformar meros inconformados de mãos limpas em perigosos terroristas , julgados e presos sem o devido processo legal. isso é o que deveria ser apresentado , não esta papagaiada de banditismo romântico apelativo , na mesma linha de apiedar-se de uma família que teve um membro morto. isso não é cotidiano no teu estado/ país ? mas bandidos têm direitos , e pessoas muito letradas ainda acabam caindo na cantilena dos velhos revolucionários. onde ficam as vítimas disso? lamento se mudaste o papo depois dos 6:00 ,quande girei o botão e troquei de estação ; afinal parece que vivemos em mundos diferentes. abrss e boa sorte
Isso isso isso...a raiva repulsa, etc que ela tem da direita...que é uma marmota e cheia de oportunistas claro...ela não parece ter pela esquerda que é destrutiva, satânica, maléfica etc. P ela, Pablo Marçal é um ser pior que o Lula...
8:36 A luta armada era uma bobagem?! Não, matar pessoas não é bobagem. Essa história está mal contada. 10:27 você quer que os responsáveis pela manifestação de 08 de janeiro sejam presas?! Isso é desumano! Acabo de cancelar a minha inscrição.
Em 1968 eu tinha 11 anos, e meu irmão mais velho tinha 22, ele era da UNE e entrava para a esquerda armada. Meu pai descobriu, e logo o tirou daquilo tudo. Agradeço a Deus por isto, pois esta loucura foi evitada. E agradeço sempre pela lucidez e humanidade de suas análises, Fessora! Deus a abençoe, abraços de Paris.
Se essa história acontecida há 50 / 60 anos atrás deveria sim ser exemplo para que as atrocidades que estão sendo cometidas atualmente não acontecessem. A população deveria ficar indignada sim com o presente. Estão repetindo a história da pior forma possivel. Mães afastadas de seus filhos. Idosos Pessoas que estavam acampadas. Foram humilhados. Mortos. Sem direito a devida aplicação da lei. Isto sim. É a vergonhosa realidade. Isto sim temos que mudar neste pais. A historia deveria ser lembrada para que o presente não tivesse o mesmo. A empatia tem que ser neste momento. O passado tem que servir de exemplo para não repetir no presente as atrocidades que estão sendo cometidas.
Desde jovem gosto e reconheço as qualidades do cinema nacional, não vi o filme, mas concordo com a Bruna, o filme é a "história de uma família que teve seu pai arrancado e morto pelo estado, e ainda foram humilhados por isso", por isso ele comove qualquer estrangeiro, mas aos brasileiros, a luz da nossa história recente, ele se tornou um panfleto da hipocrisia e do projeto de desumanização de uma parte da população, que é no mínimo metade do país.
Concordo com vc, mas percebo também um certo oportunismo do Walter Salles e elenco ao lançarem o filme agora. Recomendo o vídeo do Ricardo Gomes da série Carta Magna: 'É 8 DE JANEIRO E AINDA ESTOU AQUI'.
Ouvi muita M aqui, hoje tem mais ditadura que na epoca. Tinhamos seguranca , ótimas escolas, e progresso. Hoje vejo bandidos da epoca, sendo autoridades. Discutí com minha professora, de psicologia sobre a época, e ela me respondeu " hoje " achamos que foi ". Saindo antes de terminar o video. Dá nojo.
Nunca vou entender. É insano. Nesse aspecto, o General Figueiredo demonstrou uma humanidade, ao assinar a anistia de 1979, de que o atual presidente parece ser incapaz.
Bruna, quem é você? Você critica a direita e a esquerda! Nasci e cresci durante a ditadura, NÃO É NADA DO QUE FALAM, VIVEMOS ANOS 80 COM TODA A LIBERDADE DE OUVIR MÚSICAS, LER LIVROS, INCLUSIVE "FELIZ ANO VELHO", QUASE TODO FINAL DE SEMANA SHOW DESSES ARTISTAS QUE HOJE DEFENDEM A CENSURA... Enfim censura, ditadura, estou conhecendo atualmente. O que aconteceu com o sr. Rubens Paiva foi horrível, concordo com você, mas por outro lado, o que ele defendia era o terrorismo e a luta armada, claro que não concordo com os métodos utilizados pelos militares, que atualmente também acabou com aquelas pessoas do dia 8 de janeiro. Hoje tenho 59 anos, vi o PT nascer, vi o atual presidente como sindicalista, tenho parentes próximos que trabalharam com ele, nunca prestou, já na época roubava misturas das marmitas dos outros funcionários. Consumimos culturalmente todos esses artistas que hoje defendem este partido das trevas, inclusive a história da família Rubens Paiva, ler o livro Feliz Ano Velho era quase uma obrigação para a época, como o livro "O que é isso Companheiro", do Gabeira, porém, esta família viveu e vive disso até hoje desta tragédia e de tempos em tempos eles requentam esta tragédia como propaganda, que é a arma mais poderosa do comunismo, não é por acaso que todos estes artistas, jornalistas, imprensa são comprados. Agora acreditar que essas pessoas tenham humanidade e reflitam sobre o que está acontecendo com as pessoas do dia 8 de janeiro, você é mais ingênua do que essa "direita burra". Todas essas pessoas dos partidos de esquerda, digo políticos, classe artística, imprensa, grandes oligarcas, todos que defendem o atual PR. não tem humanidade, lembra do caso Celso Daniel? É cruel, mas desde os meus 16 anos convivo com essa história brutal dessa família, acredito que os próprios companheiros ajudaram os militares. Infelizmente tem pessoas que participaram dessa revolução de luta armada que hoje estão aqui numa boa, inclusive recebendo bolsa ditadura. Como diria o professor Olavo de Carvalho ou você acaba com os comunistas ou eles acabam com você. A ideia de um comunista é eliminar o seu opositor, como no livro de Paulo Freire "Pedagogia do Oprimido" ele deixa explícito que tem que eliminar o seu opressor. As pessoas que questionaram os resultados das eleições foram totalmente ingênuas em permanecerem em frente ao QG após as eleições, aquilo foi moeda de troca, para implantar de vez a ditadura no Brasil.
Também me questiono porquê os que foram anistiados, hoje bradam: “anistia não”! As vezes até parece uma atitude vingativa: “ eu passei por isso quero que também passem”, mas a verdade é que pensar e agir com humanidade não é comum nos extremistas, de qual lado sejam.
