A reportagem completa de UOL Prime você confere aqui: tab.uol.com.br/noticias/redacao/2023/11/01/os-castigos-e-maus-tratos-a-brasileiros-nas-escolas-de-portugal.htm
Levam caixinha de som para as aulas, fazem barulho, fazem tiktoks, não respeitam ninguém mas as vitimas são os alunos, se abrirem o tiktok de manhã, são mais de 100 lives em salas de aula
Eu sou brasileira, neta de português. Vivo em Portugal há 23 anos. Atualmente quem tem dado problemas nas escolas são as crianças brasileiras e não as portuguesas. Na escola do meu filho, algumas crianças brasileiras são o terror.
Na verdade criança é o terror em qualquer lugar... mas descreva o que eles aprontam? Vcs não descrevem, dá a impressão que é racismo mesmo e ponto final...
Olha que bom saber que em Portugal os professores não apanham na cara dos pais e de alunos igual no Brasil. Fui professora 18 anos no Brasil, quando imigrei fiz queståo de mudar de profissao pelos traumas dentro das escolas. E nao foram públicas as particulares foram as piores. Hoje vivendo aqui nos USA minhas amigas de profissao me relatam que a cada dia só piora. Então é bom que estes brasileiros incomodados em nao terem condiçoes de humilhar, bater na cara, perseguir e ameaçar os professores dos seus filhos voltem para o Brasil. Já vão tarde.
As criancas brasileiras näo tem nocäo de respeito aos mais velhos , disciplina e obediência . Tudo comeca em casa Se os próprios pais näo tem educacäo como väo transmiti-la aos filhos ? ( EVIDENTEMNTE NÄO SÄO TODOS OS PAIS ----- QUERO DEIXAR CLARO)
Você não entendeu absolutamente nada do que foi relatado na matéria. Não se trata de educação, mas sim de xenofobia. Educar não é amedrontar. O que os pais ali relataram foi o tratamento xenofóbico que acontece nesse país horrível chamado Portugal. Eles não gostam dos zucas (como chamam os brasileiros) e sim, maltrataram crianças brasileiras nas escolas. Não me venha falar da educação nas escolas dos EUA porque simplesmente se um professor encostar num aluno aí ele vai sair algemado, diferente de Portugal. E só para relembrar estadunidenses também não gostam de brasileiros, não pelo fato dos maus modos de muitos, mas pelo simples fato de que somos país de terceiro mundo. Você não é norte-ameriacana meu bem, é uma brasileira imigrante nos EUA, vai ser sempre assim, na cabeça deles menos até do que o mendigo pedinte das rua de LA
O brasileiro odeia professor tanto que elegeu deputados e vereadores que perseguem professores ao ponto de compara-los a TRAFICANTES, sim professor brasileiro tem este valor na boca de muitos. Entendi tudooo, eu nao falei da educaçao americana falei da Educaçao Brasileira que trabalhei 18 anos, foi muito sofrimento, embora amo lecionar. Troquei de profissao aqui nos USA, trabalho na area de saúde e sinceramente nao pretendo voltar para salas de aula por estes e outros motivos.
@@AuxiliardeEnfermagemnosE-su9oz quanta distorção. Brasileiros elegeram o que? Minha senhora, quanta ignorância. A maioria dos brasileiros são honestos, apoiam os professores. Infelizmente a sua experiência foi ruim. O Brasil tem inúmeros problemas estruturais, agora dizer um absurdo desses? A senhora continua sendo brasileira, jamais será norte-americana, respeite suas origens. A matéria falava sobre xenofobia, a senhora nunca enfrentou xenofobia? Se ainda não, digo-lhe que é questão de tempo até que um paciente peça para ser atendido por uma americana por julgá-la mais capacitada. Xenofobia nada tem haver com gostar ou não dos professores neste caso. São relatos de distinção de tratamento ou a senhora realmente acredita que os portugueses estão felizes com a imigração dos brasileiros? Nem os americanos estão felizes com você aí, pois com certeza na visão deles você está tirando o emprego de um legítimo cidadão estadunidense.
@@AuxiliardeEnfermagemnosE-su9oz tenho certeza que você foi ótima professora no Brasil assim como deve ser uma excelente auxiliar de enfermagem nos USA . Abraço
UOL...façam reportagens sobre os problemas que os brasileiros trazem para Portugal, não sejam parciais, façam jornalismo, tudo o que essas pessoas disseram , a maioria são mentiras, falem com as escolas portuguesas, antes de fazem este tipo de reportagem vão ver que há sempre a outra face da moeda! OU o vosso objetivo é provocar a discórdia mesmo??
O estranho comportamento de alguns portugueses: Falou mal de Portugal 🇵🇹? É tudo mentira! 😂😂😂 ingênuos pra não dizer que muitos português sofrem de um nacionalismo cego e burro por terem sido doutrinados desde o Salazarismo. Uma pena!
Ah claro né ? E qual que é a outra moeda que justifica isso tudo ? Você acha que tem algo que justifique racismo? Bem se vê pelos comentários dos portugueses o puro suco de xenofobia que tem aí
Deve dizer quem provoca a violência, as escolas não educam crianças, passam conhecimento. Querem que os portugueses se adaptem aos vossos costumes, tanto nas escolas como na vida civil . A violência nas escolas portuguesas é tanta, gostava de saber quantos alunos foram mortos?Sou portuguesa já fui maltratada por brasileiros porque não percebi o que dizem. Em Roma sê romano. Agradeço a colaboração que brasileiros e outros estão a dar ao meu país. Pelo que me apecebo alguns brasileiros dizem mal de todos os países para onde vão
eu já vi a praga zuca a dizer mal no yt dos seguintes povos/países/economias: Portugal, espanha, frança, alemanha, irlanda, inglaterra, eua, canadá, bélgica, itália, noruega, japão
É mentira que nas escolas portuguesas os professores pratiquem violência sobre os alunos, pelo contrário, nas escolas portuguesas pratica se a disciplina o cumprimento de regras que muitos pais brasileiros não compreendem nem aceitam. Nas escolas portuguesas nós professores queremos jovens autosuficientes independentes que saibam gerir a sua vida quando adultos. Haverá violência entre alunos, talvez, mas isso é assunto que é de sempre em todos os países. Em Portugal a educação não é para criar jovens fracos que se vitimizam super protegidos pelos pais. Em Portugal a educação é para formar homens e mulheres com futuro!
@@yoda_zen os teóricos que menciona não defendem o delírio educativo. A didática do ensino em Portugal coincide em grande medida com os princípios de Montessori.
Os brasileiros devem ser masoquistas, porque não voltam para o Brasil? Lá está tão bom.... Lá não há violência. E as leis daqui não se adaptam aos brasileiros que não sabem cumprir regras.
@@LeonardoCosta-ro9ye Até porque isso não é verdade, há muitos anos que não se bate nem se castiga na escola, eu fui professora, tive filhos e netos e nunca nenhum professor maltratou os meus, eu própria dizia ao professor se ele for mal educado tem a minha autorização ara os castigar, isso é só complexo de inferioridade e falta de educação. Agora entre as crianças a história é outra, o que dá a entender o vídeo é que aqui nas escola os professores batem e castigam os alunos
@@mariacli2938infelizmente as boas pagam pelas más já houvi de outros brasileiros que lá vivem a respeito de alguns comportamentos de outros brasileiros então é lamentável também
Essas escolas do medo e do castigo é mesmo aqui em Portugal aonde vivo há mais de 20anos e com filhos na escola? Sei que acontece algumas situações entre os colegas, e claro que muitas escolas estão esforço para melhorar,agora professores que bate em alunos? Que canal é este?
Brasileiras largadas, folgadas e acostumadas com a xxxx do nosso sistema educacional. Quando chegam em um lugar sério, passam a vomitar suas imbecilidades. como brasileiro me dá vergonha este tipo de gente lá em Portugal nos humilhando. Mulheres idiotas.
A senhora da família AZEM retirou a filha da escola para poder passar ferias no Brasil . isso em Portugal se não tiver uma justificação muito forte consiste em crime contra a criança por faltar com os deveres de pais . Os pais ou encarregados de educação são responsáveis pelos deveres dos seus filhos e educandos, em especial quanto à assiduidade, pontualidade e disciplina.
Isso realmente aconteceu, ela justificou era na pandemia. Atrapalha bastante a criança, mas o caso específico foi ameaças q a filha recebeu no sábado pelo celular onde a gangue dizia que iria espanca-lá na escola. Foi tudo gravado, ela colocou áudio na mídia. A escola se recusou a receber os país, e chamaram a policia e ainda denunciaram a CPCJ " onde existe um costume de tirar a guarda dos pais por qualquer motivo. Não querendo enfrentar processo judicial e colocar a filha em risco, retornou ao Brasil e o processo foi arquivado.
Claro que a pandemia dá muitas desculpas @@guaracymendes1215 Ainda há quem pense que em Portugal é como no Brasil. Não é. No fundo, fugiu para o Brasil porque poderia perder a tutela da criança. Por ser uma má mãe.
@@guaracymendes1215 CPCJ " tem o costume de tirar a guarda dos pais por qualquer motivo? A sério amiga imbecil? Eu criei três filhos e nenhum me foi retirado nem conheço ninguém a quem tenham sido. Os brasileiros em geral são débeis mentais de nascença ou é uma coisa resultante da governança do MINTO?
Nem tanto a violência das escolas portuguesas, nem tampouco a verdadeira bagunça que são as escolas brasileiras, onde também há violência, disseminação de drogas e até prostituição, com os alunos tendo "liberdade" de fazer que querem além de ameaçarem professores e direção. Os resultados da educação no Brasil são péssimos, isso pode explicar muita coisa.
Estamos percebendo quem são os primitivos. Se preocupam tanto em apontar os problemas do Brasil e dos brasileiros, que mal percebem o quão arcaicos, demodês e sem educação que são. Além de covardes e frouxos.
Na escola portuguesa da minha filha crianças de 11anos fumam tranquilamente na porta das escolas, desrespeitam colegas e professores, brigam de porrada, saem da escola e vão beber vodka com fanta nas praças… e rebolam funk até o chão… tão quanto as meninas que vemos nos vídeos de favelas do Brasil… o povo se ilude que Portugal é um país de santos e que os brasileiros que vieram desvirtuar tudo. Eu impeço minha filha de conviver com os jovens portugueses (com raras exceções).. a maioria fala palavrões, praticam bullying, caem de bebados e fumam.. quero distância
@@rilaneoliveira4897 tive que tirar um print do teu comentário inacreditável 😂 Então na escola da tua filha, as crianças de onze anos fumam à porta, bebem vodka e dançam funk?? Epá, tens de nos dizer onde fica essa escola!! Assim matas dois coelhos com uma cajadada, provas aos incrédulos tugas que estás a dizer a verdade e ainda nos envergonhas a todos. Deixo aqui a minha promessa solene que se essa escola existir, eu vou correr nu em redor da estátua do Marquês 😅
Eu chorei vendo a matéria, porque a dor de todos no vídeo é a minha dor. Gratidão a todos envolvidos na matéria, realmente não são casos isolados. Obrigada por darem voz a esse alerta!
A tua credibilidade é zero, todos sabem a pessoa complicada e conflituosa que és! Por algum motivo tiveram medo de ir à CPCJ, quem não deve não teme. Essa de ir à escola pedir "orientação" e acabar expulsos pela polícia, é dose 😂
@@Quidproquo1143 de verdade, não sabes como eu agradeço o vosso comentário. Adoro quando vocês de mostram na emoção. Vosso comentário e julgamento fala muito mais sobre si do que sobre mim. Desvalidar e tentar “descrediblizar” uma mãe é algo interessante de perceber no vosso comentário
@@PortugaldaFamiliaAzen na verdade, tu é que tentaste descredibilizar a escola, a polícia e a CPCJ. Também me lembro dos teus problemas com a vizinhança! Todos são maus, só tu é que és apenas uma inocente e angelical criatura... Tá bem abelha 😏
enganas alguns mas não enganas todos: uma tal de cris azen queria conteúdo para o canal, queria mandar nas regras da escola e até foi de férias para o brasiuuuu do natal ao carnaval😆(em Portugal a escola pára 2 semanas aproximadamente, 2 de janeiro é dia de voltar às aulas) e a filha prima-dona com ensino/acompanhamento à distância sem justificação, conclusão teve de se pôr a andar visto que corria o sério risco de lhe retiraram a filha
@@Quidproquo1143 esta fulana não se deu bem e passa a vida a vomitar ódio, pensava que aqui era tudo dela, foi embora, que leva muitos com ela, pior povo que cai aqui
Eu só leio aqui histórias altamente duvidosas. Há muitos anos que não castigos físicos nas escolas portuguesas, em geral, e a lei é bem rígida com isso, punindo os Professores. É certo que existem problemas no Ensino em Portugal, mas eu gostava de conhecer o Brasileiro.... imagino.... só pelas notícias da criminalidade, posso imaginar ...enfim ... só mentiras, está reportagem, sem referir os factos concretos nem ouvir o outro lado, como fazem nos mídia na Europa ...haja falta de profissionalismo nesta reportagem....
Também existe a pergunta,porque as mídia brasileira,não faz uma reportagem dos que muitos brasileiros fazem em Portugal,como andar em cima dos comboios,fazer barulho nos trens e na praia
Sim, o sistema educacional brasileiro está a beira de um colapso, se é que já não entreou em um. Entretanto, não baseie a sua opinião sobre um país de dimensões continentais em matérias de televisão sensacionalistas e escrotas como Linha Direta em que mostram 10 assassinos por dia. A mídia brasileira é inimiga de seu povo. Mostram sangue na televisão para contribuir para o medo geral da população, por isso muitos creem viver em uma sociedade violentíssima e julgam buscar uma melhor qualidade de vida na Europa. Eu morei na Inglaterra por 5 anos e te garanto que os europeus vivem muito pior que nós. Inclusive portugueses...salários baixos e custo de vida alto, aluga-se quartos ao invés de casas. Infelizmente a cultura brasileira (em grande parte) é sim barulhenta e meio ridícula, quanto a isso não discordo nem um pouco, contudo se valer de um pensamento medíocre generalista que acha que somos todos burros e grosseiros é também um movimento de subvalorização dos portugueses por si mesmo, pois são vistos como racistas e retrógrados pelos seus irmãos europeus...no fundo a Europa não é nada demais, somente tem mais dinheiro (alguns países), Portugal é um lindo país, mas pequeno e bem aquém do que já foi (a elite intelectual europeia), a Itália é brega e um tanto quanto triste, vivendo às custas de turismo, como uma velha cheia de maquiagem, a Inglaterra é o país mais triste do mundo, lá só se faz trabalhar e encher a lata...enfim, cada um com seus problemas. Mas lembre-se de que o Brasil é geograficamente maior que a Europa,logo, se não quiser passar vergonha, entenda que ele não se resume na criminalidade do Rio de janeiro nem na cultura ridícula de Goiás.
Brasileiras largadas, folgadas e acostumadas com a xxxx do nosso sistema educacional. Quando chegam em um lugar sério, passam a vomitar suas imbecilidades. como brasileiro me dá vergonha este tipo de gente lá em Portugal nos humilhando. Mulheres idiotas.
Não sei exatamente qual é o objetivo destes vídeos do UOL sobre Portugal, mas se a intenção é acicatar ainda mais os ânimos entre Portugueses e Brasileiros, estão a fazer um ótimo trabalho. Não se esqueçam é que pode vir a trazer consequências inesperadas, a subida nas sondagens do Chega já é um indicador.
Se o seu filho tevesse ido para o hospital com diarreia a 2 meses e descobrir que era por medo. VC pensaria assim? Se o seu filho (a) tivesse levado tapinhas na boca para parar de chorar com 4 anos. O que VC faria...?
@@maryrocha7487 vá contar essa treta a outro, os vossos filhos andam na escola com os nossos, assim sendo nós sabemos exatamente como são as escolas e os professores/educadores deles. Como é óbvio, há uns melhores que outros tal como no Brasil onde até amarram crianças a postes, agora quererem afirmar na nossa cara que as crianças sofrem maus tratos na escola por regra???? Digam essas mentiras nos vossos canais privados, onde passam o tempo a achincalhar os Portugueses, até ajuda a que venham menos, agora não esperem vir para aqui espalhar o vosso preconceito e não levarem resposta.
Meu filho estudou em Lisboa (ensino médio) e a evolução foi muito grande. Aulas de verdade (português, matemática, física, química). Eles estimulam a leitura de obras literárias e de grandes autores (Dostoiévski, Camões). Mas lá o professor ainda tem autoridade e sim para os padrões brasileiros é um pouco bruto. Aqui é muita brincadeira, ideologia e vitimismo. Obs: autoridade sim e autoritarismo não.
O curioso é que a educação pública portuguesa, "impiedosa e carrasca", está entre as trinta melhores do mundo, e a brasileira, "tolerante e humanizada", em posições nada elogiosas. E digo isso como brasileira. O que tem que ser entendido é que, às vezes, para impor o respeito, o professor vai usar invariavelmente métodos de educação que obviamente vão desagradar pais mais sensíveis, sobretudo os que mimam os filhos em demasia e os criam em redomas protegidas dos contragostos do mundo, privando-os de um excelente laboratório para a vida que é a escola.
