CAMPEONATO DA MADEIRA DE CRUZEIROS 2022

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 4 тра 2022
  • Realizou-se entre 23 e 25 de abril, o Campeonato da Madeira de Cruzeiros e Troféu Velamadeira, na classe ORC, no campo de regatas do Funchal, Santa Cruz, Machico e Câmara de Lobos.
    Organizado pela Associação Regional de Vela da Madeira e o apoio dos Clubes Associados e da Marina Funchal, contou com o patrocínio da BRISA MARACUJÁ.
    Com 10 embarcações inscritas e enquadradas em três classes, de acordo com as suas caraterísticas competitivas, ORC A com 3 embarcações, ORC B com 5 e na classe Promoção 2 embarcações. Participarem cerca de 80 velejadores em representação de 6 clubes. Ao nível organizacional estiveram envolvidos 4 embarcações de apoio e staff da ARVM constituído por 15 pessoas.
    Uma prova com uma avaliação muito positiva seja da parte da organização como das declarações auferidas das equipas participantes. Seguindo o “lema” que equipa que ganha não se mexe, foi na generalidade o procedimento adotado. Ao nível organizacional, o grupo de trabalho esteve muito bem entrosado, o que facilita a tomada de decisões, fazendo com que as regatas sejam competitivas mesmo antes da largada e até à linha de chegada.
    Foi evidenciado em todas as regatas, um primeiro grupo dos barcos mais competitivos, Cash a Lot, Ayé, Swing, Pimpas e Frederica Devónia e um segundo grupo com Medeta, Alf e Naval Experience. Já na classe Promoção (destinada a embarcações sem certificado de rating válido), teve a sempre simpática participação das equipas das embarcações La Clepsydre e Solitude.
    Com a previsão meteorológica a ser assertiva nos dois primeiros dias, com ventos do quadrante Oeste, no primeiro dia de regatas, foi montado um percurso técnico entre o Lido e a Praia Formosa, com a disputa de duas regatas do tipo Barlavento-Sotavento com uma distância de 5,34Mn (milhas náuticas). Em tempo real na classe ORC A, a primeira embarcação a cortar a linha de chegada em ambas as regatas foi o Cash a Lot de Vitor Nóbrega, no ORC B foi a embarcação Pimpas (1ª Regata) e Frederica Devónia (2ª Regata), na classe Promoção foi o Solitude em ambas as regatas.
    No segundo dia de prova, intenção da Comissão de Regatas face às condições que foram proporcionadas por S. Pedro, bom vento e mar, foi selecionado a realização da regata de longa distancia (16,16Mn) entre o Caniço e Caniçal. Regata que face à sua extensão, constatou-se ao longo do percurso várias intensidades de vento e de ondulação, obrigando as tripulações a um maior empenho na tática adotada. Em tempo real, a embarcação Cash a Lot foi o primeiro barco a cortar a linha de chegada na classe ORC A e a embarcação Frederica Devónia no ORC B, já na classe Promoção o primeiro lugar foi conquistado pelo Solitude.
    No terceiro e último dia de prova, com as condições meteorológicas não facilitaram a Comissão de Regatas e balizadores, fazendo com que houvesse um atraso no início da regata média que se disputou ao longo da baía do Funchal a partir das 15h11. Com algumas variações da intensidade de vento ao longo da regata, o que não tirou competitividade à mesma até à linha de chegada, onde a embarcação Cash a Lot (ORC A) concluiu a regata com uma vantagem de 13segundos para a embarcação Pimpas (ORC B).
    Concluído o programa com as 4 regatas realizadas, aplicando a formula de cálculo dos tempos compensados face ao “handicap” de cada embarcação e garantindo um descarte do resultado menos positivo de cada barco, a consagração dos vencedores foi concretizado no Race Village num ambiente divertido, onde ao longo do jantar “discutiu-se” as melhores táticas adotadas por cada tripulação ao longo das regatas. Associaram-se ao convívio várias individualidades em representação dos parceiros institucionais da Associação Regional de Vela da Madeira, o que abrilhantou ainda mais o encerramento do Campeonato da Madeira de Cruzeiros.
    O Campeonato da Madeira de Cruzeiros teve como vencedores nas classe ORC A, “CASH A LOT” e, em ORC B, o “PIMPAS”, enquanto o Troféu Velamadeira foi “SOLITUDE”.
    Quanto ao título regional, esse foi atribuído à tripulação do “CASH A LOT” liderada pelo Vitor Nóbrega em representação da Associação Náutica da Madeira.
    ORC A
    1º CASH A LOT - Skipper, Vitor Nóbrega - ANM
    2º AYÉ - Skipper, Sérgio Jesus - CNF
    3º SWING - Skipper, José Augusto Araujo - CTM
    ORC B
    1º PIMPAS - Skipper, Francisco Pontes - ANM
    2º FREDERICA DEVONIA - Skipper, Lourenço Cardoso - CNF
    3º ALF - Skipper, Francisco Rosa - CTM
    Troféu Vela Madeira
    1º SOLITUDE - Skipper, João Vasconcelos e Sá
    2º LA CLEPSYDRE - Skipper, Fidélio Gomes
    Agradecimento especial ao patrocinador, parceiros, clubes, staff da ARVM, porque todo o sucesso do evento deu-se a terem-se associado à Velamadeira na concretização da edição 2022 do Campeonato da Madeira de Cruzeiros.

КОМЕНТАРІ •