Bruna, concordo muito com você, vivi nesse tempo e era totalmente a favor dessa gente de esquerda, convivi no ambiente artístico, era amiga do Antonio Fagundes, conheci Chico Buarque e outros artistas da música e do teatro, meu marido era músico e fez servço militar e tal... até sua morte foi ligado à política de forma ativa. Porém... depois, mais amadurecida e após muita literatura fui vendo que fomos todos enganados, tanto de um lado quanto de outro. Quando li "O Livro Negro do Comunismo no Brasil" meus olhos se abriram para uma realidade nunca relatada... Enfim... ficaria aqui horas descrevendo minhas experiência no campo artístico e político do nosso país. Hoje, penso completamente diferente e sempre digo a meus filhos, "como gostaria que seu pai fosse vivo para saber o que ele está pensando dos dias de hoje à luz de obras que "saíram do armário" e do que hoje estamos vendo; que tipo de gente foram esses revolucionários. E que tipo de gente são hoje... Bem... termino aqui meu "livro"... beijos. Rose.
Os militares generais não querem se envolver pelo que aconteceu no passado? 😮 vc acredita nisso? Eles não querem se envolver pelo mesmo motivo do passado, manter seus cargos e privilégios😮
É triste saber que um homem só joga todo o seu ódio que tem por uma só pessoa em cima de pessoas inocentes condenando às a anos de prisão pessoas que não oferece perigo nenhum a nação do amado país
O Salles deve ser um gênio! Até uma pensadora superior e sofisticada como a Bruna saiu do cinema transtornada com o que, em parte, pode até ser ficção.
Sem falar do filme que eu não vi nem vou ver, o que me incomoda é o momento do lançamento. É preciso ser muito hipócrita, muito desumano, muito sem noção para contar uma história nesse momento em que vivemos a mesma ditadura denunciada, com um único objetivo de ajudar na construção de uma narrativa socialista, que horror!
Vejo uma ingenuidade na sua fala Bruna. O filme não foi feito pra mostrar a brutalidade do Estado comtra uma família, foi feito pra humanizar comunistas. O Marcelo Rubens Paiva se manifestou contra essa brrutalidade estatal contra os 'bolsonaristas"? Pra esquerda, só esquerdista é humano. O Estado só é brutal se massacra esquerdista. Acho muita ingenuidade achar que Walter Salles, um esquerdista milionário, irá ter algum tipo de compaixão com alguém de outro viés político.
Sucesso estrondoso tb não né? Essas premiações já caíram no ridículo, vc ainda dá credibilidade? Parece q vc está um pouco ferida com algumas personalidades da direita a ponto de virar do contra em tudo. Daqui a pouco vai só elogiar a esquerda pra posar de diferente.
🙋Pois é. Para muitas pessoas, a ideologia, o partidarismo, bairrismo ou tribalismo estão acima da humanidade, da empatia e da compaixão. 🤦Isso vai do time de futebol e grêmio estudantil até a afiliação política e religiosa. 😰A desumanização dos presos injustamente no caso do 8 de janeiro é só mais um exemplo desse fenômeno triste.
Ninguém está criticando o filme em si. Estão criticando a forma que ele está sendo usado. Não tem como querer que não exista má vontade com esses atores, diretores, imprensa e tudo que está envolta desse filme e dessa turma. Simplesmente não dá para não contaminar a obra. Não dá para não querer ficar afastado de tudo isso vendo para que fim está servindo essa obra e, quanto mais sucesso faz, mas eficiente se torna na propagação idiota de "o golpe do dia 08" "o governo democrático" "anistia não"... Esse é o problema.
Aos 23:40, a Bruna misturou dois filmes: "Sem novidade no front" de 1930 e "Feliz Natal" de 2006. Os 2 são muito bons, mas o filme que começa com professores inflamando as crianças contra as outras nações é o "Sem novidade no front".
Eu entendi o ponto de vista da Bruna. Ela deseja um mundo justo, onde as leis funcionem como deve, e onde os organismos de espionagem e repressão trabalhem dentro da lei, e tratem os suspeitos com justiça. Sinto muito te desapontar Bruna. Isso NUNCA ocorreu nem nunca acontecerá. A natureza das agências de inteligência é justamente ir além das leis e extrair informações que o Sistema legal nao consegue, justamente por causa das suas limitações. O Regime Militar trabalhava contra terroristas, que queriam implantar esse regime no Brasil. As prisões de hoje, é que são escancaradamente ilegais, repugnantes e dignas de toda a nossa revolta. Acredito que você se esqueceu do senso das proporções - como dizia o nosso Olavo - ao querer nivelar as duas situações. Não estou aqui fazendo juizo de valor, se é certo ou errado, mas apenas dizendo que é a realidade. Eu vivi toda a minha vida sob a Ditadura Militar, nasci em setembro de 1963. Morei até os quinze anos em minha pequena cidade no interior da Bahia; morei oito anos na capital paulista (aí, em sua cidade), de 75 a 83; e peguei o fim do Regime em Salvador, de 83 até os dias atuais. Eu juro que nunca fui molestado por UM único militar, e eu nem sabia que estávamos em plena ditadura. E okha que eu frequentava os fliperamas da Av São João com a Ipiranga, andava pela "Boca do Lixo" e por todo o Centro (era jovem meio rebelde), morava na periferia - Brasilândia - mas nunca vi um único caminhão do Exército ou um único fuzil militar, exceto quando servi ao Exército em 82, em Quitaúna, Osasco.
Bruna o ranço com esse filme é que tanto a própria Fernanda em conluio com o Lula reforça o Coro de “sem anistia” ao mesmo tempo que fala dos horrores de 64. Eles transformaram esse filme em arma política partidária.