Eu sou brasileira e vivo em Portugal há 23 anos. Na escola do meu filho são os miúdos brasileiros que têm tocado o terror. Meu filho é português e reclama todo dia dos miúdos brasileiros, porque são agressivos e falam muito palavrão. Minha amiga que tem uma filha portuguesa, teve que passar um ano no Brasil por questões familiares. Colocou a filha numa escola adventista, foi uma experiência traumática para a miúda, era bulliyng todos os dias, as crianças muito agressivas e desbocadas. Minha amiga voltou pra Portugal correndo com a filha. Penso que há experiências ruins de ambos os lados. Eu também já tive muitos problemas com vizinhos brasileiros bolsonaristas barulhentos e sem noção. Na academia também teve briga entre brasileiros bolsonaristas.
ALERTA professores de Portugal, nao deixem os pais brasileiros baterem nas vossas caras, porque no Brasil professor é comparado a TRAFICANTE, e não sou eu que falo isto, é um deputado em cima de um tribuna dentro da Camara Federal do Brasil. Entao muito cuidado porque eles podem fazer o mesmo que fizeram com os professores brasileiros: reduzir a NADA.
Brasileiras largadas, folgadas e acostumadas com a xxxx do nosso sistema educacional. Quando chegam em um lugar sério, passam a vomitar suas imbecilidades. como brasileiro me dá vergonha este tipo de gente lá em Portugal nos humilhando. Mulheres idiotas.
nunca fui tão marginalizado em Portugal como fui no Brasil,até os criminosos no Brasil são melhores tratados que os brasileiros honestos que vem apenas para trabalhar,somos alvos de comentários ensinuantes,ofensivos,depreciativos,o tempo todo,nos diminuem,desfazem de nós,desmerecem tudo que fazemos,nos desqualificam em público,zombam de nós,nos remendam,são indecentes,parecem endemoniados,ironizam,se dirigem a nós sempre em tom autoritário,imperativo,impositivo,dando ordens secas,coordenadas e comandos,como um adestrador faz com um cão,está óbvio que trata-se de uma máfia,regime escravagista,regime terrorista,exploratório,enriquecem às custas de mão de obra barata,tráfico humano,só estão contente quando o empregado se sujeita a absurdos,tem o couro arrancado pra eles terem vários carros importados e palácios,e ainda há brasileiros incultos,que são os maiores alvos,que idolatram eles,isso tem que ter um fim,revolução já!!! indianos são sofridos como brasileiros,africanos também,não podemos ficar reféns de maus tratos,tendo nossa auto estima destruída na mão dessa raça escrota !
Realmente será muito difícil que o senhor se possa adaptar a este país ou a qualquer outro. O problema parece ser muito profundo e de certeza que o sistema de saúde não lhe pode dar resposta nenhuma.
Trabalhar de empregado para ´Portugues e Brasileiro é atraso de vida são duas raças de merd ,não é atoa que tiveram a preguiça de trabalhar escravizando os negros da Africa durante 400 anos , a preguiça , ignorancia , retardamento mental de Portugueses e Brasileiros que não investiram no país durante 400 anos , todos os países daquela época já tinha uma universidade mas o Brasil foi deixado de fora , porque só queriam explorar a madeira e o ouro , a burrice foi tanta que nem ivestiram no próprio país deixando milhões de analfabetos e pobres durante o governo de Salazar .Portugal tinha tudo para ser uma potência mundial mas preferiu explorar do que trabalhar ,os tempos passaram e continua a mesma coisa exploram até os próprios portugueses como escravos por isso muitos emigraram para outros paises e não voltam mais..
Nordestinos e nortistas sofrem a mesma coisa no sul e sudeste, isso vivendo dentro do próprio país ,isso que é o mais triste ,um povo sendo mau tratado e sofrendo xenofobia dentro do seu próprio país.
@@natalialinharesaguiar2983 Certíssima! Minha tia, nordestina, passou o diabo em São Paulo e no Rio. E olha que ela era bonita e educada (formalmente), mas era reconhecida pelo sotaque, que fez questão de nunca deixar... jamais! O Brasil tem que resolver seus problemas internos primeiro para poder falar dos outros. Parabéns pelo comentário tão pertinente! 💐
Tem brasileiros que insistem na burrice de ir pra la inda, independente do objetivo, tomem vergonha na cara e nao va pra la, vao ser tratados iguais merda la, e a culpa é do proprio brasileiro que fica invadindo Portugal.
Melhor achar gente com mais credibilidade para falar do assunto. Essa sra saiu fugida de Portugal. É dito que quem não deve não teme. Posso falar por mim. 4 escolas diferentes para meus 3 filhos em Portugal nos últimos 4 anos. Tivemos 2 experiencias más mas o resto do tempo foi tudo bem. Veja, são 3 filhos, várias escolas de diferentes séries. E vivo cá ainda, feliz da vida. Deviam procurar gente como eu e não uma Sra dessas que FUGIU de Portugal e que teve experiencia ruim por cá por ela ter passado quase 1 ano no Brasil e querendo que a filha dela estudasse a distância. Enfim, cada um tem sua experiência para contar e muito dessa experiência vem do seu próprio comportamento.
Aprendam: sempre vãoinventar mentiras a seu respeito quando você tiver a coragem de falar a verdade. Como pode inventar tanta mentira a meu respeito quando eu tenho provas de tudo? Como pode ter a intenção clara de ferir uma mãe que fez tudo corretamente? O pior cego é aquele que não quer ver, mas não adianta. Eu daí fugida de portugal porque estava errada e não porque a escola e CPCJ foram criminosas, né?
@@MrClassicfeverPois, para mim a resposta dessaa pessoa nem aparece por ela ter me bloqueado. Moro na mesma área que ela em Braga, conheço as mesmas pessoas e a fama dela é péssima. Igual a piada do cara que achava que o mundo cheirava a cocô mas na verdade era o próprio bigode que estava sujo. Culpa a tudo e a todos quando na verdade a culpa é dela mesma.
@@jorgesxbass7606 Sr. Jorge, eu vivo no Ribatejo à 59 anos, irei votar no chega quando o Sr. ou alguém, me indicarem qual o país em que um partido semelhante ao CHEGA, teve uma governação com sucesso. Talvez o partido NAZI na Alemanha? Ou o Pinochet n Chile?
@@paulolopes3258 se quiser uma mudança para esse pequeno País terá de eleger um outro Partido que não seja os comunas os Xuxialistas ou o bloco de Esquerda, Todos os políticos mentem e como muita facilidade, porém não adianta reclamar se o cidadão não sair da sua zona de conforto e ir votar, se vai melhorar ou não eu não sei, porém esse governo é formado por trapalhões de caso pensado. "De migalhas a um Miserável, e ele sempre será subserviente a você" Essa frase resume o que o Socialismo prega, são os chamados 10 mandamentos e é muito simples de entender os seus discursos pois as frases de efeito estão sempre contidas. Comunismo e outra péssima opção. Eu não costumo me emprenhar pelos ouvidos com a classe política, pois já vivi o bastante para não acreditar em nenhum deles e nem os quero como amigos, (meu primo português foi deputado pelo CDS) Eu nem falo com ele. Vi a situação de calamidade no Brasil e os estragos feitos na vida dos que lá vivem Enfim.
Ninguém foi confirmar o ocorrido junto das escolas? Os pais não fizeram queixa? As escolas têm regulamentos e castigos para os alunos que não cumprem os seus deveres. Nenhum desses castigos é bater. Os pais, a haver algum desrespeito pelos direitos dos seus educandos, podem fazer participação disciplinar na escola ou até queixa na polícia (dependendo da gravidade). Agora, fazer vídeos no UA-cam, cujo objetivo são visualizações, o que é que prova/mostra? Porque é que não foram aos locais certos se tinham razão? E assim, cada um diz o que quer, pois, quanto mais polémico o assunto, mais visualizações e comentários=dinheiro.
Essa história da régua deve ser do tempo da Maria Cachucha, nem eu que tenho 70 anos nunca assisti a nada semelhante, nas escolas publicas que frequentei Presentemente são os pais ou EE que agridem os professores e pessoal de acção educativa assim como médicos e enfermeiros Para elucidar desde 1960 que em Portugal frequentam a escola, ensino obrigatório, guineenses, santomenses, cabo-verdianos, timorenses, angolanos e moçambicanos Mais recentemente bósnios, croatas, chineses, ucranianos, brasileiros, indianos, paquistaneses... Todos os alunos têm manuais escolares gratuitos, de acordo com o rendimento familiar refeições gratuitas ou pagam 1/2, assistência médica gratuita e mais algumas beneces. Escolas multiculturais com apoios para estrangeiros no idioma português, cultura assim como nas matérias em que apresentarem mais dificuldades, além do Ensino Especial. Os únicos que reclamam de tudo e de todos são alguns grupos de brasileiros. Estou de acordo, quando não se sentem bem no país dirigem-se ao aeroporto e regressam ao país de origem ou procuram melhor.
Esse careca neguinho das quebradas aí é o mais gozado.... "investimento" kkk esses caras sem educação, folgados, largados, mal criados, nem falar sabem direito...aí vem aqui no canalzinho extrema esquerda mentir e falar MXXXX ...patético. Vergonha para nós Brasileiros...AINDA BEM que estes casos isolados não convencem ninguém.
Meus caros amigos e compatriotas brasileiros, tomem vergonha na cara e parem de ir pra Portugal! Que diabos vcs tem na cabeça para ir pra lá? Um pais minúsculo, com economia quebrada e sem perspectiva de melhora? Vcs estao indo procurar oque lá? Isso tudo é preguiça e incompetência de aprender ingles ou outro idioma e ir para um pais melhor? E outra, o pais já esta lotado de brasileiros, já queimaram completamente nosso filme lá com o bando de brasileiros maloqueiros e arruaceiros que foram pra lá... Portugal já era para brasileiros, nao percebem que nao somos mais bem vindos lá?! desistam desse sonho imbecil de ir pra lá.
As nossas escolas publicas podem ser uma bandalheira, mas não são ainda a bandalheira que são as escolas brasileiras. Estavam a espera de Show's de Drag Queen era?
Sou Brasileira, casada com um português maravilhoso há 15 anos. Morei 5 anos em Portugal depois que casamos. Atualmente moramos no Brasil, mas em breve retornaremos à Portugal, agora com 3 filhos pequenos. Eu sou completamente apaixonada pelos portugueses, pela cultura, pela beleza natural...Portugal pra mim é um pedacinho do céu. Os portugueses tem uma cultura diferente da nossa, são mais cauteloso, mas quando ganham confiança são amigos incríveis. (Muito diferente da falsidade latente da cultura brasileira, infelizmente) Os portugueses são sinceros e tem palavra, diferente do que vemos no brasileiro. Uma das coisas mais ridículas que vemos aqui no Brasil é a empolgação que o brasileiro dá em muitas situações e depois não faz nada daquilo, não cumpre sua palavra. Já os portugueses podem ser de menos sorrisos, mas se te dão a palavra, pode contar que é certo. Então para mim, essa matéria é ridícula, tendo em vista que se fosse comum esse tipo de coisa, não era uma matéria sem creditibilidade como essa que iria retratar. Não duvido que possa ocorrer casos isolados (muitos professores são de um outro tempo, talvez às vezes escape um comportamento inapropriado) Mas antes assim, do que a baderna das escolas brasileiras. Inclusive quando moramos em Portugal há 10 anos atrás, um amigo, porteiro da escola, dizia que não podia nem olhar com cara feia para os moleques fazendo coisa errada que poderia ser punido. Fico furiosa quando falam mal do meu querido povo português, pois é extremamente injusto e vergonhoso. Embora o povo brasileiro seja conhecido pelas suas trapaças e maldades, ainda assim, somos bem recebidos e bem tratados nesse país que só é o que é por causa de seu povo e de sua cultura! Só tenho a agradecer aos portugueses e a Portugal por tudo que fazem pelos brasileiro! E aos brasileiros que se não estão bem na cultura portuguesa, que voltem para o Brasil, porque se fosse para viver como no Brasil, então era só continuar lá.
Olha falou exatamente o que quis dizer, meus filhos estudam em Portugal é muito melhor do que aqui em Angola e tenho a certeza que é bem melhor que no Brasil pois já vivi também no Brasil, excepções existem mas nunca vou comparar o racismo a falsidade brasileira com os portugueses, claro quem sofreu e acha que não quer continuar tudo bem mas não generalizem
@@LaurenMartins Ou você não conhece os Portugueses ou se acha a última bolacha do pacote. Tenha noção do ridículo! Eu sou brasileira e amo! Trago nos meus costumes o que há de melhor do meu povo, mas aprendi muito com os portugueses e o eles tem de melhor trouxe para a minha vida. Todos os povos tem seus pontos fortes e fracos, mas o vídeo em questão, que nos trouxe até aqui, é uma apelação desmedida e desleal a esse povo tão querido. Você poderia usar argumentos ao invés de me destratar! 🤷🏾♀️
Nunca vi isso nas escolas portuguesas isso passava na época de salazar na ditadura nos anos 60 70 80 nos anos 90 nunca vi nelhum professor agredir um aluno já faz muito tempo que naõ vivo lá desde 2002 muito mudou entaõ se realmente isso acontece
É muito triste imaginar que em 2023 esse tipo de coisa ainda acontece lá. Meu pai, português, quando vivo, contava as histórias de como ele era tratado na escola quando criança lá em Portugal . Como ele vivia um internato, ele vivia na escola, e relatava os castigos terríveis que sofria, inclusive ficar preso de castigo em porões com ratos, fora agressões com réguas. Isso foi na década de 60, já que o meu pai veio pro Brasil em 67. É triste, que depois de tantos anos ainda exista esse comportamento por lá.
Henrique, meus Pais chegaram no Rio no ano de 47, porém minha mãe aonde estudo no Rio tinha o castigo da chamada "palmatória" uma régua que era uzada para dar Porra da nas mãos abertas quanto aqui em PT meus pais só estudaram até à quarta classe escolar, era o ensino da época Só os ricos e que tinham condições de mandar seus filhos estudarem fora do país Vleu...
O teu pai contou como era na época da ditadura que acabou em 1974. Depois desse ano tudo mudou, há muitos anos que nas escolas não é permitido os professores gritarem ou bater nos alunos, tem acontecido precisamente o contrário, alguns alunos têm exercido violência contra os professores ao serem repreendidos pelos professores.
@@educomunicativa nem queiras conhecer o salazar dessa decada e a tal de pide se falasses mal do sistema até a policia internacional entrava te em casa a dentro e torturava te nessas decadas em portugal vivia se ditadura era muito diferente , nem um isqueiro podias ter
Após viver 5 anos em Portugal aprendi a dar muito mais valor ao meu Brasil. Tem violência sim, mas vejo o único quesito que perde para Portugal. Nos demais quesitos, é impossível comparar! A educação no Brasil dá um banho nas escolas portuguesas, a saude? Vich...melhor nao comentar! O brasileiro incomoda com a alegria de viver! O sorriso do Brasileiro nao é diferenciado somente pela arcada dentaria, e sim pela sinceridade! Quem acha ser mentira esses relatos, certamente nao passiu por nada parecido com suas crianças e se passaram, acharam NORMAL.
A Sra. tem noção que entre os vários graus de ensino, já estão umas 100 mil crianças/jovens Brasileiros a frequentar a escola em Portugal? Se os relatos aqui apresentados, uns mais credíveis que outros, fossem a regra e não a excepção, as escolas Portuguesas já estariam transformadas em autênticos campos de batalha, o que não parece ser o caso.
A educação brasileira dá um banho?! E já agora, em que zona de Portugal exactamente vive a senhora? E pode indicar alguma coisa que caracterize essa região?
@@joaoportalegre3659posso até concordar que não seja uma regra, mas dizer que são mentirosos já é demais! Ninguém se expõe tanto para fazer brincadeiras envolvendo os filhos! Não tens noção do sentimento vivido por estes pais!!!
@@Frpar123em Alfragide. E a Sra professora já fez o favor de puxar a orelha do meu filho. Se calhar acontece com as crianças de vocês, mas acham NORMAL e tem até medo de contar aos pais. Puxar a orelha é violência física! Os profissionais da educação deveriam se atualizar sobre os Direitos de Deveres de uma Criança dentro do âmbito educacional.
Educação é diferente em Portugal, quem tem que se adaptar. Infelizmente xenofobia existe em todo lugar. Se temos essa relação entre Brasil e Portugal a séculos, com imigrantes de cada lado, então deve haver respeito mútuo
Efeito lules povo vazando do Brasil e sofrendo por aí a fora , aqui impostos altos , crime aumentando , impunidade descarada , muita mentira e agora Brasil é taxado de anti semita , então tá difícil defender o pai lules
A CPCJ acompanha crianças de forma informal ou seja só é acionado a Segurança Social e a polícia quando há evidências de violência em casa ou faltas que não sejam por motivos de saúde, logo na ausência do menor na escola após 5 dias consectivos a CPCJ é acionada e a polícia tbm. Referente ao pai preso... existe semanalmente o dia e horário para os pais irem a escola e sim se vc fizer barulho no dia errado pode ser acionada a polícia sim, entretanto cada turma possui um professor e 2 pais responsável pela turma que estão sempre disponíveis por telefone ou mail para resolver questões ocorridas dentro da escola e ainda é possível fazer a denúncia na secretaria de educação quando não há resposta eficaz da escola. Não estou banalizando estes relatos mas não é possível fazer juízo de valores apenas baseado nele. O problema de muitas pessoas é que reclamam no local errado.
