TODAS AS ALMAS SÃO MINHAS! Ezequiel 18

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 7 лют 2025
  • 📖1 E VEIO a mim a palavra do Senhor, dizendo: 2 Que pensais, vós, os que usais esta parábola sobre a terra de Israel, dizendo: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram? 3 Vivo eu, diz o Senhor Deus, que nunca mais direis esta parábola em Israel. Ezequiel 18:1
    🔥 Para se eximirem da culpa do cativeiro, os judeus exilados citavam o provérbio: “Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram”. Eles acreditavam que a causa do seu sofrimento eram as abominações praticadas por seus pais no passado, e não as suas próprias injustiças. Com esse pensamento, colocavam Deus na condição de injusto, enquanto eles cometiam transgressões piores que as dos seus antepassados.
    🔥No trabalho da obra de Deus a coisa mais dificil é a pessoa reconhecer o seu próprio erro, pois o ser humano tem a tendência a achar sempre um culpado para os seus erros e fracassos. Ezequiel deixou claro que cada um é responsável pelos seus próprios atos e pecados. Portanto, de nada adianta justificar os próprios erros ou transferir para os outros a responsabilidade que é sua.
    🔥 Se o pensamento de destino traçado fosse verdadeiro, por que o ser humano iria lutar, uma vez que não haveria possibilidade de mudança? As Escrituras Sagradas deixam claro que não importam as origens ou as circunstâncias nas quais as pessoas nascem, e sim a maneira como elas escolhem viver. A decisão que realmente altera o destino de cada um é a obediência ou a desobediência ao Altíssimo. Sua vontade é que todos sejam livres da morte eterna e sejam conduzidos à Salvação, mas cabe ao ser humano fazer essa escolha diariamente.
    🔥O fundamento da vida do justo é a obediência irrestrita à Palavra do Altíssimo. Sua fé o impulsiona a viver na prática da justiça diante de Deus e do próximo. Sua vida moral, civil e espiritual é pautada sobre princípios e valores de fé. O Todo-Poderoso mostra a Ezequiel que essa obediência rende ao justo não somente a vida eterna ao Seu lado, que por sinal deve ser a sua prioridade, mas também inúmeros outros benefícios terrenos. Submeter-se à vontade Divina é a condição básica para a manifestação do poder de Deus em todas as áreas da vida do ser humano.
    🔥 O período da infância de uma criança é o mais propício para os pais ensinarem sobre valores espirituais e morais. Porém, é possível que, ao crescerem e tomarem a direção de sua vida, suas escolhas não sejam as melhores. Existem pais tementes a Deus cujo filho não possui o mesmo temor, embora tenha crescido com bons exemplos e ensinamentos. Isso mostra que espiritualidade não se herda, e sim se adquire, pois é uma conquista individual. Todos têm o livre-arbítrio para decidir se querem ou não seguir o Direcionamento Divino. Os filhos mais inteligentes usam bem essa liberdade de escolha, pois sabem que assim não passarão por sofrimentos provenientes do pecado. Deus não tem netos Ele tem filhos.
    🔥A justiça do justo ficará sobre ele. A vida espiritual é fundamentada na individualidade. Ou seja, assim como ninguém pode ser salvo mediante a fé de outros, nenhuma pessoa pode ser condenada pelos pecados alheios. A alma tem valor incalculável para Deus, por isso Ele Se empenha em promover arrependimento, perdão e Salvação. Mas o amor do Altíssimo pelas almas não O impede de condenar à morte eterna aqueles que O rejeitam.
    🔥Desejaria Eu a morte do ímpio? Deus não tem prazer na morte daquele que O despreza e Lhe desobedece. Ele é incapaz de ficar satisfeito em ver o ímpio fracassar, pois, além da Natureza Divina ser justa, é amorosa e compassiva. Por isso, o Altíssimo foi capaz de providenciar o Sangue do Seu Próprio Filho para remir aqueles que se arrependem dos seus pecados. O caráter benigno do Todo-Poderoso é tão grande que o arrependimento sincero do ser humano é o que mais Lhe provoca alegria, a ponto de haver festa no Céu para comemorar por uma só alma contrita (Lc 15.7). O que condena o pecador é o seu próprio pecado, além da sua incapacidade de reconhecer suas falhas e de buscar com humildade a ajuda do Senhor Jesus.
    🔥Tornai-vos e convertei-vos! Esse era o convite do Altíssimo feito a Judá. Embora a nação houvesse transgredido os Mandamentos Sagrados e desprezado a Voz do Senhor, ainda assim Ele estava pronto a perdoá-la, caso ela se arrependesse. A vida voluntária no pecado destrói o relacionamento espiritual entre o ser humano e Deus e rouba dele a Salvação da sua alma. Em toda a Bíblia, Deus mostra que não Se alegra com o sofrimento, com a morte e com a condenação de ninguém. Antes, Suas repreensões visam ao quebrantamento, livramento e restauração da vida. Ele deseja apenas que a pessoa mude seus pensamentos e O busque para ser livre do domínio das próprias transgressões. Esse anseio Divino é tão grande que o Todo-Poderoso enfatiza repetidas vezes, em várias partes das Escrituras, a necessidade de arrependimento e de conversão.

КОМЕНТАРІ •