As caretas; o jeito que o rosto se contrai... Os bons, velhos e teatrais sorrisinhos de canto de lábio - intencionais ou involuntariamente em determinadas falas. Os esgares desdenhosos... Há patente contraste entre subestima por pessoas comuns, ingênuas de pouco estudo e a sanha pessoal de defender uma independência que coloca no mesmo balaio, ambos os espectros, claramente, óleo e água, mesclados à falsa empatia. Definitivamente, não havia revolucionários no 8/1. Havia legitimidade e a crença de que uma manifestação pacífica, jamais levaria seus participantes à cadeia e a penas indiscriminadas que culminam nos 17 anos! O que tivemos, claro como água das nascentes, foi mais um golpe, tramado nos mínimos detalhes, por essa sim, uma velha esquerda rearticulada para a guerra de narrativas, contando, justamente, com a passiva ingenuidade dos novos-recém agregados da velha e acuada, pós 1964, direita. Gente que jamais conhecerá a maldade de seus inimigos e AGREGADOS ESTÚPIDOS, como esse pessoalzinho das artes. “Ah eu queria saber o que o Marcelo Rubens Paiva pensa das vítimas do 8/1”. Qual a diferença entre MRP e o Peninha, por exemplo? Da velha Fernanda Torres e a Fafá, “sem Anistia” de Belém? Ora vá e veja o que escrevem em suas redes! Já estão desumanizados. Eles se desumanizaram! Bem diz Augusto Nunes qdo chama Bolsonaristas de judeus do 3º milênio! E sou este, medíocre, com 0,1% de erudição de uma Bruna Torlay que terei de reabrir a picada para ela? O fim da picada! melhor dizendo. Eu vivi, dos 4 aos 26 anos, mergulhado no regime militar. Amigo de infância meu, teve o pai suicidado da janela de seu escritório no Centro do Rio. Outro, num dia estava lá, em sala de aula, no outro, não mais - amigaço. Por mais de uma década (dos 1972, aos 1990 e tantos, por aí). Já em plena democracia em vertigem, o reencontrei e soube que tinha tido que fugir com a família pq os verdadeiros revolucionários assim exigiam. O pai, um dissidente da causa. Ou seja, vi ambos os 2 lados atuando contra as sempre inocentes famílias, sempre vítimas da maldita ideologia. Um dia, aos, sei lá 10,11 anos, à mesa no almoço, perguntei sobre como os velhos, q não eram nem velhos, como se sentiam ante o regime, se foram contra ou a favor. Eles se entre olharam constrangidos, mamãe professora, filha de um intelectual jornalista, fundador da ABI (com o nome na fachada do prédio) meu pai, jornalista, graças ao sogro, e que, àquela altura cultivava no círculo de amizades, gente q teria sua relevância, como, por exemplo, Merval Pereira - só pra localizar que não era um casal tão mediano intelectualmente - eles, os velhos nem tão velhos, se entre olharam constrangidos e assentiram que, no começo, pediam pela ordem que poderia reinar caso militares interviessem. E o próprio, q nos socorre, Olavo concorda que a intervenção não veio tão opressora como nos países fronteiriços. E a boa e velha assentada da poeira, então? Que o tempo, Às décadas!, trazem? Não se considera? Ora, então temos que indenizar índios e negros pela merecida dívida histórica! No fim e ao cabo, não entendi onde a senhora quis chegar. Alguém do lado independente puxa e repuxa a história: lado humano, empático ingênuo, pra cá, lado político ideologizado para lá... Querendo reorganizar polêmicas inexistentes. E o Mário? Kkk, citado no título? Perdi alguma coisa? “Não me tomem pela mediocridade de vocês.” Palavras fortes. Enfim, nas caretas e trejeitos, alguém, além de reativa ao próprio discurso, obviamente, tá make adolescendo. É tanto saber acumulado, que a jovem senhora não está mais sabendo o lugar certo onde colocar tanta ilustração. Acontece.
Pois é usam a humanização (conceito) retratado em um filme para manipular, portanto, ótimo contexto para criar uma comoção, por meio de um filme( essa analise é difil fazer, por uma mãe, mesmo culta) não se ganha uma guerra romantizando e muito menos com decência, isso é fato
Bruna, você tira conclusões sobre o que aconteceu com Rubens Paiva de onde: senso comum, Comissão da Verdade ou da cachola? Já lhe ocorreu que ele pode ter sido justiçado pelos companheiros por suspeita de traição? Você sabe que seu pai era um”coronel “ apoiador da ARENA que emitia sua própria moeda? Morna.
Sensacional, parabéns professora Bruna Discernir o cenário de todos os tempos ao longo da história e manter a integridade do que é correto diante de Deus em nossas vidas.
Parabéns pela visão das coisas de como elas são e como as pessoas as veem de outra forma e que belo comentário sobre a semelhança do filme ainda estou aqui e os presos do 8 de janeiro que também gritam ainda estou aqui mas são ignoradas pelas mesmas que aplaudem o fime do passado e vaiam o filme do presente. Será que um dia a viuva do Clezão terá oportunidade de também fazer um filme "também ainda estou aqui"?
Muito obrigado pelo vídeo. Não sou bom com as palavras mas venho me expressar em agradecimento pois este vídeo me fez refletir e sentir vergonha de mim mesmo dos meus pensamentos e atitudes; ao meio do vídeo já me peguei chorando decepcionado com minhas atitudes em num passado muito recente. Muito obrigado por este vídeo, você não tem ideia de com estes 28 min de tela ,foram reflexivos para min Desde já muito obrigado Ricardo luiz
Nunca me enganou... Fingia ser de Direita p/ aparecer na tela da JP (que tb virou a casaca!) São pessoas que têm oportunidade de se posicionar publicamente contra injustiças, mas preferem alimentá-las! Coitadas, pq a Lei do Retorno não falha!
Os presos de 8/1 ainda estão lá!!!!!!!
Por terem vivido os danos da ditadura militar e agora não quererem a anistia para os presos injustamente pelo 8 de janeiro é que não consigo ver humanidade por todos que aplaudem esse filme, parece uma espécie de vingança.
Óbvio q é. E eu não esperava essa ingenuidade da Torlay me surpreendeu, qdo chama pela humanidade dessas pessoas.
Ideologia remove das pessoas a humanidade.
Triste este video da bruna torlay ....comparação esdrúxula ..
E as famílias de militares mortos, de diplomatas sequestrados, entre outros não aparecem na história? O cinema não retrata este lado. Mas se retratasse teria uma comoção enorme e os comunistas seriam massacrados culturalmente. Rubens Paiva, Mariguella, Carlos Lamarca, Olga, eram crimi nosos e não tinham pena dos opositores.
O q o Rubens Paiva passou ao ver o q aconteceu com os pais eu não questiono e não comento e tb não comento a qualidade do filme pq não vi, mas pra mim a validade do discurso desse filme deixa de existir qdo as pessoas envolvidas não condenam o q está havendo HOJE, qdo tanta gente foi presa sem q se saiba o q cada um fez. Imagine ser preso numa baciada, julgado numa baciada. Uma pessoa morreu na cadeia, quem reclama da ditadura de décadas atrás perde argumento qdo não reclama do q acontece hj. Então o filme pode ser bom, tudo bem, mas fica vazio de sentido qdo os envolvidos não condenam coisa semelhante q ocorre hj.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
O problema maior é a bruna querer comparar patriotas honestos trabalhadores...que nunca pegaram em armas...com comunistas terroristas assassinos ladrões de bancos sequestradores....com patriotas aí não dá....cara de pau de dizer que a maioria não sabiam o que estavam fazendo....me poupe é muita ingenuidade...