Pois, por saber de tudo isso. A primeira coisa que fiz foi informar a diretora de turma e a mãe representante. Identifiquei-me na entrada da escola e só entrei quando a dona me autorizou, podes imaginar meu estado de choque quando fui surpreendida com um funcionário da escola aos gritos: Ponham-se daqui pra fora! A empurrar-nos a mim e ao meu marido? Quer saber da história toda em detalhes que não são possíveis numa matéria? Podes sempre enviar me mensagem @crisazen
jà nào existem reguas à muinto ano e se lebare algumas nào fazia mal nenhum vem muinto filho de muinta màe esta gente nào abitam em portugal e nào deicham o pais tranquilo cuidado com estes evangelicos nào batem vem da cabeça
😂😂😂😂 dá vontade de rir com estes canais brasileiros agora eu percebo como os brasileiros são educados e desenformados e de onde vem tanto ódio contra os portugueses … Uol devia-se preocupar pelas crianças que andam pelas ruas do Brasil que não frequentam as escolas, que são obrigados pelos pais a vender rebuçados (balinhas) pelas ruas e ninguém olha por elas muitos passam frio não tem um lar para dormir mas não vem falar de Portugal. Quando é que o Brasil terá um sistema educativo como Portugal nem daqui a 50 anos chega a ser ridículo o que estes jornalistas brasileiros falam das escolas portuguesas Em Portugal as crianças são obrigados a ir à escola até completarem 18 anos de idade ninguém sai antes … Esta notícia feita desta maneira e tendenciosa só mostra uma parte é típico dos brasileiros quando há problemas só mostram a parte dos brasileiros… Escaramuças e buling entre crianças nas escolas sempre ouve Claro que é preciso estar atento Evitar mas isso acontece entre alunos portugueses levar isso para xenofobia racismo preconceito é um exagero até porque não estudam só brasileiros em Portugal tem muitos africanos e europeus nunca se queixaram de nada … Essa senhora pensava que berrava com toda a gente e queria ter razão os professores e os dirigentes tratam todos por igual seja filhos de rico ou de pobre não cá mimimis …
Fica um alerta para os que pensam em morar em Portugal. Nas escolas publicas daqui do Brasil a violência não vem de professores e sim de alunos contra alunos e alunos contra professores. A violência é errado em qualquer lugar e vindo de qualquer pessoa, principalmente de adultos que tem mais vivência/experiência e necessário ter inteligência emocional. O fato das escolas públicas aqui no Brasil não reprovarem mais os alunos, fez com que eles perdessem o respeito pelos professores. Onde ja se viu reprovar apenas por falta?! Um absurdo! Surreal
Andei em escolas públicas e nunca vi nenhum professor a bater em nenhum aluno. O problema dos brasileiros é acharem que podem fazer o que querem e depois fazem-se de vítimas
muitos portugueses tem o mesmo costume previsível,quando reinvindicamos ser melhor tratado,dizem que somos muito sensíveis,o pior,muitas vezes homens grandes tem de ouvir isso de anões,porém,se vão ao Brasil já não agem assim,são animais territorialistas,fazem isso porque se sentem seguros pelo bando,muitos também gostam de se referir a brasileiro como brasileiro de merda no ambiente de trabalho e isso já ouvi de gente de Bangladesh
As escolas em Portugal até podem não prestar mas a prova que este video é a mesma xenofobia do costume contra os Portugueses está em defender uma mãe que simplesmente arriscou perder a tutela legal de uma filha, sem investigar mais a fundo o que isso significa em Portugal. Em Portugal os pais são responsbilizados pelo bem-estar dos seus filhos e podem perder a sua tutela quando eles são maus pais. Ou seja, a cartinha que uma das mães recebeu indicia que estamos perante uma pessoa que não sabe ser mãe e culpa o sistema educativo Português por ele não o permitir. Este tipo de mau jornalismo, aliás típico do Brasil, apenas tenta incitar ódio contra os Portugueses e Portugal. Já é antigo este ódio e continua. Pode haver más escolas em Portugal mas quando uma mãe procura "espiritualidade" nas existentes em Portugal, diz tudo sobre o jornalismo da UOL, o tipo de queixosos e o tipo de gente desiquilibrada que se verifica nesta reportagem. Talvez seja altura do Estado Português processar maus jornalistas no Brasil por incitar o ódio contra os Portugueses.
Vosso comentário evidência escancaradamente a vossa cultura. Infelizmente, ainda não estás preparado pra uma conversa dessas
Рік тому+2
Sim, meu relato foi um recorte do que me aconteceu, e sim vim para uma escola mais espiritualizada e humanizada, se o senhor quiser buscar chama-se pedagogia Waldorf. Foram 10 incansáveis dias buscando vaga em outra escola para minha filha, pois na reunião de apresentação da escola que não a levei a professora foi extremamente grosseira, insensível e prometeu tirar o recreio de quem não se portasse bem. Fui buscar minha filha a chorar num canto de um pátio enorme, onde estava abandonada, sem ninguém a olhar. Foram 10 dias de terror com as funcionárias do agrupamento escolar a me fazer ameaças se eu não levasse minha filha na escola com aquele professora que eu não podia nem pensar em deixar minha filha com paz no coração. Não desvalorize a dor do outro, você não sabe o que ele passou. E sim, não vejo espiritualidade na grande parte das escolas em Portugal, infelizmente.
Que comentário ridícula! Conheço mães portuguesas que falam palavrões aos filhos, são-lhe talas no rosto no meio de um restaurante e continuam sendo “ótimas mães” perante os olhos dos portugueses e da CPCJ. Isso é uma máfia
deixa-os fazer este tipo de reportagens: o objectivo é cortar raízes, fomentar ódio e vitimização no já vitimista e imbecilizado povo brasileiro...para nós acaba por ser bom, assim menos zucas com atraso civilizacional imigram para cá
É só não ir. A quantidade de brasileiros que dão problema em Portugal é desproporcional... A UOL poderia fazer uma reportagem aqui no Itamaraty na Divisão de Assistência Consular.
O que é contado aqui é totalmente impossível numa escola portuguesa. Estas pessoas estão ou a mentir por razões pessoais ou foram pagas pela UOL, uma conhecida organização com interesses obscuros, no sentido de over uma qualquer campanha contra a imigração para Portugal ou mesmo contra o país.
O vosso comentário fala muito mais sobre si do que sobre as famílias vítimas na matéria. Uma sociedade que ignora os seus problemas está fada a repetí-los. Não diminua a dor de ninguém, se nunca passou por isso ou viu de perto algo parecido não venha dizer que a vítima está mentindo. Empatia mais empatia por favor
Рік тому+5
Puxa vida não sei em qual planeta você vive. Eu trouxe apenas um recorte de um relato que vivi e sofri de verdade, não haveria porque mentir. Sou cidadã portuguesa, investi dinheiro de anos trabalhando no Brasil em Portugal para buscar uma vida melhor , com uma educação melhor, mas encontrei muitas más experiências e muita xenofobia totalmente gratuita, infelizmente. Ninguém muda de pais e volta porque está feliz. Portugal é mesmo um país lindo, mas para visitar.
Sério????? Minha filha tratou de depressao por sofrer absurdos numa “escola portuguesa”. Não fale sobre o que não conhece! Queimaram a boca da filha da minha vizinha obrigando a criança a tomar a sopa (hábito que as crianças brasileiras não possuem)
@@PortugaldaFamiliaAzen O disco está riscado e a resposta é sempre igual, menos nos videozinhos que a família faz, que devem ser para enganar os compatriotas, porque lá é só maravilhas e vida boa.
Que horror cara , morei em Portugal por 3 anos e meio e foi um filme de terror na minha vida. Graças a Deus hoje eu não moro mais lá e não quero voltar nem de férias.
Povo mimizento,Brasil 😂é melhor não é😂😂😂😂😂😂😂. Povo fingidos,fazendo de vitimas 🙄 e exagerando demais. Além do mais ninguém vos chamou em Portugal,foram puramente iludidos pelos influenciadores digitais,agora pen ajudas neles😂 Têm voos todos os dias de volta,parem is de falar mal se n estão bem baza e pronto
Quantos alunos ASSASSINADOS a TIRO numa escola em PT? Nenhum...Quantos no Brasil, só este ano??😂😂😂 Vocês são uma anedota...mas sim, continuem...quanto mais estas news, menos vêm para cá 😂😂😂😂
Venham para onde eu estou na Áustria. Á 14 anos que sou tratado como imigrante . Tenho a opção de voltar para Portugal mas integrei me na sociedade e cultura deste país maravilhoso.
COM TODO RESPEITO GOSTARIA DE DIZER QUE, AS VEZES PRECISAMOS PASSAR POR CERTAS COISAS PARA VALORIZAR O QUE, JA TINHAMOS... PORTUGAL É O PAÍS MAIS POBRE DA EUROPA OU UM DOS PRIMEIROS MAIS POBRES, O BRASIL É RICO E SE TRABALHAR AQUI COMO SE TRABALHA COM RESPEITO NO EXTERIOR AQUI SE CONSEGUE TUDO E MUITO MAIS! DEUS ABENÇOE A TODOS 🙏
4 anos de Portugal e nem eu, nem minha família, nunca sofremos absolutamente nada disso. Por vezes parece que vivo em outra Portugal. É um bocado difícil não questionar o comportamento dos ditos alunos. Mas bem, se os professores estiverem errados, espero que sejam punidos
O UOL é xenófobo e está numa campanha contra os Portugueses. Nós já estamos habituados a este ódio a Portugal por parte das elites corruptas do Brasil. Em Portugal existem organismos legais, independentes do sistema de ensino, para garantir que o racismo e a xenofobia sejam combatidas. Os pais não recorreram a eles? A resposta está numa coisa que uma das mães disse que iria voltar ao Brasil para procurar: "espiritualidade". Isso denota que são Bolsonaristas que julgavam que iam em Portugal encontrar as mesmas escolas religiosas em vez de públicas, do Brasil.
4 anos em Portugal e ainda continua a creditar na infantilidade e imbecilidade dos seus conterrâneos? Fique mais 4 anos e vai ver que vai sair daqui uma pessoa adulta.
@@WesllyMartins1 As piadas de Portugueses? Ou as piadas sobre portugueses? As piadas sobre portugueses claro que não foram criadas ao acaso, afinal os portugueses apenas sabem dizer pois pois, não tomam banho, chamam-se todos Joaquim ou Manuel, não tomam banho, trabalham todos em padarias, são burros e as portuguesas têm bigode. Já ando a fazer mealheiro para devolver a parcela que me compete no que respeita ao ouro que nós roubamos aos brasileiros. Por mais que insista não vamos é devolver o vosso cérebro.
Brasileiras largadas, folgadas e acostumadas com a xxxx do nosso sistema educacional. Quando chegam em um lugar sério, passam a vomitar suas imbecilidades. como brasileiro me dá vergonha este tipo de gente lá em Portugal nos humilhando. Mulheres idiotas.
Meus queridos não estão bem voltam para o Brasil. Aqui as coisas são diferentes pra os professores e ao inferneros e médico e polícia. Muitos deles cometem até o soicidio 😢
Há brasileiros e brasileiros. O fato de alguns serem inconvenientes e sem noção, não quer dizer que vários outros não são exemplares. E , mais ainda! Se o povo quer despejar sua insatisfação e grosseria, que o faça para cima de seu próprio governo , que é quem aceita e até incentiva tal "invasão". Isso que essas pessoas fazem é pura grosseria e estupidez! Elas deveriam, MESMO, é se preocupar com a invasão islâmica, povo de crenças e costumes totalmente diferentes que realmente quer invadir e dominar.. Portugueses, como esses estúpidos, serão , ( infelizmente) em poucos anos, saudosos dessa "invasão" brasileira...
Lá em portugal criancinha mal educada apanha na escola e dos professores sim, se faltar ao respeito, apanha tbm, se nao respeitar o colequinha apanha tbm , eu sinceramente acho que ja que os país tratam os filhos como princesas alguem tem que fazer o contraponto, ou pelo menos fazer a princesa entender que não tá em casa nem pode se comportar como se comporta em casa... Aprendem a viver em sociedade sim
Aos que dizem que os relatos são mentirosos, eu só tenho a dizer uma coisa: felizes de vocês que não conheceram esse lado da vida e esse lado de alguns portugueses. Posso dar o meu depoimento e não tenho razão para inventá-lo. Eu vim para Portugal em dezembro de 2018 e no início de 2019, minha filha entrou em uma escola pública portuguesa. Uma menina linda, extremamente educada, estudiosa, meiga e que respeita a todos (tanto que nas reuniões de pais, por várias vezes ela foi dada como exemplo de educação e comportamento)… não demorou cinco meses para eu começar a perceber mudanças nela. Era uma menina alegre, brincalhona, etc.. uma menina de apenas 12 anos…tentei conversar e ela sempre dizia que estava tudo bem… mas foi ficando cada vez mais calada, não queria sair de casa para passeio algum, tinha crises de chora e estava claramente com sinais de depressão. Achávamos que fosse pela mudança de país, pelos amigos que ficaram para trás.. até que um dia, às seis da manhã, acordo com o choro dela… era um choro desesperado.. de dor… um choro que mais parecia um grito… quando entrei no quarto, ela estava deitada no chão do quarto e havia rasgado todos os livros, cadernos e destruído todos os materiais escolares… ela chorava e falava:”eu odeio essa escola, odeio essas pessoas, odeio esse país… eu odeiooooo” Tentamos acalma-la e ela, acho que por já não suportar mais, começou a relatar dezenas de situações de bullying que vinha sofrendo na escola; coisas muito, muito graves. Procurei a escola, expus tudo e a resposta que tive foi:”esses miúdos inventam muita coisa. Não se pode levar a sério assim o que dizem”. Eu fiquei chocada!!! Disse para as pessoas que estavam na reunião:”eu não sei quem são os miúdos que vocês formaram é que conhecem, mas conhece o ser humano que eu eduquei.. com amor e com VALORES. Uma adolescente que jamais seria capaz de mentir pra mim é muito menos de inventar situações tão graves e de acusar levianamente quem quer que seja”… nada resolveu…para eles, a mentirosa era minha filha… bem como muitos aqui estão comentando dizendo que ia depoimentos são mentirosos. Não deslegitimem a dor do outro… Resultado: tive que voltar imediatamente para o Brasil com minha filha, para que tivesse um ambiente escolar mais saudável e para que pudesse ter acesso a tratamento adequado para superar os traumas… vez que em Portugal o acesso a esse tipo de tratamento é praticamente impossível. Consequências? Minha filha se tornou uma adolescente extremamente introvertida, anti-social, tem medo de pessoas desconhecidas e de ambientes escolares até hoje…. As marcas são pra sempre, infelizmente. Em março deste ano, ela voltou para Portugal conosco e está em uma escola… com ela ainda não se passou nada, até porque no início do ano, na reunião de pais, eu alertei logo: “digam aos filhos de vocês que se quiserem fazer alguma “brincadeira “ desrespeitosa ou preconceituosa com alguém, que não seja com a minha filha. Peçam para que gravem muito bem o nome dela. Porque se algo acontecer, não será aqui que irei resolver. Eu contratarei um advogado e vamos resolver na polícia e na justiça “. Graças a Deus, ela tem feito algumas amizades (mesmo poucas) e interage um pouco com algumas dessas meninas.. mas sempre com medo e insegura.. e ela relata que os professores chamam alguns alunos de burros.. mandam que eles comam relva (grama)… dentre outros absurdos.. e sim, ainda tem muitos professores que são taoas na cabeça e no pescoço de alunos. Os educadores são extremamente despreparados.
Sinta-se abraçada! Gratidão pelo seu depoimento, eu lamento muito que vocês tenham passado por isso. Realmente só quem passou entende. Quanta gente má! Que cultura má! A que preço os brasileiros estão realizando o sonho de morar em Portugal 🇵🇹? A que preço?
… um preço que não paga nada disto… por isso estou me organizando para ir para um país com pessoas menos preconceituosas e escolas com educadores mais bem preparados. Até porque, o ensino também é fraquíssimo… passam mais tempo sem aula que com aula. Não indico a ninguém
Sou professor e na escola onde trabalho nunca vi discriminação contra os miudos estrangeiros. Isto é uma mentira vergonhosa. Pegam em casos pontuais e generalizam
Não entendo, a maioria das pessoas que tem canal no youtube dizem que a escola em Portugal é do melhor, e que as crianças são mais bem tratas do que no Brasil, as condições e o nível de ensino da 10 a 0 ao Brasil, as reportagens trazem isto que parecem pessoas escolhidas a dedo para passar esta experiência de terror, eu na primaria também levei de régua de madeira nas mãos e era com força, com isso eu aprendi a respeitar quem tinha de respeitar, os miúdos de hoje estão a ser criados como flocos de neve, em relação a macaco e brasileiro do ******** aposto que eram trocas de palavras entre miudos da escola não acredito que professores tratem assim os miúdos, as crianças não sabem o que dizem aprendem e arrependem se, no meu tempo o gordo era gordo e o fraco era fraco e sabem que mais o fraco tornou-se forte e o gordo ou deixou de ser gordo ou continuou gordo mas feliz, é preciso aguentar para tornar mais forte... E o + importante quem está mal, muda-se.
Lugar tranquilo, pacato... E o reino de Portugal não decepciona. Desde 1500 mantendo o padrão e governabilidade.. SQN As respostas violentas, ataques, grupos revolucionários começam por atitudes assim. Acredito que essas atitudes são reflexo de como a Europa enxerga Portugal. -- todos sabemos que o salário de Portugal é aquém da maioria dos países ocidentais- UE Estudantes, assim que se formam vazam para trabalhar fora de lá. Engenheiro, médico, etc. Consequentemente, falta mão de obra especializada. Ao passo que sobra trabalhadores do setor de serviço. A equação começa por aí. De óbvio, os país reclamam em casa que não consegue emprego pq os brasileiros -- que estão chegando " por vezes se submetem a salários menores ( o que é racional) . O filho vendo a raiva do seu genitor, descarrega na escola. Além disso, tem uma Alta probabilidade que o esposo/ esposa dos professores também estejam sem emprego e raivosos. O efeito cascata piora quando o diretor percebe que seus funcionários estão caindo de qualidade e acaba fazendo vista grossa porque sente na pele que seu filho perdeu a vaga para um brasileiro. Fica estressado e vai ao shopping tomar um suco e logo percebe o sotaque brasileiro do atendente.. Be continue.....
Brasileiras largadas, folgadas e acostumadas com a xxxx do nosso sistema educacional. Quando chegam em um lugar sério, passam a vomitar suas imbecilidades. como brasileiro me dá vergonha este tipo de gente lá em Portugal nos humilhando. Mulheres idiotas.
Primeiro que nós brasileiros éramos os portugueses nas Américas. Lutamos juntos e vencemos os muçulmanos. E o Rio foi a capital do Reino Português. Nossos irmãos, primos e avós portugueses moldaram e formaram uma Nação. E foi por uma família portuguesa que em 1822 foi criado o Brasil. Só um completo idiota fala o que vc diz. Esta gente de baixa auto estima e principalmente sem educação é tudo folgado e aí vai para canalzinho de extrema esquerda mentir e falar merda. Bando de imbecis.
EU E MINGA ESPOSA TEMOS UMA FILHA ÚNICA. MINHA ESPOSA É FILHA DE PORTUGUES EU SOU FILHO DE ITALIANOS TIVEMOS NOSSA FILHA NO BRASIL NOSSA FILHA TEM CIDADANIA BRASILEIRA E CANADENSE, O CANADÁ RECEBEU NOSSA FILHO MARAVILHOSAMENTE E DEPOIS NOSSO NETO ENFIM, TEMOS QUE RESPEITAR UNS AOS OUTROS. JÁ ASSISTI VÍDEOS VERÍDICOS DE PORTUGUÊS Denegrindo BRASILEIROS POR QUE EXISTE SIM PRECONCEITO E RACISMO DE ALGUNS PORTUGUÊSES MAS NÃO TODOS...O BRASIL FOI DESCOBERTO PELOS PORTUGUESES DEPOIS DE USUFRUÍREM DE TUDO DE MELHOR DA TERRA OURO PRATA ETC VOLTARAM A PORTUGAL E, LEVOU CRIMINOSOS PORTUGUÊS PARA HABITAR O BRASIL DAI, SE DEU TUDO QUE É HOJE...MAS O Brasil É MARAVILHOSO É RECEPTIVO A TODOS OS ESTRANGEIROS QUANTO A CRIMINALIDADE AGRADECEMOS AOS PORTUGUESES DESBRAVADORES QUE LEVARAM PARA O BRASIL SEUS IRMÃOS CRIMINOSOS, MAS TUDO BEM OBRIGADO VAMOS VIVENDO...
Lógico que agir da mesma formas com os portugueses que vivem aqui não é a atitude correta, mas, depois desses depoimentos, dá uma vontadezinha de retaliar.... uma forma civilizada de fazer isso é não comprar produtos de origem portuguesa, suspender quaisquer acordos comerciais com Portugal até que o governo local se posicione.
Isso é bastante profundo, eu também já há bastante tempo que defendo que os portugueses não devem alugar casa nem dar trabalho aos brasileiros em Portugal como forma de nos livrarmos desta epidemia de imbecis. Sim imbecis, porque só imbecis aceitam o que é dito neste vídeo como sendo a verdade.
Santa Catarina é o Estado brasileiro recordista em registro de casos de injúria racial. Em relação à etnia, em Santa Catarina, com uma maioria de germanicos, o gráfico retrata que 89,39% dos respondentes são brancos, 7,22% são pardos e 1,81% são negros. Há um percentual reduzido de indígenas (0,23%) e amarelos (0,23%), ou seja, um respondente de cada. Verifica-se desde logo a confirmação legal de um Estado Apartheid, uma vez que no Brasil a população branca ronda os 50% e não os 90% deste estado, principalmente desde que centenas de milhares de nazis alemães se estabeleceram em Santa Catarina, após a derrota da Alemanha na segunda guerra mundial. A própria Câmara de Vereadores de Blumenau rejeitou, o projeto de lei que vedava a contratação de pessoas condenadas pelos crimes de racismo e injúria racial em cargos comissionados do serviço público municipal. Apesar do Racismo ser crime no Brasil desde a Constituição de 1988. Foi regulamentado em lei, que prevê pena de prisão. Integrantes de um grupo que defende “superioridade e pureza racial” em SC são muito mais do que uma associação de mau gosto. São criminosos. Em Santa Catarina existem pelo menos 69 células do Ku Klux Klan. Entre estes grupos há três que se identificam como seções locais da Ku Klux Klan. Destes, dois estão em Blumenau. Blumenau recebeu destaque nacional por racismo. Blumenau é uma cidade do Vale do Itajaí, estado de Santa Catarina, região Sul do Brasil, a 130 km (81 milhas) da capital do estado, Florianópolis. A cidade foi fundada pelo químico e farmacêutico alemão Hermann Blumenau (1819-1899), que chegou de barco pelo rio Itajaí-Açu acompanhado de outros dezessete alemães, e ainda celebra sua herança alemã, incluindo a segunda maior Oktoberfest do mundo . Santa Catarina é recordista quando o tema é injúria racial. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2021, o Estado teve o maior registro de casos no Brasil, com 2.865 violências - uma média de 7,8 registros diários. De agosto de 2018 a agosto deste ano, por exemplo, 133 casos de injúria racial chegaram ao Poder Judiciário catarinense (PJSC). Neste mesmo período, apenas 122 pessoas foram condenadas pelo crime. Por isso o mundo assistiu no fim das ultimas eleiçoes brasileiras, inumeras pessoas de ascendencia alemã a fazer a saudação nazi, em frente às camaras. Não venham depois os alemães dizerem que controlaram o nazismo, porque o fundamentalismo germanico está vivo e à espera de rebentar e com ele rebentar a Alemanha pela terceira vez consecutiva em menos de 100 anos. Que o diga Lula da Silva na reuniao com o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, que está a reorganizar radicalmente a liderança da Bundeswehr, Exército alemão.
A Sra. Zen é bem conhecida em Portugal na cidade de Braga, teve problemas com toda a gente, todos os seus vizinhos do prédio não lhe falavam e não era por ser brasileira, era mesmo por a família Zen não respeitar nada nem ninguém. Isto é um facto. A Sra. Zen andou anos a falar muito bem de Portugal no seu canal de UA-cam, no entanto quando começou a ter problemas com a Polícia de Segurança Pública começou a denegrir Portugal. Já falou mal das leis de Portugal, da Polícia, dos vizinhos, das escolas... enfim, já ninguém a leva a sério. Uma fala barato. Em relação à outra senhora, não conheço a sua história, pode ter tido azar com as pessoas com que se cruzou na sua vida em Portugal, mas os episódios que contam dos professores baterem nas crianças, vão me desculpar mas são mentiras, pois esse tipo de educação foi banido em Portugal nos anos 90 e desde então os professores que o fizerem são punidos e perdem o seu trabalho, para serem despedidos basta haver uma denuncia e serem provados tais acontecimentos, algo que não aconteceu, ninguém apresentou queixa ou provas de tais acontecimentos. Esta forma de estar de denegrir algo ou alguém sem provas é bem conhecido em Portugal e muito usado por brasileiros que se metem em problemas em Portugal. É a vida, mas cuidado a quem dá voz a esta gente, Portugal é um país onde actualmente vivem pessoas de mais de 150 nacionalidades e só de ouvem os brasileiros a se queixarem de xenofobia e racismo! De facto algo se passa, mas cada vez fica mais evidente que o problema está muito mais nos brasileiros que nos portugueses, pois as restantes pessoas de dezenas de nacionalidades diferentes não relatam estes problemas, bem pelo contrário, falam muito bem de Portugal e do povo português. Eu pessoalmente conheço muitos brasileiros em Portugal e não tenho problemas com nenhum, apesar de que por norma os brasileiros pouco ou nada se juntam aos portugueses, os brasileiros por norma só socializam entre brasileiros o que acaba por dificultar muito a sua integração em Portugal e na cultura portuguesa. Enfim, penso que este tipo de conteúdos em nada ajuda para construir um presente e futuro risonho entre portugueses e brasileiros. Nos dias de hoje quando se fazem acusações têm de se apresentar provas... sem provas estas palavras valem ZERO, ainda para mais com a história bem conhecia da Sra. Zen, uma mulher que recebeu mesmo criticas violentas de brasileiros a viver em Portugal que a conheciam e a criticavam pela sua postura sem educação e depois com numa constante atitude de se passar por vitima. Um grande abraço a todos.
Bem típico esse tipo de comentário. Sim! É verdade que cheguei cheia de sonhos e compartilhei todas as realizações minha e da minha família. Dizer que não respeitamos nada nem ninguém? Parece me mesmo bem natural tentar calar as vítimas e duvidar de denúncias. Não vão me calar! Tens todo o direito de não acreditar em nada que eu já cansei de relatar, entretanto não tens o direito de acusar-me de nada! Enfim, fique bem e torço pela vossa evolução, vossos comentários falam mais sobre si do que sobre mim
Sobre provas? Eu tenho todas: processos, e-mails, vídeos, fotos, até o IP das máquinas que partem mensagens como a vossa eu guardo e tenho acesso pra provar tudo que eu tenho a coragem de denunciar. Tenho vídeos da minha vizinha a xingar me, tenho carta dela a ameaçar-me! Tenho vídeos da porteira a dizer pra outra moradora na portaria do prédio que eu era a brasileira puta… uma infinidade de provas. Toda a violência na escola relatada no livro de reclamações, denúncia/ queixa crime contra a escola na psp. Minha vida é um livro aberto na internet! Não escondo nada e posso provar tudo @crisazen
@@PortugaldaFamiliaAzen Claro que respeitam. Ainda me lembro daquela vez em que os vizinhos fizeram queixa por EXCESSO DE RUÍDO porque coitadinhos tinham ficado sozinhos em casa para "NAMORAR". Como se alguém estivesse interessado em ouvir esse tipo de ruídos. Vai-te catar de uma vez por todas, não existe maneira de saíres do mapa de todo?
O brasileiro médio é racista no Brasil e reclama de xenofobia em Portugal? Vocês estão "em casa", amiguinhos. Continuem na terra dos "irmãos patrícios"
@@LeonardoCosta-ro9ye E um montão de brasileiros não são xenófobos contra nordestinos? Não são racistas com negros? Chega de "mimimi".... Vão ficar chorando até quando??? Continuem sendo tratados como ratos na terra dos "irmãos" portugueses, SEM CHORAR. SEM MIMIMI....
Confira o podcast UOL Prime sobre xenofobia em Portugal:
ua-cam.com/video/-zjUN8vEPFg/v-deo.htmlsi=-gOm9BFWZ6ZL7FDi
A reportagem completa de UOL Prime você confere aqui: tab.uol.com.br/noticias/redacao/2023/11/01/os-castigos-e-maus-tratos-a-brasileiros-nas-escolas-de-portugal.htm
Nada melhor que nossa casa. Vamos cuidar da nossa casa e assim nossa vida se torna mais digna.
Concordo, espero que consigas convencer mais alguns.
👏👏👏👏👏👏👏
Vossa casa... coitados dos Índios
Sem dúvida boa viagem a todos
@@-..._--_--_...- "vaza" tu que estás a viver em terras roubadas, mataram os nativos e roubaram as terras deles , RUA.
Levam caixinha de som para as aulas, fazem barulho, fazem tiktoks, não respeitam ninguém mas as vitimas são os alunos, se abrirem o tiktok de manhã, são mais de 100 lives em salas de aula
Eu sou brasileira, neta de português. Vivo em Portugal há 23 anos. Atualmente quem tem dado problemas nas escolas são as crianças brasileiras e não as portuguesas. Na escola do meu filho, algumas crianças brasileiras são o terror.
O Problema Sempre é o Brasileiro ? Tenho minhas Dúvidas ! ☝🏻🤔
O problema na verdade são dos portugueses sempre , alias , já a muito tempo desde do período da colonização.
boa, alguem precisa falar a verdade! Esse negócio de "xenofobia" que a midia fala é só mais uma narrativa
Vira lata
Na verdade criança é o terror em qualquer lugar... mas descreva o que eles aprontam? Vcs não descrevem, dá a impressão que é racismo mesmo e ponto final...
Olha que bom saber que em Portugal os professores não apanham na cara dos pais e de alunos igual no Brasil. Fui professora 18 anos no Brasil, quando imigrei fiz queståo de mudar de profissao pelos traumas dentro das escolas. E nao foram públicas as particulares foram as piores. Hoje vivendo aqui nos USA minhas amigas de profissao me relatam que a cada dia só piora. Então é bom que estes brasileiros incomodados em nao terem condiçoes de humilhar, bater na cara, perseguir e ameaçar os professores dos seus filhos voltem para o Brasil. Já vão tarde.
As criancas brasileiras näo tem nocäo de respeito aos mais velhos , disciplina e obediência . Tudo comeca em casa Se os próprios pais näo tem educacäo como väo transmiti-la aos filhos ? ( EVIDENTEMNTE NÄO SÄO TODOS OS PAIS ----- QUERO DEIXAR CLARO)
Você não entendeu absolutamente nada do que foi relatado na matéria. Não se trata de educação, mas sim de xenofobia. Educar não é amedrontar. O que os pais ali relataram foi o tratamento xenofóbico que acontece nesse país horrível chamado Portugal. Eles não gostam dos zucas (como chamam os brasileiros) e sim, maltrataram crianças brasileiras nas escolas. Não me venha falar da educação nas escolas dos EUA porque simplesmente se um professor encostar num aluno aí ele vai sair algemado, diferente de Portugal. E só para relembrar estadunidenses também não gostam de brasileiros, não pelo fato dos maus modos de muitos, mas pelo simples fato de que somos país de terceiro mundo. Você não é norte-ameriacana meu bem, é uma brasileira imigrante nos EUA, vai ser sempre assim, na cabeça deles menos até do que o mendigo pedinte das rua de LA
O brasileiro odeia professor tanto que elegeu deputados e vereadores que perseguem professores ao ponto de compara-los a TRAFICANTES, sim professor brasileiro tem este valor na boca de muitos. Entendi tudooo, eu nao falei da educaçao americana falei da Educaçao Brasileira que trabalhei 18 anos, foi muito sofrimento, embora amo lecionar. Troquei de profissao aqui nos USA, trabalho na area de saúde e sinceramente nao pretendo voltar para salas de aula por estes e outros motivos.
@@AuxiliardeEnfermagemnosE-su9oz quanta distorção. Brasileiros elegeram o que? Minha senhora, quanta ignorância. A maioria dos brasileiros são honestos, apoiam os professores. Infelizmente a sua experiência foi ruim. O Brasil tem inúmeros problemas estruturais, agora dizer um absurdo desses? A senhora continua sendo brasileira, jamais será norte-americana, respeite suas origens. A matéria falava sobre xenofobia, a senhora nunca enfrentou xenofobia? Se ainda não, digo-lhe que é questão de tempo até que um paciente peça para ser atendido por uma americana por julgá-la mais capacitada. Xenofobia nada tem haver com gostar ou não dos professores neste caso. São relatos de distinção de tratamento ou a senhora realmente acredita que os portugueses estão felizes com a imigração dos brasileiros? Nem os americanos estão felizes com você aí, pois com certeza na visão deles você está tirando o emprego de um legítimo cidadão estadunidense.
@@AuxiliardeEnfermagemnosE-su9oz tenho certeza que você foi ótima professora no Brasil assim como deve ser uma excelente auxiliar de enfermagem nos USA . Abraço
UOL...façam reportagens sobre os problemas que os brasileiros trazem para Portugal, não sejam parciais, façam jornalismo, tudo o que essas pessoas disseram , a maioria são mentiras, falem com as escolas portuguesas, antes de fazem este tipo de reportagem vão ver que há sempre a outra face da moeda!
OU o vosso objetivo é provocar a discórdia mesmo??