Bruna, os militares não tinham adversários políticos, tinham inimigos na esquerda armada, como guerrilheiros e terroristas. Mas de fato abusaram nos efeitos colaterais da guerra assimétrica.
O problema é que há 50 anos esse é o único tema da literatura, dramaturgia, teledramaturgia, cinema...
Sim, os esquerdistas vão desumanizar aquelas pessoas porque é isso que eles fazem.
O filme é um panfleto muito bem feito, a ponto de comover uma pessoa tão inteligente como você.
Correto.
Verdade
O filme é comovente pelo fato de retratar fatos comoventes, não por ser um panfleto.
Não vi o filme. De resto, cinema É propaganda. Nada de inesperado. É algo intrínseco à sétima arte.
@@jolotoalvarezOs fatos que movem o filme são realmente tristes e comoventes.
A história do filme merece todo respeito. Porém, o tal do walter Salles disse que" o tema do filme é bastante atual, que é preciso combater toda tentativa de golpe". Desumanidade monstruosa.
Usaram a história do filme como instrumento reverso para manipular as pessoas, fato
É mais a triz Fernanda torres falou q os manifestantes são golpistas e não merece sair da prisão hum. 😢
Não sei se essa direita já falou que outros - os comunistas - devem morrer ou sofrer. Mas os comunistas não param de desjar isso.
Kim Paim tem feito um ótimo trabalhos sobre esse assunto. O filme é uma co-produção francesa, do canal Arte, e Salles, anti-Brasil.
E o Golden Globe é politizado, isso é óbvio.
E o principal: 1968 foi um contragolpe da esquerda à 1964, do qual participou o próprio Estadão. Isso é básico.
Humanamente............
Somos atraídos pelo canto da sereia.....Iaras, Medusas, Torres e Montenegros..... Sales e Gobbels.
Já diria aquele que tanta falta faz:
"Se queres descobrir o autor de um ato político basta ver quem saiu ganhando com isso."
Eles querem reescrever a história à seu bel prazer. Mostram o lado humano qdo lhes interessam e escondem o desumano qdo lhes convém.
A letra fria da história seria esta linha de raciocínio que está seguindo.
A história por si só....o ganho por detrás do ato, é uma pincelada no passado para reescrever o presente e o futuro.
Parabéns Parabéns pelo comentário....a Bruna comparar patriotas com comunistas terroristas sequestradores assassinos. Ladrões de banco...foi de doer....
Vivi o regime militar, na época os vagabundos pulavam miudinho, hoje eles estão no poder com o apoio da justiça e muitos aplaudindo.
Não justifica ,mas ele estava ajudando os GUERRILHEIRIS q matava sem dor nem piedade
Ainda estou aqui aguardando a picanha
E a história do Tenente Policial Militar Alberto Mendes Júnior ?, do Capitão do Exército Americano Charles Chandler, do Soldado Mario Kozel Filho, do Cabo Odilon da Cruz Rosa, do Almirante Nelson Gomes Fernandes, o Jornalista Edson Régis, será que eles terão Filmes?
Torço para que algum dia algum diretor faça um filme sobre o livro Verdade Sufocada, e mostre as atrocidades cometidas pelos guerrilheiros.
Deveriam. Sai histórias humanamente importantes tbm. Só não aguarde a Nova direita produzir. Ela está ocupada em reagir às produções da esquerda.
Tivemos essa mancha em nossa história, ouve os inocentes lá que morreram e suas famílias sofreram, e hoje? Acredito que os familiares estão sofrendo tanto ou até mais, quantos filhos perseguidos, quantos já morreram que não virou notícia? Gostaria de ouvir diretor, atriz, escritor sobre o momento atual.
Vão usar a psicologia reversa ou distorções para se posicionar, como fazem
Parece piada falar em humanização para os comunistas...
Bruna, isso que aconteceu no filme foi horrível. E o que eles estão fazendo hj com inocentes que morreram na cadeia. Com o 8 de janeiro?
Será que Walter Salles fará um filme do Clesão?!
Pelo jeito, temos que acreditar que o descondenado teve 60 milhões de votos. Será que toda essa gente que manifestava seria, de fato, um bando de idiotas? Ou será que simplesmente se negaram a aceitar um resultado contrário ao que seus olhos viram?
@@ga.machado3828 infelizmente, nas próprias palavras d Bruna, sim.
Teve manipulação de pessoas? Teve, mas não tanto como a Bruna hiperboleia. As pessoas que ficam clamando por justiça contra a fraude não estavam cumprindo ordens de ninguém, estavam sim enxergando o cruel destino dos filhos e netos...
No dia 8/1 as pessoas foram conduzidas para a explanada como animais ao matadouro? Sim. Nisso teve uma operação de guerra, articulada pela esquerda contra o povo já esgotado.
Pode ser que a Bruna falou, e eu não vi, apesar de ter visto quase todos os seus vídeos... Nunca vi ela falar dos caras que estavam lá dentro dos prédios fazendo quebra-quebra ANTES do povo chegar. NUNCA vi ela falar dos caras que sairam de rapel pelos fundos, nunca vi ela falar das filmagens que o Dino deu fim... Não recordo de ver ela falar que nenhum desses não estão presos, não foram punidos, e não são sequer mencionados...
Parece que temos que acostumar com as mentiras oficiais...
Eis meu ponto de vista!!! Obrigada por ter entendido.
Ver humanidade em gente que sofreu na mão do Estado, mas não tem a mesma piedade para com quem agora sofre. Desumanizar o outro é o cerne do comunismo, diferentemente do conservadorismo.
Curioso observar q há pessoas que nem cogitam dos atos do 8/1 terem sido provocados por quem se beneficiariam deles.
pois é , pode ser bom diretor , boa atriz..e blá,blá. mas é sempre a mesma retórica de recriar a tal da ditadura militar , sempre usando recursos nababescos que acabam subtraídos de pastas de maior prioridade para o tal povo humilde que tanto usam para se promover.
aliás , atualmente temos visto no próprio cotidiano , ações arbitrárias linchando a constituição e os direitos civis grotescamente protagonizados pelo último tribunal para recursos , resumindo ainda mais os trâmites da justiça ; interferindo no legislativo , criando a visão de interpretes das leis - conforme seus interesses - unicamente para retaliar opositores , numa falsa retórica de salvar a demovracia...enfim , uma avalanche de atos ditatoriais ; porquê isso não motiva esses grandes diretores para suas obras ? isso é deboche.
e , talvez não esqueçamos , do quão confiáveis e ilibados são estes prêmios , usados para destacar mais quem mais contribui nas ações promovidas por esta indústria cineatográfica alinhada com as causas progressistas. é muito provável que isto tenha csutado mais caro ainda...
em razão de toda esta massiva dominância no campo político , artístico , midiático , e tal , causa espanto perceber que esperavas uma revolução em 4 anos , negligenciando todos acontecimentos do período. isso é muito ginasial , algo que lembra aquela amiguinha que não assinou meu caderninho de recados ..rusga juvenil.
anyway , vejo como a maioria dos brasileiros viu , e não considero um demérito não aplaudir essa turma espertinha não. claro , sempre existirão os fora da curva , julgando pela maneira correta de agir , e daí? pra ganhar mais bola nas costas , enganação , ilusão.
dane-se a ótica filosófica dessa falsa visão coerente , apliquem-se os impostos em causas mais urgentes , visíveis nesta terra inundada de contrastes , tragédias recentes e tanto mais ; dessa corja que considera direitos humanos para os criminosos que ceifam vidas brutalmente , e são severos ao ponto de transformar meros inconformados de mãos limpas em perigosos terroristas , julgados e presos sem o devido processo legal.
isso é o que deveria ser apresentado , não esta papagaiada de banditismo romântico apelativo , na mesma linha de apiedar-se de uma família que teve um membro morto. isso não é cotidiano no teu estado/ país ? mas bandidos têm direitos , e pessoas muito letradas ainda acabam caindo na cantilena dos velhos revolucionários. onde ficam as vítimas disso?
lamento se mudaste o papo depois dos 6:00 ,quande girei o botão e troquei de estação ; afinal parece que vivemos em mundos diferentes. abrss e boa sorte
Quanto passapanismo na esquerda fofa.
Isso isso isso...a raiva repulsa, etc que ela tem da direita...que é uma marmota e cheia de oportunistas claro...ela não parece ter pela esquerda que é destrutiva, satânica, maléfica etc. P ela, Pablo Marçal é um ser pior que o Lula...
8:36 A luta armada era uma bobagem?! Não, matar pessoas não é bobagem. Essa história está mal contada. 10:27 você quer que os responsáveis pela manifestação de 08 de janeiro sejam presas?! Isso é desumano! Acabo de cancelar a minha inscrição.
A esquerda não suporta a ideia da alternância de poder!
😮pergunta, como eu vou ler o depoimento do produtor do filme se ele e a atriz em questão escrevem em Twitter 😢
Dissonância cognitiva da parte de ambos. Deplorável.
Quantos inocentes também já morreram por causa de um sistema que se diz democrático?
150 minhoes o comunismo ja mato e continua matan....do em cuba , venezuela nicaragua etc
Eis outro ponto importante. Democracia onde? O marco do saneamento básico saiu outro dia.
Não é um sucesso estrondoso, é uma empurração goela abaixo de um filme onipresente em tudo que é cinema, muita propaganda...
Em 1968 eu tinha 11 anos, e meu irmão mais velho tinha 22, ele era da UNE e entrava para a esquerda armada. Meu pai descobriu, e logo o tirou daquilo tudo. Agradeço a Deus por isto, pois esta loucura foi evitada. E agradeço sempre pela lucidez e humanidade de suas análises, Fessora! Deus a abençoe, abraços de Paris.
Se essa história acontecida há 50 / 60 anos atrás deveria sim ser exemplo para que as atrocidades que estão sendo cometidas atualmente não acontecessem. A população deveria ficar indignada sim com o presente. Estão repetindo a história da pior forma possivel.
Mães afastadas de seus filhos. Idosos
Pessoas que estavam acampadas. Foram humilhados. Mortos. Sem direito a devida aplicação da lei. Isto sim. É a vergonhosa realidade. Isto sim temos que mudar neste pais.
A historia deveria ser lembrada para que o presente não tivesse o mesmo. A empatia tem que ser neste momento. O passado tem que servir de exemplo para não repetir no presente as atrocidades que estão sendo cometidas.
Desde jovem gosto e reconheço as qualidades do cinema nacional, não vi o filme, mas concordo com a Bruna, o filme é a "história de uma família que teve seu pai arrancado e morto pelo estado, e ainda foram humilhados por isso", por isso ele comove qualquer estrangeiro, mas aos brasileiros, a luz da nossa história recente, ele se tornou um panfleto da hipocrisia e do projeto de desumanização de uma parte da população, que é no mínimo metade do país.
👏👏👏👏👏👏
Imagina a polícia como é malvada quando invade a mansão de um chefe do tráfico e arranca um pai de sua família... Q tiste
@adrianvsabvimarane4170 o que isso tem a ver com o assunto???
E a família q perdeu entes queridos por estes mesmos subversivos que hoje são anistiados...não sofreram???
Por que ninguém fala dos familiares que perderam seus entes queridos nas mãos dos terroristas fofinhos dos anos 60/70?
Boa! Está faltando filme sobre a coluna Prestes, as guerrilhas da esquerda e por ae vai
Muitos "desaparecidos" da "ditadura" foram ass@ssinad0s pelos próprios cumpanheiros. Existe até cemitério clandestino.
Torço para que algum dia algum diretor faça um filme sobre o livro Verdade Sufocada, e mostre as atrocidades cometidas pelos guerrilheiros.
tu está dando muita importância para um sucesso fabricado.
Pois é, os ladrões, revolucionários, estagiários de ditadores AINDA ESTÃO AQUI.😊😊
Anacronismo. O filme é um panfleto da esquerda! Esperar coerência da esquerda é o mesmo que esperar o Papai Noel entregar o seu presente de Natal.
Concordo com vc, mas percebo também um certo oportunismo do Walter Salles e elenco ao lançarem o filme agora. Recomendo o vídeo do Ricardo Gomes da série Carta Magna: 'É 8 DE JANEIRO E AINDA ESTOU AQUI'.
Ouvi muita M aqui, hoje tem mais ditadura que na epoca. Tinhamos seguranca , ótimas escolas, e progresso. Hoje vejo bandidos da epoca, sendo autoridades. Discutí com minha professora, de psicologia sobre a época, e ela me respondeu " hoje " achamos que foi ". Saindo antes de terminar o video. Dá nojo.