E , o que se esperaria de um jornalismo como este ? Zero surpresa
O problema de Portugal são os portugueses, vamos dominar vosso país
O estranho comportamento de alguns portugueses: Falou mal de Portugal 🇵🇹? É tudo mentira! 😂😂😂 ingênuos pra não dizer que muitos português sofrem de um nacionalismo cego e burro por terem sido doutrinados desde o Salazarismo. Uma pena!
Ah claro né ? E qual que é a outra moeda que justifica isso tudo ? Você acha que tem algo que justifique racismo? Bem se vê pelos comentários dos portugueses o puro suco de xenofobia que tem aí
@@priscilademello4450, que não viesse a XENOFOBIA para a conversa. Até porque no Brasil não existe XENOFOBIA, nem PRECONCEITO, é só em Portugal
Deve dizer quem provoca a violência, as escolas não educam crianças, passam conhecimento. Querem que os portugueses se adaptem aos vossos costumes, tanto nas escolas como na vida civil
. A violência nas escolas portuguesas é tanta, gostava de saber quantos alunos foram mortos?Sou portuguesa já fui maltratada por brasileiros porque não percebi o que dizem. Em Roma sê romano.
Agradeço a colaboração que brasileiros e outros estão a dar ao meu país. Pelo que me apecebo alguns brasileiros dizem mal de todos os países para onde vão
eu já vi a praga zuca a dizer mal no yt dos seguintes povos/países/economias: Portugal, espanha, frança, alemanha, irlanda, inglaterra, eua, canadá, bélgica, itália, noruega, japão
@@malgueira10única praga aqui é vc amigão seus compatriotas vieram a meu país fugindo de Salazar lembra? Buscando refúgio é trabalho
@@Davi-ce2xf remeto-te para o meu assertivo comentário anterior
@@malgueira10 não tenho interesse ✌🏻
@@Davi-ce2xf interioriza-o e deixa de ser patético
É mentira que nas escolas portuguesas os professores pratiquem violência sobre os alunos, pelo contrário, nas escolas portuguesas pratica se a disciplina o cumprimento de regras que muitos pais brasileiros não compreendem nem aceitam. Nas escolas portuguesas nós professores queremos jovens autosuficientes independentes que saibam gerir a sua vida quando adultos. Haverá violência entre alunos, talvez, mas isso é assunto que é de sempre em todos os países. Em Portugal a educação não é para criar jovens fracos que se vitimizam super protegidos pelos pais. Em Portugal a educação é para formar homens e mulheres com futuro!
Esta gente é de uma ingratidão sem fim.
@@yoda_zen os teóricos que menciona não defendem o delírio educativo. A didática do ensino em Portugal coincide em grande medida com os princípios de Montessori.
Muito bem dito.
Os brasileiros devem ser masoquistas, porque não voltam para o Brasil? Lá está tão bom.... Lá não há violência. E as leis daqui não se adaptam aos brasileiros que não sabem cumprir regras.
Agredir faz parte das regras do teu país mermao ?
@@LeonardoCosta-ro9ye Até porque isso não é verdade, há muitos anos que não se bate nem se castiga na escola, eu fui professora, tive filhos e netos e nunca nenhum professor maltratou os meus, eu própria dizia ao professor se ele for mal educado tem a minha autorização ara os castigar, isso é só complexo de inferioridade e falta de educação. Agora entre as crianças a história é outra, o que dá a entender o vídeo é que aqui nas escola os professores batem e castigam os alunos
@@olgaveloso5648 a mulher tava falando de bullyng
Uol deveria fazer vídeo sobre as violências que os professores sofrem no Brasil. Eu também nao desejo isto, para ninguém.
Isso não justifica a xenofobia contra criaças brasileiras. NOJO😢
Verdade! Interesse em ouvir as professoras brasileiras seria grande. Óbvio que não justifica essa de portugal, são coisas distintas
@@mariacli2938infelizmente as boas pagam pelas más já houvi de outros brasileiros que lá vivem a respeito de alguns comportamentos de outros brasileiros então é lamentável também
Resultado temos de ser xenofobicos com os Brasileiros nas escolas ! Assim eles vão embora !
Uma montanha de Mentiras....
Que vergonha!
Essas escolas do medo e do castigo é mesmo aqui em Portugal aonde vivo há mais de 20anos e com filhos na escola? Sei que acontece algumas situações entre os colegas, e claro que muitas escolas estão esforço para melhorar,agora professores que bate em alunos? Que canal é este?
Brasileiras largadas, folgadas e acostumadas com a xxxx do nosso sistema educacional. Quando chegam em um lugar sério, passam a vomitar suas imbecilidades. como brasileiro me dá vergonha este tipo de gente lá em Portugal nos humilhando. Mulheres idiotas.
A senhora da família AZEM retirou a filha da escola para poder passar ferias no Brasil . isso em Portugal se não tiver uma justificação muito forte consiste em crime contra a criança por faltar com os deveres de pais .
Os pais ou encarregados de educação são responsáveis pelos deveres dos seus filhos e educandos, em especial quanto à assiduidade, pontualidade e disciplina.
Isso realmente aconteceu, ela justificou era na pandemia. Atrapalha bastante a criança, mas o caso específico foi ameaças q a filha recebeu no sábado pelo celular onde a gangue dizia que iria espanca-lá na escola. Foi tudo gravado, ela colocou áudio na mídia. A escola se recusou a receber os país, e chamaram a policia e ainda denunciaram a CPCJ " onde existe um costume de tirar a guarda dos pais por qualquer motivo. Não querendo enfrentar processo judicial e colocar a filha em risco, retornou ao Brasil e o processo foi arquivado.
Çei
@@carlaadriana8877 Tb çei kkkkk
Claro que a pandemia dá muitas desculpas @@guaracymendes1215
Ainda há quem pense que em Portugal é como no Brasil. Não é. No fundo, fugiu para o Brasil porque poderia perder a tutela da criança. Por ser uma má mãe.
@@guaracymendes1215 CPCJ " tem o costume de tirar a guarda dos pais por qualquer motivo? A sério amiga imbecil? Eu criei três filhos e nenhum me foi retirado nem conheço ninguém a quem tenham sido. Os brasileiros em geral são débeis mentais de nascença ou é uma coisa resultante da governança do MINTO?
Nem tanto a violência das escolas portuguesas, nem tampouco a verdadeira bagunça que são as escolas brasileiras, onde também há violência, disseminação de drogas e até prostituição, com os alunos tendo "liberdade" de fazer que querem além de ameaçarem professores e direção. Os resultados da educação no Brasil são péssimos, isso pode explicar muita coisa.
Quem disse que em Portugal não tem prostituição e drogas na escola ? A diferença é que a droga é permitida
Estamos percebendo quem são os primitivos. Se preocupam tanto em apontar os problemas do Brasil e dos brasileiros, que mal percebem o quão arcaicos, demodês e sem educação que são. Além de covardes e frouxos.
Na escola portuguesa da minha filha crianças de 11anos fumam tranquilamente na porta das escolas, desrespeitam colegas e professores, brigam de porrada, saem da escola e vão beber vodka com fanta nas praças… e rebolam funk até o chão… tão quanto as meninas que vemos nos vídeos de favelas do Brasil… o povo se ilude que Portugal é um país de santos e que os brasileiros que vieram desvirtuar tudo. Eu impeço minha filha de conviver com os jovens portugueses (com raras exceções).. a maioria fala palavrões, praticam bullying, caem de bebados e fumam.. quero distância
@@rilaneoliveira4897 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏Sem contar a perversidade.
@@rilaneoliveira4897 tive que tirar um print do teu comentário inacreditável 😂
Então na escola da tua filha, as crianças de onze anos fumam à porta, bebem vodka e dançam funk??
Epá, tens de nos dizer onde fica essa escola!! Assim matas dois coelhos com uma cajadada, provas aos incrédulos tugas que estás a dizer a verdade e ainda nos envergonhas a todos.
Deixo aqui a minha promessa solene que se essa escola existir, eu vou correr nu em redor da estátua do Marquês 😅
Eu chorei vendo a matéria, porque a dor de todos no vídeo é a minha dor. Gratidão a todos envolvidos na matéria, realmente não são casos isolados. Obrigada por darem voz a esse alerta!
A tua credibilidade é zero, todos sabem a pessoa complicada e conflituosa que és! Por algum motivo tiveram medo de ir à CPCJ, quem não deve não teme.
Essa de ir à escola pedir "orientação" e acabar expulsos pela polícia, é dose 😂
@@Quidproquo1143 de verdade, não sabes como eu agradeço o vosso comentário. Adoro quando vocês de mostram na emoção. Vosso comentário e julgamento fala muito mais sobre si do que sobre mim. Desvalidar e tentar “descrediblizar” uma mãe é algo interessante de perceber no vosso comentário
@@PortugaldaFamiliaAzen na verdade, tu é que tentaste descredibilizar a escola, a polícia e a CPCJ.
Também me lembro dos teus problemas com a vizinhança! Todos são maus, só tu é que és apenas uma inocente e angelical criatura...
Tá bem abelha 😏
enganas alguns mas não enganas todos: uma tal de cris azen queria conteúdo para o canal, queria mandar nas regras da escola e até foi de férias para o brasiuuuu do natal ao carnaval😆(em Portugal a escola pára 2 semanas aproximadamente, 2 de janeiro é dia de voltar às aulas) e a filha prima-dona com ensino/acompanhamento à distância sem justificação, conclusão teve de se pôr a andar visto que corria o sério risco de lhe retiraram a filha
@@Quidproquo1143 esta fulana não se deu bem e passa a vida a vomitar ódio, pensava que aqui era tudo dela, foi embora, que leva muitos com ela, pior povo que cai aqui
Eu só leio aqui histórias altamente duvidosas. Há muitos anos que não castigos físicos nas escolas portuguesas, em geral, e a lei é bem rígida com isso, punindo os Professores. É certo que existem problemas no Ensino em Portugal, mas eu gostava de conhecer o Brasileiro.... imagino.... só pelas notícias da criminalidade, posso imaginar ...enfim ... só mentiras, está reportagem, sem referir os factos concretos nem ouvir o outro lado, como fazem nos mídia na Europa ...haja falta de profissionalismo nesta reportagem....
Também existe a pergunta,porque as mídia brasileira,não faz uma reportagem dos que muitos brasileiros fazem em Portugal,como andar em cima dos comboios,fazer barulho nos trens e na praia
Também vindo do Brasil,tudo se pode esperar,elegeram um genocídia e outro ladrão,e ainda andaram quase em guerra civil para ver quem metiam no poder
Pois...logo vi que ai havia estória mal contada....esta gente que se vai fazer de coitadinha tem sempre algum problema por detrás!
😂😂😂
Sim, o sistema educacional brasileiro está a beira de um colapso, se é que já não entreou em um. Entretanto, não baseie a sua opinião sobre um país de dimensões continentais em matérias de televisão sensacionalistas e escrotas como Linha Direta em que mostram 10 assassinos por dia. A mídia brasileira é inimiga de seu povo. Mostram sangue na televisão para contribuir para o medo geral da população, por isso muitos creem viver em uma sociedade violentíssima e julgam buscar uma melhor qualidade de vida na Europa. Eu morei na Inglaterra por 5 anos e te garanto que os europeus vivem muito pior que nós. Inclusive portugueses...salários baixos e custo de vida alto, aluga-se quartos ao invés de casas.
Infelizmente a cultura brasileira (em grande parte) é sim barulhenta e meio ridícula, quanto a isso não discordo nem um pouco, contudo se valer de um pensamento medíocre generalista que acha que somos todos burros e grosseiros é também um movimento de subvalorização dos portugueses por si mesmo, pois são vistos como racistas e retrógrados pelos seus irmãos europeus...no fundo a Europa não é nada demais, somente tem mais dinheiro (alguns países), Portugal é um lindo país, mas pequeno e bem aquém do que já foi (a elite intelectual europeia), a Itália é brega e um tanto quanto triste, vivendo às custas de turismo, como uma velha cheia de maquiagem, a Inglaterra é o país mais triste do mundo, lá só se faz trabalhar e encher a lata...enfim, cada um com seus problemas.
Mas lembre-se de que o Brasil é geograficamente maior que a Europa,logo, se não quiser passar vergonha, entenda que ele não se resume na criminalidade do Rio de janeiro nem na cultura ridícula de Goiás.
É triste falar, mas no Brasil o bullying é de pais e alunos em relação aos professores e colegas. Assim caminha a educação no mundo...
Brasileiras largadas, folgadas e acostumadas com a xxxx do nosso sistema educacional. Quando chegam em um lugar sério, passam a vomitar suas imbecilidades. como brasileiro me dá vergonha este tipo de gente lá em Portugal nos humilhando. Mulheres idiotas.
ISSO É MENTIRA, os professores não agridem os alunos.
Não sei exatamente qual é o objetivo destes vídeos do UOL sobre Portugal, mas se a intenção é acicatar ainda mais os ânimos entre Portugueses e Brasileiros, estão a fazer um ótimo trabalho.
Não se esqueçam é que pode vir a trazer consequências inesperadas, a subida nas sondagens do Chega já é um indicador.
Mas é para isso que eles estão a trabalhar, não vês?
Se o seu filho tevesse ido para o hospital com diarreia a 2 meses e descobrir que era por medo. VC pensaria assim? Se o seu filho (a) tivesse levado tapinhas na boca para parar de chorar com 4 anos. O que VC faria...?
@@maryrocha7487 se estava com diarreia 2 meses e não foste ao médico??....xiiii...bem a criança teria desidratado...que grande tanga!
@@maryrocha7487 vá contar essa treta a outro, os vossos filhos andam na escola com os nossos, assim sendo nós sabemos exatamente como são as escolas e os professores/educadores deles.
Como é óbvio, há uns melhores que outros tal como no Brasil onde até amarram crianças a postes, agora quererem afirmar na nossa cara que as crianças sofrem maus tratos na escola por regra????
Digam essas mentiras nos vossos canais privados, onde passam o tempo a achincalhar os Portugueses, até ajuda a que venham menos, agora não esperem vir para aqui espalhar o vosso preconceito e não levarem resposta.
@@maryrocha7487voltava para o meu país cidade maravilhosa cheia de encantos mil
Aqui no Brasil a violência é bem pior, pois vêm de brasileiros contra brasileiros, por causa da ideologia...
Ki retarda!!! Só podia ser bolsonarista 🤦🤦🤦
Meu filho estudou em Lisboa (ensino médio) e a evolução foi muito grande. Aulas de verdade (português, matemática, física, química). Eles estimulam a leitura de obras literárias e de grandes autores (Dostoiévski, Camões). Mas lá o professor ainda tem autoridade e sim para os padrões brasileiros é um pouco bruto. Aqui é muita brincadeira, ideologia e vitimismo. Obs: autoridade sim e autoritarismo não.
Padrão brasileiro?
Podem ate ter agrecao, mas não é de graça, o peoblema do brasileiro vão para outro país querem fazer a m3sma merdas que fazem no brasil
O curioso é que a educação pública portuguesa, "impiedosa e carrasca", está entre as trinta melhores do mundo, e a brasileira, "tolerante e humanizada", em posições nada elogiosas. E digo isso como brasileira. O que tem que ser entendido é que, às vezes, para impor o respeito, o professor vai usar invariavelmente métodos de educação que obviamente vão desagradar pais mais sensíveis, sobretudo os que mimam os filhos em demasia e os criam em redomas protegidas dos contragostos do mundo, privando-os de um excelente laboratório para a vida que é a escola.
😂😂😂😂😂😂 Tem gente que tenta justificar qualquer coisa
Eu sou brasileira e vivo em Portugal há 23 anos. Na escola do meu filho são os miúdos brasileiros que têm tocado o terror. Meu filho é português e reclama todo dia dos miúdos brasileiros, porque são agressivos e falam muito palavrão. Minha amiga que tem uma filha portuguesa, teve que passar um ano no Brasil por questões familiares. Colocou a filha numa escola adventista, foi uma experiência traumática para a miúda, era bulliyng todos os dias, as crianças muito agressivas e desbocadas. Minha amiga voltou pra Portugal correndo com a filha. Penso que há experiências ruins de ambos os lados. Eu também já tive muitos problemas com vizinhos brasileiros bolsonaristas barulhentos e sem noção. Na academia também teve briga entre brasileiros bolsonaristas.
Brasileiro chega a país mais seguro e estranha que não lhes tolerem a baderneira que fez do brasil aquilo que ele é.
Não tem nada de seguro aí, olha a quantidade de violência doméstica que tem
Eu acho uma grande falta de educação as pessoas irem para outro país e falar mal do país que não é o seu. Essa Cris Azen dizia "Brasil nunca mais"…
Não valem nada, que não venham Portugal agradece
É verdade sim agora só diz mal de Portugal
Pois ela que não volte nunca mais, não queremos traidores da pátria que falam mal do país, Brasil é para os verdadeiros brasileiros ❤️
É interessante perceber tantos portugueses a acompanhar um veículo de comunicação brasileiro 😂😂😂
@@PortugaldaFamiliaAzen espertinha, metemos Portugal no UA-cam e aparece-nos esta pérola, lol
Fica no Bradil que não tem violência
ALERTA professores de Portugal, nao deixem os pais brasileiros baterem nas vossas caras, porque no Brasil professor é comparado a TRAFICANTE, e não sou eu que falo isto, é um deputado em cima de um tribuna dentro da Camara Federal do Brasil. Entao muito cuidado porque eles podem fazer o mesmo que fizeram com os professores brasileiros: reduzir a NADA.
Brasileiras largadas, folgadas e acostumadas com a xxxx do nosso sistema educacional. Quando chegam em um lugar sério, passam a vomitar suas imbecilidades. como brasileiro me dá vergonha este tipo de gente lá em Portugal nos humilhando. Mulheres idiotas.
Pelo amor de Deus estamos falamdo de xenofobia nas escolas lusitanas.
El brasileño destruyó a su país y ahora quiere disfrutar de la casa portuguesa 🙄
nunca fui tão marginalizado em Portugal como fui no Brasil,até os criminosos no Brasil são melhores tratados que os brasileiros honestos que vem apenas para trabalhar,somos alvos de comentários ensinuantes,ofensivos,depreciativos,o tempo todo,nos diminuem,desfazem de nós,desmerecem tudo que fazemos,nos desqualificam em público,zombam de nós,nos remendam,são indecentes,parecem endemoniados,ironizam,se dirigem a nós sempre em tom autoritário,imperativo,impositivo,dando ordens secas,coordenadas e comandos,como um adestrador faz com um cão,está óbvio que trata-se de uma máfia,regime escravagista,regime terrorista,exploratório,enriquecem às custas de mão de obra barata,tráfico humano,só estão contente quando o empregado se sujeita a absurdos,tem o couro arrancado pra eles terem vários carros importados e palácios,e ainda há brasileiros incultos,que são os maiores alvos,que idolatram eles,isso tem que ter um fim,revolução já!!! indianos são sofridos como brasileiros,africanos também,não podemos ficar reféns de maus tratos,tendo nossa auto estima destruída na mão dessa raça escrota !
Realmente será muito difícil que o senhor se possa adaptar a este país ou a qualquer outro. O problema parece ser muito profundo e de certeza que o sistema de saúde não lhe pode dar resposta nenhuma.
Trabalhar de empregado para ´Portugues e Brasileiro é atraso de vida são duas raças de merd ,não é atoa que tiveram a preguiça de trabalhar escravizando os negros da Africa durante 400 anos , a preguiça , ignorancia , retardamento mental de Portugueses e Brasileiros que não investiram no país durante 400 anos , todos os países daquela época já tinha uma universidade mas o Brasil foi deixado de fora , porque só queriam explorar a madeira e o ouro , a burrice foi tanta que nem ivestiram no próprio país deixando milhões de analfabetos e pobres durante o governo de Salazar .Portugal tinha tudo para ser uma potência mundial mas preferiu explorar do que trabalhar ,os tempos passaram e continua a mesma coisa exploram até os próprios portugueses como escravos por isso muitos emigraram para outros paises e não voltam mais..
Nordestinos e nortistas sofrem a mesma coisa no sul e sudeste, isso vivendo dentro do próprio país ,isso que é o mais triste ,um povo sendo mau tratado e sofrendo xenofobia dentro do seu próprio país.
Acho e pouco. Pq não volta pra sua terra?
@@natalialinharesaguiar2983 Certíssima! Minha tia, nordestina, passou o diabo em São Paulo e no Rio. E olha que ela era bonita e educada (formalmente), mas era reconhecida pelo sotaque, que fez questão de nunca deixar... jamais! O Brasil tem que resolver seus problemas internos primeiro para poder falar dos outros. Parabéns pelo comentário tão pertinente! 💐
Isso é em toda Europa, vir trabalhar ok mas se tem crianças pense bem.
Tem brasileiros que insistem na burrice de ir pra la inda, independente do objetivo, tomem vergonha na cara e nao va pra la, vao ser tratados iguais merda la, e a culpa é do proprio brasileiro que fica invadindo Portugal.
Melhor achar gente com mais credibilidade para falar do assunto. Essa sra saiu fugida de Portugal. É dito que quem não deve não teme.
Posso falar por mim. 4 escolas diferentes para meus 3 filhos em Portugal nos últimos 4 anos.
Tivemos 2 experiencias más mas o resto do tempo foi tudo bem. Veja, são 3 filhos, várias escolas de diferentes séries. E vivo cá ainda, feliz da vida.
Deviam procurar gente como eu e não uma Sra dessas que FUGIU de Portugal e que teve experiencia ruim por cá por ela ter passado quase 1 ano no Brasil e querendo que a filha dela estudasse a distância.
Enfim, cada um tem sua experiência para contar e muito dessa experiência vem do seu próprio comportamento.
Aprendam: sempre vãoinventar mentiras a seu respeito quando você tiver a coragem de falar a verdade. Como pode inventar tanta mentira a meu respeito quando eu tenho provas de tudo? Como pode ter a intenção clara de ferir uma mãe que fez tudo corretamente? O pior cego é aquele que não quer ver, mas não adianta. Eu daí fugida de portugal porque estava errada e não porque a escola e CPCJ foram criminosas, né?
@@PortugaldaFamiliaAzen enganas alguns mas não enganas todos, há quem saiba do teu histórico, do teu modus-operandi
@@MrClassicfeverPois, para mim a resposta dessaa pessoa nem aparece por ela ter me bloqueado. Moro na mesma área que ela em Braga, conheço as mesmas pessoas e a fama dela é péssima. Igual a piada do cara que achava que o mundo cheirava a cocô mas na verdade era o próprio bigode que estava sujo. Culpa a tudo e a todos quando na verdade a culpa é dela mesma.
A verdade é que esse pequeno País está no seu limite máximo de tudo seria preciso um novo Governo já...
Os brasileiros querem derrubar o governo português?
Exato, será que nos podem enviar um desses vossos expoentes mundiais do pensamento politico? Um MINTO ou um MOLUSCO para nos governarem?
@@paulolopes3258 senhor Paulo eu vivo em Portugal a 41 anos somos da beira baixa, aqui eu voto no CHEGA e nunca votei em Marcelo ou Costa.
@@jorgesxbass7606 Sr. Jorge, eu vivo no Ribatejo à 59 anos, irei votar no chega quando o Sr. ou alguém, me indicarem qual o país em que um partido semelhante ao CHEGA, teve uma governação com sucesso. Talvez o partido NAZI na Alemanha? Ou o Pinochet n Chile?
@@paulolopes3258 se quiser uma mudança para esse pequeno País terá de eleger um outro Partido que não seja os comunas os Xuxialistas ou o bloco de Esquerda,
Todos os políticos mentem e como muita facilidade, porém não adianta reclamar se o cidadão não sair da sua zona de conforto e ir votar, se vai melhorar ou não eu não sei, porém esse governo é formado por trapalhões de caso pensado.
"De migalhas a um Miserável, e ele sempre será subserviente a você"
Essa frase resume o que o Socialismo prega, são os chamados 10 mandamentos e é muito simples de entender os seus discursos pois as frases de efeito estão sempre contidas.
Comunismo e outra péssima opção.
Eu não costumo me emprenhar pelos ouvidos com a classe política, pois já vivi o bastante para não acreditar em nenhum deles e nem os quero como amigos, (meu primo português foi deputado pelo CDS)
Eu nem falo com ele.
Vi a situação de calamidade no Brasil e os estragos feitos na vida dos que lá vivem
Enfim.
Ninguém foi confirmar o ocorrido junto das escolas? Os pais não fizeram queixa? As escolas têm regulamentos e castigos para os alunos que não cumprem os seus deveres. Nenhum desses castigos é bater. Os pais, a haver algum desrespeito pelos direitos dos seus educandos, podem fazer participação disciplinar na escola ou até queixa na polícia (dependendo da gravidade). Agora, fazer vídeos no UA-cam, cujo objetivo são visualizações, o que é que prova/mostra? Porque é que não foram aos locais certos se tinham razão? E assim, cada um diz o que quer, pois, quanto mais polémico o assunto, mais visualizações e comentários=dinheiro.
Essa história da régua deve ser do tempo da Maria Cachucha, nem eu que tenho 70 anos nunca assisti a nada semelhante, nas escolas publicas que frequentei
Presentemente são os pais ou EE que agridem os professores e pessoal de acção educativa assim como médicos e enfermeiros
Para elucidar desde 1960 que em Portugal frequentam a escola, ensino obrigatório, guineenses, santomenses, cabo-verdianos, timorenses, angolanos e moçambicanos
Mais recentemente bósnios, croatas, chineses, ucranianos, brasileiros, indianos, paquistaneses... Todos os alunos têm manuais escolares gratuitos, de acordo com o rendimento familiar refeições gratuitas ou pagam 1/2, assistência médica gratuita e mais algumas beneces. Escolas multiculturais com apoios para estrangeiros no idioma português, cultura assim como nas matérias em que apresentarem mais dificuldades, além do Ensino Especial. Os únicos que reclamam de tudo e de todos são alguns grupos de brasileiros. Estou de acordo, quando não se sentem bem no país dirigem-se ao aeroporto e regressam ao país de origem ou procuram melhor.
Esse careca neguinho das quebradas aí é o mais gozado.... "investimento" kkk esses caras sem educação, folgados, largados, mal criados, nem falar sabem direito...aí vem aqui no canalzinho extrema esquerda mentir e falar MXXXX ...patético. Vergonha para nós Brasileiros...AINDA BEM que estes casos isolados não convencem ninguém.
Tudo mentira de perdedor.
Meus caros amigos e compatriotas brasileiros, tomem vergonha na cara e parem de ir pra Portugal! Que diabos vcs tem na cabeça para ir pra lá? Um pais minúsculo, com economia quebrada e sem perspectiva de melhora? Vcs estao indo procurar oque lá? Isso tudo é preguiça e incompetência de aprender ingles ou outro idioma e ir para um pais melhor? E outra, o pais já esta lotado de brasileiros, já queimaram completamente nosso filme lá com o bando de brasileiros maloqueiros e arruaceiros que foram pra lá... Portugal já era para brasileiros, nao percebem que nao somos mais bem vindos lá?! desistam desse sonho imbecil de ir pra lá.
Kkkkkkkk
As nossas escolas publicas podem ser uma bandalheira, mas não são ainda a bandalheira que são as escolas brasileiras. Estavam a espera de Show's de Drag Queen era?
Tempos difíceis, criam seres humanos mais fortes. Brasileiro é chamado de macaco em muitos lugares. Por isso não saio do Brasil, não tenho plano B.
Optimo, os portugueses agradecem.
@@paulolopes3258 Só tem gente feia lá mesmo. Velha de bigode. Sua mulher deve ser velha, tem bigode também? kkkkkkk
@@alexk5877 É velha e tem bigode sim. Eu só tomo banho uma vez por mês, chamo-me Manuel Joaquim Paulo Jorge, sou padeiro e pois pois, é tudo verdade.
@@paulolopes3258 kkkkkkkkk
@@paulolopes3258 esse lixo vai falir
Sou Brasileira, casada com um português maravilhoso há 15 anos. Morei 5 anos em Portugal depois que casamos. Atualmente moramos no Brasil, mas em breve retornaremos à Portugal, agora com 3 filhos pequenos. Eu sou completamente apaixonada pelos portugueses, pela cultura, pela beleza natural...Portugal pra mim é um pedacinho do céu. Os portugueses tem uma cultura diferente da nossa, são mais cauteloso, mas quando ganham confiança são amigos incríveis. (Muito diferente da falsidade latente da cultura brasileira, infelizmente) Os portugueses são sinceros e tem palavra, diferente do que vemos no brasileiro. Uma das coisas mais ridículas que vemos aqui no Brasil é a empolgação que o brasileiro dá em muitas situações e depois não faz nada daquilo, não cumpre sua palavra. Já os portugueses podem ser de menos sorrisos, mas se te dão a palavra, pode contar que é certo. Então para mim, essa matéria é ridícula, tendo em vista que se fosse comum esse tipo de coisa, não era uma matéria sem creditibilidade como essa que iria retratar. Não duvido que possa ocorrer casos isolados (muitos professores são de um outro tempo, talvez às vezes escape um comportamento inapropriado) Mas antes assim, do que a baderna das escolas brasileiras. Inclusive quando moramos em Portugal há 10 anos atrás, um amigo, porteiro da escola, dizia que não podia nem olhar com cara feia para os moleques fazendo coisa errada que poderia ser punido. Fico furiosa quando falam mal do meu querido povo português, pois é extremamente injusto e vergonhoso. Embora o povo brasileiro seja conhecido pelas suas trapaças e maldades, ainda assim, somos bem recebidos e bem tratados nesse país que só é o que é por causa de seu povo e de sua cultura! Só tenho a agradecer aos portugueses e a Portugal por tudo que fazem pelos brasileiro! E aos brasileiros que se não estão bem na cultura portuguesa, que voltem para o Brasil, porque se fosse para viver como no Brasil, então era só continuar lá.
Olha falou exatamente o que quis dizer, meus filhos estudam em Portugal é muito melhor do que aqui em Angola e tenho a certeza que é bem melhor que no Brasil pois já vivi também no Brasil, excepções existem mas nunca vou comparar o racismo a falsidade brasileira com os portugueses, claro quem sofreu e acha que não quer continuar tudo bem mas não generalizem
Kkkkkkk ou vc é Portuguesa maluca ou se odeia por ser Brasileira. Que vergonha. Tenha amor próprio mulher.
@@LaurenMartins Ou você não conhece os Portugueses ou se acha a última bolacha do pacote. Tenha noção do ridículo! Eu sou brasileira e amo! Trago nos meus costumes o que há de melhor do meu povo, mas aprendi muito com os portugueses e o eles tem de melhor trouxe para a minha vida. Todos os povos tem seus pontos fortes e fracos, mas o vídeo em questão, que nos trouxe até aqui, é uma apelação desmedida e desleal a esse povo tão querido. Você poderia usar argumentos ao invés de me destratar! 🤷🏾♀️
Larga de ser besta, mulher!.
Nunca vi isso nas escolas portuguesas isso passava na época de salazar na ditadura nos anos 60 70 80 nos anos 90 nunca vi nelhum professor agredir um aluno já faz muito tempo que naõ vivo lá desde 2002 muito mudou entaõ se realmente isso acontece
É muito triste imaginar que em 2023 esse tipo de coisa ainda acontece lá. Meu pai, português, quando vivo, contava as histórias de como ele era tratado na escola quando criança lá em Portugal . Como ele vivia um internato, ele vivia na escola, e relatava os castigos terríveis que sofria, inclusive ficar preso de castigo em porões com ratos, fora agressões com réguas. Isso foi na década de 60, já que o meu pai veio pro Brasil em 67. É triste, que depois de tantos anos ainda exista esse comportamento por lá.
Que relato assustador. Não conhecia esse lado deprimente de Portugal. Lamentável!
@@educomunicativa pesquisa neste canal os actuais relatos assustadores da sociedade brasileira
Henrique, meus Pais chegaram no Rio no ano de 47, porém minha mãe aonde estudo no Rio tinha o castigo da chamada "palmatória" uma régua que era uzada para dar Porra da nas mãos abertas
quanto aqui em PT meus pais só estudaram até à quarta classe escolar, era o ensino da época
Só os ricos e que tinham condições de mandar seus filhos estudarem fora do país
Vleu...
O teu pai contou como era na época da ditadura que acabou em 1974. Depois desse ano tudo mudou, há muitos anos que nas escolas não é permitido os professores gritarem ou bater nos alunos, tem acontecido precisamente o contrário, alguns alunos têm exercido violência contra os professores ao serem repreendidos pelos professores.
@@educomunicativa nem queiras conhecer o salazar dessa decada e a tal de pide se falasses mal do sistema até a policia internacional entrava te em casa a dentro e torturava te nessas decadas em portugal vivia se ditadura era muito diferente , nem um isqueiro podias ter
Após viver 5 anos em Portugal aprendi a dar muito mais valor ao meu Brasil.
Tem violência sim, mas vejo o único quesito que perde para Portugal. Nos demais quesitos, é impossível comparar! A educação no Brasil dá um banho nas escolas portuguesas, a saude? Vich...melhor nao comentar!
O brasileiro incomoda com a alegria de viver! O sorriso do Brasileiro nao é diferenciado somente pela arcada dentaria, e sim pela sinceridade!
Quem acha ser mentira esses relatos, certamente nao passiu por nada parecido com suas crianças e se passaram, acharam NORMAL.
A Sra. tem noção que entre os vários graus de ensino, já estão umas 100 mil crianças/jovens Brasileiros a frequentar a escola em Portugal?
Se os relatos aqui apresentados, uns mais credíveis que outros, fossem a regra e não a excepção, as escolas Portuguesas já estariam transformadas em autênticos campos de batalha, o que não parece ser o caso.
A educação brasileira dá um banho?! E já agora, em que zona de Portugal exactamente vive a senhora? E pode indicar alguma coisa que caracterize essa região?
@@joaoportalegre3659inteligente, tu acha que 100% das crianças falam o q passam nas escolas? Pense um pouco
@@joaoportalegre3659posso até concordar que não seja uma regra, mas dizer que são mentirosos já é demais!
Ninguém se expõe tanto para fazer brincadeiras envolvendo os filhos! Não tens noção do sentimento vivido por estes pais!!!
@@Frpar123em Alfragide. E a Sra professora já fez o favor de puxar a orelha do meu filho.
Se calhar acontece com as crianças de vocês, mas acham NORMAL e tem até medo de contar aos pais.