Uma pergunta, a anistia não foi ampla geral e irrestrita?
Sério que o problema é humano no filme 😢? Em nome desta gente elevada que reconhece isso no filme, os frutos são as twitadas: sem anistia😢
Nunca vou entender. É insano. Nesse aspecto, o General Figueiredo demonstrou uma humanidade, ao assinar a anistia de 1979, de que o atual presidente parece ser incapaz.
Uma das bandeiras para se eleger será o voto a favor da anistia. Acredito na soltura desses injustiçados.
Bruna, quem é você?
Você critica a direita e a esquerda!
Nasci e cresci durante a ditadura, NÃO É NADA DO QUE FALAM, VIVEMOS ANOS 80 COM TODA A LIBERDADE DE OUVIR MÚSICAS, LER LIVROS, INCLUSIVE "FELIZ ANO VELHO", QUASE TODO FINAL DE SEMANA SHOW DESSES ARTISTAS QUE HOJE DEFENDEM A CENSURA... Enfim censura, ditadura, estou conhecendo atualmente.
O que aconteceu com o sr. Rubens Paiva foi horrível, concordo com você, mas por outro lado, o que ele defendia era o terrorismo e a luta armada, claro que não concordo com os métodos utilizados pelos militares, que atualmente também acabou com aquelas pessoas do dia 8 de janeiro.
Hoje tenho 59 anos, vi o PT nascer, vi o atual presidente como sindicalista, tenho parentes próximos que trabalharam com ele, nunca prestou, já na época roubava misturas das marmitas dos outros funcionários.
Consumimos culturalmente todos esses artistas que hoje defendem este partido das trevas, inclusive a história da família Rubens Paiva, ler o livro Feliz Ano Velho era quase uma obrigação para a época, como o livro "O que é isso Companheiro", do Gabeira, porém, esta família viveu e vive disso até hoje desta tragédia e de tempos em tempos eles requentam esta tragédia como propaganda, que é a arma mais poderosa do comunismo, não é por acaso que todos estes artistas, jornalistas, imprensa são comprados.
Agora acreditar que essas pessoas tenham humanidade e reflitam sobre o que está acontecendo com as pessoas do dia 8 de janeiro, você é mais ingênua do que essa "direita burra".
Todas essas pessoas dos partidos de esquerda, digo políticos, classe artística, imprensa, grandes oligarcas, todos que defendem o atual PR. não tem humanidade, lembra do caso Celso Daniel?
É cruel, mas desde os meus 16 anos convivo com essa história brutal dessa família, acredito que os próprios companheiros ajudaram os militares.
Infelizmente tem pessoas que participaram dessa revolução de luta armada que hoje estão aqui numa boa, inclusive recebendo bolsa ditadura.
Como diria o professor Olavo de Carvalho ou você acaba com os comunistas ou eles acabam com você.
A ideia de um comunista é eliminar o seu opositor, como no livro de Paulo Freire "Pedagogia do Oprimido" ele deixa explícito que tem que eliminar o seu opressor.
As pessoas que questionaram os resultados das eleições foram totalmente ingênuas em permanecerem em frente ao QG após as eleições, aquilo foi moeda de troca, para implantar de vez a ditadura no Brasil.
Ela só não critica o STF que julgou de maneira fora da lei.
Perfeito!
Parabéns, falou tudo.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
O Mauro Iasi tb diz citando Bertold Brecht: que com a direita nenhum diálogo, luta! Além de falar: uma boa pá, uma boa cova, um bom fuzil.
Também me questiono porquê os que foram anistiados, hoje bradam: “anistia não”! As vezes até parece uma atitude vingativa: “ eu passei por isso quero que também passem”, mas a verdade é que
pensar e agir com humanidade não é comum nos extremistas, de qual lado sejam.
Comunista bonzinho? Sou obrigado a gostar de propaganda? Não, obrigado 👍
O marcelo é 300% contra anistia, se tivesse visto a conta dele, saberia que estes istas não brincam em serviço.
Bruna, concordo muito com você, vivi nesse tempo e era totalmente a favor dessa gente de esquerda, convivi no ambiente artístico, era amiga do Antonio Fagundes, conheci Chico Buarque e outros artistas da música e do teatro, meu marido era músico e fez servço militar e tal... até sua morte foi ligado à política de forma ativa. Porém... depois, mais amadurecida e após muita literatura fui vendo que fomos todos enganados, tanto de um lado quanto de outro. Quando li "O Livro Negro do Comunismo no Brasil" meus olhos se abriram para uma realidade nunca relatada... Enfim... ficaria aqui horas descrevendo minhas experiência no campo artístico e político do nosso país. Hoje, penso completamente diferente e sempre digo a meus filhos, "como gostaria que seu pai fosse vivo para saber o que ele está pensando dos dias de hoje à luz de obras que "saíram do armário" e do que hoje estamos vendo; que tipo de gente foram esses revolucionários. E que tipo de gente são hoje... Bem... termino aqui meu "livro"... beijos. Rose.
A primeira pessoa que deveria se manifestar a favor da anistia seria a Fernanda Torres.
A questão é: Se a "esquerda" quer te jantar, qual seria a solução justa? Tratá-los como seres humanos ou almoçá-los?
👏👏👏👏👏
Os militares generais não querem se envolver pelo que aconteceu no passado? 😮 vc acredita nisso? Eles não querem se envolver pelo mesmo motivo do passado, manter seus cargos e privilégios😮
Os Presos do 8 de Jan ainda estão lá.
É triste saber que um homem só joga todo o seu ódio que tem por uma só pessoa em cima de pessoas inocentes condenando às a anos de prisão pessoas que não oferece perigo nenhum a nação do amado país
O Salles deve ser um gênio! Até uma pensadora superior e sofisticada como a Bruna saiu do cinema transtornada com o que, em parte, pode até ser ficção.
Sem falar do filme que eu não vi nem vou ver, o que me incomoda é o momento do lançamento. É preciso ser muito hipócrita, muito desumano, muito sem noção para contar uma história nesse momento em que vivemos a mesma ditadura denunciada, com um único objetivo de ajudar na construção de uma narrativa socialista, que horror!
A esquerda também eliminou adversários.
Fala do Clezao
Melhor fase da minha vida de 64 a 80
SUCESSO ESTRONDOSO 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂!
Sem chance da esquerda se humanizar...
Bom trabalho, Bruna!
De fato, tudo isso prova que as ruas não mentem: contagm públca dos vtos já. Esse é o único remédio. O resto é balela.
Bom dia, Bruna. Grata por mais uma bela exposição, com argumentos qualificados.
Muita leitura e pouca vivência….
Sucesso estrondoso? Kkk
ninguém nem lembra mais dessa merd... kkkk
Tucaninha mostrando o que é. Saindo do armário 😂😂
Po ela nao é isentona/tucana/disfarçada nao…….
Sobre os inquéritos que a Bruna falou, só tenho uma coisa a dizer: "Use a criatividade"
Vejo uma ingenuidade na sua fala Bruna. O filme não foi feito pra mostrar a brutalidade do Estado comtra uma família, foi feito pra humanizar comunistas. O Marcelo Rubens Paiva se manifestou contra essa brrutalidade estatal contra os 'bolsonaristas"?
Pra esquerda, só esquerdista é humano. O Estado só é brutal se massacra esquerdista. Acho muita ingenuidade achar que Walter Salles, um esquerdista milionário, irá ter algum tipo de compaixão com alguém de outro viés político.
O princípio básico do terrorismo está impregnado na sociedade.
Destrua o seu "inimigo".
Aonde chegamos? - ou sempre estivemos?
Sucesso estrondoso tb não né? Essas premiações já caíram no ridículo, vc ainda dá credibilidade? Parece q vc está um pouco ferida com algumas personalidades da direita a ponto de virar do contra em tudo. Daqui a pouco vai só elogiar a esquerda pra posar de diferente.
🙋Pois é. Para muitas pessoas, a ideologia, o partidarismo, bairrismo ou tribalismo estão acima da humanidade, da empatia e da compaixão. 🤦Isso vai do time de futebol e grêmio estudantil até a afiliação política e religiosa. 😰A desumanização dos presos injustamente no caso do 8 de janeiro é só mais um exemplo desse fenômeno triste.
Grande Bruna 👏🏻 Parabéns e obrigado pelo trabalho ☺️
Análise perfeita!👏👏👏👏👏👏👏
Ninguém está criticando o filme em si. Estão criticando a forma que ele está sendo usado. Não tem como querer que não exista má vontade com esses atores, diretores, imprensa e tudo que está envolta desse filme e dessa turma. Simplesmente não dá para não contaminar a obra. Não dá para não querer ficar afastado de tudo isso vendo para que fim está servindo essa obra e, quanto mais sucesso faz, mas eficiente se torna na propagação idiota de "o golpe do dia 08" "o governo democrático" "anistia não"... Esse é o problema.
Sem contar que receberam verba pública.
Parabéns Bruna por expor seu ponto de vista muito coerente como sempre.
Mais uma grande aula, obrigado Bruna pelo trabalho!!
Precisamos refletir sobre isso. Estamos nos tornando o que condenamos nos outros.
Aos 23:40, a Bruna misturou dois filmes: "Sem novidade no front" de 1930 e "Feliz Natal" de 2006. Os 2 são muito bons, mas o filme que começa com professores inflamando as crianças contra as outras nações é o "Sem novidade no front".
Eu entendi o ponto de vista da Bruna. Ela deseja um mundo justo, onde as leis funcionem como deve, e onde os organismos de espionagem e repressão trabalhem dentro da lei, e tratem os suspeitos com justiça.
Sinto muito te desapontar Bruna. Isso NUNCA ocorreu nem nunca acontecerá.
A natureza das agências de inteligência é justamente ir além das leis e extrair informações que o Sistema legal nao consegue, justamente por causa das suas limitações.
O Regime Militar trabalhava contra terroristas, que queriam implantar esse regime no Brasil.
As prisões de hoje, é que são escancaradamente ilegais, repugnantes e dignas de toda a nossa revolta.
Acredito que você se esqueceu do senso das proporções - como dizia o nosso Olavo - ao querer nivelar as duas situações. Não estou aqui fazendo juizo de valor, se é certo ou errado, mas apenas dizendo que é a realidade.
Eu vivi toda a minha vida sob a Ditadura Militar, nasci em setembro de 1963. Morei até os quinze anos em minha pequena cidade no interior da Bahia; morei oito anos na capital paulista (aí, em sua cidade), de 75 a 83; e peguei o fim do Regime em Salvador, de 83 até os dias atuais. Eu juro que nunca fui molestado por UM único militar, e eu nem sabia que estávamos em plena ditadura. E okha que eu frequentava os fliperamas da Av São João com a Ipiranga, andava pela "Boca do Lixo" e por todo o Centro (era jovem meio rebelde), morava na periferia - Brasilândia - mas nunca vi um único caminhão do Exército ou um único fuzil militar, exceto quando servi ao Exército em 82, em Quitaúna, Osasco.
Exatamente, a diferença de hoje é, pessoas comuns sendo caladas por dar uma opinião.
O que você sugere para solucionar tudo isso?
Não articularam nada! Aquilo foi uma farsa e a senhora caindo. A propria Fernanda,gritou ,sem anistia! Não somos burros , Bruna!
Fica complicado travar um combate honesto quando teu adversário joga com regras morais diferentes...
Bruna o ranço com esse filme é que tanto a própria Fernanda em conluio com o Lula reforça o Coro de “sem anistia” ao mesmo tempo que fala dos horrores de 64. Eles transformaram esse filme em arma política partidária.
Não concordo em nada que vc fala do Bolsonaro. Ele é o maior líder da direita em todo o mundo , mas foi boicotado por pessoas como vc
Quem te viu Quem te vê, dona Torlay. Eu vivi aquele tempo. O fulano era um terrorista.
Bruna, você me decepciona ao avaliar o oito de janeiro como golpe e nada””não como catarse de quem viu um processo inteiramente roubado.
Estrondoso? Só se for na bolha isentoleft... Bruninha nunca decepciona.
Você deve estar feliz com a extradição de Eustaquio. Salve os traíras como você
Já fui admirador da Bruna Torlay. Hoje, não paro de me decepcionar com ela.
Ingenuidade
Não mataram o José Dirceu e olha quanto custou...
Obrigada Bruna, por trazer sanidade ao debate!
Você precisa pesquisar o lado do exército
As caretas; o jeito que o rosto se contrai... Os bons, velhos e teatrais sorrisinhos de canto de lábio - intencionais ou involuntariamente em determinadas falas. Os esgares desdenhosos... Há patente contraste entre subestima por pessoas comuns, ingênuas de pouco estudo e a sanha pessoal de defender uma independência que coloca no mesmo balaio, ambos os espectros, claramente, óleo e água, mesclados à falsa empatia.