Puxar a orelha é violência física! Os profissionais da educação deveriam se atualizar sobre os Direitos de Deveres de uma Criança dentro do âmbito educacional.
Realmente existe sim
Voltar pro Brasil pra viver com menos violência kkkkk
Resta saber como se comportam lá...
Nos comportamos sem preconceito
Eu colocava esses pais numa sala de aula com 20 alunos a ver se eles davam conta.
Educação é diferente em Portugal, quem tem que se adaptar. Infelizmente xenofobia existe em todo lugar. Se temos essa relação entre Brasil e Portugal a séculos, com imigrantes de cada lado, então deve haver respeito mútuo
Efeito lules povo vazando do Brasil e sofrendo por aí a fora , aqui impostos altos , crime aumentando , impunidade descarada , muita mentira e agora Brasil é taxado de anti semita , então tá difícil defender o pai lules
A CPCJ acompanha crianças de forma informal ou seja só é acionado a Segurança Social e a polícia quando há evidências de violência em casa ou faltas que não sejam por motivos de saúde, logo na ausência do menor na escola após 5 dias consectivos a CPCJ é acionada e a polícia tbm. Referente ao pai preso... existe semanalmente o dia e horário para os pais irem a escola e sim se vc fizer barulho no dia errado pode ser acionada a polícia sim, entretanto cada turma possui um professor e 2 pais responsável pela turma que estão sempre disponíveis por telefone ou mail para resolver questões ocorridas dentro da escola e ainda é possível fazer a denúncia na secretaria de educação quando não há resposta eficaz da escola. Não estou banalizando estes relatos mas não é possível fazer juízo de valores apenas baseado nele. O problema de muitas pessoas é que reclamam no local errado.
Pois, por saber de tudo isso. A primeira coisa que fiz foi informar a diretora de turma e a mãe representante. Identifiquei-me na entrada da escola e só entrei quando a dona me autorizou, podes imaginar meu estado de choque quando fui surpreendida com um funcionário da escola aos gritos: Ponham-se daqui pra fora! A empurrar-nos a mim e ao meu marido? Quer saber da história toda em detalhes que não são possíveis numa matéria? Podes sempre enviar me mensagem @crisazen
jà nào existem reguas à muinto ano e se lebare algumas nào fazia mal nenhum vem muinto filho de muinta màe esta gente nào abitam em portugal e nào deicham o pais tranquilo cuidado com estes evangelicos nào batem vem da cabeça
😂😂😂😂 dá vontade de rir com estes canais brasileiros agora eu percebo como os brasileiros são educados e desenformados e de onde vem tanto ódio contra os portugueses …
Uol devia-se preocupar pelas crianças que andam pelas ruas do Brasil que não frequentam as escolas, que são obrigados pelos pais a vender rebuçados (balinhas) pelas ruas e ninguém olha por elas muitos passam frio não tem um lar para dormir mas não vem falar de Portugal. Quando é que o Brasil terá um sistema educativo como Portugal nem daqui a 50 anos chega a ser ridículo o que estes jornalistas brasileiros falam das escolas portuguesas
Em Portugal as crianças são obrigados a ir à escola até completarem 18 anos de idade ninguém sai antes …
Esta notícia feita desta maneira e tendenciosa só mostra uma parte é típico dos brasileiros quando há problemas só mostram a parte dos brasileiros…
Escaramuças e buling entre crianças nas escolas sempre ouve
Claro que é preciso estar atento
Evitar mas isso acontece entre alunos portugueses levar isso para xenofobia racismo preconceito é um exagero até porque não estudam só brasileiros em Portugal tem muitos africanos e europeus nunca se queixaram de nada …
Essa senhora pensava que berrava com toda a gente e queria ter razão os professores e os dirigentes tratam todos por igual seja filhos de rico ou de pobre não cá mimimis …
se forem embora para a vossa terra ja nao passam mais por isso
Fica um alerta para os que pensam em morar em Portugal.
Nas escolas publicas daqui do Brasil a violência não vem de professores e sim de alunos contra alunos e alunos contra professores.
A violência é errado em qualquer lugar e vindo de qualquer pessoa, principalmente de adultos que tem mais vivência/experiência e necessário ter inteligência emocional.
O fato das escolas públicas aqui no Brasil não reprovarem mais os alunos, fez com que eles perdessem o respeito pelos professores. Onde ja se viu reprovar apenas por falta?! Um absurdo! Surreal
Andei em escolas públicas e nunca vi nenhum professor a bater em nenhum aluno. O problema dos brasileiros é acharem que podem fazer o que querem e depois fazem-se de vítimas
E no final quando estão quase a perder uma discussão trazem o assunto da colonização e o ouro para a conversa. 🤦♂️🤦♂️
@@TheCysmavai cobrar os 4 milhões de euros
E leis na Europa nao é baderna brasileira
Nos paises escandinavos teriam perdido a guarda com certeza
muitos portugueses tem o mesmo costume previsível,quando reinvindicamos ser melhor tratado,dizem que somos muito sensíveis,o pior,muitas vezes homens grandes tem de ouvir isso de anões,porém,se vão ao Brasil já não agem assim,são animais territorialistas,fazem isso porque se sentem seguros pelo bando,muitos também gostam de se referir a brasileiro como brasileiro de merda no ambiente de trabalho e isso já ouvi de gente de Bangladesh
tens 3 maneiras de voltar à zucolândia
As escolas em Portugal até podem não prestar mas a prova que este video é a mesma xenofobia do costume contra os Portugueses está em defender uma mãe que simplesmente arriscou perder a tutela legal de uma filha, sem investigar mais a fundo o que isso significa em Portugal.
Em Portugal os pais são responsbilizados pelo bem-estar dos seus filhos e podem perder a sua tutela quando eles são maus pais. Ou seja, a cartinha que uma das mães recebeu indicia que estamos perante uma pessoa que não sabe ser mãe e culpa o sistema educativo Português por ele não o permitir.
Este tipo de mau jornalismo, aliás típico do Brasil, apenas tenta incitar ódio contra os Portugueses e Portugal. Já é antigo este ódio e continua.
Pode haver más escolas em Portugal mas quando uma mãe procura "espiritualidade" nas existentes em Portugal, diz tudo sobre o jornalismo da UOL, o tipo de queixosos e o tipo de gente desiquilibrada que se verifica nesta reportagem.
Talvez seja altura do Estado Português processar maus jornalistas no Brasil por incitar o ódio contra os Portugueses.
Vosso comentário evidência escancaradamente a vossa cultura. Infelizmente, ainda não estás preparado pra uma conversa dessas
Sim, meu relato foi um recorte do que me aconteceu, e sim vim para uma escola mais espiritualizada e humanizada, se o senhor quiser buscar chama-se pedagogia Waldorf.
Foram 10 incansáveis dias buscando vaga em outra escola para minha filha, pois na reunião de apresentação da escola que não a levei a professora foi extremamente grosseira, insensível e prometeu tirar o recreio de quem não se portasse bem. Fui buscar minha filha a chorar num canto de um pátio enorme, onde estava abandonada, sem ninguém a olhar. Foram 10 dias de terror com as funcionárias do agrupamento escolar a me fazer ameaças se eu não levasse minha filha na escola com aquele professora que eu não podia nem pensar em deixar minha filha com paz no coração. Não desvalorize a dor do outro, você não sabe o que ele passou. E sim, não vejo espiritualidade na grande parte das escolas em Portugal, infelizmente.
Que comentário ridícula! Conheço mães portuguesas que falam palavrões aos filhos, são-lhe talas no rosto no meio de um restaurante e continuam sendo “ótimas mães” perante os olhos dos portugueses e da CPCJ. Isso é uma máfia
@@rilaneoliveira4897 tu conheces dezenas de coisas boas no Brasil, e dezenas de coisas ruins em Portugal, estou impressionado😆
deixa-os fazer este tipo de reportagens: o objectivo é cortar raízes, fomentar ódio e vitimização no já vitimista e imbecilizado povo brasileiro...para nós acaba por ser bom, assim menos zucas com atraso civilizacional imigram para cá
É só não ir.
A quantidade de brasileiros que dão problema em Portugal é desproporcional...
A UOL poderia fazer uma reportagem aqui no Itamaraty na Divisão de Assistência Consular.
O que é contado aqui é totalmente impossível numa escola portuguesa. Estas pessoas estão ou a mentir por razões pessoais ou foram pagas pela UOL, uma conhecida organização com interesses obscuros, no sentido de over uma qualquer campanha contra a imigração para Portugal ou mesmo contra o país.
O vosso comentário fala muito mais sobre si do que sobre as famílias vítimas na matéria. Uma sociedade que ignora os seus problemas está fada a repetí-los. Não diminua a dor de ninguém, se nunca passou por isso ou viu de perto algo parecido não venha dizer que a vítima está mentindo. Empatia mais empatia por favor
Puxa vida não sei em qual planeta você vive. Eu trouxe apenas um recorte de um relato que vivi e sofri de verdade, não haveria porque mentir. Sou cidadã portuguesa, investi dinheiro de anos trabalhando no Brasil em Portugal para buscar uma vida melhor , com uma educação melhor, mas encontrei muitas más experiências e muita xenofobia totalmente gratuita, infelizmente. Ninguém muda de pais e volta porque está feliz. Portugal é mesmo um país lindo, mas para visitar.
Sério????? Minha filha tratou de depressao por sofrer absurdos numa “escola portuguesa”. Não fale sobre o que não conhece! Queimaram a boca da filha da minha vizinha obrigando a criança a tomar a sopa (hábito que as crianças brasileiras não possuem)
Aiaia viu. Que decadência é Portugal e os portugueses. Lastimáveis.
@@PortugaldaFamiliaAzen O disco está riscado e a resposta é sempre igual, menos nos videozinhos que a família faz, que devem ser para enganar os compatriotas, porque lá é só maravilhas e vida boa.
Como se a educação aqui no Brasil fosse ótima...ah vá...
Que horror cara , morei em Portugal por 3 anos e meio e foi um filme de terror na minha vida. Graças a Deus hoje eu não moro mais lá e não quero voltar nem de férias.
Deus te abençoe e proteja
Entendo vc😢
Te entendo, como entendo… você tá certíssima
🙏
e ninguém nunca sentiu nem sentirá a tua falta 😜
Ah sim aqui em Portugal somos péssimos .😂. Que exagero . Eu sou português e nunca vi isso
Povo mimizento,Brasil 😂é melhor não é😂😂😂😂😂😂😂.
Povo fingidos,fazendo de vitimas 🙄 e exagerando demais.
Além do mais ninguém vos chamou em Portugal,foram puramente iludidos pelos influenciadores digitais,agora pen ajudas neles😂
Têm voos todos os dias de volta,parem is de falar mal se n estão bem baza e pronto
Quantos alunos ASSASSINADOS a TIRO numa escola em PT? Nenhum...Quantos no Brasil, só este ano??😂😂😂
Vocês são uma anedota...mas sim, continuem...quanto mais estas news, menos vêm para cá 😂😂😂😂
Venham para onde eu estou na Áustria. Á 14 anos que sou tratado como imigrante . Tenho a opção de voltar para Portugal mas integrei me na sociedade e cultura deste país maravilhoso.
COM TODO RESPEITO GOSTARIA DE DIZER QUE, AS VEZES PRECISAMOS PASSAR POR CERTAS COISAS PARA VALORIZAR O QUE, JA TINHAMOS... PORTUGAL É O PAÍS MAIS POBRE DA EUROPA OU UM DOS PRIMEIROS MAIS POBRES, O BRASIL É RICO E SE TRABALHAR AQUI COMO SE TRABALHA COM RESPEITO NO EXTERIOR AQUI SE CONSEGUE TUDO E MUITO MAIS! DEUS ABENÇOE A TODOS 🙏
Aqui em Portugal eu já sofri de xenofobia em relação á classe social ,com 50 anos nunca me tinha acontecido
Que pessoas sem noção, generalizando o ensino em Portugal . O ensino é de qualidade sim , mas se houver casos é exceção, não é regra.
Os brasileiros ( não todos ) são um grande problema em Portugal 🙄
4 anos de Portugal e nem eu, nem minha família, nunca sofremos absolutamente nada disso. Por vezes parece que vivo em outra Portugal. É um bocado difícil não questionar o comportamento dos ditos alunos.
Mas bem, se os professores estiverem errados, espero que sejam punidos
O UOL é xenófobo e está numa campanha contra os Portugueses.
Nós já estamos habituados a este ódio a Portugal por parte das elites corruptas do Brasil.
Em Portugal existem organismos legais, independentes do sistema de ensino, para garantir que o racismo e a xenofobia sejam combatidas. Os pais não recorreram a eles?
A resposta está numa coisa que uma das mães disse que iria voltar ao Brasil para procurar: "espiritualidade". Isso denota que são Bolsonaristas que julgavam que iam em Portugal encontrar as mesmas escolas religiosas em vez de públicas, do Brasil.
4 anos em Portugal e ainda continua a creditar na infantilidade e imbecilidade dos seus conterrâneos? Fique mais 4 anos e vai ver que vai sair daqui uma pessoa adulta.
Não relativize a dor do outro porque você não a viveu ou a conheceu… agradeça por não conhecer essa dor
@@paulolopes3258 dá pra perceber quem são os infantis. As piadas de portugueses pelo que estou vendo não foram criadas ao acaso.
@@WesllyMartins1 As piadas de Portugueses? Ou as piadas sobre portugueses? As piadas sobre portugueses claro que não foram criadas ao acaso, afinal os portugueses apenas sabem dizer pois pois, não tomam banho, chamam-se todos Joaquim ou Manuel, não tomam banho, trabalham todos em padarias, são burros e as portuguesas têm bigode.
Já ando a fazer mealheiro para devolver a parcela que me compete no que respeita ao ouro que nós roubamos aos brasileiros. Por mais que insista não vamos é devolver o vosso cérebro.
O melhor de Portugal, e a liberdadade de qualquer um sair se sentir que nao se consegue encaixar na sociedade. Viva Portugal sempre.
Vocês não escolheram morar nesse lugar ? Agora aguenta ! Eu heim...😠😠😠
Brasileiras largadas, folgadas e acostumadas com a xxxx do nosso sistema educacional. Quando chegam em um lugar sério, passam a vomitar suas imbecilidades. como brasileiro me dá vergonha este tipo de gente lá em Portugal nos humilhando. Mulheres idiotas.
Está mal? Muda-se.
Meus queridos não estão bem voltam para o Brasil. Aqui as coisas são diferentes pra os professores e ao inferneros e médico e polícia. Muitos deles cometem até o soicidio 😢
Há brasileiros e brasileiros. O fato de alguns serem inconvenientes e sem noção, não quer dizer que vários outros não são exemplares. E , mais ainda! Se o povo quer despejar sua insatisfação e grosseria, que o faça para cima de seu próprio governo , que é quem aceita e até incentiva tal "invasão". Isso que essas pessoas fazem é pura grosseria e estupidez! Elas deveriam, MESMO, é se preocupar com a invasão islâmica, povo de crenças e costumes totalmente diferentes que realmente quer invadir e dominar.. Portugueses, como esses estúpidos, serão , ( infelizmente) em poucos anos, saudosos dessa "invasão" brasileira...
Sai daí gente pelo amor de Deus
Lá em portugal criancinha mal educada apanha na escola e dos professores sim, se faltar ao respeito, apanha tbm, se nao respeitar o colequinha apanha tbm , eu sinceramente acho que ja que os país tratam os filhos como princesas alguem tem que fazer o contraponto, ou pelo menos fazer a princesa entender que não tá em casa nem pode se comportar como se comporta em casa... Aprendem a viver em sociedade sim
Régua de ferro? hahaha
Que filme é esse?
Só para alguns brasileiros: Alguns portugueses gostam de telenovelas, brasileiras, mas sabem que elas não se baseiam na vida real.
Aos que dizem que os relatos são mentirosos, eu só tenho a dizer uma coisa: felizes de vocês que não conheceram esse lado da vida e esse lado de alguns portugueses. Posso dar o meu depoimento e não tenho razão para inventá-lo.
Eu vim para Portugal em dezembro de 2018 e no início de 2019, minha filha entrou em uma escola pública portuguesa. Uma menina linda, extremamente educada, estudiosa, meiga e que respeita a todos (tanto que nas reuniões de pais, por várias vezes ela foi dada como exemplo de educação e comportamento)… não demorou cinco meses para eu começar a perceber mudanças nela. Era uma menina alegre, brincalhona, etc.. uma menina de apenas 12 anos…tentei conversar e ela sempre dizia que estava tudo bem… mas foi ficando cada vez mais calada, não queria sair de casa para passeio algum, tinha crises de chora e estava claramente com sinais de depressão. Achávamos que fosse pela mudança de país, pelos amigos que ficaram para trás.. até que um dia, às seis da manhã, acordo com o choro dela… era um choro desesperado.. de dor… um choro que mais parecia um grito… quando entrei no quarto, ela estava deitada no chão do quarto e havia rasgado todos os livros, cadernos e destruído todos os materiais escolares… ela chorava e falava:”eu odeio essa escola, odeio essas pessoas, odeio esse país… eu odeiooooo”
Tentamos acalma-la e ela, acho que por já não suportar mais, começou a relatar dezenas de situações de bullying que vinha sofrendo na escola; coisas muito, muito graves.
Procurei a escola, expus tudo e a resposta que tive foi:”esses miúdos inventam muita coisa. Não se pode levar a sério assim o que dizem”.
Eu fiquei chocada!!!
Disse para as pessoas que estavam na reunião:”eu não sei quem são os miúdos que vocês formaram é que conhecem, mas conhece o ser humano que eu eduquei.. com amor e com VALORES. Uma adolescente que jamais seria capaz de mentir pra mim é muito menos de inventar situações tão graves e de acusar levianamente quem quer que seja”… nada resolveu…para eles, a mentirosa era minha filha… bem como muitos aqui estão comentando dizendo que ia depoimentos são mentirosos. Não deslegitimem a dor do outro…
Resultado: tive que voltar imediatamente para o Brasil com minha filha, para que tivesse um ambiente escolar mais saudável e para que pudesse ter acesso a tratamento adequado para superar os traumas… vez que em Portugal o acesso a esse tipo de tratamento é praticamente impossível.
Consequências? Minha filha se tornou uma adolescente extremamente introvertida, anti-social, tem medo de pessoas desconhecidas e de ambientes escolares até hoje….
As marcas são pra sempre, infelizmente.
Em março deste ano, ela voltou para Portugal conosco e está em uma escola… com ela ainda não se passou nada, até porque no início do ano, na reunião de pais, eu alertei logo: “digam aos filhos de vocês que se quiserem fazer alguma “brincadeira “ desrespeitosa ou preconceituosa com alguém, que não seja com a minha filha. Peçam para que gravem muito bem o nome dela. Porque se algo acontecer, não será aqui que irei resolver. Eu contratarei um advogado e vamos resolver na polícia e na justiça “. Graças a Deus, ela tem feito algumas amizades (mesmo poucas) e interage um pouco com algumas dessas meninas.. mas sempre com medo e insegura.. e ela relata que os professores chamam alguns alunos de burros.. mandam que eles comam relva (grama)… dentre outros absurdos.. e sim, ainda tem muitos professores que são taoas na cabeça e no pescoço de alunos. Os educadores são extremamente despreparados.
Sinta-se abraçada! Gratidão pelo seu depoimento, eu lamento muito que vocês tenham passado por isso. Realmente só quem passou entende. Quanta gente má! Que cultura má! A que preço os brasileiros estão realizando o sonho de morar em Portugal 🇵🇹? A que preço?
… um preço que não paga nada disto… por isso estou me organizando para ir para um país com pessoas menos preconceituosas e escolas com educadores mais bem preparados. Até porque, o ensino também é fraquíssimo… passam mais tempo sem aula que com aula. Não indico a ninguém
Pode só acrescentar o nome da escola em que isso aconteceu, por favor?
O país e ruim é vc voltou? WTF jkkkkkkk
@@rilaneoliveira4897 vai pela sombra que o sol está quente
Portugal não é o mar de Rosas que alguns acham. Tem seus espinhos tbm.
Sou professor e na escola onde trabalho nunca vi discriminação contra os miudos estrangeiros. Isto é uma mentira vergonhosa. Pegam em casos pontuais e generalizam
Não entendo, a maioria das pessoas que tem canal no youtube dizem que a escola em Portugal é do melhor, e que as crianças são mais bem tratas do que no Brasil, as condições e o nível de ensino da 10 a 0 ao Brasil, as reportagens trazem isto que parecem pessoas escolhidas a dedo para passar esta experiência de terror, eu na primaria também levei de régua de madeira nas mãos e era com força, com isso eu aprendi a respeitar quem tinha de respeitar, os miúdos de hoje estão a ser criados como flocos de neve, em relação a macaco e brasileiro do ******** aposto que eram trocas de palavras entre miudos da escola não acredito que professores tratem assim os miúdos, as crianças não sabem o que dizem aprendem e arrependem se, no meu tempo o gordo era gordo e o fraco era fraco e sabem que mais o fraco tornou-se forte e o gordo ou deixou de ser gordo ou continuou gordo mas feliz, é preciso aguentar para tornar mais forte... E o + importante quem está mal, muda-se.
Lugar tranquilo, pacato... E o reino de Portugal não decepciona. Desde 1500 mantendo o padrão e governabilidade.. SQN
As respostas violentas, ataques, grupos revolucionários começam por atitudes assim.
Acredito que essas atitudes são reflexo de como a Europa enxerga Portugal. -- todos sabemos que o salário de Portugal é aquém da maioria dos países ocidentais- UE Estudantes, assim que se formam vazam para trabalhar fora de lá. Engenheiro, médico, etc. Consequentemente, falta mão de obra especializada. Ao passo que sobra trabalhadores do setor de serviço. A equação começa por aí. De óbvio, os país reclamam em casa que não consegue emprego pq os brasileiros -- que estão chegando " por vezes se submetem a salários menores ( o que é racional) . O filho vendo a raiva do seu genitor, descarrega na escola. Além disso, tem uma Alta probabilidade que o esposo/ esposa dos professores também estejam sem emprego e raivosos. O efeito cascata piora quando o diretor percebe que seus funcionários estão caindo de qualidade e acaba fazendo vista grossa porque sente na pele que seu filho perdeu a vaga para um brasileiro. Fica estressado e vai ao shopping tomar um suco e logo percebe o sotaque brasileiro do atendente..
Be continue.....
Brasileiras largadas, folgadas e acostumadas com a xxxx do nosso sistema educacional. Quando chegam em um lugar sério, passam a vomitar suas imbecilidades. como brasileiro me dá vergonha este tipo de gente lá em Portugal nos humilhando. Mulheres idiotas.
Primeiro que nós brasileiros éramos os portugueses nas Américas. Lutamos juntos e vencemos os muçulmanos. E o Rio foi a capital do Reino Português. Nossos irmãos, primos e avós portugueses moldaram e formaram uma Nação. E foi por uma família portuguesa que em 1822 foi criado o Brasil. Só um completo idiota fala o que vc diz. Esta gente de baixa auto estima e principalmente sem educação é tudo folgado e aí vai para canalzinho de extrema esquerda mentir e falar merda. Bando de imbecis.
Com certeza são os pais dos alunos sem educação nenhuma que estão estranhando porque seu alecrim dourado não pode fazer o que quiser na escola....
Vai pra gringa pagar impostos e fortalecer os inimigos
Mais um imbecil, nós portugueses pagamos para que não venham. Acha que queremos que tragam a merda que é o Brasil para Portugal?
EU E MINGA ESPOSA TEMOS UMA FILHA ÚNICA. MINHA ESPOSA É FILHA DE PORTUGUES EU SOU FILHO DE ITALIANOS TIVEMOS NOSSA FILHA NO BRASIL NOSSA FILHA TEM CIDADANIA BRASILEIRA E CANADENSE, O CANADÁ RECEBEU NOSSA FILHO MARAVILHOSAMENTE E DEPOIS NOSSO NETO ENFIM, TEMOS QUE RESPEITAR UNS AOS OUTROS. JÁ ASSISTI VÍDEOS VERÍDICOS DE PORTUGUÊS Denegrindo BRASILEIROS POR QUE EXISTE SIM PRECONCEITO E RACISMO DE ALGUNS PORTUGUÊSES MAS NÃO TODOS...O BRASIL FOI DESCOBERTO PELOS PORTUGUESES DEPOIS DE USUFRUÍREM DE TUDO DE MELHOR DA TERRA OURO PRATA ETC VOLTARAM A PORTUGAL E, LEVOU CRIMINOSOS PORTUGUÊS PARA HABITAR O BRASIL DAI, SE DEU TUDO QUE É HOJE...MAS O Brasil É MARAVILHOSO É RECEPTIVO A TODOS OS ESTRANGEIROS QUANTO A CRIMINALIDADE AGRADECEMOS AOS PORTUGUESES DESBRAVADORES QUE LEVARAM PARA O BRASIL SEUS IRMÃOS CRIMINOSOS, MAS TUDO BEM OBRIGADO VAMOS VIVENDO...
Simples, voltem pro Brasil.
Jamais mudaria para um país onde estrangeiro é cidadão de segunda classe.
O problema é só e exclusivamente brasileiros. Pq em pt há de tudo, incluindo muitos marroquinos. @@marcyqc
O mais bizarro dessa história é que a maçiça maioria desses imigrantes brasileiros tem ascendência portuguesa ou seja sangue português..
Lógico que agir da mesma formas com os portugueses que vivem aqui não é a atitude correta, mas, depois desses depoimentos, dá uma vontadezinha de retaliar.... uma forma civilizada de fazer isso é não comprar produtos de origem portuguesa, suspender quaisquer acordos comerciais com Portugal até que o governo local se posicione.
Isso é bastante profundo, eu também já há bastante tempo que defendo que os portugueses não devem alugar casa nem dar trabalho aos brasileiros em Portugal como forma de nos livrarmos desta epidemia de imbecis. Sim imbecis, porque só imbecis aceitam o que é dito neste vídeo como sendo a verdade.
🤣🤣🤣🤣🤣🤣
No Brasil que é bom onde os alunos que batem nos professores e até casos de morte .
@@serafimnascimento2199 essa mulher é uma maluca, queria vir mandar em Portugal
Santa Catarina é o Estado brasileiro recordista em registro de casos de injúria racial.
Em relação à etnia, em Santa Catarina, com uma maioria de germanicos, o gráfico retrata que 89,39% dos respondentes são brancos, 7,22% são pardos e 1,81% são negros. Há um percentual reduzido de indígenas (0,23%) e amarelos (0,23%), ou seja, um respondente de cada. Verifica-se desde logo a confirmação legal de um Estado Apartheid, uma vez que no Brasil a população branca ronda os 50% e não os 90% deste estado, principalmente desde que centenas de milhares de nazis alemães se estabeleceram em Santa Catarina, após a derrota da Alemanha na segunda guerra mundial.
A própria Câmara de Vereadores de Blumenau rejeitou, o projeto de lei que vedava a contratação de pessoas condenadas pelos crimes de racismo e injúria racial em cargos comissionados do serviço público municipal.
Apesar do Racismo ser crime no Brasil desde a Constituição de 1988. Foi regulamentado em lei, que prevê pena de prisão. Integrantes de um grupo que defende “superioridade e pureza racial” em SC são muito mais do que uma associação de mau gosto. São criminosos. Em Santa Catarina existem pelo menos 69 células do Ku Klux Klan.
Entre estes grupos há três que se identificam como seções locais da Ku Klux Klan. Destes, dois estão em Blumenau. Blumenau recebeu destaque nacional por racismo.
Blumenau é uma cidade do Vale do Itajaí, estado de Santa Catarina, região Sul do Brasil, a 130 km (81 milhas) da capital do estado, Florianópolis.
A cidade foi fundada pelo químico e farmacêutico alemão Hermann Blumenau (1819-1899), que chegou de barco pelo rio Itajaí-Açu acompanhado de outros dezessete alemães, e ainda celebra sua herança alemã, incluindo a segunda maior Oktoberfest do mundo .
Santa Catarina é recordista quando o tema é injúria racial. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2021, o Estado teve o maior registro de casos no Brasil, com 2.865 violências - uma média de 7,8 registros diários. De agosto de 2018 a agosto deste ano, por exemplo, 133 casos de injúria racial chegaram ao Poder Judiciário catarinense (PJSC). Neste mesmo período, apenas 122 pessoas foram condenadas pelo crime. Por isso o mundo assistiu no fim das ultimas eleiçoes brasileiras, inumeras pessoas de ascendencia alemã a fazer a saudação nazi, em frente às camaras.
Não venham depois os alemães dizerem que controlaram o nazismo, porque o fundamentalismo germanico está vivo e à espera de rebentar e com ele rebentar a Alemanha pela terceira vez consecutiva em menos de 100 anos.
Que o diga Lula da Silva na reuniao com o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, que está a reorganizar radicalmente a liderança da Bundeswehr, Exército alemão.
Reclamando de tudo
Brasileiros arrumam confusões em qualquer lugar que vão
Em Portugal tem 400 mil brasileiros legalizados fora os ilegais ,então 3 ou 4 casos aqui relatados não representa a realidade.
Coitadinhos! As crianças vão ficar traumatizadas!😂
A Sra. Zen é bem conhecida em Portugal na cidade de Braga, teve problemas com toda a gente, todos os seus vizinhos do prédio não lhe falavam e não era por ser brasileira, era mesmo por a família Zen não respeitar nada nem ninguém. Isto é um facto.
A Sra. Zen andou anos a falar muito bem de Portugal no seu canal de UA-cam, no entanto quando começou a ter problemas com a Polícia de Segurança Pública começou a denegrir Portugal. Já falou mal das leis de Portugal, da Polícia, dos vizinhos, das escolas... enfim, já ninguém a leva a sério. Uma fala barato.
Em relação à outra senhora, não conheço a sua história, pode ter tido azar com as pessoas com que se cruzou na sua vida em Portugal, mas os episódios que contam dos professores baterem nas crianças, vão me desculpar mas são mentiras, pois esse tipo de educação foi banido em Portugal nos anos 90 e desde então os professores que o fizerem são punidos e perdem o seu trabalho, para serem despedidos basta haver uma denuncia e serem provados tais acontecimentos, algo que não aconteceu, ninguém apresentou queixa ou provas de tais acontecimentos.
Esta forma de estar de denegrir algo ou alguém sem provas é bem conhecido em Portugal e muito usado por brasileiros que se metem em problemas em Portugal. É a vida, mas cuidado a quem dá voz a esta gente, Portugal é um país onde actualmente vivem pessoas de mais de 150 nacionalidades e só de ouvem os brasileiros a se queixarem de xenofobia e racismo! De facto algo se passa, mas cada vez fica mais evidente que o problema está muito mais nos brasileiros que nos portugueses, pois as restantes pessoas de dezenas de nacionalidades diferentes não relatam estes problemas, bem pelo contrário, falam muito bem de Portugal e do povo português.
Eu pessoalmente conheço muitos brasileiros em Portugal e não tenho problemas com nenhum, apesar de que por norma os brasileiros pouco ou nada se juntam aos portugueses, os brasileiros por norma só socializam entre brasileiros o que acaba por dificultar muito a sua integração em Portugal e na cultura portuguesa.
Enfim, penso que este tipo de conteúdos em nada ajuda para construir um presente e futuro risonho entre portugueses e brasileiros. Nos dias de hoje quando se fazem acusações têm de se apresentar provas... sem provas estas palavras valem ZERO, ainda para mais com a história bem conhecia da Sra. Zen, uma mulher que recebeu mesmo criticas violentas de brasileiros a viver em Portugal que a conheciam e a criticavam pela sua postura sem educação e depois com numa constante atitude de se passar por vitima.
Um grande abraço a todos.
Bem típico esse tipo de comentário. Sim! É verdade que cheguei cheia de sonhos e compartilhei todas as realizações minha e da minha família. Dizer que não respeitamos nada nem ninguém? Parece me mesmo bem natural tentar calar as vítimas e duvidar de denúncias. Não vão me calar! Tens todo o direito de não acreditar em nada que eu já cansei de relatar, entretanto não tens o direito de acusar-me de nada! Enfim, fique bem e torço pela vossa evolução, vossos comentários falam mais sobre si do que sobre mim
Sobre provas? Eu tenho todas: processos, e-mails, vídeos, fotos, até o IP das máquinas que partem mensagens como a vossa eu guardo e tenho acesso pra provar tudo que eu tenho a coragem de denunciar. Tenho vídeos da minha vizinha a xingar me, tenho carta dela a ameaçar-me! Tenho vídeos da porteira a dizer pra outra moradora na portaria do prédio que eu era a brasileira puta… uma infinidade de provas. Toda a violência na escola relatada no livro de reclamações, denúncia/ queixa crime contra a escola na psp. Minha vida é um livro aberto na internet! Não escondo nada e posso provar tudo @crisazen
@@PortugaldaFamiliaAzen Claro que respeitam. Ainda me lembro daquela vez em que os vizinhos fizeram queixa por EXCESSO DE RUÍDO porque coitadinhos tinham ficado sozinhos em casa para "NAMORAR". Como se alguém estivesse interessado em ouvir esse tipo de ruídos. Vai-te catar de uma vez por todas, não existe maneira de saíres do mapa de todo?
@@paulolopes3258 Sua nacionalidade beira a loucura Sr Paulo! Realmente por conta disso me assusta ter mais gente pensando da mesma forma!
@@paulolopes3258......ahahahahahah
Alguns brasileiros só se sabem vitimizar, trazem o Brasil com eles,
Já que não receberam educação no seu pais em portugal vão aprender a ser uns futuros adultos decentes
O brasileiro médio é racista no Brasil e reclama de xenofobia em Portugal?
Vocês estão "em casa", amiguinhos. Continuem na terra dos "irmãos patrícios"
Agora tu quer apoiar xenofobia ?
@@LeonardoCosta-ro9ye
E um montão de brasileiros não são xenófobos contra nordestinos? Não são racistas com negros? Chega de "mimimi".... Vão ficar chorando até quando??? Continuem sendo tratados como ratos na terra dos "irmãos" portugueses, SEM CHORAR. SEM MIMIMI....
Que bom.
Ne perdoe, nas é para o Brasileiro deixar de ser besta.