Definitivamente, não havia revolucionários no 8/1. Havia legitimidade e a crença de que uma manifestação pacífica, jamais levaria seus participantes à cadeia e a penas indiscriminadas que culminam nos 17 anos! O que tivemos, claro como água das nascentes, foi mais um golpe, tramado nos mínimos detalhes, por essa sim, uma velha esquerda rearticulada para a guerra de narrativas, contando, justamente, com a passiva ingenuidade dos novos-recém agregados da velha e acuada, pós 1964, direita. Gente que jamais conhecerá a maldade de seus inimigos e AGREGADOS ESTÚPIDOS, como esse pessoalzinho das artes. “Ah eu queria saber o que o Marcelo Rubens Paiva pensa das vítimas do 8/1”. Qual a diferença entre MRP e o Peninha, por exemplo? Da velha Fernanda Torres e a Fafá, “sem Anistia” de Belém? Ora vá e veja o que escrevem em suas redes! Já estão desumanizados. Eles se desumanizaram! Bem diz Augusto Nunes qdo chama Bolsonaristas de judeus do 3º milênio! E sou este, medíocre, com 0,1% de erudição de uma Bruna Torlay que terei de reabrir a picada para ela? O fim da picada! melhor dizendo.
Eu vivi, dos 4 aos 26 anos, mergulhado no regime militar. Amigo de infância meu, teve o pai suicidado da janela de seu escritório no Centro do Rio. Outro, num dia estava lá, em sala de aula, no outro, não mais - amigaço. Por mais de uma década (dos 1972, aos 1990 e tantos, por aí). Já em plena democracia em vertigem, o reencontrei e soube que tinha tido que fugir com a família pq os verdadeiros revolucionários assim exigiam. O pai, um dissidente da causa. Ou seja, vi ambos os 2 lados atuando contra as sempre inocentes famílias, sempre vítimas da maldita ideologia. Um dia, aos, sei lá 10,11 anos, à mesa no almoço, perguntei sobre como os velhos, q não eram nem velhos, como se sentiam ante o regime, se foram contra ou a favor. Eles se entre olharam constrangidos, mamãe professora, filha de um intelectual jornalista, fundador da ABI (com o nome na fachada do prédio) meu pai, jornalista, graças ao sogro, e que, àquela altura cultivava no círculo de amizades, gente q teria sua relevância, como, por exemplo, Merval Pereira - só pra localizar que não era um casal tão mediano intelectualmente - eles, os velhos nem tão velhos, se entre olharam constrangidos e assentiram que, no começo, pediam pela ordem que poderia reinar caso militares interviessem. E o próprio, q nos socorre, Olavo concorda que a intervenção não veio tão opressora como nos países fronteiriços. E a boa e velha assentada da poeira, então? Que o tempo, Às décadas!, trazem? Não se considera? Ora, então temos que indenizar índios e negros pela merecida dívida histórica!
No fim e ao cabo, não entendi onde a senhora quis chegar. Alguém do lado independente puxa e repuxa a história: lado humano, empático ingênuo, pra cá, lado político ideologizado para lá... Querendo reorganizar polêmicas inexistentes. E o Mário? Kkk, citado no título? Perdi alguma coisa? “Não me tomem pela mediocridade de vocês.” Palavras fortes. Enfim, nas caretas e trejeitos, alguém, além de reativa ao próprio discurso, obviamente, tá make adolescendo. É tanto saber acumulado, que a jovem senhora não está mais sabendo o lugar certo onde colocar tanta ilustração. Acontece.
Não me comparo nem de perto com o teu bastidor.
O fecho dos teus argumentos é o mesmo.
Qual é o cerne desta professora?
👏👏👏,bravo, bravíssimo...
Sem comentários...parabéns!
Pois é usam a humanização (conceito) retratado em um filme para manipular, portanto, ótimo contexto para criar uma comoção, por meio de um filme( essa analise é difil fazer, por uma mãe, mesmo culta) não se ganha uma guerra romantizando e muito menos com decência, isso é fato
Bruna, você tira conclusões sobre o que aconteceu com Rubens Paiva de onde: senso comum, Comissão da Verdade ou da cachola?
Já lhe ocorreu que ele pode ter sido justiçado pelos companheiros por suspeita de traição? Você sabe que seu pai era um”coronel “ apoiador da ARENA que emitia sua própria moeda?
Morna.
Não se joga o bebê junto com a água do banho.
Bruna acha que general g dias também deve ser condenado por abrir a porta e servir água para invasores?
Tenho refletido muito sobre a brutalidade do Estado, como Venezuela, Nicarágua, Síria e Brasil
Sensacional, parabéns professora Bruna
Discernir o cenário de todos os tempos ao longo da história e manter a integridade do que é correto diante de Deus em nossas vidas.
Fala isso, sobre humanização para os canalhas de esquerda
Parabéns pela visão das coisas de como elas são e como as pessoas as veem de outra forma e que belo comentário sobre a semelhança do filme ainda estou aqui e os presos do 8 de janeiro que também gritam ainda estou aqui mas são ignoradas pelas mesmas que aplaudem o fime do passado e vaiam o filme do presente. Será que um dia a viuva do Clezão terá oportunidade de também fazer um filme "também ainda estou aqui"?
Muito obrigado pelo vídeo. Não sou bom com as palavras mas venho me expressar em agradecimento pois este vídeo me fez refletir e sentir vergonha de mim mesmo dos meus pensamentos e atitudes; ao meio do vídeo já me peguei chorando decepcionado com minhas atitudes em num passado muito recente.
Muito obrigado por este vídeo, você não tem ideia de com estes 28 min de tela ,foram reflexivos para min
Desde já muito obrigado
Ricardo luiz
Nós não vivemos em Utopia, a cidade descrita por Thomas Morus!
❤..bruna...meu..amor...voltou
Beijos..minha.guerida...
Jorge.de..Sao..goncalo.RJ
Bruna, por isso que gosto de você. Faz - me ouvir o que não gostaria de ouvir. Verdades incomodam, mas aprendo bastante. Muito obrigado.
Parabéns, Bruna, pelo posicionamento firme e equilibrado. Melhor análise da questão.
Nunca me enganou... Fingia ser de Direita p/ aparecer na tela da JP (que tb virou a casaca!) São pessoas que têm oportunidade de se posicionar publicamente contra injustiças, mas preferem alimentá-las! Coitadas, pq a Lei do Retorno não falha!
É só ver a fala do nosso presidente a respeito dos supostos agressores do Xandão no aeroporto de Roma.